Transcript
Page 1: Edição 156 de 22/08/2009

Áreas de Circulação - Capivari, Rafard, Elias Fausto, Monte Mor, Mombuca e Rio das Pedras.

Capivari, 22 de Agosto de 2009. Tiragem: 3.000 exemplares - Ano 3 - Edição nº 156 Apenas R$ 2,00

Guarda Civil prende chefe de tráfico no Engenho Velho

Na tarde desta sexta-feira,21, após denúncia anônima, aGuarda Civil Municipal pren-deu o traficante Paulão, con-siderado o líder do tráfico nobairro Engenho Velho. O trafi-cante já estava sendo investi-gado pela Polícia Civil por trá-fico e aliciamento de menores.

No dia 15 outro flagrantede tráfico de entorpecentes foiconstatado no Bairro Resi-dencial Santo Antonio, ondeapós denúncias um traficantefoi preso em flagrante porAssociação ao Tráfico.

Já no dia 20 de agosto adenúncia de tráfico de drogas

no Bairro Engenho Velho le-vou a prisão dos elementosRicardo M.B., L.H.A.B. eM.C.T. que foram conduzidosà Delegacia de Policia ondeas medidas de Polícia Judici-ária foram tomadas.

Foi ao som de samba queo carteiro de Capivari Lu-mar Baptista entrou no Pro-grama do Jô, da Rede Glo-bo. O apresentador logoperguntou se ele era sambis-ta ou carteiro Lumar Bap-tista respondeu que era osdois e santista, o Jô enga-tou em outra pergunta:“Mas santista por que torcepelo Santos ou por que moraem Santos?” e logo veio aresposta: “Não santista por-que vou a Igreja”, disse o car-teiro. A plateia e o apresenta-dor caíram na gargalhada.

Mateus Scarso/JCR

Assessoria de Comunicação

Projeto para promoção de palestras preventivas decombate as drogas nas escolas é aprovadana Câmara

Página 04

Carteiro Lumar conquista o Brasilno Programa do Jô

Página 08

Página 05

Escolas estudam a reposição dasaulas suspensas devido a gripe

O retorno às aulas em to-das as escolas de Capivarifoi normal nesta segunda-fei-ra, 17. Todas as escolas muni-cipais, estaduais e particulares,que entrevistamos, ministra-ram palestras orientativas no

primeiro dia de aula, como for-ma de prevenção da InfluenzaA (H1N1), ainda conhecidacomo gripe suína, seguindo asorientações do Ministério daSaúde.

No dia 19 o Diário Ofi-

Capivari é uma das melhorescidades em aproveitamento dosistema Anglo em escolasmunicipais Página 06

Desfile beneficente trazsofisticação em trajes paracasamento à Casa da Cultura

Página 06

OAB SP REALIZA I SEMINÁRIOINTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO EARBITRAGEM E FAZ HOMENAGEM AMARCO MACIEL

Página 03

Câmara discutedestino certo parao óleo de cozinhausado Página 05

Estradas rurais deRafard recebemcascalhamento

Página 07

Página 09

Capivariano empataem 1 x 1 no jogocontra o time dePaulínia

cial publicou nota informan-do que todas as escolas deSão Paulo terão de cumprir200 dias letivos e completar800 horas.

Página 03

Lumar e Jô Soares durante entrevistaAmpolas de cocaina e papelotes de maconha apreendidas

OAB SP realiza I Seminário Internacionalde mediação e arbitragem e fazhomenagem a Marco Maciel

Page 2: Edição 156 de 22/08/2009

Funerárias SÃO JOÃO e CONSELVAN

14/08/2009João Pereira de Faria, 82 anos.

Argemiro Generoso Leite, 77 anos.

15/08/2009Luiz da Silva Barbosa, 70 anos.

Antonio Calse, 64 anos.

16/08/2009Mariana Moraes de Cicco, 93 anos.

Olga Rocco Alves, 98 anos.

17/08/2009Robson Pignatari Leopoldino, 33 anos.

Éclair de Oliveira Santos, 68 anos.

19/08/2009Filomena de Oliveira Caetano, 70 anos.

Todos os dias na imprensasão noticiados casos de mor-tes e situações de riscos da gripeinfluenza A e alertas sobre o seuperigo. O que mais chama aatenção é a insistência da im-prensa brasileira que transfor-mou a gripe A na mais nova emaior preocupação nacional.Há estados em que enquantoregistra-se cerca de uma deze-na de casos de gripe A, regis-tra-se cerca de cinco mil ca-sos de dengue no mesmo peri-odo.

Em Capivari há muitos bo-atos de casos da doenças ca-sos estes que Secretaria deSaúde não confirma.

Diante da incerteza de fa-tos, afirmações infundadas enoticias, ficamos nós, cida-dãos, sem saber a dimensãodessa tal gripe. Seria sensacio-nalismo da imprensa nacional?

A gripe A e as notícias

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

*A.C. Mendes Thame Introdução Esta coluna semanal tem o

objetivo de divulgar leis criadaspara proteger o cidadão. Au-mentar o conhecimento de direi-to e deveres é a forma mais efici-ente de valorizar a cidadania efazer valer os direitos individu-ais. Conhecer é poder.

Bancos podem quebrar sigilobancário de correntista porordem da Fazenda Nacional

Conforme decisão do Supe-

Coluna Leis que nos defendem

Seriam boatos os causadoresde tanto pânico? A Organiza-ção Municipal da Saúde e osmunicípios estariam omitindodados? Diante de tantas incer-tezas, cabe a nós, cidadãos pre-ocupados com nossa saúde eem saber a verdade, basear-nosestritamente em fatos.

Se ouvirmos um boato deque alguém no município oupróximo a nós está contamina-do, cabe a nós, averiguar a ver-dade. Casos confirmados sãoapenas aqueles onde as pesso-as realizaram o exame e estesinalizou como positivo para adoença.

Aos meios de comunicaçãocabe uma responsabilidade ain-da maior: além de averiguar osfatos (ou seja através de exa-mes que comprovem a conta-minação), cabe ter uma visãomais ampla sobre o que real-

mente tem matado tantas pes-soas e ao expor este fato pre-cisam ter uma visão do todo.Os acidentes de automóveismatam diariamente milhares depessoas. Nem por isso deixa-mos nossos carros na gara-gem. Como já afirmamos, adengue mata milhares de pes-soas, será que todos os diasestamos atentos aos locaisonde o mosquito se prolifera?

Esta realidade e o contrasteentre a preocupação com a“epidemia” e os casos de ver-dadeira calamidade pública queocorrem no país, que não me-recem maior atenção da im-prensa capitalista e da burgue-sia, levantam diversos questi-onamentos sobre a origem dadoença e os verdadeiros obje-tivos da burguesia mundial emdivulgá-la.

Não é difícil que seja uma

tentativa de reeditar o caos quecausou a gripe espanhola logoapós a Primeira Guerra Mun-dial. Menos difícil ainda que adivulgação da doença e o alar-me feito em toda a imprensatenha objetivos políticos. Te-mos que tomar cuidado paranão causarmos o caos por pâ-nicos, muitas vezes provoca-dos por falta de informações ouinformações irreais.

O mais certo é ficarmos deolho nos fatos, analisarmos aseriedade dos veículos de co-municação, principalmente mí-dia nacional, e separarmos osboatos da efetiva realidadecomprovada por meio dos exa-mes. O cuidado com a doençadeve existir, mas muito mais doque com ela temos que ter cui-dado em quem e no que acre-ditamos antes de gerarmos pâ-nico nos que nos cercam.

A história da pátria eviden-cia a identificação, ao longo dotempo, do Exército com seupovo. Este se encontra integral-mente projetado naquele, semdistinção de raças, credos,classes ou outras de quaisquerespécies. São homens e mulhe-res que cumprem no dia-a-diados quartéis, orgulhosos dopassado e confiantes no futu-ro, o sublime ideal de servir.

O Exército de hoje continuasendo o mesmo povo em ar-mas de outrora: o braço forteno qual a Nação se apóia paragarantir a soberania, manter aordem e permitir o progresso

do país e a mão amiga na quala Nação encontra solidarieda-de em todos os momentos.

Eis o Exército Brasileiro,formado por Soldados que le-

rior Tribunal de Justiça, se aFazenda Nacional determinar,os bancos e demais institui-ções financeiras podem que-brar o sigilo bancário de seuscorrentistas.

No caso, a Fazenda Nacio-nal ordenou a dois bancos aquebra do sigilo bancário deum correntista que estava sen-do executado por dívidas. Pos-teriormente, o correntista en-trou com uma ação de indeni-zação por danos morais contraas duas instituições financei-ras, tendo ganho de causa nasduas primeiras instâncias.

Os bancos entraram com re-cursos no STJ, que considerou

que os mesmos não agiram porconta própria, mas seguindo de-terminação de autoridade do se-tor financeiro, no caso a Fazen-da Nacional. O Tribunal afirmoutambém que a determinação daFazenda Nacional não apresen-tou nenhuma ilegalidade, pois aPortaria 493 de 1968 e o Comuni-cado Defis 373 de 1983 do BancoCentral (Bacen), que regulamen-tam a prestação de informaçõesprotegidas por sigilo bancário,autorizam a Fazenda a solicitartais informações.

O Superior Tribunal destacouainda que, se as instituições fi-nanceiras se negassem a forne-cer as informações, seriam puni-

das com a multa estabelecida noartigo 7º da Lei n. 8.021, de 1990.“Se houver ato ilícito, gerador dedireito a indenização por danomoral, esse ato não é de respon-sabilidade do banco, mas, sim daFazenda Nacional”, concluiu.Com essa fundamentação, jul-gou improcedentes os pedidosde indenização. (Processos:REsp 987385 e REsp 921494).

Antonio Carlos Mendes Thame édeputado federal (PSDB-SP),professor licenciado da ESALQ-USP e advogado (PUC-Campi-nas). Encaminhe sua sugestão ouquestionamento para o e-mail:[email protected]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE LADRILHOS HIDRÁ-ULICOS E PRODUTOS DE CIMENTO DE CAPIVARI, através de seu Presidente infra-assinado, CONVOCA todos os trabalhadores de sua base territorial das categorias de: CERÂ-MICAS VERMELHA E BRANCA, ASSOCIADOS OU NÃO, todos com direito a voto, paraa ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 03 / 09 / 2.009 às 16:00horas, em nossa sede social na Rua Fernando de Barros, n° 648 - centro, em Capivari - SP, a fimde deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:1) Aprovação da Ata da Assembleia anterior;2) Apresentação, discussão e aprovação do Rol de Reivindicação da categoria da ConstruçãoCivil a ser apresentado para renovação das normas coletivas de trabalho da DATA-BASE de outubro;3) Concessão de poderes à Diretoria do Sindicato para que juntamente com a Federação, dêinício ao processo de negociação e possa firmar Acordo/Convenção Coletiva e posteriormen-te, se for necessário, instaurar o competente Dissídio Coletivo (económico/greve);4) Discussão e aprovação do desconto a título de contribuição assistencial, para o custeio daorganização sindical, descontada de todos os trabalhadores da categoria, associados ou não,beneficiados pelas cláusulas normativas a serem firmadas;5) Decidir pela manutenção da Assembleia em caráter permanente até final do processo de nego-ciação, mediante convocação quando se fizer necessário.As deliberações serão tomadas estatutariamente, fica desde já assegurado o direito de oposiçãoao desconto da Contribuição Assistencial no prazo de 10 (dez) dias a partir da deliberação destaAssembleia, que deverá ser manifestada junto à secretária do Sindicato, pelo interessado.Se na hora acima aprazada não houver quorum a assembleia realizar-se-á em segunda convo-cação, 1 hora após, com os presentes cujas deliberações terão plena validade, relativamenteaos assuntos em pauta, para toda a categoria.Capivari, 22 de Agosto de 2.009

Emilio Alves ferreira JuniorPresidente

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DACONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO, CERAMISTAS,

LADRILHOS HIDRÁULICOS E PRODUTOS DE CIMENTODE CAPIVARI E REGIÃO

25 de Agosto - Dia do Soldado!vam consigo a responsabilida-de de representar hoje o espí-rito heróico e humano do Ma-rechal Luis Alves de Lima eSilva, o nosso DUQUE DECAXIAS, O PACIFICADOR!

CAXIAS como é conhecidoeste ilustre brasileiro, Intransigen-te com a desordem. Enérgicocom a rebeldia .Conciliador nasnegociações. Humano no perdão.Artífice da integridade nacional.

Nas ocasiões em que o con-senso não foi possível, mostrou-se decisivo e pertinaz no cum-primento de sua missão, sem,no entanto usar de força desne-cessária, evitando humilhar ou

gerar sentimentos de vingançanos vencidos, que sempre fo-ram vistos como compatriotase não como inimigos.

Deixou explícito em seu tes-tamento o orgulho que tinha deser Soldado quando escreveuque “durante seu funeral dispen-sava as honras a que tinha di-reito como Oficial do ExércitoBrasileiro, como também deixouexpresso o desejo de ser o seucaixão conduzido por seis Sol-dados rasos, dos mais antigose de melhor comportamento”.

CAXIAS: EXEMPLO DEHERÓI, ONTEM, HOJE ESEMPRE.

Informação, algo que seconhece e em que se baseia

Origem do conhecimentopara racionalizar. Creio que ainformação é a base para to-das as decisões, é o alicercede todos os sábios, a estru-tura de todos os críticos.Epistemologia, que quer di-zer, teoria do conhecimento,explica a origem e funda-mentação do conhecimento.

Ler um livro, uma revistaprodutiva, nos dará fundamen-to, com toda certeza esse fun-damento é oriundo da leiturafeita por nossa pessoa, e te-

remos como resultado o co-nhecimento.

A origem do conhecimen-to é a leitura, ler para saber,essas duas palavras estão im-plícitas nesta teoria e deveestar no âmago de nossas ide-ologias.

Não podemos deixar asnotícias, as informações pas-sarem, se elas não têm mag-nitude agora, mais tarde terão.A cada leitura tornamo-nosseres hábeis, práxis, empíri-

cos.O conhecimento adquirido

através das leituras nos ensi-na desenvolver projetos ouqualquer outra atividade acu-rada. Todo o conhecimentoadquirido com boas leiturastorna-nos proativos, empreen-dedores. Conhecimento, cha-ve para o progresso.

Evandro Milton Corrê[email protected]

Page 3: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 03

Nos dias 20 e 21 de agosto,a Comissão de Mediação e Ar-bitragem da OAB SP promoveo I Seminário Internacional deMediação e Arbitragem da Sec-cional Paulista da Ordem. Oevento, que acontecerá no au-ditório da Faap, está sob a co-ordenação de Arnoldo Wald Fi-lho, presidente da Comissão deMediação e Arbitragem da OABSP, membro do Corpo de Arbi-tragem da Fundação GetúlioVargas e professor da Câmarade Comércio Internacional deParis.

A cerimônia de aberturacontará com a presença do se-nador Marco Maciel, que seráhomenageado por ser o autorda propositura que se transfor-mou na Lei 9.307/96. Para Ma-ciel, essa lei de arbitragem co-locou o Brasil dentre as naçõesmais modernas do mundo, porconcorrer para reduzir a inse-gurança jurídica e permitir re-cursos à conciliação, à media-ção e ao arbitramento. O pre-feito de São Paulo, GilbertoKassab já confirmou presença,entre outros.

Os trabalhos do semináriocomeçam às 8h30 do dia 20 deagosto, com o credenciamen-to. Para as 9h, está programadaa abertura, com a participaçãodo presidente da OAB SP, LuizFlávio Borges D'Urso; de Arnol-do Wald Filho; da presidente doConselho de Curadores da Faap,Celita Procópio de Carvalho; dodiretor-presidente da Faap, An-tonio Bueno Guillon; e do dire-tor da Faculdade de Direito daFaap, Álvaro Villaça Azevedo.

Às 9h30 acontece o PainelEspecial "São Paulo como Cen-tro da Arbitragem Internacionalda América Latina", com expo-sição de Arnaldo Wald filho,dos senadores Marco Maciel eJorge Bornhausen, do prefeitoKassab e do secretário de Ne-gócios Jurídicos da prefeitura,Cláudio Lembo.

Às 11h, o painel "Arbitra-gem Internacional" terá comoexpositores John Beechey, pre-sidente da Corte de Arbitragemda Câmara de Comércio Inter-nacional de Paris; Jason Fry, se-cretário geral da Corte de Arbi-tragem da Câmara de ComércioInternacional de Paris; e PedroBatista Martins, professor emembro do corpo de árbitrosde diversas câmaras arbitrais.O presidente de mesa e do pai-nel será Arnoldo Wald Filho.

"A importância da mediaçãoe arbitragem nas universida-des" é o tema do painel das12h15, cuja mesa será presidi-da por Arnoldo Wald Filho. Apresidente do painel, por suavez, será a secretária de Educa-ção Superior do MEC, MariaPaula Dallari. Os expositoresserão o desembargador e vice-diretor da Faculdade de Direitoda FAAP, José Roberto NevesAmorim; o desembargador

OAB SP REALIZA I SEMINÁRIO INTERNACIONALDE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM E FAZ

HOMENAGEM A MARCO MACIELaposentado e professor da PUC-SP Donaldo Armelin; o profes-sor doutor da Faculdade de Di-reito da Universidade de SãoPaulo José Carlos Magalhães; odesembargador e diretor da Es-cola Paulista de MagistraturaAntonio Rulli Jr; a conselheira daOAB SP e professora da Facul-dade de Direito da USP e direto-ra da ESA, Ivette Senise Ferrei-ra; o secretário da Comissão deMediação e Arbitragem da OABSP e professor da Faculdade deDireito da FAAP Adriano AbrãoDib; e o advogado, engenheiro,diretor do Secovi e coordenadorda câmara de mediação SecoviMárcio Chede.

Às 15h30, começa o painel"Mediação pública e privada –aspectos práticos", cujo presi-dente da mesa será SebastiãoTojal, professor da Faculdade deDireito da Universidade de SãoPaulo. Já a presidente do painelserá Eugenia Zarenczanski, pre-sidente da Comissão de Concili-ação, Mediação e Arbitragem dasubseção de Santo Amaro e pro-fessora da ESA, e os exposito-res; Adolfo Braga Neto, profes-sor universitário, especialista emmediação e membro da Comissãode Mediação e Arbitragem daOAB SP; e Alessandra PinheiroFachada Bonilha, professora daFaculdade de Direito da FAAP emembro da Comissão de Media-ção e Arbitragem da OAB SP.

O último painel do dia 20, "Ascâmaras arbitrais brasileiras esuas experiências", está marca-do para as 16h45. O presidenteda mesa será o advogado Pedrode Freitas, e o presidente do pa-inel, Antonio Luiz Sampaio Car-valho, advogado e representan-te da Câmara de Comércio BrasilCanadá. A exposição ficará a car-go de Cássio Telles Ferreira Neto,presidente do Conselho Nacio-nal das Instituições de Mediaçãoe Arbitragem (Conima); de LilianBrisola Santezi, representante daFederação de Comércio do Esta-do de São Paulo; de Silvia Rodri-gues Pereira Pachikostki, repre-sentante da Câmara de Mediaçãoe Arbitragem da OAB SP; e deEduardo Damião Gonçalves, re-presentante da Câmara de Medi-ação e Arbitragem da Câmara Por-tuguesa de Comércio do Brasil.

No dia 21 de agosto, os tra-balhos começam às 9h30, com opainel "Sistemas de solução deconflitos no Brasil: poder Judici-ário – mediação e arbitragem",presidido por Arnoldo Wald Fi-lho. A exposição ficará a cargoda ministra do Superior Tribunalde Justiça Eliana Calmon.

Às 11h15, terá lugar o painel"Mediação e arbitragem – temasdiversos", presidido pelo advo-gado-geral da União José Anto-nio Dias Toffoli. O presidente damesa será Arnoldo Wald Filho.O ministro aposentado do Supe-rior Tribunal de Justiça José Ar-naldo da Fonseca e o professorda Faculdade de Direito da USP

Heleno Torres apresentarão otema "Arbitragem e o poder pú-blico". A ministra do SuperiorTribunal de Justiça Fátima Nan-cy Andrighi, o assessor espe-cial da Secretaria de Reforma doJudiciário Marcelo Viera e o ad-vogado e professor da Facul-dade de Direito da FAAP Ale-xandre Nishiooka, por sua vez,falarão sobre "Mediação comopolítica pública".

O painel "A relevância douso da mediação e arbitragemna advocacia" está marcadopara as 15h30. O presidente demesa será Arnoldo Wald Filho,e o presidente do painel, LuizFlávio Borges D'Urso. Os ex-positores serão Francisco JoséCahali Filho, professor da PUCe membro do Conselho Nacio-nal de Justiça; Lia Regina Cas-taldi Sampaio, advogada, me-diadora e presidente da ONGInteração Rede Social; e LiaJustiniano dos Santos, advo-gada, mediadora e presidentedo Centro de Referência emMediação e Arbitragem.

O último painel, às 17h, serásobre "Aspectos gerais e arbi-tragem trabalhista". O presi-dente de mesa será José EmílioPinto Nunes, advogado e pro-fessor especialista em Arbitra-gem. Já o presidente do painelserá Horácio Bernardes Neto,presidente do Centro de Estu-dos das Sociedades de Advo-gados e conselheiro da OABSP. A psicóloga e conciliadorajudicial Maria Auxiliadora Se-rafim falará sobre "Aspectosgerais – mudança de paradig-ma". Já o tema "Evolução daarbitragem no Brasil" terá comoexpositores Selma Maria Ferrei-ra Lemes, professora da Facul-dade de Direito da FGV, relato-ra da lei de Arbitragem e mem-bro da CCI; Rodrigo Garcia daFonseca, advogado e especialis-ta em Arbitragem; Jarbas Andra-de Marchioni, advogado e con-selheiro da OAB SP; FernandoMarques, advogado e ex-conse-lheiro do CADE; e a advogadaBruna Vieira de Vincenzi.

Encerrando o seminário, oadvogado trabalhista OsvaldoBretas Soares Filho, a presiden-te da Associação dos Advoga-dos Trabalhistas de São PauloAna Amélia Mascarenhas Ca-margos, a advogada e secretá-ria geral do Conima Ana LúciaPereira e o advogado e diretordo Conima, Edmir Francisco deOliveira apresentarão o painel"Arbitragem trabalhista", queserá presidido por EstevãoMallet, professor da Faculda-de de Direito da Universidadede São Paulo.

Os interessados em partici-par do seminário poderão fazersua inscrição na sede da Ordem(Praça da Sé 385) ou pelo site

www.oabsp.org.br, median-te a doação de uma lata de leiteem pó integral de 400g paracada dia do evento.

Regiane de Godoi Camargo

O retorno às aulas em todasas escolas de Capivari foi normal,nesta segunda-feira, 17. Todas asescolas municipais, estaduais eparticulares, que entrevistamos,ministraram palestras orientativasno primeiro dia de aula, como for-ma de prevenção da Influenza A(H1N1), ainda conhecida comogripe suína, seguindo as orienta-ções do Ministério da Saúde

Todas adotaram uma série demedidas preventivas para com-bater a transmissão do vírus atra-vés de orientações para seus alu-nos. As equipes de limpeza dasescolas foram orientadas a redo-brar os cuidados, disponibilizaramo álcool em gel em vários pontose sabonetes nos banheiros, aosestudantes e professores para usona higienização das mãos. Alémde informativos distribuídos aosalunos, orientações aos pais paraque não levem seus filhos à esco-la quando estiverem gripadas,nestes casos as professoras ori-entarão a realização das ativida-des em casa. Outras escolas pe-dem para que as crianças levem aprópria garrafa de água.

Escolas estaduais

A Diretoria de Ensino e Diri-gente Rita de Cássia Trasferettiinformou que o estado destinou

Escolas estudam a reposição das aulas suspensas devido a gripeuma verba de R$ 1,50 por alunopara a compra de copos descartá-veis, álcool gel, toalha de papel esabonete. Os alunos das escolasestaduais ficaram 10 dias sem aula.

Segundo ela cada escola, jun-to com o conselho de escola, ficaresponsável por reorganizar ocalendário. E salientou que a Se-cretaria da Educação já determi-nou o cumprimento dos 200 diasletivos e das 800 horas.

Segundo ela o normal seriaterminar até o dia 20 de dezem-bro. “Temos preocupação com oENEM – Exame Nacional EnsinoMédio e com o Saresp - Sistemade Avaliação de Rendimento Es-colar do Estado de São Paulo”,explicou. Rita ressaltou que a for-ma de reposição tem que ser comaula para atender o currículo.

A Diretoria de Ensino não in-formou o número de alunos daRede Estadual.

CNEC – Campanha NacionalEscolas da Comunidade

Unidade Capivari

Já na CNEC a Coordenadorada Educação Básica Infantil eanos iniciais do Ensino Funda-mental Rita de Cássia Cristofole-ti informou que já está sendo fei-ta a reposição do conteúdo dasmatérias pelas professoras e ga-rantiu que a instituição vai cum-prir na íntegra a carga horária e

os conteúdos específicos de to-dos os cursos oferecidos, desde aEducação Infantil até a pós gradu-ação. A melhor forma está sendoestudada. “Temos até 31 de agos-to para entregar o novo calendáriopara a diretoria de ensino”, disse.O período de aulas obedecerá aonovo calendário letivo.

E disse que o fim das aulas estáprevisto para até 17 de dezembrojá a faculdade 21 de dezembro.

A CNEC possui EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental I eII, Ensino Médio, e vários cur-sos de Educação Profissional,Superior e Faculdade Cenecistada Terceira Idade (FACETI) comum total de 920 alunos.

Colégio Anglo

A Coordenadora do EnsinoInfantil e Fundamental I do An-glo, Valéria Datti Pacheco disseque as aulas tiveram início no dia10 de agosto, mas foi interrompi-da no dia 12 e reiniciada no dia 17.

A reposição de aulas aindanão foi definida, pois ela disseestar aguardando orientações.Uma das soluções que encontra-mos foi de incluir uma hora/aulaa mais por dia, o que não muda-ria a rotina do Colégio, e aos sá-bados apenas se necessário fos-se para completá-las. Sabemos,por experiências anteriores, que“aulas aos sábados” não são pro-

dutivas e o número de faltas égrande. Por isso estamos aguar-dando determinação da secreta-ria da Educação e estudando asmelhores formas de reposição.

O Colégio Cidade de Capiva-ri (Anglo) possui Educação In-fantil, Ensino Fundamental I e II,Ensino Médio, Pré-Vestibular evários cursos da UniversidadeLuterana do Brasil- ULBRA, comum total de 600 alunos.

Escola Alegria de Crescer

A Coordenadora Nancy Pa-checo Marturano disse que to-dos os professores do EnsinoFundamental 1 e 2 trabalharamministrando aulas via internet nasduas semanas em que as ativida-des escolares estavam suspen-sas, como forma de reposição.

Por esse motivo as aulas dasúltimas semanas não serão re-postas e o término está previstopara o dia 16 de dezembro.

A Escola Alegria de Crescerpossui Educação Infantil, Ensi-no Fundamental I e II, EnsinoMédio e conta com 500 alunos.

Escolas Municipais

A Secretária da EducaçãoValéria Stefanini Colaneri garan-tiu que não haverá perda de con-teúdos e dias letivos e disse quea equipe responsável está estu-

INFORME:

dando as medidas legais maiscabíveis e oportunas para a re-posição e conforme pronuncia-mento da Câmara de EducaçãoBásica do MEC para, juntamentecom a Secretaria de Estado daEducação, estabelecer a melhorforma possível da efetivação destecumprimento o que, provavel-mente, poderá ocorrer aos sába-dos, mas ainda não está definido.

A Secretaria Municipal daEducação conta com 7.165 alu-nos distribuídos em 18 escolasde Ensino Fundamental e 9 es-colas de Educação Infantil.

O cumprimento dos 200 dias

No dia 19 o Diário Oficial pu-blicou nota informando que to-das as escolas de São Paulo te-rão de cumprir 200 dias letivos ecompletar 800 horas.

A Secretaria da Educação jáhavia garantido o cumprimentoda jornada, mas o Conselho Es-tadual de Educação voltou atrásda decisão na última semana eaprovou no dia 19, o cumprimen-to dos 200 dias letivos e as 800horas de efetivo escolar. As ori-entações do Conselho Estadualde Educação - que apenas defi-ne de que maneiras as aulas po-derão ser repostas - valem tantopara as redes públicas quantopara as privadas do Estado.

Para fins de cumprimento

dos mínimos de 200 dias letivose das 800 horas de efetivo traba-lho escolar, as escolas deverãoreorganizar seu calendário, redi-mensionando o número de diasa serem cumpridos e distribuin-do-os aos sábados, até a data-limite de 23 de dezembro de 2009,se necessário.

Atividades programadas forada escola no período que ante-cedeu o dia de 17 de agosto po-derão ser computadas como dialetivo, caso atendam às normasvigentes sobre dia letivo e ativi-dades escolares.

Após o retorno às aulas, casosurjam novos casos de alunos coma nova gripe, a escola deverá ofere-cer atendimento e exercícios domi-ciliares, quando possível, ou garan-tir a reposição do conteúdo escolarapós o retorno do estudante.

Professoras grávidas

No dia 20 o Ministério Públi-co do Trabalho, determinou quetodas as escolas particulares doEstado de São Paulo afastem asprofessoras e funcionárias grávi-das para evitar contaminação pelanova gripe e quem desobedecer aordem poderá ser processado.

A determinação prevê tam-bém que os funcionários que fa-çam parte do grupo de risco se-jam retirados do contato diretocom os alunos.

Adolescentes apedrejam e jogam entulhos em residênciaA residência do Sr. José Al-

berto Faulin, de 62 anos, foi ape-drejada no dia 14 de agosto. Se-gundo o Boletim de Ocorrência,ao retornar com sua esposa daSanta Casa, porque seu filho ha-via passado por uma cirurgia,deparou-se com a frente da resi-dência toda apedrejada. O vidrodo relógio de leitura e algumastelhas que encobriam o mesmoestavam quebrados, o vitro dasala foi perfurado e vários vasosde flor, destruídos, além disso,jogaram entulho na frente da re-sidência.

A Guarda Civil compareceuao local, e conseguiu localizaralguns suspeitos, mas eram to-dos menores de idade e foram le-vados aos pais. Faulin foi no sá-

bado a Delegacia prestar queixa.Entretanto, a casa já é ape-

drejada há quase dois anos e, se-gundo a vítima, o caso vai maisalém do que o apedrejamento.Seu filho Evanderson RobertoFaulin tem 33 anos, que sofre deepilepsia, passava por cirurgiaporque no dia 26 de julho foi es-faqueado na garagem de sua re-sidência. Faulin informou que oguarda noturno está avisado quese a luz do corredor estiver ace-sa é sinal de que precisa de algo.

Neste dia algumas visitas es-tavam em sua casa e por isso aluz encontrava-se acesa, então oguarda chamou ao portão eEvanderson saiu para atendê-loe avisar que estavam com visi-tas. O guarda saiu do local quan-

do o filho percebeu um vulto quese aproximou. Evanderson sofreuum corte na mão direita outra naesquerda e em seu peito a facafoi passada umas quatro vezes,foi o que relatou seu pai.

José ouviu o barulho e logoa voz do filho lhe chamando. APolícia Militar e o Corpo de Bom-beiros foram acionados. No lo-cal foram feitos os primeiros so-corros, depois o encaminharama Santa Casa e no dia posterior jáestava de alta.

Os curativos eram feitos to-dos os dias em casa, mas na sex-ta ele voltou a Santa Casa parafazer enxerto, pois corria o riscode perder a mão direita. Foi nestedia que aconteceu o último ape-drejamento.

Kinzão é furtado e só descobre 14 dias depoisA Delegacia foi notificada, no

dia 20, sobre um furto no KinzãoEletromóveis. Segundo o Bole-tim de Ocorrência, no dia 06 deagosto dois supostos clientesentraram na loja e logo após maisdois. Enquanto três distraiam os

vendedores um deles roubou umCPU e um monitor, colocou em umasacola e saiu.

Depois de um determinado tem-po entrou novamente no estabele-cimento e saiu com a pessoa quehavia chegado primeiramente.

O furto só foi descoberto no dia17, quando os vendedores perce-beram a falta dos equipamentos evisualizaram as gravações das câ-meras de segurança. O CD com agravação foi apreendido pela auto-ridade policial para a perícia.

Page 4: Edição 156 de 22/08/2009

04Capivari, 22 de Agosto de 2009.

Destaque Social

Carteiro Lumar conquista o Brasil no Programa do JôGeiza Graciano

Foi ao som de samba que ocarteiro de Capivari Lumar Bap-tista entrou no Programa do Jô,da Rede Globo. O apresentadorlogo perguntou se ele era sam-bista ou carteiro Lumar respon-deu que era os dois e santista, oJô engatou em outra pergunta:“Mas santista por que torce peloSantos ou por que mora em San-tos?” e logo veio a resposta: “Nãosantista porque vou a Igreja”, dis-se o carteiro. A platéia e o apre-sentador caíram na gargalhada.

Aos 46 anos, Lumar trabalhapara os Correios há 23 anos sem-pre com muita alegria e bom humor.Foi por esse entusiasmo que ga-nhou o título de melhor carteiro doBrasil, dentre 116 mil candidatos.

Todo o tempo que estevepresente no Programa do Jô aplatéia e o próprio apresentadornão pararam de rir. Lumar apre-sentou sua esposa Cisquinho deCana, sua filha Carvoeiro e seufilho Bola Oito.

AcontecimentosO carteiro contou alguns

acontecimentos pelos quais pas-sou nesses anos de profissão.Um deles foi quando encontrouum homem carregando uma tele-visão para o carro, que tambémhavia outras coisas. Lumar pen-sou que se tratava de uma mu-dança e ofereceu ajuda, no inte-rior da casa havia outro homem.Juntos os três carregaram tudo

de dentro da residência. Ao che-gar em casa, o carteiro contoufeliz a mulher Cisquinho de Canaque havia feito uma caridade,pois dois homens faziam sozi-nhos a mudança.

Entretanto, segundo ele, porvolta das 18h, um policial che-gou a sua casa e informou-o queo Delegado queria falar com ele.

Ao chegar a Delegacia, pergun-taram como eram os homens queele havia ajudado a furtar a casa.Não deu outra, logo o fato viroumotivo de piada, Lumar lembrouque um colega de trabalho brin-cava com ele que anunciaria narádio “Mudança chame Lumar”.

As histórias não pararam poraí, contou de quando ao pensarser um amigo seu deu um tapi-nha nas costas de um homemque estava a tomar café e derru-bou o líquido em si mesmo. De-pois do ocorrido o carteiro des-cobriu que se tratava de um juiz.Relatou sobre quando foi can-didato a vereador e no palanquepediu voto para o candidato aprefeito da oposição e de quan-do foi receber a premiação emBrasília, como melhor carteiro dopaís, e em seu discurso esque-ceu o nome do presidente Lula.

No final do programa, Lumarentregou a Jô Soares uma cami-seta dos Correios e alguns selosexclusivos com a foto do apre-sentador. Além disso, relembrouque Capivari é a Terra dos Poe-tas e terra natal da artista Tarsilado Amaral.

Aceitar as diferenças é um grandepasso para encontrar o conhecimento

e acabar com o preconceito.

A grandeza de uma nação pode serjulgada pela maneira pela qual seus

animais são tratados.

Rute

Mateus Scarso/JCR

Lumar Baptista durante entrevista com Jô Soares

Geiza Graciano

O cantor gospel Naldo Cor-rea (foto), mais conhecidocomo Naldão, lançou seu pri-meiro CD intitulado como Clás-sicos da Música Cristã.

Tudo começou, há oitoanos, na Igreja do EvangelhoQuadrangular, onde cantoupor quatro anos e meio em umgrupo de louvor. Até rever umamigo, que era ministro da pa-lavra e convidou-o para

acompanhá-lo em suas via-gens. A partir deste momen-to, Naldo começou a cantarsolo.

Atualmente, acompanhaum pastor evangélico em vári-os municípios da região numaobra missionária e já se apre-sentou até mesmo no estadodo Paraná.

O CD, gravado no EstúdioWA, em Rafard, foi concluídono dia 07 de agosto e é com-posto por nove músicas com

Cantor capivariano lança CD Gospelmais de cem anos de existên-cia, com autorias liberais e quetem como característica o pia-no clássico. Além disso, emquatro canções Naldo faz due-to com a cantora Deyse.

“Eu sou grato a Deus, poisfoi através da palavra que mefoi mostrado o dom”, disse ocantor.

Quem tiver interesse em ad-quirir o CD pode entrar em con-tato pelo (19) 3491-4535 ou pelo9289-4776.

Parabéns Amanda e Everaldo !!!!!No último dia 13 você minha estrela Amanda completou 2 aninhos de

vida nossa filha linda carinhosa , amorosa a alegria de nossas vidas doPapai Everaldo e da Mamãe Alessandra .

No domingo dia 23 você meu marido carinhoso e papai maravilhocompleta mais um ano de vida para encher nossos corações de alegria .

Meus amores desejo TUDO que esse mundo possa oferecer a vocêsque o AMOR continue reinando em nossa família ..... PARABÉNS dasua Esposa e Mamãe Alessandra

A família Silveira está em festa, pois no dia 17 de agos-to foi o aniversário de Geraldo Silveira Leite e no dia 20quem comemorou mais um ano de vida foi o filho GeraldoSilveira Leite Júnior. A esposa e mãe Juventina, parentes eamigos desejam muitas felicidades aos aniversariantes.Parabéns!

Sob o carinho de familia-res e amigos, em especial dospais Dilson Reis / Maria deLourdes, comemora seus 40anos de vida hoje, sábado, 22/08, Durval Godoi. Parabénscom votos de muita saúde, paze alegria. recebs os parabénsde irmãos, tios, familiares eamigos. Felicidades!

Hoje, sábado, 22/08, come-mora mais um ano de vidaDaniel Martins da Silva. Re-ceba os parabéns todo especialda esposa Alaide e dos filhosVinicius, Lucas, Danilo, Richard,Renan e Rodrigo, do neto VitorHugo e noras. Que Deus teabençoe sempre... Felicidades!

Festeja hoje, sábado, 22/08,a passagem de sua 8ª primave-ra a linda garotinha da foto, Ryane.Ela é filha do casal José Pagliar-di e Simone Reis Pagliardi. De-sejamos votos de muitos e mui-tos anos de vida com muita paz,saúde e alegria. Parabéns!

Sob o carinho de familiares eamigos, festeja mais um ano devida na próxima terça-feira, 25/08, Luis Augusto Almeida.Receba os parabéns dos filhosJulia, Gustavo e Tais, do netinhoGuilherme, familiares e amigos.Felicidades, que Deus te aben-çoe sempre...

Comemora 7 aninhos devida na próxima quarta-feira,26/08, o garotão João PedroGuitierrez. Receba os para-béns do papai Romeu, da ma-mãe Daniela e a tata Maria Vi-tória, da vovó Creuza que estápreparando aquela festa, e to-dos familiares e amiguinhos.

Felicidades!

Aniversariou nesta ulti-ma sexta-feira, 21/08, acompetente professoraSilvana C. Pravatta. De-sejamos a você Silvana,muitas felicidades, saúdee que Deus a abençoesempre... São os desejosde seus amigos, alunos efamiliares. Parabéns!

Ontem, sexta-feira, 21/08, completou mais um anode vida Carlos EduardoMartins. Receba os cumpri-mentos de sua mãe Carmem,de sua irmã Naiara, de to-dos os seus familiares, detoda a equipe do JCR e emespecial de sua esposa De-nise Martins. Parabéns emuitas felicidades.

O Saresp (Sistema de Ava-liação de Rendimento Escolardo Estado de São Paulo) seráaplicado nas Escolas da RedeMunicipal de Capivari e Ra-fard. A novidade foi possívelgraças a um convênio firmadono dia 13, entre as prefeiturasdos dois municípios com o Go-verno do Estado.

As provas do Saresp 2009serão realizadas entre os dias10 e 12 de novembro. A provatem como finalidade fornecerinformações consistentes e pe-riódicas sobre a situação daescolaridade na rede pública deensino paulista, visando orien-tar os gestores do ensino nomonitoramento das políticasvoltadas para a melhoria daqualidade educacional.

De acordo com discursodo vice-governador, AlbertoGoldman, o Governo do Esta-do pagará todos os custosdos municípios em relação aavaliação estadual, orçadosno valor de R$ 7,1 milhões.

Neste ano, pela primeiravez, o Governo do Estado deSão Paulo assumirá as despe-sas decorrentes da aplicaçãoda avaliação das redes munici-pais de ensino que manifesta-rem interesse em participar doSaresp. As escolas particula-res também poderão aderir aoSistema, desde que respondampor suas despesas.

Para o prefeito Márcio Mi-namioka e diretora de Educa-ção, este será um importantemétodo de avaliação, que viráa somar ao IDEB (Índice de De-senvolvimento da EducaçãoBásica).

“Rafard possui um índicede 5,7, quando a média nacio-nal, para os anos inicias doEnsino Fundamental, é de 4,2.

Saresp será aplicado nas escolasmunicipais de Capivari e Rafard

Com a implantação do novomaterial do Sistema Anglo e odevido suporte aos alunos, es-peramos continuar superandoas expectativas”, disse o pre-feito de Rafard.

Avaliação

Segundo as diretoras deEducação, Cristiane Rossi eIvone Roselys Pellegrini Orla-din, as prefeituras receberãorelatórios pedagógicos que per-mitirão interpretar os resultadosde cada rede, incluindo o bole-tim de cada escola.

Em novembro de 2009, se-rão aplicadas provas aos alu-nos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries doEnsino Fundamental e da 3ªsérie do Ensino Médio. Os com-ponentes curriculares a seremavaliados são língua portugue-sa, redação, matemática e ciên-cias humanas (geografia e his-tória). O governo do Estado di-vulgará apenas os resultadosglobais do Saresp, cabendo aosmunicípios a divulgação deseus próprios resultados.

“A intenção não é apenasidentificar as dificuldades e co-nhecimentos dos alunos, mastambém conhecer a escola comoela realmente é, incluindo o tra-balho de seus funcionários, di-retores e professores”, afirmouo Vice-Prefeito Júnior Pacheco.

Os resultados desta avalia-ção serão utilizados para iden-tificar o rendimento escolar detodos os alunos do Estado deSão Paulo, visando melhorar aqualidade de ensino.

As redes municipais tam-bém farão o questionário soci-oeconômico que vai para ascasas dos alunos. O questio-nário é respondido pelos pró-prios pais.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE LADRILHOS HI-DRÁULICOS E PRODUTOS DE CIMENTO DE CAPIVARI, através de seu Presidente infra-assinado, CONVOCA todos os trabalhadores de sua base territorial das categorias de: MÁR-MORES E GRANITOS, ASSOCIADOS OU NÃO, todos com direito a voto, para a ASSEM-BLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 03 / 09 / 2.009 às 16:00 horas, emnossa sede social na Rua Fernando de Barros, n° 648 - centro, em Capivari - SP, a fim dedeliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1) Aprovação da Ata da Assembleia anterior;2) Apresentação, discussão e aprovação do Rol de Reivindicação da categoria da Cons-

trução Civil a ser apresentado para renovação das normas coletivas de trabalho da DATA-BASE de outubro;

3) Concessão de poderes à Diretoria do Sindicato para que juntamente com a Federação,dê início ao processo de negociação e possa firmar Acordo/Convenção Coletiva e posterior-mente, se for necessário, instaurar o competente Dissídio Coletivo (económico/greve);

4) Discussão e aprovação do desconto a título de contribuição assistencial, para o cus-teio da organização sindical, descontada de todos os trabalhadores da categoria, associadosou não, beneficiados pelas cláusulas normativas a serem firmadas;

5) Decidir pela manutenção da Assembleia em caráter permanente até final do processo denegociação, mediante convocação quando se fizer necessário.

As deliberações serão tomadas estatutariamente, fica desde já assegurado o direito deoposição ao desconto da Contribuição Assistencial no prazo de 10 (dez) dias a partir dadeliberação desta Assembleia, que deverá ser manifestada junto à secretária do Sindicato, pelointeressado.

Se na hora acima aprazada não houver quorum a assembleia realizar-se-á em segundaconvocação, 1 hora após, com os presentes cujas deliberações terão plena validade, relativa-mente aos assuntos em pauta, para toda a categoria.

Capivari, 22 de Agosto de 2.009

Emilio Alves Ferreira JuniorPresidente

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIASDA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO, CERAMISTAS,

LADRILHOS HIDRÁULICOS E PRODUTOS DE CIMENTODE CAPIVARI E REGIÃO

Festeja a passagem deseu 9º aniversário hoje,sábado, 22/08, o garotãoTúlio Caçador Furlan.Receba os parabéns todoespecial dos pais Yara /Júnior Furlan. Desejamosvotos de muita saúde, paze alegria. Felicidades!

Page 5: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 05

Homenagem ao Dia do MaçonNo início da sessão a Câmarahomenageou e entregou umcertificado ao Sr. Antonio Car-los Rossi da Loja Maçônica deCapivari em comemoração aoDia do Maçon que será come-morado no dia 20 de agosto.

Coleta Seletiva de ÓleoJorge Elias falou do projeto desua autoria sobre a coleta sele-tiva de óleo de fritura para fa-bricação de sabão caseiro. Se-gundo ele o pessoal do Rota-ract tem intenção de trabalhar afavor do projeto. “Uma socie-dade consciente não gera lixo esim materiais para reciclar. Te-mos que perceber que somosresponsáveis pela vida no pla-neta terra”, disse.Dr. Arnaldo disse ter constata-do através de pesquisa que ouso do sabão caseiro não éaconselhável, por não ser bio-degradável.

Valdir fez cobrançasPediu a limpeza da Avenida doCarmo, perto da Santa Casa, eda Rua Sinhaninha Frota, pró-ximo ao Supermercado Dia,onde segundo ele, estão commuito entulho acumulado.Reclamou dos altos preços paralocação de caçambas, pratica-dos a R$ 80,00.

EntulhoJorge disse que foi informadopela diretora de Meio Ambien-te Claubijeine que o local ondese jogava o entulho no sítioPortela, foi fechado por denún-cia e agora a área tem de seraprovada pela CETESB que fezexigências para a prefeitura,como a separação de lixo. Ex-plicou que a prefeitura já conse-guiu autorização com o promo-tor para voltar a jogar entulho(restos de construção e galhos)no antigo local. E anunciou quea prefeitura já está procurandouma área para licenciar e segun-do ele a Cetesb já deu autoriza-ção a partir de 13 de agosto.Nelson disse que já foi iniciadono sábado uma força tarefa parafazer a separação do lixo.Valdir disse que a prefeitura temque fazer um panfleto consci-entizando a população da se-paração de lixo.

AgradecimentosValdir agradeceu o atendimen-to ao seu pedido para reformada Ponte do Santouro, elogioua construção de calçadas eco-logicamente corretas no bairroPitangueiras e parabenizou asecretaria de Obras pela insta-lação de pontos de ônibus emfrente ao cemitério e em frenteà Santa Casa.

Guarda CivilVitor Riccomini informou queficou definido através de uma reu-nião formada por uma comissãoda Guarda Municipal, com o co-mandante Hamilton e com o pre-feito, que a aquisição de uma uni-dade móvel da Polícia Militar fica-rá para o ano que vem por causado alto custo de R$ 150 mil.Vitor disse que a proposta parapagamento da RTP – Remune-ração pelo Trabalho Policial épagar 100%, mas frente à reali-dade do município, chegou-sea um acordo e será pago atra-vés de escalonamento. A partirde janeiro de 2010 o guarda ci-vil deverá receber 20%, 30% em2011 e 40% em 2012.

Verbas ConquistadasRiccomini anunciou os valoresdas verbas conquistadas porele e Rodrigo e relacionou: R$200 mil para atender a constru-ção de uma Unidade Básica deSaúde no Jardim Elisa, R$ 200mil conquistado pelo Deputa-do Rodolfo Costa e Silva paraaquisição de uma motonivela-dora, R$ 140 mil do DeputadoEstadual Campos Machadopara o esporte, mais R$ 107 mildo Deputado Federal CarlosSampaio para construção deuma quadra no Santa Rita, mais10 computadores do ProgramaAcessa São Paulo, mais R$ 500mil do Deputado Roberto Mo-

rais, para a Santa Casa, R$ 90mil para saúde bucal e R$ 500mil também do Roberto Moraispara asfalto no município, tota-lizando R$ 1.762 milhão até apresente data para o municípiode Capivari.

Palestras PreventivasMateus Scarso falou sobre oProjeto de Lei de sua autoria quecria a obrigatoriedade de exe-cução de palestras semestraispreventivas de combate às dro-gas, bebidas e entorpecentespara a rede municipal. “Muitascrianças aos 10 anos de idadejá tem contato com bebidas eentorpecentes. E relatou que umrapaz o parou na rua e pediuajuda. A mãe estava desespera-da pois o filho já estava ven-dendo tudo que tinha em casapara comprar drogas”, contou.

Bairro Porto AlegreArnaldo Nacarato sugeriu (atra-vés de indicação) a construçãode uma área de Lazer no BairroPorto Alegre, segundo ele, mo-radores relataram que existe umterreno perto de um campo defutebol que pode ser utilizadopara esse fim. Também fez umrequerimento para saber quaisempresas estão cadastradaspara participar de processos li-citatórios.Outro requerimento para saberquais os funcionários não co-missionados que foram demiti-dos na gestão de 2009. “Queroter certeza que nenhum funcio-nário concursado foi demitido”,justificou o vereador Arnaldo.

ElogiosArnaldo disse que recebeu to-dos os processos licitatórios enão constatou nada irregular eressaltou que a prefeitura fezótimas aquisições.

SAMUDisse que em 23 de setembrosairá a resposta definitiva seCapivari vai ter ou não o SAMUjunto com Piracicaba.

Convênio da FuneráriaA vereadora Gilceane fez umaindicação pedindo alteração noconvênio entre prefeitura e fu-nerária que atualmente faz tras-lado de falecidos apenas den-tro do município.Segundo ela pessoas carentestem procurado a secretária deDesenvolvimento Social, Sueli,relatando a dificuldade finan-ceira em contratar este tipo deserviço. Pediu para que sejafeito um novo convênio parafazer o traslado gratuito de pes-soas que falecem em outras ci-dades para Cspivari.Outra indicação da vereadora épara que a prefeitura forneçapassagens interestaduais gra-tuitamente a famílias carentes,quando estas precisem visitaroutros parentes doentes.

Reparos em BueirosNelson Soares pediu providên-cias ao SAAE para o consertode um bueiro que segundo eleestá transbordando esgoto naRua Osvaldo Sovaia, no bairroEngenho Velho.

Construção de Posto de SaúdeNelson anunciou a construçãodo Posto de Saúde no bairroSanta Rita com verba de R$ 150mil conquistada através de pe-dido do prefeito ao deputadoRoberto Felício.

ConvêniosNelson anunciou a realização dequatro obras: Chiquinho Qua-dros R$ 500 mil, reforma do gi-násio Castelani (verba de R$ 100mil), passarela do Morada doSol (R$ 80 mil), Asfalto da RuaD. Pedro II do Engenho velho(100 mil). Os convênios já estãoassinados e o término previstopara as obras é no final do anoou inicio do ano que vem.

Rodízio de MáscarasNelson comentou que algumaspessoas foram visitar parentes naSanta Casa e uma única máscaraera dividida entre os visitantes.Sugeriu que a diretoria forneçamáscaras individuais e descartá-veis para todos os visitantes.

Resumo da 29ª. Sessão Ordinária da Câmarade Capivari dia 17 de Agosto de 2009

Regiane de Godoi Camargo

ter esses males,alertando sobre asconsequências doseu uso nos diver-sos aspectos físi-cos, psicológicos,familiares e sociais.

O autor do pro-jeto justificou que oavanço do consumode drogas tem gera-do graves conse-quências à saúde fí-sica e psicológicadas crianças e adolescentes,bem como sérios comprometi-mentos à família, aos jovens e asociedade. “O mundo inteiro

O projeto de lei nº 029/2009,de autoria do vereador MateusScarso (PMDB) {foto}, que criaa obrigatoriedade de execuçãode palestras preventivas decombate às drogas, ao fumo, àsbebidas e entorpecentes em ge-ral nas atividades das escolasmunicipais foi aprovado porunanimidade, na última sessãode Câmara.

De acordo com o projeto, aspalestras deverão ser preventi-vas, informativas e educativas.As escolas municipais de Ca-pivari deverão fazer constar emsua programação palestras comobjetivo de prevenir e comba-

Projeto de palestras preventivas de combate asdrogas nas escolas é aprovada na Câmara

Regiane de Godoi Camargo

O assunto começou a ser dis-cutido quando o projeto de au-toria do vereador Jorge Elias foiapresentado na última sessão daCâmara desta segunda-feira, 17.

Em seu discurso Jorge expli-cou que o projeto de caráter so-cial e que a proposta dos jovensdo Rotaract é conscientizar apopulação e os alunos das esco-las através de palestras educati-vas para produção de sabão ca-seiro. Segundo ele, os jovens têmintenção de colaborar através deauxílio na coleta do óleo.

Jorge explicou os danos queo óleo causa quando jogado natubulação: “um litro de óleo naágua pode inutilizar mais de 10mil litros de água”. E frisou que oóleo para fritura só pode ser reu-tilizado três vezes, a partir dissoperde suas propriedades.

Comentou a respeito da gra-vidade do lixo. “Reciclagem é re-

O destino certo para o óleo de cozinha usadoaproveitar produtos como outrosprodutos. Uma sociedade consci-ente não gera lixo e sim materiaispara reciclar. Somos responsáveispela vida no planeta Terra”.

Falou sobre a importância deseparar sacolas, sacos de papel,vidros, papéis, doar ou vender oque possa ser reciclado atravésde compostagem e coleta seleti-va. E finalizou dizendo que aadoção deste tipo de atitude porparte de todos pode gerar rendacom a fabricação de sabão atra-vés do óleo de cozinha usado.

Durante a sessão o vereadorArnaldo disse ser contra a utili-zação do óleo usado para fabri-cação de sabão caseiro, pois en-controu um estudo que não re-comenda o uso. “Países da Eu-ropa já proibiram a transforma-ção o óleo em sabão, por ser po-luidor da água e não ter biode-gradabilidade e a destinação me-lhor para o óleo é para fazer bio-combustível”, explicou.

Arnaldo também apresentouum cálculo onde segundo eleCapivari tem uma capacidade derecolher até oito mil litros de óleode cozinha. “Todo esse óleo re-colhido poderia ser enviado auma usina de biodiesel já exis-tente em Capivari, aí a gente re-ceberia o biodiesel de graça paraa prefeitura”, disse o vereador,ressaltando a compra de 517 millitros de biodiesel efetuada re-

está mobilizadono sentido deajustar às suaslegislações etambém trabalhara política de se-gurança pública.A prevenção éuma questão desaúde pública”.

O parlamentardisse ainda quealguns estudosrevelam que a prá-

tica de ações preventivas dimi-nui a possibilidade de inserçãodos jovens no mundo das dro-gas. “A droga tem sido uma cau-

A transformação doóleo usado em sabãofoi um dos assuntosmais abordados naúltima sessão daCâmara destasegunda-feira, 17.

centemente pela prefeitura que,segundo ele, gerou uma despe-sa de R$ 1 milhão.

E deu uma sugestão: “A gen-te poderia usar a energia dos jo-vens do Rotaract para ajudar econscientizar a utilização do óleoe com a economia que a prefeitu-ra iria fazer daria para comprar de-tergente biodegradável e doar apopulação mais carente”.

E finalizou: “O importante étirar o óleo de circulação, mas agente precisa estudar melhor amaneira de utilização e dar umdestino certo para o óleo usado”,finalizou.

A diretora de Meio AmbienteClaubijeine Cavalcanti disse serfavorável a reutilização do óleousado para fazer sabão:

Segundo ela a utilização doóleo de cozinha usado, para fazersabão é um dos melhores desti-nos para esse resíduo. A iniciati-va, incentivada pelo Governo doEstado através do Município Ver-de Azul, é ótima e vai melhorar aconscientização da populaçãopara a preservação dos rios.

A Coleta do óleo de cozinhaserá um dos pontos fortes noPrograma de Coleta Seletiva daAdministração. “Antes mesmode lançarmos a campanha, queroconvocar as donas de casa a se-pararem o óleo em garrafas tipopet e entregarem aos coletores.As donas de casa são muito im-

portantes para alcançarmos qua-lidade ambiental em Capivari.Minha sogra me ensinou a usá-lo e garanto sua qualidade”, ga-rantiu a diretora de Meio Ambi-ente Claubijeine Cavalcanti.

Entramos em contato com oEngenheiro Agrônomo daESALQ – Escola Superior deAgricultura de Piracicaba, Sr.Edgar Gomes Ferreira de Beucla-ir (que era responsável pelo PóloNacional de Biocombustíveis)para saber qual a opinião delesobre a reutilização do óleo decozinha usado para transformarem sabão e ele nos informou quefez estudos aprofundados depesquisas sobre o assunto parasaber o destino certo do óleo decozinha e afirmou que a melhorforma de utilizar o óleo é trans-formá-lo em biodiesel.

Segundo ele o sabão caseirocausa danos aos rios e polui oambiente. Comentou que foi au-tor de um projeto, em Piracicaba,propondo que as crianças levemo óleo (em garrafas pet) até asescolas que armazenam o óleo ede tempos em tempos algumasempresas (que ele conhece) fa-zem o recolhimento e a comprado óleo para transformação embiodiesel. A renda com a vendadesse óleo é revertida para as es-colas. O engenheiro se disse adisposição para orientar sobredúvidas a respeito do assunto.

sa emergente do crescimento daviolência no pais, assim como omau causador da destruição demuitos lares, só mesmo famíliasque passam ou passaram peloproblema poderiam expressar ogrande sofrimento”, concluiu.

Agora o projeto deverá serencaminhado ao prefeito LuisCampaci (PMDB) para sancio-ná-lo. Utilizando o canal de co-municação “Transparência No-tícias”, Campaci disse ser favo-rável ao projeto. “Temos quetrabalhar na prevenção dessetipo de problema social. Sou100% a favor dessa idéia, des-sa proposta”.

lamentar do mesmo partido e quetenha, de preferência, a mesmaconvicção política”, definiu Nel-son. O vereador esteve na As-sembléia Paulista, na últimaquarta-feira, 19, onde se encon-trou com o assessor da deputa-da, Robson Malek. Ficou trata-do no encontro que Nelson ofi-cialize os pedidos de investimen-tos para a cidade. Há também apossibilidade de ser realizadoum encontro regional do PR nacidade de Capivari contandocom a presença de Patricia Lima.

O vereador capivariano Nel-son de Souza Soares (PR) ini-ciou contato para futuro traba-lho de parceria com a deputadaestadual Patricia Lima, do mes-mo partido. O objetivo da par-ceria, de acordo com o edil, éestabelecer o intercâmbio polí-tico visando a conquista de re-cursos do governo estadualpara Capivari. “De uma formageral, os vereadores realizamtrabalho conjunto com deputa-dos e, no meu caso, quero esta-belecer esta relação com um par-

Nelson inicia contatos para trabalho de parceria comdeputada Patricia Lima

retor da DRS, Antônio RobertoStuvalli, explanou sobre toda ahistória do Programa, a forma decompra de medicamentos, distri-buição de serviços, exames e ci-rurgias durante o decorrer dos 20anos de criação do Programa.“Até o ano de 1988 a saúde noBrasil era um direito de poucaspessoas. Só tinham atendimentoaqueles que trabalhavam comcarteira assinada. A partir disso,com a criação do SUS, a saúdepassou a ser direito de todos, umdever do estado que atende ocidadão seguindo diretrizes éti-cas e morais”, disse.

Um dos principais assuntosdiscutidos foi a necessidade dese padronizar os medicamentosoptando pelos genéricos, o quepossibilitaria ao estado obter eco-nomia e poder investir em quan-tidade, garantindo a qualidade doque é fornecido à população semque médicos indicassem medica-mentos com a mesma fórmula, defabricantes diferentes.

Os vereadores e profissio-nais da saúde puderam fazer per-guntas e esclarecer dúvidas so-bre o Sistema Único de Saúdecomo casos de prioridade, regio-nalização do sistema, princípiosoperacionais facilitadores noatendimento, cura, recuperaçãoe comparação com sistemas de

A Prefeitura de Capivari pormeio da Secretaria da Saúde reu-niu os profissionais do setor domunicípio, assistentes sociais daárea da saúde, vereadores, o Se-cretário Ermeson Guimarães deOliveira e o Diretor de Planeja-mento da Diretoria Regional deSaúde 10 de Piracicaba AntônioRoberto Stivalli na última terça-feira (18) para falar sobre o Siste-ma Único de Saúde (SUS). O en-contro aconteceu na CâmaraMunicipal de Capivari e contoucom a presença também de vere-adores.

O tema tratado na reunião foiO Acesso dos Usuários ao SUSSegundo os Princípios de Inte-gralidade e Equidade onde o Di-

Secretaria da Saúde discute acesso da população ao SUS

saúde de outros países.Stuvalli disse que o Brasil é o

único país no mundo que ofere-ce a gratuidade em consultas, exa-mes, procedimentos e medicamen-tos na área da saúde para toda apopulação, ainda que tenha umadifícil situação social se compara-do a países desenvolvidos.

O Secretário da Saúde Erme-son Guimarães de Oliveira afir-mou que este encontro ajudouos profissionais a identificar asdificuldades da relação entre oSUS e os usuários e a forma demelhorar o atendimento ameni-zando os muitos problemas doenfermo que procura o SUS. “En-tendemos que os serviços demaior complexibilidade comograndes cirurgias estão em cida-des maiores, em hospitais degrande porte, mas o que o SUSfornece em Capivari, para casos

mais simples, está enquadradonas normas do Sistema. Para issoé preciso que os usuários este-jam inseridos nestas normas”,completou o Secretário.

Ao final do encontro, foramlevantados temas como a distri-buição de cotas de internação,exames e operações para os mu-nicípios e a possibilidade de au-mentar as cotas disponíveis paraCapivari por meio da DRS 10, quearticula a região coordenando oprocesso da estrutura de regio-nalização dos serviços dos SUSnos municípios. “Existem parâ-metros de medição conforme de-manda pelo número de habitan-tes levantados pela assistênciasocial das Secretarias da Saúde.Uma das propostas para melho-rar o atendimento em Capivari éa solicitação de recursos federaisaos deputados”, finalizou.

Vereador Nelson Soares e o assessor Robson Malek

Assessoria de Comunicação

O encontro reuniuprofissionais daSecretaria da Saúdee Vereadores paradiscutir asdificuldades dapopulação e domunicípio emrelação ao SistemaÚnico de Saúde

Vereador Arnaldo Nacarato, Secretário Ermeson e Stuvalli da DRS-10

Assessoria de Comunicação

Page 6: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 06

Com o objetivo de firmarparceria entre Capivari e aUNILIVRE (UniversidadeLivre do Meio Ambiente), oprefeito, Luis Campaci nosdias 25 e 26 de agosto o pre-feito, Luis Campaci estaráem Curitiba para encontroscom o Prefeito da Capital doEstado, Beto Richa e comdiversos segmentos da UNI-LIVRE.

Além da ideia de firmarparceria entre Capivari e aUNILIVRE, o intuito tam-bém é firmar parceria entrea UNILIVRE e o Consor-cio das Bacias dos Rios Pi-racicaba, Capivari e Jundi-aí, do qual o Prefeito LuísCampaci é Vice-Presiden-te para Projetos de Integra-ção Regional. A UNILIVREé uma Universidade que

Campaci quer parceriacom a Universidade Livrede Meio Ambiente

funciona há 18 anos em Cu-ritiba, capacitando de formaespecial, de forma "aberta"pessoas e profissionais parapreservarem o Meio Ambi-ente.

"Para mim e para Capi-vari pouco ou nada importase a parceria com a UNILI-VRE for feita com nossoMunicípio ou em nome doPCJ, do qual tenho orgulhode ser Vice-Presidente. Oimportante é conseguir tra-zer a UNILIVRE para Ca-pivari", afirmou o Prefeito."Temos que considerar quevivemos num novo mundo,no qual não podemos buscardesenvolvimento sem a sus-tentabilidade ambiental",completou Campaci queafirmou conhecer a UNILI-VRE há uns 10 ou 12 anos.

Diretoras e coordenadorasdas escolas do Sistema Mu-nicipal de Ensino foram reu-nidas pela Secretaria da Edu-cação no dia 13 de agosto, naCasa da Cultura para apre-sentarem os relatórios de ren-dimentos dos alunos na provado Anglo, aplicada para os alu-nos dos 5ºs e 9ºs anos no dia25 de junho, término do últi-mo semestre.

A assessora da CentralAnglo São Paulo responsá-vel pelas cidades convenia-das do interior, Eliane Vile-lla, apresentou e explicou osrelatórios. A avaliação ana-lisou os conhecimentos deportuguês e matemática dosalunos. A média geral deCapivari foi de 87,5%, o quecoloca a cidade entre as me-lhores dentre os 19 municí-pios conveniados que aplica-ram a prova Anglo. “Por umaquestão de ética profissionalnão podemos divulgar a co-locação específica de cada

Capivari é uma das melhores cidades em aproveitamentodo sistema Anglo em escolas municipais

Foi adiada para o dia 19 desetembro a segunda etapa daCampanha contra a ParalisiaInfantil. A vacinação que esta-va programada para o hoje, dia22 de agosto, foi adiada emrazão da nova gripe. A previ-são é de que em setembro,principalmente pelo aumento

Vacinação contra Poliomelite é adiadaem razão da nova gripe

O público presente no des-file beneficente de trajes paracasamento promovido peloFundo Social de Solidarieda-de na noite de sexta-feira, dia14 de agosto, na Casa da Cul-tura, pode conferir o que háde mais sofisticado em trajespara noivos, padrinhos e pa-jens. O evento apoiado pelaSecretaria de Assistência eDesenvolvimento Social tevecomo grande parceira a lojaPérola Noivas.

A decoração do ambienteficou a cargo do Buffet DePiazza e Hélio Grisotto Júni-

Desfile beneficente trouxe sofisticação em trajespara casamento à Casa da Cultura

or foi o responsável pela pas-sarela. Já a produção dosmodelos contou com o talen-to da cabeleireira JucianeParazzi (Art Cabelos) e ma-quiagem das profissionais daLacqua Di Fiori.

“Este evento é o resultadoda união de dezenas de cola-boradores e dividimos com eleso mérito do sucesso alcança-do”, ressalta a Primeira-damae Presidente do Fundo, Moni-ca Reuwsaat Campaci.

A agradável noite foi con-duzida com entusiasmo con-tagiante por Adriana Panza e

o momento mais esperado foio desfile dos belos vestidospara noivas da Pérola Noivas,que apresentou modelos queagradaram a todos os estilos,do tradicional ao mais con-temporâneo. Belíssimos buqu-ês de rosas e callas da Flori-cultura Primavera completa-ram o figurino.

Além de assistir ao belodesfile, o público presente foipresenteado com o sorteio dedezenas de brindes gentilmen-te doados por Lúcia Campa-ci, Graziele Caluini, Rita Eli-as, Monica Campaci e Silva-

de temperatura, os casos dadoença caiam drasticamente.

A Poliomielite ou paralisiainfantil ataca as crianças comuma infecção causada pelo po-liovírus e pode ser moderadaou severa. Nos casos mais gra-ves, a poliomielite pode levar àparalisia, que geralmente afeta

as pernas e até mesmo podelevar à morte se atingir a mús-culos usados na respiração edeglutição e a única forma decontrolar a doença é mantendoa maior taxa possível de vaci-nação da comunidade. Por issoé importante vacinar as crian-ças com menos de cinco anos.

cidade no ranking das con-veniadas que fizeram a pro-va, mas com este resultadode 87,5% de aproveitamen-to, Capivari se colocou en-tre as melhores cidades dointerior”, disse Eliane.

A avaliação serve comoum diagnóstico detalhado dorendimento de cada aluno,

Reflorestamento é feito peloInteract Clube em parceria comDiretoria do Meio Ambiente

Uma área de proteçãoambiental na Avenida Coreo-lano, próxima a ponte Santorofoi reflorestada pelos jovens doInteract Clube em parceria doGoverno de Capivari por meioda Diretoria de Meio Ambien-te, no dia 12 de agosto.

Em abril o local, que ficaentre as ruas André de Melloe Domingos Pavan, no acessoà Cooperativa dos Plantadoresde Cana e SP-101, foi vítimade um crime ambiental.

Com a participação de 12jovens capivarianos do Inte-ract Clube e dois funcionári-os da Diretoria, além do apoioda Secretaria de Obras, foramplantadas cerca de 80 mudasao lado da área que há 12anos é conservada pelo se-nhor Luciano Pelegrine .

O adubo foi doado pelaCooperativa dos Fornecedo-

res de Cana (Canacap) e asmudas, vindas do ViveiroMunicipal variam entre jequi-tibás, ipês roxos e amarelos,cabriúvas, jambolões, jacaran-dás, palmeiras, dentre outros.

A partir de agora as plan-tas deverão receber cuidadosespeciais e ser regadas eacompanhadas de perto du-rante pelo menos um ano, paragarantir que cresçam e sedesenvolvam, completando oreflorestamento da área deproteção ambiental.

A Diretoria de Meio Am-biente tem feito levantamen-tos detalhados de matas queestão no curso d'água e fis-calizando pontos por todo omunicípio para que crimesambientais não aconteçam.

Denúncias podem ser fei-tas pelo telefone 3492-1606,com sigilo absoluto.

Assessoria de Comunicação

cada escola e de toda a RedeMunicipal e indicará as açõesque serão realizadas especi-ficamente para cada aluno,aprimorando as práticas peda-gógicas.

A Secretária da EducaçãoValéria Stefanini Colaneri dis-se que esse resultado com-prova a competência de todos

os profissionais do SistemaMunicipal de Ensino que tra-balham com dedicação, em-penho e motivação: “Resulta-dos como estes só acontecemporque temos profissionaisvalorizados e estimulados,conscientes de seu papelcomo educadores. A educa-ção é a menina dos olhos dagestão Luis Campaci e Jú-nior Pacheco e estes resul-tados se dão principalmentepelos investimentos em ca-pacitação e melhorias do en-sino que a Administraçãotem realizado”, completou.

A partir dos resultadosapresentados pelo Anglo pormeio de um detalhado rela-tório, as dificuldades de cadaaluno ficaram evidenciadas,servindo como base para queo Sistema Municipal de En-sino direcione as ações es-pecíficas para cada um, me-lhorando ainda mais os re-sultados das escolas munici-pais.

na Pacheco. Dentre as auto-ridades presentes ao evento,estavam o Vice-Prefeito Jú-nior Pacheco (PR) e os vere-adores Jorge Elias (PMDB)e Nelson Soares (PR).

“Quero registrar os nos-sos agradecimentos a todosque prestigiaram o desfile doFundo Social. O apoio da co-munidade é fundamental parao sucesso das nossas ativida-des de promoção social nomunicípio”, finalizou a Secre-tária de Assistência e Desen-volvimento Social, Sueli Va-larine Batagin.

Assessora Eliane Vilela apresenta relatórios; média deCapivari foi de 87,5%

As vacinas atrasadas tambémpoderão ser aplicadas no dia 19de setembro.

A Campanha acontecerá emtodo o país no próximo mêsainda que nenhum caso da gri-pe A (H1N1) tenha sido con-firmado em Capivari. Vacineseu filho!

O Grupo da Terceira Ida-de de Capivari participou com11 damistas do II Festival deJogo de Damas da MelhorIdade, e competiram com maisde 30 participantes das cida-des de Mogi Guaçu, Piracica-ba, São Paulo e Nova Odes-sa, divididos em quatro cate-gorias, masculinas e femini-nas. A competição ocorreuem Nova Odessa neste mêsde agosto.

A competidora capivaria-na mais bem colocada no

Terceira Idade de Capivari participa decampeonato de damas em Nova Odessa

campeonato foi a SenhoraLeni Lourdes Costa, 61 anos,que se classificou em tercei-ro lugar na categoria até 64anos. Os outros competidorestambém tiveram lugares dedestaque nas classificaçõesgerais das demais categorias,tendo este campeonato comopreparatório para os JogosRegionais do Idoso (JORI)que acontecem no mês deoutubro na cidade de Bragan-ça Paulista.

“Agradecemos a todos os

participantes que levaram onome de Capivari nesta com-petição. Com estas conquis-tas podemos perceber quenossa cidade caminha paragrandes conquistas nos JogosRegionais do Idoso”, disse oDiretor da Terceira IdadeFrancisco de Jesus Camillo.

O JORI é um evento es-portivo realizado em sete eta-pas no interior e na Capital,promovido pelo Fundo de So-lidariedade e Desenvolvimen-to Social e Cultural do Estado

de São Paulo, em parceriacom a Secretaria Estadual deEsporte, Lazer e Turismo emunicípios sede dos Jogos.Têm como finalidade estimu-lar a população idosa à práti-ca de atividades esportivas,promovendo a integração doidoso na sociedade, a troca deexperiências com as demaisgerações e a valorização eestímulo à prática de ativida-de física como fator de pro-moção de saúde e bem-estardas pessoas idosas.

Assessoria de Comunicação Joel Araujo/JCR Joel Araujo/JCR

Seis jovens desfilaram com vestidos de noiva em prol doevento beneficiente

Membros do Interact no plantio das 80 mudasRita, Secretária Sueli, Monica Campaci e Cristiane

Page 7: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 07

Estradas rurais de Rafard recebemcascalhamento A 13ª Edição do Agita Ga-

lera 2009 será realizada napróxima sexta-feira, dia 28 deagosto, a partir das 8h, nasEscolas da Rede Municipal eEstadual. Com o tema macro-ginástica, que visa incentivara prática da atividade físicaentre pais e filhos, as Direto-rias estimam acumular pelomenos 30 minutos de ativida-de neste dia, com intensidademoderada, contínua ou acu-mulada.

O programa Agita São Pau-lo é promovido pela Secretariade Estado da Saúde e CELA-FISCS (Centro de Estudos doLaboratório de Aptidão Físicade São Caetano do Sul), emparceria com os municípios,para combater o sedentarismodo Estado de São Paulo, au-mentar o nível de atividade físi-ca e o conhecimento sobre osbenefícios para a saúde.

Segundo a diretora de Es-portes, Celma Regina da Sil-

Agita Galera será na sextava, o foco é desenvolver jun-tamente com os professoresda Diretoria de Esportes, nasmodalidades de ginástica, fu-tebol, tênis de mesa, xadrez,teatro, entre outros, apenasginásticas aeróbicas.

“Trata-se de um eventoque é realizado anualmente,que busca conscientizar a po-pulação sobre a importânciada atividade física diária paramanter a saúde em dia. A par-ticipação das escolas é impor-tante dentro do objetivo de le-var os alunos a tomarem cons-ciência de que esporte e ati-vidade física representam saú-de e melhor qualidade devida”, afirma a diretora de Es-portes e Lazer.

Durante o evento, que seestenderá por todo o dia nasEscolas, os alunos da RedeMunicipal e Estadual de En-sino, poderão participar desorteios e brindes, como for-ma de incentivo.

Os cursos gratuitos de tor-nearia mecânica, eletricistainstalador, qualidade no aten-dimento ao cliente (vendas,recepcionista, balconista), cur-so de artesanato (tricô, bor-dado em pedraria e bordado)e pintura em tecido têm va-gas disponíveis para os mora-dores de Rafard.

A idade mínima para al-guns cursos é de 12 anos etem que estar cursando o 5ºano do Ensino Fundamental outer concluído o Ensino Médio.

Para realizar as inscrições,

o interessado deve residir emRafard, apresentar uma cópiados documentos de identida-de, CPF, comprovante de en-dereço atual e atestado dematrícula para os cursos queexigirem estar estudando.

O período das inscriçõesvai de 24 a 28 de agosto, noDepartamento de Assistên-cia Social, localizado na RuaNossa Senhora de Lourdes,nº 20, e o horário de atendi-mento vai das 8h às 17h. Maisinformações pelo telefone(19) 3496-1317.

Moradores de Rafardpodem participar decursos gratuitos

As estradas rurais de Ra-fard passam por cascalha-mento desde a última sema-na. Para o reparo a Prefeitu-ra adquiriu 1.200 toneladas decascalho, investindo R$ 7.800,para os trechos mais críticos.

O Bairro Monte Alto, al-guns trechos do Bairro Limo-eiro, a estrada do Bairro SeteFogões, o trecho de terra dapista que liga Rafard/PortoFeliz e Rafard/Tietê já rece-beram as melhorias. De acor-do com o chefe de fiscaliza-ção urbana, Célio Conti partedo cascalho foi adquirido emcaráter de emergência, por-

tanto as demais estradas irãodepender de licitação para acompra do cascalho, que éfeita com rocha triturada.

Caminhão de lixo

A Prefeitura de Rafard re-alizou também o conserto domotor, caçamba e a pintura ereforma do caminhão de lixo.Com esta melhoria, a Prefei-tura passa a ter dois cami-nhões, sendo que um atende-rá a parte urbana e outro aárea rural duas vezes por se-mana, as segundas e quintas-feiras.

Participaram de um en-contro comemorativo a XI Se-mana da Família da IgrejaMatriz Nossa Senhora deLourdes, trinta idosos do pro-jeto municipal “Viver a Me-lhor Idade”, juntamente comos integrantes do Lar São Vi-cente de Paula, na tarde deterça-feira, dia 11, no SalãoParoquial (antigo Asas).

Durante o encontro, osidosos, coordenados pela psi-

Idosos participam de Semanada Família

cóloga Alessandra Belini Pia-zza, e também pelas Diretori-as de Saúde, Cultura e Turis-mo, Assistência Social e Es-portes, receberam uma ben-ção do Padre Luiz CarlosCaroni e realizaram atividadesde recreação.

Na reunião os idosos pu-deram reencontrar os amigos,participar de palestras, de ati-vidades físicas e tomar umcafé da tarde.

Como plano de governo doprefeito Márcio Minamioka edo vice-prefeito Heitor Turolla,a médica pediatra Rebeca Ma-ria Biachim Bereta está aten-dendo de terça-feira e quarta-feira, uma média de 12 crian-ças por dia, das 18h30 às 21h,

no Espaço Pedi-átrico “Raul Ca-navesi Morato”.

De acordocom o diretor deSaúde, IsaacResende Feres,as consultas sãoagendadas emfunção do pro-grama de pedia-tria e puericultu-ra desenvolvidaspela médica.Também além

da médica Rebeca, o Espaçopossui mais quatro pediatriasque atendem de segunda-fei-ra a sexta-feira das 7h30 às17h.

Mais informações pelo te-lefone: (19) 3496-1566 ousaú[email protected].

Médica pediatra atende duas vezespor semana no Espaço Pediátrico

Assessoria de Comunicação de Rafard

Estrada do bairro Monte Alto

Assessoria de Comunicação de Rafard

Page 8: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 08

A loja Pérola Noivasapresentou no desfile bene-ficente em prol do FundoSocial de Solidariedade,

Pérola Noivas apresenta nova coleção em desfile beneficenterealizado na noite de sex-ta-feira, 14/08, na Casa daCultura, novidades emmodelos sofisticados de

trajes para noivas, noivos,damas, madrinhas e pajens,para atender todos os esti-los.

Datas tão especiaisquanto essas, pedem umcuidado especial em todosos detalhes. Venham até a

loja Pérola Noivas e a nossaequipe especializada encon-trará um modelo certo paravocê!

A Pérola Noivas fica aRua Sinharinha Frota, 399,centro, Capivari

Fone: 3491-5263

Confiram as fotos !!!

Cristiane e Rita, proprietárias da Pérola NoivasNovas coleções de vestidos de noivas você pode conferir na Pérola com qualidade e diversidade

Fotos: Joel Araujo/JCR

Santa Casa de Capivari recebe equipamentode última geração para Centro Cirúrgico

A Santa Casa apresentoua imprensa nesta terça-feira,18, um aparelho de Raios Xmóvel, destinado a geração deimagens em tempo real paraauxilio a procedimentos deintervenções terapêuticas, emmúltiplas aplicações clínicasque são realizadas na SantaCasa de Misericórdia de Ca-pivari. Com essa aquisição ospacientes do Sistema Únicode Saúde (SUS) que depen-

dem de intervenções cirúrgi-cas nas especialidades de neu-rocirurgia, ortopedia, cirurgiavascular e cirurgia geral, apartir de agora serão benefi-ciados.

Este e outros equipamen-tos como 1 aparelho raios xfixo, mesa cirúrgica, carrinhode urgência para o Pronto So-corro e monitores multiparâ-metros foram adquiridos atra-vés de verba parlamentar da

Secretaria Estadual de Saú-de no valor de R$275.000,00, conquistadapelo Deputado Estadual Ro-berto Morais através da soli-citação feita pelo VereadorRodrigo Proença e pelo co-laborador da entidade Sr.Fernando Quibao.

A diretoria agradece aoDeputado Roberto Morais e atodos que colaboraram paraesta conquista.

Divulgação

Na tarde desta sexta-feira,21, a Guarda Civil Municipalprendeu o traficante Paulão, con-siderado o líder do tráfico nobairro Engenho Velho. A prisãoaconteceu por volta das 15h00,após denúncia anônima de queum elemento estava traficandonas proximidades de um ponto deônibus do núcleo habitacional.

Ao ser flagrado pela Guarda,Paulão tentou se livrar dos en-torpecentes, mas os agentes desegurança localizaram a droga ca-muflada sobre a roupa do acusa-do e escondida nas proximidadesdo ponto de ônibus. No total, fo-ram apreendidos 9 ampolas de co-caína e 48 papelotes de maconha.

Paulão é figura conhecida nobairro Engenho Velho e vinhasendo investigado pela PolíciaCivil por tráfico e aliciamento demenores. O traficante foi autuadoem flagrante pelo delegado titularMarcel Willian Oliveira de Souzae conduzido ao Centro de Deten-ção Provisória de Piracicaba.

Veículo recuperado

Ainda na tarde desta sexta-feira, após informações recebi-das por telefone, a Guarda CivilMunicipal recuperou um veícu-lo abandonado em um canavialpróximo ao Loteamento JardimSanta Rita de Cássia, no acessoa Elias Fausto. O Honda Civiccom placas de Matão/SP havia

sido roubado durante assalto nacidade de Sorocaba e os indíciosrevelam que o carro passaria porum desmanche, pois as quatrosrodas já haviam sido retiradas.Documentos encontrados no in-terior do veículo ajudaram naidentificação do proprietário.

Flagrante de tráficode entorpecentes

No último dia 15, por voltade 03h50, a guarnição compostapelo Sub inspetor Valdinei e peloGuarda Civil Savagin, durante pa-trulhamento pelo Bairro Residen-cial Santo Antonio, deparou comMauricio Rafael M. F. que, ao avis-tar a viatura, jogou no chão algunsinvólucros contendo substânciaaparentando ser crack e maconha.Imediatamente o suspeito recebeuvoz de prisão e foi conduzido até aDelegacia de Policia e apresenta-do à autoridade Policial, onde oDelegado ratificou a voz de prisãoem flagrante. O autor, que tinhasido preso e aguardava transferên-cia para a Cadeia de Piracicaba,conseguiu fugir da cela onde aguar-dava na Delegacia.

Por volta de 15h, após denún-cia anônima do possível paradei-ro de Maurício (preso fugitivo) aguarnição composta pelos Guar-das Civis de Paula e Ricardo lo-calizaram Pedro M. C., que esta-va aguardando o fugitivo paralevá-lo para Itapetininga. Pedro

foi levado para a Delegacia de Po-licia e apresentado à autoridadePolicial, que o prendeu em Fla-grante por Associação ao Tráficosendo conduzido ao Centro de De-tenção Provisório de Piracicaba

O fugitivo Mauricio foi loca-lizado pulando diversos muros euma cerca de madeira. Ele foi re-capturado pela guarnição ClasseDistinta Antonio e Guarda CivilCampos com apoio do Sub Jonas eGuarda Civil Cardoso, que o recon-duziram à Delegacia de Polícia e oreapresentaram ao Delegado.

Tráfico de Entorpecentes ecorrupção de menor

No dia 20 de agosto, por vol-ta de 21h25, a guarnição com-posta pelo Classe Distinta Teixei-ra e pelos Guardas Civis Santos eSoares, após solicitação do Cecon,averiguou denúncia de tráfico dedrogas no Bairro Engenho Velho.No local, os guardas avistaram trêselementos, sendo que um deles foiaté uma lixeira e jogou algo den-tro. Os suspeitos Ricardo M. B.,L.H.A.B e M.C.T. foram imedia-tamente abordados e com eles en-contrados R$ 89,00, além 06 fla-conetes contendo substancia apa-rentando ser cocaína escondidasdentro de uma lixeira e que haviamsido dispensados por eles. Os auto-res foram conduzidos à Delegaciade Policia onde as medidas de Po-lícia Judiciária foram tomadas.

Guarda Civil prende chefe de tráficono Engenho Velho

Aparelho foi apresentado à imprensa na última terça-feira, 18

Page 9: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 09

Olá, amigos leitores! OBrasileirão está emocionan-te. O Palmeiras que estavana liderança em uma situa-ção confortável, já vê o SãoPaulo no retrovisor com ape-nas um ponto atrás.

O Tricolor bateu o Sportna rodada do final de sema-na, enquanto o Verdão ape-nas empatou em 1 a 1 com o

Botafogo. Já no meio da se-mana a equipe comandadapor Ricardo Gomes bateu oFluminense por 1 a 0 e aequipe comandada por Mu-ricy Ramalho foi derrotadapelo Coritiba por 1 a 0 noCouto Pereira. Falando narodada do meio da semana,essa foi um festival de erros,um show de irregularidades!Começando pelo gol do Co-ritiba que foi marcado apóspênalti inexistente que o ár-bitro interpretou como faltade Marcão em cima do ata-cante Thiago Gentil. Outroshow de erros, foi o jogo en-tre Internacional e Corinthi-ans no Beira-Rio, onde o Co-rinthians venceu a partida por

2 a 1 tendo os dois gols ano-tados a favor da equipe alvi-negra em posição irregulardos marcadores. No final desemana, o Timão ganhou doAtlético Mineiro por 2 a 0 evoltou para a briga pelo títu-lo, após Mano Menezes já terjogado a toalha. Para mim, ocomentário do técnico corin-tiano foi apenas para tirar ofoco de seu time, para come-çar a comer pelas beiradas.

O Santos que briga nesseBrasileirão por uma vaga naLibertadores do ano que vem,nada mais do que isso, em-patou em 0 a 0 com o Cru-zeiro no Mineirão e bateu oGrêmio por 1 a 0 na Vila Bel-miro.

Copa Sul-Americana

Nessa semana teremosmais uma rodada da coadju-vante competição sul-ameri-cana.

Na terça-feira, 20h15:Coritiba x Vitória

Na quarta-feira, 21h50:Atlético Mineiro x Goiás eFlamengo x Fluminense

Capivariano empata em 1 x 1 nojogo contra o time de Paulínia

Pela segunda rodada doCampeonato Paulista de Ju-niores, segunda divisão, sub-20, o Capivariano foi atéPaulínia enfrentar a equipelocal e empatou em 1 a 1. OCapivariano saiu na frente,mas permitiu o empate. Fo-ram inscritos mais sete joga-dores e o time ficou bemmais forte.

O técnico Evandro deSouza que está no comandodo time há 15 dias tem ago-ra mais possibilidades e pro-mete mexer no time para re-velar mais talentos da cidadee conseguir bons resultados.

Hoje, dia 22/08, sábado oCapivariano não joga, pois ogrupo tem 5 times e um tem

que folgar. “Com esse temponossa equipe poderá treinarmais, pegar entrosamento evoltar para a terceira rodadacom melhor aproveitamento”,disse o técnico.

“Estamos elaborando umtrabalho planejando o profis-sional para que no próximoano possamos revelar jogado-res de Capivari, enfatizou oTécnico Evandro.

A segundona paulista játerminou a segunda fase, e naúltima rodada, tivemos os se-guintes resultados: Matonen-se 0x2 Guaçuano, Tupã 0x3REDBULL, Américo 0x1 SãoJosé, Paulínia 1x1 Porto Fe-liz, Atibaia 2x2 Mogi das Cru-

zes, Lemense 0x3 Guaru-lhos, ELOSPORT 5x0 Fer-nandópolis, Taubaté 7x0Mauaense, Jabaquara 0x0Araçatuba, Jacareí 3x2CAL/Bariri, Santacruzense2x1 Barretos e Palestra 4x1Palmeirinha.

Para a próxima fase, clas-sificaram-se: REDBULL,ELOSPORT, Porto Feliz (es-tes 3 eram do grupo do Ca-pivariano), Lemense, Barre-tos, Paulínia, CAL/Bariri,Taubaté, Guaçuano, Mogi dasCruzes, Palestra, eAtl.Araçatuba

No sábado, dia 29 deagosto, o Capivariano en-frente o Atibaia aqui em Ca-pivari.

Wagner Prado de Oliveira28 anos (foto) participou nes-

Atleta da cidade participa de campeonatode luta de braço

te final de semana, 15 e 16,do Campeonato Brasileiro In-terclubes de Luta de Braço,realizado no Clube Semanalde Cultura Artística em Cam-pinas.

No sábado o atleta com-petiu seis vezes com o braçoesquerdo garantindo o quintolugar. Já no domingo compe-tiu quatro vezes com o braçodireito garantindo a sexta co-locação. Ele competiu na ca-tegoria Sênior Masculino Bra-ço Esquerdo e direito, com 16atletas até 65 kg.

O evento teve a participa-ção de aproximadamente 270atletas de várias cidades daregião e outros estados doBrasil.

Wagner contou que foi oúnico participante da Acade-mia Força Física, onde treinatodos os dias, quatro horaspor dia. Ele é aluno do pro-fessor Marcelo Moreira, masquem o acompanhou na com-petição foi o treinador Mar-cio Moreira

O atleta agradeceu o apoioda empresa Microsal.

Washi-Ki-O conquista primeiro lugarna 5ª Copa de Karatê de Capivari

O Ginásio de Esportes Ro-naldo Zaidan Pelegrini (Ronal-dão) foi sede da 5ª Copa dekaratê de Capivari que ocor-reu no dia 16 de agosto e con-tou com a participação de cer-ca de 260 atletas de 20 acade-mias de 14 cidades da região.

Com 242 pontos a Washi-Ki-O de Capivari conquistouo primeiro lugar na Classifica-

ção Geral por academiasA organização do evento

foi elogiada pelo Secretário daJuventude, Esporte e LazerPaulo Camargo: “Não tive-mos ocorrências de lesão cor-poral, contamos com públicode mais de 500 pessoas noginásio Ronaldão e ainda fo-mos coroados com a brilhan-te conquista do 1o lugar geral

da equipe de karatecas deCapivari”, completou.

A 5ª Copa de Karatê deCapivari foi a 6ª etapa do Cir-cuito ACAK 2009 e teveapoio da Federação Paulistade Karatê e da Secretaria deEsportes e Lazer do Municípiode Capivari,coordenada peloProfº Edison Zuin da Associa-ção Washi-Ki-O de Karatê.

Crianças produzem pipas para o torneio

As crianças do Sistema Mu-nicipal de Ensino puderam parti-cipar, na quarta-feira, dia 19, deuma Oficina de Produção de Pi-pas. O evento promovido pelaPrefeitura de Capivari por meio daSecretaria de Cultura e Turismo foirealizado na Casa da Cultura du-rante os períodos da manhã e datarde e os cerca de 20 alunos pro-duziram mais de 200 pipas. Asmesmas serão doadas e utilizadasno sábado, dia 29 de agosto, du-rante o Torneio de Pipas que serárealizado das 8h às 12h, no Está-

dio Municipal Carlos Colnaghi, noBairro Engenho Velho.

Além disso, para estimular acriatividade e entusiasmar osparticipantes do Torneio, a Se-cretaria de Cultura fará entregade troféus aos proprietários daspipas que se destacarem nas ca-tegorias mais exótica, mais origi-nal, maior pipa, menor pipa e mai-or distância alcançada. Porém,para concorrer todas as pipas te-rão que alçar voo.

“Este é um evento para todaa família e convido a todos para

participarem, pois certamenteserá um agradável encontro”,convida o Secretário Rogério Al-ves. “Aproveito também pararessaltar que o uso do cerol,como em qualquer outro local, étotalmente proibido em nossotorneio”, lembra o Secretário.

Mais informações sobre oevento podem ser obtidas naSecretaria da Casa da Culturade segunda à sexta-feira, das08h30 às 17h, na Rua SaldanhaMarinho, nº 188, ou via telefo-ne, pelo 3491-1322.

Diversos modelos e cores de pipas foram apresentadas pelas crianças

Page 10: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 10

Equilibrio do orçamento doméstico

Em 1867 o economista, fi-lósofo e pensador alemão KarlMarx escreveu em sua mais fa-mosa obra “O CAPITAL” (DasKapital) o seguinte: “Os donosdo capital vão estimular a clas-se trabalhadora a comprar benscaros, casas e tecnologia, fa-zendo-os dever cada vez mais,até que se torne insuportável.O débito não pago levará osbancos à falência, que terão queser nacionalizados pelo Estado”.

Este pequeno trecho (mascom grande significado) daobra de Marx nos faz refletirduas questões importantes:

1-) Nossas necessidades edesejos são ilimitados e nossos

recursos são limitados (fini-tos), e somos diariamente“bombardeados” com diversascampanhas publicitárias nosjornais, rádios e TV, que insti-gam ainda mais nossos dese-jos por consumo – é o consu-mismo desenfreado;

2-) As pessoas compramdesesperadamente até mesmosem ter o dinheiro e acabamficando endividadas – nas lo-jas, nos bancos, no cartão etc.Os bancos não recebem aí sedesencadeia uma crise financei-ra que o Estado (governo) teráde suportar. É o caso da re-cente crise no mercado imobi-liário americano.

Diante desta situação é im-perativo fazer um controle doorçamento doméstico. É bompara você, para sua família epara a economia do país.

Se você é daqueles quetodo mês tem aquela sensaçãoque o seu dinheiro acabou evocê não sabe com o que vocêgastou está na hora de fazer umcontrole do seu orçamento.

Muitos se recusam em fa-zer um orçamento colocando

no papel as entradas de dinhei-ro (receitas) e as saídas de di-nheiro (despesas), justamentepara não ficar triste diante dasaúde financeira ruim.

Ao contrário deste pensa-mento a ideia de ter um orça-mento é para nos preparar parao futuro estabelecendo um pla-nejamento financeiro, deixan-do-nos cada vez mais perto deconquistar nossos sonhos.

O primeiro passo é não fi-

Jorge José Elias*

E-mail: [email protected]

Jorge José Elias - é economis-ta, mestre em administração eprofessor universitário.

Sábado, 22/08/2009Marcos pede ajuda a Geraldo

para abrir um aeroclube. Padre Ben-to fica indignado por Otávio ter con-tratado Cleusinha, Jacira e Nina paraescrever as fofocas da cidade. Vadi-nho fica perdido diante das pergun-tas feitas por Nina, Cleusinha e Jaci-ra para o jornal de Otávio. PadreBento questiona a seriedade do jor-nal e entrega um artigo para Otávio.Aninha se incomoda ao saber queterá que fotografar de biquíni. DonaIda sente saudades de Aninha. Ma-ria Rita fica apreensiva vendo Geral-do fazer seu programa na rádio. Ani-nha fica constrangida ao ser ridicula-rizada no estúdio de fotos. Zuleikaincentiva Maria Rita a mudar suavida. Aninha fica constrangida paraposar de biquíni e enfrenta o diretor.Eleutério tenta levar Zefa para seuquarto. Tobi estranha o comporta-mento de Eleutério e Zefa. Eleuté-rio espera Zefa em seu quarto e re-clama da sua demora. Rosinha, DasDores e Tonha chamam Zefa parapedir orientação na cozinha e ela ficairritada. Tobi diz a Zeca que se inte-ressa pela cooperativa e que preten-de trabalhar, sem descanso, para pro-gredir na vida. Rosinha frustra Eleu-tério ao bater na porta de seu quartono lugar de Zefa. Tobi e Zeca con-versam sobre Rosinha e Maria Rita.Padre Bento fica surpreso ao saberque não vai mais apresentar seu pro-grama na rádio. Edith conta paraDona Ida que Otávio está interessa-do em Maria Rita. Maria Rosa dá asúltimas instruções para Maria Rita.Mariana exige que Candinha ouça oprograma de rádio com ela. Anterodecide ajudar Maria Rita e Zeca aficarem juntos depois que sair a anu-lação do casamento. Tobi diz a Zecaque Rosinha quer ir atrás de Terên-cio. Mariana manda Candinha ajoe-lhar-se para ouvir a reza na rádio.Maria Rita emociona a todos no pro-grama. Rosinha avisa a Zeca queMaria Rita vai rezar na rádio. Umamultidão se reúne em frente ao pré-dio da rádio para ver a Santinha eMarcos tenta acalmar Maria Rita.Maria Rosa não consegue dispersara multidão.

Segunda-feira, 24/08/2009Padre Bento manda os devotos

embora e acompanha Maria Rita atéa pensão. Maria Rosa fica preocu-pada com o anúncio que Geraldo fazdo programa de Santinha. Antero ficaorgulhoso de Maria Rita. Dona Ida eEdith estranham o comportamentode Maria Rita ao parabenizá-la porseu programa. Maria Rita pensa emcomo acabar com a devoção do povo.Otávio fica satisfeito com o trabalhode Nina, Cleusinha e Jacira. MariaRita impede Zeca de assistir à suaaula. Zeca fica com ciúmes de Otá-vio com Maria Rita. Zuleika pergun-ta por Zé Camilo e Nono fica enciu-mado. Zefa comenta que Zeca devetomar cuidado com Maria Rita agoraque está morando sozinha. Zeca eMaria Rita discutem por causa de

Paraíso18h00

Otávio. Maria Rita diz que não pen-sou o que vai fazer se a anulação docasamento de Zeca não sair. Geraldoleiloa o patrocínio do programa deMaria Rita. Eleutério reclama queZefa não dormiu em seu quarto. Ri-cardo não gosta do fato de Aninha irfotografar sozinha numa praia. Ninaajuda Zefa a escolher um presentede casamento para Maria Rosa e Ge-raldo. Das Dores repreende Rosinhapor ter deixado Terêncio ir embora.Terêncio não consegue esquecer Ro-sinha. Alfredo Modesto vai substi-tuir Isidoro na rádio para que elepossa ir ao casamento de Geraldo.Norberto se preocupa com a demo-ra de Maria Rosa. Toda cidade com-parece ao casamento de Maria Rosae Geraldo. Norberto teme o falató-rio ao ver o vestido de noiva de suafilha. Todos ficam espantados ao verMaria Rosa entrar na igreja.

Terça-feira, 25/08/2009Alfredo Modesto faz um discur-

so para homenagear os noivos e éelogiado por Marcos. Nina, Cleusi-nha e Jacira tentam conseguir umadeclaração negativa de Padre Bentosobre o vestido de noiva de MariaRosa. Otávio afirma que vai escre-ver uma pequena nota sobre o casa-mento e deixa suas estagiárias irrita-das. Aurora avisa Norberto que MariaRosa irá surpreender Geraldo. Ma-ria Rita admite querer agir comoMaria Rosa e não dar atenção para ofalatório da cidade. Zeca se preocu-pa com a independência de MariaRita. Otávio fica surpreso com a vi-sita de Maria Rita em seu jornal. Zecafala mal de Otávio para Tobi. Nina,Cleusinha e Jacira veem Otávio eMaria Rita indo juntos para a pen-são. Marcos afirma que vai tirar arádio do ar se Isidoro não aparecerpara rendê-lo. Zeca vai até o quartode Eleutério, e Zefa se esconde em-baixo da cama. Das Dores avisa queRosinha está passando mal e vê Zefasair do quarto de Eleutério. Tobi acre-dita que Rosinha esteja sendo casti-gada por ter enterrado o diabinho dagarrafa. Mariana tenta conversarcom Antero, mas ele não lhe dá aten-ção. Das Dores comenta com Tobique Rosinha não fala mais de Zeca.Terêncio convence Zé Camilo a tra-balhar com búfalos. Tobi se preocu-pa com Rosinha e teme que aconte-ça algo ruim com ela. Zeca estranhaque Rosinha esteja com febre depoisde ser operada. Terêncio fica agonia-do ao pensar em Rosinha. Marianavai até a pensão chamar Maria Ritapara almoçar com ela e Antero. Ma-ria Rita convida Otávio para almo-çar na fazenda com seus pais.

Quarta-feira, 26/08/2009Jacira se oferece para ajudar Isi-

doro na rádio enquanto Geraldo eMaria Rosa estão fora. Otávio tentaconquistar Mariana com seus comen-tários religiosos. O médico que ope-rou Rosinha avisa que ela precisa fi-car em observação para que se recu-pere. Terêncio confessa que temeencontrar Rosinha novamente. Ma-riana demonstra toda sua irritaçãoao saber que a filha trouxe Otáviopara almoçar. Maria Rita gosta quan-

do Otávio diz a Mariana que se en-ganou com Maria Rosa. Eleutério eZeca tentam consolar Zefa. DasDores briga com Tobi por comentarsobre a estranha visita de Zefa aoquarto de Eleutério. Candinha fazalguns comentários sobre Otávio quedeixam Maria Rita confusa. Anterodiz a Otávio que não aceita que Zecase separe de Rosinha por causa deMaria Rita. Mariana receia que An-tero aproxime Otávio e Maria Rita.Antero permite que Otávio tenteconquistar sua filha. Padre Bento ficapreocupado ao descobrir que MariaRita convidou Otávio para almoçar.Dona Ida conforta Edith por não terconseguido se casar com Marcos.Nono pede Zuleika em casamentopara tentar fazê-la esquecer Zé Ca-milo. Bertoni pensa em internarNono em um asilo para mantê-lo lon-ge de Zuleika. Otávio faz uma ora-ção e Mariana se surpreende. Zecapromete a Rosinha que vai trazer Te-rêncio de volta. Zé Camilo não con-segue convencer Terêncio a voltarpara a fazenda de Eleutério. Otáviorevela para Antero, Mariana e MariaRita que foi consagrado na religiãocristã.

Quinta-feira, 27/08/2009Otávio deixa Mariana, Antero e

Maria Rita boquiabertos ao confir-mar que fez parte de uma congrega-ção religiosa. Rosinha acorda e Eleu-tério e Zefa acreditam na sua recu-peração. Zeca teme que Rosinha nãoresista. Zé Camilo e Terêncio che-gam à fazenda de búfalos. Tobi pen-sa em um lugar onde poderia encon-trar Terêncio. O dono da fazenda debúfalos quer saber por que Zé Cami-lo e Terêncio saíram da fazenda deEleutério. Zefa conta para Rosinhaque se casou com Eleutério. Maria-na acredita que Otávio vai cuidar deMaria Rita na pensão. Zuleika ex-pulsa Bertoni de sua sorveteria eNono sai com ele. Maria Rita ficacismada com a cumplicidade de Otá-vio e Antero. Candinha questiona osuposto destino de Maria Rita eMariana fica sem saber como res-pondê-la. Dona Ida questiona MariaRita sobre seus sentimentos em re-lação a Zeca e Otávio. Aninha recla-ma com Ricardo que sente saudadesde Dona Ida. Padre Bento fica deso-rientado quando Otávio lhe diz queestá apaixonado por Maria Rita. Tobie Das Dores ficam aliviados com arecuperação de Rosinha. Antero ficasurpreso com os comentários queMariana faz sobre Otávio. Zeca afir-ma para Tobi que vai encontrar Te-rêncio e trazê-lo de volta. Zefa rezapara que Rosinha não tenha uma re-caída durante a noite. Tobi teme queZeca não consiga encontrar Terêncioe Zé Camilo. Terêncio pensa emRosinha ao ouvir Zé Camilo cantar.Rosinha vê Terêncio ao lado de suacama e desmaia.

Sábado, 22/08/2009Maya implora a Surya para que

não conte nada sobre Niraj, mas amulher de Amithab não se sensibili- Fonte: Agência Estado

za com o pedido. Opash não acredi-ta que Puja tenha feito seu própriodiscurso e conclui que Shankar deveter participado do processo. Hari diza Anusha que vai esperá-la para secasarem. Chiara conta a Ilana que vaiaceitar o pedido de casamento deMike e ir para a Europa com ele.Melissa e Tônia encontram Tarso napraia. Yvone finge querer ajudar Nan-da e procura Haroldo para tentar con-vencê-lo a dar o dinheiro a Mike.Haroldo diz a Mike que depositoumetade do dinheiro, mas o impostorexige o restante da quantia e ameaçacolocar a gravação na internet. Muri-lo comenta com Silvia que as joiasque Yvone disse ter ganhado de umadmirador foram dadas por Ramiro.Silvia decide procurar Melissa no clu-be para averiguar se Yvone se envol-veu com Ramiro. Vargas confessa aAbel que foi ele quem enviou as car-tas anônimas e Abel briga com o ami-go. Ramiro é incisivo e pede que Ha-roldo conte por que quer tanto di-nheiro emprestado. O executivo con-fessa que está sendo chantageado.

Segunda-feira, 24/08/2009Haroldo conta para Ramiro so-

bre o envolvimento de Nanda comMike. Gaby oferece sua casa paraNanda ficar. Gopal avisa a Raul queeles irão surpreender Yvone em seuquarto. Abel comenta com Ana quenão se interessa mais por Norma.Indra dá para Raul a pesquisa quefez sobre Yvone na qual a vilã constacomo procurada em Dubai, usandoo nome de Silvia Cadore. Ramiroconvence Haroldo a chamar a polí-cia. Nanda se despede de Yvone evai para a casa de Gaby. Yvone abreo cofre e fica tensa ao ver que seusdocumentos falsos não estão ali. Sil-via pergunta sobre Yvone à Melissa,que não deixa transparecer o queaconteceu entre elas. Cadore mostrapara Inês a página que Indra pesqui-sou na internet sobre Silvia Cadore.Yvone comunica a Mike que vai tro-car de hotel e esperar seu passapor-te ficar ponto para sair do país.Opash pergunta a Anusha se ela estáfeliz com seu casamento e a meninaresponde que não. Puja tenta conso-lar Hari. Ramiro descobre que Mikeestá sendo procurado pela Interpol.Manu diz a Opash que vai recuperarseu dinheiro nem que tenha que ir aoBrasil à procura de Radesh. A mãede Shivani surpreende a todos quan-do entra na festa de casamento deAnusha. Raj apresenta Maya para amãe de Shivani, que percebe que foienganada por Surya. Gopal entra noquarto de Yvone, deixando a vilã apa-vorada.

Terça-feira, 25/08/2009Gopal exige que Yvone lhe dê o

dinheiro que roubou, a obriga a auto-rizar a entrada de Raul no hotel edepois deixa os dois sozinhos noquarto. Yvone tenta arrumar descul-pas para explicar o que fez com Raule é obrigada por ele a comer um su-posto bombom envenenado. Gopale Raul se sentem vitoriosos por con-seguirem recuperar parte do dinhei-ro. Júlia vai ao cemitério levar forespara o pai e se desespera ao ver o

Caminho das ÍndiasGlobo, 21h00

túmulo de Raul aberto e vazio. A mãede Shivani aproveita um momento asós com Surya e pergunta por que ajovem a enganou. Kochi pede per-missão à mãe de Shivani para procu-rá-la fora dali. Ramiro e Cadore fi-cam perplexos com a invasão ao tú-mulo de Raul e decidem averiguar oque aconteceu. Raul fica surpreso aosaber que foi Gopal quem providen-ciou a violação ao túmulo para livraro empresário das mãos de Yvone.Ramu avisa a Shankar que Laksmiquer falar com ele. Camila é recebidacom alegria pela família de Opash. Odelegado comunica a Ramiro que játem pistas sobre Mike. Yvone contaa Mike que Gopal e Raul pegaram odinheiro e os documentos falsos.Ashima, Indra e Suellen descobremque Raul não morreu. A mãe de Shi-vani avisa a Bahuan que uma pessoada família de Raj sabe que Niraj é seufilho.

Quarta-feira, 26/08/2009Bahuan se preocupa com o que

pode acontecer à Maya. Indra resol-ve procurar informações sobre Raulna internet. Yvone pede dinheiro aMike para sair do país. Chiara contaa Ilana os planos de Mike para elesviajarem, sem saber que o noivo éum impostor. Norma esnoba Abel aoatravessar a rua, deixando o guardaintrigado. Mike manda fechar a con-ta do hotel e avisa a Chiara que elesviajarão. Raul comunica a Gopal quenão deixará o Brasil sem encontrarCadore e planeja como verá o pai.Sonya tenta fazer com que Deva de-sista da viagem ao Brasil, mas a indi-ana insiste em resgatar o dinheiro dodote que Radesh roubou. Opash ficasabendo que Laksmi vai sair e resol-ve seguir a mãe. Kochi combina umencontro com a mãe de Shivani. Raulse disfarça para observar Cadore sairde casa. Beca e sua turma se prepa-ram para sequestrar Ramiro. Indraconta a Suellen que Raul saiu do ho-tel, reforçando a suspeita do indianoem relação ao empresário. Suellen diza Aída que tem um catador de papelna rua igual a Raul Cadore. Yvonedescobre que Mike fugiu. Tarso ob-serva, com um binóculo, a turma deBeca. Ramiro resolve caminhar. Tar-so tenta impedir que Ramiro saia decasa, mas ele não lhe dá ouvidos. Becapega Raul por engano e uma dasmeninas da turma percebe a troca.

Quarta-feira, 26/08/2009A amiga de Beca grita para ten-

tar avisá-lo sobre o engano, masele acaba sequestrando Raul. Ra-miro liga para a polícia. Tarso re-conhece a amiga de Beca e a acusade ser cúmplice, mas o policial nãoleva a sério seu depoimento. Becadescobre que sua amiga foi pegapela polícia. Mike embarca paraMiami com Chiara. Suellen comen-ta com Aída e Dario que Beto, ca-tador de lixo do bairro, é muitoparecido com Raul. Yvone vai àcasa de Silvia, se coloca como ví-tima, e finge querer se reaproxi-mar da amiga. Haroldo conta aMurilo que Eric e Mike são a mes-ma pessoa. Beca diz a Júlia quesequestrou Ramiro. Kochi pede

para a mãe de Shivani convencerBahuan a desmentir qualquer afir-mação de Surya sobre a paterni-dade do filho de Maya. Júlia pedepara falar com Ramiro e Beca con-corda, sem saber que sequestrouRaul por engano.

Quinta-feira, 27/08/2009Cadore comenta com Ramiro

que há muito tempo Tarso sinali-zava que havia pessoas vigiando acasa e que a jovem que estava como empresário fazia parte do gru-po. Tarso diz a Sheila que o paidele era o alvo dos bandidos.Opash fica surpreso ao ver Laks-mi entrar na casa de Shankar. Laks-mi pede a Shankar que não apoiePuja. Opash interrompe a conver-sa de Shankar com Laksmi e ostrês discutem. Raj informa a Inêse a Cadore o nome do hotel emque Gopal está no Brasil. Inês re-solve ir atrás do indiano, mas Ra-miro a impede dizendo que vai fa-lar com a polícia. Gopal deixa re-cado no celular de Raul avisandoque não vai esperá-lo para embar-car. Deva e Sonya chegam ao Bra-sil. Manu decide que Komal irá aoBrasil atrás de Deva. Abel fica comraiva da saudade que sente de Nor-ma. Castanho explica a Ramiroque Tarso tem contato com a rea-lidade e, por isso, acredita nas in-formações que ele deu. Gopal en-via o último recado para Raul di-zendo que deixou sua passagem eescondeu o dinheiro embaixo docolchão.

Sexta-feira, 28/08/2009Raul fica angustiado ao perce-

ber que irá perder o voo para aÍndia. Murilo comenta com Silviaque se sente aliviado por Ramironão considerá-los mais suspeito deter fechado a conta de Raul. Júliadiz a Beca que está ansiosa parase encontrar com Ramiro. Yvoneliga para Silvia, dizendo que rou-baram seus documentos e dinhei-ro no hotel e pedindo ajuda paravoltar à Espanha. Yvone manipu-la um kit de cosméticos indiano eenvia para Melissa, como vingan-ça pela surra que levou. Ramirofica sabendo por Murilo queMike viajou para Miami. Gabyincentiva Nanda a reagir contra asdecisões de Haroldo e lutar pelosseus direitos. Gaby supõe queGopal é o indiano cúmplice deMike. Chanti comenta com Lei-nha sobre sua preocupação comGopal, que está sendo procuradopela polícia. Aída observa o inte-resse que Marcelo demonstra porLeinha. Deva revela a Sonya queelas estão hospedas no mesmo ho-tel de Namit, segundo informa-ção da falsa mãe de Radesh. Pan-dit conta para Opash que os as-tros dizem que apenas uma desuas noras está grávida, e o co-merciante pensa imediatamenteque Camila está mentindo. Opashreúne a família e revela que um deseus netos não existe. Júlia entrano cativeiro de Raul.

car desesperado e começarpelo controle do seu orçamen-to, organizando suas contasfazendo uma lista com as re-ceitas e as despesas. Inserimosuma tabela para ilustrar comovocê poderá fazer o seu orça-mento.

O próximo passo é relacionar num papel todas as receitas edespesas, para isso construa uma tabela como, por exemplo:

Desta forma você poderá ter um controle melhor do seuorçamento e certamente estabelecerá metas para poupar erealizar no futuro os seus sonhos.

Page 11: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

Livros

O Artífice(Richard Sennett)

11

Site Recomendado

Você gosta de estar por dentro das novidades do mundodos automóveis. No site www.carroonline.terra.com.brvocê confere notícias, reportagens, entrevistas, lançamen-tos, testes, comparativos, vídeos, curiosidades e muitomais. Acesse!

www.carroonline.terra.com.br

A paralisia pela análise

A primeira e uma das mai-ores armadilhas no processode tomada de decisões é achamada “analysis paraly-sis” como se diz em inglês,ou seja a paralisia pela análi-se. Isso ocorre quando, em vezde decidir, ficamos buscandodados e mais dados, análisessobre análises, postergando adecisão indefinidamente.

A segunda armadilha é, aocontrário da primeira, nãobuscar dados e nem fazeranálise alguma, tomando a de-cisão com base exclusiva nofeeling ou no sentimento quese tem da situação.

A terceira armadilha é nosfixarmos apenas nas primei-ras informações que recebe-

mos e confiarmos demasiada-mente nelas, sem buscar no-vas evidências. A quarta ar-madilha nos inclina a perpe-tuar erros do passado em fun-ção dos valores já investidos.Como já investimos muito numprojeto, não temos coragem deacabar com ele, o que seria adecisão correta. A quinta ar-madilha é o excesso de confi-ança. É quando existe umaexagerada crença em nossacapacidade de prever, no fu-turo, quais são, na verdade,pouco previsíveis.

A sexta armadilha é o ex-cesso de prudência que pode nosfazer tomar decisões acanhadasdemais e subestimar nossa ca-pacidade de realização.

A sétima armadilha é nãolevarmos em conta brigas in-ternas de nossa organizaçãoe tomarmos decisões em fun-ção de pressões grupais.

A oitava armadilha é bus-car apenas evidências quecomprovem nossa opinião,sem dar o peso devido a opi-niões contrárias.

A nona armadilha é o au-toengano, quando buscamos

Professor Marins - antro-pólogo, consultor e conselhei-ro de empresas nacionais e in-ternacionais, palestrante, autorde diversos livros, dentre elesAdministrar Hoje (10ª edição),Homo Habilis-você como empre-endedor, Profissão: Vencedor.Apresenta o programa “Moti-vação & Sucesso” na Rede Vidade Televisão aos domingos das19h30 às 20h00.

Professor Luis Marins*

Ricardo Gallo, da Folhade S.Paulo

Imagine uma universidadesem salas de aula, horário deentrada nem conversa no fun-dão. Professor, só pela tela docomputador. E você estudaonde e a hora em que quiser.

Interessado? É a graduaçãoà distância, modalidade quecresce em ritmo vertiginoso nopaís e oferece cerca de 1,5milhão de vagas em 145 insti-tuições, cerca de 70 das quaispúblicas.

Apenas entre 2007 e 2008,o número de alunos quase do-brou; saiu de 397 mil para 761mil, a participação dessa mo-

Número de matriculados em graduação adistância dobrou entre 2007 e 2008

dalidade no ensino superior sal-tou de 4,2% para 7,5%.

Se entrar é fácil, desistirtambém: a evasão chega a 70%em alguns casos. Segundo co-ordenadores de cursos, só vaibem nesse tipo de curso quemé organizado, disciplinado e temconcentração para conseguirestudar em casa ou no traba-lho.

Essa é uma das razões paraos cursos de graduação à dis-tância atraírem um públicomais velho do que o do vesti-bular de cursos convencionais.Cerca de 68% dos alunos têma partir de 25 anos, aponta cen-so de 2008 da Abed (Associa-ção Brasileira de Educação a

Distância).É o caso de Renato Igná-

cio, 47, de Ribeirão Preto (SP),que voltou a estudar após lar-gar duas faculdades e não que-ria trocar a convivência famili-ar pela sala de aula. Ou de Ire-ne Lício, 57, que diz aprendermelhor com o estudo individu-al. Ignácio estuda sistemas deinformação na UFSCar (fede-ral de São Carlos); Irene, ad-ministração na Anhembi Mo-rumbi.

Os dois dizem se empenharporque estudar pouco, na edu-cação à distância, é fracassocerto. “Quem pensa que o cur-so é de final de semana se dámal. Nosso aluno tem de estu-

dar ao menos 24 horas sema-nais”, diz Daniel Mill, coorde-nador de educação a distânciada UFSCar, que, no último ves-tibular, ofereceu 650 vagas emcinco cursos. As inscriçõesneste ano começam em dezem-bro.

Para Ignácio e Irene, o rit-mo puxado torna o aprendiza-do do aluno mais consistente.“Você aprende a raciocinar. Oconhecimento se solidifica”,diz ele, que estuda de madru-gada. “No presencial, divaga-se mais.”

Em 2007, o Enade (examedo Ministério da Educação queavalia universitários) revelouque alunos de cursos a distân-cia se saíram melhor do que osde presenciais em sete de 13áreas em que houve a compa-ração.

Mas não é sempre que edu-cação a distância significa qua-lidade: em 2008, o MEC man-dou desativar 1.337 pólos deeducação a distância no país,há mais de cinco mil.

AulasNo ensino a distância, as

aulas são em vídeo ou commaterial didático disponibiliza-do na internet. Dúvidas são ti-radas on-line com o profes-sor ou nos pólos, espécie defiliais da instituição, ondeocorrem as provas.

informações e dadosirrelevantes quando sabemosque são de pouco valor paraa solução do problema pre-sente.

A décima armadilha é re-petir decisões passadas semlevar em conta as mudançasque ocorreram até o presen-te.

As pesquisas mostramque mais da metade das de-cisões nas organizações têmsido desastrosas. Pense nes-tas 10 armadilhas e analisecomo é o processo de toma-da de decisão em sua orga-nização e veja se você mes-mo não tem caído nestas ar-madilhas. Pense nisso. Su-cesso!

desejo nos é negado. Em umaabordagem original, Sennett ex-pande o conceito de “artesana-to” e impressiona ao mostrar oquanto é possível aprender so-bre si mesmo por meio do atode produzir manualmente.

Preço: R$ 49,90Este livro você encontra nas

principais livrarias do país e nainternet.

Em seu mais ambicioso li-vro, Richard Sennett - um dosmais importantes intelectuaiscontemporâneos - explora otrabalho manual não industria-lizado. Ele conecta o esforçofísico a valores éticos e discorresobre o desejo de fazer as coi-sas da melhor maneira possí-vel e sobre a frustração e osdanos causados quando esse

Atenção - Pai de Santo: “Baba Ori-Lécé” atende:

Orientação espiritual p/ negócios.Limpeza e energização de comér-cio indústria. Abertura de caminhos,banhos c/ essências p/ negócios, po-sitividade, atrativos p/ amor, e etc...(Jogo de Búzios), Benzimentos grá-tis, c/ hora marcada – sigilo absolu-to . Fone: (19) 3494-0147, (19)9686-8751 e (11) 9816-0691ou RuaAbrão Zaidam Maluf, 56 M - Jd.Santa Rita de Cássia ( próx. ao tre-vo para Elias Fausto).

Page 12: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 12

Queijo parmesão é garantia bancária na ItáliaDa France Presse

Na Emilia Romana, centro daItália e pátria do parmesão, osempréstimos bancários concedi-dos aos agricultores são garan-tidos por fornadas de queijo par-mesão, depositado nos bancosenquanto alcança o ponto ideal.

O sistema, único no mundo,nasceu nos anos 50 e no séculoXXI ainda é utilizado por quatrobancos desta região da Itália: o

Felizmente depois de umlongo período de férias esta-mos de volta às aulas! Mo-mento de grande alegria foirever os alunos, cheios deenergia e saudáveis! Tere-mos, escola e família, que fa-zer um trabalho coletivo paraobjetivarmos, ainda mais, aaprendizagem de nossas cri-anças! Recentemente, tive a

Feijão Abaporu de CapivariIngredientes: 500g de feijão vermelho cozi-

do com uma folha de louro, até que os grãosfiquem bem macios

2 colheres (sopa) de óleo vegetal250g de linguiça calabresa fresca, sem as

peles, desmanchados com um garfo1 cebola picada6 dentes de alho picados500g de mandioca descascada, cozida e pi-

cada em cubos pequenos1 maço de escarola bem lavada, bem seca e

cortada em tirinhas pequenasSal a gosto

Preparo: Mantenha o feijão já cozido e cremosoem fervura moderada. Coloque o óleo na panela pre-viamente aquecida; frite a linguiça no óleo, deixan-do-a macia e sem que escureça demais; junte a cebo-la e o alho, até que murchem. Acrescente a refoga detemperos ao feijão, mexa delicadamente e junte a man-dioca cozida em cubos; mexa mais uma vez e deixevoltar a ferver. Tempere com sal, mexa e acrescente aescarola; mexa mais uma vez e retire do fogo. Sirvabem quente, acompanhado de arroz.

Renato Bueno Do G1em São Paulo

Se você sempre pensou emtrabalhar com games, é bom sa-ber que dominar os segredos de“Winning eleven” e passar a vidaem “Final fantasy” não sãoatalhos garantidos nessemercado. Os produtores das prin-cipais empresas de games no Bra-sil avisam: além de gostar muitode jogar, é preciso ter uma boaformação e trabalhar bastante. Odesenvolvimento de jogos noBrasil está longe de ser compa-rado com os maiores produtoresdo mundo, como Japão e Esta-dos Unidos. Mas, recentemente,o crescimento de jogos on-line eo avanço de portáteis como iPho-ne e Nintendo DS mostram que aindústria vem se desenvolven-do. Enquanto isso, a Ubisoft,uma das maiores produtoras domundo, abre escritório no Brasil,e a Tectoy, com sede em Campi-nas, desenvolve jogos para seupróprio videogame, o Zeebo.

TectoyQuem associa automatica-

mente o nome Tectoy aos “ante-passados” videogames MegaDrive e Master System pode es-tar perdendo de vista os avan-ços mais recentes da empresa. ATectoy Digital, com sede em Cam-

Produtores de games dão dicas paraquem sonha em trabalhar na área

pinas, vem desenvolvendo eadaptando jogos para os portá-teis iPhone e Nintendo DS, alémde telefones celulares tradicio-nais.

Em 2008, a empresaanunciou o Zeebo, videogame produzido no Brasil que não uti-liza cartuchos ou DVDs: os jo-gos são transmitidos via down-load a partir de uma rede comconexão 3G.

André Penha, gerente geralda Tectoy Digital, diz que o Ze-ebo está ajudando a desenvol-ver um mercado de games inter-no no país, que tem bons pro-fissionais da área. “Estamossempre de olho em novos pro-fissionais”, disse.

Um dos segredos para o bomprofissional, diz Penha, é terconsciência do processo de de-senvolvimento de um game, enão querer simplesmente fazerum superprodução.

Profissional brasileiro“O brasileiro é criativo, as-

sim como o norte-americanotambém é. Os profissionais quevêm das escolas são bons pro-gramadores, mas é preciso en-tender o processo de desenvol-vimento.”

Desafios ”As produções de jogos,

Andréa Baggio Amaral*

[email protected]

* Psicológa Clínica, Mestreem Educação, Professora Uni-versitária da Cnec e do ColégioPiracicabano e presta assesso-ria às empresas na área de RH.

Jardins de inverno

Os jardins de inverno podemtornar a decoração de sua casaainda mais encantadora e acon-chegante. É essencial que o es-paço onde você pretende proje-tar um jardim de inverno sejaanexo a um ambiente interno da

casa. Pode ser uma varanda, oterraço ou uma área construídaespecificamente para ser o jardimde inverno. Além do espaço, épreciso prever iluminação, clima-tização, revestimento de piso emobiliário especial para decora-ção de jardim. Se você mora emapartamento, uma ótima opção étransformar a varanda ou sacadado apartamento em um jardim deinverno anexo à sala de estar, porexemplo. Dependendo do tama-nho da varanda, você pode in-cluir um banco de madeira comvários vasos cerâmicos e florei-ras em madeira com flores e fo-lhagens. Dependendo da estru-tura e altura da varanda, pode-setambém acrescentar uma luminá-ria artesanal. Caso você resida emuma casa que tenha um espaçomaior para criar um jardim de in-verno, você pode criar mais de

Marcelo Pacheco

[email protected]

Marcelo Pacheco é Arquiteto

hoje, são bem vistas. Nós perce-bemos que a carreira é promisso-ra, o mercado está melhor do quesempre foi. Mas ele ainda temmuito o que melhorar. São neces-sários três pilares: integraçãocom a academia, desenvolvimen-to do mercado interno e integra-ção do mercado.”

Dicas”Em tempos de Google, an-

tes de partir em busca deuma carreira, pesquise sobre,corra atrás. A indústria de desen-volvimento de jogos é depen-dente de dinheiro e de projetos. Portanto, qualquer jogo deve sepagar. Não vá tentar fazer umasuperprodução logo no início.”

Vagas abertas“Estamos sempre de olho,

porque as oportunidades pas-sam muito rápido. Nós procura-mos quem tenha mandado currí-culo. Não é difícil contratar emCampinas, que é uma fonte mui-to boa de profissionais.”

Perfil “Procuramos quem está termi-

nando ou terminou o curso, temfluência em inglês, capacidade deanálise crítica. No geral, éaquela pessoa que gosta de de-safios, e entende que ele tem mui-to o que aprender ainda.”

oportunidade de ler um textointitulado “Lição de casa paraos pais”. O artigo apresentaas dez principais descobertasdos especialistas sobre quan-do e como os pais podem aju-dar a despertar nos filhos odesejo pelo saber, por novosconhecimentos e, assim, ad-quirir um melhor desempenhoescolar. Para tanto, ter livrosem casa colabora com a mo-tivação pela leitura. Desper-tar o interesse para leitura co-labora, também, com o racio-cínio e a linguagem. Então,junto dos livros é importantereservar um lugar tranqüilopara os estudos, de forma afavorecer a concentração e aaprendizagem. De igual for-ma é útil que os pais verifi-quem as tarefas dos filhos,sem, contudo, dar as respos-tas certas. É saudável as cri-anças terem um tempo livre,

isto é, depois da escola, darealização das tarefas, do es-tudo diário para as provas etrabalhos. Este tempo é impor-tante para descansar e se or-ganizar. Outro aspecto muitoimportante é a reunião dospais. Freqüentá-la dará paraa criança uma idéia de comoos pais reconhecem a impor-tância dos seus estudos, as-sim como, manter um diálogocom a escola e monitorar oboletim revela que cada umtem o seu trabalho: os paistem sua profissão, os filhosestão se preparando para elae a escola oportunizando aaprendizagem e as relaçõesinterpessoais.

Banco Agrícola Mantovana(MPS), o Popolare di Verona, oPopolare dell’Emilia Romagna eo Credem (Crédito Emiliano), queabrigam mais de 400 mil formasde parmesão. A forma de parme-são, que pesa 40 quilos e vale300 euros, amadurece após doisanos da fabricação.

“Durante os dois anos, osprodutores devem enfrentar osdiversos gastos e continuar pa-gando os fornecedores. Para per-

mitir o acesso ao financiamentonecessário, os bancos da regiãode vocação agrícola decidiramcriar depósitos para parmesão”,explica William Bizzarri, diretorgeral da Magazzini Generali delleTagliate (MGT), uma empresafundada pelo Credem em 1953.

Os depósitos servem ao mes-mo tempo de garantia para os cré-ditos. Se o cliente não pagar ocrédito, o banco recupera o va-lor vendendo o queijo.

uma utilidade para o mesmo am-biente. Por exemplo: em uma gran-de varanda coberta, pode-se ins-talar uma sala de estar com jardimde inverno. Ou, ainda, criar um ane-xo nos fundos da residência, pró-ximo à área de cozinha com umapérgula de madeira coberta comtelhado de vidro, onde você pos-sa acrescentar uma sala de almoçopróximo ao jardim de inverno. . Vocêpode decorar o jardim de invernousando vasos suspensos comcipó-uva, violeta pendente e rosá-rio. Independente do tamanho doambiente disponível, para adaptaro jardim de inverno é importanteprever boa iluminação, ventilaçãoe climatização adequada para o anointeiro. Providenciar uma saída deágua (torneira) no ambiente tam-bém é importante.

Receita de: Fernando Kassab

Page 13: Edição 156 de 22/08/2009

Nova tecnologia alemã permite“imprimir” baterias

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

Dante Pazzanese desenvolve 1ºcoração artificial implantável

ONU vê futuro problemático semacordo sobre clima

Da Folha Online

O fracasso em agir rapi-damente para combater asmudanças climáticas podeprovocar o aumento da violên-cia e uma grande instabilida-de no mundo, uma vez que ospadrões climáticos globaismudam drasticamente, disse osecretário-geral da ONU, BanKi-moon.

“Se nós falharmos em agir,a mudança climática vai inten-sificar as secas, as enchentese outros desastres naturais”,disse Ban em um fórum pró-ximo de Seul, que acontecesemanas antes de uma con-

Do Terra

Pesquisadores do Institu-to de Pesquisa para Nano-sistemas Eletrônicos, afiliadoao conceituado InstitutoFraunhoffer, na Alemanha,desenvolveram um novo tipode bateria que pode ser “im-pressa”. O produto poderáser usado em eletrônica em-barcada em uma infinidadede objetos, de smart-cards debancos a cartões de aniver-sário eletrônicos.

A bateria é composta porvárias camadas ensanduicha-das, com um ânodo de zincoe um cátodo de manganês,impressas com uma técnica

13

Cláudia Collucci, da Folhade S.Paulo

O hospital estadual DantePazzanese, em São Paulo,inaugurou um centro de enge-nharia do sistema cardiovas-cular, que, entre outros proje-tos, vai desenvolver o primei-ro coração artificial implantá-vel com tecnologia nacional.

O aparelho ajudará pacien-tes com insuficiência cardíacaavançada e que precisam deum transplante, até que surjaum doador compatível. Ele nãosubstitui o coração natural, mastrabalha ao lado dele.

Segundo o cirurgião cardí-aco Jarbas Dinkhuysen, che-fe da seção de transplantes doDante e professor da Unifesp(Universidade Federal de São

Quando você viaja, não precisa levar junto aspreocupações com a preservação de seupatrimônio e de sua família. Deixe que nósnos preocupamos por você. Faça seguro!

Fone: 3491-5633Rua Padre Fabiano, 411- Centro - Capivari/SP

MICHELAN CORRETORADE SEGUROS LTDA.

Paulo), há muitos candidatosa transplantes que chegam aum estado tão crítico que mor-rem em poucas horas ou dias.

“Se a gente implanta umaparelho desses, resgatamoso paciente e fazemos o trans-plante quase que em situaçãoeletiva.” Ele conta que, naEuropa, um paciente conse-guiu esperar, com um coraçãoartificial similar, oito anos atéo transplante.

No Brasil, mais de 50%dos candidatos a transplantecardíaco morrem na fila de es-pera. Se o país já contassecom essa tecnologia, a estima-tiva é que 80% dos pacientesseriam resgatados e, desses,80% conseguiriam esperar,com qualidade de vida, umtransplante.

semelhante ao silk-screen. Atensão elétrica (popularmen-te conhecida como volta-gem) é de 1.5 volts, e váriasbaterias podem ser combina-das em série para a obten-ção de tensões maiores.

Completa, a bateria temmenos de um mm de espes-sura, e seu processo de pro-dução permite que seja im-pressa em vários tamanhos,o que é crucial já que quantomaior a área, maior a capa-cidade. Como toda bateria,ela tem uma vida útil limita-da, e é recomendada para usoem eletrônicos “descartá-veis”.

O processo foi criado por

uma equipe liderada peloProf. Dr. Reinhard Bau-mann, acompanhado de pes-quisadores da UniversidadeTécnica de Chemnitz (TU-Chemnitz), também na Ale-manha, e da MenipposGmbH, uma empresa espe-cializada em eletrônicos “im-primíveis”.

As primeiras baterias jáforam produzidas em escalade laboratório, e os pesquisa-dores trabalham agora naprodução em escala comer-cial. Espera-se que os primei-ros produtos baseados nasnovas baterias imprimíveischeguem ao mercado já nofinal neste ano.

ferência do próprio secretário-geral sobre as mudanças cli-máticas, em setembro.

“A falta de água vai afe-tar centenas de milhões depessoas. A subnutrição vai tra-gar grandes partes do mundoem desenvolvimento. As ten-sões vão piorar. A instabilida-de social, incluindo a violên-cia, pode acontecer”, afirmouBan no evento em Incheon.

As emissões de gases cau-sadores do efeito estufa sãoconsideradas a principal cau-sa para o aquecimento global.Os países vão se reunir emCopenhague em dezembropara trabalhar em um novo

O coração artificial, expli-ca Dinkhuysen, também po-derá beneficiar pacientes emestado grave que não têm in-dicação de transplante, apa-relho é implantado em cará-ter definitivo. Outro uso é nasmiocardites (inflamação agu-da do coração).

Segundo Aron Andrade,engenheiro biomédico do Dan-te, o novo centro desenvolve-rá uma bomba de sangue cen-trífuga semi-implantada, umequipamento que ofereceráuma ajuda temporária aos pa-cientes submetidos a cirurgi-as cardíacas complexas, au-xiliando no bombeamento dosangue até que o coração serecupere.

O projeto conta com re-cursos da Fapesp e do CNPq.

acordo climático global parareduzir as emissões que subs-tituirá o Protocolo de Kyoto,que termina em 2012.

Ban, que considerou a mu-dança climática um tema fun-damental para a humanidade,pediu que líderes mundiaisatuem rapidamente para queum acordo possa ser alcança-do em Copenhague.

Representantes de 180países se reúnem em Bonn,Alemanha, para negociar so-bre o clima, em meio a aler-tas de que o tempo está pas-sando para que um acordobastante completo seja con-cretizado até o fim do ano.

Page 14: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 14

Adriana Cabelo e Estética: Novo endereço para melhor atender seus clientes!

Reinauguração!

Corte, hidratação e tintura, grátis uma escova! BSK – 50% de desconto, à vista!A cada quatro escovas programadas dentro do mês, você ganha a QUINTA!

Pé e mão, grátis esfoliamento e massagem nos pés!Escova de Pedras Preciosas com 50% de desconto!

Aceitamos cheque pré datado com 10% de desconto!

Agora em novo endereço com estacionamento para clientes e avulso:Rua General Osório, no. 380 - Centro – Capivari - SP

Fone: (19) 3492-2501

DESTAQUE

Fachada da clínica Adriana Cabelo e Estética Equipamentos com qualidade e conforto Salão personalizado com atendimento de primeira

Recepção

Um convênio foi assinadopelo Governo de Capivari, nodia 10 de agosto, na Sede doDepartamento Regional deSaúde em Piracicaba, para re-

ceber recursos estaduais paraa construção de uma Unida-de Básica de Saúde no BairroJardim Santa Rita. Foi solici-tado ao Deputado Roberto

Felício o valor de R$ 150 milque será aplicado na obra eatenderá as necessidades dosmoradores daquele bairro, umdos mais distantes do centro

do município. Como a verbasolicitada pelo prefeito, LuisCampaci, para a construção erade R$ 200 mil e a emenda é deR$ 150 mil a prefeitura tam-bém entrará com uma parte dosrecursos para a construção.

De acordo com a morado-ra Maria do Carmo Silva, aconstrução desta UBS é umareivindicação antiga da comu-nidade local.

“Estamos muito felizescom a atenção do PrefeitoCampaci e do vice Júnior Pa-checo ao nosso bairro. Espe-ramos que as melhorias con-tinuem e que esta obra saia omais rápido possível, pois éuma necessidade emergenci-al”, relatou.

A nova UBS contará comrecepção, sala de pré e pósconsultas, sala de consultas,sala para reuniões, sala deinalação, copa, despensas euma sala especial para aguarda-civil.

“Entendemos que a soli-citação do prefeito era maisdo que justa e encampamosa proposta. Esperamos queesta unidade básica de saúdeatenda as necessidades detodos”, completou RobertoFelício .

O prefeito lembrou queno início do ano reuniu-secom os moradores do bairroe pediu que eles fizessemuma lista de prioridades e aUBS era uma das necessida-

des mais emergenciais apon-tadas pelos munícipes.

“Estamos seguindo esta lis-ta de prioridades feita pelosmoradores e gradativamentecontribuiremos para melhoriade qualidade de vida dos mo-radores do Jardim Santa Ritade Cássia”, disse.

O Secretário Ermeson disseque as expectativas são de quea verba para a unidade seja li-berada ainda neste ano: “Assimque os recursos forem liberadosabriremos os processos de lici-tação e começaremos a obra 60dias a partir da conclusão des-tes processos. Acredito que estaunidade seja entregue rapida-mente aos cidadãos de Capiva-ri”, afirmou o Secretário.

Convênio assinado garantirá construção de Unidade Básica de Saúdeno Jardim Santa Rita

Page 15: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

Vende / Aluga / Compra (-se)

15

Carros

Ideal para Escritório ou Con-sultório. Estacionamentopara clientes e rampa parapessoas especiais. Ver à RuaAntônio Pires, 362 - Centro,ou pelos fones:(19) 3491-1413 ou (19) 3894-6055.

VAGAS / EDITAL

SALACOMERCIAL

ALUGA-SE

Aluga-se apartamento na PraiaGrande p/ 12 pessoas na Aveni-da do Forti. Tratar pelo fone 3491-1903 com Rubens Costa.

Bolos decorados – Alpino, Sen-sação, Prestígio, Brigadeiro,Sonho de Valsa, Frutas, Babade Moça, Clássico de nozes,Floresta negra, Trufado commorango, Mousse de chocola-te, Mousse de maracujá, Bolosdiet, também salgadinhos, do-cinhos e kit para festa escolarde seu filho, Rua Otávio Alvesde Souza, 130 (Residência),fone: 3492-3094 – Nádia.

Vende-se Casa nova no JardimElisa: 2 quartos, sala, cozinha,banheiro, edícula e garagem p/dois veículos. Temos tambémcasa no Padovani e Rafard. Fone:(19) 3492-3456, (19) 9190-7160ou (19) 9190-6812.

Vende-se - Casa na Av. Brigadei-ro Faria Lima, 388 – Vila Fátimacom dois dormitórios, sala, cozi-nha, banheiro, lavanderia e quin-tal. Tratar direto com o proprie-tário pelo fone: 3491-6780.

Precisa-se - Motorista com ca-tegoria D para entrega na região,salário fixo mais benefício. Tele-fone para contato 3492-1004 ou9362-9111.

Revenda - Você está pensando emalgo para aumentar a sua rendafamiliar, seja um revendedor(a) detrufas, cones trufados, pão de mel,alfajor, onde você pode revenderpara seus vizinhos, amigos facul-dades, escolas ou em qualquer ou-tro local. Produtos de qualidade esaborosos. Rua Otavio Alves deSouza, 130 - Santa Rosa - Fone:3492-3094 falar com Nádia.

Vende-se - Terreno (plano) na ruaPadre Haroldo, 300m² (12x25).Fone: 3491-3200 ou 8152-7175.

Vende-se ou troca-se casa (so-brado) na Vila Clemente comcasa térrea ou chácara no Can-cian. Sobrado c/ sala, cozinha, 4quartos sendo 2 suítes, 1WC soci-al, garagem p/ 2 carros, churras-queira e portão eletrônico c/ câme-ra e cerca elétrica. Tratar c/ Fabia-na, Fone: 3492-2939 – 9175-3420.

Vende-se. Terreno (plano), ruaPadre Haroldo, 300m² (12x30).Fone: 3491-3209 ou 8152-7175.

Aluga-se - Salão com vista pa-norâmica, amplo estacionamen-to para casamentos, batizados,bodas, aniversários e eventos deconfraternização. Telefone paracontato 3491-1617 ou 9110-6113.

Vende-se casa nova com habite-se, 182m² de construção, terrenode 653m², jogo de sala e cozinhaembutido. Valor R$ 230 mil. A 600metros da praça central. Fone:3492-5646 ou 9745-2610.

Vende-se Versalles Guia 2.0, ál-cool original, ano 93, aceitomoto. Valor R$ 9.000. Fone: 3492-5646 ou 9745-2610.

Vende-se. Kit SKY pré pago (01receptor, 01 controle e 01 ante-na) com manual do equipamentoe nota. Valor R$ 150,00. Tratarcom Simom, (19) 3491-4812.

Vende-se. Um terreno 250m² qua-dra 8 – lote 17, Rua dos Flambo-yants, bairro Jardim Santa Ritade Cássia. Tratar pelo telefone(19) 3245-2404 ou 3245-7201, fa-lar com Julio César.

Se você precisa de uma linha te-lefonica comercial e quer eco-nomizar não perca a oportunida-de. Linha controle 80 por 42,89sem taxa de abilitação. 03 a 31agosto somente. Rosangela Qua-gliato (consultora de vendas) - (19)8132-5689 ou 3491-6084 (noite).

Vende-se - Terreno no Jardim SãoPedro, 356m² - Rua 09 (esquina).Tratar pelo fone: 9128-5097 ou9346-4040.

Vende-se - Gol Bola, ano 97 – MI,branco, álcool. Tratar com Lean-dro pelo tel. (19) 81-01-0913.

ABANDONO DE EMPREGOComparecer no departamento pessoal da empresa ALEX ZUIN BRA-GION-ME, situado nesta cidade de Capivari a Rua Padre Haroldo,45 – Bairro Flamboyant, no prazo de 48 horas, em conformidadecom o artigo 482 letra I da CLT, por estar ausente do serviço oseguinte funcionário: JONAS MIKE CORREA DA SILVA CTPS nº72695 e série 00307. (22/08)

Faço limpeza de lotes, chácarase jardins, tenho ferramentas emáquinas próprias, que não pre-cisam utilizar energia elétrica.Tratar pelo tel. 3491-5299 ou pelocel. 8178-3735 falar com João Ba-tista da Rocha.

Vende-se. Escort XR3, ano 89.cor vinho à álcool. Tratar pelofone: 9814-8522 ou 9209-6567.

Vende-se - Violão Preto maci-ço, 21 trastes, 12 cordas, elé-trico, 4 bandas, feito por LU-THIER. Valor R$ 650,00. Fone:(19) 9146-4826 (Sérgio)

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO

“Este santo mártir é sempre invocado para a solução de negócios urgentes, eque uma demora poderá prejudicar. É o santo da penúltima hora, aquele cujaresposta é imediata, mas que exige o que lhe é prometido imediatamente, semdemora. Pedido: Que a intercessão do glorioso Santo Expedito me recomente,oh! Meu Deus, junto a Vossa bondade o que os meus próprios méritos sãoimpotentes para alcançar.Glorioso Santo Expedito, honrado pelo reconhecimento daqueles que o invocamna última hora e para negócios urgentes, eu vos suplico que obtenha da bondademisericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (falar o dia e o mês),graça que com toda submissão, solicito da vontade divina. (P.A.C.)

Sindicato dos Empregados no Comércio deCapivari, Piracicaba e Região

Rua: Barão do Rio Branco, 460 - Centro - Capivari/SP - Fone: (19) 3491-7106 - CEP 13.360-000CGC: 00.135.628/0001-02 - R. Sindical: 46000.004041/95 - Cód.Sindical 005.133.90822-5 – SRT 02573

SITE: WWW.SECCPR.COM.BR E-MAIL: [email protected] FAUSTO - E-MAIL: [email protected] MONTE-MÓR - E-

MAIL: [email protected]

Base Territorial: Capivari; Piracicaba; Rafard; Mombuca; Elias Fausto; Cardeal; Monte Mor; Cerquilho; Jumirim,Laranjal Paulista; Laras; Maristela; Tietê; Águas de São Pedro; Charqueada; Guamium; Ibitiruna; Paraisolandia, Rio

das Pedras; Saltinho; Santa Maria da Serra; Santa Terezinha de Piracicaba; São Pedro e Tupi.Sub-sedes: Elias Fausto/SP - Rua 21 de Abril, 62 - CEP. 13.350-00 - Fone (19) 3821.1939

Monte-Mor/SP - Rua 25 de Janeiro, 48 - CEP. 13.190-000 - Fone (19) 3889.2220Rio das Pedras/SP. Rua Prudente de Morais, 566 - Sala: 5 - Fone (19) 3493.3948

EDITAL DE CONVOCAÇÂO DE ASSEMBLÉIA GERAL

O Presidente da entidade supra, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convocatodos os integrantes da categoria de sua base territorial para participarem da AssembléiaGeral, a ser realizada as 19:00 horas nos dias citados : 04 de Setembro de 2009 de em Capivari-SP na Rua Padre Fabiano nº413, Centro; no dia 08 de Setembro de 2009 em Elias Fausto naRua 21 de Abril nº. 62 Centro e no dia 09 de Setembro de 2009 em Monte Mor na Rua 25 dejaneiro n º48 - Centro, a fim de deliberarem sobre a ordem do dia: A) apresentação, discussãoa aprovação da pauta de reivindicações a ser apresentada junto ao patronal para o ano de 2009/20010. B) discussão e deliberação dos porcentuais, bem como a forma e prazo para descontoem folho de pagamento dos abrangidos pela norma coletiva, das contribuições Assistenciaise para o custeio confederativo (Constituição Federal. Inciso IV do artigo 8º), inclusive a formae prazo para a oposição pelos integrantes da categoria ao desconto das contribuições. C)Discussão e aprovação das condições em que haverá paralisação coletiva caso as a categoriapatronal se recusem a discutir as reinvidicações constantes da pauta a ser aprovada, bem assimse recusem a cumprir avença coletiva, depois de formalizada; D) Concessão de poderes aoSindicato no Comercio de Capivari, Piracicaba e Região, para afirmar formas coletivas, ouinstaurar Dissídio Coletivo de Trabalho, se for o caso. Na forma do artigo da CLT. A assembléiasomente poderá deliberar em primeira convocação com a presença e votação de 1/3 (um terço)dos empregados no comercio e integrantes da categoria, e em segunda convocação, uma horaapós com qualquer numero de comerciários presente.

Capivari, 20 de Agosto de 2009.

NELSON DOS SANTOSPRESIDENTE

Page 16: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

Dr. Annibal C. G. Rossi

Clínica e Cirurgia Vascular

CRM-39562

Consultório:Rua João Vaz, 36 - Capivari/SP - Fone: (19) 3491-2973

Residência: (19) 3491-1042

Dr. Renato Lembo Silveira

Fisioterapia nas áreas de: Ortopedia - Neurologia - Pneumologia- Reumatologia / Geriatria - R.P.G. (Reeducação Postural Global)

FisioterapeutaCrefito 13210-F

Rua Sinharinha Frota, 700 - Centro - Capivari / Fone: 3491-2236 / 3492--2605

Convênios: Unimed, Amhpla, Saúde Bradesco, Sindicatos,Funerárias e HOSPITAL VERA CRUZ

Dra. Renata de Fátima Scontre

Rua Barão do Rio Branco, 709 - Centro - CapivariFone: (19) 3492-2539

Cirurgiã-DentistaCROSP 89705

CLÍNICA GERAL: Endodontia - Próteses - Periodontia - Dentística(Clareamento Dental, Coroas, Facetas, Tratamento Restaurador)

Atendimento a adultos e crianças

CONVÊNIOS: Uniodonto, Unimed, Aferc, Funerária São João e Conselvan, Sind. do Vestuário

Dra. Bianca Stefanini Colaneri

Rua Sinharinha Frota, 578, Centro - CapivariTelefone: (19) 3492-5678

Cirurgiã-DentistaCRO 69.789

CONVÊNIOS:Funerárias, Sindicato dos Vestuários, Unimed, Sind. Metalurgicos, Racheltex, Apadani.

Dra. Renata Stefanini ColaneriCirurgiã-Dentista

CRO 74.825

Dr. João F. Reis

Clínica GeralCRM 26.405

Consultório:Rua Barão do Rio Branco, 490 - Telefone: (019) 3491-3343Residência:Rua João Vaz, 67 - Telefone: (019) 3491-1820

16

Dr. Daniel Lamas

Clínica Geral - Ortodontia

Cirurgião-DentistaCROSP 54.937

Graziele Garcia CaluiniPODÓLOGA

CEE: 1728/80

TRATAMENTO DOS PÉSHigienização, Calos, Calosidades, Verru-gas, Plantares (olho de peixe), Unhas En-cravadas e Inflamadas, Fissuras, Micoses,

Corte Técnico das Unhas, Ortese(fibra de memóra, acrílica, metálica),Correção para Unhas Encravadas,

Pés Diabéticos, Gestantes,Pediatria, Reflexologia eMassagens para os Pés.

Travessa Padre Bento, 207 - Centro - CapivariFone: (19) 3492-3587 - 3488-7203

Rua Coronel Delfino, 812 - Centro - Capivari

Prescrição de óculos - Lentes de contato- Cirurgias de catarata de últimageração, correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia com laser

Dr. Pedro LamasOftalmologista

CRM 77.572

Fone: (19) 3491-2764

Rua Coronel Delfino, 812 - Centro - Capivari

Fone: (19) 3491-2764

ESPAÇO ANAMASTE - Estética CorporalAv. Brig. Faria Lima, 155 – Vila Fátima – Fone: 3491-6909

Massagem: Relaxante, Anti-stress, Modeladora, Massofilaxia, Drenantee também com as novidades: Bambuterapia e a Massagem TurbinadaTratamentos para: Redução de medidas, gordura localizada,celulite, flacidez, estrias e banho de lua, gomagem corporal,vinhoterapia, cafeterapia

Você vai fazer ainda chocolaterapia, preparando sua pele parareceber o verão ou inverno. Depilação e aplicação de Reike

Patrícia Casares Corrêa – 3491-6909 – 9212-5557

Tel: 19-3492-4206R. Santa Maria, 62 Pão de Açúcar - Capivari

Rua Padre Haroldo, 436 - Centro - CapivariFone: (19) 3491-1621

Dra. Caroline Ghiraldini VieiraOftalmologista

CRM 107.862

Dr. Rovilson VieiraOftalmologista

CRM 26.160

- prescrição de óculos e lentes de contato- cirurgia para correção miopia/hipermetropia

astigmatismo - cirurgia catarata porfacoemulsificação - cirurgia plástica ocular.

Convênios com Unimed e Sindicatos

Alpha VisionOftalmologia Clínica e Cirúrgica

Dra. Márcia B. Quagliato Carnicelli

- Orientação Nutricional (inclusive p/ gestantes)- Redução de peso- Reeducação alimentar- Dietas especiais (diabetes, hipertensão arterial)- Dislepidemias (colesterol e triglicérides alterados)

NutricionistaCRN 18.309

POLICLÍNICA - CMT: RUA FERNANDO DE BARROS, 668 - CENTRO - CAPIVARITEL.(19) 3491-3547 / 3492-3111 - E-mail: [email protected]

CONSULTAS COM

HORA MARCADA

CONVÊNIOS: Sindicatos, Funerárias e agora AMHPLA (com guias)

Dr. Reinaldo C. de Mello

Rua Padre Fabiano, 637 - Centro - CapivariFone: (19) 3492-2549

E-mail: [email protected]

Cirurgião-DentistaCirurgia Oral, Implantodontia

e Clínica GeralCROSP 77533

Dra. Paula Cristina BarnabéCirurgiã-Dentista (CROSP 88.703)

Clínica Geral - PróteseTratamento Canal

Convênios: Funerárias, Sind. Vestuário, Sind. Servidores Públicos

Fone: 3491-4262Avenida José Annicchino, nº 1068 - Res. Santo Antônio - Capivari

ESTÉTICA E DEPILAÇÃO

- Esteticista Facial;- Drenagem Linfática Facial e Corporal pós cirúrgico;- Bambuterapia; (relaxante, drenante e modeladora)- Depilação;- Extensão de cílios 3D; (implante)- Designer de Sobrancelhas;- Massagem Facial com pedras frias;-Tratamento facial Nutritivo e Firmante;- Peeling Desintoxicante e clareador;- SPA para os pés com vinhoterapia;- Massagem Linfo-energética;- Oligoterapia para Gordura localizada e celulite;- Tratamento estético e Terapêutico para Gestante;- Envoltura Corporal com Mascara negra de Café ( redução de medidas)- Mineral force (redução de medidas);

PARA NOIVAS PACOTES ESPECIAIS;VALE PRESENTE PARA OCASIÕES ESPECIAIS

(forme o seu pacote)

ATENDIMENTOCOM HORA MARCADA!!!!

Cecilia Panza PagottoRua Coronel Delfino, 663 – centro - Capivari/SP

(19) 3491-4296 / (19) 8118-3491

Especialista em crianças e adolescentes queapresentam dificuldades de aprendizagem, com-

portamento e socialização. Com 7 anos de experi-ência em Arte Terapia, tem realizado um trabalho

inovador que através do desenho e pintura emtelas consegue-se um resultado maravilhoso,

sendo visível a evolução da pessoa.Já atua na cidade de Capivari com grupos de

várias escolas. Atendimento em grupo de6 pessoas, sendo turmas pela manhã e pela tarde.

Atendimento com hora marcada.

Telefone: (19) 3491-8057Celular: (19) 9220-4932

Psicoterapeuta

Marta PiemonteCLÍNICA ESTÉTICA

FLOR DE LIZESTÉTICA

CORPORAL, FACIAL,DEPILAÇÃO

TRATAMENTOSEXCLUSIVOS

SPA DA PELE

Lucimara ParazziMoreira

PODOLOGIA / ESTÉTICA

Malvídia Alves Drigo

DTM - Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Rua Antonio Pires, nº 383 - Centro - CapivariTel.: (19) 3491-4251 ou (19) 3023-2679

Cirurgião DentistaClínica Geral

Atendimentos aos sábados

Dr. Fábio Gardin Pellegrini

Page 17: Edição 156 de 22/08/2009

Flávia Mantovani, da Folhade S.Paulo

Uma a cada 214 pessoas temdoença celíaca em São Paulo, deacordo com um levantamento fei-to com três mil doadores de san-gue; o índice é considerado eleva-do e é semelhante ao encontradona Europa, diz a especialista emgastroenterologia pediátrica VeraLúcia Sdepanian, da Unifesp (Uni-versidade Federal de São Paulo).

Foram 35 anos convivendocom os mais diversos sintomas,principalmente gastrointestinais.O que a acompanhou por maistempo foi a anemia: Marilis Mal-donado Moraes, 48, teve o pro-blema “a vida inteira”. Vivia to-mando injeções de ferro e se lem-bra de ter feito uma transfusãode sangue aos seis anos. Apesardos tratamentos, a melhora erasó temporária.

Aos dez anos, foi diagnosti-cada com colite crônica. Tomoucorticoides, mas os sintomas con-tinuaram. Tinha diarreias repetiti-vas, falta de apetite e perda de

peso. Passou toda a infância e aadolescência assim e não melho-rou no início da vida adulta. “Tra-balhava na área de marketing deuma multinacional. Sempre queficava mais nervosa, ia direto parao banheiro, com diarreia”, conta.

Casou-se, tinha empregada,mas ninguém podia fazer comidaem casa -o cheiro a enjoava.Marilis passou a se alimentar dasrefeições preparadas pela vizi-nha. “Além de não sentir o chei-ro da preparação, era um tempe-ro diferente”, lembra.

Foi em 1996, quando ela ti-nha 35 anos, que a situação saiudo controle. As crises de diarreiaficaram extremamente constan-tes, ela se debilitou muito e pas-sou a ser internada com frequên-cia. Mas seu problema continua-va uma incógnita. “Os médicosme revistaram, pediram um mon-te de exames e nada. Acharamque era um problema de fundoemocional”, conta.

Nessa época, Marilis emagre-ceu tanto que chegou a pesar 32quilos -mede 1,61 m. A barriga,

no entanto, ficava estufada. Nofim do ano, teve que andar, porcerca de um mês, com uma sondapermanentemente acoplada aoseu pescoço para repor os nutri-entes que perdia. Uma enfermei-ra foi contratada por sua empre-sa para ajudá-la com o procedi-mento. Também fazia tratamentopsiquiátrico contra depressãoprofunda.

Quando se internou parasubstituir a sonda, trocou deequipe médica. Foi quando umagastroenterologista imaginou,pelos sintomas, que ela tivessedoença celíaca. Pediu uma biop-sia do intestino delgado, queconfirmou a suspeita: seu orga-nismo era intolerante ao glúten,uma proteína encontrada no tri-go, na aveia, na cevada, no cen-teio e no malte.

A solução parecia radical:cortar qualquer resquício de glú-ten da dieta. Mas a nova alimen-tação começou já no hospital -e,com um mês, ela tinha ganhadodois quilos. Em seis meses, esta-va recuperada.

Vanessa C. Lobo Gardin

RUA FERNANDO DE BARROS, 1084 - CENTRO - CAPIVARI

Técnica em Podologia comaperfeiçoamento em Pé diabético

FONE: (19) 3491-7167 | 3491-4251

Atendimento com hora marcada.

REGINALDO A. DE MARIAPsicólogo/Professor

CRP.SP 06.60610

(Mês da Psicologia) 47 anos de regulamentaçãoda profissão - 2009.

(Estaremos fazendo 47 avaliações gratuitas) 27infantil, 10 adolescentes, 10 adultos.

Obs: Avaliação não é psicoterapia.Fone: 9150-7987 ou 3491-3993 - Rua Madre Valeria, 155,

Centro, Capivari/SP

Dra. Letícia F. Favarelli da Rocha

Atendimento domiciliar nas áreas de:- Neurologia - Ortopedia - Postura - Reumatologia

- Geriatria - Respiratória - Massagem de Relaxamento

Fone: 3491-5829 ou Cel (19) 9666-8471Rua Júlio Forti, 460 - Nova Aparecida - Capivari-SP

FISIOTERAPEUTA - CREFITO 34142 LTF

Mulher leva 35 anos para ter diagnóstico de doença celíaca

Capivari, 22 de Agosto de 2009.

A podóloga Vanessa CalzaLobo Gardin explica algumaspatologias e como tratá-las:

• Unha infeccionada:Sintomas: dor incomoda e

persistente no canto da unha,geralmente no dedo maior(hálux)

Características: ocorre apenetração de um pedaço daunha (espícula), na pele daprega/ sulco da unha, atingin-do as camadas internas, de-senvolvendo uma inflamação,podendo ou não surgir um gra-nuloma, que desaparece apósa remoção da espícula.

Causas: corte incorretodas unhas, má formação, cal-çados apertados, bico fino,salto alto e acidentes.

Como tratá-los:1º Identificar a causa, re-

mover a espícula, fazer cura-tivos até a cicatrização.

2º Correção do arco daunha com aplicação de órte-ses metálicas ou de fibra dememória molécula, que irãotracionar a unha, corrigindosua curvatura.

Podóloga fala sobre patologias• Pé Diabético:São complicações que

ocorrem nos pés do pacientecom Diabetes Mellitus, sendoas mais comuns a neuropatiaperiférica (perda progressivada sensibilidade protetora nopé e no tornozelo) e a doençavascular periférica que predis-põe a formação de úlceras.

Como tratá-los:Prevenção das lesões dia-

riamente:- Examine seus pés diaria-

mente, lave-os com sabão neu-tro e água morna (cuidado coma temperatura da água).

- Seque muito bem entreos dedos, verifique a cor e atemperatura da pele.

- Nunca ande descalçomesmo em casa, use meias dealgodão e sapatos confortá-veis.

- Mantenha as unhas apa-radas em ângulo reto.

- Hidrate seus pés paraevitar rachaduras.

- Evite cumes gordurososque aumentam o atrito com osapato, propiciando lesões.

- Procure uma podólogapara auxiliá-lo no tratamentode seus pés.

17

Page 18: Edição 156 de 22/08/2009

Capivari, 22 de Agosto de 2009. 18

2009

Horóscopo de 21 à 27 de agosto de 2009 com professor Michel.

Agindo em comum acordo com os colegas de trabalho conseguirá re-sultados acima do esperado. Harmonia na vida a dois.

Poderá fechar associações vantajosas. Bom também para marcar noi-vado ou casamento.

Negócios que estavam parados ganham apoio dos astros. Bom climacom a pessoa amada.

Chances em jogos e sorteios. Escute o que a pessoa amada tem a dizer.Fique perto da família e amigos.

Será uma semana em que deve se empenhar para alcançar os objetivosno trabalho. Entrada extra de dinheiro.

Profissionalmente o período é de muito sucesso. União afetiva firme eduradoura. Saúde normal.

Os astros indicam que as vitórias começam a surgir no trabalho. Nadade novo no amor.

Não tome decisões de cabeça quente. Dificuldades financeiras atrapa-lharão a vida a dois.

Os astros acenam com a oportunidade de resolver assuntos relaciona-dos a imóveis. Amor com ternura.

Conte com a proteção de pessoas influentes nos negócios. Tudo azulno amor. Evite viajar.

Conseguirá dar novo rumo ao trabalho. Positivo para compras ou mu-danças em seu lar. Boas perspectivas no romance.

Época positiva no trabalho. Transações comerciais devem render aci-ma do esperado. No amor, romantismo.

Palavras Cruzadas

HumorO BaixinhoCerta vez, um baixinho desses bem baixinhos mesmo, estava passando por uma rua em queacabara de ocorrer um acidente de carro. Aquele monte de gente, não deixava o baixinho vernada do acidente.Ele tentava passar por baixo das pessoas, mas não tinha espaço nenhum. Então ele teve umabrilhante idéia e saiu gritando:— Abram espaço! Chegou o irmão do morto! Eu sou o irmão da vítima!Todo mundo saiu da frente.Quando ele conseguiu passar, e olhar a vítima, percebeu que era um burro, que um caminhãotinha atropelado.

A Confiança Mata o Homem— Eu estou me demitindo! — diz a faxineira do banco para o gerente, irada. — O senhor nãoconfia em mim!— Mas o que é isso, Maria? — exclama o gerente, espantado. — A senhora trabalha aqui hávinte anos, eu até deixo as chaves do cofre em cima da minha mesa!— Eu sei! — diz a faxineira, chorando — Mas nenhuma delas funciona!

Para ter consultas e outros serviços espirituais do Prof. Michel, ligue: (19)3433-2254. Site: www.almamistica.com.br

ÁriesTouro

21/04 a 20/05

Câncer

Virgem23/08 a 22/09

Escorpião23/10 a 21/11

Capricórnio22/12 a 20/01

Peixes20/02 a 20/03

Aquário21/01 a 19/02

Sagitário22/11 a 21/12

Libra

Leão22/07 a 22/08

Gêmeos21/05 a 20/06

21/03 a 20/04

23/09 a 22/10

21/06 a 21/07


Top Related