Transcript
Page 1: Edição 142 - Jornal União do ABC

ANO 8 - Nº 142 www.uniaoabc.com.br ( (11) 4396-8833 | 2831-4247 R$ 1,00

UNIÃO DO ABC22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

PÁGINA 4

PÁGINA 3

PÁGINA 8

PÁGINA 2

PÁGINA 2

PÁGINA 6

PÁGINA 8

PÁGINA 8

UBSs de São Bernardo terão profissionais capacitados para testes rápidos de HIV e Sífilis

Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004.

Foto: Divulgação

Bairros como este, em São Bernardo, em que não há saneamento e que estão em área de manancial ou risco, são os mais propícios a terem “gatos” de água.

Foto: Giuliana Martha

Rede de água é improvisada por mais de 20 mil famílias no ABC

Novo sistema prevê o aumento de vagas nas ruas, de 855 para 1800, já que usuário reclama da falta de mais áreas de estacionamento

Foto: Divulgação

Diadema prorroga uso de talões de papel do sistema de estacionamento rotativo

As mudanças darão maior fluidez à operação do próprio terminal e do Corredor Metropolitano ABD.

Foto: Divulgação

Terminal Metropolitano de Santo André vai passar por modificações

Foto: Divulgação

Os tomates são ricos no antioxidante licopeno, que ajudam a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres que o nosso corpo produz.

Tomate diminui risco de derrame

Unip realizará feira das profissões no campus Anchieta

Prefeitura de Mauá divulga painel com vagas de emprego

Pertinho do ABC, a Universidade Paulista (UNIP) está no km 12 da Rodovia Anchieta

Foto: Divulgação

Grand Plaza Shopping oferece 850 vagas temporárias para o Natal

Page 2: Edição 142 - Jornal União do ABC

Administração, Redação e Publicidade: Av. Maria Servidei Demarchi, 1.898 - Demarchi - S.B Campo/SP CEP 09820-000 - Fone/Fax: (11) 4396-8833 / 2831-4247Diretoria: José de Lima Ribeiro Marleide Rosa de Lima

Circulação: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema,Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Fotolito e Impressão: Grafica Folha

[email protected] | [email protected]@uniaoabc.com.br | www.uniaoabc.com.br

Assessoria Jurídica: Dr. Jazanias Oliveira SantosAv. Santos Dumont, 761 - S. Loja - Casa Branca - Santo André - SPFone: (11) 2668-3045 / Cel.: (11) 7872-7501

Diagramação e Arte Final: Alessandro Bueno

Periodicidade: Semanal

O Jornal ‘União do ABC’ está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o nº 827.225.180, no Registro de Títulos e Documentos Cível de Pessoas Jurídicas sob o nº 178.263,

“Os artigos não refletem a opinião deste jornal, sendo as opiniões e matérias de inteira responsabilidade de seus autores. Fica assegurado o direito de resposta a quem interessar, na forma do Artigo 5º incisos V da Constituição Federal.”.

Jornalistas:José de Lima Ribeiro MTB 56.758, Fábio S. Gomes, Giuliana MarthaFotos: Aylton Ribeiro e Lucas Lima

JORNAL UNIÃO DO ABCA2

UNIÃO DO ABC

Os shoppings entram em cena

Mulheres lindas

Quando os shoppings co-meçaram a cair no gosto popular, era febre ir a São Paulo fazer compras. O fato do ABC ser colado à capital trazia dessas benesses, até chegarem por aqui nossos primeiros shoppings pro-priamente ditos, e que não eram mais apenas galerias. O modelo dos shoppings de São Paulo começou a chegar por aqui, e fomos ganhando modernização, porque os clientes queriam mais. E novas redes foram vindo, ocupando espaços antes lo-teados por indústrias de um Grande ABC bem mais fa-bril que é hoje.

Assim, vivemos um tem-po em que onde não tem shopping está nascendo

O mês de outubro é, parti-cularmente, um mês excelso. O verão começa a surgir, o sol ficando mais forte, o fim do ano está chegando, mas o que me agrada, é o mês onde o mundo inteiro comemo-ra a luta contra o câncer de mama. É chamado Outubro Rosa, um movimento para chamar a atenção das pesso-as para se conscientizarem sobre o câncer de mama.

Tive a oportunidade de co-nhecer uma ONG em Santo André chamada Viva Me-lhor, que trabalha em prol de mulheres na luta contra o câncer, e é fascinante o tra-balho que as voluntárias fa-zem. Em um mundo onde o

SAÚDE

Fábio Silva [email protected]

Giuliana [email protected]

um, e onde já tem, ele au-menta. Vimos as recentes expansões do Metrópole (SBC) , Grand Plaza (Sto. André) e Mauá Plaza Shop-ping (Mauá), a chegada dos shoppings Praça da Moça e Park São Caetano, além de acompanharmos as obras do Golden Square e São Ber-nardo Plaza, ambos em São Bernardo. Em alguns casos, a velocidade é assustadora, mas acompanha a demanda. O consumidor está cada vez mais ávido pelo consumo, independente da classe.

A categoria comerciária no ABC tem crescido sobre-maneira, sendo comparada inclusive ao boom do setor industriário dos anos 1970, em número de vagas. Isso vai modificando o cenário, fazendo com que as cidades se tornem pólos de serviços, sem uma vocação específi-ca, como acontece em mui-tas cidades do interior. Essa vocação acaba ficando em determinados bairros e ruas, num processo de metropo-lização do ABC que chega a tornar-se um fenômeno. Quem mora por aqui não precisa mais sair para com-prar, e a tendência é que pre-cise sair cada dia menos...

que vale é a aparência e não a essência, ver mulheres que perderam um seio (mastec-tomizadas), mas lutaram em favor da vida e agora ajudam outras que passam pela mes-ma situação, é poder pensar que ainda existem bons va-lores e boas pessoas. Porque para uma mulher, perder um seio é perder um pouco de sua feminilidade, entretanto, não é motivo para perder a sua dignidade e força. É nes-sas mulheres que a sociedade precisa se inspirar.

Chega de achar que mu-lheres com o corpo escultu-ral, com os cabelos lisos e com a aparência impecável são, de fato, perfeitas. Essa história de que nós mulhe-res temos que seguir isso é tudo mentira, é ilusão! Uma mulher bela é aque-la que em todas as suas ações existe amor e que não precisa mostrar seus seios para verem que ela é linda. Linda mesmo é uma mulher que perde um seio, continua amando a si mes-ma e por isso, ama o seu próximo ajudando outras mulheres que passam pela mesma luta.

EDITORIAL

Por Giuliana Martha

Por Thaís Negrão

Pessoas com maiores quan-tidades de licopeno no sangue apresentam 55% de chance de não ter um acidente vascular ce-rebral do que as pessoas com as menores quantidades da subs-tância no sangue.

Os tomates são ricos no antio-xidante licopeno, que ajudam a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres que o nosso corpo produz.

A conclusão é de um estudo realizado na Universidade Les-te da Finlândia, pela equipe do Dr. Jouni Karppi, e publicado no jornal médico Neurology.

O estudo envolveu 1.031 homens com idades entre 46 e 65 anos. O nível de licopeno no sangue foi tes-tado no início do estudo e os volun-tários foram monitorados durante uma média de 12 anos.

Durante esse tempo, 67 ho-mens tiveram um derrame. Entre os homens com os níveis mais baixos de licopeno, 25 de 258 homens tiveram um acidente

A menopausa é um processo na vida da mulher um pouco cons-trangedor. Contudo, foi desenvol-vida uma técnica pela professora Dinah Rodrigues, que desde 1992 trabalha com Yoga Terapia Hor-monal, tendo realizado estudos no Brasil e no exterior. Os resultados do método são controlados por meio de exames de nível hormo-nal (de quatro em quatro meses) e avaliação mensal dos sintomas.

Esta técnica difere da Hatha Yoga, por trabalhar o corpo e a respiração de forma mais intensa e dinâmica. Os movimentos de YTH proporcionam o massage-amento interno, ativando órgãos e glândulas que produzem estró-geno e progesterona.

O YTH é eficaz no tratamen-to da TPM, ovário policístico, dificuldades para engravidar, hi-potireoidismo, menopausa pre-coce, baixa da libido, eliminan-do os sintomas da menopausa ou pelo menos os suavizando.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os tomates são ricos no antioxidante licopeno, que ajudam a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres que o nosso corpo produz.

A Yoga Terapia Hormonal é eficaz no tratamento da TPM, ovário policístico, dificuldades para engravidar, hipotireoidismo, menopausa precoce entre outros.

Tomate diminui risco de derrame

Técnica de yoga pode ajudar na menopausa

vascular cerebral. Entre aqueles com os mais altos níveis de lico-peno, 11 de 259 homens tiveram um acidente vascular cerebral.

Quando os pesquisadores focaram apenas nos derrames devido a coágulos sanguíneos, os resultados foram ainda mais fortes. Aqueles com os mais al-

Para mulheres que não podem fazer a reposição hormonal tra-dicional (TRH), por conta dos vários efeitos colaterais, a Yoga

tos níveis de licopeno apresen-taram uma probabilidade 59% menor de ter um acidente vas-cular cerebral do que aqueles com níveis mais baixos.

“Este estudo traz mais evi-dências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está asso-ciada com um menor risco de

Terapia Hormonal é uma exce-lente forma para solucionar pro-blemas hormonais.

Informações sobre a técnica,

AVC,” disse Karppi.O estudo também analisou os

níveis sanguíneos dos antioxi-dantes alfa-caroteno, beta-ca-roteno, alfa-tocoferol e retinol, mas não encontrou nenhuma associação entre os níveis des-ses compostos e o risco de aci-dente vascular cerebral.

a autora e os estudos científicos publicados em revistas médicas internacionais, consulte o site: www.dinahrodrigues.com.br.

22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

Da Redação

A Prefeitura de São Bernar-do do Campo irá capacitar 200 profissionais de saúde, para realização de testes rápi-dos para diagnóstico da AIDS e sífilis, doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a medida define competências e recomendações para a reali-zação dos testes na atenção ao pré-natal para gestantes dentro dos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

A qualificação será para os en-fermeiros e apoiadores da rede municipal de saúde, que atuam junto às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acontecerá nos dias 18, 23, 25, 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 9h às 17h, no auditório da universidade Uniban, no Rudge Ramos. Haverá também ativi-dades no laboratório da institui-ção de ensino. As ações serão coordenadas por técnicos do Programa Municipal DST/Aids e da Atenção Básica.

O intuito é disponibilizar em todas as UBSs da cidade, ain-

UBSs de São Bernardo terão profissionais capacitados para testes rápidos de HIV e Sífilis

O teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue o paciente tem o seu resultado

Foto: Guerrero

da este ano, o teste rápido para as gestantes durante a primeira consulta do pré-natal. A me-dida integra a Rede Cegonha, que instituiu no SUS uma rede de cuidados que assegura à mulher o direito ao planeja-mento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao par-to e ao puerpério. A estratégia da rede garante ainda à criança,

o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvi-mento saudáveis.

Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saú-de desde 2004. O teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue o paciente tem o seu resultado.

O CTA (Centro de Testagem e

Aconselhamento) orienta e previ-ne sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), além de realizar exames sorológicos para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Também disponibiliza o teste rápido para HIV, preservativos e gel a populações de maior vulne-rabilidade. O atendimento é indi-vidual, sigiloso e confidencial.

Page 3: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A3

Novo sistema prevê o aumento de vagas nas ruas, de 855 para 1800, já que usuário reclama da falta de mais áreas de estacionamento

Por Deise Almeida

Por Fábio Silva Gomes

O município de Diadema adiou para o final de outubro a implantação total do novo sistema de estacionamento ro-tativo. A intenção é que cartões eletrônicos, junto com os par-químetros, substituam os ta-lões de papel, que serão aceitos somente até dia 31 deste mês. Os bairros Piraporinha e Ser-raria são os primeiros bairros, depois do Centro, a receber os parquímetros.

O sistema que foi instalado em agosto deste ano, conta com 56 equipamentos eletrô-nicos, distribuídos em 25 ruas e avenidas da cidade. Os apa-relhos controlam e registram o tempo em que os motoristas deixam os carros estacionados na rua. A cobrança será feita a cada meia hora de permanência da vaga no valor de R$ 0,75.

A disputa eleitoral que emba-lou os municípios brasileiros

Foto: Divulgação

Diadema prorroga uso de talões de papel do sistema de estacionamento rotativo

Confira a lista de vereadores eleitos no Grande ABC

20 A 30 DE OUTUBRO DE 2012 SINDICAL/POLITICA

da dele ser implantado fora do centro. “Os carros que ficam parados nas ruas de bairros geralmente são dos próprios moradores. E não é justo pagar para estacionar na frente da minha casa”, afirmou a mora-dora do Piraporinha, um dos locais que vai receber os par-químetros.

De acordo com a prefeitura de Diadema, o novo sistema de estacionamento prevê o aumento de vagas nas ruas de 855 para 1.800. Ainda segundo a prefeitura, os parquímetros serão instalados nos bairros devido ao surgimento de novos estabelecimentos comerciais e o crescimento e fortalecimento nesses centros. Além de Pira-porinha e Serraria, os bairros Inamar, Campanário e Eldora-do também receberão o esta-cionamento.

Além da forma tradicional de pagamento com moedas, os usuários serão benefícios por meios mais modernos. O valor do estacionamento poderá ser cobrado na conta do celular, por exemplo. A prefeitura vai disponibilizar também cartões parecidos com os usados em transportes públicos, em que o valor do estacionamento será descontado do saldo obtido pelo usuário. Os cartões ele-trônicos podem ser adquiridos na sede do Consórcio de Esta-cionamento Rotativos de Dia-dema, ou com vendedores que ficam próximos aos parquíme-tros já em funcionamento.

Apesar das facilidades que o novo sistema oferece, os usuários reclamam da falta de vagas e de segurança para es-tacionar nas ruas da cidade. De acordo com a bancária Lí-via Thales, deixar o carro na

no segundo semestre de 2012 já terminou em diversos pon-tos do país. Apenas algumas cidades não sabem quem será

rua é sempre uma dificuldade. “Muitas vezes tenho de deixar o carro longe do meu trabalho, porque nunca encontro vagas.

Além disso, nem sempre o veí- culo fica seguro na rua. Por isso prefiro pagar mais caro por um estacionamento parti-

cular”, disse.A atendente Thalita Martins,

apoia o novo sistema de esta-cionamento, mais não concor-

o prefeito nos próximos quatro anos, e dependem do segundo turno, que acontecerá no dia 28 de outubro. Assim, o Jornal

União do ABC acompanhou a apuração dos votos nas sete cidades da região e revela, em cada uma delas, quem foram

os eleitos para as câmaras no período 2013-2016. Das sete cidades, apenas Santo André não teve aumento no número

de cadeiras no legislativo. O nome e o perfil dos prefeitos publicaremos após o segundo turno.

Page 4: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA4 REGIONAL/SINDICAL 22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

O presidente Osmar Vicente da Silva juntamente com o assessor sindical, Samuel Alves de Ol-iveira e Eurípedes Rodrigues Torres, tesoureiro do CVL

Bairros como este, em São Bernardo, em que não há saneamento e que estão em área de manan-cial ou risco, são os mais propícios a terem “gatos” de água.

Da Redação

Por Fábio Silva Gomes

Na última sexta-feira (05/10), o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locação e Ad-ministração de Imóveis de São Paulo e Região, Osmar Vicente da Silva, compareceu na Fede-ração dos Empregados em Con-domínios e Edifícios, a Fenatec, e foi recebido pelo assessor sin-dical Samuel Alves de Oliveira. No encontro, fortaleceram as parcerias e discutiram formas de benefícios para os trabalha-dores da categoria.

Osmar assumiu recente-mente a presidência do sin-dicato, após o falecimento do ex-presidente, José Alves Amorim. Ele comenta a im-portância de obter conselhos

Segundo estimativas, há mais de 20 mil famílias no ABC fa-zendo uso de ligações impro-visadas para ter acesso à rede de água. Isso acontece porque há muitas áreas localizadas em área de proteção ambien-tal e manancial, com riscos de deslizamentos. Devido ao ta-manho da cidade e da área de manancial que ela possui, São Bernardo é a cidade com maior número de ligações improvi-sadas para ter acesso à rede de água, muitas vezes usada a partir de poços artesianos e semi-artesianos

O risco de deslizamentos é um dos mais preocupantes quando se fala em ligação improvisa-da de água, intensificado em tempos chuvosos. Como não há controle do material e da forma utilizados para efetuar

Foto: Giuliana Martha

Foto: Giuliana Martha

Fenatec recebe visita do presidente do Sindicato Seecovineste novo processo do sindi-cato e salienta: “infelizmente perdemos um grande homem, um grande sindicalista, que conquistou muitas guerras em prol do trabalhador. Hoje, quero continuar este traba-lho e, se possível, melhorá-lo onde for necessário”.

Para Samuel, é sempre bom ver tudo de forma positiva, en-tendendo cada problema para solucioná-lo de maneira efi-ciente. “ Em conversa com Os-mar, é possível perceber gran-des programas e vontade de melhoras que ele propõe, isso já é excelente começo. Perde-mos um grande parceiro, mais ganhamos outro, é hora de con-tinuar trabalhando para nossos trabalhadores e associados”.

lares – para as quais foram pro-jetadas – e as irregulares.

Além deste problema, há também outra preocupação grave: não é possível garantir a potabilidade da água obtida por meios irregulares. Assim, águas de lençóis freáticos con-taminados ou de fontes duvi-dosas podem causar diversos problemas à saúde, contágio de doenças, diarréias, entre outras complicações, principalmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade mais baixa

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Esta-do de São Paulo), por meio de sua assessoria de imprensa, informa que “possui laborató-rios certificados por organis-mos nacionais de qualidade e a água tratada pela empresa atende a todos os requisitos de potabilidade do Ministério da

Saúde. É feito um controle da sua qualidade em tempo real durante sua produção e dia-riamente através de monitora-mento na entrada de água do imóvel do cliente. Relatórios são enviados para as vigilân-cias sanitárias mensalmente com todos os parâmetros que foram analisados. Portanto, o controle do Estado também é rigoroso. Uma água de poço comum não possui todo esse controle, e mesmo que uma análise esporádica possa con-firmar a potabilidade, dificil-mente esses poços possuirão monitoramento constante, como é exigido por lei para a água tratada.” A companhia é responsável, no ABC, pelas re-des de água de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As demais cidades con-tam com autarquias próprias.

as conexões, as malhas impro-visadas são mais suscetíveis a vazamentos. Outro problema

existente é a baixa pressão na rede, que pode resultar em in-terrupções no abastecimento,

porque as ligações exigem do sistema maior volume de água para atender as ligações regu-

Rede de água é improvisada por mais de 20 mil famílias no ABC

Page 5: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A5ESPECIAL22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

Por Fábio Silva GomesForam mais de 1600 pesso-

as presentes no Restaurante Florestal Demarchi, em São

Aniversário do Jornal União do ABC é comemorado com estilo em São Bernardo

Bernardo, na noite de 21/09. Na ocasião, o Jornal União do ABC comemorou seus oito anos com um bonito

jantar, que contou também com show musical, sorteio de prêmios e distribuição de muitos brindes.

Na ocasião, doze perso-nalidades da região foram homenageadas por seu tra-balho nos mais diversos

segmentos. Um número re-presentativo de sindicatos e empresas participou da so-lenidade, como dissemos na

edição anterior deste jornal. Confira mais fotos desse grande evento.

Antonio Dantas, o Tio Tonho, empresário do ramo de cegonhas, recebe sua homenagem

Karrara, do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do ABC, re-cebe sua homenagem

Paulo César Ferrari, presidente do Grupo Octopus de Comuni-cação, recebe sua homenagem

Adônis Bernardes, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgi-cos de Santo André

Ângela Florio, Sônia, Carlos Florio e Carmen com o casal Marleide e José de Lima

Professora Thaís Negrão com o casal Marleide e José de Lima

Admilson Lúcio, do Sintracon SBC/DDA, recebe sua hom-enagem

Jacks Douglas, do Sindicato dos Motoristas Cegonheiros, re-cebe sua homenagem

Silvio Gomes Miranda, presidente da SGM e do Grupo Pró-São Bernardo, recebe sua homenagem

Tietre e familiares

Chicão do Sindicato dos Rodoviários do ABC, Lima, Marleide, Pedro, Luciana e Cristiane e convidados

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, com Mar-leide e José de Lima Mario de Abreu, diretor da Acrilex, recebe sua homenagem

Dr. Luiz Davanzo, vice-presidente da OAB-SBC, recebe sua homenagem

Cícero Diniz Ferreira (Ferreirinha) ao lado dos diretores do Jornal União do ABC

O advogado Luiz Ricardo Davanzo e convidados

Professor Pedro Bruno, da Universidade Paulista (UNIP)

Jonas José dos Santos, diretor do SEC ABC, e convidados

Page 6: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA6 REGIONAL/SOCIAL 22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

Ramalho conquistou mais de 62.000 votos em 2010, o que o fizeram primeiro suplente.

Da RedaçãoA categoria dos trabalhado-

res paulistanos da Construção a partir do dia 01/01/2013 tem um motivo a comemorar: Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, presidente do SINTRACON--SP, ganhará uma cadeira no legislativo paulista, já que seu partido, o PSDB, elegeu dois prefeitos que deixarão o cargo de deputados estaduais para as-sumirem em suas cidades.

Ramalho conquistou mais de 62.000 votos em 2010, o que o fizeram primeiro su-plente. Nascido em Conceição do Piancó-PB, o sindicalista chegou a São Paulo em 1968, nos tempos duros da ditadura. Iniciou sua vida na construção civil como servente na empre-sa Hidrasan. Cursou até o ter-ceiro ano de engenharia civil, mas parou por falta de dinheiro para pagar as mensalidades.

Entrou no sindicato em 1990, como segundo suplente da di-retoria. Em 1994, já como se-gundo secretário, comandou a maior greve do setor, que durou 16 dias. Foi eleito presidente do Sintracon-SP pela primeira vez

Foto: Divulgação

Trabalhadores da Construção Civil ganham deputado estadual

Ramalho é presidente, é o maior da categoria no país, e abrange os municípios de São Paulo, Itape-cerica da Serra, Taboão da Serra, Embú e Embu-Guaçú, Mairipo-rã, Franco da Rocha, Caieiras, Juquitiba, Francisco Morato e São Lourenço da Serra.

em 1998 e, a partir daí, passou a lutar com garra pelos direitos dos trabalhadores da categoria.

Ramalho é presidente do Núcleo Sindical do PSDB e secretário nacional de relações trabalhistas e sindicais do partido. É também vice-presidente da Força Sindical.

O SINTRACON-SP, do qual

Por Fábio Silva GomesNo último dia 12 de outubro,

sexta-feira, o esforço do terceiro setor, através de pessoas ligadas ao Rotary Club Rudge Ramos, realizou seus objetivos com a entrega da primeira ambulância equipada com UTI Neonatal do HMU (Hospital Municipal Uni-versitário). Na verdade, trata-se do primeiro equipamento da rede de saúde especializado e exclusi-vo para transporte de recém-nas-cidos e gestantes de alto risco.

O veículo atenderá todo o mu-nicípio, sendo integrado às equi-pes do SAMU (Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência). A solenidade de entrega aconteceu no Campo da Vila Vivaldi, com reconhecimento aos apoiadores e benção do padre Matheus, da

Rotary Rudge Ramos entrega ambulância em São Bernardo

Solenidade foi realizada na Vila Vivaldi, em São Bernardo, e contou com a presença de apoia-dores, rotarianos e homenageados

Foto: GuerreroParóquia Santa Edwiges. Foram homenageados na ocasião profis-sionais que apoiaram e estiveram à frente dos trabalhos e negocia-ções que viabilizaram a doação, entre os quais o Presidente e o Di-retor de Planejamento da Funda-ção do ABC, respectivamente Dr. Mauricio Mindrisz e Dr. Wagner Boratto, assim como o Diretor Clínico e Técnico do HMU, Dr. José Kleber Kobol Machado.

A campanha de arrecadação de fundos para a aquisição da ambu-lância iniciou-se em 2010, após uma conversa do HMU com o Rotary, presidido, à época, por Agnaldo José Castilho (a próxi-ma gestão é de Francisco Fuku-ma). Ao todo foram R$ 150 mil. A própria Fundação do ABC, co-gestora do HMU, contribuiu com

a iniciativa, assim como a Funda-ção Salvador Arena, entre outras organizações. Em setembro de 2011 houve show beneficente do artista e vice-Prefeito de São Ber-nardo, Frank Aguiar.

O HMU realiza em média dois transportes por dia entre gestan-tes e recém-nascidos de alto ris-co. Toda semana, pelo menos três bebês precisam ser deslocados de São Bernardo até centros de referência para cirurgias pediá-tricas, neurológicas ou cardíacas, além de exames de imagem de alta complexidade. Algumas uni-dades ficam até 30 quilômetros de distância e o ambiente dentro da ambulância deve ser seguro a ponto de oferecer os mesmos cuidados da UTI Neonatal.

As mudanças darão maior fluidez à operação do próprio terminal e do Corredor Metropolitano ABD.

Da RedaçãoA Metra e a Empresa Metro-

politana de Transportes Urba-nos (EMTU/SP) informam que a partir do da última sexta-feira (12/10) haverá realocação de linhas no Terminal Metropoli-tano Santo André. As mudan-ças darão maior fluidez à ope-ração do próprio terminal e do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara).

Os usuários estão sendo in-formados sobre as mudanças por meio de folhetos, cartazes afixados nos ônibus e placas instaladas nas áreas do Termi-nal. As dúvidas também pode-rão se esclarecidas na Central de Atendimento ao Cliente da EMTU/SP 0800 724 0555, que funciona de segunda a sexta--feira, das 7 às 19 horas, ou pelo site www.emtu.sp.gov.br.

Linhas Metra:Linha 286TRO – Santo An-

dré (Terminal Metropolitano Santo André Leste) – São Ber-nardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis): Ponto terminal da Plataforma A

Foto: Divulgação

Terminal Metropolitano de Santo André vai passar por modificaçõesPedro Dell’Antonia.

No sentido Santo André, o de-sembarque poderá ser feito na Plataforma G do Terminal Oeste.

Linha 323TRO – Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Oeste) – São Paulo (Jar-dim Clímax), via São Bernardo do Campo (Rudge Ramos) e São Paulo (Vila Livieiro):

Esta linha será remanejada da Plataforma F do Terminal Oeste para a Plataforma D do Terminal Leste. No sentido São Paulo, os usuários terão a opção de embarque no novo ponto de passagem da Rua São Vicente, oposto ao nº 100 - próximo à esquina com a Rua Catequese.

No sentido Santo André, o de-sembarque poderá ser feito na Plataforma G do Terminal Oeste.

Linha 070TRO – Santo An-dré (Terminal Metropolitano Santo André Oeste) – São Paulo (Fábrica Trol), via São Bernar-do do Campo (Rudge Ramos):

Esta linha será remanejada da Plataforma F do Terminal Oeste para a Plataforma D do Terminal Leste.

No sentido Santo André, o desembarque poderá ser feito na Plataforma G do Terminal Oeste.

EMPRESA DE ÔNIBUS PUBLIX

Linha 172TRO – Santo An-dré (Cidade São Jorge) – São Paulo (Parque Dom Pedro II)

Linha 444TRO – Santo An-dré (Parque Capuava) – São Paulo (Metro Vila Prudente)

Linha 445TRO – Santo An-dré (Jardim do Estádio) – São Paulo (Metrô Vila Prudente)

Estas linhas serão transferidas da Plataforma F para a Platafor-ma G do mesmo Terminal Oeste.

Linhas municipaisI 08 – (Jardim das Maravi-

lhas/Hospital Mario Covas), T 14 - (Jardim Ana Maria/Cen-tro (Circular), T 24 – (Estação Santo André/Estação Utinga) e S36 (Terminal Prefeito Saladi-no/Parque Novo Oratório) que hoje atendem os usuários na Plataforma D do Terminal Les-te serão transferidas para a Pla-taforma E do mesmo terminal

do Terminal Leste para a Plata-forma E do Terminal Oeste.

Linha 287TRO – Santo An-dré (Terminal Metropolitano Santo André Oeste) – Diadema (Terminal Metropolitano Dia-dema): Ponto terminal da Pla-taforma E para a Plataforma F do mesmo Terminal Oeste.

Linha 487TRO- Mauá (Ter-minal Metropolitano Sônia

Maria) – Santo André (Shop-ping ABC): Ponto de passagem da Plataforma A do Terminal Leste para a Plataforma F do Terminal Oeste.

VIAÇÃO SÃO CAMILOLinha 069TRO – Santo An-

dré (Terminal Metropolitano Santo André Oeste) – São Paulo (Fábrica Trol), via São Bernar-do do Campo (Rudge Ramos):

Esta linha será remanejada da Plataforma F do Terminal Oes-te para a Plataforma D do Ter-minal Leste. No sentido São Paulo, os usuários terão a opção de embarque no novo ponto de passagem da Rua São Vicente, oposto ao nº 100 - próximo à esquina com a Rua Catequese - e no ponto de passagem da Av. Industrial, próximo ao Viaduto

Page 7: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A7SOCIAL/SINDICAL22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

Calasans fechou, recentemente, acordo com a rede McDonalds pelos direi-tos dos trabalhadores da categoria, e luta por mais benefícios para o setor

Da Redação

O Sindicato dos Trabalhadores em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo (SINTHORESP), em recentes visitas às suas ba-ses, concluiu o apoio da catego-ria para que a diretoria atual do sindicato permaneça. Encabe-çada pelo presidente Francisco Calasans Lacerda, a diretoria é responsável por constantes me-lhorias no sindicato, fazendo com que a categoria se mostre satisfeita com os resultados.

A mais recente e expressiva con-quista de Calasans e do sindicato foi o acordo com a Rede McDo-nalds, que compatibiliza salários e horários dos trabalhadores. Esta era uma luta antiga, há muito tem-po cobrada pelos funcionários. O SINTHORESP é o maior sindica-to da categoria no Brasil.

Calasans conheceu o sindicato nos anos 1960, quando era gar-çom do Hotel Jaraguá. Compõe o corpo diretivo desde os anos 1970 e, desde então, tem lutado constantemente pela melhoria

Foto: Divulgação

Categoria dos trabalhadores em hospedagem e alimentação querem permanência de diretoria

pedagem e bebidas a varejo de São Paulo e região.

Por Giuliana MarthaAs Faculdades de Tecnologia

do Estado de São Paulo (Fatecs) abriram na terça-feira (09/10) o prazo de inscrição para o vesti-bular 2013. A taxa de inscrição custa R$ 70. Os candidatos po-dem fazer as inscrições até o dia 9 de novembro no site www.vestibularfatec.com.br.

A prova será realizada no dia 9 de dezembro e terá 54 questões de múltipla escolha. De acordo com o edital, serão cinco questões re-lativas a cada uma das oito disci-plinas que compõem o núcleo co-mum do ensino médio (português, matemática, química, física, bio-logia, história, geografia e inglês), cinco questões com a finalidade de verificar a capacidade de racio-cínio lógico do candidato; e nove questões de situações-problema, de conhecimentos das disciplinas de ensino médio.

Serão oferecidas 12.315 mil vagas no processo seletivo. As

Fatecs abrem o prazo de inscrição para o vestibular 2013

56 unidades das Fatecs ofere-cem, gratuitamente, 65 cursos superiores em tecnologia. Na cidade de São Paulo possui seis

A prova será realizada em 9 de dezembro com 54 questões de múltipla escolh

Foto: Divulgação

unidades, além daquelas encon-tradas em São Bernardo, São Caetano do Sul e Santo André.

Dr. Jazanias de Oliveira Santos é advogado e colaborador do

Jornal União do ABC

Por Jazanias Oliveira Santos

O artigo 483 da CLT prevê que uma das causas da res-cisão indireta do contrato de trabalho é, entre outras faltas graves, o descumprimento das obrigações contratuais por parte do empregador. Foi com base nesse dispositivo que o reclamante buscou a Justiça do Trabalho, sustentando que a empresa reclamada paga-va seus salários sempre com atraso, o que, no seu entender, é motivo grave o suficiente para o rompimento do vínculo de emprego na forma indireta. E o juiz do trabalho substituto Fabrício Lima Silva, em atua-ção na 1ª Vara do Trabalho de Varginha, deu razão a ele.

Conforme esclareceu o juiz sentenciante, não é qualquer descumprimento de obrigação contratual que pode levar à rescisão indireta do contrato, mais conhecida como justa causa aplicável ao emprega-dor. A conduta do patrão tem que ser, de fato, grave, a ponto de causar prejuízo ao empre-gado e tornar insuportável a

Trabalhador, fique atento! Salário atrasado é falta grave e pode causar rescisão contratual

e benefícios na categoria dos trabalhadores em comércio e serviços de alimentação, hos-

Da Redação

Algumas duplas já nascem destinadas ao sucesso. Timbre perfeito, entrosamento artísti-co, hits em potencial e reper-tório de bom gosto escolhido a dedo compõem os ingredientes para uma carreira de muito tra-balho e várias conquistas. As-sim começa a história de Au-gusto Cesar & Vinicius, dois irmãos vindos de Londrina, Paraná, moradores do Grande ABC, que há menos de um ano vem conquistando cada fatia do Brasil. Por onde passam, levam o som que todo jovem quer ouvir: sertanejo universi-tário moderno, pegada dançan-

Foto: José de Lima Ribeiro

Foto: José de Lima Ribeiro

Augusto César e Vinícius se apresentam no Don Quixote Pizza Bar, no Jardim do Mar, em São Bernardo

Os orgulhosos pais dos cantores Augusto César e Vinicius acompanham o show da dupla

Augusto César e Vinícius: Música sertaneja de qualidade do ABC para o Brasil!

te nas músicas, arrocha para dançar coladinho, romantismo na medida certa e letras que traduzem o estilo da turma que adora uma balada, diversão e, claro, namoro bem longe do portão.

Tendo lançado ha um mês seu primeiro CD, pelo estudio Atmosfera, “Augusto Cesar & Vinicius”, a dupla descobriu seu potencial de hits: “Chopp, chopp”, “Se vacilar” e “Carro velho” são três amostras cer-teiras de seu calibre de suces-sos. Onde tocam, garantem uma platéia contagiada pelos refrões e suingue das canções. Tem sido assim nas festas, fei-ras e casas noturnas por onde

passaram desde que começa-ram a aquecer o novo CD pelas capitais e interior. Experientes, Augusto César e Vinicius já tocaram em bandas de baile e comandaram noites sertanejas antes de focarem na nova fase do trabalho. Quem é habituée de casas tarimbadas em São Paulo já ouviu a voz da dupla, que conhece muito bem palcos como os das casas Don Qui-xote e Estância Alto da Serra, onde já fizeram temporada e colecionaram admiradores. Foi numa destas ocasiões que o Jornal União do ABC acom-panhou um show da dupla, em São Bernardo do Campo (Don Quixote Pizza Bar), no último dia 18/10. Também tocaram no litoral, em locais como Angra dos Reis (RJ), Ilhabela e Ma-resias (SP).

“Todo mundo rala de segun-da a sexta e quer se divertir no final de semana. Pra relaxar e esquecer os problemas, aposta-mos num som pop, com leva-das de axé e forró. Todo mundo gosta”, diz Vinicius. O refrão de “Chopp chopp” já está na boca do povo e já tem clipe rolando na Internet em http://youtube/acesarevinicius .

Para conhecer mais o traba-lho da dupla, acesse também www.augustocesarevinicius.com.br .

manutenção da relação de em-prego. No caso, diante da ale-gação do empregado, quanto ao atraso habitual no pagamen-to dos salários, a ré anexou ao processo recibos de quitação. Só que apenas um deles tem a assinatura do reclamante. Segundo observou o julgador, o documento refere-se ao mês de dezembro de 2011 e o paga-mento ocorreu em 30.01.2012. Ou seja, muito depois do quin-

to dia útil do mês subsequente ao vencido, que é o prazo limi-te, previsto no parágrafo único do artigo 459 da CLT.

O magistrado destacou que os demais recibos não contêm nem assinatura, nem data de recebimento, razão pela qual, na sua visão, ficou comprova-do o atraso habitual no paga-mento. “O salário é a principal contraprestação devida pelo empregador ao empregado, é a força motriz, do ponto de vista do trabalhador, para per-manecer no emprego, já que é dele que tira seu sustento. Não pagá-lo é ato de extrema gravidade”,frisou o juiz sen-tenciante, reconhecendo a res-cisão indireta do contrato de trabalho, na forma estabeleci-da pelo artigo 483 da CLT. A empresa foi condenada a pagar ao trabalhador as parcelas res-cisórias típicas desse tipo de rompimento contratual. Após a prolação da sentença, as partes celebraram acordo.

Extraído de: Tribunal Regio-nal do Trabalho da 3ª Região - 15 de Outubro de 2012

Page 8: Edição 142 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA8 REGIONAL/EMPREGOS 22 A 30 DE OUTUBRO DE 2012

Da Redação

Já é possível se divertir neste final de semana com as novas atrações da Cidade da Criança. Os seis novos divertimentos fo-ram inspirados nos brinquedos do parque de diversões Playcen-ter. As novidades são destinadas, em especial, ao público infantil a partir de quatro anos de idade.

O parque oferece cerca de 45 atrações. Somente neste mês, o valor do ingresso custa promo-cionalmente R$ 35,00. Não es-tão incluídos o circuito de Arbo-rismo, Monga (performance da mulher-macaco), Splash , Pla-netário e Submarino. Até o final deste mês, também será entre-gue a Minipista, com carrinhos de bate-bate para as crianças.

Serviço:Funcionamento: terça a do-

mingo e feriados das 9h às 17h.

Cidade da Criança em São Bernardo ganha seis novos brinquedos

Unip realizará feira das profissões no campus Anchieta

A faixa etária do público do parque é de 2 a 13 anos, mas adultos também podem brincar em algumas das atrações.

Foto: Guerrero

Entrada no parque é gratuita e os ingressos das atrações variam de R$ 5 a R$ 10 cada. O estacio-namento custa R$ 10,00 a diária.

Moradores de São Bernardo com a carteirinha de morador da cidade têm descontos especiais. O documento pode ser feito gra-

Da Redação Da Redação

Da Redação

Por Giuliana Martha

No próximo dia 8 de dezem-bro, o Sindiesp (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Cursos de Informática no Esta-do de São Paulo) promove o 2º SINDIESPFEST, grande come-moração para seus associados, na casa de shows Via Funchal, na Vila Olímpia, capital paulista. Na ocasião, será realizado show da dupla sertaneja Edson & Hu-dson, que lançará seu DVD.

Além do show, serão sorteados diversos prêmios. O sindicato foi fundado em 2001, abrange todo o Estado e tem como pre-sidente Abner Teixeira da Silva, o Biné, que afirma: “este evento é muito esperado pela catego-ria e serve para comemorar a passagem de mais um ano de vitorias e conquistas para nós, trabalhadores do setor.”

Frequentemente, a Prefeitura do Município de Mauá divulga um painel de vagas com empre-gos com formação mínima do ensino fundamental completo.

No último painel foram divulga-das 924 vagas de emprego para os

Com a chegada da data mais importante do calendário do varejo, o Grand Plaza Shop-ping, juntamente com seus lo-jistas, se prepara para atender à demanda dos consumidores durante as compras de Natal. Ao todo, serão oferecidas cerca de 850 vagas para profissionais

A Unip Anchieta abre as por-tas do campus para realizar o evento “Um dia no Campus”, com atividades gratuitas e abertas ao público, para que os alunos do ensino médio pos-sam receber informações sobre os cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

O intuito da campanha é trazer ao conhecimento dos alunos um pouco mais sobre cada profissão e, consequen-temente, ajudá-los na escolha de sua carreira. Além disso, o estudante conhecerá os la-boratórios da Unip, que são referências de uma estrutura moderna universitária, e tam-

Sindiesp realiza confraternização em São Paulo Prefeitura de Mauá divulga painel com vagas de emprego

Grand Plaza Shopping oferece 850 vagas temporárias para o Natal

Sindiesp representa todo o Estado de São Paulo na categoria dos trabalhadores de empresas de cursos de informática. Sua confraternização será animada pela dupla sertaneja Edson & Hudson. No destaque, o presidente Abner.

Pertinho do ABC, a Universidade Paulista (UNIP) está no km 12 da Rodovia Anchieta

Foto: Guerrero

Foto: Guerrero

tuitamente no próprio parque.Endereço: Rua Tasman, 301,

Jardim do Mar. Informações pelo telefone 4122-1116.

bém ao final do evento, serão sorteados diversos brindes aos participantes.

O evento acontece no dia 31 de outubro, das 13h às 15h, na

Unip Anchieta, localizada na Rua General Leite de Castro, 201 - Km12 da Via Anchieta. Para maiores informações, li-gue: 2332-1300.

O SINDIESP possui sede na capital e pontos de atendimen-to no Estado de São Paulo. Até 2014, haverá ampliação do nú-mero de pontos. Conta com

colônia de férias e diversos con-vênios para beneficiar os traba-lhadores da categoria. Oferece todos os serviços pertinentes ao trabalhador, desde a homologa-

ção à assistência jurídica, além de trabalhar com extensa pauta de reivindicação em prol dos funcionários das empresas de cursos de informática paulistas.

munícipes. Saiba mais no site do Jornal: www.uniaoabc.com.br.

Para maiores informações acesse:

www.maua.sp.gov.brtwitter.com/PrefeituraMauafacebook.com/prefeitura.mauaTelefone: 4512-7500

temporários com ou sem expe-riência. Os interessados devem procurar as lojas do empreen-dimento pessoalmente durante o horário de funcionamento do shopping.

Serviço:Grand Plaza ShoppingAv. Industrial, 600 – Santo

André- SP


Top Related