Download - eBook - Biologia

Transcript
Page 1: eBook - Biologia
Page 2: eBook - Biologia
Page 3: eBook - Biologia

e.BOOK: QUESTÕES DO ENADE COMENTADAS

Curso: Ciências Biológicas – Licenciatura (51) e Bacharelado (50)

Organizador(es): Prof. Esp. Ana Flávia Morais e Silva Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva Prof. M.Sc. Hélder Lucio Rodrigues Silva

Page 4: eBook - Biologia

SUMÁRIO

QUESTÃO Nº 11 Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

QUESTÃO Nº 12 Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

QUESTÃO Nº 13 Autor(a): Profª. M.Sc Nathalie Martelli de Paula Souza

QUESTÃO Nº 14 Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

QUESTÃO Nº 15 Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

QUESTÃO Nº 16 Autor(a): Profª. Dra. Flávia Melo Rodrigues

QUESTÃO Nº 17 Autor(a): Profª. M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins

QUESTÃO Nº 18 Autor(a): Prof. Dr. Plauto de Carvalho

QUESTÃO Nº 19 Autor(a): Prof. Dr. Jales Teixeira Chaves

QUESTÃO Nº 20 Autor(a): Profª. Dra. Flávia Melo Rodrigues

QUESTÃO Nº 21 Autor(a): Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

QUESTÃO Nº 22 Autor(a): Prof. M.Sc.Hélder Lúcio Rodrigues Silva

QUESTÃO Nº 23 Autor(a): Profª. M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins

QUESTÃO Nº 24 Autor(a): Prof. Dr. Jales Teixeira Chaves

QUESTÃO Nº 25 Autor(a): Profª. M.Sc. Nathalie Martelli de Paula Souza

QUESTÃO Nº 26 Autor(a): Profª. M.Sc. Rosana Sahium

QUESTÃO Nº 27 Autor(a): Profª. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

QUESTÃO Nº 28 Autor(a): Profª. M.Sc. Rosana Sahium

QUESTÃO Nº 29 Autor(a): Profª. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

QUESTÃO Nº 30 Autor(a): Profª. M.Sc. Orcantina Ione Telles Ferreira

QUESTÃO Nº 31 Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes da Silva Lemos

QUESTÃO Nº 32 Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes da Silva Lemos

Page 5: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 33 Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes da Silva Lemos

QUESTÃO Nº 34 Autor(a): Profª. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

QUESTÃO Nº 35 Autor(a): Profª. M.Sc. Rosana Sahium

QUESTÃO Nº 36 Autor(a): Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

QUESTÃO Nº 37 Autor(a): Profª. M.Sc. Nathalie Martelli de Paula Souza

QUESTÃO Nº 38 Autor(a): Profª. M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins

QUESTÃO Nº 39 Autor(a): Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

QUESTÃO Nº 40 (Anulada) Autor(a): Prof. Dr. Plauto de Carvalho

Page 6: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 11

Uma das funções essenciais da divisão celular em eucariotos complexos é a de repor células que morrem. Nos seres humanos, bilhões de células morrem todos os dias e, basicamente, a morte celular pode ocorrer por dois processos morfologicamente distintos: necrose e apoptose. Considerando que a distinção entre eles é de especial importância no diagnóstico de doenças, avalie as afirmações abaixo. I. Na apoptose, os restos celulares são fagocitados pelos macrófagos teciduais. II. Como processos ativos, tanto a apoptose quanto a necrose requerem reservas de ATP. III. Na necrose, ocorre extravasamento de substâncias contidas nas células, o que resulta em um processo inflamatório. IV. Tanto o mecanismo de necrose como o da apoptose envolvem a degradação do DNA e das proteínas celulares. É correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.

Gabarito: C

Tipo de questão: Médio

Conteúdo avaliado: Biologia Celular – Ciclo Celular & Apoptose e Necrose

Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

Comentário: Alternativas II e IV não correspondem às atividades apoptóticas & necrótica. Esta questão exige do aluno a compreensão dos processos celulares de regeneração e morte.

Referências: 1. Alberts B; Johnson A; Lewis J; Raff M; Roberts K. e Walter P.(2008)

Biologia Molecular da Célula – 4 Ed. – Artmed, Porto Alegre 2. De Robertis, E.M.F; Hib J.; Ponzio R.(2009) Biologia Celular e Molecular,

14º Ed. – São Paulo, Editora Guanabara Koogan. 3. Junqueira L.C; Carneiro J (2010). Biologia Celular e Molecular; 8º Ed. –

São Paulo, Editora Guanabara Koogan.

Page 7: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 12

BROWN, T.A. Gene cloning and DNA Analysis: an introduction. Wiley-Blackwell, 6 ed. esp. 2010 (com adaptações). As endonucleases de restrição são utilizadas para a obtenção de fragmentos de DNA que contêm os genes. A obtenção do gene D, tendo como base o mapa acima, seria possível por digestão com: A BglII. B SalI. C BamHI. D BamHI + SalI. E BglII + SalI.

Gabarito: D

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Biologia Molecular – Enzimas de Restrição

Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

Comentário: As enzimas de restrição permitem obtenção de regiões genômicas de interesse. Na Biologia Molecular e/ou Genética Molecular abordam este assunto de forma clara e objetiva. As ferramentas moleculares para a análise de genomas, sobretudo de procariotos discutem os exemplos de endonucleases de restrição, enfocando suas aplicações práticas em um contexto acadêmico e produtivo.

Referências: 1. ZAHA, Arnoldo (coordenador). Biología molecular básica. 4a ed. Porto Alegre:

Mercado Aberto, 2003. 2. Lewin B (2000): Genes VII. NY, Oxford University Press. 3. Griffiths AJF, Gelbart WM, Miller JH, Lewontin RC (2000): Genética Moderna.

Page 8: eBook - Biologia

Guanabara Koogan.

QUESTÃO Nº 13

A hepatite C é causada por um retrovírus denominado HCV, que leva a inflamação, cirrose e câncer do fígado na sua forma crônica. A hepatite C representa hoje significativo problema de saúde pública em razão do grande número de pessoas que têm a doença evoluída para a forma crônica. Por ser uma doença transmissível, é importante que epidemiologistas entendam as características relacionadas a sua transmissão nas comunidades em geral. Considerando as formas de transmissão da hepatite C em humanos, analise as afirmações abaixo. I. A esterilização de materiais perfurocortantes representa importante ação no processo de controle dacontaminação. II. A transmissão vertical do vírus representa a forma mais frequente de infecção. III. O controle de sangue, hemoderivados e órgãos para transplante tem efeito positivo no controle da transmissão do vírus. IV. A vacina contra o HCV promove imunização e evita a transmissão. É correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.

Gabarito: C

Tipo de questão: FÁCIL

Conteúdo avaliado: Virologia

Autor(a): Profa. M.Sc. Nathalie Martelli de Paula Souza

Comentário: . O vírus referido na questão é o HCV, agente etiológico da Hepatite C uma virose que pode ser transmitida por vias diferentes, dentre elas a parenteral. É justamente esse o foco da questão, as diferentes maneiras que esse vírus pode ser transmitido de um indivíduo para outro.

Referências: ALTERTHUM, F.; TRABULSI, L. R. Microbiologia. São Paulo: Editora Atheneu. 2009. 780 p.

QUESTÃO Nº 14

Page 9: eBook - Biologia

A Embrapa Soja atua em pesquisas com soja transgênica desde 1997. Por meio de técnicas de biotecnologia e com a parceria de outras empresas, a Embrapa passou a incorporar a seus cultivares um gene de outro organismo, capaz de tornar a soja tolerante ao uso do herbicida glifosato. Disponível em: <www.cnpso.embrapa.br>. Acesso em: 03 out. 2011 (com adaptações). Na elaboração de um parecer técnico acerca do efeito do uso da soja transgênica na saúde humana, seria correto um biólogo observar que: A a tecnologia de plantas transgênicas reduz o custo de produção e aumenta a produtividade. B a redução no uso de agrotóxicos no cultivo da soja diminui a exposição humana à toxicidade. C a diminuição da variabilidade genética da soja implica maior vulnerabilidade do cultivo. D uma planta geneticamente modificada põe em risco as selvagens devido à polinização cruzada. E a inserção aleatória do novo gene dentro do genoma da soja distorce o desenvolvimento da planta.

Gabarito: B

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Biologia Molecular – Organismos Geneticamente Modificados (Transgênicos)

Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

Comentário: Os OGMs – Organismos Geneticamente Modificados estão cada vez mais sendo utilizados na produção de alimentos no mundo moderno. A EMBRAPA tem utilizado esta abordagem para diversos tipos de cultura, incluindo milho, arroz, feijão e soja. Toda a problemática dos transgênicos é plenamente abordada na Biologia Molecular e/ou Genética Molecular.

Referências: 1. ZAHA, Arnoldo (coordenador) (2008). Biología molecular básica. 4a ed.

Porto Alegre: Mercado Aberto. 2. Lewin B (2010): Genes VIII. NY, Oxford University Press. 3. Griffiths AJF, Gelbart WM, Miller JH, Lewontin RC (2000): Genética

Moderna. Guanabara Koogan.

QUESTÃO Nº 15

Page 10: eBook - Biologia

A figura a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (X = unidade arbitrária de DNA por célula). A análise do gráfico revela que: A) As fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula. B) As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7, subsequentes, são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula. C) As fases de 1 a 5 representam a meiose I, enquanto a meiose II está representada pelas fases 6 e 7. D) A célula representada no gráfico é uma célula diploide que teve a quantidade de seu DNA duplicada no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas fases da meiose, originando células filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides). E) A fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto, essa fase representa uma célula durante os períodos da mitose: prófase, metáfase e anáfase.

Gabarito: D

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Biologia Celular e Genética – Fases do Ciclo Celular

Autor(a): Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva

Comentário: O Ciclo Celular é um assunto muito abordado nos temas atuais, permite conhecer a dinâmica e a natureza da divisão celular, relacionando o conteúdo de material genético nas diversas fases celulares: Intérfase e Divisão Celular. Este assunto é bastante explorado em Biologia Celular, Genética e Biologia Molecular.

Referências:

Page 11: eBook - Biologia

1. ZAHA, Arnoldo (coordenador).(2008). Biología molecular básica. 4a ed. Porto Alegre: Mercado Aberto.

2. Lewin B (2010): Genes VIII. NY, Oxford University Press. 3. Alberts B; Johnson A; Lewis J; Raff M; Roberts K. e Walter P.(2008)

Biologia Molecular da Célula – 4 Ed. – Artmed, Porto Alegre

QUESTÃO Nº 16

A evolução adaptativa é descrita em diversas abordagens, como um produto do sucesso reprodutivo diferencial das variantes genéticas, já que alguns organismos contribuem mais do que outros com descendentes para as gerações seguintes. Com relação à evolução adaptativa, avalie as seguintes asserções. A ocorrência de evolução adaptativa está diretamente relacionada à existência de variação, reprodução e hereditariedade; traços herdáveis correlacionados ao sucesso reprodutivo tendem a se tornar mais comuns na descendência. PORQUE Apesar de a seleção natural ser fraca em populações naturais e direcionada pela sobrevivência e não pelo sucesso reprodutivo, ela também causa modificações direcionais sobre variações genéticas neutras. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justifi cativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justifi cativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E As duas asserções são proposições falsas.

Gabarito: C

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Evolução adaptativa

Autor(a): Profa. Dra. Flávia Melo Rodrigues

Page 12: eBook - Biologia

Comentário: A segunda asserção está incorreta porque a seleção natural não necessariamente será fraca em todas as populações naturais e é direcionada pelo sucesso reprodutivo e sobrevivência. Além do mais, a seleção natural NÃO causa modificações direcionais sobre variações genéticas neutras e SIM a deriva genética.

Referências: FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 2009. RIDLEY, M. Evolução. 3 a ed. Porto Alegre:Artmed, 2006. STEARNS, S.C; HOEKSTRA, R.F. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003

QUESTÃO Nº 17

Em um ambiente universitário, as refeições não são feitas adequadamente, muitas vezes por falta de tempo. A fome acaba sendo suprida com alimentos do tipo fast food. Suponha que um estudante universitário tenha ingerido, como sua refeição principal do dia, um sanduíche de pão francês, manteiga, carne, queijo, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar. Para os constituintes dessa refeição, as enzimas que atuarão na digestão dos alimentos, na ordem em que foram apresentados, são: A) sacarase, amilase, lipase, pepsina, amilase. B) pepsina, sacarase, amilase, lipase, lipase. C) pepsina, amilase, lipase, sacarase, sacarase. D) amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase. E) lipase, pepsina, sacarase, amilase, amilase.

Gabarito:D

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Espera-se com esta questão avaliar o conhecimento do candidato em relação à digestão animal/ ação enzimática/ enzima-substrato.

Autor(a): Profa. M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins

Comentário Mecanismo de associação e exclusão. O candidato deveria explorar as Competências e habilidades de Criticar, analisar e interpretar. Basta o aluno saber uma única associação enzima-substrato o levaria a alternativa correta.

Page 13: eBook - Biologia

Referências: GUYTON, A C. Fisiologia Humana e Mecanismos das doenças. Ed. Guanabara Koogan, 5a. ed, Rio de Janeiro, 1992. RANDALL; BURGGREN & FRENCH. Fisiologia Animal: mecanismos de adaptação. 4a. ed Editora Eckert. SHIMDT & NIELSEN. Fisiologia Animal Adaptação e Meio Ambiente. Ed. Santos.

QUESTÃO Nº 18

Entre os padrões biogeográficos mais conhecidos e estudados, destacam-se os gradientes latitudinais de diversidade, que podem ser observados nas figuras a seguir.

Com relação a esses gradientes, avalie as seguintes asserções. Segundo o padrão de gradientes latitudinais de diversidade, há aumento da riqueza dos polos para o Equador nas espécies continentais de animais e de plantas, o que não ocorre para seres aquáticos (marinhos e dulcícolas). PORQUE A maior estabilidade térmica dos ambientes de maior latitude faz com que grupos de seres aquáticos (marinhos e dulcícolas) apresentem um padrão latitudinal invertido, possuindo uma riqueza de espécies decrescente dos polos para a região equatorial. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda nã o é uma justificativa correta da primeira.

Page 14: eBook - Biologia

C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Gabarito: E

Tipo de questão: Médio

Conteúdo avaliado: Biogeografia, Diversidade Biológica

Autor(a): Prof. Dr. Plauto de Carvalho

Comentário: Esta questão envolve o conhecimento básico de padrões biogeográficos latitudinais e processos que determinam a distribuição da diversidade biológica em escala global tanto para espécies continentais quanto aquáticas. A primeira afirmação explora o padrão onde se observa o aumento do número de espécies dos pólos para os trópicos, conhecido como gradiente latitudinal de diversidade. Trata-se de uma afirmação falsa, pois diz que a diversidade maior em direção aos pólos não se aplica aos organismos aquáticos. A segunda afirmação explora a hipótese de estabilidade climática nos trópicos e sua correspondência com padrões de distribuição da diversidade biológica aquática. Trata-se de uma afirmação falsa quando diz que a estabilidade climática nos trópicos determina maior diversidade nos pólos do que nos trópicos.

Referências: BEHRENSMEYER, A.K.; DAMUTH,J.D.; DIMICHELE,W.A.; POTTS,R.; SUES,H.D.; WING,S.L. (eds) (1992) Terrestrial Ecosystems through Time. University of Chicago Press, 568p. BROWN,J.H.; GIBSON,A.C. (2001) Biogeography. C.V. Mosby Company, St. Louis, 643p. DELCOURT,H.R.; DELCOURT,P.A. (1991) Quaternary Ecology. Chapman & Hall, London, 242p. FUTUYMA, D.J. (1995) Biologia Evolutiva. 2º Ed, SBG/CNPq, 631p.

QUESTÃO Nº 19

Page 15: eBook - Biologia

Gabarito: C

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Bioestatística

Autor(a): Prof. Dr. Jales Teixeira Chaves Filho

Page 16: eBook - Biologia

Comentário: É uma questão bastante simples, bastando para sua resolução uma análise da dispersão dos grupos A e B em que no grupo experimental há uma forte correlação negativa e no grupo controle não há associação entre as variáveis do gráfico.

QUESTÃO Nº 20

Os fósseis servem como confirmação de que a evolução é fonte da biodiversidade por permitirem, entre outros, a observação de caracteres compartilhados por grupos de organismos. Com relação à utilização de fósseis de plantas para a confirmação da evolução dos grupos vegetais, avalie as seguintes asserções. É possível observar uma discordância entre o registro fóssil e o que propõe a filogenia em termos de período de origem e graus de complexidade. PORQUE O registro fóssil apresenta hiatos deposicionais, que não permitem preencher todos os degraus das linhas evolutivas inferidas pela filogenia. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Gabarito: A

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Evolução e Filogenia

Autor(a): Profa. Dra. Flávia Melo Rodrigues

Comentário: As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira, uma vez que a discordância entre do período registro fóssil e a filogenia pode ser

Page 17: eBook - Biologia

explicada pelos hiatos deposicionais, causando variação temporal e espacial dos processos sedimentares e consequentemente do registro fóssil.

Referências: FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 2009. RIDLEY, M. Evolução. 3 a ed. Porto Alegre:Artmed, 2006. STEARNS, S.C; HOEKSTRA, R.F. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003

QUESTÃO Nº 21

Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) voltaram a defender que a ação antrópica tem contribuído significativamente para o aumento dos níveis de carbono na atmosfera terrestre. A consequência mais conhecida desse aumento é o aquecimento global, originado pela intensificação do efeito estufa. Todavia, há um assim chamado irmão gêmeo do mal do aquecimento global, que é pouco conhecido. Trata-se do processo de acidificação dos oceanos, que já ocorreu antes na história da Terra, no limite Permo-Triássico, há, aproximadamente, 250 milhões de anos. Correlacionando a importância dos oceanos na manutenção da vida na Terra com as possíveis causas do colapso ambiental observado pelo processo de acidificação dos oceanos ocorrido no limite Permo-Triássico, e ainda, com as consequências para a biodiversidade atual, analise as afirmações abaixo. I.A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH. II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento. III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros. IV.A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas, também, a biodiversidade terrícola. É correto apenas o que se afirma em A I e II. B II e III. C III e IV. D I, II e IV. E I, III e IV.

Gabarito: D

Page 18: eBook - Biologia

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Clima, Aquecimento Global

Autor(a):Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

Comentário: A vida sem sombra de duvida sempre este correlacionada ao ambiente aquático, dela surgiu à vida através de uma serie de combinações moleculares através de forças naturais (calor e descargas elétricas). Mas este ambiente por apresentar certa vulnerabilidade sofre grandes mudanças, como exemplo o aquecimento global através do aumento da ação antrópica que acaba por causar grande desequilíbrio. Todos estes elementos podem geral a acidificação dos oceanos o que resulta progressivamente na dissolução de CO na água o que acaba reduzindo o Ph, geral desequilíbrio para todos os organismos que deste meio ambiente vivem, em alguns casos este mesmo processo em períodos passados foi o responsável pela extinção e queda de biodiversidade de varias espécies, principalmente daquelas que utilizam o oxigênio como fonte de respiração tanto em ambientes aquosos como terrícola.

Referências: BUENO, C. e SILVA, P.P de L. (tradutores) A economia da natureza. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan S. A. 1996. 470p. CARVALHO, C. G. de Legislação ambiental brasileira (contribuição para um código nacional do ambiente). Vol. 1 e 2. Lemes, Editora de Direito, 1999. 173 p. CASTRO, N.; SETTI, A.A.; GOGGONIO, A. de S.; FARIA, S. C. de . A questão ambiental e as empresas: meio ambiente e pequena empresa. Brasília:SEBRAE, 1998, 240 p.

Page 19: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 22

A Resolução n° 227, de 18 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biologia (CFBIO), dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, para efeito de fiscalização do exercício profissional. No seu parágrafo único, essa Resolução afirma que o exercício das atividades profissionais/técnicas vinculadas às diferentes áreas de atuação fica condicionado ao:

A- currículo efetivamente realizado e ao tempo de, no mínimo, 1 ano de experiência comprovada na área que pretende atuar. B - curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área ou, no mínimo, 1 ano de experiência comprovada na área que pretende atuar. C - currículo efetivamente realizado ou à pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área ou à experiência profissional mínima de 460 horas na área, comprovada pelo acervo técnico. D- currículo efetivamente realizado ou à pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área ou à experiência profissional mínima de 360 horas na área, comprovada pelo acervo técnico. E- curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área ou, no mínimo, 2 anos de experiência compovada na área que pretende atuar.

Gabarito: D

Tipo de questão: questão de nível difícil

Conteúdo avaliado: O aluno teria que ter conhecimento específico do Estatuto e normas gerais do Conselho Federal de Biologia

Autor(a): Prof. M.Sc. Hélder Lúcio Rodrigues Silva

Comentário: Fato esse que nem sempre ocorre enquanto não se torna um profissional e comece a atuar na área. Mesmo sabendo que o acesso é fácil através do site do Conselho, raramente essas informações são pesquisadas por discentes.

Referências: http://www.crbio04.gov.br/images/stories/anexos/pos/regimentointerno.pdf

Page 20: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 23

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos, além de eliminar ou reduzir parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor. Em relação ao texto, avalie as afirmações que se seguem. I. Na irradiação de alimentos, o tratamento é realizado com radiação ionizante. II. Os principais tipos de radiações ionizantes são as radiações alfa, beta, gama, raios X e nêutrons. III. A partícula beta é formada por dois prótons e dois nêutrons e, por isso, é semelhante ao núcleo de hélio. IV. A partícula alfa tem a massa do elétron e pode ser negativa ou positiva. V. Os raios gamas são ondas eletromagnéticas extremamente penetrantes. É correto apenas o que se afirma em A) I, II e III. B) I, II e V. C) I, III e IV. D) II, IV e V. E) III, IV e V.

Gabarito: B

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Biofísica aplicada

Autor(a): Profa. M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins

Comentário: Competências e habilidades: Criticar, analisar e interpretar fontes informacionais distintas, identificando as diferentes abordagens disciplinares sobre a utilização de tecnologias no cotidiano.

Referências: Conhecimentos da disciplina Biofísica.

Page 21: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 24

Gabarito: D

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Conservação ambiental

Autor(a): Prof. Dr. Jales Teixeira Chaves Filho

Comentário: É uma questão considerada fácil, onde não é necessário um conhecimento avançado sobre o tema para encontrar a resposta correta. Entre as

Page 22: eBook - Biologia

alternativas apresentadas, a única que se refere à conservação de ambiente natural é a “utilização do fogo como forma alternativa de manejo”, em se tratando de um ambiente com predomínio de vegetação herbáceo-arbustiva. Todas as outras alternativas apresentadas não se referem à práticas de conservação de ambientes naturais.

QUESTÃO Nº 25

Mais de 50% dos resíduos sólidos gerados em hospitais do Brasil são descartados de maneira irregular, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e, em vez de serem destinados a uma seleção especial, os dejetos, muitas vezes, têm como destino os lixões comuns, colocando em risco a saúde pública. A destinação final de todo lixo hospitalar no Brasil deveria ser a incineração. PORQUE Não existe tecnologia adequada para a disposição de lixo hospitalar em aterros sanitários ou para a reciclagem. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Gabarito: E

Tipo de questão: FÁCIL

Conteúdo avaliado: Epidemiologia

Autor(a): Profa. M.Sc. Nathalie Martelli de Paula Souza

Comentário O aluno deve levar em conta que o lixo hospitalar é dividido em três classes diferentes e cada uma dessas classes possui um tipo de descarte diferente.

Referências: MINISTÉRIO DA SAÚDE (FUNASA) Guia de Vigilância Epidemiológica, 2002. ROSEN, G. Uma História da Saúde Pública. 2ªed. HUCITEC / Ed. UNESP/ABRASCO, 1994.

Page 23: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 26

Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir. I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola. II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino. IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

Gabarito: letra B

Tipo de questão: Nível médio de dificuldade

Conteúdo avaliado: Currículo na perspectiva crítica./ Sociologia da Educação

Autor(a): Profa. M.Sc. Rosana G.L. Sahium

Comentário: De acordo com a teoria crítica o currículo não é uma determinação escolar simplesmente, como pode parecer, mas muito mais a expressão de um momento, contexto e determinações cultural, social e política, portanto não determinado apenas por contingências internas. Nesta perspectiva o currículo está longe de ser uma realidade objetiva e ele deve sim contribuir para viabilizar intervenções, essa assertiva se aproxima mais da concepção tradicional e tecnicista de currículo. Não há possibilidade de harmonia de valores. Tanto o currículo quanto o processo educativo são resultados de construções e desconstruções contínuas.

Page 24: eBook - Biologia

Referências: HORNBURG, Nice. SILVA, Rubia da. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Vol. 3n. 10 - jan.-jun./2007. p. 61-66.Disponível: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. MOREIRA (org.) Antônio Flávio Barbosa. Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs.). Trad. Maria Aparecida Baptista. Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

QUESTÃO Nº 27

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72. Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. IV.Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. É correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV.

Gabarito: B

Page 25: eBook - Biologia

Tipo de questão: Questão nível médio

Conteúdo avaliado: Didática Aplicada

Autor(a): Profa. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

Comentário: O item II aborda as provas objetivas, importantes instrumentos de avaliação quando consideradas num contexto de utilização de outros instrumentos avaliativos. Não podemos afirmar que o "Domínio das tecnicas de elaboração de provas objetivas" se constitua como tarefa didática essencial, como o planejamento, a execução e a própria avaliação do ensino, sendo esta última entendida, neste presente momento como um processo mais amplo. Em relação à quarta afirmação, o livro didático é importante recurso didático a ser utilizado em sala de aula, porém, não é o único. O professor deve considerar outros recursos como tecnológicos, demonstrativos, experimentais. As afirmações I e III são consideradas corretas, pois, segundo pressupostos pedagógicos básicos, conhecer e contextualizar os conteúdos da disciplina a ser lecionada são tarefas didáticas tão importantes para o processo de aprendizagem e o sucesso do ensino, quanto a escolha adequada dos procedimentos a serem utilizados para o tratamento desses mesmos conteúdos.

Referências: CANDAU, Vera . Didática Crítica e Intercultural. São Paulo: Vozes, 2012. MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. VASCONCELLOS, C. Concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2009

QUESTÃO Nº 28

Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções. Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.

PORQUE

Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.

Page 26: eBook - Biologia

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas

Gabarito: Letra D

Tipo de questão: Nível médio de dificuldade, uma vez que ao direcionar a atenção à leitura e a interpretação do gráfico pode desviar a atenção do aspecto social, político e educacional, que tende a ficar em segundo plano, mas que é aspecto fundante.

Conteúdo avaliado: Sociologia da educação/ gestão educacional/politica educacional

Autor(a): Profa. M.Sc. Rosana G.L. Sahium

Comentário O crescimento ou aumento populacional na faixa de 20 a 60 representa aumento da expectativa de vida, ou melhoria de qualidade de vida. E o que se espera na esteira “desse desenvolvimento” é que a sociedade ofereça e oportunize de fato a educação de qualidade às suas crianças e jovens, fazendo-se cada vez menos necessária uma educação compensatória, para jovens e adultos que não tiveram essa oportunidade na idade compatível.

Referências: ARROYO,Miguel Gonzalez. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES,L.( Org).Formadores de educadores e jovens adultos. Belo Horizonte:Autêntica 2006.

QUESTÃO Nº 29

Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensino-aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de

Page 27: eBook - Biologia

Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve: A ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório. B relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática. C definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório. D listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório. E propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.

Gabarito: A

Tipo de questão: Nível Médio

Conteúdo avaliado: Didática Aplicada e Estágio II

Autor(a): Profa. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

Comentário: O Laboratório de Informática em uma escola deve ser considerado como um local de uso cotidiano, de busca, de criação, de pesquisa, visando à construção de conhecimento e favorecimento dos processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de um ambiente diversificado de aprendizagem que valoriza as informações disponíveis no processo de construção do conhecimento. A Pedagogia de Projetos parte do princípio que devemos incentivar a capacidade do aluno de adquirir sua própria educação, investindo em sua autonomia para gerenciar a aprendizagem e, assim, aprender questionando, respondendo, buscando desafios educativos e formativos exigidos pela sociedade atual. O professor deve-se portanto, repensar sua prática e explorar de todas as formas as potencialidades de seus alunos. Deve oportunizar a interdisciplinaridade e a integração entre os conteúdos e para tanto, contar com o Laboratório de Informática como recurso. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem, a partir de um tema dado, predeterminado, restrito a determinadas fontes também indicadas, resultando numa mera apresentação de trabalho. Portanto, uma vez que a Pedagogia de Projetos não pressupõe a definição prévia de conteúdos, mas a resolução de questão-problema integrada a situações vividas, as alternativas B, C, D e E estão incorretas.

Page 28: eBook - Biologia

Referências: ALMEIDA, F. J.; FONSECA JUNIOR, F, M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED/PROINFO – Ministério da Educação. 2000. FREIRE, F; PRADO, M. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de software educacional. In: VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-UNICAMP, 1999, p.111-129. PRADO, M. E. B. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.) Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro. 2005. Cap. 1, artigo 1.1, p.12-17. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto>. Acesso em: 3 jul. 2013. MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escritura Editora, 2000.

QUESTÃO Nº 30

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido. VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula . 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8. Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir. I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social. II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico. III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e

Page 29: eBook - Biologia

transformar a realidade. IV.A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos. V.Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que ocorre na escola com caráter informal e sem planejamento. É correto apenas o que se afirma em A I e III. B I e IV. C II e IV. D I, II e III. E II, III e IV.

Gabarito: D

Tipo de questão: Médio

Conteúdo avaliado: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(a): Profa. M.Sc. Orcantina Ione Telles Ferreira

Comentário: Dentre as afirmações apresentadas, são corretas as três primeiras, pois a quarta é não apresenta significado relevante para a prática docente. O que deve nortear a definição de temas é o significado que eles têm para os alunos e para a prática social. Conteúdos irrelevantes e sem significado para os estudantes e para o professor devem ser excluídos do programa. Mesmo partindo desse pressuposto, não é nada fácil fazer as escolhas em torno dos temas de estudo pelo modo como o conhecimento se amplia. Por isso é questão nuclear a busca de definições sobre o conhecimento a ser ensinado. Outro aspecto a ser considerado na definição dos temas a serem ensinados é o seu papel na compreensão e na transformação da realidade, bem como nos modos como os seres humanos interagem com a realidade.

Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013. COLL, C. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. São Paulo: Penso, 1994.

Page 30: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 31

Muito se fala sobre a necessidade de melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil e são várias as estratégias defendidas com esta finalidade: aprimorar a formação dos docentes, aumentar o tempo de permanência na escola, melhorar a infraestrutura e equipar os estabelecimentos de ensino. Todas são válidas e, certamente, se colocadas em prática, colaboram para melhorar a educação. Contudo, existe uma alternativa de grande impacto que é pouco lembrada: a incorporação do ensino de Ciências ao currículo desde os primeiros anos do ensino fundamental. No Brasil, o ensino de Ciências tem pouca ênfase dentro da Educação Básica, apesar da forte presença da tecnologia na vida das pessoas e do lugar central que a inovação tecnológica detém enquanto elemento de competitividade entre as empresas e as nações. Ciência Hoje, 23 ago. 2006 Em relação à importância do ensino de Ciências desde as séries iniciais, avalie as afirmações abaixo. I. O ensino de Ciências gera um impacto sobre a qualidade da educação, pois envolve um exercício de raciocínio que desperta na criança seu espírito criativo, seu interesse, melhorando a aprendizagem de todas as disciplinas. II. O conhecimento científico, associado à tecnologia, é fundamental para tornar o ensino de Ciências estimulante e eficiente para todas as crianças e, com isso, atrair talentos para as carreiras científicas. III. A inclusão da Ciências desde o ensino básico deve estar associada a uma política de formação de docentes, de modo que eles possam propiciar aos alunos aprendizagens significativas. É correto o que se afirma em A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III

Gabarito: E

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Ciências, Educação Básica, Currículo.

Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes Lemos

Comentário: Enfatiza corretamente a inclusão do Ensino de Ciências, na formação básica, ou seja, nas primeiras séries do ensino fundamental. Com certeza, para que esta inclusão seja efetivada, contemplando PCN’s para o

Page 31: eBook - Biologia

ensino fundamental no país, necessário se faz: formação dos docentes, docentes sejam pedagogos, formação do pedagogo na universidade reveja as matrizes curriculares desses cursos.

Referências: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013.

QUESTÃO Nº 32

Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: <www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar. A a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências. B a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais. C a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles. D a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade. E a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.

Gabarito: D

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: Ciências da Natureza, Tecnologia.

Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes Lemos

Page 32: eBook - Biologia

Comentário: Enfatiza corretamente a inclusão do Ensino de Ciências, na formação básica ou seja, nas primeiras séries do ensino fundamental. Com certeza, para que esta inclusão seja efetivada, contemplando PCN’s para o ensino fundamental no país, necessário se faz: formação dos docentes, docentes sejam pedagogos, formação do pedagogo na universidade reveja as matrizes curriculares desses cursos.

Referências: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013.

QUESTÃO Nº 33

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental e médio, em relação às Ciências Naturais e Biologia, verifica-se que os eixos temáticos para as Ciências Naturais são quatro e os temas estruturadores para a Biologia são seis. Assinale a opção que apresenta dois tópicos dos eixos temáticos, seguidos de dois tópicos dos temas estruturadores. A Tecnologia e sociedade; diversidade da vida; ser humano e saúde; origem e evolução da vida. B Terra e universo; diversidade da vida; tecnologia e sociedade; origem e evolução da vida. C Diversidade da vida; terra e universo; origem e evolução da vida; qualidade de vida das populações humanas. D Vida e ambiente; diversidade da vida; origem e evolução da vida; terra e universo. E Vida e ambiente; ser humano e saúde; identidade dos seres vivos; diversidade da vida.

Gabarito: E

Tipo de questão: Fácil

Conteúdo avaliado: PCN’s

Autor(a): Prof. M.Sc. José Wellington Gomes Lemos

Comentário: Os PCN’s, tanto do ensino fundamental como do ensino médio, contemplam as propostas curriculares nas universidades, quando da formação

Page 33: eBook - Biologia

de professores. Carecem serem aplicadas de forma sistematizada e com adaptações em cada região do país.

Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013.

QUESTÃO Nº 34

Nos últimos anos, estudantes com necessidades especiais têm sido incluídos nas classes regulares das escolas. Docentes relatam que tal situação foi colocada sem prévia capacitação para que possam realmente atuar na aprendizagem e inclusão social desses estudantes. Uma das estratégias que vem sendo utilizada pelos docentes da área de Ciências é a pesquisa participativa. Nessa atividade, I. o pesquisador tem o papel de agente facilitador do amadurecimento das relações humanas, visando provocar mudanças na realidade concreta com uma participação social efetiva. II. os resultados estão vinculados à tomada de consciência dos fatores envolvidos nas situações de vida imediata e na participação coletiva para a mudança da ordem social. III. as experiências caminham no sentido da articulação entre teoria/prática e sujeito/objeto, na medida em que o conhecimento e a ação sobre a realidade se concretizam na investigação das necessidades e interesses locais. IV.se estabelece o equilíbrio entre o pensamento científico e o desenvolvimento humano, por uma metodologia assentada no tripé: curiosidade, investigação científica e descoberta. Refletem características da pesquisa participativa o que se afirma em A I, II e III, apenas. B I, II e IV, apenas. C I, III e IV, apenas. D II, III e IV, apenas. E I, II, III e IV.

Gabarito: E

Tipo de questão: Questão nível médio

Conteúdo avaliado: Didática Aplicada e Estágio II

Autor: Profa. Esp. Ana Flávia Morais e Silva

Page 34: eBook - Biologia

COMENTÁRIO Ao analisarmos esta questão podemos considerar a teoria vygotskyana da mediação cultural como embasamento para o planejamento da atuação em sala de aula, na organização da estratégias didáticas como afirma Vygotsky (1994) as crianças devem ser desafiadas a saírem do pensamento abstrato e partirem para o pensamento concreto. E a modalidade didática pesquisa participativa promove isso. Além disso, é necessária a experiência ativa da criança, interagindo de forma criativa, promovendo, assim, o amadurecimento de seu pensar. Por isso as alternativas I,II, III e IV estão corretas, pois propõem uma ação que contemple a atividade da criança como centro de seu processo de aprender, tendo-se como indispensáveis, na proposta pedagógica, atividades desafiadoras que estimulem a ativação do pensamento e que possibilitem à criança o ato de pensar sobre sua própria ação. Para Vygotsky (1994, p. 117-118) “[...] o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros”. Portanto o professor precisa pensar sua ação pedagógica no sentido de desafiar a interação entre seus alunos, promovendo um real “brincar inclusivo”, tornando o espaço pedagógico capaz de possibilitar à criança a superação de suas dificuldades, maximizando suas potencialidades.

Referências: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994

QUESTÃO Nº 35

Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não-governamental (ONG). O projeto se referia a coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro. Para se concretizar na prática educativa, o planejamento no qual se inseriu o projeto deve ter sido construído com base A nos pressupostos que estruturam a criação da ONG. B no estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar e do seu entorno. C na análise das técnicas de ensino, haja vista a neutralidade que apresentam, quando devidamente utilizadas. D no estudo da Cultura, visando à manutenção do pensamento hegemônico e, por decorrência, da estrutura social. E na relativização das teorias de ensino-aprendizagem cujo papel na formação acadêmica é distinto do exigido no contexto escolar.

Page 35: eBook - Biologia

Gabarito: Letra B

Tipo de questão: Questão de nível fácil, representa uma situação que é comumente discutida e experienciada no contexto escolar , mas como todas as questões, requer também uma leitura atenta e análise crítica.

Conteúdo avaliado: Planos e Planejamentos/Didática

Autor(a): Profa. M.Sc. Rosana G.L.Sahium

Comentário: A ONG é uma parceira do projeto, e a construção do projeto deve ter como base pressupostos e contextos mais amplos, como indica a alternativa B, que é a opção correta. Um projeto com esta característica não é determinado por técnicas de ensino e em educação não há neutralidade. A manutenção do pensamento hegemônico está na contramão de qualquer projeto de prática educativa democrática, como sugere o exemplo. Esta opção está mais para uma crítica às incoerências entre teorias e prática na formação pedagógica.

Referências: HORNBURG, Nice. SILVA, Rubia da. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Vol. 3n. 10 - jan.-jun./2007. p. 61-66.Disponível: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. MOREIRA (org.) Antônio Flávio Barbosa. Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs.). Trad. Maria Aparecida Baptista. Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

QUESTÃO Nº 36

O jornal O Globo publicou, em sua edição de 1/8/2011, a seguinte notícia: Condomínios despejam esgoto irregularmente na Lagoa de Jacarepaguá

Page 36: eBook - Biologia

Rio de Janeiro - Uma das promessas de legado olímpico para o Rio parece estar indo por água abaixo. A limpeza das lagoas da região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, tem esbarrado no despejo irregular de esgoto feito por condomínios, cujas construções avançam em ritmo frenético no bairro. Considerando a destinação inadequada de efluentes domésticos, avalie as seguintes asserções. O despejo irregular de efluentes domésticos não tratados em corpos d água pode resultar na liberação de gases tóxicos com odores desagradáveis e em anoxia (ausência de oxigênio dissolvido), a qual resulta na morte de peixes e de invertebrados. PORQUE O ambiente aquático passa de um estado oligotrófico para um estado eutrófico, o que contribui para a proliferação, principalmente, de microrganismos decompositores, causando, entre outros, depleção de oxigênio. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Gabarito: A

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Qualidade da água, Ambiente Aquático, Microorganismos, Oxigênio, Fauna Aquática

Autor: Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

Comentário: A grande quantidade de material orgânico disponível no ambiente aquoso como, por exemplo, do texto acima apresenta grande margem para crescimento e rápida multiplicação desgovernada de microrganismos decompositores, os mesmos consomem praticamente quase todo o oxigênio disponível e liberam gases tóxicos que resultam na morte de peixes e de invertebrados.

Page 37: eBook - Biologia

Referências: BUENO, C. e SILVA, P.P de L. (tradutores) A economia da natureza. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan S. A. 1996. 470p. CARVALHO, C. G. de Legislação ambiental brasileira (contribuição para um código nacional do ambiente). Vol. 1 e 2. Lemes, Editora de Direito, 1999. 173p. CASTRO, N.; SETTI, A.A.; GOGGONIO, A. de S.; FARIA, S. C. de . A questão ambiental e as empresas: meio ambiente e pequena empresa. Brasília:SEBRAE, 1998, 240 p.

QUESTÃO Nº 37

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. É causada por poliovírus que pertencem ao gênero enterovírus, da família Picornaviridae. Até a primeira metade da década de 1980, a poliomielite foi de alta incidência no Brasil, contribuindo de forma significativa para a elevada prevalência anual de sequelas físicas observada naquele período. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza/PB. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília, 2005 (com adaptações). O Brasil controlou a poliomielite porque: A conseguiu elevar a cobertura vacinal de tal modo a cobrir todas as crianças, atingindo também os grupos que apresentam algum tipo de imunodeficiência. B funcionou muito bem a estratégia do governo em vacinar toda a população com vacinas contendo vírus mortos, para proteção individual do cidadão. C houve diminuição do vírus selvagem que circulava na natureza devido às melhorias em relação ao atendimento à população com rede de esgotos e água tratada. D o vírus selvagem causador da poliomielite sofreu mutação espontânea na natureza e passou a ser menos virulento até se tornar incapaz de causar a doença. E a vacina oral utilizada nas campanhas, além de propiciar imunidade individual, aumentou a imunidade de grupo na população em geral com a disseminação do poliovírus vacinal no meio ambiente.

Gabarito: E

Tipo de questão: Difícil

Conteúdo avaliado: Virologia e Epidemiologia

Autor(a): Profa. M.Sc. Nathalie Martelli de Paula Souza

Page 38: eBook - Biologia

Comentário Piconaridae é uma família de vírus que pode ser adquirida tanto por via entérica, quanto por meio das vias aéreas respiratórias superiores. O vírus da Poliomelite é um enterovírus e por isso, o saneamento básico deve ser levado em conta para a erradicação da moléstia.

Referências:

ALTERTHUM, F.; TRABULSI, L. R. Microbiologia. São Paulo: Editora Atheneu. 2009. 780 p.

ROSEN, G. Uma História da Saúde Pública. 2ªed. HUCITEC / Ed. UNESP/ABRASCO, 1994.

QUESTÃO Nº 38

Em condições normais, um homem adulto produz cerca de 200 bilhões de hemácias por dia, para substituir um número semelhante de hemácias destruídas diariamente. Essa reposição é fundamental para manter estável a massa total dos glóbulos vermelhos do organismo. Embora pareça expressivo, tal valor representa menos de 1% do total de hemácias, que, em condições também normais, são produzidas exclusivamente na medula óssea. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta duas circunstâncias nas quais, após os períodos embrionário e fetal, a eritropoese pode ocorrer fora da medula óssea. A Infecção bacteriana localizada e ocupação de ambiente com baixa pressão de oxigênio devido a altitudes elevadas. B Infecção bacteriana localizada e resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, a anemia hemolítica. C Infecção bacteriana localizada e trauma mecânico, com posterior processo inflamatório. D Resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, na anemia hemolítica, e proliferação neoplásica em tecido mieloide. E Resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, na anemia hemolítica, e resposta a trauma mecânico, com posterior processo inflamatório.

Gabarito: D

Tipo de questão:Dificil

Conteúdo avaliado: Fisiologia anormal da eritropoese

Autor(a): Profa. M.Sc. Ana Maria Curado Lins

Comentário: Competências e habilidades: Espera-se com esta questão avaliar o conhecimento do candidato em relação à eritropoese e suas anormalidades,

Page 39: eBook - Biologia

bem como avaliar se o candidato sabe como o corpo humano reage a doenças. Entretanto, este conteúdo não abordado no curso de biologia; não é abordado em livros de fisiologia animal, nem fisiologia médica. Somente encontrei este conteúdo (exatamente igual, como demonstrado abaixo) na página: https://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/20222 e manuais de hematologia clínica. Esta questão é pouco apropriada para o curso de biologia, é direcionada a área clínica. HEMOGRAMA: A HEMATOPOESE 23/10/2012 13:54:00

A palavra hematopoese significa a formação das células do sangue. Abrange o estudo de todos os fenômenos relacionados com a origem e com a multiplicação e a maturação das células primordiais ou precursoras das células sanguíneas, ao nível da medula óssea. As células precursoras estão em grande atividade proliferativas e maturativa, garantindo a manutenção do número de células maduras na circulação. A porção celular do sangue é composta de eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Constituem três linhagens ou séries diferentes de células, que se originam, entretanto, de uma célula-mãe única, denominada célula pluripotente, totipotente, stem-cell ou célula-tronco. A célula indiferenciada mieloide também denominada CFU-GEMM, indicando sua capacidade de diferenciação para as linhagens granulocíticas, eritrocitárias, monocitárias e megacariocitária.

A célula indiferenciada linfoide origina os linfoides tipo T (timo-dependentes) e os linfócitos B (bursa-símile-dependentes), produzida também na medula óssea. Tanto a célula indiferenciada mieloide como a linfoide se diferenciam da stem-cell por sua incapacidade de autorrenovação. A autorrenovação é a principal característica das células pluripotentes. Todas as células indiferenciadas pluripotentes têm sua origem no embrião no saco vitelíneo. A partir do saco vitelíneo, essas células caem na circulação embrionária e fixam em locais do embrião, e depois do feto, onde a rede vascular é muita rica. Dentre esses locais estão o baço, o fígado e, posteriormente a medula óssea. Série Vermelha Em condições normais um adulto produz cerca de 200 bilhões de hemácias por dia, substituindo número equivalente de células destruídas diariamente, para manter assim estável a massa total de hemácias do organismo. A proporção de hemácias produzidas e destruídas diariamente corresponde aproximadamente 0,83% do total, e em condições normais, essa produção ocorre exclusivamente na medula óssea.

Page 40: eBook - Biologia

Após o período embrionário e fetal, e eritropoese pode ocorrer fora da medula óssea em duas circunstâncias: resposta a um estímulo proliferativo intenso (como em anemias hemolíticas) ou como parte de um quadro de proliferação neoplásica do tecido mieloide. Em anemias hemolíticas, os níveis elevados de eritroetina podem levar à substituição da medula gordurosa por medula ativa, inclusive nos ossos longos, expandindo a produção de hemácias até 6-7 vezes acima de sua taxa habitual. O estímulo persistente pode fazer aparecer tecido eritroide no baço, fígado e, eventualmente, em outros locais do organismo. Particularmente em talassemias intermediárias têm sido descritas massas paravertebrais e musculares de tecido eritroide, algumas vezes determinando sintomas compressivos. Nas síndromes mieloproliferativas, como mielofibrose e policitemia vera, a eritropoese acompanha a metaplasia mieloide, em especial no fígado e baço, não tendo papel compensatório.

Autor: Colunista Portal - Educação

Referências: https://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/20222

QUESTÃO Nº 39

Quando dois animais da mesma espécie interagem por um comportamento agonístico, raramente essa interação resulta em ferimentos ou morte, porque ela é composta por exibições rituais que definem as relações de dominância e determinam qual dos competidores terá acesso ao parceiro sexual, ao alimento ou ao território. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. I.A exibição ritualística entre animais é o resultado de um processo evolutivo que funciona, basicamente, como comunicação entre os organismos. II. A adoção de comportamentos de exibição ritualística em substituição a confronto direto permite que nenhum dos competidores seja prejudicado no processo. III. Por meio da exibição ritualística, movimentos ou características simples tornam-se mais intensos ou conspícuos e devem ser claramente reconhecidos pelos animais em interação. IV.O encerramento dessas exibições ritualísticas acontece quando um dos competidores foge ou exibe sinais rituais de submissão. É correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e III. C III e IV. D I, II e IV. E II, III e IV.

Gabarito: B

Tipo de questão: Fácil

Page 41: eBook - Biologia

Conteúdo avaliado: Comportamento Animal

Autor(a): Prof. M.Sc. Hélcio Marques Junior

Comentário Quando dois animais da mesma espécie competem por dominância a determinados recursos ecológicos como alimento, território ou ate mesmo um parceiro sexual surgi um modelo de comportamento conhecido por agonístico. Este mecanismo apresenta variadas ferramentas de ações comportamentais de comunicação entre os organismos. Sempre um dos organismos será prejudicado, pois nem um dos participantes irá apresentar sinais de submissão.

Referências: BUENO, C. e SILVA, P.P de L. (tradutores) A economia da natureza. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan S. A. 1996. 470p. CARVALHO, C. G. de Legislação ambiental brasileira (contribuição para um código nacional do ambiente). Vol. 1 e 2. Lemes, Editora de Direito, 1999. 173p. CASTRO, N.; SETTI, A.A.; GOGGONIO, A. de S.; FARIA, S. C. de . A questão ambiental e as empresas: meio ambiente e pequena empresa. Brasília:SEBRAE, 1998, 240 p.

Page 42: eBook - Biologia

QUESTÃO Nº 40

Os estudos biogeográficos têm-se voltado cada vez mais a interpretações chamadas multidimensionais, nas quais não se avalia somente a distribuição atual da biodiversidade, mas os elementos que conduziram a essa configuração e sua origem evolutiva. Os mapas abaixo representam três estágios diferentes da distribuição das massas continentais do planeta Terra. Sua configuração e modificação contribuíram para a definição das características biogeográficas globais atuais.

Combinando as informações acerca da distribuição atual da biodiversidade, os padrões evolutivos aceitos e os mapas apresentados, observa-se que A o mapa I justifica a distribuição cosmopolita das aves e o mapa III, o endemismo americano de Cactaceae. B o mapa I justifica a distribuição cosmopolita dos répteis e o mapa II, o

Page 43: eBook - Biologia

endemismo americano das Bromeliaceae C o mapa II justifica o endemismo australiano dos marsupiais e o mapa III, a distribuição cosmopolita das Orchidaceae D o mapa II justifica a distribuição cosmopolita dos ungulados e o mapa III, o endemismo asiático das Araceae. E o mapa I justifica o endemismo austral dos pinguins e o mapa II, a distribuição cosmopolita das Araucariaceae

Gabarito:

Tipo de questão

Conteúdo avaliado:

Autor(a): Prof. Dr. Plauto de Carvalho

Comentário: Observação: esta questão parece estranha, pois a meu ver, as legendas das distribuições de massas continentais estão trocadas. O primeiro mapa representa a distribuição atual dos continentes e não a distribuição durante o Permiano inferior. Por este motivo, a questão foi ANULADA.

Referências:

Page 44: eBook - Biologia

Top Related