Transcript
Page 1: Documentos slids.odp 2
Page 2: Documentos slids.odp 2

Relação ecológica Efeitos sobre as espéciesA          B

Protocooperação         + +Inquilinismo (A inquilino de B)         + 0Hebivoria (A é herbivoro,B é planta)         + ­Perdação (A é o predador)         + ­Competição interespecifica ­ ­Comensalismo (A Comensal de B)         + 0Mutualismo         +         +Parasitismo (A é o parasita)         + ­

Ganhos e perdas individuais nas relações ecológicas

Page 3: Documentos slids.odp 2

ProtocooperaçãoCooperação, Protocooperação ou Mutualismo Facultativo é toda relação ecológica harmônica, em que ambas as espécies são beneficiadas mas uma pode viver independentemente da outra.

A protocooperação é uma relação benéfica para ambas as espécies, embora não lhes seja indispensável. Os seres associados mantêm certa independência: apenas se beneficiam das associações mais ou menos duradouras que estabelecem.

Page 4: Documentos slids.odp 2
Page 5: Documentos slids.odp 2
Page 6: Documentos slids.odp 2

PredaçãoPredação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos deste comportamento os leões e a maioria dos outros carnívoros terrestres, assim como muitos peixes. Um exemplo são os tubarões.

Os predadores são normalmente animais de grandes dimensões - em relação às suas presas, uma vez que a maior parte das aranhas não podem considerar-se grandes, mas têm normalmente este comportamento alimentar.

Tipicamente, os predadores são carnívoros que se alimentam de animais herbívoros, mas podem também ser onívoros. Alguns predadores utilizam como presas outros animais da mesma espécie, incluindo os seus descendentes, fenómeno conhecido por canibalismo.

Page 7: Documentos slids.odp 2
Page 8: Documentos slids.odp 2

Competição interespecífica

É uma competição onde duas espécies diferentes disputam um mesmo nicho ecológico no mesmo sítio. Onde uma das espécies será favorecida por características edafoclimáticas, ecofisológicas e de resistência induzida a fatores macro e microbióticos, ou seja, é quando espécies diferentes disputam uma mesma fonte de alimentos, sendo que uma delas inevitavelmente será favorecida e assumirá vantagens em relação à outra.

Page 9: Documentos slids.odp 2

Conceito de simbiose

Inquilinismo;é um tipo de relação ecológica entre organismos de diferentes espécies. O inquilinismo é definido como uma associação interespecifica harmônica, na qual apenas uma espécie é beneficiada sem, entretanto, existir prejuízo para a outra espécie associada. O inquilino obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira. Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo.Um exemplo clássico é o caso da interação existente entre orquídeas ou bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam .

Page 10: Documentos slids.odp 2

Top Related