Transcript
Page 1: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA EcopurSuplementação personalizada para seu DNA

Page 2: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

Suplementação personalizada para o seu DNA

Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó)

DNA VEGETALINCI : DNA

Polissacarídeos solúveis, RNA, vitaminas, DNA,

polifenóis.INCI : Triticum Vulgare

germ extract

Proteínas vegetais(Albuminas e globulinas)INCI : Triticum Vulgare

germ protein

Sais minerais totaisINCI : Sodium Chloride

Conservante

9007-49-2 / -

84012-44-2/ 281-689-7

84012-44-2 /281-689-7

7647-14-5 / 231-598-3

- / -

10-20

Ausente

54 – 58

≤ 10

10-20

Descrição: Fragmentos de DNA vegetal que mimetizam a função do DNA celular. Cadeias nucleotídicas de células de germém de trigoOrigem/procedência: Fonte vegetal de DNA, extraído do trigo exclusivamente europeu da região de Picardie Champagne-Ardenne, Ile de France. DNA Ecopur não contém conservante e é certificado ECOCERT France.

DNA Ecopur

Page 3: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

MOLÉCULAProteínas: Tamanho das Partículas

200.000 - 150.000 Da: 13.33% 150.000 - 100.000 Da: 6.66% 100.000 - 50.000 Da: 13,33% 50.000 - 30.000 Da: 40.00% 30.000 - 20.000 Da: 26,66%

OBTENÇÃO DO DNA ECOPUR

GERMEM DE TRIGO

Solução aquosa contendo sais mineraisSEM CONSERVANTES

CENTRIFUGAÇÃO À FRIO

SEPARAÇÃO (SÓLIDO/LÍQUIDO)

Eliminação de germe de trigo depois da

extração

Extração líquidacontendo DNA

Clarificação - Filtração esterilização - à frio

Liofilização

DNA EcopurPó Vegetal

+

Page 4: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

A Importância da Modulação Nutrigenômica para o DNA

Os estudos de genômica e proteômica têm contribuído para a melhor compreensão das bases celulares e moleculares das doenças. O estudo da expressão de genes e proteínas auxilia na avaliação da influencia do alimento e seus compostos bioativos em diversos processos biológicos.

A nutrigenômica pode ser entendida de duas maneiras, ou seja, tanto a alimentação poderia influenciar a atividade dos genes, quanto os genes poderiam influenciar a necessidade de nutrientes. Apesar dos seres humanos apresentarem características diferentes uns dos outros em aspectos físicos, o genoma é 99% idêntico, sendo 0,1% de diferença, responsável por alterações na cor da pele, dos olhos, dos cabelos e inclusive pelo maior ou menor risco para desenvolver doenças crônicas e pela necessidade de determinados nutrientes e compostos bioativos de alimentos. Essas diferenças são conhecidas como polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs, do inglês single-nucleotide polymorphism). Atualmente, já são conhecidos mais de 10 milhões de SNPs no genoma humano.

De acordo com estudos publicados no Physiol Genomic, a nutrigenômica relaciona dados genéticos de indivíduos saudáveis ou doentes com a sua dieta para alcançarem as conclusões sobre as interferências da dieta e suplementação na estrutura e expressão genética. O grau de influência da dieta na saúde pode depend-er da constituição genética. A própria escolha dos alimentos e o apetite certamente são influenciados pela constituição genética. Sabe-se, de fato, que as necessidades de alimentos, nutrientes e compostos bioativos variam de um indivíduo para o outro e influenciam o risco individual de doenças ao longo da vida.

Dessa forma, os avanços tanto da Nutrigenômica como da Nutrigenética serão de fundamental importân-cia para o estabelecimento de intervenções dietéticas personalizadas e suplementação, com o objetivo de se reduzir o risco de doenças e promover a saúde.

Existem pilares conceituais que definem as bases da nutrigenômica

– Os componentes da dieta comum atuam no genoma humano, direta ou indiretamente, alterando a expressão ou estrutura gênica.

– Sob certas circunstâncias, e em alguns indivíduos, a dieta pode ser um fator de risco sério para algumas doenças.

– Alguns genes regulados pela dieta (e suas variantes normais) provavelmente desempenham um papel no início, na incidência, na progressão e/ou na severidade de doenças crônicas.

– O grau pelo qual a dieta influencia o balanço entre os estados de saúde e a doença pode depender do componente genético individual.

– Intervenções dietéticas, baseadas no conhecimento do requerimento nutricional, do estado nutricional e do genótipo (isto é, nutrição individualizada), podem ser usadas para prevenir, atenuar ou curar doenças crôni-cas.

Page 5: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

Baseado nesses princípios, O DNA ECOPUR foi desenvolvido e é utilizado como uma ferramenta para suple-mentar o DNA. O objetivo da nutrigenômica é caracterizar um fenótipo saudável, tornando possível a distinção entre o estado saudável do estado predisposto a adquirir alguma doença, podendo assim intervir com dietas e suple-mentos pertinentes ao estado gênico do indivíduo (LAMPE, 2006). Através de dietas personalizadas e comple-mentadas com a prescrição de suplementos adequados, com base no genótipo, a ciência visa a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes, entre outras (FIALHO, 2008).

Os alimentos são dotados de nutrientes e compostos bioativos que desencadeiam efeitos moleculares, benéficos ou não ao organismo, dependendo de quais genes apresentam sua atividade alterada. Os alimentos funcionais, por exemplo, são conhecidos por gerarem benefícios ao organismo; no entanto, este efeito não é similar em todas as pessoas e sim, dependente das características genéticas individuais: um indivíduo pode ser mais suscetível às propriedades funcionais que outro (GARCIA-CASAL, 2007). Nesse sentido, o interesse tem sido atribuído à capacidade que nutrientes e estes compostos têm de alterar a expressão gênica. �Nossa alimentação é composta por inúmeras moléculas químicas nutricionais, sendo cada uma capaz de regular diferentes processos biológicos. Por isso, a nutrição é uma verdadeira ciência integradora que está bem posicionada por meio da ciência da nutrigenômica, que busca explorar todas as variáveis em vez de se manter estagnada em conceitos já aceitos (ZEISEL, 2008).DNA ECOPUR atua em genes específicos através do estímulo e suplementação de nucletotídeos.

Page 6: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

Nucleotídeos do DNA ECOPUR – Os blocos de construção da vida

Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, um grupo fosfato e uma ribose ou desoxiri-bose - a hidroxila indica que o nucleotídeo representado é uma ribose. Quando na ausência do grupo fosfato, são chamados de nucleosídeos. A base nitrogenada, juntamente com a pentose formam compostos heterocí-clicos, sendo que a primeira pode ser derivada de compostos de purina ou pirimidina. São tidas como purinas a adenina (A) e a guanina (G), e as pirimidinas são constituídas pela citosina (C), uracila (U) e timina (T).

Os nucleotídeos estão presentes em vários processos metabólicos e são tidos como subunidades dos ácidos nucléicos, participam do transporte e na conservação de energia (ATP, por exemplo), são encontrados como componentes de alguns co-fatores enzimáticos e alguns apresentam a função de mensageiros quími-cos celulares, como é o caso do cAMP, um segundo mensageiro que atua fosforilando diversas outras moléculas, desencadeando uma cascata de reações em um determinado processo, como ocorre na liberação de histaminas quando de uma reação alérgica.

Os nucleotídeos são considerados nutrientes condicionalmente essenciais ou seja são aqueles que o corpo normalmente produz durante o metabolismo, mas que em situações especiais (doenças, estresse etc.) o organismo não produz ou faz em quantidades insuficientes. Atualmente, a maior parte dos indíviduos precisam suplementar nucleotídeos, pois a má alimentação, o estresse, esforço físico, doenças, o uso exces-sivo de álcool são fatores que contribuem para esse déficit. Nucleotídeos ainda não são considerados nutrien-tes essenciais para os seres humanos, mas o estresse, esforço físico, doença, má alimentação, o uso exces-sivo de álcool e antiobióticos contribuem para o déficit no organismo.

Page 7: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

Funções metabólicas dos nucleotídeos de DNA Ecopur

De acordo com estudos divulgados no Journal of Nutritional Biochemistry

1. Os nucleotídeos atuam no metabolismo: ATP é a principal forma química de energia celular e é doador de fosfato para a geração de outros nucleotídeos.

2. Os nucleotídeos são precursores dos ácidos nucleícos DNA e RNA e são compostos por unidades monoméricas.

3. Mediadores fisiológicos: os nucleotídeos atuam como mediadores de vários processos metabólicos. Por exemplo, ADP é fundamental para a agregação normal de plaquetas e a adenosina é um vasodilatador.

4. Os nucleotídeos são componentes das coenzimas NAD e FAD: as coenzimas NAD e FAD agem em proces-sos essenciais da célula, bem como a respiração. NAD – nicotina-adenina-dinucleotídeo, é uma coenzima que atua no processo de oxidação. Fundamenta-se em nicotinamida, ribose e fosfato que fazem ligação com o adenina-nucleotídeo. FAD – flavina-adenina-dinucleotídeo, é uma coenzima que se fundamenta em riboflavina e fosfato agregados á um adenina-nucleotídeo. O trabalho destes nucleotídeos se resume em transportar hidrogênio, que recebem das enzimas desidrogenases.

5. Os nucleotídeos servem como ativadores intermediários para várias reações: Por exemplo, a UDP-glucose é um intermediário para glicogênio e para a síntese de glicoproteínas.

Page 8: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

6. Os nucleotídeos são fundamentais para o metabolismo de fosfolipídeos e são precursores da CDP-colina e CDP-etanolamina.A CDP-colina é um composto biológico de ocorrência natural solúveis em água, que é um intermediário fundamental para a síntese de fosfatidilcolina, um dos principais constituintes da matéria cinzenta do tecido cerebral (30%). A colina é uma substância necessária para o cérebro produzir a acetilcolina, um neurotrans-missor que facilita a transmissão de impulsos entre os neurônios. A importância da colina para manter a saúde cerebral em adultos tem sido reconhecida por algum tempo, mas as recentes pesquisas apontam para o seu papel crítico no desenvolvimento do cérebro. Esta forma de colina atravessa facilmente a barreira sangue-cérebro diretamente no tecido cerebral. Uma vez passada a barreira sangue-cérebro, a CDP-colina ativa a síntese de componentes celulares críticos na membranas, melhora o metabolismo da energia cerebral e aumenta os níveis de vários outros neurotransmissores.

7. Os nucleotídeos atuam como potentes agonistas celulares: evidências científicas apontam para a existência de receptores para pirimidina e receptores para purina através de mecanismos de transdução de sinal.

8. Os nucleotídeos são análogos como agentes antivirais: Aciclovir (acicloguanosina) e 3-azido-3-desoxitimi-dina (AZT) são análogos de purina e pirimidina utilizados no tratamento de vírus do herpes (HSV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), respectivamente. Estes compostos são metabolizados pelas células humanas para produzir compostos ativos da droga. O aciclovir serve como um substrato para a DNA-polimerase . Ele é incorporado na cadeia viral de DNA, que resulta na terminação da cadeia. AZT bloqueia a replicação do HIV através da inibição da HIV-DNA-polimerase.

Base Nucleosídeo Ribo-nucleotídeo Desoxiribonucleotídeo

Púrica

Adenina (A)

Guanina (G)Hipoxantina

Adenosina

GuanosinaInosina

AMP

GMPIMP

dAMP

dGMP

Pirímidica

Citosina (C)

Uracila (U)Timina (T)

Citina

UridinaTimidina

CMP

UMP

dCMP

dTMP

Tabela 1. Nomenclatura dos nucleotídeos:

Page 9: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

9. Os nucleotídeos de DNA ECOPUR são capazes de melhorar à imunidade celular: Estudos revelam o importante papel da suplementação de nucleotídeos na manutenção da resposta celular imunológica. Os dados sugerem que suplementos à base de nucleotídeos estimulam a proliferação de leucócitos e linfócitos, favorecendo o sistema imunológico. A administração de nucleotídeos em ratos demonstrou: reversão de desnutrição e fome induzida por imunosupressão; aumento da produção de interleucina-2; atividade antimicrobiana contra Candida albicans e Staphylococcus aureus; capacidade fagocitária de macrófagos, produção de interleucina-2 e o aumento da expressão de receptores de interleucina-2.

Estudos in vivo e in vitro revelam respostas na suplementação de nucleotídeos na imunidade humoral e celular. Dietas ricas em nucleotídeos promovem o aumento da imunidade e podem contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de infecções. Estudos realizados pela farmacêutica Sandoz, revelam que os nucleotídeos são fundamentais para tratamentos de desnutrição.

Sendo assim, os principais efeitos dos nucleotídeos inseridos na dieta em humanos contemplam: proteção contra diarréias e desordens intestinais; melhora da imunidade celular e melhora da imunidade humoral.

Absorção e metabolismo de fosfolipídeos:

A ingestão oral de nucleotídeos aumenta produtos de degradação de ácido úrico na urina em seres humanos e animais adultos. Para tanto, o uso de nucleotídeos deve ser administrado com dosagem usual máxima de 2g/dia. Os ácidos nucleícos quando absorvidos promovem a renovação celular da mucosa intesti-nal. Em resumo, os ácidos nucleícos são prontamente catabolizados e excretados. A figura abaixo elucida o processo de digestão e absorção de ácidos nucleicos e seus produtos relacionados.

Page 10: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR É EFICAZ PARA PROTEGER O ORGANISMO E MANTER A IMUNIDADE DURAN-TE EXERCÍCIOS FÍSICOS DE ALTA INTENSIDADE COMO CROSSFIT, MARATONAS E HIT(HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING)

Os nucleótideos de DNA ECOPUR devido a forma rápida com que as partículas do ativo atendem ao sistema imune para modular a expressão das reações inflamatórias no intestine, aumentam a produção de imunoglo-bolinas. Outro resultado é a melhoria da saúde intestinal, pois os nucleotídeos aumentam o comprimento das vilosidades intestinais, as estruturas em nosso intestino que constituem a superfície do nosso trato gastroin-testinal. Os nucleotídeos ainda, promovem melhorias em pacientes com a síndrome do intestino irritável (SII), uma doença gastrointestinal muito comum.

De acordo com TIBANA et al, 2015. O CrossFit® é um método de treinamento novo caracterizado pela realização de treinamento que utiliza exercícios do levantamento olímpico como agachamentos, arrancos, arremessos e desenvolvimentos, exercícios aeróbios como remos, corrida e bicicleta e movimentos ginásti-cos como paradas de mão, paralelas, argolas e barras. O CrossFit® é um dos programas de condicionamento extremo que mais cresce em número de adeptos, além de contar com mais de 10000 academias conveniadas pelo mundo (Crossfit.com). O modelo de treinamento criado em 1995 por Greg Glassman visa desenvolver o condicionamento de forma ampla, inclusiva e geral, preparando os treinados para qualquer contingência física necessitada. O treinamento de CrossFit® visa desenvolver ao máximo as três vias metabólicas e cada uma das 10 valências físicas: resistência cardiorrespiratória, força, vigor, potência, velocidade, coordenação, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e precisão. Para isso, as sessões de treino seguem uma ordem que inicia com um aquecimento seguido de uma atividade para desenvolver força ou melhorar a habilidade em algum movimento específico, para somente então começar a parte de condicionamento metabólico, todos esses componentes juntos constituem o WOD, sigla em inglês para “workout of the day” que significa “treinamento do dia”. A alta intensidade do treino para iniciantes e para praticantes podem acarretar em baixa da imunidade e comprometer os treinos. Estudos mostram que a prática de exercícios intensos e prolongados está associa-da com temporária imunossupressão, uma vez que há depleção nos níveis desses aminoácidos essenciais, afetando a quantidade de macrófagos, neutrófilos e linfócitos, células importantes de defesa do organismo.

MacDougall e colegas descobriram reduções nas taxas de células "ajudantes da imunidade" em relação às células "supressoras da imunidade" tanto no treinamento intenso quanto de volume. Dr. MacDou-gall conta, "essa taxa é um marcador da função imunológica e sua redução indica uma elevação da susceptibi-lidade a infecções." O sistema imunológico dos corredores ficou mais enfraquecido pelo aumento da inten-sidade do treinamento do que pela elevação do volume.

Em um estudo, publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise, Dr. J. Duncan MacDougall e colegas investigaram os efeitos do treinamento no sistema imunológico de corredores de longa distância. Dr. MacDougall também descobriu que o sistema imunológico dos corredores se adaptava à elevação da intensidade e volume do treinamento durante os 10 dias das fases. Isso sugere que você estará sob maior risco de ficar doente depois da primeira sessão de treino forte, mas seu sistema imunológico se adapta relativamente rápido ao aumento de estresse. Se o seu sistema imunológico ficará suprimido suficientemente pela corrida forte ou competição a ponto permitir que você fique doente dependerá da idiossincrasias do sistema imunológico individual e seu nível de estresse geral. Porém, os resultados da McMaster University sugerem que estamos sob maior risco imediatamente depois de elevar à intensidade ou volume do trein-amento. Esses resultados reforçam à importância de se suplementar com ingredientes que possam modular a expressão de genes responsáveis pelo sistema imunológico, reforçando a imunidade de atletas e favorecen-do o rendimento e adesão aos treinamentos.

Page 11: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

O tecido do corpo é constantemente catabolisado durante o treinamento e tem de ser reconstruído. Sem treinamento físico prévio, não há nenhum acúmulo muscular, realce de força ou melhorias de desem-penho. Durante os treinos, quanto maior a velocidade de resíntese e capacidade de recuperação das células, mais rápido e melhor será a recuperação. Tecidos ou células com um alto índice de rotatividade, tais como a pele, células responsáveis pelo revestimento intestino, as células sanguíneas brancas e vermelhas, bem como os tecidos em crescimento e recuperação, precisam de uma resíntese constante de DNA.

Particularmente, em fases de treinamento intensivo, a suplementação com nucleótideos como DNA ECOPUR é importante. Os nucleótideos são essenciais para a função muscular de diferentes maneiras: além da síntese de proteínas, eles melhoram o transporte de oxigênio e reduzem os efeitos de lesões no trato intestinal e nos músculos. O treinamento físico de alta intensidade é um fator de estresse significativo para atletas com vários resultados negativos como: dimimuição nos níveis de substâncias imunossupressoras como imunoglobulina IgA, aumento da produção de cortisol e, consequentemente a redução das forças de defesa do nosso corpo.

DNA ECOPUR – SUPLEMENTAÇÃO E BIODISPONIBILIDADE:

A suplementação com nucleotídeos de DNA ECOPUR durante 60 dias em atletas a concentração de 100 mg/dia aumentou significativamente a produção de IgA em comparação com o placebo. Além disso, no fígado e nos músculos, níveis séricos mais baixos de indicadores de estresse tais como creatinase e lactato desidrogenase foram encontrados após a suplementação com DNA ECOPUR em relação ao placebo, demon-strando melhor recuperação do estresse físico. Em relação metabolismo de lipoproteínas, DNA ECOPUR é vantajoso para atletas que apresentam resistência e força. DNA ECOPUR é transportado primeiro para o fígado, onde promove a síntese de proteína em vez de ácidos graxos, otimizando assim a relação múscu-lo-gordura. Este efeito não só é significativo para magra muscular, mas também para controle de peso. Em conjugação com o metabolismo das lipoproteínas, efeitos da suplementação com DNA ECOPUR demonstr-aram aumento dos níveis de colesterol HDL.

DNA ECOPUR oferece benefícios de absorção na medida em que serve como combustível para a flora intestinal, pois melhora a saúde intestinal e a absorção de nutrientes. O nosso intestino é o órgão com a maior capacidade imune do corpo. Portanto, uma quantidade suficiente de suplementação com nucleótideos reduz a incidência de infecções intestinais. A melhoria da saúde intestinal é positiva sobre a saúde em geral. A absorção de todos os nutrientes, tais como aminoácidos, minerais, vitaminas e outros micronutrientes ocorre no intestino.

Para o atleta, nucleotídeos complementares podem constituir a energia adicional que é necessária em épocas de demanda extraordinária, como durante a recuperação de exercício intenso ou lesão e como profilaxia para prevenir ou superar infecções. Em vários estudos, pode-se observar a capacidade dos nucleo-tídeos para restaurar mais rapidamente valores de hematócrito (contagem de células vermelhas do sangue) que, por sua vez, melhoram o fornecimento e absorção de oxigênio. Um estudo duplo-cego, demonstrou uma redução nos níveis de cortisol após 60 dias de suplementação em comparação com o placebo juntamente com os níveis de IgA melhorado. Como o cortisol é também um inibidor de testosterona, a sua redução também é vantajosa para a síntese protéica muscular e build-up. Como mencionado acima, os valores de IgA aumentados indicam um reforço na imunidade dos atletas. As diferenças medidas em IgA e cortisol foram altamente significativas (p <0,0001) e os resultados foram confirmados. Muito potencial existe para o uso de nucleotídeos para atletas e praticantes de atividade física bem como, eles se comportam como um verdadeiro suporte para processos de formação de recuperação. Os estudos de nucleotídeos em atletas foram realizados na Universidade de Bath.

Page 12: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR ATUA NA MODULAÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DE DOENÇAS AUTO-IMUNES DA PELE.

Estudos apresentados no Journal Seminars in Immunology revelam que os nucleotídeos administra-dos via oral, ativam as células dentritícas plasmocitóides e aumentam a imunidade antitumoral.

Figura extraída do Journal Seminars in Immunology 21 (2009) 101-109

A figura acima mostra a importância da administração terapêutica de nucleotídeos na ativação das interleuci-nas a partir da ativação de receptores antiinflamatórios.

HOLEN et al investigaram no Broegelmann Research Laboratory na Universidade de Bergen os efeitos no sistema immune com a suplementação de nucleotídeos na dieta de humanos. Os resultados mostraram que os nucleotídeos aumentaram a produção do antígeno específico do vírus influenza, um dos vírus causadores da gripe e a suplementação induziu a proliferação de células imunitárias. Os testes mostraram que os nucleotídeos aumentaram a secreção de células mononucleares de sangue periférico de IFN-gama, IL-10 e TNT-alfa. Para a realização dos ensaios foram utilizadas células mononucleares do sangue periférico de indivíduos saudáveis (n = 10) e as células foram estimuladas com o antígeno do vírus da gripe. Efeitos de crescimento foram determinados por medição da quantidade de timidina marcada com trítio, incorporada no DNA celular. Função celular foi medida por detecção de IFN-gama, TNF-alfa e IL-10.

Page 13: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR É EFICAZ NO TRATAMENTO DA DERMATITE ATÓPICAJournal of Dermatological Science, v.75, august 2014, pages 75-81.

Dados revelados da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelam particularidades sobre a dermatite atópica. A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica com períodos de melhora e piora. A etiologia não é exatamente conhecida, sendo multifatorial. Observa-se um caráter familiar e freqüentemente está associada à asma ou bronquite e rinite alérgica. Não é uma doença contagiosa e a sua freqüência na população vem aumentando gradativamente, principalmente nas áreas urbanas, chegando até 20% em algumas localidades. O eczema atópico, termo utilizado como sinônimo da dermatite atópica, é sua manifestação mais comum e caracteriza-se por lesões inflamadas da pele, avermel-hadas, que coçam, descamam e, às vezes, ficam úmidas. Inicia-se no primeiro ano de vida, na maioria dos casos, tem uma evolução crônica e cerca de 60% das crianças apresentam redução ou desaparecimento das lesões antes da adolescência. No bebê as lesões predominam na face e nas superfícies externas dos braços e pernas. Nas crianças maiores e nos adultos as lesões acometem principalmente as dobras do corpo, como as dos joelhos, cotovelos e pescoço. Nos casos mais graves, pode acometer grande parte da superfície corporal. Portadores de dermatite atópica apresentam uma incidência maior de infecções bacterianas, fúngicas ou virais da pele. Apesar da melhora gradativa da doença com a progressão da idade, o paciente com dermatite atópica tende a manter, durante toda a sua vida, uma pele ressecada que se irrita facilmente. A dermatite atópica tende a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta a certas substâncias ou condições. São fatores desencadeantes: pele seca; poeira; detergentes e produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar; frio intenso; calor e transpiração; infecções e estres-se emocional. A figura abaixo mostra como a dermatite atópica pode atingir o sistema imunológico:

Page 14: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

O tratamento da dermatite atópica é feito a base de corticosteróides tópicos que são utilizados nas lesões ativas (vermelhas, descamativas e com coceira) e possuem potências variadas. A escolha da potência é à critério médico. Devem ser aplicados uma a duas vezes ao dia e suspensos com a melhora dos sintomas. Os anti-histamínicos orais são utilizados para reduzir a coceira.

Ocorrem duas alterações significativas na dermatite atópica, que são as disfunções da barreira epidér-mica e a imunológica. A disfunção da barreira é inata (particularmente em queratinócitos e células de Langer-hans), com ativação linfocitária para desvio Th2 (linfócitos auxiliares tipo 2). Na fase aguda, antígenos ativam as células de Langerhans (apresentadoras de antígenos), com conseqüente estimulação de linfócitos Th2, com produção de IL-4, IL-5 (promove a migração de eosinófilos) e IL-13 (indutora de crescimento celular). Essas interleucinas induzem os linfócitos B a produzirem IgE e também à expressão de moléculas de adesão vascular, como VCAM-1, responsáveis pela infiltração de eosinófilos e diminuição da produção de citocinas por células Th1. Na fase crônica ocorre interação entre as células de Langerhans e macrófagos, com liberação de IL-1, que estimula linfócitos Th2 a produzirem mais IL-4, IL- 13, IL-5 e fator liberador de histamina.

A suplementação oral com nucleotídeos naturais como DNA ECOPUR é bem vinda para minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Estudos realizados por Yokozeki demonstraram que suplementos à base de ácidos nucleícos são eficazes no tratamento da dermatite atópica. Além disso, o DNA de cadeia dupla apresenta afinidade elevada para os transdutores e ativadores de transcrição de sinal (STAT6), a STAT6 medeia a transdução de sinal de IL-4. Sendo assim, DNA ECOPUR inibe a STAT6 e conse-quentemente inibe a ativação de IL-4 que além de ser ativada na dermatite atópica, também é ativada em várias doenças de pele.

Page 15: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR É EFICAZ PARA PROTEGER O ORGANISMO E MANTER A IMUNIDADE DURAN-TE EXERCÍCIOS FÍSICOS DE ALTA INTENSIDADE COMO CROSSFIT, MARATONAS E HIT(HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING)

Os nucleótideos de DNA ECOPUR devido a forma rápida com que as partículas do ativo atendem ao sistema imune para modular a expressão das reações inflamatórias no intestine, aumentam a produção de imunoglo-bolinas. Outro resultado é a melhoria da saúde intestinal, pois os nucleotídeos aumentam o comprimento das vilosidades intestinais, as estruturas em nosso intestino que constituem a superfície do nosso trato gastroin-testinal. Os nucleotídeos ainda, promovem melhorias em pacientes com a síndrome do intestino irritável (SII), uma doença gastrointestinal muito comum.

De acordo com TIBANA et al, 2015. O CrossFit® é um método de treinamento novo caracterizado pela realização de treinamento que utiliza exercícios do levantamento olímpico como agachamentos, arrancos, arremessos e desenvolvimentos, exercícios aeróbios como remos, corrida e bicicleta e movimentos ginásti-cos como paradas de mão, paralelas, argolas e barras. O CrossFit® é um dos programas de condicionamento extremo que mais cresce em número de adeptos, além de contar com mais de 10000 academias conveniadas pelo mundo (Crossfit.com). O modelo de treinamento criado em 1995 por Greg Glassman visa desenvolver o condicionamento de forma ampla, inclusiva e geral, preparando os treinados para qualquer contingência física necessitada. O treinamento de CrossFit® visa desenvolver ao máximo as três vias metabólicas e cada uma das 10 valências físicas: resistência cardiorrespiratória, força, vigor, potência, velocidade, coordenação, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e precisão. Para isso, as sessões de treino seguem uma ordem que inicia com um aquecimento seguido de uma atividade para desenvolver força ou melhorar a habilidade em algum movimento específico, para somente então começar a parte de condicionamento metabólico, todos esses componentes juntos constituem o WOD, sigla em inglês para “workout of the day” que significa “treinamento do dia”. A alta intensidade do treino para iniciantes e para praticantes podem acarretar em baixa da imunidade e comprometer os treinos. Estudos mostram que a prática de exercícios intensos e prolongados está associa-da com temporária imunossupressão, uma vez que há depleção nos níveis desses aminoácidos essenciais, afetando a quantidade de macrófagos, neutrófilos e linfócitos, células importantes de defesa do organismo.

MacDougall e colegas descobriram reduções nas taxas de células "ajudantes da imunidade" em relação às células "supressoras da imunidade" tanto no treinamento intenso quanto de volume. Dr. MacDou-gall conta, "essa taxa é um marcador da função imunológica e sua redução indica uma elevação da susceptibi-lidade a infecções." O sistema imunológico dos corredores ficou mais enfraquecido pelo aumento da inten-sidade do treinamento do que pela elevação do volume.

Em um estudo, publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise, Dr. J. Duncan MacDougall e colegas investigaram os efeitos do treinamento no sistema imunológico de corredores de longa distância. Dr. MacDougall também descobriu que o sistema imunológico dos corredores se adaptava à elevação da intensidade e volume do treinamento durante os 10 dias das fases. Isso sugere que você estará sob maior risco de ficar doente depois da primeira sessão de treino forte, mas seu sistema imunológico se adapta relativamente rápido ao aumento de estresse. Se o seu sistema imunológico ficará suprimido suficientemente pela corrida forte ou competição a ponto permitir que você fique doente dependerá da idiossincrasias do sistema imunológico individual e seu nível de estresse geral. Porém, os resultados da McMaster University sugerem que estamos sob maior risco imediatamente depois de elevar à intensidade ou volume do trein-amento. Esses resultados reforçam à importância de se suplementar com ingredientes que possam modular a expressão de genes responsáveis pelo sistema imunológico, reforçando a imunidade de atletas e favorecen-do o rendimento e adesão aos treinamentos.

DNA ECOPUR INIBE A EXPRESSÃO DE NF-kB E ALIVIA AS REAÇÕES INFLAMATÓRIAS NA DERMATITE ATÓPICANakamura H, et al. Preventionand regulation of atopic dermatitis by ointment containing NF-kB decoy oligodeox- y nucleotides in NC/Nga atopic mouse model. Gene Therapy 2002; 9:1221–9

NF-kB é uma importante molécula de sinalização celular que regula a expressão de genes em resposta a citoquinas tais como IL-inflamatórios e fator de necrose tumoral-alfa. A inibição desta molécula sinalizadora alivia reações inflamatórias. A aplicação tópica de DNA foi capaz de aliviar os sintomas da dermatite atópica em ratos. O esquema abaixo mostra o processo de inibição da NF=kB por nucleotídeos.

Na fase 2 do estudo, o estudo foi conduzido no Japão no Departamento de Dermatologia da Hirosaki University School of Medicine, com uma formulação contendo 2,0% de DNA Ecopur utilizada para tratar dermatite atópica severa. Foram avaliados 162 pacientes, sendo que 155 pacientes concluiram o estudo. De acordo com a investigação proposta, os pacientes demostraram mudanças significativas em termos de vermelhidão e inflamação, bem como melhora em todos os sintomas apresentados quando comparados ao grupo que foi tratado com o placebo. O efeito tópico do DNA a partir da inibição de STAT1 foi mensurado no eritema. O estudo durou duas semanas e após o período, os pacientes deixaram de ingerir corticóides e continuaram o tratamento somente com nucleotídeos de DNA tópico.

Figura extraída do Journal of Dermatological Science 75 (2014) 75–81

Page 16: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

O tecido do corpo é constantemente catabolisado durante o treinamento e tem de ser reconstruído. Sem treinamento físico prévio, não há nenhum acúmulo muscular, realce de força ou melhorias de desem-penho. Durante os treinos, quanto maior a velocidade de resíntese e capacidade de recuperação das células, mais rápido e melhor será a recuperação. Tecidos ou células com um alto índice de rotatividade, tais como a pele, células responsáveis pelo revestimento intestino, as células sanguíneas brancas e vermelhas, bem como os tecidos em crescimento e recuperação, precisam de uma resíntese constante de DNA.

Particularmente, em fases de treinamento intensivo, a suplementação com nucleótideos como DNA ECOPUR é importante. Os nucleótideos são essenciais para a função muscular de diferentes maneiras: além da síntese de proteínas, eles melhoram o transporte de oxigênio e reduzem os efeitos de lesões no trato intestinal e nos músculos. O treinamento físico de alta intensidade é um fator de estresse significativo para atletas com vários resultados negativos como: dimimuição nos níveis de substâncias imunossupressoras como imunoglobulina IgA, aumento da produção de cortisol e, consequentemente a redução das forças de defesa do nosso corpo.

DNA ECOPUR – SUPLEMENTAÇÃO E BIODISPONIBILIDADE:

A suplementação com nucleotídeos de DNA ECOPUR durante 60 dias em atletas a concentração de 100 mg/dia aumentou significativamente a produção de IgA em comparação com o placebo. Além disso, no fígado e nos músculos, níveis séricos mais baixos de indicadores de estresse tais como creatinase e lactato desidrogenase foram encontrados após a suplementação com DNA ECOPUR em relação ao placebo, demon-strando melhor recuperação do estresse físico. Em relação metabolismo de lipoproteínas, DNA ECOPUR é vantajoso para atletas que apresentam resistência e força. DNA ECOPUR é transportado primeiro para o fígado, onde promove a síntese de proteína em vez de ácidos graxos, otimizando assim a relação múscu-lo-gordura. Este efeito não só é significativo para magra muscular, mas também para controle de peso. Em conjugação com o metabolismo das lipoproteínas, efeitos da suplementação com DNA ECOPUR demonstr-aram aumento dos níveis de colesterol HDL.

DNA ECOPUR oferece benefícios de absorção na medida em que serve como combustível para a flora intestinal, pois melhora a saúde intestinal e a absorção de nutrientes. O nosso intestino é o órgão com a maior capacidade imune do corpo. Portanto, uma quantidade suficiente de suplementação com nucleótideos reduz a incidência de infecções intestinais. A melhoria da saúde intestinal é positiva sobre a saúde em geral. A absorção de todos os nutrientes, tais como aminoácidos, minerais, vitaminas e outros micronutrientes ocorre no intestino.

Para o atleta, nucleotídeos complementares podem constituir a energia adicional que é necessária em épocas de demanda extraordinária, como durante a recuperação de exercício intenso ou lesão e como profilaxia para prevenir ou superar infecções. Em vários estudos, pode-se observar a capacidade dos nucleo-tídeos para restaurar mais rapidamente valores de hematócrito (contagem de células vermelhas do sangue) que, por sua vez, melhoram o fornecimento e absorção de oxigênio. Um estudo duplo-cego, demonstrou uma redução nos níveis de cortisol após 60 dias de suplementação em comparação com o placebo juntamente com os níveis de IgA melhorado. Como o cortisol é também um inibidor de testosterona, a sua redução também é vantajosa para a síntese protéica muscular e build-up. Como mencionado acima, os valores de IgA aumentados indicam um reforço na imunidade dos atletas. As diferenças medidas em IgA e cortisol foram altamente significativas (p <0,0001) e os resultados foram confirmados. Muito potencial existe para o uso de nucleotídeos para atletas e praticantes de atividade física bem como, eles se comportam como um verdadeiro suporte para processos de formação de recuperação. Os estudos de nucleotídeos em atletas foram realizados na Universidade de Bath.

DNA ECOPUR ATUA NO CONTROLE DA DERMATITE DE CONTATO E DA PSORÍASE ATRAVÉS DA INIBIÇÃO DE STAT1.Huckel M, et al. Attenuation of murine antigen-induced arthritis by treatment with a decoy oligodeoxynucleotide inhibiting signal transducer and activator of transcrip- tion-1 (STAT-1). Arthritis Res Ther 2005;8:R17.H. Yokozeki. A nucleic acid-based medication for allergic skin diseases. Journal of Dermatological Science 75 (2014) 75–81.

A dermatite de contato é uma doença comum que pode ser controlada através do tratamento com corticosteróide tópico e remoção de haptenos. Dermatite de contato crônica, no entanto, é muitas vezes difícil de curar. No entanto, a clinicamente conhecida como dermatite de contato alérgica, é uma reação de hiper-sensibilidade do tipo retardada nas camadas mais externas da pele desencadeada pelas células T específicas do hapteno(substância que sozinha que não induz a resposta imune, mas quando ligada a uma proteína-car-readora no organismo se torna capaz de ativar o sistema imune). Nessa patologia, a resposta pró-inflamatória cutânea ao agente de sensibilização depende do antígeno conjugado ao hapteno e é considerada uma respos-ta imune celular mediada por células TH1 produtoras de T citotóxicas (tipo Tc1) ou IL-4 e IL -10. A resposta pró-inflamatória é causada pela combinação de um pequeno número de fatores de transcrição importantes, tais como STAT1, que regulam a expressão de genes pró-inflamatórios na psoríase. Na psoríase, foram encontrados o aumento da expressão de genes de STAT1. Os estudos publicados no Journal of Dermatologi-cal Sciences em 2014, revelam que os suplementos a base de ácido nucleico estão sendo utilizados com sucesso em estratégicas avançadas de tratamento para dermatite de contato e psoríase. Os estudos revelam que para uma melhor performance o ideal é associar o uso tópico ao oral devido a biodisponibilidade limitada dos suplementos no caso dessas patologias. Outros fármacos devido a propriedade de barreira da pele podem impeder a entrega intradérmica, já o O DNA por ser uma molécula de cadeia dupla penetra facilmente a pele devido ao transporte transcelular ativo. A molécula mimetiza o local de ligação genômica do seu fator alvo e bloqueia a expressão dos genes alvo devido ao transporte celular ativo. A aplicação de DNA se compor-tou de forma tão eficaz quanto a hidrocortisona. Hagener et al, concluíram com o estudo que o bloqueio de STAT1 com DNA é uma opção vantajosa para o tratamento de doenças inflamatórias da pele, devido a maior penetração, eficácia antiinflamatória e menor propensão a efeitos colaterais.

DNA ECOPUR NEUTRALIZA AS INTERLEUCINAS IL-12 E IL-23, INIBE A STAT-3 MELHORAN-DO A QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE PSORÍASE

A psoríase é uma das doenças inflamatórias humanas mais comuns da pele caracterizadas por hiper-proliferação e diferenciação anormal de queratinócitos. As mudanças típicas epidérmicas observadas na psoríase foram consideradas como uma resposta imune desrregulada com células Th-1 / Tc1 desempenhan-do um papel central. A figura abaixo mostra o desenvolvimento de lesões na pele com psoríase. Vários estímulos (tais como trauma físico, infecções, etc.) podem desencadear um episódio inicial de psoríase em indivíduos que já tenham uma predisposição genética. Depois de o gatilho inicial, um dos primeiros acontecimentos que conduzem a erupção inflamatória são a secreção de INF-alfa a partir de células dendríticas plasmocitóides (PDC) e a produção das células do sistema imune TNF-alfa. Grandes quantidades de IFN-alfa induzem a ativação das células imunitárias locais. TNF-alfa é uma citocina altamente ativa no infiltrado inflamatório e é liberada principalmente por macrófagos ativos e em menor medida por queratinócitos e células T. Além disso, o painel de citoquinas liberadas por linfócitos T também contribui para a estimulação dos queratinócitos da epiderme e é pelo menos parcialmente responsável pelas alterações típicas observadas na psoríase.

Page 17: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR ATUA NA MODULAÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DE DOENÇAS AUTO-IMUNES DA PELE.

Estudos apresentados no Journal Seminars in Immunology revelam que os nucleotídeos administra-dos via oral, ativam as células dentritícas plasmocitóides e aumentam a imunidade antitumoral.

Figura extraída do Journal Seminars in Immunology 21 (2009) 101-109

A figura acima mostra a importância da administração terapêutica de nucleotídeos na ativação das interleuci-nas a partir da ativação de receptores antiinflamatórios.

HOLEN et al investigaram no Broegelmann Research Laboratory na Universidade de Bergen os efeitos no sistema immune com a suplementação de nucleotídeos na dieta de humanos. Os resultados mostraram que os nucleotídeos aumentaram a produção do antígeno específico do vírus influenza, um dos vírus causadores da gripe e a suplementação induziu a proliferação de células imunitárias. Os testes mostraram que os nucleotídeos aumentaram a secreção de células mononucleares de sangue periférico de IFN-gama, IL-10 e TNT-alfa. Para a realização dos ensaios foram utilizadas células mononucleares do sangue periférico de indivíduos saudáveis (n = 10) e as células foram estimuladas com o antígeno do vírus da gripe. Efeitos de crescimento foram determinados por medição da quantidade de timidina marcada com trítio, incorporada no DNA celular. Função celular foi medida por detecção de IFN-gama, TNF-alfa e IL-10.

Nos últimos anos, uma nova geração de agentes terapêuticos, chamados produtos biológicos estão em desenvolvimento para o tratamento da psoríase. Estes agentes, derivados de tecnologia de DNA recombi-nante se destinam especificamente a atividade das células T ou citoquinas responsáveis pela natureza inflamatória da doença. DNA ECOPUR atua de forma específica no sistema imunológico de modo a não afetar as células de outros órgãos, limitando assim os seus efeitos colaterais.

Pacientes tratados com DNA ECOPUR apresentaram melhorias significativas na qualidade de vida e os resultados sugerem a inibição de IL-12 / IL-23. O estudo aponta que a descoberta da atividade pode ser uma abordagem promissora no tratamento de doenças inflamatórias e auto-imunes. A terapia com nucleotídeos de DNA ECOPUR mostrou ser eficaz e promissora para o tratamento de psoríase moderada. O uso de nucleo-tídeos vegetais como DNA ECOPUR minimiza os efeitos secundários de terapêuticas sistémicas e encerra os efeitos colaterais.

Page 18: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR É EFICAZ NO TRATAMENTO DA DERMATITE ATÓPICAJournal of Dermatological Science, v.75, august 2014, pages 75-81.

Dados revelados da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelam particularidades sobre a dermatite atópica. A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica com períodos de melhora e piora. A etiologia não é exatamente conhecida, sendo multifatorial. Observa-se um caráter familiar e freqüentemente está associada à asma ou bronquite e rinite alérgica. Não é uma doença contagiosa e a sua freqüência na população vem aumentando gradativamente, principalmente nas áreas urbanas, chegando até 20% em algumas localidades. O eczema atópico, termo utilizado como sinônimo da dermatite atópica, é sua manifestação mais comum e caracteriza-se por lesões inflamadas da pele, avermel-hadas, que coçam, descamam e, às vezes, ficam úmidas. Inicia-se no primeiro ano de vida, na maioria dos casos, tem uma evolução crônica e cerca de 60% das crianças apresentam redução ou desaparecimento das lesões antes da adolescência. No bebê as lesões predominam na face e nas superfícies externas dos braços e pernas. Nas crianças maiores e nos adultos as lesões acometem principalmente as dobras do corpo, como as dos joelhos, cotovelos e pescoço. Nos casos mais graves, pode acometer grande parte da superfície corporal. Portadores de dermatite atópica apresentam uma incidência maior de infecções bacterianas, fúngicas ou virais da pele. Apesar da melhora gradativa da doença com a progressão da idade, o paciente com dermatite atópica tende a manter, durante toda a sua vida, uma pele ressecada que se irrita facilmente. A dermatite atópica tende a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta a certas substâncias ou condições. São fatores desencadeantes: pele seca; poeira; detergentes e produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar; frio intenso; calor e transpiração; infecções e estres-se emocional. A figura abaixo mostra como a dermatite atópica pode atingir o sistema imunológico:

A ATIVIDADE ANTI-ELASTASE DE DNA ECOPUR

De acordo com estudos científicos realizados, a produção de elastina começa a ser interrompida pela organismo durante a adolescência. Na fase adulta, a produção de elastina começa a ser diminuída e a elastina precisa ser estimulada e reposta. A elastina é uma proteína que ocorre naturalmente e é responsável pela elasticidade da pele e pela perda da elasticidade na medida em que a pele envelhece. Estudos divulgados na revista New Beauty em 2015, comprovam que as novas pesquisas sugerem que a elastina é o nova aposta para combater o envelhecimento. A elastina é responsável por deixar a pele mais firme. O dermatologista Americano Peter Jenkin define a elastina como uma proteína presente na derme que compreende peptídeos e aminoácidos e dá a pele sua capacidade de esticar e de recuar. Quando você puxa a sua pele e ela se encaixa no lugar, você está permitindo a elastina agir dessa forma. Ao longo do tempo, a pele perde a sua capacidade de recuperar sua forma. A maior parte dos especialistas consideram que a elastina, como um ingrediente cosmético, não penetra a pele para fazer uma diferença a nível celular. Durante o envelhecimento seja ele cronológico ou seja ele o fotoenvelhecimento, a atividade plasmática da elastase compromete as lesões de fibras elásticas e diminui a síntese de colágeno. A atividade da elastase quando aumentada causa formação defeituosa da elastina, tornando a pele mais espessa e fragmentada. A elastase é responsável pela degradação da elastina, que juntamente com o colágeno, determina as propriedades mecânicas do tecido conjuntivo. Em casos de inflamação cutânea causada por radiação UV ou durante o envelhecimento cutâneo, a elastina degrada entre outras moléculas, colágeno tipo I, III e IV, fibronectina e proteoglicanas. Esta enzima também pode degradar o TIMP-1. A atividade desta enzima é ampla no tecido cutâneo podendo levar a um alto nível de degradação: perda de elasticidade, da resistência cutânea e da capacidade de reter a água. Para avaliar a atividade anti-elastase de DNA ECOPUR, empregou-se um substrato específico da HE(human elastase) e observou-se a degradação do substrato na presença ou ausência do inibidor potencial N-metoxi-succinil- (Ala) 2-Pro-Val-paranitroanilida. O local de corte da enzima foi localizado entre Valina e paranitroanilida. Durante a hidrólise do substrato, paranitroanilida foi liberada para o meio de reação e desenvolveu uma coloração amarela.

A enzima foi incubada durante 5 minutos a 37 °C até atingir uma coloração amarela. Após atingir a coloração, a amostra foi submetida a espectrofotometria à 405 nm. Uma solução de estoque e outras diluições de DNA ECOPUR foi preparada em água destilada. A enzima foi pré-incubada durante 5 minutos com diferentes concentrações de DNA ECOPUR e em seguida, o substrato foi adicionado. Os resultados estão expressos no gráfico abaixo:

Page 19: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

O tratamento da dermatite atópica é feito a base de corticosteróides tópicos que são utilizados nas lesões ativas (vermelhas, descamativas e com coceira) e possuem potências variadas. A escolha da potência é à critério médico. Devem ser aplicados uma a duas vezes ao dia e suspensos com a melhora dos sintomas. Os anti-histamínicos orais são utilizados para reduzir a coceira.

Ocorrem duas alterações significativas na dermatite atópica, que são as disfunções da barreira epidér-mica e a imunológica. A disfunção da barreira é inata (particularmente em queratinócitos e células de Langer-hans), com ativação linfocitária para desvio Th2 (linfócitos auxiliares tipo 2). Na fase aguda, antígenos ativam as células de Langerhans (apresentadoras de antígenos), com conseqüente estimulação de linfócitos Th2, com produção de IL-4, IL-5 (promove a migração de eosinófilos) e IL-13 (indutora de crescimento celular). Essas interleucinas induzem os linfócitos B a produzirem IgE e também à expressão de moléculas de adesão vascular, como VCAM-1, responsáveis pela infiltração de eosinófilos e diminuição da produção de citocinas por células Th1. Na fase crônica ocorre interação entre as células de Langerhans e macrófagos, com liberação de IL-1, que estimula linfócitos Th2 a produzirem mais IL-4, IL- 13, IL-5 e fator liberador de histamina.

A suplementação oral com nucleotídeos naturais como DNA ECOPUR é bem vinda para minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Estudos realizados por Yokozeki demonstraram que suplementos à base de ácidos nucleícos são eficazes no tratamento da dermatite atópica. Além disso, o DNA de cadeia dupla apresenta afinidade elevada para os transdutores e ativadores de transcrição de sinal (STAT6), a STAT6 medeia a transdução de sinal de IL-4. Sendo assim, DNA ECOPUR inibe a STAT6 e conse-quentemente inibe a ativação de IL-4 que além de ser ativada na dermatite atópica, também é ativada em várias doenças de pele.

DNA ECOPUR INIBIU EM 65% A ATIVIDADE DA ENZIMA ELASTASE.

O uso do DNA ECOPUR em formulações cosméticas previnirá a degradação das macromoléculas do tecido conjuntivo através de sua atividade anti-elastase. Estudos indicam que uma pequena quantidade de DNA ECOPUR já é capaz de induzir a inibição da enzima, portanto o DNA ECOPUR é um potente ingrediente cosmético anti-aging que age preservando a elasticidade da pele.

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE DNA ECOPUR

DNA ECOPUR é capaz de capturar os radicais livres, impedindo a degradação de macromoléculas causada pelo ataque dos radicais livres que surgem durante o processo de envelhecimento ou através das agressões externas(sol, tabaco, poluição, etc). O gráfico abaixo mostra o mecanismo de ação de DNA ECOPUR que atua de forma a inibir a atividade da enzima citocromo C, responsável pela formação de ânions superóxidos e consequentemente atua na redução de radicais livres, inibindo o estresse oxidativo e a lesão celular.

Os resultados abaixo mostram a capacidade ANTIOXIDANTE de DNA ECOPUR expressa pela porcentagem de inibição e redução de citocromo C:

Concentração final de DNA ECOPUR Inibição do citocromo C. (mg de DNA ECOPUR em pó/100g de solução) (% em comparação com a enzima controle)

0,26 mg/100g 0%

1,3 mg/100g 18,9%

13 mg/100g 50,6%

130 mg/100g 100%

Page 20: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR INIBE A EXPRESSÃO DE NF-kB E ALIVIA AS REAÇÕES INFLAMATÓRIAS NA DERMATITE ATÓPICANakamura H, et al. Preventionand regulation of atopic dermatitis by ointment containing NF-kB decoy oligodeox- y nucleotides in NC/Nga atopic mouse model. Gene Therapy 2002; 9:1221–9

NF-kB é uma importante molécula de sinalização celular que regula a expressão de genes em resposta a citoquinas tais como IL-inflamatórios e fator de necrose tumoral-alfa. A inibição desta molécula sinalizadora alivia reações inflamatórias. A aplicação tópica de DNA foi capaz de aliviar os sintomas da dermatite atópica em ratos. O esquema abaixo mostra o processo de inibição da NF=kB por nucleotídeos.

Na fase 2 do estudo, o estudo foi conduzido no Japão no Departamento de Dermatologia da Hirosaki University School of Medicine, com uma formulação contendo 2,0% de DNA Ecopur utilizada para tratar dermatite atópica severa. Foram avaliados 162 pacientes, sendo que 155 pacientes concluiram o estudo. De acordo com a investigação proposta, os pacientes demostraram mudanças significativas em termos de vermelhidão e inflamação, bem como melhora em todos os sintomas apresentados quando comparados ao grupo que foi tratado com o placebo. O efeito tópico do DNA a partir da inibição de STAT1 foi mensurado no eritema. O estudo durou duas semanas e após o período, os pacientes deixaram de ingerir corticóides e continuaram o tratamento somente com nucleotídeos de DNA tópico.

Figura extraída do Journal of Dermatological Science 75 (2014) 75–81

DOSAGEM USUAL:

Suplementação nutrigenômica para atletas e praticantes de atividades .. físicas de alta intensidade: IN: 120 mg/dia OUT: 0,5 – 3,0% (antiinflamatório tópico para exercícios físicos)

Suplementação nutrigenômica para atletas e praticantes de atividades .. físicas de baixa-moderada intensidade: IN: 100 mg/dia OUT: 0,5 – 3,0% (antiinflamatório tópico para exercícios físicos)

Dermatite atópica e psoríase: IN: 90-120 mg/dia OUT: 5,0% (aplicar no local afetado)

Fortalecimento da imunidade: IN: 80 mg/dia

Atividade anti-elastase e antioxidante: IN: 90-120 mg/dia OUT: 5,0- 10,0%

Atividade anti-elastase e antioxidanteIN: 90-120 mg/diaOUT: 5,0- 10,0% Armazenagem e farmacotécnica:Armazenamento: Preservar a temperatura 10oC. Asecto: Pó amarelo ClaropH: 9Solubilidade: hidrossolúvelConcentração de uso: (mínimo/máximo)IN: 0,5 – 10%OUT: 80 – 300 mg

Page 21: DNA Ecopur - biodiversite.com.brbiodiversite.com.br/admin/catalogos/dnaecopur.pdf · Composição CAS Number/ EINECS % (g/100 g de pó) DNA VEGETAL INCI : DNA Polissacarídeos solúveis,

DNA ECOPUR ATUA NO CONTROLE DA DERMATITE DE CONTATO E DA PSORÍASE ATRAVÉS DA INIBIÇÃO DE STAT1.Huckel M, et al. Attenuation of murine antigen-induced arthritis by treatment with a decoy oligodeoxynucleotide inhibiting signal transducer and activator of transcrip- tion-1 (STAT-1). Arthritis Res Ther 2005;8:R17.H. Yokozeki. A nucleic acid-based medication for allergic skin diseases. Journal of Dermatological Science 75 (2014) 75–81.

A dermatite de contato é uma doença comum que pode ser controlada através do tratamento com corticosteróide tópico e remoção de haptenos. Dermatite de contato crônica, no entanto, é muitas vezes difícil de curar. No entanto, a clinicamente conhecida como dermatite de contato alérgica, é uma reação de hiper-sensibilidade do tipo retardada nas camadas mais externas da pele desencadeada pelas células T específicas do hapteno(substância que sozinha que não induz a resposta imune, mas quando ligada a uma proteína-car-readora no organismo se torna capaz de ativar o sistema imune). Nessa patologia, a resposta pró-inflamatória cutânea ao agente de sensibilização depende do antígeno conjugado ao hapteno e é considerada uma respos-ta imune celular mediada por células TH1 produtoras de T citotóxicas (tipo Tc1) ou IL-4 e IL -10. A resposta pró-inflamatória é causada pela combinação de um pequeno número de fatores de transcrição importantes, tais como STAT1, que regulam a expressão de genes pró-inflamatórios na psoríase. Na psoríase, foram encontrados o aumento da expressão de genes de STAT1. Os estudos publicados no Journal of Dermatologi-cal Sciences em 2014, revelam que os suplementos a base de ácido nucleico estão sendo utilizados com sucesso em estratégicas avançadas de tratamento para dermatite de contato e psoríase. Os estudos revelam que para uma melhor performance o ideal é associar o uso tópico ao oral devido a biodisponibilidade limitada dos suplementos no caso dessas patologias. Outros fármacos devido a propriedade de barreira da pele podem impeder a entrega intradérmica, já o O DNA por ser uma molécula de cadeia dupla penetra facilmente a pele devido ao transporte transcelular ativo. A molécula mimetiza o local de ligação genômica do seu fator alvo e bloqueia a expressão dos genes alvo devido ao transporte celular ativo. A aplicação de DNA se compor-tou de forma tão eficaz quanto a hidrocortisona. Hagener et al, concluíram com o estudo que o bloqueio de STAT1 com DNA é uma opção vantajosa para o tratamento de doenças inflamatórias da pele, devido a maior penetração, eficácia antiinflamatória e menor propensão a efeitos colaterais.

DNA ECOPUR NEUTRALIZA AS INTERLEUCINAS IL-12 E IL-23, INIBE A STAT-3 MELHORAN-DO A QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE PSORÍASE

A psoríase é uma das doenças inflamatórias humanas mais comuns da pele caracterizadas por hiper-proliferação e diferenciação anormal de queratinócitos. As mudanças típicas epidérmicas observadas na psoríase foram consideradas como uma resposta imune desrregulada com células Th-1 / Tc1 desempenhan-do um papel central. A figura abaixo mostra o desenvolvimento de lesões na pele com psoríase. Vários estímulos (tais como trauma físico, infecções, etc.) podem desencadear um episódio inicial de psoríase em indivíduos que já tenham uma predisposição genética. Depois de o gatilho inicial, um dos primeiros acontecimentos que conduzem a erupção inflamatória são a secreção de INF-alfa a partir de células dendríticas plasmocitóides (PDC) e a produção das células do sistema imune TNF-alfa. Grandes quantidades de IFN-alfa induzem a ativação das células imunitárias locais. TNF-alfa é uma citocina altamente ativa no infiltrado inflamatório e é liberada principalmente por macrófagos ativos e em menor medida por queratinócitos e células T. Além disso, o painel de citoquinas liberadas por linfócitos T também contribui para a estimulação dos queratinócitos da epiderme e é pelo menos parcialmente responsável pelas alterações típicas observadas na psoríase.

DOSAGEM USUAL:

Suplementação nutrigenômica para atletas e praticantes de atividades .. físicas de alta intensidade: IN: 120 mg/dia OUT: 0,5 – 3,0% (antiinflamatório tópico para exercícios físicos)

Suplementação nutrigenômica para atletas e praticantes de atividades .. físicas de baixa-moderada intensidade: IN: 100 mg/dia OUT: 0,5 – 3,0% (antiinflamatório tópico para exercícios físicos)

Dermatite atópica e psoríase: IN: 90-120 mg/dia OUT: 5,0% (aplicar no local afetado)

Fortalecimento da imunidade: IN: 80 mg/dia

Atividade anti-elastase e antioxidante: IN: 90-120 mg/dia OUT: 5,0- 10,0%

Atividade anti-elastase e antioxidanteIN: 90-120 mg/diaOUT: 5,0- 10,0% Armazenagem e farmacotécnica:Armazenamento: Preservar a temperatura 10oC. Asecto: Pó amarelo ClaropH: 9Solubilidade: hidrossolúvelConcentração de uso: (mínimo/máximo)IN: 0,5 – 10%OUT: 80 – 300 mg

Farmacotécnica para emulsão, serum e gel: incorporar à frio. Pode ser aquecido até 45oC. Para melhor homogeneização, pré-triturar levemente com o pistilo em um gral e incorporar ou em água destilada ou em uma parte da emulsão/serum/gel base e agitar em altas velocidades para um melhor aspecto. Acondicionar a matéria-prima em geladeira (10ograus), mas quando for incorporada não precisa ser acondicionada em geladeira, a formulação final deve ser mantida à 25o C.

Farmacotécnica para cápsulas: utilizar excipientes como celulose microcristalina por ser uma matéria-prima higroscópica e utilizar excipientes inertes como amido, talco vegetal, pó de arroz, entre outros. Não há neces-sidade de acondionar as cápsulas em geladeira.

Association de la génomique, de la science et analyse l'activité des gènes et protéomique.VOYEZ ET SENTEZ VOTRE PEAU PLUS JEUNE

DNA Ecopur


Top Related