Transcript

Democracia X DitaduraDemocracia:Democracia: regime de governo no qual a população elege seus representantes. O poder não está concentrado nas mãos de uma só pessoa. Na maioria das vezes, existe a Constituição, um sistema de leis que define os direitos e os deveres dos cidadãos. Nesse sistema existe, de maneira geral, a igualdade de direitos. Todos podem, e devem, buscar a participação de maneira ética na vida pública, reivindicando melhorias para a sua sociedade.

Democracia X DitaduraDitadura: regime de governo apenas um ou um grupo de pessoas tomam as decisões sem levar em consideração os demais sujeitos da sociedade. Não obedecem as leis, refazendo-as conforme suas necessidades. Não observam as escolhas populares. Manipulam a opinião pública (através do controle dos meios de comunicação) a seu favor, não deixando que as pessoas se manifestarem contra as suas decisões.

Motivos do Golpe de 1964As elites brasileiras, os militares, o Congresso Nacional estavam com medo das manifestações populares iniciadas com as promessas de reforma feitas pelo então presidente João Goulart. Estas previam, entre outros, a Reforma Agrária. Para os capitalistas, terras são adquiridas por pessoas que possuem dinheiro. Para os comunistas/socialistas, terras são bens que podem ser distribuídos a pessoas que necessitam dela. Pensavam eles: agora é terra, logo são as casas, as empresas, o dinheiro, e um golpe comunista...

Desculpas para tirar o presidenteOs militares argumentavam que as pessoas deveriam ser controladas, para se estabelecer a ordem social.

As elites (capitalistas/direita) argumentavam que durante o governo de Goulart, não o Brasil não havia crescido economicamente e que havia muita corrupção na política. Diante das tropas do exército que tomaram as ruas de várias cidades do Brasil, João Goulart não teve outra saída, buscando exílio no Uruguai.

O objetivo principal do Golpe:

Continuar ao lado Continuar ao lado

do capitalismo / EUAdo capitalismo / EUA

Manter a propriedade privada, conservar os privilégios de poucos, manter-se ao lado dos países capitalistas, emprestar dinheiro de outros países e eliminar qualquer pessoa ligada ao comunismo/socialismo...

A populaçãoTodos que eram simpatizantes das reformas de base ou dos ideais comunistas/socialistas foram “caçados” e eliminados. Muitos foram para exílio. Outros permaneceram por aqui lutando contra os militares através de guerrilhas. Muitos foram torturados, mortos ...

Já a maioria das pessoa não chegavam a saber coisas ruins sobre o “novo” governo. Nas TVs, rádios só passavam coisas boas.

A economia Investimento de capital estrangeiros e apoio (muito) do governo para as empresas privadas. Com isso, houve um desenvolvimento das empresas. A economia cresceu beneficiando os ricos proprietários capitalistas e tornando o Brasil cada vez mais dependente dos países estrangeiros.Sendo assim, para a maioria das pessoas tudo estava muito bem. Ainda mais que em 1970, em pleno governo do mais cruel militar no poder MEDICI, o Brasil foi campeão do Mundo de Futebol.

AI = Atos Institucionais Contra os “subversivos” o governo militar tratou de tirar da população qualquer forma de direitos. Assim, através da necessidade da Segurança Nacional foram decretados 5 Atos Institucionais, que previam, entre outros: extinção dos partidos políticos ; cassar mandatos e suprimir direitos daqueles que eram considerados subversivos = principalmente comunistaseleições indiretas = deu pleno poderes ao governo, decretou recesso do Congresso Nacional e no Parlamento,suspendeu direitos políticos dos cidadãos, decretar a qualquer hora estado de sítio, suspender as garantias e os direitos gerais, remanejar ou demitir funcionários, confiscar bens, entre outros.

Torturas e mortes na Ditadura Militar no Brasil

Torturas e mortes na Ditadura Militar no Brasil

Presidente Médici recebendo os jogadores da copa de 1970

Manifestações populares

Hoje você é quem manda Falou, tá falado

Não tem discussão, não.A minha gente hoje andaFalando de lado e olhando pro chão.Viu?Você que inventou esse EstadoInventou de inventarToda escuridãoVocê que inventou o pecadoEsqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia.

Eu pergunto a você onde vai se esconderDa enorme euforia?Como vai proibirQuando o galo insistir em cantar?(Letra de “Apesar de você”, de Chico Buarque de Holanda, 1970.)

“Apesar de você” é uma canção escrita e originalmente interpretada por Chico Buarque de Hollanda, em 1970 , no exílio em Roma. A canção, por implicitamente lidar com a questão da falta de liberdade durante a época da ditadura militar, foi proibida de ser executada pelas rádios no Brasil pelo governo Médici.

“Apesar de você” Chico Buarque de Hollanda

Hoje você é quem mandaFalou, tá faladoNão tem discussão, não.A minha gente hoje andaFalando de lado e olhando pro chão.Viu?Você que inventou esse EstadoInventou de inventarToda escuridãoVocê que inventou o pecadoEsqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de vocêamanhã há de ser outro dia.Eu pergunto a você onde vai se esconderDa enorme euforia?Como vai proibirQuando o galo insistir em cantar?(Letra de “Apesar de você”, de Chico Buarque de Holanda, 1970.)

“Apesar de você” é uma canção escrita e originalmente interpretada por Chico Buarque de Hollanda, em 1970 , no exílio em Roma. A canção, por implicitamente lidar com a questão da falta de liberdade durante a época da ditadura militar, foi proibida de ser executada pelas rádios no Brasil pelo governo Médici.


Top Related