Transcript
Page 1: Dia do Folclore: uma apresentação especial - Página Inicial · uma apresentação especial do grupo de danças folclóricas brasileiras da escola, o Projeto Sarandeiros, para os

No dia 22 de Agosto é celebrado o Dia Mundial do Folclore. Essa data foi criada com o intuito de preservar e valorizar as manifestações folclóricas de cada população, pois elas são patrimônio imaterial da humanidade. Dentro das ações pedagógicas previstas para a comemoração dessa data, houve uma apresentação especial do grupo de danças folclóricas brasileiras da escola, o Projeto Sarandeiros, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O espetáculo mostrou danças típicas das regiões brasileiras. Nesta diversidade cultural do país, os alunos conheceram o Boi Bumbá que surgiu a partir de uma lenda da região norte, o Lundu uma dança de origem africana, a coroação dos reis do Congado, as danças tradicionais Gaúchas onde está presente o espírito de fidalguia e o respeito à mulher. A dança do Afoxé de origem africana muito popular na Bahia, o Frevo e o Samba ritmos que contagiaram a todos também foram homenageados pelo grupo. Com esta proposta os estudantes se apropriaram da cultura do país e desenvolveram o gosto pela arte.

Os alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental participaram de uma tarde de autógrafos com a escritora Luciana Sandroni. A autora cativou os alunos contando sobre a escrita do livro e como as ideias foram aflorando dando corpo ao texto. O livro “Um quilombo no Leblon” une emoção, fantasia e realidade ao tratar sobre o tema da chegada dos africanos no Brasil e os desdobramentos até a abolição da escravatura. A aluna Letícia Rinco explica que “O livro narra sobre a fuga dos escravos e que alguns deles são ajudados por um abolicionista que os levaram para o Quilombo do Leblon no Rio de Janeiro”. E Gabrielle Augusto completa “No passado, os escravos trabalhavam muito e fugiam devido aos maus tratos.” A roda de conversa possibilitou reflexões sobre a importância da liberdade e respeito para com o próximo.

Os alunos do nono ano B produziram nas aulas de História uma atividade de construção da linha do tempo. Essa tarefa proporcionou aos educandos uma pesquisa dos temas estudados desde o início do ano. As linhas do tempo foram produzidas a partir de três marcos cronológicos: 1890 a 1910, 1910 a 1930 e 1930 a 1945. Os assuntos tratados foram desde a Bèlle Époque à Segunda Guerra Mundial, sobre História Geral e da Proclamação da República ao final da Era Vargas, História do Brasil. Foi uma atividade pedagógica importante para a continuidade dos estudos da etapa seguinte.

Informativo do Colégio Salesiano-BH - 29/08 a 05/09 de 2016 - Nº 030

Redação: Diagramação: Fabrício Sabino Carvalho

Expediente

Av. Amazonas, 6825 - Gameleira, Belo Horizonte - MG | Cep 30510-000 | Tel.: 3133725888www.colegiosalesiano.com.br | www.facebook.com/colegiosalesianobh

Responsável: Heloísa Fonseca Pinto Diretor Geral: Padre Ricardo Sávio do Sacramento

Revisão: Marlize Barcelos

Tarde de autógrafos:

Linha do tempo:

Carolina Francione Resende, Eder Américo da Silva,

A música e a criança:

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental organizaram uma banda musical com objetivo pedagógico. A cada quinze dias, realizam-se as apresentações em grupos, junto com a professora, em duplas, ou individual, cada um cria seu ritmo. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brincadeiras rítmicas, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade pedagógica. Ao longo dos seis anos a coordenação dos movimentos de mãos e pés com a música costuma ser feita de forma sincrônica nas crianças. Assim também ocorre com os pequenos estudantes que passam a revelar equilíbrio rítmico, o que influi na precisão dos movimentos. E, quanto mais eles têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música ou dos movimentos mais a inteligência, o conhecimento vão se desenvolvendo. Com essa atividade, apreciaram as músicas do folclore brasileiro em momentos ricos de criatividade e emoção.

Dia do Folclore:uma apresentação especial

uma roda de conversa reflexiva

análise e revisão da História

a bandinha rítmica

Heloísa Fonseca Pinto e Kelly Cristina Alves

Top Related