Transcript
Page 1: Dano material x dano material

DANO MATERIAL x DANO MATERIAL

Dano moral

CONCEITO

Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona

Existem inúmeras definições na doutrina pátria para o. o conceituam como “lesão de direitos cujo conteúdo não é pecuniário, nem comercialmente redutível a dinheiro” (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2003, p. 55).

Neste mesmo sentido, Maria Helena Diniz

Estabelece o dano moral como “a lesão de interesses não patrimoniais de pessoa física ou jurídica, provocada pelo ato lesivo”. (DINIZ, 2003, p. 84).

Carlos Roberto Gonçalves

“Dano moral é o que atinge o ofendido como pessoa, não lesando seu patrimônio. É lesão de bem que integra os direitos da personalidade, como a honra, a dignidade, intimidade, a imagem, o bom nome, etc., como se infere dos art. 1º, III, e 5º, V e X, da Constituição Federal, e que acarreta ao lesado dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhação” (GONCALVES, 2009, p.359).

DANO MATERIAL

O Dano Material é o prejuízo financeiro efetivamente sofrido pela vítima, seja física ou jurídica, causando redução do seu patrimônio. Esse dano pode ser de duas espécies: o que efetivamente o lesado perdeu, dano emergente, e o que razoavelmente deixou de ganhar, lucro cessante.

O direito à reparação destes danos está expressamente previsto na Constituição Federal e em outros dispositivos legais, como o Código Civil em vigor, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Comercial. Para a reparação do dano material é “preciso ter nexo de causalidade entre a conduta indevida do terceiro e o efetivo prejuízo patrimonial suportado pelo lesado

Do Dano Emergente:

Entende-se por danos emergentes os valores que a vítima, efetivamente e imediatamente, teve diminuído em seu patrimônio em razão do ato ou fato praticado por outrem, alheio a sua vontade. A mensuração do dano emergente, não enseja maiores dificuldades. Via de regra, importará no desfalque sofrido no patrimônio da vítima; será a diferença do valor do bem jurídico entre aquele que ele tinha antes e depois do ato ilícito.

Do Lucro Cessante:

São aqueles valores que a pessoa física ou jurídica deixou de auferir em razão de algum ato ou fato cometido por outrem, alheio a sua vontade. Na maioria das vezes esses lucros cessantes são os dias de serviço perdidos do empregado, ou a expectativa de ganho do trabalhador autônomo, demonstrado através daquilo que vinha ganhando às vésperas do evento danoso, e que muito provavelmente ele continuaria a ganhar se não fosse o infeliz ato ou fato.

Page 2: Dano material x dano material

DIFERENÇA ENTRE DANOS MORAIS E MATERIAISA principal diferença é que os danos morais são aqueles que atingem o lado moral de um indivíduo, enquanto os danos materiais afetam o seu patrimônio.


Top Related