Transcript
Page 1: Da câmara escura á lanterna mágica

Da câmara escura á lanterna mágica

Trabalho realizado por:

Cátia Pereira nº26professor: Sancho

Ferreira

Curso: TCMRPP

Page 2: Da câmara escura á lanterna mágica

Câmara escuraCâmara escura é um tipo de aparelho óptico no qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Ela consiste numa caixa com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.

Page 3: Da câmara escura á lanterna mágica

Algumas câmaras escuras foram construídas como atrações turísticas, embora poucas existam ainda hoje. Exemplos podem ser encontrados em Grahamstown na África do Sul, Bristol na Inglaterra, Kirriemuir, Dumfries e Edinburgh, Escócia, Santa Monica e São Francisco, Califórnia. Existe uma grande e bem montada câmara escura no Museu da Vida da Fundação Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro. Em Lisboa, no Castelo de São Jorge, existe uma câmara escura com periscópio gigante, através do qual é possível observar imagens da cidade em movimento.

Page 4: Da câmara escura á lanterna mágica

Lanterna mágicaA lanterna mágica só no século XVII foi inventada, tendo-se ficado a dever ao jesuíta alemão Atanásio Kircher 1. Constitui o antecessor dos modernos sistemas de projecção e era um sistema de projecção de imagens sobre um ecrã branco. As gravuras a projectar eram desenhadas à mão sobre lâminas de vidro.

Page 5: Da câmara escura á lanterna mágica

FIM


Top Related