Transcript

Sindicalistas repudiamofensas de tucano contravereadora Tânia do PT

CUT Cidadã teráshows e serviçosgratuitos dia 13em Votorantim

A CUT São Paulo, aPrefeitura de Votorantim,a Subsede Regional daCUT e a Secretaria deCultura de Votorantimconvidam todos os mo-radores da região paraum mega evento nestedomingo, dia 13 de abril.

Trata-se do CUT Ci-dadã, na praça de even-tos Lecy de Campos, em

Votorantim. Serão novehoras ininterruptas, das9h às 18h, de prestaçãode serviços gratuitos,brincadeiras e músicapara a população.

Alguns dos serviçosprestados na hora serãoexames de saúde, emis-são de documentos pes-soais, informações jurí-dicas, tratamento de be-

leza e orientações traba-lhistas.

Os destaques musicaissão Companhia doCalypso, Francis Lopes,Roger e RogérioBandaDomínio e artistas locais.

Os ônibus da empre-sa São João em Votoran-tim vão circular nesse diacom “catraca livre”.PÁG. 4

A sessão da Câmara deSorocaba pegou fogo na quin-ta-feira passada, dia 3. Apósuma discussão acalorada so-bre a sacrificação de cães pelazoonoses da Prefeitura de So-rocaba, o vereador Hélio Go-doy (PSDB) falou que parla-mentar Tânia Baccelli (PT)“estava no cio”.

Na sessão seguinte da Câ-mara, dia 8, o debate sobre oassunto continuou, agora comas diversas manifestações dapopulação em favor da vere-adora.

Representantes do Sindi-cato dos Metalúrgicos estive-ram presentes e exibiram fai-xas de apoio à Tânia e repú-dio ao comportamento do tu-cano.

Representantes sindicais de várias categorias profissionais protestaram durante sessão da Câmara nesta terça, dia 8

O Sindicato do Metalúr-gicos e várias outras entida-des classistas e sociais tam-bém enviaram à Câmara notade repúdio pelo ocorrido.

As pressões acabaram

desembocando na formaçãoda Comissão de Investiga-ção solicitada por Tânia Bac-celli, que ouvirá as partes eas testemunhas. PÁG. 4 eeditorial, pág. 2

Grosseria de Godoy (PSDB) contra Tânia (PT) aconteceu após sessão naúltima quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba

Doze anos apósa demissão,metalúrgico éreintegrado aosquadros da Villares

Sidney Antônio Tadeu de Lima(foto), 48, conforme determina-ção da justiça, voltará a ser funci-onário da empresa Aços Villares,em Sorocaba.

A ação, movida pelo setorjurídico do Sindicato em 1996,alegava que Sidney já era portadorde doença profissional enquantotrabalhava e, por essa razão, nãopoderia ser demitido, mais dozeanos atrás. PÁG. 3

Audiência Pública discute terceirizaçãoDebate acontece na próxima sexta-feira, 11 de abril, na Assembléia Legislativa,

em São Paulo. O eventoserá das15h e 18h. Um ônibus com o público interessadoem participar vai sair da sede do Sindicato em Sorocaba às 12h do dia 11. PÁG. 3

Sindicato faz convênio com a Caixa parafinanciar imóvel para trabalhador em Votorantim

PÁG. 3

Juventude Metalúrgica de Sorocaba eRegião realiza seu 3o Encontro dia 19

PÁG. 2

Foto

s: F

ogui

nho/

Grup

o Im

agem

Fogu

inho

/Gru

po Im

agem

Folha Metalúrgica

PÁG. 2 FOLHA METALÚRGICA Nº 525 1ª ED. ABRIL 2008

Informativo semanal do Sindicato dosMetalúrgicos de Sorocaba e RegiãoDiretor responsável:Izídio de BritoCorreiaJornalista responsável: Paulo Rogério L.de Andrade

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (015)3334-5400Sede Iperó: rua Santo Antônio, 185, centro. Tel.

(15) 3266-1888Sede Regional Araçariguama: praça da Matriz,galeria central, sala 3. Tel (11) 4136-3840Contato em Piedade: Tel. (15) 9123-9345, falarcom Neysite: www.smetal.org.bre-mail: [email protected]ão - IpagrafTiragem : 31 mil exemplares

EXPEDIENTE

Este mal não éuma particulari-dade do verea-dor Hélio Go-

doy. É compar-tilhado pelo

PSDB. Aliás, éuma política de

governo.

saúde e segurança no trabalho

A síndrome do reizinho

comunicação

organização de jovens

O coletivo Juventude Metalúrgica de Sorocaba e região realiza, dia 19de abril, o seu 3o Encontro, para discutir temas de interesse da juventude epromover a integração entre jovens trabalhadores.

O tema deste 3º Encontro será “ Jovens Unidos na fábrica e naSociedade”.

O evento começa às 13h30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos deSorocaba e região. A participação é gratuita e aberta

ao público.

Confira a programação:13h30: Mesa de Abertura.

14h: Palestra sobre aborto com a DrªMaura Roberti ,(Procuradora do Estadoe Coordenadora do Curso de Direito daUnip).

15h45: Intervalo e Coffer Break;

16h: Palestra sobre o “ O Jovem e oMercado de trabalho” ( com o Coletivo da

Juventude Metalúrgica);

17h: Criação de grupos para responder àquestão: Qual a melhor formar do Jovem se inserir no

mercado de trabalho ?.

18h: Confraternização.(1º Batida Metalúrgica com DJ Pitta noComando).Muita Musica Eletrônica/Psy), Presença Confirmada da galerado Trepsy, Família Electro House.

23h: Encerramento.

Haverá sorteio de brindes.

O evento contará com uma intérprete de Libras, para facilitar aparticipação de portadores de necessidades auditivas.

O coletivo da juventude é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicosde Sorocaba e Região.

Rádio Tupi de Sorocaba teveinauguração oficial na terça

Audiência Pública naAssembléia Legislativa

discute terceirizaçãoA Audiência Pública

sobre “Reflexos da tercei-rização no mercado de tra-balho” acontece na próxi-ma sexta-feira, 11 de abril,em São Paulo. O evento,que está programado paraocorrer entre 15h e 18hs,

Semana de prevenção aacidentes de trabalho aconteceem Piedade no próximo mês

No início de maio vaiacontecer, pela primeiravez, a “Semana de Preven-ção de Acidentes de Tra-balho” de Piedade. Oevento é obrigatório des-de que foi promulgada alei n°3894 de 05 de mar-ço de 2008.

O Projeto de Lei, dosuplente de vereador Ge-raldo Pinto de CamargoFilho (PT), Geraldinho, dePiedade, estabelece que nasemana de prevenção se-jam realizadas palestras,seminários e cursos, alémda utilização de todos osrecursos audiovisuais dis-poníveis como forma deconscientizar os trabalha-dores da cidade sobre aprevenção a acidentes.

Podem participar dasatividades todas as esco-las municipais e particula-res, associações comuni-tárias, igrejas, polícia mi-

Juventude Metalúrgicarealiza 3o Encontro dia 19

Na noite da última ter-ça, dia 8, a rádio Tupi FMfez sua apresentação ofi-cial para toda mídia deSorocaba e região. O lan-çamento aconteceu noGrand Hotel Royal e parao evento foram convida-dos empresários, forma-dores de opinião, sindica-tos e autoridades munici-pais da região.

A rádio, conhecida pelasua grade de músicas eprogramas sertanejos

existe, em São Paulo, des-de 1996 e está presenteem mais de 60 cidades.Em Sorocaba, ela podeser sintonizada na freqüên-cia de 100,5 MHz.

O diretor artístico,Eduardo Lencioni, expli-ca que uma novidade tam-bém será divulgada emmaio. “No próximo mês,uma nova grade de progra-mação será apresentadapela rádio para seus ouvin-tes”, comenta.

será no auditório FrancoMontoro – AssembléiaLegislativa do Estado deSão Paulo.

A iniciativa é da lide-rança do PT e do deputa-do federal Hamilton Pe-reira, que também será o

responsável pela coorde-nação da mesa.

Além do palestrante doDIEESE, participarão dodebate: o Presidente Esta-dual da CUT, Edílson dePaula da Silva, o procura-dor do Ministério Públi-co do Trabalho 15ª Região– Ofício Sorocaba, JoãoBatista Martins César e oPresidente Nacional daForça Sindical, Paulo Pe-reira da Silva.

No dia 11, um ônibusestará na sede do Sindica-to, ao meio dia, para levaros interessados até o lo-cal.

litar, engenheiros, técni-cos em segurança do tra-balho, cipeiros e empre-sas privadas.

Uma comissão, commembros de órgãos liga-dos ao assunto, irá coor-denar todas as atividades.

Geraldo Pinto de Ca-margo Filho já assumiu acadeira na Câmara de Pie-dade por diversas vezes,

combate à precarização

devido ao afastamento dotitular, doutor Adriano.Geraldinho, que é meta-lúrgico e recentementefoi eleito diretor do Sin-dicato da categoria, apre-sentou o projeto da Sema-na de Prevenção a Aciden-tes de Trabalho na ocasiãomais recente em que ocu-pou o cargo, em feverei-ro.

Geraldinho ésuplente devereador pelo PTde Piedade erecentemente foieleito membro deComitê Sindical deEmpresa doSindicato dosMetalúrgicos

Existem alguns tipos depersonagens reais que ten-dem a perdurar, por maisque os anos se passem. Asíndrome do reizinho duraem Sorocaba há muitos emuitos anos. São aquelaspessoas que se acham ina-tacáveis, que tratam sereshumanos como se fossemgado ou seu quinhão pesso-al. Apontam para um grupoe dizem: “tá vendo aquelebando ali? Tudo ‘gente mi-nha’”. É aquele tipo de genteque faz aquela perguntaclássica e abominável: “vocêsabe com quem está falan-do?”.

É, e o PSDB está cheiodelas.

Alguns exemplos.O caso da ofensa feita

pelo vereador Hélio Godoya Tânia Baccelli é um casoclássico. O caso ocorreuporque a vereadora tocouno problema do tratamentoque a Zoonoses dá aos cãesem Sorocaba, chegando amatar cerca de cem cachor-ros todo mês. O senhorGodoy, achando que o pro-blema é só seu, acreditouque Tânia “invadiu seu ter-reno”. Em virtude disso, dis-se que a vereadora estava“no cio”, no plenário daCâmara.

Godoy cometeu uma du-pla falta. Primeiro, desres-peitou um poder públicoconstituído — afinal, a Câ-mara é um espaço legislati-

vo, possui regras de decoroe não se deve falar o que bementende em plenário. Segun-do, ofendendo a vereadora odigno vereador agrediu todasas mulheres. Quer dizer quemulher que participa da vidapública, luta por seus direitose de todos os cidadãos, sófaz isso porque está com de-sejos reprimidos? Isso mos-tra o grau de leviandade queo vereador do PSDB trata asmulheres.

Este mal, contudo, não éuma particularidade do vere-ador Hélio Godoy. É com-partilhado pelo PSDB. Aliás,é uma política de governo.Vejam só.

Sabe-se que para as mu-lheres, com a atual estruturafamiliar, trabalhar é funda-mental. Mas com quem sedeixa as crianças? Nas cre-ches, é claro. Que creches?Qual a política de implanta-

ção de creches nos gover-nos do PSDB? No gover-no de quase uma décadado Renato Amary pratica-mente não existiu constru-ção de creches. Apesar dasreiteradas tentativas dosSindicatos de propor par-cerias para resolver o pro-blema.

E faz eco agora a omis-são do governo Vitor Lippiquanto a falta de investi-mento do governo estadualna Delegacia da Mulher emSorocaba. A situação che-gou ao ponto dramático de,quando uma mulher se vêagredida ou tenta denunci-ar uma agressão aos seus fi-lhos, não podem registrarboletim de ocorrência nadelegacia da mulher, pois láNÃO TEM FUNCIONÁ-RIOS PARA REGISTRARUM BOLETIM! Uma situ-ação sabida, conhecidapelo governo Lippi. Maseste só sabe dizer amém aoSerra.

As mulheres devem sepreocupar, realmente, noque está porvir. Quantas tra-balhadoras não votaram noGodoy, no Amary e no Li-ppi? E recebem isso comoagradecimento?

Avaliar quem são os ali-ados dignos de fidelidade eaqueles que querem ser rei-zinhos só pra nos governare nos tratar como gatos esapatos: tarefa supremapara as próximas eleições.

PÁG.3FOLHA METALÚRGICA Nº 5251ª ED. ABRIL 2008

habitação e cidadania

Sindicato terá plantão para financiarimóvel pela Caixa em Votorantim

Continua funcionando,na sede do Sindicato dosMetalúrgicos em Soroca-ba, o plantão de atendi-mento e vendas de aparta-mentos no CondomínioIpanema Ville; resultadode uma parceria entre osindicato e a Caixa Eco-nômica Federal.

O condomínio ofere-ce, além de portaria comsegurança, uma quadrapoliesportiva eplayground para a diver-são da família e um salãode festas para as come-morações mais especiais.São oferecidos 128 apar-tamentos próximos a su-permercados, pontos deônibus, a apenas 3 minu-tos do centro comercial daZona Norte da cidade.

Avenida Ipanema

Faça uma visita ao lo-cal, na altura do nº 5.000da Av. Ipanema, ou procu-re o plantão de vendasinstalado na sala 03 dosindicato ou, ainda, naagência da Caixa Federal

Lançado no dia 29 demarço, no Aquário Cultu-ra de Votorantim, o Con-domínio Residencial Vo-toraty.

O evento contou coma presença de autoridadesmunicipais e representan-tes da Caixa EconômicaFederal – CEF, da Com-panhia de Habitação Po-pular de Votorantim –COHAP, da construtoraInfratécnica e do Sindica-to dos Metalúrgicos deSorocaba e Região.

Na oportunidade, ospossíveis compradoresconheceram todos os de-talhes do empreendimen-to.

O condomínio terá 20blocos com oito aparta-mentos em cada um, sen-do dois apartamentos porandar. Os apartamentos,que contam com área de54 metros quadrados, têm

O Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba eregião firmou, recente-mente, parceria com afranquia PET cursos, quejá existe em dezenas decidade de 13 estados eagora está se instalandoem Sorocaba.

A PET oferece cursosde secretariado, contabi-lidade, vendas, adminis-tração, departamentopessoal, operador de su-permercado, oratória, te-lemarketing, técnicas demanejo em cana-de-açú-car e álcool, marketing epropaganda, turismo ehotelaria, entre outros.

Sócios do Sindicatotêm descontos especiais.As aulas são ministradasfora da sede da entidadesindical.

Mais informações pe-los telefones 3012-1414;

Sindicato temparceria comPET cursosem Sorocaba

3417-3279 ou pelo site:www.petcursos.com.br

RH Treinare

Já a parceria do Sindi-cato com a RH Treinareestá com inscrições aber-tas para o curso de Ins-petor de Qualidade, nasede de Sorocaba, comaulas às terças e quintas,das 18h30 às 22h. Iníciodas aulas: 10 de abril.

Informações: (15)3012-4800

Inglês

O curso de Inglês mi-nistrado na sede de Soro-caba está fazendo reser-vas de vagas para turmasde iniciantes.

Informações pelo te-lefone 3013-8252, comRenata Simoa.

Como todos os anos, oSindicato dos Metalúrgicose a Associação dos meta-lúrgicos Aposentados deSorocaba e região ( Ama-so) estão oferecendo aossócios um serviço de pre-enchimento da declaraçãode Imposto de Renda.

O atendimento é na salada Amaso, na sede do Sin-dicato em Sorocaba, das 8hàs 12h e das 13h30 às 18h.É preciso apresentar a do-

Sindicato ajuda sócios a preencherem IRcumentação necessária parao IR, e será cobrada umataxa de R$ 5,00 para sóciosdo Sindicato e da Amaso.Sócios remidos do sindicatopagam R$ 10,00. Mais infor-mações: 3334-5404.

Araçariguama

Também na sede do Sin-dicato em Araçariguama osassociados podem contarcom um serviço de preenchi-

mento do Imposto de Renda.A Sede Regional dos Meta-lúrgicos em Araçariguama ficana praça da Matriz, galeriacentral, sala 3. Tel (11) 4136-3840.

O serviço vai até dia 28 deabril.

Os documentos necessá-rios para o Imposto de Ren-da são: CPF do declarante,título de eleitor do declaran-te, rendimento anual 2007,disquete e recibo com decla-

ração anterior, CPF dosdependentes acima de 18anos, nome e data de nas-cimento dos menores de18 anos, endereço com-pleto, recibo de médios,dentidas, planos de saúde,escola particular.

que fica na Av. Ipanema econheça um pouco maisdeste empreendimento.

O valor de lançamentodos apartamentos é de R$52 mil, que podemser totalmente financiadopela CAIXA, através doPrograma de Carta de Cré-dito Associativo com re-cursos do FGTS.

Esse programa, segun-

do o Superintendente Re-gional da Caixa, Luis Ce-sar Figueiredo, tem cum-prido importante papel naprodução de unidades ha-bitacionais e na geração deemprego e renda da cida-de e também da região.

Os cotistas do FGTS hápelo menos 3anos podem adquirir oimóvel com uma tabela de

dois dormitórios, sala,cozinha, banheiro e áreade serviço com amplo es-paço, playground, quadraesportiva, segurança evaga no estacionamento.

O empreendimentopode ser 100% financia-do pela Caixa Econômicae os interessados podemusar seu Fundo de Garan-tia por Tempo de Serviço– FGTS.

Brevemente o Sindica-to dos Metalúrgicos daráinicio a um plantão espe-cial para atender metalúr-gicos de Votorantim e re-gião, em sua sede, na sala3, em Sorocaba. De se-gunda a sexta-feira, oatendimento acontece naCOHAP, e nos finais desemana e feriados em Vo-torantim, no Aquário Cul-tura.

Outras informações:15 3234-3878 conquista trabalhista

Sidney Antônio Tadeu de Lima, 48, conforme determi-nação da justiça, voltará a ser funcionário da empresa AçosVillares, em Sorocaba.

Ele terá vínculo com a fábrica, mas como foi aposentadopor invalidez durante o processo na justiça, não terá comovoltar ao trabalho. Então, assim como outros trabalhadoresafastados, ele volta a ter alguns benefícios da empresa como,por exemplo, o convênio médico.

A ação, movida pelo setor jurídico do Sindicato em 1996,alegava que Sidney já era portador de doença profissionalenquanto trabalhava e, por essa razão, não poderia ser de-mitido.

O processo teve como base o argumento da coletiva dacategoria que garante a estabilidade no emprego enquantodurarem as seqüelas da doença, ou até a aposentadoria.

Trabalhador éreintegrado na VillaresEm Sorocaba, financiamento da

Caixa é para o Ipanema Villejuros diferenciados, comparcelas de aproximada-mente R$ 477,00.

Quem já tem outroimóvel também pode ad-quirir com financiamentoda Caixa Federal: é sóconsultar as condições.

O prazo de construçãodo empreendimento, pelaConstrutora Infratécnica,é de 12 meses.

Lançamento do Condomínio aconteceu no Aquário Cultura em Votorantim,com a presença de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos

PÁG. 4 FOLHA METALÚRGICA Nº 525 1ª ED.ABRIL 2008

Cidadania, Serviços e Lazer

A CUT estadual deSão Paulo, a Prefeiturade Votorantim, a Subse-de Regional da CUT e aSecretaria de Cultura deVotorantim convidam to-dos os moradores da re-gião para um mega even-to neste domingo, dia 13de abril, na praça deeventos Lecy de Cam-pos, em Votorantim.

Serão nove horas inin-terruptas, das 9h às 18h,de prestação de serviçosgratuitos, brincadeiras emúsica para a população.

O evento, chamadoCut Cidadã, elegeu Vo-torantim para recebersua 15ª edição no esta-do.

Alguns dos serviçosgratuitos serão examesde saúde, emissão de do-cumentos pessoais, in-formações jurídicas, tra-tamento de beleza e ori-entações trabalhistas,entre muitos outros (vejaquadro neste página)

Os destaques musicaissão Companhia doCalypso, Francis Lopes,Roger e Rogério, Belo eMárcio, Banda Domínioe artistas locais.

“Será uma grandefesta popular para todaa família. Esperamos vera praça lotada, com todomundo se divertindo demaneira saudável e apro-

A sessão da Câmara deSorocaba pegou fogo naquinta-feira passada (03/04).Após uma discussão acalo-rada sobre a sacrificação decães pela ZOONOSES daPrefeitura de Sorocaba, quemata cerca de 100 cães todomês, o vereador Hélio Godoy(PSDB) falou que parlamen-tar Tânia Baccelli (PT) “es-tava no cio”. O desrespeitose deu no plenário, só que nomomento em a sessão estavasuspensa.

Nos dias que se seguiramao ocorrido foram encami-nhadas várias manifestaçõesem repúdio a ofensa do ve-reador Godoy. Oficialmente,algumas agremiações regis-traram seus votos de desa-gravo: Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba e Re-gião, Sindicato dos Papelei-ros de Sorocaba, o Sindica-to dos Trabalhadores no Ves-tuário (todos da CUT), o de-

Vereador do PSDB ofende Tânia Baccelli,do PT, dentro da Câmara Municipal

“Será uma grande festa popularpara toda a família”, afirmaIzídio de Brito Correia sobre oCUT Cidadã

veitando os serviços ofe-recidos”, afirma Izídiode Brito Correia, coor-denador regional daCUT e presidente doSindicato dos Metalúrgi-cos.

Ônibus de graça

Os ônibus da empre-sa São João vão rodarcom “catraca livre” nodomingo, para transpor-tar gratuitamente a po-pulação de todos os bair-ros de Votorantim até apraça.

Além da empresa deônibus, diversas outrasempresas e instituiçõesestão colaborando paraa realização do evento(veja anúncio nesta pá-gina)

putado estadual HamiltonPereira (PT) e a Secretariade Mulheres do Partido dosTrabalhadores.

Na sessão seguinte daCâmara (terça, 08/04) o de-bate sobre o assunto conti-nuou, agora com as diversasmanifestações da populaçãoem favor da vereadora. Aspressões acabaram desem-bocando na formação daComissão de Investigaçãosolicitada por Tânia Baccelli,que ouvirá as partes e as tes-temunhas.

Para a vereadora, o epi-sódio ultrapassou a esferapessoal: “o problema é queofender uma parlamentarcomo ele fez maculou a ima-gem do próprio Poder Legis-lativo, além de ser grosseirocom as mulheres como umtodo. Está mais que na horada Comissão de Ética daCâmara ser regulamentada”,afirma Tânia Baccelli.

CUT Cidadãterá shows eserviços grátisem Votorantim

atitude condenável

O vereador Hélio deGodoy deveria saber que aCâmara não é a casa dele. É acasa do povo.

E a população exigerespeito.

O linguajar do vereador, asofensas proferidas contra avereadora Tânia Baccelli sãoprovas de que o sr. Godoy nãosabe dignificar a nossa Casa.

Repúdio é pouco paraexpressar o sentimento quetemos a respeito da agressãovil que Godoy cometeu contraa vereadora Tânia.

Solicitamos aos demaisvereadores que demonstrem àsociedade que nãocompactuam com tamanhasvulgaridade, infâmia e falta dedecoro. Que punam com aseveridade merecida overeador Godoy.

Izídio de Brito Correia -presidente do Sindicato dosMetalúrgicos de Sorocaba e Região

Nota de repúdioVeja abaixo a nota de repúdio

que o Sindicato enviou para aCâmara e para a imprensa

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos exibiram faixas de protesto durante sessão na Câmara na terça, dia 8

Fog

uinh

o/Gr

upo

Imag

em


Top Related