Transcript
Page 1: Correio Rural 31 de julho de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.249 | 31 DE jULhO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Arraial da Alegria é no domingo

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Entorno do Lago Tarumã sem inundação

Página 3

fEsTA no cEnTro

o Piauí é aqui Página 3

No sábado, dia 1º de agosto, a Praia da Vila de Itapuã receberá a se-gunda etapa do 2º Circuito Gaúcho de Slackline. O evento está sendo or-ganizado pela Federação Gaúcha de Slackline, com o apoio da Prefeitura de Viamão. Além das competições, haverá uma oficina durante o evento, para que os admiradores do esporte e os curiosos tenham seu primeiro contato. O evento também é uma etapa do Qualify (etapa de qualificação para atletas) onde o vencedor ganha uma vaga na Etapa Mundial, que será realizada no mês de outubro, em Foz do Iguaçu.

Na quinta-feira, dia 23, em Itapuã, os organizadores do evento esti-veram reunidos para definir alguns detalhes em relação ao evento, tais como, a distribuição dos toldos, locais de competição e logística para a realização das provas. Estiveram reunidos o presidente da Federação Gaúcha de Slackline, Cléber Koplin, e integrantes da Prefeitura (Secreta-ria de Esportes e departamentos de Turismo e Comunicação).

Itapuã recebe etapa de circuito de slackline

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza o Arraial da Alegria. O evento acontece no próximo do-mingo, dia 2 de agosto, das 14 às 19h, na Avenida Coronel Marcos de Andrade, no Centro de Viamão.

A festa vai contar com barracas que estarão comercializando co-midas típicas, espaço para brinca-

deiras e atrações musicais. A partir das 16h, ocorre também a apresen-tação do tradicional “casamento na roça”, pelo Grupo de Teatro Ex-perimental da SMC.

Além do Arraial do Centro, a Prefeitura está organizando mais duas festas, que devem acontecer no dia 8 de agosto, em Itapuã e, no dia 16 de agosto, na Santa Isabel.

Confira a programação 14h - Brincadeiras culturais (pes-caria, boca do palhaço, argola).15h40 - Abertura oficial16h - Casamento na Roça (Grupo de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura) 16h30 - Shows com a Banda Tem-po Guri, Caubi e Expresso Tchê19h - Encerramento

Page 2: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR2

Um crime no centro de Viamão, no início da noite de domingo, foi no-

tícia que rendeu demais principal-mente nas rádios da capital do Es-tado. Dois homens assaltaram um casal que passava pela Praça Júlio de Castilhos. Tentaram fugir, mas foram perseguidos por – segundo relatos – dez pessoas que, em gru-po, foram para o ataque. Um dos assaltantes fugiu, mas o outro foi espancado até a morte, em plena via pública.

O principal mote do noticiário radiofônico ficou em cima de duas perguntas: a agressão do grupo ao assaltante deve ser punida? O gru-po agiu corretamente? Lógico, em cima do fato, um pouco de sensa-cionalismo.

E, para tanto, foram ouvidos advogados, juristas, policiais, soci-ólogos, psicólogos, etc. Estes pro-fissionais, claramente discordaram da agressão, considerando-a práti-ca de crime. Afinal, ninguém pode fazer justiça - se é que estava sen-do feita justiça – com as próprias mãos. Estão certos. Não se cobra um crime com outro crime.

Chamou a atenção, no entanto, a opinião do povo quando ouvido pelas rádios. A maioria das pessoas foi favorável à ação do grupo que espancou. O povo, embalado pela condição de falta de segurança a que está submetido, visto a pre-cária condição do policiamento posto à disposição, não quer outra coisa senão ver assaltantes e outros larápios, mortos. Seja da maneira que for.

Sobra uma meditação, até um pouco jocosa: um assaltante foi morto e dez criminosos estão sol-tos... e louvados.

É preciso, de imediato, olhar com clareza a questão segurança

EDITORIAL

Um crime. ou não?

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

Recado para o Pano

OMASKARA

O rescaldo do aguaceiroPassado o sufoco da população de Viamão, com a volta do

fornecimento de água, dá pra tirar algumas conclusões aleató-

rias da confusão toda.

• Vereadorestirando“selfie”nafrentedecaminhão-pipa,que

coisa ridícula.

• VereadoresdescobrindoqueaCorsanpoderiaedeveriacap-

taráguaemViamão,quetemolíquidoemabundância,uma

costadecemquilometros,quegênios!Algunsdelesinclusive

tiveramacanetanamão,paramandaraCorsanfazer,enada

fizeram.

• OserviçoprestadopelaCorsanéoretratofieldodescaso

degovernantesdetodasasesferasduranteanosafio.Em

Brasília,sumiuodinheirodoPACPrevençãodeEnchentes.

NoRioGrandedoSul,aCorsanfaturamuitoemViamãoe

investequasenada.EmViamão,assinaramumcontratode

concessão,em2007,quesimplesmentenãodizoqueaCor-

santinhaquefazer.Estamospagandoessacontatoda.

Desconto na contaNatardedestaquinta-feira,dia30,aCorsananunciouque

concederá descontos na conta de água de moradores de Via-

mão.AdecisãofoidaAgênciaReguladoradosServiçosPúbli-

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

cosDelegadosdoRS(Agergs)eaCorsanacatou.

TodasascontasdeViamãoeAlvoradaserãobeneficiadas

jánacontadesetembro.OdescontoparaaTarifaResidencial

Socialseráde30%,enquantoaTarifaResidencialBásicaterá

abatimentode25%.

O jornal tucano pegou pesadoApresidentedoPTdeViamao,EstelaVilanova, divulgou

umanotaoficialdopartido,nomêsdejunho,descendoalenha

naadministraçãodoPSDBedizendoque“tudoemViamão

quetemdebomécoisadaDilmaedoTarso”.Pediu,levou.

OPSDBcontratacoucomumjornalquerecordafatos,di-

gamos,desagradáveis,dogovernopetista,trazendotambém

asrealizaçãodaatualgestão.Nãoeconomizouemartilharia.

Descarregoutodasasbateriasdeumavezsó.

AvalenteVilanovadivulgououtrotexto,meioconfuso,que

atiranoPSDBcomoumtodo,masnãorefutanenhumponto

dojornal.OsdemaisartíficesdoPT,vereadoreselideranças,

fizeramdecontaquenãoécomeles.TipooLula,quenão

sabiadenada.

Por falar em PTAOperaçãoLava-Jato chegouno setor elétrico, e deve

tambémchegaremoutrasestataisenoBNDES.Osrumores

quevêmdocentrodoPaíscadavezmaisdãocontadeque

os delatores premiados vão implicar gente grande. Vai ser um

agostodaqueles!

CurtinhaSetiverjaneladetransferênciadepartidos,sobraalguémnoPT?

As pessoas, ao relembrarem algo do passado, muitas vezes são chamadas de nostálgicas, de saudosistas, quando não de retrógradas ao compararem coisas e objetos de agora com os de antigamente. Tem até aqueles que trazem Spielberg denominando-as de jurássicas.

As vezes, geralmente quando estamos em momentos de profundo silêncio, acomete-nos a saudade. Isto não é pecado, não é delírio. Saudade, entendo, é um sentimento que envia para dentro do nosso organismo lembranças de fatos que vivemos em nosso passado e que ainda nos trazem marteladas de alegria ou de tristeza. De repente sentimos vontade de soltá-las num bate-papo e até numa escrita.

Na edição passada, CR do dia 24, na página 3, o já consagrado cronista Pano (pra manga) desfilou sua saudade dos veraneios na praia da Cidreira numa casa com tramelas. Peço licença a ele para dizer que também sinto saudade dos veraneios curtidos com meus pais num dos bairros de Grande Cidreira, a Praia da Nazareth. Isso lá por 1950 a 1955. A casa onde ficávamos por um mês estava cravada entre quatro cômoros. Era alta do chão, sustentada por pilares de madeira, como se fosse uma palafita. As portas eram trancadas com tramelas, também. Ah! E não tinha luz elétrica. A noite era iluminada por lampiões. Quando chovia muito ficávamos no meio de um lago, saíamos com água pela barriga para chegar até a beira da praia. A casa ainda está lá, reformada, já em terreno plano. Os cômoros sumiram. Eram muitos deles, que se perdiam na distância até enxergarmos o Farol da Cidreira, ali onde hoje é a Praia de Salinas. A Nazareth de 2015 é uma metrópole. Ah! Os cômoros são as dunas, para que os mais novos entendam.

Fatos de agora podem nos trazer saudade. Por exemplo, a falta de água (não da chuva) nas torneiras, semana passada, mandou o pensamento lá para os meus dez, onze, doze anos. Pelas poeirentas ruas da cidade circulavam os pipeiros. Eles vendiam água para a população entregando a domicílio. Buscavam o líquido precioso na Fonte da Reirinha, ali onde está a Escola Castelo Branco, no Sítio São José. Transportavam a água em pipas/carroças puxadas por

garbosos pangarés. Lembro do Betinho, do seu Cândido, do Adolfo, do Caramuru e, se não me falha a memória, o Saravá também foi pipeiro. Não faltava água. De jeito nenhum. Lógico, os banhos eram de bacia e raríssimas eram as casas que possuíam banheiros internos com todos os objetos sanitários. As necessidades fisiológicas eram descarregadas com uma visitinha na patente, cuja porta era fechada com tramelas. Ah! Para os mais novos saberem, a patente era uma casinha construída no fundo do pátio, em cima de um grande buraco onde ficavam depositados o cocô e o xixi. Papel higiênico?.... Haja folha de jornal!... À noite, caso necessário, não se visitava a patente. Embaixo da cama havia o urinol, popularmente conhecido como penico, para quebrar o galho.

De forma fatídica, um outro fato se alinhou na saudade. Neste julho de 2015, século XXI, um bando de pessoas matou um assaltante na Praça Júlio de Castilhos. Na minha juventude, adolescência, era normal ficarmos em grupo conversando nos bancos daquela praça até altas horas da noite. Havia ali um quiosque, perto da borracheira. Melhor ainda ficava o papo quando o autofalante do Bar Setembrina (do Tio Adonis) nos trazia músicas, variadas, mas de preferência do Lupicínio Rodrigues. Uma época que nem aparato de segurança precisava mas, por via das dúvidas, tínhamos a nos proteger o cabo Clarival.

Pano, as minhas saudades são de bem antes das tuas. Mas ambas servem para bater um papo e escrever algumas linhas sobre um Viamão, uma Cidreira, que os anos não trazem mais. Um abraço!

Page 3: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

“Não me encha o saco, estou atacado do rabo! Aliás, todos nós estamos.

O Piauí é aquiEstava fazendo compras no supermercado, eu e o Pirulito, quando a dis-

cussão de um casal de velhinhos, em pleno corredor do mercado, me cha-mou a atenção. O velhinho falava alto com indignação e a velhinha tentava argumentar. Me aproximei e deu para ouvir: “Não me encha o saco, estou ata-cado do rabo!”. Era isso, ele estava “atacado do rabo”. Fazia mais ou menos uns 300 anos que eu não ouvia tal sentença. E pensei: ele tem razão, eu também estou atacado do rabo, aliás, todos nós estamos.

Estamos “atacados do rabo” com o Governo Federal do corrupto PT. Esse que agora está se borrando de medo do impeachment. Mas que usou o subterfúgio das “pedaladas” fiscais para governar e ga-nhou a eleição usando o dinheiro roubado da Petrobrás. Improbidade administrativa e rejeição de contas são passíveis de im-pedimento. Não é golpe, é lei. Sem falar nas mentiras incessantes do tipo “nós, os pobres” contra vocês, a elite, os ricos. O PT hoje é a direita, a elite. Uma elite burra e corrupta. O governo do PT só é bom para empreiteiros e banqueiros. Se tornaram o PFL da pseudoesquerda, só tem votos em grotões à base de assistencialismo.

Estamos também atacados do rabo com o estado que deixaram nosso Rio Grande do Sul as suas sucessivas más gestões. Desde Jair Soares (na rede-mocratização em 1982), passando por Simon, Collares, Brito, Olívio, Rigotto, Yeda, Tarso, foi uma gestão pior que a outra. Agora sobrou pro gringo Sartori tentar arrumar a casa. Pelo menos está desnudando a penúria dos cofres es-taduais. É hora de reformas, profundas reformas. Para exemplificar, as cidades do RS tem o MENOR acesso de rodovias asfaltadas, proporcionalmente, do Brasil. Asfalto é progresso. O Piauí é aqui.

Estamos atacados do rabo com a Corsan. Foram inexplicáveis dez dias sem água em Viamão. As explicações eram estapafúrdias. Impossível não ter um plano de contingência para a situação. Nem o descaso com a falta de acompanhamento para a cheia dos rios. A Corsan foi muito incompetente.

Atacados do rabo ficamos com a nossa Câmara de Vereadores. São traba-lhadores incansáveis. Agora temos o dia do DJ (disc jóquei). Parabéns! Pes-quisei as Câmaras de Vereadores dos 222 municípios do Piauí. Nenhuma se propôs a papel tão ridículo. E ainda tiram foto. O Piauí não é aqui.

E atacados do rabo ficamos com os nossos concidadãos no caso do lin-chamento do homem que era suspeito de um caso de tentativa de estupro. Foi linchado em plena praça da Prefeitura por tentativa de assalto. Lincha-mento é barbárie. Justiçamento não é justiça. Diferente da comoção nas redes sociais, não é um bandido a menos e sim 15 a mais. Definitivamente o Piauí é aqui.

Sempre que uma chuva mais forte assolava a Região Metropolitana, o município de Viamão entrava no rol daqueles que apresentavam um alto índice de acúmulo de águas o que, em diversas zonas, provocava inunda-ções com a necessidade de deslocamento de moradoras para áreas mais elevadas. Diversas regiões do territó-rio viamonense eram sem-pre noticiadas como as mais inundadas. Só para citar como exemplo, é o caso da Vila Augusta, onde o Arroio Feijó transbordava constan-temente.

Mas esta problemática parece haver sido solucio-nada, pois no recente acon-tecimento de chuva intensa, ocorrido nas últimas sema-nas, e que provocou enchen-tes – ainda persistentes - na Região Metropolitana, Via-mão ficou fora do risco de estado de emergência e de calamidade. O acúmulo de água naquelas regiões, con-sideradas críticas em outras oportunidades, ocorreram de forma menos expressi-va e desastrosa, isso devido aos trabalhos de desassore-amento de arroios, de lim-peza em córregos e de im-plantação de canalizações pluviais que permitiram o escoamento das águas em números elevados.

Uma das áreas que ga-nhou grandes melhorias nes-te sentido está localizada no bairro Tarumã, no chamado vale do Lago. Ali, às margens da avenida Açores e no en-torno do Lago, sempre que uma chuva fosse mais forte havia alagamento das ruas e inundações em terrenos. Nos locais atrás do Ginásio de Esportes e Cultura eram zo-nas de constante alerta, com alagamento das ruas Salguei-ro, Câncio Gomes, Minerva, Izidra e Travessa Real, com

inundações de terrenos e casas. Nos últimos anos, no entanto, cresceram no vale do Lago os investimentos empresariais dos setores de construção civil e do imo-biliário, o que veio reforçar a necessidade de melhorias estruturais que foram pron-tamente providenciadas pela municipalidade através de sua engenharia técnica e de sua secretaria de obras. Além dos principais trabalhos de canalizações e desassorea-mentos, que acabaram com os alagamentos e inundações, ocorreram pavimentação e asfaltamento de diversas ruas, onde foram relevantes as parcerias de moradores da localidade, empresários empreendedores e poder pú-blico. A ponte por sobre o ar-roio que desemboca no Lago também foi construída.

Débora Gomes, que está assiduamente naquela região, disse que agora a si-tuação é outra: “Um tempo atrás com qualquer chuva a gente andava nas ruas com água e barro pelas canelas.

As vezes precisávamos aju-dar pessoas na limpeza das casas que ficavam, inun-dadas”, destacou. Maurício Moreira, que tem parentes residentes naquela área, dis-se: “Toda essa zona aqui do Lago está de parabéns. Está muito bonito, com constru-ções novas, ruas limpas. É um trabalho muito bom que vem sendo feito que acabou com aquele tormento das inundações”.

Pessoas ligadas ao setor de Turismo de forma se-guida salientam que o Lago Tarumã, e seu entorno, é modelo para desenvolver áreas de lazer e, com isso, atrair publico e investimen-tos, assim como vem ocor-rendo com o surgimento de novas edificações. Nesta direção, a editoria do CR opina sobre a possibilidade de ser construída passarela ao redor do lago, com ajar-dinamento, iluminação e, até, quem sabe, a abertura de quiosques e lancherias com exploração do serviço de “pedalinhos”.

obras de melhorias no entorno do Lago Tarumã tem resultado positivoO tradicional alagamento em época de chuvas, não se repetiu. Investimento de R$ 120 mil em parceria com empresários passou pelo teste.

Page 4: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR4

câmara sugere mobilização

O presidente da Câmara, Dédo Machado (PT), que este-ve no encontro dos arrozeiros acompanhado dos vereadores Zé Lima (SD) e Eraldo Roggia (PTB), sugeriu a realização de uma audiência pública no Le-gislativo para que a comissão de produtores de arroz possa divul-gar para a comunidade e comer-ciantes o balanço que, segundo os próprios arrozeiros, é de fa-lência da lavoura. “Precisamos discutir de forma mais abran-gente e buscar soluções com os órgãos competentes. Nós de-pendemos da produção rural e isso independe de partidos, porque disputa política se faz no período eleitoral”, disse Dédo Machado. O presidente acredita que a informação é a base para que novas propostas e, talvez, a solução para a crise arrozeira, aconteça. “É preciso que novos projetos e campanhas sejam criados e que as entidades de classe estejam unidas”, pontuou.

Não é de agora que a produção orizícola vem sofrendo com um aumento incessante do endividamento das lavouras, tudo motiva-do pela alta dos insumos, para o plantio até à colheita, sem que haja uma compensação, um retorno, que faça a cobertura do custo que é bancado pelos produtores.

Diversas reuniões têm sido realizadas, entre arrozeiros do Estado, juntamente com

a Federarroz, a Farsul e a Fetag, com o ob-jetivo de buscar novos caminhos e encon-trar solução para eliminar as perdas com a produção. Inclusive, várias viagens já foram feitas a Brasília, quando ocorreram reuniões no Ministério de Agricultura, porém a situ-ação persiste e os arrozeiros não estão mais dispostos a sofrer com o descaso governa-mental.

Na quarta-feira, 29, à tarde, os produtores de arroz realizaram mais uma reunião, desta vez no Sindicato Rural de Viamão. Esteve pre-sente um bom número de produtores, convi-dados e autoridades, quando foram expostas as dificuldades e as perspectivas para me-lhorias no setor, principalmente após a nova visita ao Ministério realizado nesta semana (quinta-feira).

Nesta reunião estavam: o presidente do Sindicato Rural de Viamão Alexandre de Ávila Barcelos; o diretor conselheiro do Sindicato Roberto Canquerini; o presidente do Sindicato Rural de Restinga Seca Cláu-dio Possebom que é, também, membro da Associação dos Arrozeiros do Rgsul; o pre-sidente do Sindicato Rural de Tapes Juarez Petry de Souza; o presidente da Associação de Arrozeiros de Cachoeira do Sul e pre-sidente da União Central de Rizicultores Ademar Kochenborger; o secretário mu-nicipal de Agricultura e Abastecimento de Viamão Carlos Remi Pacheco; o presidente da Câmara Municipal de Viamão vereador Ederson Dédo Machado, além de outros ve-readores, produtores e ruralistas da Região Metropolitana.

Buscando saída para a crise, arrozeiros reúnem-se em Viamão

Page 5: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 5

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

PENSE COMIGO

Até o último instanteEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Hoje notei como posso reverter algumas situações. Desejei outra forma para as coisas serem feitas mas não encontrei solução para problemas. Pois, para esses, busquei soluções mais fáceis, nas quais me acomo-

dava em minha limitação e deixava de procurar entender melhor alguns mis-térios da existência. Sempre o entendimento, dentro dos limites da razão e da materialidade, nos traz para o comodismo de encontrarmos versões explicáveis dentro de nossa percepção deste universo palpável, deixando que o intuíto se perca e que o imaginário não tenha espaço dentro de nosso dia a dia.

A minha maior reflexão de vida conduz para o outro extremo deste cami-nho, no qual o que busco é justamente encontrar razões espirituais para fun-damentarem meus passos e buscar entender mistérios que são fruto de minhas percepções, sem me desvincular da condição de ser racional e que vive dentro dos limites da materialidade.

O que mais nos confunde é o não entendimento da morte material, pois nela vemos medo, apreensão e temor, quando, na realidade, dentro da própria dimensão da materialidade, é um fenômeno corriqueiro, constante e diário. Apenas não sabemos o que ela encerra em seus mistérios de passagem e carre-gamos a dúvida de sermos, ou não, finitos dentro deste plano que entendemos e compreendemos.

O fato é que até o último instante em que estivermos presentes a este espe-táculo, conhecido ainda, carregaremos dentro de nós somente a convicção da fé como certeza de estarmos aqui de passagem e fazendo deste espaço o apren-dizado e a evolução necessários. Portanto, estarei sempre pronto para sonhar e desejar, até meu último suspiro, sem temer o incerto pois tenho a certeza da continuidade, dentro de outro formato.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Abertas inscrições para utilização gratuita do Ginásio Municipal

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), abre inscri-ções para pessoas e/ou grupos interessados em utilizar o Ginásio Municipal de Esportes, sem custos, para realização de atividades esportivas. O Ginásio dispõe de quadra poliesportiva preparada para a realização de basquetebol, voleibol, futsal e handebol; espa-ço para a prática de artes marciais – karatê, Judô, kung Fu, etc; e espaço para jogos de mesa – xadrez, jogos de damas, tênis e futebol de mesa, etc. Os grupos interessados deverão realizar um cadastro junto à Secretaria de Esportes, localizada na Rua dos Açores, 951 – Bairro Tarumã (mesmo endereço do Ginásio). As inscrições vão até o dia 03 de agosto, das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Mais informações através do telefone (51) 3446.3397. No dia 04 de agosto, às 20 horas, no Ginásio Municipal, será reali-zada uma reunião com todos os inscritos, quando será divulgado o regulamento e normas para a utilização do espaço. Ressaltando que haverá sorteio caso exista mais interessados do que horários. Os horários disponíveis são de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. A agenda de horários será administrada pela SMEL e cada inscrito terá direito à reserva de uma hora por semana. A cada cin-co meses um novo processo será realizado, oportunizando a reno-vação dos que já foram contemplados e a entrada de novos grupos ou entidades interessadas.

Ações para garantir melhorias no trânsito do centro

Na última sexta-feira, dia 24, o prefeito em exercício, André Pacheco, anunciou al-gumas ações no trânsito no centro que irão contribuir para a mobilidade urbana. Entre as ações previstas estão: ampliação do esta-cionamento rotativo, alteração de sentido de algumas ruas e capeamento asfáltico. VAGAs DE EsTAcIonAMEnTo roTA-TIVo sErão AMPLIADAs no cEnTro - Na sexta-feira, André Pacheco se reuniu com a gerente regional da empresa Rek Pa-rking, Leniza Soares, para programar a ex-pansão da área de estacionamento rotativo na região central da cidade. Esta é a primeira etapa de ampliação do sistema, que iniciou efetivamente no dia 2 de março.

As novas vagas do estacionamento rota-tivo serão implantadas nos seguintes locais: sequência da avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral (via de acesso ao Centro); rua Francisco Carvalho da Cunha (rua da CEEE); avenida Bento Gonçalves (entre o Largo Adolfo da Veiga e o Fórum); rua dos Operários e rua General Câmara. Após a conclusão desta etapa de ampliação, a cida-de passará de 677 vagas para 820. A previsão é que as intervenções sejam realizadas ainda no mês de agosto.

André explica que, cinco meses depois de instalados os primeiros parquímetros, a Ad-ministração Municipal vem recebendo ma-nifestações favoráveis através das entidades comerciais - CDL, ACIVI e Sindilojas. ”Os trechos possuem características comerciais, demandando uma rotatividade de vagas de estacionamento, principalmente para clientes dos comércios”, ressaltou. Conforme André, a rotatividade melhora a disponibilidade de vagas, contribuindo para a democratização do espaço público.ALTErAçõEs - Está previsto para o mês de agosto, alterações no trânsito de algumas vias localizadas no centro. De acordo com o prefeito em exercício, será necessária a im-plantação de mão dupla em algumas ruas. “A intervenção é importante para melhorar o trânsito, permitindo que o acesso ocorra em dois sentidos. Haverá mais agilidade no fluxo de automóveis”, explica André. Também no mês de agosto, será regulamentado o estacio-namento em apenas um dos lados nas ruas General Câmara e Ramiro Barcelos. quando o problema de fluxo de veículos de grande porte e risco de acidentes serão amenizados. Foi informado, também, que no segundo se-mestre, a Prefeitura deve também realizar o capeamento asfáltico em ruas do centro.

Exame Psicotécnico como forma de eliminação de concurso

A realização de exame psicotécnico como forma elimi-natória deve ser prevista em lei, sob pena de nulidade, não bastando apenas a previsão em edital. Isso a partir do enten-dimento da 2ª turma do TST ao julgar recurso de um téc-nico em eletrotécnica reprovado na avaliação psicotécnica de concurso público da estatal Furnas Centrais Elétricas do Brasil S.A. O candidato conseguiu anular sua eliminação do certame e ter o nome inserido no cadastro de reserva.

Aprovado entre os dez primeiros colocados nas provas objetivas, o trabalhador foi eliminado após a avaliação psi-cológica, prevista em edital como fase eliminatória. Na JT, pediu a anulação da prova e sua integração no quadro reser-va alegando que sua capacidade para o exercício da ativida-de deve ser avaliada por meio do estágio probatório, como estabelecido em lei.

Em defesa, a empresa afirmou que a conclusão pela não recomendação do trabalhador foi devidamente fundamen-tada, e que ele concordou com as regras do edital. O juízo da 1ª vara do Trabalho de Campos dos Goytacazes/RJ e o TRT da 1ª região indeferiram o pedido por entenderem que a CLT autoriza a exigência de exames complementares desde que conste no edital. O relator do recurso no TST, esclareceu que a CF e a súmula 686 do STF são firmes ao estabelecerem que o exame psicotécnico só pode ser exigido caso haja pre-visão expressa de lei formal.

Page 6: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR6

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISC: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 149 – Jardim Fiúza: casa de alvenaria com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado. Rua Girassol, nº 54. R$ 580,00 + taxas. C: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 450,00 + taxas. Cód. 075: Condado de Valença- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sendo um suíte, sala de estar, cozinha ampla com churrasqueira, área de serviços e garagem para dois carros, sendo a área construída de 148m2. Terreno todo murado. Rua Acesso 17, nº 81. R$ 800,00 + taxas.C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozi-nha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Adventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 700,00 + taxas. C: 097 – Centro: apartamento no 2º piso, com 2 dormitórios am-plos, sala, cozinha, banheiro, área de serviços com churrasquei-ra, com sacada na sala e nos dormitórios e garagem para carro. Rua Dois de Novembro, nº 49, apto. 302. R$ 1.200,00 + taxas.C: 102 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Pátio fechado, próximo à RS 040. Rua Maurício S. Sobrinho, nº 30. R$ 600,00 + taxas. Cód. 098: Residencial Casagrande- casa mista, com 3 dor-

mitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, banheiro, área de serviços, garagem para dois carros, com churrasqueira e fogão à lenha. Terreno amplo, fechado e arborizado, servido com portão eletrônico. Rua Rosa Branca, antiga Rua “D”, nº 15. R$ 950,00 + taxas.C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 600,00 + taxas. Cód. 100: Jardim Lisboa- casa de alvenaria, com 4 dormitó-rios, sendo um suíte, sala de estar, sala de jantar, sala de TV, dispensa, cozinha ampla com churrasqueira, área de serviços e garagem para dois carros. Terreno todo fechado. Rua Vinte de Setembro, nº 692. R$ 700,00 + taxas.C: 184 – Residencial Figueiras: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços , com entrada para carro. Pátio fechado. Rua A, nº 470. R$500,00 + taxas. C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 078 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios amplos, sala e cozinha conjugada, banheiro e ampla área de serviços. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/01. R$ 450,00 + taxas.C: 093 – São Lucas: casa mista, com 3 dormitórios amplos, sala, cozinha, banheiro, ampla área de serviços e varanda late-ral. Pátio fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/02. R$ 380,00 + taxas.C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 030 - Cecília: casa mista, com dois dormitórios, sala e co-zinha conjugada, banheiro e área de serviço. Pátio amplo, fe-

chado com muro. Av. Plácido Motin, nº 51. R$500,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Ger-mano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobiliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 066 – Querência: Sala comercial medindo 4,5m de frente por 5,60m de frente a fundos, mais banheiro, com estaciona-mento para clientes em frente. Ótima localização. Av. Se. Sal-gado Filho, nº 7.881, sala 01. Parada 52. R$ 600,00 + taxas.C: 101 – Querência: Sala comercial medindo 210m2, mais banheiro, com pé direito de 2,8m. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 8.841. Parada 54. R$ 2.500,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lancheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 140 – São Lucas - pd. 47: Sala comercial medindo 8m x 9m, com banheiro instalado. Ótima localização. Av. dos Coqueiros, nº 199. R$800,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de co-mércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisântemo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banhei-ro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11684, de 23 de julho de 2015.DANIEL DA SILVA QUADROS, operador de áudio, e VANESSA DA SILVA FERREIRA, auxiliar de produção na área da saúde, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11685, de 24 de julho de 2015.RONALDO ZANATTA e NAIR MARQUES DE OLIVEIRA, ambos solteiros, maiores, agricultores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11686, de 24 de julho de 2015.MARCELO SILVA DE BRITO, lavador de ônibus, e CÉLIA LOPES DA SILVA, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11687, de 24 de julho de 2015.RICARDO REPPOLD REZES, auxiliar administrativo financeiro, e GABRIELA SANTOS DE MELLO, técnica de enfermagem, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11688, de 27 de julho de 2015.FELIPE DIAS MOTTA, motorista, e MÉRI DA ROSA CARDOSO, do lar, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11689, de 27 de julho de 2015.LINDOMAR DORNELES LUCENA e LUCÉLIA CAPELÃO VARGAS, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, empresários da construção civil, residentes neste Distrito.

Edital nº 11690, de 29 de julho de 2015.LUCAS CAVALCANTI GOMES e TALITA DA SILVA GONÇALVES, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, vendedores autônomos, residentes neste Distrito.

Edital nº 11691, de 29 de julho de 2015.DIEGO NUNES BORGES, natural deste Estado, arquiteto, e ESTELA TAQUES, natural do Estado do Paraná, do lar, ambos solteiros, maiores, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 30 de julho de 2015

A CDL Viamão realizará em agosto a 2ª Feijoada do Comércio onde também acontecerá a soleni-dade de Posse de Diretoria da Ges-tão 2015-2017.

A Feijoada do comércio foi concebida para ser um instrumen-to de estímulo e fomentação de negócios. Além do ambiente per-sonalizado e cardápio delicioso da Feijoada, os empresários terão a oportunidade de gerar a tradicio-nal troca de cartões.

O objetivo deste encontro é reunir associados e parceiros da cidade em um ambiente agradá-vel de confraternização, unindo cada vez mais nosso comércio lo-cal. Com este encontro, desejamos realizar a integração empresarial entre os diversos segmentos do co-mércio, promovendo a junção de empresários e incentivando a cria-

Garanta seu ingresso para a feijoada do comércio ção de parcerias de negócios.

Data: 07 de agosto de 2015. Lo-cal: Restaurante Giba’s – Centro de Viamão. Início: 20h00min. Ingres-so: R$ 25,00. Informações: (51)

3434.2020. Participe das ações da CDL.

Garanta seu ingresso!Acesse www.cdlviamao.com.br

| facebook/cdlviamaors

Na quarta-feira, 22 de julho, foi realizada sessão especial na Câmara de Vereadores para homenagear os 17 anos do 18º Batalhão de Polícia Militar – 18º BPM, de Viamão. Por iniciativa do vereador Leandro Aguirre (SD), foi realizada a entrega de quatro moções de parabenização a policiais militares que foram entregues ao comandante do 18º BPM, Marcelo Giusti, também ao capitão Daniel Marobin que tem auxiliado às Comunidades Terapêuticas, aos soldados Amanda da Silva Vieira e Lúcio Mauro Souza Xavier, estes que atuaram em ocorrência da Santa Isabel.

O comandante-geral da Brigada Militar/RS, coronel Alfeu Freitas, agradeceu todas as homenagens à instituição. “O caso na Santa Isabel é um exemplo do que acontece todos os dias. Atendemos hoje no Estado mais de 4 mil ocorrências diariamente”, disse o coronel Alfeu Freitas.

O comandante do 18º Batalhão concedeu diploma de "Honra ao Mérito Capitão Luigi Rossetti" para 12 policiais militares e dois civis pelo destaque em promover o desenvolvimento e as ações do grupa-mento. Fez a entrega da Comenda Setembrina dos Farrapos, a maior honraria da Polícia Militar, ao vereador Leandro Aguirre e ao empresário Luiz Carlos Nunes, o Passarinho, ambos na foto.

Vereador Aguirre e Luis carlos Passarinho recebem honraria da Brigada Militar

Atividades para PcDs

O CRAS Monte Alegre vem realizando encontros com PcDs (Pessoas com Deficiência) e seus familiares. O Grupo teve seu primeiro encontro no dia 17 de julho, dando início às ativida-des. Os encontros são realiza-dos semanalmente, sempre nas sextas-feiras. O próximo encon-tro acontece dia 31 de julho, no CRAS Monte Alegre (Rua Ama-zonas, nº 740), às 14 horas. Mais informações (51) 3493.7602.

Page 7: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Presidente da CDL com ex-candidata ao Senado

O presidente da CDL, empresário Maurício Carravetta, esteve, no úl-timo dia 15, em reunião com a presidente da Câmara da Indústria e do Comércio de Canoas e Vice-Presidente da Federasul Simone Leite, que foi candidata ao Senado Federal nas últimas eleições. O representante viamonese foi tratar de captação de indústrias para a cidade.

Acivi - Workshop da Qualidade

Em 06 de agosto, às 19h, no Clube dos Casados, a Acivi rea-lizará evento com a palestra “A vida que você faz” com Gabriel Carneiro Costa, contando com apoio de Sindilojas, Sindicato Rural, OAB e CRV/Pgqp. Infor-mações no telefone da entidade: 3485-1477.

Feijoada da CDLA CDL realizará evento “Feijoada do Comércio”, no Restaurante Giba’s

no dia 7 de agosto, às 20 horas. A ocasião visa reunir os empresários lo-cais para confraternizar, fazer networking e parabenizar a direção reeleita da entidade. Ingressos pelo fone: 3434.2020.

Em festasConforme informações “feici-

buquianas”, os aniversariantes do período são, serão, ou foram: o publicitário Felipe Peixoto, o Francinei Bonatto e a Patrícia Ribeiro. Parabéns a todos.

Feira de adoçãoAmanhã acontece mais uma edição da Feira de Animais, promovida

pela Coordenadoria Municipal de Atenção aos Animais. O evento ocorre das 10 às 16 horas, aberto ao público.

Talentos daqui – Eduardo Fraga MoraesFiscal FEdEral agropEcuário

O Eduardo é cria de Viamão, onde viveu sua infância, adolescência e juventude, tendo estudado na Escola Estadual Setembrina, tendo jogado como ponta-esquerda na Associação Atlética Indepedente. Formou-se na Universidade Federal de Santa Maria. Hoje trabalha no Ministério da Agricultura e mora Manaus.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRuDA PATRICE FRóES

A elegância do camelo!!!Olá gurias !!!

O animal camelo, pode ter lá sua ele-gância, mas, aqui o camelo em questão é a “cor”…hehehe

Já falamos sobre a cor do ano, Marsala.Hoje quero chamar a atenção, para

essa cor extremamente chic e elegante, o camelo, confundido com o caramelo, ele é mais escuro que o bege. Forte tendência da moda 2015/2016.

Verdade seja dita, trata-se de uma cor clássica, sinônimo de elegância, como já disse, e mais … de sobrie-dade, podendo ser forte aliada da formalidade, característica do “preto” e das cores escuras.

Ela é a cara do inverno, mas pode ser usada nas demais esta-ções, devido à facilidade de combinar.

Eu particularmente, acho linda essa cor!Então? Vamos de Camelo???

Bjs, Patricia Arruda“Siga-nos no instagram e no facebook,

cadastre seu email, e receba as atualizações “ www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Av. Sen. Salgado Filho, 7000 - Sala 231 - TecnopucViamão - Fones: 8552-5389 e 3434-2401

[email protected]

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

ANÁLISES DE ÁGUAS E ALIMENTOS

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Na quinta-feira, 23 de julho, a Escola Sesc de Educação Infan-til – Sesquinho – de Viamão, foi tema de um relato de experiência apresentado durante o Fórum Sesc de Educação. A supervisora Ka-ren Moreira falou sobre “O espaço pensado como parte da ação edu-cativa”. A escola, que completa dois anos em agosto, é referência como espaço-ambiente que instiga a curiosida-de das crianças e in-centiva a pesquisa, com a colaboração de professores, alu-nos e familiares en-volvidos no processo de aprendizagem. Segundo Karen, o

grande desafio foi dar vida à esco-la que estava iniciando. “Tivemos que buscar estratégias. Primeiro pensamos nos espaços coletivos que tínhamos e depois montamos grupos de estudos, trocamos ideias com outras escolas da Rede Sesc/RS e realizamos diversas capaci-tações técnicas”, contou. Ela rela-tou que com o tempo a escola foi

moldando seu estilo. “O local foi pensado para as crianças e tem a cara delas, mesmo quando não es-tão presentes. Esse ambiente é uma construção diária”, afirmou. Con-forme Karen, o espaço foi idealiza-do para estimular o protagonismo dos alunos. “Hoje temos o papel de dar um suporte à criança, mas não de fazer por ela”, concluiu.

O Sesquinho Via-mão atende 100 crian-ças, entre três anos e cinco anos e 11 meses de idade. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão (Alcebí-ades Azeredo dos San-tos, 457), telefone (51) 3485-9914.

sesquinho Viamão faz relato de experiências

Page 8: Correio Rural 31 de julho de 2015

31 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR8

P IS serviços de apoio à educação.

conferência Municipal do Meio Ambiente

No sábado, dia 1º de agosto, ocorre a VI Conferência Municipal de Meio Ambiente de Viamão, sob o comando do Conselho Viamo-nense de Meio Ambiente (COVI-MA), em conjunto com a Secreta-ria Municipal de Meio Ambiente de Viamão. O evento acontece das 8 às 17 horas no auditório do Cen-tro Profissional Walter Graff (Rua Marechal Deodoro, 220, centro). O tema central será “Saneamento Bá-sico” e contará com palestras e debates sobre o saneamento básico no meio rural, gestão modular de resíduos domiciliares, saneamento ambiental e co-leta seletiva solidária. O credenciamento ocorre das 8 às 9h30min.

A Conferência tem como objetivo eleger os membros representativos não governamentais do Conselho Viamonense de Meio Ambiente (COVIMA) para a próxima gestão. Além disto, possibilitará o debate e a participação social entre governo, sociedade civil e entidades representativas em torno da gestão ambiental no município. O evento está sendo organizado pela comissão cons-tituída pelo COVIMA com os seguintes membros: representante da SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente; representante da SME – Secretaria de Educação; representante da Associação de Proteção Animal; representan-te da A.R.V.- Associação dos Recicladores de Viamão; e um representante da EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O edital e regimento estão à disposição do público em geral no mural da Secretaria de Administração, na Secretaria de Meio Ambiente, na Câma-ra de Vereadores e nos endereços eletrônicos: www.covima.com.br e www.viamao.rs.gov.br.

Viamão: protagonista na geração de energiaEsta semana, em nota nas redes sociais e para a imprensa, o secretário

estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, trouxe uma importante in-formação ao município de Viamão.

A nota: “O abastecimento de energia elétrica deverá melhorar consi-deravelmente em Viamão nos próximos meses com a inauguração das su-bestações de Águas Claras e Viamão 3. A subestação de Águas Claras, que é da CEEE, está com as obras em andamento e deverá ficar pronta no mês de janeiro de 2016. Estão sendo investidos R$ 10,22 milhões em linhas de transmissão e outros R$ 7,54 milhões na sede da subestação. Já as obras da Viamão 3 estão sob a responsabilidade da TESB (Transmissora de Energia Sul Brasil) e tem previsão de conclusão até o fim deste ano.

Mais do que melhorar o abastecimento de energia em Viamão e arredores, essas subestações vão se conectar com diversos parques eólicos do município e do Litoral, permitindo a geração de pelo menos mais 540 MW quando estes parques estiverem concluídos, beneficiando assim todo o Rio Grande do Sul. São obras da maior importância para a geração de energia no Estado e que estão recebendo a prioridade máxima por parte da CEEE.

Em outra frente, e com o objetivo de qualificar o abastecimento de energia em Viamão e arredores, foi realizado há poucos dias um mutirão para a correção de defeitos apresentados pelo alimentador lo-calizado no trecho ao longo da ERS-118. Essa rede foi identificada como uma das que mais exigiu, no último ano, atendimentos para restabelecer o fornecimento de energia. Um contingente de 100 técni-cos da CEEE realizou ao longo do dia diversas obras, como a substituição de cabos, postes, estruturas, isoladores, elos-fusíveis, deslocamento de transformadores e podas de árvores, beneficiando 7,8 mil clientes. Como resultado dessas ações, registramos uma redução de 72% na quantidade de interrup-ções de energia no município, além de uma redução de 62% no tempo de duração das interrupções.

Esta operação é um exemplo e faz parte da mudança na forma de gerenciar e acompanhar o de-sempenho dos conjuntos elétricos, com o objetivo de adequar o fornecimento aos padrões exigidos pelos clientes, além de atender ao crescimento da região. Estamos adotando uma cultura proativa, de antecipação dos fatos, invés de correr atrás apenas quando os prejuízos acontecem. Esta postura de trabalho está sendo adotada em todos os níveis da CEEE em busca dos resultados no sentido de re-verter os indicadores, não só para atender os órgãos reguladores, mas, especialmente, para os clientes”.


Top Related