Transcript

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.255 | 11 DE sEtEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

A Velha Capital está de aniversárioViamão, 274 anos! A caminhada que marca a história desta terra, deixa no

tempo a certeza de que vivemos num município rico em oportunidades.

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

274 Anos de ViAmão

desfile cívico no centro é nesta segunda, 14

Página 3nomes impróprios

Página 3

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR2

No próximo dia 4 de ou-tubro, estão todos os ci-dadãos sendo chamados

para votarem num dos candidatos que concorrem a Conselheiro Tu-telar.

Viamão tem mais de 150 mil cidadãos aptos a exercerem o di-reito sagrado do voto, mas a elei-ção para formar o Conselho Tute-lar não reúne sequer um por cento deste total. Infelizmente.

Em Viamão temos dois Conse-lhos. Um para o distrito sede e ou-tro que abrange os 4º e 8º distritos

O Conselho Tutelar é compos-to por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e deci-direm em conjunto sobre qual me-dida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscali-zação a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia fun-cional, não tendo nenhuma rela-ção de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Na verdade, ocupação do Con-selho Tutelar é uma corrida eleito-ral, com direito a campanha, etc. Sim, pois como temos visto neste momento – e em outras eleições anteriores – cada candidato tem atrás de si, a “ampará-lo”, um po-lítico, geralmente vereador que se alça no “dever” de ajudar este ou aquilo amigo, apostando na vi-tória. Lógico, ele olha lá adiante, quando o conselheiro eleito pode lhe trazer dividendos num futuro pleito político partidário.

Nada contra esta ação, mas gostaríamos, imensamente, que o cidadão se lançasse a Conselheiro Tutelar e viesse a alcançar os votos necessários através de sua ação e de seu desempenho junto a comu-nidade.

Pelo sim, pelo não, vamos nos inteirar dos andamentos eleitorais e em outubro lancemos o nosso voto.

EDItORIAL

Conselho Tutelar

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILtON sANtOs

Pronome indefinido

OMASKARA

Pode ficar tudo para abrilNa noite da quarta-feira, a Câmara dos Deputados votou o

texto da minirreforma política que agora vai para a sanção ou veto da presidente Dilma. Se ela sancionar até o dia 2 de outu-bro, as novas regras já valem para as eleições de 2016.

Uma das novidades poderá ser o prazo para filiação de quem pretende concorrer, que hoje é de um ano antes do plei-to. No novo texto o prazo passa a ser 6 meses antes da elei-ção, ou seja dia 3 de abril de 2016. É o caso, por exemplo, do vice-prefeito André Pacheco, que ganharia mais um bom tem-po para decidir o seu rumo político. Além dele, diversos outros pré-candidatos poderão analisar para qual lado convêm rumar.

Também foi aprovada a “janela da infidelidade”, na qual os detentores de cargos eletivos podem trocar de sigla, sem per-der o cargo. Pela emenda aprovada, o candidato poderá trocar de partido pelo qual foi eleito, no mês de março do ano da elei-ção, para concorrer por outra legenda.

TraduzindoSe a presidente sancionar, teremos mais alguns meses de

indefinição do quadro político viamonense para as eleições de 2016. Vai ser o quadro da dor. O que vai ter de parlamentar querendo “ganhar preço” com esse prazo a mais...

Aliás, já tem. Eles batem no peito e querem botar medo nos oponentes. No máximo causam risadas.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

O plano de carreiraFui assistir ao pronunciamento do vereador Ridi, na Câ-

mara, sobre o Plano de Carreira e quase dormi. Oposição vazia, sem conteúdo.

Muito mais interessante os vídeos da presidente do Si-mvia, Izabel Garcia. Num deles, ela bota o dedo na cara de um professor agitador do PT e o cara fica quietinho, sem reação: “tu nunca contribuiu em nada quando era governo”, disse ela. Acho que, pela falta de reação, até ele concordou.

No outro ela atira pesado contra aqueles que ficaram 16 anos no poder e nada fizeram. Procurem e assistam.

Conta outraDeputada Federal Cristiane Brasil, PTB, Rio de Janeiro,

quer restringir decotes e saias justas na Câmara. Ela já prepa-ra projeto onde determina qual a roupa que as funcionárias da Casa terão que usar, pois, segundo ela, os decotes generosos e as saias curtas atrapalham o bom andamento dos trabalhos.

Agora dá para entender por que o Brasil tá nessa cacáca.

Mas bah!...O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou

esta semana, nas redes sociais, que não deseja que a situa-ção econômica do Estado se aproxime com a vivida pelo Rio Grande do Sul, com atrasos ou parcelamentos de salários dos servidores e contas bloqueadas pela União. “Sobre de-mandas de servidores públicos, estamos fazendo o máximo. Mas devo zelar para que o Maranhão não se transforme no Rio Grande do Sul”, disse o governador.

Maranhão de Sarney e Roseana escrachando a gaucha-da, tchê!...

Ninguém ignora que, de forma profunda, vivemos tecnicamente na era das comunicações. Graças a Deus. Elas são um valioso instrumento de trabalho, se usado com critérios. Contudo, esse alto grau técnico, do qual se espera favorecer as relações humanas, começa a cobrar o seu ônus, pelo seu uso inadequado. Vê-se hoje que ela, criada para unir, aproximar as pessoas, está favorecendo relações cada vez mais distantes, frias e descomprometidas e com elas um corolário de desventuras... A situação política, econômica, social e financeira por que passa a Nação brasileira, dá ensejo para que tenhamos uma série de manifestações, muitas dessas de forma ofensiva, imoral, sem que o agressor se dê conta de que, talvez, ele tenha uma pontinha da parcela do caos.

A respeito, recebi esta semana uma mensagem que tem muito a dizer com a atual situação. Numa mistura de pronomes indefinidos, pode-se ter uma pequena noção daquilo que muitos reclamam, ofendem e irritam-se, sem perceber que soluções estavam nas suas mãos. Repasso a vocês, leitores, a mensagem que recebi:

“PRONOME INDEFINIDO – Viviam na mesma comunidade quatro cidadãos, que se chamavam: TODOS, ALGUÉM, CADA UM, NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser realizado para o bem da coletividade. Os quatro reuniram-se e decidiram TODOS para fazê-lo. Porém, TODOS tinha a certeza de que ALGUÉM o faria. Embora CADA UM pudesse tê-lo feito, na realidade NINGUÉM o fez. ALGUÉM se zangou pois era trabalho de TODOS que, por sua vez, pensava que CADA UM pudesse tê-lo feito e NINGUÉM duvidava de que ALGUÉM o faria. No fim das contas TODOS fizeram críticas a CADA UM porque NINGUÉM tinha feito o que ALGUÉM poderia ter feito. Moral da história: Sem querer recriminar a TODOS seria bom que CADA UM fizesse aquilo que deve fazer sem alimentar esperanças de que ALGUÉM vá fazê-lo em seu lugar. A experiência mostra que lá onde se espera ALGUÉM geralmente não encontra NINGUÉM”.

Leram? Repassem a TODOS a fim de que CADA UM possa transmiti-lo a ALGUÉM sem esquecer de NINGUÉM.

SINEA Agência FGTAS/SINE Viamão, que sofreu um incêndio na semana retrasada, reabriu suas atividades em 1º de setembro, terça-feira, em endereço provisório na Av Senador Salgado Filho, 9214, parada 55, prédio onde funciona o PAS, a Delegacia da Mulher e os Conselhos Municipais.

Lambidinha, não!Curiosidade: se os lábios estão secos, é melhor resistir à tentação de lambê-los. Isso pode deixá-los ainda mais ressecados, porque a saliva retira os óleos naturais que protegem a fina e sensível pele dos lábios. A saliva contém componentes ácidos que podem irritar a pele ao redor da boca.

Coisa de índioUm índio passeava com um amigo na avenida de uma grande cidade. De repente, disse: “Estou ouvindo um grilo”. O amigo riu: “Neste tráfego?”. O índio respondeu: “Sim estou ouvindo um grilo”.

De fato, numa loja ali perto, havia um grilo prisioneiro, lamentando-se inutilmente em sua gaiolinha. “Como você ouviu?”, indagou o amigo. “Fui criado no mato e o ouvido ouve aquilo para o qual foi treinado. Queres ver?”...

O índio jogou uma moeda no chão e logo os transeuntes se voltaram para ver o que caíra.

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Sempre quis ter um pseudônimo. Acho chique. Coisa de escritores

Nomes imprópriosSempre quis ter um pseudônimo. Acho chique. Coisa de escritores e

artistas da alta roda. Pseudônimo quer dizer, do grego, nome falso. Mas também é um nome adotado, seja por conveniência ou necessidade. Para fugir da censura a época da ditadura, Chico Buarque utilizava o pseudô-nimo de Julinho da Adelaide. Dava certo. Chico era censurado e os sam-bas do Julinho passavam sem stress pelo crivo da censura. Outro a utilizar pseudônimo foi o maior escritor brasileiro de todos os tempos, o negro Machado de Assis. Quando queria escrever sobre assuntos espinhosos como a escravidão, Machado assina-va como João das Regras. O grande Nelson Rodrigues para escrever sobre o universo feminino usava o nome de Suzana Flag. Por um tempo também foi Myrna e tinha uma coluna de con-selhos amorosos em um jornal. Posso imaginar suas gargalhadas. Um dos mais famosos pseudônimos de todos (superior até o próprio nome) foi Tris-tão de Ataíde, pseudônimo do jorna-lista Alceu Amoroso Lima. Pablo Neru-da era o pseudônimo de Ricardo Reyes Basoalto. Hippolyte Leon Rivail é Allan Kardec. Farrokh Bulsara é o nome de Freddie Mercury.

Para conquistar minha mulher me passei por Dr. Adroaldo Fabrício, ad-vogado especialista em abandonos afetivos. Deu certo, estamos casados há 12 anos. Até hoje passo trotes para a minha mãe me passando por Dr. Campelo. Se eu fosse sambista utilizaria Bira do Beco. Isto sim é nome de sambista. Lirinho, nos tempos de solteiro, se apresentava como Paulo Ricardo. Mas conheço mais gente que usa pseudônimos. Apesar de que, hoje, os pseudônimos deram lugar aos perfis falsos nas redes sociais. Vi-rou o vale-tudo com propósitos diversos. Este era o caso de Edegar Dod-son e Lesliene Smith, que viraram pseudônimos de gente bem conhecida aqui na aldeia.

A reportagem na internet dizia: “Acidente na Avenida Bento Gonçalves paralisa o trânsito. Violenta colisão entre dois veículos deixa três feridos”. Até aí tudo bem. Mais um acidente nas violentas ruas e estradas brasilei-ras. Mas havia três problemas: 1) o acidente havia sido em frente a um motel. 2) entre os feridos estavam o marido, a esposa e um outro rapaz. 3) a esposa e o marido não estavam no mesmo carro. Como dizemos no bar, agora fu...!

Resumo da ópera: a dita cuja, que usava em um perfil fake com o pseu-dônimo de Lesliene no Facebook, marcava encontros sórdidos e calientes com conhecidos e até estranhos. Desta vez com um amigo do seu marido, que também criara um perfil fake se passando pelo tal Edegar. O marido, que vamos chamar de Sr. X, andava meio desconfiado, a seguiu naquela manhã e quando reconheceu o amigo (da onça) recolhendo sua fogosa esposa pirou e quando iam entrar no “matadouro”, crash!!! Jogou o carro em cima deles!

Refeitos do susto, socorridos e envergonhados, cada um seguiu para sua casa. Inclusive o casal, não sem antes os transeuntes ouvirem juras de amor e morte. Reza a lenda que ela, depois do susto, se “acalmou” e deu um tempo nas puladas de cerca. O agora ex-amigo, com medo, voltou para os braços da atual esposa e só anda no circuito casa-trabalho. O Sr. X, sofre, mas ama a cabrita saltitante e diz que nunca vai deixá-la. Para todos os efeitos dá uma monitorada no Facebook. Agora tá cismado com o per-fil de uma tal de Vadiane. Acha tão parecida com sua esposa...

desfiles Cívicos em itapuã e santa isabel com muito público

Neste ano, os desfiles cívicos das escolas vieram com a proposta de pertencimento e valorização do município com o tema “ Somos todos Viamão. Viamão é meu chão”, bem como tema nacional “Meu jeito de ser Brasileiro” e o estadual “Rendição em Uruguaiana”. Os desfiles que aconteceram no sábado e na segunda-feira, em Itapuã e na Santa Isabel, respec-tivamente, exaltaram as belezas naturais de Viamão, os seus pontos turísticos, além de mos-trar à comunidade os projetos e programas desenvolvidos nas escolas durante o ano letivo.

Na Vila de Itapuã, sábado, dia 5, desfilaram 18 escolas e entidades. Apesar do tempo não favorecer, o público compareceu e prestigiou as belíssimas apresentações das crianças. A secretária de Educação, Márcia Culau, ressaltou que os alunos e professores evidenciaram as propostas pedagógicas desenvolvidas nas escolas durante todo o ano. “As escolas esperam por este momento para mostrar a toda a comunidade, o trabalho desenvolvido, de acordo com a sua proposta pedagógica”.

Um destes projetos, destaque em Itapuã, foi o desenvolvido pela EMEF Felisberto Nunes da Costa, que presenteou as autoridades com mimos feitos a partir da bananeira. Doces, reaproveitamento da casca, artesanato, culinária, tudo utilizando a banana e sua folha. Outra escola que interagiu com o publico e distribuiu arroz de leite foi a EMEF Jerônimo Porto. Eles homenagearam a cultura açoriana, os produtores rurais e os pontos históricos.

O prefeito, Valdir Bonatto, ressaltou que, neste ano, a Semana da Pátria está sendo um mo-mento para reflexão. “Estamos vivenciando uma crise econômica, mas só iremos avançar e cres-cer com o conhecimento e com a educação, com trabalho e com cultura. Temos certeza que venceremos todas as dificuldades porque acreditamos no potencial da cidade, no potencial das pessoas. Estamos semeando a esperança e é esta esperança que nos levará para o futuro”, expressa.

santa isabelCerca de 10 mil pessoas acompanharam, dia 7, no desfile cívico na Vila Santa Isabel.

Desfilaram pela avenida Liberdade 26 escolas e entidades. Escoteiros, clube de mães, des-bravadores, bandas e escolas encantaram o público. Estavam representadas lendas, fadas, personagens da história, piratas, super-heróis, pontos históricos e turísticos de Viamão. As performances e evoluções das bandas marciais e de fanfarra tomaram a atenção dos pre-sentes. Um destaque especial para a EMEF Alberto Pasqualini, que completou, em 2014, 51 anos de atividades junto à comunidade. A escola homenageou o município e convidou os presentes a cantarem parabéns para Viamão. Uma chuva de papel picado e balões enfeita-ram a avenida e abrilhantaram a apresentação da escola.

O desfile foi encerrado pela EMEF Vinte de Setembro e sua banda musical, composta por 60 alunos. Sua indumentária presta uma homenagem aos heróis da Revolução Farroupi-lha e traz consigo um grupo coreográfico. Uma das maiores escolas do município, localizada na região Cecília, atende a 1.360 alunos. Os pelotões exaltaram os projetos desenvolvidos na escola e o amor pelos esportes, onde os alunos levaram para avenida os seus esportes prefe-ridos, como bicicleta, skate, artes marciais e futebol.

Ao final, toda equipe da Secretaria de Educação, que trabalhou no evento, juntamente com a Vigilância Municipal, encerrou o desfile cívico. O prefeito, que passou a maior parte do evento no meio da avenida Liberdade, recebendo as escolas, ao lado da secretária de Educação, também se juntou ao pelotão.

Águas Claras e CentroNo sábado, dia 12, a partir das 14h30min, o desfile cívico acontecerá na comunidade de

Águas Claras, na ERS 040, nas proximidades da EMEF Apolinário Alves dos Santos. E na segunda-feira, data em que o município completa 274 anos, o desfile cívico será realizado no centro, a partir das 13h30min, na avenida Coronel Marcos de Andrade.

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR4

Grupo de teatro de Viamão brilha no interior do estado

O Grupo Experimental de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de Viamao(SMC), foi selecionado para integrar o festival de teatro Três Coroas em Ação. O grupo participa na categoria estudantil. O grupo é formado pelos atores Alef William, Bruna Elias, Josué Fraga, Larissa Vaz, Mariana Fagundes e Renata Seve-ro, que participam das oficinas de teatro oferecidas pela SMC. A apresentação do Grupo viamonense ocorre no dia 6 de outubro, às 13h30min, no Centro Municipal de Cultura Remitto René Ha-ack, com o espetáculo ‘Um conto para um rei tonto’ – peça que é dirigida pelo assessor da SMC, Igor Ramos. Essa será a segunda participação do Grupo em Festival. Em junho, o grupo participou do Festival de Esquetes de Novo Hamburgo, onde rendeu o Prêmio Especial do Júri.

O Festival Três Coroas em Ação é uma realização da Prefeitura de Três Coroas e o objetivo é aprimorar, incentivar, divulgar e pro-mover as artes cênicas da cidade, bem como o contato com traba-lhos de outras localidades, proporcionando o intercâmbio cultural entre os grupos de teatro amador e estudantil de todo o Estado. Serão duas categorias: a Amador terá caráter competitivo, enquan-to a Estudantil, mostragem, com participação do júri popular. O Festival acontecerá de 5 a 11 de outubro, no Centro Municipal de Cultura e na Rua Coberta, junto à Feira Literária de Três Coroas.

Prefeitura entra com recurso para resguardar conquistas, ações e direitos

Em face de medida de segurança impetrada pelo Partido dos Trabalhadores, que objetiva tornar nula Sessão da Câmara de Vere-adores, acontecida em 2013, na qual foram aprovadas dentre outras Leis, o Orçamento de 2014 e a criação de secretarias, a Prefeitura Municipal de Viamão informa que entrará com ação de recurso, como terceira interessada, buscando, primordialmente, preservar as ações de fundamental importância para a cidade.

“As Leis que foram aprovadas naquela sessão, fazem parte de um conjunto de ações que permitem à cidade se desenvolver. A criação e operação da Secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, já possibilitou a instalação de diversos empreendimentos em Via-mão e interromper esse trabalho causaria um prejuízo econômi-co e social incalculável. Vamos fazer a defesa dos interesses dos cidadãos de Viamão e da administração pública”, disse o prefeito Bonatto.

Ainda no mês de outubro de 2013 os projetos começaram a chegar na Câmara para votação e que, por motivos diversos, não foram votados nas Sessões Ordinárias. Como havia prazos a serem cumpridos, uma sessão extraordinária foi convocada pelo próprio Legislativo. Com a ação de recurso da Prefeitura, deve ficar suspen-so o efeito da Medida de Segurança, enquanto é julgado o mérito da ação.

Com o tema “Quem tem o co-ração quente não deixa ninguém passar frio”, a Campanha do Aga-salho 2015 de Viamão encerrou na última segunda-feira, dia 8. Durante três meses a comunidade viamonense colocou em prática seu espírito solidário e colaborou com a Campanha, que ocorre anu-almente nos meses que antecedem a estação do inverno.

A ação é uma iniciativa das Políticas Públicas Integradas, co-ordenada pelo Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, apresentou o balanço da Campanha: "As doa-ções superaram todas as expec-tativas. Devido a cooperação dos viamonenses, foram arrecadadas cerca de 80 mil peças, entre rou-pas, calçados, colchões e cober-tores. Sendo que já foram doados

aproximadamente 50 mil dos itens arrecadados".

Conforme Belamar, a Cam-panha sensibilizou e mobilizou empresas, secretarias municipais, brigada militar, escolas, comércio, unidades de saúde, igrejas e mui-tas pessoas que contribuíram para tornar mais quente e acolhedor o inverno das famílias em situação de vulnerabilidade do município. “Em 2015, foram mais de 250 pon-tos de recolhimento que espalha-mos pelo município para facilitar o acesso das pessoas que quiseram doar. Os itens doados beneficiaram pessoas carentes que são encami-nhadas diariamente para a Fábrica da Cidadania, através dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras)". Belamar ressaltou ainda que a Campanha percorreu vários bairros da cidade, distribuindo agasalhos para moradores mais ca-rentes e para os povos tradicionais

das aldeias indígenas e dos Qui-lombos.

Apesar do encerramento for-mal da campanha, é importante ressaltar que as arrecadações e a distribuição acontecem durante o ano todo. Quem quiser ainda pode fazer as suas doações. Os interes-sados podem procurar o Depar-tamento de Direitos Humanos, na Secretaria de Assistência Social, na rua Dois de Novembro, Nº 49, Centro. Informações pelos telefo-nes (51) 3485-6149 ou (51) 3485-8340.

Após mais de cinco meses pa-radas, as três máquinas compradas pela Prefeitura de Viamão, com recursos de Emenda Parlamentar, poderão finalmente ser utilizadas nas estradas rurais do município. Os técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) estarão no Calça-dão Tapir Rocha na tarde desta sexta-feira, dia 11, para efetuar a vistoria necessária para a libera-ção da retroescavadeira, patrola e caminhão, recebidos no mês de março, mas que ainda não estavam em operação devido a falta de re-passe do Governo Federal para o pagamento da aquisição dos equi-pamentos.

Os veículos foram adquiridos utilizando recursos de Emenda Parlamentar do deputado fede-

ral Ronaldo Zulke (PT), por in-termédio do vereador Ederson “Dédo” Machado (PT), e garantida em dezembro de 2013, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com a retirada de Viamão do Cadin, feita pela atual gestão em 2013, o município pode se habilitar a receber recursos de Emendas Parlamentares e esta, no valor de R$ 1 milhão, é a maior já recebida até então.

Diante da urgência em fazer uso das máquinas, a Prefeitura solicitou autorização da Caixa Econômica Federal para quitar o débito utilizando recurso livre da Prefeitura, visando a vistoria das máquinas e a liberação do uso. Porém, isso foi negado devido a condição do crédito do recurso na

conta vinculada ao contrato de re-passe.

“A crise econômica pela qual o Brasil passa, nos forçou a tomar esta atitude. No momento em que o Governo Federal anunciou a libera-ção de recursos, colocamos as má-quinas na praça e tornamos pública a situação. Imediatamente todos os envolvidos no processo, prefeitura, deputados e vereadores, se uniram à causa e não pouparam esforços em contatar o MDA e resolver este impasse. Felizmente, para o bem da população de Viamão, tudo está sendo resolvido e as máquinas vão auxiliar, e muito, a fazermos a ma-nutenção de nossas estradas rurais, dando melhores condições de esco-amento da produção agrícola”, disse o prefeito Bonatto.

Final feliz: Caixa Federal faz vistoria nesta sexta e máquinas vão para as estradas

Assistência social encerra Campanha do Agasalho

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 5

PENSE COMIGO

irmãosEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Agradeço a Deus por ter nascido na família em que nasci e ter tido os irmãos que tive. Se Deus tivesse me per-guntado onde queria nascer eu teria dito que era exata-

mente onde nasci, sendo o quinto filho do seu Inácio e da Dona Sara, e tendo o aconchego de uma família tão especial.

A vida me conduziu por uma grande diversidade de cami-nhos. Constituí minha família, tive quatro filhas e conquistei mui-tos amigos que são verdadeiros irmãos, que estavam por aí e que nossos caminhos se cruzaram, fazendo-nos conhecidos e muito próximos, a ponto de ter com muitos a relação de irmandade tão intensa e profunda quanto tive com meus irmãos de sangue.

Dois dos meus irmãos de sangue já transpuseram a barreira desta vida e seguiram adiante em sua jornada de luz, onde de-vem ter reencontrado nossos pais e, juntos, estão a construir no Universo de outra existência, um caminho que um dia teremos de aprender a trilhar. Assim também tive diversos amigos ir-mãos que já transpuseram esta mesma barreira. Até hoje acredi-to que todos eles ainda me visitam, em meus pensamentos, em minhas recordações, além de tê-los sempre, pois fazem parte de minha vida e nela sempre estarão.

As minhas crenças e meus desejos são meus. Cada um car-rega consigo os seus. Porém temos, na certeza do passar do tem-po e da ampliação do caminho percorrido nesta etapa de nossa jornada, a construção do aprendizado que vai muito além deste plano e nos traz a certeza de que todos já nos encontramos e ainda nos encontraremos adiante.

A diversidade que somos nos faz apresentarmos múltiplos perfis. Nossas individualidades se aproximam e em nossos ir-mãos é que encontramos a razão maior de viver, que é saber reconhecer o amor, seja por irmãos de sangue como pelos ir-mãos de coração.

Que Deus proteja a todos os irmãos. (Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

AtividadesDurante a Conferência, os participantes puderam conferir uma

exposição de Capoeira com o grupo da Associação Viamonense dos Capoeiristas; uma apresentação de Abertura do Grupo Hip--Hop NL Dance Crews do Novo Lar; oficinas de grafitagem e Sla-ckline. O encontro contou também com uma palestra do professor de História e servidor do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Car-los Robério Garay Corrêa, que falou sobre o tema geral da Confe-rência “As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e Garantia de Direitos”.

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

A Prefeitura de Viamão, através da Coor-denadoria Municipal da Juventude realizou, no sábado, dia 05, a 2ª Conferência Municipal de Política Pública da Juventude. O evento foi realizado no Centro Municipal de Cultura e Es-porte e contou com a presença de centenas de jovens que representaram os povos tradicionais (Quilombolas e Indígenas), os movimentos so-ciais, escolas, partidos políticos e governo mu-nicipal.

O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco; dos secretários municipais de Cultura, de Esporte e Lazer e de Cidadania e Assistência Social, Joel Cavalheiro, Sílvio Barbosa e Belamar Pinheiro; e da repre-sentante da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Eliana Formoso.

O coordenador de Juventude de Viamão, Renato Quintana, falou sobre o evento. “O pro-cesso reuniu centenas de jovens que discutiram os rumos e o futuro das políticas públicas para a juventude em Viamão. Quero agradecer a esses jovens guerreiros que demonstraram vontade de consolidar uma politica de juventude cada vez mais forte no nosso município. Obrigado a todos pelo excelente evento”, destacou.

Durante a Conferência, foram discutidos quatro eixos temáticos que incluíram: Direito à Saúde; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade e Direito à Cultura e Esporte. A 2ª Conferên-cia Municipal de Política Pública da Juventude elegeu as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, que acontecerá durante os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

2ª Conferência municipal da Juventude discutiu políticas públicas para o jovem

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR6

“Não importa se a estação do ano muda...Se o século vira, se o milênio é outro.Se a idade aumenta...Importa que Viamão vive, tem uma história e muitas oportunidades de investimentos”.

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 73Centro - Viamão

Fones 3492.7008 / 3492.2470

Feliz 274 anos, Viamão.São os votos da

JP Assessoria Imobiliária e seu quadro

de funcionários.

Governo municipal revitaliza ‘Praça da Bica’, no CentroNo aniversário de 274 anos de Viamão, no dia 14 de setembro, às 10h,

o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entrega a obra de revitalização e recuperação da Praça Tristão José de Fra-ga, popularmente conhecida como Praça da Bica. De acordo com a secre-tária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, o objetivo é reintegrar o espaço ao uso público, disponibilizando espaços de convivência e lazer, além de conservar o patrimônio histórico.

A área de 2.950 metros quadrados está localizada numa região privi-legiada da cidade, no Centro, junto à rua Alcebíades Azeredo dos Santos, em frente ao Sesc, e contempla a Fonte da Bica, também denominada Bica dos Fundos. A Bica era a principal fonte de abastecimento de água da po-pulação no século XVI e o local também abrigava o Palácio da Província de São Pedro, o governo da época. No entanto, a Bica, propriamente dita, não receberá qualquer tipo de restauro, conforme orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto, orçado em R$ 180 mil, contempla pracinha infantil com balanços, gangorra, gira-gira e escorregadores. A obra urbanística é com-posta de pavimentações de calçadas e caminhos internos, totalizando 616 metros quadrados, construção de decks, duas mesas de concretos, duas churrasqueiras rústicas, 12 bancos de concreto, escada em basalto com corrimão, rampa e caminhos circulares. Foram implantadas 10 lixeiras, 18 postes de iluminação com 2,5 metros de altura, uma pérgola e um mirante.

“Faremos uma proteção do córrego da nascente existente e no geral, conservaremos o aspecto original e natural do local. Queremos incenti-var o lazer, o convívio entre as pessoas, a recreação e o valor ecológico e histórico da praça. A intervenção paisagística contemplará, sobretudo, os aspectos de preservação dos ecossistemas existentes, além de trazer uma nova concepção de qualidade de vida para a cidade”, encerra a secretária de Meio Ambiente.

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 7

Governo municipal revitaliza ‘Praça da Bica’, no CentroQuem foi Tristão José de Fraga

Tristão José de Fraga nasceu em 1° de março de 1820, em Itapuã e faleceu em 11 de março de 1898, com 78 anos de idade. Tristão foi Coronel da Guarda Nacional e o 1º Intendente de Viamão. Foi estancieiro, comerciante e pro-prietário de terras, de onde cedeu lotes para a construção da igreja, cemitério e escolas na vila de Itapuã. Fundou a loja Maçônica Conciliação (Viamão), que está em ativida-de até hoje. Ele também possuía terras na Fazenda da Boa Vista.

saiba mais• APraçaTristãoJosédeFragafoicriadaatravésdaLei

Nº 1532 de dezembro de 1976, pelo então prefeito Mar-cionilo Pacheco de Pacheco;

• Em2010,aPrefeituradoouaárealocalizadaemfren-te à Praça da Bica, junto à rua Alcebíades Azeredo dos Santos (Centro), para o Sesc construir sua Sede no mu-nicípio;

• Em2013,quandooSesc inaugurou suaSede foi feitauma intervenção na sinalização de trânsito;

• Em2014,ogovernomunicipalasfaltouerevitalizouarua Alcebíades Azeredo dos Santos, no trecho entre a avenida Bento Gonçalves até a ERS 040, propiciando outra alternativa de mobilidade urbana e expansão co-mercial.

Viamão! Quero te desejar parabéns!

Que este aniversário seja mais uma virada

em sua vida cheia de expectativas,

emoções, diversões, realizações e

oportunidades.São os votos da

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR8

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 9

Primeira edição do ‘Arte na Praça’ visitou a Vila elsa. domingo, é na santa isabel

No último domin-go, dia 6 de setembro, foi realizada, na Vila Elsa, a primeira edi-ção do “Arte na Praça” - projeto que está sen-do desenvolvido pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com apresentações musicais que reuniram dife-rentes estilos: gospel, pagode e rock. Os grupos musicais Júnior e Banda; Niu Skate Rock, Pagode by Happy, LPM#4 e Muzaranho animaram a festa. Conforme o secretário de Cultura, Joel Cava-lheiro, o Arte na Praça vai permitir que os cidadãos desfrutem de diversas categorias culturais gratuitas, em um único espaço.

Próximo eventoO Arte na Praça tem o objetivo de levar a arte e a cultura via-

monense para diversas regiões da cidade, valorizando os artistas locais. Ao todo, serão 12 eventos, sendo que em cada edição um bairro diferente será visitado, inclusive na zona rural. A segunda edição do projeto acontecerá no próximo domingo, dia 13, a partir das 15h, na Praça da Santa Isabel, na Av. Liberdade.

saiba como participar Toda expressão artística será bem-vinda. Podem participar

artistas de todas as áreas culturais, tais como, música, dança, tea-tro, artesanato, pintura, etc. As pessoas interessadas em participar do projeto devem apresentar sua proposta cultural através do e--mail [email protected] ou pessoalmente na Secretaria de Cultura, que fica localizada junto ao Centro de Cultura e Esporte (rua Açores, 951, bairro Tarumã). A Secretaria atende de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (51) 3435-3374.

emater-Ascar de Viamão demonstra técnica de manejo agroecológico de pomar

Uma demonstração técnica de manejo agro-ecológico de pomar foi realizada em Viamão no dia 3 de setembro, na propriedade da agricul-tora Lelane Carvalho, integrante do Clube de Mães da comunidade do Capão da Porteira. A atividade, realizada pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Viamão, foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Gladimir Ra-mos de Souza, que repassou orientações sobre cultivo de frutíferas, como laranjeira, figueira, bananeira e pessegueiro, abordando sobre a importância da qualidade das mudas, cuidados no plantio, adubação e poda, entre outros aspectos. “Aqui na região, as características de solo arenoso e clima chuvoso interferem na predominância de certos problemas nos pomares, como fungos, pragas e doenças, que podem ser tratadas com técnicas ecológicas, como mistura de água com leite, calda sulfocálcica e biofertilizantes”, explica o engenheiro agrônomo.

Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Maristela Ebert, “foi uma tarde agradável e de muito diálogo, onde os parti-cipantes puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências sobre a melhor condução dos pomares”, disse.

O vice-prefeito André Pacheco e o secretário municipal de Cultu-ra, Joel Cavalheiro, participaram da chegada da Chama Crioula em Viamão. A centelha da Chama per-correu cerca de 600 km do Chui a Viamão, conduzida pelos cavala-rianos “Guardiões da Chama”, que representam a União Tradiciona-lista Viamonense (UTV). A cente-lha chegou na Secretaria Munici-pal de Cultura, no bairro Tarumã, no fim da tarde da quinta-feira, dia 03, e permanecendo até o dia 07 de setembro, quando foi conduzida até o Acampamento Farroupilha, no parque do Sindicato Rural, na RS - 040.

Durante o cerimonial, o vice--prefeito André agradeceu aos ca-valarianos que vieram do Chui e destacou a importância do cultivo às tradições. “A nossa cidade está fortemente ligada às tradições gaú-chas. Estes momentos de resgate e valorização da nossa cultura são importantes para manter viva a dedicação e a força que marcou a Revolução Farroupilha”.

A abertura dos festejos farrou-pilhas contou com apresentações musicais, apresentação da Inver-nada do CTG Setembrina dos Farrapos, entrega de certificados aos cavalarianos que conduziram a chama e um delicioso jantar. A recepção da chama contou ainda com a presença do comandante do 18º BPM, tenente-coronel Marcelo Giusti e da presidente da UTV Ana Sara.

Chegada da Chama Crioula abre festejos farroupilhas em Viamão

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR10

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11721, de 03 de setembro de 2015.TARSO FORTES, assistente administrativo de escritório de advocacia, e ANA PAULA PRZIBILSKI BARRETO SCHUMANN, advogada, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11722, de 04 de setembro de 2015.LUIZ CARLOS GARCIA JÚNIOR, divorciado, porteiro de condomínio, e ZENAIDE BORGES DA SILVA, solteira, maior, educadora social, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11723, de 08 de setembro de 2015.ADEMIR DE OLIVEIRA, divorciado, agricultor, e DARA CAROLINE NEVES DA ROCHA, solteira, maior, auxiliar de cozinha, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11724, de 09 de setembro de 2015.FRANCISCO JAIRO MOMBACH DE SOUZA, natural deste Estado, motorista, e LAURA LÚCIA TOLEDO DE ALBUQUERQUE, natural do Estado de Pernambuco, auxiliar administrativa comercial, ambos divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11725, de 09 de setembro de 2015.BRUNO ALEXANDRE BARBOSA, metalúrgico, e PRISCILA PEDROSO DIAS, técnica de enfermagem, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11726, de 10 de setembro de 2015.MARCOS PORTELLA BRIGONI, solteiro, maior, músico, e AMANDA FRANÇA POSTIGLIONE, solteira, menor, garçonete, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 10 de setembro de 2015

VENDE-SE CASANa beira do Rio Palmares, próxima da rua do Hospital a 300 metros do centro de Palmares do Sul. Com água e luz. Terreno de 400m² plano e cercado com costaneira, área construída de 60m² com trapiche para atracamento com saída para Lagoa dos Patos. Contrato de promessa de compra e venda. Aceita-se carro ou caminhão no negocio. R$ 65 mil. Tratar fone (51) 9783.9415 c/Mano.

Palestra com Jader marquesNa noite do dia 09 de setembro, às 19h, no teatro do SESC Viamão, o

Sindilojas Viamão trouxe aos empresários a palestra “Deixe sua Empresa Segura – PPCI”, ministrada pelo Dr. Jader Marques, que é Doutor em Direito, Especialista e Mestre em Ciências Criminais e advogado do caso Boate Kiss que explanou sobre as novas alterações de segurança no PPCI, após a criação da Lei Kiss. No mesmo evento foi apresentado o novo car-tão SESC/SENAC para empresários do setor terciário, os quais devem ser associados ao Sindilojas Viamão para usufruírem, a um custo próximo aos comerciários, dos serviços disponibilizados pelo SESC e SENAC.

sesc Viamão está com inscrições abertas para escola de educação infantil

Até outubro, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) de Viamão está com inscrições abertas para o ingresso de novos alunos em 2016. As 39 vagas disponíveis são destinadas a crianças de três a cinco anos e 11 meses de idade, dependentes de comerciários, sendo 33 gratuitas e seis pagantes.

Para filhos de comerciários com renda familiar de até três salários mínimos, as inscrições devem ser feitas pessoalmente no Sesc (R. Alcebíades Azeredo dos Santos, 457). Nesse caso, as vagas são totalmen-te gratuitas, sendo 14 para crianças de três a três anos e 11 meses de idade; 16 vagas para quem tem de quatro a quatro anos e 11 meses; e três vagas para crianças de cinco a cinco anos e 11 meses de idade.

Já para filhos de comerciários com renda familiar superior a três salários mínimos, o processo se-letivo inicia com inscrições exclusivamente pelo site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br/educacao/edu-cacao_infantil). No total, seis vagas estarão disponíveis para crianças de três a três anos e 11 meses de idade. Mais informações sobre o regulamento e a documentação necessária podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão, telefone (51) 3485.9914.

Viamão mostra educação em encontro internacionalNa sexta-feira, 11 de setembro, às 17h30min, a secretária municipal de Educação de Viamão, Márcia Culau,

fará uma apresentação do estudo de caso “Alfabetização com games”, no Evento “Educação 360 — Encontro Internacional de Educação”, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A secretária viamonense falará sobre iniciativas tecnológicas que estão contribuindo para o processo de alfabetização nas escolas da rede municipal, com a implantação do projeto Conecturma, de forma experimental em 11 escolas. O projeto utiliza games, materiais transmídia, músicas e storytelling. Além do tema educacional, Márcia fará uma apresentação do município. O evento, que é uma realização dos jornais O Globo e Extra, reunirá grandes pensadores, gestores, professores, estudantes e ativistas pedagógicos.

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 11

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

“Amigo Fiel” já te espera em casa novaA Clínica Veterinária Amigo Fiel acaba de inaugurar suas novas,

amplas e remodeladas instalações na avenida Liberdade, 2040, Vila Santa Isabel, 4º Distrito de Viamão. Atuando na comunidade há 15 anos, a “Amigo Fiel” oferece, além de pet-shop e farmácia, raio X, ecografia, eletro e ecocardiograma, ultrassom dentário, ci-rurgias com anestesia inalatória, internação com isolamento, num atendimento 24 horas com plantões e auxiliares. Sob a direção das médicas veterinárias Cristiane de Souza Pereira e Cristina Porto Reis, a “Amigo Fiel” conta com mais cinco veterinárias e 12 funcionários, alcançando o atendimento adequado a cães e gatos.

“Nossa clientela estava aumentando e isto pedia uma medida urgente para ampliar os serviços. Foi o que fizemos oferecendo diversos outros serviços clínicos, cirúrgicos e de atendimento es-tético”, disse Cristiane. “Temos este atendimento a gatos e ca-chorros que são os animais de estimação mais afáveis às pessoas. Antigamente não víamos isso e hoje a procura por serviços para atender a cães e gatos é de forma crescente. Disponibilizamos as mais modernas técnicas que favorecem o relacionamento e o bom atendimento”, enfatizou Cristina.

Para contatar a “Amigo Fiel” podem ser usados os fones 3444.1459 e 3493.3688.

Em festasConforme informações “feicibuquianas”, os aniversariantes do período são, serão, ou foram: a advogada

Danielle Mariano; o fotógrafo Mauro Vieira; a empresário Cíntia de Fraga Nunes; o empresário Jorge Pinheiro; a fisioterapeuta Amanda Zani; o secretário de Cultura, Joel Cavalheiro; o secretário de Obras, Valdir Russinho Elias. Parabéns a todos.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Azulejos em alta para eles e para elas

Olá gurias e guris!Quem pensa que já pode aposentar as roupas com estampas de

azulejos portugueses adquiridas no ano passado, está redondamente enganado. O que mais se viu no perfil do instagram da grife italiana Dolce & Gabbana (@dolce&gabbana), foram os arabescos portugueses.

Olhem só…

Viram? Podemos continuar apostando na estampa e dando sobre-vida às peças do ano passado.

Bjs, Patrice Fróes“Siga-nos no instagram e no facebook,

cadastre seu email, e receba as atualizações “ www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Cartão de crédito para aposentadosAPosenTAdos e PensionisTAs do inss Têm ACesso A CArTão de CrédiTo Com muiTAs VAnTAGens

Desde a publicação da Medida Provisória (MP) nº 681 no Diário Oficial do dia 13 de julho, que aumentou de 30% para 35% o limite de desconto em folha de pagamento, os aposentados e as pensionistas do INSS já podem solicitar seu cartão de crédito consignado utilizando 5% das suas remune-rações exclusivamente para amortização de despesas contraí-das por meio desses cartões.

Com incríveis vantagens em relação aos cartões de crédito tradicionais, o cartão de crédito consignado, que já está sendo cha-mado de “Cartão de Crédito do INSS”, parece que chegou à vida dos aposentados e das pensionistas no momento certo, justamente quando a economia do país está bastante aba-lada e o poder de compra dos brasileiros diminui a cada dia. Conforme falou André Tavares da Silva, da PL30 Soluções, “os principais diferenciais entre este cartão e os cartões de crédito tradicionais são: a não cobrança de anuidade, a taxa de juros reduzida, e a ausência de juros no parcelamento, que pode ser em até 15 vezes”.

O cartão consignado passa a ser mais uma alternativa de crédito aos beneficiários do INSS e, assim como os empréstimos consignados, “na maioria dos casos dispensa a necessidade de consulta de SPC e SERASA, pois o pagamento é quase que cem por cento garantido”, segundo o Diretor da PL30.

Até que economia brasileira volte a reagir o cartão de crédito consignado, sem dúvida, passa a ser uma boa alternativa para devolver o poder de compra aos nossos aposentados e pensionistas.

11 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR12


Top Related