Transcript
Page 1: Correio Rural 08 de abril de 2016

Município disputou com mais de 140 cidades do RS. Prefeito Valdir Bonatto recebeu a premiação

na noite de quarta-feira, em Porto Alegre. Contracapa

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.280 | 8 DE ABRil DE 2016 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

Câmara realiza nova eleição

Página 3

Primeiro corredor ecológico

Contracapa

Exército novamente no

combate ao Aedes Página 4

A polêmica da Festa das Cores

Página 2 - Editorial e Detalhes

Alex está liberado, mas não absolvido

STJ diz que Tribunal de Justiça do RS deve realizar novo julgamento das contas de 2008. Contas de

2009 também estão reprovadas pelo TCE - Página 2

Envelheço na cidade Página 3

Viamão conquista o Prêmio Prefeito Empreendedor

do SEBRAE/RS

foto

Gio

van

i vieir

a

Consultório MédicoRua Coracy Prates da Veiga, 77 – Viamão – Centro

Fone 3485.1383

Dr. Belmar andrade – Cremers 4444 Cardiologia

Dra. irene Menezes – Cremers 4390 Dermatologia

Dra. Michele da Silva – Crn 8083 Nutrição e Auriculoterapia

Dr. eduardo Dias Lopes – Cremers 9372 Clínica e Cirurgia Geral

Dra. Márcia Michele de Souza – CrP 07/13.731 Psicologia

Domingueira no LagoO grupo Movimento Domingueira no

Lago realiza a terceira edição do evento no próximo domingo, dia 10, junto ao Lago Tarumã. O evento pretende reunir cerca de 2.000 pessoas no local. A última edição, realizada em 29 de novembro de 2015, levou mais de 1.500 pessoas para o entorno do lago, num clima de harmonia.

Haverá food truck, música ao vivo, prática de stand up, exposição de fo-tos, entre outras atrações. A Prefeitura é apoiadora do evento, que começa às 15hs.

Page 2: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR2

A população viamonense está acostumada a partici-par de eventos realizados

em praça pública. Nem precisaría-mos relacionar, mas só para ilustrar podemos citar os desfiles cívicos, os desfiles carnavalescos, as feiras literárias, apresentações artísticas, enfim, uma série de outras ativi-dades. Já vem de anos. E tudo isso desenrola-se com tranquilidade, se-gurança e civilidade, sempre sob a vigilância de quem de direito e com a consciência de contornar quais-quer controvérsias com relação ao desvio de ordem pública.

Estão no site do Correio Ru-ral (www.correiorural.com.br) e, também, nesta edição, notícias de que ocorreram, na ultima semana, duas atividades públicas de suces-so: o “Cortejo Cultural”, que reuniu centenas de artistas viamonenses e de outras cidades, os quais desfila-ram pelas ruas da cidade mostran-do seus talentos numa forma de incentivo à arte; e o “Treinão So-lidário”, que aglomerou corredores no Lago Tarumã, os quais desen-volveram suas atividades esporti-vas. Tudo na mais santa calma e de forma ordeira, educada, civilizada. No próximo domingo, também na Tarumã, teremos a 2ª Dominguei-ra do Lago, com certeza, de forma organizada e sem entraves.

Mas a paz dos viamonenses foi quebrada no domingo, dia 3, quan-do, à tarde, na Praça da Matriz, reuniu-se uma multidão de arru-aceiros que transformaram o local em ponto de consumo de drogas e de álcool, prostituição e de vio-lência moral e física. No local, a maioria dos participantes eram de menor idade que, ao final da tar-de, saíram pelas ruas mostrando embriaguez e o menor sentido de educação e pudor. Foram corridos pela BM que agiu com severidade, caso contrário não sabemos o que ocorreria.

Fiquemos de olho, então, pois o perigo nos ronda.

EDiTORiAl

Perigo!...

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MilTON SANTOS

OMASKARA

Ué? Tinha veracidade?Primeiro disseram que não era verdade. Depois, disseram que

não ia dar em nada. Mais adiante, disseram que era sensaciona-lismo. E no fim das contas, para esperança dos homens de bem, a lei e a justiça prevaleceram.

Não se discute vencedores ou vencidos, mas sim que as re-gras sejam respeitadas. Alguns vereadores não entenderam isso e ficaram irritados com o jornal, que simplesmente noticia os fatos.

Não foi o jornal quem descumpriu a lei. Não foi o jornal quem atropelou o Regimento Interno. Não foi o jornal quem entrou com o recurso e também não foi o jornal quem julgou.

Quem fez errado e teve que repetir a eleição foram estes vere-adores, que deveriam dar exemplo à população no cumprimento das leis, que os mesmos criam e aprovam.

Os leões da tribunaEra sabido que a eleição teria o mesmo resultado. Nem si-

tuação, nem oposição querem se desgastar nesta reta final de alianças eleitorais. Mas, nestes momentos, a coisa toma ares de comédia pastelão.

Em vez de fazer um mea culpa, assumindo que erraram, eles sobem o tom de voz, gritam, xingam, e jogam pra torcida, dizen-do que o governo é isso ou aquilo, e que eles é que mandam no pedaço. Mas dentro dos gabinetes...

Eu teria vergonha de ter feito uma eleição, uma coisa séria, e a justiça mandar eu fazer de novo, por que fui incompetente. Eles preferem se autoelogiar. E o povo que aguente isso tudo.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Alex está liberado, mas não absolvidoO ex-prefeito Alex Boscaini obteve uma importante vitória

no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília nesta semana. A ministra Maria Thereza de Assis Moura considerou que o Tribu-nal de Justiça do RS deixou de analisar um dos recursos impe-trados por Alex. Diz a decisão: “(...) dou provimento ao recurso especial para anular o acórdão proferido pelo Tribunal de Justi-ça do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de que seja refeito o julgamento (...).

Alex foi condenado por diversas irregularidades na pres-tação de contas da gestão de 2008. A decisão do STJ não o absolve destas falhas, mas apenas indica que haverá um novo julgamento. Portanto, Boscaini está liberado para concorrer no pleito de 2016.

A decisão é enorme, cheia de termos do “juridiquês”, mas lá pelas tantas, uma frase deixa claro: “É o que ocorre no presente caso, dessa forma foi correta a condenação do réu.”

Para quem quiser conferir, está em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/320554062/andamento-do-processo-n-2016-0009003-8-agravo-recurso-especial-05-04-2016-do-stj

Contas de 2009 também foram reprovadasO site do Tribunal de Contas do RS já traz a informação, na

seção “Contas Julgadas Irregulares e Pareceres Prévios Desfa-voráveis”: foi emitido parecer desfavorável às contas da gestão de 2009 do prefeito Alex Boscaini. No dia 20 de março de 2014, o TCE apontou “falhas prejudiciais ao Erário e despesas glosa-das com garantia de cobrança por emissão de Título Executivo, as quais, na sua globalidade, comprometem as contas em seu conjunto.” Em 20 de maio de 2015, foi negado provimento a um recurso de Alex. No dia 29 de julho de 2015 é a data do “trânsito em julgado”, ou seja, da decisão definitiva.

E ainda tem 2010, 2011 e 2012 para analisar...

Um domingo diferenteTenho dois parentes bem próximos os quais, há poucas

semanas, estiveram na cidade de São Paulo, a serviço, em dias úteis. Conversando com eles a respeito da locomoção naquela grande metrópole brasileira, disseram que não houve maiores problemas, embora os próprios paulistas reclamem muito. No ítem segurança, teceram elogios e contaram que na capital paulista em cada esquina tem de dois a três policiais militares, devidamente equipados. Ou seja, a população está amparada. Isso não quer dizer que estejam os paulistanos livres de assaltos, agressões, atropelamentos, etc., mas são ocorrências resolvidas de imediato pela presença policial, quando não evitadas. Aliás, sobre este assunto, o Pano Terra (Pano pra manga) na edição passada elogiou o policiamento em São Paulo, cidade onde ele residiu. (Pano, aliás, que está de aniversário hoje. Parabéns!)

Bem diferente do que ocorre em Porto Alegre, na região metropolitana e na maioria das cidades rio-grandenses onde, pela falta de recursos e outros meios, o governo deixa de entregar à população uma segurança eficaz estando o cidadão com medo até mesmo de andar no pátio de sua casa. Não se vê brigadianos numa abundância que venha a manter um clima de tranquilidade. Aliás, há uma ausência assustadora.

Como se não bastasse, nesta semana uma notícia chamou a atenção. Na cidade de Pelotas comandantes de policiamentos civil e militar foram presos por estimular a fazerem parte de milícias que praticavam segurança privada, remunerada sob ameaças. Há, também, a questão da falta de casas prisionais, estando as delegacias com suas precárias celas lotadas de

infratores presos que, em diversos casos, promovem tumultos.Aqui na nossa querida Viamão não é diferente. Para

incrementar a situação de medo, no domingo passado a Praça da Matriz se transformou numa área completamente sem lei. Em nome de uma dita Festa das Cores, centenas de jovens e crianças, ao som de ritmos musicais alucinantes, drogavam-se, ingeriam bebidas alcoólicas, praticavam atos sexuais e ameaçavam os transeuntes que se atreviam por ali passar, sem falar no prejuízo e temor causados às casas comerciais em atividade na redondeza. Neste caso, devemos elogiar a ação da BM que foi ao local – já à tardinha - e terminou com a turba embora, segundo relatos, tivessem os policiais que usar a força.

Ao ir embora, aquele pessoal se espalhou pelas ruas da cidade. Eu vi, na rua Cirurgião Vaz Ferreira, jovens dopados, bêbados, moças desnudas; na avenida Bento Gonçalves andavam pelo meio da via, fora do ar, quando os carros tinham que desviar ou parar para não atropelá-los. Tudo aos berros e gestos.

Lamentável. Tomara que não se repita.

Page 3: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Nos últimos dias andei cismado com essa coisa de aniversário, o tal inferno astral no período que antecedia a data.

Envelheço na cidadeChegamos ao dia 8 de abril. Como na canção do U2, “Beatiful Day”, um lindo dia.

Acontecem várias coisas interessantes neste dia. Na China e no Japão comemoram--se, respectivamente, Dia da Deusa do Fogo (interessante...) e o Festival das Flores. Nada haver com a deprimente Festa das Cores do último domingo em plena praça da igreja (essas crianças não têm pais? O que vocês andam ensinando para essas crianças? Que vergonha!). Em 8 de abril comemora-se o aniversário da bela cidade de Santo André, no ABDC paulista, a única cidade razoável da região. São Bernardo, São Caetano e Diadema são umas bostas. Em Santo André assassinaram o prefeito Celso Daniel, crime que agora cai nas mãos do juiz Sérgio Moro para investigação. Calafrios nas hostes petistas. Isso foi em 2002. De lá para cá se desnudou o quão corrupto, podre e criminoso é o Partido do Tríplex. Nos enganaram direitinho, mas agora...

Hoje é o 99º dia do ano e agora só faltam 267 dias para findar 2016. Dois impe-radores foram assassinados nesse dia: o romano Caracala, em 217 d.C., e o francês Cariberto, em 632 d.C.. Também nesse dia fo-ram ungidos dois papas: Urbano VI, em 1378, e Calisto III, em 1455. No 8 de abril de 1946 foi criada, pelo então presidente eleito Marechal Eurico Gaspar Dutra, a Universidade Federal da Bahia (ué, não foi o PT? Achei que elles tinham criado tudo e que nem tinha Brasil antes...). Reza a lenda que no 8º dia do 4º mês lunar chinês nasceu Sidartha Gautama, que vem a ser, nada mais nada menos, que Buda, fundador do Budismo. Há 2.500 anos. Buda teria vivido até os 80 anos. O genial pintor espanhol Pablo Picasso morreu em 8 de abril de 1973 aos 91 anos. Entre os aniversariantes ilustres de hoje se destacam o filho de John Lennon, Julian (53 anos), e o filho do Sílvio Boca, este que vos escreve a 49ª coluna aos 49 anos.

Nos últimos dias andei cismado com essa coisa de aniversário, o tal inferno as-tral no período que antecedia a data. Problemas no trabalho, irritadiço, fui assaltado e atropelado em um intervalo de poucos dias, o Grêmio vencendo, uma estranha alergia nos cotovelos... Minha mulher disse que é crise de meia idade. A tal da me-tanoia. A confrontação com a ideia que somos finitos e já estamos na última volta do ponteiro. Segundo médicos, é um dos processos mais desestruturantes que um homem pode passar. Segundo o psicanalista Eduardo Moreira, “a sensação é a de que quando se descobre as respostas, a vida mudou as perguntas”. E continua: “É comum, após a crise passar, sentir-se muito mais alinhado com você mesmo. Por mais sofrida que seja, essa crise pode levá-lo ao lugar em que você deveria estar. É um processo necessário e eu diria que passar por ele é um privilégio”. A astróloga Graziela Marraccini diz para esperar passar o aniversário e dar o pontapé inicial aos novos projetos. Assim o farei!

PP recebe novos filiadosAos poucos as movi-

mentações políticas para as eleições municipais começam a ser anuncia-das. Na segunda-feira, dia 4, foi a vez do Partido Progressista (PP), anun-ciar na página de Face-book do seu presidente Nadim Harfouche, a che-gada de diversas lideran-ças, a maioria oriunda do PMDB. Destaque para o suplente de vereador Bororó, Glazileu Aragonês, Miro Braga, Nelson Pedebos, Miguel Breda, Juliano Comeoto, Lenara Guedes, Lincon Natividade e Amanda Hepp. O PP já havia recebido a filiação do vereador Jefferson Huffell.

1ª Mostra de Dança de Viamão abre inscrições A Secretaria Municipal de Cultura realizará, nos dias 29 e 30 de abril, a 1ª Mostra de Dança

de Viamão. O evento acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel, na Av. Liberdade, 4º distrito. O objetivo do evento é valorizar o trabalho desenvolvido por aqueles que se dedicam à dança no município, além de desenvolver a integração e intercâmbio cultural entre os partici-pantes. As apresentações dos grupos inscritos no evento serão realizadas no dia 29 de abril. No segundo dia do evento, 30 de abril, a programação inclui oficinas, workshops e a apresentação de grupos convidados. O evento terá entrada gratuita e não possui caráter competitivo.

Poderão participar da Mostra: grupos, bailarinos, academias e companhias de dança de Viamão e demais municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Porém, é importante salientar que a prioridade será dada para grupos locais ou grupos que tenham integrantes/bailarinos do município. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de abril.

Para participar da 1ª Mostra de Dança, os interessados devem enviar a ficha de inscri-ção, o termo de uso de imagens, devidamente preenchidos, e a música anexa para o e-mail [email protected].

Câmara se curva à decisão do TJ e realiza nova eleiçãoXandão segue presidente com a mesma nominata de dezembro de 2015, mas agora, ao que parece, dentro da lei

Conforme o Correio Rural vem publicando nas últimas semanas, a Câmara Municipal de Vereadores de Viamão foi intimada pela Justiça a realizar novas eleições para a mesa direto-ra. Acatando recurso do vereador Nadim Harfouche (PP), o Tribunal de Justiça ordenou que as partes “se curvassem” à decisão, até o julgamento do mérito, incluindo a eleição na pauta da próxima sessão, o que aconteceu nesta quinta-feira, dia 7.

O cenário político se manteve o mesmo do final do ano passado. Com 12 votos em chapa única, Xandão Gomes, do PRB, permanece presidente da Câmara Municipal. Lean-dro Aguirre (PTB), Eda Giendruczak (PDT), Eraldo Roggia (PTB) e Joãozinho da Saúde (PMDB) compõem a mesa diretora.

8º Encontro de Veículos Antigos será neste domingo

O 8º Encontro de Veículos Antigos de Viamão será neste domingo, dia 10, a partir das 9h, no centro de Viamão, em frente à Prefeitura, A exposição é promovida pelo Clube do Carro Antigo de Viamão, com o apoio da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Trânsito e Transporte. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo mês.

Page 4: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR4

Cortejo Cultural traz a arte para as ruasNo último sábado, 02 de abril, as ruas

de Viamão ganharam um colorido espe-cial. Grupos artísticos de Viamão e Porto Alegre participaram de um Cortejo Cultu-ral. O evento contou com a presença de di-versas manifestações artísticas: de teatro, de dança, de circo, de capoeira, de música e de artes plásticas. Os grupos, de forma ordeira e alegre, percorreram toda a extensão das avenidas Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade em direção à Praça Júlio de Castilhos. Após o cortejo, ocorreu uma celebração na Praça, onde ocor-reram apresentações artísticas. A organização do evento foi dos grupos ‘Experimental de Teatro’, ‘Leva Eu’ e ‘Espaço de Arte Viandantes’, com o apoio das secretarias de Edu-cação e de Transporte e Trânsito. A atividade foi em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e do Circo, celebrado em 27 de março.

Basquete masculino A equipe masculina de basquetebol da Prefeitura de Viamão retomou os treina-

mentos na última semana no Ginásio de Esportes. Jovens com idade entre 15 e 18 anos, interessados em participar do projeto, podem comparecer ao Ginásio Municipal (Rua Açores, 951 – Bairro Tarumã), às quartas e sextas-feiras, a partir das 17 horas. Segundo o professor Ricardo Medeiros, que comanda os treinamentos e coordena o projeto, a expectativa é de que, em junho, a equipe participe dos Jogos Abertos de Porto Alegre, representando a nossa cidade.

Viamão é destaque no Stand up PaddleOcorreu no último final de semana em

Ipanema, Porto Alegre, a Remada da Vira-da que consiste em uma ação ambiental de limpeza no Rio Guaíba e, junto, aconteceu a primeira etapa do campeonato Gaúcho de Stand up Paddle 3 estrelas. A Equipe Nalu Surfboards, de Viamão, participou com 3 supistas: Luciano Medeiros, na Fun Race 12’6” Master; Fábio Di Leone e Paulo Sarai-va, na Fun Race 12’6” Super Master.

Paulo Saraiva, mostrou que veio para brigar pelo titulo na temporada da sua cate-goria, conquistando o 8º lugar na geral e o titulo na Super Master. Fábio Di Leone ficou na 16ª na geral e 4º lugar na Super Master. Já Luciano Medeiros ficou com 14º na geral e 7º lugar na sua categoria Master.

Residencial Geriátrico

A melhor idade, com os melhores cuidados!Av. Bento Gonçalves, 1450 - Centro - Viamão

Fones 3485-3820 • 9552.9998 • 9786.7720 • 8480.8826

NOVIDADE NA CIDADE!

Viver Melhor

Corredores no Lago TarumãNa manhã de domingo,

dia 03 de abril, dezenas de pessoas que gostam de cor-rer e caminhar se reuniram no Lago Tarumã para pra-ticar uma atividade física e também a solidariedade. Foi o 'Treinão Solidário' que ar-recadou alimentos para uma entidade beneficente de Viamão, em troca, os participantes ganharam uma camiseta do evento.

A atividade iniciou às 9 horas com uma aula de alongamento; logo após ocorreu a lar-gada dos corredores, seguidos pelos adeptos da caminhada. O percurso para quem correu foi de seis quilômetros e três para a caminhada. O evento foi uma realização da Assessoria Esportiva No Limiar, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Exército no combate ao mosquito Aedes

Depois de receber a confirmação de 18 casos de dengue contraídos no Pró-morar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou o auxílio de homens do Exército para as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na localidade. A mobilização, que iniciou nes-ta segunda-feira, dia 04, abrange os loteamentos Pró-morar e Krahe.

Os militares, juntamente com os Agentes de Combate a Endemias, estão visitando as residências e orientando a população sobre como cuidar das casas. O trabalho consiste também na retirada de entulhos, limpeza de ruas e distribuição de panfletos educativos. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti na região.

A campanha de combate ao mosquito no Pró-morar e no Krahe vai até o dia 15 de abril e reúne cerca de 30 agentes de combate a endemias e 15 soldados do Exército. Lembran-do, que até o momento, a cidade contabiliza 21 casos confirmados de dengue, sendo que 18 foram contraídos no Loteamento Pró-Morar. Os outros três casos estão distribuídos na Branquinha (01), no Sítio São José (01) e na Augusta (01).

Page 5: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR 5

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

A partir de agora, quem é sócio da ACIVI tem acesso junto ao Sicredi para usufruir de di-versas vantagens: linhas de crédito para capi-tal de giro, construção e reforma, máquinas e equipamentos, desconto de recebíveis e anteci-pação de cartões com custo financeiro diferen-ciado, soluções sob medida e um atendimento muito próximo. Além disso, conta com todos os benefícios que só quem e associado do Sicredi tem: transparência, participação nas decisões e divisão dos resultados.

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Acivi participa da cerimônia de entrega de viaturas

A Acivi acompanhou a entrega de três novas viaturas que servirão para policiar e promover a segurança viária nas rodovias estaduais. As viaturas serão destinadas aos municípios de Viamão, Gravataí e Capivari do Sul.

A solenidade de entrega das três novas caminhonetes Chevrolet Pick Up, modelo S10, ocorreu na 2ª Companhia do Comando Rodovi-ário da Brigada Militar, em Viamão.

Acivi assina convênio de cooperação com o Sicredi

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

NPI e Instituto Autismo e Vida fazem evento para conscientização O dia 2 de abril ficou estabele-

cido como o Dia Mundial de Cons-cientização do Autismo. Em Viamão, O Núcleo de Políticas Inclusivas da Secretaria Municipal de Educação (SME) fará uma formação para pro-fessores, auxiliares e coordenadores pedagógicos neste sábado, dia 9 de abril, das 8 às 12 horas, no auditório da SME (Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro). Simultaneamente, o Institu-to Autismo e Vida, realizará um dia

de conscientização para a população, das 9 às 12 horas, junto à Praça Júlio de Castilhos, no Centro.

De acordo com a coordenado-ra do Núcleo de Políticas Inclusivas da SME Maria Helena Santos dos Santos, na rede há 64 crianças diag-nosticas com TEA – Transtorno do Espectro Autista – em 33 escolas. O objetivo da formação "Manejo com-portamental e Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas" é orientar os

profissionais para que eles conheçam mais sobre alunos com TEA.

Já o evento promovido pelo Ins-tituto Autismo e Vida terá produtos para venda a fim de angariar fundos para a ONG, distribuição de folderes explicativos, troca de experiências entre os pais e familiares e às 10h ha-verá a Hora do Conto, com grupo de voluntários.

(Saiba mais sobre o autismo no site www.correiorural.com.br)

O município de Viamão conquistou, na noite desta quarta-feira, 6 de abril, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na catego-ria Municípios Integrantes do G100. A cerimônia que reconheceu outras nove ci-dades gaúchas ocorreu no teatro do SESC, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 250 convidados represen-tantes de 40 municípios fi-nalistas da distinção - etapa Rio Grande do Sul.

O Prêmio Prefeito Em-preendedor valoriza gestores que implementam projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e à modernização da ges-tão pública, contribuindo de forma efetiva para o de-senvolvimento econômico e social do município. No Rio Grande do Sul, 143 cidades foram inscritas restando 40 finalistas.

O projeto apresenta-do por Viamão relata a transformação do lixão em aterro sanitário controla-

do. Com o projeto, houve a estruturação do setor, com a criação e incentivo de co-operativas de catadores, de reciclagem e de reaprovei-tamento de resíduos sólidos da construção civil. No mês de fevereiro, os julgadores do SEBRAE/RS estiveram em Viamão, visitando as cooperativas e o aterro sa-nitário, verificando in loco a veracidade do projeto concorrente ao prêmio.

Os vencedores em cada categoria participam, no mês de maio, da etapa na-cional, em Brasília. O presi-dente do Conselho Delibe-

rativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, junta-mente com a equipe direti-va da instituição, ressaltou a representatividade do Prê-mio Prefeito Empreendedor neste momento delicado pelo qual passa o País. “Cada prefeitura traz, em seus pro-jetos, muita criatividade e empenho, características fundamentais ao bom gestor para ultrapassar com êxito as dificuldades atuais", disse o presidente.

O prefeito Valdir Bonat-to destacou a importância do reconhecimento: “O SE-BRAE é uma referência no

que diz respeito ao incenti-vo à produção, à geração de emprego e renda e ao em-preendedorismo. Viamão ser premiada por uma en-tidade tão qualificada é um sinal de que a gestão está no caminho certo.”

No total, 10 cidades fo-ram premiadas: Viamão (Categoria G-100); Grama-do, Canoas, Erechim e Bom Princípio (Projeto Estadu-al); Farroupilha (Compras Governamentais de Peque-nos Negócios); Nova Santa Rita (Desburocratização e Formalização); São Sebas-tião do Caí (Implementa-ção e Institucionalização da Lei Geral das MPEs); Porto Alegre (Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária); e Passo Fundo (Inovação e Sustentabilidade).

Estiveram acompa-nhando o prefeito, o secre-tário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Co-mércio e Turismo, Túlio Souza, e o advogado Rafael Mennet, assessor do projeto inscrito.

Viamão conquista Prêmio SEBRAE Prefeito EmpreendedorMunicípio disputou com mais de 140 cidades do RS. Prefeito Valdir Bonatto recebeu a premiação na noite de quarta-feira, em Porto Alegre

Page 6: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR6

Programa Jovem Aprendiz O Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade

de inserção no mercado de trabalho para muitas pes-soas entre 14 e 24 anos. Com o intuito de informar os jovens sobre essa possibilidade, o Senac Viamão (ave-nida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154) pro-move, no dia 13 de abril, um encontro sobre o assun-to. Os jovens interessados em saber mais informações sobre o Programa devem realizar inscrição pelo site senacrs.com.br/viamao, ou diretamente na Unidade. Inscrições no dia somente mediante disponibilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3434.0391.

Extravio dE talão dE NotasAécio Vieira de Aguiar, residente e domiciliado no Capão da

Porteira, neste município de Viamão, comunica que foi extravia-do um talão de produtor rural referente à inscrição 159/1039476, com notas fiscais de número P118509111 a P118509120, não se responsabilizando pelo uso indevido do mesmo. Ocorrência 3970/2016.

Viamão, 05 de abril de 2016.

Edital dE CoNvoCaÇão Para rEUNião da CoMissão ExECUtiva

O PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – PTB, com sede na RS 040, Km 26, distrito de Águas Claras, neste muni-cípio, através e sua Diretoria Executiva, devidamente represen-tada por sua Presidente, Senhora ANDRÉIA CRISTINE SOUZA GUTIERRES, CONVOCA, através do presente edital, todos os membros da comissão executiva, para reunião da comissão exe-cutiva, que será realizada na sede do partido, às 19 hs do dia 18 de abril de 2016.

ORDEM DO DIA:1. – Alienação do patrimônio.

Viamão, 08 de abril de 2016.Andréia Cristine Souza Gutierres

Presidente

Edital dE CitaÇãoEdital de Citação de ANNA BURKIEWICZ, Interessados,

Ausentes, Incertos e Desconhecidos – USUCAPIÃO2ª Vara Cível – Comarca de Viamão. Prazo de: trinta (30) dias. Natureza: Usucapião. Processo: 039/1.12.0006322-6 (CNJ: 0015824-03.2012.8.21.0039). Autor: Leandro Sant’Anna Cabreira.

Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓVEL: “um terreno constituído do lote nº 19 da qua-dra 09 do loteamento denominado Vila Santa Rita, situado no distrito do Passo do Sabão, Viamão, com as seguintes medidas e confrontações: pela frente, a NO, entesta para o alinhamen-to da Estrada Bérico Bernardes (antiga estrada da Tiririca), por uma extensão de 13m00; por um lado, a NE limita-se com Joel Borges da Fonseca (lote 18), por uma extensão de 30m00; pe-los fundos, a SE, limita-se com Paulo Travessas Cabreira (parte do lote 12); e, pelo outro lado, a SO, limita-se com alinhamento da rua Santa Rita (Rua G), onde forma esquina e também faz frente, por uma extensão de 26m00. Referido está localizado no quarteirão formado pelas ruas Santa Rita, Cel. Neves e Estrada Bérico Bernardes (antiga estrada da Tiririca), matriculado no CRI de Viamão sob o nº 43.170”. Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

Viamão, 29 de fevereiro de 2016. SERVIDOR: Maria Helena de Lima Coelho. JUIZ: Cláudio Edel Ligório Fagundes.

01 e 08/04/2016

Edital dE 1ª E 2ª PraÇa E iNtiMaÇão3ª vara CívEl dE viaMão/rs

De: Ricardo Rosa Fortes e Sandra Terezinha Sauer FortesDatas: 04/05/2016 e 17/05/2016. Horário: 15:00 Horas

LEILÃO ELETRÔNICO E PRESENCIALLocal do Leilão: Escritório/Auditório: Rua Dom Pedro, 548,

Esteio/RS.NEILA SANTOS, leiloeira pública oficial e rural e/ou seu pre-

posto, devidamente autorizada(o) pelo(a) Exmo(a). Sr(a). Dr(a). Juiz(a) de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Viamão, datas, horário e local supra citados o(s) seguinte(s) bem(ns): Uma Casa de Alvenaria com três pavimentos, localizada na rua da Pombas, nº 113,uma fração Ideal equivalente a 0,002449na fração de ter-ras, com área de 458.440,20m², lote 152, no lugar denominado ESTÂNCIA GRANDE, no distrito sede, no município de Viamão/RS, com as seguintes confrontações: com terras que são ou foram de João Maciel da Rosa e Max Geiss e sucessores; pelo leste, com terras de Laerte Wanderley Sopper e Dulce Clea Sopper Boti; pelo sul, com terras de Laerte Wanderley Sopper e Dulce Clea So-pper Boti; e, ao oeste com a Estrada de Rodagem que vai ao Pas-so do Feijó e com imóvel da Fábrica de Papelão Tarumã Ltda.; à dita fração ideal corresponde a UNIDADE AUTÔNOMA NÚMERO “152” de forma regular, com a área real total de 1.122,29m²; área real privativa de 825,00m² e área real de uso comum de 297,29m²; integrante do CONDOMÍNIO CONDADO DE CASTELA, situada no setor “I”, que terá o direito de utilização exclusiva sobre o ter-reno, onde se assentará a construção, distando 33,00m da terras de Aldeamara S.A., no sentido SE-NO, fazendo frente, a NE, com 16,50m , onde limita com o acesso “5”; pelos fundos, a SO, mede 16,50m e limita com a área verde “8”; pelo lado direito, a NO mede 50,00 metros e limita com a unidade autônoma número “53”; pelo lado esquerdo, a SE mede 50,00m e limita com a unidade autôno-ma nº “151”; localizada no perímetro formado pelos acessos “1”, “5”, área verde “5”, RS 118 e área verde “8”, Corresponde ainda a esta unidade uma fração ideal equivalente a 0,002449 nas coisa de uso comum e fim proveitoso do condomínio. Conforme Matrícu-la no RI de Viamão/RS sob nº 46868. Construção não averbada na Matrícula. Avaliado(a) em R$ 400.000,00 (Quatrocentos Mil Re-ais). Processo de Execução nº 039/1.13.0008614-7, que Condo-mínio Condado de Castella promove contra Ricardo Rosa Fortes e Sandra Terezinha Sauer Fortes. Caso não haja licitantes em 1º Leilão/Praça o bem acima irá a 2º Leilão/Praça a quem mais ofe-recer, inadmitindo preço vil. Fica(m) intimado(s) o(s) requerido(s), supra e seu(s) cônjuge(s) se casado(s) for(em), representante(s) legal(is), procuradores, credores, senhorio direto e Usufrutuários através do presente edital, caso não seja(m) encontrado(s) pelo Sr. Oficial de Justiça, para certificação pessoal, valendo o presente edital de notificação, segundo Art. 686 e 687 do CPC. O(s) bem(ns) será(ão) vendido(s) no estado em que se encontra(m), não caben-do quaisquer responsabilidades a esta leiloeira, os arrematantes deverão diligenciar-se sobre eventuais ônus ou despesas sobre o bem, sua regularização e transferência. A venda será á vista, mais comissão de leilão de 5% sobre o valor da arrematação e despesas administrativas. Depois de iniciados os atos preparató-rios à hasta pública, sobrevindo suspensão ou extinção do feito, em razão de solução consensual entre as partes ou o pagamento do débito antes da arrematação, os honorários devidos a Leiloeira será de 3% (Três por cento sobre a avaliação). INFORMAÇÕES COM A LEILOEIRA PELO FONE: (51) 3033-1400 ou Site: www.neilaleiloeira.lel.br / www.nsleiloes.lel.br.

Notícias atualizadas diariamente em www.correiorural.com.br

PENSE COMIGO

Uma chance para o amanhãEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

- Oi meu velho! Como vão as coisas?- Tudo em riba. Vamos levando a vida com ela é e fazendo

o que dá para fazer, sem machucar ninguém e trabalhando bastante.

- O que tu tá achando dessa confusão toda que os jornais publicam, as TVs gritam e todo mundo se agita?

- Aqui no meu canto, pai de família, com responsabilidade de criar meus filhos, fazendo o meu trabalho como deve ser feito, fico esperando que tudo saia pelo melhor, que eu possa ver um futuro melhor para a minha molecada e para todas as crianças que estão vindo por aí. O melhor que pode me acon-tecer é esperar o tempo passar e rezar para que as feridas de uma sociedade instável, a loucura de possuir que muitos têm, fique como secundário e o nosso Brasil se erga para o amanhã.

- Mas qual a tua opinião sobre os acontecimentos políti-cos?

- Não tenho nada a dizer, a não ser que rezo pelos homens justos e de boas ideias. Clamo por um amanhã que possa ser mais pródigo em bons acontecimentos e que possamos ver a criançada crescer dentro de princípios morais e éticos, sem ter vergonha da nossa terra.

- Mas tu não tens posição?- Tenho sim. E é muito clara! Quero que o melhor acon-

teça e vou escolher alguém cada vez melhor para seguir como orientação. Mas não uma pessoa e sim uma escolha ideológi-ca, onde o que importa é construir o melhor. Os erros e in-certezas do hoje serão o caminho a ser seguido lá adiante. As opções são muitas, nenhuma é perfeita, mas manter a ordem e buscar o melhor ainda é minha escolha.

- O que posso dizer? Acho que tens razão!... (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Editais dE CasaMENtoMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:Edital nº 11928, de 04 de abril de 2016.ARTUR SILVA DE VARGAS, solteiro, maior, técnico multifuncional telecom, e SABRINA CAMILA MARQUES, divorciada, pedagoga, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11929, de 05 de abril de 2016.VÍTOR HUGO MACEDO DA SILVA, atendente de monitoramento, e NICOLLE KERN NUNES, telefonista, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11930, de 05 de abril de 2016.WAGNER BORGES SÁVIO, porteiro de condomínio, e ZENAIDE ADRIANA WULFF, empregada doméstica, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11931, de 06 de abril de 2016.PÉTERSON DIAS CARDOSO, motorista, e KELLY OLIVEIRA MACHADO, auxiliar de limpeza, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 07 de abril de 2016

Saúde orienta alunos do Marista

Alunos do Colégio Marista Graças tiveram a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira, dia 31 de março, para orientar como eliminar os focos do Aedes aegypti e prevenir as doenças transmitidas pelo mos-quito (vírus Zika, Dengue e Febre Chikungunya). A ação faz parte da campanha “Somos todos Viamão contra o Mosqui-to - Se o mosquito pode te matar, não podemos deixar ele nascer”. A intenção é fazer com que os alunos reflitam e mul-tipliquem as orientações recebidas. A palestra contou com a presença do coordenador de Combate às Endemias, Luis Augusto Carvalho, e Agentes de Combate às Endemias. Na oportunidade, foi ressaltado que todos devem ficar atentos e não deixar focos do mosquito em suas residências. Também foi distribuído material informativo e aberto espaço para que os alunos pudessem tirar suas dúvidas.

Saúde apresenta relatório A Secretaria Municipal de Saúde apresentará, nesta sex-

ta-feira, 8 de abril, às 10h30min, na Câmara de Vereadores, o Relatório de Gestão relativo aos anos 2014 e 2015.

Page 7: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR 7

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRuDA PATRICE FRóES

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Oi, meninas!Sempre de olho

nas novidades do Universo da Moda, precisamos desta-car um tecido que já pode ser visto em muitos dos lança-mentos deste ou-tono/inverno, em diferentes marcas, o “Suede”, ele começou a aparecer de leve em 2015, mas agora em 2016, invadiu as vitrines, e, já é suces-so!

Muito usado anteriormente em artigos de decoração, ele ga-nhou destaque por imitar a camurça e o chamois, porém, ele é mais fininho e fresquinho, logo, pode ser usado em todas as esta-ções, e não somente no inverno.

Ele é leve e possui um ótimo caimento, permitindo ser usado para confeccionar diferentes peças, desde saias, vestidos, coletes, jaquetas, camisas, calças, o que a sua imaginação permitir. Ele vem ganhando destaque também em acessórios, como bolsas e sapa-tos.

Se você gosta de peças em camurça, pode investir no “suede” e aproveitá-lo nas diferentes estações!

Bjs, Patricia Arruda.“Siga-nos no instagram e no facebook,

cadastre seu email, e receba as atualizações “ www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

A Invasão do Suede!!!

LIMPEZA E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOSRESIDENCIAL E AUTOMOTIVO

[email protected] (tim) / 9840.7269 (vivo)

aceita Banri, visa, Master e verdeCard

IMPOSTO DE RENDA

FAÇA CONOSCO

Rede CESI participa da exposição ‘As Meninas do Quarto 28’

A exposição ‘As Meninas do Quarto 28’ foi encerrada no dia 31 de março, em um evento que contou com a presença de quatro sobreviven-tes da II Guerra Mundial. Os alunos da Rede CESI estiveram entre os dias 22 e 23 de março no Museu da UFRGS. As turmas de 3ª série do Ensino Médio conheceram o acervo que retrata o cotidiano de meninas judias, confinadas no gueto de Theresiendstadt (Tchecoslováquia).

A atividade foi acompa-nhada pela professora Aman-da Siqueira da Silva, de His-tória, do CESI Viamópolis, e pelos professores Mariclezia Schneider, de Literatura, e Ri-cardo Taraciuk, de Sociologia, do CESI Santa Isabel. No final da visita, o grupo assistiu um vídeo, com depoimentos de sobreviventes e imagens da época. Os alunos também foram convidados a escrever ou desenhar cartões, que foram entregues aos convidados da cerimônia de encerramento no Salão de Atos da UFRGS.

A exposição reuniu os desenhos e uma réplica do alojamento das crianças. O gueto de Theresiendstadt, antiga fortaleza a 60km de Praga, serviu de prisão para artistas, cientistas, músicos, intelectuais e outros ju-deus. O grupo de meninas viveu nesse local, no alojamento L410, quarto 28. Os prisioneiros proporcionaram às meninas atividades de pintura, desenho e música e aulas de matemática, história e geografia. As produ-ções servem como registro dessa história e dos primórdios da arteterapia. Reunidas pela jornalista e escritora Hannelore Brenner, deram origem ao livro e à exposição itinerante ‘As Meninas do Quarto 28’.

O comitê curatorial é composto por Dodi Chansky, Karen Zolko e Roberta Sundfeld. ‘As Meninas do Quarto 28’ foi chancelada pela ONU e escolhida pela União Europeia, em 2013, para a homenagem no ‘Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto’.

Dicas da Sólida para o seu Imposto de RendaProfissional liberal terá de identificar clientes no IRÉ a obrigatoriedade de pro-fissionais da saúde e advo-gados autônomos infor-marem o CPF de todos os clientes que lhes pagaram rendimentos. Nesse caso, os profissionais terão de importar para a declaração do Imposto de Renda os dados inseridos no Carnê Leão, ferramenta em vigor desde o ano passado.Os profissionais autônomos terão de declarar os CPFs referentes a todos os me-ses do ano passado, mes-mo nos casos em que ficou isento de pagar imposto. O Fisco vai confrontar a de-claração dos profissionais liberais com as deduções declaradas por todos os contribuintes para verificar inconsistências.

Page 8: Correio Rural 08 de abril de 2016

8 DE ABRIL DE 2016WWW.CORREIORURAL.COM.BR8

BM entrega viaturas para a Polícia Rodoviária

Na quarta-feira, dia 06 de abril, ocorreu a entrega de três novas viaturas que ser-virão para policiar e promover a segurança viária nas rodovias estaduais. O ato foi realizado na sede da 2ª Companhia do Comando Rodoviário da Brigada Militar em Viamão, sendo que as viaturas serão destinadas aos municípios de Viamão, Gravataí e Capivari do Sul. São três novas caminhonetes Chevrolet Pick Up, modelo S10. Os veículos entregues em Viamão fazem parte de um convênio entre a Secretaria dos Transportes, Brigada Militar e Empresa Gaúcha de Rodo-vias (EGR), como contrapar-tida na prestação de serviços oferecidos pela corporação.

O Prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, presente no ato, disse da importância da parceira no que diz respeito aos investimentos em se-gurança, e destacou que as novas viaturas vão ampliar e qualificar as condições de trabalho dos policiais. Segundo o comandante rodoviário da BM, tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Junior, as viaturas de rádio patrulhamento serão utilizadas, prioritariamente, para o serviço em rodovias da malha viária estadual com circuns-crição abrangente nos setores dos pelotões rodoviários dos municípios contempla-dos. Ao fazer a entrega, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, salientou que a renovação da frota é importante por dar mais condições aos servidores da Segurança Pública de prestar um serviço melhor às comunidades. “Esta iniciativa qualifica o trabalho que a corporação vem fazendo, e muito bem feito. Dessa forma, poderemos oferecer mais segurança em menor tempo aos usuários das nossas rodovias”, destacou.

CONHEÇA AGORA AS PREFEITURAS QUE MAISCONTRIBUÍRAM PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RS: Um reconhecimento para os melhores projetos de incentivo e apoio às micro e pequenas empresas do Estado.

IX PRÊMIO SEBRAE

1º – Gramado2º – Canoas3º – Erechim4º – Bom Princípio

MELHOR PROJETO

• Compras Governamentais de Pequenos Negócios – Farroupilha• Desburocratização e Formalização – Nova Santa Rita• Implementação e Institucionalização da Lei Geral – São Sebastião do Caí• Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária – Porto Alegre• Inovação e Sustentabilidade – Passo Fundo• Municípios Integrantes do G100 – Viamão• Pequenos Negócios no Campo – Gramado

DESTAQUES TEMÁTICOS

Primeiro Corredor Ecológico em ViamãoA Prefeitura de Viamão, em parceria com o Ministério Público e a Promotoria Regional

Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, prepara a implantação do primeiro Cor-redor Ecológico no município. O processo iniciou em outubro de 2015 com a elaboração do projeto, escolha do local, parceria com o proprietário do lote e tramitação junto ao Ministé-rio Público.

O corredor ecológico irá re-cuperar uma zona de mata ciliar, que hoje está degradada, com o plantio de aproximadamente cinco mil mudas de espécies nativas da região. “Esse plantio ocorrerá no intervalo entre duas manchas de vegetação nativa já existentes no local, ao qual ofertará uma deman-da maior de alimentação para a fauna silvestre e que, automaticamente, gerará uma zona de refúgio e de livre acesso para estes animais interligando as duas manchas vegetais”, explica o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fábio Mendes, coordenador do projeto.

O local escolhido fica na Zona Rural do município, nas margens do Arroio Alexandrina, sendo limítrofe com o Assentamento Filhos de Sepé, locado na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, dentro da zona de amortecimento das Unidades de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos e da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande. “O primeiro passo para a implantação do corredor ecológico será a demarcação da área, sendo de 30 metros para ambos os lados do Arroio Alexandrina, contendo o comprimento em aproximadamente 2.300 metros”, prossegue Mendes.

Na próxima semana será preparado o cronograma de trabalho para início do plantio das espécies. A estimativa é de que em cinco anos o projeto já esteja rendendo frutos para alimentação e proteção das espécies silvestres, bem como do curso do arroio. A secretária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, ressalta que este projeto reduz os efeitos da fragmentação dos ecossistemas ao promover a ligação entre diferentes áreas e permitir o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora. "Esse trânsito permite a recolonização de áreas degradadas, em um movimento que de uma só vez concilia a conservação da biodiversidade e o desenvolvi-mento ambiental na região", finaliza Liliani.


Top Related