Transcript
Page 1: Correio Rural 04 de setembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.253 | 04 DE sEtEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Desfiles em Itapuã e na Santa Isabel

Página 3

Ação solidária e cuidados em saúde

Contracapa

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

horA CívICA no CAlçADão

viamão está presente na

38ª ExpointerContracapa

Cigarros, cachorros e mordidas Página 3

Page 2: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR2

Setembro. Estamos em pleno desenvolvimento da Semana da Pátria quando celebramos

mais um aniversário da Indepen-dência do Brasil. Setembro. Cami-nhamos para mais um ano de vida do município. Setembro. Chega-remos às celebrações farroupilhas. Setembro, 2015. Está aí. Celebrar o quê?

Neste momento, a República Fe-derativa do Brasil passa por um de-clínio social, econômico, financeiro, político e administrativo e tende a agravar-se pelo que as manifestações do povo mostram diariamente.

Canta-se o Hino Nacional, que é o grito derradeiro que sai da gargan-ta em busca de paz e harmonia para o país: “Ouviram do Ipiranga as mar-gens plácidas/ De um povo heróico o brado retumbante...”. Mas ao mesmo tempo, como dizer às nossas crian-ças, por exemplo, versos do poema a Pátria, de Olavo Bilac?: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasces-te! Criança! Não verás nenhum país como este!...”. Talvez a criança nos responda: “Não dá para amar com fé e orgulho a nossa terra, quando somos obrigados a conviver com po-líticos e mandatários com reputações duvidosas”. Por enquanto a gente diz, quase como um deboche, que realmente não há um país como este. Em matéria de vigarice, de patifaria, de malfeitos, os quais levaram, no correr dos anos, a este caos que afeta a economia e os governos (federal, estadual e municipal), realmente não há país como este. Tudo tão às avessas, que chega a ser cansativo.

Quem sabe, um dia – rezemos – as gerações futuras possam cantar o Hino da Independência, de Evaristo da Veiga, que diz: “Já podeis, da Pá-tria filhos,/ Ver contente a mãe gen-til;/ Já raiou a liberdade/ No horizon-te do Brasil...”

Assim vamos seguindo. No ano que vem teremos eleição. Quem se habilitará à espinhosa causa de go-vernar os municípios com as calças nas mãos?

EDItORIAL

o Brasil que temos

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILtON sANtOs

Sexto sentido?

O bicho vai pegar!

OMASKARA

Sartori: vilão ou herói?Não preciso detalhar aqui o que está se passando no Rio

Grande do Sul, vocês são bem informados. O curioso é tentar entender se o Sartori está fazendo uma tática suicida pra se tornar herói depois, ou se realmente a situação é tão dramáti-ca. Fico com a segunda opção.

Esta semana ele respondeu à uma coluna do jornalista Da-vid Coimbra, de Zero Hora. Interessantes os argumentos, de parte a parte, que reproduzo alguns trechos, a seguir:

David Coimbra: “Gosto do governador Sartori, sei de suas ótimas intenções, mas ele está cometendo um erro profundo. É um erro tático, que, de tão grave, começa a se tornar um erro estratégico, e erros estratégicos podem arrastar, mesmo os bons, à ruína. Antes, cabe ressaltar que ele está sendo ho-nesto. Sartori verdadeiramente concluiu que o Rio Grande do Sul está em situação falimentar, pelo seguinte motivo: o Rio Grande do Sul verdadeiramente está em situação falimentar.”

Em resposta à crítica, Sartori se pronunciou: “Caro David, em 38 anos de vida pública, é a primeira vez

que escrevo para comentar o texto de um jornalista, mas que-ro contribuir com a reflexão que fizeste sobre a situação de emergência financeira em que se encontra o Estado. É ver-dade que, desde o primeiro dia, procuramos agir com trans-parência. Abrimos os números das finanças detalhadamente,

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

como nunca ocorreu na história. Em vez de jogar pedras no passado, decidimos comu-

nicar a crise com verdade – sem falso otimismo, nem falso pessimismo. Foi uma decisão política que tomei, mesmo que muitos quisessem uma postura mais crítica. Pedras funcio-nam melhor para construir do que para destruir, eu acredito nisso. Mas, diferente do que escreveste, não é decisão mi-nha fazer com que as pessoas vivam qualquer espécie de drama. Não é questão de escolha. Quem impôs o drama foi a situação do Estado, não a minha vontade. Ninguém jamais faria a insensatez de causar sofrimento aos seus irmãos, mui-to menos eu.

David, a ampliação do uso dos depósitos judiciais está sendo negociada desde o primeiro dia do governo. Mas não é verdade que isso resolve o problema. Não é mesmo! Esse dinheiro não é do Estado, e sim de pessoas que estão com ações na Justiça. Além disso, o juro que se paga por ele é exorbitante. Para teres uma ideia: neste ano, pagaremos quase o valor referente a uma folha do funcionalismo, cerca de R$ 1 bilhão, por causa dos juros dos saques feitos ante-riormente. Quanto ao relacionamento com a União, lembro que estamos na luta federativa em favor do Rio Grande do Sul desde o primeiro dia do nosso mandato.

Procuramos agir com equilíbrio político e jurídico, tan-to que ingressamos com uma ação no STF. Ser duro nem sempre é fazer espetáculo ou jogar para a torcida. Os que escolheram esse caminho não chegaram a lugar algum em termos de resultado. Não podemos pensar em governar o Estado como se isso fosse uma corrida de 100 metros. Te-mos uma longa maratona pela frente, e sabemos que os pri-meiros passos são os mais pesados.”

A 22 de novembro de 1963, em Dallas/EUA, era assassinado a tiros o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Naquela mesma data, já à noite na Inglaterra, estava sendo realizado um espetáculo musical no cinema Globe, em Londres. Estava se apresentando uma novata banda chamada The Beatles.

Na oportunidade, quando a notícia da morte de Kennedy espalhou-se no local, um dos integrantes da banda, John Lennon, virou-se para um amigo que estava à beira do palco e disse: “Está vendo? Isso é o que acontece quando se é famoso. Atiram na gente”.

A banda cresceu mundialmente nos anos subsequentes e os seus membros ficaram famosos. Em 8 de dezembro de 1980, em Nova Iorque, John Lennon foi assassinado a tiros.

Em meio a crise nacional, é bom dizer que não é só o Rio Grande do Sul que está gemendo. Há outras unidades federativas sentindo o galope. E a falta de recursos que atinge os estados já alcança, também, muitos municípios que começam a botar as barbas de molho. Notícias dão conta de que várias prefeituras já reduziram horário de atendimento e fizeram cortes de cargos CCs e FGs. Em diversas cidades do Paraná as Câmaras Municipais foram o alvo, quando vereadores tiveram que reduzir seus salários e cortar número de assessores por pressão popular. Em Jacarezinho, a ação popular intitulou-se como “gatos pingados” quando o povo compareceu nas sessões miando a todo instante. Em Maré da Serra até o padre fez sermão na igreja pedindo redução de gastos na Câmara da cidade.

Ouvi um zum-zum de que aqui em Viamão já há uma embrionária ação popular para chegar na Câmara e pedir redução dos salários e corte de assessores. Seriam os “cachorros pit bull”. Vão latir! O bicho vai pegar!

É verdade?Não vai longe, ouviu-se do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, respondendo a pergunta sobre corrupção, a seguinte frase: “O combate à corrupção é uma faxina. Quando você começa a limpar, o que mais aparece é lixo: atrás da porta, debaixo dos móveis...”.

De onde pode-se deduzir que ele não conseguiu limpar o lixo, pois a sujeira continua em volume maior atravancando as portas e revirando os móveis em todos os prédios do Executivo e do Legislativo de Brasília, dos estados e dos municípios.

É isso mesmo?Difícil aceitar algumas situações. Enquanto o país pede socorro e clama por união e sensatez de todos, deputados federais discursam baboseiras na Câmara. Dias atrás, um parlamentar sugeriu a instalação de uma embaixada para recepcionar visitantes extraterrestres. Sim, ele quer receber ETs. Nesta semana, um dos debates entre os deputados voltou-se à padronização da vestimenta dos funcionários e funcionárias que atuam na casa. Modelitos e etc.

Mas o que é isso? Por favor, acordem-me! Devo estar sonhando!...

Page 3: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

As duas melhores coisas que eu fiz foram largar o cigarro e o PT.

Cigarros, cachorros e mordidas

Comecei a fumar por necessidade. Na verdade a estória começa um pouco antes. Como desde que lembro da minha mais tenra existência, passei todos os finais de semana de minha vida na casa dos meus avós, aqui em Viamão. Aos sábados de noite, minha avó dormia cedo, meu tio ia namorar e eu e meu avô ficávamos vendo filmes. Ambos de pijamas, bem recostados no sofá, a única di-ferença é que meu avô ficava com os pés de molho em uma bacia com água quente. Parecia bem bom. Ele gostava de filmes de terror e bang-bang. Assim se passaram anos de sábados em minha ma-ravilhosa e feliz vida. Uma noite, lá pelos meus 15 anos (antes disso crianças não saíam à noite, já hoje...), me aprumei de banho tomado e pijama limpinho no sofá, meu avô virou para mim e perguntou: “Não vais sair?”. Aquilo foi a senha! Depois disso todos os sábados eram embalos à noite. Virei um boêmio mirim. Mas tinha um problema. O retorno tarde da noite, a pé, e a selvageria canina das centenas de cachorros vira-latas que “avançavam” em mim, na descida da Caixa D’água – a Rua Francisco Ferreira Fº que ainda era de chão batido – até a casa dos meus avós na Luis Rossetti, início da descida da Bica da Paciência. Foi aí então que meu pai me ensinou um truque: riscar fósforos, pois a cachorrada se “pela” de medo achando que eram bombinhas. Quem tem uma caixa de fósforos já tem metade do equi-pamento para fumar. Para comprar o primeiro maço foi um tapa.

Fumei por 25 anos (e não me orgulho disso) e fazem 5 que parei. As duas me-lhores coisas que eu fiz foram largar o cigarro e o PT. Ultimamente acompanho a luta do meu amigo Lino Fresta para também parar de fumar (o PT ele também lar-gou). Pego no pé dele. As coisas que mais o incomodam são o cigarro e quando digo para ele que um cara com mais de 30 anos e ainda mora com a mãe é viado. Alega a crise econômica para continuar com a mordomia. Notório vagabundo. Fresta me ligou ontem. Estava possesso com os professores que, segundo ele, estão prejudicando milhares de crianças em uma greve sem sentido. Se não tem dinheiro para pagá-los trabalhando, quiçá parados! Tem que cortar o ponto e descontar os dias parados! E vociferando diz: “Vi alguns professores afirmando o grande momento da categoria. Penso que o grande momento de um professor deveria ser em sala de aula. Mas dado que as crianças estão saindo da escola sem saber escrever, ler ou fazer contas, tá na cara que não é!”.

Ele atualmente acompanha a migração dos debates políticos da rua para a internet. Navega pelos mares agitados das redes sociais com seus amigos virtu-ais. Atualmente Fresta curte o Jacaré Luminoso no Facebook e adora seu slogan: “Se liga mentiroso, o Jacaré sabe tudo”! Como grande frasista que é, Lino Fresta manda uma das suas: “Sou como meteorologista, não posso impedir a tempesta-de, mas tenho o dever de alertá-los do que está por vir”. Fresta que agora parou de fumar, reclamou que foi mordido por um cachorro. Estava sem os fósforos que lhe ensinei a usar como arma de autodefesa.

Escritório mantém seus serviços há mais de dez anos no mesmo endereço,Rua Mário Antunes da Veiga, 45, sala 02, centro, Viamão, em frente ao Forum Velho.

Fone: 3485-3065email: [email protected]

Sarita P. LopesTc-CRC/RS 61.501

Escritório Contábil N. Sra. da ConceiçãoPrevidência social; aposentadoria por idade;

por tempo de serviço;

amparo assistencial ao idoso;

auxilio doença; maternidade;

pensão por morte; imposto de renda pessoa fisica;

declaração ITR; Micro empreendedor individual: (MEI) registrar, alterar e baixar.

Na manhã de terça-feira, dia 1º de setembro, o vice-prefeito André Pacheco abriu as comemorações e atividades da Semana da Pátria no município. Ele recebeu o Fogo Sim-bólico das mãos de escoteiros dos grupos Alencarino Scarpetti, Irmão Dionísio Tonial e Itapuã Cantegril e, junto ao comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar tenente-coronel Marcelo Giusti e a secretária municipal de Educação Márcia Culau, acendeu a Pira Cívica Municipal. O Fogo Simbólico havia chegado ao município no dia 24 de agosto e ficou guar-dado na EMEF Farroupilha.

O tenente-coronel Giusti lembrou que a Semana da Pátria está calcada nas questões de valores – comunitários, cívicos e interpessoais. “Somos brasileiros por opção e mesmo com toda esta crise instaurada, vamos honrar e amar a nossa Pátria”, destaca. A secretária de Edu-cação ressalta que a Semana da Pátria e a educação estão ligadas. “É o professor quem tem a responsabilidade de despertar o amor à Pátria e ao civismo. É o professor quem conta a his-tória do nosso País, do nosso Estado, de forma a identificar a relação de pertencimento, de onde somos. Isso será visto nos quatro Desfiles Cívicos, onde o tema deste ano é 'Orgulho de ser brasileiro' e 'Viamão é meu chão. Somos todos Viamão'. Vamos dar valor ao que somos”, encerra Márcia, agradecendo a parceria dos grupos de escoteiros e da escola Farroupilha, por guardar o Fogo desde o dia 24 de agosto. O vice-prefeito André Pacheco fez uma refle-xão sobre o atual momento econômico dos governos federal e estadual e disse que, apesar da crise, Viamão avança. “Estamos crescendo e nos desenvolvendo. A Semana da Pátria é um momento importante para refletirmos a história do nosso País e do nosso Estado e descobrir porque temos orgulho em sermos gaúchos e brasileiros”.

A Banda Musical da Escola Castelo Branco encerrou o evento com a interpretação de duas músicas. O Fogo Simbólico ficará guardado por escoteiros no Paço Cívico até o dia 7 de setembro. Os desfiles cívicos iniciam no sábado, dia 5, na Vila de Itapuã, a partir das 14h30min. Dia 7, segunda-feira, feriado nacional, o desfile é na Vila Santa Isabel, a partir das 14 horas. Em Águas Claras o desfile acontece dia 12 a partir das 14h30min e no dia 14 é no Centro da cidade, a partir 13h30min, em homenagem, também, ao aniversário do municí-pio. Dia 14, segunda-feira, é feriado municipal.

Semana da Pátria: desfiles em Itapuã e na Santa Isabel

Ação da Prefeitura surte resultado e CEF dá andamento no processo para pagamento de máquinas

Está dando resultado a atitude da Prefeitura Municipal de Viamão, que colocou no Calçadão Tapir Rocha as duas máquinas e o caminhão que estão parados desde março, aguardando o repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para pagamento dos equipamentos. Nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, o prefeito Valdir Bonatto recebeu comunicado da Caixa Econômica Federal, que autorizou o andamen-to da execução do contrato. Isso significa que o pagamento pode estar próximo, e, finalmente, as máquinas poderão ser liberadas para uso nas estradas rurais de Viamão. Mas o prefeito mantém a cautela: “Só vamos retirar as máquinas da praça quando houver o efetivo pagamento, vistoria e liberação para uso. Mas, já vemos o resultado de nossa ação, com esta comunicação da Caixa. Estamos atentos, enviamos a atualiza-ção dos documentos necessários e, em contato permanente com Brasília para garantir esses recursos. Esperamos que o Governo Federal faça sua parte”, disse Bonatto.

Page 4: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR4

PSB de viamão já prepara corrida eleitoral O Partido Socialista Bra-

sileiro de Viamão promoveu, no domingo, 30 de agosto, reunião ampliada do diretó-rio, tendo como local o resort Vila Ventura. Com a presen-ça do presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, a atividade marcou o início da corrida eleitoral para os pré-candidatos da sigla visando às eleições municipais de 2016. O deputado federal José Stédile, o prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, e o vereador Dilamar de Jesus, também prestigia-ram a iniciativa. “O momento do PSB está chegando, tanto no país, quanto nos estados e nos municípios. Tenho convicção que em Viamão não será diferente”, destacou Beto.

O líder socialista, que também é vice-presidente nacional da sigla, apresentou uma análise sobre a conjuntura política no Es-tado e no país. “Há 40 anos o Rio Grande do Sul gasta mais do que arrecada. Antes do Sartori, cada governador que assumiu só se preocupou em finalizar o mandato, ampliando gastos, gerando despesas permanentes. O RS quebrou. Cabe ao PSB ajudar a me-lhorar a condição do Estado, nem que para isso seja preciso adotar atitudes amargas”, disse.

Vereador do PSB/Viamão, Dilamar de Jesus relatou que a no-minata do PSB para a Câmara de Vereadores será o ‘fiel da balança’ para o sucesso da sigla nas eleições. “Nenhum vereador se elege sozinho. O mandato é do partido e deve servir a população. Tenho convicção que, no mínimo, repetiremos o sucesso da última elei-ção e elegeremos três vereadores”, apostou.

Câmara faz homenagem ao Clube de Mães Colmeia

Dia 27 de agosto, em sessão especial, a Câmara Municipal fez ho-menagem ao Clube de Mães Colmeia, com sede no bairro Cohab. A láurea Legislativa saudou os 32 anos de atividades daquela instituição comunitária. A homenagem teve a iniciativa do vereador Luís Armando Azambuja e foi estendida a toda diretoria do Clube de Mães que tem na presidência a sra. Denise Nunes, assim como a ex-presidentes, sócias fundadoras, sócias e colaboradoras que realizam várias atividades. “É motivo de muito orgulho contar com uma entidade dessa simplicidade, organização e grandeza, com mulheres de qualidade e liderança, capazes de marcar a história da Cohab e de Viamão, com grandes ações sociais direcionadas ao benefício da comunidade”, disse o vereador Armando. A presidenta do Clube Colmeia, Denise Nunes, agradeceu a homenagem e disse que esta ação do Legislativo serve de incentivo para sua diretoria, sócias e colaboradores para fazer cada vez mais atividades comunitárias e sociais em beneficio da população.

Fundado em 4 de julho de 1983, o Clube de Mães Colmeia tem hoje a seguinte diretoria: Presidenta, Denise Nunes; Vice-presidente, Zeli Vi-dal; 1ª secretária, Lisiane Otorão; 2ª secretária, Maria Luiza Ramos; 1ª tesoureira, Rosa Batista; 2ª tesoureira, Gilmara Abreu. Conselho Fiscal: Jaqueline Santos, Ignês Bertotti Sabini, Lenir Machado da Silva e Jaqueline Santos. As ex-presidentes e sócias fundadoras que foram homenageadas foram: Zélia Feira da Costa, Denotila Ferreira de Souza, Clenir Saibt, Dal-va Vidal, Zulma Simões dos Santos, Vera Muller, Ignes Bertolti Sabaini, Luiza Carnette, Vera Lucia Santa Rosa e Ieda de Souza. Além dos vere-adores e representantes da comunidade estiveram presentes na homena-gem o ex-governador do Estado Olívio Dutra e o deputado Edgar Pretto.

No final de agosto uma comi-tiva composta de gestores de oito escolas municipais de Viamão, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Telefônica Vivo e Re-vista Época, esteve na EMEF Zefe-rino Lopes de Castro, na Estrada Pimenta, zona rural do município, para conhecerem os projetos apre-sentados pelos seus alunos. A es-cola é referência mundial quando se fala em inovação do ensino. Em outubro de 2013, a escola recebeu um laboratório de uso intensivo de tecnologias no cotidiano escolar. Tratava-se da primeira instituição rural, no Brasil, 100% conectada por fibra óptica e equipada com tablets e netbooks, projeto pionei-ro da Fundação Telefônica Vivo. Depois de dois anos de trabalho, hoje, a comunidade escolar apre-senta excelentes resultados.

A diretoria, os 11 professo-res e os 131 alunos participam da construção de projetos totalmente informatizados, utilizando avan-çadas tecnologias. Cada aluno, do primeiro ao terceiro ano, tem um tablet (computador de mão) e cada estudante, do quarto ao nono ano, utiliza um netbook (computador portátil com teclado). Kits de ro-bótica, filmadoras, projetores e até mesmo uma impressora 3D tam-bém estão à disposição dos alunos. A escola é a única no âmbito rural a receber conexão por meio de fi-bra ótica, oferecendo assim acesso com qualidade a todos os alunos

e colaboradores ao mesmo tempo.

“É uma iniciativa que possibilita explo-rar todo o potencial do uso das tecnolo-gias para a melhoria na qualidade de ensi-no no contexto rural. O projeto será trans-formador e abrirá oportunidades e uma nova perspectiva de vida aos estudantes daquela região. Nesse novo contexto, os alunos e educadores estão diariamente co-nectados e a tecnologia passou a ser um elemento presente em suas rotinas”, explica a gerente da área de Educação e Aprendizagem da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves. O laboratório faz parte do projeto “Escolas Rurais Conec-tadas”, que nasceu em 2012 com o desejo de transformar e inovar práticas pedagógicas por meio da cultura digital e, consequentemen-te, a qualidade educativa no cam-po. Um dos objetivos da Fundação Telefônica Vivo é gerar novos mo-delos educacionais para o século XXI e melhorar a vida de muitos. O projeto tem parceria com a Unesco, Secretaria Municipal de Educação de Viamão, ATN e Lego.

A diretora da Zeferino Lopes de Castro, Rosa Maria Stalivieri, expli-cou como é a metodologia do ensi-no durante o ano, onde há quatro rodadas de projetos, cada uma com duração de 6 a 8 semanas. “Os pro-

jetos são norteados por uma saída disparadora. Os alunos conhecem um local e a partir daí começam a despertar as curiosidades. Eles se unem por interesse e passam a pes-quisar multisseriados. Alunos dos 1º aos 3º anos e alunos do 4º ao 9º anos formam grupos entre si. Eles fazem pesquisas, constroem sites, cartazes, desenhos e protótipos”, destaca. “É uma maneira diferente de ensinar. Eles têm aulas de robó-tica, multimídia, sustentabilidade, scratsh, jogos e programação, jor-nal, danças gaúchas, artesanato e aulas teóricas. A dinâmica é grande e desafiadora, mas vale a pena. São dois orientadores por sala e vocês vão perceber que eles aprendem de verdade. Os alunos menores, que foram alfabetizados neste novo processo, conseguem absorver esta forma inovadora de aprender com muita facilidade, os demais vão se desafiando a cada nova rodada. Nesta escola o aprendizado é cons-tante, o professor aprende, o aluno aprende e a comunidade aprende”, explica a secretária municipal de Educação, Márcia Culau.

SME leva gestores para ao Zeferino

Page 5: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 5

PENSE COMIGO

Pais e Filhos (6)EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

O começo de minha vida é lembrado por imagens que nem eu mesmo consigo definir. Tento recuar o má-ximo possível no tempo e vejo minha família, todos

juntos: meus quatro irmãos, meu pai e minha mãe e, nestas imagens de minhas memórias, não consigo identificar com cla-reza a mim mesmo, nem mesmo sei como eu era, porém é claro como água que ali estava a minha família. Eu fazia parte de um grupo fechado, com algumas ramificações como primos, tios e etc, porém pertencia àquele núcleo e nele é que aprendia a viver.

Fui crescendo, meus pais se separaram, meus irmãos passa-ram a ter suas vidas e aquele vínculo não se desfez. Pelo contrá-rio, se consolidava e se mantém. Porém, ao casar e ter minhas filhas percebi que minha família mudou, pois agora éramos um grupo de pai, mãe e filhos, sendo que o que antes era o centro de minha família passou para um outro nível de entendimento, ficando como parte do núcleo principal.

Tentei ensinar isto para as minhas filhas, de que somos filhos e irmãos como família, mas, a partir do nascimento de nossos filhos, passamos a ter outro núcleo, outro centro de atenções.

Hoje minhas quatro filhas têm as suas famílias, configuram o seu núcleo dentro do grupo novo que formam. Assim conti-nuam pertencendo ao meu centro, mas criam seu próprio cír-culo. Por isso é que defino como claro que não somos somente consequentes aos fatos ocorridos na infância, mesmo sabendo que eventuais traumas infantis podem ter reflexos e interferir na formação do adulto, dificultando muitas coisas, mas também com influências positivas para facilitar outras tantas.

Quero concluir esta série de artigos afirmando que não existem modelos ideais de como exercer a paternidade, porém o certo é que temos de exercê-la com muito amor a atenção, dedicando o nosso melhor para os nossos filhos. (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Destaque no atletismoO atleta viamonense Jeferson Lara, no do-

mingo, 30 de agosto, representou Viamão no Circuito de Corridas Caixa, que ocorreu no entorno do Anfiteatro por do Sol em Porto Alegre e contou com a presença de aproxima-damente 2.500 Atletas, as provas foram dividi-das em 5Km e 10Km. Nosso Atleta disputou os Km e foi o 5º Colocado com a marca oficial de 21m:25s, na Categoria 30 a 39, uma das faixas mais disputada, a competição que teve seu ní-vel elevado com a participação de Atletas de todo o Brasil e Atletas do Quênia. O Atleta conta com o Apoio de Centro Automotivo João Lara Pneus da Cidade de Guaíba.

Futsal mirim feminino do JIMvDia 28 de agosto o Giná-

sio Municipal foi palco das finais da competição de futsal mirim feminino da 18ª edi-ção dos Jogos Interescolares do Município de Viamão. A campeã foi a Escola Municipal Paulo Freire, o 2º lugar ficou com a Escola Municipal Getú-lio Vargas e o 3º colocado foi a Escola Municipal São Jorge. Com 17 gols, a aluna Joice Jamile da Silva, da Escola Getúlio Vargas, foi a artilheira. O JIMV é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e conta com a participação de mais de oito mil alunos de escolas públicas e privadas. Ao todo, são 10 modalidades esportivas coletivas e individuais.

Em debate a abertura do comércio aos domingos

A proposta de projeto de lei que busca proibir a abertura de mer-cados nos domingos e feriados foi pauta de audiência pública realiza-da na Câmara Municipal de Bagé, na no dia 28 de agosto. Dezenas de trabalhadores participaram do debate, que contou com a presença do vice-presidente da Fecosul Rogério Reis e do secretário-geral Paulo Ferreira, que é presidente do Sindicato dos Comerciários de Viamão.

O vice-presidente da Fecosul destacou que o domingo é um di-reito do trabalhador para usufruir do lazer e conviver com a famí-lia, e que esse direito não prejudica a sociedade. “Se os mercados fecharem aos domingos, os consumidores irão procurar os merca-dos na sexta-feira e no sábado. Uma mudança de hábito que não vai afetar ninguém. Está comprovado que o fechamento não reduz o faturamento, pelo contrário, uma vez que o consumidor passa a gastar mais na sexta-feira, sábado e segunda-feira”, disse Rogério. O secretário-geral da Fecosul e Presidente Sindicomerciários de Viamão, Paulo Ferreira, disse que a obrigatoriedade do trabalho aos domingos retirou não somente o convívio família, mas a dignidade. “O trabalho dos comerciários aos domingos no Brasil prejudicou o convívio familiar e retirou o direito ao descanso dominical, ocasio-nando doenças a saúde dos trabalhadores, sendo violado os direitos fundamentais do lazer e violado o principio da dignidade do ser humano, o qual está previsto na Constituição República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 1º Inciso III”, ressaltou.

Page 6: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR6

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISCódigo: 023 – ESPIGÃO: Chácara medindo 7he, com casa de alvenaria, servida com quatro dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha, três banheiros, área de serviços e garagem. Próximo ao Hotel Vila Ventura. Estrada Passo da Olaria, nº 1.445. R$ 500,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 450,00 + taxas. C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozi-nha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Adventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 750,00 + taxas. C: 097 – Centro: apartamento no 2º piso, com 2 dormitórios amplos, sala, cozinha, banheiro, área de serviços com churras-queira, com sacada na sala e nos dormitórios e garagem para carro. Rua Dois de Novembro, nº 49, apto. 302. R$ 1.200,00 + taxas.C: 102 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Pátio fechado, próximo à RS 040. Rua Maurício S. Sobrinho, nº 30. R$ 600,00 + taxas. Cód. 098: Residencial Casagrande- casa mista, com 3 dor-mitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, banheiro, área de serviços, garagem para dois carros, com churrasqueira e fogão à lenha. Terreno amplo, fechado e arborizado, servido com portão eletrônico. Rua Rosa Branca, antiga Rua “D”, nº 15. R$ 950,00 + taxas.

C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 580,00 + taxas. C: 176 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, sala de jantar, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem para 2 carros. Pátio fechado com muro e grades. Av. João Fer-nando Krahe, nº 620. R$ 1.200,00 + taxas. C: 106 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com muro. Rua Pereira Barroso, nº 117. R$ 580,00 + taxas. C: 184 – Residencial Figueiras: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços , com entrada para carro. Pátio fechado. Rua A, nº 470. R$480,00 + taxas. C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 115 – São Lucas: apartamento com 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.369, apto.02, 1º piso. R$ 700,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 116 – São Lucas: apartamento com 1 dormitório, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.361 apto.03, 1º piso. R$ 600,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 117 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Beco dos Soares, nº 1.451. R$ 600,00 + taxas.C: 078 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios amplos, sala e cozinha conjugada, banheiro e ampla área de serviços. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/01. R$ 450,00 + taxas.C: 093 – São Lucas: casa mista, com 3 dormitórios amplos, sala, cozinha, banheiro, ampla área de serviços e varanda late-ral. Pátio fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/02. R$ 380,00 + taxas.

C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Ger-mano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobiliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 214 – Monte Alegre: casa mista com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Av. Gua-nabara, nº 492. R$550,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 066 – Querência: Sala comercial medindo 4,5m de frente por 5,60m de frente a fundos, mais banheiro, com estaciona-mento para clientes em frente. Ótima localização. Av. Se. Sal-gado Filho, nº 7.881, sala 01. Parada 52. R$ 600,00 + taxas.C: 101 – Querência: Sala comercial medindo 210m2, mais banheiro, com pé direito de 2,8m. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 8.841. Parada 54. R$ 2.500,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lancheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de co-mércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisântemo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banhei-ro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11716, de 27 de agosto de 2015.PEDRO ROBERTO ROCHA SILVEIRA, ferrador de cavalos autônomo, e BIANCA DE SIQUEIRA, auxiliar de limpeza, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11717, de 27 de agosto de 2015.CRISTIANO ROCHA NASCIMENTO e PAULA SOARES DE LIMA, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, comerciários, residentes neste Distrito.

Edital nº 11718, de 27 de agosto de 2015.ELIAS WLADIMIR FERNANDES PICCOLI, divorciado, pintor, e CÍNTIA KIEFER RIBEIRO, solteira, maior, professora, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11719, de 31 de agosto de 2015.GLÊNIO LUIZ ANDRADES, servente de obras, e CLARISSA RODRIGUES NERY, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11720, de 1.º de setembro de 2015.JOÃO PEDRO TEIXEIRA, pedreiro, e SELMA TRISCH DE MELO, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 3 de setembro de 2015

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

VENDE-SE CASANa beira do Rio Palmares, próxima da rua do Hospital a 300 metros do centro de Palmares do Sul. Com água e luz. Terreno de 400m² plano e cercado com costaneira, área construída de 60m² com trapiche para atracamento com saída para Lagoa dos Patos. Contrato de promessa de compra e venda. Aceita-se carro ou caminhão no negocio. R$ 65 mil. Tratar fone (51) 9783.941 c/Mano.

No dia 1º de setembro de 2015 a CDL Viamão realizou mais um happy hour de negócios, desta vez com o tema "Desafios de empre-ender" desenvolvido pela empresa Empreenda.vc.

Após a abertura do presiden-te Mauricio Carravetta, a palestra foi apresentada por Vicente Nunes Hubert, que instruiu os partici-pantes a refletirem sobre diversas experiências profissionais, com-partilhando histórias e pensamen-tos que tornaram tangíveis as teo-rias abordadas no evento.

Conheça a empresa: Empreenda.vc é uma empresa brasileira constitu-ída em 2012 com a missão de fomen-tar o empreendedorismo qualificado com soluções que incorporam tec-nologias de ponta. A operação está estruturada em três unidades de ne-gócios direcionadas às organizações

públicas e privadas, instituições edu-cacionais e microempresários.

Agradecemos o apoio da Chur-rascaria Vento Negro que organizou a alimentação do evento, trazendo um Coffee especial com salgadinhos deliciosos ao coquetel. Agradecemos também a participação das empre-sas Turkeysurfshop Viamão, Sicredi União Metropolitana RSrepresenta-do por Alexandre Ziero, Nonna Lila Fabrica de Massas, BrozautoViamão,

Acron Manutenção de Equipamen-tos, Complexo Esportivo Bambam, Grupo Elmo, Fontes Advocacia, Rea-liza Imoveis, Buena Vista Grill&Pizza, empreenda.vc, Creative representado por Alexandre Borges e Laboratório Mercio Pereira.

Confira os próximos eventos da CDL através do site www.cdl-viamao.com.br

Fonte/fotos: Marketing CDL Viamão

Convite para MissaA família da sempre lembrada

LEONOR MADALENA ZANI DOS SANTOS

convida os demais parentes e pessoas de suas relações para a missa de 1 ano de falecimento daquele ente querido, que será rezada no dia 8 de setembro de 2015,

às 18h30min, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Viamão.Antecipa agradecimentos.

Viamão, setembro de 2015.

Empreendedorismo foi tema no happy hour de negócios da CDl

InForME CUlTUrAl

o Espaço Urbano comemora 9 anosO Espaço Urbano Projeto Cultural está completando nove anos com

muita música, cultura e alto astral. Nessa trajetória foram muitas parce-rias musicais, shows memoráveis, regionais, nacionais e internacionais. “Mas o que mais orgulha é seguir como referência para vários mú-sicos e artistas viamonenses que encontram no Espaço Urbano a sua casa. Nesse sábado é hora de entrar no “Tem-plo Musical Espaço Urbano” e curtir diversos artistas e bandas com seus shows sensacionais. Esperamos todos lá dia 05 de setembro, sábado, às 22 horas. Chegue cedo pois os ingressos são limitados”, conclama Fabrício Giordani, diretor do EU.

InForME PUBlICITÁrIo

“Amigo Fiel” em casa novaNesta sexta-feira, 4 de setembro, a Clínica Veterinária

Amigo Fiel abre as portas de sua nova, ampliada e remode-lada sede na avenida Liberdade, 2040, na Vila Santa Isabel, 4º distrito de Viamão. A clínica já atua há vários anos e ago-ra amplia seus serviços em novas especialidades, oferecendo um ambiente moderno e mais amplo com todos os requin-tes da modernidade em veterinária. A Amigo Fiel dispõe de Raio X, ecografia, exames laboratoriais, ultrassom dentário, cirurgia, além de farmácia, pet shop e estética animal. Aten-de pelos fones 3444.1459 e 3493.3688 com plantão 24 horas.

Page 7: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

CDL e SicrediNo dia 26 de agosto, o presidente da CDL Viamão, Mauricio Carravetta,

e o diretor financeiro Milton Pires, receberam na sede da entidade, o ge-rente do Sicredi da Unidade de Viamão, Alexandre Ziero, e o presidente da Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS, Alcides Brugnera.

Conselho de Desenvolvimento

Prefeito tomou iniciativa de nomear membros ao novo Conselho de Desen-volvimento da Cidade - CODEVI. Cabe aos nobres representantes de inúmeras entidades executarem seu papel na im-portante instituição criada. O CR estará de olho na contribuição prestada pelos integrantes.

Rapidinhas• EstánoperfildalojaJo&anenofacebook,aliquidaçãooferecidaaos

clientes da empresa. Oportunidades imperdíveis.

• Empresada indústriacervejeira foi apresentada,pelabancaMennetMendelski&CarvalhoAdvogados,aomunicípio. Há intenção de produzir na cidade.

Em festasConforme informações “feici-

buquianas”, os aniversariantes do período são, serão, ou foram: o Vereador Xandão Gomes, a Lú-cia Brandão, a advogada Renata Kerkhoff,oassessorjurídicoCesarMendelski Krammes, o advogadoJair Mesquita e o contador Ricardo Kerkhoff.Parabénsatodos.

Talentos daqui – Gustavo WeisheimerConTador na dell CompuTers

O Gustavo é cria de Viamão, onde viveu sua infância, adolescência e juventude, tendo estudado na Escola Marista Graças, tendo jogado, como quarto-zagueiro na Associação Atlética Indepedente. Formou-se em Contabilidade na UFRGS. Hoje trabalha na Dell Computers. Mora em Porto Alegre.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Sua gravata está na altura correta?

Olá meninos!!!Hoje é dia de Bico Largo e Salto Baixo. HeheheComo na última coluna falei dos vestidos para formaturas, resolvi

continuar na vestimenta social, e falar sobre uma dúvida comum para muitos homens, a altura da gravata.

E vocês, sabem qual a altura correta para usar a gravata?Para aqueles que precisam usá-la no dia a dia torna-se ainda mais

essencial saber.A ponta da gravata deve estar no começo ou no meio da fivela do

cinto, nem mais curta, nem mais comprida que isso, vejam as imagens.

Então, se essa era a sua dúvida, agora pode investir nas gravatas, e usá-las sem medo de er-rar.

E para quem precisa trabalhar de gravata, ou seja usá-la no dia-a-dia, torna-se imprescindível que ela esteja na altura correta, concordam?

Gostaram meninos???Bjs, Patricia Arruda

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

No mês em que comemo-ra o fechamento do primeiro ano de seu canal no You-Tube, os Colégios Maristas também tiveram uma grande conquista: mais de meio mi-lhão de visualizações para os cerca de 600 vídeos publica-dos online. Já são 522 mil cli-ques e 835 mil minutos assis-tidos nos vídeos que trazem, na maioria, dicas produzidas pelos próprios estudantes sobre coisas diversas, tais como artesanato, customização, estudo, desenho, modelagem, alimentação, saúde, entre outros.

Focado na promoção do apren-dizado criativo e na interação en-tre estudantes, o canal ´Aprender de todos os jeitos´ muda você con-ta com vídeos que ensinam desde a fazer a separação adequada do lixo, chimarrão, nó de gravata e história em quadrinhos, até um pequeno robô. Mais de 90% das vi-

sualizações estão concentradas no Brasil, no entanto, os conteúdos produzidos já chegaram a 146 paí-ses, sendo Portugal, México, Esta-dos Unidos, Espanha, Argentina, Colômbia e Japão as nações mais assíduas.

No ano passado, um estúdio mó-vel percorreu os 14 municípios onde estão localizados os colégios da rede, no Rio Grande do Sul e Brasília. No espaço montado, os alunos puderam gravar seus vídeos compartilhando algum dos seus talentos. No Colégio Marista Graças, foram gravados 25 vídeos diferentes, que envolveram

estudantes de todos os níveis de ensino e educadores. Como aprender a mágica da bolinha que atravessa o copo (que fi-cou entre os dez vídeos mais visualizados), fazer ritmo com copos ou decorar a tabuada do nove são algumas das dicas dadas pelos protagonistas.

Para acessar a playlist do Colégio Marista Graças bas-

ta entrar em https://www.youtube.com/user/colegiosmaristas

(Assessoria de imprensa: Roze-cler Bugs)

Canal dos Colégios Maristas atinge meio milhão de visualizações

Page 8: Correio Rural 04 de setembro de 2015

04 DE SETEMBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COM.BR8

A edição deste ano da 38ª Ex-pointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo consi-derada a maior feira a céu aberto da América Latina, conta com a participação de três expositores de Viamão. São eles: Indígenas Guaranis; Quilombo Peixoto dos Botinhas e Agroindústria de Lati-cínios Delícias do Pago. Inscritos pela Emater/RS Ascar via Secre-taria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com apoio da Secretaria Municipal da Agricul-tura e Abastecimento (Seagri) e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Smcas) do município.

A Emater/RS Ascar viabilizou a participação de Viamão na feira dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço este já reconheci-do pelo grande fluxo de visitantes e números de comercialização de produtos. Elisa Grün, do Depar-tamento de Cidadania e Direitos Humanos da Smcas, entende a fei-ra “como mais uma oportunidade para o grupo de indígenas guara-nis e quilombolas, comercializa-rem seu artesanato, além de divul-gar nossa cidade e cultura”.

No local, o Quilombo Peixoto dos Botinhas destaca o comércio da Abayomi (ou bonequinhas de nós) que tem origem Ioruba e sig-nifica “aquela que traz felicidade”. A representante do quilombo, Ede-

gi Gomes faz estas bonecas desde a infância e conta: “eram feitas pelas negras mais velhas para acalentar o coraçãozinho das tristes crianças vindas da África, que estavam nos porões desses navios, em meio à dor, à fome e ao frio”.

Outro grupo expositor do mu-nicípio é a Agroindústria de Lac-ticínios Delícias do Pago. De ca-racterística familiar, a Delícias do Pago trouxe para feira iogurte, be-bidas lácteas, doce de leite e princi-palmente o queijo colonial, sendo possivelmente a primeira agroin-dústria do município a participar da feira, a família está empolgada com a possibilidade de vendas e acesso a outros profissionais da área. Sem dúvida, sua presença na Expointer remete o nome de Via-mão dentro da produção de leite no âmbito estadual.

Aproximadamente 112 mil pessoas já visitaram a 38ª Expoin-ter que ocorre até o dia 06 de se-tembro. E não só durante a feira, mas também durante o ano os expositores recebem o serviço de assistência técnica da Emater/RS Ascar com apoio das Secretarias Municipais da Prefeitura de Via-mão.

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a cam-panha de vacinação contra a po-liomielite (paralisia infantil) foi prorrogada até esta sexta-feira, dia 04 de setembro. O público-al-vo desta campanha são crianças a partir de seis meses e menores de 05 anos. Além da vacina con-tra pólio, a campanha também inclui outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. É im-portante apresentar a carteira de vacinação da criança ao profis-sional de saúde, que avaliará a necessidade da administração de outras vacinas.

As unidades básicas de saúde de Viamão atendem diariamente das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

Semana de Ação Solidária do lions viamão - Centro

A 12ª Semana de Ação Solidária do Lions Clube Viamão-Centro ini-ciou na quinta-feira, dia 3, e se estenderá até o dia 5, sábado, ao meio-dia. A Semana está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Viamão, através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde. De acordo com o presidente do clube, José Ademar Weisheimer, a ação visa pro-mover o acesso dos serviços de saúde à população. “Além disso, estamos distribuindo mudas de árvores e material informativo com dicas de pre-servação do meio ambiente e consumo consciente de água”. Um médico oftalmológico está atendendo na Unidade Móvel de Saúde da Fundação do Distrito LD3 de Lions a 40 alunos das escolas municipais e estaduais do município, previamente agendadas. A Banda de Latas da EMEF Poda-lírio de Oliveira Fraga abriu o evento.

A secretária de Educação, Márcia Culau, destacou que o governo apoia todas as parcerias que beneficiam as comunidades. Márcia agra-deceu a iniciativa do Lions e se comprometeu em divulgar aos alunos da rede um folder de educação ambiental, produzido pela instituição. A Secretaria de Saúde está disponibilizando exames de verificação de pres-são arterial, teste de HGT, vacinas e avaliação nutricional (somente na sexta-feira, dia 4). Já a Secretaria de Meio Ambiente está doando mudas de árvores. O Sesc também está presente no evento com a cedência de um monitor e uma cama elástica para as crianças brincarem.

viamão está presente na 38ª Expointer


Top Related