Transcript
Page 1: Correio Regional 21 Julho 2012

Visão confortável...Visão confortável...Visão confortável...Visão confortável...Visão confortável...Vida confortável.Vida confortável.Vida confortável.Vida confortável.Vida confortável.

Carazinho - No calçadãoCarazinho - No calçadãoCarazinho - No calçadãoCarazinho - No calçadãoCarazinho - No calçadão

TTTTTelefone 54-333elefone 54-333elefone 54-333elefone 54-333elefone 54-3331-28871-28871-28871-28871-2887

Ótica FeldmannÓtica FeldmannÓtica FeldmannÓtica FeldmannÓtica Feldmann

CIRCULA EM NÃO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXI - Nº 1739 - 21 DE JULHO DE 2012 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

Holandeses em maisum congraçamento

Acidentes de trânsitopreocupam a sociedade

PÁGINAPÁGINAPÁGINAPÁGINAPÁGINA

7

PROMOÇÕES MÊS DE ANIVERSÁRIOwww.comercialaguaeluz.com.br

Av. Flores da Cunha, 840/esquina da Câmara de VereadoresTelefone 54-3331-2236 - Carazinho (RS)

Entrega quitativade veículos...

Nós temos a solução.

VEJA ANÚNCIONA PÁGINA 5.

As seis comunidades holandesas existentes noBrasil estão representadas na olimpíada que serealiza em Não-Me-Toque. Veja página 13.

EM PASSO FUNDO:

Rua Coronel Chicuta, 99/Sala 7/Passo Fundo (RS)Telefones 54-3313-3737/54-8405-3737/54-8406-3737 e 54-8408-3737

CRECI 32622

COMPRA E VENDA DE IMÓVEISwww.pegimoveis.com

Page 2: Correio Regional 21 Julho 2012

2 - SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 Opinião

CNPJ 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

E-mails: [email protected]@correioregionalrs.com.brassinaturas@correioregionalrs.com.bropiniaodoleitor@correioregionalrs.com.brfranciscodecampos@correioregionalrs.com.br

Impressão em Off-Set rotativaCia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75Rua Albino Brendler, 146 - Fone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS

Diretor: Francisco de CamposMT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19

Diretora adjunta: Candice CamposChefe de redação: Aline Brandt

Rua Pedro Fleck, 185 - Não-Me-Toque (RS)Telefones: 54-3332-1883/54-3332-3842 Av. Flores da Cunha, 1184/Sala 106 - Carazinho (RS)Telefone: 54-3331-1883

Visão popularn O Senac Carazinho realiza, de 23 a 27 de julho (sempre

das 19 às 23 horas), um curso de dicção e oratória. Uma boaoportunidade para os políticos que desejam encantar o públiconesta campanha eleitoral. As inscrições devem ser feitas coma máxima brevidade possível. Informações são fornecidas pelotelefone 3331-5557. Falar com Dora Cristina Santos do Nasci-mento.

Página DoisPágina DoisPágina DoisPágina DoisPágina Dois Equipe CR

Repórter cidadão

n Gabriel dos Santos Costa,vencedor da etapa regional doconcurso Oratória nas Escolas,idealizado pela JCI, visitou a Câ-mara de Vereadores (no dia 16de julho). Além de travar diálogocom vereadores das mais dife-rentes bancadas presenciou ostrabalhos da sessão ordinária.Gabriel dos Santos Costa, paraquem não sabe, está destacan-do positivamente Carazinho atra-vés do seu elevado poder de co-municação verbal.

n Alguns vereadores tiveram que caprichar nos discursospara impressionar o garoto. Gabriel dos Santos Costa sagrou-se campeão regional de oratória estudantil, dias 14 e 15 dejulho, em Tapejara. Prepara-se, agora, para a grande final naci-onal, de 11 a 14 de outubro, em Gramado-RS. É um moço que,além de extraordinária capacidade de expressão oral, mostraelevado nível de conhecimento didático e ótima filosofia de vida.

n Neste domingo (22/7) um grupo de carazinhenses irá sereunir para uma almoço em comemoração aos 188 anos daimigração alemã no RS. Os organizadores prometem um mo-mento de alegria. Coral da OASE, Coral Pró-Arte da CDL e ogrupo infanto-juvenil de dança folclórica alemã (da FUCCAR)vão dar espetáculo. Quem deseja participar deve fazer contatocom Nilve Ries Marques, Alda Erpen Schipper ou MarleneFritscher Müller.

n Já está em andamento na cidade de Carazinho a campa-nha pela destinação de recursos ao Fundo Municipal da Crian-ça e do Adolescente através da dedução de imposto de renda.Fazem parte dessa iniciativa Associação Comercial e Industrial(ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato doComércio Varejista, Sindicato Rural (SR), Subseção da OAB,Sindicar, Lojas Maçônicas, Ministério Público e Conselho Muni-cipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condicacar).

n Travaram debates, em torno desta campanha, terça-feira,entre outras lideranças, Aylton Magalhães, Josélio Cunha, Gui-lherme Setti, Antonio Bocorny, Eloísa de Ávila, Douglas Tombini,Cristiano Ledur, Sílvio Schneider, Daniel Schu e José MoisésMarcondes. Todo tipo de informação sobre procedimentos aserem seguidos por aqueles que desejam fazer doação, aoFundo Municipal da Criança e do Adolescente, pode ser obtidoem contato com qualquer uma das instituições envolvidas nacampanha.

n Estão abertas as inscrições para o programa de educa-ção fiscal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).A coordenadora do programa, Vânia Tavares Ferreira, informaque para se inscrever basta acessar o site www.educacaofis-cal.rs.gov.br. As inscrições vão até o dia 5 de agosto. A novaetapa do curso começa no dia 20 de agosto e o encerramentoé previsto para 9 de novembro.

CURTÍSSIMASn Vão até 5 de outubro as inscrições para a 8ª Seara da

Canção de Carazinho. Informações podem ser obtidas pelotelefone 54-3331-2699. n As eliminatórias do festival estão pre-vistas para 15 e 16 de novembro no Parque Vali Albrecht. No diaseguinte acontece a grande final. n O Senac Carazinho progra-ma, para 30 de julho, o início de um curso de massagista.Duração de 400 horas. Mais informações podem ser solicita-das pelo telefone 54-3331-5557. n Está marcada, para o perí-odo de 27 a 30 de setembro, a ExpoCarazinho 2012. Mais dametade dos espaços destinados a expositores já foi reserva-da. n Informações sobre a ExpoCarazinho 2012 podem serobtidas no Sindicato Rural, na Associação Comercial e Indus-trial ou na prefeitura. n O Atlético Carazinhense fará amistoso,hoje a partir das 15 horas, com o TAC (de Três Passos). Local:Estádio Paulo Coutinho. n As duas equipes estão se preparan-do para o Campeonato Gaúcho de Futebol/Segunda Divisão. OAtlético estréia, dia 5 de agosto, diante da Associação Garibaldi(em Carazinho).

n O auditório da Acint (Associação Comercial e In-dustrial de Não-Me-Toque) deverá ser palco, de 23 a 27de julho (sempre das 19 às 23 horas), de mais umcurso de matemática financeira com o uso de HP-12C.As inscrições devem ser feitas ainda hoje ou, no máxi-mo, até segunda-feira ao meio-dia. Informações sãofornecidas pelo telefone 3332-1887.

n Na busca de futuros jogadores profissionais defutebol uma equipe especializada de Santa Rosa-RSfará seletiva regional, hoje, em Santo Antônio do Pla-nalto. O trabalho, com qualquer tempo, terá início às13h30min no estádio do América Futebol Clube. Po-dem se apresentar jogadores na faixa dos 9 aos 20anos. É indispensável levar calção, chuteiras e meias.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54-9977-7928.

n Reiteramos... Sidnei Mendes de Oliveira, aquelemoço que ficou cego dos dois olhos, por falta de aten-ção de alguns órgãos públicos, continua dependendoda solidariedade humana. Precisa de recursos parasanar os problemas que alguns infrutíferos transplan-tes de córnea lhe acarretaram. Vamos lá... É bem maisbarato do que a instalação de câmaras demonitoramento eletrônico que nem sequer funcionam.Se você quiser um contato com ele é só discar 9941-5209.

n O Cartório da 117ª Zona Eleitoral vai fazer plantão,em sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 ho-ras... Até o final do processo eleitoral. Nos dias de se-mana o expediente vai das 12 às 19 horas. Mais infor-mações podem ser obtidas pelo telefone 3332-1943.Quem precisa de segunda via do título de eleitor devese dirigir ao cartório com a máxima brevidade possível.

n A Medical, em parceria com as Farmácias Associ-adas, acaba de lançar mais um Festival de Prêmios.Serão nove sorteios regionais com lotes de prêmiosque contêm: geladeira, notebook, aparelho de televi-são e motocicleta. No final, em setembro, haverá o sor-teio de um automóvel Celta zero quilômetro. Veja comovocê faz para concorrer... Compra R$ 20,00 de perfu-maria ou dois produtos Revitart e ganha um cupom.Preenche esse cupom e deposita na urna existente nasua Farmácia Medical. Pronto. Você já está concorren-do.

n A Rua Jaime Viau, no Bairro Viau, por onde circu-lam centenas de veículos diariamente, ainda não re-cebeu pavimentação. O barro que se viu nessa via pú-blica, ao longo da semana, foi de causar desânimo.Moradores daquela parte da cidade dizem não saber oque fizeram para ser tão severamente punidos...“Estamos de queixo caído com tanta falta de conside-ração. Alguém tem que nos socorrer.”

n Na Rua Jaime Viau moram inúmeras famílias detrabalhadores... Gente que não tem tempo de ficar cor-rendo atrás de políticos para conseguir algum ampa-ro. Homens, mulheres e crianças lá residentes mos-tram desesperança... “Já nos prometeram, por diver-sas vezes, pavimentar esta rua. Não sabemos por querazão não atendem essa nossa aspiração. Está certoque somos humildes mas também gostamos de bem-estar e um mínimo de conforto.

CURTÍSSIMASn O Esporte Clube Colorado mede forças com o

Botafogo, em Fagundes Varela, neste domingo. Preci-sa de vitória e, ainda, favorecimento de outros resulta-dos da chave. n Uma expressiva parte das pessoasque participam da 35ª Olimpíada Intercolonial Holan-desa encontra-se hospedada em residências particu-lares. n A infra-estrutura hoteleira de Não-Me-Toqueainda é deficiente. Porém: projetos, nessa área, já es-tão traçados. n A greve dos servidores do judiciário,em Não-Me-Toque, durou três dias. Essa é uma clas-se de trabalhadores que, no Rio Grande do Sul, vemsendo muito pouco prestigiada.

Exportações de frangoO presidente executivo da Ubabef (União Brasileira

de Avicultura) Francisco Sérgio Turra e o gerente derelações de mercado Adriano Zerbini estiveram, recen-temente, na Malásia. Participaram, no dia 11 de julho,em Kuala Lumpur, de uma rodada de negociações paraa abertura do mercado malaio ao frango brasileiro.

Segundo Francisco Sérgio Turra: desde 2009 aabertura do mercado malaio vem sendo negociada. “AMalásia, país de maioria muçulmana, tem um dos cri-térios de abate mais rigorosos do mundo. Mas perce-bemos - durante a rodada de negociações e em con-versas com empresas processadoras locais - que hágrande interesse pela carne avícola do Brasil.”

Fernando vai à ÁustriaO engenheiro-agrônomo e coordenador técnico da

Cotrijal Fernando Geraldo Martins esteve, dias 2 e 3 dejulho, na Áustria. Nas cidades de Praga e Viena apre-sentou trabalhos sobre a safra de verão no Brasil. Tam-bém visitou algumas lavouras de trigo. A viagem foi or-ganizada pelo Conselho de Fitopatologias do Brasil.

Concurso de belezaTorres sediou,

nos dias 13, 14 e 15de julho, o Concur-so Miss Juvenil RioGrande do Sul. An ã o - m e - t o q u e n -se Rúbia Resener,que já vinha de umbom destaque noGarota Verão 2012,obteve o título deVice-Miss Rio Gran-de do Sul. Isto é: fi-cou em segundolugar entre as con-correntes.

Rúbia Resenerdiz que o concursofoi uma oportunida-de de testar beleza,desenvoltura e co-nhecimento... “Mas,acima de tudo, foinecessário mostrargarra e determina-ção. Foi um mo-mento de extremaimportância para aminha vida.”

Rúbia é Vice-Miss

Rio Grande do Sul

Page 3: Correio Regional 21 Julho 2012

Geral SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 3

É preciso dizer ALINEALINEALINEALINEALINEBRANDT*BRANDT*BRANDT*BRANDT*BRANDT*

n A tecnologia facilitou a vida de muitas pessoas. Possibi-litou acesso rápido à informação... Encurtou distâncias... Ul-trapassou fronteiras. Não precisamos mais sair da frente docomputador para fazer pesquisas escolares, conversar comamigos, ler notícias e artigos... Tudo o que precisamos - outudo o que achamos que precisamos - está ao nosso alcance.Basta um click.

n Com tantos recursos tecnológicos disponíveis para serescritor ou repórter e até mesmo jornalista basta ter vontade.Nada contra. Bom seria se todos conseguissem seguir a pro-fissão dos sonhos. Mas a falta de responsabilidade de algumaspessoas que criam blogs ou utilizam a internet para difundir“conhecimento” e “informação” tem nos causado grande pre-ocupação.

n Nós, que procuramos estar sempre bem informados, jáfomos enganados por publicações cheias de inverdades. Ima-ginem a confusão que a falta de responsabilidade com o conhe-cimento e com a informação pode causar na cabeça das nossascrianças...

n Existe um ditado popular que diz que o papel aceitatudo. Mas, na verdade, é a internet que aceita tudo - já quepara publicarmos o que escrevemos, em papel, é bem maisdifícil.

n Lemos, com frequência, renomados sites de notícia.Procuramos nos manter informados sobre o que acontece noBrasil e, também, em outras partes do mundo. Não são rarosos erros - de escrita e de informação - que encontramos emsites famosos e bastante acessados.

n No início desta semana nossa curiosidade fez com quelêssemos uma matéria sobre a construção de uma sala de aulaecologicamente correta... Pasmem para um erro grotesco queencontramos na matéria: segundo o redator (?), repórter (?),jornalista (?): a cidade de Itajaí (SC) fica no Rio Grande do Sul.

n Como nascemos e vivemos no Rio Grande do Sul - e emnosso tempo de alunos prestamos muita atenção às aulas degeografia - sabemos que Itajaí é um município do estado deSanta Catarina. Chegamos a cogitar a possibilidade de estar-mos equivocados... Ou de que, talvez, bem recentemente, po-deriam ter criado um município com o nome de Itajaí em nossoestado.

n O que não acreditávamos ser verdade é que site tãoacessado, pertencente a uma emissora de televisão tão concei-tuada, pudesse estar divulgado uma informação tão descabida.Ledo engano. Nós não estávamos enganados. Tampouco havi-am criado mais um município no Rio Grande do Sul. Quemerrou - e errou feio - foi o site pertencente ao conceituadogrupo de comunicação.

n O site é acessado por pessoas de todas as regiões dopaís. Tem notícias que são lidas, inclusive, por pessoas queresidem em outras partes do mundo. Hoje deve ter muitagente pensando que Itajaí, realmente, seja município do esta-do do Rio Grande do Sul...

n Quatrocentos alunos da Escola Municipal Maria Go-mes Dutra, de Itajaí (SC), construíram, com a ajuda de estu-dantes da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), uma sala deaula ecologicamente correta. Utilizaram na obra quatro milgarrafas pet e quinhentas caixas de leite. O ambiente seráutilizado como sala de leitura. Achamos ótima a iniciativa.Uma lástima que o título escolhido pelo brilhante escritortenha sido Alunos constroem sala de aula com garrafas petno RS.

n Pensando bem... Talvez os alunos da escola catarinensetenham vindo ao Rio Grande do Sul construir a sala de aulaecologicamente correta. Depois de pronto o serviço podemter remetido a sala de aula, através de e-mail, para SantaCatarina... Brincadeira. Só estamos pensando em mais umagrande evolução na área de informática...

* Mestre em história, jornalista e pesquisadora

Estudantes de Victor Graeff visitam a sede do jornalCaroline Allebrandt,

Paola Regina Sipp Lappe,Matheus Martins Gehm,Alisson Lappe Teló, LarissaBackes, Suélen Vieira Ro-drigues, Pâmela Luísa SippLappe, Camila Caroline Ro-drigues da Silva, DouglasRafael Petri, Artur NilssonMüller, Guilherme Wentz,Vanessa Follmer, GeovanaCanzi Ceccon e Cristofer Der-lam.

Estes são os estudantes,da Escola Leonel de MouraBrizola, de Victor Graeff, quevisitaram a sede do CorreioRegional, dia 18 de julho, emNão-Me-Toque. Estavamacompanhados das professoras VanessaHoffstaedter (gestão) e Daiana Knudsen (portu-guês). Objetivo: travar diálogo com a equipe dojornal sobre técnicas de redação e fotografia.

Os estudantes foram recomendados a seaprofundarem na leitura... A evitarem as já costu-

Estudantes ganharam exemplares do CorreioRegional e algum conhecimento sobre redação

meiras abreviações da comunicação virtual... A ze-larem pelo vocabulário oficial tanto na comunica-ção verbal quanto na formal... “Quem domina alinguagem convencional é detentor de grande po-der sempre” - frisaram repórteres do Correio Re-gional aos jovens visitantes.

Diretoria da Famurs é empossadaO auditório do Hotel

Continental (em Canela) foipalco, de 2 a 4 de julho, do32° Congresso de Municípi-os do Rio Grande do Sul.

Durante o evento houvea solenidade de posse da dire-toria 2012/2013 da Famurs(Federação das Associaçõesde Municípios do Rio Gran-de do Sul). Integram a recém-empossada diretoria: presi-dente - Ary Vanazzi/PT/SãoLeopoldo; primeiro vice-pre-sidente - Miguel de SouzaAlmeida/PP/Minas do Leão;segundo vice-presidente -Clair Tomé Kuhn/PMDB/Quinze de Novembro; tercei-ro vice-presidente - Mariovane Weis/PDT/SãoBorja; primeira secretária - Gilda Maria Kirsch/PTB/Parobé; segundo secretário - DiogoSegabinazzi Siqueira/PSDB/Santa Tereza; primei-

Solenidade de posse da nova diretoriada Famurs durante congresso em Canela

ro tesoureiro - João Vestena/PSB/Júlio deCastilhos; segundo tesoureiro - Egídio Moretto/DEM/Carlos Gomes.

Curso desecretariado

Foram divulgados,recentemente, os no-mes dos aprovados noprocesso seletivo docurso técnico de secre-tariado que será minis-trado na Escola Er-nesto João Cardoso.As matriculas, dosaprovados em primei-ra chamada, foram re-cebidas nesta semana.

Veja quem garantiuvaga no curso: Ales-sandra Talamini Perei-ra, Aline Drebbes,Amanda Tatiela deQuadros, Beatriz Fis-cher, Beatriz Silva dosSantos, Camila DallSant, Carla FreitagRodrigues, Daiane Eli-se Doebber, DanielaCristina Borges, Da-niela Paulo da Rosa,Débora Aline Costa daSilva, Evandro CarlosBacher, Gilmar LuisStein, Greice Klein,Inês Mari Arocena,Janaíne Harnisch, Jan-dira Hoscheidt Fan-toni, Jaqueline Dreb-bes, Jaqueline Ellwan-ger, Jaqueline GomesTavares, Joice Hahn,Kátia Luana GirelliScherer, Keila Bettio,Kelly Aline Vieira,Lovani Sacks Bertella,Maria Luiza SantosWiadetski, Marisa Fá-tima dos Santos, Ma-ristela Taffarel CunhaWeiller, Michele Fa-biana Dillenburg, Na-tália Born, Paulo Fran-cisco Kanofre, Rita deCássia Seelig Godoy,Rosângela Sonda, Ro-semeri Jung, SadaicHansen, Sandra daCosta Calheiro Raber,Scarlet Hartmann daSilveira, Simone Fet-ter, Taís Aroldi e Va-nessa Sabrina Schnei-der.

O curso, na moda-lidade à distância (au-las presenciais a cadaquinze dias), terá du-ração de um ano e meio.A data de início dasaulas será divulgadaoportunamente.

Page 4: Correio Regional 21 Julho 2012

Nome: Milena Machado.Data de nascimento: 5 de julho de 2006.Altura: Um metro e vinte e um centíme-

tros.Cor dos olhos: Castanhos.Cabelos: Castanhos.Pai: Adelar Machado.Mãe: Andréa Moesch.Irmãos: Não tenho.Fale sobre seus pais: São meus amores.Melhores amigos: Martina e Rafael.O que a deixa feliz? Boas atitudes.O que a deixa triste? Brigas comigo.Melhor dia do ano? Gosto de todos os dias.O que deseja ser quando crescer? Veterinária.Comidas prediletas: Batata-frita, arroz e omelete.Bebida: Refrigerante (guaraná).Sobremesa: Musse de uva.Brinquedo: Laptop.Lugar onde gosta de ir? A casa da minha avó.Deseja conhecer: Disney.Programas de TV: Pica-Pau e Chaves.Bicho de estimação: Cachorro Poli.Esporte favorito: Andar de bicicleta.Torce para que time: Internacional.Roupas preferidas: Bermuda e camiseta.Calçados: Tênis e sandália.Uma boa lembrança: Final de semana no Parque das Tuias.

Gente Miúda

4 - SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 Social

Renata Bezerra

cendo - é triste, às vezes. Tem coisas e pessoas lindas e legaisnele. Mas geralmente essas coisas e pessoas estão em lugaresescondidos e até bem longe de nós. E somente as enxergaremos setivermos olhos e corações treinados. Mas como se treina um cora-ção? Vivendo e amando como se cada vez fosse a primeira e aúltima. Como alguém que quer muito aprender a andar de bicicleta ea vontade é maior do que o medo de cair. E você vai cair, amor. Masdor se cura. Desde que você chore e tenha um colo para chorar.

Não há porque engolir lágrimas. Não há obrigação em estarmoscontentes. Não há porque engolir nada nessa vida. Porque os ou-tros - aqueles que não são lindos e legais - não vão lhe poupar.Existem pessoas que pensam sempre na hora errada. Deixam dedizer o que deveriam dizer e põem para fora o que deveria sercontido. Existem pessoas que acham que palavras não doem. Nãoseja uma delas, meu amor. Cuidado com o que você fala. Tente sertão boa quanto puder. Mas saiba também se defender. Saiba serpura e saiba ser forte. Como você vai aprender? Caindo. E levantan-do. Todos os dias. E sabendo que não está sozinha.

Há tempos, eu diria a você que o mundo é um só e que somostodos iguais. Mas hoje não. Hoje estou lhe ensinando a necessidadede criarmos nossos próprios mundos. Que cruzarão os mundosdos outros, sendo estes legais ou não, mas que de tão protegidos,conservarão as coisas bonitas que temos e que somos. Não éisolar-se, é abrigar-se. Meu abraço continua sendo o mais forte,mas já não digo que nada de mal vai acontecer. Explico a você quese o mal vier, você terá a mim e que por você e para você eu souimensa. Protejo você com minha própria vida.

E o que de mim escapar? E as dores suas que eu não pudertomar para mim? Serão muitas, meu anjo. Mas eu estarei ao seulado. E meu amor será o seu amparo. Será a sua certeza em ummundo repleto de incertezas. Estarei sempre no mesmo lugar, nomais seguro de todos: em seu coração. Pois quem ama não prome-te, dá garantias. Pois quem protege não cobre os olhos, mostra omundo. E quem se importa não diz que não é nada e que já vaipassar. Quem se importa fica do lado até a dor ir embora.

SOBRE AMOR,PROTEÇÃO E PROMESSASVem cá, no meu colo, minha

criança. Vem que eu quero lhecontar um segredo. Quando agente cresce, tem que continuaracreditando naqueles mundos defaz de conta, sabe? Porque omundo de verdade - o que vocêvai conhecer conforme for cres-

SofSofSofSofSofia Pagliaria Pagliaria Pagliaria Pagliaria Pagliariniiniiniiniini

Av. Alto Jacuí, 595Não-Me-Toque (RS)

Telefone3332-4278

MARCASCONCEITUADAS

COMO:

Olha que gatinhamais fofa... Esta é aMima. Tem dois anos enove meses. Faz a ale-gria na residência deNoêmia Krüger.

Mima adora a com-panhia de sua dona...Passa horas, sentadaem uma cadeirinha, ob-servado-a costurar.Não dispensa carinho eatenção. Mas sabe re-tribuir. É fiel e companheira.

Adora receber visitas. Sempre que alguém chega na residência vaijunto com Noemia Krüger até a porta. Parece querer dar boas-vindas.

Sua alimentação é baseada em generosas porções de ração. O quea mantém forte e saudável. Mas gosta mesmo de comer carne crua.Este tipo de alimento, entretanto, só recebe aos domingos.

Bicho de Estimação

Miau...Miau...Miau...Miau...Miau...

21/7: Nelci Ella Klein, Marlene Holz, Sirlei Drehmer, EdemarAntônio Pletsch, Ilaine Fries, Norma Nienow, Rodrigo Batista, GelsonMelo de Lima, José Batista Gomes e Maria Cristina Milhoransa;22/7: Luiz Albano Auler, Sidene Wiedthauper, Hilda Gräff, MariaAroldi Roth, Vagner Fucks, Diva Lubenow Seidenfus, EleutérioStrauss, Ilde Goetz, Airton Gastring, Giovana Beckmann, Noel AnagelColeraus, Vanderlei Walter Wojahn e Elinor Lamm; 23/7: ClaudemirKaiser, Clécio Agnaldo Flores da Silva, Nelson Kohl, Asilda CecíliaKraemer, Eliselena Pagliarini, Rodrigo Sacks, Vinícius Zart, AdelarSpohr, Dulce Prestes da Silva e Michelle Valiati; 24/7: Elda Graeff,Liliane Roessler, Ângela Maria Musskopff, Jorge Nelson Sabini,Sara Heller, Amália Griep, Margit Krüger, Décio Lorival Haag, WilliamSchneider Gomes, Leonardo Lauxen, Anaí Welker, Luciano Schena,Norma Dias, João Alderi Cardoso, Ronaldo da Silva e AlexWiedthauper; 25/7: Antônia Matilde Gehler, Emílio Kilpp, RosaneMaria da Silva, João Alfredo Graeff, Terezinha da Rosa, CleoniceWindberg, Lindomar Vianei Crestani, Estéfan Silva, GrazielaMelchiors, Michael Dorneles Chehade, Augustinho Orsolin,Cristinano Hermann, Leandro de Quadros e Ynayê Martins; 26/7:Delcy Hoffmann, Marcelo Werner, Marcos Antônio Erig, GudrumRoy, Laci Gewehr, Norma Rambo, Fábio Roberto Simon, RosanaSchuster, Keila Adriana Huber, Pablo Miguel Villa, Ronaldo Pintode Toledo, Leandro Eckert e Alan Kümpel; 27/7: José Carlos deAssis, Mauro Luiz Alberton, Sílvia Odete Soares, Gelvani LeomarCrestani, Cleuza Hortêncio, Vicenzo Wildner Guadagnin, EronyMoreira Fagundes, Inácio Klein, Isaías da Silva Aroldi e Júlio OttoGörgen.

AniAniAniAniAnivvvvvererererersársársársársáriosiosiosiosios PARÓQUIA CATÓLICAHOJE: 15 horas - missa em Colônia Vargas (Nossa Senhora de

Fátima); 17 horas - missa no Bairro Viau (São Francisco de Assis); 18horas - missa na matriz; 19 horas - missa no Bairro Jardim (SãoVicente de Paulo); 19h30min - missa no Bairro Santo Antônio (SantoAntônio). AMANHÃ: 8h30min - missa na matriz; 9h30min - missaem Bom Sucesso (São Miguel); 18 horas - missa na matriz. DIA 24/7: 18h30min - missa no Hospital de Caridade. DIA 25/7: 15 horas -missa em São José do Centro (São João Batista). DIA 26/7: 18h30min- missa no Hospital de Caridade. DIA 27/7: 19h30min - missa emInvernadinha (Nossa Senhora dos Navegantes).

PARÓQUIA EVANGÉLICAHOJE: 12h10min - programa de rádio; baile do grupo alemão. O

pastor Fábio Staggemeier estará em férias até o dia 31 de julho.PARÓQUIA LUTERANAHOJE: 9h30min - culto em São José do Umbu; 19 horas - culto

em Não-Me-Toque - oportunidade em que serão feitas orações pelafamília (enlutada) de Gilmar Glienke. AMANHÃ: 9h30min - cultoem São José da Glória - oportunidade em que serão feitas oraçõespela família (enlutada) de Sídio Devalle; 18 horas - departamento dejovens em Não-Me-Toque - com ensaio de teatro. DIA 24/7: dia devisitas. DIA 25/7: manhã de atendimento pastoral no escritório; tar-de de visitas. DIA 26/7: manhã de atendimento pastoral no escritó-rio; tarde de visitas; 19h30min - estudo bíblico em Ernestina. DIA 27/7: dia de visitas.

SOCIEDADE ESPÍRITADIA 25/7: 19h30min - sessão doutrinária ao público seguida de

passes; 20h30min - sessão de educação mediúnica.

PrPrPrPrProgrogrogrogrograma Religiosoama Religiosoama Religiosoama Religiosoama Religioso

Instituto Girassol prestahomenagem aos avós

Salão de festas do educandário ficou lotado

Apresentações artísticas foram sobremaneira elogiadas

Em 26 de julho comemora-se o dia dos avós. Para marcar a dataalunos do Instituto Educacional Girassol prestaram, no dia 13 dejulho, bonita homenagem aos seus avós (vovô e vovó). A organizaçãoficou a cargo de professores e funcionários do educandário.

Após as apresentações artísticas foi servido um farto café. To-das as avós presentes receberam, como lembrança, uma muda de flor(amor perfeito) e um cartão com a seguinte frase de Inês Generoso:Vou semear amor perfeito em seu coração... Na próxima primaveraeu colho. O mimo foi gentileza da equipe diretiva e dos professoresdo educandário.

Page 5: Correio Regional 21 Julho 2012

JUROS ABUSIVOS EM:FINANCIAMENTO

DE CARRO, MOTO,E CAMINHÃO,

CARTÃO DE CRÉDITO,SPC E SERASA.

Acordos e cobranças extrajudiciaisRedução da parcelaRedução do seu financiamento em até 70%Entrega quitativa de veículosTiramos a busca e apreensão do seu veículo

ç

ç

ç

ç

ç

PROCURE UMA DE NOSSAS FILIAIS EM

PASSO FUNDO: (54) 3311-4713 - Av. Presidente Vargas, 799 - São Cristóvão (próx. Banco do Brasil)CARAZINHO: (54) 3329-1226 - Av. Flores da Cunha, 4920 - sl. 02 - B. Borguetti (próx. Trevo do Avião)LAJEADO: (51) 3710-1092 - Av. Olavo Bilac, 51 - B. Americano (próx. Hotel Mariani)ERECHIM: (54) 3519-2493 - Rua Pedro Pinto de Souza, 1150 (próx. Rótula São Cristóvão)

E-mail: [email protected]

Geral SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 5

Aliança Renovação quer a ComissãoCidadã na direção dos debates

A coligação PDT/PV/PCdoB/DEM vê com grande positividadea chance de travar contínuos debates, ao longo do processo eleitoral,com os membros da aliança adversária: PP/PMDB/PT/PTB. Achajusto conceder o papel de questionadores aos integrantes da Comis-são Cidadã: Luiz Rubin, Maria Ilma Linhares Rubin, Edegar Estery,Loracy Estery, Silviane Estery, Jairo João Bocasanta, LizeloteBattistella, Clóvis Traesel, Antenor Dossa, Sueli Dossa e RicardoLiedke Rosa.

Os convites foram entregues já na manhã de 16 de julho. A Co-missão Cidadã deverá emitir seu parecer, sobre a iniciativa, depois deminuciosa análise. Veja, a seguir, o conteúdo do convite formuladopela coligação PDT/PV/PCdoB/DEM...

“Devemos, em primeiro lugar, expressar reconhecimento aoexitoso trabalho da Comissão Cidadã na oficialização do número devereadores do nosso município. Não fosse a campanha séria e orga-nizada, desenvolvida por tão nobres lideranças, certamente a decisãoteria sido bem outra. Está de parabéns a sociedade de Não-Me-Toque por contar com pessoas isentas e abnegadas na luta contra omau uso dos recursos públicos.

Esta forma independente, de pensar e agir, pode ajudar o elei-torado de Não-Me-Toque a fazer acertadas escolhas nas eleiçõesdeste ano. Vemos a necessidade de recorrer à Comissão Cidadã pa-ra a realização de debates ao longo da campanha eleitoral. A alian-ça PDT/PV/PCdoB/DEM quer ser sabatinada, de forma constan-te, por esses homens e por essas mulheres do grupo que tão bemconduziu o trabalho contra o aumento de cadeiras na Câmara deVereadores.

Deixamos aqui o apelo para que nos prestigiem sistematicamen-te com o debate. Em todas as partes do município. Entendemos quea Comissão Cidadã conquistou a credibilidade necessária para ques-tionar candidatos de todas as facções. Tem conhecimento dos anseiosdos não-me-toquenses e dos brasileiros de forma geral. Ficamos àdisposição. Nosso desejo é que a sabatinagem ocorra com a presençade todas as forças políticas inseridas no atual processo eleitoral.Esperamos o convite para o estabelecimento de datas, horários elocais.

Com o testemunho de nosso leal apreço e distinta consideração,enviamos ATENCIOSAS SAUDAÇÕES.”

O que passa pela GenyNo sorteio da série 030, do Programa “A Nota é Minha”, do

governo estadual, dia 11 de maio, em Porto Alegre, a cidade de Não-Me-Toque foi contemplada com o 75º prêmio: um computador demesa. A cautela de nº 1044379 (sorteada) foi fornecida pela EscolaEstadual Geny Vieira da Cunha.

Na tarde de segunda-feira (16/7) a direção da escola entregouo prêmio à aluna ganhadora Elisa Raquel Graebin Pinto. Mar-

Representante do governo estadual esteve emNão-Me-Toque para presenciar a entrega do prêmio

Festa caipira da Escola Geny Vieirada Cunha teve muita diversão

cou presença no ato um representante da Secretaria de Educaçãodo RS.

FESTANo dia 13 de julho a escola realizou a sua costumeira festa caipi-

ra. Os alunos do turno da tarde compareceram trajados tipicamente.Juntamente com alunos da manhã envolveram-se em brincadeirascomo pescaria, dança da quadrilha e escolha do casal caipira.

n O casal Luciano Boff/KerielinSouza Boff registra, com especi-al alegria, a passagem do primei-ro ano de vida do filhote Vitor.Também transmitem beijos e abra-ços todos os outros membros dafamília. O garotão é alegria demuita gente.

n A encantadora menina IsadoraCimarosti festejou, dia 15 de ju-lho, em Tio Hugo, a passagemdo primeiro ano de vida. Esta-vam mais que felizes os papaisAlessandro/Fernanda e os demaisintegrantes da família. Votos dealegria contínua para a Isadora.

n Formou-se em engenharia, dia14 de julho, Diógenes GonçalvesBatista. A comemoração, com apresença de familiares e amigos,teve lugar na sede da AssociaçãoStara. Os amigos desejam queDiógenes obtenha todo o suces-so que almeja para sua vida.

n O primeiro aniversário deFelipe Dal Pizzol foi alegremen-te festejado, dia 11 de julho, emsua residência. Os parabéns, atra-vés do jornal, são dos paisVolmir/Cláudia e dos avósRomeu/Ilônia Kerber. Tambémvai um abração do grupo de ami-gos.

n Na sede da AABB/Tapera, dia14 de julho, João Pedro PerazoliBonato festejou o primeiro ani-versário. Votos de felicidade in-teira e sempre dos papais Tiago/Carla e de todos os amiguinhosque compareceram à comemora-ção.

n Luís Antônio Xavier e SimoneXavier festejaram bodas de pra-ta (vinte e cinco anos de uniãoconjugal), dia 14 de julho, emCarazinho. Os votos de felicida-de eterna são de familiares e ami-gos. Que alegria, em todos os as-pectos, sejam vividas pelo casal.Essa é a vontade.

Hospital Alto Jacuí: 13/7 - KYARA, filha de Fabiane GracielaRahmeier e Paulo Rogério do Nascimento. Hospital de Caridade:16/7 - ADRYAN, filho de Sabrina Vogel Sabini Vargas e CassianoMichel Vargas.

NascimentoNascimentoNascimentoNascimentoNascimento

n Tábata Müller do Couto com-pletou sete anos no dia 4 de ju-lho. A comemoração, com a pre-sença de gente muito carinhosa,aconteceu em sua residência.Hoje, por intermédio do CorreioRegional, vão os votos de alegriacontínua dos pais Cristiano/Karina e, também, dos outrosmembros da família.

n Linha Gramado, interior deNão-Me-Toque, ficou bastantemovimentada no dia 15 de julho.Motivo: estavam sendo festeja-das, na localidade, as bodas dediamante do casal Fernando deQuadros e Anna Maria de Qua-dros. Hoje, através do CorreioRegional, vão as felicitações detodos os membros da família.

Page 6: Correio Regional 21 Julho 2012

Geral SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 6

EQUIPE CRPara: ELEITORFicamos muito felizes com a

postagem que você fez minutosatrás. Só não a liberamos por-que alguém poderia imaginar queestivéssemos arranjando for-mas de favorecer o CHICO nacampanha para vereador. É depessoas como você que oCHICO espera ter apoio parachegar lá. Imagine o Chico lá...

IRONPara: TODOSAnderson Silva é o maior ído-

lo do esporte brasileiro no mo-mento. É um fenômeno. Gênio daraça (no esporte) como Emer-son Fittipaldi, Senna, Maria EsterBueno e outros.

CAPAZPara:TODOSNão é de hoje que os agri-

cultores não podem vender seusprodutos na cidade (leite, queijo,pão, etc...). Quando o fazem, temque ser as escondidas, pois afiscalização, para este tipo deproduto está a todo vapor, semdó, proibindo tal prática. Suges-tão aos agricultores: plantem

maconha. Vendam cocaína,crack e maconha aqui em Não-Me-Toque. Isso sim é permitido.Vergonhoso. Por que não existefiscalização para os que vendemcocaína? Será que estão tão es-condidos assim? Dá a entenderque os produtos agrícolas sãomais prejudiciais para a socie-dade do que a cocaína.

INSPETOR JESKEPara: TODOSAlerto para o seguinte fato

verificado a poucos instantes emNão-Me-Toque: Duas mulheresestranhas adentraram em umestabelecimento comercial aqui,onde tudo indicava que prepa-ravam-se para fazer furtos.Ocorre que o proprietário per-cebeu a ação delas e com issoacabaram se retirando e embar-caram no veículo AGQ-8982 dePasso Fundo o qual estava es-tacionado a cerca de duas qua-dras da loja em uma rua lateralde pouco movimento. Em pesqui-sas constata-se que o referidoveículo já possui envolvimento emocorrências de furto em estabe-lecimentos comercias. Assim as

desconhecidas podem voltar aagir. De repente até hoje a tarde(12/7) em NMT ou na região. ABM foi alertada.

ADRIANAPara: SEC. EDUCAÇÃOVaga em creches para es-

sas gurias que não trabalhamtem? Arrumaram vaga novamen-te para uma certa que leva o fi-lho na Arlindo Hermes que nãotrabalha e fica em casa. Só por-que quer correr rua. Isso euacho um absurdo e não adiantafazer denúncia para Sec. deEducação.

COERENTEPara: CAPAZParabéns. Sua colocação

está muito correta. Hoje em diatrabalhar honestamente, infeliz-mente, parece que é crime. En-quanto isso...

TORCEDORAPara: DIREÇÃODO COLORADOGastar um monte de dinhei-

ro neste time é sinal de incompe-tência. Enquanto o Nenê,goleador nato e cria desta terra,está em casa, temos que ver jo-

gadores de fora sem comprome-timento com este clube.

ELEITORAPara: POPULAÇÃOLuzes, câmera, ação... A

patrola encontrou a Rua JaimeViau (no Bairro Viau). Aleluia!Pena que eleição só de 4 em 4anos.

PEDROPara: INSPETORAcho que deveria falar a

marca, a cor e a placa do car-ro... Tudo. Só placa não adian-ta.

IRONPara: ADRIANANão faz sentido a tua recla-

mação porque indiferentementese a mãe trabalha ou não, a cri-ança tem direito, sim, de estarmatriculada na creche ou esco-la estadual e municipal.

PESSOASPara: PESSOASSOCIEDADE EM LUTO. É

UMA GRANDE PERDA O FALECI-MENTO DO SCHMITÃO... PES-SOA QUE FEZ O COOPERA-TIVISMO CRESCER... FEZ O TRA-BALHO ASSOCIATIVO LUTAR E

CR Comunidade www.correioregionalrs.com.br

VENCER JUNTO... A COMUNIDA-DE DE NÃO-ME-TOQUE PERDEUMA GRANDE PERSONALIDA-DE. MEUS SENTIMENTOS.

CRIANÇASPara: ASSISTÊNCIASOCIALMe preocupo com as crian-

ças. Temos muitas crianças dei-xadas de lado pelos pais em NMT,que as deixam trancadas nospátios (pode até ser para iremtrabalhar), usam de maus tra-tos... Sei de crianças que desdecedo precisam usar de medica-mentos psiquiátricos, fazem tra-tamento psicológico, quando de-veriam estar brincando, estu-dando, aproveitando esta fasemaravilhosa. O pior ainda é comos filhos(as) de pais separados.Tem muita "mãe ou pai" que só"cuida" da criança para recebera pensão, que nem dela(e) nãoé e sim deve ser para a manu-tenção da criança. População:denunciem. Sei que é ano de elei-ção e, talvez, deixem de lado...Mas o tempo passa e as crian-ças crescem problemáticas. Nãotenham este peso em suas men-

tes.JAIRO BOCASANTAPara: COMUNIDADEHá pessoas que são líderes

porque conquistaram a distinção,pela competência, pela qualida-de do ser humano, estes deixamregistrada a passagem e o con-vívio. Há também os falsos líde-res que são forjados pela impo-sição, estes não deixam nenhumlegado para a comunidade. Umlíder inconteste foi o caro amigo"Schmitão", com quem tive a hon-ra de ser colega. Schmitão foi oreal responsável pela estruturaque a Cotrijal tem hoje, foi elequem semeou a boa semente docooperativismo autêntico e res-peitável. Onde quer que esteja,Schmitão, nós e o cooperati-vismo brasileiro sentiremos asua falta.

OBSERVAÇÃO: Por limitaçãode espaço nem todos os

recados do mural sãopublicados no jornal.

www.correioregionalrs.com.br

Noite do Queijo e do VinhoObteve pleno êxito,

mais uma vez, a Noitedo Queijo e do Vinho, sá-bado passado, no ClubeUnião. A organização,como de costume, ficou acargo do Lions Clube deNão-Me-Toque.

Todo o lucro obtidonesta iniciativa foi reverti-do em favor de projetos so-ciais apoiados pelo LionsClube de Não-Me-Toque.

Segundo o presiden-te da entidade, Ivan Fleck,foram vendidos cento equarenta e dois cartões...“Registramos a presençade duzentas e cinquentapessoas. Nos deixa impres-sionados e gratificados acontribuição da sociedadede Não-Me-Toque. Maisuma vez os não-me-toquenses fizeram o suces-so da Noite do Queijo e doVinho.”

Durante o aconteci-mento a cantora victorenseStela Marys Goellner fezuma apresentação. Seu re-pertório foi composto demúsicas de compositoresconsagrados e, também, doseu recém-gravado CD (dis-co compacto).

O presidente do Lions Clube de Não-Me-Toque,Ivan Fleck, agradeceu às pessoas presentesdurante um breve pronunciamento

Cantora victorense Stela MarysGoellner fez bonita apresentação

Tecnologias em discussão noXXXII Encontro Nacionaldo Sistema Infracoop

A Coprel, como de costume, marcou presença no cenário dos debates

A Infracoop - Confederação Nacional dasCooperativas de Infraestrutura, com o com-promisso de levar às cooperativas confedera-das as inovações tecnológicas e também unirforças para reivindicações importantes das co-operativas realizou, nos dias 16 e 17 de julhoo XXXII Encontro Nacional do SistemaInfracoop e Seminário Infracoop - NRECA,em Porto Alegre/RS, com a presença de inte-grantes do ramo cooperativo de infraestrutura.

No encontro (dia 16/07 - à tarde) foi de-batida a metodologia tarifária em estudo pelaANEEL e feita uma apresentação dos temasdiscutidos com o Diretor da Aneel - RomeuRufino, relator da proposta de metodologiatarifária às permissionárias. Também foi pau-ta do encontro a audiência realizada no dia 11de julho com a Diretor Geral da Aneel - Nel-son Hubner, em comitiva liderada pelo presi-dente da Infracoop e Fecoergs, Jânio VitalStefanello.

Já no seminário internacional realizado naterça-feira (17), a NRECA - Associação Ame-ricana das Cooperativas de EletrificaçãoRural, fez apresentação de projetos de “Smart- Grid” (redes inteligentes) emdesenvolvimento na Bolívia, no Chile  e numacooperativa no Brasil. A Associação tambémse propôs a auxiliar as cooperativas filiadas àInfracoop na implantação deste projeto. “ANRECA apresentou as vantagens do sistema

de redes inteligentes usado pelas 970 coope-rativas norte-americanas, que atendem nopaís, 97% do mercado rural de energia”, sali-enta Stefanello.

Para o presidente, Jânio Vital Stefanello,anfitrião do encontro, o evento foi muito im-portante. “Pudemos construir um intercâm-bio técnico, institucional e estratégico, paraque possamos buscar este modelo de organi-zação das cooperativas americanas. No quediz respeito à tecnologia, este modelo de smartgrid ‘redes inteligentes’ apresentado é o queas cooperativas estão buscando. A Coprel jáiniciou o seu projeto de gestão e supervisão àdistânciade equipamentos e de leitura de me-didores que já estão melhorando a qualidadedos serviços e diminuindo os custosoperacionais”.

No XXXII Encontro Nacional do Siste-ma Infracoop e Seminário Infracoop, ficoudefinido que serão realizados três cursos so-bre a metodologia tarifária, nos estados doRio Grande do Sul, Santa Catarina e São Pau-lo. Também será buscado, junto ao Sescoop/RS, recursos para viabilizar um intercâmbiocom as cooperativas dos Estados Unidos,para conhecer a campo os recursostecnológicos utilizados no país e o modelo deregulamentação pelo qual as cooperativasamericanas já passaram. (Assessoria de Im-prensa da Coprel)

Integrantes do Lions Clube posarampara a foto oficial do acontecimento

Clube União ficou lotado

Page 7: Correio Regional 21 Julho 2012

Geral SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 7

Notícias PoliciaisHABILITAÇÃO - Ernani da Silva conduzia, na manhã de 13 de

julho, o Focus prata de placas DRF-8294, pela Rua Fernando Sturmm.Foi abordado, por policiais militares, em procedimento de rotina.Constatou-se que estava com o direito de dirigir suspenso. Teve aCarteira de Habilitação recolhida. O veículo foi entregue para pessoahabilitada.

ACIDENTE - Foi registrado, em 13 de julho, acidente de trânsi-to na Av. Waldomiro Graeff, proximidades do Banco Santander. EloniMacalli conduzia o Mercedes Benz, placas CYR-9246/Curitiba-PR(da empresa Prosseguir Brasil S/A Transporte de Valores), que atin-giu o Uno Mille, placas KDV-2742, da empresa Madelar Center.

Eloni Macalli teria olhado pelo retrovisor antes de efetuar mano-bra de marcha-a-ré. Mesmo assim não teria enxergado o Uno Mille -na ocasião conduzido por Marciano Lourenço Rodrigues - que seencontrava parado no semáforo. Marciano Lourenço Rodrigues dizque ficou muito assustado quando viu que ia acontecer a colisão.

ROUBO - Arthur Fries estacionou, na tarde de 14 de julho, naestrada de acesso ao cemitério (Bairro Viau), o Turin, de placas ISA-1125, com as portas destrancas. Ao retornar, quinze minutos maistarde, constatou que sua carteira (contendo documentos pessoais,talão de cheques, cartões de bancos e documentos de porte obrigató-rio), que estava dentro de veículo, havia desaparecido. Não tem sus-peitos.

CAMINHÃO - Gustavo Luvison Rigo conduzia, na tarde de 14de julho, pela Av. Alto Jacuí, o Tiguan de placas IVW-1943/PassoFundo. Sinalizou (segundo declaração feita na polícia) para estacio-nar, nas proximidades da prefeitura, mas seu veículo foi atingido pelocaminhão Scania IR112, placas IIA-8039, conduzido por ClebersonRodrigues.

Cleberson Rodrigues disse que o choque aconteceu quando ten-tava ultrapassar o Tiguan - que foi danificado no espelho retrovisor,no pára-choque e no pára-lama. Gustavo Luvison Rigo e ClebersonRodrigues disseram, aos policiais militares, que pretendem conver-sar para chegar a um acordo amigável.

DANOS - Jonas Cleiton Talamini conduzia, na noite de 15 dejulho, pela Rua Liberato Salzano, o Audi de placas CZU-9809. Nocruzamento da Rua Caldas Júnior - proximidades da Oficina Mecâni-ca RBS - deparou-se com um quebra-molas não sinalizado. Acaboudanificando o cárter do veículo. À polícia ele falou que, como residea quinze quilômetros da cidade, precisou da ajuda de amigos pararetornar a sua propriedade.

Tomba um dos ícones docooperativismo brasileiroFaleceu domingo passado (15/07), em Porto Alegre, vítima de problemas cardíacos, oex-presidente da Cotrijal Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt, mais conhecido por Schmitão.

Nascido em Não-Me-Toque, em 17.10.1933,formado em Agronomiapela Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul,ele era um dos membrosmais antigos do quadroassociativo e funcional daCotrijal. Começou a tra-balhar na cooperativa em1963, assumindo logo apresidência, função emque permaneceu por 28anos - de 1963 a 1985 ede 1989 a 1995. Depoisdesse período, continuouprestando serviços à coo-perativa como gerente co-mercial de grãos e conse-lheiro de administração.

RESPEITADALIDERANÇASetembro de 1957 -

Frente às condições favo-ráveis de estímulo à mo-dernização da agriculturae estrutura fundiária exis-tente na época, 11 produtores rurais de Não-Me-Toque fundam a Cooperativa Tritícola de Não-Me-Toque.

Entre esses pioneiros está Irmfried Otto IngbertHarry Schmiedt, personagem importantíssimo nes-se movimento que deu origem ao cooperativismode produção e comercialização agrícola no Brasil.Os objetivos expressos pelos fundadores da coo-perativa materializam a dimensão econômica e mer-cantil da entidade, correspondendo à dinâmica demodernização produtiva, que vinha se desenvol-vendo na região através da triticultura no meio ru-ral.

O cenário onde transcorre a primeira década deexistência da Cotrijal é marcado pela absoluta ca-rência. Tudo está por fazer. É um tempo de totaldesafio e absoluto pioneirismo. Demandas inter-nas, necessidades dos agricultores, problemas decomercialização, de financiamento, o incentivo pú-blico, espírito empreendedor do agricultor, a polí-tica setorial do trigo, dentre outros, foram elemen-tos que estiveram presentes na constituição e de-senvolvimento da Cotrijal.

ENGENHEIRO-AGRÔNOMONascido em 17 de outubro de 1933, em Não-

Me-Toque, formado pela UFGRS - 1959 e compós-graduação no Texas nos Estados Unidos -1961, em avicultura, ainda jovem o engenheiro-agrônomo Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt,em 1963, assume a presidência da CooperativaTritícola de Não-Me-Toque (esse era o nome daépoca), deixando para trás uma promissora carrei-ra pública na Secretaria Estadual de Educação. Nãohavia recursos sequer para pagar salários. Os dire-tores não tinham remuneração. Buscavam-se alter-nativas para alavancar a empresa.

Tudo estava para ser criado. Como não haviasecadores, não era raro encontrar o presidente"Schmitão", como ficaria popularmente conhecidodali em diante, ombro a ombro com os funcionári-os, puxando trigo de enxada para evitar oempedramento dos grãos ainda úmidos. A missãoprincipal da cooperativa era receber o produto,padronizar e conservar. Entretanto, desde o início,optou-se por investir em qualidade. O entendi-mento de que a armazenagem é questão de segu-rança e de futuro, desde aqueles tempos, levou acooperativa a concentrar investimento neste setor.Com Schmiedt no comando, a Cotrijal faz parte dogrupo de cooperativas pioneiras na construção decélulas de concreto. A ousadia de erguer silos numaépoca tão remota, quando ninguém optava por es-ses investimentos, mostra a visão de futuro doentão presidente.

A missão de "se livrar" de um estoque de trigoque estava dentro do armazém em condições críti-

Schmitão tornou-se um doslíderes cooperativistasmais respeitados do Brasil

midor mais próximo. Inicialmente vendendo ovospara os atacadistas e posteriormente direto ao con-sumidor.

Um período marcado por muito trabalho, nãohavia sigla nem classificação, os ovos eram carim-bados manualmente e o próprio Schmiedt muitasvezes arregaçava as mangas e entrava no "baile".Mas as coisas passaram a evoluir, não na avicul-tura, mas no trigo e na soja e o interesse do pesso-al pela avicultura foi diminuindo.

A partir dos anos 60, quando a soja começoua ocupar espaço significativo entre suas ativida-des, a cooperativa já mostrava força, prestígio ecredibilidade suficientes para obter altos emprés-timos junto ao Banco do Brasil, com o intuito deadquirir adubos e repassar aos associados. Aintermediação de grandes quantidades de insumos,em troca de produtos, aliás, fazia parte de umalógica mercantil da instituição e do processo deintrodução de insumos modernos nas lavouras deprodutos agrícolas voltados para a exportação.

Na década de 70, ainda com Schmiedt na pre-sidência, a Cotrijal expande-se fisicamente e o pro-dutor da região moderniza-se. Chegam as primei-ras automotrizes e a intensificação do uso deinsumos agrícolas nas lavouras. A cultura entra nocontexto de modernização. O plantio direto pro-vocou uma grande "revolução" no campo a partirdos anos 70, quando agricultores mais ousadosdecidiram não arrancar o mato nem arar a terrapara o plantio.

A história da Cotrijal nos seus 54 anos deatuação é recheada de desafios e conquistas, frutoda união e visão de pessoas empreendedoras, en-tre elas Schmitão, que souberam olhar além de seutempo.

UM GRANDE VISIONÁRIOSchmiedt foi mentor de Nei César Mânica,

que está como presidente desde 1995. Depois dehaver dirigido a cooperativa por 28 anos, ocupouaté os últimos dias de sua vida o cargo de gerentecomercial de grãos e fez parte do Conselho deAdministração.

Schmitão foi uma das figuras mais respeitadase uma referência para o cooperativismo e oagronegócio brasileiros. Natural de Não-Me-To-que, suas ações frente à cooperativa contribuíramcom o desenvolvimento da região. Homem sério ecomprometido, fez de tudo na cooperativa, numaépoca em que todos faziam de tudo. Foi um traba-lhador incansável, que cruzou estradas e mais es-tradas, em busca de melhorias para a organização.

Com ele, a Cotrijal plantou raízes sólidas edeu passos importantes rumo ao seu desenvolvi-mento e também do agronegócio gaúcho. (Asses-soria de Imprensa da Cotrijal)

cas foi o primeiro grandedesafio enfrentado porSchmiedt. A capacidade desecagem na época era pou-co mais que zero. A coope-rativa possuía apenas umsecador. Havia produtoseco e úmido misturado e,também, muito medo deque tudo se estragasse.

ESPECIALIZAÇÃONOS EUADo período em que fez

uma especialização no seg-mento de avicultura, nosEstados Unidos, Schmiedttraz para a cooperativa aidéia de comercializar avese ovos, abrindo uma alter-nativa de ganhos à peque-na propriedade, a partir deprodutos que praticamen-te todo mundo tinha a dis-posição. O caminho natu-ral foi encaminhar essaprodução para Porto Ale-gre, o grande pólo consu-

Alegria não tem idadeO salão de festas evangélico abrigou, no dia 7 de julho, mais um

baile do Grupo de Terceira Idade Sempre Viva na Fé. Os embalosficaram por conta da Banda Só Alegria. Grupos de terceira idade detoda a região estiveram presentes.

LoriKalkmann,

Wilian Resse,Keila

Presser,Adimir

Presser eNelsi Presser

Nelson Alflene Neila Alflen

Motociclistaatropelapessoasbem nocentro deNão-Me-Toque

Engelbertus MartinusCornélis van Vught (73anos) e Maria Cornélia vanVught (77 anos) foram atro-pelados, na noite de 14 dejulho, quando atravessavama Rua Coronel AlbertoSchmidt, pela motocicletaCG-150, placa IMP-1450,pilotada por Bruno Barbo-sa.

Engelbertus MartinusCornélis van Vught disse quecaminhava, na calçada, comsua mulher Maria Cornéliavan Vught. Falou tambémque antes de atravessar a ruaolhou para os dois lados. Viua motocicleta a uma quadrae meia de distância. Porém,ao chegar ao centro da via,ouviu forte barulho de ace-leração. Em seguida sentiu amotocicleta chocando-secontra seu corpo. Engel-bertus Martinus Cornélisvan Vugth acabou caindoem cima de Maria Cornéliavan Vught.

Maria Cornélia vanVught falou que não lembrade detalhes do acidente. So-mente consegue recordar domomento em que atravessa-va a rua em companhia deEngelbertus MartinusCornélis van Vught.

Devido à gravidade dosferimentos EngelbertusMartinus Cornélis vanVught e Maria Cornélia vanVught precisaram ser enca-minhados ao Hospital SãoVicente de Paulo (em PassoFundo). Não apresentaramqueixa-crime contra BrunoBarbosa. Pretendem pensarum pouco antes de tomarqualquer medida.

Na noite do acidenteBruno Barbosa não pôdeprestar declaração à políciamilitar. Ficou incapacitadopor ter se ferido na boca. Foiencaminhado a um hospitalda cidade.

Em 16 de julho BrunoBarbosa foi até o 4º PelotãoPolicial Militar para dar suaversão do acidente. Disseestar trafegando pela RuaCoronel Alberto Schmidt(sentido Estação Rodoviá-ria/Delegacia de Polícia).Nas proximidades do con-sultório de Wilson Cunhaefetuou manobra de ultra-passagem. As luzes de umveículo, que trafegava emsentido contrário, teriamofuscado sua visão. Acabouatropelando EngelbertusMartinus Cornélis vanVught e Maria Cornélia vanVught. Falou que MariaCornélia van Vught estava nadivisão da pista de rolamen-to e Engelbertus MartinusCornélis van Vught encon-trava-se um pouco atrás.

Mais um motociclistamorre em acidente

Katiusca Pagliarini conduzia, dia 14 de julho, pela Av. WaldomiroGraeff (sentido Centro/Carazinho), o Agile de placas IRW-5188. Aoingressar na Rua Espumoso, por volta das 12 horas, bateu seu veícu-lo na motocicleta CG-125, placa IQO-1531, pilotada por GilmarGlienke. Katiusca Pagliarini falou não ter visto a motocicleta quetrafegava no sentido Carazinho/Centro.

Gilmar Glienke, 46 anos, sofreu fraturas nas pernas e traumatismocraniano. Foi conduzido a um hospital da cidade. Em razão da gravi-dade dos ferimentos precisou ser encaminhado ao Hospital São Vicentede Paulo (em Passo Fundo). Mesmo assim acabou falecendo às 18horas daquele mesmo dia.

Gilmar Glienke era casado com Classi Glienke. Deixa duas filhas:Aline Glienke e Kátia Glienke.

Page 8: Correio Regional 21 Julho 2012
Page 9: Correio Regional 21 Julho 2012
Page 10: Correio Regional 21 Julho 2012

10 - SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 Geral

EDITAL DE PRAÇA e/ou LEILÃO1ª PRAÇA e/ou LEILÃO: 09 de Agosto de 2012, às 14horas.2ª PRAÇA e/ou LEILÃO: 23 de Agosto de 2012, às 14horas.LOCAL: Av. Flores da Cunha, 913, Bairro Centro em Carazinho/RS.

Carlos Alberto Andrade dos Santos, Leiloeiro Oficial, matriculado naJUCERGS sob nº 234/2009, devidamente autorizado pela Exmo. Sr. Dra. Lisiane Marques PiresSasso, Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Carazinho/RS, venderá em Pública Praça e/ou Leilão, na forma da lei, em dia, hora e locais acima citados, o(s) bem (ens.) penhorado(s) a seguirdescrito(s):

Processo nº:009/1.11.0004537-8Natureza: Precatória de Atos ExecutóriosExeqüente: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Assoc. da Região da ProduçãoExecutado: Carlos Alberto Besqui e Outros

Descrição do(s) bem (ns): Um terreno urbano, sob o nº345, com benfeitorias(não averbada), com áreade 360mts², situado na Cidade de Carazinho, no Bairro Oriental, na rua Diamantino Conte Tombini,distante 32.00 metros da esquina com a rua Vicente D. Estery, no setor 006, quadra 210, lote 027,com as seguintes confrontações; ao Norte medindo 12 metros, com a Rua Diamantino Tombini, aoSul, 12 Metros com o loteamento COHAB, a leste 30 metros com o lote 28 de Liane B. T. Pachecoe Outros e ao Oeste, 30 metros com o lote 26 também de Liane B. T. Pacheco e Outros, imóvel esteda Matrícula 23534, do registro de Imóveis de Carazinho/RS. Obs. Sobre o terreno existe uma casade alvenaria, com área total de 354,39m² construídos(não averbados), sendo a parte térrea177,19m²(inacabada) e uma área no 1º andar, com área 177,19m² construídos, em frente ao CampusUPF. Obs. Benfeitorias não averbadas junto ao CRI local, despesas de registro por conta do arrematante.Avaliação: R$232.032,18(Duzentos e trinta e dois mil reais e dezoito centavos) Depositário/vistoria:Carlos Alberto Besqui, Rua Diamantino C. Tombini, 345, Carazinho/RSNa ocasião da 1ª Praça e/ou leilão, os bens serão vendidos por valor igual ou superior ao daavaliação; na 2ª Praça e/ou leilão, pela melhor oferta desde que não seja caracterizado preço vil.Quando o valor dos bens penhorados não exceder 60 (sessenta) vezes o salário mínimo vigente nadata da avaliação, o preço da arrematação não será inferior ao da avaliação, (exceto nas execuçõesfiscais). A comissão do Leiloeiro é de Dez por cento (10%) e correrá por conta do arrematante(comprador). Quem der causa à anulação do leilão perderá em favor do Leiloeiro a comissão paga.O pagamento da Arrematação (compra) /Comissão do Leiloeiro deverá ser efetuado à vista, exclusi-vamente em cheque, este emitido pelo comprador. Havendo a suspensão ou extinção da execuçãoem virtude de acordo antes do leilão, este somente será suspenso após o pagamento das custas edemais despesas processuais, inclusive aquelas do Leiloeiro. Eventuais ônus existentes sobre os benslevados a leilão deverão ser verificados pelos interessados junto aos órgãos competentes. É de inteiraresponsabilidade do adquirente o pagamento de despesas de transferência de veículos, bem comode eventuais débitos em aberto junto ao DETRAN; da mesma forma, fica responsável pela quitaçãode valores existentes relativos à alienação fiduciária e, no caso de imóveis, pelo pagamento do ITBIe demais despesas de transcrição, além de taxas em atraso tais como condomínio, energia elétrica,água, etc. Ficam desde já as partes, seus cônjuges, se casados forem, credor hipotecário, usufrutuá-rios ou senhorio direto havendo, INTIMADOS pelo presente EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA e /ou LEILÃO, para todos os atos aqui mencionados, caso se encontrem em lugar incerto e não sabidoou não venham a ser localizadas pelo Sr.(a) Oficial de Justiça, suprindo, assim, a exigência contidano art. 687, § 5°, do CPC.Informações pelos telefones (54) 9981-2028 / (54) 3331 3200 Carazinho/RSwww.carlosleiloes.com.br e-mail: [email protected]

Carlos Alberto Andrade dos SantosLeiloeiro Oficial

Como fazer a diferença no cenário das competiçõesO auditório da Acint (Asso-

ciação Comercial e Industrial deNão-Me-Toque) abrigou, na noi-te de 12 de julho, palestra do ad-ministrador de empresas Chris-tian Tudesco. A organização foida Acint em parceria com o Senac(Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial). Tema: Como serdiferente em mercados altamen-te competitivos.

Para Christian Tudesco omundo já não tem mais frontei-ras... “Na era digital as pessoastêm se aproximado com grandefacilidade. Não existem frontei-ras para a tecnologia... Nem paraa economia.”

Segundo Christian Tudesco: as pessoas mos-tram-se mais exigentes na hora de comprar um pro-duto ou serviço devido ao acesso à informação...“A empresa que quiser crescer e manter seus clien-tes precisa estar em constante modernização. Masnão pode deixar de lado, jamais, o bom atendimen-to e o relacionamento cordial com seus clientes.”

Também faz-se necessário, para empresas quebuscam crescimento, saber usar os recursostecnológicos para atrair e satisfazer consumido-res... “Através das redes sociais é possível atingirgrande número de pessoas. O consumidor tem pro-curado informações sobre produtos com amigosnas redes sociais.”

Oitenta pessoas assistiram às explanações.

Auditório da Acint ficou lotado

Para assistir a palestra de Christian Tudesco eranecessário doar um quilo de alimento não-perecí-vel. O fruto da arrecadação foi destinado ao Lar doIdoso São Vicente de Paulo.

ChristianTudesco

Vejam quem mais concorre na regiãoCOLORADOUnião por Colorado (PP/PDT/PTB/DEM/

PSB): Lauro Fassini (prefeito) e Tarcísio Ferrari(vice-prefeito). Para vereador: Viviane Zanotto,Antônio Carlos de Oliveira, Dejanira dos Santos,Delonei Luiz Pereira da Silva, Dirceu Pedro deBortoli, Gilberto Martins Pinto, Ilton Marcos Alvesde Souza, Leonardo Giongo, Lidiane Piccinini,Lizete Aparecida Araldi da Silva, Luís GilbertoRizzardi, Marta Rejane Mino, Maurício Pagliarini,Paulo Henrique Boaventura da Silva, Paulo Rogé-rio Tramontini Valério, Simone Carla BissolotiCastelli e Sindovaldo Pereira da Silva.

Unidos por um Colorado ainda melhor(PMDB/PPS/PSDB): Lírio Riva (prefeito) eEumar Luiz Rizzardi (vice-prefeito). Para verea-dor: Ricardo de Couto Vargas, Magnus AndréRaber, Mônica Pereira Barbosa, Mara Elizabeteda Silva dos Santos, Alcides Dionísio Görgen, Alo-ísio Remo Alves Xavier, Gilberto AntônioPazinatto, Giovani Rizzardi, Hélio Bandeira, JaneteRibas Damiani, Joel Pazinato, Jones FranciscoScheit, Jorgina Maria de Quadros, José RicardoBeulk, Liamar Salete Zanolla e Mário Klein.

TAPERAAliança Democrática (PP/PMDB/PPS/

DEM/PSB/PSDB): Ireneu Orth (prefeito) e VolmarHelmut Kuhn (vice-prefeito). Para vereador: JoséNelson Balensiefer, Luiz Carlos dos Santos, LuizFernando Campeol, Maria Delfina Cerutti, MariaIvone Siqueira, Neri Nunes dos Santos, RogérioLuis Kloeckner, Silvana Beatriz Dalvesco Staudt,Tatiane Pasinato, Valdir Silveira Machado,Valdomiro Gonçalves de Matos, Zaida InêsFeldmann, Fátima Marlei Pinheiro, Elias Goulart,Cláudio Leonir Schultz, Alcides Maldaner,Alebrande Rupp, Bruna Cristiane Huning, AltemirRogério Krapper, Fábio Rogério Rizzi, JoseandraLinne, José Deolino Guarnieri, José Ilo PereiraBarbosa, João Roque Simon, Paulo Raul Hansen,Paulo Roberto Moraes, Requelmo Nepomucenodos Santos, Rosana Maria Mânica e Yeda MariaKrindges Gregory.

Coligação PT/PTB: Nestor Arnemann (pre-feito) e Luiz Antônio Brunori (vice-prefeito). Paravereador: Osmar Casemiro, Roque Ritter, AdelarAntônio Gatto, Alfano Antônio Rosa Moreira,Maria Regina Pereira Barbosa, Carlos ValdomiroSchmidt, Jussara Terezinha Soares, Marcelo

Benites Borges, Ani Renate Sturmer, RobertoCarlos Prado dos Santos, Soeleci Ana dos Santosde Matos, Rejane Maria Arnemann, RafaelHansen, Paola Elizabeth Kohler, Luiz CarlosRitter, José Guilherme Pádua Dalmagro, Joel Alvesdos Santos, Ivaldo Corazza, Vanessa Stela Kuhn,Carlos Roberto Sasse e Délcio José Henrich.

LAGOA DOS TRÊS CANTOSUnião Democrática Trabalhista (PDT/PT/

PTB/PMDB): Sérgio Antônio Lasch (prefeito) eJuliane Raquel Kempf (vice-prefeita). Para verea-dor: Iara Elisa Ahlert, André Rhode, Josiane PetryVergütz, João Caruso Camargo dos Santos, Lean-dro Leomar Kempf, Luís Eduardo Ritter, Maurí-cio Wagner, Nelvo Osmar Knopp, ValdelíriaArtmann Port, Alexandro Antunes dos Santos,Hulda Maria Lammel Schollkopf, Eloi Schumann,Arilúcia Erthal Simon, Antenor Anildo Petry e JorgeVilson Steffens.

PP: Dionísio Pedro Wagner (prefeito) e JoséIlário Horn (vice-prefeito). Para vereador: AriVilson Konig, Roque Eloi Fath, Nerli Gorete DuarteMaciel, Júlio César Bohn, João Backes, JairAldebrand, Ivanice Marta Schu, Ivair Lavall, CarlaLuiza Paludo Gehrke, Christiane Carine JostHartmann e Hilgo Lauro Schumann.

SELBACHUnião e continuidade do desenvolvimento

de Selbach (PP/PT): Alcir Luís Maldaner (pre-feito) e Dionísio João Feldkercher (vice-prefeito).Para vereador: Lúcia Terezinha Prediger, MichaelKuhn, Nadir Ana Maldaner Hammes, Roque LuísNeumann, Rudi Seger, Terezinha Prediger Braun,Anderson Feldkercher, Lisete Tonelli Baumgratz,João Aroni dos Santos Oliveira, Dionatan Palhanodos Santos, Claudiomir Batista Alves da Cruz eCláudio Barth.

Unidos para Selbach Crescer (PMDB/DEM): Sérgio Ademir Kuhn (prefeito) e StelamarisGobbi Wendling (vice-prefeita). Para vereador:Amauri Garzella, Anastásia Sgarbi, Arlei Willig,Claudir Matias Koling, Estér Adriana LuthemeierWendling, Evandro Simon, José Renato Antunesda Silva, João Pedro Rosa Barbosa, Márcio Antô-nio Schuster, Márcio Pedro Seibel, Maria Saletede Oliveira, Matheus Vicente Huppes, Mauro Sér-gio Müller, Nilse Reinehr, Silvasio Schaefer,Teresinha Erthal Gattermann, Vivian Nunes da Sil-va e Valdir Pinno.

GEV de Não-Me-Toque já sedestaca em âmbito nacional

Milton Kissmann, coor-denador geral do GEV (Gru-po Esperança Viva) em Não-Me-Toque, encaminhou aoCorreio Regional, nesta sema-na, mais uma amável corres-pondência. Veja, a seguir, oque ele nos escreveu...

“Olá amigo Francisco efamília Correio Regional - Nodia 8/7/2012 a Fazenda daEsperança completou 17 anosde existência em Casca/RS.São 17 anos de ajuda e de amoraos jovens que já não viammais sentido em suas vidaspor conta das drogas. Devol-vendo a todos a esperança eoferecendo um novo estilo devida, onde existe mais amor, paz, fraternidade, hu-mildade e compreensão.

O GEV de Não-Me-Toque participou das co-memorações durante o dia todo. Aproximadamen-te 40 pessoas que integram e participam do GrupoEsperança Viva do nosso município se deslocaramaté a cidade de Casca/RS onde tiveram a oportuni-dade de assistir a uma missa com o padre ViníciusGouvêa (responsável pelas fazendas da AméricaLatina). Assistimos também a formatura de doisjovens que completaram seu ano de recuperaçãobem como seus depoimentos emocionados.

Após o almoço, fizemos uma visitação às de-pendências e área de atuação e trabalhos dosrecuperandos naquele lindo lugar. Amigo Francis-co, eu, em nome de todos do GEV/NMT tenho o

Milton Kissmann lidera uma obra deinestimável valor em Não-Me-Toque

prazer de lhe informar que o nosso grupo, mesmosendo o mais jovem, já é um dos maiores e tam-bém dos mais atuantes de todo o Brasil, devido afidelidade de seus participantes e resultados atin-gidos.

Nossos agradecimentos a todos vocês do Cor-reio Regional e principalmente a você, Franciscode Campos, que foi a primeira pessoa a estender amão e acreditar em nosso projeto. Graças a vocêconseguimos chegar a famílias que jamais sabería-mos que precisavam da nossa ajuda e hoje podemsentir a alegria de viver e ter novamente esperan-ças em dias melhores. Muito obrigado e que Deuscontinue iluminando e abençoando a todos destaimportante família. Unidos... Abraços do amigoMilton. Coordenador do GEV/NMT.”

Page 11: Correio Regional 21 Julho 2012

Geral SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 11

Carazinho

Patrimônio histórico étema de trabalho em aula CPI da

motoniveladoraé prorrogadapor 30 dias

CARAZINHO - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) damotoniveladora ouviu, no dia 13 de julho, o ex-secretário de obrasRudinei Brombilla. Em reuniões anteriores foram colhidos os depo-imentos de funcionários públicos municipais: Daniel Moreira, MiltrasPasqualotto, Antônio Carlos Maia e Ítalo Tonon. Todo esse materialserá utilizado no relatório que os vereadores irão apresentar, oportu-namente, em plenário.

A CPI reuniu, também, cópias de empenhos e notas fiscais deempresas que forneceram peças e mão-de-obra para o inútil consertoda motoniveladora. O presidente da comissão requereu perícia. Esseserviço seria prestado por empresa da região e custaria, aos cofrespúblicos, em torno de R$ 15.000,00.

O alto valor fez com que os vereadores desistissem do trabalhopericial. Outras alternativas devem ser buscadas para apurar deta-lhes ainda pendentes. Ainda na reunião de 13 de julho foi proposta aprorrogação da CPI por mais trinta dias. O pedido teve respaldo dopresidente da Câmara de Vereadores Erlei Vieira.

Índios recebem área de terraCARAZINHO - Foi definida, em reunião no dia 17 de julho, a

doação de uma área de terra para moradia legal da Aldeia Kaiaru.Segundo o secretário de planejamento, Hélio Büllau, está sendo

estudada a possibilidade de doação de uma área nas proximidades doAutódromo Cavalo de Tróia - o que deverá ser viabilizado através deum decreto de utilidade pública.

A Aldeia Kairu, que ocupa área às margens da BR-386 (proximi-dades do Posto do Baixinho), é formada por doze famílias de índioscaingangues.

Segundo o cacique Ivo Galles: o local onde a aldeia está instaladaé perigoso e não tem a infra-estrutura necessária... “Com a doaçãodessa área, pelo município, a Funai (Fundação Nacional do Índio)deverá construir casas para as famílias e escola para as crianças danossa aldeia.”

Técnicas de cobrançaCARAZINHO - A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) realiza,

de 20 a 23 de agosto, um curso de técnicas de cobrança e administra-ção de devedores. Público alvo: encarregados de crédito e cobrança,pessoal da área de crediário no comércio varejista, bancários, cobra-dores, empresários e gerentes administrativos e/ou financeiros. Maisinformações são fornecidas através do telefone 54-3331-1555.

PreviCarazinhoCARAZINHO - Foi realizada, na manhã de 18 de julho, a sole-

nidade de posse dos funcionários concursados do PreviCarazinho(Instituto de Previdência dos Servidores Titulares de Cargo Efetivono Município de Carazinho).

Foram empossados: Alisson Luiz Bottega (agente financeiro),Rafael Hackenhaar (agente contábil), Carla Luciane Bettio (agenteprevidenciário), Suzana Fatima Woievoda (auxiliar de serviços ge-rais), Maiara Müller (escriturário previdenciário) e Caroline Macha-do Johner (oficial previdenciário). Todos obtiveram primeiro lugarno concurso realizado em abril deste ano.

ExpoCarazinhoCARAZINHO - Integrantes da diretoria do Sindicato Rural esti-

veram reunidos, na tarde de 18 de julho, com o prefeito AyltonMagalhães. Buscaram apoio para realizar melhorias no Parque ValiAlbrecht - que abrigará, de 27 a 30 de setembro, a ExpoCarazinho.

Segundo os representantes do Sindicato Rural: são necessáriosinvestimentos na infra-estrutura básica e no sistema de iluminaçãodo parque... “O serviço de coleta de lixo também precisa serincrementado. Queremos fazer uma feira ecológica e limpa.”

Aylton Magalhães destacou que a prefeitura não poderá ajudarfinanceiramente... “Mas vocês terão apoio da Secretaria de Obras, daempresa de coleta de lixo e da Eletrocar (Centrais Elétricas deCarazinho) para fazer as melhorias necessárias no parque.”

CARAZI-NHO - A artistaplástica e pro-fessora univer-sitária Ilse AnaPiva Paim soli-citou, aos alunosda disciplina dehistória da arte,que fizessemtexto sobre opatrimônio his-tórico do muni-cípio... Dentreos textos, segun-do Ilse Ana PivaPaim, merecedestaque o cria-do por AndréBolesina...

CARAZINHO“A beleza de uma cidade não está apenas no que os olhos podem

ver. A beleza de Carazinho, como a de qualquer outra, está profun-damente confusa com o tempo e com a história.

Muitas vezes, tal afirmação não é valorizada pelo povo nativo,e ouso dizer, que pouco é pensada, e por causa disso, acho que deveser levada mais a sério neste momento.

Na maioria das vezes, as pessoas tem por impulso assimilar apalavra beleza com aquilo que podem ver, tocar ou as emoções quepodem sentir fazendo isso, mas diferentemente desse pensamento emque crê a grande maioria, acredito na possibilidade em que a belezapode estar também no conhecimento.

Sabemos que nos dias de hoje, é raro ver algo encantador, prin-cipalmente no que diz respeito construção e estrutura de uma cidade,ainda mais sendo razoavelmente pequena e situada no interior. Po-rém, acredito que através da história, podemos enxergar as coisascom outros olhos. Um exemplo disso, seria “O Bombeador”, loca-lizado em frente a rodoviária de Carazinho. Apenas olhando paraele, não tiramos muito proveito, e isso se dá, somente até conhecer asua história. A história tem o dom de fascinar e nos surpreender.Quem imaginaria que O Bombeador, como um monumento qual-quer, após conhecer um pouco de sua história, passamos a entendersua real importância. Toda vez que olharmos para ele, adicionare-mos um significado e poderemos vir a ter um sentimento mais icônico.

Vejamos a avenida principal de Carazinho, a Flores da Cunha,a qual deve ter em média, atualmente, algo em torno de 7km, detrevo à trevo. E por relatos históricos, podemos constatar que amesma, era antigamente uma cancha de carreira, a qual objetivou aidealização do município pelo seu criador Pedro Ribeiro da SantanaVargas. Num calçamento antes de terra batida, hoje de asfalto epedra, pisado e passado por tantos a tanto tempo, que vão e nemsempre voltam. Eis que a história, o entendimento e o conhecimentode algo, através da imaginação, pode vir a encantar e as vezes atémais do que o ato de ver.

É importante lembrar, que quando a construção é admirável e asua história interessante, o sentimento pode ser duplicado. Quemnão gosta de encher os olhos com algo admirável? E quem nãogosta de conhecer e interpretar o admirável?

Parabenizada pela maior cancha reta da América Latina antes,hoje o título já não é mais ostentado. (esquecido por muitos)

Agora vamos ao que os olhos podem ver. E o que eu vejo? UmaIgreja. Isso mesmo! Aquela situada no coração da cidade, logoatrás da praça central. Se você gosta de Igrejas estilo gótico você vaigostar desta. Além da posição favorável, a primeira imagem daconstrução é vigorosa. Independentemente da religião que você se-gue, ignorar tal construção deveria ser considerado um ofensa. Nonatal a sua beleza consegue ser expandida e o crédito é o da grandequantidade de luzes adicionadas na época.”

André Bolesina

Rádio informação24 horas no ar

Feira está marcada para o período de 27 a 30 de setembro

Reunião foi no gabinete do prefeito e contoucom a participação de seis índios da aldeia

Este é o motor da patrola que passoupela reforma atualmente investigada

Solenidade de posse foi no gabinete do prefeito

Page 12: Correio Regional 21 Julho 2012

Victor Graeff: terrade muitos coralistas

Jantar cantanteLAGOA DOS TRÊS CANTOS - Houve, dia 7 de julho, no

Clube Recreativo Sempre Unidos, a terceira edição do Jantar Cantan-te. A organização ficou sob a responsabilidade de integrantes doGrupo Vocal Canta Comigo. Quatrocentas e cinquenta pessoas esti-veram presentes.

O momento da apresentação de canto coral foi aguardado comexpectativa pelo público. Jantar e baile - animados pela Banda SóAlegria - também fizeram parte do programa festivo.

Apresentaram-se durante o Jantar Cantante: Quinteto de Metais(de Ibirubá) sob a regência de Marcos Petry; Coral Comunitário deCultura Cristã (de Carazinho) regido por Nicétio Endler, Coral Vintede Outubro (de Victor Graeff) sob a regência de Maria Dolores Kuhne Coro Municipal (de Alto Alegre) regido por Elói Frantz. O GrupoVocal Canta Comigo, anfitrião do acontecimento, também subiu aoplaco.

VINHOS E SUCOSPUTINGUENSE...

Fabricados e embalados por Sadir Domingos Fontana e Cleomar Fontana.

Rua Liberato Salzano, 2Em frente à CotrijalNão-Me-Toque (RS)

TELEFONE54-3332-1632

A melhor qualidade bem perto de sua casa.

O MELHOR DA VIDAÉ SABOREAR...

Espeto corrido - Porções de chapão Polenta - Queijo - Batata - Salame

Lanches - Sucos - Vinhos - Tenda colonialBR-386/Km 180 - Ao lado do Posto BuffonTelefone 54-3329-6396 - Carazinho-RS

Aceita reservaspara casamentos,

aniversários,formaturas e demais

tipos de evento.

12 - SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 Geral

TRÊS AMBIENTESCLIMATIZADOS

E ÓTIMOATENDIMENTO

Pizzas (doces e salgadas), massas,canelone, lasanha, frango a passarinho,

polenta frita, panqueca doce...

Av. Flores da Cunha, 2770 e Av. Flores da Cunha, 2771Telefones: 54-3331-1234, 54-3331-5531 e 9982-8733, Carazinho-RS

Av. Waldomiro Graeff, 666, Não-Me-Toque - RSajh.copeç[email protected]

ajh.copeç[email protected]: 3332-1787 e 3332-1709 Fax: 3332-1347

Na compra de amortecedorese escapamentos a

instalação é gratuita.

COMÉRCIO DE PEÇAS E REPRESENTAÇÕES A.J.H. LTDA.

PEÇAS AGRÍCOLASE AUTOMOTIVAS.

Lotérica Talismãé assaltada

VICTOR GRAEFF - Na tarde de 10 de julho, por volta das15h30min, a Lotérica Talismã, localizada na Rua 23 de Outubro, nº193 (centro da cidade), foi assaltada. Três pessoas encapuzadasentraram na lotérica e renderam Tanara Wendpap (proprietária) eFrancieli Bohn (funcionária). Colocaram papel em suas bocas e orde-naram que ficassem quietas. Levaram aproximadamente R$ 3.000,00em dinheiro.

No momento do assalto entrou o cliente João Fleck. Dele osassaltantes levaram o telefone celular. Depois do susto TanaraWendpap telefonou para o marido Maurício Howe que, por sua vez,avisou a polícia. Porém: nenhum vestígio dos malfeitores foi encon-trado.

Moradores das proximidades dizem ter visto um carro estranho,com placas de Belo Horizonte (MG), circulando na cidade momen-tos antes do episódio.

Região

Arthur de AguiarOAB/RS 73.685

ADVOCACIA

Causas previdenciárias, cíveis,trabalhistas e direitos do consumidor.

Av. Alto Jacuí, 653/Edifício Alphaville/Sala 3Emm frente à Caixa Econômica Federal

Telefones 3332-4503 e 9162-7618/Não-Me-Toque/RS

Ladrões levaram em torno de R$ 3 mil

Apresentaçãode cantocoral foi

ponto alto doacontecimento

Animaçãofoi confiada

à BandaSó Alegria

Quatrocentase cinquentapessoasestiverampresentes

O municí-pio de VictorGraeff contacom seis coraisatuantes. A So-ciedade de Can-to Carlos Go-mes é o primei-ro coral do mu-nicípio. Foifundada, em1914, com onome “Sängerkranz” (Círculo de Cantores), somente com integran-tes do sexo masculino.

Durante a Segunda Guerra Mundial os ensaios tiveram que serinterrompidos. Foram retomados somente dez anos depois. Primei-ramente com o nome de Sociedade de Canto Aurora (em 1950) e,depois, como Sociedade de Canto Carlos Gomes (em 1955). Hojeconta com 22 integrantes de ambos os sexos e tem a regência deTimóteo Klessmann.

VINTE DE OUTUBROOutro coral de expressão no município é o Vinte de Outubro.

Criado, em 20 de outubro de 1987, é composto de membros de trêscongregações religiosas: Igreja Católica, Igreja Evangélica de Confis-são Luterana do Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Come-çou seus ensaios em fevereiro de 1988 e, atualmente, conta com 23integrantes. A regência é de Dolores Kuhn.

UNIÃOO Coral União iniciou suas atividades, em 20 de novembro de

1932, no distrito de Linha Glória. Paralisou as atividades durante dezanos. Retornou em 14 de março de 1948. Atualmente conta com 15cantores e está sob a regência de Dolores Kuhn.

INFANTO-JUVENILO Coral Municipal Infanto-Juvenil é um dos destaques, atual-

mente, no Rio Grande do Sul. Foi criado a partir de uma Lei Munici-pal de 19 de outubro de 1982. Objetivo: incentivar o canto coral epreservar as tradições da região.

Hoje o coral tem como regentes a professora Júlia Kuhn e oprofessor Daniel Kuhn. Conta com 38 integrantes. Para comemoraros 30 anos o coral fará uma turnê no Paraná (de 18 a 22 de outubro).

Estão ainda organizados no município o Coral da Terceira Idade(com 25 integrantes) e o Coral da Escola Municipal de Ensino Fun-damental Marcilio Dias (com 40 cantores). Ambos têm a regência deJúlia Kuhn. (Estagiária de jornalismo Bárbara Born)

Coral Infanto-Juvenil

Coral Marcílio Dias

Page 13: Correio Regional 21 Julho 2012

Região SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 13

Programa 35° Zeskamp18/7 (quarta-feira): das 14 às 17 horas - recepção às colônias visitantes no Salão de

Festas Cristo Rei; 17h30min - congresso técnico no Cras (proximidades do Ginásio BrenoKirinus); 19h30min - show de abertura do Zeskamp no Ginásio Breno Kirinus. 19/7 (quinta-feira): disputas de voleibol, futebol e futsal; 20h30min - jantar à base de costelão no CTGGalpão Amigo; 21 horas - atrativos musicais e culturais na praça de alimentação (parte externado Ginásio Breno Kirinus). 20/7 (sexta-feira): disputas de voleibol, bola 7 e futsal; 13 horas- Mini-Zeskamp no ginásio da Escola Estadual Geny Vieira da Cunha; 21 horas - atrativosmusicais e culturais na praça de alimentação (parte externa do Ginásio Breno Kirinus). 21/7(sábado): finais do futebol, do futsal e do bola 7; 12 horas - Zeskamp; 20 horas - baile deencerramento no Clube União.

É a sexta vez que o municípiosedia o programa de esporte,cultura e congraçamento

Não-Me-Toque faz mais umaOlimpíada Intercolonial HolandesaO programa de atividades integrativas (esportivas e culturais) foiaberto quarta-feira e tem encerramento previsto para hoje com o Zeskamp.

A cerimônia de aber-tura da 35ª OlimpíadaIntercolonial Holande-sa, quarta-feira à noite,no Ginásio BrenoKirinus, foi presencia-da por mais de mil pes-soas. Fizeram-se pre-sentes autoridades civis,militares e eclesiásticase, também, representan-tes das empresas patro-cinadoras/nível diaman-te: Gilson LariTrennepohl (Stara), NeiCésar Mânica (Cotrijal)e Jerry Rietjens (Jan).

As seis delegaçõesse apresentaram no cen-tro da quadra exibindoorgulhosamente as suascores: Não-Me-Toque/verde, Arapoti/branco,Carambeí/vermelho,C a s t r o l a n d a / a z u l ,Holambra I/laranja eHolambra II/amarelo.

A tocha olímpicafoi conduzida porRafael Michels dos San-tos. O juramento doatleta teve a coordena-ção de Maurícia vanRiel. O tenor LuizCarlos Wiedthauperpremiou a grande pla-téia com o Hino Nacio-nal, o Hino do Rio Gran-de do Sul e o Hino daHolanda.

O palco foi orna-mentado pela presençadas soberanas de Não-Me-Toque: IsadoraKreling/rainha, MaiaraCauaba da Rocha/1ªprincesa e Eduarda Ma-ria Sebastiani/2ª prince-sa. O quadro de belezateve o complemento deRúbia Resener/recém-eleita vice-miss juvenildo Rio Grande do Sul.

INTEGRAÇÃOJan Gits Schouten,

Cônsul Geral dos Paí-ses Baixos no Brasil,destacou o aspectointegração - tão eviden-te na olimpíada holan-desa - para a preservação da amizade entre os po-vos. Willibrordus van Lieshout, coordenador geralda olimpíada, manifestou gratidão a todos que dealguma maneira contribuíram para que aquele mo-mento se concretizasse... “Estamos apenas come-çando. Esperamos que, todos os momentos queainda teremos, sejam de efetivo congraçamento.”

A 35ª Olimpíada Intercolonial Holandesa ter-

mina hoje à tarde com a realização do tradicionalZeskamp (gincana esportiva e cultural). Esse é,sem dúvida, o momento mais importante do pro-grama traçado para os três dias de integração.

Depois da solenidade de abertura houve espe-táculo artístico com a Escola de Dança Petipá (dePasso Fundo) e a dupla sertaneja Fernando &Motta.

Soberanas do município enfeitaramo palco na cerimônia de abertura

Delegação de Não-Me-Toque exibiu-se com uniforme verde

Ato de abertura também teve exibições artísticas

O frio, que normalmente se faz sentirnesta época do ano, não intimida os atletas

O Brasil tem seis expressi-vas colônias holandesas:Holambra I, Holambra II (SP),Castrolanda, Carambeí, Arapoti(PR) e Não-Me-Toque (RS). To-dos os anos - sempre no mês dejulho - integrantes das seis co-munidades reúnem-se na Olim-píada Intercolonial Holandesa.As sedes da olimpíada são defi-nidas através de rodízio.

A primeira Olimpíada Inter-colonial Holandesa, em 1976,teve como sede a cidade deHolambra I. Participaram dacompetição as colônias holande-sas de Carambeí, Castrolanda,Holambra I, Holambra II eArapotí. Delegação de Não-Me-Toque esteve na cidade mas nãoparticipou das disputas.

ZESKAMPNa olimpíada, além de espor-

tes mundialmente conhecidos(como futebol, voleibol e futsal),há provas tradicionais daHolanda. Estas provas formam agincana conhecida comoZeskamp.

Zeskamp é uma competiçãoque testa habilidade, velocidadee esperteza. As tarefas doZeskamp são mantidas em segre-do até o momento estabelecidopara a revelação. Os participan-tes só descobrem qual tarefa pre-cisam realizar minutos antes doinício da prova. O clima de ex-pectativa visa testar preparo fí-sico e reflexos mas, principalmen-te, a união dos integrantes de cadaequipe.

NÃO-ME-TOQUENão-Me-Toque sediou a

olimpíada em 1980, 1985, 1993,1999, 2005 e 2012.

O Zeskamp costuma atrair enormes platéias

Os desafios são encarados por pessoas de todas as faixas etárias

A delegação de Não-Me-Toque costumase apresentar vestida de verde

No cumprimento das provas do Zeskamp exige-seenergia, muita lucidez e companheirismo

A Olimpíada Intercolonial Holandesajá envolveu diversas gerações

Page 14: Correio Regional 21 Julho 2012

14 - SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 Região

Cotrijal realiza SIPATA Cotrijal realizou, de 16

a 20 de julho, a Semana Inter-na de Prevenção de Acidentesde Trabalho-SIPAT.

O início das atividades foimarcado pela distribuição, en-tre os colaboradores, do pri-meiro exemplar do Jornal daCIPA, um informativo queoferece dicas de segurança esaúde no trabalho.

As atividades da SIPATficaram sob a responsabilida-de da Comissão Interna dePrevenção de Acidentes CIPAde cada unidade da cooperati-va. Para realizar a Sipat as co-missões recebem apoio dosetor de Segurança do Traba-lho (Sesmt - Serviços Especializados em Engenha-ria de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Neste ano os setores de Recursos Humanos,Departamento Jurídico e DesenvolvimentoCooperativista auxiliaram na elaboração das ativi-

Programa foi aberto segunda-feira e encerrado no dia de ontem

dades e Jornal da CIPA. O objetivo das atividadesdeste ano foi conscientizar os colaboradores daCotrijal para as práticas de combate a incêndios edireção defensiva. (Assessoria de Imprensa daCotrijal)

Carazinhense é finalista doProjeto Oratória nas Escolas

Em Tapejara, dias 14 e 15 dejulho, houve a final regional doProjeto Oratória nas Escolas,implementado pela JCI. Ocarazinhense Gabriel dos SantosCosta superou fortíssimos con-correntes e garantiu o primeirolugar. Assegurou, com a vitória,participação na fase nacional doconcurso, marcada para o perío-do de 11 a 14 de outubro, emGramado.

Gabriel dos Santos Costa vi-ajou, a Tapejara, acompanhadoda professora de língua portu-guesa Monalise Cappellari e dosupervisor escolar Paulo RobertoSchaefer. “Sabíamos que oGabriel havia feito uma belíssima apresentação...Seus concorrentes eram fortíssimos... Mas tínha-mos certeza de que teria seus esforços compensa-dos... Foram meses de dedicação... Mas valeu apena”, destacam os incentivadores do estudante.

Segundo Gabriel dos Santos Costa: o apoiodos professores foi fundamental durante as apre-sentação em Tapejara... “Os professores sempreme incentivaram a lutar pelos meus objetivos. Sa-ber que a professora Monalise e o professor PauloRoberto estavam na platéia, torcendo pelo meusucesso, foi muito importante.”

Gabriel dos Santos Costa diz estar acostuma-do com o público... “Participo de concursos desdeos oito anos. Gosto de falar em público. Só ficoum pouco apreensivo na frente dos jurados. Sei,entretanto, que faço o melhor possível. E que, fa-zendo o melhor, tenho grandes chances de obterêxito. Para mim os concursos são chances de falaro que penso. De expor minhas idéias.”

ORATÓRIAGabriel dos Santos Costa conta que se prepa-

rou, para o Projeto Oratória nas Escolas, antesmesmo do lançamento oficial da fase municipal...“Fiquei sabendo, através da professora MonaliseCappellari, em março, do concurso. Comecei ime-diatamente a me preparar. Não sabia qual o tema aabordar. Por este motivo nada pude escrever emum primeiro momento. Mesmo assim fui treinan-do técnicas de apresentação, gestos e expressãofacial. Deu certo. Valeram todos os meus esfor-ços.”

Quando foi divulgado o tema a ser desenvolvi-do no texto - Os objetivos do milênio - Gabriel dosSantos Costa começou a escrever... “Como gostomuito de política procurei aliar meus conhecimen-tos nesta área com o tema proposto. Para a fasemunicipal busquei me ater à realidade de Carazinho.Para a fase regional foi preciso ampliar a pesqui-sa.”

Gabriel dos Santos Costa explica que, nos tex-tos criados para o concurso, buscou apresentar os

bons exemplos em âmbito municipal e, depois,em âmbito regional. “Devemos parar de somentecriticar. Ver os nossos bons exemplos. E fazer anossa parte.”

POETAGabriel dos Santos Costa, quatorze anos, é

aluno da 8ª série da Escola Municipal GetúlioDornelles Vargas. Desde os oito anos escreve po-esias. “Minha mãe, Maria de Fátima dos Santos,foi quem me incentivou a ingressar no mundo daliteratura. Esteve ao meu lado em todos os mo-mentos.”

Além de livros de poesia Gabriel dos SantosCosta gosta de ler jornais e revistas... “Quem gos-ta de ler aprimora o vocabulário. A leitura auxiliana construção dos meus textos e na elevação doconhecimento de maneira geral.”

Em 2009 Gabriel dos Santos da Costa obteveo segundo lugar no concurso de poesias da Fuccar(Fundação Cultural de Carazinho). Já em 2011 foio grande vencedor do concurso. Diz que seus es-critores favoritos são Carlos Drummond deAndrade e Angelino Martins Dias.

Questionado sobre a carreira que pretendeseguir Gabriel dos Santos da Costa diz estar divi-dido... “Penso em ser juiz, médico ou político...”

Professora Monalise Cappellari e supervisorescolar Paulo Roberto Schaefer dizemque dedicação é a palavra que define atrajetória de Gabriel dos Santos Costa

Gabriel dos Santos da Costa acha que precisamosnos espelhar nos bons exemplos

Começa o pagamento do PISCorrentistas da CAIXA terão o créditona conta a partir de 24 de julho.

A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima terça-feira, o paga-mento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS) relati-vos ao calendário 2012/2013. São 17,9 milhões de trabalhadores comdireito ao abono salarial. Mais de 27 milhões poderão sacar os rendi-mentos do PIS. Beneficiários que possuem conta no banco terão ovalor creditado automaticamente.

As empresas conveniadas com a CAIXA creditarão o benefíciodiretamente na folha de pagamento de seus empregados. Mais de 27mil empresas estão cadastradas. Isto significa que aproximadamente2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos doPIS em seus contracheques.

Trabalhadores que não possuem conta na CAIXA e não estãovinculados a uma empresa conveniada podem sacar o benefício, apartir de 15 de agosto. Locais: terminais de autoatendimento, casaslotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA. Osbenefícios são liberados conforme o mês de nascimento do trabalha-dor:

Quem tem direito:Ao Abono - Pessoas cadastradas no PIS ou no PASEP até 2007

(cinco anos de cadastramento) que tenham trabalhado no mínimo 30dias, consecutivos ou não, em 2011, com carteira assinada, que te-nham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e quetiveram seus dados informados corretamente ao Ministério de Tra-balho e Emprego na RAIS.

Aos Rendimentos - Tem direito ao saque a pessoa que foi cadas-trado no PIS-PASEP até 4/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. Opagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

Ao Saldo da conta PIS - Atualmente é permitido o saque do saldode quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dosmotivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, re-forma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento deAIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular,como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e aoidoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentosdo PIS o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet,www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”,“PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento aoCliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.

Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre terem mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderáfazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia,nos 7 dias da semana. (Assessoria de Imprensa da CAIXA)

NASCIDOS EM: RECEBEM A PARTIR DE:

JULHO 15/08/2012

AGOSTO 22/08/2012

SETEMBRO 29/08/2012

OUTUBRO 12/09/2012

NOVEMBRO 19/09/2012

DEZEMBRO 26/09/2012

JANEIRO 09/10/2012

FEVEREIRO 17/10/2012

MARÇO 24/10/2012

ABRIL 13/11/2012

MAIO 21/11/2012

JUNHO 28/11/2012

Palestra para quemconclui mandato político

O ex-conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Esta-do Hélio Saul Mileski fez palestra, dia 13 de junho, em Não-Me-Toque. Tema: Encerramento de mandato - Esclarecimentos sobreprovidências a serem adotadas pelos governantes.

A realização foi da Amaja (Associação dos Municípios do AltoJacuí). Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários eservidores municipais.

Palestra foi realizada no auditório da Acint

Pessoaschamadas aocorreio

As pessoas a seguir re-lacionadas devem compare-cer à agência da ECT (Em-presa Brasileira de Correiose Telégrafos), com a máximaurgência possível, a fim deprovidenciarem a retirada decorrespondência: ArsildoBartz, Adão Ilmo Schultz,Andreson Daniel Greve-nhagen, Alcir João Paludo,André Luiz Morgenstern,Arsênio Valter Schmidt,Ângela Raquel Hasler de Oli-veira, Abel Grave, ÂngeloSílvio Raimondi, ClaudemirWecker, Clécio Neuhaus,Cláudio Verni Wagner, Car-men Lúcia Barboza, CristianMichel Junges, Clóvis Fer-nando Birck, Diego RobertoAmann, Darcilio Uebel,Djoni Henrique Frank, ÊnioAdiers, Élio Aloísio Jacoby,Élio Darci Schaeffer, Erni IvoDe Walle, Fabrício LuisPossenato, Fabrício Barbo-za, Gilberto Antônio Frank,Gilberto Vargas Pedroso,Gilberto Breancini, GeonirJoão dos Santos, GustavoHermes, Gilberto Breancini,Edemar Francisco Breancini,Hilário Heck, HerenaRaasch, Ilse Schenkel Petry,Ingo Rudi Bentz, Júlio CésarPuttov, Joel José Auler,Jaqueline Morais, JoãoPedro Doff Sotta, João Má-rio Oliveira Boeira, José Alo-ísio Graff, Loina Schneider,Lisiane Fátima Heuert,Lothário Mumbach, LúciaMaria Klaus, Luiz CarlosMüller, Lisandro Sacks,Martin Eduardo Von Fru-hauf, Maria Elena PiccininiNicolao, Marli TerezinhaNinow Werner, MargareteLigiane Pellegrini, MaristelaKrüger Nienow, MirianRosvita Schumann, MárcioLuis Girelli, NatalinoVanderlei Batista da Silva,Osvaldo Alves, Paulo Rau-ber, Plácida Elvira Kaiser,Paulo Edemar Roehrig, RoniValdir Breunig, RudibertoGilmar Daudt, Rafael Hen-kes, Rogério Eliseu Hoenell,Rodrigo Schwantes, Ronaldoda Silveira, Rogério Xavierda Silva, Rosane FátimaMenin, Soni GuilhermeDoebber, Suely TerezinhaWalker, Sérgio Mezzalira,Sérgio Bello de Carvalho,Susana Aparecida Paludo DeGasperi, Sebastião de JesusAntunes dos Santos, SadiAntônio Guadagnin, SandroAlves da Costa, TerezinhaClaudete Drum, Tatiana deQuadros, Vera Lúcia Chaves,Vanderlei Luis Nickhorn,Valdair Vieira da Costa,Valdair Costa Castanho,Vanderlei Renato Lotter-mann, Vilmar Roque Arend,Willian Augusto da Silva,Valdir Henrique Schneider eValderi Cézar Gheno.

Para retirar correspon-dência é indispensável apre-sentar documento pessoal.

Page 15: Correio Regional 21 Julho 2012

ALCOOLIZADOUm homem visivelmente alcoolizado é levado, pela esposa, até

um hospital.Durante a consulta o médico faz perguntas de praxe...- Nome?- Juvenal dos Santos.- Idade?- Trinta e dois anos.- O senhor bebe? - Não. Mas vou aceitar um gole só para te acompanhar!

Piada

PlantõesDisque-Denúncia:3332-3613 ou 190

Variedades SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012 - 15

HoróscopoÁries:   Confrontos nos relacionamentos poderão provocar rup-

tura. Aposte na diplomacia e na suavidade se quiser evitar conflitosou precipitar uma separação. Momento propício para se apaixonarnovamente ou para fortalecer sua relação.

Touro: Desafios e tensões no ambiente de trabalho. A saúdetambém poderá ficar abalada. Mas um novo projeto trará boas pers-pectivas de crescimento financeiro. Assuntos delicados de família oudo passado poderão ser resolvidos em breve. 

Gêmeos: Conflitos internos e externos provocarão instabilida-de de humor. A semana trará reflexões importantes. Procure decidirmelhor onde investir suas economias para não passar por dificulda-des futuras. Fortes emoções no amor. Aproveite.

Câncer: O pavio estará curto nos relacionamentos familiares.Problemas com a casa ou assuntos mal resolvidos no passado pode-rão exigir decisões rápidas e muito equilíbrio. Momento para mudarsua imagem e cuidar das necessidades pessoais.

Leão: O início da semana será confuso. Fragilidades virão à tonae provocarão estresse mental. Cuidado com distrações e acidentes.Momento positivo para iniciar um curso de curta duração e divulgarseu trabalho. Aproveite para planejar o futuro a dois. 

Virgem:  Sucesso profissional e ótimas perspectivas para ofuturo. Gastos inesperados e imprevistos poderão abalar seu orça-mento. Se estiver em busca do amor, poderá se envolver com alguémligado ao seu ramo profissional. Não tenha medo do amor.

Libra: Conflitos ou afastamento de relacionamentos a caminho.Tenha paciência com pessoa próxima. Período para decidir fazer umaviagem ou um curso de aperfeiçoamento profissional. Terá sucesso emaior visibilidade profissional. 

Escorpião:  Indisposição e fragilidades. Atividades relaxantespoderão ser boas opções para se equilibrar e manter o astral em alta.Boas respostas profissionais estão a caminho. Fim de semana movi-mentado e divertido na companhia de amigos. 

Sagitário: Amigos trarão novidades. Mas também poderão pro-vocar conflitos se houver envolvimento com assuntos financeiros.Decisões importantes sobre investimentos deverão ser tomadas emquatro paredes. Troque idéias somente com seu parceiro.

Capricórnio: Um passo importante na carreira exigirá escolha emudança no projeto de vida. As decisões mais importantes serãotomadas a dois. Aproveite o clima carinhoso para conversar com seuparceiro sobre planos para o futuro. Você se surpreenderá.

Aquário: Evite viajar nesta semana. Se não puder adiar viagensconte passar por imprevistos, atrasos e aborrecimentos. Tendênciaao aborrecimento e a frustrações. Está inaugurando uma fase de su-cesso no trabalho e de maior prestígio profissional. 

Peixes: Perdas recentes serão compensadas. Valores afetivosterão mais peso que os materiais. Se estiver sozinho uma nova paixãopromete realizar seus sonhos românticos. Mudanças positivas.

DIA 25/7 - QUARTA-FEIRA* Recolher o PIS/junho 2012* Recolher o Cofins/junho 2012

Agenda de Obrigações

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA. SERVIÇO REALIZADO PORSISTEMA DE COMPUTADOR. ESCRITA FISCAL E

CONTÁBIL, INDUSTRIAL, COMERCIAL E AGRÍCOLA.

HendrikusMosselaar

CRC/RS 12.170

Paula MosselaarAssinck

CRC/RS 67.957

Av. Waldomiro Graeff, 939, fone 3332-1349 - Não-Me-Toque/RS

RetorRetorRetorRetorRetorno à vidano à vidano à vidano à vidano à vida MILMILMILMILMILTON KISSMANNTON KISSMANNTON KISSMANNTON KISSMANNTON [email protected]

vado.”Meus olhos se encheram de lágrimas. Como o mundo seria dife-

rente se cada um dos seres humanos, que estão no mundo das drogas,tivesse essa consciência profunda de seu direito essencial. Quanta dore quanta sensação de ser estranho e diferente, quanta solidão equanto medo seriam evitados! E como sua vida seria mais feliz!

Ao trabalhar com clientes, ao ser procurado por famílias commembros dependentes, ao viver meu cotidiano como pai, amigo,parceiro, fico maravilhado em constatar a incrível força da mente, docorpo e do espírito de cada pessoa que cruza o meu caminho.

Por outro lado, sinto uma grande tristeza ao perceber quantasdesconhecem totalmente a riqueza dos talentos que possuem e quepoderiam ser usados para a construção de um mundo melhor e daprópria felicidade. Minha intenção ao escrever a coluna desta ediçãoé tentar reduzir essa terrível cegueira.

Ao nascer, você e eu estávamos pré-aprovados. Todos somos ummilagre da criação. Nenhum dos 70 bilhões de seres humanos queviveram neste planeta possui um conjunto mente/corpo/espírito igualao seu. A partir da possível combinação dos genes dos seus pais, 300quatrilhões de seres humanos diferentes poderiam ter surgido. Masvocê foi criado. Seu cérebro é a mais sofisticada estrutura já inventa-da, com 100 bilhões de células nervosas, número bem maior do queo de pessoas existentes no planeta.

A nossa herança genética, somada à nossa história pessoal, nosdotou de atributos únicos e preciosos aos quais podemos semprerecorrer. Não importa o quanto tenhamos sido magoados, quanto nostenham feito sentirem derrotados ou desvalorizados, esses recursosinteriores estão sempre prontos para serem usados em nosso favor aqualquer momento. Mas é preciso acreditar que eles estão lá e sabercomo abrir a arca do tesouro.

Em outras palavras, precisamos confiar em nós mesmos.A autoconfiança nos dá segurança para cuidar de nós mesmos

gentilmente, como uma mãe amorosa protegeria seu filho querido.Ela nos faz aprender com nossos erros, em vez de nos flagelarmos pornossas culpas. Nos faz entender que a vida é um aprendizado e que oserros são valiosas informações sobre a maneira de avançar. Em vez denos acusarmos e nos desvalorizarmos quando cometemos falhas, de-vemos pensar que não somos ainda tão hábeis quanto desejamos. E,por nos aceitarmos tal como somos, temos maior capacidade de mu-dar, sem os tormentos da vergonha e da culpa. Podemos ficar em paz.Sempre afirme: “Minha vida é para mim mesmo e não para servir deespetáculo... Insista no que você é... Nunca imite... Nada pode lhetrazer paz a não ser você mesmo.”

Então vamos começar! O primeiro passo consiste em olhar paradentro de si sem ter medo, sem minimizar seus talentos nem se flagelarpor causa do que você considera suas falhas. Procure esquecer aimagem que você criou a partir do que o mundo lhe disse. Nesseexato momento, você se encontra no marco zero, partindo para adescoberta de si mesmo, de cada pequeno detalhe que pode serusado para construir o que você deseja em sua vida e a pessoa quevocê quer se tornar.

Até a próxima... Unidos!Abraços do amigo Milton.

VOCÊ É UM MILAGRE ÚNICOSou maior e melhor do que pensava. Não sabia

que tinha em mim tanta coisa boa.Dirigindo por uma estrada federal, um gigan-

tesco outdoor de uma concessionária chamou mi-nha atenção. Tinha a foto de um recém-nascidosorridente com a legenda: “Você nasceu... pré-apro-

Fotofofoca

TÔ NUM BAITA REGIME...

Para refletirNEM TUDO É FÁCIL

Cecília MeirelesÉ difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nadaÉ difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para

sempre.É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais

um dia. É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil

fechar os olhos e atravessar a rua. É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar

que sempre falta algo. É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar. É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar

para o próprio umbigo. Se você errou, peça desculpas... É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? Se alguém errou com você, perdoa-o... É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender? Se você sente algo, diga... É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar alguém

que queira escutar? Se alguém reclama de você, ouça... É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir

você?Se alguém te ama, ame-o...É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz? Nem tudo é fácil na vida... Mas, com certeza, nada é impossível Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhe-

mos, Mas também tornemos todos esses desejos, realidade!

CARRO ROUBADO- Pai! Acabaram de roubar nosso carro!- Você viu os ladrões?- Sim.- Você acha que conseguiria reconhecê-los?- Não. Mas anotei a placa do carro!

Para as crianças

CONSELHO TUTELAR - Vanda Maria Görgen. Telefone:9136-2098. Permanentes: segunda-feira - Rosane Fátima de OliveiraDias, terça-feira - Célia de Vargas, quarta-feira - Paulo Padilha, quin-ta-feira - Maria Augusta Rolim Sampaio e sexta-feira - Vanda MariaGörgen.

CORPO DE BOMBEIROS - Para entrar em contato com osistema de combate a incêndio é preciso discar 190 ou 3332-1226.

BRIGADA MILITAR - Para recorrer aos serviços da BrigadaMilitar você disca 190 ou 3332-1226.

FARMÁCIAS - De 16 a 22/7: Econômica. De 23 a 29/7: Agafarma(Av. Alto Jacuí, 732). Chamados pelo telefone 9180-9091.

BOLSA DE NEGÓCIOSNASCIMENTO IMÓVEIS

l Arrenda-se 130 hectares de terra - com luz, água e casa- a 90 Km de Carazinho.

l Vende-se 50 hectares de terra para todo tipo de plantio- com luz e água - a 10 Km de Carazinho (em São Bento).

l Vende-se 170 hectares de terra - com luz, água, casa egalpão - a 80 Km de Carazinho (Palmeira das Missões).

l Arrenda-se 2.400 hectares de terra com estrutura com-pleta - silos, secadores e sede - em São Gabriel.

l Vende-se 200 hectares de terra e arrenda-se 250 hec-tares para plantio de soja na na região de Cruz Alta.

l Vende-se 50 hectares de terra - com casa e luz - earrenda-se mais 180 hectares de terra para plantio de soja naregião de Lagoa Vermelha.

l Arrenda-se 600 hectares de terra e vende-se mais 120hectares de terra - com sede completa - na região de Júlio deCastilhos (Tupã).

l Vende-se ou troca-se por imóvel no RS uma fazenda de2.300 hectares - parte aberta e sede - no Tocantins (PonteAlta).

l Arrenda-se 2.000 hectares de terra com sede - parteaberta, lavoura de 5 anos, toda calcariada - em Baixa Grandedo Ribeiro (Piauí).

Nascimento Imóveis vende e arrendaáreas de terra no sul e no norte do Brasil.

CRECI N° 19.194

Rua Marcílio Dias, 466 - Carazinho (RS).Telefones: 54-3331-1333 e 54-9974-4515.Falar com o corretor Mário Nascimento.

“O homem é do tamanho do seu sonho.” (Fernando Pessoa)

Frase

Page 16: Correio Regional 21 Julho 2012

VeteranosPINHEIRINHO - O Pinheirinho só conseguiu

empate de 1x1, frente ao União, sábado passadoem Invernadinha. O gol foi assinalado por Clides.Vestiram camisa do elenco titular: Ilário, Porquinho,Eduardo, Clides, Volmir, Fernando, Zelão, Kuki,Doce, Inácio e Everaldo. Ficaram no banco de re-servas e puderam atuar ao longo da disputa:Mazinho, Pelé, André, Sérgio e Noll. Hoje, em Li-nha Colorado (Lagoa dos Três Cantos), oPinheirinho enfrentará o Oriental. A delegação de-verá partir, às 14 horas, do Posto Augustin.

CANARINHO - O Canarinho conseguiu vitó-ria de 2x1, diante do Boêmios, sábado passado emPasso Fundo. A tarefa de fazer os gols foi confiadaa Jadir e Valmor. Saíram jogando: Jair, Claudiomiro,Egon, Arinei, Gilberto, Chéio, Alexandre, Sérgio,Décio, Valmor e Jadir. Entraram nas substituições:Fernando e Ramoel. Hoje, a partir das 15 horas, naCosta do Colorado, o Canarinho fará amistoso como Panela (de Passo Fundo).

VETECOL - O Vetecol aplicou escore de 8x4,sobre o Panela, sábado passado em Passo Fundo.Os gols saíram dos pés de Biro-Biro (2), Mika (2),

SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012

A Associação Carlos Barbosa de Futsal(ACBF) é bicampeã mundial de futsal - re-conhecida pela FIFA. Na noite de 30 de junhoa assegurou o segundo título mundial ao batero InterMovistar, da Espanha, com placar de4x1. A conquista se deu no Centro Munici-pal de Eventos Sérgio Luiz Guerra (em CarlosBarbosa). Estavam presentes cerca de 6.100pessoas.

Atuando em casa a ACBF foi esmagadorano primeiro tempo. Abriu o placar, comThiaguinho, aos dois minutos (corridos) de jogo.O capitão Rodrigo não deixou brecha para oadversário. Ampliou o placar, com chute desvi-ado na marcação, apenas um minuto depois.Em seguida Poletto fez o terceiro da ACBF -após um passe de Jonathan.

Ainda no primeiro tempo os visitantes es-panhóis descontaram através de Ortis - que chu-tou de longe enganando a defesa da ACBF.

SEGUNDO TEMPOBuscando somente um empate o InterMovistar

mostrou-se melhor na segunda etapa. Deu poucasbrechas para a penetração da ACBF. Mesmo assimRodrigo, mais uma vez, achou o espaço certo paramarcar o seu segundo gol. Decretou, assim, a vitória(4x1) da agremiação de Carlos Barbosa e,consequentemente, o bicampeonato mundial.

Em três jogos da Copa Intercontinental a ACBFcomputou três vitórias. Todas com o mesmo placar:4x1. Sobrepujou Boca Juniors-ARG, CittáMontesilvano-ITA e InterMovistar-ESP. Além do re-corde de público e da espetacular vitória a ACBFconseguiu mais uma posição histórica... É a únicaequipe brasileira a conquistar título máximo no futsalde clubes (internacional).

Rennan recebeu o troféu de goleiro menos vaza-do enquanto o fixo-capitão Rodrigo ganhou os prê-mios de artilheiro e melhor jogador do mundial (esco-lhido pela imprensa).

Categorias de base

Paulinho (2), Chiquinho e Silvano. O treinadorescalou para o início da disputa: Valmir, Ademir,Renato, Carlinhos, Chiquinho, Marcos, Ronei,Airton Lange, Paulinho, Mika e Biro-Biro. Dobanco de reserva foram aproveitados: Silvano,Airto Schwalbert, Fábio e Jairo.

LAGOENSE - O Lagoense jogou, sabado pas-sado, em casa, com a Agrotap (de Tapera) e garantiuvitória de 3x2. Neste domingo fará amistoso, no-vamente em casa, com o Master (de Passo Fun-do). A disputa tem início previsto para as 10 ho-ras. Depois haverá churrasco.

DETROIT - Domingo passado, em São Josédo Centro, o Detroit fez amistoso com a FamíliaFritz. O placar final apontou vitória de 3x2 para oDetroit. Os gols do Detroit ficaram sob a respon-sabilidade de Nelso, Paulo e Júlio. Foram selecio-nados para o início do confronto: Márcio, Malan-dro, Leo, Vladi, Ero, Nelso, Lucas, Marcos, Lauro,Celso e Titinho. Tiveram oportunidade de atuarainda: Douglas, Paulo, Júlio, Sadi, Daniel e Luís. Adata do próximo jogo do Detroit será anunciadaoportunamente.

A Liga Desportiva do Alto Jacuí comunicaque, em razão dos riscos da Gripe A - e por solici-tação de algumas equipes - está transferida a oita-va rodada do Campeonato Regional de Futsal Ca-tegorias de Base marcada no carnê para 21 de ju-

lho. Passam os jogos para o dia 28 de julho:Sementinha x Menino Deus, Ser Djim x RussoPreto, Recreativa x Ames e Escolinha Esportes xCeleiro. Os meninos do América estarão de folganessa data.

Detroit Família Fritz

Entre os craques da equipe está o não-me-toquense Jonathan Dal Canal

ACBF é bicampeã mundial de futsal


Top Related