Transcript
Page 1: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7491

25 749Quinta-Feira de Abril de 2013

Ministro Marcelo Crivella e governador Beto Richa anunciam

investimentos na regiãoPagina 3

Dia do Trabalho terá passeio ciclístico e caminhada ecológica em Cornélio Procópio

Pagina 8

Secretaria de Agricultura de São José da Boa Vista já atende em novo endereço

Pagina 4

Museu Histórico de Siqueira Campos recebe

doações de objetos antigos da Sanepar

O Museu Histórico de Siqueira Campos recebeu nesta semana equipamentos doado pela da Com-panhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) do município. De acordo com o secretário da Cultura, Arnaldo Luska Ribeiro a intenção é criar uma sala que conte o desenvolvimento de saneamento básico em Siqueira Campos. “Recebemos a doação de documentos como, diários oficiais de 1972, projeto de planejamento das redes de esgoto de 1974, um Datalogger (equipamento de gravação de dados) de 1980, entre outros”, informou Luska. Segundo o secretário a Sanepar iria se desfazer dos equipamen-tos, no entanto entrou em contato com o Museu a fim de fazer as doações. “Após a aprovação do pro-jeto para a reforma do museu, queremos fazer uma sala somente com o histórico da Sanepar”, disse. “Devemos dar importância a esses equipamentos e documentos recebidos, pois a nossa cidade foi uma das primeiras do Norte Pioneiro a ter rede de esgoto”, completou Luska. O orçamento para a reforma do museu está orçado em R$ 60 mil e ainda não tem prazo para iniciar. “O projeto já está pronto, estamos apenas esperando um aval dos líderes políticos. O prefeito Fabiano Lopes Bueno está indo a Brasília e levará o nosso projeto. Temos prioridade que a reforma do museu da Casa da Cultura seja feita ainda este ano”, ressaltou o secretário. Além disso, o secretário planeja criar outras salas específicas dentro do museu. Após a ampliação do prédio, o museu contará com uma sala de desenvolvimento da informá-tica, uma sobre a evolução da tecnologia na comunicação e uma sobre a origem do café no município.

Pagina 5

Policiais Militares realizam mega operação em Ibaiti

Pagina 7

Page 2: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7492 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RuA DOS ExPEDICIONáRIOS,1525 - CENTROSIQuEIRA CAMPOS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

Por Gilles Lapouge

Enquanto o resto da Europa desperta temores no FMI, nos Esta-dos Unidos e na China e despenca sob o peso dos déficits públicos - fabricando multidões de desempregados em lugar de automóveis, além de prever que seu Produto Interno Bruto (PIB) cairá 3% em 2013 -, a Alemanha permanece na liderança.

Os números falam por si: em 2012 a França apresentou um déficit que representou 4,8% do seu PIB. Nesse período, a Alemanha conta-bilizou um superávit de 2,2 bilhões, deixando exasperados seus rivais franceses.

É verdade que este ano Berlim prevê uma desaceleração do seu crescimento (entre 0,8% e 0,5% apenas), mas em 2014 a Alemanha apresentará margens mais confortáveis. O crescimento deverá ser de 1,9% em 2014, índice suficiente para o desemprego recomeçar a cair.

A chanceler Angela Merkel pode se vangloriar e olhar de cima todo o mundo, especialmente os franceses, que lhe dão conselhos para mudar sua política de austeridade e promover uma política de "retomada". Será com o coração tranquilo que Angela Merkel enfren-tará seu próximo teste político: as eleições legislativas em setembro, daqui a seis meses.

Entretanto, mesmo com um nível de popularidade recorde, a chanceler tem algumas preocupações. A primeira delas chama-se "marco", a moeda alemã que foi substituída pelo euro.

Nada a ser feito: muitos alemães lamentam a perda do vigoroso marco, que era ao mesmo tempo seu orgulho e seu conforto, sobre-tudo porque foi substituído por essa moeda "apátrida", o euro, que permite aos países mais frágeis da Europa (Grécia, Itália, Espanha, etc) sugarem a Alemanha.

um partido acabou de ser fundado na Alemanha para defender o retorno do marco: o AfD (Partido Antieuro Alternativo para a Alema-nha). um partido novo, que nasce forte. uma pesquisa realizada pelo jornal Bild indica que 5% dos eleitores votariam nele. uma semana antes, eram apenas 2%.

Não sabemos ao certo de onde provêm os simpatizantes da nova agremiação. Sem dúvida de uma parte da união Democrata Cristã, partido de Angela Merkel. Nesse caso, e se a fuga de eleitores da CDu se acentuar, ou se o AdF conseguir diminuir a taxa de adesão ao pequeno partido liberal para menos 5%, então a esquerda estaria em posição de vencer. Não é uma hipótese insana. A própria chanceler já fez menção a isso.

Enfim, mais uma preocupação em vista: a Europa, enferma e fragilizada, está cada vez mais enfurecida com a austeridade que a chanceler alemã impõe não apenas ao seu país, mas aos outros membros da zona do euro.

Ora, como ao mesmo tempo os economistas americanos começam a afirmar que a política de "total austeridade" ado-tada por Angela Merkel é um erro estratégico que explica a letargia na qual a Europa se encontra, podemos prever rudes discussões entre Merkel e seus amigos ministros europeus.

A Alemanha vai bem Ilusão de ótica Por Dora Kramer

A inclusão do nome do presi-dente do Supremo Tribunal Fede-ral na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo escolhidas pela revista americana Time reabriu a série de homenagens a Joaquim Barbosa, bem como a temporada de especulações sobre a possibilidade de uma candidatura à Presidência da República em 2014.

Em princípio, o quesito "con-dições objetivas" inscreve essa hipótese eleitoral na seara das miragens, para não dizer das simplificações impensadas. A eleição é "casada", de depu-tado estadual a presidente, pas-sando pelas disputas à Câmara, ao Senado e aos governos dos Estados. Dependente, portanto, de estrutura partidária ou, como no caso do PSB, de coligações substantivas.

Barbosa não tem partido e os que detêm as condições acima expostas já têm candidatos.

Nenhum deles estaria disposto a ceder seus espaços. Muito menos a alguém tão impermeável às transações típicas do modelo de governo lastreado em fisiolo-gismo.

Difícil imaginar Joaquim Bar-bosa numa roda de discussão sobre o toma lá dá cá. Seria o "defeito" da qualidade que pode-ria fazer dele um excelente can-didato em cenário (infelizmente?) fictício no cotejo com a realidade política.

uma eleição é algo mais complexo que a comunhão de vontades, senso de oportunidade e construções hipotéticas. Em 1989, quando Fernando Collor decolou a bordo de um PRN ine-xistente, a eleição era "solteira"; só para presidente, podendo se dar em torno de uma personali-dade.

Pela norma vigente, partidos precisam eleger o maior número possível de deputados para que tenham influência no Congresso e, com isso, mereçam a atenção

do Executivo; prefeitos precisam "ter" parlamentares que defen-dam seus interesses em Brasília e, em troca, trabalham pela per-manência deles no Congresso.

A dinâmica desenhada de maneira resumida é essa, e nela não se incorporam com suavi-dade fatores exógenos. uma eventual candidatura do presi-dente do Supremo a presidente da República por esse critério se enquadra no terreno nas excen-tricidades.

O que não quer dizer que Joaquim Barbosa não seja objeto do desejo no mundo político. É, mas não como concorrente. Seu apoio seria algo extremamente bem recebido por qualquer can-didato.

Sendo praticamente impossí-vel obtê-lo de forma explícita, os políticos provavelmente o busca-rão de maneira implícita, procu-rando estabelecer algum tipo de identificação com a pessoa ou com os valores representados por Barbosa.

Se vão conseguir são outros quinhentos. Pertencentes a uma história a ser contada de acordo com os parâmetros impostos pelo presidente do STF ao manejo político do simbolismo de auste-ridade moral que transmite à opi-nião pública.

uva verde. Nas "internas" do governo e cada vez mais nas "externas" do PT, já se usa a expressão "bolha" em rela-ção à possível candidatura de Eduardo Campos à Presidência. Emprestada da economia com o significado de inconsistência, o vocábulo tem o sentido de des-qualificar a recepção positiva que o governador de Pernam-buco vem tendo entre políticos e empresários.

Nome do jogo. O mote do dis-curso de campanha da oposição por ora é "inflação de alimentos". O senador Aécio Neves encaixa as três palavras em cada cinco de dez frases que fala sobre seus planos de construção da candida-tura presidencial pelo PSDB.

Por Sérgio Augusto

Por que nos lembramos mais das primeiras frases e das aber-turas dos romances que da outra extremidade? Será porque os escritores tendem a caprichar mais na entrada e relaxam na saída? Ou porque passamos mais vezes pela abertura de um livro (quando o folheamos na livraria, quando ini-ciamos sua leitura, quando o rele-mos)do que por seu desfecho? Ou porque as aberturas costumam ser mais concisas, logo, mais memorá-veis?

Não exclua nenhuma dessas hipóteses. Nem esta: porque mesmo empolgado pelo promissor exórdio de um relato, às vezes o abandonamos no meio do trajeto, e assim ficamos sem conhecer (ou só superficialmente conhecemos) seu epílogo.

Finnegans Wake, de James Joyce, é caso raro: a quase tota-lidade dos que se aventuraram a desbravá-lo sabe como ele começa com o neologismo "riverrun") e ter-mina com o artigo definido "the", sem ponto final),mas não faz ideia de como o rio corre entre esses dois vocábulos. Melhor sorte teve o joyciano Grande Sertão: Vere-das, lido integralmente de um polo lexical ("nonada") ao outro ("traves-sia").

Num concurso com as mais notáveis aberturas da ficção, Anna Karenina, Moby Dick,um Conto de Duas Cidades, A Metamorfose, Orgulho e Preconceito, Memórias do Subterrâneo talvez se reve-lassem imbatíveis, possivelmente acossadas por O Estrangeiro,

Lolita, e o primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido (sim, aquele em que o narrador con-fessa que há bastante tempo tem ido dormir mais cedo). Mas de suas derradeiras palavras só leitores muito devotos Eminudentes hão de se lembrar.

Afora as obras citadas, tenho,-como qualquer um, alguns xodós pessoais, como os começos da recordista Carson McCullers (em especial o de Reflexos num Olho Dourado: "uma base militar em tempos de paz é um lugar tedio-so"),ode TheGo-Between,de L.P. Hartley ("O passado é um país estrangeiro: lá as pessoas se com-portam de outra maneira") e o de O Mundo Segundo Garp, de John Irving ("A mãe de Garp, Jenny Fields, foi presa em Boston em 1942 por ferir um homem dentro de um cinema"). Como resistir a tão intrigantes introduções? Como não se interessar pelo turbilhão prome-tido para a base militar de McCul-lers e pelo que aconteceu a Jenny Fields e seu filho?

García Márquez é um mestre na arte de seduzir o leitor logo na primeira linha. Não se utiliza de palavras isoladas ou frases impactantes. Cem Anos de Solidão começa com a vítima de um fuzila-mento relembrando a tarde remota em que seu pai o apresentou ao gelo. Não mais de 20 palavras,pra-ticamente o mesmo número com que nos introduz ao dia em Que Santiago Nasar acordou cedinho para esperar o bispo e as facadas dos irmãos Vicário em Crônica da Morte Anunciada. Suas narrativas não chegam trôpegas ao final.

Aliás, perder o fôlego no meio do trajeto e concluí-lo com certa frou-xidão não é defeito exclusivo escri-tores de(sem trocadilho) segunda linha - vide Stendhal.

George Orwell não era um Stendhal, mas abriu e fechou 1984 magistralmente, comum dia frio e luminoso de abril, descrito em poucas palavras, eu e uma reve-lação("Winston amava o Grande Irmão"). Cujo sentido trágico ó quem até ali chega pode sacar. Eis a maior limitação dos desfechos literários: sua compreensão plena geralmente exige o conhecimento de detalhes e nuanças do relato que os precede. A mais recente exceção à regra quem e vem à cabeça é a "tormenta de merda" com que Roberto Bolaño fecha Noturno do Chile, arremate expres-sivo até para quem desconhece que a novela tem como pano de fundo a ditadura do general Pino-chet.

Não é difícil entender por que a maioria dos escritores tende a investir mais na tentativa de pegar o leitor pelo colarinho na primeira frase do que surpreendê-lo na última. Além de mais fácil,propor-ciona uma empatia imediata com o leitor. Impossível não se amarrar de cara no destino dos persona-gens de uma tragédia introduzida com observação como esta "Todas as famílias felizes e parecem entre si. As infelizes são infelizes cada uma à sua maneira". Ou esta:"Sou um homem doente...sou mau". Ou esta:"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos".

Sempre que escrevia um romance, William Thackeray tinha

gana de pedir a um amigo que lhe terminasse o último capítulo, tamanha a sua dificuldade para finalizar uma história. Não foi um caso isolado, o que explica por que determinados clássicos da litera-tura acabam mal, flácidos, como se tivessem sido concluídos por outro autor, de qualidade inferior. E.M. Forster achava que quase todos os romances terminam de forma decepcionante por culpa da sujei-ção dos autores à "necessidade de arredondar" a trajetória de seus personagens, quando deveriam parar tudo no momento em que se sentissem vazios de ideias ou entediados.

Indiferente a arranques chama-tivos, Machado de Assis reservou uma de suas tiradas mais conhe-cidas ("Não tive filhos, não trans-miti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria") para o final de Memórias Póstumas de Brás Cubas. O desfecho de ulisses, com a orgásmica anáfora de Molly Bloom, dizendo sim, sim, sim, ficou mais gravado na memória coletiva do que qualquer outra passagem do Bloomsday, e até hoje é para-fraseado por bons e maus roman-cistas. A Trama do Casamento, de Jeffrey Eugenides, aqui traduzido há quase dois anos, termina com a protagonista de olhos semicer-rados, a dizer "sim" para um dos homens de sua vida. Sua abertura ("Para começar, olha quanto livro") não reverencia nenhum escritor em particular, mas, à parte ser também memorável, presta uma sempre bem-vinda homenagem ao objeto que nestas páginas jamais tiramos do pedestal.

Olha quanto o livro

PREFEITURA DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃO – 1ª ALTERAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2013-PMJ

OBJETO: aquisição de Gêneros Alimentícios, destinado á Merenda Escolar e Materiais

de Higiene e Limpeza para uso nas Escolas e Cmeis do Município de Japira, a serem

adquiridos durante o exercício de 2013, conforme especificações constantes do Edital

de Pregão Presencial nº 015/2013-PMJ.

PROTOCOLO DOS ENVELOPES ATÉ as 08h30min do dia 14/05/2013.

LOCAL: Prefeitura Municipal de Japira, Estado do Paraná, Av. Alexandre Leite dos

Santos, 480

CREDENCIAMENTO: das 08h40min ás 09h00min do dia 14/05/2013

ABERTuRA DOS ENVELOPES: as 09h00min do dia 14/05/2013.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A cópia do Edital e demais informações, en-

contram-se à disposição dos interessados no endereço acima citado, no horário de

expediente, das 08h00min as 11h30min e das 13h00min ás 17h00min, ou pelo telefone

(043)3555-1401 ramal 214.

JAPIRA (PR), 24 de Abril de 2013.

ELISANGELA HEIDGGER BENTO WATFEPregoeira

Page 3: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7493POlÍTICA

MANIFESTAÇÃOA polícia legislativa na Câmara dos Deputados deteve quatro jovens ontem (24) que pendura-ram uma bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movi-mento LGBT, em uma janela no 15º andar da Câmara. Os jovens foram ao Congresso para parti-cipar de manifestações contra o deputado Marco Feliciano, pre-sidente da Comissão de Direi-tos Humanos da Câmara. Mais cedo, no gramado em frente ao Congresso, alguns manifestan-tes promoveram beijo gay como parte dos protestos contra Feli-ciano.

DETIDOSDe acordo com Jânio Rocha, chefe do policiamento do edifício principal da Câmara, a equipe dele foi acionada por servidores que viram os jovens no momento em que penduravam a bandeira. Os policias então recolheram a bandeira e determinaram que os quatro jovens os seguissem até a sede da polícia legislativa. Os manifestantes prestaram depoi-mento e já foram liberados.

MEIA-ENTRADAA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (24) projeto de lei que prevê reserva para idosos e estu-dantes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos em todo o país.

QuINTINO BOCAIuVAJá começou nesta semana o recapeamento da Avenida Quintino Bocaiuva, em Siqueira Campos. Segundo informações o recapeamento está previsto para ficar pronto na semana que vem. Segundo o secretário de Obras, Aloísio Czar, a drenagem das galerias pluviais já foram feitas.

PLANO DE SAúDE O Governo do Paraná e o Fórum das Entidades Sindicais dos Ser-vidores Estaduais do Paraná for-marão um grupo de trabalho para avançar na implantação de um novo modelo de plano de saúde para os funcionários estaduais. O grupo será instituído por decreto pelo governador Beto Richa e terá participação das secreta-rias estaduais da Administração e Previdência e Educação, e da vice-governadoria.

PARALISAÇÃOAlgumas escolas estaduais do Paraná ficaram sem aulas ontem (24) por consequência de mani-festações. Em outras instituições, os professores decidiram seguir com o cronograma normal e não aderiram à paralisação. Os pais devem entrar em contato com as escolas para saber se haverá aulas ou não. A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sin-dicato) é de que 90% dos 88 mil professores do estado - que atendem 1,3 milhão de alunos - tenham suspendido as atividades nesta quarta-feira. O protesto faz parte do programa de mobi-lizações previstas na semana nacional de defesa à educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

GRIPEA Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) já registrou 39 casos de gripe desde o começo do ano, sendo que seis deles foram pro-vocados pelo vírus Influenza A H1N1 e 19 pelo vírus influenza A H3N2. Do restante, 12 são subtipo influenza B - um tipo de vírus mais raro - e dois do sub-tipo influenza A que ainda não tiveram a sua tipologia deter-minada (podem ser tanto H1N1 como H3N2). Não houve registro

de morte.

SALáRIOOs professores da rede esta-dual de educação do Paraná que ingressam na carreira com jornada de 40 horas sema-nal ganham mais que o piso nacional. O salário base inicial no Estado é de R$ 2.089,88, enquanto o piso nacional fixa R$ 1.567,00 para a mesma jornada. O Governo do Estado paga ainda aos professores R$ 609,66 por mês de auxílio transporte. Ainda acho que os professores mere-cem mais!

PLANO VIáRIO PARACORNéLIO

A cidade de Cornélio Procópio é umas das cidades mais impor-tante da Amunop, o prefeito Fred-PSC tem quebrado muitas barreiras e conseguido melhorar os serviço prestados pela pre-feitura nestes primeiros meses. Um dos grandes desafios para administração Fred é o trânsito. Atualmente o transito de Cornélio tem tirado a paciência de muita gente além do alto fluxo cons-tante dos carros ainda não acha estacionamentos na área central da cidade. Com certeza está nos planos da prefeitura fazer um plano viário que contente com o crescimento do volume de carros e pedestres.

ESTuDO VAI MAPEAR PERFIL DE REFuGIADOS

QuE VIVEM NO BRASILO governo brasileiro quer aumentar a integração dos cerca de 4.700 refugiados de mais de 70 países que vivem atualmente no país, informou ontem (24) o secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Paulo Abrão. A partir do reco-nhecimento dessa população, a expectativa é incluir os refu-giados, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade, em políticas de proteção social, como as de geração de emprego e renda e qualificação profissio-nal. Para isso, foi firmado este mês um convênio com Instituto de Pesquisas Econômicas Apli-cadas (Ipea), que coordenará um estudo sociodemográfico para traçar o perfil dos refugia-dos, solicitantes de refúgio e apátridas – pessoas sem qual-quer nacionalidade reconhecida - que vivem no Brasil. O levan-tamento vai verificar aspectos como locais onde moram, áreas de atuação, impacto econômico de suas atividades no desenvol-vimento brasileiro e contribuição cultural e social.

EM MEIO A POLêMICAS, SENADO APROVA PROJETO QuE Dá MAIOR AuTONOMIA

A DELEGADOSDepois de mais de três horas de debates, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou projeto que regulamenta as atribui-ções dos delegados em inqué-ritos policiais. O texto diz que eles só poderão ser afastados de uma investigação – por um superior hierárquico - se houver motivo de interesse público ou descumprimento de procedimentos previstos em regulamento e que possam prejudicar os resultados da investigação. Para que o afas-tamento ocorra é preciso fun-damentação por escrito dos motivos. O objetivo do projeto é garantir autonomia dos dele-gados em investigações. A pro-posta estabelece que o cargo de delegado de polícia é exclu-sivo de bacharel em Direito e diz que a categoria tem direito ao mesmo tratamento dado a magistrados, integrantes da Defensoria Pública e do Minis-tério Público.

Municípios se preparam para visita de ministro Marcelo

Crivella e governador Beto RichaOs eventos estão programados para está quinta-feira. Cinco

municípios receberam visitas das autoridadesDe Siqueira CamposRegiane Romão

O interior do Paraná se prepara para receber a visita do governador do Estado, Beto Richa e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

As visitas acontecerão hoje e o governador Beto Richa receberá o ministro Marcelo Crivella em Pinhalão, às 8h 30min. Eles visita-rão as instalações da 1ª unidade de Beneficiamento e Processa-mento de Pescado do Brasil que foi financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Logo após esse evento, as autoridades se dirigirão até Santo Antônio da Platina, onde visitarão a Escola Agrícola. No local será ins-

talado o campus da universidade Federal do Paraná que ministrará o curso de Engenharia da Pesca.

O ministro Marcelo Crivella entregará os termos de cessão de uso de áreas aquícolas da união para alguns municípios para o prefeito, Pedro Claro de Oliveira.

Aproveitando a ocasião, Cri-vella fará a entrega junto com o Banco do Brasil e BNDES via BRDE do financiamento referente ao plano safra da pesca e aqüi-cultura. Os beneficiados serão os piscicultores e pescadores artesa-nais. Além disso, fará a entrega do primeiro registro para uma indústria de pescado do Paraná.

O almoço do ministro e do governador está marcado para as 12h 30min no Tayayá Resort.

Logo após o almoço eles irão para Cornélio Procópio para conhece-rem as instalações do frigorífico de peixes e assistirem a apre-sentação do projeto “Associação de piscicultores de tanques do Paraná”.

Caso o tempo esteja favo-rável, o ministro fará um vôo panorâmico sobre as represas de Capivara, Canoas I, Canoas II e Chavantes, além do Rio Para-napanema.

A visita do ministro Marcelo Crivella, intermediada principal-mente pelo deputado federal, Abelardo Lupion é de grande importância para a região.

O Governo Federal destinou cerca de R$ 4,1 bilhões que serão investidos na modernização da

pesca e aqüicultura, com isso o Governo espera atingir até 2014 uma produção de dois milhões de toneladas de pescado por ano. A produção atualmente gira em torno de 1, 269 toneladas por ano.

O Paraná atualmente conta com cerca de 22 mil produtores de pescado, além de 11 mil pes-cadores artesanais. Isso mostra o pleno desenvolvimento das ati-vidades no setor. O Estado conta com três laboratórios para a aqui-cultura marinha e oito para aqui-cultura continental.

Como o setor está em pleno crescimento, conta com 23 esta-ções produtoras de alevinos, 16 unidades de abate, duas coopera-tivas e três indústrias de equipa-mentos para a aquicultura.

Ministro e governador visitam ao interior do Paraná principalmente para conhecer o local onde será instalado o frigorífico de peixes em Pinhalão

Divulgação

Ibaiti sedia a 5ª reunião da AMUNORPIna próxima sexta-feira

A reunião contará com a presença do analista da Superintendência do Banco do Brasil, presidente do IAP e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária

AGENDAS DO MINISTRO E DO GOVERNADORLondrina – Entre 8 h e 8h e 30minPouso e decolagem – Aeroporto – seguem de helicóptero para Pinha-lãoPinhalão – 9h 30min Associação Esportiva e Recreativa Pinhaloense - AERPRua Rui Barbosa, 193 CentroSanto Antonio da Platina – 10h 30minEscola Agrícola – Rodovia, 439, km 58 – Bairro Santa JoanaRibeirão Claro – 12h 30minTayayá ResortProlongamento da rodovia LZ 412, Km 4 Represa de Chavantes. Cornélio Procópio – 14h Frigorífico de Peixe - Zona rural, Bairro Água Limpa (5 km do aero-porto)

COMITIVA DE BRASíLIA PARA LONDRINA:

Ministro Marcelo CrivellaDeputado Federal Oliveira FilhoDeputado Federal Aberlado LupionDeputado Federal Nelson PadovaniDeputado Federal Luiz NishimoriDeputado Federal Leomar QuintanilhaMaria Fernanda - Secretária de Planejamento e Ordenamento da AquiculturaJosé Antonio Farias de Brito – Superintendente da Pesca e Aquicul-tura no Estado do ParanáLívia Albernaz – Assessora de Imprensa Kenedy Oliveira – Fotógrafo Carla Azevedo – Cerimonial

De IbaitiRegiane Romão

O município de Ibaiti será a sede da 5ª reunião ordinária da AMuNORPI. O evento aconte-cerá na próxima sexta-feira, 25 às 9h no Ipê Clube de Ibaiti.

Estarão presentes no evento o analista da Superintendên-

cia do Banco do Brasil, Márcio Alexandre Rockenbah que tra-balha no programa de Desenvol-vimento do Norte do Paraná, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Tarcísio Mos-sato e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Roma-nelli.

A reunião é aberta para toda a população e serão discutidas pautas como a compra direta e o destino dos resíduos sólidos nos municípios.

Na primeira reunião da AMu-NORPI, realizada em Wenceslau Braz, o assunto discutido foram os programas de habitação implantados nos municípios.

“Em cada reunião nossa estamos trazendo secretários e especialistas nos assuntos para que os municípios sejam orienta-dos da melhor maneira possível como elaborar os projetos, já que em muitos casos, o prefeito fica quase o mandato inteiro traba-lhando em um projeto só”, expli-cou o presidente Guilherme Cury.

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”. Salmos 91:11

Page 4: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7494 regIONAl

AB NOTÍCIAS PARANÁPRODuÇÃO LEITEIRA FORTALECIDA

No caminho para se tornar o segundo estado no ranking de pro-dução leiteira no País, o Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, conta com uma produção de 3,81 milhões de litros de leite por ano. Para intensificar o setor no estado, a Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento estuda a implantação de um programa, fortalecendo os atuais 100 mil pro-dutores do estado, promovendo o acesso ao crédito, assistência técnica e combate as doenças que atingem o gado.

TREM Pé VERMELHO

Está em estudo a criação do Trem Pé Vermelho. A linha, que ligaria Londrina a Maringá passando por 13 municípios, seria para trans-porte rodoviário de passageiros. O estudo, com quase 600 páginas, aponta a necessidade de desviar a linha férrea de dentro do âmbito urbano. O documento ainda prevê a construção de 11 terminais rodoviários, bem como de cancelas, viadutos e passarelas.

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

A primeira etapa da vacinação contra febre aftosa acontece entre os dias 1º e 30 de maio. Nesta etapa, são obrigados a receber as vacinas todos os búfalos e bovinos com até dois anos de idade. Os criadores que desejarem antecipar a vacinação deverão realizar a notificação, sob pena de multa de quase 110 mil reais por cabeça. As agroveterinárias autorizadas a comercializar a vacina têm um registro específico no Ministério da Agricultura.

SOMOS TÃO JOVENS

O eterno líder da banda Legião urbana, Renato Russo, terá sua his-tória contada nas telonas. Estréia no dia 3 de maio o filme “Somos Tão Jovens”. Em uma espécie de biografia, o longa traz à tona a vida de Renato desde sua infância, passando por toda a rebeldia de sua adolescência, ainda na ditadura militar, até o começo da banda que o consagrou como líder de uma geração. O escolhido para dar vida ao cantor no cinema foi o ator Thiago Mendonça. Quem assina a produção é o diretor Antônio Carlos da Fontoura.

FINANCIAMENTO IMOBILIáRIO

A cidade de Pato Branco, sudoeste do estado, apresentou uma alta de 27% em contratos de financiamento imobiliário firmados com a Caixa Econômica Federal no início deste ano se comparados ao início de 2012. Foram 173 contratos, correspondentes ao montante de 14 milhões de reais, assinados, contra 136 no mesmo período do ano passado. Segundo a agência da Caixa na cidade, aproxima-damente 80% dos financiamentos são para casas e o restante para apartamentos.

MOSTRA DE DOCuMENTáRIOS

Até o fim do mês o município de Sarandi, norte do estado, recebe inscrições para a realização de sua 1ª Mostra de Documentários e Curtas-metragens. Visando estimular a produção audiovisual local, a Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Lazer, (Sejuv), rea-lizará o festival entre os dias 17 e 18 de maio. Para inscrever-se, o interessado deve obrigatoriamente ser morador da cidade há no mínimo um ano ou ter cenas de seu trabalho filmadas em Sarandi.

NOVAS uNIDADES SENAC

Nos dias 8 e 9 de maio as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, respectivamente, contarão com novas unidades do Senac. Proporcionando novos cursos de qualificação profissional à popu-lação, as novas unidades foram construídas em terrenos doados pelas prefeituras e triplicarão a capacidade de atendimento. Em Francisco Beltrão a capacidades será de 1200 alunos por dia e em Pato Branco de 1272.

NARGuILé é PREJuCIAL

Moda entre os adolescentes, o uso do narguilé pode ser mais prejudicial que o do cigarro. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, a fumaça do narguilé possui mais agentes cancerígenos do que a fumaça do cigarro. Além disso, a nicotina encontrada chega a ser quatro vezes maior em sua fumaça. O hábito também pode levar a doenças como câncer de pulmão, câncer de fígado, além de causar dependência física e psíquica.

REDE DE GáS AMPLIADA

A Região Metropolitana de Curitiba contará com mais 29 quilôme-tros em sua rede de gás natural. A ampliação, cujo investimento é de 32,8 milhões, atenderá mais quatro municípios: Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras. A Compagás, empresa do gasoduto, anunciou que dentro de quatro anos mais 150 quilômetros de rede de gás serão construídos em todo o estado.

Secretaria de Agricultura de São José da Boa Vista já atende em novo endereçoDe acordo com o secretário da Agricultura, Claudinei Mendes de Oliveira, mais conhecido como Cláudio, o

setor nunca teve uma sede própria

De São José da Boa VistaCamila Consulin

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São José da Boa Vista está em novo ende-reço. De acordo com o secretário da Agricultura, Claudinei Mendes de Oliveira, mais conhecido como Cláudio, o setor nunca teve uma sede própria.

“Antes todos os atendimentos eram realizados na prefeitura, a partir de agora atenderemos em um lugar melhor, com todos os setores separados”, disse. “Além disso, poderemos oferecer um atendimento melhor aos agriculto-res”, completou.

A secretaria de Meio Ambiente está com um novo secretário, segundo Cláudio, ela será chefiada pelo engenheiro florestal, Vinícius

Lara Vilela. O setor também está atendendo com um técnico agrí-cola, Vagner Gravena.

O secretário ainda contou que o município receberá 800 tonela-das de calcário que servirá para recuperar o solo e melhorar a qua-lidade de produção. O calcário será entregue através do Programa de Apoio ao Manejo e Conservação de Solos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Cláudio também disse que os agricultores boavistenses devem receber maquinário para ampliar a patrulha agrícola do município. “Devemos receber os equipamen-tos, porém ainda não temos prazo”, informou o secretário.

A nova sede da secretaria fica na rua Leopoldo José Barbosa, nº 158, Centro. Telefone: (43) 3565-1728.

PROGRAMA COMPRA DIRETA

De acordo com dados da secretaria de Agricultura de São José da Boa Vista, cerca de 20 famílias estão cadastradas no pro-grama Compra Direta da Agricul-tura Familiar.

“As famílias além de oferecer os produtos in natura, também ofertam pães e doces caseiros. Todos os produtos são comprados por escolas, creche, pelo asilo e também pela Apae”, informou o secretário de Agricultura, Claudinei Mendes de Oliveira.

PARTICIPE DO PROGRAMAParte dos alimentos é adqui-

rida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégi-

cos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organiza-ções da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercia-lizá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos. A compra pode ser feita sem licitação. Cada agri-cultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultra-passar o valor dos preços pratica-dos nos mercados locais.

o secretário de agricultura, claúdio; o secretário de Meio ambiente, Vinicius; o vereador e engenheiro agrônomo, Wagner cardoso e o técnico agrícola, Gravena

Camila Consulin

Conseg entrega computador para 2ª Cia da PM de Wenceslau Braz

De Wenceslau BrazKito Corrêa

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) entregou um computador de última gera-ção para o serviço reservado da 2ª Cia de Investigação da Polícia Militar de Wenceslau Braz. Esti-veram presentes na cerimônia o promotor de Justiça, Joel Carlos Beffa, o presidente do conselho, Dr. Júlio Augusto Guzzi, o capi-tão da 2ª Cia da Polícia Militar, Donizetti Lemes da Silva, entre outras autoridades.

Segundo informou Guzzi,

o Conseg é originado de um decreto estadual, vinculado ao governo estadual e Secretaria de Segurança Pública. Ele visa a integração entre a comuni-dade e o poder público. “Bus-camos avaliar as necessidades de segurança da comunidade e os nossos recursos servem para colaborar com os órgãos de segurança no município, dentre eles, a Polícia Militar”, comen-tou.

Os conselhos são enti-dades compostas por líderes comunitários do mesmo bairro ou município. Eles se reúnem voluntariamente para discutir,

analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comu-nitários de segurança, além de desenvolver campanhas educa-tivas e estreitar laços de entendi-mento e cooperação entre várias lideranças locais. Sua atuação difunde o conceito de parceria em uma comunidade coope-rando para restaurar, manter e desenvolver fortes vínculos de solidariedade e compreensão.

O Conseg reúne represen-tantes de diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de resolver diversos problemas, entre os de origem humana (menores abandonados, mora-

dores de rua, migração desor-denada), os de ordem materiais (buracos em vias públicas, má iluminação, terrenos baldios, imóveis abandonados) entre outros.

“Os membros do Conselho Comunitário de Segurança reú-nem-se ordinariamente todos os mêses e as reuniões ocor-rem na primeira terça-feira de cada mês, nas dependências da OAB local, às 19h30. Elas são abertas para toda a comu-nidade que esteja interessada a acompanhar o papel desse órgão”, informou o presidente do conselho.

Page 5: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7495lOCAl

Museu Histórico de Siqueira Campos recebe doações de objetos antigos da SaneparDe acordo com o secretário da Cultura, Arnaldo Luska Ribeiro a intenção é criar uma sala que conte o desenvolvimento de

saneamento básico em Siqueira CamposDe Siqueira CamposCamila Consulin

O Museu Histórico de Siqueira Campos recebeu nesta semana equipamentos doado pela da Companhia de Sane-amento do Paraná (Sanepar) do município. De acordo com o secretário da Cultura, Arnaldo Luska Ribeiro a intenção é criar uma sala que conte o desenvol-vimento de saneamento básico em Siqueira Campos.

“Recebemos a doação de documentos como, diários ofi-ciais de 1972, projeto de plane-jamento das redes de esgoto de 1974, um Datalogger (equipa-mento de gravação de dados) de 1980, entre outros”, informou Luska.

Segundo o secretário a Sanepar iria se desfazer dos equipamentos, no entanto entrou em contato com o Museu a fim de fazer as doações.

“Após a aprovação do projeto para a reforma do museu, que-remos fazer uma sala somente com o histórico da Sanepar”, disse. “Devemos dar importância a esses equipamentos e docu-mentos recebidos, pois a nossa cidade foi uma das primeiras do Norte Pioneiro a ter rede de esgoto”, completou Luska.

O orçamento para a reforma do museu está orçado em R$ 60 mil e ainda não tem prazo para iniciar. “O projeto já está pronto,

o secretário da cultura, arnaldo ribeiro luska e funcionários da sanepar com os equipamentos recebidos

Douglas Azevedo

estamos apenas esperando um aval dos líderes políticos. O pre-feito Fabiano Lopes Bueno está indo a Brasília e levará o nosso projeto. Temos prioridade que a reforma do museu da Casa da Cultura seja feita ainda este ano”, ressaltou o secretário.

Além disso, o secretário pla-neja criar outras salas especí-ficas dentro do museu. Após a ampliação do prédio, o museu contará com uma sala de desen-volvimento da informática, uma sobre a evolução da tecnologia na comunicação e uma sobre a

origem do café no município.O museu está localizado

na rua Pernambuco, nº 1.253, Centro. Para agendar uma visita basta ligar no telefone (43) 3571-3176 e conversar com as guias, Neuza Maria Mariano ou Silvia Maria Felix Darino.

O secretário da Cultura, Arnaldo Ribeiro Luska, em Jacarezinho, na sexta-feira (12), para parti-cipar do Seminário de Gestão Municipal de Cultura. O evento teve como principal objetivo apresentar o Sistema Nacio-nal de Cultura, programa que institucionaliza a cooperação entre a união, os Estados e os Municípios para formular, fomentar e executar políticas culturais de forma comparti-lhada e pactuada com a socie-

dade civil. O seminário contou com representantes dos Governos Federal, Estadual e gestores Municipais de cultura que puderam discutir sobre a implementação do Sistema no Norte Pioneiro. A consultora da uNESCO no Ministério da Cul-tura, Rejane Nóbrega, realizou uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura. Na foto o secretário da Cultura, a consul-tora da unesco e o fotografo, Douglas Azevedo.

Seminário de Gestão Municipal de Cultura

Divulgação

Encerra hoje o prazo para regularizar o título de eleitorDe acordo com técnico judiciário do Fórum Eleitoral de Siqueira Campos, Alexandre Silva Santos,

há cerca de 115 eleitores irregulares no municípioDe Siqueira CamposCamila Consulin

O eleitor que não votou nas últi-mas três eleições e não apresen-tou justificativa para as ausências tem até hoje (25) para regularizar a situação. De acordo com técnico judiciário do Fórum Eleitoral de Siqueira Campos, Alexandre Silva Santos, há cerca de 115 eleitores irregulares. “O número de pessoas que já regularizaram o título ainda não foi contabilizado, no entanto tínhamos 155 pessoas que esta-vam irregulares”, ressaltou Santos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em todo o Paraná o número de eleitores nesta situação são de 67 mil.

O prazo termina hoje (25). Quem não comparecer ao car-tório eleitoral terá o título cance-lado. Cada turno conta como uma eleição. Ou seja, a pessoa que não votou no primeiro e segundo turnos de 2012 - e não justificou – já deixou de participar de duas eleições, na contagem da Justiça Eleitoral.

O eleitor deve comparecer ao

cartório eleitoral com um docu-mento oficial com foto, o título e os comprovantes de votações ante-riores. A multa é de R$ 3,51 pela ausência em cada eleição.

CANCELAMENTO DO TíTuLO

Com o cancelamento do docu-mento, o eleitor não poderá tirar passaporte, ser nomeado em caso de aprovação em concurso público nem renovar ou fazer matrícula em instituições de ensino superior. Os servidores públicos também não conseguirão receber salários.

Camila Consulin

O Fórum Eleitoral de Siqueira Campos atende após as 12 horas, de segunda a sexta-feira, na rua Paraná, nº 2.095, centro

Page 6: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7496 esPOrTes

Divulgados os resultados dos primeiros jogos da Fase municipal dos Jogos Escolares em Siqueira Campos

Os jogos aconteceram no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon e no Cluberecreativo Arco-Íris (Crai). Ao todo já foram disputadas 20 partidas

De Siqueira CamposCamila Consulin

O departamento de Esportes e Lazer do município de Siqueira Campos divulgou os resultados dos primeiros jogos da etapa municipal do 60º Jogos Escolares do Paraná (Jeps). Os jogos têm a participa-ção de atletas do Colégio Estadual Profª. Maria Aparecida Chueiry Sal-cedo, Colégio Estadual Sagrada Família, Colégio Estadual Prof. Segismundo Antunes Netto, Colé-gio Estadual Joaquim Marques de Souza, Colégio Dom Bosco, Escola Estadual Gentil Lucas.

Os Jeps são uma realização da Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado do Esporte com a realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Siqueira Campos.

Confira os resultados desta segunda e terça-feira

Segunda Feira – Ginásio de Esportes Raulino Ceccon

08:30 Fut M/B C.E. Prof. Segis-mundo A. Netto 13 x 00 E.E. Gentil Lucas

09:10 Fut M/B C.E. Sagrada Família 05 x 01 C.E. Joaquim M. de Souza

09:50 Fut M/A C.E. Sagrada Família 02 x 01 C.E. Joaquim M. de Souza

10:30 Fut M/B C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 00 x 05 Colégio Dom Bosco

11:10 Fut M/A C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 03 x 00 Colégio Dom Bosco

Terça Feira – Ginásio de Espor-tes Raulino Ceccon

09:00 Fut M/B C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 06 x 00 E.E. Gentil Lucas

09:40 Fut M/B C.E. Prof. Segismundo A. Netto 05 x 03 C.E. Sagrada Família

10:20 Fut M/A C.E. Prof. Segismundo A. Netto 10 x 01 C.E. Sagrada Família

Terça Feira - Ginásio de Espor-tes Raulino Ceccon

13:00 Vol F/B C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 00 x 02 C.E. Sagrada Família

14:00 Vol F/B C.E. Prof. Segis-mundo A. Netto 02 x 01 C.E. Joa-quim M. de Souza

15:00 Vol M/B C.E. Prof. Segis-

mundo A. Netto 02 x 00 C.E. Joa-quim M. de Souza

16:00 Fut M/B Colégio Dom Bosco 08 x 02 C.E. Joaquim M. de Souza

16:40 Fut M/A Colégio Dom Bosco 02 x 02 C.E. Joaquim M. de Souza

Terça Feira –– Clube Recreativo Iris (Crai)

09:00 - VPR M/B C.E. Prof. Segismundo A. Netto 00 (06) x 01 (21) Colégio Dom Bosco

09:15 - VPR M/A C.E. Prof. Segismundo A. Netto 00 (21) x 01 (08) Colégio Dom Bosco

09:30 - VPR F/A C.E. Prof. Segismundo A. Netto 01 (23) x 00 (21) C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo

09:45 - VPR M/A C.E. Prof. Segismundo A. Netto 00 (19) x 01 (21) C.E. Prof.ª Maria A. C. Sal-cedo

10:00 - VPR F/A C.E. Prof. Segismundo A. Netto 01 (21) x 00 (08) C.E. Sagrada Família

10:15 - VPR M/A C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 00 (12) x 01 (21) Colégio Dom Bosco

10:30 - VPR F/A C.E. Prof.ª Maria A. C. Salcedo 01 (21) x 00 (18) C.E. Sagrada Família Os Jeps são uma realização da Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado do Esporte

Departamento de Esporte e Lazer

Top 5 do UFC: as 'pérolas' de Chael Sonnen

Do Rio de JaneiroGlobo Esporte

A reclamação mais frequente entre os fãs de MMA sobre o ame-ricano Chael Sonnen é que ele consegue lutas importantes "pela boca". Sem dúvida, o "Gângster Americano" falou muito nos últimos anos, e falou bem. Suas tiradas irri-taram muito os brasileiros durante sua busca por uma luta contra Anderson Silva e, mais tarde, por uma revanche contra o campeão dos pesos-médios do uFC. Porém, outras foram tão boas e certeiras que até seus detratores tiveram de rir.

Conforme Sonnen se aproxima de mais uma disputa de cinturão, desta vez pelos pesos-meio-pesa-dos, contra o atual campeão, Jon Jones, no uFC 159, o SPORTV.COM juntou cinco das maiores "pérolas" emitidas por Sonnen. Foi uma tarefa difícil: o interminável arsenal de frases do ex-peso-médio rendeu até um site, entitulado "Sonnen Said So" ("Sonnen Disse Assim", em tradução livre), com centenas de declarações dadas pelo falastrão nos mais diversos tipos de mídia. Abaixo, estão cinco das frases mais representativas do estilo de Chael Sonnen.

5. “Nós tivemos apenas uma (ring girl), e era a Chandella. A outra era a garota do cartaz do QI. Arianny meio que anda por aí e segura um cartaz com seu último resultado (no teste de QI). uma vez, houve uma luta pelo título, ela chegou até 5 e nós ficamos muito orgulhosos dela."

Nem as ring girls estão a salvo das provocações de Sonnen. Esta

tirada foi em direção a Arianny Celeste, musa do uFC, quando o lutador foi indagado sobre quem deveria ganhar o prêmio de "Ring Girl do Ano" no "World MMA Awards", premiação anual que Sonnen apresentou nos últimos dois anos. Arianny não deixou por menos: "Quando o Spider chutar seu traseiro, você não vai conseguir nem contar até 5!", escreveu a bel-dade no Twitter.

4. "Se eles (uFC no Brasil) ven-derem 100 mil ingressos, espero que eles juntem todos eles. Espero que os coloquem numa bola bonita, vire-os de lado e empurrem para dentro da b*** deles. Isso é o que eles podem fazer com a torcida bra-sileira."

Sonnen foi longe em suas ten-tativas de irritar Anderson Silva e forçar uma revanche contra o bra-sileiro. Esta frase foi dita quando ainda se especulava que a segunda luta entre os dois seria disputada num estádio de futebol no Brasil. O "Gângster Americano", inicialmente, não estava interessado, e deixou isto claro da forma mais gráfica pos-sível.

3. "Eu não busco conselho de treinamentos com atores pela mesma razão que não busco con-selhos de saúde com strippers."

Esta tirada de sarro foi publi-cada no Twitter, onde Sonnen fez a maior parte de seu barulho no pri-meiro semestre de 2011, quando estava suspenso por ser flagrado com níveis elevados de testoste-rona em sua primeira luta contra Anderson Silva. Foi uma provo-cação à amizade entre o Spider e o ator Steven Seagal, que afir-

mou ter ensinado ao brasileiro o chute frontal que nocauteou Vitor Belfort no uFC 126.

2. "Machida não é um mau garoto. Ele é vítima do sistema educacional brasileiro. Há melho-res maneiras de se conseguir eletrólitos do que bebendo xixi."

Anderson Silva não foi o único brasileiro provocado por Sonnen. Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro já foram mencionados inúmeras vezes pelo falastrão, assim como Lyoto Machida. O ex-campeão meio-pesado foi ridi-cularizado por Sonnen inúmeras vezes. Nesta piada, lançada no Twitter, ele se refere a um dos costumes do baiano radicado no Pará, que herdou da família o hábito da urinoterapia.

1. “Eu nunca vou enfren-tar Jones, OK? Ele nunca vai me enfrentar. Ele está cercado por um monte de 'homens sim'. Quando ele pergunta a eles, 'Chael é melhor do que eu?', eles dizem a ele 'sim'. Quando ele pergunta a eles, 'Chael ganharia de mim?', eles dizem a ele 'sim'. Quando ele pergunta a eles, 'Chael tiraria meu título?', eles dizem a ele 'sim'."

Depois de ser rejeitado por Jon Jones como potencial subs-tituto do lesionado Dan Hender-son no uFC 151, Sonnen ganhou munição para atacar o campeão dos pesos-meio-pesados. A tirada sobre os "homens sim", brincando com o fato de "Bones" ter consultado sua equipe antes de decidir rejeitá-lo, foi uma das mais geniais do desafiante.

Chael Sonnen com um microfone na mão: garantia de entretenimento

Divulgação

Fla avisa a empresários que não conta mais comIbson e Alex Silva

Do Rio de JaneiroGlobo Esporte

Ibson e Alex Silva já foram comunicados que estão fora dos planos do Flamengo. O diretor de futebol Paulo Pelaipe fez contato com os empresários do volante e do zagueiro para avisar que a dupla não viajará para a inter-temporada em Pinheiral, ainda sem data definida, e que poderão procurar outro clube. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o agente de Ibson, Eduardo uram, foi acionado na última segunda-feira. Já Orlando Almeida, representante de Alex, recebeu um telefonema do diretor na noite desta terça. Assim, a dupla trabalhará longe do grupo no período de preparação para o

início do Campeonato Brasileiro e também não vai participar da segunda fase da Copa do Brasil, contra o Campinense-PB.

- Pelaipe me ligou ontem à noite para dizer que podemos procurar outro clube. Temos son-dagens, mas ainda nenhuma pro-posta. O jogador está tranquilo e continuará treinando até aparecer algo concreto - explicou Orlando.

Procurado pela reportagem, Eduardo uram disse que estava viajando, não confirmou a infor-mação e não quis comentar o assunto. O caso do volante só deve ser resolvido a partir da pró-xima segunda-feira. Ibson tem contrato até 2015. Apesar de dizer que não quer continuar com o jogador, o Flamegno ainda não

apresentou uma solução para o caso. As opções seriam pagar a rescisão ou emprestá-lo para outra equipe com a responsa-bilidade de arcar com parte do salário.

No caso de Alex Silva, o contrato vai até junho de 2014. As partes ainda não conversa-ram sobre como será a saída. O zagueiro tem sondagens, mas ainda não recebeu propostas.

A decisão sobre Alex Silva foi ratificada nesta terça após uma reunião entre a cúpula de futebol do Flamengo e o técnico Jorginho, que foi apontado pelo vice Wallim Vasconcelos como o responsável pelas escolhas dos jogadores que vai contar daqui para a frente.

Ibson e Alex Silva já foram avisados que estão fora dos planos do Fla

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7497POlICIAl

Adolescentes de Joaquim Távora continuam

desaparecidosA polícia já recebeu algumas informações, mas,

quando foi checar eram falsas. A polícia trabalha com a hipótese de eles estarem juntos

De Joaquim TávoraRegiane Romão

A polícia civil de Joaquim Távora continua a busca por três adolescentes que estão desapare-cidos desde a noite de sábado no município.

De acordo com o delegado, Rubens José Perez, responsá-vel pelo caso, várias informações chegam desencontradas até a delegacia. “Recebemos informa-ções de que eles estão na estrada, depois no mato, mas quando a polícia chega não tem ninguém no local”.

Os pais de Diego Camargo, 17 anos, Ana Carolina Fagundes Bar-bosa, 14 anos, Ketlyn Pereira Mar-tins, 13 anos registraram o boletim de ocorrência e afirmaram que os três adolescentes eram amigos.

Os familiares relataram que eles saíram de casa no sábado à noite e não voltaram mais. A polí-cia foi informada que eles estariam em um sítio, mas quando chegou lá ninguém foi encontrado. Desde sábado eles não tiveram nem um contato com a família.

Quando saiu de casa Diego carregava uma bolsa escolar preta, Ana Carolina vestia uma blusa preta e uma calça jeans azul escura, e também portava uma bolsa escolar, só que cor de rosa.

Em relação às roupas da ado-lescente Ketlyn, ninguém soube informar o que ela vestia no dia do desaparecimento.

A polícia civil pede para que se alguém tiver alguma informa-ção sobre o paradeiro dos três adolescentes entrar em contato com a equipe policial pelo telefone 190. adolescentes desapareceram no último sábado

Ta no Site

Polícia Civil esclarece a morte

de Tiririca em Santo Antônio da PlatinaA justiça expediu o mandado de prisão na

manhã desta quarta-feira, e eles foram encaminhados para a 38ª Delegacia Regional

de Polícia, em Santo Antônio da Platina

De Santo Antônio da PlatinaRegiane Romão

A Polícia Militar e Civil de Santo Antônio da Platina prenderam na manhã desta quarta-feira, 24, três jovens e apreenderam um menor suspeito de terem matado Atemir Moreira Trindade, de 21 anos na noite de 13 de abril, na Vila Santa Terezinha, em Santo Antônio da Pla-tina.

Jéferson Aparecido da Silva, conhecido como Ferro Velho, Marcos Almeida, conhecido como Lampião e Patrick Ricardo de Oli-veira são suspeitos de terem tirado a vida do jovem.

De acordo com informações o crime foi cometido por vingança. Durante a reprodução do assas-sinato, o adolescente afirmou que Tiririca foi morto porque ele era o principal suspeito da morte de Adão Aparecido de Almeida Santos, morto em janeiro.

Além de confessar o assassi-nato ele disse que entregou uma arma para um pastor que tem um templo na Vila Ribeiro.

Os policiais foram até a casa e encontraram um revolver calibre 32. O dono da casa foi preso por porte ilegal de armas, mas liberado após pagamento de fiança.

O adolescente disse que essa arma que foi encontrada no fundo da igreja não foi a usada no assas-sinato. O revolver calibre 38, que tirou a vida de Atemir foi vendido em Jacarezinho.

Durante o depoimento, Jeferson afirmou que não deu a arma para

o adolescente, mas confirmou que levou Patrick até o local para a exe-cução do crime.

Com Patrick foram apreendidas munições calibre 12 36 e 38 e uma pistola.

Marcos já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, Patrick por contrabando e porte ilegal de armas e o adolescente por tráfico.

Já Jeferson não tinha passa-gens pela polícia.

RELEMBRE O CASOum jovem de 21 anos foi assas-

sinado dentro da própria casa a tiros na noite desta sábado, 13.

A mulher dele informou que os dois haviam voltado de um chur-rasco em um sítio, e estavam se arrumando para ir a uma festa de aniversário quando os assassinos do seu esposo chegaram ao portão da casa.

Eles eram conhecidos da vítima, já que os dois homens o chamaram pelo nome. Atemir Moreira Trindade era conhecido por ‘Tiririca’. Dois tiros o atingiram no ombro e no peito.

Tiririca ainda conseguiu alcançar a porta e pedir por socorro. “Foram três tiros. Eles chegaram, chama-ram-no pelo apelido, e quando ele virou efetuaram os disparos. Ele morreu no meu colo”, desabafou a esposa de Tiririca.

O jovem ainda foi levado para o Pronto socorro por um parente, mas já chegou ao local sem vida.

Os policiais que estiveram no local colheram algumas informações com familiares e vizinhos e iniciaram as investigações a fim de descobrir os autores do disparo.

Adolescente mostra a posição que ficou para assassinar Atemir

Polícia Civil

Policiais Militares realizam mega operação em IbaitiA equipe de Inteligência da PM reuniu informações e conseguiram prender várias pessoas

e retirar uma grande quantidade de droga de circulação

De IbaitiRegiane Romão

A equipe de policiais militares do 2º Batalhão realizou uma ope-ração em combate ao tráfico de drogas, busca de pessoas que já vinham sendo procuradas pela polícia e também apreenderam objetos de procedência duvidosa, no município de Ibaiti na manhã desta terça-feira, 23.

Há vários dias a polícia estava coletando informações que apon-tavam sobre o envolvimento dos suspeitos com alguns crimes cometidos no município.

A equipe da Agência de Inteli-gência do 2º Batalhão reuniu após as investigações reuniram provas contundentes que foram enviadas ao Poder Judiciário.

O responsável expediu 30 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na manhã desta terça-feira.

Participaram da operação, 98 policiais militares, 30 viaturas, equipes da ROTAM/CANIL e Polí-cia Ambiental.

Com a operação os policiais prenderam um homem de 39 anos que estava foragido da justiça. Contra ele havia um mandado de prisão por ter cometido um homi-cídio em Cornélio Procópio. Sete pessoas que estavam no local também foram detidas. Dois meno-res foram apreendidos por tráfico de drogas.

Com os suspeitos foram encontrados R$ 7.360 em dinheiro, 15 buchas de maconha, quatro pedras de crack, 115 gramas fracionadas que renderiam 400 pedras para venda.

Vários pacotes de cigarros contrabandeados, munições cali-bre 38 40, 380 e 9 mm.

Alguns equipamentos eletrôni-cos que possivelmente são produ-tos de roubo. São eles: máquinas fotográficas, aparelhos de som automotivo, aparelhos de DVD, furadeiras elétricas, serra elétrica e roçadeiras.

Além desses objetos, uma moto que estava com o chassi adulterado e várias aves silvestres também foram encontradas. Policiais mostram drogas e dinheiro que foram apreendidos durante a operação

Polícia Militar

Page 8: Correio Notícias - Edição 749

QUINTA-FEIRA, 25 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7498 regIONAl

Dia do Trabalho terá passeio ciclístico e caminhada ecológica em Cornélio Procópio

De Cornélio ProcópioBetty Gois

A prefeitura de Cornélio Pro-cópio irá promover o 1 Passeio Ciclístico e Caminhada do Traba-lhador no dia 1 de maio. O lança-mento aconteceu com a imprensa de Cornélio Procópio e região na Agência do Trabalhador nesta quarta-feira (24) ás 15h00 com o diretor da rede de trabalho, Jones Alves, presidente da FECOP (Fun-dação de Esportes de Cornélio Procópio), Claudemir Druzine, o chefe da Agência do Trabalhador, Claudemir Ferreira e o diretor do departamento de comunicação, Marcio Montanha e a jornalista Najyla Nah.

O passeio ciclístico e a cami-nhada terão início às 8h30 da quarta-feira (1) de maio em frente à Prefeitura e deve percorrer a Avenida São Paulo até a Matriz, a Rua xV de fevereiro, Rua Getú-lio Vargas, Rua Nossa Senhora, parte da PR-160, Dimasa até o “Bosque Municipal Manoel Júlio de

Almeida”.As inscrições estão abertas

e devem ser feitas na Agência do Trabalhador ou na FECOP e são gratuitas. Haverá inscrições no local, mas o presidente da FECOP orientou que as pessoas não deixem para realizar as inscrições na hora, “com a inscrição feita pre-viamente, a organização poderá ter um número aproximado de par-ticipantes e evitar filas e atraso no evento” enfatizou Claudemir.

Serão entregues brindes e bicicletas para os participantes do evento a partir das 10h00, de acordo com o chefe da Agên-cia do Trabalhador, Claudemir, os prêmios só foram consegui-dos através de parceiros como a FECOP e o comércio local. No dia também haverá outras atividades, além da oficialização da abertura do bosque municipal, uma parce-ria com o grupo ecológico Vida Verde que administra o Ecocentro irá organizar passeio nas trilhas da mata, brinquedos como cama elástica para as crianças, jogos

recreativos e visita ao Ecocentro.Jones Alves, disse que a

intenção do prefeito Frederico Carlos de Carvalho Alves é valo-rizar os trabalhadores públicos e privados, e a comunidade de uma maneira em geral e um envolvi-mento direto de todas as secreta-rias e praticamente todas as áreas deve fazer do evento um sucesso. Jones ainda falou que já fazia algum tempo em que atividades em comemoração ao Dia do Tra-balhador não eram realizadas em Cornélio Procópio.

O evento vem de encontro com um trabalho para que as pessoas voltem a frequentar os bosques. De acordo com Najyla Nah da assessoria de imprensa, o bosque não tinha a atenção que está recebendo agora, foram retirados entulhos e foi feita uma limpeza no local e com isso a administração espera que consiga despertar uma consciência ecoló-gica nas pessoas para que façam caminhadas ao ar livre e voltem a frequentar o bosque. Organizadores reúnem imprensa para falar sobre o 1 Passeio Ciclístico e Caminhada do Trabalhador

Assessoria de imprensa

Estado e Fecomércio estudam parcerias para capacitação de trabalhadores

paranáaen

As possibilidades de traba-lho conjunto, especialmente na formação e capacitação de traba-lhadores, foram discutidas nesta terça-feira (23) pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e a direção da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomér-cio).

Ao elogiar a Lei de Inova-ção como “um grande passo” do governo estadual, o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, disse que o setor que representa precisa dar um salto muito grande com relação à tecnologia.

De acordo com o secretário Alípio Leal, o Estado trabalha para reunir o potencial de todos os seto-res da sociedade para garantir a construção de um ambiente pro-pício à inovação no Paraná, capaz de fortalecer a economia e criar novos arranjos produtivos para que o desenvolvimento chegue a todos os municípios paranaenses. “Apenas a lei não resolve”, disse, “é preciso um conjunto de ações para incentivar a inovação de

As possibilidades de trabalho conjunto, especialmente na formação e capacitação de trabalhadores, foram discutidas nesta terça-feira (23) pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e a direção da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio

forma concreta”.“O governo reconhece a qualidade da

formação de mão de obra proporcionada pelo Sistema Fecomércio”, comentou o secre-

tário. A federação representa 59 sindicatos empresariais do comércio de bens, serviços e turismo e coordena a atuação do Sesc e do Senac. São 478 mil empresas ativas no

Paraná que proporcionam cerca de 1,7 milhão de empregos.

Também participaram da reunião os dire-tores Eduardo Gabardo, Dieter Lengning,

Paikan Salomon, Rui Lemes e Emerson Jabur; o assessor do Senac, Edson Guariza, e o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing, César Luiz Gonçalves.

Divulgação

Page 9: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B1EDITAIS

Prefeitura MuniciPal de curiúva estado do Paraná

DECRETO Nº 034/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, no uso das atribuições

e devidamente autorizado pela Lei Municipal nº 1199, de 23 de abril 2013.

Art. 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município de Curiúva do Exercício de 2013, um CRÉDITO ADICIONAL ES-

PECIAL, no valor de R$ 53.000,00 (Cinqüenta e três mil reais), no Órgão e Unidade Orçamentária abaixo especificada,

D E C R E T A

04 – DEPARTAMENTO DE FINANÇAS

04-002 – DIVISAÕ TESOURARIA

02.062.0000.2071 – PRECATÓRIOS E ACORDOS JUDICIAIS

3.3.90.91.00.00 – Sentenças Judiciárias

Dot. 4570 – 0.1.00.000000 – Recursos Ordinários (livres) ........................... .......R$ 53.000,00

TOTAL ....................................................................................................... ......R$ 53.000,00

Art. 2º - Para cobertura do Crédito Adicional Especial de que trata o Artigo Primeiro, será utilizado o cancelamento

parcial da seguinte dotação orçamentária, nos termos do Art. 43, § 1º e Inciso III, da Lei 4.320/64.

05 - DEPTO. DE VIAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

05-002 – DIVISÃO DE OBRAS PÚBLICAS

15.451.04092-019 – MANUT. DA DIVISÃO DE OBRAS PÚBLICAS

3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e Vantagens Fixas

Dot. 1030 – 0.1.00.000000 – Recursos Ordinários (Livres)..................... .......R$ 53.000,00

TOTAL ....................................................................................................... .......R$ 53.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 23 de Abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

DECRETO 971/2013

Ementa: Abre Crédito Suplementar e dá outras providências.

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legais e ainda amparado na Lei Orçamentária Anual n.º 781/2012, em seu artigo 4º, inciso I e a Lei de Diretrizes

Orçamentárias nº. 752/2012 em seu artigo 36º § Único.

Decreta:

Art. 1º - Fica aberto no corrente Exercício o Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Geral do Município, no

valor de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) destinado ao reforço das seguintes Dotações Orçamentárias.

Suplementação

02.001.04.122.0020.2.002.000 Manutenção do Gabinete do Prefeito

(3) 3.3.90.30.00.00.00 00000 Material de Consumo R$ 25.000,00

04.003.04.123.0008.2.018.000 Manutenção da Divisão de Contabilidade

(74) 3.3.90.30.00.00.00 00000 Material de Consumo R$ 10.000,00

02.002.02.062.0004.2.550.000 Serviços Jurídicos

(14) 3.3.90.91.00.00.00 00000 Sentenças Judiciais R$ 15.000,00

03.001.04.121.0009.2.019.000 Manutenção Departamento de Administração

(20) 3.3.90.30.00.00.00 00000 Material de consumo R$ 20.000,00

05.002.26.782.0007.2.120.000 Manutenção da Divisão de Serviços Rodoviários

(104) 3.3.90.30.00.00.00 00000 Material de Consumo R$ 100.000,00

11.001.08.243.0081.6.049.000 Manutenção da D.I.A.A.F

(288) 3.3.90.36.00.00.00 00000 Outros serviços de ter-

ceiros – PF R$ 10.000,00

07.001.12.361.0041.2.057.000 Manutenção de Creches

(217) 3.3.90.36.00.00.00 00104 Outros serviços de ter-

ceiros – PF R$ 40.000,00

Art. 2º - Os recursos serão suplementados através de anulação parcial de dotação, conforme a seguir:

Redução

07.002.12.361.0042.2.076.000 Manutenção do FUNDEB 60%

(232) 3.1.90.11.00.00.00 00000 Vencimentos e vanta-

gens fixas R$ 70.000,00

05.002.26.782.0007.2.120.000 Manutenção da Divisão de Serviços Rodoviários

(107) 3.3.90.39.00.00.00 00000 Outros serviços de ter-

ceiros - PJ R$ 100.000,00

11.001.08.242.0081.2.963.000 Implantação da Escola Profissionalizante

(282) 3.3.90.39.00.00.00 00000 Outros serviços de terceiros – PJ R$ 10.000,00

07.001.12.361.0041.2.057.000 Manutenção de Creches

(219) 3.3.90.39.00.00.00 00104 Outros serviços de terceiros – PJ R$ 40.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

Prefeitura MuniciPal de curiúva estado do Paraná

DECRETO N.º 32/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são

conferidas pelo § 1º do Artigo 1º, da Lei Municipal nº 751 de 30 de outubro de 2001.

D E C R E T A:

Art. 1º - Fica instituído o Conselho de Desenvolvimento Industrial do Município de Curiúva, composto pelos seguintes

membros:

Representante do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

JOÃO CARLOS CONSTANSKI RG nº 3.834.373-4

ORIVALDO JOÃO OELKE RG nº 2.123.855-0

JOAO MARIA RIBAS VEDAN RG nº 1602592

Representante da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CURIÚVA

FLAVIO RICARDO DA FONTOURA RG nº 5.937.358-7

PAULO SÉRGIO MARTINS MACHADO RG nº 8.954.191-3

Representantes SINDICAIS

LUIZ ANDRÉ BORANELLI RG nº 5.353.493-7

VALDERI HIGINO DOS SANTOS RG nº 6.513.351-2

Artigo 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA, em 22 de abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

Prefeitura MuniciPal de curiúvaestado do Paraná

PORTARIA No 149/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são

conferidas por Lei,

R E S O L V E:

ARTIGO 1o – CONCEDER as Férias Regulamentares no Período de

22/04/2013 a 21/05/2013, ao Servidor Municipal José Erivaldo dos Santos, portador da CI/RG: 5.869-929-0 e CPF:

972.296.528-04, ocupante do cargo de Vigia, lotado no Departamento de Serviços Urbanos.

ARTIGO 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA, em 22 de Abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

SUMULA DE PEDIDO DA LICENÇA PREVIA

A Sra Jacqueline Almeida Albuquerque, Torna publico que esta Requerendo junto ao Instituto Ambiental do Paraná –

IAP, a licença Previa

Para desmembramento de lotes. No município de Joaquim Távora/ PR

Page 10: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B2 EDITAIS

classificados Vende-se sítio

Municipio de Siqueira Campos Pra 2 km da vila operária, casa de alvenaria, galpão com triturador, pastagens formada, tanques e várias nascentes de água, falar com Tião Mota, 43-9920-7582.

Tel: (43) 99742924

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

PORTARIA nº 056/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o pedido de prorrogação de licença protocolado nesta Prefeitura pela servidora ELIS CRISTINA DE LIMA

matrícula 289-2, ocupante do Cargo Efetivo de Professora;

RESOLVE:

Artigo 1º- PRORROGAR para a Servidora Municipal ELIS CRISTINA DE LIMA, ocupante do Cargo de Professor,

Matrícula 289-2 (2º Padrão), Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família, em razão de ser indispensável sua

assistência pessoal não podendo ser prestada simultaneamente com o exercício do seu cargo, ao seu Filho Menor

Maycon Henrick de Lima Pereira, de acordo com Artigos 95, 96 e 97 da Lei Municipal 571/2003– Estatuto dos Servido-

res do Município de São José da Boa Vista, e Lei Municipal 692/2009.

Artigo 2º- A prorrogação da licença de que trata esta Portaria será de 30 dias, a contar da data de

23/04/2013 à 23/05/2013 podendo ser prorrogada nos termos da Lei Municipal 571/2003, Seção VII, Artigos 95, 96 e 97

e Lei Municipal 692/2009 mediante apresentação de novo parecer médico e do setor de Assistência Social.

Artigo 3º- Esta Portaria entrará em vigor a partir da data da sua publicação, revogadas as disposições em

contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 23 de Abril de 2013; 53º da Emanci-

pação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

Prefeitura de curiúva estado do Paraná

PORTARIA No 147/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são

conferidas por Lei,

R E S O L V Ew:

ARTIGO 1o – CONCEDER Licença Prêmio por assiduidade de

15/04/2013 a 15/07/2013, referente ao período aquisitivo de 2006/2011, a servidora JOSELI MARIA DE LIMA BUENO

, portadora da CI/RG: 4.082.313-1 e CPF: 516.714.259-87, ocupante do cargo de Professora, lotada no Departamento

Municipal de Educação.

ARTIGO 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA, em 15 de Abril

de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

Prefeitura de curiúvaestado do Paraná

PORTARIA No 150/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são

conferidas por Lei,

R E S O L V E:

ARTIGO 1o – DESIGNAR os Servidores abaixo relacionados para com-

por o COMITÊ LOCAL DO PAR – Compromisso Todos pela Educação do Plano de Articulação, com as respectivas

funções:

DIRIGENTE ESTADUAL/MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Iara Lucélia Faria Silvestre - RG: 4.269.891-1 / CPF: 602.661.049-91

RESPRESENTANTE DO CONSELHO ESTADUAL/MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Maria Cleonice Ferreira Santos - RG: 6.039.880-1 e CPF: 866.119.179-34

REPRESENTANTE DO QUADRO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DAS ESCOLAS

Joselaine Aparecida de Almeida - RG: 9.981.985-5 / CPF: 064.672.929-28

REPRESENTANTE DOS CONSELHOS ESCOLARES

Bernadete Sutil Machado de Oliveira - RG: 7013926-0 / CPF: 9660957599-1

REPRESENTANTE DOS COORDENADORES OU SUPERVISORES ESCOLARES

Lúcia Maria Rodrigues - RG: 5008822-7 / CPF: 796921179-87

REPRESENTANTE DOS DIRETORES DE ESCOLA

Adriane Tomaz Bueno Zanone - RG: 6933479-2 / CPF: 026899699-71

REPRESENTANTE DOS PROFESSORES DA ZONA RURAL

Marilene Maciel Serchiari - RG: 2874049 / CPF: 795448869-15

REPRESENTANTE DOS PROFESSORES DA ZONA URBANA

Ieda Ferreira Bueno - RG: 5171138-6 / CPF: 86486489987

TÉCNICO DA SECRETARIA ESTADUAL/MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Meri Bernardina Antunes - RG: 6.946.823-3 / CPF: 015892439-86

ARTIGO 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA, em 22 de Abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

Page 11: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B3EDITAIS

Prefeitura de curiúva estado do Paraná

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE MARÇO DE 2013

O Prefeito Municipal de Curiúva, no uso de suas atribuições legais estabelecidas pela Lei Orgânica Municipal e conside-

rando o Decreto Municipal nº 17/2013 de 20 de fevereiro de 2013, o Decreto Estadual nº 6231, de 16 de outubro de 2012

e a Resolução Normativa n.º 14 de 06 de junho de 2012, do Conselho Nacional das Cidades resolve:

Art. 1º Aprovar o Regimento da Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, doravante denomi-

nada 5ª Conferência Municipal da Cidade, nos termos do Anexo a esta Resolução Normativa.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

ANEXO

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Art. 1º - São objetivos da 5ª Conferência Municipal das Cidades:

I - propor a interlocução entre os munícipes que representam os diversos segmentos: gestores públicos dos

três entes federados e a sociedade civil local organizada sobre assuntos relacionados à Política Municipal, Estadual e

Nacional de Desenvolvimento Urbano;

II - sensibilizar e mobilizar a sociedade local para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para

enfrentar os problemas existentes no seu município e contribuir com ações comuns com as cidades irmãs no Estado do

Paraná e no Brasil.

III - propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de gênero,

idade, raça, etnia e pessoas com deficiência com participação direta em entidades e segmentos dos poderes públicos em

conjunto com os poderes da sociedade civil, organizados para a formulação de proposições e realização de avaliações

permanentes na execução da Política Municipal, Estadual e Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estraté-

gicas.

Art. 2º - A 5ª Conferência Municipal das Cidades, convocada pelo Prefeito Municipal, será realizada nas dependên-

cias da Câmara Municipal de Curiúva no dia 11 de maio de 2013, sob os auspícios da Prefeitura Municipal de Curiúva e

terá as seguintes finalidades:

I - avançar na construção da Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano;

II - indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e Municípios,

ligados ao desenvolvimento urbano e rural;

III - realizar balanço dos resultados das deliberações das demais Conferências das Cidades, e dos avanços,

dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano, em todos os níveis da Federação;

IV - eleger delegados(as) e seus respectivos(as) suplentes para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, de

acordo com o Regimento Interno Estadual;

V – constituir o Conselho Municipal da Cidade, conforme orientação do Conselho Nacional e do Conselho Esta-

dual das Cidades;

CAPÍTULO II

DA REALIZAÇÃO

Art. 3° - A 5ª Conferência Municipal da Cidade é fator indispensável para a participação na Conferência Estadual das

Cidades.

§ 1º - A 5ª Conferência Municipal da Cidade tratará de temas de âmbito nacional com enfoque estadual e munici-

pal.

§ 2º - Todos os (as) participantes presentes na 5ª Conferência da Cidade devem reconhecer a precedência das

questões conjunturais de âmbito nacional, e atuar sobre elas em caráter avaliador, formulador e propositivo.

Art. 4º - A realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade antecede as dos âmbitos estadual e nacional, em con-

sonância com o Regimento Nacional e Estadual e deverá ter o decreto publicado em diário oficial e ser amplamente

divulgada a sua condição de “Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades”.

Parágrafo Único - As despesas com a organização geral e com a realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade

correrão por conta da Prefeitura Municipal e/ou pelas entidades representativas da sociedade que a tenham convocado.

Art. 5º - A 5ª Conferência Municipal será composta de mesas de debates, painéis, grupos de discussão e plenária.

§ 1º - Nos grupos temáticos, será garantida a participação dos segmentos que compõem a 5ª Conferência Munici-

pal da Cidade.

§ 2º - Os grupos temáticos contarão com um facilitador e um relator, indicados pela Comissão Preparatória Muni-

cipal.

§ 3º - Os grupos temáticos escolherão, entre seus participantes, um presidente e um secretário.

§ 4º - Nos trabalhos dos grupos não serão tratados temas específicos além daqueles definidos a partir do temário

central.

§ 5º - Os grupos temáticos farão um levantamento de propostas de cada tema a ser levado a plenária final para

aprovação.

CAPÍTULO III

DO TEMÁRIO

Art. 6° - A 5ª Conferência Municipal da Cidade terá como Tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana

já”.

§ 1º - O tema deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar as diferentes esferas e políticas urbanas

- Política Municipal Habitação; Acessibilidade e Mobilidade; Transportes e Trânsito; Saneamento Ambiental e Meio

Ambiente; Regularização Fundiária do Município e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em conformidade ao

Plano Diretor, direcionando as propostas para todas as esferas da Federação.

§ 2º - A Conferência Municipal deverá debater o temário da 5ª Conferência Nacional das Cidades, adequando

a sua realidade e cultura local que constarão das suas reivindicações e propostas contidas no relatório final a ser

encaminhado para os Poderes Executivo e Legislativo Municipal, para a Coordenação Estadual e Nacional, com ampla

divulgação para toda a sociedade.

§ 3º - Temas de interesse local poderão ser adicionados para discussão sem prejuízo dos temas nacionais.

CAPÍTULO IV

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 7º - A 5ª Conferência Municipal da Cidade será presidida pelo Prefeito Municipal, Sr. Amadeu de Jesus da

Silva e a sua ausência ou eventual impedimento, pelo seu substituto legal Sr. João Carlos Constanski.(Coordenador

Municipal)

Art. 8º - A organização e desenvolvimento de suas atividades será coordenada pela Comissão Preparatória Muni-

cipal”)

Parágrafo Único: A Comissão Preparatória Municipal será composta por 10 titulares, representantes dos segmentos

detalhados no artigo 20 do Regimento Estadual, com atuação nas áreas de desenvolvimento urbano e está discrimina-

da no anexo I deste Regimento, onde consta o nome completo do representante, entidade e segmento a que pertence

Art. 9º - Compete à Comissão Preparatória Municipal:

I - definir o Regimento Municipal, contendo critérios de participação para a Conferência, para a eleição de

delegados para a etapa estadual, respeitadas as definições dos Regimentos Estadual e Nacional, bem como a propor-

cionalidade de distribuição dos segmentos, conforme art. 20 do Regimento Estadual;

II - definir data, local e pauta da Conferência Municipal, devendo estas informações constarem do Regimento,

promovendo a discussão e proposição de iniciativas referentes à organização da 5ª Conferência Estadual das Cidades;

III - criar Grupos de Trabalho para mobilização, validação e sistematização quando necessário;

IV - elaborar a proposta de programação da 5ª Conferência Municipal da Cidade;

V - definir número de participantes e forma de participação;

VI - designar facilitadores (as) e relatores (as);

VII - elaborar e executar o projeto de divulgação para a 5ª Conferência Municipal da Cidade;

VIII - promover contato formal com o Legislativo Municipal, visando informá-lo do andamento da organização da

5ª Conferência Municipal da Cidade, assim como divulgá-la perante os parlamentares;

IX - mobilizar as instituições e segmentos definidos neste Regimento em âmbito municipal, para preparação e

participação na Conferência Municipal;

X - coordenar, supervisionar e promover a realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade, atendendo aos

aspectos técnicos, políticos e administrativos;

XI - propor e definir os nomes de participantes em mesas de debate, a pauta da Etapa Municipal, bem como os

documentos técnicos e textos de apoio;

XII - atuar como elo de ligação entre os segmentos integrantes da 5ª Conferência Municipal da Cidade;

XIII - comunicar à Coordenação Executiva Estadual, por ofício, o compromisso na realização da 5ª Conferência

Municipal da Cidade;

XIV - sistematizar os resultados gerando um relatório da Conferência Municipal e promover a sua publicação e

divulgação;

XV - participar e apoiar a realização da Conferência Regional por agrupamentos de municípios, ou por quaisquer

outras formas de associação entre os mesmos como espaço de debate dos temas propostos pela 4ª Conferência

Nacional das Cidades, relacionados à Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano.

§ 1º - A Comissão Preparatória Municipal deve apresentar as informações dos incisos I e II à Coordenação Exe-

cutiva Estadual, no máximo, até 10 dias após a convocação da referida Conferência, a fim de validá-la.

§ 2º - A Comissão Preparatória Municipal deve enviar as mesmas informações para a Comissão-Executiva Na-

cional para registro.

Art. 10 - Os resultados referentes às propostas e aos delegados eleitos para a 4ª Conferência Estadual das Cidades

devem ser preenchidas pela Internet através do portal da Conferência Estadual e também remetidos por meio magnéti-

co à Comissão Preparatória Estadual e à Comissão-Executiva Nacional, em até 5 dias após a realização das mesmas,

para que possam ser consolidadas e sirvam de subsídio às discussões na 5ª Conferência Estadual das Cidades.

CAPÍTULO V

DOS PARTICIPANTES

Art.11 - A 5ª Conferência Municipal da Cidade terá uma composição de até 10 participantes e buscará equilíbrio quanti-

tativo dos participantes, nos limites da razoabilidade proporcional a 42,30% para os Poderes Públicos e 57,70% para a

Sociedade Civil, observada a orientação de arrendamento proporcional constante no Regimento Estadual.

Art.12 - Os participantes da 5ª Conferência Municipal da Cidade se distribuirão em duas categorias: delegados e

observadores;

I - Apenas os delegados terão direito a voto;

II - Os observadores terão direito a voz somente nos Grupos de Trabalho;

Art. 13 - A representação dos diversos segmentos na 5ª Conferência Estadual das Cidades, em todas as suas etapas,

deve ter a seguinte composição:

I - gestores, administradores públicos e legislativos – federal, estaduais e municipais: 42,30%;

II - movimentos populares com atuação na área de desenvolvimento urbano: 26,70%;

III - trabalhadores, por suas entidades sindicais com atuação na área de desenvolvimento urbano: 9,90%;

IV - empresários relacionados à produção, fomento e ao financiamento do desenvolvimento urbano: 9,90%;

V - entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais com atuação na área de desenvolvi-

mento urbano: 7%; e

VI - ONGs com atuação na área de desenvolvimento urbano: 4,20%

§ 2º - As vagas definidas no Inciso I serão assim distribuídas: 5% para o Poder Público Federal; 10% para o Poder

Público Estadual e 27,30% para o Poder Público Municipal.

CAPÍTULO VI

Page 12: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B4 EDITAIS

DOS DELEGADOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

Art. 14 - A 5ª Conferência Municipal da Cidade, elegerá 05 delegados(as) e respectivos suplentes para a 5ª Con-

ferência Estadual obedecendo a mesma proporcionalidade por segmento, de acordo com o estabelecido no Anexo II,

tabelas 3 e 4 do Regimento Estadual.

Art. 15 - A escolha dos(as) delegados(as) representantes de cada segmento para a 5ª Conferência Estadual das

Cidades será efetuada pelos participantes desta Conferência Municipal em cada um dos segmentos.

Art. 16 - Serão delegados à 5ª Conferência Estadual das Cidades:

I - os(as) delegados(as) municipais indicados pelo poder público municipal executivo e legislativo e;

II - os(as) eleitos(as) na Conferência Municipal por entidades de abrangência municipal com atuação nas

áreas de desenvolvimento urbano, indicados(as) pelos diversos segmentos, conforme artigo 13, deste Regimento.

§ 1º - Cabe ao Legislativo Municipal um terço das vagas definidas no Inciso I.

§ 2º - A cada delegado(a) titular eleito(a) será escolhido(a) um(a) suplente correspondente, que será credencia-

do(a) somente na ausência do(a) titular.

§ 3º – Em caso de dúvidas suscitadas por alguma entidade quanto ao reconhecimento, abrangência e atuação da

entidade caberá à Comissão Preparatória Municipal validar ou não a indicação ouvido o segmento respectivo.

§ 4º - A Comissão Preparatória Municipal encaminhará formalmente os dados dos suplentes, homologados pelas

Conferências Municipais e referendados pelos segmentos, que assumirão no lugar dos titulares ausentes, depois de

vencido o prazo de credenciamento dos titulares, ou com apresentação de documento formal da Comissão Municipal,

informando da ausência do titular que formalizará e assinará a sua desistência de participação.

§ 6º - A substituição de delegados(as) titulares por seus suplentes, referentes ao inciso II, ocorrerá mediante

declaração de desistência do(a) respectivo(a) titular, devidamente assinada pelo(a) mesmo(a), ou depois de vencido o

prazo de credenciamento dos titulares.

CAPÍTULO VII

DA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE

Art. 17 - A eleição dos(as) conselheiros(as) titulares e suplentes do Conselho Municipal das Cidades, será realizada

da seguinte forma:

I – os(as) representantes do Poder Público serão indicados(as) pelos órgãos e entidades representados;

II – os(as) representantes dos segmentos da sociedade civil, serão eleitos(as) através de votação entre os(as)

delegados(as) dos seus respectivos segmentos participantes da 5ª Conferência Municipal da Cidade.

§1º - Os segmentos da sociedade civil estão relacionados no art. 13 deste Regimento.

§2º - O processo de eleição para o CONCIDADE Municipal será realizado independentemente da eleição

dos(as) delegados(as) para a 5ª Conferência Estadual das Cidades.

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 - Os casos omissos e conflitantes deverão ser decididos pela Comissão Preparatória Municipal, cabendo

recurso à Comissão Estadual Recursal e de Validação - CERV.

ANEXO I

COMISSÃO PREPARATÓRIA MUNICIPAL

NOME SEGMENTO ENTIDADE ASSINATURA

Coordenador Executivo João Carlos Constanski Poder Executivo Dir. dos Departamento

Coordenador Adjunto Osmário Maia de Miranda Poder Executivo Engenheiro Civil

Secretário ExecutivoJosé Flavio Coller Poder Executivo

Diretor do Departamen-tos de Obras e Infra-es-trutura

MembroAntônio Carlos P. Santos Poder Legislativo

Presidente da Câmara Municipal de Curiúva

MembroEstaciano Gonçalves

Movimentos So-ciais

Assoc. de Moradores da Vila Esperança

MembroBenedito Celso Pareira

Movimentos So-ciais

Associação Mirim de Curiúva

MembroAna Maria Frediani Prigol

Movimentos So-ciais

Assoc. de Moradores do Bairro Felisberto

MembroMárcio Rogério Boranelli

Movimentos Sin-dicais

Sindicato Patronal Ru-ral

MembroOtácilio Luiz Pereira Empresa Empresário

MembroSandra Cristina Guerreiro

Entidade Profis-sioanal Advogada

ANEXO II

TABELA DE DELEGADOS P/ ESTADUAL

MUNI-

CÍPIO

P O P U -

LAÇÃO

T O T A L DELEGADOSMUNICÍPIO

SEGMENTOS

PODER PÚBLICO 42,30%

SOCIEDADE CIVIL

57,70%

EXE LEG MOV TRAB EMP PESQ ONG

Participação do seg-mento

28,20% 14,10% 26,70% 9,90% 9,90% 7% 4,20%

AA t é 20000 hab

5 1 1 1 1 1

MunicÍPio de siqueira caMPos estado do Paraná

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 37/2013

CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos.

CONTRATADO: T. Amâncio Comércio de Ferramentas.

OBJETO: Contratação de pessoa jurídica para aquisição de ferramentas para a oficina do Departamento de Obras.

VALOR: R$ 7.815,00.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso II, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

MunicÍPio de siqueira caMPos estado do Paraná

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 35/2013

CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos.

CONTRATADO: Manoel Estevam Velasque.

OBJETO: Locação de imóvel para instalação de extensão do Departamento Social.

VALOR: R$11.700,00.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso X, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Siqueira Campos, 01 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

MunicÍPio de siqueira caMPos estado do Paraná

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 36/2013

CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos.

CONTRATADO: BR Tecnologia e Sistemas Ltda.

OBJETO: Contratação de pessoa jurídica para execução de consultoria e suporte técnico na geração de dados

informatizados prestação de contas para os Sistemas SISTN da Secretaria do Tesouro Nacional, SIOPS do Minis-

tério da Saúde e SIOPE do Ministério da Educação, referente ao exercício financeiro de 2012.

VALOR: R$ 7.500,00.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso II, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

MunicÍPio de siqueira caMPos estado do Paraná

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 34/2013

CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos.

CONTRATADO: José Murilo Mendes.

OBJETO: Locação de Imóvel para instalação do Departamento de Educação na Rua Minas Gerais, 256.

VALOR: R$ 6.424,80.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso X, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Siqueira Campos, 11 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

Prefeitura de curiúvaestado do Paraná

PORTARIA No 148/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, no uso das atribuições que

lhe são conferidas por Lei,

R E S O L V E:

ARTIGO 1o – DESIGNAR a Servidora PAULA CRISTINA LOPES

VALLE, portadora da CI/RG nº 10186124.4 /PR e do CPF nº 066.266.499.06, para a partir desta data ser a GES-

TORA MUNICIPAL PARA CONVÊNIOS COM O ESTADO.

ARTIGO 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA, em 19 de

Abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

SUMULA DE REQUERIMENTO DA LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

O Sr. Expedito Matias de Almeida, torna público que requereu ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, a Licença

Ambiental Simplificada para o Empreendimento Piscicultura, localizado na Fazenda Ribeirão da Fartura, no mu-

nicípio de Siqueira Campos - PR

Page 13: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B5

Prefeitura de curiúva estado do Paraná

DECRETO Nº 033/2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA, Prefeito Municipal de Curiúva, Estado do Paraná,

no uso das atribuições e devidamente autorizado pela Lei Municipal nº 1198, de 23 de abril 2013.

Art. 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município de Curiúva do Exercício de 2013, um CRÉDITO ADICIONAL

SUPLEMENTAR, no valor de R$ 1.125.000,00 (Hum milhão cento e vinte e cinco mil reais), nos Órgãos e Unidades

Orçamentárias abaixo especificadas,

D E C R E T A

03 – DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

03-002 – DIVISÃO DE PESSOAL

28.843.0000.0007 – AMORTIZAÇÃO/ENCARGOS DA DÍVIDA CONFESADA

4.6.90.71.00.00 – Principal da dívida contratual resgatado.

Dot. 480 – 0.1.00.000000 - Recursos Ordinários (Livres)..................... ......R$ 250.000,00

06 – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

06–003 – DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL

12.361.12012.034 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo

Dot. 1940 – 0.1.00.000104 – Demais Impostos Vinculados à Ed. Básica .... ........R$ 40.000,00

12.361.12012.035 – MANUTENÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR

3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo

Dot. 2120 – 0.1.00.000104 – Demais Impostos Vinculados à Ed. Básica.... ......R$ 100.000,00

3.3.90.33.00.00 – Passagens e despesas com locomoção

Dot. 2160 – 0.1.00.000104 – Demais Impostos Vinculadas à Ed. Básica.... ......R$ 150.000,00

12.361.12012.036 – MERENDA ESCOLAR

3.3.90.32.00.00 - material, bem ou serviço para distribuição gratuita.

Dot. 2260 – 0.1.00.000000 – Recursos Ordinários (Livres)..................... ......R$ 100.000,00

06-004 – FUNDEB – FUNDO DE ENSINO

12.361.12012.037 – MANUTENÇÃO DO ENSINO – FUNDEB

3.3.90.32.00.00 - material, bem ou serviço para distribuição gratuita.

Dot. 2370 – 0.1.00.000102 – Fundeb 40% .................................................. ......R$ 185.000,00

09 DEPARTAMENTO DE SAÚDE

09-003 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

10.301.10012-050 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE.

3.3.90.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física

Dot. 3340 – 0.1.000303 – Saúde – Receitas Vinculadas ......................... .....R$ 150.000,00

Dot. 3350 – 0.1.000495 – Atenção Básica ............................................... ......R$ 150.000,00

TOTAL ....................................................................................................... ...R$ 1.125.000,00

Art. 2º - Para cobertura do Crédito Adicional Especial de que trata o Artigo Primeiro, será utilizado o cancelamento

parcial das seguintes dotações orçamentárias, nos termos do Art. 43, § 1º e Inciso III, da Lei 4.320/64.

05 - DEPTO. DE VIAÇÃO, OBRS E SERVIÇOS URBANOS

05-002 – DIVISÃO DE OBRAS PÚBLICAS

04.122.04091-015 – CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS

4.4.90.51.00.00 – Obras e Instalações

Dot. 970 – 0.1.00.000000 – Recursos Ordinários (Livres) ........................... ......R$ 275.000,00

15.451.04092-019 – MANUT. DA DIVISÃO DE OBRAS PÚBLICAS

3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e Vantagens Fixas

Dot. 1030 – 0.1.00.000000 – Recursos Ordinários (Livres)..................... ........R$ 75.000,00

06 – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

06–005 – DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

12.365.12012.039 – CONSTRUÇÃO/AMPLIAÇÃO DE CRECHES

4.4.90.51.00.00 – obras e instalações.

Dot. 2470 – 0.1.00.000104 – Demais Impostos Vinculados à Ed. Básica .... ......R$ 290.000,00

06-004 – FUNDEB – FUNDO DE ENSINO

12.361.12012.038 – MANUTENÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR – FUNDEB

3.3.90.33.00.00 – passagens e despesas com locomoção.

Dot. 2420 – 0.1.00.000102 – Fundeb 40% .................................................. ......R$ 185.000,00

09 DEPARTAMENTO DE SAÚDE

09-003 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

10.301.10012.050 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE.

4.4.90.52.00.00 – Equipamentos e Material Permanente

Dot. 3400 – 0.1.000303 – Saúde – Receitas Vinculadas ......................... ......R$ 150.000,00

10.301.10012.053 – Programa Agente Comunitário de Saúde – PACS

3.3.90.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica

Dot. 3540 – 0.1.000495 – Atenção Básica ............................................... ......R$ 150.000,00

TOTAL ....................................................................................................... ...R$ 1.125.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 23 de Abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

DECRETO Nº 970/2013

EMENTA: Aposenta Luiz Nicolau Marques.

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribui-

ções legais e ainda, com base no art. 71, incisos VI e VIII da Lei Orgânica Municipal, com base no art. 6º da

Emenda Costitucional n. 41,

DECRETA

Art. 1º Fica concedida Aposentadoria Voluntária ao servidor LUIZ NICOLAU MARQUES,

RG 2.119.993 SSPPR, no cargo de Pedreiro, no valor de R$ 649,37 (seiscentos e quarenta e nove reais e trinta

e sete centavos).

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir de 26/10/2011.

Art. 3º Revogam-se as disposições contrárias, especialmente o Decreto 935/2013.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

PREFEITO MUNICIPAL

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº. 01/2011

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS/PR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o

disposto no Art. 37 da Constituição Federal, as Legislações Estadual e Municipal em vigor e em conformidade com

o Edital de Concurso Público nº. 001/2011, TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITA-

DOS, relacionados abaixo, para o provimento de cargos públicos dos quadros de pessoal, conforme resultado

final devidamente publicado:

Gabriela Lemes Bueno – RG. 5.809.483-8/PR – Auxiliar de Enfermagem do PSF

Alessandra Aparecida de Godoi – RG. 8.737.274-0/PR – Auxiliar de Serviços Gerais

Os convocados deverão comparecer, até o dia 25 de abril de 2013, das 08:00 às 11:30, na Departamento de Admi-

nistração, situado na Rua Marechal Deodoro, 1837, prédio principal da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos,

para apresentação, entrega dos documentos e marcação dos exames de saúde pré-admissionais.

Siqueira Campos, 15 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

Portaria n. 118/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso

de suas atribuições legais, e ainda com base no Art. 93, incisos e alíneas da Lei Orgânica Municipal,

Resolve:

1 – Nomear, em razão de aprovação no Concurso Público municipal 001/2012, LUCIA AKIKO SASAKI, portadora do RG

9.226.435-1 PR, no cargo de Farmacêutica, a partir de 15/04/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

EDITAIS

Page 14: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B6

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR Pregão nº 40/2013

A V I S O D E L I C I T A Ç Ã O

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 40/2013 O MUNICÍPIO DE CURIÚVA, Estado do Paraná, através do Pregoeiro, de conformidade com as Leis Federais nº 10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005, Decreto Federal nº 5504/2005, Decreto Municipal nº 05/2006 e subsidiariamente, as Leis Federais n.º 8.666/93 e 8.883/94, torna público que se encontra a disposição dos interessados, a partir da data da publicação deste, até as 17h30min do dia 06/05/2013, o Edital de Pregão Presencial para a confecção de cartilhas educativas para utilização na condução do projeto de SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA destinadas ao Departamento de Saúde. A abertura dos envelopes será às 13h30min do dia 07/05/2013 na Sala do Departamento de Compras e Licitações. O Edital completo se encontra à disposição dos interessados na Prefeitura Municipal de Curiúva à Av. Antônio Cunha, 365, no horário de expediente.

Curiúva PR, 23 de abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR Pregão nº 41/2013

A V I S O D E L I C I T A Ç Ã O

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 41/2013 O MUNICÍPIO DE CURIÚVA, Estado do Paraná, através do Pregoeiro, de conformidade com as Leis Federais nº 10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005, Decreto Federal nº 5504/2005, Decreto Municipal nº 05/2006 e subsidiariamente, as Leis Federais n.º 8.666/93 e 8.883/94, torna público que se encontra a disposição dos interessados, a partir da data da publicação deste, até as 17h30min do dia 07/05/2013, o Edital de Pregão Presencial para a limpeza de fossas dos Departamentos da Prefeitura Municipal (Departamento de Educação, Escolas Municipais, Centro de Educação Infantil Menino Deus, Biblioteca Cidadã; Departamento de Saúde incluindo os Postos de Saúde Central, bairros e Hospital Municipal; Departamento de Assistência Social, CRAS, CREAS, CASA LAR; Departamento de Administração, pátio de máquinas, sanitários públicos, Ginásio de Esportes Caetê). A abertura dos envelopes será às 09h00min do dia 08/05/2013 na Sala do Departamento de Compras e Licitações. O Edital completo se encontra à disposição dos interessados na Prefeitura Municipal de Curiúva à Av. Antônio Cunha, 365, no horário de expediente.

Curiúva PR, 23 de abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR Pregão nº 42/2013

A V I S O D E L I C I T A Ç Ã O

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 42/2013 O MUNICÍPIO DE CURIÚVA, Estado do Paraná, através do Pregoeiro, de conformidade com as Leis Federais nº 10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005, Decreto Federal nº 5504/2005, Decreto Municipal nº 05/2006 e subsidiariamente, as Leis Federais n.º 8.666/93 e 8.883/94, torna público que se encontra a disposição dos interessados, a partir da data da publicação deste, até as 17h30min do dia 07/05/2013, o Edital de Pregão Presencial para a contratação de empresa para a manutenção e conservação das estradas vicinais e das vias públicas do município de Curiúva. A abertura dos envelopes será às 13h30min do dia 08/05/2013 na Sala do Departamento de Compras e Licitações. O Edital completo se encontra à disposição dos interessados na Prefeitura Municipal de Curiúva à Av. Antônio Cunha, 365, no horário de expediente.

Curiúva PR, 23 de abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro

ATA – TESTE SELETIVO Nº 001/2013

ANÁLISE DE RECURSOS DO RESULTADO

Aos vinte e três (23) dias do mês de abril (04) de dois mil e treze (2013), às dezoito horas (18h00), na sede da DONHA ARTERO Organização Administrativa, na cidade de Ponta Grossa - Paraná, tendo em vista o Edital do Teste Seletivo nº 001/2013 da Prefeitura de Curiúva – Paraná, a Senhora DANIELLE SZESZ, DD. Presidente da Banca Examinadora, acompanhada das Senhoras ELIANE APARECIDA PENTEADO e CLICIANE ELEN DE SOUZA PINTO, integrantes da BANCA EXAMINADORA do Teste Seletivo nº 001/2013, reuniram-se para deliberar sobre os recursos então apresentados sobre o RESULTADO, interpostos pelos candidatos interessados, conforme protocolos. Dando início aos trabalhos, foi observado o seguinte: (1) que os recursos foram interpostos tempestivamente, os quais serão recebidos e analisados ante o princípio da fungibilidade; (2) que os candidatos requerem a revisão da nota da avaliação de títulos conforme fundamentações próprias. Após análise da BANCA EXAMINADORA competente verificou-se prosperar o Recurso apresentado pela candidata GECIANE MARTHINS DOS SANTOS - inscrição nº 19, haja vista que o título apresentado efetivamente diz respeito à conclusão de especialização latu sensu. No entanto, verificou-se não prosperar o Recurso apresentado pela candidata MARIA APARECIDA FERREIRA ZANONI – inscrição nº 23, haja vista que o título apresentado diz respeito à conclusão de curso de aperfeiçoamento, portanto, não diz respeito à especialização latu sensu, conforme recorrido. Assim, por força de decisão parcialmente favorável aos recursos há necessidade de modificação do RESULTADO FINAL, tornando-se necessária a divulgação do novo RESULTADO FINAL com as alterações pertinentes, bem como o encaminhamento destes documentos à Prefeitura de Curiúva. Finalmente, nada mais havendo a constar ou registrar, foram declarados concluídos os trabalhos, lavrando-se a presente ata, que vai devidamente assinada por todos.

DANIELLE SZESZ Banca Examinadora

ELIANE APARECIDA PENTEADO CLICIANE ELEN DE S. PINTO Banca Examinadora Banca Examinadora PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA

ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR Pregão nº 39/2013

A V I S O D E L I C I T A Ç Ã O

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 39/2013 O MUNICÍPIO DE CURIÚVA, Estado do Paraná, através do Pregoeiro, de conformidade com as Leis Federais nº 10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005, Decreto Federal nº 5504/2005, Decreto Municipal nº 05/2006 e subsidiariamente, as Leis Federais n.º 8.666/93 e 8.883/94, torna público que se encontra a disposição dos interessados, a partir da data da publicação deste, até as 17h30min do dia 06/05/2013, o Edital de Pregão Presencial para a aquisição de gêneros alimentícios, higiene e limpeza, hortifrutigranjeiros, copa e cozinha e gás para os Departamentos de Educação, Assistência Social (Órgão Gestor) e Departamento de Saúde (Hospital Municipal). A abertura dos envelopes será às 09h00min do dia 07/05/2013 na Sala do Departamento de Compras e Licitações. O Edital completo se encontra à disposição dos interessados na Prefeitura Municipal de Curiúva à Av. Antônio Cunha, 365, no horário de expediente.

Curiúva PR, 23 de abril de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro

MunicÍPio de siqueira caMPos estado do Paraná

LEI MUNICIPAL Nº030/95

RESOLUÇÃO Nº002/CMAS/2013.

SÚMULA: Aprova o levantamento dos serviços/programas elegíveis a Deliberação nº 022/2013 - CEDCA/PR.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Municipal

nº 030/95, de 14/09/95,

Resolve:

Art. 1º - Aprovar o levantamento dos serviços/programas elegíveis a Deliberação nº 022/2013-CEDCA – Programa

Crescer em Família.

Art. 2º - O Programa Crescer em Família tem por finalidade a preservação do direito fundamental de crianças e

adolescentes à convivência familiar e comunitária e ao acolhimento de qualidade. O Programa envolve modali-

dades distintas e complementares: como o Acolhimento Familiar, que tem por objetivo mobilizar famílias

voluntárias que possam tornar-se guardiãs de crianças e adolescentes em situação de risco, por períodos curtos,

sendo uma alternativa ao acolhimento institucional. E o Aprimoramento do Acolhimento Institucio-

nal que, por outro lado, propõe a reflexão e o desenvolvimento de novas praxes nas entidades de acolhimento

existentes, assegurando aos acolhidos a provisoriedade da medida, a celeridade dos procedimentos e a garantia

do tratamento individualizado, além da preservação dos vínculos familiares e comunitários.

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor a partir da data de publicação, revogadas as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 24 de Abril de 2013.

Ademir Gonzáles Silveira

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

EDITAIS

Page 15: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B7

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

1

TESTE SELETIVO Nº 01/2013

EDITAL Nº 05/2013

RESULTADO FINAL CONCLUSIVO

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURIÚVA, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, considerando as orientações, minutas e expedientes encaminhados pela empresa organizadora do Teste Seletivo, RESOLVE TORNAR PÚBLICO, o RESULTADO FINAL CONCLUSIVO do Teste Seletivo nº 001/2013, após a ANÁLISE RECURSAL de RESULTADO dos candidatos, conforme segue abaixo: CARGO: ATENDENTE DE CRECHE

Nº INSC. NOME RG NOTA

FINAL CLASSIFICAÇÃO

FINAL (**) 015 MAIELE CRISTINA DA SILVA DELFINO 10.262.332-0/PR 6,6 1ª 014 PATRICIA RAFAELA PEDROSO 12.858.342-4/PR 6,4 2ª 026 THAIS CAMILA DA SILVA 13.489.239-0/PR 6,4 3ª 005 CLEMILDA TEREZINHA DA SILVA 5.259.444-8/PR 6,2 4ª 074 SARAH VIEIRA CRUZ 9.028.899-7/PR 6,2 5ª 064 THAIARA DA SILVA ROCHA 9.954.504-6/PR 5,6 6ª 002 SILVANA DE PAULA ROZOLEM ALVES 8.923.442-5/PR 5,6 7ª 051 ELIZANDRA DE PROENÇA ALMEIDA 12.917.431-5/PR 5,6 8ª 061 HEULLES RAQUELINE CARNEIRO PACHECO 12.821.098-9/PR 5,4 9ª 042 JÉSSICA ALEXANDRA NUNES 10.606.030-7/PR 5,4 10ª 067 BEATRIZ CRISTINA SANTOS CUNHA 6.630.539-2/PR 5,2 11ª 080 DAIANE AP. FELIZARDO DE SOUZA 7.618.939-0/PR 5,2 12ª 012 CRIS MARTINS OLIVEIRA 10.076.675-2/PR 5,2 13ª 070 ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA 10.750.089-8/PR 5,2 14ª 084 EMILIANE COSTA LIMÃO 10.698.900-1/PR 5,2 15ª 079 VALQUÍRIA DE OLIVEIRA KUBIAK 10.061.901-6/PR 5,0 16ª 085 EDINÉIA LEMES DE OLIVEIRA 9.511.268-4/PR 5,0 17ª 044 KAMILA AYALA BORGES 9.783.059-2/PR 5,0 18ª 088 ANA CLAUDIA BARBOSA DE LIMA 10.570.123-3/PR 5,0 19ª 017 CAROLINE PUPO FERREIRA 13.379.225-2/PR 5,0 20ª 073 TATIANE BUENO DA SILVA 10.406.790-5/PR 4,8 - 083 GABRIELA LEOCADIA CARNEIRO BARBOSA 13.072.176-1/PR 4,8 - 024 ELIONE DE CÁSSIA B. DE OLIVEIRA 8.408.737-8/PR 4,6 - 069 SUSANA DE LIMA XAVIER 10.637.566-6/PR 4,6 - 072 FLAVIA GOMES 8.356.076-2/PR 4,6 - 013 GRASQUIELE MARIA SOUZA LIMA LACERDA 9.400.485-3/PR 4,4 - 021 PATRICIA MONTEIRO PINHEIRO 13.250.484-9/PR 4,4 - 076 OZEIDE CRISTINA MENDES 10.606.126-2/PR 4,4 - 089 BRUNA BARBOSA PAVELSKI 10.570.127-6/PR 4,4 - 055 MARILZE BUENO LOPES 3.785.883-8/PR 3,8 - 082 GISLEI FELIZARDO DE SOUZA 8.451.163-3/PR 3,8 - 018 JOSIANE ALVES 11.113.133-3/PR 3,6 - 071 ADRIANA APARECIDA RIBEIRO 12.734.147-8/PR 3,6 - 077 TATIANE ANDRESSA NOVASKI DA COSTA 12.512.246-9/PR 3,6 - 041 CLEONICE RIBAS DE OLIVEIRA 7.776.359-7/PR 3,4 - 087 VERA LUCIA MAINARDES 5.712.682-5/PR 2,2 - 075 VÃNIA SABINO CORDEIRO 9.752.846-2/PR 1,8 -

(**) Desempate dos classificados conforme Edital (Item 6.1.2 do Edital nº 01/2013) (-) Não classificados (Item 5.3 do Edital nº 01/2013)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

2

CARGO: PROFESSOR COM PEDAGOGIA

Nº INSC. NOME RG

PONTUAÇÃO GERAL FINAL

PROVA OBJETIVA

AVALIAÇÃO DO

TÍTULO

CLASSIFICAÇÃO FINAL

RESULTADO ORDEM 007 MARINÊS PEREIRA DE MATTOS 9.667.801-0/PR 7,2 2,0 5,4 1ª 031 GISELE TERCI PARECIDO 9.418.713-3/PR 7,0 2,0 5,3 2ª 006 ANAI CARNEIRO RIBAS 6.046.813-3/PR 7,8 0,0 5,2 3ª 027 SÔNIA BONIN DE SOUZA PRESTES 8.193.502-5/PR 7,8 0,0 5,2 4ª 030 ALAIZ MEIRA ROSA 10.699.917-1/PR 5,8 4,0 5,2 5ª 001 ARACI APARECIDA MAINARDES 3.657.885-8/PR 7,6 0,0 5,0 6ª 022 AGNALDO DA COSTA SILVA 6.366.051-5/PR 7,6 0,0 5,0 7ª 010 SILAINE DE OLIVEIRA MAINARDES 8.802.884-8/PR 7,6 0,0 5,0 8ª 033 REGEANE LUZIA DA CUNHA 8.014.637-0/PR 6,4 2,0 4,9 9ª 020 CELINA PRESTES DE GODOI CARVALHO 9.674.233-9/PR 5,4 4,0 4,9 10ª 039 ANA CAROLINA DE CAMPOS 8.711.225-0/PR 6,4 2,0 4,9 11ª 059 ELIZETE BONIN DE SOUZA 7.141.237-7/PR 6,2 2,0 4,8 12ª 025 LUCIELE DOS SANTOS 10.207.725-3/PR 5,8 2,0 4,5 13ª 008 MARIA DA GRAÇA CUNHA VIEIRA 3.230.147-9/PR 6,6 0,0 4,4 14ª 081 EZILDA FATIMA DE SOUSA FERREIRA 4.042.437-7/PR 5,6 2,0 4,4 15ª 049 IVONE PEREIRA JARDIM 6.102.612-6/PR 6,4 0,0 4,2 16ª 046 CHARLENE CORREA 8.547.337-9/PR 6,4 0,0 4,2 17ª 019 GECIANE MARTHINS DOS SANTOS 9.158.892-7/PR 5,2 2,0 4,1 18ª 004 MARIA DAS GRAÇAS VALIM SUGIYAMA 5.795.536-8/PR 6,0 0,0 4,0 19ª 053 SILMARA TEIXEIRA BASTOS 8.547.434-0/PR 5,8 0,0 3,8 20ª 035 ELENIR DE FÁTIMA VIEIRA VALLE 6.058.808-2/PR 5,6 0,0 3,7 21ª 009 JANKELI MAIDA GONÇALVES 8.350.650-4/PR 5,6 0,0 3,7 22ª 052 VALDEMIR TEIXEIRA BASTOS 9.050.008-2/PR 5,6 0,0 3,7 23ª 023 MARIA APARECIDA FERREIRA ZANONI 3.073.514-5/PR 5,4 0,0 3,6 24ª 057 MARISTELA FERNANDES GUERREIRO 4.884.613-0/PR 5,4 0,0 3,6 25ª 043 ELISANGELA DE OLIVEIRA LIMA 9.471.071-7/PR 5,4 0,0 3,6 26ª 048 JÉSSICA DE SOUZA BAHNERT 10.295.355-0/PR 5,4 0,0 3,6 27ª 037 ROSIMERI DA SILVA BUENO GARCIA 4.402.130-7/PR 5,2 0,0 3,4 28ª 056 SUELEN GUERREIRO 10.092.125-1/PR 5,2 0,0 3,4 29ª 036 JAQUELINA ANGELICA DA LUZ ATANAZIO 5.285.219-6/PR 5,0 0,0 3,3 30ª 062 JOSMAR BUENO DE OLIVEIRA 8.100.187-1/PR 5,0 0,0 3,3 31ª 054 DENISE COSTA GUERREIRO 6.987.435-5/PR 4,8 - - - 060 GISELE ANDREA BENTO 6.503.412-3/PR 4,8 - - - 063 SELMA APARECIDA DE ARAÚJO 4.919.688-1/PR 4,8 - - - 086 ROSANA CARNEIRO 2.183.637/PR 4,8 - - - 038 ROSILDA DE MATOS SILVA 4.876.747-8/PR 4,6 - - - 091 SUMARA TEIXEIRA DE PAIVA 6.836.120-6/PR 4,6 - - - 029 JULIANA MEIRA ROSA 9.543.326-0/PR 4,4 - - - 032 NEUSELI APARECIDA DE OLVEIRA 4.405.232-6/PR 4,4 - - - 011 MARILENE MACIEL SERCHIARI 2.874.049/SC 4,2 - - - 016 NARA REGINI NEIVA DE MOURA 000604739/TO 4,2 - - - 028 EDINEUZA MAINARDES DE MATOS 10.076.683-3/PR 4,2 - - - 058 ELISANDRA M. C. DE JESUS SILVA 10.323.121-3/PR 4,2 - - - 068 SUZANA APARECIDA DE SOUZA ALMEIDA 8.408.506-5/PR 4,2 - - - 090 CLAUDETE SUTIL BARBOSA 4.027.987-3/PR 4,2 - - - 003 FABRÍCIA BOLONHA DA SILVA 10.478.031-8/PR 4,0 - - - 040 DANIELE FERREIRA SIQUEIRA PALMEIRA 8.268.988-5/PR 4,0 - - - 047 JUCIANE DA CRUZ FRONTEIRA 5.638.232-1/PR 3,8 - - -

(**) Desempate dos classificados conforme Edital (Item 6.1.2 do Edital nº 01/2013) (-) Não classificados (Item 5.3 do Edital nº 01/2013)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

3

Curiúva, em 24 de abril de 2.013.

DANIELLE SZESZ AMADEU DE JESUS DA SILVA Presidente da Banca Examinadora Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

DECRETO Nº 035/2013

HOMOLOGA o Resultado Final do Teste Seletivo nº 001/2013 da Prefeitura Municipal de Curiúva, para os empregos públicos que especifica, conforme dispõe o Edital nº 001/2013.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, especialmente o contido no REGULAMENTO GERAL DE TESTE SELETIVO PARA A ADMISSÃO DE EMPREGOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CURIÚVA - PARANÁ (Decreto nº 23/2013), o Edital nº 001/2013 e o Resultado Final Conclusivo apresentado pela empresa DONHA ARTERO & CIA LTDA:

D E C R E T A Art. 1º - Fica HOMOLOGADO o Resultado Final do Teste Seletivo nº 001/2013 promovido pela Prefeitura Municipal de Curiúva e realizado pela empresa Donha Artero & Cia Ltda, para os empregos públicos que especifica o Edital nº 001/2013, cuja classificação foi oficialmente divulgada através de Editais publicados no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura Municipal de Curiúva e transcrita no Anexo Único deste Decreto. Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se, publique-se, cumpra-se.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, em 24 de abril de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

DECRETO Nº 035/2013

ANEXO ÚNICO I – HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO TESTE SELETIVO N° 001/2013, referente aos cargos que menciona abaixo, da Prefeitura Municipal de Curiúva: CARGO: ATENDENTE DE CRECHE

Nº INSC. NOME RG NOTA

FINAL CLASSIFICAÇÃO

FINAL (**) 015 MAIELE CRISTINA DA SILVA DELFINO 10.262.332-0/PR 6,6 1ª 014 PATRICIA RAFAELA PEDROSO 12.858.342-4/PR 6,4 2ª 026 THAIS CAMILA DA SILVA 13.489.239-0/PR 6,4 3ª 005 CLEMILDA TEREZINHA DA SILVA 5.259.444-8/PR 6,2 4ª 074 SARAH VIEIRA CRUZ 9.028.899-7/PR 6,2 5ª 064 THAIARA DA SILVA ROCHA 9.954.504-6/PR 5,6 6ª 002 SILVANA DE PAULA ROZOLEM ALVES 8.923.442-5/PR 5,6 7ª 051 ELIZANDRA DE PROENÇA ALMEIDA 12.917.431-5/PR 5,6 8ª 061 HEULLES RAQUELINE CARNEIRO PACHECO 12.821.098-9/PR 5,4 9ª 042 JÉSSICA ALEXANDRA NUNES 10.606.030-7/PR 5,4 10ª 067 BEATRIZ CRISTINA SANTOS CUNHA 6.630.539-2/PR 5,2 11ª 080 DAIANE AP. FELIZARDO DE SOUZA 7.618.939-0/PR 5,2 12ª 012 CRIS MARTINS OLIVEIRA 10.076.675-2/PR 5,2 13ª 070 ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA 10.750.089-8/PR 5,2 14ª 084 EMILIANE COSTA LIMÃO 10.698.900-1/PR 5,2 15ª 079 VALQUÍRIA DE OLIVEIRA KUBIAK 10.061.901-6/PR 5,0 16ª 085 EDINÉIA LEMES DE OLIVEIRA 9.511.268-4/PR 5,0 17ª 044 KAMILA AYALA BORGES 9.783.059-2/PR 5,0 18ª 088 ANA CLAUDIA BARBOSA DE LIMA 10.570.123-3/PR 5,0 19ª 017 CAROLINE PUPO FERREIRA 13.379.225-2/PR 5,0 20ª 073 TATIANE BUENO DA SILVA 10.406.790-5/PR 4,8 - 083 GABRIELA LEOCADIA CARNEIRO BARBOSA 13.072.176-1/PR 4,8 - 024 ELIONE DE CÁSSIA B. DE OLIVEIRA 8.408.737-8/PR 4,6 - 069 SUSANA DE LIMA XAVIER 10.637.566-6/PR 4,6 - 072 FLAVIA GOMES 8.356.076-2/PR 4,6 - 013 GRASQUIELE MARIA SOUZA LIMA LACERDA 9.400.485-3/PR 4,4 - 021 PATRICIA MONTEIRO PINHEIRO 13.250.484-9/PR 4,4 - 076 OZEIDE CRISTINA MENDES 10.606.126-2/PR 4,4 - 089 BRUNA BARBOSA PAVELSKI 10.570.127-6/PR 4,4 - 055 MARILZE BUENO LOPES 3.785.883-8/PR 3,8 - 082 GISLEI FELIZARDO DE SOUZA 8.451.163-3/PR 3,8 - 018 JOSIANE ALVES 11.113.133-3/PR 3,6 - 071 ADRIANA APARECIDA RIBEIRO 12.734.147-8/PR 3,6 - 077 TATIANE ANDRESSA NOVASKI DA COSTA 12.512.246-9/PR 3,6 - 041 CLEONICE RIBAS DE OLIVEIRA 7.776.359-7/PR 3,4 - 087 VERA LUCIA MAINARDES 5.712.682-5/PR 2,2 - 075 VÃNIA SABINO CORDEIRO 9.752.846-2/PR 1,8 -

(**) Desempate dos classificados conforme Edital (Item 6.1.2 do Edital nº 01/2013) (-) Não classificados (Item 5.3 do Edital nº 01/2013)

EDITAIS

Page 16: Correio Notícias - Edição 749

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - edição 749B8

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

CARGO: PROFESSOR COM PEDAGOGIA

Nº INSC. NOME RG

PONTUAÇÃO GERAL FINAL

PROVA OBJETIVA

AVALIAÇÃO DO

TÍTULO

CLASSIFICAÇÃO FINAL

RESULTADO ORDEM 007 MARINÊS PEREIRA DE MATTOS 9.667.801-0/PR 7,2 2,0 5,4 1ª 031 GISELE TERCI PARECIDO 9.418.713-3/PR 7,0 2,0 5,3 2ª 006 ANAI CARNEIRO RIBAS 6.046.813-3/PR 7,8 0,0 5,2 3ª 027 SÔNIA BONIN DE SOUZA PRESTES 8.193.502-5/PR 7,8 0,0 5,2 4ª 030 ALAIZ MEIRA ROSA 10.699.917-1/PR 5,8 4,0 5,2 5ª 001 ARACI APARECIDA MAINARDES 3.657.885-8/PR 7,6 0,0 5,0 6ª 022 AGNALDO DA COSTA SILVA 6.366.051-5/PR 7,6 0,0 5,0 7ª 010 SILAINE DE OLIVEIRA MAINARDES 8.802.884-8/PR 7,6 0,0 5,0 8ª 033 REGEANE LUZIA DA CUNHA 8.014.637-0/PR 6,4 2,0 4,9 9ª 020 CELINA PRESTES DE GODOI CARVALHO 9.674.233-9/PR 5,4 4,0 4,9 10ª 039 ANA CAROLINA DE CAMPOS 8.711.225-0/PR 6,4 2,0 4,9 11ª 059 ELIZETE BONIN DE SOUZA 7.141.237-7/PR 6,2 2,0 4,8 12ª 025 LUCIELE DOS SANTOS 10.207.725-3/PR 5,8 2,0 4,5 13ª 008 MARIA DA GRAÇA CUNHA VIEIRA 3.230.147-9/PR 6,6 0,0 4,4 14ª 081 EZILDA FATIMA DE SOUSA FERREIRA 4.042.437-7/PR 5,6 2,0 4,4 15ª 049 IVONE PEREIRA JARDIM 6.102.612-6/PR 6,4 0,0 4,2 16ª 046 CHARLENE CORREA 8.547.337-9/PR 6,4 0,0 4,2 17ª 019 GECIANE MARTHINS DOS SANTOS 9.158.892-7/PR 5,2 2,0 4,1 18ª 004 MARIA DAS GRAÇAS VALIM SUGIYAMA 5.795.536-8/PR 6,0 0,0 4,0 19ª 053 SILMARA TEIXEIRA BASTOS 8.547.434-0/PR 5,8 0,0 3,8 20ª 035 ELENIR DE FÁTIMA VIEIRA VALLE 6.058.808-2/PR 5,6 0,0 3,7 21ª 009 JANKELI MAIDA GONÇALVES 8.350.650-4/PR 5,6 0,0 3,7 22ª 052 VALDEMIR TEIXEIRA BASTOS 9.050.008-2/PR 5,6 0,0 3,7 23ª 023 MARIA APARECIDA FERREIRA ZANONI 3.073.514-5/PR 5,4 0,0 3,6 24ª 057 MARISTELA FERNANDES GUERREIRO 4.884.613-0/PR 5,4 0,0 3,6 25ª 043 ELISANGELA DE OLIVEIRA LIMA 9.471.071-7/PR 5,4 0,0 3,6 26ª 048 JÉSSICA DE SOUZA BAHNERT 10.295.355-0/PR 5,4 0,0 3,6 27ª 037 ROSIMERI DA SILVA BUENO GARCIA 4.402.130-7/PR 5,2 0,0 3,4 28ª 056 SUELEN GUERREIRO 10.092.125-1/PR 5,2 0,0 3,4 29ª 036 JAQUELINA ANGELICA DA LUZ ATANAZIO 5.285.219-6/PR 5,0 0,0 3,3 30ª 062 JOSMAR BUENO DE OLIVEIRA 8.100.187-1/PR 5,0 0,0 3,3 31ª 054 DENISE COSTA GUERREIRO 6.987.435-5/PR 4,8 - - - 060 GISELE ANDREA BENTO 6.503.412-3/PR 4,8 - - - 063 SELMA APARECIDA DE ARAÚJO 4.919.688-1/PR 4,8 - - - 086 ROSANA CARNEIRO 2.183.637/PR 4,8 - - - 038 ROSILDA DE MATOS SILVA 4.876.747-8/PR 4,6 - - - 091 SUMARA TEIXEIRA DE PAIVA 6.836.120-6/PR 4,6 - - - 029 JULIANA MEIRA ROSA 9.543.326-0/PR 4,4 - - - 032 NEUSELI APARECIDA DE OLVEIRA 4.405.232-6/PR 4,4 - - - 011 MARILENE MACIEL SERCHIARI 2.874.049/SC 4,2 - - - 016 NARA REGINI NEIVA DE MOURA 000604739/TO 4,2 - - - 028 EDINEUZA MAINARDES DE MATOS 10.076.683-3/PR 4,2 - - - 058 ELISANDRA M. C. DE JESUS SILVA 10.323.121-3/PR 4,2 - - - 068 SUZANA APARECIDA DE SOUZA ALMEIDA 8.408.506-5/PR 4,2 - - - 090 CLAUDETE SUTIL BARBOSA 4.027.987-3/PR 4,2 - - - 003 FABRÍCIA BOLONHA DA SILVA 10.478.031-8/PR 4,0 - - - 040 DANIELE FERREIRA SIQUEIRA PALMEIRA 8.268.988-5/PR 4,0 - - - 047 JUCIANE DA CRUZ FRONTEIRA 5.638.232-1/PR 3,8 - - -

(**) Desempate dos classificados conforme Edital (Item 6.1.2 do Edital nº 01/2013) (-) Não classificados (Item 5.3 do Edital nº 01/2013)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

Curiúva, em 24 de abril de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

PORTARIA 120/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

e ainda com base no art. 71, inciso VI da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 - Exonerar, a pedido, do cargo de Agente Comunitário de Saúde, a servidora

CRISTIANE MARY PEREIRA DOS SANTOS, RG 9.834.844-1 PR.

3- Os efeitos desta Portaria devem retroagir a 21/03/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

Portaria n. 108/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso das atribuições, com base

no Art. 150 e seguintes da Lei 001/98, que estabelece o estatuto dos servidores públicos municipais do Município de

Siqueira Campos; e considerando informação oriunda do Departamento Municipalde Saúde autuada sob o n.º 781/2013,

denunciando atos de insubordinação de servidor, má conduta no desempenho de suas funções e falta de ética profissional

Resolve:

1 - Determinar a instauração processo disciplinar na forma de sindicância, que deverá ser conduzida nos termos do Art.

156 e seguintes da Lei Municipal n.º

001/98, que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais;

2 - Designar para conduzir o referido processo comissão composta pelos servidores: CARLOS HENRIQUE DE MORAES,

RG n. 8.370.777-1; Olívia Castro Lemos, RG n. 8.171.938-7 e Ademir Gonzales Silveira, RG n. 3.599.500-5, sob presi-

dência do primeiro.

3 - Ordenar o acompanhamento de todos os atos do processo pelo presidente da Comissão Permanente de Controle

Interno do Poder Executivo Municipal para cumprimento de suas atribuições legais;

Publique–se.

Siqueira Campos, 17 de abril de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

MunicÍPio de siqueira caMPosestado do Paraná

LEI MUNICIPAL Nº029/95

RESOLUÇÃO 001/CMDCA/2013

SÚMULA: Aprova o levantamento dos serviços/programas elegíveis a Deliberação nº 022/2013 - CEDCA/PR.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no uso de suas atribuições que lhe

confere a Lei Municipal nº 029/95,

Resolve:

Art. 1º - Aprovar o levantamento dos serviços/programas elegíveis a Deliberação nº 022/2013-CEDCA – Programa

Crescer em Família.

Art. 2º - O Programa Crescer em Família tem por finalidade a preservação do direito fundamental de crianças e

adolescentes à convivência familiar e comunitária e ao acolhimento de qualidade. O Programa envolve modali-

dades distintas e complementares: como o Acolhimento Familiar, que tem por objetivo mobilizar famílias

voluntárias que possam tornar-se guardiãs de crianças e adolescentes em situação de risco, por períodos curtos,

sendo uma alternativa ao acolhimento institucional. E o Aprimoramento do Acolhimento Institucio-

nal que, por outro lado, propõe a reflexão e o desenvolvimento de novas praxes nas entidades de acolhimento

existentes, assegurando aos acolhidos a provisoriedade da medida, a celeridade dos procedimentos e a garantia

do tratamento individualizado, além da preservação dos vínculos familiares e comunitários.

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor a partir da data de publicação, revogadas as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 24 de Abril de 2013.

Vanessa Bassani Marques de Goes

Presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Prefeitura de siqueira caMPosestado do Paraná

Portaria n. 119/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legais, e ainda com base no Art. 93, incisos e alíneas da Lei Orgânica Municipal

Resolve:

1 – Nomear, em razão de aprovação no Concurso Público municipal 001/2012, os

seguintes servidores:

nome RG cargo

Valdinei David 6.148.851-0 PR Operador de Máquinas -

a partir de 21/03/2013

Luis Carlos dos Santos 13.739.095 PR Trabalhador Braçal – a partir de 25/03/2013

Maikon César de Oliveira 8.334.997-2 PR Trabalhador Braçal – a partir de 01/04/2013

Ademir Garanhani 974.181 PR Borracheiro – a partir de 25/02/2013

Márcio Augusto Pereira 5.672.265-3 PR Tratorista Agrícola– a partir de 18/02/2013

2- Os efeitos desta Portaria devem retroagir às datas mencionadas acima.

Publique-se.

Siqueira Campos, 24 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

EDITAIS


Top Related