Transcript
Page 1: Comunicando com Maria-SET 2012

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaDiocese de São José Dos Campos Ano 8 - nº 75- Setembro de 2012

Festa do Senhor Bom Jesus Página 4

Dia do CatequistaPágina 8

Page 2: Comunicando com Maria-SET 2012

2

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição Gratuita - www.pnsenhoradefatima.org.br - www.facebook.com/pnsenhoradefatimaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Equipe PASCOM: Bianca, Cristina, Daniel, Gabriel, Gabrielle, Geruza, Isaias, Janete, Johnny, Jorge, Luizinho, Mário, Pollyana, Quitéria, Rafaela e Rogéria - Fotos: Equipe PASCOM Jornalista Responsável: Ana Cristina da Costa Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da Costa Silveira Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Pe. Thiago Dias

A proposta para este mês de se-tembro é o estudo do Evange-lho segundo Marcos associada

ao Projeto Nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América La-tina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembleia dos Bis-pos do Brasil em 2011.

O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúr-gico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos funda-mentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipula-do, a comunhão fraterna e a missão.

O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema: Co-ragem, Levanta-te! Ele te chama! É a expressão presente na narrativa da cura do cego Bartimeu em Mc 10,49. É um texto relevante em Marcos, que nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.

Font

e: S

ervi

ço d

e An

imaç

ão B

íblic

a/Pa

ulin

as

Mês da Bíblia

O mandato de Jesus atribuí-do ao cego de nascença no Evangelho de Marcos quer

ser para nós no mês dedicado a Sa-grada Escritura (Bíblia) como uma convocação. O tema quer acentuar no nosso discipulado missionário a atitude da audácia, da ousadia, da atitude de prontidão sem reservas para seguir o Mestre, deixando-se cativar pelo Cristo e seu projeto. Ser ousado é mover-se, é desprender-se do lugar, é desamarrasse, é um fe-nômeno futurista. Quem é ousado é corajoso. Só que a coragem é lúci-da, não é impulsiva, é reflexiva, não é ímpeto explosivo. Coragem não é violência, em geral o violento não é corajoso. O corajoso acolhe, o vio-lento afasta. Coragem não é poder, porque o poder reprime (força do mando), o corajoso revela-se pelas atitudes sábias.

Quem tem coragem pode per-dê-la com facilidade, às vezes, num susto da vida perde-se a coragem.

“Coragem, levanta-te! Ele te chama!” Mc 10,49

Quem é corajoso é de personalidade inquebrantável.

Por isso que o cego de nascença é audacioso, pois deixou seu manto e num salto vai ao encontro do Mes-tre. Mas tudo isso foi possível graças ao olhar do Mestre que deixou ser tocado pelo clamor do cego que gri-tou: “Filho de Davi tem compaixão de mim”. Neste mês somos convidados a continuar nosso clamor, a levantar nossas preces e suplicas para que o Senhor continue conosco e continue a olhar por nós e nos conceda o dom da coragem e da ousadia para dei-xarmos tudo àquilo que nos inter-fere a segui-lo mais de perto. Faça da Bíblia o principal meio de aproxima-ção com Nosso Senhor.

Agende-seFesta de São Vicente de PauloTríduo: 13, 14 e 15 de setembro, às 19h30Festa: 16 de setembro, na sede Vila Sinhá, às 9h

Encontro de SantificaçãoData: 16 de setembroLocal: Centro Pastoral Pe. WagnerHora: 7h30 às 17h30

Festa de São Benedito - OlariaTríduo: 20 a 22 de setembro, às 19hFesta: 23 de setembro, às 11h

Missa de Santa TeresinhaData: 1º de outubroLocal: MatrizHora: 19h30

Encontro de BatismoData: 6 de outubro Local: Centro Pastoral Pe. Wagner Hora: 16h30

Festa de Nossa Senhora Apareci-da - RepresaTríduo: 9 a 11 de outubro, às 19hFesta: 12 de outubro, às 11h

Missa na Matriz: às 19h30

Page 3: Comunicando com Maria-SET 2012

3

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Diácono João Mateus de Oliveira

O Diácono Entre Nós

Somos chamados a santidade

“Sede santos como Eu sou Santo” (1Pe 1:16)

Quando mencionamos a pala-vra santidade, muitas vezes o que nos vêm à mente, é algo

muito difícil, que não conseguiremos nunca e achamos que só aqueles mais certinhos, quietinhos, calados ou que se vestem de modo santo é que conse-guem viver assim. Realmente, esta é a ideia que muitas pessoas têm de san-tidade, algo visto, contemplado exte-riormente; porém a santidade começa no coração.

Santidade hoje em dia é algo con-siderado antigo, u l t ra p a s s a d o, descartável. Por-que, ela foi asso-ciada a ser cafo-na, brega, chato, não viver a vida, não poder des-frutar do que é "bom", é viver preso no "mundo do não", trazendo assim um sentimento sombrio, negati-vo e extremamente cansativo.

Os "inimigos" da santidade coloca-ram na mente humana a ideia de san-tidade como se fosse uma pessoa ve-lha, sombria, de preferência de óculos, sem um único sorriso. Mas a santidade não está associada à aparência morta, até porque a palavra de Deus diz que o coração alegre deixa formoso o rosto. E se santidade é um chamado, enten-demos que quando o cumprimos em um propósito, tornamo-nos Pessoas

satisfeitas e as mais felizes da face da terra.

A aparência sem um coração santo gera hipocrisia, assim como um cora-ção renovado sem mudanças interio-res gera um emocionalismo. Porém, santidade gera equilíbrio, gera prazer, porque saímos do mundo do não (não pode isso, não pode aquilo) e entra-mos no mundo do sim, sim de Deus, onde se gera: liberdade, plenitude, cura, salvação, alegria e uma pureza irresistível.

É essa ideia de santi-dade que Deus quer colocar em nosso co-ração. Deus deseja uma ge-ração que seja exclusiva para si, separada

para si, consagrada para si. Esse an-seio do coração de Deus se revela em toda Bíblia. Na Bíblia a palavra santo e santidade ocorrem mais de 600 vezes, quase sempre se referindo ao caráter do homem e atributo de Deus.

A santidade é uma qualidade mo-ral de pureza do espírito, alma e corpo. O cristão é, portanto, um elemento raro no mundo corrompido, pois tem a qualidade de santidade cujo grau e intensidade vai gradualmente cres-cendo, mas, na essência, já tem todos os atributos divinos.

“A santidade é uma qualidade moral de pureza do espírito, alma e corpo”

Todo mês, a missa das 17h do segundo domingo, na Matriz, é dedicada aos missionários

e missionárias da Mãe Rainha, quando eles fazem a renovação da aliança do amor. O objetivo do mo-vimento é evangelizar com Maria, Levando de casa em casa a Mãe Três Vezes Admirável de Schoens-tatt às famílias para que tenham um encontro mais profundo com seu filho Jesus. Os devotos da Mãe Rainha também se reúnem todo mês, no dia 18, na Matriz para re-zarem o terço mariano.

Missa da Mãe Rainha

Vem aí a inauguração do Centro Pastoral Três Pas-torinhos e o Dia de Ação Social. Em breve!

AGUARDEM!

Page 4: Comunicando com Maria-SET 2012

4

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Festa do Senhor Bom Jesus

No dia 25 de agosto, das 15h às 18h, realizou-se em nossa paró-quia, o I Fórum da Juventude,

com a presença de 120 jovens. Nosso querido Padre Thiago esteve presente também, onde traçou o primeiro pas-so para uma experiência ainda maior de amor e fraternidade com os irmãos, conforme a Palavra de Deus vem nos ensinando “Ide e fazei discípulos” (Mt 28,19). Experiência que nos fortalece a seguir em frente rumo ao JMJ (Jornada Mundial da Juventude) Rio 2013, que será realizada em julho de 2013. Um dos eventos mais esperados por nós jovens, uma mistura de culturas louvando e

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da comu-

nidade Vertentes do Jaguari (Piquita), no dia 26 de agosto, iniciou-se com uma procissão e em seguida o padre Thia-go celebrou a missa festiva,

às 11h. Após a missa houve almo-ço, bingo e leilão. Três dias antes a comunidade participou das celebra-ções em preparação a esta festa.

Primeiro Fórum da Juventude

Paróquia na JMJ 2013Semana Nacional da Família

Na Semana Nacional da Família, realizada no período de 12 a 18 de agosto, os padres da paróquia

e convidados refle-tiram nas missas o tema “A Família: o Trabalho e a Festa”. No dia 15, o casal Adriano e Margarete proferiu a palestra “Família e a supe-ração das dificulda-

des”. Na missa do dia 16, Padre Thiago abençoou os casais que completaram ou irão completar 25 ou 50 anos de ma-trimônio em 2012.

Agentes da Pastoral Familiar, responsável pelo evento

Page 5: Comunicando com Maria-SET 2012

5

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Com o objetivo de avaliar, discutir e re-fletir a realidade da

catequese, mais de 200 ca-tequistas das 7 paróquias pertencentes a Região Pas-toral 2 estiveram reunidos em assembleia, na manhã de 2 de setembro, na Escola Maria Teixeira Cornélio. Da nossa paróquia, participa-ram 45 catequistas responsáveis pela preparação para a Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma, Diversidade e de Adultos

Organizados por etapas, ocupan-do 14 salas da escola, os catequistas discutiram e responderam a um ques-tionário que contou com um mediador

adorando a Deus. Neste fórum tivemos uma apresentação de teatro do grupo de jovens Nova Aliança de Jacareí, houve também sorteio de vários exemplares do “YouCat” (nossa ferramenta principal), obra essa que é um catecismo para a ju-ventude, e que vai nos ajudar na prepa-ração do amor e da vivência na fé.

A JMJ é um encontro de amor, so-nhado por Deus e abraçado pelos jo-vens. Por isso não fique fora dessa. Vem com agente! Esperamos por você! Como disse nosso querido papa Bento XVI, em 18/08/2005: “A felicidade que procurais, a felicidade a que tendes direito [...] tem um nome, um rosto: é Jesus de Nazaré”.

Por Maiara Leite

Primeiro Fórum da Juventude

Paróquia na JMJ 2013 Assembleia da Catequese da Região Pastoral 2

indicado pela Comissão Diocesana de Catequese.

Após a realização das assembleias em todas as 7 regiões pastorais, será feito uma assembleia diocesana que estabelecerá as novas diretrizes da Catequese na Diocese de São José dos Campos.

Novos Coroinhas e Cerimoniários

Na missa das 17h, do dia 19 de agosto, na Matriz, foram apre-sentados os novos coroinhos e

cerimoniários que auxiliarão os padres e diáconos nas celebrações e procis-sões na paróquia.

Page 6: Comunicando com Maria-SET 2012

6

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Anunciante do Mês

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de Julho/2012

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 15 pessoasAtendimento Jurídico 09 pessoasMassoterapia 09 pessoasPsicóloga 27 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 15 pessoasDoação (alimentos em geral) 08 pessoasDocação (psicóloga) 05 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 01 pessoaDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

Inscrições abertas para curso de formação de ioga para crianças e para aula de violão.

Disponível: Reflexologia Podel, Cromoterapia, Aculputura, Corio, Estética, Massagem Terapêutica e Quiromassagem. Mais informações: 3942-7118 / 8130-0728 (Bete).

Comunicado da Obra Social

Mecânico há mais de 25 anos, Fábio José da Silva, proprietário da Ofici-

na Mecânica Fabiocar, há quase 3 anos é colaborador do Comunicando com Ma-ria. Para ele é um prazer ver o nome do estabelecimento dele no informativo paroquial. Ele acha importante colabo-rar e gosta de participar das missas e festas da paróquia.

Há 3 anos instalado na Av. Alto do Rio Doce, nº 2, a Fabiocar mudou para a Avenida Picos das Agulhas Negras, 610. O novo endereço tem um espaço mais amplo o que possibilita melhorias no atendimento e rapidez nos serviços.

O Evangelho do dia 29 de julho falava sobre a multiplicação dos pães e dos peixes e o te-

atro da catequese, núcleo Vila Dirce, mostrou na missa das 9h, na Matriz, que assim como Jesus a gente tem que dividir o que temos, não apenas o pão e o peixe, mas todas as nossas virtudes. Antes de tudo, devemos nos colocar no lugar do outro e principal-mente à disposição do outro. Assim estaremos sendo multiplicadores do

Teatro da Catequese: multiplicando lições

bem e do amor, verdadeiro manda-mento de Jesus e da Igreja.

Ouça todas as sex-tas-feiras, na Rádio FM São José 107,9 o programa Tempo e Presença como o Padre Thiago Dias e Vicente Vilela.Músicas, Santo do Dia, Orações, notí-cias da Paróquia.

Programa Tempo e Presença

Sintonize através do www.radiofmsaojose.com.br

Page 7: Comunicando com Maria-SET 2012

7

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Espaço da Sobriedade

Fonte: livro Pastoral da Sobriedade - Formação e capacitação de agentesAutores: Pe. João Roberto Ceconello, Sivane Villanova Cecato e Ernestina Bites Flores

Abordagem ao toxicodependente (dependente químico)

Para se aproximar do dependente quí-mico é necessário que se crie um am-biente de confiança que venha a favo-

recer a possibilidade de um diálogo franco. A tendência do dependente é negar e disfarçar os sintomas. Devemos falar abertamente, mas sem acusações. É necessário ter muita calma e lembrar que em muitos casos essa aproxi-mação se dará de forma processual; não será imediata. Perguntar como está sendo sua vida em casa, na escola, com os amigos. Procurar descobrir como está a vida social e emocio-nal da pessoa. Seja firme, mas mostre inte-resse. Não se permita, em hipótese alguma, demonstrar raiva, ressentimento, muito menos desprezo pela situação apresentada. Não procure culpados. Não dramatize o fato com objetividade e realismo. Proponha discutir a situação com outras pessoas da confiança da pessoa que estamos abordando. Lamurias e recriminações não ajudam em nada. No caso de não se saber o suficiente procure ajuda de profissional capacitado.

É importante, nesta conversa aberta, mas revestida de brandura, a pesquisa do tipo e tempo de uso da droga e sua frequência, pois serão elementos importantes para a boa con-dução do problema. Procure saber as razões e os motivos que tem levado o individuo ao uso da droga. Não estigmatize ninguém, não rotu-le de marginal, maconheiro, viciado, bêbado, vagabundo etc. Não faça ameaças do tipo: ex-pulsar de casa, internar em hospital de loucos, denunciá-lo aos amigos, a polícia etc.

Não é suficiente transferir o problema para um psicólogo ou psiquiatra. É necessário que toda a família participe envolvendo-se em sua solução.

Tenha coragem. Tenha confiança e acre-dite que as coisas vão melhorar. A oração é uma grande aliada. Apóie-se em sua Fé. De-clare constantemente carinho, amor, amizade.

Não importa se ele acredita ou não, não se canse de externar seus sentimentos por ele. “Eu te Amo”, não abro mão de você para droga nenhuma e estarei ao seu lado aonde você for, sem, contudo oprimir o dependente.

Declare sua total intolerância ao uso da droga e o seu amor incondicional ao seu filho.

Demonstre que embora a responsabilida-de seja de todos, ainda cabe mais aos mais velhos, experientes e que, por conseguinte tem que demonstrar maior compreensão e se-gurança ao lidar com droga.

Não guarde segredo, diante de ninguém que possa contribuir na condução do proble-ma.

Ao silenciarmos estamos deixando de permitir tomadas de decisões que embora dolorosas, são necessárias, sendo extrema-mente positivas. É importante criar uma rede de apoio.

Quando compartilharmos nossas difi-culdades e sofrimentos com outras pessoas, possibilitamos que esses venham a nos ajudar através de suas experiências vividas e orien-tações.

Não carregue seu fardo sozinho, não te-nha vergonha de procurar ajuda, de expor o seu problema, e não espere demais para to-mar uma decisão.

Não alimente ou muito menos participe de qualquer tipo de loucura, fantasia ou ações insensatas que o uso de determinadas dro-gas pode conduzir o dependente. Não o seja conivente com os destemperos. Estabeleça limites. Não mude seus padrões morais, éticos ou religiosos, cedendo a caprichos ou com-portamento estranhos que levam ao desvio da realidade. Seja referencial e farol, pois embora a droga e seus nuances conduzam o depen-dente a experimentar ambientes e cenários in-comuns, e até excêntricos, não pode macular nossos princípios e padrões cristãos. Não seja agente de doença, de patologia, mas esteio de segurança e equilíbrio. Não permita ameaças, chantagens e absolutamente qualquer agres-são física ou moral, sem demonstrar reprova-ção e até mesmo que se produza uma punição familiar ou policial se houver uma gravidade maior que justifique tal condução dos fatos. Procure sempre restabelecer a harmonia e a normalidade. Não desista. Não se desespere. Busque ajuda e orientação. Não fraqueje dian-te do mal, pois o bem sempre triunfará.

Page 8: Comunicando com Maria-SET 2012

8

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 75Setembro de 2012

Dia do CatequistaAtividades da Pastoral Vocacional

No dia 5 de agosto a Pastoral Vo-cacional esteve celebrando junto com os padres Lucas e João no

Seminário de Taubaté. Após a missa hou-ve uma pequena confraternização e os agentes puderam conhecer um pouco de cada seminarista. Seminaristas e jovens de outras paróquias jogaram uma parti-da de futebol para encerrar a visita.

A partir das 15h do dia 19 de agos-to, na capela do Santíssimo, na Matriz, agentes tiveram um momento de adora-ção ao Santíssimo Sacramento, conduzi-da pelo Padre Thiago.

Nos dias 25 e 26 de agosto, marcan-do o encerramento do mês vocacional, a Pastoral organizou um túnel Vocacional divulgando as diversas vocações exis-tentes na Igreja. No intuito de valorizar e promover as vocações, o túnel contou

com fotos e frases vocacionais ressal-tando a importância de cada vocação. Durante o mês de agosto, no final das missas nos finais de semana, também foi divulgado vídeos vocacionais, cada final de semana refletindo e apresentando uma vocação específica na Igreja.

Promoção Vocacional - Os agentes tam-bém participaram da celebração na noi-te de 26 de agosto, na paróquia São Sil-vestre, em Jacareí, presidida pelo Bispo Dom Moacir Silva e concelebrada pelo pároco local, Padre Mário Batista, e pe-los padres José Viera e Márcio Campos.

No último domingo de agosto a Igreja celebra o Dia do Cate-quista. Tão fundamental para

a vida e missão da Igreja, ele é res-ponsável pela educação na fé de crianças, jovens e adultos. Em nossa Paróquia, os catequistas receberam homenagens na missa das 9h, do dia 26 de agosto, na Matriz.


Top Related