Transcript
Page 1: Comportamento Humano

Comportamento HumanoO Design Estratégico aplicado nos lixos recicláveis do McDonald´s

Ana Carolina SatakeIED - Istituto Europeo di Design

São Paulo - 2011

Page 2: Comportamento Humano

Trabalho de conclusão de cursoPós graduação em Design Estratégico

Comportamento HumanoO Design Estratégico aplicado nos lixos recicláveis do McDonald´s

Ana Carolina SatakeIED - Istituto Europeo di Design

São Paulo - 2011

Page 3: Comportamento Humano

Professores Alessandro CâmaraAníbal Folco

Page 4: Comportamento Humano

“Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar.”Carlos Drummond de Andrade

Page 5: Comportamento Humano

Palavras Chaves McDonald´s - Estratégia - Reciclagem

Page 6: Comportamento Humano

ResumoO projeto consiste em estudar o comportamento humano e estimulá-lo, para que assimile a necessidade da reciclagem dos lixos na rede de fast food McDonald’s.

A reciclagem do lixo hoje em dia é um assunto comum. Cada detalhe da pesquisa e da análise permeiam a trajetória desse projeto, que pretende mostrar idéias completas e inovadoras para solução de um serviço.

Page 7: Comportamento Humano

The project is to study human behavior and encourage him to assimilate the need for recycling of waste in the fast-food giant McDonald’s.

The garbage recycling nowadays is a common theme. Every detail of the research and analysis permeate the trajectory of this project, which aims to show complete and innovative ideas to solve a service.

Abstract

Page 8: Comportamento Humano

QR CODE para o link do trabalho onlinewww.issuu.com/anaksatake/docs/tcc

Page 9: Comportamento Humano

SumárioCAPÍTULO 4O McDonald´s

30 Histórico31 Análise do local

CAPÍTULO 5A estratégia

33 O processo estratégico34 A estratégia 36 As ações

40 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1A importância do design

O que é design estratégico? 12A importância da estratégia 12

O design thinking 13

CAPÍTULO 2A estratégia no comportamento humano

Os lados do comportamento humano 15 A estratégia da motivação 15

Os consumidores e as causas 16As causas de maior repercussão 17

CAPÍTULO 3O valor do lixo

O auge da sustentabilidade 23A política dos 3R´s 23

A reciclagem 24As empresas sustentáveis 25

Coletas interativas 27

Page 10: Comportamento Humano

A reciclagem é um tema constante o qual busca a conscientização de sua importância. A abrangência do assunto é grande, mas na hora de colocá-lo em prática muitos se esquecem. O McDonald’s é uma empresa que já vem acreditando na reciclagem, adotando a política dos 3R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) e hoje tem 75 restaurantes em São Paulo que implantaram o restaurante conceito ecológico. Porém com observação, essa prática não é utilizada 100% pelos consumidores. Percebe-se então que o problema está no comportamento humano que não conseguem captar a mensagem proposta.

Def ini-se a necessidade de traçar uma estratégia, propondo uma mu-dança de comportamento: jogar o lixo nos seus devidos lugares.

Introdução

10

Page 11: Comportamento Humano

A importância do Design

Capítulo1

Page 12: Comportamento Humano

O design está cada vez mais presente, sendo utilizado nos serviços e produtos no dia a dia. Exatamente por isso, os consumidores tornaram-se mais exigentes.

O design por si só não agrega valores as marcas, não promove conteú-dos, novos conceitos e nem estilo de vida aos consumidores. Entretanto, o design estratégico pensado leva ao consumidor, valores, dados, ex-periências, estudos e integração com as diversas faces da comunicação, atendendo assim os desejos mais íntimos e desconhecidos dos próprios consumidores.

“Design Estratégico é o conjunto bem articulado de comunicações trans-mitidas através de mensagens, formas, conteúdos, sensações, aparências, materiais e expressões.” Diretor de criação Ricardo Leite

Portanto, o design estratégico é ousado e aproxima pessoas e marcas. Estratégico porque passa emoção a forma e a função, mudando idéias e comportamentos.

1.1O que é design estratégico?

1.2A importância da estratégia

A estratégia, nada mais é que o planejamento do projeto, uma relação de idéias, estudos e dados que devem ser destacados e colocados em pauta, para depois serem aplicados no desenvolvimento do produto ou serviço. Buscando por objetivos, entretanto, oportunidades encontradas no meio do caminho não devem ser descartadas.

12

Page 13: Comportamento Humano

1.3O design thinking

O processo de inovação não se dá em apenas em uma fase, uma vez que isso depende diretamente do consumidor que se quer atingir, deve-se le-var em conta a altura e os desejos que o mesmo cria como expectativas e assim criar uma base com informações certas, vantagens e funcionali-dade, a f im de melhorar a qualidade de vida do consumidor.

“Há pontos de partida e pontos de referência úteis ao longo do caminho, mas o continuum da inovação pode ser visto mais como um sistema d espaços que se sobrepõem do que como uma seqüência de passos ordenados. Podemos pensar neles como a inspiração, o problema ou a oportunidade que motiva a busca por soluções; a idealização, o processo de gerar, desenvolver e testar idéias; e a implementação, o caminho que vai do estúdio de design ao mercado. Os projetos podem percorrer esses espaços mais de uma vez à medida que a equipe lapida suas idéias e explora novos direcionamentos.” Tim Brown

O design thinking é um método de inovação, portanto não existe uma fórmula, mas sim idéias e princípios a serem seguidos o que o torna um método f lexível.

Já que a inovação busca um bem comum, não é em 100% das vezes que este objetivo é alcançado, mesmo assim não se deve temer uma inovação apenas pelo medo de correr riscos.

No contexto atual, o design prima pela originalidade, e traçando uma estratégia coerente a evolução e o sucesso são consequência.

13

Page 14: Comportamento Humano

A estratégia no comportamento humano

Capítulo2

Page 15: Comportamento Humano

Existem pessoas que agem por motivação, e as que agem com o lado racional.

A motivação do ser humano não é mais considerada tão previsível como antes, hoje essa motivação se dá quando atende necessidades psicológi-cas e a estrutura da sua personalidade, envolvendo sempre o lado emo-cional.

Já a racionalidade é percebida através das decisões práticas e julgadas corretas.

O comportamento humano vem sendo alvo de grandes análises e pesqui-sas. Cada ser humano é único, mas procuram se f irmar em grupos cuja cultura, costumes, gostos e pensamentos sejam semelhantes aos seus, facilitando assim a compreensão das ações de determinados indivíduos.

O comportamento humano, nada mais é que personalidade, cultura, ex-pectativas, papéis sociais e experiências que uma pessoa, sozinha ou no grupo que vivencia.

2.1Os lados do comportamento humano

2.2A estratégia da motivação

Nada se move por acaso, mas sempre deve haver uma causa.” Aristótales

Qualquer movimento necessita de motivação. Hoje as empresas se en-volvem em ações sociais, gerando ganhos para a sociedade e também para os negócios.

Existem pessoas que se motivam puramente pelo seu lado afetivo. E as empresas percebendo esse tipo de mercado vem investindo e traçando estratégias para criar vínculos, cultivando a credibilidade e trazendo um valor positivo para a marca.

As empresas têm procurado com suas ações minimizar problemas sociais sejam na área da saúde ou da educação, passando a ser o carro chefe na conscientização e força tarefa envolvendo o maior número de pessoas possível.

O professor de responsabilidade social da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Maurício Turra, cita pontos importantes quando diz:

“Antigamente, o consumidor escolhia o produto somente em função das características. Hoje a compra também é motivada pelos valores que a empresa tem.”

Os consumidores compram produtos e serviços por meio de causas, assim tendo a oportunidade de executar melhorias na sociedade tornando-se participativo.

15

Page 16: Comportamento Humano

2.2.1Os consumidores e as causas

Fonte: Gfk

O que pensa o consumidor sobre as causas?

Os consumidores se envolvem nas causas por alguns motivos. Seja para se sentir útil ou para serem bem vistos pela sociedade, mas a pesquisa realizada pela revista Consumidor moderno diz que 83% dos consumi-dores se engajam em causas com a idéia de buscar um mundo melhor.

Esse público não gosta de ser enganado, a transparência na causa é indispensável, eles têm o direito de saber onde exatamente seu dinheiro esta sendo aplicado. Se o produto não interessar ao consumidor a causa não terá efeito. Tudo tem que ser pensado, a causa deve ser discutida e passada ao consumidor, e só depois associar a empresa ao produto. Assim a empresa ganha posição no mercado e tudo funciona bem com os consumidores exercendo seu papel de cidadão consciente.

5% por outros motivos11% para ser bem visto pela sociedade

11% defender as marcas que aprecia

17% para ocupar o tempo livre com alguma novidade

22% para fazer novos amigos e conhecer pessoas45% para conhecer novas realidades

65% para sentir-se útil

83% para exercer o papel de cidadão83% em busca de um mundo melhor

16

Page 17: Comportamento Humano

Pesquisa das causas mais conhecidas e abraçadas pelos consumidores

% Conhece % Participou % Participa

%95747366656462625754525246434241373634312823222220161411

Empresa - CausaMc Donald´s - Combate ao câncer infanto juvenil - “McDia feliz”Cia. Hering - “Câncer de mam no alvo da moda”Avon - Promover qualidade de vida da mulher - “Avon contra o câncer de mama”Porto Seguro - “Movimento trânsito+gentil”O Boticário - Fundação Grupo Boticário de proteção à naturezaItaú Unibanco - Itaú Cultural e Espaço UnibancoNestlé - Educação alimentar - “Programa Nestlé faz bem nutrir”Coca-Cola - Disseminar práticas otimistas e positivas em relação à vida - “Viva posotivamente”Sabesp - Meio ambiente - “Sabesp uso racional da água”Santander (Real) - Reciclagem - Descarte de baterias de celulares e pilhasPão de Açúcar - Estações de reciclagem nas três bandeiras do grupoNatura - Apoio ao desenvolvimento sustentável de pequenas comunidadesPão de Açúcar - Qualidade de vida - “Maratona Pão de Açúcar de revezamento”O Boticário - Autoestima - “A vida é bonita, mas pode ser linda”Casas Bahia - Realizar sonhos de seus consumidores por meio do créditoCoca-Cola - Disseminar práticas otimistas e positivas em relação à vida - “Os bons são maioria”Petrobras - “Programa Petrobras esporte e cidadania”Droga Raia - Levantar fundos para construir um novo hospital para o GRAACC - Revista “Sorria”Vale - Esporte - “Programa Brasil vale ouro”Avon - Promover qualidade de vida da mulher - “Avon fale sem medo-não à violência doméstica”Bradesco - Inclusão bancária e mobilidade socialUnilever - “Plano de sustentabilida Unilever”Mc Donald´s - Educação alimentarPão de Açúcar - “Programa qualidade desde a origem”Ambev - Promover o uso consciente da água - “Movimento Cyan”Magazine Luiza - Consumo conscienteAlpargatas (Havaianas) - Educação e esporte - Instituto AlpargatasSouza Cruz - Liberdade de expressão

%4112920912812282623122749382434566311

%723420231722121531332917710993183656787422

Dados de resposta:

2.2.1.1As causas de maior repercussão

Font

e: G

fk

17

Page 18: Comportamento Humano

As empresas estão desenvolvendo muitas ações e se envolvendo em causas para um mundo melhor, pensando mais na sociedade e assim lu-crando com o papel de empresa consciente. Os dados da pesquisa acima, mostram as causas mais conhecidas e abraçadas pelos consumidores, as ações de algumas empresas com destaque em sua abrangência.

O Mc Donald’s com o Mc Dia Feliz que promove ação para combate ao cancêr infanto-juvenil, teve 95% de conhecimento, pois além de mobilizar os consumidores, a empresa engaja os funcionários e voluntários. Desde 1988 , 30mil crianças, adolescentes e familiares já foram benef iciados em todo o país. Esta é uma causa reconhecidamente positiva, pela iniciativa e o envolvimento geral dos consumidores.

“Mais importante que a verba é o sentido de mobilização e envolvimento da comunidade. É o dia de celebração da vida”. Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald

Essa é uma causa muito nobre que não exige trabalho para reconheci-mento da ação, pois nota-se o engajamento das pessoas.

Desde 1999 o Instituto Ronald McDonald é benef iciado

Além de sanduíches, a ação inclui vendas de produtos alusivos à causaque geram renda adicional de 15% a 20%

Fontes de recursos incluem ainda porcentual cobrado pelo McLancheFeliz e cofres que f icam nos caixas

Em 2010, só os cofrinhos conseguiram angariar R$2,7 milhões e a meta para 2011 é superar R$3 milhões

Info

rmaç

ões

retir

adas

da

revi

sta

Con

sum

idor

Mod

erno

159

18

Page 19: Comportamento Humano

No aniversário de 125 anos da empresa, foi publicado o livro “125 Razões para Acreditar em um Mundo Melhor”

Realiza a “Semana do otimismo que transforma desde 2007

Durante os sete dias da campanha, R$0,03 de cada produto vendido dos 150 produtos do portifólio vão para projetos socioambientais geridos pelo Instituto Coca-Cola Brasil

Outro case que pode ser citado seria o da coca- cola que ao completar 125 anos, propôs uma ação para disseminar práticas otimistas e positivas em relação a vida - “Viva positivamente”. Essa causa é conhecida por 62% dos consumidores. Com o objetivo de surpreender as pessoas com presentes, levando felicidade, transmite a mensagem de otimismo.

A campanha foi lançada em rádio, revistas, jornais, teatros e redes sociais. Em 2010 foram arrecadados R$5,8 milhões para projetos socioambientais. Essa causa pratica o simples, o viver feliz, o pensar positivo e os consumi-dores, se engajam pensando numa vida mais saudável.

O vice presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca Cola Brasil Marco Simões af irma,

“ Essa causa representa perfeitamente a visão que temos de um mundo melhor”.

Info

rmaç

ões

retir

adas

da

revi

sta

Con

sum

idor

Mod

erno

159

19

Page 20: Comportamento Humano

Os bancos também estão notando a importância de tornar sua marca melhor, através de ações e pensamentos que deixam as pessoas mais seguras. O banco Santander tem desde 2006, a reciclagem como causa, mostrando para os consumidores a necessidade e a importância de executá-la, eles trabalham o descarte de baterias de celulares e pilhas; e 54% dos consumidores conhecem a causa.

No Brasil, 2,8 mil postos de coleta arrecadaram mais de 500 toneladas de reciclados, além disso, o Santander tem uma preocupação sustentável, políticas que reduzem o consumo de água e energia e o cuidado para o que o papel seja ecologicamente utilizado.

Uma plataforma chamada “Práticas de sustentabilidade” tem diariamente mais de um milhão de acessos. Fernando Martins, vice-presidente de marca, marketing, comunicação e interatividade do Santader fala sobre o poder de decisão que uma causa traz.

“Nós acreditamos que exista identif icação dos clientes com essa nossa causa e que, muitas vezes, ela é decisiva na hora da escolha de fazer parte da nossa carteira.”

Outra causa que teve uma grande repercussão porem ainda está sendo trabalhada para melhores resultados foi a Porto Seguro com o movimento “Trânsito+gentil: um trânsito melhor começa com você.” Essa causa tem 66% de conhecimento dos consumidores. Foi lançada em 2009 em São Paulo e contou com a participação de vários atores como Reynaldo Gianecchini, Regiane Alves, Eriberto Leão e Giovanna Antonelli.

A ação envolve entrega de adesivos e já foram distribuídos 3,5 milhões em busca de um trânsito melhor. Estudos desenvolvidos pela Por to Seguro mostraram que em relação ao comportamento humano no trânsito, comportamento como esse que levariam a um trânsito melhor. Para incentivar a adesão a seguradora, oferece 5% de desconto de abatimento sobre o valor do prêmio líquido na contratação ou renovação do seguro para motoris tas sem pontos regis trados na carteira de habilitação.

20

Page 21: Comportamento Humano

Com tantas causas presentes no dia a dia nota-se que alguns temas motivam os consumidores e por conta disso pode-se praticar diversas ações para melhores resultados tanto para a formação de cidadãos mais corretos como a formação de empresas mais responsáveis e com valores em questão.

O vice- presidente executivo da Porto Seguro Fábio Luchetti mostra a felicidade ao inovar numa causa de porte.

“Fomos a primeira seguradora do País a oferecer esse tipo de desconto.”

83%78%78%65%60%56%47%44%37%35%35%33%23%6%1%

Meio ambiente (água, poluição etc)Saúde/qualidade de vidaEducaçãoContra a violênciaReciclagemAlimentação saudávelTrânsitoConsumo conscienteLiberdade de expressãoEsporteLiberdade de opiniãoLiberdade de escolhaUso racional do créditoOutrosNenhum

Temas que mais motivam o consumidor

Font

e: G

fk

21

Page 22: Comportamento Humano

O valor do lixo

Capítulo3

Page 23: Comportamento Humano

Hoje, falar sobre sustentabilidade não é mais uma novidade, a vida sustentável já deve estar no nosso vocabulário. Estamos em uma época onde a tecnologia é o auge e a destruição da natureza é notória. Passamos por uma evolução onde sus tentabilidade não é mais preocupação de empresas, organizações e do governo, mas sim de todos. Vive-se um momento onde todos devem colaborar para se ter uma cidade, um país e um planeta melhor e mais saudável.

3.1O auge da sustentabilidade

“Para sermos realmente sustentáveis, devemos entender e interagir com a sociedade, perceber o que acontece à nossa volta e harmonizar demandas com a estratégia de atuação” Flávia Moraes, da FCM Consultoria em Sustentabilidade

3.2A política dos 3 R´s

O aumento da produção de lixo é um grande problema na atualidade. Produzir lixo é inevitável, porém pode se trabalhar para uma diminuição e reutilização dos materiais. Onde a política dos 3Rs contribui muito para isso.

Essa é uma política bastante utilizada nas empresas. 3Rs é um conjunto de ações que foi sugerido durante a Conferência da Terra, em 1992 no Rio de Janeiro e tem a seguinte ordem de prioridade. Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir é o passo mais importante, pois como a quantidade de lixo é exagerada, deve-se minimizá-lo ao máximo. Para isso é necessário optar por produtos mais resistentes, buscando alternativas, como utilizar guardanapos de pano em vez de papel, não desperdiçar alimentos, evitar o uso de sacolas plásticas e etc.

Reutilizar é o segundo passo, que consiste em usar várias vezes um determinado produto, priorizando embalagens retornáveis e não descartáveis. A criatividade é muito bem vinda nesse ato, novas funções podem ser dadas a objetos que iriam ao lixo. Deve-se pensar no que fazer com cada objeto antes de descartá-lo

Reciclar é o último passo para dar vida a um novo material. A coleta seletiva proporciona a separação dos produtos. Alumínio, papel, plástico e vidro podem ser reciclados e merecem mais cautela quando jogados no lixo.

A polí t ica dos 3Rs possibili ta ver o lixo com outros olhos, assim contribuindo para uma sociedade melhor.

23

Page 24: Comportamento Humano

Usamos o termo reciclagem para falar sobre reaproveitamento. O conceito de reciclagem e uizado apenas para os materiais que podem voltar ao seu estado original. Para a reciclagem, a coleta seletiva é muito utilizada, pois a reciclagem é a prática de separação entre materiais orgânicos e materiais recicláveis como papéis, plás ticos, metais e vidros, que podem ser aproveitados para a fabricação de novos produtos, ou seja, Reciclagem.

A coleta seletiva é a principal alternativa para a iniciação da reciclagem de materiais, assim contribuindo com os problemas causados pelo ex-cesso de resíduos e falta de tratamento adequado.

É notória a importância da reciclagem, juntamente com a coleta seletiva. É necessário reciclar para diminuir a contaminação do meio ambiente, prolongar a vida útil dos aterros sanitários, diminuir o desperdício de recursos naturais para economizar energia e matérias primas, melhorar a limpeza do município e gerar emprego para as pessoas que trabalham no processo de reciclagem.

3.3A Reciclagem

Tabela de Materiais

Tabe

las

retir

adas

do

site

ww

w.a

vem

are.

org.

br

24

Page 25: Comportamento Humano

3.4As empresas sustentáveis

Colocando estas idéias e conceitos sobre sustentabilidade, reciclagem e etc. em prática, surgiram muitas empresas com ideais ou a busca por adquirí-los. Abaixo seguem alguns exemplos de empresas que vivenciam essa política e que resltaram em idéias inteligentes e sustentáveis.

A marca de sucos Innocent, desenvolveu uma estratégia arriscada que resultou em um projeto correto desde o inicio. Tudo começou no verão de 1998 em um festival de música em Londres. Adam, John e Richard estavam cansados dos seus trabalhos e compraram laranjas e f izeram sucos 100% naturais que foram distribuídas no festival. Em duas latas de lixos, uma escrito SIM e outra NÃO. E eles perguntavam “ Você acha que devemos largar nossos empregos para produzir este suco?” No f inal do dia o lixo escrito SIM estava lotado e então largaram seus empregos e criaram a Innocent, uma marca inovadora, com pensamentos verdes, que interage com o consumidor que hoje não vende apenas sucos de laranjas, mas sim uma linha de produtos naturais.

Innocent é um exemplo de empresa inovadora, totalmente sustentável, que busca um mundo melhor e que faz a sua parte

25

Page 26: Comportamento Humano

Já o Acorn House é um restaurante em Londres que pratica uma nova tendência, que adota práticas para reduzir o máximo possível o seu impacto ao meio ambiente. O restaurante usa ingredientes produzidos de forma sustentável, transforma todas as sobras em adubo ou lixo reciclável e tenta usar fontes renováveis de energia.

Essa nova forma de restaurante ecológico é viável f inanceiramente e seus criadores alegam apenas o desejo de que as pessoas se conscientizem de como seu compor tamento afeta o meio ambiente e que exis te alternativas possíveis para um novo estilo de vida.

“É fantástico ver empresas como a Acorn House, que priorizam e promovem a sustentabilidade. Muitos outros restaurantes poderiam, com facilidade, usar produtos locais e reduzir ou reciclar as sobras mais efetivamente”, disse Nicky Stocks.

Algumas ações da Acorn House são:oferecer água de graça aos clientes ao invés da engarrafada, abolir o ar-condicionado e usar água fria de um canal atrás do prédio para refrigerar o ambiente. Já a iluminação é feita com lâmpadas de baixo consumo de eletricidade e as entregas são feitas com veículos que usam bio-combustíveis ou energia elétrica.

O Acorn House é um exemplo de restaurante totalmente estruturado que preza pela sustentabilidade acima de tudo.

26

Page 27: Comportamento Humano

3.4.1Coletas Interativas

Para fazer a coleta seletiva corretamente são necessárias, além das lixeiras básicas, mas também lixeiras interativas, que facilitam a coleta e envolvem os usuários.

A melhor maneira de aprender sobre a reciclagem é aprender fazendo. Neste caminhão de reciclagem interativo os indivíduos colocam os lixos em seus respectivos lugares. A parte traseira do caminhão pode liberar o material reciclável a partir de uma correia transportadora no seuinterior. O interior da cabine é completo, com um volante e botões para interagir com luzes e efeitos sonoros.

27

Page 28: Comportamento Humano

Outra novidade que esta dando o que falar, são as lixeiras que a partir do momento em quem você joga o lixo para reciclar recebe de cinco a dez centavos, assim incentivando a população a reciclar.

A coca cola com tantos anos de tradição está sempre inovando, juntado suas garrafas para reciclagem. Um dos resultados dessa inovação é a cadeira moderna toda feita através da reciclagem da garrafa e assinadas pela própria marca.

28

Page 29: Comportamento Humano

O McDonald’s

Capítulo4

Page 30: Comportamento Humano

O McDonald’s é o restaurante fast food internacional mais conhecido e apreciado no mercado. Fundado em 1955 nos Es tados Unidos, o restaurante se tornou conhecido pelos saborosos hamburgueres, a agilidade ao servir e as idéias inovadoras que surgem até hoje.

O res taurante es tá presente em 118 países, com mais de 31 mil res taurantes, tornando-se conhecido pelo ser viço mais rápido de alimentação do mundo.

Desde 1979 o Brasil conhece o McDonald’s, e o mercado brasileiro é um dos oito maiores da corporação e está em crescimento.

A missão, visão e valores da empresa presam basicamente pela qualidade, liderança e ética.

O mundo passa por mudanças e o McDonald’s se adpta a elas.

O restaurante se compromete com a responsabilidade socioambiental, praticando diversas condutas, para obter um papel justo e de impacto no Brasil, pensando totalmente na sustentabilidade. Essas condutas são a adoção da política dos 3Rs (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), a não exploração de mão de obra infantil e escrava, a proteção aos animais e a natureza, a preferência por materiais recicláveis e também a coleta seletiva em 75 restaurantes em São Paulo.

O Mc Donald’s em 2008 desenvolveu um conceito de restaurante ecológico. Um restaurante verde, que se reocupa com as pessoas, com o meio ambiente e que tem como objetivo reduzir, reutilizar e reciclar. Seguindo as diretrizes do US Green Building Council, uma organização sem f ins lucrativos comprometida com um futuro próspero e sustentável, o Mc Donald’s projetou um restaurante desde a execução da obra até reaproveitamento de entulhos totalmente verde, respeitando o meio ambiente. Mas esse restaurante verde foi só um inicio, para diversas atividades que são utilizadas pela corporação. A utilização de energias renováveis, por exemplo, com painéis que captam a energia solar para aquecer a água estão presentes em 15 restaurantes. O programa de coleta seletiva proporciona a separação de lixos e está cada vez mais presente nos restaurantes, porém ainda em testes.

Enf im, o McDonald’s é um empresa conhecida a anos e a cada dia inova para satisfazer seus clientes e continuar tendo prestigio.

4.1Histórico

MissãoServir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.

VisãoDuplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um daos mercados.

ValoresOferecemos Qualidade, Serviço & Limpeza aos nosso Clientes.Incentivamos o Espírito Empreendedor.Temos um forte compromisso com a nossa Gente.Maximizamos a Rentabilidade das nossas operações.Operamos um negócio em um ambiente Ético e Responsável.Contribuímos com o desenvolvimento das Comunidades nas quais atuamos.

Info

rmaç

ões

retir

adas

do

site

ww

w.m

cdon

alds

.com

.br

30

Page 31: Comportamento Humano

Para relacionar os problemas exis tentes e as possíveis soluções o McDonald’s, que é um restaurante padrão, foi analisado diversas vezes.

Uma empresa que presa pelo rápido e desenvolve es tudos de reciclagem, exibe problemas para a mesma.

Os funcionários não são treinados para isso, em várias situações foram f lagrados recolhendo da mão do cliente a bandeja e jogado o lixo sem separá-lo usando a própria bandeja para “apertar” o lixo quando esta está lotada, apressando as pessoas para jogar o lixo falando em voz alta que podem jogar em qualquer lugar.

Entretanto, além do problema com os funcionários e existem também problema no compor tamento dos clientes, que apesar de ver, não enxergam e jogam o lixo em qualquer lugar, ou deixam o mesmo na mesa, ou em cima da lixeira e não dão a devia importância ao lixo que cai no chão.

A lixeira se torna um dos maiores problemas, não sendo nem um pouco prática e ergonômica, dif icultando o ato de jogar o lixo.

4.2Análise do local

31

Page 32: Comportamento Humano

A Estratégia

Capítulo5

Page 33: Comportamento Humano

Depois da pesquisa e análise do local, reciclagem e comportamento humano, realizada no McDonald’s, uma estratégia foi traçada com base na necessidade de sanar o problema com o lixo e lixeiras, e também incentivar um compor tamento mais adequado do consumidor com relação aos mesmos.

Diante disso serão montadas as ações necessárias para a campanha, campanha essa que se tornará parte do dia a dia do consumidor.

5.1O Processo Estratégico

33

Page 34: Comportamento Humano

O slogan da campanha será “Adote um amanhã”.

A idéia é envolver o consumidor de maneira leve e diver tida na necessidade da reciclagem hoje, para uma vida melhor amanhã.

Através de atitudes simples, mas fortes e indispensáveis a sobrevivência do nosso planeta.

5.2A Estratégia

34

Page 35: Comportamento Humano

Nesses lugares ocorre a comunicação visual campanha

No caixa ocorre a primeira comunicação verbal da campanha, vindo do funcionário, envolvendo mais o cliente.

Nas mesas existe displays e adesivo com a campanha.

A lixeira dinâmica, utilizando tecnologia e interagindo com o consumidor.

Os consumidores mais práticos se envolvem com a campanha durante o caminho.

1 As Portas, janelas e vidros.

2

3

4

5

O caixa

As Mesas

A Lixeira

O Drive True

24

5

5

1

1

1

3

3

3

Croqui de localização sem escala

35

Page 36: Comportamento Humano

Assim que o cliente chega na loja já é envolvido com a campanha através de totens e adesivos colocados estrategicamente na parte externa.

Aplicação na porta

Aplicação no vidro parte externa

Aplicação no totemDrive True

Aplicação no totem

5.2.1As Ações Ao entrar no res taurante o cliente faz o pedido ao funcionár io

devidamente treinado sobre o assunto, este entregará ao consumidor um f lyer para envolvê-lo na campanha. O interior da loja também estará adequadamente decorado por mobiles, displays e adesivos.

Momento de contato falado com o consumidor Aplicação em display

no caixa

Aplicação de adesivo na mesaAplicação de mobiles no

ambienteAplicação

de banners

36

Page 37: Comportamento Humano

Na mesa o envolvimento se da ao perceber que cada produto tem selos com cores específ icas de cada material utilizado (plástico ou papel).

A campanha continua com a promoção da troca de dez selos mais um valor estipulado por produtos reciclados pelo próprio lixo que foi descartado no lugar correto.

Aplicação do selo da campanha nas embalagens

Exemplo dos selos destacáveis

PLÁSTICO

ADOTE UM AMANHÃ

PAPEL

ADOTE UM AMANHÃ

37

Page 38: Comportamento Humano

No momento de depositar o lixo, o cliente se depara com uma lixeira dinâmica que, através de uma etiqueta RFID nas embalagens, o boneco do Ronald McDonald’s interage com o cliente dando-lhe os parabéns se o lixo foi depositado corretamente, caso contrario acenderá uma luz vermelha indicando que é preciso mais atenção. E se a lixeira já estiver alcançado a sua capacidade total de armazenamento acenderá uma luz alertando ao funcionário que está na hora de trocar o depositário do lixo.

A lixeira será totalmente modif icada utilizando novas tecnologias e

novo design. O personagem Ronald McDonald fará parte interagindo.

38

Page 39: Comportamento Humano

O cliente que optar pelo Drive True terá durante o percurso a campanha a ele direcionada, a qual lhe propõe de maneira envolvente levar a idéia da reciclagem para dentro de sua casa e colocá-la em prática, criando assim um círculo que juntamente com a propaganda falada e television-ada terá uma abrangência maior do propósito do slogan “Adote um amanhã”.

Essa estratégia envolve o cliente na campanha desde a sua chegada ao fast food, fazendo-o ref letir e interagir de maneira simples, participando do processo de reciclagem de seu próprio lixo e contribuindo para um planeta sustentável e melhor.

Plástico Papel Orgânico

ADOTE UM AMANHÃ

CICLO

39

Page 40: Comportamento Humano

Brown, Tim. Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Editora Campus

Revista CONSUMIDOR MODERNO. Ano 15 - Número 159 - Junho de 2011

site www.mcdonalds.com.br, acesso em 19 de agosto de 2011.

site www.avemare.org.br, acesso em 20 de setembro de 2011.

site www.kval.com/news/consumertips, acesso em 23 de setembro de 2011.

site mocoloco.com/fresh2/2010/04/12/chairs.php, acesso em 23 de setembro de 2011.

site innocentdrinks.co.uk, acesso em 23 de setembro de 2011

site www.bossdisplay.com/exhibitview.aspx?id=8, acesso em 23 de setembro de 2011

site noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1982010-EI299,00.html, acesso em 23 de setembro de 2011

Visita em alguns McDonald´s de São Paulo para análise do local.

Evento #DR Comunicação e Inovação, realizado em 20 de agosto de 2011. São Paulo

Circuito 4X1 Idéias Inovadoras, realizado em 27 de agosto de 2011. São Paulo

Referências Bibliográf icas

40

Page 41: Comportamento Humano

Top Related