Transcript

7/23/2019 Coluna 09 - Gentileza - 21-02-2014

http://slidepdf.com/reader/full/coluna-09-gentileza-21-02-2014 1/1

Ci da d e s

VITÓRIA, ES, SÁBADO, 15 DE FEVEREIRO DE 2014 ATRIBUNA 7

P ROT ESTOS

“Manifestantes têmrelação com partidos”Secretário da Segurançatambém recebeudenúncias de quepessoas foram pagaspara estimular atos deviolência nos protestos

Keyla Cezini

“Alguns manifestantes têm

relaçãocom partidos po-líticos. Não digo que fos-sem patrocinados oficialmente,mas com relação. Muita gente temfiliação”. Essa afirmação foi feitaontem pelo secretário de Estadoda Segurança Pública e Defesa So-cial, André Garcia,em entrevista auma rádio.

Ele também disse que recebeumuitas denúncias de que pessoaseram pagas para participar das ma-nifestações que aconteceram noEstado em 2013 e que havia quemestimulasse atos de violência.

“É claro que existem pessoasque estimulam esse tipo de com-portamento. Tivemos informa-ções de que algumas pessoas esta-

vam sendo pagas. Mas, como nãoteve provas, não levamos adiante.Seria uma leviandade”, afirmou.

Estudantes que participaramdos protestos, a partir de junho doano passado, negaramterem rece-

 bido dinheiro.“Só consigo rir quando ouço uma

declaração dessas. A gente partici-pa das manifestações porque temum ideal. Não conheço ninguémque tenha recebidopra isso”, dissea estudante Naiara Abdalla, mem-

 brodo Diretório Central dosEstu-dantes (DCE) daUniversidade Fe-deral do Espírito Santo (Ufes).

A estudante Bianca Oliveira, 23anos, também afirma que nuncaofereceu dinheiro. Mas conta queteve conhecimento de denúnciasde que políticos estavam pagandopara que pessoas praticassem van-dalismo. “As denúncias não diziamquem eram esses políticos e não

chegaram a ser confirmadas”, diz.

RIOA Polícia Civil do Rio de Janeiro

entregou ontem ao Ministério Pú- blico inquérito indiciando FábioRaposo e Caio Silva de Souza, am-

 bos de 22 anos, por homicídio do-loso com dolo eventual (quando seassume o risco de matar) qualifi-cado (por uso de artefato explosi-

vo) e crime de explosão.Eles são os principais suspeitosde provocar a morte do cinegrafistaSantiago Andrade. Se condenados,podem pegar até 35 anos de prisão.

O advogado dos jovens, JonasTadeu Nunes, disse que vai pedir aanulação do inquérito. Segundoele, Caio teria sido pressionadopor policiais a prestar depoimento,no qual negou que tenha acendidoo rojão que matou Santiago.

FERNANDO RIBEIRO - 01/03/2013

ANDRÉ GARCIA disse que houve denúncias de incentivo ao vandalismo

Proposta para segurança na CopaO governo do Estado pediu e o

governo federal parece ter com-preendido, mas ainda não respon-deu se os investimentos e equipa-mentosdestinados inicialmenteàscidades-sede da Copa do Mundopara reforço na segurança serãoredistribuídos também entre os es-tados que vão receber delegações.

O pedido foi feito ontem pelosubsecretário de Gestão Estratégi-ca da Secretaria de Estado da Se-gurança Pública (Sesp), Gustavo

Debortoli, em reunião realizada

em Aracaju (SE) com o ministroda Justiça.“O governo federal ficou sensí-

vel à redistribuição dos recursos epensa em fazer a redistribuição,mas nada foi definido nessa reu-nião. O objetivo dela não era esse”.

Gustavo Debortoli contou que,na reunião, diversos pontos da no-va proposta de legislação relacio-nada a protestos foram discutidos.Entre eles, a criação do crime de

terrorismo e a proibição do uso de

m á s c a ras.“A reunião foi para recolher opi-niões para elaborar um projetocompatível com a realidade de to-do o País”, disse.

“A intenção é garantir segurançae direito de manifestação. Foi ditoqueé importante combatero ano-nimato, mas isso é mais complexoque proibir o uso de máscaras e énecessário estudar a melhor formade fazer isso”.

AGÊNCIA ESTADO - 12/02/2014

CAIO DESOUZA foiindiciado porhomicídio comdolo eventual,quando seassume o riscode matar.Advogado vaipedir anulaçãode inquérito

J. JERRY TONONIé professor universitário, escritor e consultor emcomunicação e comportamento profissional.

E AÍ,P RO F ES S O R?J. JERRY TONONI | [email protected]

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

A gentileza

Segundo o poeta e dramaturgo grego Sófocles (495-406 a.C.), “gentileza gera gentileza”. Mais de dois milanos depois, William Penn (1644-1718), líder religioso

inglês e fundador do estado americano da Pensilvânia, disse:“Qualquer boa ação ou gentileza que eu queira dedicar aosmeus irmãos deve ser feita agora.”

Em todo dicionário, a palavra

“gentileza” apresenta vários sig-nificados, todos ligados a pessoasque usam seus “poderes” para obem. Nesta coluna, ser gentil é“agradar pela delicadeza de sen-timento ou fineza de maneiras”.

Provavelmente, neste universoda gentileza, haverá uma evolu-ção gramatical e “humana”.

A língua portuguesa agradece-ria se ocorressem menos erroscom a palavra “obrigado”, porexemplo. O mundo (do portuguêsoficial) agradeceria se as pessoasdissessem “obrigado” (e suas fle-xões) com mais frequência.

A maioria dos itens abaixo éempregada diaria-mente. Em teoria,

não se pode pensarem desvio da normaculta e formal dalíngua com vocábu-los tão “nobres”. Naprática, quanto aouso deles, as dúvi-das persistem.

A s a u d á v e l ( eeterna) briga acon-tece, por exemplo,quando se “enfren -ta” o uso do hífen.Essa briga continuaentre homens e mu-lheres, por causa de“términos”, como a(s) e o(s).

Boa-noiteCom hífen, esse substantivocomposto nomeia o cumprimen-

to que se dirigea alguém (Exem-plos: 1. Eutanásio Boa Morte ain-da não me deu boa-noite. 2.Cumprimentou-o calorosamen-te com um bom-dia.).

Já quando se cumprimenta al-guém, retira-se o hífen (Exem-plos: 1. Boa noite, Eutanásio BoaMorte. 2. Bom dia a todos.).

O b riga do(a )Atenção, leitoras! Uma mulher

agradece desta forma: Obrigada!

Duas ou mais mulheres devem

exclamar: Obrigadas!Essa última regra (a do plural)vale também para o homem. Seum homem responde “o briga-do”, dois ou mais homens dizem“obrigados”.

Faz-se essa concordância tam- bém com agradecido: mulher(es)– agradecida(s); homem(ns) –a gra d ec ido ( s ).

B e m - v i n d o (a )Com hífen, bem-vindo(a) cor-

responde a “bem recebido(a)”,“bem acolhido(a)”. Além da fle-xão de gênero (bem-vindo, bem-vinda), admite-se flexão de nú-

mero do termo “vin -do” (Exemplo: Se-

 jam todos bem-vin-dos.). Sem hífen,transformamos es-sas palavras em “no -mes próprios depessoas” (Exe m-plos: Benvindo eB e nv i n d a ) .

Pe rg u n ta rValerevisar a dife-

rença entre os ver- bos “pergun tar ” e“questionar ”. Per-gunta-se quando sequer saber algo de

alguém; questiona-se quando seduvida de algo dito por alguém.Pessoas gentis e/ou educadas não

fazem estas perguntas: Qual suaidade? Quanto você ganha? Lem- bra-se de mim? Você está grávida?Ainda não casou?

Novo Acordo OrtográficoQuando convivemos com a

gentileza, sentimo-nos mais feli-zes, com outro “a stral”. Por essemoti vo e por causa do NovoAcordo Ortográfico, lembramosalgumas “palavras positivas” pa -ra que sejam empregadas comconvicção: alto-astral, autocon-fiança, autoestima e bem-estar.

Toque de letraJUDEU – Que não se confun-dam os adjetivos “judeu” e “ju-daico”. Os dois têm relação com aJudeia. O primeiro se refere apessoas, enquanto o segundo, ac o i s as.

CuriosidadeFAX – Essa reprodução éoriunda do latim “fac simile”(Tradução: Faze semelhante.).Lembre-se de que esse termo de-signa também o nome do apare-lho (Plural: os fax).


Top Related