Transcript
Page 1: Coerência e coesão textual

Coerência e coesão textual

• Coesão: Ligação, de natureza gramatical ou lexical, entre os elementos de uma frase ou de um texto. É constituída por um conjunto de elementos que ligam ideias e retomam dados que já foram ou serão mencionados.

• Coerência: Harmonia entre situações, acontecimentos ou idéias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento

Page 2: Coerência e coesão textual

• Texto 1

Marcelo deveria fazer o trabalho de português.O trabalho de português deveria ser entregue na segunda-feira.Marcelo viajou no final de semana.Marcelo não teve tempo para fazer o trabalho.O trabalho não pôde ser entregue a tempo.Marcelo não obteve nota.

Page 3: Coerência e coesão textual

• Texto 2 Marcelo deveria fazer o trabalho de português para

entregar na segunda-feira. Porém, ele viajou no final de semana e (ele) não teve tempo para fazer (o trabalho) e entregá-lo a tempo. Portanto, (o rapaz) não obteve nota.

Page 4: Coerência e coesão textual

• O texto 1 é coerente porque notamos uma ordenação das idéias em uma seqüência lógica, possibilitando seu entendimento. Porém há uma notada ausência de elementos coesivos, fazendo com que o texto se torne pobre e maçante. Geralmente este tipo de construção é característico de crianças ou pessoas que não dominam a língua com eficiência.

• O texto 2 remonta o texto 1 usando elementos de coesão, dentre eles: pronomes relativos, conjunções, substituição por sinônimos e elipses. Veremos mais detalhes sobre elementos de coesão a seguir.

Page 5: Coerência e coesão textual

Coesão• A coesão textual é formada basicamente por conectivos,

pró-formas, substituição por sinônimos e elipse. Vejamos a seguir:

• PRÓ-FORMAS As pró-formas são os elementos que só possuem sentido

no texto. Fora dele este elemento seria vazio de significado. Exemplo disso seria os pronomes pessoais, demonstrativos e relativos. Vejamos seu emprego no texto:

Marcelo deveria fazer o trabalho de português para entregar na segunda-feira. Porém, ele viajou no final de semana e não teve tempo para fazer e entregá-lo a tempo. Portanto, o rapaz não obteve nota

Page 6: Coerência e coesão textual
Page 7: Coerência e coesão textual

Advérbios

Page 8: Coerência e coesão textual

• SINÔNIMOS A troca de elementos por sinônimos também é uma boa

estratégia de coesão. Entre vocábulos de uma língua existe uma relação de significados chamada hiponímia, determinando o grau de especificidade entre eles.

Ex.: mesa está numa relação de hiponímia com móvel.

Quando o termo é mais genérico chamamos de hiperônimo.Ex.: para carro teríamos os hiperônimos: automóvel, veículo, condução, etc.

Quando o termo é mais específico chamamos de hipônimo.Ex.: para automóvel teríamos os hipônimos: carro, van, caminhão, ônibus, etc.

o Temos “Marcelo” foi retomado por seu hiperônimo “rapaz”

Page 9: Coerência e coesão textual
Page 10: Coerência e coesão textual

• Elípse A elipse consiste na omissão de um termo já citado ou

desnecessário. Também é um elemento de coesão. No texto, note o emprego da elipse lendo sem mencionar o que está entre parênteses:

Marcelo deveria fazer o trabalho de português para entregar na segunda-feira. Porém, ele viajou no final de semana e (ele) não teve tempo para fazer (o trabalho) e entregá-lo a tempo. Portanto, (o rapaz) não obteve nota.

Note que não houve perda do significado e o texto ficou mais dinâmico

Page 11: Coerência e coesão textual

• Conectivos

Nos exemplos usamos os conectivos para ligar ideias dentro de uma frase. Mas eles também são usados para ligar frases em um texto. Voltando ao texto 2 teríamos, além dos outros conectivos, o caso de “Porém” e “Portanto” ligando frases.

Marcelo deveria fazer o trabalho de português para entregar na segunda-feira. Porém, ele viajou no final de semana e não teve tempo para fazer e entregá-lo a tempo. Portanto, o rapaz não obteve nota.

Page 12: Coerência e coesão textual

Ordenadores

Page 13: Coerência e coesão textual

• Reescreva o texto abaixo usando elementos de coesão. Substituindo as palavras repetidas por hipônimos ou hiperônimos, usado pronomes ou elipses, etc.

Tiago comprou um carro. Tiago saiu da loja dirigindo o primeiro carro de sua vida e Tiago andou pela cidade para mostrar o carro aos seus amigos. Quando Tiago chegou em casa, sua família veio ver o carro que Tiago comprou e o pai de Tiago encheu Tiago de conselhos.

Page 14: Coerência e coesão textual

• Um bom texto sustenta-se também no campo das relações lógicas de ideias, aproximando, assim, a coesão da coerência. Tanto no plano da articulação de estruturas e relações gramaticais e semânticas ( plano mais material- coesão), quanto no plano da articulação de relações lógicas de ideias ( plano mais abstrato- coerência), o objetivo é produzir um texto “amarrado”.

• Coerência é , então, a “amarração” entre as ideias que fazem parte de um texto.

Page 15: Coerência e coesão textual

Coerência

“ Pela manhã recebi uma carta repleta de conselhos. Era uma carta em branco e não liguei para os conselhos já que os conselhos não interessam para mim pois sei cuidar de minha vida.”

Só a coesão não basta para tornar um texto compreensível e efetivo no processo comunicativo : era uma carta em branco repleta de conselhos!

(coerente num conto ligado a realismo fantástico)


Top Related