Transcript

12015 Dezembro Ed. 31

38 2015 Dezembro Ed. 31

Eu, cada vez melhor

Se você acha que está maluco é porque não está. Mas, se você acha que todo o mundo está maluco, então está.

Millôr Fernandes 

Hoje é dia de check-up!Em jejum de 18h, e após enfrentar um trânsito haddadiano, você chega na recepção do prédio do laboratório. A fila é grande e, ao contrário daquele provérbio moderno, a fila NÃO anda.Você olha para o relógio e sonha ser abduzido durante a infindável espera. Perceber que se passaram 15 minutos, e você nem notou, não seria nada mal. Você pensa na teoria do buraco de minhoca, mas minhocas referentes ao seu trabalho invadem sua cabeça: reuniões, relatórios e responsabilidades. Opa, você tem uma sacada para um novo projeto! Os 3 Rs! Mas logo imagina que deve ter chegado atrasado: alguém certamente já inventou uma teoria, um livro, bolou um canvas e está milionário, vendendo um treinamento intensivo de 3 dias sobre o tema. 

Ana Paula BarrosCoach de Autoconhecimento Criativo

Para nos mantermos sãos, devemos ce-der às nossas loucuras de vez em quando!

[email protected]

Check-up situacional (primeira etapa)

392015 Dezembro Ed. 31

Você volta à ideia da minhoca, e imagina como seria maravilhoso se estivesse pescando neste exato momento.Finalmente chega sua vez!  Você ganha um crachá magnético todo branco. E segue em frente.Tem fila no elevador.O elevador se abre.Você, finalmente, sobe. No laboratório... - Bom dia. Você tem hora marcada?- Sim.- Nome?- _________________ (insira ou diga mentalmente seu nome. Você também pode falar bem alto, fica a seu critério).- É convênio ou particular?- Conv...... (E você se lembra que virou coach, autônomo, empreendedor, sem lenço, convênio, nem documento) Você edita a resposta: - Convém dizer que é particular.- Ótimo. Você passará por 4 especialistas, e ficará a manhã toda conosco. Este exame ocorrerá em duas etapas, sendo a segunda somente daqui a um mês. Agora é só aguardar. Eles irão chamá-lo pelo nome. Sentado no sofá da sala de espera, sua mente começa a trabalhar. Eles poderiam usar alguns gatilhos mentais para tornar a espera mais interessante!“Descubra como 4 especialistas podem sanar todos os seus problemas de saúde em 5 horas”.Ou “4 pareceres poderosos para você viver com muito mais saúde - vagas limitadas”. - __________________! (Eles chamam o seu nome!) Uma enfermeira o encaminha a uma salinha de exames preliminares, onde eles medem sua pressão, auscultam seu coração e fazem algumas perguntas extremamente pessoais e capciosas. A enfermeira tenta ser simpática e alerta que os testes podem ser bem profundos e dolorosos, mas que são imprescindíveis para a devolutiva do seu check-up situacional.Ela começa dizendo que aplicará o exame da

40 2015 Dezembro Ed. 31

maneira mais delicada possível, mas que o incômodo depende das dores de cada cliente.- Vou começar, ok?Você acena que sim com a cabeça.

- Você já tem um nicho bem definido?Seu pescoço e tronco pendem para trás, como se você tivesse sofrido um soco de esquerda bem dado. Você lembra que escolheu se dedicar ao campo de relacionamentos, mas está atendendo atualmente um caso de autoestima, um de emagrecimento e outro de liderança. Sua cabeça começa a rodar, os sentimentos se confundem. Você responde algo pra cumprir tabela, mas nem se lembra o que foi.

- Qual o seu “pitch de elevador”?Como se estivessem sem um ascensorista no comando, seus pensamentos sobem e descem, numa velocidade absurdamente alta. “Eu ajudo pessoas a....” e o discurso não vem! “Eu ajudo pessoas a...” e nada de você se lembrar! Já nervoso, você blasfema: “eu ajudo tantas pessoas e ninguém pra me ajudar agora?!”Você sente a dor daquelas perguntas entrando na veia, e anestesiando seu corpo, mente e espírito (ufa, pelo menos os três continuam andando juntos - e isso denota algum equilíbrio, certo?!).A enfermeira pede calma, e diz que já está acabando, que ela irá aplicar o último teste:

- Qual a sua promessa de transformação?

Nesta última, você promete a si mesmo nunca mais entrar numa roubada destas, deseja se transformar numa mosca pra bater asas e fugir dali e ...apaga! Desmaiado, ouve bem baixinho, ao longe, as enfermeiras confabulando: - Já perdemos dezenas de coaches nas últimas semanas após estes testes, onde isto vai terminar? Será que este vai resistir?  Assim que recobra suas funções vitais, você é encaminhado ao consultório do primeiro especialista.Lá, o doutor Heartmann, um renomado Cardiologista, explica: - Nesta primeira etapa, iremos avaliar seu coração.Parabéns! Pelos seus exames, podemos ver que você encontrou um trabalho que faz bem ao seu coração, e que tem se dedicado a ele com muita paixão.O segredo de um coração saudável é o ritmo e a constância. Para que o coração funcione bem, é necessário que você encontre seu próprio ritmo, e persista, dia a dia, com muita determinação.Diariamente passam por aqui muitos de seus colegas de profissão com problemas nesta área. Simplesmente porque eles se espelham no amor, paixão e ritmo de outras pessoas ao empreenderem seus projetos. E acabam sufocando a voz do seu próprio coração.Esses pacientes tornam-se impacientes ao sentirem que não estão alcançando o resultado

412015 Dezembro Ed. 31

desejado. Resultado este que eles comparam com o de outros. E o coração de cada um é único, especial, e tem sua própria inteligência e sabedoria.Modelar, aprender com a experiência dos outros, é positivo. Mas o que o diferenciará de alguém que modela ou que é modelado é a sua capacidade de ouvir e colocar o seu coração nas coisas que fizer.Nos exames preliminares de hoje, as enfermeiras ouviram seu coração. E deixaram escrito aqui, numa notinha pra mim, que seu coração disse que ele não tem se sentido plenamente ouvido por você.Vou receitar a você Introspectil 10mg, de uma a três vez ao dia. A posologia é bem simples: basta você olhar para dentro de si, silenciar e ouvir sua voz interior por cerca de 10 minutinhos, pelo menos uma vez ao dia, e você verá como tudo muda: você ficará mais focado, confiante e criativo. Seu coração agradece!Terminamos aqui, pode seguir para sua próxima consulta. O segundo médico é o doutor Aquiles, famoso ortopedista.Ele o cumprimenta e diz que irá avaliar sua articulação, flexibilidade e postura.- Vou começar testando sua flexibilidade: quando foi a última vez que você flexibilizou suas posições ou até mesmo mudou de opinião?

Você força a memória e não se lembra.Então ele resmunga: isso não é bom. A flexibilidade, diz ele, é a irmã gêmea da resiliência. Vivemos num mundo em constantes mudanças, e precisamos diariamente nos adaptarmos a elas. Mudar de opinião não significa abrir mão de seus valores. Mudar de opinião de vez em quando significa descartar velhas verdades e crenças, para abrir espaço para a chegada de novas interpretações. É a única maneira de enxergarmos soluções inovadoras e criativas para antigos problemas e desafios, e para aqueles que virão.E isto você não encontra em nenhuma caixa de remédio. Porque estas pílulas de sabedoria só existem quando olhamos fora da caixa...

E como anda sua postura diante da vida? A postura ideal é manter sua cabeça alinhada, olhando pra frente, na linha do horizonte. Nem mais baixo, para você não se diminuir, nem mais alto, para você não ficar deslumbrado, perder de vista a realidade, seus mentores e pares.Sobre a articulação... Como anda a sua? Você, dada a área que escolheu, precisa saber se comunicar e aperfeiçoar esta arte cada vez mais. Não me interprete mal, não estou dizendo que você tem que ter o tal X Factor, mas você

deve, sim, investir parte do seu tempo para melhorar suas técnicas de comunicação. Sei que isto foge um pouco da ortopedia, mas com o perdão do trocadilho com meu nome, eu vivia tropeçando neste desafio, que se agarrava a meu calcanhar, e não quero que aconteça o mesmo com você. 

- Você está com fome? Ele pergunta Você confessa que sim.Ele tem um pote cheio de frutos secos com casca em cima da mesa, e com o martelo de testar os reflexos do joelho, quebra alguns e divide o recheio com você.Com um olhar maroto, ele olha pra você e diz: “é nozes!”E a consulta termina, e você migra para o próximo atendimento. Na salinha de espera, a enfermeira informa que a primeira etapa do seu check-up situacional terminou, e que você deverá retornar dentro de um mês para continuar as consultas e os exames.Você agradece, pega suas coisas e se dirige à saída, quando ouve a enfermeira gritar agitada:- Espere aí, antes de sair, preciso que você me responda: Por que valeu a pena pra você estar aqui hoje? 

(continua na próxima edição)


Top Related