Transcript
Page 1: Casar Ainda Está na Moda

10 Sábado, 30 de maio de 2009CIDADES Jornal de Brasília

SAIBA +A tradição de se casar debranco começou no séculoXVII. Antes, a corpreferida era o vermelho

Na Grécia antiga o buquê erade alho, ervas e grãos. O alhoespantaria os maus espíritos,as ervas e grãos atrairiamp ro s p e r i d a d e

O Papa Inocente IIdeclarou que deveria haverum período de espera entreo pedido e o casamento.Assim surgiu o noivado.

FEST NOIVA

Casarainda estána moda

RENATO ARAÚJO

Os bolos de vários andares estão no auge outra vez. Outras tendências são apresentadas no evento

l Em todoo País sãorealizados 800mil casamentosa cada ano

� Max Melo, doC l i c a b ra s i l i a . c o m . b rm ax . m e l o @ c l i c a b ra s i l i a . c o m . b r

M uita gente pensa que o ca-samento está fora de moda.Não é o que dizem as es-

tatísticas. Segundo a Pesquisa Na-cional por Amostra de Domicílio(PNAD), feita pelo IBGE em 2007,em todo o País são realizados, porano, 800 mil casamentos, ou seja, acada 40 segundos pelo menos ummatrimônio é realizado no Brasil.Pensando nisso, os empresários Cé-sar Serra e Renato Nunes criaram oFest Noiva Brasília.

Com o tema Ano da França doBrasil, o evento chega a sua 16ª

edição, e já é tradição na cidade.César Serra comenta que as bra-silienses esperam o Fest Noiva pa-ra organizar suas cerimônias. "Ummês antes do evento as noivasparam todos os preparativos parasó retomá-los depois de vir aqui edescobrir as novidades e tendên-cias". Só no primeiro dia, mais de 3mil pessoas passaram pelo Clubedo Exército, onde o evento acon-tece até amanhã.

Cerca de 160 expositores do Dis-trito Federal, Minas Gerais, Goiás eSão Paulo mostram as últimas ten-dências e novidades em cerimôniasmatrimoniais. Quem espera encon-trar apenas vestidos e decoração po-de se preparar para uma surpresa.As novidades vão muito além dotradicional. Doces, música, convites,filmagem, fotografia e até mesmoviagens exóticas são opções para osnoivos modernos.

Renato Nunes, um dos idea-lizadores da mostra, conta que atradição de apenas a família danoiva organizar a cerimônia é coisado passado. "Atualmente, os casais

estão mais modernos, os noivosquerem participar cada vez mais.Eles dão palpites, e vetam o quenão gostam. Muitas vezes eles sãomais exigentes que as próprias mu-lheres" comenta.

Este é o caso da pedagoga Ma-riana Jóicce, 31 anos. O casamentodela com o funcionário público PedroTeixeira, 33 anos, será apenas em abrildo ano que vem, mas ela já corre comos preparativos. "Temos que fazertudo com muita antecedência. Se dei-xarmos para a última hora, igreja,salão de festa e buffet estarão lotados".Para ele, a mostra é uma boa forma deeconomizar tempo. "Aqui, em um sólugar, vemos tudo, comparamos. Aína hora de escolher já vamos no lugar

certo" conclui Pedro.Além de uma oportunidade pa-

ra os clientes, para quem forneceprodutos também é uma boa vitrine.O estilista Fernando Peixoto par-ticipa pela oitava vez do Fest Noivae esse ano foi o responsável pelovestido da noiva símbolo do evento."Eu considero o Fest Noiva umagrande vitrine para o meu trabalho.Já no 1º dia pude sentir a recep-tividade do público. Isso acaba re-vertendo em novos clientes", afirmaFernando Peixoto.

Veja ovídeo no

Top Related