Transcript
Page 1: Carta mensal 07 2011

01

Flávio Aparecido Zunta I Governador 2011-2012Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

Carta MensalNº 01 JULHO DE 2011 DISTRITO 4630

MENSAGEM DO GOVERNADOR

JULHO/2011 - MÊS DA POSSES

Prezados Companheiros, Companheiras e demais membros da Família Rotária,

Este mês o Rotary International vive o momento maior de confraternização, pois estão acontecendo no mundo todo a renovação dos membros diretivos para ano rotário 2011-2012.

O nosso Distrito participa deste momento, onde Valdete e eu estamos e n t u s i a s m a d o s e c o n s c i e n t e s d a r e sponsab i l idade da Governador ia , oportunidade que temos de agradecer os trabalhos realizados com dedicação e sucesso dos Conselhos Diretores 2010-2011 que como voluntários, elevaram nosso Distrito junto a comunidade mundial.

Aos Conselhos Diretores, através do(a)s presidentes 2011-2012, desejamos todo sucesso e realizações dos sonhos de cada um, pois temos a certeza de que com a Família Rotária atuante, presente e envolvida nas comunidades possamos levar Amor, Paz, Compreensão e Esperança às comunidades menos assistidas.

Estaremos sempre nos reportando as Ênfases do nosso Presidente de Rotary International, Companheiro Kalyan Banerjee:

1- A FAMÍLIA, pois é esta a célula mater da sociedade e, que alimentada pela Sabedoria, Ética e Harmonia, muito poderemos avançar nas esperanças para encontrarmos a Paz e Compreensão Mundial;

2- A CONTINUIDADE, devemos consolidar as iniciativas das ações benéficas à Humanidade através dos Programas da Pólio Plus e da Fundação Rotária;

3 - A INOVAÇÃO, submeter-nos às mudanças necessárias para agilizarmos e adequarmos nosso processo, iniciando pela reflexão interior, mudando a nós mesmos para fazermos as mudanças que pretendemos para o mundo.

Nosso Lema Rotário 2011-2012 " C O N H E Ç A A S I M E S M O PA R A ENVOLVER A HUMANIDADE" é sem

dúvida o primeiro procedimento a ser adotado por nós rotarianos e rotarianas para iniciarmos as mudanças que desejamos.

Valdete e eu estaremos levando a cada um de vocês a mensagem do nosso Presidente Kalyan Banerjee, bem como, o aprendizado adquirido em nosso treinamento durante a Assembléia International em San Diego, Estados Unidos da América.

Queremos também abraçá-los e fazer companheirismo para continuar nosso aprendizado rotário, uma vez que, os Clubes são as raízes que dão sustentação a esta magnífica Árvore (Rotary International) que produz os frutos que alimentam a humanidade.

Gostaríamos de estar presentes fisicamente com vocês todos os dias, por isso, queremos nos envolver durante os momentos de trabalho e companheirismo em nossas visitas, para fortalecer os laços de amizades que nos une, pois a saudade é a substância que materializa nossas ações.

Feliz Ano Rotário

Flávio Aparecido Zunta e ValdeteCASAL GOVERNADOR 2011-2012DISTRITO 4630

INSTRUÇÕES ROTÁRIAS

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 01 REUNIÕES SEMANAIS DE CLUBES

As reuniões semanais precisam ser marcantes, bem preparadas e despertar o desejo de retornar ao clube, pelo seu conteúdo, companheirismo e atividades.

A programação deve prover aos associados as informações e a motivação necessárias para aumentar sua participação em atividades de prestação de serviços no clube, na comunidade e em todo o mundo. Para garantir que as reuniões semanais sejam eficazes e bem planejadas, as seguintes medidas devem ser tomadas: - D e t e r m i n a r a p r o g r a m a ç ã o c o m antecedência. -Relacionar a programação a projetos e atividades do clube levando em consideração o calendário rotário. -Delegar a responsabilidade de organizar as reuniões à comissão de administração do clube. -Incluir na programação atualizações sobre informações e instruções rotárias. - Iniciar e encerrar a reunião pontualmente. - Ter um plano de contingência para o caso de o programa proposto ser cancelado.

Reuniões bem estruturadas, que contam com programação atraente e relevante, ajudam a aumentar os conhecimentos dos

associados sobre o Rotary, reforçar o valor da associação à entidade e conscientizar sobre as necessidades da comunidade local e internacional.

Fonte: Base no Manual do Presidente de Clube – pag. 42

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 02

ASSEMBLÉIAS DE CLUBE

As assembleias de clube reúnem os

integrantes do quadro associativo, e oferecem

oportunidades de discutir os programas e

atividades do clube, bem como de orientar os

associados. Associados novos devem ser

especialmente incentivados a comparecer a

esses encontros para aprender sobre o

trabalho realizado pelo Rotary Club. Assembleias de clube periódicas

contribuem para que a comunicação seja mais aberta entre associados, líderes do clube e líderes distritais. Devem ser planejadas pelo presidente do clube a quem cabe presidi-las ou designar outro dirigente que possa fazê-lo.

As assembleias de clube possibilitam aos associados: -Estabelecer metas e elaborar planos de ação. - Coordenar as atividades das comissões. -Compreender como os planos de ação do clube são executados. -Engajar-se em discussões informais que estimulem soluções criativas. -Aprender sobre o Rotary e seus programas. -Avaliar pontos fortes e fracos do clube.

Tópicos relevantes para discussão incluem: -Metas anuais e de longo prazo ;-Projetos de prestação de serviços e atividades do clube;-Estratégias de desenvolvimento do quadro associativo e de retenção de associados;-Conferências distritais ou outros encontros do distrito e do RI;-Programas rotários ;-Qualquer assunto que tenha recebido destaque em fórum de discussão.Cronograma - O ideal é que sejam conduzidas de quatro a seis assembleias por ano, embora alguns clubes prefiram realizá-las mensalmente. Sugere-se o seguinte cronograma: 1. Imediatamente após a assembleia distrital (antes de 1º de julho) para descrever, avaliar e discutir os planos de trabalho desenvolvidos e sugeridos na assembleia distrital e como o Lema e as ênfases do RI serão implementados no clube (presidida pelo presidente eleito do clube). 2. Após 1º de julho - discutir e definir a p r o g r a m a ç ã o p a r a o a n o . 3. Duas semanas antes da visita oficial do

Page 2: Carta mensal 07 2011

03

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

02

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Prezados irmãos em Rotary:

Há mais de 75 anos, o fundador do Rotary, Paul Harris, escreveu: “O mundo muda constantemente, e o Rotary deve estar preparado para mudar com ele” – uma mensagem que continua relevante em todos os Rotary Clubs do mundo até hoje.

A mudança é a razão pela qual estamos aqui e é o que buscamos, pois não estamos satisfeitos com o menor denominador comum. Vemos o mundo não como ele é, mas como deveria ser, e acreditamos, assim como Gandhi, que devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.

Em seus clubes, lares e por todo o distrito, todos vocês têm o potencial de ser a mudança que sonham. Neste ano rotário, ao Conhecerem a Si Mesmos para Envolver a Humanidade, peço que tenham coragem, que abram suas mentes e corações para novas possibilidades no servir e que permaneçam no caminho certo. Gostaria de parafrasear o poeta Robert Frost:

Cordialmente,Kalyan Banerjee

Presidente, 2011-1

Em 2011-12, peço aos rotarianos que Conheçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade. Peço que olhem dentro de si para compreender que a humanidade, como um todo, tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semlhantes.

Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia a dia. O que queremos p r o p o r c i o n a r a o u t r o s , d e v e m o s primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois o que desejamos a nós é aquilo que outros

Tenho promessas a cumprir,E milhas para caminhar antes de dormir,

Vamos aproveitar a jornada.

Lema Rotário e Ênfases do Presidente

Conheça a Si mesmo para Conhecer a Humanidade

também desejam para si.Antes de falarmos em paz mundial,

devemos encontrar nossa paz interior, e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades.

Não podemos chegar à paz mundial sem a paz em nossas casas. Para semearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz ao nosso redor. Quando alcançamos a paz interior, temos paz em nossos lares, e então podemos transmiti-la a outros. Quando estamos felizes e satisfeitos na companhia daqueles que amamos e a quem queremos bem, conseguimos nos importar com os demais.

Acredito que quando alguém se fortalece, aqueles a sua volta também são fortalecidos.

Uma família forte representa uma base sólida. Aqueles que possuem esta força interior podem, juntos, melhor servir à humanidade — e é isso o que fazemos em Rotary.

Teremos em 2011-12 três ênfases: f o r t a l e c e r n o s s a s f a m í l i a s , d a r continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo o que for preciso.

A primeira ênfase será a família, pois é nela que tudo começa: o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo. Mãe e filho são a essência de toda família; começando com eles poderemos levar nosso trabalho adiante, com um impacto positivo em cada pessoa e comunidade.

A s e g u n d a ê n f a s e s e r á a continuidade, para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor. Cada um de nós já obteve sucesso em algum serviço rotário.Devemos aproveitar essas realizações e multiplicá-las, para que possamos ajudar ainda mais pessoas.

Devemos continuar nossas iniciativas para aplacar doenças, prover água potável, promover a alfabetização, trabalhar em prol das novas gerações e buscar a paz.

Ao mesmo tempo, sabemos que há coisas que podemos fazer melhor, e outras que precisamos mudar. Devemos ser capazes de identificá-las e ter coragem para mudá-las. Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. Em R o t a r y , n o s e m p e n h a m o s p a r a viver de maneira ética e honesta, compartilhar a amizade e a boa-vontade, e enxergar o verdadeiro valor de cada ser humano.

Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é comum, e os rotarianos são extraordinários. É por isso que nos comprometemos a nos elevarmos, e assim elevar o mundo. A maior razão de sermos rotarianos é que queremos mudar o mundo.

Acreditamos que nele pode haver mais alegria, saúde e paz; acreditamos também que o futuro pode ser, e será, melhor que o passado. Somos idealistas e damos vida aos nossos ideais através do serviço rotário.

Sendo assim, a terceira ênfase será a mudança, começando por aquela que desejamos ver no mundo. Se desejarmos a paz, comecemos vivendo em paz com nós mesmos, em nossos lares e em nossas comunidades. Se desejarmos a erradicação da pólio ou de qualquer outra doença, o fim da degradação ambiental, a redução da mortalidade infantil, mais alfabetização e o combate à pobreza, devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós.

Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade. Estando em paz e harmonia e compartilhando a amizade, conquistaremos as mudanças e um futuro repleto de alegrias para todos nós.

Kalyan BanerjeePresidente, Rotary International, 2011-12

Governador Flávio Zunta, D-4630Presidente Michello Scandelae-RC Santa Fé

Transmissão de Cargo de PresidenteRC Santa Fé

Presidente Helton J. da Silva para oPresidente Michello Scandelae

Transmissão de Cargo da GovernadoriaGov. José Manoel M.H.Filho para o

Gov. Flávio Zunta

POSSE CONJUNTA

governador - Preparação para a visita oficial. 4. Durante a visita oficial - discutir a situação atual do clube com o governador de distrito. 5. Meio do ano rotário (janeiro/fevereiro) - Avaliar o progresso do clube em direção a suas metas e definir o planejamento para o restante do ano. 6. Abril ou maio - Oferecer oportunidade para discussões abertas (ideias e sugestões podem ser implementadas para auxiliar o clube a atingir suas metas).

Fonte: Base no Manual do Presidente de Clube - pag. 44

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 03 DIRETOR DE PROTOCOLO

O Diretor de Protocolo é o coordenador de todo e qualquer evento rotário em estreita colaboração com aquele que o preside. Sua missão tem início na preparação da reunião. É sempre o primeiro a chegar e o último a sair. O protocolo rotário é formal em todo o mundo. Funções e Responsabilidades: o Coordenar a equipe de protocolo em parceria com a comissão de companheirismo; o Preparar a reunião com antecedência, confirmando a presença de convidados, quando necessário; o Escolher o cardápio e supervisionar a arrumação das mesas e da decoração em geral; o Verificar o funcionamento do ar condicionado e da iluminação; o Fazer a formação da mesa diretora com observância das normas de precedência, tanto as enunciadas pelo Rotary International - Manual de Procedimento 2010, pag. 71 e 72 - como as governamentais, militares e religiosas, com numeração dos lugares ou anotação dos nomes dos participantes; o Colocar a tribuna à esquerda da mesa diretora, com iluminação suficiente para a leitura; o Orientar a disposição das bandeiras na panóplia, colocação do sino polido e martelo; o Recepcionar e anunciar corretamente os presentes; o Manter os horários nas reuniões ordinárias e nas festivas; o Ficar atento às necessidades do presidente, durante a reunião; o Acolher os convidados atrasados, designando companheiros do clube para atendê-los; o Atender o serviço do restaurante; o Providenciar materiais e equipamentos para o orador, como projetor, datashow, som, microfone e água; o Alertar o palestrante sobre o tempo destinado ao seu pronunciamento, bem como fazer aviso discreto de que o tempo está terminando; o Atentar para que nenhum som ou conversa paralela atrapalhe a palestra; o Ao final da reunião guardar as bandeiras, som e crachás. O Diretor de Protocolo deve conduzir-se com discrição nos seus modos e palavras. Evitar

gracejos e piadas. Esforçar-se ao máximo para pronunciar corretamente o nome dos convidados, visitantes e companheiros. Não deve fazer parte da mesa diretora, pois isso dificultaria sua movimentação para atender aos detalhes e às eventualidades ocorrentes. Precisa vestir-se adequadamente. Não precisa ser orador, mas é indispensável ter algum conhecimento do idioma vernáculo.

Fonte: Normatização para as Reuniões do Rotary no Brasil - Alceu Antimo Vezozzo - Diretor do RI em 2001-2003 (baixe um exemplar através do Blog dos C o o r d e n a d o r e s - http://coordenadorrotary.blogspot.com/ - Literatura Rotária

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 04 SUBCOMISSÃO DE FREQÜÊNCIA

A subcomissão de frequência é responsável por ajudar o secretário a registrar a presença dos associados e incentivar o comparecimento. Esta pode contribuir também se certificando de que os associados estejam familiarizados com as seguintes normas: -Todos os associados devem comparecer às reuniões regulares de clube. -Um associado é considerado presente se participar de pelo menos 60% de cada reunião. Incentivo à frequência. A frequência pode ser incentivada através das seguintes medidas: -Garantir que as reuniões sejam relevantes e atraentes. -Enfatizar a importância de compensar as faltas. -Convidar o associado faltante para visitar outro Rotary Club e, assim, recuperar a reunião a qual faltou. -Utilizar questionário para determinar os motivos pelos quais os associados faltam às reuniões. -Homenagear associados que tenham índices exemplares de comparecimento. -Designar associados para fazer parte de comissões ou para executar tarefas específicas.

Fonte: Manual da Comissão de Administração do Clube - págs. 6 a 7

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 05 SUBCOMISSÃO DE

COMPANHEIRISMO

O companheirismo se refere ao convívio cordial enfatizado nos Rotary Clubs e é o que mais incentiva os associados a ser atuantes. Cabe à comissão de administração do clube assegurar que este seja parte integrante de toda reunião, projeto ou atividade de clube.

O companheir ismo pode ser enfatizado através das seguintes práticas: -Usar crachás durante as reuniões para facilitar a interação entre os presentes. -Sugerir que, a cada reunião, os associados

se sentem em lugares diferentes para favorecer o entrosamento. -Indicar um rotariano a cada semana para apresentar os novos associados e palestrantes. -Incentivar o relacionamento com outros Rotary Clubs do distrito, da região e de todo o mundo. -Incluir cônjuges e parentes nas atividades de companheirismo e de prestação de serviços. A família rotária inclui r o t a r a c t i a n o s , i n t e r a c t i a n o s , e x -participantes de programas da Fundação Rotária e do Rotary, estudantes de Intercâmbio de Jovens e parentes de rotarianos.

Visando demonstrar apreço pelos rotarianos e demais membros da família rotária, deve procurar implementar as seguintes atividades: -Destacar datas de aniversários da família rotária. -Comemorar aniversários, casamentos e formaturas. -Destacar os sucessos pessoais e profissionais dos integrantes da família rotária. -Prestar assistência quando estiverem doentes, se sentindo sozinhos ou passando por dificuldades. -Apresentar condolências em casos de morte na família.

Alguns clubes reservam alguns minutos, em cada reunião, para falar sobre um evento agradável ocorrido na vida de um associado, como o nascimento de uma criança, formatura do filho, um bom negócio realizado, etc.

Fonte: Manual da Comissão de Administração do Clube

- págs. 7 a 82

Reunião Festiva RC Cidade Del Este

Pres Pedro Julian Ortiz - RC Cidade Del Este; Gov. Flávio Zunta - D-4630; Gov.

Oscar R. Marelli - D-4845 e Pres. João J.P. de Aguiar - RC Maringá Colombo

Renovação da Irmandade entre os Distritos

Page 3: Carta mensal 07 2011

03

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

02

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Prezados irmãos em Rotary:

Há mais de 75 anos, o fundador do Rotary, Paul Harris, escreveu: “O mundo muda constantemente, e o Rotary deve estar preparado para mudar com ele” – uma mensagem que continua relevante em todos os Rotary Clubs do mundo até hoje.

A mudança é a razão pela qual estamos aqui e é o que buscamos, pois não estamos satisfeitos com o menor denominador comum. Vemos o mundo não como ele é, mas como deveria ser, e acreditamos, assim como Gandhi, que devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.

Em seus clubes, lares e por todo o distrito, todos vocês têm o potencial de ser a mudança que sonham. Neste ano rotário, ao Conhecerem a Si Mesmos para Envolver a Humanidade, peço que tenham coragem, que abram suas mentes e corações para novas possibilidades no servir e que permaneçam no caminho certo. Gostaria de parafrasear o poeta Robert Frost:

Cordialmente,Kalyan Banerjee

Presidente, 2011-1

Em 2011-12, peço aos rotarianos que Conheçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade. Peço que olhem dentro de si para compreender que a humanidade, como um todo, tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semlhantes.

Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia a dia. O que queremos p r o p o r c i o n a r a o u t r o s , d e v e m o s primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois o que desejamos a nós é aquilo que outros

Tenho promessas a cumprir,E milhas para caminhar antes de dormir,

Vamos aproveitar a jornada.

Lema Rotário e Ênfases do Presidente

Conheça a Si mesmo para Conhecer a Humanidade

também desejam para si.Antes de falarmos em paz mundial,

devemos encontrar nossa paz interior, e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades.

Não podemos chegar à paz mundial sem a paz em nossas casas. Para semearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz ao nosso redor. Quando alcançamos a paz interior, temos paz em nossos lares, e então podemos transmiti-la a outros. Quando estamos felizes e satisfeitos na companhia daqueles que amamos e a quem queremos bem, conseguimos nos importar com os demais.

Acredito que quando alguém se fortalece, aqueles a sua volta também são fortalecidos.

Uma família forte representa uma base sólida. Aqueles que possuem esta força interior podem, juntos, melhor servir à humanidade — e é isso o que fazemos em Rotary.

Teremos em 2011-12 três ênfases: f o r t a l e c e r n o s s a s f a m í l i a s , d a r continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo o que for preciso.

A primeira ênfase será a família, pois é nela que tudo começa: o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo. Mãe e filho são a essência de toda família; começando com eles poderemos levar nosso trabalho adiante, com um impacto positivo em cada pessoa e comunidade.

A s e g u n d a ê n f a s e s e r á a continuidade, para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor. Cada um de nós já obteve sucesso em algum serviço rotário.Devemos aproveitar essas realizações e multiplicá-las, para que possamos ajudar ainda mais pessoas.

Devemos continuar nossas iniciativas para aplacar doenças, prover água potável, promover a alfabetização, trabalhar em prol das novas gerações e buscar a paz.

Ao mesmo tempo, sabemos que há coisas que podemos fazer melhor, e outras que precisamos mudar. Devemos ser capazes de identificá-las e ter coragem para mudá-las. Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. Em R o t a r y , n o s e m p e n h a m o s p a r a viver de maneira ética e honesta, compartilhar a amizade e a boa-vontade, e enxergar o verdadeiro valor de cada ser humano.

Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é comum, e os rotarianos são extraordinários. É por isso que nos comprometemos a nos elevarmos, e assim elevar o mundo. A maior razão de sermos rotarianos é que queremos mudar o mundo.

Acreditamos que nele pode haver mais alegria, saúde e paz; acreditamos também que o futuro pode ser, e será, melhor que o passado. Somos idealistas e damos vida aos nossos ideais através do serviço rotário.

Sendo assim, a terceira ênfase será a mudança, começando por aquela que desejamos ver no mundo. Se desejarmos a paz, comecemos vivendo em paz com nós mesmos, em nossos lares e em nossas comunidades. Se desejarmos a erradicação da pólio ou de qualquer outra doença, o fim da degradação ambiental, a redução da mortalidade infantil, mais alfabetização e o combate à pobreza, devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós.

Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade. Estando em paz e harmonia e compartilhando a amizade, conquistaremos as mudanças e um futuro repleto de alegrias para todos nós.

Kalyan BanerjeePresidente, Rotary International, 2011-12

Governador Flávio Zunta, D-4630Presidente Michello Scandelae-RC Santa Fé

Transmissão de Cargo de PresidenteRC Santa Fé

Presidente Helton J. da Silva para oPresidente Michello Scandelae

Transmissão de Cargo da GovernadoriaGov. José Manoel M.H.Filho para o

Gov. Flávio Zunta

POSSE CONJUNTA

governador - Preparação para a visita oficial. 4. Durante a visita oficial - discutir a situação atual do clube com o governador de distrito. 5. Meio do ano rotário (janeiro/fevereiro) - Avaliar o progresso do clube em direção a suas metas e definir o planejamento para o restante do ano. 6. Abril ou maio - Oferecer oportunidade para discussões abertas (ideias e sugestões podem ser implementadas para auxiliar o clube a atingir suas metas).

Fonte: Base no Manual do Presidente de Clube - pag. 44

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 03 DIRETOR DE PROTOCOLO

O Diretor de Protocolo é o coordenador de todo e qualquer evento rotário em estreita colaboração com aquele que o preside. Sua missão tem início na preparação da reunião. É sempre o primeiro a chegar e o último a sair. O protocolo rotário é formal em todo o mundo. Funções e Responsabilidades: o Coordenar a equipe de protocolo em parceria com a comissão de companheirismo; o Preparar a reunião com antecedência, confirmando a presença de convidados, quando necessário; o Escolher o cardápio e supervisionar a arrumação das mesas e da decoração em geral; o Verificar o funcionamento do ar condicionado e da iluminação; o Fazer a formação da mesa diretora com observância das normas de precedência, tanto as enunciadas pelo Rotary International - Manual de Procedimento 2010, pag. 71 e 72 - como as governamentais, militares e religiosas, com numeração dos lugares ou anotação dos nomes dos participantes; o Colocar a tribuna à esquerda da mesa diretora, com iluminação suficiente para a leitura; o Orientar a disposição das bandeiras na panóplia, colocação do sino polido e martelo; o Recepcionar e anunciar corretamente os presentes; o Manter os horários nas reuniões ordinárias e nas festivas; o Ficar atento às necessidades do presidente, durante a reunião; o Acolher os convidados atrasados, designando companheiros do clube para atendê-los; o Atender o serviço do restaurante; o Providenciar materiais e equipamentos para o orador, como projetor, datashow, som, microfone e água; o Alertar o palestrante sobre o tempo destinado ao seu pronunciamento, bem como fazer aviso discreto de que o tempo está terminando; o Atentar para que nenhum som ou conversa paralela atrapalhe a palestra; o Ao final da reunião guardar as bandeiras, som e crachás. O Diretor de Protocolo deve conduzir-se com discrição nos seus modos e palavras. Evitar

gracejos e piadas. Esforçar-se ao máximo para pronunciar corretamente o nome dos convidados, visitantes e companheiros. Não deve fazer parte da mesa diretora, pois isso dificultaria sua movimentação para atender aos detalhes e às eventualidades ocorrentes. Precisa vestir-se adequadamente. Não precisa ser orador, mas é indispensável ter algum conhecimento do idioma vernáculo.

Fonte: Normatização para as Reuniões do Rotary no Brasil - Alceu Antimo Vezozzo - Diretor do RI em 2001-2003 (baixe um exemplar através do Blog dos C o o r d e n a d o r e s - http://coordenadorrotary.blogspot.com/ - Literatura Rotária

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 04 SUBCOMISSÃO DE FREQÜÊNCIA

A subcomissão de frequência é responsável por ajudar o secretário a registrar a presença dos associados e incentivar o comparecimento. Esta pode contribuir também se certificando de que os associados estejam familiarizados com as seguintes normas: -Todos os associados devem comparecer às reuniões regulares de clube. -Um associado é considerado presente se participar de pelo menos 60% de cada reunião. Incentivo à frequência. A frequência pode ser incentivada através das seguintes medidas: -Garantir que as reuniões sejam relevantes e atraentes. -Enfatizar a importância de compensar as faltas. -Convidar o associado faltante para visitar outro Rotary Club e, assim, recuperar a reunião a qual faltou. -Utilizar questionário para determinar os motivos pelos quais os associados faltam às reuniões. -Homenagear associados que tenham índices exemplares de comparecimento. -Designar associados para fazer parte de comissões ou para executar tarefas específicas.

Fonte: Manual da Comissão de Administração do Clube - págs. 6 a 7

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 05 SUBCOMISSÃO DE

COMPANHEIRISMO

O companheirismo se refere ao convívio cordial enfatizado nos Rotary Clubs e é o que mais incentiva os associados a ser atuantes. Cabe à comissão de administração do clube assegurar que este seja parte integrante de toda reunião, projeto ou atividade de clube.

O companheir ismo pode ser enfatizado através das seguintes práticas: -Usar crachás durante as reuniões para facilitar a interação entre os presentes. -Sugerir que, a cada reunião, os associados

se sentem em lugares diferentes para favorecer o entrosamento. -Indicar um rotariano a cada semana para apresentar os novos associados e palestrantes. -Incentivar o relacionamento com outros Rotary Clubs do distrito, da região e de todo o mundo. -Incluir cônjuges e parentes nas atividades de companheirismo e de prestação de serviços. A família rotária inclui r o t a r a c t i a n o s , i n t e r a c t i a n o s , e x -participantes de programas da Fundação Rotária e do Rotary, estudantes de Intercâmbio de Jovens e parentes de rotarianos.

Visando demonstrar apreço pelos rotarianos e demais membros da família rotária, deve procurar implementar as seguintes atividades: -Destacar datas de aniversários da família rotária. -Comemorar aniversários, casamentos e formaturas. -Destacar os sucessos pessoais e profissionais dos integrantes da família rotária. -Prestar assistência quando estiverem doentes, se sentindo sozinhos ou passando por dificuldades. -Apresentar condolências em casos de morte na família.

Alguns clubes reservam alguns minutos, em cada reunião, para falar sobre um evento agradável ocorrido na vida de um associado, como o nascimento de uma criança, formatura do filho, um bom negócio realizado, etc.

Fonte: Manual da Comissão de Administração do Clube

- págs. 7 a 82

Reunião Festiva RC Cidade Del Este

Pres Pedro Julian Ortiz - RC Cidade Del Este; Gov. Flávio Zunta - D-4630; Gov.

Oscar R. Marelli - D-4845 e Pres. João J.P. de Aguiar - RC Maringá Colombo

Renovação da Irmandade entre os Distritos

Page 4: Carta mensal 07 2011

05

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

04

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Lema Rotário 2011-2012

“Conheça a Si Mesmo Para Envolver a

Humanidade”

Gov. Flávio Zunta e Família

Momento de Descontração

Festiva de Posse

GATS

Governadores Assistentes

Reunião com Cônjuges no GATS

PETS

Assembleia Distrital

Treinamento para Projetos de Subsídios

Reunião de Governadores

Líder do IGE - Japão

Projeto de Educação - NRE

Visita ao Cesumar

Projetos em Parceria

ASR - RC Santa Fé

Encontro RDI

Interact Club Santa Fé

CODIRC

Homenagem da Família

Clube Honor. Mar. Via club Meta 11/12 Nº Reuniões Freq.% Meta 11/12 US$ Adm./Baixas

ALTO PARANÁ 95 00 / 00

ALTO PIQUIRI 00 / 00

ARARUNA 00 / 00

BOA ESPERANÇA 00 / 00

BOM SUCESSO 16 18 4 90 00 / 00

CAMPO MOURÃO 74 81 4 93 01/01

CAMPO MOURÃO ARAUCÁRIA 26 29 94 00/00

CAMPO MOURÃO GRALHA AZUL 54 59 3 94 05/02

CAMPO MOURÃO LAGO AZUL 00/00

CAMPO MOURÃO VERDES CAMPOS 00/00

CIANORTE 40 44 4 81,54 00/02

CIANORTE CINTURÃO VERDE 00/00

CIANORTE FURQUIM DE CASTRO 30 33 5 89 00/00

COLORADO 00/00

CRUZEIRO DO OESTE 30 33 3 89 00/01

DIAMANTE DO NORTE 00/00

ENGENHEIRO BELTRÃO 00/00

FÊNIX 14 15 4 100 00/00

FLORAÍ 10 11 4 92,50 00/00

GOIOERÊ 00/00

IGUARAÇU 4 96 00/00

IRETAMA 00/00

JANDAIA DO SUL 23 25 3 88 00/01

JANIÓPOLIS 00/00

LOANDA 00/00

MAMBORÊ 00/00

MANDAGUAÇU 18 20 4 71 00/01

MANDAGUARI 00/00

MANDAGUARI-FAMÍLIA 22 24 4 68 00/00

MARIALVA 00/00

MARILUZ 00/00

MARINGÁ 00/00

MARINGÁ AEROPORTO 71 78 3 66 02/00

MARINGÁ ALVORADA 24 26 4 93 02/00

MARINGÁ CATEDRAL 00/00

MARINGÁ CIDADE ECOLÓGICA 20 22 4 77 01/00

MARINGÁ COLOMBO 34 37 4 92 01/00

MARINGÁ HORTO 00/00

MARINGÁ KAKOGAWA 11 12 4 73 00/01

MARINGÁ LESTE 00/00

MARINGÁ NORTE 00/00

MARINGÁ NOVO CENTRO 20 22 3 75 00/00

MARINGÁ PARQUE DO INGÁ 23 25 4 67 00/00

Relatório Mensal de Frequência - Junho/2011Presidente de Rotary InternationalKALYAN BANERJEERotary Club de Vapi, ÍndiaOne Rotary Center, 1560 Sherman Avenue,Evanstons, Illinois, 60201, [email protected]

SECRETÁRIO GERAL DO RIJohn [email protected]

DIRETOR GERAL DE RI BRASIL 2011/2013José Antonio Figueiredo AntiórioRotary Club de OsascoGovernador 1997-98 do Distrito [email protected]

RI Brazl OfficeRua Tagipuru, 209-Bairro:PerdizesCEP: 01156-000 Brasil, São Paulo,SP.Fone: 55 11 3826-2966 Fax:11 55 3667-6575www.rotary.org.br

GERÊNCIACelso Fontanelli [email protected]ÇÃO DE CLUBES E DISTRITOSSupervisora:Débora Watanabe - [email protected]:Emerson Bezerra- [email protected]ÇÃO ROTÁRIASupervisor:Edilson Gushiken- [email protected]:Juliana M. Cardoso- [email protected] FINANCEIROSupervisor:Carlos Afonso- [email protected]:Fábio Paverari- [email protected] DE PUBLICAÇÕESCoordenadora:Clarita Urey- [email protected]:Washington Pinheiro [email protected]

DISTRITO 4630Escritório da GovernadoriaSecretária do DistritoAv. Pres. Getúlio Vargas, 770 Sala 2 - CentroSanta Fé - PR - CEP: 86770-000Fone: 44 [email protected]

GOVERNADOR 2011/2012Flávio Aparecido ZuntaFone: Res: 44 3247-3513Coml: 44 [email protected]@hotmail.com

INSTRUTOR DISTRITALJosé Claudiney [email protected]

SECRETÁRIO DISTRITALRogério [email protected]

TESOUREIRO DISTRITALWnder José de [email protected]

GOVERNADOR ELEITO 2012/2013Monir Felício da [email protected]

GOVERNADOR INDICADO 2013/2014Antonio Carlos [email protected]

CARTA MENSALSecretaria da Governadoria

EXPEDIENTE

Page 5: Carta mensal 07 2011

05

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

04

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Lema Rotário 2011-2012

“Conheça a Si Mesmo Para Envolver a

Humanidade”

Gov. Flávio Zunta e Família

Momento de Descontração

Festiva de Posse

GATS

Governadores Assistentes

Reunião com Cônjuges no GATS

PETS

Assembleia Distrital

Treinamento para Projetos de Subsídios

Reunião de Governadores

Líder do IGE - Japão

Projeto de Educação - NRE

Visita ao Cesumar

Projetos em Parceria

ASR - RC Santa Fé

Encontro RDI

Interact Club Santa Fé

CODIRC

Homenagem da Família

Clube Honor. Mar. Via club Meta 11/12 Nº Reuniões Freq.% Meta 11/12 US$ Adm./Baixas

ALTO PARANÁ 95 00 / 00

ALTO PIQUIRI 00 / 00

ARARUNA 00 / 00

BOA ESPERANÇA 00 / 00

BOM SUCESSO 16 18 4 90 00 / 00

CAMPO MOURÃO 74 81 4 93 01/01

CAMPO MOURÃO ARAUCÁRIA 26 29 94 00/00

CAMPO MOURÃO GRALHA AZUL 54 59 3 94 05/02

CAMPO MOURÃO LAGO AZUL 00/00

CAMPO MOURÃO VERDES CAMPOS 00/00

CIANORTE 40 44 4 81,54 00/02

CIANORTE CINTURÃO VERDE 00/00

CIANORTE FURQUIM DE CASTRO 30 33 5 89 00/00

COLORADO 00/00

CRUZEIRO DO OESTE 30 33 3 89 00/01

DIAMANTE DO NORTE 00/00

ENGENHEIRO BELTRÃO 00/00

FÊNIX 14 15 4 100 00/00

FLORAÍ 10 11 4 92,50 00/00

GOIOERÊ 00/00

IGUARAÇU 4 96 00/00

IRETAMA 00/00

JANDAIA DO SUL 23 25 3 88 00/01

JANIÓPOLIS 00/00

LOANDA 00/00

MAMBORÊ 00/00

MANDAGUAÇU 18 20 4 71 00/01

MANDAGUARI 00/00

MANDAGUARI-FAMÍLIA 22 24 4 68 00/00

MARIALVA 00/00

MARILUZ 00/00

MARINGÁ 00/00

MARINGÁ AEROPORTO 71 78 3 66 02/00

MARINGÁ ALVORADA 24 26 4 93 02/00

MARINGÁ CATEDRAL 00/00

MARINGÁ CIDADE ECOLÓGICA 20 22 4 77 01/00

MARINGÁ COLOMBO 34 37 4 92 01/00

MARINGÁ HORTO 00/00

MARINGÁ KAKOGAWA 11 12 4 73 00/01

MARINGÁ LESTE 00/00

MARINGÁ NORTE 00/00

MARINGÁ NOVO CENTRO 20 22 3 75 00/00

MARINGÁ PARQUE DO INGÁ 23 25 4 67 00/00

Relatório Mensal de Frequência - Junho/2011Presidente de Rotary InternationalKALYAN BANERJEERotary Club de Vapi, ÍndiaOne Rotary Center, 1560 Sherman Avenue,Evanstons, Illinois, 60201, [email protected]

SECRETÁRIO GERAL DO RIJohn [email protected]

DIRETOR GERAL DE RI BRASIL 2011/2013José Antonio Figueiredo AntiórioRotary Club de OsascoGovernador 1997-98 do Distrito [email protected]

RI Brazl OfficeRua Tagipuru, 209-Bairro:PerdizesCEP: 01156-000 Brasil, São Paulo,SP.Fone: 55 11 3826-2966 Fax:11 55 3667-6575www.rotary.org.br

GERÊNCIACelso Fontanelli [email protected]ÇÃO DE CLUBES E DISTRITOSSupervisora:Débora Watanabe - [email protected]:Emerson Bezerra- [email protected]ÇÃO ROTÁRIASupervisor:Edilson Gushiken- [email protected]:Juliana M. Cardoso- [email protected] FINANCEIROSupervisor:Carlos Afonso- [email protected]:Fábio Paverari- [email protected] DE PUBLICAÇÕESCoordenadora:Clarita Urey- [email protected]:Washington Pinheiro [email protected]

DISTRITO 4630Escritório da GovernadoriaSecretária do DistritoAv. Pres. Getúlio Vargas, 770 Sala 2 - CentroSanta Fé - PR - CEP: 86770-000Fone: 44 [email protected]

GOVERNADOR 2011/2012Flávio Aparecido ZuntaFone: Res: 44 3247-3513Coml: 44 [email protected]@hotmail.com

INSTRUTOR DISTRITALJosé Claudiney [email protected]

SECRETÁRIO DISTRITALRogério [email protected]

TESOUREIRO DISTRITALWnder José de [email protected]

GOVERNADOR ELEITO 2012/2013Monir Felício da [email protected]

GOVERNADOR INDICADO 2013/2014Antonio Carlos [email protected]

CARTA MENSALSecretaria da Governadoria

EXPEDIENTE

Page 6: Carta mensal 07 2011

Carta Mensal 4630Governador Flávio Aparecido Zunta

Conheça a si mesmo paraEnvolver a Humanidade

06

MARINGÁ SUL 00/00

MARINGÁ-MARINGÁ VELHO 00/00

MOREIRA SALES 22 24 4 84 03/00

NOVA ESPERANÇA 00/00

NOVA LONDRINA 1 17 19 5 93 01/00

PARAÍSO DO NORTE 44 48 5 86 00/00

PARANAVAÍ 00/00

PARANAVAÍ ARENITO 18 20 3 72 00/00

PARANAVAÍ ENTRE RIOS 00/00

PARANAVAÍ FAZENDA BRASILEIRA 00/00

PARANAVAÍ MOEMA 00/00

PARANAVAÍ MONTOYA 39 43 4 80,20 01/00

RONCADOR 00/00

RONDON 32 35 4 75 00/00

SANTA FÉ 30 33 5 82 00/00

SANTA ISABEL DO IVAÍ 2 11 15 4 100 00/00

SANTO INÁCIO 00/00

SÃO CARLOS DO IVAÍ 4 99 00/00

SÃO JOÃO DO CAIUÁ 00/00

SÃO JOÃO DO IVAÍ 00/00

SÃO PEDRO DO IVAÍ 00/00

TAPEJARA 00/00

TERRA BOA 23 25 4 78 00/00

TERRA RICA 18 20 3 81 00/00

UMUARAMA 51 56 4 78 03/00

UMUARAMA CAPITAL DA AMIZADE 00/00

UMUARAMA CATEDRAL 39 43 5 75 01/00

UMUARAMA DESPERTAR 22 24 4 53 00/00

Rotary Club Companheiro(a)

Campo Mourão Edson Silva de Lima

C.Mourão Gralha Azul Moacir M. Rissato

C.Mourão Gralha Azul Carlos A. Basseto

C.Mourão Gralha Azul Ciro L. Gnatkovski

C.Mourão Gralha Azul Rafael L. Morimoto

C.Mourão Gralha Azul Carlos H. Gonçalves

Maringá Aeroporto Sérgio A. Buchweitz

Maringá Aeroporto José F. Supriano

Maringá Alvorada Rinaldo A. Bruschi

Maringá Alvorada Wagner A. Arantes

Mgá. Cid. Ecológica Viviane

Maringá Colombo Neil Johnson

Moreira Sales Antonio Morosini

Moreira Sales Rodrigo F. Camilo

Moreira Sales José Carlos Fonseca

Nova Londrina Ricardo Mendes

Paranavaí Montoya Gerson Caliani

Umuarama David Luiz Dotto

Umuarama Diogenes M. Ferreira

Umuarama Valcir Simão

ADMISSÕES

BAIXAS

JULHO - DÓLAR ROTÁRIO

Relatório Mensal de Frequência - Junho/2011

R$ 1,60

MISSÃO DO ROTARY INTERNATIONAL, Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

A MISSÃO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Rotary Club Companheiro (a)

Campo Mourão Orlando Bedin

C.Mourão Gralha Azul Sandro R. Martini

C.Mourão Gralha Azul Rogério S. Tonet

Cianorte Luiz Sergio Castardo

Cruzeiro do Oeste Roberto B. Da Costa

Jandaia do Sul Eliane A.R.Martines

Mandaguaçu Élcio Pinheiro

Maringá Kakogawa Durval F. Martins


Top Related