Transcript
Page 1: Câmara Municipal de Coimbra apadrinha abertura de negócios com a Colômbia

Tiragem: 12000

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 11

Cores: Cor

Área: 13,15 x 29,74 cm²

Corte: 1 de 2ID: 56397964 30-10-2014

Manuel Machado, presidente da Câmara; Fernandes Antunes, Banco Santander; e Rosário Marques, da CCILC

Autarquia apadrinha abertura de negócios com a Colômbia111 Empresários de

Coimbra a caminho da Co-lômbia, à procura de opor-tunidades de negócio, ain-da são muitos poucos, mas o exemplo do laboratório farmacêutico Bluepharma pode abrir portas a outros investidores.

Este foi o principal exem-plo apresentado ontem no Encontro Empresarial “Internacionalizar para a Colômbia”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colom-biana (CCILC) com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que contou com cerca de três dezenas de participantes.

Ocorreu no Coimbra iParque, zona destinada à implantação de empre-sas tecnológicas, que en-tusiasmou a diretora exe-cutiva da CCILC, Rosário Marques, a trazer, proxima-mente, uma delegação de empresários colombianos para conhecer a zona.

A responsável destacou a taxa de crescimento anual do produto interno Bruto (PIB) colombiano, acima de quatro por cento, e o au-mento de exportações de Portugal para a Colômbia que cresceu 60 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2013.

O encontro destinou-se “a empresas exportadoras ou em processo de internacio-nalização e tem como ob-jectivo principal promover a internacionalização das empresas portuguesas para o mercado colombiano”, refere Rosário Marques.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ma-nuel Machado, empenhou-se pessoalmente neste encontro, alertando os pre-sentes para as oportunida-des de negócio que podem

surgir com o novo quadro comunitário de apoio Por-tugal 20202, que vai ser “o principal instrumento financeiro” da economia portuguesa nos próximos anos, até como incentivo à internacionalização.

Todavia, sublinhou que a relação entre os dois países deve ser nos dois sentidos, realçando a importância de Coimbra como Património Histórico da Unesco e como cluster tecnológico da saú-de, seja no âmbito público, como privado.

Destacando a existência de um Gabinete Municipal de Apoio ao Investidor e a constituição, em breve, de uma plataforma de desen-volvimento empresarial de Coimbra, Manuel Machado desafiou o tecido empresa-rial a “criar riqueza social-mente útil porque, embora essa tarefa também caiba ao Estado, são as empresas que lideram esse processo”.

Este encontro empresa-rial integra-se no projecto PROINTER PC – Promoção da Internacionalização Portugal-Colômbia, um programa co-financiado pelo programa COMPETE -Programa Operacional dos Factores de Competitivida-de ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Na-cional (QREN).

RA Colômbia regista um crescimento económico sustentado há mais de uma década

RHá oportunidades para todos os nossos produtos

discurso direto

Rosário Marques

DB-A. R.

Page 2: Câmara Municipal de Coimbra apadrinha abertura de negócios com a Colômbia

Tiragem: 12000

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 5,10 x 3,44 cm²

Corte: 2 de 2ID: 56397964 30-10-2014

Coimbra Câmara apadrinha abertura de negócios com a Colômbia >Pág 11


Top Related