Download - Caderno2 23 11 14

Transcript
Page 1: Caderno2 23 11 14

CADERNO DOISwww.odebateon.com.br Macaé (RJ), domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014, Ano XXXIX, Nº 8561 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉDIVULGAÇÃO

Orquestra de Cordas da Grota

Jovens talentos musicais em destaque hoje em MacaéA Orquestra de Cordas da Grota se apresenta às 11h deste domingo (23) no Teatro Municipal de Macaé, com patrocínio da Petrobras

Isis Maria Borges [email protected]

Abrindo um expressivo espaço para os jovens instrumentistas prove-

nientes de famílias de baixa renda, a Orquestra de Cordas da Grota chega a cidade se co-locando em evidência nos pal-cos macaense sob os aplausos do público. O espetáculo acon-tece às 11h deste domingo (23) no Teatro Municipal de Macaé, com patrocínio da Petrobras.

Reunindo crianças e adoles-centes da Grota do Surucucu, periferia de Niterói (RJ), a Orquestra ganhou mundo en-cantando plateias nacionais e internacionais, e revelando co-mo superaram a dura rotina da comunidade e viraram artistas.

A apresentação integra o projeto “Concertos Socieda-de Musical Macaense - série 2014”, patrocinado pela com-panhia. A série brinda o públi-co de Macaé e região com 11 concertos dedicados à música erudita instrumental e can-to lírico, com periodicidade mensal. Os ingressos estão a disposição do público a partir das 9h na Bilheteria do Teatro.

A agremiação musical mos-tra ainda o elogiado projeto que conduz crianças e adolescentes a uma nova perspectiva de pro-fissionalização da juventude.

REPERTÓRIOA Orquestra de Cordas da

Grota apresenta hoje um re-pertório que mistura erudito e

popular, executando obras de mestres da música mundial e nacional: Concerto em Si me-nor, de Oscar Rieding; Concer-to em Ré maior, de Antonio Vi-valdi; Lascia Ch'io Pianga - ária da ópera Rinaldo e Marcha em Ré, ambas de Friedrich Häen-del; Sinfonia Pastoral, quinto movimento da Sexta Sinfonia de Ludwig van Beethoven; Eu Sei que Vou Te Amar, de Vini-cius de Moraes e Tom Jobim; Garota de Ipanema, de Vini-cius de Moraes e Toquinho; e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Segundo os organizadores do evento, a Orquestra de Cor-das da Grota vem quebrando o preconceito e mostrando que comunidades da periferia, as mesmas que deram origem ao chamado “funk carioca”, também sabem fazer música erudita. Desde a sua fundação em 1995, o mundo dos jovens cresceu, onde eles se apresen-taram nos palcos de Portugal, Nova York e vários países da América Central. Hoje, são cinco CDs no currículo.

ENTUSIASMO DA PRESIDENTE

A presidente da Sociedade Musical Macaense, Deizeli da Cunha Moia, ressalta a impor-tância de trazer uma orquestra formada por crianças e adoles-centes para incentivar jovens macaenses a ouvir música erudita e instrumental. Ela informa que um dos objetivos desta série de concertos, além de popularizar o gênero musi-

cal, é formar novas plateias e a identificação com os artistas pode ajudar nesta tarefa.

“A Sociedade Musical Ma-caense vem trabalhando ao longo dos últimos 24 anos pa-ra popularizar este estilo de música ao qual nem todos têm acesso. Por isso, acreditamos na importância deste projeto. Por meio dele, conseguimos trazer artistas de renome ao Teatro Municipal de Macaé, de forma gratuita”, disse Deizeli.

ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA

A Orquestra de Cordas da Grota surgiu como iniciativa de uma professora aposentada para ajudar jovens carentes da Comunidade da Grota do Su-rucucu, em Niterói, em 1995. A proposta de intervenção so-ciocultural na vida daquelas crianças e adolescentes teve início com aulas de flauta do-ce. Depois de alguns meses de aprendizado, eles passaram aos ensaios em grupo e não de-morou muito para as primeiras apresentações em público, for-mando, assim, a Orquestra de Cordas da Grota.

A partir do sonho da profes-sora Otávia Paes Selles, o traba-lho foi crescendo, ganhou des-taque e premiações. A Orques-tra recebeu em 2004 o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio de Direitos Huma-nos Aluisio Palhano, da Pre-feitura Municipal de Niterói. Foi também semifinalista dos

prêmios Itaú-Unicef e Todos pela Educação, em 2007. Em 2008, recebeu o Título de Uti-lidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói e o Prê-mio da Cultura 2009 - Música Erudita, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E em 2013, ganhou o Prêmio de Tecnolo-gia Social do Banco do Brasil.

Em 2006 a Orquestra lançou seu primeiro CD, com peças do período barroco assim como

da Música Popular Brasileira. O segundo álbum, com can-ções natalinas, foi gravado dois anos depois. Em 2010, lançou o terceiro CD para comemorar seus 15 anos de história. Este ano, foram outros dois CDs: "Bach in Rio", com o pianista Jozef Kapustka; e "Sons da Grota", com participação do grupo Negros & Vozes e do Grupo de Flautas.

Todos os anos, o trabalho

realizado na comunidade da Grota do Surucucu aten-de a cerca de 140 crianças e jovens, com o aprendizado de instrumentos de cordas, como violino, viola e vio-loncelo, além da flauta doce. Nesses 19 anos de trabalho, já são 12 alunos formados em universidades, 36 em for-mação e mais de 25 formados em nível técnico trabalhando com música.

SERVIÇO

Concerto da Orquestra de Cordas da Grota

●DATA: 23 de novembro

●LOCAL: Teatro Municipal de Macaé

●HORÁRIO: 11h

●INGRESSOS: Entrada franca

Programa do espetáculoConcerto em Si menor (Oscar Rieding)Concerto em Ré maior (Antonio Vivaldi)Júpiter, movimento da Suíte dos Plane-

tas (Gustav Holst)Lascia ch'io pianga - ária da ópera Ri-

naldo (Friedrich Häendel)Sinfonia Pastoral, quinto movimento da

sexta sinfonia (Beethoven)Sinfonia Pastoral do Concerto Natalino

(Ângelo Corelli)Marcha em Ré (F. Häendel)Kannon em Ré maior (Johann Pache-

bell)Eu sei que Vou te amar (Vinicius de Mo-

raes e Tom Jobim)Garota de Ipanema (Vinicius e Toqui-

nho)Asa Branca (Luiz Gonzaga)

Page 2: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014

EDUCAÇÃO NA PONTA DO LÁPISpor AMÉLIA AUGUSTA GUEDES [email protected]

NAVEGANDO

www.HYPERLINK "http://www.gestaoescolar.org.br

Reportagens, entrevistas, ví-deos e testes que interessam a diretores e coordenadores peda-gógicos agora estão disponíveis no site GESTÃO ESCOLAR. Lá, além do blog Coordenadoras em Ação, que você já conhece, ago-ra há mais dois: Aluno em Foco, destinado aos orientadores, e Na Direção Certa, com questões so-bre o dia a dia de uma diretora de escola.

REVENDO E AVANÇANDO

LIVROS & CIA

“Se as nossas assim cha-madas elites nunca tiveram a menor noção do que seja cidadania, nem por isso en-contramo - nos diante de um caso desesperado: o remédio é obviamente a educação, en-carada como tarefa maior de toda a sociedade.”Jaime Pinsky

Livros: ● PESQUISA Social e Ação Pedagógica, de Paulo Meksenas. Editora Loyola; ● FOGÃOZINHO, de Frei Bet-to e Maria Stella. Editora Mercuyrio Jovem;

DVD: ● SOCIEDADE dos Poetas Mortos; ● O Nome da Rosa; ● O Suceso é Ser Feliz ● A Família Cósmica

AO MESTRE COM CARINHO

PROGRAMAÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO EVENTO CONECT

- Dia 25/11 - Exposição de Banners Turma 2309 Segu-rança do Trabalho

- Dia 25/11 - miniaudito-rio 2 - Trabalho em Altura - Angelo Henrique - 18h15 às 21h30

- Dia 25/11 - miniauditorio 1 - Proteção Respiratória - Admas - 18h15 às 21h30

- Dia 26/11 - miniauditorio 3 - Gestão de SMS - Antoni Júnior - 18h15 às 21h30

- Dia 26/11 - miniaudito-rio 2 - Trabalho em Espaços Confinados - Angelo Henri-que - CTSEG

A Fundação Educacional de Macaé, alicerçada na sua tradição de 22 anos de liderança regional no incentivo a educação superior e na competência de sua gestão ad-ministrativa, já vem trilhando o caminho da qualificação em sua ação educacional, visando “formar” um cidadão apto a enfrentar os desafios do mundo atual através de sua faculdade, a FEMASS e da parceria construtiva com outras instituições do ensino superior.

A cada período ela ganha substancial reforço com a chegada de novos gestores, novos mestres e alunos, que têm contribuído para o seu desenvolvimento acadêmico. Falando em gestores há de se destacar a atuação de Dr. Gleison Marinho Guimarães, Presidente atual da ins-tituição, professor da UFRJ e renomado médico pneu-mologista e do sono, que vem se tornando um grande empreendedor educacional, com autonomia crítica e criadora e, especialmente, principal artífice de um pro-

jeto moderno e autêntico de desenvolvimento. Como registramos anteriormente, todos os presidentes que por lá passaram a dirigiram com louvor. Mas não pode-mos nos esquecer da professora Maria Eny Carvalhal Rodrigues, grande mestra, que cuidou ainda no início da instituição, com zelo e competência. Foi uma pre-sidente identificada e comprometida com a criação da FUNEMAC, no governo do Prefeito Silvio Lopes. Geren-ciou o início da parceria com a UFF, para a implantação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, com a habilidade da negociação e liderança acadêmica, na medida certa.

Fundada em 1992, completou nesta última terça-feira (18/11/14) seus 22 ANOS. É a afirmação constante para gerações da presença marcante da educação superior.

Nossos parabéns ao Dr. Gleison, a todo o corpo docen-te e administrativo e aos alunos.

FUNEMAC - 22 ANOS dedicados ao ensino superior

APLAUSOS

5ª Semana de Engenharia de Controle e Automação

De 24 a 27 de novembro no campus do IFF Macaé, acontecerá a 5ª Secai - Semana de Engenharia de Controle e Automação, a III Semana de Segurança do Trabalho, com minicursos, palestras, mesa redonda, trabahos de pesquisa, Mostra de Extensão, Espaço Empresa-rial e Oportunidades.

Em sua 5ª edição, a Secai, organizada pelos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFF campus Macaé, novamente abrirá suas portas para receber, de todo o Brasil, estudan-tes, profissionais e aficionados por essa área da ciência e da indústria que cresce cada vez mais no mundo todo.

Veja o que está confirmado para esta edição:

24 de Novembro-18h: Cerimônia de Abertura-19h: Palestra “Aspectos legais da En-

genharia de Controle e Automação”, em que o Coordenador da Regional Leste do CREA-RJ irá abordar temas como: a le-gislação que afeta a profissão, os campos de atuação, ART e formação de Acervo Técnico e ética profissional.

25 de Novembro

-9h: Minicursos:“Robótica com LE-GO - Básico” , “Arduino”, “AutoCad 2 D”e“LabView”

-14h: Palestra “Aumente a inovação e descoberta através do Projeto Gráfico de Sistemas - Aplicações para Medição Sem Fio e Sistemas em Tempo Real.” Nesta palestra, será demosntrado como a Na-tional Instruments e sua abordagem de Projeto Gráfico de Sistemas podem ajudar a solucionar problemas desde áreas de medição sem fio até sistemas críticos que requerem determinísmo e confiabilidade.

26 de Novembro-9h: Minicursos: “Robótica com

LEGO - Avançado”, “HP 50G”e “SolidWorks”

-13h: Visita Técnica: Oceaneering-19h: Palestra “Impressão 3D pa-

ra embarcados”. Nesta palestra você aprenderá como funciona uma impres-sora 3D e como se a utiliza para criar seus próprios objetos, com um passo-a-passo de criação de um "case" simples para o Connected Launchpad da Texas Instruments.

27 de Novembro-9h: Minicursos: “HANDS ON

Impressoras 3D”, “MatLab”e “Au-

toCad 3 D”-17h: Rodada de RH-18h: Palestra “Controladores Lógicos

Programáveis - Conceitos e Implemen-tação”. Serão apresentados conceitos relativos à arquitetura de Controladores Lógico Programáveis, princípios de ope-ração, linguagens de programação, inter-faces de comunicação, aspectos de sele-ção, tendências bem como aplicações em sistemas de automação industrial.

-19h: Mesa RedondaEspaço onde os alunos egressos são

convidados para trocar experiências e aspirações com os alunos cursantes.

As inscrições começarão a partir das 10h do dia 24 de novembro na sala ao lado do auditório do campus Macaé. Ao final de todos os dias haverá um Coµee-Break de encerramento oferecido para

os participantes da semana aca-dêmica.

A inscrição de projetos, assim como a pré-inscrição no evento, pode ser feita através do site: <http://secai2014.blogspot.com.br/>/. Lá também estão disponíveis mais detalhes sobre os mi-nicursos e todos os eventos que aconte-cerão durante a Semana de Engenharia de Controle e Automação.

CONECTE - Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia no IFF Macaé

FIQUE POR DENTRO

O que a escola ensina? Em termos de atitude - e não de con-teúdo - ela ensina obediência. Essa atitude é essencial para que todo o resto da instituição escola possa funcionar. Sentar, quie-to, todo dia no mesmo lugar, ter uma atitude adequada para absorver o conhecimento não é, de forma nenhuma, atitude natural de aluno, mesmo de aluno adulto.

Em mais de um milênio de exercício de divulgação de co-nhecimento, escolheu-se e permaneceu aquilo que dava mais certo, funcionava melhor: calma, quietude, concentração e foco na direção do emissor do conhecimento a ser assimilado naquele minuto. Esse comportamento e esse formato são ade-quados para grupos pequenos ou grandes. Portanto, essa tem sido a melhor forma de divulgar conhecimento. Não é a melhor forma para aprender um ofício, desenvolver uma aptidão ma-nual ou mesmo corporal. Mas, para aquisição de informações e elaboração delas na forma de pensamento, parece que não apareceu nada melhor nesses milênios.

Agora, com os conhecimentos de Psicologia que temos, com o desenvolvimento da Pedagogia, podemos dizer que elimi-nando a troca de olhares, evitando a desordem provocada por movimentos, a probabilidade de podermos “prestar atenção” aumenta. Não é à toa que se assiste ao noticiário, à novela, ao show ou ao filme em uma disposição física e com uma atitu-de muito semelhante àquela de uma sala de aula. O arranjo é feito de tal maneira que o foco do olhar está no professor, na televisão ou no show, enfim, no emissor, e tentando evitar ao máximo que o ambiente seja ruidoso e/ou movimenta-do. Prestar atenção demanda certa calma no ambiente. Faz parte do instinto de sobrevivência permitirmos que ruídos estranhos, inesperados, atraiam a nossa atenção. Vai que é o bicho-papão chegando...

O período de focalizar não pode ser aleatório. Dá para de-terminar o tempo que conseguimos manter o foco, depois do

Geografia da obediênciaPONTO DE VISTA

Alunos do 8º ano do ATIVO, junto ao professor José Henrique. Parabéns pela produção do livro lançado recentemente

Alunos do Colégio ATIVO lançam livro de poesiasAconteceu, no último dia

29 de outubro, às 19 horas, no espaço do Colégio Ambiente Transformador InterAtivo, o lançamento do livro de poe-sias narrativas " Poetizando a Mitologia Africana ", escri-to pelos alunos das turmas do Oitavo ano / 2014.

A noite de total sumptu-osidade foi culminância do Projeto - Mitologias Poéticas desenvolvido na Oficina de História da Literatura, ad-ministrada pelo já renoma-do professor José Henrique da Silva, a partir da leitura, compreensão e interpreta-ção das obras, publicadas pela Editora Companhia das

Letrinhas, " Xangô, o Trovão " e " Oxumarê, o arco-íris " de Reginaldo Prandi, sociólogo e escritor, doutor em sociologia pela USP , Professor Sênior do Departamento de Sociolo-gia da USP e Pesquisador do CNPq ( Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ).

Atualmente, a Lei 10. 639, sancionada em nove de janei-ro de 2003, pelo ex - presiden-te Luís Inácio Lula da Silva, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e incluiu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os currículos escolares. Depre-

endendo - se a óbvia primor-dialidade de ao trabalhar este aspecto cultural deparar - se com o ensino da Arte, não é dificultoso compreender a premência de propiciar ao educando, consequentemen-te, o estudo da Literatura pro-duzida por esta fundamental e inegável contribuição ge-radora de nossa sociedade. E quando pensa - se nesta Lite-ratura, desprovida de precon-ceitos e como uma atividade humana, criadora, que utiliza a linguagem e a língua para fins não somente de comuni-cação, mas também para fins estéticos e de cultura, aproxi-ma - se, entre tantos outros ,

do Gênero Textual Mito, gera-dor de todo este trabalho.

E ao se refletir em Mitos, por que após o estudo das mitolo-gias greco - romana, nórdica e egípcia, trabalhadas na Ofici-na em outros anos escolares, não apresentar - se, dentro desta visão pluricultural, ao leitor em formação, as histó-rias da fascinante mitologia africana - uma mitologia que nada fica a dever às demais, em matéria de originalidade, encanto e literariedade?

A partir do trabalho de co-nhecimento destas narrativas, nasceu a ideia, por parte dos alunos, de recriar tais textos mitológicos no gênero Poe-

sia Narrativa, fazendo assim surgir, pela criação coletiva, a obra lançada, na noite em referência.

Importante não deixar - se de citar a enobrecedora pre-sença da professora de Lite-ratura Africana da Faculdade de Ciências e Letras de Macaé, Ivânia Ribeiro, que muito abrilhantou a noite com sua fala de abertura.

Mais uma vez, nossos pa-rabéns à EQUIPE ATIVO, que volta a mostrar sua ex-celência em trabalhar com Pedagogia de Projetos e que já é de tradicional conheci-mento nos meios educacio-nais macaenses.

Dr. Gleison Marinho Guimarães, presidente da FUNEMAC

Capa do Livro Poetizando a Mitologia Africana, produzido pelos alunos do 8º ano do Colégio ATIVO

que, obrigatoriamente, o nosso pen-samento foge e deriva. Esse período - entre 45 minutos e uma hora - po-de aparecer arbitrário, mas também obedece ao resultado da observação realizada nesses milênios.

Todos os povos que acumulam in-formações, tradições e se dedicam a transformá-las e a gerar o novo a par-tir do passado têm instituições na for-ma das nossas escolas. Outras ativida-des mentais, como a criatividade, por exemplo, funcionam melhor em roda, em pares, em pequenos grupos. Mas, ainda, o mais eficiente arranjo físico para transmitir da tabuada à história do mundo, das fórmulas de Física e Química à Gramática, tornando todo esse conteúdo compreensível, ainda é o da nossa sala de aula. Que se invente um melhor.

Page 3: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014 CADERNO DOIS 3

VIP'S por ISIS [email protected]

“COMO É FELIZ

AQUELE QUE NÃO

SEGUE O CONSEL-

HO DOS ÍMPIOS,

NÃO IMITA A

CONDUTA DOS

PECADORES, NEM

SE ASSENTA NA

RODA DOS ZOMBA-

DORES! AO CON-

TRÁRIO, SUA

SATISFAÇÃO ESTÁ

NA LEI DO SENHOR,

E NESSA LEI

MEDITA DIA E

NOITE.””

(SALMOS 1:1-2)

A linda Flávia em noite de muitos sorrisos e alegria, ladeada pelos pais Waléria e Flávio

Liz sendo altamente paparicada pelos avós Socorro e Luís

Futura PsicólogaEm festa está a linda Flávia Borges

Gonçalves da Silva, com sua forma-tura do Ensino Médio pelo Centro Educacional Sigma de Brasília (DF), esta semana. A jovem já está aprova-da no último vestibular para a Facul-

dade de Psicologia, motivo de muita alegria para toda família, em especial dos seus pais Waléria e Flávio, e seu irmão Víctor.

Parabéns, linda!!! Deus a abençoe sempre!!!

Na festa de 22 anos do grupo Coro das Cigarras, as poetas Ivania Ribeiro, Leci Dias, Aurora Pacheco, Sandra Wyatt, Éstia Batista e Ivonete Pascoal em clima de muita alegria

Família em festaDomingo (16) foi altamente festivo pa-

ra Fernanda e Nilton, por conta dos cinco meses da filha Liz. Feliz da vida, o casal fes-tejou a data com orações de agradecimen-

to a Deus, em meio a almoço em família, reunindo especialmente os avós Socorro e Luís Dias.

Parabéns, linda! Deus a abençoe!!!

A linda Liz, em seu quinto mês de vida, junto aos pais Nilton e Fernanda

Antônio Carlos saindo do casamento e passando para um bate-papo com o amigo Edison em seu recente churrasquinho na aroeira. Parebéns!

Portadores de AlegriaNa próxima terça-feira (25), o grupo de dança Portadores de Alegria celebra

15 anos de atividades. A data será marcada por um espetáculo, que acontecerá às 19h30 no Teatro Municipal de Macaé com entrada gratuita. Os artistas são pessoas com deficiência, que mostram talento, arte e superação.

22 anos de amizade e poesiaO grupo Coro das Cigarras completa neste mês de novembro 22 anos

de amizade, poesia e muito amor por Macaé. A data foi comemorada durante o encontro das participantes, que acontece mensalmente.

Mil parabéns!!!

A competente jornalista Luciene Rangel e a aniversariante de terça-feira (18), Sandra Matsumura, carinhosamente cumprimentada durante evento na Funemac

Mesas de Natal

Uma excelente exposição está na agenda da cidade. Trata-se da 1ª Mos-tra de Peças Porcelanas Pintadas a Mão com o tema “Mesas de Natal”, que acontece nas próximas terça, quarta e quinta-feiras (25, 26 e 27) na Casa de España de Macaé - Av. dos Jesuítas, 40, Imbetiba -, colocando à venda belos objetos e lembranças natalinas. Tudo é confecionado pelo grupo Campo das Artes Atelier.

O empresário Leandro Mussi em momento de lazer, ao pescar um super tucunaré no Rio Amazonas, recentemente

Campo das Artes AtelierA 1ª Mostra de Peças Porcelanas Pintadas a Mão é comandada por ma-

ravilhosas mulheres, que compõem o Campo das Artes Atelier. Elas se reúnem todas as terças e quintas-feiras, para, juntas, pintarem sobre a porcelana. Algumas já têm uma noção de pintura, outras são muito cria-tivas. Neste espaço das artes acontecem workshops com outros materiais, ministrados por professores de fora da cidade, buscando qualificar sempre esta área em Macaé.

KANÁ MANHÃES

Sorriso MarotoUm super show promete movimentar Macaé no próximo 4 de dezembro. É

o grupo Sorriso Maroto, que tem o integrante Serginho (que morou toda a sua infância e juventude em Macaé, e aqui deixando muitos amigos), que vai se apresentar na nova casa noturna Vibe Music.

Page 4: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CINEMA EM CASA

Eu Sou Ali - A História de Muhammad Ali● A biografia conta a história do ex-pugilista norte-ame-

ricano Muhammad Ali, considerado um dos maiores da história do esporte. A vida do lendário boxeador é contada através de áudios pessoas de Ali, com entrevistas e depoimentos do círculo de familiares e amigos dele.

● DOCUMENTÁRIO/BIOGRAFIA - Ano: 2014 - Duração: 127 minutos - Cor - 12 anos - Universal Pictures

O Doador de Memórias ● UMA pequena comunidade vive em um mundo apa-rentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarrega-da a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treina-mento para provar que é digno da responsabilidade. ● FICÇÃO - Ano: 2014 - Duração: 97 minutos - Cor - 14 anos - Paris Filmes

Transformers: A Era da Extinção● ALGUNS anos após o grande confronto entre Au-

tobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atual-mente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das au-toridades americanas.

● AÇÃO/FICÇÃO - Ano: 2014 - Duração: 166 minutos - Cor - 12 anos - Paramount Pictures

Paris a Qualquer PreçoMaya (Reem Kheric), de origem marroquina

que vive em Paris há 20 anos. É a garota da moda. Em ascensão, ela está prestes a obter seu primeiro CDI estilista na casa de moda que ela trabalha. Mas em uma abordagem policial de rotina, desco-brem que sua autorização de residência expirou, e terá que retornar em menos de 24 horas para o Marrocos. Voltar a este país e esta família que ela queria esquecer. Choque de culturas, choque de preconceitos, Maya vai fazer de tudo para voltar. Realmente tudo. Quando o futuro na moderna Paris torna-se a sonho de um imigrante sem do-cumentos.

Comédia - Ano: 2014 - Duração: 106 minutos - Cor - 14 anos - Califórnia Filmes

CULTURA

FMC coloca placas de identi�cação nos Lugares de MemóriaO calendário para colocação das placas se divide em dois dias, na quarta-feira (26) e domingo (30), quando será realizado o último passeio do projeto neste ano

Os Lugares de Memória do Roteiro Histórico, Cultu-ral e Turístico de Macaé

vão ganhar placas de identifica-ção contendo breves informa-ções sobre os mesmos, a partir da próxima semana. A ação é

executada pela Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Históri-co da Fundação Macaé de Cultu-ra (FMC). O calendário para co-locação das placas se divide em dois dias, na quarta-feira (26) e domingo (30), quando será reali-

zado o último passeio do projeto neste ano.

Cerca de 60 alunos do curso de Formação de Professores do Co-légio Estadual Luiz Reid estarão participando na próxima quarta-feira, nos horários de 8h e 13h30,

da primeira etapa para a coloca-ção das placas durante as visitas no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, Igreja de San-tana e as sociedades musicais Nova Aurora e Lira dos Conspi-radores. No domingo, o roteiro

levará os que se inscreverem para visitar e acompanhar o ato solene de instalação das placas no Solar dos Mellos, Palácio do Legislativo (antiga Câmara Mu-nicipal), Forte Marechal Hermes e Teatro Municipal.

As inscrições para o último passeio poderão ser feitas no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, na rua Conde de Araruama, 248 - Centro ou pelo telefone: (22) 2763-2396 / (22)2759-5049

PAULA MOURA

Page 5: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014 CADERNO DOIS 5

BOA LEITURA

Fogo-Fátuo ● O superficial mundo da fama e a pesada rotina do sub-mundo policial são os fios narrativos do novo romance de Patrícia Melo, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira e com uma carreira de sucesso também no exterior, com obras traduzidas e premia-das em diversos países. Encenado numa São Paulo contemporânea e degradada, “Fogo-Fátuo” traz à tona a combustão apodrecida dos cadáveres, dos relacionamentos e do caráter humano, numa trama ágil, de imagens fortes e estilo mordaz. Dele emer-ge a primeira detetive da carreira de Patrícia Melo, a perita Azucena. É ela quem conduz a investigação da morte do ator Fábbio Cassio, em pleno palco, e revela a cortina de intrigas e mentiras que envolvem o caso. Com 304 páginas, o livro é um lançamento da Editora Rocco.

O TempoEm “O Tempo”, Clarice Lispector faz aparições. A

presença da escritora, como indica o curador Rober-to Corrêa dos Santos, se mostra em forma de frases, enunciados, sensações e pensamentos. O material foi cuidadosamente escolhido em parte da obra da grande escritora. Em um prosseguimento ao que havia inicia-do em “As Palavras”, desta vez o curador coleta frases de Clarice em “Minhas Queridas”, “Cartas Perto do Coração”, entre outras obras da escritora. O resulta-do é uma coletânea que retrata, acima de tudo, o modo como pensava Clarice, seu senso de humor refinado e sagaz, suas fraquezas e franqueza. Enfim, sua forma de ver o mundo apresentada por meio de sua melhor aptidão: o texto. “O Tempo” pode ser lido de forma aleatória, colhendo uma frase aqui ou ali, mas alguns capítulos tornam-se ainda mais interessantes quando lidos de maneira linear. Partes de algumas obras são tão indissociáveis, que o curador optou por um recorte mais longo, como se fossem histórias curtas.

A Herança ● O mais novo thriller de John Grisham conduz o leitor de volta ao maior sucesso de sua carreira, “Tempo de Matar”. Dessa vez, o advogado Jack Brigance está envolvido em mais um julgamento polêmico, capaz de trazer à tona velhas tensões raciais e desenterrar detalhes nebulosos do tortuoso passado da pequena cidade de Ford County. Desiludido com o Direito e às voltas com inúmeros problemas financeiros, Jake Brigance procura um meio de sobreviver ao caos em que sua vida se transformou após o julgamento de Carl Lee Hailey, em 1985. E agora, passados três anos, Jake trata de pequenos casos em Clanton, uma cida-de esquecida no Mississippi. Mas a paixão de Jake é renovada quando recebe pelo correio um inesperado pedido. Seth Hubard, recluso morador de Clanton, se suicidou no domingo, mas na véspera enviou para o advogado seu testamento, escrito à mão e com or-dens claras: os seus bens devem ser divididos entre um irmão há muito desaparecido, a sua igreja, e Lettie Lang, sua empregada.

Criatividade S.A. -Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração● QUAL a fórmula por trás de” filmes adorados por mul-

tidões como “Toy Story”, “Monstros S.A.” ou “Pro-curando Nemo”? Em “Criatividade S.A. - Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Ver-dadeira Inspiração”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brains-torm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios. Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso. Esses são alguns dos princípios apresentados por Catmull no livro. Quase 20 anos depois do lançamento do primeiro filme da trilogia “Toy Story”, Catmull, atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica. Com 320 páginas, o livro é um lançamento da Editora Rocco.

HOMENAGEM

Histórias de vida marcam homenagem de funcionários do Hotel PersonalA reunião informal, po-

rém cheia de surpresas, ocorrida terça-feira

(18), com os funcionários do Hotel Personal, agora com nova direção e nova gerência geral, sob a responsabilidade do Senhor Edilson Soares, marcou mais uma etapa das atividades de hotelaria, oca-sião em que, seis funcionários foram homenageados. Para cada um dos que completaram cinco anos, Edvanice Santos de Jesus, Tatiana Ferreira Toreta, e Sandra Bernardina

Pantoja Soares, e os que com-pletaram oito anos, Jaciara Almeida Barroso e Paulo Ta-deu Calado dos Santos, a di-reção entregou, sob aplausos de todos os que participaram da solenidade, um Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados ao Hotel Personal, cabendo a homena-gem especial, à Governanta Ana Célia Pereira Vieira que, além do Certificado, recebeu uma TV de 47 polegadas, por ter completado 10 anos.

Para as mais de três deze-

nas de funcionários do Hotel Personal, foi um momento especial pelo fato de estar a empresa mudando a direção e buscando com outras alterna-tivas melhorar o atendimento aos hóspedes, desde a recep-ção quando é feito o check-in, até o momento do check-out. “Temos que fazer com que o nosso hóspede se sinta no Hotel Personal como se es-tivesse em sua própria casa. Cuidamos para proporcionar a cada um atenção especial e para isso contamos com esse

valoroso grupo que compõe os diversos cargos”, disse o gerente geral Edilson Soares.

Coube ao diretor da empre-sa, Oscar Pires, junto com a esposa e sócia Zilma Zarour Pinheiro Pires, saudar os pre-sentes lembrando fatos de al-guns profissionais, dentre as quais, em especial, a Gover-nanta Ana Celia Pereira que há pouco mais de 10 anos, con-quistou no Hotel Personal seu primeiro emprego, galgando o atual posto por mérito. Oscar Pires agradeceu a fidelidade

de todos os colaboradores e prometeu novas surpresas na nova jornada, quando o Hotel está passando por algumas modificações com o objetivo maior de atender aos inúme-ros hóspedes que preferem ocupar os aposentos do Perso-nal, por estar situado no cen-tro da cidade, possibilitando o fácil acesso aos mais diversos setores comerciais, bancários, outros serviços e, ainda, dis-tante apenas três quilômetros do aeroporto, porém, no pri-meiro quarteirão do Terminal

Rodoviário intermunicipal e do Terminal Central de ôni-bus urbanos.

A confraternização de soli-dariedade foi encerrada com a entrega dos certificados e presentes, além de bolo, sal-gados e refrigerantes, mar-cando, desta forma, mais uma etapa de avanço nos métodos de trabalho do Hotel Perso-nal, situado na Rua Benedito Peixoto, 90-A (www.hotel-personal.com.br), edifício com 10 pavimentos e 80 uni-dades habitacionais.

Ana Celia Pereira, homenageada pelo gerente geral Edilson Soares, pelos diretores Oscar e Zilma Pires, por ter completado 10 anos na empresa, galgando os mais diferentes postos e hoje é a Governanta.

Jaciara e Paulo Tadeu que completaram oito anos no Hotel Personal, recebendo diplomas de reconhecimento entregues por Fernando Lima e pelo gerente geral Edilson Soares

Sandra, Tatiane e Edvanice recebem Diploma de Honra ao Mérito entregues por Ilcimar, Zilma e Ailton, respectivamente, pelos cinco anos de empresa dedicados ao Hotel Personal.

Feliz da vida pela homenagem, a Governanta Celia Pereira recebeu como prêmio pelos 10 anos do Hotel Personal uma Smart Tv de 47 polegadas sob aplausos dos funcionários.

Depois da confraternização realizada no Salão de Convenções, todos participaram de um coquetel dominado pela alegria de toda a equipe de funcionários.

Page 6: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ6 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COLUNA DA MULHER

Fique de olho na carteira de vacinaçãoVIVER BEM

Verão e férias, a combinação perfeita para se fazer aquela viagem que foi planejada durante o ano in-teiro. Além da revisão do carro, da escolha das roupas certas e tantos outros detalhes que garantem a alegria do passeio, quase ninguém se lembra de checar se a região a ser visitada é foco de alguma doença e quais as vacinas para a sua preven-ção. Por isso, fique atento.

O risco de reintrodução do saram-po ainda preocupa as autoridades sanitárias. Em países como Japão, Alemanha e outras nações da Áfri-ca, responsáveis por um número considerável de visitantes ao Bra-sil, a cobertura vacinal em relação a essa doença não é muito ampla e o sarampo continua a ocorrer.

Há no país uma segurança razoá-vel da imunização contra o saram-po em crianças. Já em relação aos adultos não se pode dizer o mesmo.

As vacinas ainda são o melhor remédio contra algumas doenças

Isso se deve ao fato de a cobertura vacinal contra a doença ter sido intensificada no Brasil a partir do final da década de 80. Praticamen-te todos os bebês nascidos desde então foram vacinados, mas quem tem mais de 20 anos pode não ter recebido a dose e, assim, estar sus-cetível à contaminação.

Diante disso, o Ministério da Saúde recomenda às secretarias estaduais de municipais de Saúde que desenvolvam estratégias para intensificar a vacinação dos viajan-tes e dos profissionais da área de turismo. A aplicação da dose nessas pessoas deve ser realizada principal-mente nas cidades que atraem mais turistas estrangeiros, como Rio de Janeiro, Florianópolis, Foz do Igua-çu e capitais do Nordeste. A vacina está disponível em qualquer posto de saúde, mas os próprios empresá-rios de turismo, associações ou sin-dicatos do ramo podem procurar as representações do Programa Nacio-nal de Imunizações (PNI) das secre-tarias estaduais de Saúde e elaborar ações de vacinação para grupos es-

pecíficos. Nesses casos, o PNI fornece doses da vacina para aplicação nos profissionais.

Erradicada do Brasil des-de 1994, a poliomielite ainda ocorre em regiões que man-têm estreita relação turística e comercial com o Brasil, como é o caso da África. Para garan-tir a erradicação da doença, o Ministério da Saúde promo-ve, em parceria com Estados e municípios, campanhas de vacinação contra a paralisia in-fantil, de forma a aplicar doses de reforço àquelas recebidas pelas crianças na rotina dos postos de saúde. Portanto, é importante manter o cartão de vacina da criança atualizado.

Outro flagelo é a febre ti-fóide; provocada pela bac-téria Salmonella typhi, é uma doença transmissível associada a baixos níveis so-cioeconômicos, em especial às precárias condições de sa-neamento, higiene pessoal e ambiental. A infecção ocorre

pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina que apresentem a bactéria S. typhi. Algumas vezes pode ser transmitida pelo contato direto (mão e boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de indivíduo infectado. A vítima elimina a bactéria nas fezes e na urina, independentemente de apre-sentar os sintomas da doença.

Os principais sinais e sinto-mas da doença são febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, retar-damento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia e tosse seca. O paciente deve receber tratamento ambula-torial, basicamente com an-tibióticos e reidratação. Em casos excepcionais, é preciso internação para hidratação e administração venosa de antibióticos. Sem tratamento

antibiótico adequado, a doen-ça pode ser fatal em até 15% dos casos.

Para se prevenir da do-ença, basta ferver ou filtrar a água antes de consumi-la, prevenir-se com higiene pessoal, saneamento básico e preparo adequado dos ali-mentos, evitar alimentação na rua e, se necessário, dar preferência a pratos prepa-rados na hora, por fervura, e servidos ainda quentes.

No caso da cólera, trata-se de uma doença diarreica infecciosa aguda, causada pelas bactérias Vibrio cho-lerae O1 e O139. Diarreia e vômito são as manifesta-ções clínicas mais frequen-tes. Os principais sinais e sintomas são variados, e vão desde infecções assintomá-ticas até casos graves, com diarreia abundante e in-controlável, que pode levar a um estado de desidratação grave e choque.

DIVULGAÇÃO

SUPERAPETITE

Ingredientes:● 1 xícara (chá) de água mineral; ● 1 xícara (chá) de cacau em pó; ● 1 1/2 xícara (chá) de manteiga

sem sal; ● 2 1/4 xícaras (chá) de açúcar; ● 4 ovos; 1 colher (sopa) de bauni-

lha; ● 1 xícara (chá) de creme de leite; ● 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; ● 1 colher (chá) de fermento em pó.

Recheio: ● 400 gramas de chocolate meio

amargo; ● 200 gramas de creme de leite; ● 300 gramas de glucose de milho.

Preparo e dicas importantes:1. Numa panelinha pequena,

esquente a água e dilua o cacau.

2. Reserve Em outro reci-piente, derreta a manteiga

Cupcake Natalino de Chocolate e TrufaIngredientes: ● 1/4 de xícara (chá) de óleo; ● 1 cebola média picadinha; ● MEIA colher (sopa) de sal; ● MEIA colher (chá) de pimenta-do-reino; ● 2 xícaras (chá) de água; ● 1 colher (sopa) de manjericão picado; ● 2 colheres (sopa) de salsinha picada; ● 4 ovos ligeiramente batidos; ● 4 coxas e 4 sobrecoxas de frango.

Preparo1. Desosse o frango e corte em pedaços peque-

nos. 2. Transfira para uma panela média, acrescente o

óleo, a cebola, o sal e a pimenta e refogue em fogo alto, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até o frango ficar dourado.

3. Reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe, me-xendo de vez em quando e regando com água aos poucos, até o frango ficar macio - cerca de 20 minutos.

4. Polvilhe com o manjericão e a salsinha e misture.

5. Adicione os ovos batidos e mexa bem. 6. Cozinhe até a mistura ficar cremosa (aproxi-

madamente 4 minutos). 7. Sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

Pão de Abóbora

O chapéu fez grande suces-so na cabeça das mulheres nas décadas de 1920 a 1940

e, pouco a pouco, deixou de ser “moda”; ficou brega. No entanto, paralelamente, virou artigo de luxo e aparecia apenas na cabeça de mulheres abastadas ou da rea-leza europeia, ícones da elegância como a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Decididamente, o chapéu não era acessório para se usar na rua, no dia a dia, ou andar de ônibus. Como isso mudou!

Primeiro porque a moda ficou democrática, cada um e cada uma pode usar o que quiser. De mo-do geral, todos podem seguir as tendências da moda, quem tem orçamento folgado e quem não tem, pois as confecções populares copiam os estilos chiques e assim ninguém fica de fora.

O mesmo aconteceu com o chapéu. Atualmente, abastecem as barracas e lojas de importados, são bonitos, tem ótima aparência e assim não fazem feio na cabeça das mulheres. Ainda existem os mode-los elegantes e de confecção fina, os quais não são tão acessíveis assim.

Outro fator importante que ala-vancou o uso do chapéu é a ne-cessidade de proteção contra os

raios UVA e UVB. É bem verdade que o chapéu

não e tão popular assim no dia a dia, mas ganharam novo fôlego na praia e nos passeios ao ar livre.

De olho nesta nova tendência, a indústria especialista na con-fecção da moda tem se esmerado em pesquisas e desenhos de mo-delitos para os chapéus, os quais têm aparecido confeccionados em finos tecidos, e que completam com outros materiais, oferecendo peças que caem muito bem e podem ser usados sem sustos por todas.

O chapéu é uma peça do vestu-ário bem versátil; não se pode ne-gar que o chapéu está na cabeça das mulheres sem tantos formalismos e serve para criar um estilo, mas va-mos combinar que é preciso char-me e personalidade para fazer um bom uso deste acessório, que tem o dom de dar ares de romantismo e sofisticação em qualquer produção.

Com a chegada do sol escaldante do verão, nada como optar por um modelo de palha e fita, em cores que combinem entre si, vão bem com calças compridas ou saias lon-gas; ou então aquele confecciona-do em tecido e cheio de pequenas flores para combinar com a nova tendência da moda podem se tor-

GB IMAGEM

O chapéu está com tudo; o acessório é elegante e ainda protege contra os efeitos nocivos do solGB IMAGEM

A nova moda na cabeça das mulheres

O chapéu é um item chique e versátil. Ele também vai muito bem na praia ou nos passeios ao ar livre. Basta saber escolher corretamente o modelo

nar a sua marca registrada, o seu jeito de ser.

Gostou da ideia? Fique de olho nos modelos disponíveis no mer-cado. Bem populares, são aqueles confeccionados com uma fina trama de fios sintéticos e fitas co-loridas arrematam a costura entre a copa e a aba do chapéu. Vale usar a criatividade e amarrar echarpes, flores, camafeus, contas, pedrinhas coloridas e tudo mais que a sua imaginação permitir.

Falando em chapéus e outros protetores, o verão sempre foi sinônimo de férias, ou de finais de semana alegres e passados ao ar livre até que alguém descobriu que o abuso do sol pode causar doenças de pele. Exaustivamente se anuncia que abusar do sol pro-voca o envelhecimento precoce e isto foi um foi um balde de gelo que jogaram na alegria de curtir a piscina ou a praia.

Daí, a notícia maravilhosa: o protetor solar veio para prevenir e junto com ele, as poderosas vita-minas que ajudam a combater o tal envelhecimento que todas e todos querem adiar. Resultado, dá para curtir as delícias do sol. Basta rever algumas dicas saudáveis.

No verão é muito comum per-

dermos maior quantidade de líquidos, o que pode provocar desidratação. Evite esse tipo de problema tomando, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Envelhecimento precoce e cân-cer de pele são alguns dos riscos que aumentam quando você se expõe ao sol entre 11 e 16 horas, quando os raios ultravioletas in-cidem com maior força. Por isso, faça do protetor solar o seu com-panheiro diário não se esquecendo dos cremes específicos para o redor dos olhos. Neste caso, durante o dia prefira aqueles que também tenham FPS.

E vai aqui, a velha dica, mesmo se não estiver na praia, o protetor solar deve ser o seu companhei-ro fiel. Reaplique ao longo do dia, lavando bem o rosto e o pescoço antes. Se tiver dúvidas, consulte um dermatologista que indicará qual é o tipo ideal para sua pele, uma vez que existem vários ín-dices de fatores de proteção e formulações especiais sem óleo, em gel ou em creme.

Além disso, por que não incluir o chapéu em sua bolsa de praia ou de piscina? Com ele, você protegerá o rosto e o pescoço, além de ganhar ares de elegância e romantismo.

e o açúcar. 3. Leve esta mistura à

batedeira e bata, na velocidade máxima, durante cinco minutos.

4. Desligue e verifique se esfriou.

5. Junte 1 ovo. 6. Ligue, coloque os

demais ovos, um a um, até a massa ficar homogênea.

7. Desligue, junte a bauni-lha e bata novamente.

8. Despeje a água com cacau e bata de novo.

9. Desligue. Alternada-mente, junte a farinha e o creme de leite.

10.Mexa com uma colher de pau a fim de mistu-rar homogeneamente a farinha.

11. Acrescente o fermento. 12.Mexa bem. 13.Coloque 1 colherada e

meia de massa em cada fôrma.

14.Asse os bolinhos por 20 minutos em forno prea-

Este bolinho maravilhoso chamado “Cupcake” invadiu a mesa brasileira. De aparência charmosa, pode ser preparado das mais diversas maneiras, tanto doces como salgados. Experimente o Cupcake Natalino de Chocolate e Trufa

quecido a 180º C. 15.Desenforme e deixe se-

car sobre uma grade fria.

Recheio: ● NUMA travessa de vidro, pi-

que o chocolate. ● COLOQUE em banho-maria

até o chocolate derreter. ● JUNTE o creme de leite e

mexa. ● COM as mãos molhadas,

pegue a glucose e misture ao chocolate.

● DEIXE descansar durante 4 horas.

● PASSADO este tempo, use o saco de confeiteiro com o bico

● ROSETA preencha o centro do bolinho e faça uma cober-tura em forma de espiral.

● DECORE como preferir usan-do confeitos coloridos.

As principais medidas de controle da cólera são: consumo de água de boa qualidade e em quantidade suficiente; destino e tratamento adequado dos deje-tos humanos; destino adequado do lixo; bons hábitos de higiene pessoal e na manipulação dos alimentos.

Procure um posto de saúde e coloque a sua carteira de vacinação em dia. Este ainda é o melhor remédio.

Page 7: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014 CADERNO DOIS 7

CIGARRAS DE MACAÉpor AURORA [email protected]

CIGARRAS DE MACAÉ - Hoje, 23 de novembro, apresentamos poesia de nossa querida amiga Ivonete Pascoal, a Nete.

Minha amiga, por favor,Vê se encontra por aí,

Essa tal felicidadeE leve para ela um recado:

- Pergunte como se faz,Para ela me visitar...

Diga que há muito a estou a esperar...E essa visita tão rara,

Só fico a me preparar...Adorno pus na cabeça,Com laço de fita e tudo,

Com flores de todas as cores...Fora ter coração puro,

Sentimentos de menina,Demonstrar ter humildade,

Meu vestido é de chita...Sapatos eu aboli,

Para ter os pés no chão...Diga que ela ao chegar,

Venha bem devagarzinho,Para não me assustar,

Pois de tanta felicidade,Ela pode me matar!!!!

A Tal Felicidade

Ah! Amiga Nete, essa tal felicidade, que buscamos dia após dia, muitas vezes está bem pertinho, no papear com amigos, no ver o sol nascer, na lua arrebentando de tanta luz, no toque macio das mãos dos netos a nos acarinhar, no som do piano da ilustre Yuka Shimizu numa manhã de domingo, nas flores do jardim, no verde da Praça da Matriz, nas compras na Feirinha, que bem cedinho acorda Macaé, no brilho nos olhos das crianças do Ballet da Escola de Dança Municipal, no assistir a saída dos barcos para o mar, no vento embalando as folhas das palmeiras por toda cidade... No azul do mar da Praia Campista... Nas Contado-ras de Estórias de nossa Macaé, nos levando a um tempo sem tempo...Essa tal felicidade, no poder trabalhar, no poder se doar, no poder amar e ser amada... Ah! Essa tal felicidade por estar vivo e apreciar a vida nos detalhes mais simples, onde os valores se contam nas batidas do coração explodindo de alegria ... Ah! Essa tal felicidade!!!

[email protected] <mailto:[email protected]>Aurora Ribeiro Pacheco

MENSAGEM DE FÉpor ROBSON OLIVEIRA

O Lugar CertoO dia havia apenas ama-

nhecido e o agricultor so-litário já estava capinando a lavoura. Aquele seria, co-mo outros tantos, um dia de trabalhos árduos de sol a sol. Ele sulcava o solo e, ao mesmo tempo, pensava na vida. Como era difícil a sua luta diária para sus-tentar a família... Algu-mas vezes se surpreendeu questionando a justiça di-vina, que o escolhera para o trabalho duro enquanto privilegiava outros com tarefas leves e agradáveis.

O sol já ia alto quando ele, cansado, tirou o cha-péu e limpou o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da en-xada, e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes.

Ao longe, era possível ver a rodovia que cruzava as plantações, e ele avis-tou um ônibus que tran-sitava pelas cercanias. Imediatamente pensou consigo mesmo:

- Vida boa deve ser a da-quele motorista de ôni-bus. Trabalha sentado, e sem muito esforço con-duz muita gente a vários destinos. Não toma chuva nem sol e ainda, de que-bra, deve ouvir uma mu-siquinha para se distrair.

De fato, o motorista trabalha sentado e não está sujeito às intempé-ries. Todavia, o motorista

pensou, de si para consi-go mesmo, ao ser ultra-passado por um automó-vel de passeio:

- Vida boa mesmo deve ser a desse executivo, di-rigindo um carrão de luxo! Não tem patrão para lhe cobrar horários nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família.

No entanto, logo à fren-te o executivo pensava em como era difícil a sua cor-reria diária. As preocupa-ções com os negócios, as viagens longas, as reuni-ões intermináveis, o sa-lário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimen-tos, e outras tantas coisas para resolver. Mergulha-do em seus pensamentos, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza:

- Vida boa é a de piloto de avião. Conhece o mun-do inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salá-rio é compensador.

Dentro da cabina da aeronave estava um ho-mem a pensar nos seus próprios problemas:

- Como é dura a vida que eu levo. Semanas longe da esposa, dos fi-lhos, dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que

no solo e, para agravar, estou sempre preocupa-do com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade.

Nesse instante, um pon-to escuro no solo lhe cha-mou atenção.

Observou atentamen-te e percebeu que era um homem trabalhan-do na lavoura. Exclamou para si mesmo com cer-ta melancolia:

- Ah... como eu gostaria de estar no lugar daque-le homem, trabalhando tranquilamente em meio à vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem maiores preocupações! E ao final do dia voltar para casa, abraçar a esposa e os filhos, jantar e repou-sar serenamente ao lado daqueles que tanto amo. Isso sim é que é vida boa!

Deus sabe qual é o me-lhor lugar para cada um de seus filhos, do que neces-sitamos para evoluir e que lições devemos aprender. Por essa razão todos es-tamos no lugar correto, com as pessoas certas, e na profissão adequada. Viver é um grande desa-fio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que foi plantado.

Agradeça, pois você está no lugar certo onde Deus quer que esteja!

CAMPANHA

Caravana Acaduré bene�cia silos da regiãoO grupo está promovendo uma ação beneficente para ajudar o asilo "Casa dos Velhinhos", de Casimiro de Abreu, e o asilo "Santo Antônio", de Conceição de Macabu

Um grupo chamado "Caravana Aca-duré" e que não possui nenhum vín-culo religioso e político tendo como

prioridade o amor ao próximo, promove mensalmente ações beneficentes para fazer doações a instituições filantrópicas que estejam passando por dificuldades. E este mês, o grupo está promovendo uma ação beneficente para ajudar o asilo "Casa dos Velhinhos" de Casimiro de Abreu, que atende 64 idosos e tem enorme necessi-dade dos seguintes itens fraldas geriátrica qualquer tamanho, leite integral e desna-tado, sabonete líquido, suplementos para adulto Nutren e Sustagen, amido de mi-lho, aveia, farinha láctea, neston.

Por outro lado, o grupo colabora também com o asilo "Santo Antônio" de Conceição de Macabu, que atende 52 idosos e tem muita carência dos se-guintes itens arroz, feijão, açúcar, fraldas geriátrica qualquer tamanho, produtos de higiene pessoal e de limpeza, leite in-tegral e desnatado.

O Coordenador da Caravana Acaduré, André Oliveira, ressalta que todos os seus membros visam de forma objetiva ajudar ao próximo, movidos pelos sentimentos de caridade, justiça e amor, sendo ex-pressamente proibido aos seus membros obterem qualquer ganho financeiro, reli-gioso e/ou político, usando o nome da Ca-ravana. O lema do grupo é "O amor é um bem que se multiplica quando dividimos."

As doações podem ser entregues na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé - FAFIMA, de se-gunda à sexta, das 13h às 22h, até o dia 28/11/2014. Os produtos serão entre-gues nos dois asilos nos dias 29 e 30 de novembro/2014, das 14h às 16h.

Maiores informações, podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo whatsapp (22) 99707-6087.

DIVULGAÇÃO

O grupo fazendo entrega dos produtos aos asilos de campanhas realizadas anteriormente

Ivonete Pascoal

Page 8: Caderno2 23 11 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 23 e segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O DEBATINHOpor KÁTIA GOLOSOV [email protected]

Era uma vez um peixinho colorido, que tinha o corpo todo pinta-do de belas cores. Por esse motivo, seus amigos chamavam-lhe de “Peixinho arco-íris”. Mas além de bonito, era também prestativo e amoroso. Estava sempre disposto a ajudar, sem se importar com os problemas e contratempos que arranjava ao fazê-lo. Um dia, ao passear no fundo do mar, descobriu um polvo com seus tentáculos presos em uma gruta. Estava agarrado em uma pedra enorme, e ele não conseguia sair. O peixinho arco-íris quando viu o sofrimento do senhor dos tentáculos, correu. Quando o polvo falou com a voz triste: - Não se aproxime de mim, peixinho! Se tocar na areia que me rodeia, perderá para sempre as suas belas cores!!! O peixinho

refletiu por um momento, ficando meio em dúvida, mas avançou falando com seus botões: "Pouco me importo com essas minhas cores. O importante é tirar o polvo dessa aflição." Assim pensou, e assim fez. Depois de alguns esforços, conseguiu libertar tentá-culos por tentáculo do polvo. Ufa... cansei!!! disse o coloridinho. Mas valeu a pena, pois o prisioneiro passou a nadar naturalmen-te, livre, leve e solto. Nos esforços efetuados, o peixinho se ar-rastou pela aquela areia estranha e suas escamas mancharam de uma cor castanha escura.

O peixinho, porém, retornou para seu lugar de origem, mais ad-mirado ainda por todos no oceano. Passaram anos, e nunca mais o

peixinho voltou à sua cor normal. Sua beleza tinha ido embora, mas todos sabiam da cor do seu coração bondoso e belo.

Você conhece alguém assim como o peixinho arco-íris? Eu conhe-ço o Marcos Túlio. Ele e uns amigos estavam pegando surf, quando se aproximou um tubarão e mordeu o braço de um coleguinha. A turma toda correu e saiu do mar. Ele foi o único que, rapidamente, jogou seu amigo em cima da prancha e o tubarão furioso ainda o atacou, levando os seus dedinhos do pé. Até hoje ele é reconhecido pelos amigos de sua cidade como o 'salva-vida sem dedos', mas cheio de alegria. É muito bom poder ajudar alguém. Concorda, pequeno?

Moral: Quem ajuda as pessoas vive nas lei de Deus!!!

O peixinho Colorido e o Polvo - A bondade

Quatro irmãos lindos e divinos!!! São as gêmeas Helena e Bethânia, de 1 ano e 7 meses e Pedro Mariano e Luiz Miguel Jatobá, de 5 anos, os modelos fotográficos que abrilhantaram o catálogo da loja BB Básico, o que fez a marca ficar mais fashion ainda. Um luxo de pequerruchos!!!

Ela é excessivamente bela!!! É a graciosa Lívea Cabral Gomes, que completou ontem (22) seus 4 anos de formosura, com uma linda festa no “Plaft Zoom” sobre o tema “Lalaloopsy”, rodeada do amor doce de seus pais, a médica Laila Cabral e o ortodontista Rafael Borges. Parabéns e que Papai do Céu vigie o seu crescimento pelas janelinhas de nuvens celestiais, linda, é o que a Tia Katita lhe deseja!!!

Esse biquinho mais delicioso do mundo é da linda Mariana Meireles Prata, a alegria de seus pais: a dentista Bianca Prata e o engenheiro Constantin Dennis. Um luxo de mocinha!!!

Ele é o reizinho mais amado da atualidade! É o gatinho Gilherme Silveira Passos, o amor incondicional de seus papais, Patrícia e o médico André Caldas Passos e a 'sobremesa' predileta dos avós médicos, Analygia e Gilcemar Passos. Muito saboroso mesmo o rapazinho!!!

Esse pequeno é charmoso e muito fofo!!! É o Gilherme Espinosa, o caçulinha carismático de seus pais, a médica Fabiola e o engenheiro, Rodrigo. Muito especial o garotão!!!

Esse gatinho super fantástico é o Rafael Vieira Ribeiro, que acabou de concluir o 5º ano do Ensino fundamental, no Colégio Reino da Alegria. Seus pais, Fatima e Lucio estão extremamente orgulhosos de seu rapazinho. Aplausos para você, bonitão!!!


Top Related