Download - Caderno2 14 08 14

Transcript

CADERNO DOISwww.odebateon.com.br Macaé (RJ), quinta-feira, 14 de agosto de 2014, Ano XXXIX, Nº 8474 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Vilmar Rangel recebe prêmio por incentivo à culturaJornalista e advogado Vilmar Rangel foi contemplado com o Prêmio de Cultura “Alberto Ribeiro Lamego”Isis Maria Borges [email protected]

O advogado, poeta e profes-sor Vilmar Ferreira Ran-gel foi contemplado com

o Prêmio de Cultura “Alberto Ribeiro Lamego”, outorgado pelo Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goyta-cazes. A indicação foi unânime por parte dos conselheiros.

A solenidade de entrega do prêmio acontece no Mu-seu Histórico de Campos dos Goytacazes nesta quinta-feira (14), contando com a presença de personalidades, autoridades e convidados. Na oportunidade, também será prestada uma ho-menagem postuma ao bailarino Amaury dos Reis Joviniano.

Com 77 anos, Vilmar Rangel é um intelectual campista dos mais prestigiados, membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e Instituto Histórico e Ge-ográfi co de Campos dos Goyta-cazes. Já Amaury Joviniano, além de bailarino, era também coreó-grafo e professor, formado pela Academia da professora Clélia Serrano; foi instrutor de artes do Sesc e responsável pela coreogra-fi a de várias peças teatrais.

“Este prêmio vem coroar uma atuação permanente na luta pe-la cultura, pela cidadania e pe-

las conquistas da comunidade”, declara Vilmar, que também é membro do Conselho Munici-pal de Cultura e trabalha forte como facilitador da criação do Museu da Imagem e do Som, da Pinacoteca Municipal e da restauração e preservação dos monumentos da cidade. “Inte-gro grupo de voluntários que luta pela valorização da me-mória de Campos, inclusive em relação ao mais que centenário Liceu de Humanidades e pela restauração do Mercado Mu-nicipal”, disse o homenageado.

PRÊMIO DE CULTURA ALBERTO RIBEIRO LAMEGO

O Prêmio de Cultura Alberto Ribeiro Lamego é concedido pelo Conselho Municipal de Cultura a personalidades que, em suas áreas de atuação, te-nham contribuído para a pre-servação e o desenvolvimento dos valores culturais do muni-cípio de Campos. O prêmio de cultura do município foi criado em 1978 e tem como patrono um dos maiores cientistas e in-telectuais de Campos - Alberto Ribeiro Lamego, geólogo de fa-ma internacional, além de escri-tor, e que foi fi lho do renomado historiador Alberto Frederico de Ribeiro Lamego, autor da obra defi nitiva intitulada "Ter-ra Goitacá".

Vilmar Rangel é um intelectual campista dos mais prestigiados, membro da Academia Campista de Letras

VILMAR FERREIRA RANGELNatural de Campos dos

Goytacazes, Vilmar Ferreira Rangel é diplomado em Direi-to, mas sempre atuou como pro-fissional de comunicação com registro em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. É ainda poeta, cronista e contista.

Atuou profissionalmente em quase todos os jornais de Campos, tendo sido também chefe da su-cursal de O Fluminen-se por três anos. Teve no rádio uma grande escola, depois am-pliada para a TV, co-mo diretor de jor-nalismo e âncora de telejornal da antiga TV Planí-cie. Foi diretor de criação em várias agências de publicidade, tendo criado e montado gran-des campanhas em diferentes campos do negó-cio, comércio e in-dústria.

Nas Relações Públicas, foi p i o n e i r o , tendo cria-do em fins da década

Trajetória de Vilmarvilmar rangel foi muito precoce. Aos 15 anos foi eleito para a Academia Pedralva. Aos 16 anos publicou o primeiro livro de poesia - Distâncias, apontado como o primeiro livro de poesia moderna do muncí-pio. Aos 17 anos foi convidado para integrar o grupo de fun-dadores do Clube de Poesia de Campos, entidade emblemática que cultuava a poesia moderna e se tornou marcante no movi-mento similar que se espalhou pelo país. No Clube, além de li-vros, editou a revista Horizon-te 22, que circulou nas grandes capitais e hoje tem sua coleção na Biblioteca de Washington.

No campo das ações comuni-tárias, Vilmar se destacou como um dos fundadores da Câmara Júnior de Campos (JCI), em 1962, tendo participado ativa-mente da criação da Câmara de Dirigentes Lojista (antes Clu-be de Diretores Lojistas) e da APOE, entidade de assistência a pessoas com defi ciência (ex-cepcionais). Participou de vá-rios movimentos e campanhas nascidas no antigo Curso de Serviço Social da UFF.

Na administração pública trabalhou com três prefeitos, tendo sido o primeiro diretor de turismo de sua terra e secretá-rio do Ginásio Municipal, criado em 1965. Vilmar apresenta tam-bém uma história de participa-ção como Gerente da Repre-sentação Norte Fluminense da Firjan por dez anos nesse cargo, e entre outros trabalhos, criou a Medalha Construtor do Desen-volvimento Regional, tendo si-do um dos agraciados.

OBRAS E OUTRAS ATIVIDADESVilmar Rangel tem os seguin-

tes livros publicados: Distâncias, 1953; Quatro poemas de amor para uma noiva, 1959; Alum-bramento (2000-1ª edição); Alumbramento (2004-2ª edição); Dança entre dorsos tensos (2010), além de seus poemas figurarem em várias antologias.

Atualmente, o homenageado é membro do Lions Clube de Campos, do Instituto Histórico e Geográfi co de Campos, da Aca-demia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Ar-tes e do Orfeão de Santa Cecília. Atuou profi ssionalmente em quase todos os jornais de Campos

“Este prêmio vem coroar uma atuação permanente na luta pela cultura, pela cidadania e pelas conquistas da comunidade”, declara Vilmar, que também é membro do Conselho Municipal de Cultura e trabalha forte como facilitador da criação do Museu da Imagem e do Som, da Pinacoteca Municipal e da restauração e preservação dos monumentos da cidade. “Integro grupo de voluntários que luta pela valorização da memória de Campos ...”HOMENAGEADO

por incentivo à culturaJornalista e advogado Vilmar Rangel foi contemplado com o Prêmio de Cultura “Alberto Ribeiro Lamego”

Vilmar Rangel é um intelectual campista dos mais prestigiados, membro da Academia Campista de Letras

VILMAR FERREIRA RANGELNatural de Campos dos

Goytacazes, Vilmar Ferreira Rangel é diplomado em Direi-to, mas sempre atuou como pro-fissional de comunicação com registro em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. É registro em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. É registro em Relações Públicas,

ainda poeta, cronista e contista.Atuou profissionalmente

em quase todos os jornais de Campos, tendo sido também chefe da su-cursal de O Fluminen-se por três anos. Teve no rádio uma grande escola, depois am-pliada para a TV, co-mo diretor de jor-nalismo e âncora de telejornal da antiga TV Planí-cie. Foi diretor de criação em várias agências de publicidade, tendo criado e montado gran-des campanhas em diferentes campos do negó-cio, comércio e in-

Nas Relações Públicas, foi p i o n e i r o , tendo cria-do em fins da década

de 1950, na Campos Difusora, aquele

que teria sido o pri-meiro serviço de rela-ções públicas de uma emissora de rádio, no

país. Foi também titu-lar dessa cadeira

da Faculdade de Filoso-

f i a d e Cam-

pos.

Como assessor de comunicação atuou nas duas maiores e mais poderosas cooperativas indus-triais do município nos anos 1970: Cooperleite e Coperflu, esta da indústria açucareira.

Tornou-se cerimonialista, procurando tornar o mais ver-sátil possível os eventos. Ainda hoje é requisitado para essa função, inclusive para eventos da Câmara de Vereadores.

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 CADERNO DOIS Macaé, quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HORÓSCOPO

Áries (21/03 A 20/04)

Lembre-se que errar é humano. O erro ou engano dos outros talvez fossem nossos

se estivéssemos nas circunstâncias dos outros. Pense nisso e saiba perdoar. Touro (21/04 A 20/05)

Quem diz que ama e não procura compreender e nem auxiliar, nem amparar

e nem servir, não saiu de si mesmo ao encontro do amor de alguém. Ame para ser amado! Gêmeos (21/05 A 20/06)

Em visita ao lar de alguém, aprendamos a agradecer o carinho do acolhimento

sem nos determos em possíveis desarranjos do ambiente. Faça uma visita e leve alegria a alguém.

Câncer (21/06 A 21/07)

Quem executa com alegria as tarefas consideradas menores,

espontaneamente se promove às tarefas consideradas maiores. Faça sempre com carinho as tarefas propostas para você. Leão (22/07 A 22/08)

Dificuldades no trabalho todos nós temos, mas lembre-se que quando você

converte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma em um dos prazeres de sua vida. Pense nisso! Virgem (23/08 A 22/09)

Quem diz que o tempo traz apenas desilusões, é que não tem feito outra coisa senão

iludir-se. Tenha os pés no chão e não caia em qualquer conversa.

Libra (23/09 A 22/10)

Em qualquer fracasso, compreenda que você pode trabalhar, pode

igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nas mãos. Escorpião (23/10 A 21/11)

Por maior que seja o fardo do sofrimento, lembre-se que Deus, que amparou com você

ontem, ampara também hoje e com certeza amanhã também. Nunca perca sua fé! Sagitário (22/11 A 21/12)

Reconheça o fato de que, muitas vezes, a pessoa nos parece indigna simplesmente

por não adotar os nossos pontos de vista. Mesmo não concordando com você, a opinião alheia pode ser muito importante. Capricórnio (22/12 A 20/01)

Se você ama realmente ou pelo menos envia pensamentos bons, verá

que as coisas mudarão diante de seus olhos. Tudo o que você faz ou fala a alguém, faz diferença. Aquário (21/01 A 19/02)

Nesta vida, quem não tem dificuldades? Encare toda a dificuldade como um desafio,

uma pedra no caminho, e nunca se deixe vencer por obstáculos. Peixes (20/02 A 20/03)

Decida ser feliz, sabendo que é uma atitude, um hábito adquirido com a prática

diária, e não o resultado de uma conquista. Lembre-se que você nasceu para ser feliz.

Isis Maria Borges [email protected]

O batidão do funk chega finalmen-te ao teatro. Trata-se do espetá-culo ‘Funk Brasil - 40 anos de

Baile’, que acontece nesta quinta-feira (14) no Teatro do Sesi Macaé. A apre-sentação tem início às 20h, prometen-do uma noite de muita animação.

Baseado no livro “Batidão - Uma His-tória do Funk”, de Silvio Essinger, a peça-baile traz à cena seis funkeiros que cantam, dançam e contam a história do sucesso do gênero carioca.

Os ingressos custam os valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e a classificação etária é de 16 anos. Os interessados devem adquirir os ingressos na bilheteria do Te-atro do Sesi Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense. Outras informações pelo telefone (22) 2791-9214.

ESPETÁCULO PREMIADOO espetáculo ‘Funk Brasil - 40 anos

de Baile’ mereceu diversos prêmios, destacando-se os seguintes: Vencedor do Prêmio Montagem Cênica 2011, do Governo do Rio e Petrobras, e do Prê-mio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. O musical tem feito história por onde passa, como mostra a repercussão em jornais, revistas e TVs, em veículos como O Globo, RJ TV, O Dia, Globonews, Canal Futura, SBT, Record, Furacão 2000, Rádio Globo, CBN e jornal Extra.

‘FUNK BRASIL - 40 ANOS DE BAILE’Baseado no livro “Batidão - Uma

História do Funk”, de Silvio Essinger, o espetáculo ‘Funk Brasil - 40 anos de Baile’ desafia o público a permanecer sentado enquanto, no palco, seis atores revivem esta expressão enérgica e polê-mica da cultura nacional. Com direção de Joana Lebreiro (dos musicais "Meu Caro Amigo" e "Aquarelas do Ary", do infantil “Coisas que a Gente Não Vê” e em cartaz com “Jumbo - Eu Visito a Tua Ausência”), a peça começa no Baile da Pesada, anos 70, Canecão, no soul de Big Boy, Dom Filó e Gerson King Combo.

Mas é quando Hermano Vianna pre-senteia o DJ Marlboro com uma bateria eletrônica que o gênero transforma-se para sempre. Depois Latino, Claudinho & Bochecha e o Rap da Felicidade to-mam o Brasil, de norte a sul, das crian-ças às vovós, e o país chora a morte de Claudinho.

Entre a comoção e o riso, a dança e o canto, esses seis atores desdobram-se entre 64 músicas e personagens como Romulo Costa, Caetano Veloso, e a im-pagável Tati Quebra Barraco. Juntos eles relembram clássicos como “Mandamen-tos Black”, Rap do Pirão, Nosso Sonho, Rap da Felicidade, Me Leva, Boladona, “Rap do Salgueiro” e “Ela Só Pensa em Beijar”. E a plateia descobre, maravilha-da, a presença deste repertório em suas vidas, não importa o seu gosto musical. Mais um motivo, quem diria, para ter orgulho de ser carioca.

TEATRO

O Funk chega ao teatro!!!O espetáculo ‘Funk Brasil - 40 anos de Baile’ acontece nesta quinta-feira (14), no Teatro do Sesi Macaé

Baseado no livro “Batidão - Uma História do Funk”, de Silvio Essinger, o espetáculo ‘Funk Brasil - 40 anos de Baile’ desafia o público a permanecer sentado enquanto, no palco, seis atores revivem esta expressão enérgica e polêmica da cultura nacional

DIVULGAÇÃO

Não Pare na Pista● GÊNERO: Drama, Biografia, Nacional● CLASSIFICAÇÃO: 14 anos ● HORÁRIOS: 14h40, 16h50, 19h10, 21h30● SINOPSE: Cinebiografia de Paulo

Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

As Tartarugas Ninja● GÊNERO: Ação, Aventura● CLASSIFICAÇÃO: Livre● HORÁRIOS (Dublado): 14h30, 16h30,

17h30, 19h, 21h10● SINOPSE: Afetados por uma substância

radioativa, um grupo de tartarugas cresce anormalmente, ganha força e conhecimento. Vivendo nos esgotos de Manhattan, quatro jovens tartarugas, treinadas na arte de kung-fu, Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello, junto com seu sensei, Mestre Splinter, têm que enfrentar o mal que habita a cidade.

Vestido para Casar● GÊNERO: Comédia - Nacional● CLÇASSIFICAÇÃO: 12 anos● HORÁRIOS: 15h10, 17h20,19h40, 21h50● SINOPSE: Bem no dia de seu

casamento, Fernando (Leandro Hassum) rasga sem querer o vestido de alta costura de uma mulher. O problema é que ela está acompanhada pelo amante e precisa, de qualquer jeito, voltar para casa com o vestido impecável.

Guardiões da Galáxia● GÊNERO: Ficção científica, Ação● CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

● HORÁRIOS 3D (Legendado): 17h15, 19h20, 21h55

● SINOPSE: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista).

Planeta dos Macacos - OConfronto● GÊNERO: Ficção científica, Ação● CLASSIFICAÇÃO: 12 anos● HORÁRIO 3D (Dublado): 14h50*,

19h30, 21h40 (*Exceto sábado e domingo)

● SINOPSE: Quinze anos após a conquista da liberdade, César (Andy Serkis) e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a San Francisco. Lá eles desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo, para que possam se manter. Enquanto

CINEMA

isso, os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório, chamado vírus símio. Diante disto, um grupo de sobreviventes liderado por Dreyfus (Gary Oldman) deseja atacar os macacos para usá-los como cobaias na busca por uma vacina.

Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate● GÊNERO: Animação , Comédia● CLASSIFICAÇÃO: Livre● HORÁRIO 3D (Dublado): 15h20*

(*Somente sábado e domingo)● SINOPSE: Dusty descobre que seu

Programação Semanal do Cinemagic Macaé de 14 a 20 de agosto

Não Pare na Pista

As Tartarugas Ninja

motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra “herói”.

Transformers - A era da extinção● GÊNERO: Ação, Ficção científica● CLASSIFICAÇÃO: 12 anos● HORÁRIO 3D (Dublado): 14h30● SINOPSE: Alguns anos após o

grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades.

A periferiaO espetáculo ‘Funk Brasil - 40 anos de Baile’ apresenta uma trajetó-ria, que conta com o apoio do programa UPP Social, que nos ajudou a escolher um talento da comunidade para inte-grar o elenco, realizando apresenta-ções gratuitas para os complexos da Penha e do Alemão e trazer os mora-dores das comunidades pacificadas pela primeira vez ao teatro.

De um lado, pela primeira vez em 40 anos de história, o funk é convida-do a entrar pela porta da frente do te-atro brasileiro. De outro, a montagem devolve às periferias do Brasil o funk em sua inédita forma teatral. Assim,

comemora-se os 40 anos de trajetória na cidade onde o funk nasceu, incluin-do a população e o local onde nasceu e se expandiu: as comunidades do Rio e de todo o Brasil.

TRAJETÓRIAForam precisos 40 anos para o

funk chegar ao teatro. E ele che-ga, não por acaso, na periferia. Em agosto de 2012, o Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, Zona Norte do Rio, entrou para a história como o primeiro a receber o “bati-dão” como protagonista.

Em maio de 2013, o espetáculo

fez temporada no centenário Te-atro Carlos Gomes, no Centro do Rio, onde foi realizado o debate “De Uma Vez Por Todas: FUNK É CUL-TURA!”, com o deputado Marcelo Freixo, a cantora Fernanda Abreu, DJ Marlboro, MC Leonardo, entre outros. Em julho, a convite do Gover-no do Estado do Rio, faz temporada no bicentenário Teatro João Caeta-no. Em seguida, foi apresentado nos SESCs Madureira e Jacarepaguá e em evento do grupo Carrossel de Emoções, que levou o funk pela pri-meira vez ao Morro da Urca (RJ). E do Rio estendeu-se para todo o Brasil

● TEATRO do Sesi Macaé. Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense

● QUINTA-FEIRA (14)● HORÁRIO: 20h● INGRESSOS: R$ 20 (inteira) e R$

10 (meia)● CLASSIFICAÇÃO: 16 anos. ● INFORMAÇÕES: (22) 2791-9214.

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé,quinta-feira, 14 de agosto de 2014 CADERNO DOIS 3

Ciemh² em festa

VIP'S por ISIS [email protected]

“Não se vendem cinco pardais

por dois asses? Entretanto,

nenhum deles está em esquecimento

diante de Deus. Até os cabelos

da vossa cabeça estão todos

contados. Não temais! Bem

mais valeis do que muitos

pardais.”LUCAS 12:6-7

Assim, podemos resumir o V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que aconteceu no último final de semana, na orla da Praia dos Cavaleiros, enchendo de sabor e animação o público presente. Segundo os organizadores, foram servi-dos cerca de 20 mil pratos elaborados especialmente para o festival, tendo a participação de mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

Este ano o festival abordou o tema “Macaé a Gosto”, reunindo 12 restau-rantes do Polo Gastronômico da Praia

dos Cavaleiros. O evento é realizado pela Associação do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Ma-caé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), Sebrae, Prefeitura Municipal de Macaé e Fesportur. Com patrocínio da Difratelli e apoio da Firjan, SHAM (Sin-dicato de Hospitalidade e Alimentação de Macaé), ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé), CDL (Câmara de Diretores Lojistas), Casa Valduga, EDF, Especiarias e Naturais, Itaipu Binacional e Hotel Brisa Tropical.

Sucesso!!!

Outro grupo de amigos que desfrutou das delícias do Festival

Grupo de amigos que curtiu o V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

O professor de Educação Física Henry ganhou homenagem especial dos filhos Marcio e Maria Luiza pela passagem do Dia dos Pais

O núcleo cultural Ciemh2 celebra nesta quinta-feira (14) nove anos de atividades. A comemoração vai rolar com intervenções artísticas elaboradas pelas oficinas ativas. A programação consta de intervenção de fotografia às 16h em frente à Nova Aurora e intervenção de pintura na Praça Veríssimo de Mello; às 18h, conto coreográfico ''EU, ALINE'' em frente à antiga Câmara Municipal; seguido de

intervenção de expressão corporal e de teatro ''CONVERSAS ÍNTIMAS"; e às 18h30 em frente ao Ponto Frio, Dança de Rua; às 18h40 em frente as Casas Bahia Videodancee Coletivo de Criação ''In-DANCE''; às 18h50 próximo ao Teatro Municipal canto; às 19h na Praça Veríssimo de Mello dança de salão; e fechando às 19h30, na sede do Ciemh2 com intervenção de DJ e festa.

AGENDA CULTURAL

1º Encontro Carioca da Dor - Auriculomedicina

● O Prof. Ernesto Garcia, médico cubano, pesquisador e autor de vários livros de medicina chinesa, representante da Auriculomedici-na - Huang Li Chun no Brasil e na América Latina, participará do 1º Encontro Carioca da Dor - Auri-culomedicina, no Rio de Janeiro, e vai falar sobre o Diagnóstico e Tratamento da dor. Numa promo-ção do Centro de Medicina Chine-sa, o evento acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, cumprindo uma programação especial que consta de Fisiologia da Dor, Análise se-miológica da dor, Enfoque da dor na Auriculoterapia, Diagnóstico e os sintomas da dor com o uso do pavilhão auricular, Técnicas terapêuticas mais eficazes no tratamento da dor através da Au-riculomedicina, Diagnóstico e tra-

tamento de dores muscoesque-léticas, Diagnóstico e tratamento de dores reumáticas, Diagnóstico e tratamento de dores neurológi-cas, Diagnóstico e tratamento de dores vasculares, Diagnóstico e tratamento de dores viscerais, Exemplos práticos e esclareci-mento de dúvidas. A promoção será realizada no Augusto´s Co-pacabana Hotel.

● SERVIÇO: 1º Encontro Carioca da Dor - Auriculomedicina ● DATA: 16 e 17 de agosto ● LOCAL: Augusto´s Copacabana Ho-tel - Rua Bolivar, 119 - Copacabana ● INFORMAÇÕES: (21) 7832-4328

Dona encrenca só muda o endereço

● ENTRA em cena na cidade a co-média ‘Dona Encrenca só muda o endereço’, que acontece no Teatro Municipal de Macaé em mini-temporada, nas noites de quarta e quinta-feiras (13 e 14) às 21h. Com texto, direção e atuação de Bemvindo Sequeira, o stand-up gira em torno de situações do cotidiano de um casamento, mas de forma divertida. Casado há mais de três décadas, Bemvindo Sequeira retrata o cotidiano com sua mulher, com direito a manias, brigas e pazes em cena. O espe-táculo promete levar o público ao delírio. São 90 minutos de puro riso e muita diversão. A Classifi-cação etária é de 12 anos. Os in-gressos custam os valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (estudantes). ● SERVIÇO: Espetáculo ‘Dona En-crenca só muda o endereço’ ● DATA: 13 e 14 de agosto ● HORÁRIO: às 21h ● LOCAL: Teatro Municipal de Macaé

“A Arte de Maria” ● PROSSEGUE na Galeria de Artes Hindemburgo Olive a mostra “A Arte de Maria”, numa promoção

da Fundação Macaé de Cultura (FMC). A exposição é uma home-nagem à Maria Klonowska, atra-vés de um olhar intimista sobre a vida e o acervo deixado pela artis-ta, numa reunião de coloridas telas em tapeçaria, pinturas e alguns de seus objetos pessoais, como a ca-deira de descanso preferida e o cavalete de pintura. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 05 de setembro. ● SERVIÇO: Mostra “A Arte de Maria” ● LOCAL: Galeria de Artes Hindembur-go Olive - Centro Macaé de Cultura ● DATA: diariamente até o dia 5/9 ● HORÁRIOS: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Curso de Teatro ● ESTÃO abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Mu-sical Lyra dos Conspiradores. O evento é uma realização do Orga-nogrupoteatral, como a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. ● SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescente ● LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sa-cramento nº63 - Imbetiba ● INFORMAÇÕES: (22) 99943-1552

Pintura sobre ouro ● A grande novidade da Galeria Bia Café com Arte será o Curso

COMO DIVULGAR

OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 ou 9985-3569 / 9927-6822. Ou pelo e-mail: [email protected]

de Pintura sobre Folha de Ouro ministrado pela artista plástica Silvana Borges. O evento está marcado para acontecer nos dia 18 e 19 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de agosto. As vagas são limitadas. ● SERVIÇO: Curso de Pintura sobre Folha de Ouro ● DATA: 18 e 19 de agosto ● LOCAL: Galeria Bia Café com Arte - Av Atlântica - Praia dos Cavaleiros ● OUTRAS informações: email [email protected]

Sana Instrumental Festival

● O melhor da Música Instrumen-tal Brasileira ganha destaque no município, sendo colocado em evidência na serra macaense. Trata-se do Sana Instrumental Festival, já considerado um im-portante espaço de concentração de talentos da música nacional, que está marcado para acontecer nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no distrito do Sana, já tendo confir-madas diversas atrações de des-taque. O evento já causa clima de expectativas, fazendo muita gente subir a serra. Em sua 6ª edição, o evento vai cumprir uma super pro-gramação, rolando como sempre sob o comando de Paulinho Lima e Lúcia Valéria. ● SERVIÇO: 6ª edição do Sana Ins-trumental Festival ● DATA: 29, 30 e 31 de agosto

● LOCAL: distrito do Sana

23 anos do Pagode Samba Show

● O apresentador e organizador da festa, Adilson Firmeza, vai co-memorar em grande estilo os 23 anos do seu programa Pagode Samba Show. O evento aconhte-cerá no dia 13 de setembro, a par-tir das 14h na Boate Arena, com shows do Grupo Pirraça, Carlos Caetano, Marquinhos Sensação, Grupo Rumo Certo, Hugo Leo-nardos, Grupo Tendências, Grupo Obsessão, Grupo Refrão, Grupo Estrelato, Grupo Balangandã e Grupo Regente. ● SERVIÇO: Festa de 23 anos do programa Pagode Samba Show ● DATA: 13 de setembro ● HORÁRIO: a partir das 14h ● LOCAL: Boate Arena ● INGRESSOS: Largadão, Bar do Betão (Aeroporto) e Bar do Odi-nho (Cajueiros)

Sana Instrumental Festival

Mais uma edição da Manhã Literária promete movimentar o final de semana (16 e 17 de agosto). O evento acontecerá na Galeria Café com Arte, sob a liderança da escritora Simone Mota. No sábado (16), es-tá marcado o lançamento do segundo título da Coleção ‘Eu não gosto de...’, da escritora Simone Mota, e a apresentação da Banda Som do Céu, agremiação infantil, cantando

e contando músicas. Já no domingo, haverá um bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Tiago Franco, que participa da co-letânea Encontros da Estação.

A Manhã Literária acontece sempre no terceiro fim de semana de cada mês, em clima de contação de histórias, lançamen-to de livros, leituras e um delicioso café. O horário é das 9 às 12h30.

Manhã Literária

Semana passada, Rafaela Souza curtiu clima festivo de aniversário, sendo altamente cumprimentada. Na foto com a mãe Marília Souza

‘Dona Encrenca só muda o endereço’

Levando ao palco a rotina dos casamentos, baseada no dito po-pular que diz “esposas são iguais, só muda o endereço”, ganha evi-dência na cidade a comédia ‘Dona Encrenca só muda o endereço’. O espetáculo acontece no Teatro Municipal de Macaé em mini-temporada, nas noites de quarta e quinta-feiras (13 e 14), às 21h.

Com texto, direção e atuação de Bemvindo Sequeira, o stand-up gira em torno de situações do cotidiano de um casamento, mas de forma divertida. Casado há mais de três décadas, Bemvindo Sequeira retrata o cotidiano com sua mulher, com direito a manias, brigas e pazes em cena. O espetá-culo promete levar o público ao delírio. São 90 minutos de puro riso e muita diversão. Os ingres-sos custam os valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (estudantes).

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 CADERNO DOIS Macaé, quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VIAGEM

Antes de viajar para outro país, conheça os costumes locais para não fazer feioEm território estrangeiro, o viajante deve tomar cuidado com as diferenças entre costumes, linguagens e estilo de vida.

V iajar é uma das maneiras mais prazerosas de se co-nhecer novas culturas.

Tanto que para aprender um novo idioma, não existe nada mais eficaz do que passar uma temporada no país em questão e familiarizar-se com tudo o que tem por lá.

No entanto, o que é para ser positivo e motivo de aprimo-ramento, pode tornar-se um verdadeiro pesadelo por causa do choque cultural. Por isso, é preciso ficar atento e procurar informar-se quanto aos costu-mes, a fim de não cometer ga-fes e também não se meter em confusões com a polícia local. Só para exemplificar, na Índia é passível de ser preso quem tro-car inocentes beijos em público, proibidos até mesmo nos cum-primentos, hábito tão normal entre os brasileiros.

O que pode acontecer quan-do um executivo japonês recebe em seu país um brasileiro para jantar? Tudo. Se o convidado cumprimentá-lo com tapinha nas costas ou levar um relógio de presente, o encontro que era para ser amigável, pode resultar em constrangimentos. No Ja-pão, costuma-se evitar contatos físicos prolongados e os relógios simbolizam a morte.

Quando o viajante chega em território estrangeiro, é ine-vitável que ele se depare com costumes, linguagens e estilos de vida totalmente diferentes. E um simples tropeço pode criar situações embaraçosas ou até colocar em risco um futuro ne-gócio. Por isso, antes de partir, é indispensável familiarizar-se um pouquinho com as manias de seu anfitrião.

Se o seu destino é os Estados

Unidos, saiba que adotam o slo-gan “cada um na sua”. Imagine um americano entrando num elevador lotado. Nem pensar. Eles costumam ter pavor de aglomeração e aversão a conta-to físico. Por isso quando estiver por lá, controle seu ânimo bra-sileiro e cumprimente seu anfi-trião apenas com um aperto de mão. Principalmente se estiver em Nova York, onde reina a for-malidade e o individualismo. Uma simples correspondência de olhares por lá é difícil. Talvez por isso Nova York seja a cidade ideal para você sair do jeito que quiser. Literalmente. E não se assuste com o que encontrar pelas ruas, nem fique encaran-do demais as pessoas. Você pode armar uma bela confusão.

Na Ásia, quando tratar de ne-gócios e for entregar seu cartão, use as duas mãos, um gesto de humildade. A regra serve tam-bém para quando presenteá-lo. Aliás, os orientais dão grande importância à troca de presen-tes. Atenção para a embalagem: nunca deve ser branca, pois essa é a cor do luto por lá.

No Japão, tome o maior cui-dado com a escolha do presente. Os relógios simbolizam a mor-te, e os chapéus verdes, homem traído, um aviso: jamais recuse um presente, pois é considerado um grande insulto. Os assuntos de negócio são tratados só de-pois da sagrada refeição, em um restaurante ou residência. Mas não se esqueça de tirar os sapatos antes de entrar numa casa. E quando saudar seu an-fitrião, evite dar tapinhas nas suas costas ou dar-lhe um beijo em público. É que os japoneses costumam evitar contatos físi-cos prolongados. Mas não fique

FOTOS: GB IMAGEM

Os moinhos e as tulipas holandesas são mundialmente conhecidos. A Holanda é um dos lugares mais aprazíveis da Europa.

surpreso quando entrar em um trem público e vê-los como de costume, amontoados.

Já os coreanos são diferentes de seus vizinhos japoneses. Eles andam e falam próximos um dos outros e adoram o contato físico. Principalmente com os estrangeiros. Assim como na Indonésia, é difícil não ser abor-dado por um local. Mas tome cuidado com sinais que se pode fazer com a mão. Na Coréia, o sinal de "OK" dos americanos, aquele que tem implicações se-xuais na América do Sul, signi-fica dinheiro. Além disso, não se

impressione ao ver os coreanos apontando para algo ou coçan-do o nariz com o dedo do meio.

Na Europa, apesar de ares de modernidade não deixa de ser o Velho Continente e tem também as suas particularida-des. Na França, usar palito de dente é proibido pela vigilância sanitária. Não é por acaso que não há paliteiro à mesa, por is-so nem ouse pedir ao garçom. Aliás, esta é uma medida que deveria ser adotada no mundo inteiro. Os restaurantes mais chiques adotam pena de ganso. Mesmo assim, jamais em públi-

co, vá discretamente ao banhei-ro. E não se assuste se de repente o maitre acomodar pessoas estra-nhas em sua mesa. Dividi-la é um costume entre os europeus.

Na Alemanha impera a alegria, cerveja (não é gelada como a nos-sa!) e mesa farta, mas os alemães também são formais e não estão muito acostumados com beiji-nhos. Se você for mulher, e seus companheiros de mesa, alemães, não arrisque fazer um brinde. Ca-be ao homem tomar a iniciativa. E não diga "passe lá no hotel" se não tiver certeza de que realmente quer reencontrá-lo, pois o alemão

vai aparecer. Por outro lado, se um casal alemão convidá-lo para a sua casa, o que é uma raridade, considere o ato uma honra. Adote a pontualidade inglesa e leve um buquê de flores à anfitriã. Mas não compre rosas vermelhas, que tem conotação romântica.

Na Holanda, a dona de casa serve-se primeiro, hábito da época em que se provava a co-mida antes de oferecê-la aos convidados. Seguindo os costu-mes tradicionais, se na Áustria uma dama oferece-lhe a mão para ser beijada, vá fundo. É um hábito comum e não antiquado.


Top Related