Transcript

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

(SALMOS 6.9)

IRATUÃ FREITAS

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração”

A Igreja - patrimônio histórico do Estado - foi construída em 1730, em taípa por negros da irmandade Nossa Senhora do Rosário, época em que existia separação de raças e classes sociais nos templos religiosos. Era espaço ex-

clusivo dos negros, até ser usada como matriz entre 1821 e 1854. O templo fica localizado na Praça General Tibúrcio(Praça dos Leões), próximo ao Pa-lácio da Luz - atual Academia Cearense de Letras e antiga sede do Governo local. O local concentrou grande número de sepultamentos no século XIX

– todos sem identificação, a não ser o do Major Facundo, que foi sepultado em pé, numa parede lateral, justamente para ficar de frente pro Palácio da

Luz. Tombado em 1986, o espaço foi totalmente recuperado em 2000.

Igreja do Rosário

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

• Outro dia falava com uma amiga sobre a questão do medo. E, concluímos que mesmo com maturidade e tantos outros ensinamentos adquiridos com a passagem do tempo, não conseguimos nos libertar do medo. É comum adiar projetos por não ter segurança sufi ciente, isso é ter medo. Parece ser mais natural deixar se levar pelas águas., mesmo que saibamos nadar, evita-mos mudar o percurso. Por conta dessa resistência o que não poderia ser sofrimento, passa a ser. E, o tempo vai passando e , seguimos carregando nossos medos. Muitas vezes quando nos damos conta de que está na hora de “chutar o balde”, pode ser tarde demais. É aquela história defendida por José Saramago ,”não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. A vida é breve. Pense nisso!

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

“O mundo inteiro é um palco”, disse Shakespeare.

E, foi com o cenário de uma tragédia que 2015 nos abriu suas cortinas no dia 15 de janeiro e nos brindou com este triste ato.

2014 foi um ano amigo e tranquilo. Nenhuma intempérie surgiu no horizon-te de nossas vidas. De repente chega 2015 e inesperadamente invade nossas vidas jorrando uma surpresa dolorosa e jamais imaginada por nenhum de nós.

Dentro de poucos minutos perdemos uma pessoa super amada! Amada pela sua alegria, pela sua jovialidade, pela forma de ver a vida por um ângulo mais acessível, menos complicado, e pela sua filosofia de não olhar para trás. Pas-sou, passou, era a sua maneira de ser.

Trazia com ela a convicção de que tínhamos vindo para este mundo com a obrigação de sermos felizes, e as-sim procurou viver este axioma criado por ela própria.

Viveu muito pouco, 45 anos, mas viveu a forma que ela se considerava feliz. Muito amada pela extrema sim-patia, por ter casado com quem ama-va, pelos dois filhos que tinha, pela prestimosidade que lhe era peculiar e por amar seu trabalho, ser amada e respeitada no mesmo.

A alegria era sua companheira constante e a descomplicação sua marca registrada.

De repente, não mais que de repente, tudo se desmorona. Um ataque fulmi-nante desfaz todos seus planos e em-pobrece nosso núcleo familiar. O luto cala seu gargalhar sonoro, emudece para sempre seu trinado de alegria.

Desta forma minha querida Soraya Maria partiu! É com o coração sangran-do que aceito a dolorosa realidade de que não mais a verei e nem tão pouco ouvirei sua voz, é o cruel “nunca mais” de Alan Poe!

Fazer o quê? Deus sabe o que faz!

DE REPENTE...

IAN [email protected]

Variedades

MATUSAHILA [email protected]

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• CHANCE - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2015, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. As inscri-ções pelo site www.cepimar.org.br, até 27 de fevereiro.

 • COMPRO-

MISSO - O North Shopping Fortaleza recebe, até amanhã, sábado , a unidade móvel do Hemoce, para realização de campanha de doa-ção de sangue.

 • AGENDA - Os

cantores Chico Cézar e Paulinho Moska relembram

sucessos individu-ais em temporada, na CAIXA Cultural Fortaleza, nos dias 31 deste mês e 01 de fevereiro.

• DIVERSÃO - A Cia Mix da Alegria montou, no Sho-pping Parangaba. O picadeiro do “Circo Parangaba”, em cartaz até 8 de fevereiro para alegria da garotada.

• CHANCE - A Feminize aproveita a estação de preços mais baixos e reali-za a ação “Achados Feminize”. Peças com descontos de 30% a 70% até o dia 14 de fevereiro .

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

HOMENAGENSPresidente da Almece (Academia de letras dos municípios do Ceará) Lima Freitas comandou solenidade, no Palá-

cio da Luz, em que homenageou alguns apoiadores da entidade e concedeu título e empossou novos acadêmicos.

Mesa de Honra

Odilon Aguiar, Domingos Neto e Domingos Filho Domingos Neto e Lívia Feitosa

Acadê micos

Ana Maria Vasconcelos e Sônia Nogueira

Beatriz Lorena e Marie Melo

Aldemir, Eunice e Ione Lemos

Odilon Aguiar e Gilson Moreira

Sylvia Braun, Zilma e José Raimundo Linhares Pontes

Francisco de Assis e Lima Freitas

Lima Freitas com Wanda e Solange Palhano

Pio Barbosa Rachel do Vale e Emílio Freitas Maria Haydé e Campelo Dantas

Lima Freitas, Maria do Carmo e Vicente Alencar

Ana Max, José Wilson, Marie, Expedita e Keyla

Marcelino Oliveira e Rosa Virginia

Airton Marinho e Paulo Tadeu

Leuda Moreira, Gilson Moreira e Mônica Aguiar

Fatima Diniz, Glauber Lemos e Maria do Socorro Fernandes

Gracielene Silveira e Dalton Marques

Zinah Alenxadrino e Fátima Lemos

Gabriel Barbosa e Bá rbara Lima Verde

Francinete Azevedo e Arlene Portelada

Joã o de Lemos e Antonio Mateus

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Carlos Eduardo, Rachel Dias e Gustavo Dias

Karine de Morais e Giovana Pinheiro

Thales Ayala, Karen Costa, Thereza Arrais e Emannuel Souza

Ana Cé lia Soares, Yerecê Andrade, Ana Clara Soares, Gustavo Henri-que e Elissandra Sales Carlos Oliveira, Eliana Amdenmatten e Douglas Oliveira

Pedro e NicolliTaty Geronimo, Andrezza Chagas, Yasmin Guedes, Bá rbara Guedes, Davi de Paula e André a

Mark Rocha, Virna Rocha, Joana Pereira, Mylena Vasconcelos, Soraya Morly, Brendon Neves, Fá tima Catunda e Felipe Farias

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Não disse para o meu celular que estou quase desistindo dele”. A.d.

O telefone na casa dos meus pais apa-receu quando eu era meninote. Depois, fomos para o novíssimo bairro de Fátima. Área quase virgem, areias brancas e um parco riacho. Calçamento de pedra tosca, ruas sem árvores. Entre os bairros Joa-quim Távora e José Bonifácio. Pois bem, assentamo-nos na Rua Monsenhor Otávio de Castro, casa nova, comprada por meu pai, em estilo dito “funcional”, seja lá o que isso fosse. Sem telefone.

Acredito que o projetista havia visto o fi lme francês, “Meu Tio”- Mon Uncle - de Jacques Tati, um desengonçado e alto diretor e ator francês, que “deformava” a criação de um sobrinho, fi lho de sua irmã, dona de uma casa aparatosa, cheia de modernidades. A irmã e mãe era casada com “bem sucedido” marido que, além da casa, comprara emergentes equipa-mentos domésticos.

A ideia mal copiada era uma laje de con-creto não linear – sem telhado, pois im-permeabilizada - sobre a área da varanda e um dispositivo mecânico que baixava e subia a porta horizontal da garagem em forma de alçapão. O tal dispositivo era uma caixa cheia de concreto, como con-trapeso, roldanas guiadas por cabos de aço que o acionavam.

Depois de muita luta, meu pai conse-guiu puxar uma linha – e muitos postes -

da Rua Conselheiro Tristão, quase na Rua Antônio Pompeu. Sob palmas, o “5127” tilintou e pudemos falar com parentes e amigos. Ele, afi xado em um suporte de madeira na parede, tinha cor preta e era feito de um antepassado do plástico, ga-lalite. Ficava na sala de jantar, perto do janelão envidraçado com suportes para abrir e fechar, como se fosse veneziana.

Posteriormente, quando completei 18 anos, já com dinheiro poupado, sabe Deus como, resolvi fazer um quarto só para mim no amplo quintal. Contratei o “Dico”, diminutivo de Raimundo, um faz tudo, para construí-lo com o meu “proje-to”. Uma água só e telhas vãs em linhas, caibros e ripas de madeiras comprados aos poucos. Esse quarto, pintado a cal, em seguida, foi enriquecido com um ar--condicionado de segunda mão, marca “Feeders”. Faltava o telefone só para mim, pois não consegui fazer a extensão. Era “longe”. Ainda não havia lido o livro “Lon-ge é um país que não existe”, de Fernão Capelo Gaivota. Passa-se o tempo e al-canço a proeza de colocar uma linha in-dependente da casa dos meus pais.

O colega de vestibular de direito e jor-nalista, Francisco Newton Quezado Ca-valcante, depois Lúcio Brasileiro e, em se-guida, Paco, até me fez uma visita, quiçá para conferir como eu vivia. Deve ter sido aí que ele intuiu que eu era “um rapaz de futuro”, pois havia livros e máquina de es-crever sobre o birô.

O acesso ao quarto era independente, na lateral direita da casa. Fazia limite com fundos de residências na Rua Saldanha Marinho, onde moravam as famílias do Sr. Pascoal, dono da fábrica “Lord”, de tem-peros; Dona Mariinha Furtado, avó da Vâ-nia que viera de Baturité para estudar em Fortaleza; e o Sr. Pinheiro, funcionário do Banco do Brasil que só tinha uma agên-cia, na Praça Waldemar Falcão, ao lado do velho Mercado. Corto o tempo. Chega-mos ao hoje, muitos lustros ou décadas depois. Tenho um “smartphone”, o telefo-ne sabido. Mas não sou “geek” ou “nerd”, os adictos da tecnologia.

Por conta desse telefone sabido, sou achado - ou não - por amigos e familiares. Explico: há muito tempo, tenho a defi ci-ência de perder livros, carteira, telefone, pasta, pacotes etc. Não é coisa ainda do alemão “Alzheimer”, garanto. É esque-cimento mesmo, por conta de afazeres mais importantes.

Algumas vezes sou procurado e não acessado. Ligam direto: a recepcionista demora a atender na central, pela quan-tidade de chamadas que recebe. A se-cretária, quase tão avoada quanto eu, igualmente tarda a ouvir as chamadas. A culpa, então, é só minha: o “desapareci-do”. Acresça-se que me esqueço de dar carga no dito cujo, o que não parece crível para alguns.

Hoje, leio no Wall Street Journal, análi-se de Eric J. Topol, médico cardiologista

e consultor do Google, sobre os tais tele-fones espertos. Eles passarão a ter novas funções com ferramentas e programas que permitirão, acredite, diagnosticar uma infecção de ouvido (talvez provoca-da pelo próprio), medir batimentos cardía-cos - alterados pela desconfi ança em não atendê-lo - e até um aplicativo a monitorar nossa saúde mental (os “caras” sabem que fi camos fulos quando nos pergun-tam: onde estava que não atendeu?).

Assim, teremos “avatares” que adiarão a visita ao médico, esse que, via de regra, não nos atende bem na consulta, pois o seu celular toca e atrapalha. Ele pede desculpa, conversa um pouco, e meio sem graça, diz: era a mulher perguntando a que horas chegaria para jantar.

Enfi m, adeus privacidade, pois até as coceiras poderão ser fotografadas e, por ”download” (baixar), ver um programa a processar a imagem. Um algoritmo dedi-cado fará a leitura técnica e apontará o diagnóstico. Lembrei-me de Flash Gor-don, nas séries de fi cção científi ca, já en-tão protagonizada por Steve Holland.

Sei não, mas o falecido Alexander Graham Bell, inventor da companhia te-lefônica, não ousaria pensar nessas ex-travagâncias para o primevo e simplório aparelho que servia apenas de comunica-ção entre empresas e vizinhos próximos. Loucura total do futurismo, hoje está tudo arquivado na nuvem. Olho para o fi rma-mento: qual delas?

OS TELEFONES, EU E A NUVEM

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

RÉVEILLON ATERRO DE IRACEMAConfiram abaixo, flashes de alguns Vip’s que passaram o réveillon na área VIP da festa do aterro da Praia de Iracema.

Tudo organizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Roberto Cláudio e a esposa Carol com as fi lhas Isabella e Roberta

Alba, Sérgio e Monica Aguiar

Lucirene Maciel e Danniel Monteiro

Edgar e Dayse Fuques

Eveline Duarte e Janaina Meireles

Estefania e Joã o Batista Diniz

Cláudia Leite e Silvio Augusto

Mariano Alves e Cris Cavalcante Isadora Blenda, Má rcia Magalhã es e Ana Lú cia Jader Rodrigues e Jamille Vasconcelos

Jamile de Almeida, Ana Paula e Lara Fernandes

Ana e Marco Vasconcelos

Má rcio Santos

Isabela Diniz, Tarcisio Mendes e Lucineide Alves

Fabio Formighelri e Denise Vidal

Paulo e Marlene Mindê llo

Raimundo Nascimento, Mayara Martins e Cândida

Carolina Abreu com Sofi a e Maria Abreu e Loiane Teixeira e Cid Forte

Ana Sofi a e Celida Cavalcante

Marie Anne BauerCid Gomes Maria Cé lia

Heitor Holanda, Adail Junior, Alipio Rodrigues e Má rcio Cruz

FOTO

S: IR

ATUÃ

FREI

TAS

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

De A a Z

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Renata Oliveira e Mark Viana, fi lhos de José Gilberto Oliveira e Grayce Maria Andrade Oliveira e Manuel e Beatriz Viana, tornaram--se marido e mulher, em cerimônia religiosa, realizada na Igreja do Líbano e receberam os cumpri-mentos dos convidados no Salão Spazzio do Hotel Gran Marquise. • Marilza Pessoa, do Bom Bocado, assi-nou o belo e delicioso bolo e o mágico, Jacaúna Aguiar, grifou a bela decora-ção. • Dentre os que foram cum-primentar os noivos, Raimundo e Verônica Gomes de Matos, Otávio e Ana Cristina Henriques, Tamara e Rodrigo Azevedo, Olga Goyana, Pedro Gomes de Matos, Naura Franco, Laise e Álvaro Carvalho, Isabel e Luciano Tavares. • E ain-da: Joshua Viana, Raquel Dantas, Igor Parente, Cirlene Duarte, Paulo Araújo, João Luís França, Talita Craveiro, Isabel Cavalcante, Iris e Murilo Amaral, Kátia Gurgel, Wilma Patrício, Vera e Vital Bi-zarria, Daise e Vicente Alves. • Arqui-teto de sucesso, em nosso Estado, Dráulio Araújo foi muito festejado no seu aniversário dia 19. Ele é a inspiração de sua mãe Sizêda. • Diante dos ventos poéticos do mar de Iracema, ao som do piano do grande Rafael Maia e tendo como cenário o restaurante do Ideal Clube, foi lança-do, durante almoço, o livro “Poemas de Mesa”, que reúne grandes nomes da poesia cearense, como: Juarez Leitão, Luciano Maia, Alcimor Rocha Neto, Jeff Peixoto, Aíla Sampaio, José Telles, Fernanda Quinderé, Pio Rodri-gues, Carlos Augusto Viana, Ubiratan Aguiar, Rafael Caneca e Maria Luiza Artese. • Presentes no evento esta-

vam: Amarílio Cavalcante, Alcimor Rocha, José Telles, Ubiratan e Te-rezita Aguiar, Raimundo Carreiro, Aila Sampaio, Dimas Macedo, Lu-cia Cidrão, Aila Sampaio, Durval Ayres Filho, Jeff Peixoto, Rebeca Montenegro, Alcimor Rocha Neto e Fred Fernandes. • No mesmo dia e cenário, mas em outro salão, o publici-tário Maninho Brígido festejou sua troca de idade, estavam lá: Dedé Barros de Oliveira, Amarílio Cavalcante, Alcimor Rocha, Tarcísio Porto, Euler Pontes, Marcondes Viana, Franzé Morais e Jar-

bas Studart. • Bar do Fá foi o tema da festa de comemoração de mais um ano de vida do também publi-citário Fabrício Barreto. O evento aconteceu durante o pôr do sol do Estoril, onde atualmente funciona o Bar do Papai. • Dentre os convida-dos que foram abraçar o aniversariante, destacamos: Isa Capello, Léo Fontenel-le, Luís Mafrense, Iraldo Barreto, Ivens Barreto, Andrew Moreira, Lea Campos, Mariana Brito, Giacomo Brayner, Karine Studart, Chris Calixto, Silvia Lila e Rena-ta Santos. • O Barbra’s Cambeba foi o local escolhido por Gaudêncio Lucena, Eunício Oliveira e Carlos Gualter - diretores da empresa da Corpvs Segurança, para celebrar as quatro décadas de atuação da empresa. • Prestigiando o evento: Paulo Miranda, Fernando Férrer, Zilda Pessoa, Edson Guimarães, Abel Castro, Eveline Recamonde Lucena, João Gon-çalves, Aila Castro, João Damasceno, Karla Paes de Andrade, Vivian Carneiro, Malu Aquino e Douglas Cunha somen-te para citar. • O presidente da Go-mes de Matos Consultores Asso-ciados, Eduardo Gomes de Matos, foi eleito vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Consul-tores Organizacionais - IBCO. É a primeira vez que instituição tem um vice-presidente nordestino. Mais uma conquista para a con-sultoria, que começou o ano em nova sede, ocupando a cobertura da Torre Santos Dumont, se repo-sicionando no mercado, pautada pela inovação e exclusividade. • A princesinha Ana Kellen, o maior amor de sua mãe Waleska Santos, comemorou, dia 17, seu primeiro aninho de vida.

PRIMEIRA LINHA

HAPPY HOUR

Liduina e Carlos Cysne

Luana, Anelise, Isabelle, Livia, Silvane e Lara

Joã o Luiz e Isadora Brandã o

Aniversariante com Luiz Sales e Juliana Cysne

Alexandre Pinheiro e É lida

A modelo internacional, Cara Delevingne, foi anunciada como o rosto de Yves Saint Laurent Beauté em 2015

Eduardo Gomes de Matos, que na foto aparece com a esposa Fernanda Ponte, e o gerente de marketing da Gomes de Matos, Eduardo Hamdan, anunciam algumas novidades para a Gomes de Matos Consultores Associados

Assumiram o conselho deliberativo do SEBRAE para o período de 2015 – 2018, João Porto Guimarães, Airton Gonçalves, Joaquim Cartaxo, Flavio Saboia e Alci Porto

José Armando da Costa recebeu em Granada, Espanha, o Diplo-ma ao Mérito e a Medalha de Miguel de Cervantes. Na mesma ocasião, os Juristas Internacionais, onde o mesmo é co-autor lançaram o III Vol. de Juristas do Mundo. No clic José Armando com a fi lha Andréa Campos Costa

Fátima e Duca Salles

Durante happy hour, na Lagoa do Colosso, Carlos Cysne brindou mais um ano de vida.

IRATUÃ FREITAS

INTERINO: IRATUÃ FREITAS

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A piada do momento é ver a oposição for-mada pelo DEM e pelo PSDB fazendo críticas à política econômica capitaneada pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que nada mais é que a política de arrocho fi scal que esses mesmos partidos defendiam durante a campanha eleitoral. Aliás, Levy, segundo consta, teria inclusive votado em Aécio Neves e não na sua atual chefa, o que é outra piada, já que Dilma foi eleita justamente ao defender uma política não tão austera como a que ora vem implantar pelas mãos de Levy e que tem sido alvo de sérias críticas daqueles que lhe apoiaram à reeleição.

Como diria a saudosa Cassia Eller, ao que tudo indica, o mundo está ao contrário e ninguém reparou. Ou será que o que vemos é um aceno de que Dilma tem mesmo planos de abandonar o barco petista ou pelo menos o pe-tismo lulista e navegar por outras águas? Nem os petistas que hoje estão no entorno da presi-denta são aqueles mais chegados ao ex-presi-dente, mas petistas tidos como mais afi nados com os movimentos sociais e com a esquerda do PT. Entretanto, é um bocado paradoxal que ao mesmo tempo que Dilma esteja se afastan-do da ala mais conciliatória e à direita de seu próprio partido, esteja também se aproximando de setores mais reacionários das demais forças políticas para compor o seu governo. O que pretende Dilma? Que estratégia traz na cabeça que ainda não conseguimos decifrar? Que exis-te alguma estratégia nessa movimentação do xadrez presidencial ninguém duvide e ninguém subestime a inteligência da nossa presidenta. Afi nal de contas, não se chega aonde ela che-gou sem um cérebro privilegiado.

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• BIBLIOTECAS Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), a “mon-tanha” de zeros dados aos estudan-tes que fizeram o ENEM, serviu para alguma coisa, ou seja, para alertar os governantes de que mais de me-tade dessas notas negativas deveu-se à falta de leitura, que por sua vez, é o resultado da falta de bibliotecas, que levem os jovens a ler mais.

• OS SENADO-RES SÃO ÓÓÓÓ-TIMOS! - Segundo o “Correio Brazilien-se”, um dos temas do momento em Brasília, é a PEC, a ser votada em feve-reiro, pelo Senado, propondo o fi m da reeleição para pre-sidente da Repúbli-ca, governador de Estado e prefeito. Como medida para concretizar a alter-nância de poder. Sobre os senadores, que detêm mandatos de oito anos, não se fala...

• NA TORCIDA - Uma informação sobre a equipe da presidenta Dilma, tem mexido com o imaginário e o “olho grande” de muita gente: em conseqüência da possibilidade de alguns ministros nomeados serem “enrolados” na Lava Jato, algumas “brechas” poderão surgir. Segundo le-vantamento do que denunciará o MPF ao STF, seis vagas poderão surgir.

• ARGUMEN-TANDO - A decisão do presidente da Câmara Munici-pal, Salmito Filho, de transferir para o centro a sede daquele Poder, tem alguns negativos, mas tem outros que merecem ser refle-tidos. Para ele, foi depois que se tirou do centro o Governo do Estado, a As-sembleia Legislativa e a Câmara Munici-pal, que teve início a decadência do “co-ração da cidade”.

• AINDA SERÁ TEMPO? - O jeito do governador do Ceará, Camilo San-tana, iniciar a sua gestão, ou seja, cha-mando deputados, lideranças e empre-sários para governar com ele, serviu de exemplo para que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio aja do mesmo modo. Esperamos que o apelo de R. C. não tenha chegado tarde demais, pois há muitas frustrações com ele.

• UMA VERGO-NHA! - Na ultima segunda-feira os motoristas e tro-cadores de ônibus que trafegam pelo Terminal de Messe-jana, pararam por uma hora, como protesto contra um caso de envergo-nhar: os banheiros para o público são como chiqueiros de porcos, e para a categoria, nem banheiros existem. E tudo numa capital que é referência turística do país...

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoAconteceu, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará, solenidade para a obliteração do selo em comemoração aos

140 anos. Na mesma ocasião ocorreu homenagem para o desembargador Antônio Carlos Costa e Silva – in memorian - quando foi lançada a obra “Dos Recursos em Primeiro Grau de Jurisdição” (fac símile da segunda

edição) e também exposição das obras do conselho editorial do TJ-CE .

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

XADREZ PRESIDENCIAL

SOLENIDADE

Obliteraç ã o do selo de 140 anos do TJ-CE, William Porto e Des. Luís Gerar-do de Pontes Brí gido

Lincoln Araú jo, Ademar Mendes Bezerra, Francisco Sales Neto e Paulo Albuquerque

Daniel, Carol, Monica, Francisco José Costa e Silva, Renata Santos Costa e Silva e Vanessa Rablo Santos

Maria Lú cia, Francisco José , Neise Costa e Silva com Sé rgia Miranda, Luis Gerardo de Pontes Brigido e Carlos Alberto ForteCarlos Alberto Forte e Sé rgia Miranda

Sé rgia Miranda e Angé lica Bezerra

Francisco José Costa e Silva fala fi lho do Des. Antonio Carlos Costa e Silva agradece a homenagem

Desembargador Carlos Alberto Forte apresenta autor e obra

Pedro Ribeiro e Roberto Carlos

Paloma Coimbra, Marcos Aragã o e Davi Parente

Neuma Furtado, Silvio Ribeiro, Emília Abelé m, Regina Luna e Mailu Alvarenga

Nacelio Souza, Willian Porto e Hider Ponte

Des Luís Gerardo de Pontes Brí gido cumprimenta Neise Costa e Silva

Luciano Furtado e Angé lica Bezerra

Obliteraç ã o do selo de 140 anos do TJ-CE, William Porto e Lincoln Araú jo

Durval Ayres FilhoRenata Santos Costa e Silva com a avó Neise Costa e Silva

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

P ela primeira vez em Forta-leza, MC Romântico vem para a Pink Elephant apre-

sentar o “Baille das Novinhas”, que vai literalmente abalar as estruturas da boate! As novinhas vão descer até o chão!

- -• De São João do Miriti, interior

do Rio de Janeiro, o caçula de uma família de três irmãos, cresceu em uma casa simples, porém cheia de amor e música.

- -• Infl uenciado por seu irmão do

meio, músico e professor, Pablo Francisco cresceu cantando pela casa e como tenor no coral da igreja, onde também participou de peças de teatro.

- -• Foram abraçar Noélia Bandei-

ra de Melo, no seu almoço folhi-nha, Madijé Costa, Maria Simões Nogueira, Risalva Jucá, Marjorie Moreira e Carlota Sanford.

- -• Com almoço somente com a lis-

ta afetiva, Marta Philomeno Gomes comemorou sua troca de idade.

- -• Foi na Praia de Canoa Que-

brada o fi nal de semana da bonita universitária Emanuely Araújo.

- -• No dia do seu aniversário,

Inês Peixoto recebeu o carinho do marido Iderlandson, de Maria Esther Quinderé, Iveuda Bessa, Simone Melo, Glorinha Cysne, Mariana Feitosa, Guiomar Furta-do e Thais Studart Pinto.

- -• Tim-tim, hoje, para Ângela

Gutierrez, Daniela Machado, Edu-ardo Feitosa, Jucineide Fernandes e Regina Bezerra. Amanhã, recebe cumprimentos João Luiz Falcão, Júlio Ventura Neto, Manoel Holanda, Marina Oliveira, Milton Morais Correia Neto e Paulo Sérgio Silva Santos.

- -• O Coco Bambu foi cenário do

encontro do grupo “Amigas para sempre”, por Luzita Monteiro.

- -• Somente com a família e os ami-

gos mais chegados, o bem sucedido advogado Lino Albano comemorou nova idade.

BAILE DAS NOVINHAS

A FELICIDADE DE VAL MARCHIORIVal Marchiori era só sorriso, na noite de terça-feira, durante a homenagem que seu marido, o empresário Evaldo Ulinski, recebeu como

Cidadão Honorário do Paraná. A entrega do título aconteceu pelas mãos do deputado estadual Reinhold Stephanes Jr, na Estação Lounge. A cerimônia foi para amigos íntimos, familiares e contou com a presença do vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci . “Orgulhosa do pai

dos meus fi lhos!” É um reconhecimento merecido, por levar tantas riquezas ao estado do Parána”, afi rma a apresentadora.

O Shopping Benfi ca inicia hoje, sua programação de Pré-Carnaval, com show

do bloco “Num Ispaia senão Ienchi”, às 19h, em frente à Casa do Cidadão. Dia 30/01, Unidos da Cachorra e dia 05/02, Concentra mais não sai. Também no dia 05/02, o Shopping Benfi ca realiza a fi nal do Festival de Músicas Carnavalescas, o Benfolia. Serão premiadas as três melhores músicas. O 1º lugar ganhará R$ 2 mil; o 2º receberá R$1 mil e o 3º receberá R$ 800,00

Um casal alinhado que se destaca nos acontecimentos Idelário e Stênio Linhares

Casal Evaldo Ulinski e Val Marchiori

Vice-prefeito Guto Beellusci, Evaldo Ulinski e dep. Reinhold Stephanes Júnior

Evaldo Ulinski, Val Marchiori com os fi lhos Victor e Eike

Olga Ulinski, Evaldo Ulinski, Irani Rocha Ulinski e Joã o Bel Ulinski

Rosangela Marchiori, Adelino Marcos Marchiori, Benedito Marchiroi, Val Marchiori com os fi lhos Victor e Eike

FOTOS RENILSON GUIMARÃES


Top Related