Transcript
Page 1: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

ANIVERSÁRIO

POSSEA procuradora de Justiça Magnó-lia Barbosa assumiu, em soleni-dade que aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, o cargo de ouvidora geral do Minis-tério Público do Ceará. O cargo era ocupado pelo procurador de Justiça, José Valdo Silva (foto).

Pág. 4

Advogado Valdetário Monteiro, presidente da OAB-CE, ganhou sessão de parabéns surpresa na sede da ordem. No click ele aparece com a esposa

Ana Karine, a filha Isabel e mãe Maria Inês.Pág. 5

Page 2: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Todos sabemos que viver não é das tarefas mais fáceis. Evidente que reclamar de tudo e de todos não resolve, concorda? Por isso, que tal de vez enquanto se permitir algumas inovações, como por exemplo: fazer coisas que não faria jamais, ou só de vez em quando. Descubra. Investigue. Experi-mente. Viva. Não tenha preguiça. Vá visitar seus amigos. Tenha uma boa relação com os colegas de trabalho, com a família. Mude de opinião, não fi que enjaulado em dogmas, em verdades absolutas. Não é possível ser 100% coerente a vida inteira. Coma, sem remor-so, aquela comida que você tanta deseja e adoce sua alma. Você pode até não aceitar a sua vida como ela é, mas poderá dar um novo sentido a ela, nem que seja por alguns instantes. E, já vai valer a pena.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Quão interessantes são as inversões da vida. Vi numa foto um belíssimo rosto de uma jovem: pele diáfana, radiante, unido a outro bem idoso; já enrugado, manchado, defor-mado pelos desgastes peculiares do tempo e lembrei-me de uma poetisa que conheci quando me casei e fui residir no Rio; eu era bem jovem e ela teria o triplo da minha idade. Achava-me muito bonita e dizia: - querida, fi -que residindo aqui, não volte, faça como eu.

Então, me dizia que havia ido morar no Rio logo que casou e não gostaria de retornar ao Ceará para não ser vista depois de tanto tem-po, principalmente, por alguém em particular.

Disse-me ela que era muito bonita (ainda era) que usava belas tranças com laços de fitas de xadrez e ficava na janela do casarão deixando-as cair porque eram lindas e admi-radas. Quanto mais se olhava nos espelhos mais orgulho tinha de sua beleza, por isto, não estava em seus planos regressar a sua terra natal.

O tempo passou. Voltei para minha terra. Anos depois soube que ela estava em Forta-leza e fui visitá-la.

Ela só teve uma filha. O tempo foi passan-do. A filha casou e por força da profissão do marido, foi transferido para Fortaleza e ela já bem mais idosa, já não tinha condições de morar sozinha e habituada que estava com a filha que agora partira para um se-gundo casamento, (também já não era tão jovem). A contragosto teve que regressar as suas origens.

Em Fortaleza, ela me disse: - Sabe minha querida, nós não podemos traçar nosso cami-nho na existência. Fiz todo meu esquema de vida, certa que poderia cumpri-lo, no entanto, tudo saiu diferente. Felizmente, quem eu mais temia que me vise, já havia falecido.

Ao chegar a casa na qual eu nasci, logo que surgiu uma oportunidade fui aos mesmos espelhos em busca de uma jovem que eu co-nheci aos quinze anos. O que divisei foi uma senhora de setenta e três, desgastada pelo tempo, muito embora muito bem cuidada, po-rém as sequelas eram visíveis, perguntando--me o que eu havia feito com a de quinze.

Responder o quê? Nada! O senhor Tempo é inexorável! Ele é um aliado do “nada” para onde nos precipitamos. O “nada” é um aliado do tudo. O tudo é nada, e o nada é tudo!

INVERSÃO…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

ENCONTRO

NIVER

O empresário Armando Araújo ao lado dos cerimonialistas Roberto Martins e Flávio Lieffman recebeu, na Unique Maison, grupo de cerimonialistas e outros profissionais de eventos, para um coquetel,

momento em que conheceram o novo espaço da cidade. A inauguração oficial será em breve.

Jornalista Heloisa Helena Rodrigues teve sua nova idade comemorada em duas ocasiões, tendo como cenário o Piaf Bistrô, tudo articulado por Mariah Frota, Ângela Laprovítera e Maria Morena Salles.

IRATUÃ FREITAS

Fernanda Karla e Má rcia Oliveira

Mariah Frota, Heloisa Helena Rodrigues Dantas e Ângela Laprovítera

Aline Cristina e Guilherme Stanislau

Vlá dia Ré gia e Fernanda Costa

Tayra Romcy e Leo Aguiar

Alessandra Aragã o e Omar de Albuquerque

Leonardo Freire, Marcilio Souza e Heitor Freire

Helena Demes e Ricardo Alencar

Martasus Gonç alves e Aparecida Alencar

Manoel Monteiro, Eliana Marreiro e Tayra Romcy

Grace e Flá vio Lieff man

Leandro Moreira e Ana Theresa

Dé bora e Ricardo Moreira

Clé cio Albuquerque e Dayane Albuquerque

Rogé rio e Waleska Moreira

Zilma, Armando e Karla Araú jo

Roberto Martins, Armando Araú jo e Flá vio Lieff man

Luis Freire, Flá vio Lieff man, Socorro Trindade e Roberto Martins

Auxiliadora Meyer e Heloisa Helena Rodrigues Dantas

Maria Morena e Heloisa Helena Rodrigues Dantas

Nayra Rocha e Marcelo Rocha

• REVIVER - A Caixa Cultural For-taleza irá promo-ver, de 12 a 17 de agosto, o curso gratuito “Aprenden-do a Contar Histó-rias”. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, pelo email [email protected].

• DEFINIÇÃO - A 16ª edição da Casa Cor Ceará será na Av. Barão de Studart, 598, e acontecerá de 30 de outubro a 09 de dezembro.

• COMPRAS - O grupo Esplanada oferece aos sába-dos, deste mês,

café da manhã para apresentar ao públi-co a sua mais nova loja, a Esplanada Home, na Avenida Desembargador Moreira, 1301.

• SUCESSO

- A “Campanha Estudante Só Paga Meia” da Casa dos Relojoeiros, con-siderada a maior operação de ven-das do segmento óptico do Brasil, se estenderá por todo este mês.

• VOTO - O

prazo para quem pretende votar fora de sua cidade, nas eleições deste ano, termina no dia 21 de agosto.

Page 3: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Valmir Costa e Nilo Alberto

Domingos Neto

Raquel Pontes e Solon Diniz

Fernanda Pessoa

Souto Filho, Simone Nunes e Helena Câ mara

Getúlio Maia e Robeisia Holanda

Getulio Maia e Hugo Moreira Pinheiro

Danubia Brito, Ané sia Bayma e Zita Timbó

Felipe Carvalho, Arlen Queiroz, Beto Almeida e Antô nio Farias

Clesio Saraiva, José Airton Cririlo, Nilo Barsi, Douglas Craveiro e Antô nio Carlos

Cleyton Cé sar, José Eduardo Wanderley, Ivan Claudino e Lucimar Loiola

Aloisio Filho, Gorete Pereira, Ney Barros da Costa e Glauco Mendes

Mesa de Honra

n HÁ 14 ANOS, fui morar em Orlando com minha família, à procura de qualidade de vida. Nunca havia sentido triste-za. Aguentei fi car apenas quatro meses como dona de casa. Não fazia nada, só estudava inglês. Entrei em parafuso. Como não dominava a língua e se comunicar é mais ou me-nos o ar que respiro para viver, como também ser produtiva, baixou uma tristeza profunda que corria a minha alma. Saía fazendo “cooper” nas desertas e mal iluminadas ruas da cidade, implorando pelo amor de Deus para alguém dar um “good morning”. Ofereci-me na escola de meus fi lhos como voluntária, mas como tinha difi culdade na comunicação: descartaram-me. No dia do aniversário de meu fi lho, saí de-sesperada tocando a campainha das residências de meus vizinhos para convidá-los, misturando inglês, portunhol e mí-mica. Tenho certeza de que os moradores me acharam uma louca, mas era a pura necessidade de me comunicar, de me socializar. Enfi m, só quem apareceu na pequena festa que fi z para meu fi lho foi um cubano que, obviamente, estava sentindo o mesmo que eu. Vim embora para o Brasil. Nos primeiros dias, falei tanto que já não aguentava mais minha voz. Profetizei: nunca mais quero sentir esta tristeza.

Dormi, novamente poucas horas: estou muito preocupada comigo e com a humanidade. O futuro será triste se a socie-dade continuar se comportando do jeito que está. Chamei o jardineiro e nada: ele não respondia. Fui atrás dele no jardim e constatei que ele não ouvia meu chamado, porque estava com um som nos ouvidos. Deram seis horas, fui para a academia e os “personais” chamaram a atenção dos alunos que estavam conversando durante a aula. Depois, uma das alunas veio ofe-recer roupas de ginástica com um pouco de ironia, alegando que estaria necessitando comprar roupas, porque havia detec-tado que já estavam velhas. Existe coisa melhor de que uma roupa “velha”, cômoda, um sapato macio por causa do uso e outras “coisitas” mais. .... O que é que a digníssima colega tem a ver com a indumentária que estou vestindo?

Cheguei em casa e lá estava meu fi lho no computador. Tentei falar com ele: psiu! “Mãe estou mandando uma mensagem, dava para a senhora fi car calada por favor, está me descon-centrando!” Fui para o jornal e a maioria dos colaboradores estavam à frente do computador ou de seu potente celular, mudos. Na hora do almoço, fui almoçar com amigas em um restaurante, (já há algum tempo não nos encontrávamos). O estabelecimento estava lotado. Em todas as mesas, sem ex-ceção de nenhuma, havia jovens, senhoras e senhores cli-cando nos celulares. Já me sentei rindo. Quando percebi que algumas amigas presentes, outrora leves, simpáticas, tinham o dom da palavra e alegria de viver, mudas e caladas estavam, como robôs clicando nas redes sociais de seus celulares.

De repente, veio aquela tristeza que senti lá em Orlando e

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

UM EM TRÊS CASOS DE ALZHEIMER PODE SER EVITADO, DIZ ESTUDO

DEIXEM O OUTRO FALAR, ESCUTEM-NO E RESPEITEM O JEITO DE SER DE CADA UM

SOLDADOS DO PARTIDO(PSB)

POSSE O novo diretor Geral do Dnocs Walter Gomes foi empossado em solenidade que aconteceu na sede do órgão.

pensei: “No futuro bem próximo, salas de psiquiatras e psicólo-gas estarão lotadas, sensíveis indivíduos se sentem sozinhos, mesmo arrodeados de amigos e familiares. Nada contra estes profi ssionais, mas é muito melhor verbalizarmos nossas alegrias, trocarmos conhecimentos, vivências, tristezas, ansiedades com pessoas próximas e queridas do que com estranhos. Respeito quem é fechado e precisa de um profi ssional para desabafar, encontrar-se..., mas, pelo amor de Deus, deixem as pessoas in-teragirem, respeitem o jeito de ser de cada um. Padronizar a humanidade é a morte de uma sociedade livre.

n SEGUNDO OS CIENTISTAS, um terço dos casos de Alzheimer podem estar conectados a fatores ligados ao estilo de vida dos pacientes, que podem ser modifi cados, como a falta de exercício e o tabagismo. Os pesquisadores então ana-lisaram como a redução destes fatores poderia afetar o número dos casos da doença no futuro.

BBC Brasil

Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em humanos.Com esta análise eles descobriram que, ao reduzir cada fa-

tor de risco em 10%, quase nove milhões de casos da doença poderiam ser evitados até 2050.

IDOSOS MAIS SAUDÁVEISUma pesquisa anterior, de 2011, colocou a estimativa de

prevenção em um a cada dois casos da doença que pode-riam ser evitados, mas o novo estudo britânico levou em con-ta a justaposição de fatores de risco. Para a professora Ca-rol Brayne, do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Cambridge, “apesar de não haver uma única forma de tratar a demência, nós poderemos tomar medidas para reduzir o risco de desenvolvermos demência durante a velhice”.

— Sabemos o que muitos destes fatores são e frequentemente eles estão ligados. Simplesmente enfrentar a inatividade física, por exemplo, vai reduzir os níveis de obesidade, hipertensão e diabetes e evitar que algumas pessoas desenvolvam demência.

— Enquanto que a idade é o maior fator de risco para a maio-ria dos casos de Alzheimer, há vários fatores de estilo de vida e saúde em geral que podem aumentar ou diminuir as chances de uma pessoa desenvolver a doença. No entanto, nós ainda não entendemos completamente os mecanismos que relacio-nam estes fatores com o início do Alzheimer. E, como ainda não há uma maneira de evitar o Alzheimer, a pesquisa precisa con-tinuar para conseguir as provas mais decisivas sobre os fatores de saúde e ambientais e ajudar as pessoas a reduzirem o risco.

Entre os sete fatores de risco, a maior proporção de casos de Alzheimer nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e no resto da Europa pode ser atribuída à inatividade física.

Segundo o estudo, um terço da população adulta destes paí-ses não pratica atividades físicas.

Fonte: BBC BRASIL

Page 4: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

O Brasil assumiu, desde o início des-te século, uma posição de protago-nista. Palavra de origem latina (proto: primeiro, principal; agonista: lutador, competidor) que, em linhas gerais, sig-nifica ser o dono do seu próprio des-tino, não se deixar levar a reboque de outrem. Na cinematografia é o ator principal. Na vida real, há muitos pro-tagonistas, sejam pessoas, empresas, governantes, países, grupo de países e blocos econômicos. O que se viu no governo Lula foi uma ação intensiva de divulgação do Brasil, e o jeito sem ce-rimônia do então presidente da Repú-blica de viajar, intensamente, ao redor do mundo, para dizer que estávamos preparados para a luta ingente de ser considerado um novo protagonista no concerto das nações.

Segunda-feira, passada, lua cheia, em cenário armado, no interior do Parque do Cocó, um país inovou ao se mostrar protagonista, não apenas com a presença, em Fortaleza, de Xi Jimping, nome ocidentalizado do líder atual da República da China, que veio

para o 6º Encontro do Brics, entidade ainda não institucionalizada que, como sabem, reúne Brasil, Rússia, Índia, Chi-na e África do Sul, países de culturas díspares e que veem a necessidade de formar um bloco multilateral para, em sinergia, propiciar aumento das suas relações de negócios e firmarem po-sição como protagonistas da história do século 21. De início sedimentam acordo para a criação de um banco de desenvolvimento.

Não é sobre o Brics que desejo falar,mas da forma singular como a China vem se mostrando ao ocidente, além da expansão da sua indústria e da consequente exportação, mas atra-vés da divulgação de sua cultura an-cestral e contemporânea, na arte e na música. A China trouxe uma orquestra da província de Zhe Jiang, na sua costa Leste, composta de 78 integrantes com um “Concerto de Sinfonia”, e escolheu repertório diversificado para o grande público que ali compareceu de forma descontraída, sentando-se no grama-do, ouvindo de forma respeitosa o que,

grande parte, talvez nem entendesse. Ao fim e ao cabo de mais de uma

hora de concerto, seguindo um pro-grama preestabelecido que incluía músicas chinesas, romenas e alemãs, com destaque para a composição do 4º andamento da Quarta Sinfonia do russo Tchaikovsky, a orquestra foi ova-cionada de pé. O maestro Iu Hai, sem-pre sorridente, retomou a batuta e foi em frente, com músicas extra pauta, inclusive brasileiras, para alegria de crianças que, soltas, rolavam no decli-ve verde sob os olhos complacentes de seus pais.

Essa celebração faz parte do 40º aniversário das relações diplomáti-cas entre China e Brasil, e se repetiu, na noite de ontem, em Brasília. Como se vê, de forma diferente, os chineses adaptaram a política de boa vizinhan-ça praticada pelos EEUU no curso da 2ª Guerra Mundial e no pós-guerra, com uma diferença: a distância imensa que nos separa desse novo protagonista que se espalha pelo mundo.

PROTAGONISMO, HOJE

JOÃO SOARES NETO

Escreve

OUVIDORIATendo como palco o auditório da Procuradoria Geral de Justiça, a procuradora de Justiça Magnólia Barbosa foi empossada como ouvidora geral do Ministério Público do Ceará.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

LINHA AZUL

Fernanda Maria e Emirian Souza Lemos

Coral Sé tima Voz

Soraya Victor e Angé lica Bezerra Rholden Botelho, Antô nio Ian Coelho e Wanha Rocha Plá cido Rios e Magnó lia Barbosa

Rose Brasileiro e Vera Ferraz Rossana Kopf e Eliane Nobre

Luiza Marilac e Lú cia Gurgel

Magnó lia Barbosa e José Valdo Silva

Oscar D’alva, Socorro Franç a e Luis Eduardo Santos

Procuradora Magnolia Barbosa com grupo de amigas

Ingrid e Magnó lia Barbosa

Adísia Sá e Maria Edna

Procuradores José Valdo Silva e Vera Ferraz conduzem a empossanda

Plá cido Rios e Rholden Botelho

Maryllene Barbosa, Soraya Victor, Fá tima Duarte, Isabel Porto e Rossana Kopf

Mesa de Honra

Cristiana Coelho Cintra, Telma Escossio e Thel-ma Regina

Acá cia Moreira e Sheila Pitombeira

Roberta Nunes, Magní lia Barbosa e Marí lia Uchoa

Tarcisio Guedes Lima Verde Filho e Ariano Pontes

IRATUÃ FREITAS

Page 5: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

SURPRISEO advogado Valdetário Monteiro de Andrade, presidente da OAB-CE, teve seu aniversário comemorado em sessão de parabéns surpresa na sede da ordem.

LINHA AZUL

Wanha Rocha e Valdetá rio Monteiro

Eneida Lima, Anja Ri-beiro, Suzana Ribeiro e Marcos Peixe

Hilton Maia, Wanha Rocha e Rogé rio Silva

Fradique Ventura e Caio Ponte

Jorge Hé lio e Leonardo Carvalho

Valdetá rio Monteiro com equipe do escritó rio Andrade & Goiana Advogados Associados

Gladys Sindeaux e Aline Vasques

Cí cero Quesado, José Maria Rios, Valdetá rio Monteiro e Flá vio Jacinto

Jeferson Lucena, Andrei Aguiar, Davi Bezerra, Reginaldo Villar e Damasceno Sampaio

Ana Karine, Valdetá rio Monteiro, Isabel e Maria Inê s

Regina Mindê llo Jereissati, Rossana Kopf e Valdetá rio Monteiro

Morgana Arraes e Manuella Leite

Moab Saldanha Jú nior, Patrícia Marla e Lea Feitosa

Ricardo Bacelar e José Maria Rios

Valdetá rio com a mã e Maria Inê s

Mirela Tomá s e Abelmar Neto

Jeferson Lucena, Leonardo Araú jo e Reginaldo Villar

Jamila Simõ es, Marcela Machado e Clá udia Helena Cesar

Parabé ns

Sá vio Aguiar e Fá bio Timbó

Francisco Nascimento e Hé lio Nogueira

Laisa Albuquerque, Jardson Cruz e Gladys Sindeaux

Elisabete Teixeira e Selma Furtado

Carlos Bandeira e Eduardo Castelo

Paulo Albuquerque e Pedro Bruno

Raissa Cabral, Patrícia Sales e Geralda Silva

Marcelo Mota, Aline Vasques, Valdetá rio Monteiro, Jardson Cruz e Ricardo Bacelar

Valdetá rio em seu discurso de agradecimento

IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

EXPOEVANGÉLICATendo como preletor Ednilton Gomes Soarez, presbítero

da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, será realizada a Ex-poevangélica 2014, de 23 a 26 do corrente mês, no Centro de Eventos do Ceará. Estão programadas palestras, prega-ções, desfi le e shows. Entre os cantores: Mariana Valadão, Cristina Mel, Lenno Maia, Suellen Lima, Elizandra Oliveira e banda Som & Louvor. Mais de 60 delegações de igrejas evangélicas do interior do Ceará confi rmaram presença.

RECONHECIMENTOQuatro personalidades cearenses serão agraciadas du-

rante a 44a edição do Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação: empresário Rober-to Macedo, jurista Hugo de Brito Machado, médica Glaura Ferrer e José Torres de Melo Filho-ação social. A tradicional e impecável solenidade de entrega ocorrerá no dia 26 de setembro, às 21 horas, no Theatro José de Alencar, presidi-da por dona Yolanda Queiroz.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• No Ceará, 748 candidatos deram entrada no TRE em pedidos de registros de candidaturas para deputado. No âmbito federal, são 195 postulantes, enquanto 553 disputarão vaga na Assembleia Le-gislativa. • Prossegue até 21 de agosto, o prazo para que os eleitores peçam a transferência provisória do título para que possam votar em transito nas eleições de outubro. Vale lembrar: no Ceará, só terá urnas para voto em trânsito em Fortaleza e Caucaia. • De hoje a domingo, o Maciço de Baturité servirá de palco para a terceira edição do Viva GuaráSons e Sabores de Guaramiranga, onde serão mostrados os primeiros resultados do Ro-teiro Aromas & Sabores e os princípios do turismo sustentável. • Em prestigiada solenidade, Magnólia Bar-bosa tomou posse no cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Ceará. Na ocasião, o ex-ouvidor José Valdo Silva, destacou que o MPCE foi o primeiro no Brasil a possuir tal função antes mesmo de ter sido institucionalizado em lei. • Integrantes do novo conselho da Sociedade Ami-gas do Livro, fundada em 1961, formada por 40 membros efetivos e perpétuos por escrutínio se-creto, tomaram posse recentemente. São elas: Ana Maria Jereissati, Révia Herculano, Côca Torquato, Cybele Pontes e Celma Prata Bitar.

Rachel e João Henrique, fi lhos de Cleuza e Maurílio Ba-nhos e Karina e Mauricio Sampaio, ofi cializaram a união dos dois em cerimônia que aconteceu no Barbra’s Éden. Os noivos receberam os cumprimentos no mesmo local. PRIMEIRA LINHA

MARRIAGE

n A banda matogrossen-se Vanguart fará show em Fortaleza no dia 23 de agos-to, como atração da festa “Vai ver se tou na esquina”, no Órbita.

n A quarta edição do Concurso Literário Pague Menos agendada para o próximo dia 24 deste mês, às 19 horas, na Galeria do Centro Dragão do Mar.

n Maria Eduarda Barreira recebeu alguns amigos para fi nal de semana na chácara B&B da família dela, em Qui-xadá, com direito a conferir ao último jogo do Brasil na Copa. No rol de presenças, o namorado dela Elias Bachá, Aldira e João(Unimed)Borges, Fabiana e Alfredo Bachá, Rai-

mundo Bezerra, Shirley Fon-tenele e Luiz Carlos Martins.

n José Jorge Vieira congregou a “patota” no endereço da Av. Beira Mar, em clima de pagode e de muita animação, por conta do aniversário dele.

n Com almoço festivo, amanhã (19), o casal Sílvia Chinarelli e José Augusto Lei-te de Moraes em sua alegria de viver, festejarão ao lado da família e dos mais chega-dos, 36 anos de feliz união conjugal (Bodas de Cedro), na chácara em Eusébio.

n Ana Vládia e Cássio Sales anfi trionaram bela festa no Pink Elephant para celebrar os 15 anos da her-deira Maria Eduarda.

AO PONTO

Elegantes Lia Pinheiro e Ana Vládia Sales, que comemorou os 15 anos da herdeira Maria Eduarda

José Augusto e Sílvia de Moraes festejarão data marcante: 36 anos de casados em paz com a vida

Elias Bachá, Maria Eduarda Barreira, João Borges e Raimundo Bezerra no descontraído fi nal de semana em Quixadá e adjacências

Ana Maia Jereissati, Révia Herculano, Côca Torquato, Cybele Pontes, Celma Prata e Suzana Ribeiro, integrantes do conselho das Amigas do Livro

Aldenita Sampaio, Caio e Má rcio Carneiro

Cleuza Banhos e Rachel Samapaio

Cerimô nia

Cleuza e Maurilio Banhos Dias, Rachel, Joã o Henrique, Karina e Mauricio Sampaio

Cleuza Banhos Dias, Joã o Henrique e Rachel Sampaio e Maurilio Banhos Dias

Joã o Henrique e Karina Sampaio

Page 7: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A postura personalista da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins não chega a ser surpre-endente, mas pode vir a lhe causar alguns pro-blemas, já que a presidenta Dilma Rousseff não é tão tolerante com esse tipo de comportamento quanto o ex-presidente Lula. Diante de boatos dando conta de possível ida dos irmãos Ferreira Gomes para o PT, o que só ocorreria depois de uma eventual vitória de Dilma, em outubro próxi-mo, a ex-prefeita tem mandado recados para a presidenta com ameaças de rompimento.

Ocorre que as coisas não têm andado muito boas para os lados daqueles que mostram dispo-sição para o confronto com a presidência, os cha-mados antidilmistas, como é o caso, por exemplo, do deputado federal André Vargas, fl agrado pela Operação Lava-Jato, que acabou sendo expulso do PT, e de petistas históricos como Marta Suplicy, uma das que puxaram o volta-Lula, que já é dada como carta fora do baralho, num eventual segundo mandato da petista. Outro que está sob risco de fi car fora do governo é o amigo pessoal de Lula, Gilberto Carvalho, que andou desagradando a presidenta com declarações desastrosas sobre as vaias ocorridas na abertura da Copa.

Muitos outros petistas bem mais importantes do que Luizianne, dentro do PT nacional caíram em desgraça por muito menos do que a Loura está fazendo. Portanto, não seria nada mau que ela colocasse os pés no chão e percebesse que não está com essa bola toda para peitar a presidenta, em vias de conquistar um segundo mandato e hoje comandando seu próprio grupo de fi éis seguidores dentro do PT, enquanto a pró-pria Luizianne, hoje, tem mais infl uência dentro do Partido de Eduardo Campos (PSB), maior inimigo político de Dilma na atualidade, do que dentro do próprio Partido lá dela, Luizianne.

CUIDADO E CALDO DE GALINHA...

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• MAIS ABSUR-DOS - Ocupando a tribuna da Assembleia Legislativa, quarta-feira, o deputado João Batista (PSDC) chamou à aten-ção para promessas cada vez mais absur-das, feitas por candida-tos a deputado interior a fora. Em sua maioria, são promessas inatin-gíveis até mesmo para os governos estaduais e o governo federal. O pior é que tem eleitor que acredita.

• RETARDATÁ-RIA - Superlotada de processos, a Justiça brasileira continua sendo uma das mais retardatárias do mundo. Um exemplo: só depois de oito anos, saiu a condenação da Infraero e da Anac, respon-sáveis pelo “apagão aéreo” que infernizou a vida dos usuários de transporte aéreo, entre outubro e novembro de 2006, causador de perdas insanáveis.

• RIGOR NO FOR-TAL - Convencida de que o Fortal, micareta cearense fora de época, que enche os bolsos de um grupo de esper-tos, enseja o uso de muita droga e bebidas alcoólicas, a juíza das Varas da Infância e da Juventude, Alta Leite, determina o máximo de vigilância, no sentido de que seja evitada a participação de crianças e de adolescentes naquela festa.

• CISMOU - O de-putado Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputa-dos, parece que “cis-mou” mesmo com o decreto da presidenta Dilma, pelo visto “ins-

pirado” e “importado” da Venezuela de Hugo Chávez, criando os Conselhos Populares, originários remotos da Rússia de Lênin, e depois de Stálin. É seu ponto de honra, derrubar o decreto.

• EXPLICAÇÕES - Por conta de insisten-tes denúncias feitas na Assembleia Legislati-va, aquela Casa está na obrigação de se comprometer a buscar explicações para um problema não explicado. Trata-se das perdas para aposentados e pensio-nistas civis e militares, que vêm se queixando de receber apenas 80% do que recebiam quan-do em atividade.

• IDENTIDADE - Para o ex-deputado, e hoje presidente regional do PSB, Sérgio Novais, não existe um mínimo de fundamento nas in-formações de adversá-rios, de que não existe identidade partidária nem ideológica entre a ex-senadora Marina Silva, e o candidato à presidente Eduardo Campos, em cuja cha-pa ela é vice. “Marina é mulher de princípios”, diz ele. Pois tá bom.

• FAZENDO JUS-TIÇA - Seja na tribuna da AL, ou em quais-quer outros locais, ou situações, o deputado Heitor Férrer tem afi r-mado tratar-se de “uma grande injustiça negar as qualidades do go-verno de Cid Gomes”. Para ele, Cid deu ao Ceará grandes projetos, embora tenha cometido equívocos milionários, como é o caso da segu-rança pública, em que a sua gestão falhou.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoPARTE II

MARRIAGE

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

LINHA AZUL

Francisco Sampaio e Astrid Queiroz

Aurizete Dias e Islay Rangel

André Laub e Milena Amaral

José Valdo Silva e Marta Peixe

Antônio e Sandra Ponte

Inis e Paulo Oliveira

Noivos

Inis Oliveira, Karina Sampaio e Liduina Mello

Aldenita,Maria Luiza e Karina Sampaio

Domê nico Nicolor, Isabel , Jô Ramalho e Rebecca Vignoli

Cleuza Banhos Dias, Rachel Sampaio, Mariana e Marilia Banhos Dias

Ana Maria Seibitz, Joã o Henrique Sampaio, Cleuza Dias e Luana Marinho

Cláudio e Camila Vilas Boa

Isabel e Domê nico Nicolor

Beijos

Alarico e Geovana Mont’alverne

Fábio Araújo e Cris Barroso

Alessandra Carneiro e Aldenita Sampaio

Joã o Henrique e Rachel

Gustavo Feitosa e Egito Frota

André Mourã o e Lara Miranda

Ana Maria e Cesar Seibitz

DIVILGAÇÃO

Page 8: Caderno Linha Azul 18 de julho 2014

Já estou nos preparat i -vo s d a m i n h a p ro m o ç ã o anual, Noite dos Destaques Cearense, ocasião em que festejo 47 anos de jorna-lismo, (Rádio, T V e Jornal), cujo o início foi nos Diários Associados.

nnnEste ano, o homenageado

será o saudoso professor Agerson Tabosa, que recebe-rá o nome do nosso troféu. As personalidades do ano, estarão recebendo o troféu das mãos da nossa madrinha Eridan Mendonça e da viúva de Agerson, Maria Vital.

nnnDepois darei mais detalhes

da Noite dos Destaques, que acontecerá dia 11 de setem-bro, o mês da primavera.

nnnBell Marques entra no cor-

redor da folia em sua estreia solo no maior carnaval fora de época. Na quinta-feira, inicia a maratona de Bell Marques puxando o bloco Vumbora.

nnnNos três dias que seguem

o Fortal, o cantor comanda a fólia no Bloco Siriguella.

nnnAinda repercurte o jantar

aniversário de Marilza Pessoa que ganhou homenagem dos cerimonialistas da cidade, hoje em destaque na coluna.

nnnMotivo para comemorar

em 2014 é o que não falta para o megaempresário.

nnnEste ano, sua fundação Beto

Studart comemora trajetória de 10 anos, atuando socialmente em diversas áreas e benefi-ciando inúmeros fortalezenses.

nnnNeste final de semana, o

shopping Parangaba apre-senta mais atrações gratui-tas na programação do mês de férias. Amanhã (19), às 17h, na Praça Central do Shopping, o público infantil i rá co n fe r i r o “ E s p e t á c u -lo Infanti l Peppa Pig”. Em parceria com a empresa de l ivros Giroler, o shopping está promovendo programa-ção do mês de julho voltada para a criançada. Além das apresentações infant is , a Giroler estará com feira de livros para visitação.

47O NOITE DOS DESTAQUES

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 18 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

• Entre as áreas atuantes pela Fundação: Espor tes, Educação e geração de tra-balho e renda.

nnn• Aniversariantes de hoje:

A n a A l c â n t a r a , J o s e a n a Costa, Marcelo Gentil, Rita Parente Mota e Vera Amora. Amanhã, quem estreia idade nova é Elizabeth Sá Caval-cante, R egina B enevides, R icardo Barcelar, Ronaldo Tôrres e Tibério Burlamaqui. Parabéns a todos! Domingo, é dia de parabenizar Vivian Albuquerque.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Marilza Pessoa ganhou jantar, no Regina Diógenes, festejando com estilo sua passagem pelo calendário. Tudo preparado pela cerimonialista Ivana Castro. O competente fotográfo Jeovanni Jinkings com exclusividade para a coluna.

COM AFETIVIDADE...

Marilza PessoaIsabela Fiuza e Gustavo Serpa

Adriana Loureiro, Marilza Pessoa e Claudiana Loureiro

Davi, Mimoza Pessoa, Natalia Moraes, Marilza Pessoa, Marcizo, Caio Frota, Adriana e Paulo Serra

Aurideia Guaberto, Ivonilde e Ruth Costa Caio Frota, Natalia Moraes, Marilza Pessoa e Narcizo

Alodia Guimaraes e Marilza Pessoa

Uma figura muito querida nos salões da nossa sociedade, Raul Cabral que foi morar com Deus, e deixou muita saudade em sua família, como vemos sua esposa Suzaninha Cabral, que aparece ao lado do casal amigo, Pedro Wanderley. Raul com Suzaninha formava um casal muito alinhado nos mais importantes eventos.

Ricardo Bacellar e Rossana Koef se tornam membro do Conse-lho Titular de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Ceará

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”


Top Related