Transcript
Page 1: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

POSSE SINDIGRÁFICA

Em solenidade que aconteceu no Auditório Luís Esteves da FIEC, foi empossada a nova diretoria do SINDIGRÁFICA para o biênio 2014 - 2016.

Pág. 5

Page 2: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• A semana foi de muita expectativa em relação ao jogo. O resultado foi frustrante. No entanto, creio que o Brasil é campeão, sim. Quem consegue viver com um salário mínimo e sustentar a família, é campeão. Quem espera mais de três meses por uma consulta médica, é campeão. Quem anda em ônibus lotado, é campeão. Quem não tem água, luz, esgoto em casa, é campeão. São muitos os campões des-se País. Pena que ninguém quer ver. Ninguém levanta bandeira ou pinta a cara para vibrar por eles. Ninguém lota estádios pagando fortu-nas para torcer por eles. Mesmo assim, eles seguem driblando os obstáculos. Estes sim têm raça e coragem. Não fogem à luta. Eles conse-guem manter um sorriso de esperança acima de qualquer difi culdade. Pena que a maioria passa despercebida. São invisíveis.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

De há muito sabemos que a primeira im-pressão é a que fi ca para sempre! Creio eu, que esta afi rmativa possui um cunho de vera-cidade muito grande, mas, ontem, assistindo a uma entrevista de um formador de opinião, ele haja dito que já se surpreendeu muitas vezes, por ver que muita cousa muda ao convivermos mais amiúde com esta mesma pessoa que na primeira impressão decepcionou-o.

Continuo, porém, com a assertiva dos nos-sos ancestrais: “a primeira impressão é a que fi ca”, por isso, vale a pena capricharmos quan-do formos conhecer alguém que nos interessa continuar a termos como amigos. A primeira cousa que vão observar é a nossa educação: nosso modo de falar, de agir, de nos portar-mos à mesa, se fi camos procurando o melhor pedaço, como tratamos as outras pessoas, enfi m, nosso comedimento, nosso comporta-mento de um modo geral.

Muito embora a juventude diga que estas regras de civilidade estejam defasadas, não é verdade; agora mesmo assistimos a barbárie ocorrida no estádio com os jogadores passan-do do profi ssional para o pessoal, como se de repente virassem gladiadores e estivessem na arena do Coliseu.

Tudo isto, por conta da falta de civilidade não trazida da família. Dizem que a criança deve ser educada ao nascer a mãe da crian-ça, apura-se daí que a educação é ancestral, é tradicional!

Hoje, mais do que nunca não só os nossos rapazes estão sofrendo a infl uência brutal que assola o mundo, o ambiente vai se incrustando de perversão destruindo assim as característi-cas de delicadeza e bons modos. Infelizmen-te tudo isto está culminando no contágio das jovens que irão preparar quem um dia irá co-mandar o País.

Dessa forma, volta a afi rmar: a primeira im-pressão é de suma importância. Tansitar com seriedade, dominar os ímpetos de revolta, de ódio, de crueldade faz parte dos ensinamen-tos familiares. Lembro-me que meu pai dizia: “Tu és responsável até pela grama que pisas sem necessidade.” Se machucas as plantas e maltratas os animais, que podemos esperar de pessoas deste nível?

Dominar os talheres é aperfeiçoamento so-cial. Dominar nossos atos, este sim, é o nosso cartão de visitas.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

ARRAIÁ OABA Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), promoveu, no Náutico, mais uma edição do

tradicional arraiá junino. A festa caipira aconteceu no dia em que foi realizado o jogo das Oitavas de Final da Copa do Mundo. A dupla Sérgio & Leo animaram o arraiá. Antes do forró pé de serra animar a festa, advogados

e advogadas acompanharam o jogo pela televisão de LED que foi instalada no local.

• VOTO - Apren-der - Na quarta edição do programa Grandes Nomes, pro-movido pelo Instituto FA7, palestra do profes-sor e consultor Edison Henriques, nos dias 18 e 19 deste mês sobre Liderança Resiliente.

• ELEIÇÕES - O clima na cidade já respira política. Afi nal, são 553 candidatos a deputado estadual e mais 195 a deputa-do federal, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral.

• MODA - “Eu amo promoção Kokid” com descontos de até 70% até o fi nal do mês em todas as lojas da marca.

• AGENDA - “Cora e Adélia, receita de poesia em um dedo de prosa” (foto) é atra-ção no Espaço Cultural Correios, de 17 a 19 deste mês a partir das 19h, entrada grátis.

• CHANCE - O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lançou edital de seleção de projetos cultu-rais 2014/2015. As inscrições poderão ser realizadas até 31 de agosto deste ano pela internet: www.bnb.gov.br/edital/progra-masccbnb.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Alberto e Luiza Perdigã o

Auxiliadora e Sabino Henrique Anne Kelly Chaves

Apresentaç ã o da Quadrilha Santa Terezinha

Marcelo e Renata Mota

Bruno Queiroz, Raphael Pessoa Mota, Leandro Vasques, Valdetá rio Monteiro e Jú lio Ponte

Rossana Kopf

Aline Ferreira Gomes Vasques e Leandro Vasques

Rildson Martins

César e Cristina Bertozzi Renata Mota e fi lhasBruno Queiroz, Renan Viana, Leandro Vasques e Alfredo Marques

Manuella Leite e Cláudia Helena CésarFabiana Freitas, Thiago Morente e BrendaLeticia Karla, Antonella Campos e Jorge Augusto

Clá udia Helena César Gutemberg Figueiredo e Karine Maia

Patrício de Sousa Almeida Público assistindo ao jogo

Page 3: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Quem aniversariou, ontem, foi meu amigo-irmão Valdetário Monteiro, inteligente, bom caráter, bom marido e bom pai

Manuela Cysne e Madalena Feijã o Simone Mello e Glorinha Cysne Leo, Sanzia Montenegro e Mafá Holanda Princesa

Solange Palhano

Má rio Salinas, Vâ nia Franck e Mafá Holanda

Enzo Agresti, Fá bio Franck, Má rio Salinas e Tahip Becca

Leo Flecheiras e Vâ nia Franck Lina Franck, Everardo Oliveira e Victor Oliveira

Manuela Cysne e Armando Campos Elisa Oliveira, Mafá Holanda e Madalena Feijã o

Vâ nia e Clara Franck

n QUALQUER PESSOA que queira entrar na política tem que saber diante mão que será um soldado do partido. Para qualquer ato que seja chamado, mesmo que vá para o sacrifício, tem que estar sempre à disposição. Os “donos” dos partidos mexem as peças de acordo com suas conveni-ências e só permanecerão nele até o dia em que forem úteis. Se não, será descartado. Como não existe ideologia partidá-ria no Brasil, nesta história não existe nenhum santo, nem o “chefe” e nem o parlamentar, ou gestor. É um usando o outro.

n QUALQUER PESSOA que é pública no Brasil é tachada: Se for mulher na boca do povo é “rapa” ou sapatão e se for bonita trai o marido; já homem é corno, gay, cheirador de cocaína ou la-drão. A inveja mata e é triste quem difama as pessoas gratuitamen-te. Aviso não tenho homofobia, estou só mostrando a realidade.

n QUEM TEM e divide com ou outros nunca fi cará sem nada;Quem guarda raiva e alimenta problema adoece;Triste é a pessoa que não sabe chorar e nem rir;Nada justifi ca você descarregar seus problemas em cima

dos outros;O pior sentimento que podemos sentir por um semelhante é

pena ou desprezo;Se algum dia uma pessoa lhe fez mal, perdoe uma vez, duas

vezes, três vezes, mas não a quarta: você não é Deus. É me-lhor descartá-la de sua vida e nunca mais ela lhe fará mal;

Ser miserável, mesquinho e invejo é um dos piores defeitos que o ser humano pode ter;

O invejoso nunca cresce;Nunca julgue as pessoas porque um dia poderá passar pela

mesma situação e fazer o mesmo que está condenando;Tudo que você faz aqui nesta vida você paga aqui mesmo,

não acredito que possa haver outra;Infelizmente, não se entregue totalmente no início de um relacio-

namento: temos que esconder nossos sentimentos. Só quando a história tiver andando e sentir que há reciprocidade, aí relaxe;

Nunca diga “nunca farei isto”;Não seja impaciente com uma pessoa idosa, se conseguir

viver muitos anos será igualzinha a ela;Dinheiro chama dinheiro, falsos amigos e, muitas vezes,

proporciona momentos felizes para nós e para quem nós aju-damos ou realizamos ou sonho, mas não evita de você morrer, só retarda a sua morte e dá paz de espírito para as pessoas honestas que sempre querem manter suas contas em dia;

Querer é poder. Se você não conseguiu, é porque não queria;As relações não se perpetuam, porque não respeitamos a

individualidade do outro;Para ter amor de um fi lho, de um amigo, de um companhei-

ro, devemos sempre estar aguando a sementinha. A rotina desgraça qualquer relacionamento;

Pai e mãe não são aqueles que botam no mundo, mas os que criam;

Nem sempre a sogra é chata, existe muita norinha insu-portável por aí;

Você colhe o que planta;Nem toda mulher nasceu para ser mãe, por isto devemos

respeitar aquelas que não querem ser;Feliz é a pessoa que se conhece;Temos momentos de felicidades, porém a vida seria chata,

monótona se não tivéssemos problemas;A autoestima é tudo na vida. De nada adianta ser bela se sua

autoestima é baixa;Se conheces alguém que vive humilhando os outros, pode ir

atrás que ele é um complexado;Ser muito comunicativa, simpática é show, mas temos que,

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

POLÍTICO

AQUI NO BRASIL

A CADA DIA QUE VOU AMADURECENDO, MAIS ME CONVENÇO DE QUE:

JANTAR DE DESPEDIDAVânia Franck realizou jantar, em seu endereço, em torno de Mário Salinas e Mafá Holanda que retornaram para os Estados Unidos, onde residem.

de vez em quando, pararmos para escutar os outros;Se desconfi as da honestidade, da lealdade do outro sem

nenhuma causa justa, é porque você é capaz de fazer aquilo de que está o acusando;

Sempre se ponha no lugar de seu semelhante, porque pi-menta no do “zotro” é refresco.

Page 4: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Comecei a me entender como gente no final dos anos 50. Em 1958, nos “gélidos campos da Suécia”, pleno verão europeu, a seleção de futebol do país Brasil ganhou a Copa. Fui até à Praça do Ferreira, então centro da cidade. Alegria geral. Nos dias seguintes, estudo e trabalho normais. El-vis Presley passou batido na minha vida. Claro que entrei os anos 60 sabendo da ju-ventude transviada e sequer, cogitei com-prar um disco de Roberto Carlos, Erasmo e Chico Buarque, este último, excelente le-trista e péssimo cantor. Vi filmes de Marlon Brando, James Dean, e teatro com Cacil-da Becker e Bibi Ferreira. Boris Pasternak, russo, ganha o Nobel de Literatura e Parsi-fal Barroso é eleito governador do Ceará. Há seca no Nordeste.

Estamos em 62, a seleção, novamente, representa o Brasil e volta bicampeã no in-verno chileno, não detectado pelos locuto-res esportivos, ao pé dos Andes. Todos vi-bram e Maluf, ainda hoje na política, dá um carro a cada herói, com dinheiro público. A televisão brasileira é ainda comandada pe-los Diários Associados. Inebrio-me com Fer-nando Pessoa, admiro a “nouvelle vague” e o casamento aberto dos existencialistas Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir.

Começo a escrever no Correio do Cea-rá a coluna “Informes Acadêmicos”. Após

plebiscito, surge o parlamentarismo. Tan-credo Neves, como primeiro ministro, para suavizar João Goulart, o presidente que os militares não aceitavam. A política univer-sitária elege-me deputado do Centro Aca-dêmico Clóvis Beviláqua, da Faculdade de Direito da UFC, ao aderir ao sistema vigen-te. O Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes - UNE, viaja pelo Brasil e eu participo do Congresso Nacio-nal dos Estudantes, em Petrópolis, Hotel Quitandinha. Recepciono, acidentalmente, Augusto Frederico Schmidt, que chegou em um Aero-Willys preto, para dar pales-tra. O Congresso vira bagunça com pó de mico em todos os cantos e até tiros acon-tecem. John Steinbeck, americano, recebe o Nobel de Literatura. Virgílio Távora é elei-to governador. “A União pelo Ceará” con-seguiu unir adversários políticos.

Pulo para 1970, regime militar. O côn-sul japonês Nobio Otkindo é sequestrado e trocado por cinco presos políticos. Tem-pos de chumbo. No final de junho, toda a então Confederação Brasileira de Despor-tos, o sonolento técnico Vicente Feola e os atletas chegam a Brasília, vindos do México, comandados por Pelé, Garrincha, filho de alagoanos, e os demais. Juntos com o general Ernesto Garrastazu Médici, erguem a Taça de Campeão. O Brasil ia

para o 3º título de futebol e os que não estivessem satisfeitos optavam em deixar o país. Já formado, com firma recém-mon-tada, sofro com a perda, em acidente de carro, do que viria a ser - e não foi - o meu único filho homem. Caixão de anjo sob o braço vou deixá-lo no São João Batista, enquanto o país entrava no que viria a ser o milagre brasileiro. Houve outro seques-tro de diplomata e Raul Seixas, acolitado por Paulo Coelho- que ainda não havia descoberto a sua verve literária-, Gilberto Gil, Caetano e Gal Costa embalavam, com metáforas, o sonho dos amantes da “can-nabis sativa”. O escritor Alexander Solje-nítsin, dissidente russo, ganha o prêmio Nobel de Literatura e diz algo como: “tudo o que acontece é porque os homens não acreditam em Deus”.

Aí chega 1994. Já tenho quatro filhas, os negócios ganham corpo e continuo a ser um teimoso “outsider”. Misturo traba-lho com a escrita semanal em jornal, en-quanto o mineiro Itamar Franco, em face do impedimento de Fernando Collor, go-verna o Brasil e prepara o Plano Real, com a ajuda de Ciro Gomes. Após 24 anos, sur-ge a quarta estrela na camisa da seleção de futebol, com o excelente desempenho de Romário, hoje deputado federal, e em disputa para a senatória do Rio de Ja-

neiro. No Ceará, Tasso Jereissati é eleito governador. O ainda hoje desconhecido, pelo menos para mim, o escritor japonês Kenzaburo Oe, ganha o prêmio Nobel de Literatura.

Chego a 2002. Coreia do Sul e Japão se unem, no continente asiático, para patroci-nar a Copa do Mundo que foi vencida pelo Brasil com destaque para Ronaldo, que já havia sido Ronaldinho, passou a Fenômeno e hoje mora bem em Londres como Ronal-do Nazário. Era a quinta estrela, a taça e a tropa chegam a Brasília e ali foi levanta-da por Cafu, o capitão do time, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, o presidente da República. Em seguida, veio a eleição e o líder sindicalista e candidato do Partido dos Trabalhadores Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente. Já tenho três netas e me reinvento como mercador, para poten-cializar, desde 1999, um centro comercial no então esvaziado bairro do Benfica. Já escrevi três livros, pertenço à Academia Fortalezense de Letras e continuo na faina da escrita semanal para o Diário do Nor-deste. Lúcio Alcântara é eleito governador do Ceará e o escritor Imre Kertz, húngaro, recebe a láurea do Nobel de Literatura.

Ia escrever sobre 2014, mas este relato se torna longo, uma cefaleia me incomoda e o jornal cobra a matéria. Ponto Final.

O TEMPO - DE 1958 A 2014, NA MINHA VERSÃO

JOÃO SOARES NETO

Escreve

QUALICORP NA COPAA Qualicorp reuniu grupos de convidados, em restô da moda em três jogos diferentes. No script esquenta para os jogos e traslado vip dos convidados para a Arena Castelão.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

LINHA AZUL

Helder Viana e Clara Germana

Ana Paula e Francis

Vera e Mauricio Ceschin

Denize Aufiero, Aniello Aufiero, Patricia Ponciano e Eberson Moraes

Valdisia e Pedro Cé sar com Ericka Becker e Elias Leite

Emerson Rogé rio, Michelle Lires, Joã o Borges e Aldira Melo

Cleia e Carlos Magno Bispo, Josy Freitas e Marco Silva

Maurício Ceschin, Jorge Pinheiro, Joshua Pinheiro e Kadu

Lina, Câ ndido Pinheiro, Davi e Câ ndido Pinheiro Neto

Gilberto Kabbaz e Geraldo Antô nio

Tanzita e Gustavo Barros de Oliveira

Jú lio Ponte e Caio Bruno

José Aymar e Evani Pinheiro

Ana Paula, Daniela Basílio e Cecilia Seligmann

Mara e Luis Rabelo

Ninfa e Edgar Costa

Michele Lires, Aldina e Luis Matos com Lu Penha

Mateus Costa Lima e Má rio Clementino

Gerson e Ivalto Nascimento com Carlos Magno Bispo

Maidi, Ronnie e Marina Duarte

Alessandra Onias e Ilailson Araú jo

Page 5: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

POSSEO empresário Francisco Juaçaba Esteves (Chico Esteves) assumiu a presidência do Sindigráfi ca. A solenidade aconteceu

no auditório Luís Esteves e contou ainda com a posse de toda a diretoria da entidade para o biênio 2014 – 2016.

LINHA AZUL

Diretoria Sindgrá fi ca 2014-2016

Luis Neto, Newton Queiroz, Raimundo Ferreira e Paulo Filho

Wania Dummar, Hermeto de Paula e Nicolle Barbosa

Solange Palhano e Chico Esteves

Alcilea Araú jo, Caricielle Frota, Cilda Santos e Lú cia Abreu

André Montenegro e Solange Palhano

Sandra e Chico Esteves

Tales Carvalho, Sé rgio Lopes e Darlan Moreira

Roberto Macedo, Nicolle Barbosa, Chico Esteves, Eduardo Diogo e José Dias de Vasconcelos

Chico Esteves Roberto Macedo Fred Fernandes Miguel Guiter Má rcia Abreu Eulá lio Costa e Vanildo Marcelo

Edgar Gadelha, Eulá lio Costa, Eduardo Diogo, Chico Esteves, Roberto Macedo, Valdomiro Tá vora e Ricardo Cavalcante

Chico Esteves e Eulá lio Costa

Pedro Alfredo e Tales Carvalho

Nicolle Barbosa e Tales Carvalho

Álvaro Correia e Fernando Castelo Branco

Carlos Ernesto Holanda e Marcelo Pinheiro

Flá vio Martins e Fernando Antô nio Esteves

Mesa de Honra

Verô nica Perdigã o, Wânia Dummar e Vera Ilca Sales

Eulá lio Costa, Edgar Gadelha e Eduardo Diogo

Marina, Luis Neto, Sandra e Chico Esteves, Liana e Bruno Esteves

Hé lio e Verô nica Perdigã o

Ricardo Cavalcante e Valdomiro Tá vora Jú nior

Roberto Macedo, Ileana Juaç aba Esteves e Chico Esteves

Ana Luiza, Luiziana e Neto

Eduardo Diogo e Ana Juaç aba

Flá vio Martins, Sé rgio Esteves e Fá bio Brasil

Humberto Fontenelle, Chico Esteves e Luiziana Esteves

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

ARTE E SOLIDARIEDADEA 12a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será re-

alizada de 20 a 24 de agosto no Teatro Via Sul, em Fortaleza e em 11 cidades do interior cearense, além de instituições que abrigam crianças e idosos e presídios. A partir de 20 de julho, o público poderá adquirir os ingressos mediante a doação de dois quilos de alimentos e um pacote de fraldas descartáveis. Os estandes para a troca fi carão nos shoppin-gs Via Sul, Aldeota, Benfi ca e North Shopping.

INACREDITÁVEL GOLEADATodos acreditavam numa vitória da Seleção Brasileira no

jogo contra a Alemanha e que a canarinha subiria mais um degrau rumo ao hexa. Mesmo assim, com tristeza genera-lizada, a cidade segue em ritmo de Copa com a programa-ção do Fifa Fan Fest, na Praia de Iracema, até domingo (13), quando ocorrerá o enceramento da competição esportiva. Além de telões em alta defi nição que transmitem os jogos ao vivo para turistas e cearenses, há apresentações de mú-sica, teatro, humor e dança.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• No Ceará, 748 candidatos deram entrada no TRE em pedidos de registros de candidaturas para deputado. No âmbito federal, são 195 postulantes, enquanto 553 disputarão vaga na Assembleia Legis-lativa. • Movimento do novo Porto do Mucuripe não diminui nem mesmo em período de baixa estação. Para se ter uma ideia da demanda, até novembro vindouro, quando tem iní-cio a temporada de cruzeiros na costa brasileira, o complexo receberá 44 navios cargueiros. • A 16ª edição da Casa Cor Ceará 2014, um dos maiores eventos de arquite-tura, decoração e paisagismo, com data e local de-fi nidos: 30 de outubro a 9 de dezembro, na Avenida Barão de Studart, 598. • Freitas Cordeiro, presidente da CDL Fortaleza, receberá dia 24 deste mês, às 20 horas, no Centro de Eventos do Ceará, o Troféu Clóvis Rolim, a mais alta comenda do comércio logista do Estado. • Jornalista cearense Neiva Justa assumiu a diretoria de Co-municação e Relações Públicas para América Lati-na da Goodyear Tire & Rubber Company.

O Ceará passou a ter o seu primeiro voo regular para a Alema-nha, fazendo o trajeto Frankfurt – Fortaleza – Frankfurt. Operada pela Condor Flugdienst, e captada pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Turismo (Setur CE), esta é a segunda ligação direta e regular com a Europa. O voo inaugural veio com a capacidade máxima, sendo todos os passageiros alemães, e voltou para Frankfurt levando 237 pessoas. Na che-gada, houve batismo da aeronave na pista de pouso, solenidade de recepção e coletiva de imprensa com a presença do secretá-rio do Turismo, Bismarck Maia, e o gerente regional para a Améri-ca do Sul, José Luiz Cruz Martin, na área de desembarque.

PRIMEIRA LINHA

NOVO VOO

n Larissa Aline e José Gerlim, fi lhos de Maria Ilná da Silva e Edgar Félix Costa e de Maria de Jesus e José Gerlim Mendes Cavalcante, trocam alianças próximo dia 25 na Igreja de São Vicente de Paulo, seguindo-se recep-ção no Bounganville Buff et.

n Jane Martins e Theo Tavares juntaram família e alguns amigos para Brasil x Colômbia. A festa ocorreu no apê do casal no Parque do Cocó, que estava todo decorado em verde e amarelo.

n Edilmo Cunha e Renato Bonfi m detalhando o almoço de confraternização da Esco-la Unidos do Natal para o dia 12 de dezembro, no Waikiki, de Lúcio Brasileiro.

n A programação juni-

na segue em Fortaleza. O Festival Cumpade Rogé-rio acontecerá de hoje a domingo, na Pracinha do Parque Araxá. O evento ofi cial da Seculfor termi-na nos dias 18 e 19 de julho, com a realização do 13º Festival Arraiá do Su-maré, no bairro Siqueira.

n A festa de posse do empresário musical Flávio Melo na presidência do Rotary Fortaleza Iate e do colegiado de presidentes do Rotary da Grande For-taleza, acontece hoje, às 20h, no La Maison Dunas, animada pela banda Cari-bbean Kings.

n Graça Dias Branco da Escóssia, Rita Frota e Teresa Borges no rol das aniversariantes do dia 17 deste mês.

AO PONTO

Joaquim e Márcio Gadelha, pai e fi lho médicos, em momento de descontração no sítio de Caucaia

Vânia e Aristófanes Canamary esticaram e brindaram o aniversário dele em Gramado

Flávio e Jeissler Melo, ele assumindo a presidência do Rotary Fortaleza Iate e da Represe

Theo e Jane Tavares, anfi triões e animados torcedores do Brasil, no jogo contra Colômbia, no Cocó

Batismo da aeronave

Bismarck Maia e Ivana Bezerra de Menezes

Marcos Pompeu, Bismarck Maia, José Luiz Martin e Usiel Vieira

Comandante Oliver Glaser recebe material da SETUR do secretário Bismarck Maia

Banda de Forró anima a chegada dos passageiros

Tripulaç ã o do voo

Page 7: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• O brasileiro é um povo que ama o futebol por-que é no futebol que nossa gente conseguia enxer-gar uma superioridade sobre os demais povos que não consegue identifi car em outros esportes ou atividades e é da natureza humana essa necessi-dade de competir e superar os demais.

Celeiro de craques, único país a participar de todas as Copas, primeiro tricampeão e único pentacampeão. Todas essas qualidades justifi ca o orgulho do brasileiro pela camisa Canarinha. Entretanto, já há bastante tempo se faz necessário que comecemos a buscar sublimar nosso complexo de país subdesenvolvido através de outras conquistas de nosso povo, pois nem o Brasil é atrasado como no tempo em que só tínha-mos o futebol para nos orgulhar, nem nosso futebol está a altura das expectativas que depositamos nele. A maior prova disso é o abismo que se formou entre o nível da organização que o governo brasileiro foi capaz de imprimir à Copa do Mundo e o nível do futebol apresentado em campo por nossos atletas.

Chama a atenção que nossos atletas, tão bem remunerados e merecidamente remunera-dos pelo lucro que dão a clubes e patrocinado-res, estejam tão aquém, só para citar um exem-plo, de nossa Polícia, que mesmo sem contar com estrutura ou remuneração digna, conseguiu desbaratar uma quadrilha internacional que atua-va há pelo menos 20 anos em Copas do Mundo e outros eventos na Europa e nos Estados Uni-dos, sem nunca ter sido admoestada pelas polí-cias do primeiro mundo. A quadrilha é especiali-zada em negociar ingressos no “mercado negro” e pretendia faturar até um milhão de dólares por jogo só nesta Copa de 2014. Ao que tudo indica, superestimaram a seleção e subestimaram os brasileiros que comprovaram que têm muito mais que futebol para mostrar e se orgulhar.

O BRASIL NÃO É APENAS FUTEBOL

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• INVASÃO - Com todos os direitos que a Lei Eleitoral e a democracia lhe permi-tem, o senador Eunício Oliveira, acompanhado dos seus apoiadores e candidatos, invadiu on-tem, o Conjunto Ceará, gigantesco bairro de Fortaleza, em busca de apoio. Só lembrando: aquele bairro é o mais forte reduto eleitoral, primeiro de Ciro, e agora de Cid Gomes, na capital cearense.

• EXCLUSÃO

- Embora plenamen-te a favor do Plano Nacional da Educa-ção, recentemente aprovado em primeira discussão, o deputado Ariosto Holanda (Pros), entende que há pontos importantes a serem repensados. Um deles é a não inclusão dos 10% do PIB para o setor com recursos destina-dos a bolsas de estudos para escolas privadas tidas como das mais caras e de luxo.

• MÉRITO DO

POVO - Começa a tornar-se insuportável políticos querendo to-mar para si os méritos do grande sucesso da Copa, principalmente, no Ceará. É claro que o belo Castelão contri-buiu para isso. Mas foi o espírito esportivo, ale-gre e comunicativo dos cearenses que causou todo esse êxito. Pena que nossa Seleção te-nha nos envergonhado na reta fi nal.

• OS INDESE-

JADOS - Os Direitos Humanos, useiros e ve-zeiros em defender cri-minosos “em nome do humanismo”, cobram do CNJ mudanças no Sistema Penitenciário.

Querem que conde-nados presos fora dos seus estados sejam para lá transferidos. Pe-dido estranho. A quem interessa a presença, em seu estado, de auto-res de crimes hedion-dos e insanáveis?

• EMPERROU -

Como já era esperado, a CPMI da Petrobras, por não interessar ao governo e aos seus apoiadores, começa a “fazer água”. Na semana passada, por mais que a presidência apelasse, a reunião da Comissão deixou de acontecer porque ali só compareceram 7 dos 51 membros que a com-põem. Se essa CPMI falhar, será melhor esse instrumento ser extinto.

• MONTUROS - Os

partidos e candidatos festejam a liberação, pelo TSE, da propa-ganda eleitoral. Até aí, tudo bem, mas há um problema a ser extirpado da capital cearense, que passou por rigorosa limpeza no decorrer da Copa aqui. A preocupação é a de que, com a liberação da propagan-da política, os partidos devolvam à cidade o amontoado de sujeira de outros pleitos.

• ACERTOS - Em

meio a muitos desa-certos, provocados por culpa, muitas vezes dos seus próprios auxiliares, a presidenta Dilma con-segue “fazer fi nca-pé” e manter pontos de vista dela própria. Assim, ela ignora os palpiteiros do PT, e não dá bolas para medidas tipo “mordaça” para a imprensa, e o fi nanciamento integral das campanhas, que ele nunca amou.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoCOPA NA LAGOA DO COLOSSO

TORCIDA GAROTO

TRANSMISSÃO NET

Com um calendário preparado para unir a torcida pelo HEXA, o Colosso Lake Lounge reuniu uma seleção de atrações que movimenta-ram a FESTA do FUTEBOL. Além das bandas regionais, que se revezam no palco do Colosso aos finais de semana, o time de atrações

recebeu um reforço de peso. Dentre as atrações, destaque para nomes consagrados no cenário nacional como: Aviões do Forró.

O cantor Falcão e Maurício Meirelles, repórter do CQC, estiveram na arena Castelão, , para torcer pela Seleção Brasileira. Os famosos se encontraram em um hotel para se juntarem à Torcida Garoto.

A Net Fortaleza proporcionou mais um momento inédito para seus clientes e parceiros. A empresa reuniu, diretoria, convidados e imprensa para a apresentação da tecnologia Ultra HD (4K). Em caráter experimental, a transmissão da

Net e SportTV aconteceu durante a partida entre França e Alemanha, pelas quartas de fi nal da Copa do Mundo, jogo que aconteceu no Maracanã. O evento foi realizado na Cervejaria Devassa Fortaleza, com apoio da Sony.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

LINHA AZUL

Transmissão Net Público

Transmissã o NetRodrigo Marques, Márcio Carvalho, Daniel Barros, Marco Delgado e Ro-berto Catalã o

Falcã oMaurício Meireles e e Emily

Maurício Meirelles e Falcao Fortaleza

Simone BazzanSolange Almeida, Lucas Marcelino, Matheus Feitosa, Laura Bandeira e Xandy Aviõ es

Rafaela Tavares e Milena CarrahKarine Magalhã es, Ana Paula Leite e Ivna Magalhã es

Xandy Aviã o Solange Almeida

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 11 de julho 2014

L u c i l a T u r q u e t o c o -m a n d o u o b a t e - p a p o entre M arcelo Bacchin , o decorador mais requi-s i t a d o d o s m a i s b a d a -l a d o s a c o n t e c i m e n t o s , e o s c h e fs d e coz i n h a , J u l i a n o Co rd e i ro e D a -nie la K ishimoto da Bu-ffet Zest. Na pauta, ten-d ê n c i a s p a r a m e n u e o s b a s t i d o r e s d e u m a ce n o gra f i a p e r fe i t a . J á o D & D a p re s e n to u s u a “ l i s t a d e C a s a m e n t o ”, um novo conceito all in one. Em um único lugar é p o s s í v e l e n c o n t r a r todos os acessórios ne -cessár ios para mobi l iar uma casa , desde peças e x c l u s i v a s , a s s i n a d a s por grandes des igners,

até objetos e utensil ios gerais.

nnnJá curtindo as delícias

d o s p a i s e s d a E u r o p a , o c a s a l S o c o r ro e Lu í s Saturnino.

nnnMais uma vez, Vi lauta

Holanda reuniu a famí-l i a p a r a c u r t i r o j o g o da Copa, cuja a decep -ção foi muito grande na terça-feira.

nnnApós temporada na ci-

d a d e , E d w i g e s S a n t o s (maninha) retornou ao Rio onde reside.

nnnC l á u d i o P h i l o m e n o

G o m e s e s t á c u r t i n d o te m p o ra d a , n o Pa ra n á , v i s i t a n d o o n e to C l á u -dio, que tem o seu mes-mo nome.

nnnLúcia Pierre e Helena Ci-

drão, serão as anfitriãs da reunião do Grupo Princesa do Norte, dia 28, no Dallas.

nnnAmanhã, às 08:30 ho -

ras na Igreja São Vicen-te de Paulo, Paula Bor-ges e Fátima Duarte irão f e s t e j a r o a n i v e r s á r i o de sua “mammy ” M ar ia Pr isce, seguida de café da manhã.

SÁBADO DE CASAMENTO

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 11 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

• Recebem cumprimen-tos amanhã, por conta da troca de idade, Assis Viei-ra, Giovana Albuquerque, José Jorge Vieira, Márcia Medeiros, Rebeca Martins e a querida cirurgiã plástica, Yhelda Felício. Parabéns!

nnn

• No biribinha, na cober-tura de Li l iane Albuquer-q u e, a s a m i g a s J o s e f i n a P o r t o , E u d i n h a P a l á c i o , Zely Frota e Zéze Santiago.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

No último dia 05 de julho, aconteceu o desfi le de cães que a ONG Ampara Animal armou na Casa Cor-SP. Na ocasião, profi ssionais que estão expondo na mostra desfi laram com os seus cães. Entre os que passaram por lá estavam as arquitetas Brunete Fraccaroli com a sua cadelinha Sissi e Denise Monteiro com o golden retriver Fred. Karina Bacchi e Luciana Livieiro também foram conferir o evento. A Casa Cor vai até o dia 20 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

DESFILE DE CÃES AGITA CASA COR-SP

Lívia Monteiro e Denise Monteiro

Karina Bacchi, Â ngelo Derenze e Brunete Fraccaroli

Luciana LivieiroKarina Bacchi e Brunete Fraccaroli

Em acontecimento no início dos anos 2000, vemos Lobelita França com o saudoso Cel. Lívio França, seu marido, ele, que foi provendor da Santa Casa, onde realizou excelente trabalho, aparece ao lado do Cel. Humber-to Bezerra. Cel. Lívio França é o nosso homenageado desta sexta-feira.

O garotão é Eduardo, netinho de Valéria Sidney e do Cel. Evandro Gondim, e a alegria da bisavô, Lourdinha Sidney

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”


Top Related