Transcript
Page 1: Boletim Informativo - Abril 2013

Lafayette de AndradaDeputado Estadual

BOLETIM INFORMATIVO DO DEPUTADO LAFAYETTE DE ANDRADA

www.lafayetteandrada.com.br INFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013

Assembleia de Minas presta conta de seu trabalho em Juiz de Fora e Barbacena

Em Barbacena e Juiz de Fora, deputado Lafayette Andrada apresenta as

ações da Assembleia de Minas na região ao longo do biênio 2011-13

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) visitou os municípios de Barbacena e Juiz de Fora para apresentar o trabalho desenvolvido pela Assembleia de Minas nos últimos dois anos e colher sugestões dos cida-dãos para melhoria das atividades legislativas na região.

As duas reuniões contaram com a presença da imprensa, lideranças locais e representantes da sociedade. Os eventos tiveram, ainda, exibição de um vídeo institucional, com destaque, entre outras iniciativas realizadas em 2012, para o trabalho da Caravana da Saúde pelo Estado, o movimento nacional de Renegociação da Dívida com a União, o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, as ações do Parlamento Jovem e o Ciclo de De-bates Siga Vivo - Pelo Fim da Violência no Trânsito.

De acordo com o deputado Lafayette Andrada, os encontros em suas bases eleitorais lhe dão subsídios para defender melhor o interesse dos mineiros na Assembleia. “A regionalização da prestação de contas é uma forma de apresentar a população as ações do parlamento e também co-nhecer as necessidades de cada município, possibilitando melhor inter-mediação pelas cidades junto ao Governo do Estado para a obtenção de investimentos para as áreas da saúde, educação, segurança pública e infraestrutura urbana ”, explica o parlamentar.

Como exemplo de ações com impacto direto para a Zona da Mata, vale citar a aprovação da Lei 20.313, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé), um incentivo à competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café, produto de grande importância para a região. Estímu-los fiscais ao feijão e aperfeiçoamento da norma estadual sobre o queijo artesanal também são exemplos de novas leis que beneficiam produtores da Zona da Mata.

Saúde – Nos encontros, o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) tam-bém pediu apoio popular nos trabalhos do Parlamento. Ele salientou que a população da Zona da Mata compreende bem a luta da ALMG pela melhoria na saúde pública, e que o Governo Federal vem prejudicando os estados e municípios. Para tanto, conclamou que a população participe do Assine + Saúde da Assembleia e, com isso, obrigue a União a investir 10% do orçamento em saúde.

O deputado Lafayette destacou, ainda, o regime diferenciado de ICMS aprovado em 2009 que beneficiou a Zona da Mata, permitindo que mui-tas empresas voltassem a se instalar em Juiz de Fora. “Isso permitiu barrar a concorrência desleal com o Rio de Janeiro”, afirmou.

EDUCAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA

PÁG. 2 PÁG. 3 PÁG. 3

Lafayette foi o relator do projeto que assegura jornada de 1/3 de atividades extraclasse para professores

Assembleia aprova projeto que faz alterações nas carreira dos servidores militares do Estado

Educadores da rede estadual de ensino com jornada padrão de 24 horas semanais de trabalho passaram a dedicar oito horas para ações fora de sala de aula.

Deputado Lafayette foi relator da proposição que modifica carreira e promoções da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

SAÚDELafayette Andrada defende projeto que cria gratificações na saúdeSob aplauso de servidores da categoria, Plenário aprova projeto que cria gratificações complemen-tar e de risco à saúde.

Page 2: Boletim Informativo - Abril 2013

2 www.lafayetteandrada.com.brINFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013

Expediente: Boletim InformativoPublicação do Gabinete do Deputado Estadual Lafayette AndradaRua Rodrigues Caldas, 30 - conj. 105 - 1º andar Belo Horizonte - MG - 30.190-921 - Tel.: 31 [email protected] - www.lafayetteandrada.com.brAssessoria de Comunicação - Diagramação: Agência Vetta

SaúdeSaúde

Lafayette Andrada defende projeto que criagratificações na saúde

Sob aplauso de servidores da categoria, Plenário aprova projeto que cria

gratificações complementar e de risco à saúde.

O deputado Lafayette An-drada foi o relator do Pro-jeto de Lei (PL) 3.451/12 que cria, em Minas, gra-tificações para servidores da saúde. A proposição foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em novembro de 2012.

O PL 3.451/12 instituiu a Gratificação por Risco à Saúde (GRS) e reajus-tou o valor da Gratifica-ção Complementar (GC), prevista na Lei Delegada

44, de 2000. O projeto instituiu que a GRS seja paga a todos os servidores da saúde e mais algumas carreiras do Grupo de Ativi-dades de Educação Superior do Executivo, incluindo-se professor de educação superior; analista, técnico e auxiliar administrativo universitários, além de analista e técnico universitário da saúde. Para fazer jus à gratificação, esses profissionais devem trabalhar em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de contágio. A GRS será devida nos percentuais de 10%, 20% e 40%, em razão do grau de risco à saúde.

Fhemig e Funed - Já o reajuste do valor da GC é para os servidores

efetivos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhe-mig) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de cargos das carreiras de auxiliar, técnico, analista e pesquisador de saúde e tecnologia. O projeto retificou os percentuais do vencimento básico estabele-cido para cálculo da GC a ser recebida pelos servidores da carrei-ra de analista de hematologia e hemoterapia. Dessa forma, esses servidores tiveram um reajuste de 40% sobre o vencimento básico em agosto de 2012 e terão um reajuste de 50% a partir de 1º de agosto de 2013.

Ficou também assegurado o reposicionamento dos servidores do cargo da carreira de profissional de enfermagem, instituída pela Lei 15.462, que estiverem posicionados em grau superior ao “J” de qualquer de seus níveis, em razão da redução da quantidade de graus prevista na nova estrutura da carreira. Com isso, ficou ga-rantida a irredutibilidade de vencimentos. A proposição também corrigiu a carga horária do profissional de enfermagem, acrescen-tando a jornada de 40 horas semanais.

Além disso, a proposição assegurou o abono de serviços de emer-gência aos servidores ocupantes de cargos das carreiras de Auxi-liar de Apoio da Saúde, Técnico Operacional da Saúde, Analista de Gestão e Assistência à Saúde, Profissional de Enfermagem e Médi-co, em efetivo exercício na Fhemig. “O abono antes era instituído para estas carreiras, mas condicionado ao exercício de algumas funções. Agora ele beneficia todos os servidores indistintamente. Os médicos e enfermeiros também continuam com o benefício”, ressaltou o deputado Lafayette.

O Hospital Regional da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), com sede no município de Barbacena, passa a denominar-se Hospital Geral de Barbacena Dr. José Américo. A modificação, proposta pelo deputado Lafayette Andrada, é uma homenagem ao médico e benfeitor: Dr. José Américo Nunes de Resende.

Renomado diretor e professor da Faculdade de Medicina de Barbacena, Dr. José Américo nasceu em 22 de abril de 1924, na Fazenda Água Limpa, no município de Ressaquinha. Atuou como médico pediatra em Barbacena, onde manteve consultório e reuniu enorme clientela. Foi médico da Fábrica Ferreira Guimarães em Barbacena e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Foi membro da Academia Mineira de Medicina e Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Faleceu no dia 6 de agosto de 1989.

Fhemig de Barbacena ganha nome de Hospital Geral de Barbacena Dr. José Américo

Page 3: Boletim Informativo - Abril 2013

www.lafayetteandrada.com.br INFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013 3

EducaçãoEducação

Lafayette Andrada foi relator do projeto que assegurou jornada de 1/3 de atividadesextraclasse para professores

Deputado Lafayette acompanhou a negociação com representares do Sind-UTE/MG, contribuindo efetivamente para bom andamento dos trabalhos

A melhoria na qualidade da educação exige uma carreira docente estruturada e melhores condições de trabalho para os educado-res. Pensando nisso, Lafayette Andrada contribuiu para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.461/12, de autoria do governador Antonio Anastasia, que instituiu as carreiras dos profissionais de educação básica do Estado e as carreiras do grupo de atividades de Defesa Social do Poder Executivo.

A proposição alterou a composição da carga horária dos professo-res com jornada de 24 horas semanais, sendo que um terço dessa jornada (8 horas) passou a ser destinada a atividades extraclasse. Das oito horas semanais, quatro podem ser cumpridas em local de livre escolha do professor e outras quatros devem ser cumpridas na própria escola ou em local definido pela direção da escola.

Anteriormente, a carga horária dos professores destinava 25% do total a atividades extraclasse. De acordo com o deputado Lafayette Andrada (PSDB), a adaptação a legislação garante aos professores um período maior para estudo, planejamento e avaliação das ativi-dades escolares dos educandos.

O projeto ainda criou o Adicional por Extensão de Jornada (AEJ) e o Adicional por Exigência Curricular (AEC), propôs a possibilidade de incorporação desses adicionais aos proventos de aposentadoria e assegurou sua percepção no período de férias regulamentares. Assegurou também a aplicação dos dispositivos do projeto ao ser-vidor alcançado pelo disposto no art. 7º da Lei Complementar nº 100, de 2007.

Além disso, ficou garantido a irredutibilidade da carga horária in-tegrada após dez anos de exercício de extensão de jornada, salvo nos casos de remoção ou de mudança de lotação, com expressa aquiescência do professor. O texto aprovado também propôs uma redação mais clara ao artigo que trata da possibilidade de integra-ção da carga horária estendida aos proventos.

Lafayette Andrada participou de reuniões com a Secretária de Estado de Pla-nejamento e Gestão, Renata Vilhena, e deputados da base do governo para garantir melhorias na previdência dos militares.

Segurança PúblicaSegurança Pública

Assembleia aprova projeto que faz alterações nas carreira dos servidores militares do Estado

terço dos vencimentos, para quem completar as exigências para aposentadoria voluntária e permanecer em atividade. O abono será pago até a aposentadoria compulsória.

A segurança pública é um dos temas prioritários do deputado La-fayette, que visa à tranquilidade e bem-estar da população. Um dos projetos aprovados pela Assembleia de Minas no último ano – e festejado por servidores militares do Estado – foi o PLC 31/12, que trouxe ajustes em regras de promoção nas carreiras de policias e bombeiros militares. Lafayette Andrada foi o relator da proposição.

O projeto fez alterações nas carreiras da categoria, dentre elas a redução do período de promoção de cada turma a partir do ano-base, com o objetivo, segundo o Governo, de preencher os cargos existentes de forma mais ágil.

Outra alteração efetuada pelo projeto foi a possibilidade de apro-veitamento de títulos de mestrado e doutorado para fins de pro-moção a postos específicos de oficiais da Polícia Militar e do Corpos de Bombeiros. Para o deputado Lafayette Andrada, a iniciativa, além de ser uma importante ferramenta de valorização dos servidores, é uma estratégia para melhoraria da qualidade dos serviços públicos, o que repercute diretamente na satisfação dos anseios da socieda-de em relação a essa prestação de serviços.

O PLC também criou o abono de permanência, equivalente a um

Page 4: Boletim Informativo - Abril 2013

4 www.lafayetteandrada.com.brINFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013

Relações InternacionaisRelações Internacionais

Lafayette Andrada integra comitiva em visita oficial a República Tcheca

Comitiva mineira com o embaixador brasileiro na República Tcheca, George Prata, na sede da embaixada, em Praga

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) integrou a comiti-va especial formada por parlamentares e representantes do poder executivo que esteve, em janeiro deste ano, na República Tcheca, país de origem da família do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A viagem oficial teve como objetivo estabelecer parcerias econômicas e estreitar as relações entre Minas Gerais e o país do Leste europeu, que conta com uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes. A comitiva passou por Praga - capital da República Tcheca, além de cidades da Região da Boêmia do Sul.

Em Praga, a comitiva mineira participou de reunião na embaixada brasileira e no parlamento nacional. “A missão teve como objetivo a troca de experiências e oportunidades de negócios com autori-dades locais, incluindo discussões sobre meio ambiente, saúde e cultura, principais áreas de interesse do Governo de Minas na Repú-blica Tcheca”, ressaltou o deputado Lafayette.

As lideranças mineiras visitaram também o berço do imigrante Jan Nepomuscky Kubitschek (bisavô de Juscelino Kubitschek), a cidade de Trebon, Região da Boêmia do Sul. As relações históricas entre a República Tcheca e o Estado de Minas Gerais se deram através da personalidade do ex-presidente Juscelino Kubitschek, cujo bisavô chegou ao Brasil no ano de 1831 e radicou-se em Diamantina, onde se casou.

A viagem terminou em Cesky Krumlov, cidade no sul do país, re-gistrada na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Fa-mosa por seu estilo medieval, a região abriga estações de água. O Governo mineiro tem interesse em conhecer a experiência tcheca

no desenvolvimento de projetos sustentáveis e na regulamentação em gestão de águas.

A missão oficial foi constituída pelos deputados Lafayette Andrada (PSDB), Tiago Ulisses (PV), Carlos Mosconi (PSDB), Zé Maia (PSDB) e Jairo Lessa (DEM), além de representantes do poder executivo.

Compartilhando experiências - Ainda no primeiro semestre de 2013, está previsto a visita de uma comitiva tcheca ao Brasil. Duran-te o encontro, que dará continuidade ao processo de aproximação entre autoridades e empresários dos dois países, a comitiva visitará a cidade histórica de Diamantina, berço do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, e o município de São Lourenço, uma das mais conhe-cidas estâncias hidrominerais do Brasil.

InvestimentoInvestimento

Saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e desenvolvimento social terão mais recursos nos próximos anos

FOTO

: Will

ian

Dia

s

Deputado Lafayette acompanhou de perto contratação de empréstimo junto ao Banco do Brasil e BNDES para execução das ações definidas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)

O deputado Lafayette Andrada, líder do PSDB na Assembleia, acompanhou de perto a tramitação dos projetos que autorizam o Governo de Minas a contratar empréstimo com o Banco do Brasil (BB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

De acordo com o parlamentar, esse dinheiro objetiva financiar ati-vidades e projetos do Estado definidos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), relacionadas em especial às áreas de segu-rança pública, saúde, educação e desenvolvimento social.

O programa Caminhos de Minas, de pavimentação de estradas es-taduais, também será beneficiado com o investimento. A iniciativa tem o objetivo de encurtar as distâncias e o tempo de viajem no estado, além de integrar os municípios mineiros.

Page 5: Boletim Informativo - Abril 2013

www.lafayetteandrada.com.br INFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013 5

Meio AmbienteMeio Ambiente

Assembleia de Minas cria Comissão para preservação das Águas

Durante a reunião de instalação da Comissão, o deputado Lafayette An-drada salientou a importância de refletir sobre o valor econômico da água e sobre a relevância do recurso para o desenvolvimento do Estado.

Pioneira no debate e na criação de legislação sobre o uso de recursos hídricos no

Brasil, Assembleia de Minas fará atualização das normas estaduais sobre o tema

FOTO

: Lia

Pris

cilla

Em todas as regiões do país são evidentes os casos de mau uso dos recursos hídricos, o que tem levado à intensificação de graves problemas socioambientais. A Assembleia de Minas decidiu mudar esse roteiro e criou a Comissão Extraordinária das Águas. A nova comissão tem como finalidade realizar estudos e debates sobre a situação dos recursos hídricos do Estado; propor políticas públicas que possam promover o uso racional e sustentável dos recursos hídricos do Estado, a sua proteção e conservação; e propor a atua-lização dos instrumentos legais sobre a matéria.

Entre os temas analisados e discutidos pelos parlamentares, des-taca-se a conservação das nascentes no Estado. “A preservação de nascentes é essencial para a existência dos cursos de água. Sem eles, o abastecimento de água torna-se impossível. Existem áreas intensamente degradadas e os reflexos dos atos depredatórios es-tão acontecendo atualmente”, ressaltou o deputado Lafayette An-drada (PSDB), que integra a comissão.

Uma das razões que motivaram parlamentares mineiros a debater o assunto foi a decisão da Unesco que definiu o ano de 2013 como o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”. A Assembleia le-vou em conta também a necessidade de que o uso dos recursos hídricos seja feito de forma racional e sustentável, garantindo sua disponibilidade para as gerações futuras. Foi considerado, ainda, a importância de estimular a participação de empresários, prefeitos e sociedade em geral na luta pela mudança comportamental, passo essencial para a melhoria das questões relativas à água.

Lafayette Andrada é membro das principais comissões da ALMG O Deputado Lafayette Andrada participa de duas importantes comissões permanentes da As-sembleia Legislativa de Minas Gerais: a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Fiscali-zação Financeira e Orçamentária (FFO).

A Comissão de Administração Pública é encarregada de analisar proposições e assuntos relacio-nados com a área da segurança pública. Também compete a ela a política de combate ao crime organizado; a política carcerária; a política de recuperação e de reintegração social de egressos do sistema prisional; e a defesa civil. As reuniões ordinárias ocorrem todas as terças-feiras às 09h.

Já a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária tem como atribuição analisar propo-sições de natureza orçamentária e tributária. É nela que se verifica a repercussão financeira dos projetos em tramitação. As reuniões ordinárias ocorrem todas as quarta-feiras às 14h.

Page 6: Boletim Informativo - Abril 2013

6 www.lafayetteandrada.com.brINFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013

AcontecimentosAcontecimentos

Governo de Minas confirma asfaltamento nos

trechos que ligam Piedade do Rio Grande a

Ibertioga e Cipotânea a Rio Espera

Proacesso: desenvolvimento econômico e benefícios sociais

Atendendo a pedido do deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB), o secre-tário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, confirmou a pavi-mentação asfáltica do trecho que liga o município de Piedade do Rio Grande a Ibertioga. O secretário confirmou também o asfaltamento do trecho que une os municípios de Cipotânea e Rio Espera. A iniciativa faz parte do programa Cami-nhos de Minas, do Governo de Minas, que tem levado o asfalto a todas as regiões do estado.

Deputado Lafayette, em Cordislândia, participando da inauguração das obras de asfaltamento do trecho de 21 quilômetros que liga as cidades de São Gonçalo do Sapucaí e Cordislândia.

FOTO

: Mér

cia

Lem

os

Novos delegados na Polícia Civil

Deputado Lafayette visita Ijaci no aniversário da cidade

Estrela do Sul

Lafayette Andrada, juntamente com o De-legado Chefe da Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão, prestigiando a solenidade de formatura de 420 novos delegados da Po-lícia Civil.

O deputado Lafayette esteve em Ijaci, onde participou da comemoração ao aniversário de 50 anos do município. O evento contou com a presença do prefeito, Dr. José Maria, do vice, Fabiano da Ambulância, além de vereadores e autoridades da região. A ani-mação da festa ficou por conta do grupo de rock nacional Biquíni Cavadão.

Lafayette Andrada visitou o município de Estrela do Sul, onde se reuniu com o verea-dor Daydson, Dra. Deyse, e com o Tenente Wagner Vieira para dar apoio a construção da sede do Pelotão da PM na cidade. O deputado reuniu-se também com alunas da Unipac de Araguari, naturais de Estrela do Sul (foto).

Page 7: Boletim Informativo - Abril 2013

www.lafayetteandrada.com.br INFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013 7

AcontecimentosAcontecimentos

Homenagem

Nazareno Ibertioga

Santo Antônio do Aventureiro

Em Nazareno, com os vereadores Lei do Ônibus e Jovino, visi-tando a quadra do bairro Nossa Senhora de Nazaré.

O deputado Lafayette reuniu-se com o Prefeito Tatão, de Ibertioga, que solicitou recursos para pavimentação de ruas e a reforma do ginásio poliesportivo.

O deputado Lafayette recebeu em seu gabinete na Assembleia de Minas, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, Juscelino Kaiser, que reivindicou telefonia celular para o povoado de Alto da Conceição. Juscelino também solicitou a construção de uma creche no município.

Lafayette Andrada recepcionou o ministro do Esporte, Aldo Rebe-lo, na cerimônia em que ele foi agraciado com o título de cidadão honorário do Estado de Minas Gerais.

O deputado Lafayette, acompanhado do Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, e do Secretário de Saúde do município, Dr. Orleans, participou de au-diência com o Secretário de Estado de Saúde, An-tônio Jorge. Durante o encontro, realizado em Belo Horizonte, ficou confirmado a inclusão do Hospital geral de Barbacena (antigo Hospital Regional da Fhemig) no esforço de recuperação do sistema de saúde pública na cidade, que assumirá a chamada “rede resposta” com atendimento de traumas. As obras da UPA Ibiapaba também ficaram assegura-das com a liberação de recursos do Estado, princi-palmente para aquisição de equipamentos.

Recuperação do sistema de saúde pública em Barbacena

Page 8: Boletim Informativo - Abril 2013

8 www.lafayetteandrada.com.brINFORMATIVO Nº 25 - ABRIL 2013

Acompanhe o trabalho do Deputado Lafayette Andrada também através da internet:

www.lafayetteandrada.com.br

www.lafayetteandrada.com.br

@dep_lafayette

www.flickr.com/photos/lafayetteandrada

www.youtube.com/deplafayetteandrada

No dia 12 de março, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, aconteceu a entrega de 443 instrumentos musicais a 81 bandas de 76 municípios mineiros. As bandas foram selecionadas pelo Pro-grama Bandas de Minas, que tem o objetivo de preservar uma das mais importantes manifestações culturais de Minas. Entre as ban-das beneficiadas, a Corporação Musical Lira Barbacenense também foi contemplada com um novo kit de instrumentos musicais

Durante o evento, o governador de Minas Gerais Antônio Anasta-sia destacou os investimentos destinados não só para o programa Banda de Minas, mas em toda a área da cultura. “Esse é um projeto muito bem-vindo e aplaudido por todos. Temos demonstrado a importância da cultura como um todo nas suas diversas afeições, acepções e demonstrações. Não estamos poupando esforços, re-cursos, empenho e denodo para que a cultura mineira cada vez se robusteça e possa, é claro, dar vazão à vocação de cada um, à voz que está dentro de cada qual e que pode através da música se manifestar, levando solidariedade, alegria e fraternidade a cada comunidade”, afirmou Anastasia.

Para o deputado federal Bonifácio Andrada há uma importância muito clara em se investir, cada vez mais, em cultura e em todas as regiões do Estado. Ele lembra com carinho as inúmeras apresenta-

BarbacenaBarbacena

Lira Barbacenense é beneficiada com kitsinstrumentais do governo

ções da tradicional banda de Barbacena e afirmou que seu trabalho deve continuar com êxito.

Já o deputado estadual Lafayette Andrada lembrou que Minas Ge-rais possui uma forte tradição de bandas, sendo 701 cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Desse total, 657 corporações musicais, de 419 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 8.235 instrumentos de 2003 a 2012.

“O trabalho do governo de Minas, além de incentivar uma antiga tradição de 300 anos, permite que jovens aprendam novos instru-mentos e uma nova profissão”, ressaltou.

Lira Barbacenense: Um século de história e música

Os deputados Bonifácio Andrada e Lafayette indicaram o nome da corporação,

que recebeu novos instrumentos.

Lafayette Andrada. e Deputados Bonifácio.

Em 2010, a Corporação Musical Lira Barbacenense completou um século dedicado à música. Criada em 1910, sua principal função é abrilhantar eventos religiosos, civis da cidade e região.A Corporação conta hoje com cerca de 30 músicos, que ensaiam toda a semana e se apresentam periodicamente, sendo a Semana Santa um momento mais intenso. O Maestro, José Saraiva do Nas-cimento disse “que os novos instrumentos reavivaram o espírito da banda, que agora conta com instrumentos mais modernos para nossas apresentações”.A Corporação Musical Lira Barbacenense está situada no bairro São José, na rua Bernardo Guimarães, nº52. O grupo ensaia às terças e quintas-feiras.


Top Related