Transcript
Page 1: Biologia - Pré-Vestibular Vetor - Bio2 Protistas

1) UNICAMP (2005-modificada) Recentemente, a revista Science publicou um artigo que apresenta o genoma de três parasitas que, juntos, matam cerca de 150 mil pessoas por ano no mundo: Trypanosoma cruzi, Trypanosoma brucei e Leishmania major, causadores, respectivamente, da doença de Chagas, da doença do sono e da leishmaniose. Esse trabalho foi o resultado do esforço de pesquisa liderado por cientistas norte-americanos, ingleses, suecos e brasileiros. (Adaptado de Carlos Fioravanti. “Genômica: Fascínio e terror", Revista Pesquisa FAPESP, nº 114, agosto de 2005, p.42-45.) a) Explique como cada uma dessas doenças é transmitida ao homem, identificando o organismo transmissor. (0,5) b) Como o organismo transmissor do T. cruzi adquire esse parasita? (0,5) 2) UNICAMP (2005-modificada) Alguns protistas e algumas células eucarióticas apresentam, na superfície externa, cílios ou flagelos, que desempenham importantes funções, como o deslocamento. Considere os seguintes protozoários e células eucarióticas: Paramecium, Euglena, Trypanosoma, espermatozóide e células de tecido epitelial. a) Quais dessas células apresentam cílios? E quais apresentam flagelos? (0,5) b) Há alguma diferença na função dessas estruturas nesses tipos celulares? Explique. (0,5) c) A ameba não apresenta cílios ou flagelos. Como esse organismo unicelular se desloca? E como a amebíase é transmitida? (0,25 cada) 3) UFRJ (2004) O diagrama a seguir representa o ciclo do plasmódio causador da malária, uma doença que mata milhões de pessoas anualmente na África e no Brasil e para a qual não existem vacinas. O diagrama mostra os estágios do parasita: esporozoítos, merozoítos, trofozoítos, esquizonte e gametócitos. Muitos cientistas tentam, no momento, produzir vacinas concentrando suas estratégias nos estágios de esporozoítos e merozoítos.

Explique por que os cientistas selecionam os estágios esporozoítos e merozoítos como fontes de antígenos. (1,0)

4) Diferencie um protista de um monera em dois aspectos distintos. (0,5) 5) (Fuvest-SP) Qual é a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos? (1,0) 6) UNESP (2003) Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como “maré vermelha” cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados. (Jornal Vale Paraibano, 01.02.2003.) A maré vermelha é causada por: (1,0) (A) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha. (B) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. (C) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas. (D) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo. (E) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha. 7) Um paramécio (protozoário ciliado) de água doce necessita de um vacúolo contrátil ou pulsátil cuja principal função é: (1,0) a) remover o excesso de água. b) digerir partículas de alimento. c) secretar partículas para o meio. d) acumular carboidratos de reserva. e) absorver água do meio externo para a realização de funções metabólicas. 8) (PUC-RJ) Considere as seguintes afirmações referente aos protozoários: (1,0) I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus. II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente. III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio. a) Apenas a II está correta b) Apenas a III está correta c) Apenas a I e a II estão corretas d) Apenas II e III estão corretas e) Todas estão corretas. 9) (Fuvest-SP) “O conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que 86 índios makuxi, do município de Normandia (RR), estão com malária provocada por garimpeiros evadidos da área ianomâmi”. (Folha de S. Paulo) Explique como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios. (1,0) 10) Elabore uma questão relativa ao Reino Protista e seus integrantes e a responda corretamente. (1,0)

Exercícios de Biologia – VETOR II NOTA: Tema: Protistas_ Professor: Marcello Spolidoro_ Aluno(a):_____________________________________

Page 2: Biologia - Pré-Vestibular Vetor - Bio2 Protistas

Gabarito – Folha sobre Protozoários. 1) a) Doença de Chagas: transmitida pelas fezes do inseto hematófago barbeiro, contaminadas com o T. cruzi e depositadas próximo ao local da picada. Doença do sono: transmitida pela picada da mosca tsé-tsé, que inocula os parasitas no sangue do indivíduo. Leishmaniose: transmitida pela picada de mosquitos flebotomíneos (mosquitos-palha), que inoculam o parasita no homem. b) O organismo transmissor (Barbeiro) adquire o T. cruzi sugando o sangue de organismos contaminados, como o homem e animais que servem de reservatórios naturais do parasita. 2) a) Cílios: Paramecium e células de tecido epitelial.

Flagelos: Euglena, Trypanosoma e espermatozóide.

b) Os cílios e flagelos de Paramecium, Euglena, Trypanosoma e espermatozóide servem para a locomoção em ambiente líquido. Os cílios do tecido epitelial da traquéia, por exemplo, movimentam o muco e as partículas nele aderidas. c) A ameba se desloca por meio da emissão de pseudópodes e é transmitida por meio de cistos que se localizam na superfície de alimentos como frutas e verduras contaminadas. 3) Porque esses são estágios extra-celulares do parasita. Nessa condição, esporozoítos e merozoítos encontram-se expostos ao sistema imune do hospedeiro, diferentemente dos estágios intracelulares. 4) Protista: Possuem membrana nuclear

(carioteca) e organelas membranosas em seu citoplasma. Monera: Possuem material genético disperso no citoplasma (não possuem carioteca); ausência de organelas membranosas.

5) As algas planctônicas produzem, através da fotossíntese, alimento para a maior parte dos seres aquáticos, sustentando a cadeia de alimentação dos mares e lagos. Além disso, produzem o O2

utilizado na respiração aeróbica pela maioria dos animais. 6) E 7) A 8) B 9) Entre os garimpeiros havia indivíduos contaminados pelo Plasmodium. Os mosquitos da região dos índios makuxi infectaram-se ao sugar o sangue dos garimpeiros doentes e transmitiram o protozoário ao picar os índios. 10) Qualquer questão referente aos organismos do reino Protista e à sua biologia.


Top Related