Transcript
Page 1: BICHO DE SETE CABEÇAS

Curso: Bacharelado em Direito.Turma: DI01NBProf.: Hélio NetoAcadêmicos: Luana Soares / Tamires Camelo / Claudio Bentes / Youssef Houat / Larissa Almeida / Jó Farias / Kassia Barbosa

Bicho de Sete Cabeças

O filme “Bicho de sete cabeças” foi baseado no livro auto bibliográfico de Altregésilio Carrano Bueno - Conto dos Malditos, retratando em sua abordagem a história de uma família de classe média em que Wilson tem um filho usuário de drogas, especificamente em maconha, onde este não vê na maconha uma atitude desviante, entretanto, seu pai repugna totalmente esse comportamento e toma a decisão que o filho deve ser internado em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos, pois em sua consciência o fato do uso da maconha o torna uma pessoa descontrolada, doente e com forte dependência e não vendo outra forma de reverter a situação, se não a internação.

Nesse contexto, podemos verificar que o filme relata a questão do outsider, pois nos mostra de forma clara a forte a alienação da sociedade no que é certo ou errado, criando regras e tentando impô-las aos indivíduos que infringe uma regra de conduta imposta e dita como correta.

Diante disso, analisa-se que o desvio é nada mais o que um certo grupo diz ser desvio, rotulando os desviantes de outsiders, ou seja, Neto, filho de Wilson, é taxado como outsider, pois a mídia retratava e rotulava dessa forma e, consequentemente, toda a sociedade, inclusive o seu próprio pai.

No entanto, como nos retrata o próprio filme, Neto não se considerava um desviante, pois o fato de ser usuário de maconha não o prejudicava e por isso, para ele, os verdadeiros outsiders eram quem criava as regras e posteriormente o discriminava. No vídeo é claro essa inversão em que o desviante não se considera desviante por não concordar com as normas estabelecidas, por isso, e têm a visão que o outsider é quem cria as regras.

Contudo, verificamos que as instituições (Polícia, Poder judiciário e até a mídia) são as principais disseminadoras das regras a serem seguidas, ou seja, podemos exemplificar a ação da polícia ao dizer que determinado grupo é desviante, onde sua autoridade e opinião prevalecendo o mesmo se torna um desviante, assim como a mídia e o Poder Judiciário... a sociedade adere a esses conceitos de quem é outsider e quem não é, que são emanados por essas instituições. Por isso, como ocorreu no filme, Neto foi internado em uma

Page 2: BICHO DE SETE CABEÇAS

clínica para se tratardo vício, não que ele realmente estivesse totalmente dependente e descontrolado, mas por fazer parte de um grupo que já era rotulado como desviante.

O ideal do vídeo é a reflexão quanto a imposição de regras de condutas ditas normais e sua posição quanto aos indivíduos que não aderem a esses conceitos. Diante disso, podemos ter a consciência que devemos respeitar o próximo e não criar estereótipos.


Top Related