Transcript
Page 1: Barracão cultural 2011

Araçatuba

Talita Rustichelli

[email protected]

De 8 a 17 de julho o pú-blico poderá conferiruma programação musi-

cal com estilos diferentes da gra-de de shows oferecida no palcoprincipal pela Expô 2011 deAraçatuba. No Barracão Cultural,rock, samba, country, pop, reg-gae e rap serão alguns dos gêne-ros que serão representados noevento por músicos da cidade eda região.

Sob a coordenação da Al-ma (Associação Livre dos Músi-cos de Araçatuba) e em parceriacom a Secretaria de Cultura deAraçatuba e a Safra Eventos, oBarracão é ainda um espaço pa-ra que músicos da cidade e daregião possam mostrar seus tra-balhos. "Nesta época, a cidadegira em torno da ExposiçãoAgropecuária. O Barracão éuma opção de trabalho para omúsico e de lazer para o públi-co", afirma o secretário munici-pal de Cultura Hélio Consolaro.

A primeira edição do Barra-cão aconteceu em 2004, organi-zado pela AAL (Academia Araça-tubense de Letras) e apoio daSecretaria. "O foco no primeiroano era a literatura. Depois, en-tre 2005 e 2008, ficou sob res-ponsabilidade da administraçãoda Secretaria de Cultura da épo-ca", conta.

Consolaro explica que em2009, a Secretaria de Cultura ea então recém-fundada Almaformaram uma parceria e de-ram continuidade ao projeto,com foco nas apresentações mu-sicais. De acordo com Mauro Ri-co, associado da Alma, no mes-mo ano o Barracão contou ain-da com apresentações (esquetese performances) feitas pelosmembros da Associata (Associa-ção dos Artistas Teatrais da Re-gião de Araçatuba).

ARTISTASA programação conta com

apresentações das bandas Con-traponto, Velhos do Senado,Effusa, Tributo a Beatles, RastaReggae, Swing Snake Blues, Rá-dio 84, Cia. e Música, SeuTrio, performances de hip-hop erap com Pepeu e grupo e RogerBrown e Raciocínio Periférico,o duo de piano e voz Ariane Be-go e Talita Rustichelli, e os mú-sicos Vander, Mário Carteado,Reizinho Cowboy Country eBolla & Tom acompanhados desuas bandas.

A grade de shows variadafoi composta através do lança-mento de um edital, disponívelapenas para associados da Alma.Segundo Rico, todos os músicosque se inscreveram entraram naprogramação.

Diferente do ano passado,de acordo com Rico, em 2011não serão todos os dias que terãoapresentações de dois grupos pornoite. Os dias 10, 11, 12 e 17contarão somente com um show,das 21h às 23h.

NOVIDADEOutra novidade deste ano

será a exposição "Memórias eMelodias", organizada pela Almae lançada em novembro de2010. "Estarão expostos os pai-néis com fotos e textos sobre ahistória musical de Araçatuba,desde a fundação da cidade até adécada de 70", explica Rico.

O Barracão estará aberto to-

dos os dias da Expô a partir das18h, e os horários das apresenta-ções não coincidem com os dosshows do palco principal do even-to. Haverá serviço de bar, com avenda de bebidas, petiscos e o Cal-do do Artista, mas a entrada noBarracão é gratuita. O espaço esta-rá instalado atrás do estande daPolícia Militar no recinto de expo-sições Clibas de Almeida Prado.

ARTESANATODe acordo com Hélio Con-

solaro, haverá também o Barra-cão do Artesanato, onde esta-rão à venda peças produzidaspor artesãos da Associação deArtesãos de Araçatuba. "Noano passado, as barracas de ar-tesanato ficavam ao lado doBarracão Cultural, mas nesteano estará em outra localiza-

ção", explica.Segundo a presidente da

Associação, Meire VasconcelosPaiva, ao todo são 40 artesãosexpondo e vendendo seus traba-lhos, entre peças decorativas, ar-tigos de cozinha, peças de ves-tuário, acessórios, bijuterias, ar-tigos em crochê e tricô, geleiasartesanais de pimenta, pesos deporta, entre outros.

Um prato especial é servi-do nas noites do Barracão Cultu-ral na Expô desde 2009. O "Cal-do do Artista", que tem como in-gredientes básicos a mandioca, acabotiã e carnes, leva ainda ba-nana em sua composição, o quelhe confere um sabor característi-co. Em dezembro de 2010 oprato foi instituído pela Câmarados Vereadores, junto ao cupimcasqueirado, como prato típicode Araçatuba.

O responsável pela prepa-ração e criador do prato é omúsico, arquiteto e chef Mau-ro Rico. "Essa receita foi cria-

da em 1980, em uma reuniãode amigos e foi aperfeiçoadaao longo dos anos. Na época,eu e minha esposa, Selma,criamos uma comunidade ru-ral, que tinha como um dos

objetivos realizar treinamentospara pessoas, sobretudo casais,que tinham interesse emaprender sobre a vida no cam-po e modificar seus hábitos,saindo dos grandes centros ur-banos", conta.

Rico conta que foi pegan-do ingredientes da própria co-munidade, e a receita foi sendocriada, tendo sido batizada namesma ocasião por um dos ami-gos músicos como "Caldo doArtista".

CAMPOSegundo o chef, as co-

munidades rurais eram umatendência da contraculturada época. "Recebíamos lá aosfinais de semana alguns ca-sais, entre eles artistas, dequem nos tornamos amigos eque também participavamdos processos de plantação,cuidados com animais, etc.Lá, havia plantio de roça demilho, gergelim e hortaliçassem utilização de adubo quí-mico", lembra.

O Barracão oferece aindaa venda de bebidas (cerveja,refrigerantes e água), batata fri-ta e tábua de frios.TR

Barracão Cultural

Receita foi

criadaem 1980, em uma

comunidade

rural

na ExpôEspaço no recinto Clibas de Almeida Prado terá apresentação de

músicos de Araçatuba e serviço de bar com o “Caldo do Artista”, pratotípico da cidade; no local haverá também uma mostra

sobre a história da música local

EVENTO

Horários das

apresentações não

coincidemcom os do palco

principal do evento

Protesto

‘Caldo do artista’ é atração gastronômica

Valdivo Pereira/Folha da Região - 26/11/2010

Valdivo Pereira/Folha da Região - 10/05/2011

Fotos: Divulgação

ATRAÇÕESProgramação conta com a

participação de 16 grupos

que irão apresentar gêneros

diversificados, do rock ao

samba e do country ao reggae

Indignado com a posturabrasileira de não extraditarCesare Battisti, o escritoritaliano Antonio Tabucchicriticou o Brasil em um jor-nal da Itália e anunciou quenão virá para a Flip, que co-meça hoje em Paraty. C3

C1 Araçatuba, quarta-feira, 6 de julho de 2011

Top Related