Transcript
Page 1: Avaliação de português   3º bimestre

ESCOLA: ______________________________________________________ DATA: ____ / ____/ ______.

ALUNO(A) ____________________________________________________________________________

PROFESSORA: ____________________________________________ SÉRIE: _____ TURMA: ____

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS – 3º BIMESTRE.

O gato e o galoUm gato capturou um galo e ficou

imaginando como achar uma desculpa qualquer para que o fato de comê-lo fosse justificado.

Acusou ele então de causar aborrecimentos aos homens, já que cantava à noite e não os deixava dormir.

O galo se defendeu, dizendo que fazia isso em benefício dos homens e assim eles podiam acordar cedo e irem para o trabalho.

O gato respondeu; "Apesar de você ter uma boa desculpa eu não posso ficar sem jantar." E assim comeu o galo. Moral da História: Quem é mau caráter sempre vai achar uma desculpa para legitimar suas ações.

Autor: Esopo

1)A fábula tem o objetivo de: (A) divertir o leitor (B) passar uma mensagem ao leitor (C) desafiar o leitor. (D) explicar o surgimento de fenômenos.

2)No trecho ―...Acusou ele então de causar aborrecimentos aos homens..., a palavra grifada refere-se a: (A) gato (B) homem (C) noite (D) galo

3)―Um gato capturou um galo e ficou imaginando como achar uma desculpa qualquer para que o fato de comê-lo fosse justificado. A palavra sublinhada refere-se a uma ação no: (A) presente (B) passado (C) futuro

Os perigos da obesidadeEm todo mundo, os casos de obesidade em

crianças e adolescentes aumentaram de forma preocupante.

Algumas causas da obesidade são: Hábitos alimentares pouco saudáveis,

como consumo exagerado de alimentos gordurosos, biscoitos, refrigerantes...

Vida sedentária pela falta de atividades físicas e muitas horas assistindo à TV e jogando vídeo game.

Hereditariedade, ou seja, casos de obesidade na família.

A obesidade não é apenas um problema estático. Ela pode provocar sérias consequências como: diabetes, problemas cardíacos (até mesmo em crianças!).

Fragmento de texto Livro Projeto Buriti – 4º ano

2007, pág.184

4 – De acordo com o texto uma das onsequências da obesidade é: (A) Alimentos gordurosos. (B) Vida sedentária. (C) Diabetes. (D) Hereditariedade.

5 – A palavra “Ela” descrita no texto acima refere-se a: (A) Obesidade. (B) Hereditariedade. (C) Crianças. (D) Adolescentes.

6 – O assunto principal do texto é: (A) Os perigos da obesidade nos adultos. (B) Os perigos da obesidade em crianças. (C) Causas e consequências da obesidade. (D) A obesidade nos adolescentes.

Texto I Boitatá

Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.

Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.

Page 2: Avaliação de português   3º bimestre

Texto II Curupira

De acordo com a tradição popular, Curupira é uma criatura das matas, tem estatura de anão, cabelos bem vermelhos e pés virados para trás, que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.

Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.

7) Os textos I e II tratam-se de: (A) poema (B) lenda (C) fábula (D) notícia

8) Os dois textos descrevem: (A) Animais que existem nas florestas brasileiras. (B) Pessoas que protegem as florestas. (C) Lendas e mitos brasileiros. (D) Povos que habitam a floresta.

9)Complete com o nome do personagem folclórico: a)Criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás. É o protetor da floresta__________________________________

b)Um moço bonito que encanta as mulheres e usa um chapéu para esconder um furo na cabeça:__________________________________ c)Menino travesso de uma perna só, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo:________________________________ d)Metade mulher, metade peixe, seduz os homens com seu canto e os leva para o fundo das águas:___________________________________ 1- Para ler e entender:

A onçaA onça, minha gente, Não é bicho de dar medo. Quem vê logo sente Que é bicho de dar pena! Na floresta vive mansa, Cuida dos filhos com amor. Mas se ouve algo, pára e pensa Que é barulho de caçador.

Aí a coitada fica tensa, Arma um bote só de pavor... Mas não adianta pobre onça, É caçada sem rancor.

Eles querem sua pele Para fazer ricos tapetes. Se esquecem que beleza Não fica debaixo da mesa.

Beleza é aquela Que na selva corre solta: Anda e pula, dorme e acorda, Brinca e corre, vai e volta.

Quem sabe um dia se adquira O costume de não matar. Mas será que até esse dia Alguma onça vai sobrar?

Silvana Zambelli

10) O texto lido é: (A) um poema (B) uma fábula (C) um conto (D)uma música

11) Qual é o bicho segundo o texto que não dá medo, é de dar pena e vive manso na floresta? (A) o leão (B) a onça (C) a paca (D) a anta

12) No texto os versos “Aí a coitada fica tensa, arma um bote só de pavor...” as palavras sublinhadas podem, respectivamente ser substituídas por: (A) atenta - feliz (B) nervosa - ataque (C) corajosa - triste (D) tranquila - pulo

13) A que problema o autor se refere no texto: (A) maus tratos de animais (B) poluição (C) desmatamento (D) caça e a extinção da onça 14) Assinale a alternativa da divisão silábica correta: (A) on – ça (B) ba – rul – ho (C ) do – r – me (D) adi – an – ta

15) Ditado:

1- ________________ 2- _________________

3- ________________ 4- _________________

5- ________________ 6- _________________

7- ________________ 8- _________________

9- ________________ 10- ________________


Top Related