Transcript
Page 1: Av2 computaão gráfica

MUCURIPENEWSJornal comunitário

Informar para formar - www.mucuripenews.com.br - Ano 01, Nº 01. 09 de junho de 2016

Corredor da Fé no Serviluz “Ide por todo mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”, disse Jesus de acordo com o capitulo 16, versículo 15, do evangelho de Marcos. Em Fortaleza, é fácil encon-trar milhares de fiéis dividindo o mesmo espaço. No bairro do Serviluz, mais precisa-mente na avenida Dioguinho, reúne 15 igrejas. As protestantes compõem a maioria.Contabilizando desde a Assembleia de Deus Ministério Fortaleza, até a Assembleia de Deus Vicente Pinzon, são 14 igrejas evangélicas e 1 católicas que transformam a via com cerca de 1 km de extensão em um corredor da fé no bairro portuário. Prédios imponentes como o da primeira Assembleia citada dividem es-paço na avenida com o ambiente bem mais modesto da Deus é Amor. Esse espaço de um templo para outro, muitas vezes, é separa-do por apenas duas ou três casas. Ou nem existem, como é o caso do Tabernáculo de Oração e Igreja Adventista. A paróquia de São Francis-co de Assis faz coro solitário do movimento apostólico romano na região. Os adeptos não reclamam da “concorrência”. A opinião popular apregoa que a profusão de igrejas inibe a violência, notória na região. São estas as denominações que existem na Avenida Zezé Diogo: Ig-reja Betesda, Assembleia de Deus Ministério Fortaleza, A.D Vicente Pinzon, A.D Serviluz II, Tabernáculo de Oração, Igreja Adventista, Igreja Sol da Justiça, A.D Templo Central, Igreja Bíblica Silóe, Igreja Maranatha, Igreja Presbiteriana, Igreja Universal, Igreja Pentescostal Renascer, Paróquia de São Francisco de Assis.

Patrimônio é Desprezado por Autoridades

Uma das mais antigas edificações da capi-tal, o Farol do Mucuripe se encontra abandonado, e sem previsão de reforma. Parte do Patrimônio Histórico, o farol foi fundado por ordem de Dom Pedro I, e concluído com atraso no ano de 1840. O superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Ceará, Jorge Queiroz, informa que o Farol do Mucuripe está em área de marinha e, portanto, pertence à União. Porém, o órgão não dispõe de recursos para restaurar e vigiar o equipa-mento. Jorge Queiroz afirma ter enviado ofícios à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Estado so-licitando que eles façam o restauro do equipamento. A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) afirma que está elaborando um projeto de requalifi-cação daquela área - incluindo o farol. Porém, a as-sessoria de imprensa afirma que o projeto está em fase de licitação e, por isso, não seria possível dar mais detalhes sobre o que vai ser feito com o farol.

O novo Mercado dos Peixes, inaugurado no dia 18 de março, após um atraso de mais de dois anos no prazo inicial, faz parte da primeira etapa de requali-ficação da Beira Mar. As demais etapas, que contarão, por exemplo, com a re-forma do calçadão e do aterro, estão com contrato assinado no Ministério da Fa-zenda, que enviará para aprovação no Senado Federal. “A nossa expectativa é que (as obras possam ser iniciadas) ainda no primeiro semestre)”, indica o prefeito.Com 45 boxes para venda e 4 de frituras, a Associação dos Permis-sionários do Mercado dos Peixes do Mucuripe foi quem mais comemo-rou a inauguração do novo mercado, e projetou aumento de 90% nas vendas. O novo mercado conta com 44 vagas de estacionamento, antes inexistente. A obra visa suprir a necessidade em 3 vias: renda garantida para os feirantes, conclusão da primei-ra etapa da restauração da Beira Mar, e a consolidação da região como ponto turístico.

Novo Mercado dos Peixes é inaugurado

PUB

LIC

IDA

DE

Page 2: Av2 computaão gráfica

CARTA DO EDITAL

O preconceito com as comu-nidades carentes está longe de acabar. Muitas vezes nem os bairros de melhor situação que circunvizinham os mais pobres escapam da pecha de violentos e atrasados. Mas es-sas comunidades não se entre-gam, e á sua maneira mostram que estão vivas, e mais do que sobreviver, elas encantam. Aproveitamos essa edição

para acertar as contas com alguns mitos que caem so-bre o mucuripe. Região que engloba 12 bairros de For-taleza. E passeia por todas camadas sociais, desde o sofisticado meireles, passando pelo emergente castelo encantado, e finalizando na praia do titanzinho.

A inquisição social deve acabar, e que seu fim seja deflagrado pelo Mucuripe News.

EXPEDIÊNTE

DiretorAdrizio Oliveira

Editor ChefeWeden CarlosDiagramador

Adrizio OliveiraCorrespondente

Weden Carlos

Realização

(85)[email protected]

www.mucuripenews.com.br

PUB

LIC

IDA

DE

Page 3: Av2 computaão gráfica

CULTURA

Jovens Revitalizam Mirante 5º Encontro Cultural Mucuripe lota e agita o Anfiteatro da Praça do Mirante de Fortaleza. O evento aconteceu sábado (18/07/2015) por volta das 18h, com uma hora de atraso, pois o começo do evento estava previsto para 17h.A alteração no horário foi devido a um problema com a ener-gia no local e segundo a organização do evento, todos que tentam realizar eventos no Anfiteatro da Praça do Mirante, estão passando por este mesmo problema, pois a um bom tempo atrás foi solicitado um ponto de energia no anfiteatro para estruturas de som e iluminação, mas até agora nada. A Coordenadoria de Participação Social, que tam-bém foi um dos apoiadores do evento, está reven-do o caso do Ponto de Energia para eventos no local, assim descartando a necessidade do uso de Gera-

dores em eventos de médio porte, como foi o caso da Inauguração da Praça, que usaram um gerador.Depois de resolvido o problema, o evento seguiu em sua programação e foi um verdadeiro espetáculo da diversidade cultural e mu-sical no local, com as apresentações das bandas Vogal 39, Andrew’s Rock Band, Winehead, Jô Alves, Geladeira Nova e finalizando com o grupo de percussão Kebra-Mola, que sacudiu o público com muito Axé e percussão, o grupo teve a regência de Júnior Brasil. O evento sempre teve o apoio da comunidade e nesta edição, também teve o apoio da Co-ordenadoria de Participação Social da Prefeitura de Fortaleza e de comerciantes locais. Os organiza-dores do Evento ressaltam e garantem que o 6º Encontro Cultural Mucuripe será maior e mais diversificado.

Resultado do Sisu já está disponível para consulta na internet

O resultado do Sistema de Seleção Unifi-cada (Sisu) do segundo semestre deste ano já está disponível para consulta na página do pro-grama. Para acessar o resultado o estudante pre-cisa do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e da senha. O Sisu seleciona candidatos às vagas em uni-versidades federais e institutos federais de Educa-ção, Ciência e Tecnologia com base na nota do Enem.A matrícula dos selecionados deverá ser feita entre os dias 10 e 14 de junho. Quem não con-seguiu uma vaga no ensino superior, poderá participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho. Nesta edição foram ofertadas 56.422 vagas, em 65 universidades fed-erais, estaduais e institutos federais.Puderam participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não zeraram na redação.

Jovens contra Violência Segundo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), os jovens repre-sentam 1,8 Bilhão de pessoas no planeta. Em um País em desenvolvimento como o nosso, a economia tem tudo para ser im-pulsionada por essa parcela da população.

Na comunidade do Grande Mucuripe existe a articulação com escolas e outros equipamentos onde adolescentes e jovens participam de atividades de prevenção da violência no espaço escolar e comunitário, como é o exemplo dos alunos mediadores da Escola Torres de Melo, #MocidadeUP da comunidade Santa Terezinha, dentre outros tantos grupos que mobilizam adolescentes e jovens em torno da educação de qualidade, lazer, diversidade e direitos humanos. Ex-emplos como esses necessitam mais visi-bilidade da grande mídia pois estão modifi-cando realidades e participando ativamente da construção de uma sociedade pacífica.

EDUCAÇÃO

Page 4: Av2 computaão gráfica

ESPORTE

Clube de Futebol Luta para Sobreviver Fundado há 78 anos, o Terra e Mar não põe mais um time de futebol em campo há 5 anos, desde sua última aparição na terceira divisão estadual . Famoso por já ter disputado a 1° divisão cearense, nem a escolinha de fute-bol resistiu as dificuldades impostas pela crise financeira que assola a agremiação. Após administrações desastro-sas, o clube que revelou nomes como o atacante Valdir Pa-pel, hoje sobrevive através do aluguel do seu campo para eventos esporádicos, como shows e partidas amistosas. Sem nenhum sinal de esperança para um fu-turo próximo, o Terra e Mar luta para sobreviver.

Tem Campeão no Mucuripe

O Mucuripe fez bonito nas artes marciais. Ju-nior Cocão, professor de Muay Thai no mucuripe, venceu a National Cup de Muay Thai que leva o nome do esporte. Após a vitória, Cocão foi agracia-do com a categoria classe A, levando troféu e med-alha de ouro para a Federação Cearense do esporte. Além de ter conquistado a vaga para disputar a final do Campeonato Brasileiro de Muay Thai em sua categoria. Junior Cocão, da equipe Rinos Top Team, chegou ao título com uma luta de três rounds em que venceu por decisão unânime na categoria de 81kg.

Surf Embala Titanzinho A comunidade do Titanzinho, é con-siderada a “manjedoura sagrada” do surfe na capital. Os adeptos do esporte se reúnem todos os dias, aproveitando as constantes ondas que banham a costa. Na metade da década de 70, a comuni-dade pesqueira que residia na praia mansa, foi remanejada para atual região do Titanzinho. As máquinas chamadas de Titans, deram origem ao nome da comunidade. Atletas do surfe na-scem aos montes na região, a mais famosa de-les, Tita Tavares, é tetra campeão brasileiro. E segundo os moradores, vem mais “Titas” por aí.

Mucuripe tem Atleta Revelado para o Futebol

O Mucuripe pode dizer que um de seus moradores é futebolis-ta profissional. Luis Gustavo, de 20 anos, nasceu e reside no Castelo Encantado, e foi anunciado como reforço do Ferroviário para a Sé-rie B do Campeonato Cearense. Ele passou pelas categorias de base do Bahia, além de equipes do futebol paulista. Habilidoso e com faro de gol, Gustavo já e conhecido nas equipes amadoras da região, sen-do apontado como atleta promissor.

Page 5: Av2 computaão gráfica

CONTIDIANONa Espera do Terminal Marítimo

Por enquanto, o Terminal Marítimo de Fortale-za, segue como elefante branco ao invés de legado da Copa do Mundo. O evento ocorreu há dois anos, mas o terminal ainda não serviu para o propósito destinado. Planejado para receber os maiores transatlân-ticos do mundo, e também navios de carga (fora da tem-porada de turismo), além de um terminal de passageiros.Problemas na licitação, e de ordem técnica atras-aram a obra. Agora um novo edital visa arren-dar o terminal e solucionar o problema. A previsão é que os investimentos sejam concluídos até 2018.

Cresce aumento de vagas Estão abertas as inscrições para as novas turmas do Programa de Qualificação de Varejo no Instituto JCPM do RioMar Fortaleza. São 100 vagas para cursos de assistente de logística, operador de caixa, recepcionista e vendedor. Os interessados podem procurar o IJCPM até o próximo dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do IJCPM, que fica localizada na entrada principal do RioMar. Os interessados em participar devem levar RG, CPF, com-provante de residência e escolaridade. No caso do compro-vante de escolaridade serão aceitos a declaração original para jo-vens que estão cursando o 3º ano e a fotocópia frente e verso do certificado ou histórico para quem concluiu o ensino médio. Cada curso tem uma carga horária de 160 horas/aula cada e es-tão previstos para começar no dia 02 de maio e finalizar no dia 27 de julho. Para as vagas de assistente de logística e operador de caixa a aula será pela manhã das 8h às 12h. Nos cursos para recepcionista e vendedor as opções de turma são para o período da tarde, de 13h ás 17h, com o limite de 25 alunos por turma. Os cursos do Programa de Qualificação para o Varejo são realizados em parceria com o Senac/CE e têm o intuito de capacitar pessoas para atuar no setor. As vagas são destinadas, prioritariamente, aos moradores dos bairros do entorno do shopping, que sejam maiores de 18 anos e egressos de escolas públicas com ensino médio completo ou que estejam concluindo o 3° ano em 2016. Os bairros de abrangência são: Cais do Porto, Vicen-te Pinzon, Praia do Futuro, Caça e Pesca, Papicu, Dunas, Ci-dade 2000, Mucuripe, Varjota, Meireles, Aldeota, Cocó, Praia de Iracema, Guararapes e todas as comunidade ao redor das Dunas.

Um Pouco de Beleza

Moradores do Bairro Castelo Encantado, em For-taleza, se reuniram em um mutirão entre quarta-feira (4) e sábado (7) para fazer a pintura na escadaria do Castelo. Além do mutirão, o Feira Massa, evento apoiado pela Pre-feitura de Fortaleza e Governo do Ceará, promoveu ofici-nas de culinária, skate, rap e dança na noite deste sábado.“O objetivo é resgatar a história, o espaço, envolver as pes-soas para que elas possam fomentar uma cultura artística. A ideia é dar uma nova autoestima à comu-nidade para que elas possam ocupar o local, reduz-indo a criminalidade na área”, diz o secretário da Re-gional II da Prefeitura de Fortaleza, Cláudio Nelson.

Nova Praça na Beira Mar é Inaugurada

Fruto de uma parceria público-privada, a obra trata-se de uma operação urbana consorciada sob re-sponsabilidade da Nordeste Participações e Empreendi-mentos Ltda. (Norpar). Além da revitalização do parque, cercado por árvores e jardins, a intervenção envolveu a ordenação do curso do Riacho Macéio – além de um via de acesso, e indenização das casas retiradas. A parceria garante a manutenção por 10 anos por parte da Norpar. Segundo o diretor da empresa, Saulo Militão, a vegetação dentro do córrego cresce demasiadamente, ele revelou que o trabalho de limpeza da foz é realiza-do duas vezes por semana, mas ressalta uma interven-ção na nascente para conter os avanços da poluição. Pela parceria, cerca de 75% da área ficam doadas á PFM, enquanto a empresa adquire outros imóveis na região, para implantação de um empreendimento imobiliário residencial, integrado ao desenho urbanístico do riacho.

Paraíso Perdido

Apesar de ser conhecida como cidade luz, fortaleza também é conhecida por suas águas, mais ainda, as salgadas!. São delas que saem cardumes de peixes e carradas de surfistas que já ganharam o mundo e transformaram-se em profissionais. A praia do Titanzinho é, então, berço de surfistas como Tita Tavares, Fábio Silva, Pablo Paulino e André Silva, que já transformou o cenário em documentário, retratando a realidade do lugar. Localizada no extremo leste de Fortaleza, o Titanzinho se divide entre os bairros Vicente Pizón e Cais do Porto, embora muitos prefiram identificar como o bairro Serviluz, antigo Serviço de Luz e Força da cidade. A comunidade do lugar é heterogênea, unindo pescadores, surfistas, donas de casa, trabalhadores da indústria, comerciantes etc.Cada qual com uma história diferente de como foi parar ali. Afinal, as mig-rações são recentes. Até pouco tempo não havia casas e quem morava ali, sobrevivia embaixo de lonas de plástico ou casebres que deixavam a desejar. Somente após a construção do Porto do Mucuripe, as modificações começaram a acontecer: nas ocupa-ções, nas reservas naturais, no uso do solo, na expansão de-mográfica e, consequentemente, na vida dos moradores.Reza a lenda, que quem entra nessas águas, nunca mais quer sair.


Top Related