Transcript
Page 1: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

MENTES CONECTADA A ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XXI: mais ou menos 300 anos atrás os negros foram escravizados por uma tecnologia chamada

revolver, hoje ela se chama Neurotecnologia.

Natanael Dadiva da Silva 1

Resumo

Através deste artigo estaremos fazendo um exercício de futurologia com o propósito de ver as possibilidades futuras de uma internet do cérebro, (que vai gerar a nova escravidão do Século XXI.) os postulados científicos foram recolhido através de artigos cientifico na internet em web sites de renome que tem como objetivo divulgar os avanços das tecnologias através de teses e artigos científicos, como Google acadêmico e etc, os livros aqui mencionados são livros da Bíblia Sagrada e livros científicos publicados em português e em inglês.

Palavras-chave: Interface-homem-maquina. Neurotecnologia. Ética. Tecnologia.

Futurologia, telepatia eletrônica

1 INTRODUÇÃO

Segundo nos fala o livro de Daniel 12:4 “ E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará” a palavra conhecimento que é mencionada também esta traduzida como ciência, e não existe um exemplo melhor de futurologia que as profecias Bíblicas onde poderemos ver a multiplicação do conhecimento em diversão áreas da ciência que no nosso caso é a neurociência.

Más a Bíblia também nos trás outra informação muito importante que é o primeiro relato histórico escrito da escravidão da humanidade que esta escrito no livro de êxodo 1:13,14

E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

O serviço obrigatório imposto por uma outra pessoa, humilhação e o cativeiro são definidos pelo dicionário Aurélio Buarque como escravidão, mas já podemos ver uma tecnologia existente nesta época que pode nos explicar o por quê o povo egípcio conseguiu impor a escravidão naqueles tempos Bíblicos; foi a tecnologia da metalurgia que é segundo o dicionário Aurélio Buarque nos diz “Arte de extrair os metais dos seus minérios, de os purificar e de os manipular industrialmente “ e através desta ciência os egípcios escravizarão o povo Hebreus.

1 Aluno de do curso de bacharel em saxofone na Universidade Federal de Pernambuco 02 de

Julho2015

Page 2: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Segundo Castro Alves que nos fala no seu poema Navio Negreiros

Desce do espaço imenso, ó águia do oceano! Desce mais ...inda mais... não pode olhar humano Como o teu mergulhar no brigue voador! Mas que vejo eu aí... Que quadro d'amarguras! É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ... Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

Já nos descreve a humilhação que aquele povo estava sofrendo com a escravidão que estavam sendo submetidos através de uma tecnologia que foi o revolver, (que só com um tiro já espantava dezenas de negros que tinham lanças e pedras contra espingardas e revolveres dos brancos ) e agora já podemos ver que a tecnologia fez no passado e também não precisa ser um profeta para dizer que pode fazer neste presente século XXI, e só apenas ao fazer um exercício de futurologia palavra que o dicionário Aurélio Buarque define como “Conjunto das pesquisas que visam prever qual será, num dado momento do futuro, o estado do mundo ou de um país nos domínios técnico, social, etc.“ já podemos constatar a possibilidade de uma nova escravidão agora, a escravidão da mente através da neurotecnologia. O escritor Adous Huxley na sua “Entrevista de Aldous Huxley a Mike Wallace, 18 de Maio de 1958 “ no diz “

O que eu acho é que não devemos ser apanhados de surpresa pelo avanço da nossa tecnologia. Isto aconteceu vezes sem conta na História com o avanço tecnológico, que por sua vez muda as condições sociais, e de repente as pessoas encontram-se em situações que não anteciparam e a fazer todo o tipo de coisas que, afinal, nunca quiseram fazer.

Seguindo o conselho do escritor vamos aqui neste artigo tentar prever as diversas possibilidades de uma tecnologia a ser usada para implantar uma ditadura da mente como nos fala o escritor George Orwelem seu livro 1984 “Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado” (p. 227) esta frase nos trás um alerta para a existência de um estado totalitário, que usará uma tecnologia para escravizar as mente da população como é citado neste livro “ o Big Brother estaria tirando a privacidade para controlar a traves da Teletela “ 1984 p 3. O dicionário Aurélio Buarque define a palavra Distopia como “lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação “E este dois livros citados anteriormente nos da uma oportunidade de exercitar a futurologia para ver se existe ética nestas tecnologias devemos esta alerta para não sermos surpreendido e obrigado a aceitar um estado totalitário.

2 FUTUROLOGIA

Page 3: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Agora iremos continuar com um exercício de futurologia só que usando artigos e livros científicos.

Segundo Miguel Nicolelisnós já estamos bem perto de ver uma internet do cérebro essa foram as suas palavra no “Debate FINEP 21.05.2013 - Miguel Nicolelis e a Revolução na Neurociência.

Figura 1:

Fonte: http://zip.net/byrygx

“Já podemos imaginar uma internet do cérebro onde poderemos se comunicar sem digitar uma falar, somente com os sinais do cérebro decodifica por uma tecnologia (NICOLELIS, 2013) “Nesta experiência o cientista conseguiu conectar os cérebros dos dois ratos onde o encode mandava um estimulo visual para um outro rato o decode que decodificava os sinal e conseguia apertar o botões do lado igual ao que o rato encode tinha apertado provando com isso que a comunicação estava acontecendo.

Vemos ai a possibilidade de uma internet do cérebro, sabemos que primeiro os cientistas fazem experiências com ratos mas o objetivo é fazerem experiências com seres humanos, neste mesmo dia ele já informou que esta se preparando para conectar a mentes de dois macacos, mas poderíamos pensar como Aldous Huxley e dizer será que esta tecnologia vai me pegar desprevenido e vou ter que me adaptar a ela ou ela que tem que se adaptar a mim.

2.1 Nesta outra experiência o Neurociêntista Miguel Nicolelis que é Brasileiro pulblicou no seu Livro ” Muito Além do Nosso Eu “

Page 4: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Figura: 2

Fonte: Nicolelis ( 2011)

Neste livro de Miguel Nicolelis, M. “Muito Além do nosso Eu “ A experiência foi feita em 2007 na Duke University Medical Center que fica na Carolina do Norte nos EUA, onde ele conseguiu conectar a mente de um macaco no humanoide no Japão ligados numa internet feita pelos cientistas japoneses onde os sinais motores de uma macaco que esta andando numa esteira foi transmitidos para fazer o humanoide andar, depois ele parou a esteira mas a macaca continuou a pensar que estava andando e só com o poder do pensamento continuou a fazer o robô andar no outro lado do mundo, mas a macaca esta sendo estimulada a andar com gotas de suco de laranja e quando a esteira parou ela só continuou a andar porque ainda estava recebendo o estimulo do suco de laranja.

Figura: 3

Fonte: http://zip.net/byrzFv

Vamos pensar na possibilidade onde o cientista colocar em vez do macaco um ser humano conectado a o humanoide, ou colocar um outro ser humano conectado a outro ser humano e um comandar as funções motoras do outro, e novamente a plicando o conceito de Huxley podemos pensar que numa internet do cérebro um humano ser controlado por outro via internet cerebral.

Page 5: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

3 EMAIL TELEPATICO

Neste outro exemplo iremos ver que a ciência já nos fala da possibilidade de um email telepático.Grau C, et al. 2014

Figura:4

Fonte: http://migre.me/qCRXp

Um palavra foi envia e codifica numa conexão de mente-a-mente, um que enviou esta na França e o ou que recebeu esta na índia. Usando a tecnologia BCI e CBI a palavra “olá” foi envia com 5 bits.

Figura: 5

Fonte: http://zip.net/bcrxyn

Usando o EEG Headset para gravar as atividades elétrica do neurônios e enviar para o receptor que codificou a em 5 bits com a palavra “Olá” a telepatia eletrônica entre dois cérebros numa interface cérebro Maquina.

Page 6: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

4 Interface cérebro-cérebro não-invasiva

Segundo Rao, et al 2014. A Tecnologia EEG foi usada pela primeira vez numa interface não-invasiva cérebro-cérebro, gravou os estímulos magnéticos cerebral para controla o córtex motor de outro indivíduo conectados pela internet.

Figura:6

Fonte: http://zip.net/btrx8M

Nesta foto a seguir iremos ver um esquema funcional da experiência. O primeiro individuo com o EEG em sua cabeça esta jogando através de sua mente só que o comando do “Fire” do canhão do jogo será ativado numa teclado do outro lado da universidade em outro departamento e ambos estão conectados pela internet.

Figura: 7

4.1 Vamos exercitar a nossa mente com o telescópio da “Futurologia que é a capacidade de refletir em uma informação do presente projetando-a e visualizando-a antecipadamente” Dicionário Aurélio Buarque .

Page 7: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Nestas três figuras eremos ver o que o site neurogadget.com publicou neste ano de 2015

Figura: 8

Fonte : http://zip.net/bcry4j

Figura: 9

Fonte: http://zip.net/bqrzVc

4.2 Nestas duas Figura: 8 e 9 acima, o Site neurogadget fala da possibilidade de uma internet do cérebro igual ao face book, mas só que através das emoções sendo gravadas em EEG com os gadget (NeuroSky ,MindWave Movel) e a Webcans com reconhecimento Biometricos avançados para transmitidas as emoções pela internet.

Page 8: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Figura: 10

Fonte: http://zip.net/byrzFz

Nesta Figura : 10 Mostra que na Universidade de Sussex do Reino Unido os cientistas Transmitiram emoções de uma pessoa para a outra só que usando uma outra tecnologia, as experiência mostraram que os sentimentos como “felicidade,tristeza,medo,exitação ou medo” foram transmitidos de uma pessoa para outra.

Figura 11

Fonte: http://www.kevinwarwick.com/Cyborg2.htm Fonte: http://zip.net/bmry9p

Na Figura: 11 acima o cientista Kevin Warwick Professor de cibernética da Universidade de Reanding em 2002 conectou o seu sistema nervoso ao sistema nervoso da sua mulher, usando um chip implantado em seu corpo ( ver figura 12 )

Figura: 12

Fonte: http://zip.net/bmry9p

Page 9: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Figura 13

Segundo Kevin Warwick em 2002 no Projeto Cyborg 2.0 “eu senti a mão de Irena abrindo e fechando no meu sistema nervoso foi fantástico” (ver figura 13 ) .

4.3 Podemos ver que a tecnologia já esta caminhando para conectar as mentes as emoções, mas isso não é um fato recente, no seu livro “o controle físico da espirito” o neurofisiologista José Delgado nos anos 70 mostrou nas suas experiências com animais que é possível manipular a intelecto emoções e a personalidade dos animais.

Figura: 14

Fonte: http://zip.net/bgry35

Page 10: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Renato M.E. Sabbatini, PhD em 2003 na sua web site www.cerebromente.org.br/ que fala sobre “ A História da Estimulação Elétrica Cerebral” nos fala que antes de Delgado , os primeiros cientistas a estimular as emoções foram Johann Paul Karplus e Alois Kreidl em 1909 por que antes deles os neurocientista só trabalhavam no córtex motor dos animais que é um região externado do cérebro, mas partir de 1909 o Hipotálamo que é uma região mais profunda do cérebro responsável pelo sistema nervoso e através desta estimulação conseguiram amentas a função ardia do sistema emocional dos animas.

Figura: 15

Fonte: http://zip.net/bgry35

Como podemos ver na figura: 15 acima, o neurocientista Walter R. Hess em 1930, conseguiu atingir um extensa zona subcortical dos gatos de tal forma que transformaram em verdadeiros robôs, dai se abriu “N” possibilidades possibilidade que controle físico dos animais através da estimulação cerebral que só chegou ao ápice com o Neurofisiologia José Delgado nos anos 50.

4.2 José Delgado em seu livro “ O controle Físico da espírito” em 1969 já nos mostra que através do Campo Eletro magnético já se podia controlar e ele foi mais além controlando os animais com um controle remoto via ondas de radio que ativava os eletrodos no cérebros dos gatos e macacos.

Page 11: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Figura: 16

Fonte: http://zip.net/bgry35

Nesta figura: 16 O Professor José delgado conseguiu altera o hierarquia do macho alfa dentro do grupo colocando um controle dentro da gaiola fazendo os outros macacos ativarem o controle para neutralizar o macaco alfa quando ele se exaltava.

Nos anos 70 Delgado chama a atenção para o mundo com as suas pesquisa e assim vai para os EUA trabalhar para a Marinha desenvolvendo a sua tecnologia para uma futura guerra da mente, porque ele acreditava que no futuro as guerras serão travadas nas mente [ olha ai mais um futurólogo ] e os Militares da marinha dos EUA acreditavam nesta possibilidade distópica , mas os grupos dos Direitos humanos nos EUA começaram a criticar as sua experiência e ele teve que parar. Não podemos afirmar que Delgado de volta para espanha tenha realmente para com as suas pesquisas.

Figura: 18

Fonte: http://zip.net/bsrzBg

Page 12: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

5 HISTORY CHANNEL FALA SOBRE O CONTROLE DA MENTE

Figura: 17

Fonte: http://zip.net/bwrzrY

Nesta publicação o documentário fala que o jornal The Washintngtonpost mostra que centenas de pessoas já estão falando que foram rato de laboratório para cientistas que estão desenvolvendo um tecnologia chamada V2k ( voz dentro do crânio ) onde através de ondas de radio se conectam ao crebro das vítimas que denominam targedet Individuals ( pessoa alvo da tecnologia )

“De teleconferência do moderador Robinson, que diz que a sua perseguição começou quando ele trabalhava na Agência de Segurança Nacional [ Nsa ] na década de 1980, oferece a sua avaliação das perspectivas do grupo: Talvez este rali não produziria muita imprensa, mas é um primeiro passo. "Eu vejo isso como um movimento", diz ele. "Nós estamos noticias de vítimas o tempo todo." (WASHINGTONPOST 2007 )

Figura : 18

Fonte: http://zip.net/blry9n

Page 13: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Figura: 19

Fonte: http://zip.net/bmrzLQ

Derrick Robson é presidente da associação “freedom From Covert Haressment and Surveillance” onde da assistência para as vítima de controle mental nos EUA e no mundo inteiro. E através de seu grupo já consegui aprovar um lei nos EUA na cidade de Richmond,CA.

Os moradores desta cidade alegam estar sofrendo perseguição através de um tecnologia chamada ELF ( extremely Low Frequency ) e ULF ( energy radiation mind-control tecnologies).

Figura: 20

Fonte: http://zip.net/byrBky

5.1 Será que existe vitimas deste tecnologia mesmo lembrando do Professor delgado que foi obrigado a para com as sua pesquisar com animais em 1970, por causa das criticas dos grupos dos direitos humanos que estavam lhe pressionando, é curioso que nesta mesma

Page 14: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

década também foi descoberto que algumas Universidades nos EUA e Canada estavam fazendo experiência com seres humanos.

Fonte: http://zip.net/bnrzRv

O projeto Mkultra tinha o Objetivo de quebra um condigo da mente que hoje já temos um número de patende de uma tecnologia que pode decifra o código da mente humana.

Figura: 22

Fonte: http://www.google.com/patents/US6470214

Segundo James .P .et al

“Um método de codificação de um sinal áudio de entrada a (t) para produzir um sinal de saída de banda lateral dupla tendo uma ω c frequência portadora, a qual, quando transmitidas para a cabeça de um indivíduo receptor, será pelo efeito auditivo de radiofrequência induzir uma thermal- sinal acústico no material de osso / tecido da cabeça que replica o sinal áudio de entrada e é conduzida pela estrutura do osso / tecido da cabeça para o ouvido interno, onde é desmodulado pelos processos normais da cóclea e convertidos em sinais nervosos que são enviados para o cérebro, permitindo deste modo fala inteligível para ser percebida pelo cérebro como qualquer outro sinal do nervo da cóclea, o método compreendendo:”(JAMES 1996)

Page 15: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

Conclusão

A ÉTICA DO SÉCULO XXI

segundo o dicionário aurélio buarque a palavra ética significa: “1 parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral. 2 conjunto de regras de conduta.3 ética médica: conjunto dos problemas postos pela responsabilidade moral dos profissionais de saúde em relação aos pacientes”. através destas definições podemos aplicar juntamente com telescópio da futurologia “e chegar a um estado de consciência, e lucides que não vamos ser apanhado de supressa pela tecnologia e sermos obrigado a nos escravizar porque não compreende ou não domina o conhecimento “ aldous huxley 1958, já nos alertava para ver a questão ética entre o homem e a tecnologia. neste presente século xxi.

já estamos chegando a decima tecnologia onde o homem vai ter que decidir se vai adequa-se a tecnologia ou a tecnologia é que vai se adequa-se ao homem, movimentos trans-humanistas querem a total integração homem-maquina sem se quer pensar nas consequências, como o cientista kevin warwick implantou em seu corpo chip de computador para viver conectado ao computador isso mostra que é o homem que esta se adaptando a tecnologia, a ideia distópica em que um dia o homem vai ser dominado por uma tecnologia artificial já chega vividamente em nossas futurologistas de plantão que no diz

Olhando para o futuro, não há limites fundamentais para o que pode ser alcançado: não há nenhuma lei física impedindo partículas de se organizarem de forma que executem cálculos ainda mais avançados do que os arranjos de partículas em cérebros humanos. Uma transição explosiva é possível, apesar de talvez ser um pouco diferente de um filme: como Irving Good percebeu em 1965, máquinas com inteligência sobre-humana podem repetidamente melhorar o próprio design, ativando o que Vernor Vinge chamou de “singularidade” e o personagem do filme de Johnny Depp chama de “transcendência”. ( HAWKING.S 2014 )

Então temos que esta em alerta que todas as formas de escravidão que já vimos desde os tempos Bíblicos até hoje tem a sua base em uma tecnologia e a humanidade sofre sem se quer se da conta que poderíamos dominar a tecnologia e não sermos dominados por ela a Neurotecnologia deste presente Século XXI vendo pelas as lente do telescópio dos futurológicos já nos aponta o semáforo que esta sinalizando, amarelo, amarelo, amarelo, de alerta.

Page 16: ArtigARTIGO DE NATANAEL DADIVA SOBRE A ESCRAVIDÃO DA MNETEo de natanael dadiva sobre a escravidão da mnete

REFERENCIA

NICOLELIS, Miguel : Muito além do nosso eu. 2.ed .reimp.São Paulo : Companhia das Letras, 2011.

LYNCH, Zack; LAURSEN, Byron. A revolução neurotecnonológica. 1.ed . trad. Carmen Fischer. Ed.Cultrix São Paulo 2011

HUXLEY,Aldius. ADMIRÁVEL MUNDO NOVO. 23 ed. São Paulo: Globo 2014

ORWELL,George : MIL NOVICENTOS E OITENTA E QUATRO. 29 ed . São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

RAO, R. P. N. et al. A Direct Brain-to-Brain Interface in Humans. PLoS ONE, v, 9, n.11, p.111-

332. 2013. Disponivel em:

Article Source: Conscious Brain-to-Brain Communication in Humans Using Non-

Invasive Technologies

Grau C, et al. (2014) Conscious Brain-to-Brain Communication in Humans Using Non-Invasive

Technologies.PLoS ONE 9(8): e105225. doi: 10.1371/journal.pone.0105225

TY - JOURAU - Pais-Vieira, Miguel AU - Lebedev, MikhailAU - Kunicki, CarolinaAU - Wang,

Jing AU - Nicolelis, Miguel A. L. TI - A Brain-to-Brain Interface for Real-Time Sharing of

Sensorimotor InformationJA - Sci. Rep.PY - 2013/02/28/onlineVL - 3PB - Macmillan

Publishers Limited. All rights reservedUR -http://dx.doi.org/10.1038/srep01319 M3 -

10.1038/srep01319 N1 - 10.1038/srep01319 L3 -

ttp://www.nature.com/srep/2013/130228/srep01319/abs/srep01319.html#supplementary-

informationER

CALLAHAN, Michael; COLEMAN, Thomas. Neural translator. U.S. Patent n. 8,529,473, 10

set. 2013.

DELGADO, José Manuel Rodríguez. Control físico de la mente: hacia una sociedad

psicocivilizada. Espasa-Calpe, 1983.

HAWKING.S 'Transcendence looks at the implications of artificial intelligence - but are we taking AI seriously enough?

2014 http://www.independent.co.uk/news/science/stephen-hawking-transcendence-looks-at-the-implications-of-artificial-intelligence--but-are-we-taking-ai-seriously-enough-9313474.html


Top Related