Transcript

Pensando em Você e no Planeta

A EMPRESA

As relações das empresas com mercado, com os pa-íses e sociedades ao redor do mundo e até mesmo en-tre elas está sofrendo uma profunda transformação de valores neste início de século por causa de um fator de-terminante: a relação do gênero humano com o planeta. A economia mundial está, mesmo que aparentemente a custa de muitas negociações e poucos avanços, como o visto na última Conferência Mundial do Clima, realizado na Cidade de Durban (África do Sul) no ano passado, rea-prendendo a se organizar levando-se em conta a relação entre a produção de bens e serviços para as pessoas e o impacto sobre o ecossistema do planeta. Várias iniciativas de reaproveitamento de materiais, utilização de novas fontes energéticas, substituição de matérias-primas, den-tre outras, estão mudando a mentalidade das pessoas.

O alarme soado por cientistas e ambientalistas está aos poucos sensibilizando a todos da urgência de mudar a forma como utilizamos os recursos naturais.

NOVOS HORIZONTESApesar deste cenário, algumas empresas estão, com

iniciativas pioneiras, mudar os conceitos e hábitos em muitos mercados. A EKOBIO foi formada a partir da ne-cessidade vista no mercado de materiais de escritório para consumo e marketing promocional de produtos que tenham consciência ambiental como princípio. Num ambiente impregnado de materiais de baixa qualidade, muitas vezes provindos de importações ilegais e repassa-dos com sonegação fiscal, a EKOBIO passou a investir em relações transparentes entre fornecedores, vendedores e clientes. Aos poucos está quebrando diversas barreiras para levar aos consumidores itens totalmente conecta-dos ao consumo consciente.

PARCERIAS GARANTIDASDas parcerias conquistadas pela EKOBIO está a injeção

de materiais feitos com resina obtida a partir do amido de milho. Fruto de pesquisas encabeçadas pela Engemolde, empresa parceira da EKOBIO que faz a produção e mon-tagem, foi realizada toda a adaptação da composição do material, que é biodegradável em condições propícias, para ser aplicada em materiais como canetas e réguas. Outras empresas que vinculam os seus prdutos a EKO-BIO faz fomentar comunidades carentes na confecção de produtos utilizando fibras naturais, papel certificado

EMPRESA PARCEIRA DO PLANETA

e reciclado e muita criatividade. Todas as ideias que che-gam a EKOBIO passam por um crivo bem criterioso para determinar se realmente o negócio tem como substituir, utilizando fontes naturais e métodos que não agridem a natureza, aos itens convencionais sem aumento de valor para o consumidor.

IDENTIFICANDO O MERCADOA EKOBIO está constantemente realizando pesquisas

para identificar novas possibilidades e mercados para a inserção de produtos que tenham o apelo sustentável. Foi o que ocorreu com o seu produto pioneiro, a caneta biodegradável que acabou por batizar o grupo, a EkoBio. “Estávamos avaliando a possibilidade de entrar no mer-cado consumidor de papelaria quando um de nossos dis-tribuidores nos fez um alerta: caneta plástica há muitas, mas uma caneta com conceito não existe.”, conta Arnaldo Di Giuseppe, diretor da empresa. A partir deste momen-to, percebeu-se que havia muitas possibilidades em levar algo novo ao consumidor, mas preservando a qualidade e a durabilidade.

Com o sucesso da caneta EkoBio, principalmente no mercado do marketing promocional, proporcionou so-nhar com novos horizontes. “As empresas estão na fren-te no processo, até por causa da acirrada conquista de novos clientes, no conceito de sustentabilidade. Mesmo tratado em muitas vezes como chamariz de marketing, as informações passadas as pessoas estão aumentando a conscientização sobre o tema.” alerta Arnaldo.

Mas não é somente na venda puramente de produtos que a EKOBIO quer atingir. Levar a conscientização eco-lógica a uma gama maior de consumidores, promover palestras, cursos nas escolas, eventos de recolhimento de

materiais, entre outras ações estão em estudo. “Procura-mos empresas que possam através de patrocínios cultu-rais e sociais possam fazer essa conexão com o mercado consumidor. Além de estar levando valor a sua marca, ainda está levando ao aumento do número de pessoas engajadas.” afirma Sandra Cavinato, gerente comercial da EKOBIO.

Para a EKOBIO, quanto mais empresas, governos e a sociedade debaterem sobre o tema, melhor. E serão as empresas que são parceiras do planeta que mudarão a maneira de pensar e de consumir de todos nós.

Os produtos da EKOBIO são desenvolvidos com o princípio básico de levar a sustentabili-dade e a consciência ecológica de forma em que as pessoas não percebam a diferença de materiais. Não adianta simplesmente desistir de usar um determinado material, como o plástico obtido da fonte do petróleo, e substituir por pa-pelão, por exemplo. Em testes de resistência e durabilidade verifica-se que o consumidor opta por produtos ecologicamente corretos, mas não dispensa os confortos já adquiridos anterior-mente.

As canetas EkoBio e ExataBio são fabrica-das com resina que tem como base de compo-sição o amido de milho, o PLA. Este material, que mantém as características de composto orgânico, entra em processo de decomposição quando em contato com agentes de degrada-ção, como encontrados nos aterros sanitários (microrganismos, calor, umidade, etc.) contu-do com a grande vantagem que em ambientes normais, como nos escritórios e casas, não sofre

PRODUTOS

Caneta EkoBio durante o processo de decomposição.

nenhum tipo de alteração fisiológica. Mesmo o processo de fabricação desta resina é sustentá-vel pois utiliza menos energia e tem como resí-duos muito menos material tóxico, como o gás carbônico.

A caneta ExataRec, por sua vez, parte do con-ceito de reciclagem de materiais já existentes na cadeia produtiva do plástico, de sobras indus-triais ou provenientes de empresas que fazem a coleta seletiva de produtos eletroeletrônicos e de informática, toda a matéria-prima vem de reaproveitamento do que já existiu um dia. Fora a reciclagem do PET, utilizada em garrafas de refrigerante principalmente, ainda não há por parte do consumidor ou por parte de empre-sários a disposição para reciclar outros objetos, como potes e utensílios domésticos, por exem-plo. “A ExataRec vem para mostrar as pessoas que deve-se atentar pelo excessivo aumento do lixo eletrônico nas últimas décadas” diz Arnaldo Di Giuseppe, diretor da EKOBIO.

CONCEITO QUE FAZ A DIFERENÇA

Modelo de acionamento automático também fabricado com o plástico biodegradável. Expande as conquistas obtidas pela EkoBio para públicos que preferem este tipo de modelo.

Resultado da reciclagem de produtos eletroeletrônicos e de informática, é comercializado somente na cor preta e possui a mesma característica de um material fabricado com plástico virgem.

O primeiro modelo de caneta fabricado com o plástico biodegradável do país. Descarte a tampa, ponteira e corpo em lixo orgânico e recicle a carga após a completa utilização. Pode ter a tampa colorida, conforme a cor da carga. É resistente ao calor e ao tempo entrando em decompo-sição apenas em ambiente propício.

CANETA EXATABIO

CANETA EXATAREC

CANETA EKOBIO

PRÊMIO

DIVIDIR ÉMULTIPLICAR OPORTUNIDADES

A EKOBIO recebeu oPrêmio de Gestão

SócioambientalResponsável doInstituto Chico

Mendes,em cerimônia

realizada na cidade de São Paulo.

O evento homenageiaas instituições,

empresas e personalidades brasileiras que

desenvolvem os melhores cases

“Socioambientais!” no Brasil.

A EKOBIO ganhou em dezembro de 2011 o Prêmio Social Ambiental Chico Mendes, que tem o objetivo de promover esta cultura, melho-rando a qualidade de vida de todos. O Prêmio é concedido para casos reais no âmbito social e ambiental, que se destacam pela importância, criatividade, contemporaneidade, visando po-sicionar as empresas nacionais na nova era das expectativas internacionais, distinguindo um forte diferencial competitivo.

“Este é um reconhecimento que estamos trabalhando no rumo certo. A tarefa é mostrar a todos que se pode realizar atividades empre-sariais que contam com um novo modo de ope-rar, não somente exploratório, mas envolvido nas questões ambientais e da sociedade.” relata Arnaldo Di Giuseppe, diretor da EKOBIO.

Paulo Ferreira, diretor técnico da empre-sa, exalta a capacidade de superação de to-dos. “Trabalhamos com afinco neste projeto de tornar uma matéria prima que não havia sido testada em um produto de grande pro-dutividade. Podemos partir agora para outros produtos, materiais, em outros ramos e situa-ções. Trabalhar com a Bioresina significa estar a frente do seu tempo”.

Os melhores exemplos sociais e ambien-tais serão publicados no Anuário de Respon-sabilidade Socioambiental “Por um Fio”.

A divulgação dos casos sociais e ambientais visa contribuir significativamente para a res-ponsabilidade socioambiental.

Premiar os casos e publicar através do Anu-ário tem a missão de referenciar o aprendizado nas universidades, a pesquisa e o desenvolvi-mento de novos exemplos. Visa posicionar as empresas nacionais na nova era das expectati-vas internacionais, distinguindo um forte dife-rencial competitivo.

O consumidor global exige qualidade e comprometimento com o desenvolvimento do meio social e do meio ambiental.

Trabalhar no desenvolvimento de produtos que não agridem e ainda ajudam a natureza é a nossa missão e orgulho.

Nossa linha de biodegradáveis possui uma decomposição muito rápida perante a linha dos reciclados e ainda produz húmus, adubando e fortalecendo a terra para um novo plantio.

Conheça mais sobre nossa empresa, nossos produtos e transforme o mundo com suas atitudes sustentáveis.

www.ekobio.com.br

Imagens meramente ilustrativas. Linha de produtos disponíveis sob consulta.

grup

oham

ora.com

Pensando em Você e no Planeta


Top Related