Transcript
Page 1: Apresentação do PowerPoint - docvadis.pt · estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação, prática de atividade física e medidas de higiene e segurança do meio ambiente

página 1

Jornal da

USF Santiago,

Marrazes, Leiria

FORMAT I VOI

2 0 1 7 . N º 410 ANOS A CUIDAR DA SUA SAÚDE

EDITORIAL

LITERACIA EM SAÚDE

EDITORIAL pag.1

LITERACIA EM SAÚDE pag.1

AGENDA pag.1

TESTAMENTO VITAL – UM DIREITO DO CIDADÃO pag.2

INSULINA: MITOS E VERDADES pag.2

PRATICAR DESPORTO DURANTE A GRAVIDEZ pag.3

ESPAÇO RECEITA SAUDÁVEL pag.3

O TEMPO QUE OS NOSSOS FILHOS PASSAM DIANTE DE

ECRÃS INFLUENCIA A QUALIDADE DO SEU SONO?pag.4

PASSATEMPOS pag.4

Literacia em Saúde define-se como a capacidade paratomar decisões informadas sobre a sua saúde, dos que orodeiam e da comunidade onde está inserido. Estacapacidade pressupõe que qualquer cidadão possua umconhecimento aceitável sobre o que são hábitos eestilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação,prática de atividade física e medidas de higiene esegurança do meio ambiente onde habita. No mundo dehoje assiste-se ao desenvolvimento de novas geraçõescada vez mais instruídas e informadas, contudo,infelizmente os estudos mais recentes apontam paraníveis baixos de literacia em saúde, em Portugal. Umavez que cidadãos menos informados são mais suscetíveisde desenvolverem doenças crónicas como a diabetes, ahipertensão e a obesidade, urge que todos osprofissionais de saúde invistam na formação ecapacitação dos seus utentes.

Um utente informado adoece menos, diminui oabsentismo laboral, consome menos recursos,recorrendo menos vezes aos serviços de saúde, o quepermite melhor acessibilidade a quem realmenteprecisa. Infelizmente em Portugal ao longo dos anosnunca se tomaram medidas que permitissem amassificação de conhecimentos em literacia de saúde,medidas estas que deveriam passar por uma fortecooperação entre escolas, lares, instituições de saúde eoutras instituições públicas.Para que tudo isto funcione, é também fundamental queo utente esteja disponível para ouvir o profissional desaúde, seja ativo na busca de informação e seresponsabilize por conhecer as suas doenças emedicação, de forma, também a garantir melhorqualidade nos cuidados que lhe são prestados.

Dr André Rainho DiasInterno de MGF

A presente edição do jornal insere-se no ano de aniversário da USF Santiago. Passaram 10 anos desde a sua fundação, a 1 demarço de 2007. Importa fazer uma breve história do percurso de uma das primeiras USF criadas a nível nacional, no âmbitoda Reforma dos Cuidados Saúde Primários. Ao longo da sua evolução a USF Santiago criou a sua identidade própria assenteem 2 vetores principais, um desempenho de qualidade na prestação de cuidados e aposta na formação contínua pós-graduada. Nestes 10 anos foi possível formar 10 jovens especialistas de MGF e permitir o estágio a 72 internos do AnoComum em articulação com o Centro Hospitalar de Leiria. Daí o nome de “Universidade de Santiago”. A prestação decuidados de saúde de qualidade e um desempenho eficiente tem sido o 2º grande objetivo.Os resultados dos inquéritos de satisfação aos utentes e os indicadores de qualidade alcançados vêm colocando esta USF,ano após ano, entre as melhores a nível nacional. É chegado o momento de aspirarmos ao nível superior de desempenho dequalidade, a Acreditação. Os resultados, a capacidade, a motivação e a maturidade reconhecida à USF Santiago, pelosutentes e pelos pares, levou-nos ao desafio do processo de Acreditação já em curso, processo que estou certo vai ser maisum desafio ganho por uma equipa que tenho a honra de ser coordenador, e acima de tudo em prol dos nossos doentes,utentes, clientes. Dr Manuel José Carvalho

Coordenador da USF

Page 2: Apresentação do PowerPoint - docvadis.pt · estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação, prática de atividade física e medidas de higiene e segurança do meio ambiente

inFORMATIVO Santiago | 2017 | Nº 4

TESTAMENTO VITAL – UM DIREITO DO CIDADÃO

página 2

Alexandra Amorim, Enf Carla Simões, Dra Ana Carla Bernardes

A insulina é uma hormona produzida no nosso organismoque controla os níveis de açúcar no sangue. Quando umapessoa é afetada pela diabetes, há um descontrolo dosníveis de açúcar, podendo ser necessário medicação,sendo a insulina um dos medicamentos disponíveis (e omais eficaz) para tratar a diabetes.Contudo, existem diversos mitos sobre a insulina quepodem levar a medos e dúvidas relativamente à suautilização. Assim, torna-se importante desvendarmosalguns destes mitos acerca da insulina.

A administração de insulina é dolorosa e complicada.

FALSO. A administração de insulina, quando feitacorretamente, não é dolorosa. As agulhas atualmente sãoextremamente finas, tornando o processo praticamenteindolor (acredite, já experimentei!). Sabia que as agulhastêm diâmetro de apenas 0,23mm? Além disso, osequipamentos de administração de insulina têm evoluídopara maior facilidade de manuseamento e administração,tornando o processo bastante fácil.

Iniciar insulina significa que a minha diabetes piorou.

FALSO. Iniciar insulina não significa necessariamente quea sua diabetes está a piorar. Pode significar que amedicação oral é insuficiente, que não tolera a medicaçãooral, ou que não pode usar a medicação oral. Por exemplo,a insuficiência renal (quando os rins não trabalham bem)contraindica a maioria da medicação oral e nestes casos ainsulina é o medicamento mais seguro.

Tenho uma vizinha que morreu pouco tempo depois deter começado a insulina.

FALSO. Este mito deve-se em parte à resistência queexiste em iniciar insulina, acabando por ser introduzidaem fases muito tardias quando já se desenvolveramdiversas complicações. Contudo mesmo nestes casos, nãoiniciar insulina levaria a resultados piores. Em muitoscasos a insulina será introduzida em fases mais precocesda doença (ver mito acima), permitindo um melhorcontrolo da doença e maior longevidade do doente.

A insulina pode cegar.

FALSO. Não há qualquer evidência deste facto. O oposto,no entanto, pode ocorrer. Isto é, diabetes descontroladapode ter efeitos extremamente graves no organismo,entre eles, a perda de visão.

Estes são apenas alguns dos muitos mitos existentes.Se tiver alguma dúvida ou receio não hesite em falar como seu médico ou enfermeira.

Dr David ToneloInterno de MGF

O Testamento Vital é um documento formal, feito por iniciativa do cidadão, onde este pode inscrever os cuidados desaúde que pretende, ou os que não pretende receber, e permite também a nomeação de um procurador de cuidados desaúde. O documento pode ser alterado ou revogado pelo utente a qualquer momento. Este sistema é suportado por umabase de dados de âmbito nacional, que centraliza e mantém atualizados os Testamentos Vitais e os Procuradores deCuidados de Saúde, garantindo aos cidadãos a sua consulta (e ao respetivo procurador de cuidados de saúde, caso exista),bem como aos médicos responsáveis pela prestação de cuidados de saúde.Se desejar formalizar o Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) ou se desejar ter mais informações siga osseguintes passos:

INSULINA: MITOS E VERDADES

Page 3: Apresentação do PowerPoint - docvadis.pt · estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação, prática de atividade física e medidas de higiene e segurança do meio ambiente

SALMÃO COM LIMÃO E TOMILHO – DESFRUTE DOS BENEFÍCIOS DO ÓMEGA 3!

página 3

inFORMATIVO Santiago | 2017 | Nº 4

PREPARAÇÃO:

• Num tabuleiro de ir ao forno coloque uma folha grande depapel de alumínio e, no centro, coloque uma maispequena de papel vegetal.

• Disponha as rodelas de limão em 2 filas, com 3 rodelascada. Por cima coloque o tomilho.

• Sobre cada fila de limão e tomilho coloque um lombo desalmão. Tempere com sal e o azeite.

• Dobre a folha de alumínio formando um embrulhofechado.

• Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos.

INGREDIENTES (2 PORÇÕES):

• 2 lombos de salmão• 6 rodelas de limão• algumas hastes de tomilho• 1 colher de chá de azeite sal

E S P A Ç O | R E C E I T A S A U D Á V E L

BOM PROVEITO E BOA SAÚDE!

Dra Joana BentoInterna de MGF

Independentemente da situação, osbenefícios da prática desportivadurante a gravidez estãocomprovados e deve ser encorajado:1. Aumenta a energia – há umamelhoria da função cardiovascular emuscular;2. Melhora a qualidade do sono – como avançar da gravidez o desconfortovence o sono, mas o treino podevencer o desconforto;3. Diminui o risco da ocorrência depatologias associadas à gravidez;4. Reduz o desconforto geral que agravidez provoca em algumasmulheres, como as dores, náuseas,menor agilidade;5. Prepara o corpo para o trabalho departo;6. Alivia o stress e melhora o estadode humor;7. Ajuda a manter a imagem - umcorpo em forma é uma fonte deautoestima;8. Acelera a recuperação da boaforma após o parto;

O ideal é cada gestante fazer aquilo aque já está habituada, pois esta não éa altura mais indicada paraexperimentalismos. Para as futuras“mamãs” que tencionam iniciar aprática de exercício físico hámodalidades de grupo maisaconselhadas que outras, de acordocom a fase de gestação. Umaalternativa segura e eficaz de treinar éo treino personalizado, com umprofissional de exercício físicodevidamente capacitado.

As principais indicações para aprescrição de exercício físico nagravidez são as do American Collegeof Obstetricians and Gynecologists edo American College of SportsMedicine (ACSM).

Nos últimos anos tem-se assistido aum aumento do número de mulheresgrávidas como praticantes dedesporto, quer em ginásios ehealthclubs, mas também emmodalidades outdoor. A maioria játem o exercício físico na sua rotina,enquanto as restantes dão início àprática do exercício nesta fase davida. Contudo, a aptidão para práticade desporto deve ser sempre avaliadapor um médico, pois é fundamentalavaliar o risco associado à prática deexercício físico durante este período –cada gravidez é singular. Se umagravidez é considerada de risco amulher deve respeitar as orientaçõesmédicas, não colocando em risco asua saúde e a vida do bebé.Durante a gravidez o corpo da mulhersofre uma série de alterações queenvolvem todos os sistemas deórgãos: circulatório, respiratório,digestivo, osteoarticular, hormonal,neurológico, etc.Praticar exercício físico durante agestação envolve também uma sériede adaptações. Deste modo, o treinoprescrito a uma grávida que vai iniciara prática de exercício físico é muitodiferente do treino prescrito a umagrávida que já treinava previamente,de forma regular.

PRATICAR DESPORTO DURANTE A GRAVIDEZ

TREINAR OU NÃO TREINARDURANTE A GRAVIDEZ, MESMOCOM CONSENTIMENTO MÉDICO, É,EM ÚLTIMA LINHA, UMA DECISÃODA GRÁVIDA!

NUNCA É DEMAIS SALIENTAR QUE DEVEM SER DO CONHECIMENTO DA MULHEROS SINAIS QUE INDICAM QUANDO ESTA DEVE PARAR UM EXERCÍCIO FÍSICO.ESTES SINAIS NUNCA DEVEM SER IGNORADOS! INFORME-SE JUNTO DOSEU/SUA MÉDICO(A)! BONS TREINOS MAMÃS!!

Dr Bruno CarreiraInterno de MGF

Page 4: Apresentação do PowerPoint - docvadis.pt · estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentação, prática de atividade física e medidas de higiene e segurança do meio ambiente

página 4

inFORMATIVO Santiago | 2017 | Nº 4

SUDOKU PARA COLORIR

PATROCINADO POR:

CONTINUAREMOS A CUIDAR DE SI E DA SUA SAÚDE!

Apesar das evidências publicadassobre os efeitos potencialmenteprejudiciais para a saúde do usoexcessivo de dispositivos de ecrã(telemóvel, tablet, computador,televisão), as crianças e adolescentespermanecem demasiadas horasdiante dos mesmos. A OrganizaçãoMundial de Saúde define que, emidade escolar, duas horas diárias são olimite máximo de temporecomendado para o uso destesdispositivos, no entanto, acredita-seque este limite seja ultrapassado pormuitos.Com o objectivo de perceber se existerelação entre o tempo passado comestes dispositivos e a qualidade dosono, foi realizado um estudo com

446 adolescentes com idades entre os11 e os 15 anos. Destes, 94% utilizamdispositivos de ecrã mais de duashoras por dia, sendo o tempo médiode utilização por dia de 6,2 ±3,5 horas.Com este estudo concluiu-se queexiste uma associação entre autilização dos dispositivos de ecrã e aqualidade do sono em adolescentes,sendo que aqueles com maior tempode utilização apresentam piorqualidade do sono. Este facto deveráalertar o médico de família e opediatra para a importância daabordagem deste tema nas consultas.Os pais e professores deverão seralertados para esta problemática elimitar o tempo de utilização de

tecnologias, estimulando a prática deatividade física e o convívio com osseus pares, pois só deste modo setornarão adultos equilibrados efelizes.

Dra Ana Rita FerreiraInterna de MGF

INVESTIGAÇÃO/QUALIDADE

P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S

FICHA TÉCNICA

inFORMATIVO Santiago, Leiria

EDITORES PRINCIPAIS:

Dra Célia Mata e Dra Joana Bento

COLABORADORES NESTA EDIÇÃO: Dr ManuelJosé Carvalho, Dr André Rainho Dias, AlexandraAmorim, Enfª Carla Simões, Dra Ana CarlaBernardes, Dr David Tonelo, Dr Bruno Carreira,Dra Joana Bento, Dra Ana Rita Ferreira

REVISÃO: Dra Denise Alexandra

MORADA

USF Santiago, Estrada da Mata, 562419-014 Marrazes, Leiria

TELEFONE

244860100 / 244860101FAX

244860109

EMAIL

[email protected]

SÍTIO DA INTERNET

www.docvadis.pt/usfsantiago/index.html

P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S | P A S S A T E M P O S

ESTUDO R-TEQS: O TEMPO QUE OS NOSSOS FILHOS PASSAM DIANTE DE ECRÃS INFLUENCIA A QUALIDADE DO SEU SONO?

SUDOKU

RESPOSTA


Top Related