Transcript
Page 1: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

1

AutoCAD para Desenho Arquitetônico Versão 2008

Professor Araken Patusca Linhares Agosto de 2008

Page 2: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

2

1. Conhecendo a área de trabalho:

A área de trabalho do Auto CAD é composta por cinco Itens, dentre eles as “Barras de Ferramentas”, “Barra de Menus”, “Linha de Comando”, “Barra de Status”, o local onde efetivamente se desenha denominado “Área Gráfica”:

A- Barra de Menus: File / Edit / View / Insert / Format / Tools / Draw / Dimension / Modify / Windows / Help, onde podemos encontrar todos os comandos e opções para configuração do AutoCAD.

B- Barra de ferramentas: Grupo de ferramentas organizadas de acordo com sua função. Ao passar com o cursor sobre uma ferramenta aparecerá seu nome o que facilita a identificação de cada ferramenta. Nestas “Barra de Ferramentas” encontramos as funções mais usadas do AutoCAD.

C- Linha de Comando: Local de interação do usuário com o programa. Na linha de comando digitamos o comando que desejamos usar através do teclado. Conforme a prática recomenda-se dar preferência ao uso do teclado ao invés dos ícones, o que proporciona mais rapidez e agilidade além de economia de espaço do monitor. Por ser tão importante usaremos a Linha de comando em todo o curso.

D- Barra de status: Situa-se abaixo da Linha de Comando e tem a função de mostrar algumas características de performance do cursor, por exemplo, se o cursor está em modo Ortogonal ou não.

E- Área gráfica: Área onde são feitos os desenhos em 20 e 3D.

A

D

C

B

B B E

Page 3: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

3

2. Organização das “Barra de Ferramentas” mais usadas

O AutoCAD possui uma imensa variedade de ferramentas das quais só vamos usar as que nos interessam.

a. Para selecionarmos as ferramentas necessárias siga a instrução da figura ao lado. Feito isso aparecerá um menu com todas “Barra de Ferramentas” de ferramentas disponíveis.

b. Verifique se as “Barra de Ferramentas” a seguir estão marcadas, se não estiverem marque-as clicando sobre as mesmas: Draw / Layers / Modify / Properties / Standard.

c. Se outra opção estiver marcada retire seu visto, clicando sobre ela. Assim ficamos com cinco barras ativadas na área de trabalho.

3. Unidades de medidas

As unidades de medida são muito importantes no desenho, pois são elas que dão origem aos elementos. No AutoCAD, todas as medidas que são informadas são admitidas em Metros, ou seja, se digitarmos 1, isto significa 1.00 m, se digitarmos 0.30 significa 30 cm e assim por diante. Algumas pessoas preferem utilizar o padrão como 1 cm o que fará com que o desenho aumente 100 vezes o tamanho. Esta convenção não é errada, mas, recomenda-se utilizar o padrão em metros e não em centímetros, pois, a maioria dos usuários do AutoCAD utiliza o metro como medida. Isto evita também que outros programas compatíveis com o AutoCAD, ao importar um arquivo, interpretem as medidas em tamanhos 100 vezes maiores. Para configurar as unidades de medidas, de comprimento e ângulo será usado o Sistema Decimal. Para configurá-Ias faça o seguinte:

a. Dê um clique no menu “Format”, e em seguida, na opção “Units”.

b. Configure a janela “Units” de acordo com o que é pedido na figura abaixo:

Clique sobre este

campo e escolha a

opção “Decimal”.

Clique aqui e escolha a

opção “duas casas após

a vírgula”.

Clique aqui e escolha a

opção “Decimal

“Degrees”.

Clique aqui e escolha a

opção “duas casas após

a vírgula”.

Depois de terminado

clique em “OK” para

concluir.

Page 4: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

4

4. Configuração do mouse

No AutoCAD utilizaremos o mouse com os dois botões. Esta técnica é imprescindível para obtermos rapidez no desenho. As funções de cada botão são:

Botão esquerdo: é utilizado para desenhar, ou seja, deslocar o cursar sobre a tela gráfica e mostrar os pontos desejados no desenho

Botão direito: é utilizado como substituto do “ENTER” do teclado, tornando mais fácil e rápido o desenho. Portanto, ele desempenha funções como: entrada de comandos, confirmação de dados e conclusão dos comandos.

a. Dê um clique no menu “Tools” e escolha “Options”. . b. Clique na guia “User Preferences”. c. Feito isso, siga as instruções da figura na próxima página:

Clique no botão “Apply & Close” novamente para sair do “Options”.

Verifique se existe um “", se não

tiver, coloque

Clique então sobre o botão indicado

Clique sobre esta opção

Clique sobre esta opção

Clique sobre esta opção

Clique então sobre o botão indicado

Page 5: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

5

5. Formatando a Área de Desenho

Podemos formatar as cores da área de trabalho, o tamanho e cores do cursor, forma e local para salvar arquivos,

3º passo

4º passo

5º passo

6º passo

Siga a seqüência de

escolhas e no passo

5 escolha a cor

desejada para a área

de trabalho.

1º passo

2º passo

Page 6: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

6

6. Abrindo e visualizando um projeto

Qualquer arquivo feito no AutoCAD terá a extensão “dwg”. Vamos abrir um arquivo como exemplo para conhecermos o aspecto de um desenho feito no AutoCAD.

a. Abra no “internet explorer” o link: http://groups.google.com.br/group/prof-araken, entre em “Arquivos” e selecione “Atividade 1.dwg”

b. Ao abrir o arquivo você verá um desenho, em planta. Vamos chegar mais perto da Planta.

c. Para isso usaremos uma ferramenta que se encontra na paleta “Zoom”.

d. Procure pela ferramenta “Zoom Window”, e quando acha-Ia clique sobre ela. Em caso de dúvidas

observe a figura abaixo:

e. Para retornar a ao zoom anterior selecione a ferramenta “Zoom Previous”

Clique aqui esta

opção

Abra o tamanho

da janela como

deseja e clique

de novo

Page 7: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

7

f. Para diminuir o zoom clique sobre a ferramenta “Zoom Realtime”. Clique em qualquer ponto da tela e, sem soltar, arraste o cursor para baixo. Note que para baixo diminui o zoom e para cima aumenta o zoom. Com um clique em qualquer ponto da tela e, sem soltar arraste o cursor para cima. Perceba que para cima o zoom aumenta.

g. Observe em seu mouse se existe uma "rodinha" entre os botões esquerdo e direito.

h. Rode esta rodinha para cima e para baixo, e perceba que ela tem a mesma função do clique, só que bem mais acessível.

i. Pressionado a tecla “ESC” você cancela qualquer comando no Auto CAD. Para certificar-se de que não há nenhum comando em uso a Linha de Comando deve apresentar somente a mensagem Comando

7. Localizando-se na Área de trabalho

É muito comum quando estamos trabalhando com as ferramentas da paleta “Zoom” não nos localizarmos, então se por algum momento você se perder no desenho e não souber localizar-se faça o seguinte:

Clique e segure sobre a ferramenta “Zoom Window” e escolha a última opção “Zoom Extents” para visualizar o desenho por inteiro retomando ao zoom inicial quando o arquivo foi aberto. Observe a figura a seguir:

8. Identificando Objetos

A organização em um desenho feito no AutoCAD é imprescindível para que possamos identificar e isolar diferentes tipos de objetos, como "Parede", "Cotas", "Mobiliário", etc. Esta organização é feita através de “LAYERS”. Funcionam como transparências sobrepostas. Quando juntamos todas as transparências o desenho aparece por completo e quando for conveniente podemos tirar, por exemplo, a transparência do "mobiliário" assim, teremos o desenho sem o mobiliário.

Esta é a

"rodinha"

Roling

Scrooll

Clique neste

local, sem

soltar o botão

do mouse

Arraste até a opção

“Zoom Extents”,

então solte o botão

do mouse

Page 8: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

8

9. Criando “Layers”

10. Identificando “Layers”

a. Dê um dique na ferramenta “Zoom Previous” que se encontra na barra de Ferramentas Zoom.

b. Localize qualquer linha verde e clique sobre a mesma. Caso clique em alguma outra linha pressione a tecla “ESC” e tente novamente.

c. Observe que na Lista de “LAYERS”, aparece o nome Cota. Significa que esta linha que acabamos de clicar representa uma cota da planta.

2º passo

1º passo

Ao criar o novo Layer, dê um nome a ele.

Clic em cima da cor e escolha uma cor

para identificá-lo.

3º passo

4º passo

1º passo

2º passo 3º passo

2º passo

Page 9: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

9

d. Pressione a tecla “Esc” para retirar a seleção da linha.

11. Trabalhando com as facilidades dos “Layers”.

Concluímos que o desenho está organizado em camadas chamadas “LAYERS”, que são úteis na organização e entendimento do desenho. Assim, podemos visualizar somente alguns e outros não. Vamos desligar o “LAYER” Parede.

a. Clique no “Drop Down” e, em seguida, aparecerá uma lista contendo todos os “LAYERS” criados neste

desenho.

b. Clique sobre o desenho da lâmpada que fica à esquerda do nome “Parede” e repare que ela se apaga.

Observe a figura abaixo:

Assim todas as paredes do desenho desaparecem. Esta operação é muito útil quando temos que isolar alguns elementos do desenho, por exemplo, quando um profissional precisa fornecer uma planta para outro, e não há necessidade de enviar o mobiliário e elementos decorativos tais como hachuras de piso etc., pois, o que interessa na realidade são os elementos construtivos como paredes, lajes, telhados, etc.

Para ligar novamente o “LAYER” Parede, repita o procedimento anterior e clique sobre a lâmpada para ligá-Ia.

Agora, vamos isolar somente as portas e janelas no desenho:

a. Abra a Caixa de “LAYERS”, como já aprendemos.

b. Com a janela “Layer Properties Manager” aberta, clique com o botão direito sobre qualquer espaço em branco e ao aparecer um pequeno menu escolha a opção “select all” Como você deve ter percebido isso faz com que todos os objetos sejam selecionados.

c. Clique na lâmpada de qualquer um deles e veja que todos serão desligados.

d. Na janela que surgirá dique no botão “OK”.

e. Vamos retirar a seleção dos “LAYERS”, repita o procedimento da etapa dois, mas ao invés de clicar em “Select All” escolha a opção “Clear All”.

f. Ligue a lâmpada somente dos “LAYERS” “Piso” e “Paredes” e dê “OK”.

Clique para abrir

“Drop Down”

Clique na

lâmpada

“Layer

Properties

Manager“

Page 10: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

10

g. Observe que aparecerão na tela somente os pisos e as paredes isoladas da planta. Isto facilita quando o desenhista precisa fazer alguma modificação no desenho não havendo perigo de editar ou apagar os elementos escondidos.

12. Trabalhando com cores

Observe que ao abrirmos o projeto ele apareceu colorido. Na maioria dos programas CAD as espessuras de linha não são mostradas na tela, pois isso poderia dificultar a visualização do desenho, ou seja, a espessura de uma linha apareceria muito grossa quando o zoom estivesse muito próximo. Por isso, ao invés de espessuras, são utilizadas cores. Cada uma das cores representa uma espessura que é definida pelo usuário. Essa atribuição de espessuras será tratada no momento da impressão.

Não existe nenhuma convenção padrão para cores das linhas, mas no curso adotaremos alguns padrões para efeito de aprendizado. Confira na tabela de cores a seguir:

Não podemos desenhar uma parede, por exemplo, sem que esteja ativo o “LAYER” desejado, será necessário abrir a lista de ”LAYERS” e clicar sobre o nome do que vamos utilizar. Ativar o “LAYER” nada mais é que seleciona-Ia, assim, quando dizemos “ativo” significa que ele está em uso. Para saber qual o está ativo, olhe na lista ao lado da janela “BYLAYER”.

IMPORTANTE

Nunca desligue um “LAYER” ativo, pois, qualquer linha que for feita não será visualizada.

DICAS DO PROFESSOR

“Atalhos de teclado” são outra forma de acessar as ferramentas do Auto CAD. Para utilização, basta digitar na “Linha de Comando”, uma ou mais letras e as ferramentas, que serão vistos no decorrer do curso, serão acessadas. Isto torna o desenho muito mais rápido do que usando o mouse, pois, perde-se um tempo considerável buscando a ferramenta desejada nas “Barras de Ferramentas”.

Lembre-se que o seu desenho poderá ser analisado por outras pessoas como Arquitetos, Engenheiros e Desenhistas, por isso, é muito importante o uso de cores e camadas para que essas pessoas consigam entender o desenho de forma imediata.

A espessura das canetas é imprescindível para um bom desenho arquitetônico. Ao analisar seu desenho, as pessoas saberão que você possui boas noções e profundidade, o que deixa o desenho mais claro e apresentável.

Page 11: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

11

13. Iniciando um projeto.

Agora aprenderemos a construir um terreno e um muro de uma residência a partir das medidas do lote, assim como seus respectivos recuos (limite até onde pode ser construído dentro do terreno). Assim será dado o passo inicial para o desenho de uma residência através das medidas iniciais.

No começo vocês poderão encontrar algumas dificuldades, mas, devemos nos lembrar que dificuldades foram feitas para serem superadas. Evite faltar nas aulas, pois, o projeto que iremos iniciar agora será utilizado nas aulas seguintes. A utilização correta das ferramentas do Auto CAD, pode abrir várias portas em sua vida profissional. Espero que se beneficie com as aulas e saiba que estou torcendo pelo seu sucesso. Feche tudo que estiver aberto no Auto CAD, e agora vamos criar o nosso projeto a partir de um arquivo novo;

I. Criando os primeiros “Layers”

Antes de iniciar o desenho, devemos sempre ter em mãos, nosso padrão de “LAYERS” para que o desenho esteja organizado desde o início. Para isso, vamos criar um para Parede outro para Terreno e um para Muro, que serão necessários para o que vamos fazer.

a. Clique no menu em “LAYER Properties Manager”.

b. Clique no botão “New”.

c. Feito isso um novo “LAYER” é adicionado à lista, pronto para ser renomeado.

d. Feito isso, digite “Parede” e pressione “ENTER”. Deste modo criamos um “LAYER” chamado Parede.

e. Do mesmo modo que acabou de fazer, crie mais dois “LAYERS” com os nomes de Piso e Muro. Ao final teremos três: parede, piso e muro.

f. Vamos definir a cor de cada um dos “LAYERS”, pois, cada cor representará uma espessura quando o desenho for impresso. Por exemplo:

Vermelho = 0,15 mm

Azul.= 0.45 mm.

Cinza = 0.25mm

g. Siga a instrução da figura na figura abaixo:

A cor “9” (cinza) será definida na impressão com espessura 0.25 mm que representará a linha do reboco da “Parede”.

h. Dê um clique no botão “OK”, e ao retomar a Caixa de “LAYERS”, escolha a cor “8” para o “Piso”. A linha de piso deve ter espessura 0.15 mm que será atribuída à cor 8. Em um projeto de arquitetura a linha de piso é o elemento mais baixo da obra e por isso ele recebe uma espessura fim nos possibilitando ter uma noção de profundidade do desenho.

Clique para

selecionar cor

Clique para

selecionar

espessura

Page 12: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

12

i. Escolha a cor “2” para o “LAYER” “Muro” e clique no botão “OK”. Muros e muretas normalmente são representados com linhas de espessura 0.20 mm atribuída à cor 2 conforme o padrão estabelecido na aula anterior.

j. Clique no botão “OK” para retomar a tela do AutoCAD. Agora temos os “LAYERS” suficientes para desenhar o perímetro do terreno, que será a próxima tarefa.

II. Linha de comando

A Linha de comando é uma barra de interação entre o usuário e o programa. Nela digitamos os nomes ou até mesmo os atalhos das ferramentas que queremos usar facilitando assim o manuseio com o programa e também a imensa ganha de tempo, pois, não temos todas as ferramentas em nossa área de trabalho. Imagine se habilitássemos as 29 barras de ferramentas do AutoCAD, não nos sobraria espaço para trabalhar com área gráfica. Por isso colocam-se na tela apenas as ferramentas mais usadas para um especifico trabalho.

Para entrarmos com um novo comando no “Command Line”, ou seja, na Linha de comando, é necessário que nela esteja escrito a palavra "command", isso significa que não há nenhum comando ou operação carregada nela. Observe abaixo quando a Linha de comando está pronta:

III. Configurando a Grade

Para desenhar podemos utilizar a grade como guia para os pontos do retângulo como se fosse um papel quadriculado. Vamos ver como utilizamos esta ferramenta, na linha de Comando do AutoCad, é onde ocorrerá a maior interação entre o usuário e o programa, ou seja, a maioria das informações serão dadas na Linha de Comando.

a. Digite “GRID” na linha de comando e em seguida “ENTER” com o botão direito do mouse. Esse comando habilita uma grade quadriculada na área gráfica, onde nela podemos moldar as medidas dos pontos para desenhar o projeto com mais facilidade.

b. Precisamos definir uma grade de 1.00 X 1.00 metros. Observe que ao entrar no comando aparecem algumas opções de escolha. Para escolher uma delas digite apenas a letra que está em Maiúsculo da opção, mas em nosso caso não há necessidade de digitar em maiúsculo, já que o AutoCAD reconhece a letra tanto em maiúsculo como em minúsculo.

c. Vamos alterar o aspecto da grade, então digite “A” e em seguida “ENTER”.

d. Digite 1.00 para o espaço horizontal (X) e “ENTER”.

e. Digite 1.00 para o espaço vertical (Y) e “ENTER”.

Repare que a grade aparece, mas ela ainda é pequena. Vamos dar outro zoom para que possamos ver melhor os pontos.

Page 13: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

13

f. Dê um “Zoom Window” sobre qualquer ponto da grande. Neste momento a nossa medida de referência será o “GRID”, ou seja, sabemos que a distância entre “2” pontos do “GRID” é de 1.00 metro. Para ocultar a grade podemos ir até a Barra de Status e clicar sobre o botão “GRID” ou ainda pressionar a tecla F7, caso deseje voltar a visualizar a grade novamente faça o mesmo e a mesma será visualizada.

g. A configuração da grade não é suficiente para que o cursor caminhe exatamente sobre os pontos. Para perceber isto, movimente o cursor sobre a tela e veja que ele se movimenta livremente. Para que o cursor caminhe exatamente sobre os pontos da grade vamos configurar o “SNAP”. Com essa opção ativada cursor deve agarrar os pontos da grade como se fossem imãs.

h. Digite “SNAP” na Linha de Comando e dê “ENTER” com o botão 'direito do mouse. O “SNAP” faz com que o cursor se movimente por pontos com distancias estipuladas pelo projetor.

Para o “SNAP” coincidir com o “GRID”, vamos definir uma grade de 1.00 x 1.00 para que o cursor do mouse se movimente a cada 1.00 m encaixando exatamente sobre a grade (“GRID”) que foi configurado.

i. Alteraremos o aspecto e a movimentação do mouse configurando o “SNAP”, então digite “A” e dê “ENTER”

j. Digite 1.00 para o espaço horizontal (X) e dê “ENTER”.

k. Digite 1.00 para o espaço vertical (Y) e dê “ENTER”.

Perceba que agora o cursor somente se movimenta sobre os pontos da grade. Para desativar e liberar o cursor, na barra de “Status” e clique sobre o botão “SNAP”, ou pressione sua tecla de atalho F9. Agora podemos desenhar precisamente o terreno. Lembre-se de deixar o “GRID” e o “SNAP” ligados para a próxima tarefa.

IV. Ferramentas para Criar Objetos (Draw) Para desenhar no Auto CAD, precisamos conhecer as ferramentas básicas que nos auxiliam a construir, através de objetos, as formas que desejamos construir. Abaixo estão as ferramentas básicas que precisamos conhecer:

Comando “LINE”: Este comando permite a construção de LINHAS.

Comando “CONSTRUCTION LINE”: Este comando permite a construção de LINHAS de comprimento infinito, partindo clic inicial, até um segundo clic.

Comando “POLYLINE”: Este comando permite a construção de DIVERSAS LINHAS com o sendo um único objeto, partindo clic inicial, e sucessivamente até um clic final.

Comando “POLYGON”: Este comando permite a construção de POLÍGONOS, de quantos lados desejarmos, partindo de uma circunferência (inscrito ou subscrito).

Comando “RECTANGLE”: Este comando permite a construção de RETÂNGULOS, a partir da dimensão.

Comando “ARC”: Este comando permite a construção de ARCOS.

Comando “CIRCLE”: Este comando permite a construção de “CIRCUNFERÊNCIA”, a partir do raio ou do diâmetro.

Comando “ELIPSE”: Este comando permite a construção de “ELIPSES”.

Comando “REVISION CLOUD”: Este comando permite a construção de “NUVENS”, para a anotação de informações importantes no desenho.

Comando “INSERT E MAKE BLOCK”: Este comando permite a construção de “BLOCOS”.

Comando “ELIPSE ARC”: Este comando permite a construção de ARCOS DE ELIPSES.

Page 14: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

14

V. Desenhando o terreno e o muro

O desenho do terreno será feito com o “LAYER” Muro. Aconselhamos você que ao desenhar qualquer coisa. Preste sempre bastante atenção no “LAYER” ativo, é o que aparece na segunda linha de ferramenta: (Paleta de Propriedades dos Objetos). Vamos desenhar um terreno de 28.00 X 12.00 m

a. Clique na Lista de “LAYERS” e, dentre várias opções clique sobre o “Muro”.

b. Podemos desenhar usando o “GRID”, ou apenas utilizando as ferramentas de desenho na área gráfica.

c. Na “Barra de Ferramentas“ de “Draw”, procure pela ferramenta “LINE” ( ), clique sobre ela. Antes de começarmos, lembre-se que de um ponto a outro, temos exatamente 1m. Configuramos isso anteriormente através da opção “Grid”.

Perceba que conforme você foi deslocando o mouse, um pequeno quadrado com uma indicação de quantas unidades você se deslocou é mostrado.

Clique

no local

indicado

Arraste o cursor

28m para direita e

clique novamente

Arraste o cursor 12m

para baixo e clique

novamente

Page 15: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

15

d. Novamente repita as operações descritas anteriormente, para o fechamento do perímetro do terreno. Se não conseguir visualizar toda a linha vertical utilize o “Zoom Pan Realtime” para movimentar a tela. O desenho deve estar representado com linhas amarelas que é a cor definida para o “LAYER” “Muro”.

e. Desligue o “GRID” (F7) e o “SNAP” (F9) para que eles não nos atrapalhem na movimentação do cursor que deve estar livre para as próximas operações.

f. Dê um zoom de modo que visualize todo o terreno na tela. Agora vamos fazer a espessura do muro. A espessura de uma parede ou muro pode ser definida com duas linhas paralelas. Para fazer uma linha paralela a outra, vamos utilizar um comando que está na barra de ferramenta “Modify” chamado “Offset”.

g. Antes de utilizar o comendo “Offset” ou qualquer outro da barra de ferramentas “Modify”, vamos agora conhecer os comandos de edição que constam desta barra;

h. Agora, na barra de ferramentas “Modify” clique na ferramenta “Offset” ( ), observe a figura abaixo:

Ferramenta Offset.

Comando “STRETCH”: Este comando permite “esticar” o objeto ou desenho.

Comando “TRIM”: Este comando permite recortar objetos do desenho.

Comando “EXTEND”: Este comando permite estender objetos.

Comando “FILET”: Este comando permite arredondar cantos de objetos.

Comando “CHANFER”: Este comando permite chanfrar cantos de objetos.

Comando “ARRAY”: Este comando permite a copiar objetos construídos dentro de um padrão.

Comando “MOVE”: Este comando permite mover objetos de uma referencia a outra.

Comando “ROTATE”: Este comando permite a rotação de objetos ou desenhos.

Comando “SCALE”: Este comando permite a modificação da escala do desenho.

Comando “ERASE”: Este comando permite apagar objetos desenhados.

Comando “COPY”: Este comando permite a copiar objetos desenhados de uma referencia para outra.

Comando “MIRROR”: Este comando permite espelhar objetos.

Comando “OFFSET”: Este comando permite a copiar objetos com distancias solicitadas.

Page 16: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

16

O “OFFSET” é uma das ferramentas mais usadas no AutoCAD. Ela servirá para criar cópias paralelas de linhas existentes. Por exemplo, se tivéssemos uma linha e quiséssemos dar a ela uma espessura de 30 cm, basta apenas desenharmos a linha com a ferramenta “LINE” e com a ajuda da ferramenta “OFFSET” informar a sua espessura e o lado pra onde se deve copiar, e assim uma cópia daquela linha é feita. Podemos especificar qualquer medida para a cópia da linha.

Sempre que entramos na ferramenta do “OFFSET” nos é solicitada a espessura que usaremos.

a. Digite na linha de comando o valor da espessura do muro 0.15, ou seja, para definir um muro de 15 cm e dê “ENTER”. Repare que o cursor tomou a forma de um quadrado, isso significa que algo deve ser selecionado, em nosso caso, linha que será copiada deve ser selecionada.

b. Dê um dique sobre a linha direita do quadrado que desenhamos para seleciona-Ia. Agora indicamos para que lado da linha que desejamos que a espessura fique.

c. Leve o cursor do mouse para o lado de dentro do quadrado e dê um clique.

Como pode observar é feita uma cópia da linha que estava selecionada. Devemos sempre fazer a linha na parte interna, pois, os recuos, são dados a partir do limite externo do terreno.

d. Agora faça o mesmo com a linha que está do lado esquerdo do terreno. Lembre-se, sempre que ao fazer uma cópia da linha, devemos sempre clicar na parte interna, ou seja, em direção ao centro do desenho ou objeto.

e. Faça isso na linha vertical (fundo do terreno). Deixe somente a frente do terreno sem fazer, pois, esta é a entrada da casa e, portanto, não haverá muro.

f. Dê “ENTER” para concluir o comando. Agora é preciso consertar os cantos do terreno.

g. Selecione a ferramenta “Zoom Window”, e dê um zoom no canto superior direito como é mostrado na próxima figura

Devemos corrigir todos os cantos para que o desenho fique com a representação correta de um muro. Vamos então conhecer a ferramenta/comando “Fillet”.

O comando/ferramenta “Fillet” é uma ferramenta utilizada para corrigir os cantos de duas linhas que se cruzam, e também para fazer curvas entre duas linhas paralelas, como por exemplo, a curva de uma esquina ou um canto arredondado de uma mesa. Portanto devemos informar qual o raio curva entre as linhas.

f. Clique na ferramenta “Fillet” ( ), que se encontra na barra de ferramentas “Modify”. Esta opção serve para configurarmos o tamanho do raio entre duas linhas perpendiculares, tecle “R” para solicitar raio, e em seguida aparecerá na Linha de Comando aparece outro valor <0.0000, aceite dando “ENTER”, pois não existirá curva. A mensagem “Select first object” aparecerá para selecionar as linhas que desejamos consertar.

Para o comando “Fillet” não há a necessidade de dar o “ENTER” no final, pois, ele conclui automaticamente a operação. O canto foi corrigido com precisão, e isto nos dá uma noção melhor do muro.

g. Com a ajuda da ferramenta “Zoom Window”, visualize os outros cantos do muro, e com a ferramenta “Fillet”, repita os mesmos passos neste canto do muro.

Page 17: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

17

h. Agora devemos desenhar os recuos da casa para definir o perímetro das paredes. Para o tal vamos

utilizar a ferramenta “OFFSET” ( ), que se encontra na barra de ferramentas “Modify”, digite na linha de comando digite 5.00m e em seguida “ENTER”.

i. Agora é preciso clicar na linha que se deseja copiar, levar o cursor do mouse um pouco para o lado que se deseja copiar, neste caso, o de dentro, em seguida outro clique. Repita as operações até ter todos os recuos desenhados. Siga as medidas indicadas abaixo.

j. Utilizando novamente o comando “Fillet”, corrija os cantos.

k. Com os recuos do terreno desenhados, use o comando “OFFSET” ( ) para desenhar as paredes externas da casa.

2.45 7.35

1.35 5.00

Page 18: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

18

l. Salve seu desenho na sua área de login com o nome de seu número de RGM ou RA, pois, ainda vamos usá-lo mais vezes.

m. Entre em “Tools”, escolha “Options”, e em prepare seu AutoCAD para salvar seu projeto a cada 5

minutos, assim, caso aconteça qualquer coisa com seu PC, você só perderá no máximo 4min e 59seg de trabalho.

DICAS DO PROFESSOR

Cada cidade possui suas leis quanto ao afastamento da obra em relação aos limites do terreno. Assim, ao iniciar um projeto de qualquer espécie (Residência, Comercial, etc.) verifique as restrições da cidade na qual o projeto será construído, para que não haja transtornos e grandes modificações no desenho, pois, uma diferença de 1 ou 2 metros podem causar grandes modificações no projeto.

Ao iniciar um desenho, comece sempre pelo terreno e pelos recuos de modo a limitar a área útil, ou seja, o espaço que realmente poderá ser ocupado pelo projeto. Procure sempre desenhar partindo do geral para o detalhe, isto é, nunca comece o desenho pela janela do quarto, mas sim pelas paredes externas da casa.

Facilite sua vida: Crie um arquivo em branco contendo todas as configurações iniciais vistas. Deixe seu arquivo pronto para quando iniciar um novo projeto salvando-o com o nome do cliente, por exemplo. Crie os seguintes elementos neste arquivo de modo a não precisar fazê-Ios toda vez que iniciar um desenho:

“LAYERS” mais usados bem como suas cores;

Estilo de Texto;

Estilo de Cotas.

A espessura das canetas.

Etc.

Page 19: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

19

14. Desenhando as paredes internas.

O comando “OFFSET” é utilizado para criar cópias paralelas a partir de linhas existentes no desenho informando a distância entre as linhas paralelas, esteja sempre atento à Linha de Comando para saber o que está acontecendo, e o que o AutoCAD está, pedindo, lembre-se que o AutoCAD está sempre pronto pra ajudá-Io, através da Linha de Comando, portanto, converse com ele. O comando “Fillet” é utilizado para corrigir os cantos entre linhas que se atravessam, ou entre linhas que não se encontram. Ao solicitar o comando “Fillet” verifique sempre o valor do raio para que não sejam criadas curvas indesejadas. Estes comandos são os mais utilizados do AutoCAD.

a. Toda conexão de parede deve ser ajustada, ou seja, não podendo existir linhas atravessadas para fora ou para dentro da parede. Observe a figura abaixo para um melhor entendimento:

b. Abra o seu arquivo, salvo com seu número de RGM ou RA, que se encontra dentro da sua pasta na rede.

c. Desenhe as paredes internas de acordo com as medidas solicitadas no desenho da próxima pagina,

utilizando a ferramentas “OFFSET”.

Page 20: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

20

Page 21: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

21

d. Selecione a ferramenta “TRIM” ( ) e dê “ENTER”. (Se preferir utilize também no “Command Line” o comando TR).

e. Selecione as barreiras de corte que no caso serão as duas linhas horizontais que atravessam a linha a

ser cortada.

f. Depois dê “ESC” para sair do comando, confirmando assim o corte das barreiras.

g. Repita o mesmo procedimento para os outros cantos. Utilize a barra de rolagem vertical para deslizar a tela para baixo até encontrar este canto.

15. Precisão do cursor

De agora em diante, a precisão do cursor será imprescindível para algumas operações, como, ancorar em uma posição de um objeto, exemplo, clicar no centro, quadrante ou tangente de um círculo, no centro de uma reta, intersecção entre linhas, etc. Para isso usa-se a ferramenta “OSNAP” localizado na Barra de Status, bastando clicar em seu botão para ativar e desativar esta opção ou através de sua tecla de função no teclado (F3). Primeiramente vamos conhecer os tipos de precisão que iremos necessitar.

'

a. Na barra de status, clique com o botão da direita do mouse, e escolha a opção “Settings”. Com isso, uma caixa de diálogo com várias opções aparece, nela podemos escolher vários tipos de precisão conforme a necessidade.

b. Deixe marcadas as opções “ENDPOINT”, “MIDPOINT” “CENTER”, “QUADRANTE”, “PERPENDICULAR”, “TANGENTE” e “INTERSECTION”. Para isso, clique na caixa de escolha que se encontra ao lado de cada uma das opções.

Clique em cima

da linha que

deseja aparar

Com o botão

direito clique sobre

o botão OSNAP

Page 22: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

22

c. Desmarque todas as outras opções que estiverem marcadas e depois clique no botão OK. Estas Serão as opções mais usadas nos seus desenhos. As demais serão usadas somente em momentos mais específicos.

O “ENDPOINT” faz o cursor ancorar na extremidade de uma linha.

O “CENTER” faz o cursor agarrar no centro do círculo.

O “INTERSECTION” faz o cursor agarrar na intersecção entre linhas.

Agora, todas as vezes que desejar desenha um objeto, este poderá partir sempre ancorando, precisamente, sobre uma extremidade de linha ou no centro de um circulo ou numa intersecção de linhas, de um quadrante, tangente etc.

Page 23: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

23

16. Modo de seleção

Se a seleção de objetos for feita em uma janela aberta da esquerda para direita, como no exemplo abaixo, somente serão selecionados os objetos que estejam totalmente dentro da janela aberta, como no exemplo:

Se ao invés de abrir uma janela da esquerda para a direita, como no exemplo acima, for aberta uma janela da direita para esquerda, então, todos os objetos que estive apenas um pedaço dentro da janela, serão selecionados, como no exemplo:

DICAS DO PROFESSOR

Ao iniciar um desenho, comece sempre pelo terreno e pelos recuos de modo a limitar a área útil, ou seja, o espaço que realmente poderá ser ocupado pelo projeto. Procure sempre desenhar partindo do geral para o detalhe, isto é, nunca comece o desenho pela janela do quarto, mas sim pelas paredes externas da casa.

Facilite sua vida: Crie um arquivo em branco contendo todas as configurações iniciais vistas. Deixe seu arquivo pronto para quando iniciar um novo projeto salvando-o com o nome do cliente, por exemplo. Crie os seguintes elementos neste arquivo de modo a não precisar fazê-Ios toda vez que iniciar um desenho:

“LAYERS” mais usados bem como suas cores;

Estilo de Texto;

Estilo de Cotas.

A espessura das canetas.

Etc.

Clique, segure

arraste e solte

Objetos selecionados

Clique, segure

arraste e solte

Objetos selecionados

Page 24: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

24

17. Desenhando paredes internas

O desenho de paredes internas será sempre baseado em paredes existentes. Assim vamos utilizar o comando “OFFSET” para pedir uma distância em relação à outra parede. Vamos então fazer uma cópia paralela da linha interna da divisa do terreno.

1. Selecione a ferramenta “OFFSET”, ou digite “O” na linha de comando e de “ENTER”. Se preferir, utilize o atalho através do teclado. Digite “O” na linha de comando e dê “ENTER” com o botão direito.

2. A linha a ser copiada deve ter 1.35m para baixo, então digite a medida e dê “ENTER”.

3. Selecione a linha indicada na figura da próxima página para copiá-Ia.

4. Agora escolha o lado a ser copiado levando o cursor para baixo da linha e clicando em qualquer local, em seguida dê o “ENTER” para concluir o comando, em seguida, Agora crie uma linha a partir dessa que foi copiada, só que agora com o valor de 0.15.

O procedimento é sempre o mesmo, basta analisar de qual parede será feita a cópia e dar seus devidos valores.

DICAS DO PROFESSOR

As paredes podem ser construídas por 3 tipos de elementos:

Tijolo Comum Tijolo Cerâmico Bloco de Concreto

O assentamento dos tijolos pode ser feito de diversas formas, as quais irão resultar

em espessuras diferentes de parede:

Um Tijolo ½ Tijolo Tijolo em espelho

Page 25: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

25

18. Desenhando os pilares da cobertura do carro

Podemos ver em nossa planta que no corredor de entrada na cozinha, há uma cobertura para abrigar o carro, próximo da entrada da cozinha e de área de serviço.

Selecione o comando “LINE” (L), e em seguida clique no final da linha da parede externa do dormitório. Leve o cursor com o “ORTHO” ligado para baixo até chegar à indicação de perpendicular do muro, em seguida digite na “Linha de Comando” 9.75, coloque o cursor para a esquerda, e em seguida “ENTER”. Ainda sem teclar “ESC”, leve o cursor para cima e digite agora 3.70, e em seguida “ENTER” e depois “ESC” para sair do comando. Em seguida desenhe as colunas de 0.20 x 0.20cm.

Salve seu arquivo.

19. Abrindo os vãos das portas e janelas

O modo mais correto de desenhar as portas e janelas é o de deixar os vãos prontos para receberem os blocos que simbolizam janelas e portas, que serão gerados separadamente e gravados na biblioteca de objetos para serem inseridos no momento adequado. Não devemos nos preocupar se as janelas e portas pareçam representados da mesma forma até o momento, pois, são apenas vãos, ou melhor, aberturas na parede onde serão encaixadas as janelas ou portas.

a. Abra seu arquivo salvo na área do aluno, com as paredes internas já desenhadas por você. Dê um zoom na cozinha, e no canto superior direito, abriremos o vão para uma porta de 0.80m na parede direita, à 0.05m do canto interno.

b. Clique em “OFFSET”, ou digite “O” e dê o valor de 0.05.

c. Clique sobre a linha superior interna da parede faça a cópia para baixo, e dê “ENTER”.

d. Agora definamos um novo “OFFSET” (O) de 0.90 (80 cm da porta + 5 cm de cada lado de batente) e copiemos a última linha que acabamos de criar para baixo, e em seguida “ENTER”

e. Selecione a ferramenta “EXTEND” (EX).

f. Clique na linha externa da esquerda do cômodo para definir uma barreira onde as outras duas linhas criadas irão se estender e dê o “ENTER”.

Page 26: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

26

g. Clique nas duas linhas que formam o vão para que elas se estendam até a linha vertical, em seguida dê “ENTER”. Veja as duas linhas que deverão ser clicadas na figura da próxima página:

Agora que temos o vão delimitado pelas linhas, vamos cortar as linhas excedentes para abrir e definir o vão,

h. Clique em “TRIM”, ou digite “TR” e em seguida, sobre as duas linhas que formam o vão. Elas serão a

barreira de corte para que o vão seja aberto. Ao selecioná-las dê “ENTER”.

i. Selecione os trechos indicados que serão cortados e dê “ENTER”.

j. Escolha novamente o “TRIM” ou dê “ENTER”, em seguida, selecione os dois pedaços da linha na vertical

interna a direita do cômodo e dê o “ENTER”.

Page 27: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

27

k. Clique sobre as linhas horizontais que sobraram do lado de dentro, e, em seguida dê “ENTER”.

Acabamos de abrir o primeiro vão de porta, agora, vamos repetir a operação para todas as portas e janelas. A primeira janela estará centralizada na parede, e com 1,39m de largura, portanto, precisamos de uma linha de referência no meio da parede para definir suas medidas. l. Clique no botão “LINE”, ou digite “L” no “Command Line”, caso não tenha habilitado o “OSNAP”,

mantenha pressionada a tecla “SHIFT” e clique com o botão direito do mouse sobre a “Tela Gráfica”, a linha deverá ser iniciada no meio da parede, assim, será solicitado ao AutoCAD, que a precisão esteja no meio da linha.

m. Ao aparecer o triângulo amarelo, que é o símbolo do “MIDPOINT”, clique sobre a linha. Para fixar o cursor em 90 graus, vá até a Barra de Status e clique no botão “ORTHO” ou pressione a tecla função “F8” no teclado para ativar esta ferramenta. Note que seu cursor deve estar deslizando somente no sentido Ortogonal (Horizontal ou Vertical). Mova o cursor até o outro lado da parede, vai aparecer de novo um triangulo, e clique novamente para concluir o seguimento de reta.

n. Como a janela terá 1.39m e será centralizada, portanto devemos usar o comando “OFFSET” para

delimitar a largura da janela.

Page 28: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

28

o. No comando “OFFSET”, coloque a medida 0.695m, clique na linha central e em seguida eleve o cursor para cima e torne a clicar, repita a operação, mas agora clique na parte de baixo.

p. Repita os mesmos passos para todas a janelas, seu desenho deve estar semelhante a figura abaixo:

q. Na barra de ferramentas “Modify”, clique sobre a ferramenta “ERASE” que a partir de agora será a nossa borracha para apagar qualquer elemento. Como a linha central foi utilizada apenas como referência para as medidas da janela, devemos apagá-la, clique sobre a linha central e dê o “ENTER” para confirmar a exclusão.

r. Salve as alterações que fez no projeto.

DICAS DO PROFESSOR

Prumo: Nome do aparelho que se resume a um fio provido de um peso em uma das extremidades. Permite verificar por paralelismo a verticalidade de paredes e colunas. Veja a imagem ao lado:

Vão-Luz: é a área livre da porta ou janela por onde a luz passa.

Existem basicamente quatro tipos de esquadrias que se en quadram em diferentes tipos de construção ou estilos:

a) Ferro (Mais resistentes, mas, sofrem corrosão da maresia em cidades litorâneas);

b) Alumínio (Indicada em cidades litorâneas, pois, não sofre corrosão) c) Madeira (Indicada para projetos rústicos) d) PVC (Similar ao alumínio)

.

Page 29: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

29

20. Linhas de Nível

A variação de níveis em relação aos cômodos de uma edificação é identificada com linhas de espessura fina. O piso e esses objetos que ficam perto dele devem ser desenhados com canetas de espessura fina, como 0.05mm, 0.10mm, 0.15 mm. Para parecerem estar em profundidade, já que estes tipos de objetos são os mais baixos da casa, por isso, usaremos o “LAYER” “Piso” que já foi previamente configurado para isso. Quando aplicamos o “LAYER” suas cores, aplicamos também as espessuras, pois, elas estão ligadas as cores, agora precisamos conhecer:

As linhas de piso e conhecer suas utilidades; O que são linhas de soleira, onde e quando devem ser usadas; Como utilizar as linhas de projeção; Como alterar os traços das linhas de um determinado LAYER; Como calcular a distancia entre um ponto e outro.

21. Linhas de Piso

As linhas de piso demonstram a diferença de altura entre um piso e outro. Em nosso projeto vamos admitir que o coberto lateral esteja 5 cm mais baixo do que o piso interno da edificação, e por isso deve existir uma linha representando esta situação. Estes tipos de elementos devem ser desenhados com canetas de espessura fina como 0.15 mm, por exemplo, por isso vamos usar o “LAYER” “Piso” que já foi previamente configurado para isso. Devemos então criar linhas entre o pilar e parede do dormitório. Abra o seu arquivo, e agora que temos a estrutura básica da nossa edificação, vamos começar acrescentar alguns itens como linhas de piso e soleiras.

1. Ative o “LAYER” “Piso”, entre no comando “LINE” ou digite “L” no “Command Line” e dê “ENTER”.

2. Posicione o cursor sobre o canto inferior esquerdo do pilar em sua extremidade (A) e espere aparecer o símbolo do “ENDPOINT” para o cursor se fixe precisamente.

3. Se não aparecer o “ENDPOINT” certifique-se de que a opção “OSNAP” (F3) esteja acionada na Barra de Status.

4. Movimente o cursor para a direita posicionando o cursor sobre o “ENDPOINT” do ponto direito do da parede externa do dormitório (B), e clique. Em seguida de A até B

5. Para concluir dê “ENTER”.

22. Linhas de Soleira

Em seguida, vamos desenhar as soleiras da casa que são representadas por duas linhas dentro do vão das portas. Elas separam um ambiente do outro, indicando que nos mesmos há um desnível, ou pisos diferentes, que será indicado por símbolos, mais adiante.

1. Com a ferramenta “Zoom Window” amplie a cozinha, como destacado pela figura abaixo:

A B

C

COZINHA

Page 30: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

30

2. Entre no comando “LINE” (L). Vamos fazer a linha de soleira da porta para a sala. 3. Com o “ENDPOINT” acionado, clique nas duas extremidades do vão da porta fazendo assim duas linhas

separando os dois cômodos e dê o “ENTER” para concluir o comando. Veja como base a figura abaixo:

Quando estamos utilizando o mesmo comando diversas vezes seguidas, podemos simplesmente dar novamente o “ENTER” para entrar neste comando, pois, foi o último comando a ser utilizado. Faça agora a soleira das demais portas. Salve seu arquivo.

23. Linhas de Projeção

Se observarmos um projeto que possui beirais de telhado, vamos notar que no pavimento térreo aparece uma linha tracejada contornando toda a casa. Esta linha está mostrando que acima do térreo existe um beiral de telhado. Isto pode ser explicado de outra forma: imagine uma maquete da casa em três dimensões. Se cortarmos esta maquete a uma altura de 1.50 m de modo que possamos retirar sua "tampa" e olhar seu conteúdo, veremos a espessura das paredes, os buracos das portas e das janelas além das linhas de piso em profundidade. Assim, o que estiver acima de 1.50 m será representado por linha tracejada como é o caso da projeção de beiral.

a. Vamos então fazer as linhas de projeção da nossa casa. Para fazer as linhas de projeção podemos fazer cópias paralelas das linhas externas da casa;

b. Dê um zoom de modo que apareçam todas as paredes da edificação;

c. Entre no “OFFSET”;

Em geral, as dimensões de beiral de telhados e coberturas são de 60, 70 ou 80 cm;

d. Digite o valor de 0.60 e dê “ENTER”;

e. Clique sobre as linhas externas das paredes externas;

f. Movimente o cursor para fora da casa e dique com o botão esquerdo. Temos então, uma cópia da linha de piso.

g. Entre novamente no “OFFSET”.

h. Na linha de comando estará entre parênteses a medida dada anteriormente (0.60), para aceitá-Ia basta dar “ENTER”.

i. Faça o “OFFSET” de todas as paredes indicadas e a edificação deverá como na figura abaixo:

COZINHA

Page 31: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

31

j. Em seguida, use o comando “FILLET” ou digite “F” para fechar as linhas e concluir o beiral da edificação.

k. Crie um novo “LAYER” com o nome “Projeção”, com a cor “White”

l. Como todas as linhas deste “LAYER” serão tracejadas, clique sobre o item “Continuous” para escolher o tipo de linha.

m. Na próxima tela existirá somente a opção “Continuous”. Devemos carregar os tipos de linhas que desejamos usar para o AutoCAD, pois ele não traz todas as linhas carregadas.

n. Clique no botão “Load”.

o. Das várias opções que podemos escolher, escolha “Hidden”, clique sobre ela, e em seguida, clique no botão OK. Perceba que aparecerá a opção “Hidden” nas opções de linha junto à “Continuous”.

p. Selecione a opção “Hidden” para demonstrar que esta será o tipo de linha para o “LAYER” “Projeção” e, em seguida, clique no botão OK.

Retornar à Caixa de “LAYERS”, veja que lá temos o Projeção definido com a linha “HIDDEN”.

Page 32: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

32

q. Dê um dique no botão OK.

r. Agora, selecione as linhas de projeção que acabou de fazer e vá à Lista de “LAYERS” para mudá-Ias para o “LAYER” “Projeção”.

As linhas ficaram na cor “White” e com linhas tracejadas. Mas o tracejado está muito grande, pois seu tamanho ainda não foi configurado,

s. Dê um clique no menu “Format” e escolha a opção “LINETYPE”. Nessa caixa você configura o tamanho dos tracejados de qualquer tipo de linha.

t. Selecione a linha “HIDDEN” e verifique se no canto superior direito da tela aparece “Hide Details”, se não clique no botão “Show Details” para abrirmos essas opções abaixo da tela.

u. Na “Linha de Comando” surgirá o campo “Global scale factor” digite o valor de 0.02, em seguida dê OK. Repare que agora o tracejado aparece menor, e mais adequado aos padrões de desenho.

24. Conferindo medidas

Agora que já temos uma boa parte da casa desenhada, vamos conferir algumas medidas. Para tirar medidas das distâncias faça o seguinte.

1. Dê um “Zoom Window” na cozinha;

2. Na Linha de Comando, digite “DIST” e em seguida “ENTER”;

3. Na parte interna do ambiente, clique com o botão esquerdo sobre o canto inferior esquerdo;

4. Clique no canto inferior direito;

5. Leia na Linha de Comando. Na frente de “Distance” estará a distância calculada entre os dois pontos.

Page 33: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

33

Dica: Se você precisar saber a largura e a altura do ambiente mais rapidamente, ao invés de clicar 2 pontos no sentido horizontal como foi feito anteriormente, clique em 2 pontos no sentido diagonal do retângulo. Isto nos dará duas coordenadas “X” e “Y” desta diagonal bastando ler seus valores na Linha de Comando.

DICAS DO PROFESSOR

A soleira é um elemento instala do na base da porta servindo de arremate entre pisos de materiais distintos, como assoalho de madeira e piso cerâmico por exemplo. Neste caso pode ser utilizada uma pedra de mármore ou granito que combine com a cor utilizada em um dos dois pisos.

Em alguns desenhos podem ser encontradas, projeções das vigas, o que não e muito

comum, pois, pode dificultar a leitura do desenho, mas não é considerado um erro de

desenho.

Quando existem diversos tipos de projeção em um projeto, podemos variar o tamanho do tracejado para fazer a diferenciação entre os tipos de elementos.

1. Beiral 2. Viga 3. Escada

Page 34: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

34

25. Desenhando a piscina

Para a construção da piscina, usaremos objetos com feitos com “polylines”, e também aprenderemos novos conceitos para construção de objetos com “coordenadas absolutas”. Será construída uma piscina através da “Linha de Comando”, apenas digitando os valores sem precisar utilizar o mouse. Tomemos como exemplo este caso; se precisarmos fazer uma linha na vertical para cima, de 0.50m e no seu “ENDPOINT” outra linha na horizontal para direita de 2.00m entrarmos com o comando @0.50,2.00. E muito mais rápido fácil trabalhar com a Linha de Comando.

Para desenhar a piscina, vamos utilizar o sistema de “Coordenadas” do AutoCAD e não mais o “GRID” e o “SNAP”, como foi feito antes para desenhar o terreno. O sistema de coordenadas é mais recomendado, pois podemos entrar com medidas diversas o que ficaria difícil no uso do “Grid” e do “Snap”, pois, o cursor ficaria sempre preso nas mesmas medidas.

A piscina será desenhada no fundo do terreno a uma distância de 3.00m 0do final da edificação.

a. Abra seu desenho na área do aluno, que foi salvo anteriormente.

b. Dê um zoom no fundo da casa na planta e ative o “LAYER” “Piso”. A piscina fica no mesmo nível do piso da edificação e, portanto, utilizaremos o mesmo “LAYER” que as linhas de piso.

c. Entre no comando “LINE”. Vamos fazer agora uma linha auxiliar para iniciar o primeiro ponto da piscina.

d. Clique sobre o “ENDPOINT” no canto superior da parede dos fundos, e faça uma linha horizontal de 3.00 m.

e. Na “Linha de comando”, digite: @3.00,0.00 e dê “ENTER”, onde o “0.00” é o deslocamento na coordenada “X” e “3.00” o deslocamento na coordenada “Y”. O símbolo “@” (Arroba) indica que o ponto será dado em relação ao ponto que acabamos de clicar. A vírgula é utilizada como separador de coordenadas X e Y e o ponto é utilizado para separar casas decimais, portanto, sempre que informar X e Y, separe-os com a vírgula;

f. O ponto onde o cursor parou é o início da piscina. A linha de Comando continua pedindo um próximo ponto ou uma nova coordenada. Digite @3.50,0.00 e dê “ENTER”;

g. Agora temos que fazer uma linha vertical para baixo, portanto a medida em “Y” deve ser negativa, portanto, digite @0.00,-5.90 e dê “ENTER”;

h. Digite agora @-4.40,0.00 e dê “ENTER”. A linha será deslocada 4.40 no sentido oposto do eixo “X”, pois, é negativa.

i. Agora, digite @0.00,1.90 e “ENTER”. A linha será deslocada 1.90 no sentido do eixo “Y”.

j. Digite @0.60,0.00 e dê “ENTER”;

k. Finalmente, digite @0.00,4.00 e dê “ENTER”, para fechar o perímetro da piscina.

Clique no “Endpoint” da

quina externa da parede

Page 35: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

35

IMPORTANTE

Comece sempre com “@”, e lembre-se que a vírgula é somente um separador das coordenadas “X” e “Y” e o “ponto” separa as casas decimais.

l. A linha de 3.00 m feita a partir da parede pode ser apagada, pois, foi utilizada apenas para iniciarmos o

primeiro ponto da piscina. Faça isso, utilizando o comando “ERASE”.

Agora falta definir uma borda de 40 cm para dentro da piscina. Para fazer a borda, utilizaremos um comando para transformar as linhas da piscina em um elemento único denominado “Polyline”.

m. Na Linha de Comando, digite “PEDIT” ou “PE” (Polyline Edit) e dê “ENTER”. “Polyline” é um elemento formado por diversas linhas conectadas em seqüência resultando em um elemento inteiro o que facilita a seleção da mesma. A borda da piscina é uma cópia idêntica do contorno, mas com 40 em menor. Concluímos que, se transformarmos as linhas da piscina em uma “Polyline” e utilizar o “OFFSET” para copiar 40 cm para dentro teríamos um resultado mais rápido.

n. Selecione uma das linhas da piscina para transformar as linhas da piscina em “Polyline”.

o. Na “Linha de Comando” aparece a solicitação de informação se deseja transformar as linhas selecionadas em “Polyline”. Dê “ENTER” para aceitar a opção <Y> (Yes). Aparecerá um Menu na “Linha de Comando” onde existem diversas opções.

Podemos escolher as opções que estão entre os dentro dos colchetes [ ], para isso basta simplesmente digitar a letra em maiúscula de cada uma das opções que desejamos escolher.

p. Aparecerá um Menu na “Linha de Comando” onde existem diversas opções. Dentre elas vamos escolher o “JOIN”, bastando digitar “J” e dar “ENTER” para aceitar o comando.

q. Selecione todas as linhas da piscina que serão unidas e dê “ENTER”, depois de selecionar todas as

linhas, as mesmas ficarão tracejadas.

r. A “Linha de comando” retornará ao menu, tecle “ENTER” para concluir a operação. Clique em cima de uma das linhas da piscina para se certificar que todas elas se tornaram um só objeto. Todo o perímetro da piscina deverá ser selecionado mostrando-as em tracejado.

Essas são as diversas opções que Podemos

escolher.

Page 36: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

36

s. Para retirar a seleção pressione a tecla “ESC”.

t. Para fazer a borda, entre no “OFFSET”, digite o valor da largura da borda 0.40 e dê “ENTER”. Selecione a piscina e movimente o cursor para o lado de dentro da mesma.

u. Clique para efetuar a cópia, a piscina deverá estar como a figura abaixo.

Para concluir a piscina, vamos fazer os degraus da parte rasa. Nesta operação podemos utilizar o “OFFSET”, mas se fizermos isto a partir da “polyline” interna a cópia para ela será feita da “polyline” inteira e na verdade só queremos cópias de uma linha. Para conseguirmos selecionar somente uma linha no “OFFSET”, devemos antes, transformar a “polyline” interna em linhas.

v. Na Barra de Ferramentas “Modify”, clique na última ferramenta “EXPLODE” ( ), selecione a linha interna da piscina e dê “ENTER”. As linhas estão independentes, e agora podemos utilizar o “OFFSET”.

w. Entre no “OFFSET”, digite 0.30 (largura do degrau) e confirme com “ENTER”.

x. Selecione a linha horizontal interna do trecho menor da piscina. Veja a figura na página na outra página.

y. Clique para o lado de dentro da piscina para fazer a cópia. Assim fizemos os degraus para a piscina.

Page 37: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

37

26. Desenhando o telhado

Vamos desenhar mais uma planta ao lado da existente e defini-Ia como Planta de Cobertura. Esta planta deve mostrar a edificação vista por cima, que deve conter o telhado da casa, o telhado da garagem, o caminho da garagem, os jardins da frente e dos fundos e a piscina, para o tal, usaremos novas ferramentas, como o “MIRROR” que nos possibilita fazer cópias "espelhadas" de quaisquer objetos na área gráfica, e o “COPY”.

Para desenhar o telhado, antes devemos fazer uma cópia da planta da edificação. Abra seu desenho para desenharmos o telhado, que a princípio, utilizaremos os recursos e comandos já conhecidos até o presente momento.

a. Selecione a ferramenta “Zoom Realtime” que se encontra na barra de ferramentas “Zoom” e diminua o desenho na tela.

b. Na barra de ferramentas “Modify” selecione a ferramenta “COPY OBJECT”. Ela está logo abaixo da ferramenta “ERASE”. Ao entrar no comando “COPY OBJECT”, será pedido na “Linha de Comando” para selecionar os objetos a serem copiados.

c. Selecione os objetos a serem copiados, ou seja, todo o muro, a piscina, a cobertura da garagem, e a linha do beiral.

d. Em seguida dê “ENTER” para confirmara seleção. Na “linha Comando” se solicitada o ponto base para deslocamento, escolha o canto inferior esquerdo do muro, eleve o cursor e digite 17, para que fique a 5m de distancia da planta de origem. Clique com o botão esquerdo, e dê “ESC” para sair do comando.

e. Feito isso, nosso projeto deve estar semelhante a figura abaixo:

Page 38: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

38

f. Habilite Todos os “LAYERS”, e veja se não há necessidade de apagar mais nenhum. Caso seja necessário, apague os que não serão usados.

g. Dê um “Zoom Window” na planta de cobertura.

Os elementos mais altos da planta de cobertura são os telhados, em seguida, um pouco mais abaixo temos os muros e por último a linha de piso representada pela piscina. Estes níveis de profundidade devem ser representados por espessura de canetas, sendo que os elementos em primeiro plano devem ter linhas mais grossas do que os que estão em segundo plano, e assim por diante. Vamos então criar um “LAYER” para as linhas de telhado.

Usamos essa cor no “LAYER” “Alvenaria”, mas não há problema nenhum, pois tanto a alvenaria como o telhado em primeiro plano terão espessura de 0.50mm. As linhas que estão em projeção são as mesmas linhas do telhado e, portanto vamos mudá-Ias para o “LAYER” Telhado.

Observe que temos agora que temos dois retângulos, que serão os telhados mais altos da casa. Estes telhados terá 4 águas. “Água”, utilizamos essa denominação aos painéis inclinados do telhado que levam a água para o beiral ou para a calha; para criarmos um telhado de “4 águas”, primeiramente devemos dividir o retângulo em 2 metades. h. Entre no comando “LINE”.

i. Escolha a opção “MIDPOINT”.

j. Vá com o cursor sobre a linha esquerda do retângulo e ao aparecer o cursor do “MIDPOINT” (triângulo) clique com o botão esquerdo.

k. Arraste o mouse até o outro lado do tracejado do beiral e quando aparecer o triangulo do “MIDPOINT”,

clique para terminar a linha do centro do telhado.

l. Pressione o “ESC” para concluir o comando.

Agora devemos criar uma linha em 45 graus a partir dos cantos para definir o "Espigão", linha que separa uma água da outra, ele se inicia na quina de um telhado e termina na cumeeira. Cume eira: É o ponto mais alto do telhado.

m. Novamente entre no comando “LINE”.

n. Clique no ponto inferior esquerdo do retângulo e desligue o “ORTHO” (F8).

Anteriormente conhecemos as coordenadas cartesianas (X e Y) para desenhar o perímetro da piscina. Para desenhar uma linha em 45 graus, vamos utilizar outro tipo de coordenada, a coordenada polar.

o. 51- Na Linha de Comando digite @3<45 e de ENTER.

Page 39: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

39

O “@” (arroba) representa que estamos fazendo a coordenada em função do ponto que acabamos de clicar, 3 é a medida da linha que pode variar conforme o tamanho do telhado, “<” é o símbolo que indica que será digitado um valor de ângulo e 45 é o valor do ângulo. .

Esta linha deve existir nos 4 cantos do retângulo. Para espelhar esta linha para a parte superior vamos utilizar a ferramenta “MIRROR”. Esta é uma ferramenta muito usada no AutoCAD, por sua capacidade de "espelhar" qualquer linha ou “polyline” através de um eixo definido por dois pontos.

p. Procure “MIRROR” ( ) na barra de ferramentas “Modify”, clique sobre ela.

q. Selecione a linha inclinada e dê “ENTER”. Na “Linha de Comando” será solicitada que indique o primeiro ponto de referencia, clique no “ENDPOINT” da linha central, esta será a linha de simetria da cópia espelhada. Note que ao movimentar o mouse, a cópia espelhada o acompanha.

r. Ligue o “ORTHO” e movimente o mouse para que a linha fique exatamente no local que deseja, clique assim que o objeto estiver no local.

Page 40: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

40

s. Em seguida, na linha de comando aparecerá a mensagem “Delete source objects? [Yes;No] <N>”, ela está nos perguntando se desejamos eliminar a linha original de origem, e o padrão é o “No”, portanto dê “ENTER”. Na Linha de comando digite “MI” para entrar no “MIRROR” e dê “ENTER”:

t. Repita a operação para espelhar as duas linhas inclinadas e levá-las para o outro lado. Para definir a linha de simetria, desta vez não temos uma linha central na vertical, então acione a opção “MIDPOINT” e dique na linha horizontal inferior do retângulo. Em caso de dúvida, veja a figura abaixo:

u. Agora precisamos estender as linhas até a linha central, e para isso usaremos o comando “EXTEND” parar

unir as linhas inclinadas à linha central. v. Clique em “EXTEND”, selecione a linha central e dê “ENTER”, em seguida clique nas 4 linhas para que seja

entendidas, e em seguida “ENTER” para concluir.

w. Para cortar as linhas que divide as águas laterais utilize o comando “TRIM”. Faça os ajustes das linhas para que o telhado tenha esta conformação, desenhando também a cobertura pata o automóvel.

Page 41: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

41

DICAS DO PROFESSOR

As telhas possuem formas variadas e podem ser de barro, concreto, cimento amianto, alumínio ou vidro: sendo que cada inclinação de telhado requer um tipo de telha.

Telhados com inclinações entre 20% e 45% requerem telhas de barro ou concreto

Telhados com inclinações de até 20% requerem telhas de cimento amianto ou

alumínio.

Existem 2 tipos de beiral:

Beiral de Telhado Aparente Beiral de Laje A tesoura de um telhado é a armação de madeira triangular usada em telados que cobrem grandes vãos sem o auxílio de paredes internas.

Page 42: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

42

27. Desenhando o caminho da garagem

Agora construiremos o caminho da garagem, isto que dizer que vamos desenhar as pedras que enfeitam o jardim da casa.

Abra seu arquivo que está na sua pasta e agora vamos desenhar o caminho da garagem. Este caminho será formado por vários blocos de pedra de 40 x 40 cm, alinhados em fila. Primeiramente vamos delimitar o trecho de acesso à garagem através de uma linha.

a. Dê um zoom na planta no trecho da garagem. Tenha como objetivo a figura abaixo:

b. Faça um “OFFSET” de 0.85 da linha interna do muro, e outro de 0.05 da linha de fechamento do

terreno;

c. Ative o “LAYER” “Piso” e, em seguida, selecione a ferramenta “RECTANGLE”. Clique na intersecção

entre as duas linhas do “OFFSET”. Escolha a opção “Dimensions” digitando “D”. Na “Linha de

Comando” será solicitado o comprimento, 0.40 “ENTER” e em seguida a largura, 0.40 “ENTER”. Escolha

o lado onde o retângulo será construído e dê um clique final. Em seguida apague as linhas auxiliares

feitas pelo “OFFSET”.

Page 43: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

43

Agora que foi criado o primeiro bloco de pedra do caminho, agora vamos copiar os retângulos restantes. Devemos ter duas filas de 10 retângulos cada uma, por onde o carro passará. Em cada fila os retângulos estarão distanciados 10 cm um do outro.

d. Na barra de ferramentas “Modify” clique sobre a ferramenta “ARRAY” ( ).

e. Ao abrir a caixa de diálogo do “ARRAY” selecione a opção “Rectangular Array”, esta opção trabalha em linhas (Rows) e colunas (Columns).

f. No campo “Rows” digite 2 para informar que existirá um total de 2 blocos na vertical.

g. No campo “Columns” digite 10 para informar que existirão 10 caminhos de pedra.

h. No campo “Row offset” (espaço entre linhas) digite 1.30 (distância que o bloco será copiado na vertical). O valor de 1.30 é devido ao tamanho do retângulo (40 cm) + espaçamento entre colunas (90 cm).

i. No campo “Column offset” (espaço entre colunas) digite 0.50 (valor da distância que o bloco será copiado na horizontal. O valor de 0.50 é devido ao tamanho do retângulo (40 cm) + espaçamento entre os blocos (10 cm).

j. No campo “Angle of array” deixe o valor como “0” que é o ângulo em que serão feitas as cópias,

k. Clique no botão “Select Objects” e selecione o retângulo e dê “ENTER”. Existe uma tela à direita para a pré-visualização do que irá acontecer.

l. Clique no botão “Preview” para visualizar o resultado. Se a caixa de diálogo “Array” estiver

atrapalhando a sua visualização, arraste-a baixo.

m. Se estiver conforme a figura na pagina seguinte, clique no botão “Accept” para concluir. Caso contrário, clique no botão “Modify” e veja se não digitou nenhum valor errado.

Page 44: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

44

Salve seu desenho

DICAS DO PROFESSOR

Antes de definir qualquer espaço em um projeto, é importante que se tenha algumas noções básicas quanto às medidas mínimas necessárias para a elaboração do mesmo. Assim, para definir o espaço de uma garagem, deve-se considerar as medidas que um carro comum ocupa (aproximadamente 2.5 X 5.0m), tal como o espaço adicional de suas portas abertas. Veja a figura que está do lado direito:

Numa construção de uma escada, o vão pode ser por inteiro (piso superior com o buraco exato da

escada toda), ou até que o usuário não bata a cabeça ao subir a escada. Assim sendo, é importante o conhecimento da localização que o piso superior poderá ter para que seja economizado um maior espaço no pavimento superior. O cálculo deve considerar a altura máxima de uma pessoa, somada ao numero de degraus (altura dos espelhos) que esta poderá subir sem bater a cabeça no piso superior.

É importante o conhecimento também de outros meios de acessibilidade, como a rampa, cuja inclinação máxima (para o uso de deficientes físicos) não deve passar de 10%, tal como as dimensões mínimas de um elevador: 1.75 X 1.75m, dependendo do tipo de uso.

Page 45: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

45

28. Fazendo as portas

As portas geralmente são padronizadas na maioria dos projetos, ou seja, suas dimensões são padronizadas. Sendo assim, vamos admitir todas as portas com altura de 2.10m e larguras de 70, 80 e 90 cm. As portas de 0,70 cm são usadas em ambientes onde não há necessidade de porta de muita circulação e onde não são utilizados equipamentos grandes como Geladeiras, fogão, etc, que não caberiam nas aberturas. As portas de 80 cm são utilizadas para circulação entre ambientes como dormitórios, cozinhas, salas onde existe um número maior de pessoas circulando, e as portas de 90 cm são utilizadas na entrada das casas ou em locais onde o fluxo de pessoas e grande.

Podem existir outros tamanhos de acordo com o projeto, mas, em nesta edificação vamos limitar a esses 3 tipos com exceção às portas de folha dupla e portas de correr.

Abra seu desenho desenvolvido desde o começo das aulas.

1. Dê um zoom em qualquer local vazio da tela ao lado esquerdo da planta térrea para desenharmos as portas separadamente da planta.

2. Crie um “Layer” chamado Porta e de a cor marrom (34) para ele, em seguida deixe-o ativado e na cor “ByLayer”.

3. Vamos lembrar como é um batente:

e. Para criar um modelo de porta, clique em qualquer local da tela, e em seguida escolha o comando “RECTANGLE”, digite @0.05,0.15 e dê “ENTER”.

f. Assim fizemos um retângulo que será a batente da porta. Selecione a ferramenta “EXPLODE”, e clique no retângulo desenhado.

g. Edite o retângulo de forma transformá-lo de modo a ficar com a conformação do batente acima.

Vamos fazer uma cópia deste batente para definir o tamanho da porta usando o comando “MIRROR”. Faça uma linha auxiliar na metade da largura desejada da porta, por exemplo, se a porta for de 0.80, faça a reta de 0.40:

h. Acione o comando, selecione o batente e dê “ENTER”. Escolha como referencia para espelhar o

“ENDPOINT” direito da reta auxiliar criada, e clique em seguida, e “ENTER” em seguida para escolher

não deletar o objeto de origem. Lembre-se de observar que o “ORTHO” (F8) esteja habilitado para

manter o cursor na horizontal. Apague a linha auxiliar criada.

Encaixe da folha

da porta

Page 46: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

46

i. Para fazer a folha da porta vamos utilizar novamente o “RECTANGLE”. Clique sobre esta ferramenta,

em seu. Seu atalho pela Linha de Comando é “REG”.

j. Clique no “ENDPOINT” superior direito do primeiro batente.

k. A folha deve ter 3 cm de espessura e 82 cm de largura. Digite @O.O3,O.82 e dê “ENTER”.

Para concluir a porta, falta o arco que representa a abertura da folha.

l. Clique no barra de ferramentas “DRAW” e aponte para opção “ARC”.

m. Clique sobre o “ENDPOINT” do batente.

n. Em seguida clique sobre o “ENDPOINT” superior direito da folha da porta.

Page 47: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

47

o. E para concluir, clique no outro ponto da folha da porta, para fechar o arco.

p. Construa agora uma porta com 70 cm da largura, seguindo os mesmos passos anteriores.

Normalmente precisamos de muitas portas em projeto, por exemplo, se precisássemos de 10 portas iríamos ter que fazer uma a uma. Para evitar esse trabalho, vamos gravar estas duas portas na biblioteca e assim podemos utiliza-Ias quantas vezes quisermos. É importante saber é que um objeto quando inserido na biblioteca pode ser usado em qualquer outro Arquivo que esteja aberto.

29. Gravando a porta na biblioteca

Os desenhos das portas já estão prontos, então devemos primeiramente inseri-los gravá-Ias na pasta de bibliotecas para usá-lo no momento em que for necessário e a partir de qualquer arquivo que esteja aberto. Assim, se você precisar desta porta em outro projeto basta buscá-Io na biblioteca. Para gravar a porta faça o seguinte:

a. Na Linha de Comando digite “WBLOCK”, assim abrimos a caixa de diálogo “Write Block”.

b. No campo “Source”(A) deixe a opção a “Objects”(B) marcada.

c. Agora clique no botão “Pick Point”(C) clique no “Endpoint” inferior esquerdo do primeiro batente da porta com 70 cm. Este será o ponto de inserção usado no momento da inserção.

d. Clique no botão “Select ObJects” (D), faça uma janela de seleção ao redor da porta e dê “ENTER”.

e. Ao retomar à caixa de diálogo marque a opção “Retain”(E). Assim mantemos o desenho original da porta. na tela.

f. Clique no campo “File name and path”(F), digite o nome da porta “porta_80”.

Page 48: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

48

g. Clique no botão à direita deste campo (G).

h. Ao aparecer a janela “Browse for Drawing File”, clique na seta para baixo da caixa “Save in” e escolha a pasta onde quer guardar sua biblioteca, clique em “Save” para salvar o arquivo.

i. Ao retomar à janela “Write Block” dique no botão OK.

Aparecerá uma pequena janela à esquerda de sua tela mostrando que a porta está sendo gravada.

30. Inserindo a porta na planta

Para inserir a porta nos vãos da residência, vamos utilizar o comando “INSERT”.

a. Dê um “Zoom Window” no vão da porta da cozinha para a sala.

b. Clique no menu “INSERT”, em seguida, escolha a opção “Block”. Ao aparecer a caixa de diálogo “INSERT”, clique no botão “Browse”, e procure o arquivo da porta salva.

c. Selecione a “porta_80” e clique em “open”, clique no “ENDPOINT” do batente como figura a seguinte;

A

C

B D

E

F G

Page 49: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

49

d. Na Linha de Comando temos que Informar o fator de escala do objeto, “Specify scale factor” dê “ENTER” para aceitar a opção “<1>”.

e. A próxima mensagem é para informar o ângulo de rotação “Specify rotation angle”. Como pode ser visto na figura, é conveniente que façamos uma rotação no sentido anti-horário da porta, portanto, isto pode ser feito informando o ângulo de rotação, devemos solicitar uma rotação de 90o. Se nossa rotação fosse ao sentido horário, deveríamos informar de uma rotação de -90o, dê “ENTER” para concluir. Outra maneira de rotacionar a porta, é movendo o mouse em círculos, se o “ORTHO” estiver ligado, a porta girará em intervalos de 90o.

f. A posição da porta ainda não está correta, e para o tal, devemos espelhar a porta com base no ponto

de inserção, só que agora pediremos para que o objeto de origem seja apagado.

g. Selecione a ferramenta “MIRROR”, selecione a porta com apenas um clique em qualquer uma das linhas, pois, agora é um objeto, dê “ENTER” para confirmar a seleção, e clique sobre o ponto de inserção;

h. Puxe o cursor para a direta e observe se a porta agora está posicionada corretamente. Caso positivo, clique novamente. Não se preocupe, a imagem sumiu da tela porque espera o comando de apagar ou não o objeto de origem, neste caso, responda sim “Y”.

Repita a operação para todas as outras portas. Não se esqueça de associar todas as portas inseridas ao “LAYER” “Porta”. Para isso, assim que terminar, clique em todas, vá ao gerenciador e clique em “Porta”.

Page 50: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

50

DICAS DO PROFESSOR

A escolha da dimensão das portas varia segundo cada situação, para a economia de espaços, como citado. É importante ressaltar que diferentes pessoas poderão utilizar o mesmo espaço. Assim, para uma pessoa que é portadora de necessidades especais, e cadeirante, a escolha das dimensões requer uma atenção especial.

Para o conforto e acessibilidade de todos, e segundo cada projeto específico, seja

público como privado, portanto, os acessos devem atender as necessidades de todos.

Batente: rebaixo onde a porta ou a janela se encaixam ao fechar. Pode ser feito em madeira, ferro ou alumínio.

Geralmente o vidro utilizado em janelas é o vidro comum de 6 mm de espessura. Para projetos onde hajam exigências termo-acústico recomenda-se o uso de vidros mais espessos ou a composição de duas placas de vidro formando uma camada de ar entre os mesmos isolando o som.

Page 51: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

51

31. Construindo portas de correr

Portas de correr, que são maiores que as portas convencionais, geralmente, dão acesso às varandas e áreas de serviço. Essas portas, geralmente são duas vezes maior que as portas convencionais, e por isso mais caras, elas se movimentam sobre trilhos que ficam no chão.

A representação desse tipo de porta, que dão acesso às varandas e área de serviço que será do tipo de correr em folhas sendo uma fixa e outra móvel.

As dimensões deste tipo de porta variam de 1.40 m a 0.50 m (Lembrando que ela é formada por 2 folhas e estas devem ter de 70 cm a 1.25m para não ficarem muito pesadas no manuseio).

a. Desenhe um retângulo de 0,05 x 0,15 (batente), usando @0.05,0.15 com base no “ENDPOINT” da

parede;

b. Copie o batente para a direita, como uma distancia interna de 1,30m.

c. Entre no Rectangle (REC), clique no Endpoint superior direito do primeiro batente, digite @0.65,-0.03 e dê “ENTER”. A folha terá 65 cm de comprimento e 3 cm de espessura.

d. Copie a folha de porta desenhada para o outro lado.

e. Agora que Já temos as 2 folhas prontas agora basta movê-Ias para o local adequado.

f. Entre na ferramenta “Move”, ou digite na “Linha de Comando “para isso digite “M” e dê “ENTER”.

g. Selecione a primeira folha e dê “ENTER”.

h. Clique em qualquer ponto da folha e arraste o cursor para baixo com o “ORTHO” ligado.

i. Digite 0.035 para que a folha fique afastada 3.5 cm para dentro e, em seguida, dê “ENTER”: Seu desenho deve estar igual ao da figura abaixo:

Page 52: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

52

j. Faça o mesmo procedimento para a segunda folha.

k. Entre no comando “MOVE” novamente, e vamos dar a impressão de que a porta está aberta pela metade. Lembre-se de deixar ativado o “ORTHO” (F8).

Procure sempre mover a porta de forma a ela percorrer metade de seu tamanho.

A porta de correr está pronta, sempre grave os blocos que puder utilizar em outros desenhos na biblioteca.

Lembre-se para gravar um novo bloco será necessário o uso da ferramenta “Write Block”, conforme já orientado na página 47.

32. Desenhando janelas

As janelas serão desenhadas da mesma forma que as portas de correr. A maioria das janelas de uma casa tem 50 cm de vão, portanto podemos gravar uma janela na biblioteca para utilizá-Ia ao comando “INSERT” quando for preciso.

a. Dê um “Zoom Extents” para visualizar todo o desenho.

b. Localize as paredes desenhadas e dê um “Zoom Window” em uma das paredes que vai receber uma

janela, como por exemplo, a cozinha.

Page 53: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

53

Peitoril

Peitoril

c. Entre na “Caixa de Layers” e crie um chamado “Janela”, certifique-se de que ele esteja ativado.

d. Usaremos o mesmo tipo de batente das outras portas. Observe que a janela em nossa planta da pagina 20, localiza-se bem no meio da parede, então, faça uma linha de referencia no centro.

e. Faça um “OFFSET” de 65 cm para cada lada, já que nossa janela tem 1,30m de largura.

f. Desenhe o batente da janela, como explicado na pagina 51.

g. Copie o batente para o outro lado com o comando “COPY” para a direita, e dê “ENTER”. Como a janela terá um vão de 1.30 m, portanto digite 1.30 e dê “ENTER”.

h. Devemos agora fazer as linhas do peitoril. Estas linhas devem unir os 2 batentes, como se fosse uma continuação da parede. Clique no “ENDPOINT” inferior direito do primeiro batente. Em caso de dúvida veja a figura abaixo:

Tanto na representação de portas como de janelas devemos ter a noção de que estes elementos estão sendo cortados ao meio, isto é, imagine um plano horizontal a uma altura de 1.50 m que corta a residência em 2 metades, se retirarmos a metade de cima veremos as janelas e portas pela metade, assim bi alguns estarão cortados e outros não. As linhas do peitoril da janela não estão cortadas e, portanto devem ter espessura mais fina já que estão em 2º plano.

Agora devemos fazer cópias paralelas dessas linhas de peitoril para formara espessura do vidro. Para efeito de desenho vamos adotar 2 cm de espessura, o que é muito na realidade, mas é o ideal para ser visualizado na escala de 1: 100 ou 1:50, pois, o desenho estaria 100 ou 50 vezes menor.

a. Entre no comando “OFFSET”, utilizemos as linhas do peitoril para fazer a espessura do vidro. A janela tem espessura total de 15 em, se descontarmos a espessura do vidro 2 cm, restam 13 cm para dividir em 2 partes sendo 6,5 cm cada.

b. Digite 0.065 e dê “ENTER”;

c. Selecione a linha superior do peitoril e clique para o lado interno da janela.

Page 54: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

54

d. Agora clique na linha inferior do peitoril e dique novamente para o lado interno da janela.

e. Grave esta janela usando o comando “WBLOCK” como já explicado na pagina 47, e em seguida crie as

demais janelas, e insira no seu desenho.

DICAS DO PROFESSOR

Para a economia de espaços, onde o ambiente é reduzido, podem ser utilizadas portas e janelas de correr, sanfonadas, basculantes, pivotantes e de guilhotina.

Peitoril: base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito - proteção que atinge a altura do peito, presente em janela, terraços, sacadas, patamares, etc.

Ao desenhar uma janela verifique se sua área de iluminação está em conformidade com o mínimo exigido para as normas da cidade onde será construído o projeto. Geralmente, nos banheiros a área mínima para aberturas de ventilação e iluminação é de 1/8 da área de piso do ambiente. Sendo assim, em um banheiro com área de 4.5 m2, devemos ter uma janela de no mínimo 1.00 x 0.56 m.

Peitoril

Page 55: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

55

33. Desenhando o jardim

Agora, vamos enfeitar o caminho que leva às portas e desenharemos o Jardim. Planejar um Jardim não e tão fácil quanto pode parecer, pois, existem pessoas que dão um grande valor a essa parte da casa. Um bom projeto indicará quais os tipos de plantas adequadas ao local, bem como, implantará sistemas de irrigação, drenagem e iluminação. Se você é uma dessas pessoas que adoram e dão muito valor aos jardins, aconselhamos a encomendar um projeto de um profissional especializado como um arquiteto ou paisagista.

Faremos um jardim sinuoso no fundo da casa. O perímetro do jardim será fechado com tijolos Aparentes. Se fôssemos colocar os tijolos um a um, seria muito exaustivo e demorado. Portanto, veremos a maneira mais fácil de multiplicar o mesmo elemento em um caminho, observe nosso objetivo na figura abaixo:

a. Abra o seu arquivo que está localizado em sua pasta.

b. Dê um zoom no fundo da casa, na planta do térreo. Primeiramente, faremos o caminho sinuoso por onde os tijolos serão multiplicados.

c. Ative o “layer” “Piso”.

d. Na barra de ferramentas, clique sobre a ferramenta “SPLINE” ( ). Precisamos iniciar o primeiro ponto da curva na face externa do muro lateral à esquerda do terreno. Posicione o cursor sobre o “Endpoint” da parede e dê um clique.

Page 56: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

56

e. Desative o “ORTHO (F8)” e siga as instruções das figuras a seguir:

f. A cada clique dado a linha passa a fixar-se nestes pontos e formar o contorno desenhado.

g. Para definir o último ponto precisamos pedir a função “Nearest”. Escreva no “Command Line” “OSNAP” e habilite o “Nearest”.

h. Ao aparecer o “Nearest” próximo ao muro, clique sobre a linha interna do muro, e para concluir a curva, dê “ENTER” 3 vezes.

Não se preocupe em informar medidas ao desenhar curvas, pois, são desenhos normalmente feitos manualmente pelos profissionais, portanto, não há necessidade de precisão. A curva que acabamos de fazer servirá simplesmente como guia para as cópias do tijolo que criaremos agora.

i. Crie um “Layer” chamado “Mureta” na cor amarela (2) e em seguida deixe-o ativado.

j. Entre no comando “RECTANGLE” (REC), e agora, faremos um tijolo vertical de 10 X 20 cm utilizando o sistema de coordenadas “X” e “Y”.

k. Dê um dique em qualquer local da tela para iniciar o retângulo, digite @0.10,0.20 e dê “ENTER”, e o tijolo está feito.

l. Selecione o tijolo sem acessar nenhum comando, entre na lista de cores “Color Control” e escolha a cor White (7).

Para que o tijolo seja copiado ao longo da curva, ele deve ser gravado na biblioteca através do comando “BLOCK”. Note que anteriormente utilizamos o comando “WBLOCK”, que é idêntico ao “BLOCK”, com a única diferença: que o “WBLOCK” grava os objetos em pastas do computador e o “BLOCK” grava os objetos no próprio arquivo em que estamos desenhando, ou seja, em outros projetos só conseguiremos utilizar os objetos salvos nas pastas pelo “WBLOCK”. Neste caso, o tijolo dificilmente será utilizado em outro desenho e mesmo que seja utilizado, é um desenho muito simples (um retângulo) que pode ser feito a qualquer momento deforma rápida, evitando que nossa biblioteca fique carregada de objetos pouco utilizados.

m. Para gravar o tijolo digite “BLOCK” na Linha de Comando. No campo “Name”, digite o nome “Tijolo”.

n. Clique no botão “Pick point”.

Clique no “Endpoint”

Clique novamente

Clique novamente

Page 57: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

57

o. Ao retomar à área gráfica, dique no “Midpoint” da linha horizontal inferior do tijolo. Este será o ponto de inserção do tijolo.

p. Voltando à tela do “Block Definition”, clique no botão “Select objects”.

q. Selecione o retângulo e dê “ENTER”.

r. Certifique-se de que a opção “Retain” esteja marcada e dique no botão OK. Agora que o tijolo foi gravado na biblioteca interna, faremos as cópias múltiplas ao longo da curva. O próximo comando fará a divisão da linha em diversas partes para ilustrar seu funcionamento. Para que isso ocorra, devemos configurar previamente o sistema de pontos do AutoCAD, pois são eles que fazem a divisão.

s. Clique no menu “Format” e, em seguida, escolha a opção “Point Style”. Ao aparecer a tela com os diversos estilos de ponto, escolha a 4ª opção, e clique no botão OK para concluir. Agora dividiremos a linha em 10 partes, apenas para conhecermos a ferramenta.

t. Digite “DIVIDE” e dê “ENTER”, com este comando, podemos dividir qualquer linha em quantos segmentos forem precisos.

u. Dê um zoom no jardim, selecione a curva que fizemos e dê “ENTER”. Na Linha de Comando aparece uma mensagem pedindo para que você informe o número de segmentos para a divisão, digite 10 e dê “ENTER”, a divisão foi feita usando o ponto no estilo escolhido.

Essa operação foi feita apenas para ilustrar o funcionamento do comando “DIVIDE”. Agora vamos colocá-Ia em prática, mas agora com a condição que desejamos.

v. Clique sobre a ferramenta “Undo” para desfazer a operação e retirarmos a seleção da linha, em seguida, entre no comando “DIVIDE” novamente.

w. Selecione a curva. Neste momento, antes de informar o número de segmentos, devemos pedir para que o AutoCAD use o tijolo gravado como elemento de divisão e não mais o ponto. Digite “B” para entrar na opção “Block” e dê “ENTER”.

x. Digite o nome do objeto gravado, no caso “Tijolo”, e dê “ENTER”.

y. Em seguida, será questionado a você se as cópias serão alinhadas à curva ou manterão sempre a mesma orientação. Dê o ENTER para aceitar a opção <Y> e alinhar as cópias.

Page 58: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

58

z. Agora informamos o número de segmentos que serão feitos a partir dos tijolos, digite “60” e dê “ENTER”.

aa. Agora dê um “Zoom Window” na parte inferior da curva.

Observe se o último tijolo entra na parede, caso positivo, devemos apagá-Io. Se no seu projeto o tijolo não encostar no muro, salve seu desenho.

bb. Entre no “ERASE”.

cc. Selecione o tijolo e dê “ENTER”.

Esta ferramenta pode ser usada em várias outras operações como fazer um caminho de pedras ou os dormentes de uma linha férrea, pois conseguimos multiplicar o mesmo objeto ao longo de um caminho definido por curvas ou “polylines” Se o caminho for formado de retas, estas devem ser transformadas em “polyline” para que o comando “DIVIDE” faça a divisão em um elemento único.

34. Desenhando os arbustos e árvores

A representação de um arbusto na planta é bem simples. Através de 2 círculos concêntricos, conseguimos representar o caule e a copa do arbusto ou da árvore. Existem outras maneiras mais detalhadas para a representação destes elementos, mas para o nosso propósito a maneira simples é o suficiente, mesmo porque encontra-se facilmente na Internet, bibliotecas de diversos tipos de elementos (carros, árvores, mobiliário etc.) prontas para o uso, não havendo necessidade de fazê-Ios. Vamos então desenhar os arbustos do jardim.

a. Entre na “Caixa de Layers” e crie um chamado “Vegetação” na cor verde. Neste “layer”, será usado para desenhar todos os elementos de paisagismo. Deverá ser definido como 0.18 mm, pois, será usado nas vegetações que devem ter um certo destaque em relação à linha de piso, que é 0.15 mm, deixe-o ativado.

b. Na Barra de ferramentas clique sobre a ferramenta: ”Circle” ( ). Ao entrarmos na ferramenta “Circle”, observe que a mensagem na “Linha de Comando”: “Specify center point for circle” pede à você para que escolha um ponto na tela onde será o centro do círculo.

Page 59: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

59

c. Clique com o botão esquerdo para fixar o centro da circunferência, e movimente o cursor do mouse, e veja o que acontece.

d. Na “Linha de Comando”, digite 1.20 para informar o valor do raio do círculo e dê “ENTER”. Este círculo representa a copa do arbusto.

e. Entre novamente no comando “CIRCLE” (C). Faremos o caule do arbusto que deve se iniciar no centro do círculo existente.

f. Ao aparecer, o símbolo de indicação de centro do “Osnap”, clique sobre a opção.

g. A opção “Center” faz com que o cursor agarre no centro de qualquer objeto. Posicione o cursor sobre a borda do círculo e dê um clique.

"Repare que aparece um pequeno círculo amarelo no centro do Círculo existente, indicando que o cursor agarrará exatamente no centro.

h. 55- A espessura do caule deve ter 20 cm de diâmetro. Na Linha de Comando, digite “D” e dê “ENTER” para acessar a opção “Diameter”. Digite 0.20 e dê “ENTER”.

i. Para dar um efeito interessante e para ilustrar melhor o arbusto, podemos fazer uma cópia deslocada da copa do arbusto para dar um certo movimento ao desenho.

j. Entre no “COPY” (CO), selecione o círculo maior e dê “ENTER”. Clique em qualquer local da tela fora do círculo para definir o ponto inicial de cópia. Desloque o cursor levemente até produzir um pequeno deslocamento na cópia do círculo e dique para concluir a operação.

Observe se na “Linha de Comando” aparece “Command”, certificando-se de que não há nenhum comando ativo. Agora, se desejar, faça uma cópia deste arbusto em outro lugar do jardim.

Page 60: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

60

35. Redimensionando os arbustos

A cópia do arbusto que acabamos de fazer ficou idêntica ao original, mas nem sempre os arbustos são do mesmo tamanho. Para criarmos a sensação de diferença de tamanho, podemos diminuir um pouco o segundo arbusto através do comando “SCALE”. Este é usado para diminuir ou aumentar os objetos na mesma proporção através de um fator de escala.

a. Na barra de ferramentas “Modify”, selecione a ferramenta “Scale” ( ).

b. Selecione o segundo arbusto e dê “ENTER”.

c. A “Linha de Comando” pedirá para você definir um ponto na tela, informando o ponto fixo a partir do qual o arbusto será redimensionado. Clique no centro do caule (“Center”).

Agora devemos informar o fator de escala de redução, digite 0.70 para diminuir para 70% do tamanho original.

Salve seu desenho.

DICAS DO PROFESSOR

A representação em planta da vegetação varia segundo cada tipo de espécie. As mais comuns utilizadas são:

Arbustos Árvores

Desenho ilustrativo Desenho técnico Desenho ilustrativo Desenho técnico

Um jardim de inverno é um local, em geral, envidraçado e reservado no interior das construções para o cultivo de plantas.

Tome cuidado ao projetar floreiras suspensas ou sobre lajes, pois devemos nos atentar ao sistema de drenagem da água e aos sistemas de impermeabilização para que não ocorram problemas de infiltração de água.

Page 61: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

61

36. Desenhando uma mesa de copa

Sabemos que o jardim e a mobílias e são as ultimas etapas na construção de uma casa. Nesta aula, vamos mobiliar nossa residência. Primeiramente, desenharemos as cadeiras e mesas. E importante que saiba que devemos sempre adicionar esses desenhos na biblioteca, facilitando assim nosso trabalho, pois se precisarmos novamente deste objeto em outro projeto, ele já estará pronto. Saiba também que muitos desses objetos podem ser encontrados sem custo algum em sites da internet, e em CD´s especializados no assunto.

Aprenderemos a desenhar mobiliários a partir de alguns comandos já abordados, como o círculo e o retângulo. Vamos desenhar um mesa redonda de 1.00 m de diâmetro com 3 cadeiras ao seu redor.

a. Em qualquer lugar de seu desenho, já aberto, entre na Caixa de “Layers” e crie um novo chamado “Mobiliário” na cor Magenta (220), deixe-o ativado. Entre no comando “CIRCLE” (C) e clique em qualquer local na parte fora do desenho.

b. Na “Linha de Comando” aparecerá a mensagem pedindo para que seja informado o raio da mesa, digite 0.50 e dê “ENTER”.

c. Para desenhar a cadeira, dê um zoom em cima da mesa (o círculo que acabou de fazer). Faremos o assento da cadeira a partir de um retângulo. Entre no comando “RECTANGLE” (REC).

d. Geralmente, as dimensões de cadeiras são de 40 X 40 em. Clique num ponto perto da mesa e digite @0.40,0.40 e dê “ENTER”.

Seu desenho deve estar semelhante à figura ao lado, caso o retângulo não esteja na posição correta, utilize o comando “Move” para reposicioná-lo. Agora faremos o suporte do encosto da cadeira que deve sair do meio do assento.

e. Entre no “LINE” e com o comando “OSNAP” habilitado, escolha a opção “Midpoint”.

f. Posicione o cursor sobre a linha superior da cadeira para encontrar seu ponto central.

Page 62: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

62

g. Ao aparecer o Triângulo do “Midpoint” clique sobre a linha com o modo “ORTHO” (F8) habilitado e arraste o cursor para cima, digite 0.03 e dê “ENTER” duas vezes para definir o suporte com 3 cm e concluir o comando.

h. O suporte deve ter uma largura de 3 cm. Entre no “OFFSET” (O). Digite de 0.015 e dê “ENTER”.

i. Faça uma cópia da linha nos lados esquerdo e direito, caso seja necessário utilize o zoam.

Agora definiremos o encosto da cadeira que será em forma de arco.

j. Procure na Barra de ferramentas a ferramenta “Arc” ( ) e clique sobre ela. Com essa ferramenta será feita a "meia-lua" da cadeira. Clique no “Endpoint” do canto superior esquerdo do assento.

k. Clique no “Endpoint” da extremidade superior da linha do meio do suporte.

l. E finalmente clique no “Endpoint” do canto superior direito do assento.

Construído o arco, agora vamos fazer uma cópia paralela desta curva para que seja definida a espessura.

m. Entre no “OFFSET” e digite 0.05 (5 cm de espessura) e dê “ENTER”, selecione a curva que acabou de fazer e clique para o lado de cima. Dê ENTER para concluir o comando.

Page 63: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

63

Para arrematar as extremidades do encosto, faremos um semicírculo em cada uma delas.

n. No comando “CIRCLE” (C), aparece na “Linha de Comando” aparecem várias opções de construção do círculo, escolha por dois pontos digitando 2P, isso significa que vamos fazer um círculo baseado em 2 pontos.

o. Na extremidade esquerda do encosto, clique no “Endpoint” de um dos arcos.

p. Clique no “Endpoint” da outra curva. Repare que aparecerá um círculo.

q. Faça o mesmo procedimento para o lado direito.

r. Agora cortaremos a parte interna dos círculos usando o “TRIM”, selecione as 2 curvas e dê “ENTER”, as barreiras de cortes do “TRIM” são as curvas, pois, o trecho do círculo que será cortado esta entre delas.

s. Clique sobre o trecho dos círculos que ficam para a parte de dentro das curvas para cortá-lo, em seguida apague a linha central do suporte com o “Erase”.

t. Agora, vamos arredondar os cantos do assento. Entre no comando “EXPLODE” (para que o objeto assento da cadeira passe a ser 4 objetos distintos), selecione o assento da cadeira e dê “ENTER”. Em seguida habilite o comando “FILLET”, escolha “R” para raio, digite 0.05, e finalmente, clique em duas faces para arredondar.

Page 64: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

64

u. Repita o procedimento para os outros cantos.

Agora basta gravar a cadeira na biblioteca usando o comando “WBLOCK” para poder usá-Ia em seguida.

37. Inserindo a cadeira na mesa

Para inserir a cadeira a primeira cadeira acima da mesa redonda, devemos proceder como feito para a inserção das portas e janelas, ou seja utilizando o comando “INSERT”.

a. Certifique-se de que o “layer” “Mobiliário” esteja ativado. Clique sobre o menu “Insert” e escolha a opção “Block”.

b. Ao aparecer a caixa de diálogo, clique no botão “Browse”, na janela de pastas “Select Drawing Files”, clique sobre o campo “Look In”, devemos buscar o bloco “cadeira” na pasta em que foram salvos os arquivos de biblioteca.

c. Voltando à tela do “Insert”, deixe marcadas as 3 opções “Specify on-Screen”, pois algumas opções da inserção serão informadas na tela (on-screen), em seguida, ao clicar em OK, aparecerá a cadeira vinculada ao cursor.

d. Ao aproximar o cursor com a cadeira ancorada nela, com o modo “OSNAP” habilitado, escolha a opção de precisão, “Quadrant” para o cursor agarrar na parte superior da mesa.

e. Posicione o cursor sobre a parte superior do círculo, e ao aparecer o símbolo do “Quadrant” clique sobre a linha com o botão esquerdo.

f. Na Linha de Comando temos que informar o fator de escala tanto de “X” quanto de “Y” do objeto, isto é, se a cadeira manterá seu tamanho original ou sofrerá alteração. Neste caso as cadeiras já foram desenhadas nas dimensões certas e um aumento ou diminuição causariam distorções em todas as suas medidas, portanto, dê “ENTER” para aceitar a opção <1>.

g. Agora, será pedida a rotação do objeto, mova o mouse de modo a cadeira ficar posição desejada e dê “ENTER”.

h. Vamos colocar a cadeira um pouco para dentro da mesa. Entre no comando “MOVE” (M), selecione a cadeira e dê “ENTER”.

Page 65: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

65

i. Na “linha de comando” aparece uma mensagem pedindo para indicar o ponto inicial do deslocamento, clique em qualquer lugar da tela.

j. Arraste o mouse para baixo usando o modo “ORTHO” (F8) ativado e dique quando a cadeira estiver um pouco para dentro da mesa.

k. Observe que há um cruzamento entre as linhas da mesa e da cadeira. Exploda a cadeira e com o comando “TRIM” selecione a mesa e dê “ENTER”, pois as linhas do círculo serão as barreiras de corte para a cadeira.

l. Clique sobre as linhas verticais do assento que estão sob a mesa. Restaram as curvas e a linha horizontal, pois, estas não estavam cruzando o círculo e, portanto, não foram cortadas pelo “TRIM”, assim utilize “ERASE” para apagá-Ias.

v. Agora temos a representação correta da cadeira sob a mesa.

Page 66: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

66

38. Organizando as cadeiras

Para que possamos copiar mais duas cadeiras ao redor da mesa, sendo que haverá 3 no total. Estas cadeiras devem estar igualmente distribuídas ao longo da mesa.

a. Na barra de ferramentas, clique sobre a ferramenta “Array”. No topo da caixa de diálogo, escolha a opção “Polar: Array”, esta é a opção porque vamos trabalhar com um objeto redondo.

b. Clique no botão “Pick Center Point” ( ), e escolha o “Centerpoint” sobre mesa, desta forma, estamos mostrando que as cópias serão rotacionadas ao redor da mesa.

c. No campo “Method” deve estar selecionada a opção “Total number of items & Angle to fill”. No campo “Total number of itens” digite “3” (total de cadeiras), e no campo “Angle to fill” digite 360. Assim, as cópias serão distribuídas num ângulo de 360º , ou seja, na circunferência toda.

d. O item “Rotate itens as copied” também deve estar marcado, e se não estiver, devemos marcá-lo.

Page 67: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

67

e. Clique no botão “Select Objects” na parte superior direita da tela. Faça uma janela de seleção ao redor da cadeira e dê “ENTER”.

f. Ao voltar à caixa de diálogo, clique no botão “Preview” para visualizar o resultado. Se estiver tudo correto, clique no botão “Accept”. Caso contrário, clique em “Modify” para corrigir as informações.

39. Desenhando uma mesa de jantar

Vamos desenhar uma mesa retangular com 6 cadeiras.

a. Dê um zoom na sala de jantar.

b. Com o “Layer” “Mobiliário” ativado, entre na ferramenta “Rectangle” (REC) quando a “Linha de Comando” pedir o 1º ponto da mesa, como queremos que o canto superior esquerdo da mesa esteja a 60 cm do canto superior esquerdo da sala de jantar, utilizaremos como referência o canto da sala.

c. Com o modo “OSNAP” habilitado, clique com o botão direito do mouse e com a tecla “SHIFT” apertada a escolha a opção “FROM”, para informarmos em que um ponto inicia nosso retângulo.

d. Aparecerá na “Linha de Comando” a mensagem “Base point” pedindo para mostrar qual o ponto de referência, clique no “ENDPOINT” do canto da sala.

e. Ao aparecer <Offset> na “Linha de Comando”, digite @0.60,O.60 e dê “ENTER” indicando que o ponto inicial da mesa estará a 60 cm do canto da sala.

f. O ponto inicial já foi dado, agora informamos o tamanho da mesa, digite @1.40,0.80 e dê “ENTER”.

A dimensão da mesa depende do número de cadeiras, para 8 cadeiras, usamos uma mesa de 2.30 x 0.80.

Page 68: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

68

40. Desenhando a cadeira da mesa de jantar

Esta cadeira será um pouco diferente da outra cadeira que fizemos anteriormente.

a. Entre novamente no “Rectangle” (REC), ao lado da mesa, clique num local qualquer para iniciar o retângulo.

b. Faremos o assento de 40 X 40 cm. Na Linha de Comando, digite @0.40,0.40 e dê “ENTER”.

c. Dê um “Zoom Window” ao redor da cadeira para ampliá-Ia na tela.

d. Faça um retângulo de 40 X 5 cm iniciando do ponto superior esquerdo do assento. Este será o encosto

da cadeira.

e. Agora entre no “WBLOCK” e grave esta cadeira na biblioteca com o nome “cadeira-jantar”.

f. Utilize o “MIDPOINT” da linha inferior do assento como ponto de inserção.

41. Inserindo a cadeira na mesa de jantar

a. Para inserir a primeira cadeira acima da mesa de jantar, utilizando o “INSERT”. Dê um “Zoom Previous”

para retomar à sala de jantar.

b. Certifique-se de que o “layer” Mobiliário esteja ativado.

c. Clique no menu “Insert” e em seguida, escolha a opção “Block”. Ao aparecer a “Janela de Diálogo”, clique no botão “Browse”, na janela de pastas, escolha o local em que foi gravado o bloco “cadeira-jantar” feito há pouco.

d. Clique sobre o arquivo “cadeira-jantar” e depois clique em “Open”.

e. Voltando à tela do “INSERT” deixe marcadas as 3 opções “Specify on-Screen”, pois algumas opções da inserção serão informadas na tela (“on-screen”). Em seguida, dê OK.

Page 69: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

69

f. Aparecerá a cadeira vinculada ao cursor. Com o modo “OSNAP” habilitado, selecione a opção “Midpoint” e logo após clique no local indicado.

g. Na Linha de Comando, temos que informar o fato de escala “X” e “Y” do objeto, isto é, se a cadeira manterá seu tamanho original ou sofrerá alteração. No caso da janela, não podemos fazer isto, pois ela já foi desenhada nas dimensões certas e um aumento ou diminuição causariam distorções em todas as suas medidas, portanto de “ENTER” para aceitar a opção <1>.

h. Agora será pedida a rotação da cadeira, o que faremos de modo mais prático através do mouse. Deixe ativado o modo “ORTHO” e movimente o cursor até que a cadeira fique na orientação desejada. Nesse caso, o cursor deve ser movimentado para a direita e a cadeira foi inserida.

i. Colocaremos a cadeira um pouco para dentro da mesa, digite “M” e dê “ENTER” para entrar no comando “Move” (M), selecione a cadeira e dê “ENTER”.

j. Na “Linha de Comando” aparece a mensagem pedindo para indicar o ponto inicial do deslocamento, clique em qualquer lugar da tela e arraste o mouse para baixo usando o modo “ORTHO” (F8) ativado e clique quando a cadeira estiver um pouco para dentro da mesa.

k. Observe que há um cruzamento entre as linhas da mesa e da cadeira. A forma correta de

representação deve nos dar a impressão de que a cadeira está abaixo da mesa e por isso, suas linhas devem ser cortadas no trecho sob a mesa.

l. Exploda a cadeira através do “EXPLODE”, para que seus elementos fiquem desvinculados e assim, possam ser editados.

m. Entre no “TRIM”, selecione a mesa e dê “ENTER”, pois as linhas da mesa serão as barreiras de corte para a cadeira.

n. Clique sobre as linhas do assento que estão sob a mesa e dê “ENTER”.

Page 70: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

70

Agora temos a representação correta da cadeira sob a mesa. Vamos copiar as outras cadeiras ao redor da mesa. Primeiro copiaremos a cadeira para os outros dois lugares.

a. Entre no comando “COPY” (CO), selecione a cadeira, especifique o “Midpoint” como ponto para cópia, coloque o cursor para direita e marque na “Linha de Comando” 0.71, e dê “ENTER”, em seguida coloque o mouse para o lado esquerdo marque na “Linha de Comando” 0.71, e dê “ENTER” novamente.

b. Selecione a cadeira e dê “ENTER”. Faça uma janela de seleção tipo “Window”, ou seja, da esquerda para a direita.

c. Agora copiaremos as cadeiras para o outro lado. Neste caso, não utilizaremos o “ARRAY”, pois, ele deve ser usado somente em casos onde as cópias são rotacionadas ao redor de um elemento circular como a mesa redonda. Para fazer as cópias, utilizaremos o comando “MIRROR”.

d. Na “Linha de Comando”, digite “MI” (MIRROR) e dê “ENTER”.

e. Selecione a cadeira e dê “ENTER”. Faça uma janela de seleção tipo “Window”, ou seja, da esquerda para a direita.

f. Na Linha de Comando aparece a mensagem pedindo a você que defina a linha de simetria. Esta linha deve partir do meio da mesa. Com o modo “OSNAP” habilitado, procure o triangulo do “Midpoint” e clique com o botão

g. Ao retomar à tela de desenho, posicione o cursor sobre uma das linhas horizontais da mesa até que apareça o símbolo do “MIDPOINT”. Em seguida, clique sobre a linha.

h. Ative o “ORTHO” (F8) e arraste o cursor para cima de modo a traçar uma linha vertical e dê um clique para definir a linha de simetria.

i. Na “Linha de Comando” aparece a mensagem “Delete Source Objects” perguntando se você deseja

apagar o objeto original, para aceitar a opção <N> basta dar o “ENTER”.

Page 71: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

71

j. Agora copiaremos as cadeiras para as cabeceiras da mesa. Clique em “COPY” (CO) selecione uma

cadeira e dê “ENTER” e mova-a para o lado.

k. Clique em “ROTATE”, selecione a cadeira copiada e dê “ENTER”, em seguida escolha o ponto de giro da

peça.

l. Com o modo “ORTHO” habilitado, puxe o curso para baixo, e observe se a cadeira rotacionou 90º, caso

positivo, dê um clique.

m. Clique em “MOVE”, selecione a cadeira copiada e dê “ENTER”. Em seguida escolha o “Midpoint” para

movê-la para o centro da mesa.

Page 72: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

72

n. Em seguida mova o “Endpoint” indicado para encostar-se à borda da mesa.

o. Com o modo “ORTHO” ativado, clique em “MIRROR” (MI), selecione a cadeira, e dê “ENTER”, em seguida clique no “Midpoint” da mesa para espelhar a cadeira simetricamente para o outro lado;

p. Com modo “ORTHO” habilitado, mova o cursos para baixo e dê um clique, em seguida, ao aparecer a mensagem na “Linha de Comando”, digite “ENTER” para aceitar a opção <N>.

Agora arredondaremos as pontas da mesa. A mesa foi desenhada pelo comando “RECTANGLE”, portanto, as 4 linhas que formam o retângulo estão unidas entre si, formando um objeto único chamado “Polyline”. Podemos utilizar o “FILLET” para fazer curvas nos 4 cantos de uma só vez.

Page 73: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

73

a. Entre no “FILLET”. Para definir o raio de curvatura, digite “R” e dê “ENTER”, em seguida digite 0.05 para o valor do raio e dê “ENTER”.

b. Observe que na linha de comando existem diversas opções, precisamos acessar a opção “Polyline”,

então digite “P” e dê “ENTER”. Em seguida clique sobre qualquer parte do retângulo para que ele fique com os cantos arredondados.

c. Use o comando “WBLOCK” para gravar na biblioteca.

42. Mobiliando a cozinha

Agora vamos desenhar e/ou importar blocos da internet para mobiliar da cozinha, com 4 cadeiras, uma bancada, um freezer, uma geladeira, um fogão e mobiliaremos a cozinha com objetos da biblioteca. Veja abaixo o que você terá feito ao terminar

a. Vamos fazer a bancada da pia, para isso clique na ferramenta “Rectangle” e clique no canto superior esquerdo da cozinha, e digite @0.43,-0.90 e dê “ENTER”.

Page 74: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

74

a. Em seguida, no mesmo ponto anterior, no canto superior esquerdo da cozinha, e digite @1.81,-0.43 e dê “ENTER”.

b. Clique no botão “TRIM”, e em seguida dê “ENTER”. Depois clique nas duas retas que se cruzam para apagá-las.

c. Agora para inserir a geladeira, o freezer, o fogão e a pia, entre na internet no endereço http://groups.google.com.br/group/prof-araken, vá em “arquivos” escolha o bloco a ser inserido, e clique duas vezes sobre ele. Em seguida, use o comando “WBLOCK” para gravar em sua biblioteca o bloco escolhido.

d. Para desenhar a mesa de 4 lugares, vamos desenhar um círculo de 1.0 m de diâmetro, em seguida

insira um bloco “cadeira” já salvo em sua biblioteca.

c. Em seguida entre no comando “ARRAY”. No topo da caixa de diálogo, escolha a opção “Polar: Array”, esta é a opção porque vamos trabalhar com um objeto redondo. Vamos repetir todas as operações da página 66, só que agora no campo “Total number of Itens” digitaremos “4” (total de cadeiras).

e. Terminada a mesa com cadeiras, salve-a em sua biblioteca, e mova-a para o lugar indicado no desenho.

Page 75: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

75

DICAS DO PROFESSOR

As mesas, em geral, possuem altura de 70 a 75 cm na parte superior do tampo.

As medidas básicas de uma cadeira são:

a. Altura do assento = 40 a 45 cm b. Altura do encosto até o piso = 75 a 80 cm c. Largura e comprimento do assento = 40 a 45 em,

Os espaços onde serão localizadas as mesas e cadeiras variam de acordo com o uso. A distância mínima da mesa à parede varia conforme a existência ou não de empregados na residência, pois estes necessitam de um espaço para servir às pessoas sentadas.

As varandas devem ter dimensões de, no mínimo, 1.20 m para que possam ser colocadas cadeiras e pequenas mesas para café ou revistas. Já em varandas onde podem existir mesas maiores com diversas cadeiras, utilize pelo menos 2.00 m.

A sala de jantar que antes constituía a maior zona da casa, desperdiçada assim durante a maior parte do dia, hoje se reduz ao indispensável. As vezes, apenas um canto da cozinha reservado ao jantar já é o necessário. Para a economia de espaço em uma cozinha, podem-se adotar mesas extensíveis, sejam estas redondas, quadradas ou retangulares.

Dimensões de sala de jantar:

a. Mesa para 6 pessoas: 1.50 X 1.10 m

b. Mesa para 8 pessoas 2.30 X 1.10 m

c. Largura por lugar: 55 a 70cm

Page 76: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

76

43. Desenhando a sala de estar

Desenharemos, agora, diversos objetos e vamos gravá-los na biblioteca, para que possam ser inseridos futuramente em outros projetos, agora, criaremos os mobiliários do banheiro (vaso sanitário, chuveiro, box etc), área de serviço (maquina de lavar e tanque), dormitórios (cama, armários, etc...) e sala de estar (sofá, poltrona, rack etc...). Existem muitos blocos prontos para serem inseridos, e eles podem ser encontrados na internet no endereço http://www.cadblocos.arq.br. Primeiro, daremos seqüência na criação de mobiliários, desenhando os modelos da sala de estar e também os moveis dos dormitórios, como cama, criado-mudo, abajur e guarda-roupa e ao final, teremos concluído a fase de colocação de todos os móveis, equipamentos e peças sanitárias da residência.

a. Desenhe a poltrona observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta “WBLOCK” em sua

biblioteca.

Page 77: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

77

b. Desenhe a namoradeira observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta “WBLOCK” em sua biblioteca.

c. Desenhe o sofá de três lugares observando as medidas abaixo e salve-a usando a ferramenta “WBLOCK” em sua biblioteca.

d. Ao terminar de desenhar, utilizando os moveis da biblioteca, insira-os na sala de estar como achar mais conveniente, fazendo, desta forma sua decoração da sala.

e. f. Podem ser encontrados alguns blocos já prontos, na pagina do professor, na internet no endereço

http://groups.google.com.br/group/prof-araken, em “arquivos” os seguintes blocos:

a. Fogão 4 bocas b. Automóvel c. Geladeira d. Freezer e. Pia com torneira f. Arbusto 1 g. Arbusto 2 h. Arbusto 3 i. Arbusto 4

j. Tanque k. Maquina de lavar roupa l. Secadora m. Vaso sanitário com caixa n. Lavatório o. Chuveiro p. Cama Solteira q. Cama de casal r. TV - LC

Page 78: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

78

g. Agora desenharemos a estante para a televisão, que será simplesmente um retângulo de 2.10 X 0.40, e insere-a na sala de estar.

DICAS DO PROFESSOR

Ao desenhar um sofá, seja ele de 1, 2 ou 3 lugares, leve em

consideração que uma pessoa sentada ocupa um espaço de 60

cm de largura. Assim, num sofá de 3 lugares você terá 1.80m, que

pode variar até 2.10 dependendo do tamanho do apoio de braço

nas laterais.

Uma boa sala de estar deve ter espaço de circulação, entre o sofá e a mesa de centro, de pelo menos 60

cm. Assim, ao projetar uma sala de estar, leve em consideração a dimensão dos móveis e da circulação

entre eles.

A distância média entre as prateleiras de um armário de cozinha ou estante de livros deve ser de

aproximadamente 35 em. A espessura de uma prateleira pode variar de 3 a 5 cm, conforme o material

empregado. Prateleiras de vidro podem ter pelo menos 1 cm de espessura.

Page 79: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

79

44. Desenhando guarda-corpo

Observe que na última etapa foi envolvida uma quantidade menor de comandos para executar os desenhos, pois são mobiliários basicamente compostos por linhas perpendiculares e paralelas que requerem somente o uso dos comandos básicos (“OFFSET”, “TRIM”, “FILLET”, “EXTEND”). Guarda-corpo é o conjunto de proteções para evitar que as pessoas de caíam de sacadas, varandas ou escadas, por isso, é chamado "guarda-corpo". E

Eles podem ser feitos em metal, madeira ou simplesmente em alvenaria, formando neste último, uma mureta. Todo guarda-corpo deve respeitar uma altura mínima de 90 cm em relação ao piso do pavimento. O corrimão é o guarda-corpo da escada, que geralmente acompanha o estilo dos demais guarda-corpos. A altura mínima exigida para o corrimão é de 80 cm em relação ao degrau.

A representação de um guarda corpo é feita com duas linhas paralelas representando a espessura do tubo vista por cima, que geralmente é de 5 a 10 cm. Concluímos então que, bàsicamente, o guarda-corpo será feito por cópias paralelas das linhas existentes do desenho e para isso, utilizaremos o comando “OFFSET”.

45. Desenhando o caminho de entrada.

Neste item, desenharemos o caminho da rua até a entrada da residência, formado por pedras octogonais dispostas em duas linhas e colunas, resultando em duas fileiras de pedras, semelhante ao que foi feito no caminho da garagem, mas desta vez, com uma diferença, os cantos do das pedras retangulares serão chanfrados.

Chanfrar um canto é algo como quebrar a ponta de um retângulo restando uma linha que liga os dois novos pontos. O motivo do chanfro é somente estético. Podemos chanfrar somente um lado do retângulo, como todos os lados em uma só operação. Vamos entender como funciona o chanfro através de duas linhas.

a. Verifique se o ORTHO está ativado, entre no “LINE” e faça uma linha horizontal de 1 m em seguida, faça uma linha vertical do mesmo tamanho da anterior, deixando-a o mais idêntica possível com a figura abaixo:

b. Na barra de ferramenta “MODIFY”, clique sobre a ferramenta “CHAMFER” ( ). Ao entrar neste

comando, aparecerá algumas solicitações de informação, como “Díst1” e “Dist2”. Estas são as duas distâncias que necessitamos para fazer o chanfro. Estas distâncias têm como referência sempre a ponta do retângulo (ou o encontro das duas linhas). Abaixo destas informações, temos as opções de métodos para o “CHAMFER” e nós utilizaremos o método “Distance” para informar o quanto queremos chanfrar. Para isso, basta digite “D” e depois dê “ENTER”.

c. Ao entrarmos nesta opção, a Linha de Comando pergunta qual é o valor da 1ª distância. Digite 0.50 e dê “ENTER” para informar que a distância será de 50 cm e em seguida será pedido a 2ª distância, digite

0.50 novamente e dê “ENTER”.

d. Clique nas duas linhas para fazer o chanfro.

Page 80: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

80

e. Como já entendemos o “CHAMFER”, faremos a pedra do caminho da piscina. Todos os cantos da pedra serão chanfrados. Dessa forma, vamos então fazer o “CHAMFER” para “Polyline”, ou seja, vamos chanfrar todos os cantos de uma “Polyline”, lembrando que o retângulo é uma “Polyline” e, portanto, podemos chanfrar todos os seus cantos de uma só vez.

f. Ative o “layer” “Piso” para que todas as pedras sejam desenhadas neste “layer”. Para criar a 1ª pedra, precisamos de um ponto de referencia inicial.

g. Faça uma reta auxiliar saindo do batente da porta, a 0.36 m do “Endpoint” da linha do batente. Em seguida com a ferramenta “Rectangle”. Clique no “Endpoint” construída e digite na “Linha de Comando” @-0.48,-0.48 dê “ENTER”.

h. Em seguida, clique em “CHANFER”. Ao entrarmos nesta opção, temos as opções de métodos para o

“CHAMFER”, e nós utilizaremos o método “Distance” para informar o quanto queremos chanfrar. Para isso, basta digite “D” e depois dê “ENTER”.

i. Em seguida na Linha de Comando aparecerá a pergunta de qual é o valor da 1ª distância. Digite 0.10 e dê “ENTER” para informar que a distância será de 10 cm e em seguida será pedido a 2ª distância, digite

0.10 novamente e dê “ENTER”.

j. Depois informe que deseja o “Chanfer” em “Polyline” dê “ENTER”, em seguida clique no retângulo e todas as arestas serão chanfradas. Apague a linha auxiliar construída.

k. Com o comando”ARRAY”, faremos as demais cópias desta pedra para completar o caminho. Acesse ao comando, e informe:

4. Selecione a lajota

5. Informe 2 linhas

1. Informe 8 colunas

2. Informe offset de -0.58

3. Clique em “Preview” para

se certificar que está

correto

Page 81: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

81

l. Se no modo “Preview” mostrar tudo correto, clique em “Accept” para efetivar o “Array”

m. Depois, clique em “MOVE”, selecione da direita para esquerda, pulando a primeira, as duas pedras da colunas sim, e duas não, até que tenha terminada as colunas:

n. E mova-as para baixo 0.15 m.

DICAS DO PROFESSOR

Em guarda-corpos e corrimãos são utilizados geralmente tubos de 5 a 8 cm de diâmetro para a parte superior, onde apoiamos a mão. Na haste, podem ser utiliza- dos tubos de 3 cm de diâmetro ou chapas, de 3 cm de largura, que podem produzir um efeito estético mais interessante.

Em função de crianças, as hastes do guarda-corpo, sejam elas verticais ou horizontais, devem ter espaçamento máximo entre elas de 20 em, evitando que uma criança atravesse e ocorra um acidente.

A profundidade de uma piscina pode variar de acordo com o uso:

1. Piscina para adultos: 1.20 m 2. Piscina infantil: 30 a 40 cm 3. Piscina olímpica: 3.00 a 5.00 m

A localização da piscina no terreno é muito importante. Procure deixá-la ao máximo exposta ao sol da manhã e da tarde, para usufruí-Ia dela o dia todo.

Page 82: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

82

46. Trabalhando com textos e indicações

Vamos agora aprender como criar os símbolos do telhado. Esse símbolo nos servira para informar o ponto baixo do caimento de água no telhado, entre outros, aprenderemos também novos conceitos e recursos muito utilizados pelos profissionais da área.

47. Criando os símbolos do telhado

Agora que temos o desenho praticamente pronto, podemos começar a criar os símbolos que serão utilizados

em algumas indicações. Começaremos pela indicação do caimento da água no telhado. Todo telhado representado em planta deve possuir uma seta indicando o caimento da água, ilustrando bidimensional mente,

o que só conseguiríamos visualizar em três dimensões ou lateralmente. Esta indicação pode ser feita através

de um triângulo com uma de suas pontas voltadas para a parte mais baixa do telhado.

a. Criar o triângulo, que será colocado dentro do telhado e voltado para baixo, pois, consideramos a

calha na parte inferior do telhado.

b. Dê um zoom no telhado, na Barra de desenho selecione a ferramenta “Polygon” ( ).

c. Ao entrar em “Polygon”, nos será solicitada na “Linha de Comando” a quantidade de lados para o nosso polígono. Digite “3”.

d. Ao clicar devemos escolher se queremos um triângulo Inscrito ou Circunscrito, digite “I” para escolher o “Inscrito”, e dê “ENTER”.

Um polígono é Inscrito quando os seus vértices encostam-se à borda do circulo.

Um polígono é Circunscrito quando o raio da circunferência é perpendicular às suas arestas.

Page 83: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

83

e. Ao escolher o método “Inscrito”, ative o ORTHO e desloque o cursor para baixo, deixando o triângulo apontado para baixo e clique.

Agora faremos uma pequena alteração estética no triângulo para facilitar a leitura do projeto. Como fizemos um polígono de três lados iguais, poderia ficar a dúvida, quais de seus vértices estão apontando o caimento da água? Assim, vamos diferenciar uma de suas pontas.

f. Aproxime um pouco o zoom no triângulo, pois, vamos encurtar a ponta que está voltada para baixo para diferenciá-Ia das demais. Entre no comando “STRETCH” (S) e dê “ENTER”.

g. Faça uma janela de seleção “Crossing” (da direita para esquerda) ao redor da ponta inferior do triângulo e dê “ENTER”.

h. Clique no ENDPOINT da ponta inferior, e desloque o cursor para cima e dique livremente até que o seu triângulo fique semelhante à figura ao lado

i. Dê um clique para sair do comando.

j. Também podemos fazer o mesmo símbolo de outra maneira.

k. Dê um zoom no telhado da planta de cobertura, selecione a ferramenta “Polygon”, digite “3” e dê “ENTER” para definir um polígono de 3 lados, assim como do outro modo.

Podemos escolher entre 3 e 1024 lados, ou seja, se quisermos um quadrado, será 4, um pentágono, será 5 etc.

Page 84: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

84

l. Desenharemos o triângulo através de sua aresta. Digite “E” e dê “ENTER” para escolher a opção “Edge” (Aresta), clique no local desejado para colocar o símbolo de indicação.

m. Movimente o cursor com o modo “ORTHO” habilitado, para definir a posição do triangulo, na “Linha de Comando” aparece a mensagem pedindo para definir na tela o tamanho da lateral do triângulo, poderá ser definida movendo o cursor ou digitando a medida.

n. Agora entre no “STRETCH” para encurtar a ponta inferior, repita o mesmo procedimento feito no primeiro triângulo, em seguida, utilize o “MOVE” para deslocar o triângulo e deixá-Io centralizado na água do telhado.

Cada trecho do telhado é denominado como "água”, pois, tem a função de direcionar a água das chuvas. Desse modo, temos neste caso, um telhado de “6 águas”.

É colocar preciso colocar a indicação de caimento de água em todas as partes do telhado, e para isso, use os comandos “COPY”, “MOVE”, “MIRROR”, “ROTATE”.

48. Desenhando as linhas de corte

Um projeto de arquitetura não é formado somente por plantas, pois para ser construído, o projeto necessita também de dimensões verticais informadas no corte e nas elevações. Corte é uma forma de desenha seu projeto de modo que se possa visualizá-lo em duas partes, para olhar o que há por dentro dela. Esta vista é chamada corte, onde se pode ver a espessura das lajes, altura das portas e janelas, pé direito, altura do telhado, etc. Podemos ter diversos cortes em um projeto dependendo de sua complexidade. Os cortes ajudam-nos a entender o projeto como um todo, ou seja, quando juntamos as informações das plantas e dos cortes, conseguimos entender o espaço tridimensional do projeto. A elevação é um desenho bi-dimensional da fachada da casa. Através dela podemos interpretar a aparência da casa e analisar como o desenho da planta afeta a volumetria do projeto. Podemos ter diversos tipos de elevações. Normalmente, em projetos onde o terreno é retangular são feitas 4 elevações, sendo uma de cada lateral. Quando juntamos as informações das plantas, cortes e elevações, podemos ter a idéia final da volumetria da casa e analisar as interferências que cada desenho pode produzir no outro. Por exemplo, se desenharmos uma lareira na planta, esta deve aparecer na elevação como um elemento vertical que se destaca de alguma forma na elevação. Antes de desenhar o corte, devemos marcar uma Linha de Corte, que mostrará onde a residência foi cortada. Geralmente, a Linha de Corte deve passar por trechos relevantes do projeto como as áreas molhadas (Banheiros, Área de Serviço, Piscina) e escadas. Assim, ao desenharmos o corte estaremos informando, por exemplo, a altura da bancada de um banheiro ou o desnível entre o piso do dormitório e o piso do banheiro.

Podemos também analisar a escada e detectar possíveis erros que podem comprometer o projeto corno, por exemplo, quando uma pessoa sobe a escada e bate a cabeça na laje do pavimento superior.

a. Crie um “layer” “Indicação” e deixe-o ativado, em seguida com o comando “LINE”, faça uma linha horizontal atravessando transversalmente a edificação.

Page 85: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

85

b. Agora dê um clique na linha para seleciona-Ia, pois, as Linhas de Corte devem ser representadas por uma linha-traço. Esse traço que deve ser menor do que o da linha de projeção.

c. Para atribuir este padrão de linha a “Linha de Corte” vamos entrar na “Lista de Linhas” e clicar na opção “Other”.

d. Ao aparecer à caixa de diálogo, clique no botão “Load” para disponibilizar o tipo de linha desejado na

Lista de Padrões de Linha.

e. Entre as diversas opções de padrões de linha, clique em “Center” e dê OK.

f. Ao retomar à “Lista de Linhas”, clique em OK, desta forma, este padrão de linha está disponível para futuras aplicações.

g. Selecione a “Linha de Corte”, vá até a “Lista de Linhas” e escolha o padrão “Center” e pressione “Esc” para retirarmos a seleção da linha e observe se o padrão está um pouco grande em relação ao desenho. Se for necessário diminuir uni pouco, dê um duplo clique sobre a Linha de Corte.

h. Aparecerá a janela do “Properties” (Propriedades) mostrando as características da linha selecionada. Localize o campo “Linetype Scale” e mude o valor, seguido de “ENTER”.

i. j. Feche a janela “Properties” clicando em seu botão de fechar, em seguida “Esc” para retirarmos a

seleção da linha e observe que agora o padrão está um pouco menor.

Page 86: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

86

Normalmente, as Linhas de Corte são representadas com espessuras grossas para se destacarem do desenho. Podemos escolher a cor 4 (Cyan) para a “Linha de Corte”.

Agora, criaremos um símbolo de direção do corte, que deve ser um triângulo sobre a extremidade da linha. Observe que a seta está indicando para cima. Portanto, a parte que será vista no corte será a que está acima da linha de corte.

a. Para fazer o triângulo, entre no comando “POLYGON” (POL) e dê “ENTER”, em seguida digite o número de lados (3) e dê “ENTER”.

b. Digite “E” para escolher a opção “Edge” e em seguida, dê “ENTER”.

c. Clique sobre o “ENDPOINT” da extremidade esquerda da “Linha de Corte”, e afaste-o aproximadamente 0.20.

d. Mude a cor do triângulo para “yellow” (2) para se destacar do desenho com a espessura de 0.20 mm. Agora, colocaremos a letra indicador a do Corte seguindo a seqüência A, B, C, D etc. As duas extremidades da linha de Corte devem possuir a letra “A” de forma que o corte seja denominado como Corte A-A.

Antes de escrever os textos, devemos criar os estilos aos quais irão pertencer. Por exemplo, em nosso desenho teremos quatro estilos de texto: Ambientes, Indicações, Cotas, Títulos. Cada um deles será usado para uma finalidade.

Ambientes: Nome dos ambientes (Dormitórios, Sala, Cozinha, etc...)

Indicações: Especificações de elementos (Linha de Projeção e linha de Corte).

Cotas: Dimensões das cotas.

Títulos: Textos da prancha (Nome dos desenhos, Notas, Nome do autor, etc...).

Page 87: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

87

Para criar estes estilos, faça o seguinte:

a. Clique sobre o menu “Format” e clique na opção “Text Style”.

b. Ao aparecer à janela de diálogo “Text Style”, clique no botão “New” para criar um novo estilo de texto.

c. Digite o nome “Indicações” e dê “OK”.

d. Vá até o campo “Font Name” e escolha a fonte “Swis721 BT”.

e. No campo “Height”, digite 0.20 para a altura do texto.

f. Para concluir, clique no botão “Apply” e em seguida, “Close”. Desta forma, criamos e ativamos o estilo de texto “Indicações”. Enquanto não for criado outro estilo, valerá sempre o estilo “Indicações“ para qualquer texto que seja feito. Então criaremos o texto da “Linha de Corte”.

g. Para escrever o texto, clique na barra de ferramentas “Draw”, clique em “Text”. ( )

h. Aparecerá na “Linha de Comando” a mensagem pedindo para clicar no local onde deve ser iniciado o texto, clique no local indicado onde pretende escrever

i. Ao aparecer a “Linha de Comando” requisitando o valor do ângulo, dê o “ENTER” para aceitar o valor

0.00.

j. Digite “B”, em maiúsculo e dê “ENTER”, para o texto mudar de linha. Como não queremos mais

escrever em outra linha, vamos dar o “ENTER” para concluir a operação.

Neste local temos uma pré-visualização do formato do texto

Page 88: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

88

k. Selecione o texto e clique no botão “Properties”, localize o campo “Height” e ajuste a altura do texto para 0.50, em seguida, dê “ENTER” e feche a janela do “Properties”.

l. Para colocar o “B” ao lado da outra indicação de corte, use a ferramenta “MIRROR”.

m. Agora escreva o nome de todos os cômodos da edificação, ou seja, estar, garagem, cozinha, etc...

n. Abra do endereço http://groups.google.com.br/group/prof-araken, em arquivos e insira o bloco “Automóvel” e insira-o na garagem.

49. O carimbo da folha

Carimbo da folha é onde vamos organizar todos os desenhos para impressão em tamanho grande. Em todo projeto de arquitetura impresso, deve existir um quadro de informações contendo os dados do desenho, tais como: Autor do projeto, Nome do projeto, Data do projeto e Número da folha. Este quadro informativo é chamado Carimbo. O carimbo será formado por linhas, textos e atributos, sendo estes últimos os textos variáveis, por exemplo: Residência Fulano, Arquiteto Ciciano. Concluímos então que os atributos servem para fazer o preenchimento dos dados do carimbo.

No nosso exemplo, vamos ter quatro atributos a fazer no carimbo, que serão: PROJETO, AUTOR, DATA e FOLHA vamos então criar o carimbo que será usado futuramente no momento de impressão do desenho.

a. Vamos criar um “layer” chamado “Prancha” com a cor 7(White), e deixá-lo ativo. Este será usado para todo elemento que faça parte da folha de impressão. Sendo assim, o carimbo, as margens e o título de cada desenho pertencerão a este “layer”.

b. Entre no comando “Rectangle” (REC) e dê um clique em qualquer lugar de nosso desenho, e digite @12.0,6.0 e dê “ENTER”. Nosso carimbo, esta sendo admitindo com 1 m, e será impresso no tamanho 12 X 6 cm

c. Mova o retângulo fazendo com que ele fique mais ou menos no canto inferior direito do desenho. Agora precisamos criar as linhas que dividem os três campos do carimbo. Cada campo terá 2 m de altura, vamos fazer isso através do “OFFSET”. Mas antes devemos explodir o retângulo, senão será feita uma cópia do retângulo internamente, o que ficará incorreto. Para explodi-lo, entre no “EXPLODE” ou selecione sua ferramenta, selecione o retângulo e dê “ENTER”, agora através do “OFFSET”, crie as linhas independentes de divisão do carimbo com 2.00 de distancia entre elas.

d. Agora que fizemos todos os campos horizontais. Agora criaremos o campo onde será informado o número da folha e o RGM ou RA do aluno.

e. Como o comando “OFFSET” ainda está ativado, selecione a linha vertical à direita do retângulo e clique no lado interno do retângulo para fazer a cópia, em seguida dê “ENTER” duas vezes e digite 5.5, e faça outra cópia direita da anterior. Para deixarmos somente o quadrado no canto do retângulo, cortaremos a linha que atravessa os campos horizontais através da ferramenta “TRIM”.

Page 89: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

89

f. Entre no “TRIM” e selecione a primeira linha horizontal e dê “ENTER”. Clique sobre os trechos das linhas que serão cortados.

Agora tendo a estrutura do carimbo podemos colocar os textos. Então, definiremos um novo estilo de texto. Este estilo servirá para qualquer texto que faça parte da prancha, ou seja, vamos utilizá-Io tanto para os textos do carimbo, como para os títulos dos desenhos futuramente.

g. No menu “FORMAT”, clique na opção “TEXT STYLE”.

h. Ao aparecer a caixa de diálogo, clique no botão “New” e em seguida, digite o nome do novo estilo, “Títulos”, depois, dê OK. Escolha a fonte Arial para este estilo, e no campo “Font Style”, escolha a opção Regular e no campo “Height”, deixe 0.30 para a altura do texto, em seguida, crie uma oura chamada “Títulos 1” com a altura do texto de 0.5.

i. Clique em “Apply” para concluir e depois feche esta janela. Para escrever os textos fixos do carimbo, vá até no menu “Draw” e escolha a opção “Text”. Dentre as opções, escolha “Single Line Text”.

i. Aparecerá na “Linha de Comando” a mensagem pedindo para mostrar o ponto onde o texto deve ser iniciado. Clique no canto superior esquerdo como mostrado abaixo:

j. A Linha de Comando pergunta se você quer manter o texto na horizontal. Dê “ENTER” para confirmar e em seguida digite “PROJETO” e pressione a tecla “ENTER”. Neste momento, o cursor muda para a segunda linha, tecle mais uma vez a tecla “ENTER” para concluir a operação.

k. Faça o mesmo para os outros campos, digitando os nomes conforme a figura da próxima página:

Page 90: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

90

Até este momento, temos a estrutura fixa do carimbo, ou seja, esses valores não serão alterados, pois são somente os nomes dos campos. Agora, criaremos 5 atributos do carimbo (Projeto, Autor, Data RGM/RA e Folha) para que o texto de preenchimento fique inteligente e nos pergunte no momento da inserção qual o valor desejado.

a. Vá até o menu “Draw” e aponte para o sub menu “Block”. Dentre as opções que aparecem, dê um clique em “Define Attributes”.

b. Como esta sendo feito o primeiro campo do carimbo, digitaremos “PROJETO” no campo “Tag”. Neste campo, colocaremos sempre o nome do campo do carimbo. No campo “Prompt”, digite a pergunta que será feita pelo AutoCAD quando estivermos inserindo o símbolo através do comando “Insert”. Então digite “Qual é o nome do projeto?”

c. No campo “Value”, digite o valor padrão, ou seja, adotaremos como valor padrão o texto “Residência”.

d. No campo “Justification”, deve estar especificado o tipo de alinhamento do texto. Neste caso, o texto “Projeto de Residência” deve estar sempre iniciando a partir do ponto inferior esquerdo. Sendo assim, basta escolher a opção “Bottom left”.

e. No campo “Text Style” escolha o estilo “Títulos 1”, que foi criado para os textos do carimbo.

f. O campo “Rotation” deve estar em “0” para que a escrita do texto esteja na horizontal.

g. Se foi preenchido corretamente os campos, a caixa de diálogo deve estar semelhante à figura a seguir:

h. Após estas configurações, clique no botão “OK”, nesta etapa, o AutoCAD retoma a tela de desenho, leve o cursor para o local desejado e clique.

Page 91: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

91

i. Clique alocar o campo no local e para concluir a operação. No primeiro campo do carimbo, aparece o texto “PROJETO” indicando que a operação teve sucesso. Existem 2 textos iguais no mesmo campo, porque o texto que está no canto permanecerá como você está visualizando, isto é, sempre estará escrito PROJETO, já que este é o nome do campo. O outro texto só funcionará adequadamente após o carimbo ter sido gravado na biblioteca de objetos e inserido no desenho. Na verdade o que aparecerá neste campo é o texto “Residência” (que é o valor padrão do campo) ou qualquer outro nome que queira colocar. Agora faremos o segundo atributo no segundo campo.

j. Ainda com o comando ativo, basta clicar com o botão direito do mouse para que um novo quadro de diálogos se abra para inserir um novo campo. Caso o comando tenha sido desabilitado, vá novamente ao menu “Draw” e aponte para o submenu “Block”.

k. Proceda como já explicado na letra “a” acima.

l. Digite “AUTOR” no campo “Tag”. No campo Prompt, digite a pergunta “Quem é o autor do projeto?” No campo “Value” digite o valor padrão, ou seja, o valor mais utilizado. Adotaremos como valor padrão o seu nome. Ou seja, você deverá colocar seu primeiro nome.

m. No campo “Justification”, deve estar especificado o tipo de alinhamento “Bottom left” conforme foi feito no campo anterior.

n. No campo “Text style” escolha o estilo “Títulos 1”, que foi criado para os textos do carimbo.

o. O campo “Rotation” deve estar em “0” para que a escrita do texto esteja na horizontal. A tela deve estar conforme a figura abaixo:

p. Após estas configurações, clique no botão “OK”, nesta etapa, o AutoCAD retoma a tela de desenho, leve o cursor para o local desejado e clique.

q. Vamos fazer o mesmo procedimento para o campo “Data”, baseado na figura a seguir.

Page 92: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

92

r. Vamos fazer o mesmo procedimento para o campo “RGM/RA”, baseado na figura a seguir.

s. 91- Para terminar, faça o campo “FOLHA”.

Ao concluir os cinco atributos, o carimbo estará semelhante à figura a seguir:

Page 93: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

93

Agora o carimbo precisa ser inserido na biblioteca para que possa ser usado em outro desenho, para gravá-lo na pasta de bibliotecas usaremos o comando “WBLOCK”.

50. Inserindo o carimbo inteligente

Agora que já gravamos o carimbo na biblioteca, faremos um teste para ver se ele está funcionando corretamente. Antes devemos colocar nosso desenho um formato padronizado de folha, conforme descrito na tabela abaixo:

Ao procurar o formato mais adequado vamos encontrar o A2. Faça um retângulo com 59.4 de “X” por 42.0 de “Y”. Enquadre como o comando “MOVE” nosso desenho dentro da folha. Agora podemos inserir o carimbo, e para isso utilizaremos o comando “INSERT BLOCK”.

a. Como o “layer” “Carimbo” ativado, dê um clique em “Insert Block” na barra de ferramentas “DRAW”.

b. Ao aparecer a caixa de diálogo, clique no botão “Browse”, procure o bloco “Carimbo” em sua pasta de blocos, e clique no botão “Open”. Na tela do “Insert”, deixe marcadas todas as opções.

Os outros campos servem para informar o tamanho e a rotação do objeto que, neste caso, são dispensáveis para o carimbo, pois este estará sempre no tamanho original e com rotação 0.00o.

c. Em seguida, dê “OK” e perceba que o símbolo será vinculado ao cursor. Posicione o cursar na linha da moldura, no canto inferior direito e dê um clique.

Page 94: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

94

d. Ao clicar no canto, será perguntado o fator escala e rotação, deve ser dado “ENTER” para ambos. Na “Linha de Comando” aparecerá uma das mensagens dos 4 atributos na Linha de Comando. Por exemplo: Qual é o número da folha? Exatamente como você digitou quando estava criando o carimbo.

O valor padrão aparece sempre desta forma “<01/01>” o que quer dizer que se caso for dado apenas “ENTER” será atribuído o valor padrão, caso contrário poderá ser digitado outro.

a. Na seqüência, aparecerá a pergunta que foi digitada, na criação do atributo: Qual o RGM ou o RA? Digite o número e dê “ENTER”.

b. Na seqüência, aparecerá a pergunta que foi digitada,na criação do atributo: Qual é a data? Digite a data de hoje e dê “ENTER”.

c. Agora aparecerá à pergunta Quem é o autor do projeto? Digite seu nome e depois dê “ENTER”.

d. Por fim, aparecerá a última pergunta: Qual é o título? Dê “ENTER” para aceitar o valor padrão que está entre parênteses.

Page 95: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

95

51. Trabalhando com hachuras

Vamos aprender a trabalhar com hachuras. Hachuras são preenchimentos para cobrir certas áreas, o próprio AutoCAD já nos da alguns tipos de hachuras, mas nada nos impede de desenharmos outros tipos.

Podemos hachurar todos os ambientes que possuam algum tipo de preenchimento, por exemplo, colocaremos piso cerâmica de 40 X 40 cm na sala, textura de grama no jardim etc. Estas hachuras são desenhos que representam os materiais empregados na casa.

Telhado Grama Piso cerâmica

Criando a hachura da sala de estar

a. Para colocar hachura na Sala de Estar de um piso cerâmico 40 X 40 cmm, devemos primeiro criar um “layer” chamado Hachura cerâmico com a cor 8 e dê “OK”.

b. Deixe todos os “layers” ligados. Antes de fazer qualquer tipo de hachura, devemos verificar se todos os elementos do desenho estão presentes na tela, ou seja, com seus “layers” ligados. Caso contrário, a hachura será criada sobre estes elementos, pois no momento da criação, o AutoCAD precisa reconhecer as áreas que serão preenchidas ou não.

c. Posicione o desenho na tela de modo que a Sala de Estar apareça inteira na janela. Veja a figura abaixo. E muito importante que a área a ser preenchida com hachuras fique totalmente visível na tela, caso contrário o AutoCAD não conseguirá reconhecer o trecho a ser preenchido.

Concreto Tijolo à vista Taco

Page 96: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

96

d. Na barra de ferramentas “DRAW”, clique sobre a ferramenta “Hatch” ( ). Ao aparecer à caixa de dialogo “Boundary Hatch and FiII”, clique sobre o nome “Predefined” no campo “Type”.

e. Existem dois tipos de hachura no AutoCAD:

I. “Predefined” (Pré-Definido) - São os padrões de desenho prontos para serem usados, tais como, as hachuras de tijolo, telha, concreto, grama etc...

II. “User Defined” (Definido pelo Usuário) - É um padrão de desenho formado por linhas paralelas, existindo a opção de cruzar linhas paralelas dando a origem a um quadriculado para a representação de cerâmicas. Esta opção só permite criar cerâmicas com os dois lados do mesmo tamanho, tipo 40 X 40 cm, 25 X 25 cm e mas não consegue criar retângulos, como 40 x 0 cm ou 60 X 40 cm.

Page 97: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

97

f. Dentre as opções, escolha “User Defined”, pois faremos uma hachura de 40 x 40 cm. Para pedir o cruzamento entre as linhas, clique na opção “Double”. No campo “Angle”, deixe o valor em “0” para que a hachura fique horizontal e no campo “Spacing”, digite “0.40” para informar o espaçamento entre as linhas.

g. Agora escolheremos o trecho que deve ser preenchido. Clique no botão “Pick points”. Ao retomar à tela de desenho, clique num lugar vazio dentro da sala de estar. Aguarde um momento até que a operação seja completada, e em seguida dê “ENTER” para concluir a seleção.

h. Clique no botão “Preview” para pré-visualizar o preenchimento. Assim, podemos verificar se cometemos algum erro na escolha dos trechos a serem preenchidos. Se a Janela de Diálogo ficar na frente da área a ser hachurada, desloque-a para o lado para poder visualizar o resultado.

i. Se a hachura do piso estiver conforme a figura abaixa, basta dar “OK”.

Criando a hachura do jardim

Faremos agora a grama do jardim. A única diferença, dessa vez, é que devemos escolher a hachura da tipo “Defined” (Pré-definida) na janela de diálogo, pais não se trata mais de linhas cruzadas cama a piso cerâmica. A representação de grama geralmente é feita com uma hachura de pontas aleatórios espalhados camo a da figura.

a. Dê um zoom, de modo que você consiga visualizar toda a área externa da casa. Seja preciso neste exercício do contrária você não conseguirá colocar a hachura do jardim.

Page 98: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

98

b. Verifique se o “layer” Hachura está ativado, desligue os “layers” Vegetação e Projeção para ocultar as árvores que podem atrapalhar, caso contrário, a hachura será feita ao redor delas ficará incorreto.

c. Clique em “HATCH”, e ao abrir a caixa de diálogo “Hatch and Gradient”. clique no botão “Drop down” “Pattern” e escolha pelo padrão de hachura “ARSAND”, clique sobre ele e, em seguida, clique no botão “OK”.

d. Ao retomar a tela do “HATCH” clique no campo “Scale” e digite 0.25. Este valor é empírico, ou seja, devemos testá-Io, pois, cada padrão de hachura tem um tamanho. Quanto menor o tamanho, mais pontos aglomerados existirão na representação da grama, neste caso.

e. Clique no botão “Pick Points” para definir a área a ser preenchida e agora clique sobre qualquer área livre da área a ser hachurada, tome cuidado para não clicar dentro da piscina. Aguarde até o AutoCAD execute esta tarefa.

f. Quando a área se mostrar selecionada, dê “ENTER” para retomar à tela do “HATCH”,clique no botão Preview e arraste a caixa de diálogo para o lado para poder visualizar o preenchimento. Se estiver como na figura abaixo, dê “ENTER” para voltar a caixa de diálogo e em seguida clique no botão “OK”.

g. Agora, atribuiremos uma cor diferente à grama. Para selecionar a hachura da grama, clique sobre um

dos diversos pontos da grama até aparecer um pequeno ponto azul mostrando que ela foi

Page 99: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

99

selecionada.

h. Clique na Lista de Cores e em seguida, clique na opção “Select Color”, ao aparecer à tabela de cores, escolha a cor 64 e dê “OK”. Esta cor terá espessura definida como 0.22 mm para que os pontos apareçam na impressão.

Façamos agora todas as demais hachuras, piso da cozinha, telhado, lavanderia, pedras da entrada, etc...

Atividade

Faça os dois cortes A-A e B-B

Page 100: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

100

Guia rápido de consulta

Este é um pequeno guia rápido de consulta dos principais comandos do AutoCAD, este guia tem como objetivo mostrar rapidamente os comandos mais usuais. É um guia rápido de consulta, bem simples, porém, eficiente para achar aquele comando que às vezes esquecemos o que é ou como utilizá-Io.

“Leia sempre o que está escrito na Linha de Comando”

Barra de Ferramentas “DRAW”

Comando ícone Descrição Pg.

Line

Linha: Cria linhas simples, desenha uma linha de um ponto ao outro, podemos finalizar a utilização deste comando/ferramenta dando “ENTER” ou pressionando a tecla “Esc”. Selecione a ferramenta/comando “Line”, clique no local onde deseja começar a linha e clique no local onde deseja que a linha termine e a linha estará pronta.

14

Construction Line

Linha de Construção: Cria segmentos de reta auxiliares, seu comprimento é infinito.

-

Polyline

Poli-linha: Cria diversos segmentos de reta com sendo apenas um único objeto. Determine seu início, escolha a direção e o sentido que se deseja, especifique a distancia e clicar de novo, repetindo a operação até que o objeto todo seja construído.

34

Polygon

Polígono: Cria polígonos, primeiro tenha uma circunferência como referencia, em seguida clique em “POLYGON” e informe o número de lados que deseja, “ENTER” o centro, clique, e se a figura será inscrita ou subscrita na circunferência. Informe o raio e clique.

82

Rectangle

Retângulo: Determine seu início, escolha entre área, dimensão ou rotação, se dimensão informe altura e largura (Tente trabalhar com coordenadas absolutas)

42

Arc

Arco: Desenha arcos de circunferências, habilite o comando, tecle “C” para informar o centro, informe seu início, e seu término, lembre-se que no AutoCAD o padrão é a rotação anti-horária.

46

Circle

Círculo: Habilite o comando, especifique o centro, escolha por 2 pontos, 3 pontos ou tangente tangente. Informe as solicitações na “Linha de Comando”.

58

Revision Cloud

Nuvem de Revisão: Para destacar informações importantes. Habilite o comando clique onde deseja que ela fique e mova o cursor até completa o tamanho que deseja.

-

Elipse

Elipse: Habilite o comando, informe o eixo ou o centro. Se a opção for o “eixo”, informe a distancia entre os eixo “X” e em seguida a informe a distancia entre os eixo “Y”, em seguida “ENTER”.

-

Elipse Arc

Arco de Elipse: Utilização semelhante a da Elipse. -

Insert Block

Inserir Bloco: Para inserir blocos armazenados na sua biblioteca, habilite, informe o local onde estão guardados seus blocos, escolha, e insira-o.

48

Make Block

Fazer um Bloco: Para armazenar blocos no desenho que está sendo feito, crie o desenho do bloco, em seguida habilite o comando, informe o solicitado no quadro de diálogos, e ele será salvo. Este comando permite que grave blocos somente no desenho que esta fazendo, se preferir guardá-lo em sua biblioteca, use o comando “WBLOCK”.

56

Hatch

Hachurar: Habilita o quadro de diálogos hachura, preenchimentos para cobrir certas áreas.

95

Gradiente

Gradiente: Assim com o “HATCH” preenche com efeito de cores certas áreas. -

Page 101: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

101

Barra de Ferramentas “MODIFY”

Ferramenta ícone Descrição Pg.

Erase

Apagar: Habilite o comando, clique nos objetos que deseja apagar e em seguida dê “ENTER”.

35

Copy

Copiar: Sua utilização é mais fácil se utilizar em conjunto com o “Osnap”. Entre ou acione o comando “Copy” (CO), selecione o objeto a ser copiado e de “ENTER”. Dê um clique no ponto inicial da cópia, depois digite o valor da onde quer que a cópia seja inserida ou clique no ponto de destino da cópia.

37

Mirror

Espelhar: Para espelhar objetos, habilite o comando “Mirror” (MI), selecione o objeto ou linha e dê “ENTER”, defina a linha de espelho (linha de simetria), que deverá ser indicado por dois pontos. Na linha de comando nos é perguntado se queremos apagar ou não o objeto que estamos espelhando, temos duas opções, pressione a tecla “N” para aceitar a opção “Não” (No) ou “Y” para aceitar a opção “Sim“ (Yes) e para terminar de “ENTER”.

39

Offset

Copiar para o lado: Para criar cópias de linhas para o lado de linhas, círculos, retângulos, quadrados, etc. Habilite o comando “Offset” (O), entre com o valor da distância da cópia na linha de comando; selecione o objeto que deseja copiar e clique sobre o lado que deseja ter a cópia. Muita atenção ao clicar no lado que queremos a cópia.

15

Array

Arranjo: Cria padrões circulares e retangulares a partir de um modelo, ao habilitar abre um quadro de diálogos que recebe as informações necessárias para criar os padrões.

43

Move

Mover: Com esta ferramenta pode-se mover/arrastar objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos de um lugar para outro. O atalho desta ferramenta é a tecla “M”. Habilite o comando “Move” (M), selecione o objeto que deseja mover e de “ENTER”. Clique no ponto de início do deslocamento e depois clique no ponto de término.

51

Rotate

Rotacionar: Com esta ferramenta pode-se rotacionar/girar objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos com base em um ponto. O atalho desta ferramenta é a tecla “RO”, e que ela pode ser facilmente confundido com o atalho da ferramenta “Redraw”(R). Selecione o objeto, dê “ENTER”, indique o ponto de giro, posicione e clique novamente.

71

Scale

Escalonar: Podemos alterar o tamanho de objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos, bastando selecionar o conjunto, informar o ponto referencia de aumento ou diminuição, pode-se alterar somente movendo o mouse, ou informando o fator multiplicativo de aumento ou redução.

60

Stretch

Esticar: Podemos alterar parte do tamanho de objetos, linhas, ou mesmo um grupo de objetos, bastando selecionar o conjunto, informar o ponto referencia de aumento ou diminuição da parte do objeto selecionado, pode-se alterar somente movendo o mouse, ou informando o fator multiplicativo de aumento ou redução.

83

Trim

Aparar: Com esta ferramenta podemos cortar linhas em relação a outra linha que podemos chamar de fronteira (barreira). As fronteiras podem estar cruzando as entidades. Entre ou acione o comando “Trim” (TR), selecione a linha que forma uma fronteira/barreira e de “ENTER”. Clique no lado que deseja ser cortado.

21

Extend

Extender: Podemos estender (esticar) uma linha ou várias, mas podemos selecionar todas as linhas que queremos estender/esticar, mas sempre uma de cada vez, acione o comando, selecione a fronteira ou barreira e depois selecione a metade mais próxima da fronteira/barreira e ao terminar de “ENTER”.

40

Page 102: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

102

Ferramenta ícone Descrição Pg.

Break at Point

Interrupção de Pontos: A ferramenta nos é útil para cortar as linhas, bastando selecionar a linha a ser cortada e, em seguida, o ponto em que ela será dividida.

-

Join

Juntar: Junta dois segmentos de reta na mesma direção, clique nas duas retas e dê “ENTER”.

-

Chamfer

Chanfrar: Com esta ferramenta podemos unir, chanfrar. Habilite o comando “Chanfer” (cha), selecione as linhas que deseja chanfrar o vértice e dê “ENTER”.

79

Fillet

Arredondar: Com esta ferramenta podemos unir, arredondar e cortar as pontas de duas linhas que se cruzam. Habilite o comando “Fillet” (F), selecione as linhas que deseja arredondar o vértice e dê “ENTER”.

16

Explode

Explodir: Separa conjuntos de objetos, basta clicar sobre o objeto formado por vários objetos e dar “ENTER”.

36

Outras Dicas

Comando Dist

Utilizado para medir objetos digite “dist” e pressionar “ENTER”, em seguida clique sobre primeiro ponto do objeto que se deseja obter a medida e depois clicar no outro ponto para saber a medida exata.

GRID (F7)

Nada mais é que uma grade, isso mesmo são pontos na tela de modo a ajudar no entendimento e na elabo-ração de algum projeto. Uma observação a ser feita é que eles são apenas pontos de referências, sendo assim, no momento da impressão eles não serão impressos.

Modo de seleção Crossing

Seleciona todos os elementos que são atravessados pela janela de seleção, tendo como ponto inicial definido da direita para a esquerda. Esse tipo de seleção é muito utilizado para selecionar portas, janelas etc. Também é utilizado para selecionar grandes objetos e linhas, pois, não precisamos fazer uma janela se de seleção ao redor do objeto inteiro, podemos fazer em uma pequena parte dele e em conseqüência todo o objeto será selecionado.

ORTHO (F8)

Com este comando ativado podemos desenhar linhas ortogonais, ou mesmo, indicar a direção de alguma tarefa a ser executada somente no eixo X e Y, ou seja, as linhas não poderão ser desenhadas no eixo Z. Com

este comando ativado podemos desenhar linhas ortogonais, ou mesmo, indicar a direção de alguma tarefa ser executada somente no eixo “X” e “Y”, ou seja, as linhas não poderão ser desenhadas no eixo Z.

OSNAP (F3)

Com este comando ativado podemos selecionar pontos geométricos com precisão, como por ex: o final de uma linha (Endpoint), o meio de uma linha (Midpoint), etc, Isso por que quando ativamos esse comando ao movimentar o cursor do mouse ele grudará aos pontos geométricos pré-determinado. Uma observação é que podemos configurar esses pontos pré-determinados (veja como fazer isso na pág. 32). Ressaltamos que cada usuário tem um tipo de necessidade, sendo assim, você deve saber por onde costuma selecionar determinados objetos e assim configurar conforme essa necessidade, assim economizará tempo e desenvolverá com muito mais facilidade seus projetos.

Page 103: Apostlia AutoCAD Des Arquitetonico

103

Abaixo mostraremos os pontos geométricos mais comuns que podemos configurar juntos com suas funções:

Endpoint: o cursor agarra o ponto final de uma linha.

Midpoint: o cursor agarra exatamente no meio de uma linha.

Center: o cursor agarra no ponto central do arco.

Quadrant: o cursor agarra os quadrantes de arcos e círculos, sendo 0°, 90°, 180° ou 270°.

Intersection: o cursor agarra na interseção das linhas.

Perpedicular: O cursor agarra no futuro ponto de intersecção de 2 linhas

Tangente: o cursor agarra na tangente da circunferência, arco, ou elipse.

Nearest: o cursor agarra em qualquer ponto da linha.

SNAP (F9)

Ao executar este comando o cursor do mo use passa a funcionar como se os pontos da grade (caso esteja ativada) fosse um ímã, ou seja, ele permite que o cursor só se desloque grudando nos pontos. Pode ser notado melhor isso se o comando “Grid” (F7) estiver ativado, mas caso não esteja, também será percebido que o cursor do mouse será atraído conforme a configuração da grade.


Top Related