Transcript
Page 1: Aplicativo financeiro

C M Y KCMYK

EconomianoDFBrasilienses criam oDenare, aplicativo gratuito para smartphone de controle econômico pormeio de umgame. São os primeirosbrasileiros a vencer oMobile Premier Awards, que reuniu 1,4mil concorrentes em fevereiro durante congressomundial na Espanha

TECNOLOGIA

29 • Cidades • Brasília, sábado, 2 de março de 2013 • CORREIO BRAZILIENSE

Repórteres e fotógrafos doCCoorrrreeiioo receberam ontem o PrêmioCorreio Braziliense de Jornalismodos últimos cinco meses de 2012.Em dezembro, o primeiro lugarficou com a repórter e colunistaConceição Freitas e a coberturasobre a morte de Oscar Niemeyer.O fotógrafo Iano Andrade levou oprêmio pelas imagens queregistrou durante o velório e ofuneral do arquiteto, no Rio deJaneiro. Em novembro, apremiação foi para o repórter LuizRoberto Guimarães, com a matériasobre o flagrante em vídeo de umsequestro relâmpago na 202 Sul. Amelhor foto foi a da estagiáriaMirelle Pinheiro, que registrou oflagrante de uma explosão nasubestação da CEB no Ministériodos Esportes.

Em outubro, Lilian Tahan eArthur Paganini conseguiram omérito de melhor reportagem, comas matérias sobre os aumentos desalários na Câmara Legislativa.

Premiados

BRUNOKENJ, DIRETORDETECNOLOGIADA IDEVELOPEUMDOSDESENVOLVEDORESDOAPLICATIVODENARE

Deonde surgiu a ideia de criar umgerenciador de finanças pessoais?Utilizávamos alguns aplicativos na tentativa de administrar os

gastos, mas, por falta de atualização e capacidade de armazenar osdados publicados, logo abandonávamos esses programas.Decidimos, então, desenvolver um programa com possibilidade debackup e que ainda é interativo.

Qual é a importância do prêmio para a equipe da iDevelop?A emoção de representar o Brasil em um evento internacional é

enorme. Vencer o Mobile Premier Awards é o reconhecimento de queestamos no caminho certo. Para nós, a oportunidade de terparticipado do Mobile World Congress permitirá explicarmos àspessoas como a tecnologia pode ajudar a solucionar algunsproblemas do cotidiano.

Quais são os planos para oDenare?Conseguir um financiamento para continuar a aprimorar a

ferramenta e torná-la disponível para computadores e outrossistemas operacionais móveis, como o Android e IOS. Se isso virarrealidade, poderemos até mesmo abrir uma empresa dedicada aodesenvolvimento desse tipo de aplicativo.

Três perguntas para

Para sabermais

O Mobile World Congress(MWC) é a maior feira de tele-comunicações e dispositivosmóveis do mundo. O evento,cuja primeira edição foi reali-zada em 1987, ocorre todo anoem fevereiro e, desde 2006, é se-diado em Barcelona, na Espa-nha. É a combinação de umamegaexposição para a indús-tria móvel, além de conferênciacom importantes executivos deoperadoras móveis, fabricantesde dispositivos, provedores detecnologia, fornecedores e pro-prietários de conteúdo. Esteano, o MWC ocorreu de 24 a 28de fevereiro e reuniu 72 mil vi-sitantes, recorde de público se-gundo os organizadores. Maisde 1,7 mil empresas de tecnolo-gia fizeram exposições de pro-dutos e serviços em uma áreade 94 mil metros quadrados. Ocongresso movimentou 320 mi-lhões de euros, 19 milhões amais do que em 2012.

Recorde depúblico

Vida financeira em tempo real

Iano Andrade foi premiado pelamelhor foto, com a imagem de umgaroto atropelado por uma vanescolar no Riacho Fundo. Os lourosde melhor fotografia em setembrotambém foram para Iano, com oflagrante da mensagem do celularda então senadora Marta Suplicy,preocupada com a sucessão noSenado. A reportagem vencedora foia da jornalista e colunista LilianTahan, sobre o superfaturamento deuma cartilha feita pelaAdministração Regional de Águas

Claras, que acabou provocando aexoneração do administrador. Emagosto, a editoria de Economia levouo prêmio de melhor reportagem,com a cobertura da greve dosservidores públicos federais. Afotógrafa Monique Renne ganhou otroféu graças a uma foto de AndressaMendonça, mulher do bicheiroCarlinhos Cachoeira, durante CPI noCongresso. Os prêmios foramentregues pela editora-chefe doCCoorrrreeiio, Ana Dubeux, e pelo editorexecutivo Plácido Fernandes Vieira.

Carlos Moura/CB/D.A Press

BrunoSouza (E), BrunoKenj e EdnaldoSouzausaramtécnicasde jogosaliadasàgestão financeira: projeto levou seismesesde trabalho

» SHEILA OLIVEIRA

U m aplicativo gratuitocapaz de controlar osgastos financeiros pormeio de uma compe-

tição de game ganhou o prê-mio mundial de melhor pro-grama para smartphone. Seisbrasilienses que atuam na áreade tecnologia desenvolveram aferramenta intitulada Denare.O gerenciador concorreu commais de 1,4 mil softwares detodo o mundo ao Mobile Pre-mier Awards (MPA), na catego-r ia RingMasters, durante oevento realizado em Barcelo-na, na Espanha.

De acordo com um dos cria-dores do aplicativo, o diretorde tecnologia e sócio da iDeve-lop — empresa de desenvolvi-mento de games que tem, en-tre seus produtos, o Herocop-ter, um game para cegos, e oGPS para cães — Bruno Kenj,29 anos, o diferencial está nainterat ividade e diversão.“Quando a pessoa faz um lan-çamento, seja receita ou des-pesa, acumula automatica-mente pontos que podem serutilizados para customizar ouaumentar as habilidades doDenare, que nada mais é queum boneco”, explica Kenj. Osinventores associaram técnicasde jogos à gestão financeira, oque torna a criação inédita.

O aplicativo pode ser usadotanto por uma criança, que re-cebe a mesada dos pais, quan-to por um adulto que quer ad-ministrar melhor o próprio sa-lário. O gerenciador utiliza fer-ramentas simples como a dofluxo de caixa ao contabilizar omontante ganho e o gasto du-rante todo o mês. O usuáriopode pagar uma conta e digitarimediatamente no celular oquanto gastou. Assim, ele atua-liza a vida financeira em temporeal, o que garante não ir para ocheque especial. A ferramentapossibilita ainda a criação demetas e desafios.

Segundo Kenj, o Denare con-tou com mais de R$ 150 mil eminvestimentos ao longo de seismeses. “Em janeiro, disponibi-lizamos o software na platafor-ma Windows Phone. Registra-mos cerca de 1,5 mil downloadsem um mês”, conta ele. O perfildo público interessado no ge-renciador varia entre 20 e 35anos, sendo a maioria homem.O desafio dos desenvolvedores,no entanto, é atrair o públicoadolescente. “Por se tratar deum aplicativo que tem em suacomposição o gerenciamentode gastos e o game, esperamostornar a ferramenta uma espé-cie de amigo financeiro para ousuário”, afirma o empresário.

Apesar de não ter a tradição nacriação de softwares para uso emsmartphones, a iDevelop se firmano mercado nacional de tecnolo-gia como referência na formula-ção de apps. “Com essa vitória,temos uma responsabilidadeainda maior em relação ao traba-lho desenvolvido. Nosso objetivo

a partir de agora é divulgar o De-nare”, declara o Bruno Kenj.

Os planos do empresário sãoobter financiamento interna-cional para aprimorar a ferra-menta e torná-la acessível paracomputadores e tablets, alémde disponibilizar os pontos doDenare nas redes sociais. “Caso

isso ocorra, planejamos criaruma empresa com o nome deDenare para continuar a desen-volver aplicativos exclusiva-mente na área de gestão finan-ceira”, planeja Kenj.

Uma pesquisa do InstitutoNielsen divulgada em fevereiromostrou que 75% dos brasilei-ros usam seus celulares paraacessarem redes sociais — a ta-xa é a mais alta entre os 10 paí-ses pesquisados: Austrália, Chi-na, Índia, Itália, Rússia, Coreiado Sul, Turquia, Estados Unidose Reino Unido.

O Denare é o primeiro soft-ware brasileiro a receber umprêmio na Mobile World Con-gress (MWP). No ano passado, ogerenciador havia vencido co-mo melhor ferramenta na App-Circus, realizado em São Paulo,e obtido o direito de ir para oMPA. O Mobile Premier Awardsdeste ano teve outros dois ven-cedores, o italiano Atooma e ocolombiano Grabbity. O Atoo-ma levou o prêmio do júri, en-quanto o Grabbity ficou comprêmios distribuídos pela orga-nizadora da premiação.

Total de downloadsdo aplicativo Denare em ummês

1,5MIL

Comessa vitória,temos umaresponsabilidadeaindamaior emrelação ao trabalhodesenvolvido. Nossoobjetivo a partir deagora é divulgar oDenare”

Bruno Kenj,29 anos, um dos criadores

Oeventomundial ocorre sempre em fevereiro: desde 2006 emBarcelona

Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press

GSMA/Divulgação

Top Related