Transcript
Page 1: Acidente no Trabalho

Acidentes no Trabalho

Page 2: Acidente no Trabalho
Page 3: Acidente no Trabalho

•A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;

Consideram-se, também, como acidente do

trabalho:

Page 4: Acidente no Trabalho

•Acidente de trajeto - ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

•Acidente típico - ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;

Page 5: Acidente no Trabalho

Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

O Que é Acidente no Trabalho?

Page 6: Acidente no Trabalho
Page 7: Acidente no Trabalho

Os primeiros quinze dias são pagos pela empresa. A partir do 16º dia, a licença é paga pela Previdência Social.

Licença médica em caso de acidente de trabalho

Page 8: Acidente no Trabalho

Auxílio-doença acidentário e auxílio

acidente

Auxílio-doença acidentário é o nome do benefício previdenciário recebido nas licenças superiores a 15 dias, causadas por acidente de trabalho. O valor recebido corresponde a 91% do salário de benefício. Não é exigido um número mínimo de contribuições.

Page 9: Acidente no Trabalho

Estabilidade no emprego em caso de acidente de trabalho

É garantida estabilidade no emprego durante pelo menos doze meses após a cessação do auxílio-doença acidentário.Lei 8213 (art.118)

Page 10: Acidente no Trabalho

Onde atua o profissional de Segurança do Trabalho?

  Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agroindústrias.

Page 11: Acidente no Trabalho

Não serão consideradas como doença do trabalho

A doença degenerativa; A inerente ao grupo etário; A que não produz capacidade laborativa;  A doença endêmica, salvo comprovação de que resultou de exposição ou contato direto, determinado pela natureza do trabalho.

Page 12: Acidente no Trabalho

Deve usar sempre; ficar livre de acidentes...

Page 13: Acidente no Trabalho

O QUE É CAT?

 É um formulário que deve ser preenchido para: que o acidente seja legalmente reconhecido pelo INSS;

QUEM DEVE PREENCHER A CAT?

O setor de pessoal da empresa é o responsável pelo preenchimento da CAT.  Na falta de comunicação por parte da empresa, a mesma poderá ser feita pelo próprio acidentado. 

Page 14: Acidente no Trabalho
Page 15: Acidente no Trabalho
Page 16: Acidente no Trabalho

PRINCIPAIS FATORES QUE CAUSAM OS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO CAUSAS DOS ACIDENTES

• Falha Humana · inadequação entre o homem e a função; -seleção ineficaz; -falhas de treinamento; -problemas de relacionamento com a chefia ou companheiros; -política salarial e promocional imprópria; -clima de insegurança quanto à manutenção do emprego;-diversas características de personalidade.

Page 17: Acidente no Trabalho

· Falta de iluminação;· Ruídos em excesso;· Falta de proteção nas partes móveis das máquinas;· Falta de limpeza e ordem (asseio);· Passagens e corredores obstruídos;· Piso escorregadio;· Proteção insuficiente ou ausente para o trabalhador. 

Fatores Ambientais

Page 18: Acidente no Trabalho

BENEFÍCIOS DECORRENTES DO ACIDENTE DE TRABALHO

I. Aposentadoria por invalidez;II. Auxílio-doença;III.Auxílio-acidente; IV.Pensão por morte; V.Pecúlio por invalidez;VI.Serviço social;VII.Reabilitação profissional.

Page 19: Acidente no Trabalho
Page 20: Acidente no Trabalho

OBRIGAÇÕES DA EMPRESA

A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. 

Page 21: Acidente no Trabalho
Page 22: Acidente no Trabalho

ESTABILIDADE PROVISÓRIA DO ACIDENTADO

O segurado que sofreu acidente de trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.

Page 23: Acidente no Trabalho
Page 24: Acidente no Trabalho

Onde reclamar?

Caso você sofra acidente de trabalho e não for assistido adequadamente por sua empresa, você pode recorrer ao Ministério do Trabalho e ou a Delegacia Regional do Trabalho para que as providências sejam tomadas.

Page 25: Acidente no Trabalho

Pedido de indenizações

O tempo máximo para solicitar indenização por acidente de trabalho é de 5 anos. O período é contado a partir da data em que foi caracterizado o acidente ou a doença ocupacional. Após este período, há prescrição do prazo e a indenização não será paga.

Page 26: Acidente no Trabalho

Veja esse Vídeo

http://youtu.be/rqWM51_xbvg

Page 27: Acidente no Trabalho

Obrigada pela Atenção

Nayane Ferreira Da Silva


Top Related