Download - A voz do povo #111

Transcript
Page 1: A voz do povo #111

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ 2 Coelhos (Nacional)

◗◗ Alvin e os Esquilos 3

◗◗ As Aventuras de Tintim

◗◗ Gato de Botas

◗◗ Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

◗◗ Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 29ºc • Max 24ºc

Chuvoso durante o dia e a noite.

◗ Sábado . . . . . . .Min 18ºc • Max 28ºc

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos

de nublado, com chuva a qualquer hora.

◗ Domingo . . . . .Min 17ºc • Max 30ºc

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Novo Hyundai Azera 2012, com preços a partir de R$ 109.920

Os maridos medizem que vêem

as suas esposas naTereza Cristina.

Christiane Torloni Atriz, sobre a vilã que interpreta nanovela "Fina Estampa", da Rede

Globo para revista ISTO É

Page 2: A voz do povo #111

2

Saldo negativo de mais de 20 mil empregos,um deficit de 4,7 milhões de dólares nabalança comercial - o maior desde 2006 - e

importações de mais de 6 milhões de dólares. Sãonúmeros alarmantes que demonstram a gravesituação que a indústria têxtil e de confecçãobrasileira fechou o ano de 2011. Dados reveladospela Abit (Associação Brasileira da IndústriaTêxtil) que, numa iniciativa inédita, inauguroudia 17 em São Paulo o "Importômetro", painelque contabiliza o número de importações de têx-teis e de confeccionados e o número de empregosque deixam de ser gerados em consequênciadessas transações.

Há quase 20 anos o setor vem perdendo força,mas continua lutando bravamente para mantersua produção. O lançamento da campanhanacional "Moda Brasileira: Eu uso, Eu assino",organizada pela Abit e Sinditêxtil-SP, é mais umatentativa de reverter esse quadro e sensibilizar ogoverno federal para o crescente número de

importações desleais. Em 2011, as importações - principalmente da

China - cresceram 40,6%, enquanto a produçãonacional têxtil caiu 14,7% e a de vestuário,3,2%. Com a perda de competitividade daindústria brasileira, medidas de urgência pre-cisam ser adotadas para o fortalecimento dosetor. A Abit iniciou a coleta de assinaturas paralevar ao Congresso Nacional pedido paramudança do regime tributário de importação deprodutos têxteis.

Para ser apresentada à Câmara dos Deputadose tramitar como Projeto de Lei de IniciativaPopular no Congresso, visando alteração napolítica de tributação, são necessárias mais de 1milhão de assinaturas. Todos podemos apoiaressa iniciativa, em favor do emprego e da va-lorização da indústria nacional. Coloque umponto de coleta de assinaturas na sua empresa, nafaculdade, escolas técnicas, produtoras, pode serassinatura física (em papel) ou pela internet.

As orientações estão no site da Abit(abit.org.br/empregabrasil).

O presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho,entre as suas colocações no lançamento da cam-panha, fez uma observação que destaco sobre asituação atual do setor diante do volume deimportações: "lamentavelmente, o emprego nãoé gerado no Brasil. Ele é gerado na China".Esperamos que o governo esteja sensível ao cla-mor da indústria têxtil, que não pede por vanta-gens, mas um tratamento justo e uma formaisonômica de competição, para que possa mantero emprego de mais de 1,7 milhão de pessoas.

Chico Sardellié deputado estadual (PV),

coordenador da FrenteParlamentar em Defesa doSetor Têxtil e de Confecção

■ INDICAÇÃOO vereador Antonio Carlos Ribeiro, o

Carlão Motorista (PDT), protocolou, umaindicação sugerindo limpeza em calçada eponto de ônibus na avenida AugustoScomparim, entre a rua Croácia e a avenidaNatálio Rozinelli, no Jardim Europa IV. Oparlamentar destaca que essa é uma antigareivindicação de moradores e que o local apre-senta péssimas condições.

"Além de mato alto, há acúmulo de lixonessa área. A falta de poda em algumas árvorestambém tem prejudicado a iluminação nesseponto de ônibus, causando insegurança entreos usuários do transporte público", afirmou.O vereador destaca, ainda, a presença de inse-tos e animais peçonhentos nessa área.

■ LIXEIRAOs vereadores de Santa Bárbara d'Oeste

aprovaram na sessão da Câmara, a 2ª ReuniãoOrdinária do ano, o Projeto de Lei nº120/2011, que dispõe sobre a instalação emveículos de transporte coletivo urbano de li-xeiras em seu interior. A propositura, de auto-ria do vereador José Antonio AborihanGonçalves, o Zeca (PCdoB).

■ ANIMAISA Assessoria do empresário Omar Najar

ficou bastante indignada com informações quecircurlaram na rede social no facebook, de queo provável candidato a Prefeito de Americanaé contra causas em favor dos animais comboatos de que o mesmo teria matado a tirosum cachorro da raça Rotweiller em tempospassados, animal esse que Omar era dono.

■ COBRANÇAO vereador Valdecir Duzzi (PSDB) esteve

na regional do bairro Praia Azul para verificaras condições dos equipamentos e maqui-nários. Segundo o parlamentar, diversosmoradores têm reclamando da demora noatendimento das solicitações feitas à regional.O ver. conversou com o funcionárioReginaldo Cardoso, que opera a máquinaretro-escavadeira, que relatou que já faz trêssemanas que a mesma encontra-se parada.

"Podemos considerar que 60% do traba-lho da regional dependem da retro-esca-vadeira, isso porque ela é essencial namanutenção e reparação do asfalto e serviçosgerais no bairro", explicou. O conserto já foisolicitado à Secretaria de Obras e ServiçosUrbanos.Duzzi disse que cobrar o consertoda máquina e propor ao secretário FlávioBiondo a realização de uma força-tarefa comoutras regionais para a realização de um'cata-treco' na região da Praia Azul.

1

"Importômetro" têxtil

1- No inicio de sua Administração o Prefeito Mario Heins e esposa Karen receberam a visita do ator Marcos Frota.2- O Diretor da Guarda Municipal de Americana Teo Feola ao lado da bandeira brasileira.3- Governador Geraldo Alckmin, Deputado Aline Corrêa e Prefeito Diego De Nadai no click.

2

3

Page 3: A voz do povo #111

Reportagem3

As praças esportivas de Americanaestão sendo alvo de ladrões e vêmsofrendo sucessivos furtos nos últi-

mos meses. Com esses prejuízos contra opatrimônio público, quem arca com as con-sequências é a população americanense, queutiliza esses espaços para lazer e práticaesportiva.

No final do ano passado, furtaram motor,bomba, filtro e registros da piscina da Praça deEsportes "Roberto Polatti", no bairro AntonioZanaga. Os ladrões estouraram a porta de açoque dá acesso a esse material, utilizado nalimpeza da piscina e, sem eles, o local fica semcondições de uso pela população.

Na última semana, foi a vez dos moradores

do Jardim Ipiranga sofrerem com os prejuí-zos. A Praça de Esportes "Aristides Pisoni"teve os dois placares eletrônicos da cancha debocha furtados. Ambos os assaltos ocorreramdurante a madrugada.

O secretário municipal de Esportes, MárioAntonucci, lamenta o ocorrido. "Infeliz-mente isso prejudica o local, que é utilizadoexclusivamente pelos moradores de nossacidade. A gente trabalha para manter sempreem ordem, mas isso vem atrapalhandodemais", desabafou.

A Guarda Municipal de Americana(Gama) trabalha para recuperar os objetosfurtados e inibir a presença de delinquentesnos locais públicos do município.

Uma operação conjunta das guardasmunicipais de Americana e SantaBárbara d`Oeste resultou na localiza-ção de uma central de entorpecentes,na Rua dos Guaranis, no bairro SãoFrancisco, em Santa Bárbara d`Oeste,por volta das 17h, da segunda-feira,dia 16. No local foram apreendidos3,7kg de cocaína, crack e maconha.Foi preso o ajudante geral D.S.S., 32,o Boiadeiro. Ele tem antecedentes portráfico de drogas.

A localização da central de drogasfoi possível graças a uma denúncia quechegou à sede da Gama informandosobre a existência de drogas naresidência dos fundos. Como se trata-va da cidade vizinha, os patrulheirosentraram em contato com os guardasde apoio de Santa Bárbara d`Oeste.

Boiadeiro foi encontrado em frenteà casa portando uma mochila comdroga. Ele confessou que tinha maisentorpecente na residência, ondeforam apreendidos um tijolo com demaconha com 1,2kg, cerca de 1,4kgde cocaína e 700g de crack. Além deeletroeletrônicos e um liquidificadorcom resquícios de cocaína.

O suspeito foi encaminhado aoplantão policial acusado por tráfico dedrogas e depois levado à Cadeia deSumaré.

Guardasmunicipaisdescobremcentral de distribuiçãode drogas

Praças de esportes de Americanasão alvo de furtos

Romep apreende munição contrablindado perto de agência bancária

MMaarriioo AAnnttoonnuuccccii:: "Isso vem nos atrapalhando demais"

Uma denúncia anônima levou guar-das municipais da Romep (RondaOstensiva Municipal Especial

Preventiva) na localização de uma muniçãocalibre ponto 50 (antiblindado) no canteiroperto ao Banco do Brasil, na Avenida Pas-choal Ardito, em Americana.

A localização ocorreu por volta das 16h daquinta-feira, dia 19 e a ocorrência foi re-gistrada no 3º Distrito Policial. Segundoespecialistas, a munição pode ser usadapara tentar atravessar veículos ou por-tas blindadas e, dependendo da situação, até mesmo paredes de con-creto.

Os guardas não localizaram teste-munhas que pudessem esclarecer quem

teria derruba-do a munição.A investigaçãosobre o assunto seráconduzida pelaP o l í c i aCivil.

Foto: Jornal O Jogo

Page 4: A voz do povo #111

Janeiro 2012

Page 5: A voz do povo #111

5Segurança

Após mais um ano de importantes in-vestimentos, a Guarda Municipal deAmericana fechou o balanço de ocor-

rências atendidas em 2011 e comemorou aatuação dos guardas nas ruas da cidade. Aotodo, foram 39.734 ocorrências, com 210 fla-grantes, 352 pessoas presas e 43 menoresencaminhados ao Naia (Núcleo de Atendi-mento Integrado de Americana).

Somente no mês de dezembro, a guarda re-gistrou 4.479 ocorrências, fez 15 flagrantes,prendeu 23 presos e encaminhou três menoresao Naia. Comparado a 2010, a GAMA re-gistrou 12.564 ocorrências a mais em 2011.No ano retrasado, a guarda registrou 27.170chamados, 173 flagrantes, 260 presos e 34encaminhados ao Núcleo.

Para o diretor da autarquia, Marcelo Feola,esse aumento de ocorrências deve-se, sobretu-do, ao aumento do efetivo e de veículos daGuarda nas ruas. "Focamos na segurança da

GAMA registrou em 2011 mais de39 mil ocorrências atendidas

população e, com base nisso, buscamos inces-santemente novos investimentos. É importanteque os moradores saibam que possam contarcom a Guarda Municipal", afirmou Feola.

Durante todo o ano de 2011, o prefeitoDiego De Nadai anunciou diversos investi-mentos na Guarda, como a aquisição de 97coletes à prova de bala, troca dos rádiosanalógicos por 66 aparelhos digitais, nova frotade carros (21 Gol 1.6 e cinco viaturas JETTA2.0), seis novos guardas para a equipe do canilda autarquia, lançamento do programaGAMA Protege, aprovação de lei, permitindoo aumento do efetivo, passando de 340 para510 vagas (20 vagas para mulheres e 150 parahomens), finalização do processo licitatóriopara o projeto de videomonitoramento, orçadoem aproximadamente R$ 2 milhões, e permis-são de uso de áreas de camping da Praia dosNamorados para centro de treinamento daguarda.

Grupo de Operações com Cães participa de troca deexperiências com guardas de Amparo e Serra Negra

As equipes de canil das guardas municipaisde Amparo e Serra Negra participaramnesse mês de uma troca de experiência

com o GOC (Grupo de Operações com Cães) daGama (Guarda Municipal de Americana). O localescolhido para as atividades foi as imediações daCasa Herman Müller, no bairro Carioba, emAmericana.

A área foi excelente para os treinamentos delocalização de entorpecentes, pois as casasdesabitadas foram utilizadas como esconderijo dedroga, chegando bem próximo do cenário real. O

cão labrador Black, de 3 anos, tem se destacado nasabordagens realizadas pela guarda americanense.

As atividades também foram realizadas com omalinois Batman, de 3 anos, que auxilia no patru-lhamento. Ano passado, ele ajudou na detenção deum homem que roubou a bolsa de uma mulher eesfaqueou de raspão a cabeça da vítima, em umponto de ônibus, no bairro Carioba.

Nero, rotweiller de 3 anos, foi usado nos treina-mentos para evitar tumultos em aglomerações depessoas.

O cinotécnico (especialista em adestramento),

GCM Fernandes, disse que o cão auxilia na abor-dagem porque, ainda que o patrulheiro façamenção de atirar, em alguns casos o suspeitoreage. "Com o cão, a abordagem é mais rápidaporque o suspeito para quase que imediata-mente", comentou.

Por determinação do diretor da Gama, TéoFeola, as atividades do Canil estão sendo imple-mentadas com exibições em escolas com os cãesSnoopy (labrador) e Lua (boder collie), amboscom 2 anos. O objetivo é aproximar as crianças ecomunidade escolar dos patrulheiros.

Page 6: A voz do povo #111

6Santa Bárbara

Santa Bárbara d'Oeste atraiu, em 2010,US$ 60,85 milhões em investimentosanunciados por duas importantes empre-

sas para a economia local: a Denso do Brasil eas Indústrias Romi. As multinacionais dossetores automotivo e de máquinas e equipa-mentos foram responsáveis pelo aporte investi-mento deste volume de recursos. Os dadosconstam da Pesquisa de InvestimentosAnunciados no Estado de São Paulo (Piesp) em2010, feita pela Fundação SEADE.

A pesquisa detalha os anúncios do ponto devista setorial e contribui para conhecer as prin-cipais tendências da economia paulista. AFundação SEADE coletou e compilou dados

de investimentos feitos pelas empresas, a partirde anúncios publicados no Valor Econômico,Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, DCI eoutros.

Santa Bárbara d'Oeste deve grande parte deseus investimentos em 2010 à multinacionalautomotiva Denso do Brasil, conquistada pelaadministração Mário Heins e responsável por59% do montante investido na cidade. AsIndústrias Romi, por sua vez, foram respon-sáveis pelo investimento de US$ 24,44 milhõesno município.

Para o secretário de DesenvolvimentoEconômico, Christovão Silveira, a pesquisamostra os primeiros resultados de uma política

de diversificação do setor industrial barbarense."É de fundamental importância que a econo-mia de um município não seja dependente deapenas um segmento, para que não fiquemossujeitos a oscilações de determinadas econo-mias", disse.

O secretário citou grandes investimentos pri-vados feitos em Santa Bárbara no ano seguinte,como a vinda da TRBR para a cidade e aampliação produtiva da Covolan Têxtil, queadquiriu mais equipamentos e atingiu a pro-dução de 4,3 milhões de metros de tecidos aomês. "E para 2012, estamos prestes a anunciarnovos grandes investimentos privados",adiantou.

Nesta quarta-feira (25), foi publicada a LeiMunicipal n° 3.358 de 23 de janeiro de 2012,que institui no município de Santa Bárbarad'Oeste o Programa Social Municipal deProfissionalização de Adolescentes, assim comoautoriza a Administração Pública a firmar parce-ria, por meio de convênio, com entidade sem finslucrativos, que tenha por objetivo a assistência aoadolescente e à educação profissional, registradasno Conselho Municipal dos Direitos da Criançae do Adolescente, para contratação de apren-dizes.

De acordo com o artigo 2º da Lei, o ProgramaSocial Municipal de Profissionalização deAdolescentes na condição de Aprendiz tem porobjetivos criar oportunidade de ingresso do ado-lescente no mercado de trabalho, propiciarcondições para exercer uma iniciação profissio-nal na área de serviços administrativos; garantir acontinuidade ao processo de formação do adoles-cente; valorizar a escolaridade, bem como a buscaconstante de novos conhecimentos através deatividades práticas que os estimulem e propor-cionar aos adolescentes condições efetivas paraexercer uma ocupação profissional, desenvolven-do suas aptidões físicas, morais e intelectuais.

Para mais informações, a Lei está disponívelpara consulta na página oficial do município nainternet (www.santabarbara.sp.gov.br).

Prefeito publica leique institui programa deprofissionalizaçãopara adolescentes

Santa Bárbara d'Oeste atrai US$ 60,85 milhões

de investimentos em 2010

PPrreeffeeiittoo MMaarriioo HHeeiinnss

Page 7: A voz do povo #111

7Capa

SSeeccrreettáárriioo ddee SSaaúúddee FFaabbrriizziioo BBoorrddoonn ddeessttaaccoouu pprroojjeettooss nnoo HHoossppiittaall MMuunniicciippaall

Americana está desde o mês de abril de 2011informatizando toda a rede de saúde. Vintee três unidades de saúde já estão informati-

zadas e utilizando o sistema SAP, desenvolvido pelaG2 Tecnologia e, hoje, teve início o processo de inte-gração do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldià rede pública do município.

Todos os coordenadores, encarregados e chefes desetores se reuniram com a equipe da G2 Tecnologia ecom o diretor superintendente da Fusame, EduardoPereira, além do secretário de Saúde, FabrizioBordon, e do coordenador geral do projeto deinformatização, Agnaldo Aparecido de OliveiraJúnior.

"O novo sistema vai integrar o Hospital Municipalcom toda a rede de Americana. Hoje o HM já temum sistema, uma boa base de trabalho que não estáinterligada com a rede e essa troca se faz necessária.Com o sistema da SAP, o gestor tem em mãos umgrande produto que auxilia na tomada das decisões",comentou Eduardo. O superintendente pediu aosfuncionários que se dedicassem e se empenhassem noprocesso da informatização. "Todos estão habituadosa trabalhar num sistema desenvolvido internamente eque será substituído. E por essa razão pode havermomentos de tensão, mas que serão solucionados",acrescentou.

O secretário de Saúde reiterou o pedido de dedi-cação e afirmou que o projeto é sucesso nas unidadesjá informatizadas. "Todos serão capacitados parasaber usar o sistema. A integração já está acontecendoe é necessária. Antes havia um descontrole em funçãoda falta da informatização o que hoje não está maisacontecendo. É um projeto muito importante paraAmericana", disse.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, oprojeto prevê a informatização e integração dasunidades de saúde do município, o que inclui quatrounidades de pronto atendimento, 23 unidades bási-cas de saúde e de saúde da família, Núcleo deEspecialidades, Central de Regulação, Centro deAtenção Psicossocial Adulto, Centro de Atenção

Psicossocial Infantil, Hospital Infantil e o HospitalMunicipal.

O diretor executivo da G2, Gilberto Vieira Filho,explicou que, com a integração, a cidade deAmericana está unificando o sistema de saúde, pas-sando a gerar indicadores, controlar medicamentos eestoques, faturamento, despesas e, principalmente,gerenciar com eficiência o atendimento aos cidadãos."Com a tecnologia SAP, a Secretaria de Saúde tem,por exemplo, informações sobre procedimentos feitosnos pacientes e controle de prontuário, sabendo ondeele foi atendido e que medicamentos retirou e embreve, quanto custou", comentou.

"O Hospital Municipal está bem informatizado epossui um sistema que atende as necessidades daunidade. O novo sistema vai possibilitar ir além. APrefeitura de Americana tem se demonstrado muitopreocupada com a integração da rede e tem sidomuito veloz na compra de equipamentos e moder-

nização da sua estrutura de informática", disseGilberto.

Até o dia 17 de janeiro, as 23 unidades informati-zadas já tinham 83.389 pacientes cadastrados no sis-tema, 111.555 atendimentos foram realizados assimcomo 59.483 agendamentos de consultas. Para possi-bilitar a instalação do sistema da SAP foi necessárioinvestimento em equipamentos e rede. Até o momen-to, foram investidos mais de R$ 500.000,00.

Um dos aspectos mais interessantes da informatiza-ção da área de saúde em Americana é que o novo sis-tema possibilitou a criação do Cartão Saúde. O cartãocontém o nome, a data de nascimento, a cidade, onúmero do cartão saúde de Americana e possui trêsclassificações: adulto, infantil e preferencial. Com ele,todo atendimento feito pelo usuário do SistemaÚnico de Saúde em qualquer unidade do municípioestá sendo registrado em um cadastro único.

Hospital Municipal começa a ser integradoà rede de saúde pública de Americana

Informatização

Em reunião do colegiado gestor oeste dosmunicípios integrantes do DepartamentoRegional de Saúde VII (Campinas), foi assi-nado um termo que cria a Rede de Atenção àUrgência (RAU). Responsáveis por cadamunicípio se reuniram durante 15 dias emontaram o projeto, que hoje foi firmado econsolidado.

Segundo a enfermeira coordenadora deurgência e emergência da rede pública desaúde de Americana, Adriana Pacheco, aRAU segue a política de atendimento àsurgências no Ministério da Saúde e vaiotimizar o que cada município tem em ter-mos de hospital e melhorar o atendimentoaos moradores dos mais de 40 municípiosintegrantes da DRS VII.

"O Hospital Municipal Dr. WaldemarTebaldi já era referência em traumatologia,mas agora é oficialmente. O olhar doMinistério da Saúde passa a ser outro tornan-do o HM definitivamente conhecido entre osmunicípios da região. Com a RAU,Americana vai receber mais recursos, quepodem ser utilizados na compra de equipa-mentos e capacitação das equipes", falou.

Com a Rede de Atenção à Urgência, oHospital Municipal torna-se oficialmente umhospital denominado porta aberta sendoreferência em traumatologia passando assim areceber recurso federal para efetivar os atendi-mentos. Está sendo pleiteada uma verba deR$ 2.000.000,00 ao ano. Em contrapartida,o Hospital deve destinar leito de UTI paraatendimento regional além de ampliar osencaminhamentos de atendimento para aUnidade de Atendimento Domiciliar. Ouseja, paciente que pode receber o tratamentoem casa, tem alta do hospital com o devidoencaminhamento. E para isso, o municípiotambém receberá uma verba extra, que podeser utilizada para a equipe de atendimento.

"A coordenação da urgência e emergênciateve papel fundamental na elaboração doprojeto regional, que fez com o que oHospital Municipal se tornasse oficialmentereferência. Na prática não muda nada porquejá atendíamos pacientes de outros municípiosque se acidentam nas rodovias Anhanguera eLuiz de Queiroz. O que passa a acontecer éque receberemos recursos para isso. Nenhumpaciente de Americana vai deixar de ser aten-dido e a mudança também não trará maispacientes de outros municípios. A questão éque com mais recursos, mais equipamentos eprofissionais mais capacitados o atendimentovai ser melhor", completou o secretário deSaúde, Fabrizio Bordon.

Rede de Atenção àUrgência: HospitalMunicipal Dr. WaldemarTebaldi é referênciaem traumatologia

Page 8: A voz do povo #111

8Câmara Municipal

Overeador de Americana CapitãoCrivelari (PSD) se reuniu na sexta-feira(20) com o representante da entidade

Cruz Verde do Brasil, Guilherme Suzigan Leis, ecom o representante do Instituto CãoChorro,Leonardo Padovani, para discutir sobre o anda-mento do projeto que criou o Centro deAtendimento aos Animais.

De acordo com a lei, de autoria do parlamen-tar, a Prefeitura de Americana está autorizada acriar um Centro de Atendimento aos Animais,onde serão realizadas castrações, vacinações, par-tos e vários procedimentos clínicos gratuitos emanimais de pequeno porte que pertençam afamílias de renda igual ou inferior a três saláriosmínimos.

Será enviado, essa semana, um requerimento,em nome do Instituto CãoChorro, da Associaçãode Proteção aos Animais de Americana SãoFrancisco de Assis e de voluntários protetores dos

animais, pedindo ao prefeito Diego De Nadai alocação de um imóvel onde funcionará a sede doCentro de Atendimento.

Depois de aprovado o espaço, serão tomadasprovidências para o início de funcionamento doCentro. "Vamos precisar do apoio de todos,inclusive da iniciativa privada, para o Centro deAtendimento ser um sucesso", acredita Crivelari."Tenho certeza que muitos empresários da cidadeirão contribuir com o Centro. É um trabalhosério e muito útil para a população america-nense", confia Padovan.

Durante o encontro, também foi tratado sobre areativação do Conselho de Proteção e Defesa dosAnimais. A idéia é que os membros, representantesde muitos órgãos municipais e da sociedade, discu-tam e coloquem em prática medidas de proteção edefesa dos animais e, a partir de agora, detalhessobre o Centro de Atendimento aos Animais, que,em breve, entrará em funcionamento.

Crivelari se reúne com grupopara discutir sobre Centro de

Atendimento aos Animais

VVeerreeaaddoorr CCrriivveellaarrii eemm rreeuunniiããoo ccoomm rreepprreesseennttaanntteess ddaa eennttiiddaaddee CCrruuzz VVeerrddee ddoo BBrraassiill

Overeador Oswaldo Nogueira (DEM)protocolou na segunda-feira (16) umprojeto de lei em que propõem a cria-

ção da Central Virtual para a Adoção de Cães eGatos em Americana.

De acordo com a propositura, a CentralVirtual para a Adoção de Cães e Gatos tem comofinalidade conscientizar e incentivar os munícipessobre a importância da adoção e do respeito comos animais. "Com a disponibilização de umaCentral Virtual o intercâmbio de informaçõesseria maior, mais organizado e principalmente,mais controlado, além de auxiliar a adoção de ani-mais", ressaltou o autor na propositura.

Segundo Oswaldo, Americana possui umagrande infraestrutura e potencial para adoções deanimais. "Americana é uma cidade que pode seorgulhar da atual infraestrutura para o acolhi-mento e cuidados com animais abandonados.Este é um verdadeiro diferencial para nossacidade em relação à maioria dos municípios daRMC", concluiu.

O projeto será encaminhado às comissões per-

tinentes e não havendo impedimentos legais parasua tramitação, será discutido e votado emPlenário, durante sessão ordinária.

Adoção de Cães e Gatos:Vereador Oswaldo Nogueira propõe

criação da central virtual em Americana

VVeerreeaaddoorr OOsswwaallddoo NNoogguueeiirraa

Page 9: A voz do povo #111

9Anúncios

Page 10: A voz do povo #111

■■ INGREDIENTES:✔ 1 lata de leite condensado✔ 2 xícaras de leite✔ 1 xícara de açúcar queimado✔ 1 xícara de amendoim torra-do e moído✔ gotas de baunilha✔ 1 pacotinho de gelatinabranca

■■ MODO DE PREPARO:Ponha o açúcar numa panelapara queimar. Despeje o leitesobre a açúcar queimado.Depois de ferver, despeje agelatina dissolvida em umpouco de leite. Bata no liqüidifi-cador o leite condensado, oamendoim e a baunilha. Juntea mistura feita com o leite ebata por mais 3 minutos. Emseguida, despeje numa forma eleve para gelar.

Pudim deamendoim

Mais do que um bom petisco para serapreciado na mesa do bar, o amen-doim pode fazer muito bem e ainda

dar uma ajuda extra na malhação. São vários osmotivos para manter o grão no cardápio, mas épreciso evitar os exageros, já que cada 100g deamendoim tem quase 600 calorias. Se for con-sumido em uma dieta bem balanceada e quan-tidades controladas, o amendoim se torna umgrande aliado da boa saúde.

A composição do amendoim é rica em gor-duras insaturadas, proteína vegetal, fibras, mi-nerais, vitaminas e polifenóis, antioxidantesajudar a limpar os radicais livres do organismo.Na prática, essas propriedades nutritivasservem para combater o envelhecimento dascélulas e dão mais energia e disposição na horade praticar exercícios. De quebra, tambémdiminuem o risco de lesões e de fadiga muscu-lar.

Ingerir cerca de 40 gramas de amendoim pordia ajuda no emagrecimento. Pode parecerestranho já que o alimento é bastante calórico,mas a explicação está nas gorduras insaturadase vitamina E, nutrientes fundamentais para ocontrole do apetite.

A grande quantidade de fibras presente no

amendoim dá sensação de saciedade e com isso, afome demora a aparecer de novo. Por isso, o amen-doim é uma ótima opção para os lanches entre asrefeições.

AtençãoAlém de consumir o amendoim como aperitivo,

outras formas de acrescentá-lo à alimentação éapostando no óleo de amendoim para temperarsaladas e usá-lo no preparo de molhos ou outrospratos. Mas atenção: certifique-se de que você nãotem alergia ao alimento antes de comer.

A alergia ao amendoim está entre as alergias ali-mentares mais comuns. Ao consumir o alimento

tanto da forma natural como em produtosderivados, o amendoim pode causar reaçõesque vão de graves a fatais.

Na maioria das vezes, a reação alérgica surgeem forma de alterações na pele, inchaço. Emcasos mais severos, há risco de choque anafiláti-co, que leva o indivíduo a ter falta de ar e podeaté matar.

Neste caso, a solução é substituir o amen-doim por outros alimentos oleaginosos, comonozes, castanha-do-pará ou amêndoas. Elespossuem características semelhantes e tambémsão muito saborosos.

Difícil deixar de associá-las a celebra-ções. Castanhas, amêndoas e nozesnão podem faltar a qualquer mesa de

aperitivo que se preze. Por influência dos paísesdo hemisfério norte, onde a colheita aconteceno outono e no inverno, os brasileiros tambémcriaram o hábito de devorá-las nas festas de fimde ano. Mas, apesar de acompanharem a comi-lança de doces e petiscos gordurosos, essasoleaginosas estão longe de comprometer asaúde. Ao contrário. Não é de hoje que a ciên-

cia investiga - e comprova - seus benefícios para oorganismo.

Um levantamento que acaba de ser conduzidona Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos,sugere que a ingestão diária de 67 gramas de casta-nhas e companhia, o que dá aproximadamente doispunhados, reduziria o LDL, o mau colesterol, em7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram acair até 10%. "Isso é resultado da grande quanti-dade de gorduras monoinsaturadas que esses ali-mentos fornecem", explica Joan Sabaté, chefe doDepartamento de Nutrição da universidade, querevisou 25 estudos sobre o assunto, realizados emsete países.

Esse ácido graxo, presente também no azeite deoliva, é responsável por varrer as moléculas de coles-terol das artérias e nos proteger de infartos e der-rames.

10

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

SSee ccoonnssuummiiddoo eemm uummaa ddiieettaa bbaallaanncceeaaddaa,, oo aammeennddooiimm ppooddee

ffaazzeerr mmuuiittoo bbeemm ppaarraa aa ssaaúúddee eeaattéé aajjuuddaarr aa eemmaaggrreecceerr

Benefícios do amendoim

Castanhas um punhado de muita saúde

UUmmaa ppoorrççããoo ddiiáárriiaa ddee nnoozzeess,, aammêênnddooaass ee aaffiinnssggaarraannttee uumm ccoorraaççããoo mmaaiiss pprrootteeggiiddoo,, ccoommbbaattee oo

eennvveellhheecciimmeennttoo pprreeccooccee ee aajjuuddaa aa aappllaaccaarr aa ffoommee..NNããoo ssaaiiaa ddee ccaassaa sseemm oo sseeuu kkiitt

Saúde

Page 11: A voz do povo #111

11Transportes

ACoordenadoria de Transporte deSanta Bárbara d'Oeste informa que,até esta quinta-feira (26), foram

feitas 84 vistorias de vans escolares. A ação,que segue até o dia 31 de janeiro, atendediretrizes do Código Brasileiro de Trânsito eda Lei Municipal 092/2010 que "dispõesobre o serviço de transporte escolar noMunicípio".

Além de representantes da Coordenadoriade Transportes, participam da ação agentesda Sesetran (Secretaria de Segurança,Trânsito e Defesa Civil). De acordo com ocoordenador de Transporte, José VladeirTruzzi, a fiscalização busca oferecer segu-rança ao transportador e às famílias."Quando a van estiver com selo de identifi-cação e o número 0800 774-0850, é sinal deque está regularizada", explicou.

A vistoria ocorre de segunda a sexta-feiradas 08 às 12 horas no CSU (Centro SocialUrbano). Os motoristas têm que pagar ape-nas o valor do selo de inspeção (R$ 10,00).Informações: (19) 3499-1799.

84 vans escolares são vistoriadasFoto: Valter Guarnieri

CCoooorrddeennaaddoorr ddee ttrraannssppoorrtteess:: Vladeir Truzzi

Page 12: A voz do povo #111

12Evento

Integrantes dos grupos da Melhor Idade deAmericana estão comemorando nesta sema-na o Dia Nacional do Aposentado com

vários eventos promovidos no Centro deIntegração e Valorização do Idoso (CIVI). Oprefeito Diego De Nadai participou da entrega deum ônibus aos aposentados, uma doação doSindicato Nacional dos Aposentados ePensionistas, por meio do presidente JoãoInocentini e toda a diretoria.

Nesta sexta-feira (27/1), às 14 horas, será pro-movida uma palestra, aberta ao público, sobre"Aposentadorias (por idade, por contribuição einvalidez) e benefício assistencial ao idoso(LOAS)". A palestra será ministrada pelo gerenteda Agência da Previdência Social em Americana,Antonio Carlos Pelissari.

Diversas ações estão programadas para este anono CIVI, segundo o coordenador MatiasMariano. "Muitas novidades serão preparadas,como palestras sobre Tabagismo, em parceriacom a Secretaria de Saúde, exposição de quadros,entre outros", adiantou.

O endereço do CIVI é rua Major Redher, 650,Vila Jones, Americana.

■ A DATA:Em 24 de janeiro, comemora-se o DiaNacional do Aposentado - a data foi escolhi-da porque nesse mesmo dia, em 1923, ocor-reu a assinatura da Lei Eloy Chaves, crian-do, na época, a caixa de aposentadorias epensões para os empregados de todas asempresas privadas das estradas de ferro. É omarco histórico da Previdência Social, queaté então atendia apenas os funcionários dogoverno federal.A DEN (Diretoria Executiva Nacional)reforça neste dia a disposição de lutar deforma incansável para manter as conquistasjá garantidas aos aposentados e de se empe-nhar para ampliar outras tantas.Esse trabalho é uma forma de reconhecer oimensurável trabalho de quem dedicouparte de sua vida ao Fisco, que, em suma,representou o esforço de manter o próprioEstado brasileiro. A todos os aposentados, oSindifisco Nacional presta uma homenagempor tudo o que fizeram em prol de umasociedade mais justa e fraterna.

CIVI comemora Dia Nacional do Aposentado


Top Related