Transcript
Page 1: A origem das espécies -  joana rodrigues

de Janet Browne

A Origem das Espécies,

de Charles Darwin

Page 2: A origem das espécies -  joana rodrigues

FICHA TÉCNICA

Título: A origem das espécies, de Charles Darwin

Autor(a): Janet Browne

Editora: Gradiva

Ano de edição: 2008

Ano de publicação: 2006

Page 3: A origem das espécies -  joana rodrigues

JANET BROWNE

Janet Browne é professora de História da Ciência na Universidade de Harvard.

Escreveu a biografia de referência de Charles Darwin, em dois volumes: Voyaging(1995) e The Power of Place (2002), distinguida com vários prémios literários.

É considerada a maior especialista mundial em história da biologia do séc. XIX.

Page 4: A origem das espécies -  joana rodrigues

• Quem foi Charles Darwin?

1. Os Primórdios

• A viagem a bordo do Beagle.

• O evolucionismo

• A seleção natural2. Uma teoria

como base de trabalho

• Publicação do livro “A Origem das espécies” da autoria de Darwin.

3. A Publicação

• Reações da publicação do livro que ia contra os princípios da altura: o de a existência de um criador.

4. A controvérsia

• O Darwinismo

5. O Legado

CAPÍTULOS

Page 5: A origem das espécies -  joana rodrigues

CHARLES DARWIN

Naturalista e biólogo inglês, Charles Robert Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsburry, e morreu a 19 de abril de 1882, em Dawn, Kent.Neto de Erasmus Darwin, um médico e poeta conhecido, e filho de um médico, perdeu a mãe quando ainda tinha apenas oito anos, ficando a sua educação a cargo das irmãs mais velhas. Vivia sem problemas financeiros dado que a sua família fazia parte da classe média-alta.Em 1825 ingressou na Universidade de Edimburgo para estudar Medicina mas não se identificando com o curso, mudou para a Universidade de Cambridge com o intuito de se tornar pastor da Igreja.Apesar das suas intenções Darwin conheceu os professores John Henslow, de biologia, e Adam Segwickint, de geologia, que lhe despertaram o interesse pelo estudo da História Natural.

Page 6: A origem das espécies -  joana rodrigues

A VIAGEM NO BEAGLE

A viagem de Charles Darwin a bordo do navio britânico HMS Beagle, de 1931 a 1836, é um dos episódios mais conhecidos em toda a história da ciência. Embarcou no Beagle como convidado para servir de companhia ao capitão do barco, Robert Fitzroy mas acabou por desempenhar o papel de naturalista.Esta viagem a várias partes do globo proporcionou-lhe o estudo e o desenvolvimento aprofundado dos seus conhecimentos, assim como novos dados de investigação sobre a evolução da Terra, desde as variações geológias à descoberta de fósseis que se assemelhavam a animais que ainda habitavam na mesma terra.Durante os cinco anos no Beagle, o naturalista atento e curioso colecionou 1529 espécies, que levou de regresso ao seu país, acondicionadas em garrafas com álcool, levou tartarugas vivas, 3907 espécimes secos, 368 páginas de notas sobre zoologia, mais 1383 de geologia e um diário com 770 páginas.

Page 7: A origem das espécies -  joana rodrigues

Partiu de Inglaterra, de seguida navegou pela América do Sul, contornou o cabo Horn e rumou pela costa até o arquipélago de Galápagos. Depois cruzou o Pacífico e chegou à Nova Zelândia e à Austrália. Do sul da Austrália, o Beagle atravessou o Oceano Índico, contornou o Cabo da Boa Esperança, passou de novo pelo Brasil e voltou para Inglaterra em 1836. O Beagle também passou por Portugal, nas ilhas dos Açores.

PERCURSO DO BEAGLE

Page 8: A origem das espécies -  joana rodrigues

A PUBLICAÇÃODe regresso a Inglaterra, em 1836, Darwin deu início ao estudo científico baseado nas suas experiências e descobertas.Mais tarde, em 1859, publicou a obra em que expôs a sua teoria, The Origin of Species by Means of Natural Selection ( A Origem das Espécies pela Seleção Natural).É neste livro que vem formulada a Teoria da Selecção Natural – que explica que todas as espécies vivas foram evoluindo ao longo do tempo a partir de ancestrais comuns através de um processo que ele designou seleção natural. Como Darwin não tinha muitos conhecimentos sobre hereditariedade, representou em forma de árvore a relação entre os animais e plantas da atualidade com os seus ancestrais.

Page 9: A origem das espécies -  joana rodrigues

A CONTROVÉRSIA

A primeira edição do livro esgotou logo no primeiro dia e com ela teve início uma enorme polémica no domínio público que veio a alastrar a toda a sociedade civil e religiosa.O livro A Origem das espécies foi elogiado por alguns por ter muitos dados que sustentavam as suas teorias. No entanto, o livro também foi criticado por sugerir que todos seres vivos tinham origem em processos inteiramente naturais. A ideia de que os seres vivos evoluem gradualmente através da seleção natural chocou profundamente os leitores, pondo em causa aquela que era, para muitos a inabalável crença na existência de um Criador.

Page 10: A origem das espécies -  joana rodrigues

CARICATURAS

Page 11: A origem das espécies -  joana rodrigues

O LEGADO

A teoria de Darwin de que a evolução ocorreu por meio de seleção natural mudou a forma de pensar em inúmeros campos de estudo da Biologia à Antropologia. Darwin foi o primeiro a desenvolver e publicar uma teoria científica de Seleção Natural.Apesar da grande controvérsia que marcou a publicação do trabalho de Darwin, a evolução por seleção natural provou ser um argumento poderoso contrário às noções de criação divina. A ideia de que não mais havia uma clara separação entre homens e animais faria com que Darwin fosse lembrado como aquele que removeu o homem da posição privilegiada que ocupava no universo. No entanto, para alguns críticos ele continuou sendo visto como o "homem macaco" frequentemente desenhado com um corpo de macaco.

Page 12: A origem das espécies -  joana rodrigues

A Seleção Natural

Page 13: A origem das espécies -  joana rodrigues

FIXISMO VS EVOLUCIONISMO

Fixismo: defende a imutabilidade das espécies após a sua criação.

Evolucionismo: admite que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo. (Darwin era um defensor do evolucionismo)

Page 14: A origem das espécies -  joana rodrigues

SELEÇÃO NATURAL

Dentro de uma população existe variabilidade intraespecífica, ou seja, os organismos da mesma espécie apresentam algumas características distintas.

As populações têm tendência para uma superprodução de descendentes e assim, crescer exponencialmente, levando a um excedente populacional.

Como o meio apresenta recursos finitos não suporta tantos descendentes, desencadeia-se uma luta pela sobrevivência entre os membros da população.

Por seleção natural, os indivíduos que apresentam características vantajosas em relação ao meio(mais aptos) vão sobreviver, reproduzir-se e transmitir as suas características aos descendentes (reprodução diferencial), enquanto os menos aptos são eliminados.

Page 15: A origem das espécies -  joana rodrigues

CITAÇÕES« Estando bem preparado para reconhecer a luta pela existência […] apercebi-me imediatamente de que, nestas circunstâncias, as variações favoráveis teriam tendência a ser preservadas, e as desfavoráveis a ser destruídas. Naquele momento, tinha finalmente encontrado uma teoria que servisse de base ao meu trabalho» pág.55

« O meu abominável livro […] tem-me custado tanto trabalho que quase o odeio.» pág.92


Top Related