Transcript
Page 1: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

33- O CHAMADO PARA 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA UMA OBRA

EQUILIBRADAEQUILIBRADA

Ministério do Ministério do AmorAmor

Ellen G WhitePr. Marcelo Carvalho

Page 2: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

Ecle. Ecle. 9.109.10

Page 3: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

3

Somos representantes de Somos representantes de Cristo no mundo. Todo Cristo no mundo. Todo

trabalho por Ele deve ser trabalho por Ele deve ser realizado de maneira realizado de maneira

equilibrada, ordenada, equilibrada, ordenada, metódica e com eficiência. metódica e com eficiência. Para tanto, devemos ser Para tanto, devemos ser cuidadosos em oferecer cuidadosos em oferecer

equilíbrio necessário para equilíbrio necessário para que o trabalho seja realizado que o trabalho seja realizado

a contento.a contento.

Page 4: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

4

1. Por que trabalhar 1. Por que trabalhar em benefício das em benefício das

classes baixas não classes baixas não deve ser o motivodeve ser o motivo

principal de nossas principal de nossas atividades? (253:2-atividades? (253:2-

3)3)

Page 5: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

5

Ultimamente Ultimamente [1899][1899] um grande um grande interesse tem surgido em favor interesse tem surgido em favor dos pobres e excluídos; uma dos pobres e excluídos; uma grande obra tem sido iniciada para grande obra tem sido iniciada para o reerguimento dos caídos e o reerguimento dos caídos e excluídos. Esta é em si uma boa excluídos. Esta é em si uma boa obra. Devemos ter sempre o obra. Devemos ter sempre o Espírito de Cristo e fazer a mesma Espírito de Cristo e fazer a mesma classe de trabalho que Ele fez pela classe de trabalho que Ele fez pela humanidade sofredora.humanidade sofredora.

Page 6: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

6

O Senhor tem uma obra a ser O Senhor tem uma obra a ser feita pelos mais pobres. Nada há feita pelos mais pobres. Nada há a objetar visto que é dever de a objetar visto que é dever de alguns trabalhar entre eles e alguns trabalhar entre eles e procurar salvar as pessoas que procurar salvar as pessoas que estão perecendo. Isto terá seu estão perecendo. Isto terá seu lugar em conexão com a lugar em conexão com a proclamação da terceira proclamação da terceira mensagem angélica e a aceitação mensagem angélica e a aceitação da verdade da Bíblia. da verdade da Bíblia.

Page 7: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

7

Mas há o perigo de se Mas há o perigo de se sobrecarregar cada pessoa com sobrecarregar cada pessoa com esta espécie de trabalho, em esta espécie de trabalho, em vista da intensidade com que é vista da intensidade com que é conduzido. Há o perigo de conduzido. Há o perigo de homens de liderança homens de liderança centralizarem suas energias centralizarem suas energias neste setor, quando Deus os neste setor, quando Deus os chamou para outra espécie de chamou para outra espécie de trabalho.trabalho.

Page 8: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

8

A grande questão de nosso dever A grande questão de nosso dever para com a humanidade é séria, e para com a humanidade é séria, e muito da graça de Deus é necessário muito da graça de Deus é necessário em como trabalhar de maneira a em como trabalhar de maneira a promover o maior bem. Nem todos promover o maior bem. Nem todos são chamados a iniciar o seu são chamados a iniciar o seu trabalho servindo as classes mais trabalho servindo as classes mais baixas. Deus não requer que Seus baixas. Deus não requer que Seus obreiros obtenham sua educação e obreiros obtenham sua educação e treino para se devotarem treino para se devotarem exclusivamente a essas classes.exclusivamente a essas classes.

Page 9: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

9

A operação de Deus é manifestada A operação de Deus é manifestada de maneira a estabelecer de maneira a estabelecer confiança no fato de que a obra é confiança no fato de que a obra é de Seu conselho, e que saudáveis de Seu conselho, e que saudáveis princípios sustentam cada ação. princípios sustentam cada ação. Mas eu tenho recebido instrução Mas eu tenho recebido instrução de Deus de que há perigo de de Deus de que há perigo de planejar para os mais pobres de tal planejar para os mais pobres de tal maneira que haverá movimentos maneira que haverá movimentos espasmódicos ou não contínuos.espasmódicos ou não contínuos.

Page 10: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

10

Isso não produzirá Isso não produzirá resultados realmente resultados realmente benéficos. Uma classe será benéficos. Uma classe será encorajada a fazer uma encorajada a fazer uma espécie de trabalho que espécie de trabalho que resultará no mínimo em resultará no mínimo em fortalecer todas as partes da fortalecer todas as partes da obra pela ação harmoniosa.obra pela ação harmoniosa.

Page 11: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

11

2. O Senhor tem 2. O Senhor tem dado aos Seus obreiros dado aos Seus obreiros

a idéia de que eles a idéia de que eles foram chamadosforam chamados

para construir abrigos para construir abrigos às mulheres e crianças às mulheres e crianças

abandonadas? Por abandonadas? Por quê?quê?

(255:2 e3)(255:2 e3)

Page 12: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

12

Precisamos falar claramente com Precisamos falar claramente com respeito a algumas coisas que respeito a algumas coisas que precisam ser consideradas com precisam ser consideradas com cautela. Não nos devemos dedicar cautela. Não nos devemos dedicar ao trabalho de manter lares para ao trabalho de manter lares para mulheres abandonadas ou mulheres abandonadas ou crianças. Esta responsabilidade crianças. Esta responsabilidade pode melhor ser satisfeita por pode melhor ser satisfeita por famílias que devem cuidar dos que famílias que devem cuidar dos que necessitam ajuda neste setor.necessitam ajuda neste setor.

Page 13: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

13

O Senhor não nos dá O Senhor não nos dá indicações de que devemos indicações de que devemos construir edifícios para o construir edifícios para o cuidado de crianças, embora cuidado de crianças, embora esta seja uma boa obra para o esta seja uma boa obra para o presente tempo. Deixai que o presente tempo. Deixai que o mundo faça tudo que desejar mundo faça tudo que desejar nesse sentido. nesse sentido.

Page 14: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

14

Nosso tempo e meios devem Nosso tempo e meios devem ser investidos numa ser investidos numa orientação diferente de orientação diferente de trabalho. Precisamos levar a trabalho. Precisamos levar a última mensagem de última mensagem de misericórdia da maneira mais misericórdia da maneira mais apropriada para alcançar os apropriada para alcançar os que nas igrejas estão famintos que nas igrejas estão famintos e orando por luz.e orando por luz.

Page 15: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

15

3. Ellen White, 3. Ellen White, na página 255:2 e 3, na página 255:2 e 3,

faz a seguinte citação: faz a seguinte citação: "Não nos deve-mos "Não nos deve-mos

dedicar ao trabalho de dedicar ao trabalho de manter lares para manter lares para

mulheres abandonadas mulheres abandonadas ouou

crianças. ... crianças. ...

Page 16: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

16

O Senhor não nos dá O Senhor não nos dá indicações de que devemos indicações de que devemos

construirconstruiredifícios para o cuidado de edifícios para o cuidado de crianças, embora esta seja crianças, embora esta seja

uma boa obra parauma boa obra parao presente tempo." Como o presente tempo." Como harmonizar essa citação harmonizar essa citação com as atividades sociais com as atividades sociais

que a igreja realiza?que a igreja realiza?

Page 17: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

17

4. Há pessoas 4. Há pessoas "preparadas" para "preparadas" para

trabalhar nos lugares trabalhar nos lugares inferiores da Terra?inferiores da Terra?

Se a resposta for Se a resposta for positiva, então quem positiva, então quem

seriam essas pessoas? seriam essas pessoas? (256:0)(256:0)

Page 18: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

18

Há campos completamente Há campos completamente prontos para a ceifa, e todo o prontos para a ceifa, e todo o tempo e dinheiro não devem tempo e dinheiro não devem ser devotados à busca dos ser devotados à busca dos que pela indulgência para com que pela indulgência para com o apetite têm-se exercitado na o apetite têm-se exercitado na poluição. Alguns desses poluição. Alguns desses podem ser salvos. podem ser salvos.

Page 19: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

19

E há os que podem trabalhar nos E há os que podem trabalhar nos lugares inferiores da Terra sem se lugares inferiores da Terra sem se corromperem no caráter. Mas não corromperem no caráter. Mas não é seguro dedicarem-se rapazes e é seguro dedicarem-se rapazes e moças a esta espécie de trabalho. moças a esta espécie de trabalho. O experimento sairia caro. Assim O experimento sairia caro. Assim os que poderiam trabalhar em os que poderiam trabalhar em setores de importância ficariam setores de importância ficariam desqualificados para qualquer desqualificados para qualquer espécie de trabalho. ...espécie de trabalho. ...

Page 20: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

20

5. O que Ellen 5. O que Ellen White nos diz White nos diz

acerca do acerca do sustento do sustento do

mundo e não das mundo e não das igrejas? (256:2)igrejas? (256:2)

Page 21: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

21

Constante trabalho deve ser feito pelos da classe baixa, mas isto não deve tornar-se todo-absorvente. ... Ninguém deve visitar agora nossas igrejas e na presente situação arrancar delas fundos para sustentar a obra de libertar os excluídos.

Page 22: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

22

Os meios para o sustento dessa obra devem vir, e virão, em grande parte dos que não são de nossa fé. Dediquem-se as igrejas à obra que lhes é indicada de apresentar verdades dos oráculos de Deus nos pontos de maior importância.

Page 23: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

23

O Senhor chamou os O Senhor chamou os adventistas para fazerem a adventistas para fazerem a obra em todos os lugares, obra em todos os lugares, visando sempre salvar a visando sempre salvar a

todos. Entretanto, Ele não todos. Entretanto, Ele não deseja que se monopolizem deseja que se monopolizem

obreiros ou se esgotem obreiros ou se esgotem seus recursos sem seus recursos sem equilíbrio e sábio equilíbrio e sábio discernimento.discernimento.

Page 24: 33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

24

Uni-vos!Uni-vos!

FADMinasFADMinas


Top Related