Transcript
Page 1: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 1

2016

Instruções:

1. Deixe, sobre a carteira, apenas sua identidade e sua Ficha deInscrição.

2. A posse de qualquer aparelho eletrônico de comunicação acar-retará a anulação da prova; caso você esteja com qualquer equi-pamento desse tipo, desligue-o e entregue-o ao fiscal de sua salapara guarda até o final da prova.

3. No cartão óptico, preencha completamente o alvéolo corres-pondente à alternativa que você considerar correta. Use, para isso,apenas caneta esferográfica azul ou preta: o uso de outros tiposde canetas compromete a leitura óptica e impede a correção daprova.

4. Ao sair, você poderá levar este caderno.

BOM TRABALHO!

Redação ................................................................................ págs. 2 a 6

Língua Portuguesa .............................................................. págs. 7 a 18

Língua Estrangeira (Inglês) ................................................ págs. 19 a 26

Ciências ................................................................................. págs. 27 a 38

Estudos Sociais.................................................................... págs. 39 a 50

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:091

Page 2: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 2

INSTRUÇÔES PARA A REDAÇÃO

Com base nas informações apresentadas nos textos 1, 2 e 3 daspáginas 3, 4 e 5 faça uma dissertação, com 15 a 30 linhas, sobreo tema:

“HORÁRIO DE VERÃO:BENÉFICO OU PREJUDICIAL?”

Além de um título, seu texto deverá possuir:

a) Introdução, em que você apresentará seu ponto de vistasobre o tema;

b) Desenvolvimento, em que você apresentará argumentosque sustentem sua opinião;

c) Conclusão, em que você apresentará suas considera-ções finais.

Seu texto será avaliado de acordo com os seguintes critérios:1) adequação ao tipo de texto: dissertação;2) adequação à proposta: a redação deverá ter relação direta com o

tema proposto;3) capacidade de organização dos argumentos que fundamentarão

as conclusões do texto;4) clareza, coerência, coesão e concisão;5) respeito ao padrão formal da língua portuguesa.

Atenção: Use a página 6 para fazer o rascunho de sua redação.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:092

Page 3: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 3

TEXTO 1

HORÁRIO DE VERÃO(...)O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor

aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporcionasubstancial redução na geração da energia elétrica, em teseequivalente àquela que se destinaria à iluminação artificial de qualquernatureza, seja para logradouros e repartições públicas, uso residencial,comercial, de propaganda ou nos pátios das fábricas e indústrias.Observa-se que em algumas regiões do nosso país a duração dosdias e das noites sofre alterações significativas ao longo do ano,reunindo condições excelentes para a implantação da medida doperíodo primavera-verão.

De fato, o Horário de Verão reduz a demanda por energia no períodode suprimento mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21hquando a coincidência de consumo por toda a população provoca umpico de consumo, denominado “horário de ponta”. Portanto, adiantaros ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatromeses no ano, permite que se aproveite melhor a luz natural, obtendo-se uma redução da ponta (apurada por medição pelo OperadorNacional do Sistema Elétrico – ONS), em média, de 4% a 5% e poupao País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durantea estação mais quente do ano, em que o uso de eletricidade pararefrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ápice.

Em última instância, a implantação do Horário de Verão, ao permitirque entre 19 e 20 horas ainda se disponha de claridade no céu, evitaque se ponha em operação as usinas que seriam necessárias paragerar a energia elétrica para iluminar, ao entardecer, as regiões ondeo sistema de hora especial é implantado e que abrange os maiorescentros consumidores do País.

A redução média de 4 a 5% no consumo de energia no horário depico durante os meses do Horário de Verão, normalmente de outubroa fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico e à sociedade emgeral, decorrentes da economia de energia associada. Quando ademanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguemprestar um serviço melhor ao consumidor, porque os troncos das linhasde transmissão ficam menos sobrecarregados. (...)

O Horário de Verão é implantado por decreto do Presidente daRepública, sempre respaldado legalmente pelo Decreto-Lei nº 4.295,de 13 de maio de 1942, e devidamente fundamentado em informaçõesencaminhadas pelo Ministério de Minas e Energia, que toma por baseos estudos técnicos realizados pelo Operador Nacional do SistemaElétrico - ONS, e indica quais as unidades da Federação deverão serabrangidas e o período de duração da medida.

(...)

Fonte: ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:093

Page 4: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 4

TEXTO 2

A ESTUPIDEZ DO HORÁRIO DE VERÃO

Bem que o escritor húngaro Paul Tabori poderia ter incluído em seufamoso livro - A HISTÓRIA DA ESTUPIDEZ HUMANA - um capítulo especialsobre “a estupidez do horário de verão”.

Não consigo encontrar razão alguma que justifique tamanha insensatez,cuja única explicação se resume numa discutível economia de energiaelétrica.

Tenho dúvidas sobre os pífios índices dessa decantada economia que,ano após ano, vem oscilando entre 1% a 4%. Afinal, até em pesquisaseleitorais esta percentagem é suscetível de erro.

Ademais, convém considerar que, nos grandes centros industriais, comoSão Paulo, por exemplo, os trabalhadores levam mais tempo para selocomover ao trabalho. Assim, tendo que despertar mais cedo (ainda noescuro), o consumo de energia elétrica aumenta em vez de diminuir.

Porém, ainda que fosse verdadeira essa propalada economia, estariamuito longe de justificar a violência ao relógio biológico das pessoas e àprópria natureza.

Por que haveremos de subordinar-nos à lógica da economia de mercadoaté mesmo em prejuízo da qualidade de vida, quando seria mais coerentee sensato buscar outros meios capazes de acrescentar esses míserosíndices?

(...)No Brasil, cuja energia, à razão de 95% é de origem hidrelétrica e dispõe

de abundantes recursos fluviais, ele também foi criado, por decreto, em1931. Servilismo ou mera mania de imitação, o certo é que o pretexto foi omesmo: economia de energia elétrica.

E assim, o Brasil é o único país equatorial do mundo que adota o horáriode verão.

Observe-se ainda que nos países equatoriais (cortados pela linha doequador), como é o nosso caso, a incidência de luz solar é relativamenteuniforme durante todo o ano, sendo de pouca vantagem a adoção do horáriode verão. Portanto, é desproporcional aos transtornos biológicos e aodesconforto causado.

Estudo realizado no Canadá pela University of British Columbia em 1991e 1992, constatou um aumento de 8% de acidentes de trânsito no diaseguinte ao da implantação do horário de verão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos brasileiros têmdistúrbio de sono, em grande parte afetados no período do horário de verão.

“O sono das pessoas no horário de verão não é restaurador”, diz opneumologista e chefe do Laboratório do Sono da UnB, Carlos Viegas. Eletambém entende que o horário de verão não deveria ser implantado.

É o caso então de perguntarmos: Não estaria aí mais uma forma deostentação do poder do Estado?

(...)ALOÍSIO SURGIK - Professor universitário, Doutor em Direito pela

USP e Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. (Jornal Gazeta do Povo, Curitiba)

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:094

Page 5: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 5

TEXTO 3

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:095

Page 6: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 6

RASCUNHO DA REDAÇÃO

Nota: após fazer o rascunho nesta página, passe seu trabalhopara a Folha de Redação Definitiva, usando caneta azul ou pre-ta. Não se esqueça de dar um título para o seu trabalho.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:096

Page 7: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 7

Texto para as questões de 1 a 6

MILLÔR FERNANDES FEZ A LÍNGUA SAMBAR

Millôr Fernandes tinha múltiplos talentos: era escritor, tradutor, autorde histórias em quadrinhos, humorista, dramaturgo, um grande artis-ta. Ele começou sua carreira na revista O Cruzeiro, com apenas 14anos. No final dos anos 1960, ficou muito conhecido com o lança-mento do jornal tabloide O Pasquim, do qual foi um dos fundadores– veículo que combatia o regime militar através do humor.

No final da vida, Millôr mantinha um site pessoal e uma conta noTwitter, contando com mais de 280 mil seguidores. Seu último post, di-zia: “FILOSOFIA MILLORIANA: Antes de Freud, o sexo era um pecadomaravilhoso. Agora é um enrolo tedioso”. Sua trajetória pela imprensabrasileira foi marcante nas principais revistas do país, principalmentena Veja, onde foi destacado colunista. Em seus mais de 70 anos decarreira produziu de forma prolífica e diversificada. Suas colunas de hu-mor, até mesmo no diário Jornal do Brasil, são memoráveis.

Usava contundentemente a ironia e a sátira para criticar o poder eas forças do poder. Por isso, frequentemente tinha a censura baten-do em sua porta. Possuía um estilo considerado singular, apesar desempre se autoproclamar um escritor sem estilo. Uma figura desbra-vadora no panorama cultural brasileiro, ganhando ainda destaqueno teatro, por suas traduções e também pela autoria de um grandenúmero de peças. Millôr nasceu em 1923 e morreu em março de2011, aos 88 anos, com a saúde fragilizada após sofrer um acidentevascular três meses antes. Em seu blog, o jornalista português JoãoPereira Coutinho, assim tratou do nosso artista: “Millôr Fernandesescreveu para o Diário Popular de Lisboa entre 1964 e 1974. Anossombrios. Portugal estava envolvido nas suas guerras coloniais. In-ternamente, as universidades fervilhavam de contestações ao regi-me, com a respectiva dose de violência policial sobre oscontestatários. (...) O regime só terminaria com o pronunciamentomilitar de 25 de abril de 1974. E, no meio de tudo isso, MillôrFernandes. Conheço bem os textos publicados por Millôr em Portu-gal, selecionei uma espécie de ‘bestof’ de Millôr em um livro para opúblico luso. Todos os elogios são conhecidos. Mas é preciso acres-centar mais um: nos anos finais da ditadura portuguesa, Millôr eraum cometa de anarquia e liberdade a cruzar os céus de Lisboa. Pa-radoxalmente, o próprio Salazar sabia disso. Rezam as crônicas que,ao ler o Diário Popular, Salazar começava sempre pela página “Pif-Paf”, de Millôr. Para concluir: ‘Este gajo tem piada. Pena que escrevatão mal o português.’ A sentença ilustra bem a ignorância literária deSalazar. Mas também a sua ignorância política.”

Fernando Militelo, Revista Literatura, nº 60

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:097

Page 8: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 8

1 - Sobre o texto acima, assinale a alternativa que possuiassertivas verdadeiras.

I – Através do humor, Millôr Fernandes combateu o regimemilitar.

II – Millôr Fernandes não teve problemas com a censura, poissua temática voltava-se a fatos corriqueiros, sem relaçãocom as questões do poder.

III – Salazar é retratado como uma pessoa de grandes conhe-cimentos literários.

a) III está correta; I e II estão incorretas.b) I está correta; II e III estão incorretas.c) I e II estão corretas; III está incorreta.d) todas estão corretas.e) todas estão incorretas.

2 - Observe o fragmento abaixo e assinale a alternativa que de-nomina corretamente a figura de linguagem empregada.

Por isso, frequentemente tinha a censura batendo em sua porta.

a) metáforab) antítesec) catacresed) onomatopeiae) personificação

3 - Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa em que ascircunstâncias expressas pela locução adverbial e pelo advér-bio em destaque são corretas.

No final dos anos 1960, ficou muito conhecido, com o lançamen-to do jornal tabloide O Pasquim.

a) tempo e intensidadeb) negação e modoc) lugar e tempod) negação e lugare) modo e afirmação

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:098

Page 9: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 9

4 - Na citação do jornalista português João Pereira Coutinho,“Millôr era um cometa de anarquia e liberdade a cruzar os céus deLisboa.” , observa-se uma figura de linguagem denominada

a) metáfora.b) pleonasmo.c) paradoxo.d) assonância.e) polissíndeto.

5 - Millôr Fernandes pertence ao período literário do

a) barroco.b) arcadismo.c) naturalismo.d) pós-modernismo.e) simbolismo.

6 - Observe o excerto, classifique morfologicamente as palavrasem destaque e assinale a alternativa correta.

A sentença ilustra bem a ignorância literária de Salazar. Mas tam-bém a sua ignorância política.

(1) A ..........................................................(2) ignorância ........................................(3) sua .....................................................

a) (1) artigo(2) substantivo (3) pronomeb) (1) conjunção(2) adjetivo (3) adjetivoc) (1) preposição(2) adjetivo (3) pronomed) (1) adjetivo(2) substantivo (3) substantivoe) (1) substantivo (2) advérbio (3) pronome

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:099

Page 10: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 10

7 - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta em relaçãoao uso da crase.

Olá Bia,Amanhã ___ 20h haverá

___festa ____ fantasia na

casa da Marta. Tente

chegar ____ tempo.

Abraço

a) às– a – a – àb) as– à – à – ac) às– a – à – ad) às – à – a – àe) as– a – a – à

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0910

Page 11: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 11

Texto para as questões de 8 a 11

SEIS TIPOS DE RESÍDUOS QUEVOCÊ ESTÁ RECICLANDO ERRADO

Papel, metal, vidro, plástico, orgânico. Você conhece e já viu cole-tores de lixo reciclável por aí - aqueles coloridos e sinalizados queindicam, claramente, o que deve ser colocado em seu interior. Mas,apesar disso, muitas pessoas simplesmente jogam o material - sejaqual for o tipo dele - em qualquer lixeira. Isso causa mais problemasdo que essas pessoas imaginam quando o lixo chega à unidade dereciclagem.

O problema é que o pacotinho de ketchup que você jogou no ‘plás-tico’ pode contaminar os recicláveis, reduzindo o valor do lote comoum todo. Este, que obviamente não está limitado ao nosso exemplo,aumenta o custo monetário e ambiental da reciclagem.

Há algumas coisas que não valem a pena reciclar, porque elasacabam fazendo mais mal do que bem. Darby Hoover, especialistaem recursos sênior do Conselho de Defesa dos Recursos Naturaisdos EUA, sugeriu tomar os seguintes cuidados na hora da separa-ção do lixo:

Pequenos pedaços de papel - Hoover diz que é “praticamenteimpossível” separar pedaços de papel de outros materiais. “Eles aca-bam se tornando parte do resíduo que sobra no final, porque sãomuito pequenos”. No entanto, isso não significa que estes resíduosnão podem ser reciclados, só não devem ser despejados soltos. Emvez disso, você pode colocá-los em um saco de papel, grampear eescrever “pedaços de papel”. Uma pessoa na unidade de transfor-mação vai reconhecer o saco, retirar do resto do fluxo de reciclageme classificá-lo nos produtos de papel.

Sachês de condimentos - Shoyu, ketchup, mostarda, ou qualqueroutro condimento em sachê vem naquela embalagem feita de plás-tico ou de uma combinação de alumínio e plástico. “Não existe nin-guém reciclando isso atualmente”, diz Hoover. Então o melhor é jo-gar esse tipo de lixo no lixo comum.

Isopor - Resíduos de isopor quase nunca são recicláveis, porquesão extremamente leves e, em se tratando de embalagens, sujoscom alimentos. Nenhum material sujo de gordura pode ser reciclado,pois precisa passar por uma lavagem que, muitas vezes, aumentamuito o custo da reciclagem por conta da água utilizada. Semprelave, em casa, o seu lixo reciclável antes de descartar; o processo émuito mais complicado na unidade de reciclagem e o lixo sujo podecontaminar outros materiais.

Copos descartáveis de papel - A maioria dos copos descartáveisde papel - muito utilizados em máquinas de café - são, na verdade,

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0911

Page 12: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 12

revestidos com plástico, impossibilitando a reciclagem com outrosprodutos de papel.

Sacos de plástico - Eles são um problema gigante para osrecicladores: voam e obstruem as máquinas de triagem, fazendo ostrabalhadores desligarem o maquinário e precisarem limpar os pe-daços manualmente.

Envelopes especiais de correspondência - Muitos envelopesdesse tipo também levam plástico em sua composição. Pelo mes-mo motivo dos copos descartáveis de papel não devem ser recicladoscom os resíduos de papel.

http://revistagalileu.globo.com/Sociedade - acesso em 25/06/15

8 - De acordo com o texto, assinale a alternativa que possuiassertivas verdadeiras.

I – Apreende-se, pela leitura do texto, que a forma dearmazenamento do lixo não interfere nos processos dereciclagem dos materiais.

II – Os sachês de condimentos, embora sejam feitos de mate-rial reciclável, devem ser jogados no lixo comum.

III – A lavagem de muitos materiais reciclados encarece o cus-to da reciclagem.

a) III está correta; I e II estão incorretas.b) I está correta; II e III estão incorretas.c) I e II estão corretas; III está incorreta.d) II e III estão corretas; I está incorreta.e) todas estão incorretas.

9 - Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa em que ascircunstâncias expressas pelos advérbios em destaque são cor-retas.

Resíduos de isopor quase nunca são recicláveis, porque são extre-mamente leves.

a) intensidade e lugarb) negação e modoc) dúvida e tempod) negação e lugare) modo e afirmação

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0912

Page 13: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 13

10 - Observe o trecho em destaque:

Darby Hoover, especialista em recursos sênior do Conselho deDefesa dos Recursos Naturais dos EUA, sugeriu tomar os seguin-tes cuidados.

Esse trecho é um

a) vocativo.b) objeto direto.c) adjunto adnominal.d) aposto.e) sujeito.

11 - Leia o excerto abaixo e assinale a alternativa que apresentaa função sintática do pronome oblíquo átono em destaque.

Em vez disso, você pode colocá-los em um saco de papel, grampe-ar e escrever ‘pedaços de papel’.

a) objeto diretob) objeto indiretoc) adjunto adnominald) complemento verbale) predicativo do sujeito

12 - Complete as lacunas com os parônimos adequados e assi-nale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras.

A atividade de .......................... (recreação/recriação) infantil serárealizada na .......................... (ária/área) ao lado da quadra e se ini-ciará após .......................... (suar/soar) o sinal.

a) recreação – ária– suarb) recriação – área– suarc) recriação – área– soard) recreação – ária– soare) recreação – área– soar

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0913

Page 14: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 14

13 - Preencha as lacunas com porque; porquê; por que ou porquê. Depois escolha a alternativa que apresenta as respostascorretas.

I – Eles não foram viajar. ..........................?II – .......................... você trocou o carro? O seu estava ótimo.III – Nós não comemos o bolo .......................... tínhamos acaba-

do de jantar.

a) Porquê / Porque / por queb) Por quê / Por que / porquec) Por que / Por quê / porqued) Por quê / Porque / porquêe) Por que / Por que / por quê

14 - Preencha as lacunas com as palavras adequadas e assinalea alternativa correta.

O .......................... da sociedade moderna é a violência. (mau/mal)Eu gostaria de ir ao teatro, .......................... não tenho dinheiro.(mais/mas)Pediram para .......................... trazer os documentos. (eu/mim)

a) mal / mas / eub) mal / mais / mimc) mau / mas / mimd) mau / mais / mime) mal / mais / eu

15 - Assinale a alternativa incorreta em relação à concordânciaverbal.

a) Oitenta milhões era muito por aquele carro.b) Haviam dois problemas a serem resolvidos.c) Deve haver indícios de fraude.d) Os Sertões contam a saga de Canudos.e) Fazia muitos anos que eu não viajava.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0914

Page 15: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 15

Texto para as questões de 16 a 18

DEPRESSÃO: CARBOIDRATOS REFINADOSAUMENTAM O RISCO DA DOENÇA

Estudo americano mostra que o alto pico de açúcar causadopelo consumo de carboidratos refinados pode aumentar o riscoda doença entre as mulheres.

Alimentos refinados causam um pico de açúcar no sangue, segui-do por uma queda brusca. Essa variação pode levar a mudanças dehumor, fadiga e outros sintomas de depressão.

O consumo de carboidratos refinados pode aumentar o risco dedepressão entre as mulheres, sobretudo depois da menopausa. É oque diz um estudo publicado recentemente no periódicocientifico American Journal of Clinical Nutrition.

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos,analisaram os registros de mais de 70.000 mulheres que participa-ram de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mulher, en-tre 1994 e 1998. Os dados incluíam informações sobre diagnósticoprévio de depressão, tipos de carboidratos consumidos e índiceglicêmico (escala que mede com que velocidade os carboidratos sãoquebrados nos açúcares absorvidos pelo corpo).

Os estudiosos descobriram que quanto mais as mulheres consu-miam açúcares e grãos refinados, maior era o risco de desenvolverdepressão. Já aquelas que mantinham uma dieta com maior ingestãode fibras, grãos integrais, vegetais e frutas, corriam menos risco.

De acordo com os autores do trabalho, os alimentos refinados,como pão branco, massa, arroz branco e açúcar, desencadeiam umaresposta no corpo que leva a um aumento brusco da glicemia, se-guido de sua queda. A oscilação aumenta ainda mais o desejo deconsumir esse tipo de alimento. Tal mecanismo acaba, enfim, des-gastando o sistema nervoso, o que pode levar à depressão.

Por isso, alimentos integrais, que liberam energia lentamente nocorpo, garantem a manutenção de uma quantidade constante deenergia e, consequentemente, um risco menor do surgimento dedoenças. “Nossa descoberta sugere que intervenções dietéticas po-deriam servir como tratamento e medida preventiva para depressão”,disse James Gangswisch, professor da Universidade Columbia ecoautor do estudo.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude- acesso em 07/08/2015

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0915

Page 16: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 16

16 - De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que apre-senta assertivas verdadeiras.

I – Segundo a pesquisa, o risco de desenvolver depressãoentre as mulheres está relacionado ao consumo de açú-cares e grãos refinados.

II – O aumento repentino da glicemia, seguido por sua queda,não se relaciona ao consumo de alimentos refinados.

III – Os alimentos integrais mantêm uma quantidade constan-te de energia no organismo, acarretando grandes proble-mas ao mesmo.

a) III está correta; I e II estão incorretas.b) I e II estão corretas; III está incorreta.c) I está correta; II e III estão incorretas.d) II e III estão corretas; I está incorreta.e) todas estão incorretas.

17 - Observe as palavras em destaque no artigo acima e, consi-derando-se o contexto, assinale a alternativa que apresenta osinônimo incorreto.

a) oscilação – variaçãob) ingestão – deglutiçãoc) prévio – anteriord) periódico – mensale) brusco – repentino

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0916

Page 17: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 17

18 - Assinale a alternativa em que o período abaixo aparece cor-retamente na voz passiva.

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos,analisaram os registros de mais de 70.000 mulheres que participa-ram de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mulher, en-tre 1994 e 1998.

a) Analisaram os registros de mais de 70.000 mulheres que partici-param de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mulher,entre 1994 e 1998.

b) Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos,teriam analisado os registros de mais de 70.000 mulheres que par-ticiparam de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mu-lher, entre 1994 e 1998.

c) Foram analisados os registros de mais de 70.000 mulheres queparticiparam de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde daMulher, entre 1994 e 1998, pelos pesquisadores da UniversidadeColumbia, nos Estados Unidos.

d) Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos,analisaram os registros de mais de 70.000 mulheres que participa-ram de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mulher,entre 1994 e 1998.

e) Seriam analisados os registros de mais de 70.000 mulheres queparticiparam de iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde daMulher, entre 1994 e 1998, pelos pesquisadores da UniversidadeColumbia, nos Estados Unidos.

19 - Assinale a alternativa que contém assertivas verdadeiras arespeito das escolas literárias brasileiras.

I – O Realismo opõe-se ao idealismo romântico. Não háenvolvimento sentimental.

II – No Brasil, o Simbolismo iniciou-se no ano de 1920, e teveManuel Bandeira e Mário de Andrade como seus principaisautores.

III – No Modernismo a linguagem muda drasticamente, dandolugar à coloquialidade e espontaneidade. Até mesmo sãopermitidos alguns erros gramaticais.

a) III está correta: I e II estão incorretasb) II está correta; I e III estão incorretasc) I e II estão corretas; III está incorretad) I e III estão corretas; II está incorretae) todas estão corretas

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0917

Page 18: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 18

20 - As alternativas abaixo relacionam corretamente autor e obra,exceto

a) Machado de Assis – Dom Casmurrob) Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredasc) Carlos Drummond de Andrade – Sentimento do Mundod) Clarice Lispector – A Hora da Estrelae) Euclides da Cunha – Vidas Secas

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0918

Page 19: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 19

INGLÊS

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0919

Page 20: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 20

Test Instruction: answer the questions 21 and 22 according tothe text I.

TEXT I

Scientists Trace an Ancient DNA Link BetweenAmazonians and Australasians

By JAMES GORMANJULY 21, 2015

Some people in the Brazilian Amazon are very distant relations ofindigenous Australians, New Guineans and other Australasians, twogroups of scientists who1 conducted detailed genetic analyses reportedTuesday. But2the researchers disagree on3 the source of that ancestry.

The connection is ancient, all agree, and attributable to Eurasianmigrants to the Americas who had some Australasian ancestry, thescientists said.

But one group said the evidence is clear that two differentpopulations came from Siberia to settle the Americas 15,000 or moreyears ago. The other scientific team says there was only one foundingpopulation from which all indigenous Americans, except for the Inuit,descended and the Australasian DNA came later, and not through afull-scale migration. For instance, genes could have flowed through akind of chain of intermarriage and mixing between groups living in theAleutian Islands and down the Pacific Coast.

Both papers were based on comparisons of patterns in the genomesof many living individuals from different genetic groups andgeographic regions, and of ancient skeletons.

Adapted from http://www.nytimes.com/2015/07/22/science/tracing-routes-to-america-through-ancient-dna.htmlAcessed on July 28, 2015

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0920

Page 21: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 21

21 - According to the text, which of the following is Not true?

a) Genetic studies link indigenous peoples in the Amazon andAustralasia.

b) The exact process by which humanity introduced itself to the Americashas been controversial.

c) Studies show that some Amazonian Native Americans descendpartly from a Native American founding population that carriedancestry more closely related to indigenous Australians, NewGuineans and Andaman Islanders.

d) To another scientific team, genes could have moved continuously inone direction, in a succession of intermarriage and mixing betweengroups living in the Aleutian Islands and down the Pacific Coast.

e) All the scientific groups doubt that a wave of people from Siberiacrossed into North America via Alaska, maybe 15,000 years ago.

22 - The words who 1, But2 and on3 , are respectively:

a) personal pronoun / preposition / conjunction.b) relative pronoun / conjunction / preposition.c) indefinite pronoun / conjunction / adverb.d) relative pronoun / adverb / reflexive pronoun.e) definite pronoun / demonstrative pronoun / possessive pronoun.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0921

Page 22: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 22

Test Instruction: answer the questions from 23 to 25 accordingto the text II.

TEXT II

Reviews

Why do so Many Americans Oppose the Affordable Care Act?

James E. Dalen, MD, Keith Waterbrook, MHA, Joseph S. Alpert, MDDepartment of Medicine, University of Arizona Medical School, Tucson

Published Online: February 28, 2015

Abstract

The Patient Protection and Affordable Care Act (ACA) was passedby a Democratic Congress and signed into law by a Democraticpresident in 2010. Republican congressmen, governors, andRepublican candidates have consistently opposed the ACA and havevowed to repeal it. Polls have consistently shown that it is supportedby <50% of Americans. The most important goal of the ACA is to................ the health of Americans by ................ the number coveredby health insurance. In the first year of its implementation, more than10 million citizens gained health insurance. The percentage ofAmericans without health insurance decreased from 18% in July 2013to 13.4% in June 2014. In addition, the ACA has eliminated many ofthe negative features of private insurance such as the denial ofcoverage for those with “prior conditions.” The benefits of Medicarehave been enhanced to decrease the cost of prescription drugs andto eliminate co-pays for preventive services. Despite these positivechanges, a near majority of Americans still oppose the ACA, eventhough they approve of most of its features. They oppose the mandatethat all Americans must have health insurance (the individualmandate), and they oppose a government role in health care. YetMedicare, a mandatory insurance for seniors administered by thefederal government since 1965, is overwhelmingly approved by theAmerican public. The opposition to a government role in health careis based on the fact that the vast majority of our citizens do not trusttheir government. Republicans are much less trusting of the federalgovernment and much less supportive of a government role in healthcare than Democrats. The overwhelmingly negative TV ads againstthe ACA by the Republican candidates in the elections of 2012 and2014 have had a major impact on Americans’ views of the ACA. Morethan 60% of Americans have stated that most of what they know about

1 2

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0922

Page 23: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 23

the ACA came from watching TV. Opposition to a government role inhealth care and to mandatory health insurance makes it unlikely thatthe US will be able to insure that all of its citizens have ongoing accessto health care in the near future.

The American Journal of Medicinewww.amjmed.com

Acessed on July 28, 2015

23 - The phrase “…and have vowed to repeal it.” It refers to

a) Republican candidateb) Democratic Congressc) Private health pland) Affordable Care Acte) President´s election

24 - Circle the letter that correctly completes the blanks 1 and 2with the right form of the verbs.

a) improved / increasedb) improve / increasingc) improve / increasesd) improving / increasinge) improves / increases

25 - Choose the phrases that best keep the meaning of the originalsentences if they are substituted for the underlined wordsrespectively.

a) Therefore these positive changesb) Thereby these positive changesc) In spite of these positive changesd) Thus these positive changese) Accordingly these positive changes

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0923

Page 24: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 24

Test Instruction: answer the questions from 26 and 27 accordingto the text III.

TEXT III

Review: Emotions run wild in ‘Inside Out’

It’s good to get your emotions in check before watching the exquisiteInside Out. You’re bound to feel the whole bunch watching a child’smind come alive in the most imaginative ways.

Directed by Pete Docter - the man behind indelible Pixar classicsUp, Toy Story and WALL-E - the animated film (***½ out of four; ratedPG; opens Friday nationwide) peeks at the goings-on in the noggin of11-year-old Riley (voiced by Kaitlyn Dias).

Adapted from http://www.usatoday.com/story/life/movies/2015/06/18/inside-out-movie-review/28872569/

Acessed on August 4, 2015

26 - According to this review, the movie Inside Out

a) is excellent and brings out emotions through a child’s mind.b) is boring and does not meet the audience’s expectations.c) is exquisite and is one of the worst Pete Docter’ movies.d) is another insignificant addition to the Pixar library of modern

animated classics.e) explores the dark and sad side of a child’s mind.

27 - The word exquisite is closest in meaning to

a) second-rateb) very uninterestingc) deadly boringd) extremely beautifule) strange and inferior

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0924

Page 25: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 25

Test Instruction: answer the questions from 28 to 30 accordingto the text IV.

TEXT IV

Managing Risk in a Globalised World

How to keep your details safe on the internet

By Hannah Kuchler - July 14, 2015

There are no equivalents to highway codes, nutritional guidelinesand movie-style ratings systems to help people make safe choices onthe internet.

Many consumers feel hopeless and helpless, as retailers, healthcareproviders and governments lose millions of records and hackers stealtheir identities to make fraudulent transactions. Senior business peoplemay be among the most at risk because of their wealth or because theymay have access to commercially sensitive material.

Current forms of cyber security protection, particularly for individuals,are not keeping up with wily hackers, who are able to change tactics quickly.

Regularly checking your personal credit rating is the best way to keeptrack of financial fraud, but it is harder to monitor how hackers are usinghealthcare data or how identification such as social security numbersin the US or national insurance numbers in the UK, that are used toaccess myriad sensitive accounts, may be being misused.

Hackers often use publicly available data about people that is on theinternet to “socially engineer” contacts, pretending to be someone usersknow or trust in order to get them to download an attachment or click onan infected link. Or they can use online information on friends and familymembers to answer the questions that might be used to access passwordcodes.

People should be aware of what information is available about themonline and be suspicious when they receive emails from unknownsenders. When clicking through to another site from an email, do notenter personal details as it could be a fake domain. Instead, search forthe site on an independent search engine and log in from there.

Tony Anscombe, head of free products at AVG, a security softwaremaker, says consumers need to think about forgoing some conveniencein return for better security. When shopping online, he recommendspeople use the option to check out as a guest to restrict the number ofecommerce sites that store their details.

“One of the first things I suggest to anyone is you can type in yourcredit card details each time you make a purchase. It is only a 16 digitnumber, it is not too complicated,” he says.

Adapted from FINANCIAL TIMES

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0925

Page 26: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 26

28 - The underlined adjectives hopeless and helpless contain thesame adjective suffix -less meaning

a) without, missing, not having.b) having, giving, tending or liable to.c) act, action or process of, product.d) state, condition or quality of.e) having the nature of, pertaining to, having the quality.

29 - All the following sentences about How to keep your detailssafe on the internet are true EXCEPT

a) hackers can use online information on friends and family membersto answer the questions that might be used as access codes.

b) the best way to keep control of financial trickery is usually check yourcredit standing.

c) when clicking through to another site from an email, enter yourpersonal details. It is not necessary to search for the site on anindependent search engine .

d) older businessmen may be among the most at risk because of theirlarge amount of money or for the reason that they may have accessto quick detecting material.

e) most recent forms of virtual security protection, particularly forindividuals, are failing to stay so well informed as smart hackers.

30 - Tony Anscombe, head of free products at AVG, a securitysoftware maker, advises consumers

a) to think about keeping some convenience in return for better securitywhen shopping online.

b) to keep records of every site they visited because information aboutwhat they sent from or saved on their computer can be kept for daysor weeks so it is not necessary to type a 16 digit number.

c) to purchase items from sites these days, they do not need to takecare when they are making online transactions.

d) to check out as a guest to increase the number of ecommerce sitesthat store their details.

e) to type in their credit card details every time they buy somethingbecause it is not too complicated.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0926

Page 27: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 27

CIÊNCIAS

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0927

Page 28: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 28

31 - Dadas as seguintes identidades trigonométricas:

Podemos dizer que sen(3x) equivale a

a)

b)

c)

d)

e)

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0928

Page 29: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 29

32 - Em uma loja de acessórios para motocicletas, o vendedornegocia com uma pessoa um espelho retrovisor, uma lanternatraseira e um capacete. Para não perder a venda, o vendedorpropõe as seguintes possibilidades:

• Levando o espelho com um desconto de 30% no preço devenda, o preço final dele fica igual ao preço da lanternaacrescido do valor do desconto dado no espelho;

• Levando a lanterna e o capacete,este com um desconto de66,67% no preço de venda, ambos terão o mesmo custo que90% do preço de venda do espelho;

• Dando um desconto de 50% no preço de venda do espelho,este vai custar o mesmo que o capacete com um desconto de66,67%.

Se levar os três itens o preço total será de 232 reais. Cada umdos itens custa:

a) espelho retrovisor, 24 reais; lanterna traseira, 9,60 reais; capacete,14,40 reais.

b) espelho retrovisor, 24 reais; lanterna traseira, 59,80 reais; capacete,148,20 reais.

c) espelho retrovisor, 40 reais; lanterna traseira, 52 reais; capacete,140 reais.

d) espelho retrovisor, 80 reais; lanterna traseira, 32 reais; capacete,120 reais.

e) espelho retrovisor, 60 reais; lanterna traseira, 42 reais; capacete,130 reais.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0929

Page 30: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 30

33 - Na figura abaixo, que está fora de escala, temos:

i: ;

ii:

iii: O segmento é perpendicular ao lado ;

iiii: O prolongamento do segmento faz um ângulo de 40º com

o lado .

O valor do ângulo é

a) 40ºb) 80ºc) 90ºd) 100ºe) 110º

34 - Tem-se uma urna com seis bolas amarelas e quatro bolasvermelhas. Mariana e Lisandra fazem uma aposta. Elas devemextrair três bolas consecutivamente e sem reposição na urna.Mariana aposta que tem mais chances de conseguir extrair duasbolas amarelas e uma vermelha, já Lisandra aposta que tem maischances de conseguir extrair duas bolas vermelhas e umaamarela. Podemos dizer que é mais provável

a) Mariana ganhar, pois a probabilidade de Mariana é 16,7% e a deLisandra é 10%.

b) Mariana ganhar, pois a probabilidade de Mariana é 36% e a deLisandra é 21,6%.

c) haver um empate, pois as combinações das inversões das apostasdão o mesmo resultado.

d) Lisandra ganhar, pois a probabilidade de Mariana é 28,8% e a deLisandra é 43,2%.

e) Mariana perder, pois a probabilidade de Mariana é 40% e a deLisandra é 60%.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0930

Page 31: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 31

35 - Um reservatório metálico em formato cilíndrico, comcapacidade de 90.000 litros de água é utilizado em um sítio paraarmazenamento de água potável. Para enchê-lo o proprietáriocontratou caminhões-pipa, cujos reservatórios têm o formato decilindros de base elíptica (ver figuras).

Para encher completamente o reservatório do sítio quantoscaminhões-pipa serão necessários?

Dados:Adote πππππ = 3 e 1 m³ = 1000 litros.

Área da elipse: A = abπππππ, onde a: semi-eixo horizontal = ; e

b: semi-eixo vertical =

a) 1b) 2c) 4d) 5e) 6

36 - Uma bola com velocidade de v = 25 m/s choca-seperpendicularmente com uma parede. A interação bola-parededura 0,25 s, sendo considerada um choque perfeitamenteelástico. Qual é a intensidade média da força que a parede sofreu,sabendo-se que a bola pesa 5 N ?

OBS.: Adote o ponto O como origem do sistema e aceleração dagravidade g = 10 m/s².

a) 0b) 6,25 Nc) 62,5 Nd) 100 Ne) 1000 N

Reservatório docaminhão-pipa:

comprimento = 5 m

largura L = 3 m

altura H = 2 m

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0931

Page 32: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 32

Horário 10h00min 10h10min 10h16min 10h28min 10h48min

Marco quilométrico 200 215 224 242 272

A respeito desse movimento, complete a frase:

O ônibus está com uma velocidade escalar de .......; encontra-se, combase na última medição, a ......... do destino e com previsão de chegarpor volta das ......... .

a) 1,5 km/min / 18 km / 11h.b) 5,0 km/min / 1,8 km / 10h56min.c) 5 km/min / 8 km / 11h.d) 15 km/min / 48 km / 12h.e) 20 km/min / 90 km / 12h.

38 - Um gás ideal com volume inicial de 1,25 m3, a 20 ºC, sofreuma transformação isobárica. Sabendo-se que a pressão inicialé P0 = 400 Pa e que o trabalho realizado pelo gás é de 1 kJ,podemos afirmar que a temperatura final do gás é

a) – 213 Cb) 606 °Cc) 879 °Cd) – 246 °Ce) – 175 °C

37 - Em uma viagem de ônibus interestadual, um passageiro foianotando os instantes e os marcos de quilometragem em quese encontrava. Ele queria calcular quanto tempo, aproximada-mente, ainda levaria para chegar ao seu destino final no marcoquilométrico 290. Supondo o movimento uniforme, ele montou atabela a seguir:

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0932

Page 33: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 33

39 - Um caminhão com velocidade constante passa por um radareletrônico e, neste momento, sua roda efetua 360 rotações porminuto. Como o diâmetro do pneu é de 1044 mm e o limite develocidade no trecho é de 90 km/h, podemos afirmar que ocaminhão

a) foi multado por exceder o limite de velocidade em 20%b) não foi multado, pois estava com velocidade v = 50 km/hc) estava exatamente com v = 90 km/hd) foi multado por exceder o limite de velocidade em 10%e) não foi multado, pois estava abaixo de 70 km/h

40 - Tem-se uma lente convergente cuja distância focal é de 15cm justaposta com outra, uma lente divergente de distância focaligual a -20 cm. Estando o conjunto imerso no ar, podemos afirmarque o tipo de lente equivalente e a nova distância focal são:

a) lente convergente e f = 60 cm.b) lente divergente e f = -30 cm.c) lente convergente e f = 50 cm.d) lente divergente e f = -10 cm.e) lente convergente e f = 25 cm.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0933

Page 34: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 34

41 – O esquema abaixo representa uma pilha eletroquímicaconhecida como voltaica, em homenagem a Volta, seu inventor.

Considerando-se o funcionamento dessa pilha, é incorreto afir-mar que

a) durante o funcionamento dessa pilha ocorre transformação de ener-gia química em energia elétrica.

b) um átomo neutro de zinco passa para a solução descarregandodois elétrons na placa.

c) com o tempo a placa de cobre tem sua massa aumentada.d) a finalidade da placa porosa é permitir o escoamento de íons de

uma semicela para outra.e) o cobre em presença do zinco é considerado redutor.

42 - O uso desenfreado do consumo de água potável fez com quenos preocupassemos com novas formas de obtenção e conser-vação desse bem tão precioso. A alta concentração de íons sali-nos na água do mar torna-a imprópria para uso humano, mas, épossível obter água potável a partir da água do mar

a) filtrando a água do mar com filtro qualitativo.b) filtrando a água do mar com filtro quantitativo.c) decantando e depois sifonando;d) deixando em repouso por varios dias e em seguida filtrando;e) utilizando o processo de osmose reversa.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0934

Page 35: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 35

43 - A queima do etanol, um combustível liquido e renovável,produz energia suficiente para movimentar motores automotivos.Essa reação pode ser representada pela seguinte equaçãotermoquímica:

C2H5OH(l) + O2(g) CO2(g) + H2O (g) ΔH = -1.366 kJ/mol

Podemos afirmar que

a) os produtos possuem menos energia armazenada do que osreagentes.

b) o processo de queima do etanol é endotérmico.c) a quantidade de energia liberada não depende da massa dos

reagentes.d) a reação representada é de simples troca.e) a combustão de 460 g de etanol produz 440 g CO2.

44 - A obtenção industrial do ácido sulfúrico é feita pela combus-tão do enxofre com o oxigênio e posterior reação com água (de-nominado processo de contato) segundo as reações abaixo:

S + O2 SO2

SO2 + ½ O2 SO3

SO3 + H2O H2SO4

A massa, em toneladas, de matéria prima constituída por enxo-fre com 80% de pureza necessária para produzir 196 toneladasde ácido sulfúrico é

a) 32b) 64c) 80d) 96e) 128

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0935

Page 36: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 36

45 - O equilíbrio: CO2(g) + H2(g) CO(g) + H2O(g) estabelecidoem recipiente fechado a 627ºC, tem constante de equilíbrio 0,6.Em determinado instante uma analise indicou as seguintes quan-tidades: CO2 = 0,2 mol/L ; H2 = 0,3 mol/L ; CO = 1,2 mol/L ; H2O =0,4 mol/L. Considerando-se estas informações, pode-se concluirque

a) o sistema já atingiu o equilíbrio.b) o sistema ainda não atingiu o equilíbrio.c) neste instante a velocidade da reação inversa é menor que o da

reação direta.d) a quantidade total dos produtos é menor que a desejada para o

equilíbrio.e) um aumento da pressão total favorece a formação de monóxido

de carbono.

46 – Desde quando, no ano 2.000, foi anunciada a conclusão dosequenciamento do genoma humano, criou-se uma grandeexpectativa quanto à possibilidade de se estabelecer uma relaçãodireta entre genes e doenças. Ao longo destes últimos 15 anosmuitas promessas se frustraram mas o extremo barateamentodo processo abriu a possibilidade para múltiplas aplicações. Parase chegar a esse sucesso um longo caminho foi percorrido.Associe os algarismo arábicos com os romanos e indique asequencia correta das principais conquistas nessa área daBiologia.

1 - 1859 I - Mendel e suas ervilhas.

2 - 1865 II - Identificação do DNA como sendo o matérialgenético.

3 - 1944 III - Darwin e a Origem da Espécies

4 - 1977 IV - Clonagem da ovelha Dolly

5 - 1996 V - Primeiro sequenciamento de um genoma, ode um bacteriófago

a) 1 - II / 2 - IV / 3 - V / 4 -I / 5 - IIIb) 1 - III / 2 - I / 3 - II / 4 -V / 5 - IVc) 1 – II / 2-I / 3-IV / 4-V / 5-IIId) 1-I / 2-II / 3-III /4- IV / 5- Ve) 1-III / 2-I / 3-V / 4-IV / 5-II

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0936

Page 37: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 37

47 - No recém lançado filme ‘Perdido em Marte’, um astronautaacaba sendo deixado para trás no planeta vermelho. O filme apre-senta problemas reais e soluções científicas corretas; por exem-plo, sabendo que uma expedição de resgate demoraria 4 anos,o astronauta e também botânico, vivido pelo ator Matt Damontenta fazer uma horta com o objetivo de conseguir alimento eoxigênio. A intenção do astronauta pode dar certo, uma vez que

a) os vegetais são capazes de fixar o CO2, produzindo carboidratosatravés do processo de respiração celular, o que poderia alimentarnosso herói.

b) os vegetais só iriam dificultar a vida do astronauta, uma vez que, noprocesso de respiração celular, ao serem produzidos carboidratos,é liberada grande quantidade de CO2, que acabaria por asfixiarnosso herói.

c) nosso herói não deveria fazer isso, uma vez que os vegetais, atra-vés do processo de fotossíntese, consomem grande quantidadede oxigênio, o que acabaria por asfixiá-lo.

d) não há como o nosso herói se salvar, pois todo oxigênio ecarboidrato produzido pelos vegetais são consumidos pelos pró-prios vegetais no processo de fotossíntese

e) os vegetais realizam o processo de fotossíntese, durante o qualsão produzidos carboidratos, sendo liberado O2 fornecendo, por-tanto, alimento e oxigênio para nosso herói

48 - Amostras de sangue foram colocadas em duas soluções I eII. Observou-se que ocorreu hemólise das hemácias colocadasna solução I e que não houve alteração no volume das hemáciascolocadas na solução II. Desse experimento conclui-se que

a) a solução I é hipotônica e a solução II é hipertônica.b) a solução I é isotônica e a solução II é hipertônica.c) a solução I é hipotônica e a solução II é isotônica.d) ambas as soluções são isotônicas, porém a solução II é

hiposmótica.e) ambas as soluções são isosmóticas, mas a solução II é

hiperosmótica.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0937

Page 38: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 38

49 - Atualmente o culto ao corpo alcançou altos níveis, com pes-soas gastando, centenas de horas em academias. O objetivo sãocorpos esculpidos, ‘malhados’, resultantes do aumento da sín-tese proteica nos músculos. O local onde ocorre a sínteseproteica e as unidades que formam a proteína são, respectiva-mente,

a) complexo de Golgi e monossacarídeos.b) retículo endoplasmático liso e colesterol.c) mitocôndria e ATP.d) ribossomos e aminoácidos.e) lisossomos e sacarose.

50 - Um par de alelos regula a cor dos pelos nos porquinhos daÍndia: o alelo dominante B produz a pelagem de cor preta e seualelo recessivo b produz a pelagem de cor branca. O resultadode um cruzamento de uma fêmea de pelagem preta, cujo pai apre-sentava pelagem branca, com um macho de pelagem branca será

a) 100 % porquinhos de pelagem preta.b) 75% porquinhos de pelagem preta e 25 % porquinhos de pelagem

branca.c) 50 % porquinhos de pelagem preta e 50 % porquinhos de pelagem

branca.d) 75% porquinhos de pelagem branca e 25 % porquinhos de pelagem

preta.e) 100% porquinhos de pelagem branca.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0938

Page 39: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 39

ESTUDOS SOCIAIS

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0939

Page 40: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 40

51 - Na história da Grécia antiga, a cidade de Atenas sobressaipor vários motivos. As reformas dos legisladores contribuírampara o domínio de Atenas sobre outras cidades-estados, porqueconseguiram unir os cidadãos num corpo cívico e dirimir os con-flitos internos. Dessa forma, após sua importante participaçãonas Guerra Médicas, Atenas expande sua influência pelo Mar Egeue boa parte do Mediterrâneo, no que se convencionou chamarde Império Ateniense. Das alternativas abaixo, assinale a quecontempla uma explicação para o domínio ateniense sobre ou-tras cidades-estados.

a) Na guerra dos gregos contra os persas, Atenas teve importanteparticipação. Após a guerra, propôs a criação de uma liga contraos persas, sob sua liderança. As cidades-estados participantes daLiga de Delos (477 a.C.) deveriam participar com homens e em-barcações, ou tributos em moedas. Muitas cidades contribuíam commoedas para o tesouro de Delos. Em 454 a.C. Atenas apropriou-se do tesouro de Delos e, com o tempo, proibiu que as cidadesgregas abandonassem a Liga e deixassem de pagar seus tributos.

b) Atenas provocou um conflito contra Esparta, conhecido como Guerrado Peloponeso (431-404 a.c.), vencendo-o e impondo sua domina-ção sobre as cidades aliadas a Esparta. Dessa forma, através dodomínio do mundo grego, Atenas fortaleceu-se cada vez mais coma aquisição das matérias-primas e escravos, advindas dessas ci-dades.

c) Atenas foi a única cidade grega a implantar a escravidão na produ-ção. Assim, sem o custo da mão de obra, os produtos ateniensesnão encontravam concorrência nos mercados mediterrânicos, for-talecendo cada vez mais sua economia e, consequentemente, suafrota naval.

d) O domínio ateniense sobre outras cidades deve-se, principalmen-te, a sua força naval. Temístocles, arconte ateniense, orientou a cons-trução de uma frota naval imbatível, o que permitiu a Atenas fundarfeitorias por todo o Mar Mediterrâneo e dominar as suas rotas ma-rítimas.

e) O espírito cívico ateniense, ou seja, a identificação entre cidadão ecidade, permitiu que o corpo de cidadãos tivesse ambições para agrandeza da cidade. Dessa forma, cada cidadão passou a ser umhoplita, um soldado-cidadão. O interesse coletivo sobressaía-se aointeresse individual. Assim se explica a expansão ateniense nomundo grego.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0940

Page 41: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 41

52 - As ordens monásticas tiveram grande importância na difu-são do Cristianismo no Ocidente medieval. Sobre essas ordensé correto afirmar que os mendicantes

a) com suas vestes brancas e disciplina rígida, isolados das pessoase do pecado que significava o mundo urbano, colaboraram comnovos estudos interpretativos, orientando os cristãos a adotaremcondutas de simplicidade e fé, iguais às dos cristãos primitivos.

b) com suas vestes negras e ligados diretamente ao Papa, portantosem estarem subordinados aos interesses dos bispos, esses men-dicantes foram fundamentais para a reforma do Clero Secular, qua-se todo dominado pelo poder temporal da aristocracia.

c) eram os mais rígidos dos monges, pois viviam em colinas, isola-dos, rezando para a salvação da humanidade. Eram também co-nhecidos como estilitas e eram considerados santos por sua vidadesapegada de bens materiais, vivendo apenas com as roupas docorpo.

d) formavam ordens religiosas diferentes, pois não viviam no isola-mento no campo, mas nas cidades, em contato com as pessoas,em condições de pobreza e abstinência sexual.

e) também conhecidos como eremitas, eles integravam ordens mo-násticas orientais. Isolavam-se no deserto, imitando Jesus, que pas-sara 40 dias sob as tentações do demônio. A eleição do crente,diziam, vem da vitória sobre as tentações.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0941

Page 42: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 42

53 - Os Estados Unidos da América tiveram um papel importantena América Latina, desde o século XIX. Em relação ao Brasil, du-rante o Governo de João Goulart, os EUA interviram sigilosamen-te para influenciar nos rumos da política nacional. Das alternati-vas abaixo, assinale a que apresenta exemplo de intromissãoamericana nos assuntos nacionais, durante o governo Goulart.

a) Houve um desembarque de fuzileiros navais americanos no RioGrande do Sul, preparados para derrubar o Governador do Esta-do, Leonel Brizola, assim que ele denunciou a decisão da Comis-são Interministerial, nomeada por Goulart, de negar a indenizaçãoabsurda que a empresa americana AMFORP exigia.

b) A partir da entrevista de Júlio de Mesquita Filho, dono do jornal OEstado de S. Paulo, à imprensa de Miami, no dia 18 de novembro,quando falou que “a guerra atômica se tornaria inevitável, se a di-tadura da esquerda dominasse o Brasil”, o governo americanoaceitou enviar uma força-tarefa para invadir o Brasil e derrubar JoãoGoulart.

c) Os Estados Unidos da América acertaram com golpistas militarese civis enviar para as costas brasileiras uma poderosa força-tare-fa, que ficou conhecida como operação Brother Sam, transportan-do porta-avião, petroleiros, helicópteros e homens, para o caso dedesembarque no Brasil, se houvesse resistência armada de JoãoGoulart.

d) A Operação Mosquito, como ficou conhecida a intervenção dos EUAna Amazônia, para tentar preparar guerrilheiros e derrubar JoãoGoulart.

e) Através de agentes da CIA, os EUA prepararam um plano dedesestabilização do governo João Goulart junto ao Judiciário, influ-enciando os juízes do Supremo Tribunal Federal para iniciar umprocesso de impeachment.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0942

Page 43: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 43

54 - Na história política do Brasil houve períodos de grandes tur-bulências. Alguns governantes, por motivos diversos, decidiramdeixar o governo antes do final de seus mandatos. Mesmo as-sim, a crise política continuou nos períodos seguintes. Dentreas situações relatadas abaixo, assinale a que apresenta dois mo-mentos de abandono do governo, com os motivos que levaramos governantes a tomarem tal decisão.

a) Jânio da Silva Quadros, em agosto de 1961, renunciou à Presidên-cia da República diante de sua política independente, inflexível aosacordos políticos, bem como de sua política externa favorável aacordos comerciais com países socialistas, como Cuba, URSS eChina. Dessa forma, acabou tendo problemas com sua base deapoio, anticomunista, e com o Congresso, ficando politicamenteisolado. Em 1945, também Getúlio Vargas, diante da oposição aoEstado Novo, principalmente pela participação do Brasil na Segun-da Guerra Mundial, lutando contra ditaduras, renunciou por não contarcom apoio popular, principalmente dos militares.

b) Fernando Collor de Mello, em 29 de dezembro de 1992, renunciouà Presidência da República, para evitar seu impeachment, que seriavotado neste mesmo dia, por conta das denúncias de esquemasde corrupção, ligando o presidente ao tesoureiro de sua campa-nha, Paulo César Farias, bem como de seu isolamento político noCongresso. Também Washington Luis, em 24 de outubro de 1930,foi forçado a renunciar, pelo comando militar vindo do Sul, lideradopor Getúlio Vargas. Não toleravam mais seus atos autoritários, de-fendendo ferrenhamente os interesses dos cafeicultores de SãoPaulo, em detrimento dos interesses dos outros estados.

c) D. Pedro I, primeiro monarca brasileiro, diante da derrota nas elei-ções legislativas de 1830, quando o Partido Brasileiro saiu vence-dor e, também, com a tragédia das “noites das Garrafadas”, queexpressou claramente o descontentamento da população com seugoverno, dentre outros fatores, abdicou ao trono. Em novembro de1891, Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República bra-sileira, renunciou, em meio a uma crise política e econômica: deum lado, o conflito com o Congresso levou o presidente a decretarEstado de Sítio, de outro, com a economia fora de controle e com aMarinha ameaçando bombardear os prédios públicos da capital,Deodoro renunciou.

d) Rodrigues Alves, diante da crise política e social de 1904, quandoestourou a Revolta da Vacina e o fechamento da Escola Militar daPraia Vermelha, foi obrigado a renunciar, gerando grave crise entreos militares e o Congresso. Em 15 de novembro de 1898, Pruden-te de Morais renuncia ao cargo; após atentado a sua vida, no qual

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0943

Page 44: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 44

morreu o marechal Bittencourt, em 5 de novembro de 1897, Pru-dente de Morais passou a perseguir os políticos da oposição, de-cretando inclusive o estado de sítio, gerando um descontenta-mento generalizado na sua própria base de apoio.

e. Artur Bernardes assumiu em 15 de novembro de 1922, após umaeleição muito concorrida contra Nilo Peçanha, que contava com oapoio dos militares e das oligarquias do Rio Grande do Sul, Bahia,Rio de Janeiro e Pernambuco. Logo no início de seu governo, hou-ve uma revolta armada envolvendo militares, conhecida como OsDezoito do Forte de Copacabana. Em julho de 1924, novamenteos militares tentam depor o presidente, tomando militarmente a ci-dade de São Paulo, de onde pretendiam seguir até o Rio de Janei-ro. Em seguida, ocorreu a formação da Coluna Miguel Costa/Pres-tes. Mesmo governando sob estado de sítio, a permanência de ArturBernardes no governo tornou-se insustentável, levando-o a renunci-ar em 15 de novembro de 1926. Também o Imperador D. Pedro IIfoi forçado a renunciar, já que sua permanência ameaçava levar opaís a uma guerra civil. A abolição da escravidão foi a gota d’água,pois o único grupo político que ainda apoiava o Imperador, os pro-dutores de café do Vale do Paraíba, passou a apoiar sua renúncia.Os ex-escravos, organizados na Guarda Negra e que apoiavam oImperador, não tiveram condições de organizar uma resistência.Assim, D. Pedro renunciou em 15 de novembro de 1889.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0944

Page 45: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 45

55 - Alguns jornalistas e historiadores afirmam que, no perí-odo entre o Golpe Civil-Militar de 1964 e o Ato Institucional nº 5,AI 5, em dezembro de 1968, houve apenas uma ditadura “bran-da”, ou “envergonhada”. No entanto, nesse mesmo período, osmilitares usaram vários mecanismos antidemocráticos para li-mitar a representatividade do cidadão e afastá-lo, cada vez mais,de seus direitos políticos. Assinale a alternativa que apresentamedidas antidemocráticas tomadas pelos governos militares, noperíodo assinalado.

a) Criação do Conselho Nacional de Segurança Interna; implantaçãoda pena de morte aos subversivos contrários ao regime militar;anulação das eleições de 1965.

b) Atos Institucionais AI-1: medidas de perseguição aos “subversivos”;AI-2: governar por decreto, fechar Congresso, suspender direitospolíticos, cassar mandatos, eleições indiretas para Presidência daRepública e bipartidarismo; AI-3: eleições indiretas para governa-dores dos estados e nomeação de prefeitos das capitais.

c) Lei da Censura; criação do Sistema Nacional de Informação peloExército Nacional; institucionalização da tortura no DOI, por oficiaisdo Exército; AI-3, eleições indiretas para governador e nomeaçãodos prefeitos das capitais e das cidades consideradas de segu-rança nacional; anistia.

d) Instituição do bipartidarismo (ARENA E MDB); fim do habeasCorpus; criação da polícia política; cassação de mandatos de de-putados eleitos pelo voto popular; fechamento do Congresso; trei-namento da Polícia Militar para perseguição de subversivos; incen-tivo à delação de comunistas, através de prêmios em dinheiro.

e) Decretação do estado de sítio; convocação de um plebiscito popu-lar para definir a mudança da democracia para a ditadura;bipartidarismo; censura dos meios de comunicação; eleições indi-retas para a Presidência da República.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0945

Page 46: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 46

56 - Os desertos, espalhados por diferentes regiões no mundo, sãoos lugares mais inóspitos do planeta. Com médias anuais de 41ºC,nos períodos de verão o deserto .............. registra frequentemente47ºC, o que o classifica como a região mais quente do globo. Alémdisso, apresenta um solo colorido naturalmente, com tonalidades deverde, amarelo e laranja. Esta pintura é consequência da reaçãoquímica de compostos, como o hidróxido de ferro e o cloreto ferrosoque ao serem expostos à temperatura ambiente geram uma cama-da sólida que dá forma e cor à areia. O deserto ao qual o texto fazreferência é

a) Danakil, localizado na Etiópia; o local é uma importante mina desal que é a única fonte de renda do povo de Afar.

b) Neguev, localizado em Israel, onde o governo do país desenvolve aagricultura com o emprego da maior tecnologia de irrigação exis-tente no mundo o que torna o país autossuficiente em produçãoalimentar.

c) Grande Deserto Victória, localizado na região central da Austrália,de onde o país retira, anualmente, milhões de barris de petróleoque são comercializados principalmente com o Japão.

d) Kalahari, localizado no sul do continente africano; é dentre todosos desertos, o que apresenta os menores índices pluviométricos, oque o torna o deserto mais seco do mundo.

e) Atacama, localizado no Chile, que diferentemente dos outros de-sertos, não apresenta reservas minerais que possam ser explora-das.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0946

Page 47: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 47

57 -

Algumas crateras no mundo se destacam em função de suas di-mensões, no entanto, a cratera de Mir, localizada na cidade de Mirny,na Sibéria, além das dimensões, tem outros aspectos que merecematenção. São 525 metros de profundidade e mais de 1200 metros dediâmetro que foram feitos e explorados pela URSS entre os anos de1957 e 2001, rendendo milhões de dólares em diamantes. Finaliza-da a exploração, atualmente a cratera se tornou um imenso proble-ma e obrigou as autoridades locais a alterarem as rotas aéreas quea sobrevoavam devido ao risco de queda, já que pelo menos quatrohelicópteros, em diferentes períodos, foram sugados em pleno voo.

Assinale a alternativa que justifica a causa da queda das aero-naves.

a) O maior magnetismo no fundo da cratera.b) A diferença na pressão atmosférica entre o fundo da cratera e seus

arredores.c) A menor altitude do fundo da cratera.d) Tal qual o Triângulo das Bermudas, ainda não se sabe a razão.e) A diferença na temperatura do ar no fundo da cratera.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0947

Page 48: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 48

58 - Nos últimos meses um assunto tem ocupado grande espa-ço das mídias no Brasil: a redução da maioridade penal, porém,conceitos e informações importantes sobre o assunto precisamser melhor compreendidos. Considere as afirmações abaixo eassinale a alternativa que apresente apenas o que for correto.

I - Responsabilidade Penal Civil é o dever jurídico de respon-der pela ação delituosa que recai sobre o agente imputá-vel. Ao cometer um delito, um indivíduo considerado res-ponsável será submetido a uma pena.

II - Maioridade Penal define a idade a partir da qual o indiví-duo responde pela violação da lei penal na condição deadulto, sem qualquer garantia diferenciada reservada paraindivíduos jovens.

III - No Brasil, a responsabilidade penal é de 14 anos. Isso sig-nifica que, caso um jovem que tenha acima de 14 anos co-meta um crime, ele será responsabilizado, enquanto que,se for menor de 14 anos, os responsabilizados são seuspais ou quem tiver a guarda legal do mesmo.

IV - Na maioridade penal o indivíduo é reconhecido como adul-to consciente das consequências individuais e coletivasdos seus atos e da responsabilidade penal das suas ações,sendo que, a partir dos 18 anos, como é hoje no Brasil, ocidadão é considerado adulto e não mais obedece às leisdo Estatuto da Criança e do Adolescente.

V - Após a primeira aprovação, a Câmara precisa criar umacomissão especial para examinar o conteúdo da proposta.Depois, a PEC deve ser votada pelo Plenário da Câmaraem dois turnos. Depois de aprovada na Câmara, a PEC se-gue para o Senado, onde deve ser analisada pela Comis-são de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, ondeprecisa ser votada novamente em dois turnos.Se o Sena-do aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda épromulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Nãocabe veto da Presidência da República pois se trata deemenda à Constituição.

As afirmações corretas são as contidas em:

a) I, II, III e IV, apenas.b) I, II, III e V, apenas.c) II, III, IV e V, apenas.d) I, III, IV e V, apenas.e) I, II, IV e V, apenas.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0948

Page 49: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 49

59 - Atualmente, a Macedônia vem sendo cada vez mais utilizadapor imigrantes que tentam chegar aos países desenvolvidos daEuropa. No entanto, é a etapa mais terrível do percurso, caracte-rizada por ataques e pela caminhada sob o sol. Para tentar coi-bir a prática de coiotes, a União Europeia estabeleceu uma fortepressão e as autoridades do país aprovaram uma lei que tornaqualquer cidadão macedônio que carregue três imigrantes den-tro de seu carro um “organizador” de rede, com uma pena quepode ir de seis meses até quatro anos de prisão, além de o moto-rista ter o carro confiscado.

A Macedônia é um país localizado em uma das penínsulas identificadasno mapa acima. Assinale a alternativa que especifique qual a penín-sula que abriga, entre outros países, a Macedônia.

a) A península Itálica, identificada pela letra D.b) A península Ibérica, identificada pela letra C.c) A península Escandinava, identificada pela letra A.d) A península Jutlândia, identificada pela letra B.e) A península Balcânica, identificada pela letra E.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0949

Page 50: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 50

60 - Vários países, em diferentes lugares do mundo, tiveram seusnomes mudados em algum período da sua história. Em especialna África, vários deles foram trocados após a independência,processos esses que ocorreram num período bem mais recentequando comparados a outros países que também sofreram co-lonização europeia. Abissínia, Zaire, África Ocidental e SudãoFrancês, eram os antigos nomes dos países, hoje identificadoscomo

a) Sudão, Moçambique, Argélia e Níger.b) Nigéria, Angola, República Centro Africana e Quênia.c) Zâmbia, Chade, Somália e Costa do Marfim.d) Etiópia, República Democrática do Congo, Namíbia e Máli.e) Gabão, Uganda, Senegal e Camarões.

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0950

Page 51: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 51

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0951

Page 52: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 52

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0952

Page 53: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 53

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0953

Page 54: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 54

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0954

Page 55: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 55

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0955

Page 56: 1º Vest 1º Sem 2016

Página 56

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 especial ALT 27_10.pmd 1/1/2002, 00:0956


Top Related