Transcript
Page 1: 19ª edição revista corpo e mente

Há mais de dois anos, a empresária e culinarista do restaurante delivery Aroma Natural, Maria Luna Ulrich, vem ajudando os clientes a melhorar seus hábitos alimentares. Os segredos: comida natural com sabor e atenção nutricional especializada, do almoço trivial às dietas especiais para adultos e crianças.

Um restaurante com foco na sua saúde

Mulher moderna X StressO psiquiatra Rôneo Reis Machado, fala das

consequências do acúmulo de tarefas Pág. 26

Psicoterapia infantilConheça a Ludoterapia, indicada para

crianças com di� culdades de aprendizagem e relacionamentos Pág. 36

Saúde Pública de DouradosO secretário Sebastião Nogueira diz o que falta

para melhorar a saúde pública na cidade Pág. 12

A arte de educar Erasmo Braga traz a pedagoga Cris Poli, a Super Nanny, tendo como alvos a família

e o conhecimento Pág. 06

www.revistacorpoemente.com.brEdição 19 • Ano 6• Junho 2015 • Dourados e Região • Distribuição Gratuita

Page 2: 19ª edição revista corpo e mente
Page 3: 19ª edição revista corpo e mente
Page 4: 19ª edição revista corpo e mente
Page 5: 19ª edição revista corpo e mente
Page 6: 19ª edição revista corpo e mente

Erasmo Braga além dos muros da escola“Nada educa mais do que o exemplo pessoal.” – Cris Poli

Michele Mendonça, Fernanda Tertulino, Letícia de Freitas, Cris Poli, Ana Carolina Boni, Léia Quiles, Carla Palma e Mara Quiles.

Rev. Izaías Moreira da Cunha, presidente do Conselho Administrativo e a diretora da escola, Profª Léia Quiles Melhado Arcas, juntamente com a educadora, pedagoga e apresentadora Cris Poli.

Satisfeitas com o sucesso do evento, a equipe pedagógica comemora os bons resultados.

Uma das preocupações da escola é incentivar professores a manter-se atualizados na competência de como lidar com seus alunos, na desafiadora tarefa do educar.

Instituição traz Cris Poli, a Super Nanny, com sua palestra “A arte de educar com amor e limites”.

A Escola Presbiteriana Eras-mo Braga é uma instituição comprometida com uma edu-cação que envolve o ensino de valores éticos e cristãos, priori-zando a aprendizagem significa-tiva dos alunos.

Buscar a excelência no en-sino não é uma tarefa fácil, mas a escola tem procurado fazê--la diariamente através de uma equipe que trabalha em sinto-nia, da capacitação que é ofe-recida ao corpo docente e dos empreendimentos realizados na melhoria do espaço físico.

Com o objetivo de investir nas famílias da escola e ainda de toda a comunidade Douradense o Pre-sidente do Conselho Administrati-vo, Rev. Izaías Moreira da Cunha e a diretora da escola, Profª Léia Quiles Melhado Arcas, trouxeram com exclusividade à Dourados, a educadora, pedagoga e apresen-tadora Cris Poli, a “Super Nanny”, para ministrar uma palestra a pais e educadores com o tema “A arte de educar com amor e limites“.

A Palestra aconteceu no dia 23 de maio no salão de eventos da Unigran e o even-to reuniu pais e educadores, preocupados e atraídos pela vontade de aprender novos conceitos que compõem essa tarefa tão desafiadora, educar nossas crianças.

“O objetivo da escola é de investir na família, pois além do conhecimento, são valores para a vida. Para que as crianças se-jam bem educadas, os pais pre-cisam estar preparados para en-sinar-lhes o que for preciso em cada etapa do seu crescimento, esse é o objetivo da palestra possibilitar a pais e educadores formação sobre a Educação das crianças no século XXI”.

Prof.ª Léia Quiles Melhado Arcas.

“A escola tem como finalidade, investir na família, pois além do conhecimento, são valores para a vida”.

6 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Educação

Page 7: 19ª edição revista corpo e mente
Page 8: 19ª edição revista corpo e mente

Editorial

Viver simples é precisoA citação acima é uma clara referência à matéria de capa, do número 19

da Corpo & Mente, que destaca um serviço de alimentação existente nos grandes centros, para clientes VIP: refeição pronta com assessoria nutricional especializada. Graças ao empreendedorismo de uma douradense, por aqui, essa comodidade é bem mais acessível ao bolso dos interessados, levando saúde a uma faixa de público muito mais ampla.

Voltando à questão. A alimentação é uma grande preocupação de todos, no cotidiano atribulado em que vivemos. Na pressa e na falta de tempo de preparar as refeições com mais atenção, recorremos ao mais fácil. Aqui entra a responsabilidade social empresarial de quem atua no ramo de restaurantes e similares que fornecem refeições prontas. Parabéns àqueles que entendem que o lucro é importante, porém, mais ainda, é a saúde de seus clientes.

Vemos, nas várias reportagens que produzimos, que crescem as buscas pela alimentação saudável, assim como pela beleza e pela saúde do corpo, constatado nas academias de ginástica e de Pilates da cidade. Isso acontece muito em razão de a mídia tratar – com a persistência das formigas – de assuntos relacionados à educação alimentar, combinada com os benefícios da atividade física, como fazem três artigos desta edição.

Percebe-se ainda um aumento – mesmo que tímido – na conscientização de que é preciso desacelerar um pouco a vida e valorizar coisas simples, mas importantes para a saúde. Entre elas, os relacionamentos... a convivência com os filhos, maridos e esposas, pais, sogros e sogras, amigos e colegas de trabalho. Paradoxalmente, aqui estão as fontes de problemas e das soluções.

Experimente, pois. Viver melhor é simples. Além de comer menos, trabalhar menos, gastar menos, se exercitar mais e dormir mais, ouça e conviva com os seus, e ame a si próprio e às pessoas ao seu lado sem limites. É disso que tratam direta e indiretamente os artigos desta edição, nas áreas da educação, da psicologia e psicanálise, assinados por profissionais douradenses de renome no meio clínico.

Esperamos que essa leitura seja mais uma contribuição de uma formiguinha da mídia, no sentido de caminharmos para uma sociedade melhor..

Os editores

CORPO&MENTE

ExpedienteAno 6 - Nº 19 - Junho 2015Periodicidade: TrimestralTiragem: 4.000 exemplaresDistribuição: Gratuita

Capa: Aroma NaturalFotos da capa: Dirceu Hall

As informações de saúde contidas nesta revista não substituem a orientação médica. Sempre converse com o seu médico sobre diagnósticos e opções de tratamento. Anúncios, informes e propagandas são de inteira responsabilidade dos consultores, autores e/ou proprietários das empresas, clínicas e instituições que as administram ou gerenciam. É proibida a reprodução total ou parcial de conteúdos desta Revista, sem a autorização por escrito dos editores.

Jornalista ResponsávelIrma Lupinetti

RedaçãoIrma LupinettiJhonatan Xavier da SilvaJosé Roberto de Almeida

Design GráficoDenisbeder Duek Carvalho

Vanilton Rossati

Assistente de ProduçãoJhonatan Xavier da Silva Maria LupinettiPriscila Martins

FotosDirceu Hall - DHE ProduçõesJosé Roberto de Almeida

RevisãoMaria Lupinetti

ImpressãoGráfica Regente

CORPO&MENTEwww.revistacorpoemente.com.brRua Hayel Bon Faker, 2.130Jardim São Pedro - CEP 79826-110 Dourados MS

CONTATOS LEITORESOpiniões, sugestões e críticas de leitores po-derão ser encaminhadas ao e-mail: [email protected]

CONTATOS [email protected](67) 3422-0085Irma LupinettiMaria Lupinetti

Provérbio indiano: “quando a dieta está errada, a medicina é

inútil; quando a dieta está certa, a medicina é desnecessária”.

Page 9: 19ª edição revista corpo e mente

www.endocar.com.br

Page 10: 19ª edição revista corpo e mente

CORPO&MENTE

CORPO&MENTE

ÍNDICEExpediente 08

Editorial 08

Erasmo Braga além dos muros da escolaInstituição traz Cris Poli, a Super Nanny, com sua palestra “A arte de educar com amor e limites”

06

Entrevista Sebastião Nogueira: a gestão da saúde além do gabineteO secretário municipal, que foi de posto em posto conhecer de perto a saúde pública de Dourados, fala com exclusividade de seus trabalhos, projetos e desafios

12

Os múltiplos significados trazidos pelos sujeitos através de seus sintomas, na busca por terapiaJosélia Ferraz Soares, psicóloga clínica – Terapia em crianças e adultos

14

Infertilidade ConjugalDra. Karine Silveira Pedroso Santos fala sobre as novidades e os tratamentos de fertilidade

16

Como otimizar sua aula de PilatesQuando executado de forma correta, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios ao seu corpo, mente e forma física

18

Meu filho tem TDAH?Dr. Hugo Akio Kimura, psiquiatra geral e infantil-especialista em saúde mental da infância e adolescência

20

Bexiga HiperativaDr. Amauri Antonio Espósito, médico urologista

22

Sabor BrasileiroPrestes a inaugurar, restaurante será ótima opção em Dourados, com comida saborosa e de qualidade

23

Vínculo entre pais e filhos: necessidade de laços acolhedores diante de desafiosAdriana Garritano Dourado, psicóloga especialista em Gestalt-terapia e Psicopedagogia

24

A saúde mental da mulher modernaDr. Rôneo Reis Machado, psiquiatra

26

Lentes de contato: Opção conservadora na recuperação de sorrisosDr. Walter Vinicius Schoenherr, cirurgião dentista especialista em Implantodontia

28

Capa – No Aroma Natural, comida é fonte de saúde.A empresária Maria Luna Ulrich trabalha com o conceito de que o alimento deve ser fonte de saúde e criou uma alternativa em Dourados para quem quer fugir do tradicionale melhorar sua alimentação

30

Pilates para gestantes.Doula e fisioterapeuta – especialista em Saúde da Mulher e Neonato, com habilitação Internacional em Kinesiotaping

34

Como identificar o sofrimento da criança e ajuda-la na busca de novos caminhos.Jéssyka Matiussi Mendonça, psicóloga clínica

36

Ganhar peso no inverno? Só se você quiserAtravés do Treino Funcional, a nova febre entre as celebridades, a academia LifePró te ajuda a queimar calorias

38

Kumon, um estudo eficaz e independente para o seu filhoPor meio de um material didático autoinstrutivo e uma orientação individualizada, os alunos adquirem concentração, autoconfiança e são estimulados a encarar os desafios

40

Pilates e Treino Intervalado, saúde e boa forma juntos.Studio Clínica Vitta une as duas modalidades em um único treino, melhorando os seus resultados

42

Energéticos naturais by PosangaConheça a linha exclusiva da Farmácia Posanga, de compostos energéticos volta às necessidades mais comuns entre consumidores de todas as idades

44

Comer bem faz bemA Vida Leve, refeições balanceadas está transformando a vida de muitas pessoas que se preocupam com a saúde e bem-estar

46

Benefícios da Dermopuntura para as linhas de expressãoInovadora e de resultados eficientes, a técnica vem despertando interesse por eliminar estrias e linhas de expressão facial

48

Thenda Presentes. Uma loja, muitas possibilidades.A loja mais completa da cidade em artigos para artesanato, com diversificada linha de presentes e decoração

50

Gráfica Editoração: Qualidade e tecnologia são a chave do sucesso.Os irmãos Aguinaldo e Reginaldo Pinotti, adquiriram a Xerox Versant 2100, única no Estado e a segunda máquina no Brasil que permite impressões em grande quantidade em pouco tempo

54

Onde Encontrar 58

Page 11: 19ª edição revista corpo e mente

E aí, dormiu bem?A qualidade do sono interfere diretamente na sua saúde, por isso BIOMAIS chega a Dourados, com a tecnologia inovadora de seus colchões, para melhor cuidar do seu bem-estar e de sua família.

É comprovado que uma noite de sono bom traz inúmeros benefícios à saúde, melhor ainda quando se tem um colchão que, além de confortável, revigora o organismo e ainda previne a obesidade, problemas cardíacos e a depressão, entre outras doenças. Um verdadeiro aliado da saúde. Agora isso tudo é possível e está ao seu alcance.

Atuando no mercado há mais de oito anos, a BIOMAIS está presente nas regiões do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, agora com mais desempe-

nho em Dourados e região.

Sempre buscamos aperfeiçoar seus colchões para levar quali-dade de vida aos clientes, os colchões terapêuticos BIOMAIS possuem o que há de mais moderno no mercado do sono, como a Magnoterapia, que ativa a circulação sanguínea, e o Infravermelho Longo que alivia dores e normaliza a pressão. Tudo testado e aprovado por profissionais entendidos do as-sunto, visanddo melhorar ainda mais a sua saúde e toda a sua família!

Bioquântica radiofrequência pulsada

Corrige naturalmente as células dissonantes que cau-sam doenças, além disso, ajuda auxilia no efeito anti--inflamatório, combate a dores musculares e estimula a renovação e regeneração celular.

Vibromassagem

Produz efeito relaxante muscular, combate a insônia e previne o infarto. Também atua preservando a estética corporal e melhorando a saúde do organismo.

Conheça as características da tecnologia BIOMAIS e os seus benefícios

Parecer MédicoOs campos eletromagnéticos podem provocar doenças ou de acordo com a sua intensidade e frequência pode também curá-las. Trabalhos demonstram a prevalência de leucemia em crian-ças que moravam perto de cabos de alta tensão e aumento de linfomas e outras neoplasias malignas em adultos submetidos a campos eletromagnéticos gerados por: transformadores, es-tações de radar e fios de alta tensão. Por outro lado, aparelhos geradores de campo eletromag-nético estão em uso com finalidade terapêutica e mostrando excelentes resultados. Acredita-mos que em um futuro próximo os campos eletromagnéticos serão empregados na medicina onde os meios químicos falharam. O ideal seria o emprego correto de ambos em conjunto.Fonte: Site da ABMC: Associação Brasileira de Medicina Complementar.

A tecnologia dos colchões terapêuticos BIOMAIS auxilia no tratamento de várias doenças

Hérnia de Disco Bico de Papagaio Artrite Artrose

Solicite a visita de nossos atendentes e conheça mais:(67) 9921-7432(67) 3425-4607 - Enéias Mendes

INFORME

Page 12: 19ª edição revista corpo e mente

Sebastião Nogueira: a gestão da saúde além do gabineteO secretário municipal, que foi de posto em posto conhecer de perto a saúde públi-ca de Dourados, fala com exclusividade de seus trabalhos, projetos e desafios.

N atural de Ponte Branca (MT), Se-bastião Nogueira Faria é médico formado pela Faculdade Estadual

de Mato Grosso e, também, advogado graduado pela Faculdade de direito da Unigran (na época, Socigran). É espe-cialista em gastroenterologia e cirurgia geral e pós-graduado em direito médico e hospitalar. Foi vice-prefeito de Doura-dos de 1989 a 1992, secretário de Saúde em 1989 e 1990 e deputado estadual de 1992 a 1994. Tamanha experiência fez com que ele fosse convidado pelo prefeito Murilo Zauith a assumir, mais uma vez, a Secretaria de Saúde. Com total respaldo e a confiança do prefeito ele enfrenta, desde 2013, a difícil missão de “consertar” a saúde pública da cida-de. Entre uma reunião e outra, Nogueira conversou com a equipe Corpo & Mente e falou com exclusividade sobre serviços realizados, desafios, assuntos polêmicos e o futuro da saúde no município.

C&M - Em seu discurso durante a inauguração do Hospital dos Olhos Dourados, o senhor disse que era di-fícil mudar a imagem de que “a saú-de pública da cidade não teria jeito”, mas aos poucos e, com muito traba-lho, o senhor e sua equipe estão re-vertendo essa imagem. O que está sendo feito para mudar este quadro?

Sebastião Nogueira - Nesses dois anos de trabalho conquistamos resultados im-portantes. A reformulação no Hospital da Vida (HV) merece destaque. Antes, ele era administrado pelo Hospital Evangélico e a situação estava precária. Assumimos sua administração em setembro de 2014 e, desde então, iniciamos uma grande refor-ma. Trocamos inúmeros equipamentos, o Centro Cirúrgico ganhou aparelhos no-vos e modernos, criamos onze leitos que resultaram em uma redução de pedidos de leito em 90%. Também criamos um ambiente de Semi-UTI, seguindo portaria

do Ministério da Saúde. Ela é destinada aos pacientes em estado mais delicado, porém, que não necessitam ficar em UTI, mesmo assim, estão num ambiente semelhante, com todos os aparelhos exi-gidos, presença constante de médicos e enfermeiros.

C&M - Atualmente, quais os maio-res problemas na saúde pública mu-nicipal?

Sebastião Nogueira - O HV é muito pe-queno para atender Dourados e região. Então, hoje, necessitamos com urgência de um novo hospital, devido a demanda por atendimento e pela complexidade de serviços que realizamos aqui. Mesmo com as melhoras físicas e estruturais que implantamos o HV não suporta todos os atendimentos necessários.

C&M - Em março o senhor e o pre-feito Murilo Zauith estiveram em reunião com o governador Reinaldo

Azambuja debatendo medidas para ampliar o atendimento, como a rea-tivação do Hospital São Luiz. O que isso representa?

Sebastião Nogueira - Estamos nos pre-parando para reabrir o antigo Hospital São Luiz e, assim que estiver pronto, va-mos destinar para ele as cirurgias eletivas. Atualmente, elas acontecem no Hospital Universitário (HU), que também não dá conta da demanda. Em poucos meses, o São Luiz estará funcionando, já consegui-mos do governador a promessa de uma ajuda no custeio. Ele sabe da necessidade de melhorar a saúde pública de Dourados e se preocupa com isso.

C&M - O São Luiz pode melhorar também a saúde para as pessoas que moram na região, visto que Doura-dos recebe boa parte da demanda de cidades vizinhas?

Sebastião Nogueira - Dourados é a sede

À frente da secretaria de saúde de Dourados, sede da macrorregião de saúde do sul do Estado, desde 2013 Dr. Sebastião Nogueira é responsável por atender 33 municípios, cerca de 800 mil pessoas.

12 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Entrevista

Page 13: 19ª edição revista corpo e mente

da macrorregião de saúde do sul do Esta-do, atendemos a 33 municípios, são cerca de 800 mil pessoas. Com a implantação do São Luiz, vamos melhorar a qualidade no atendimento. Teremos mais leitos, ser-viços e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. Toda essa nova reestruturação vem ao encontro da-quilo que o prefeito Murilo Zauith pediu quando surgiu o convite para eu assumir a Secretaria. Em todos os momentos es-tamos contando com o apoio e incentivo da Prefeitura.

C&M - Com a implantação da Uni-dade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), melhorou o atendimento à população?

Sebastião Nogueira - Com a UPA fize-mos um remanejamento dos serviços que eram destinados ao HV, e a popula-ção tem respondido de uma maneira sa-tisfatória a mudança. Esse é um grande investimento que vem para redimensio-nar a assistência médica em Dourados. Nossa UPA é Tipo 3, uma das maiores que existe. Quero deixar claro que, Dourados vem bancando todas as despesas finan-ceiras da UPA, que giram em torno de R$ 1.200.000. Nós não recebemos, até o mo-mento, nenhum centavo do governo do Estado nem do Ministério da Saúde, esta-mos funcionando com recursos próprios do município.

C&M - Em certo momento, o se-nhor percorreu unidades de saúde do município para estreitar laços com os profissionais e aprimorar a gestão. Quais os resultados destas visitas?

Sebastião Nogueira - Percebemos que as críticas ao atendimento deviam-se, muitas vezes, a não realização de exames e cirurgias. Porque o exame começa lá na consulta, na unidade de saúde; de lá o paciente era encaminhado para fazer a cirurgia e, quando não conseguia, volta-va à unidade. Isso gerava insatisfação ao paciente e aos profissionais que não po-diam fazer nada para ajudar. Com as nos-sas mudanças, essa realidade está sendo revertida. Outro problema era a necessi-

dade de pequenas, porém importantes reformas.

C&M - Essas reformas já começa-ram a serem feitas?

Sebastião Nogueira - Sim, além das re-formas e reparos nas unidades, fizemos a reformulação dos serviços. Unidades que funcionavam em casas alugadas e sem condições de atendimento, hoje atendem em lugares melhores e apro-priados, como na Vila Industrial e no Jd. Piratininga, por exemplo. Outro caso é a Seleta, no Jd. Flórida, que hoje possui to-dos os médicos que uma unidade básica precisa e, ainda, o atendimento de urgên-cia noturna.

C&M - Uma ação que parece ser muito boa para os munícipios é a Ca-ravana da Saúde, como o Senhor vê esse projeto?

Sebastião Nogueira - Bom, não sabe-mos muito sobre a Caravana, além do que sai na imprensa, ninguém procurou a Secretaria de Saúde de Dourados para elaborar uma forma de atendimento ou coisa do tipo, mas Caravana é benvinda e muito importante. É uma solução que vem ao encontro das necessidades dos municípios.

C&M - Alguma ação parecida com essa poderia ser realizada a nível municipal?

Sebastião Nogueira - Independe da Ca-ravana, temos um planejamento para agi-lizar as cirurgias na cidade. Com o apoio do prefeito, estamos finalizando os contratos para realizar cirurgias de catarata, o que vai acontecer em duas etapas. Na primeira são mil cirurgias custeadas pelo município e realizadas nos hospitais de Dourados, por duas empresas que ganharam o direi-to num processo seletivo. Na segunda eta-pa, são 1.817 cirurgias de catarata que nós conseguimos com o Ministério Público Federal e Defensoria Pública Federal que serão realizadas junto ao HU.

C&M - O senhor já foi vice-prefeito de Dourados, secretário de Saúde por outras vezes e deputado estadual.

Aparentemente a política é uma pai-xão que divide lugar com a medicina, certo? Existe a pretensão de voltar a ocupar outro cargo político?

Sebastião Nogueira - Deixei a política na época que era deputado. Meus filhos eram pequenos, logo, minha esposa (a cirurgiã dentista Ângela Maria Cruz Nogueira) e eu optamos por nos dedicar à família. Hoje, graças à Deus, todos estão formados e têm suas vidas profissionais bem sucedidas. Então quando eu recebi o convite do pre-feito, aceitei de bom grado. Sempre gostei da política, mas prefiro a política adminis-trativa. Sinto-me realizado, mesmo com as imensas dificuldades que enfrento todos os dias.

C&M - É uma carreira extensa, pen-sa em aposentadoria?

Sebastião Nogueira - Nem pensar! Só te-nho 66 anos, estou novinho ainda (risos), tenho muita coisa pela frente. Vamos me-lhorar a saúde de Dourados que é o me-lhor que faço para aproveitar meus dias.

C&M - Se a nova gestão o nomeasse para continuar à frente da secretaria de saúde, o senhor aceitaria?

Sebastião Nogueira - Depende muito de quem seria o novo prefeito. Afinal, para um bom trabalho precisamos de uma base sólida e o apoio do prefeito. Mas eu acre-dito que encerro junto com o mandato do Murilo.

C&M - Além dos projetos já citados, existe algo que queira realizar?

Sebastião Nogueira - Sim, preparar a Se-cretaria de Saúde para deixar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde em Dourados e, assim, diminuir os atritos com a população. Parabenizo a todos os funcionários da Secretaria que, mesmo nas condições precárias que tra-balharam, continuaram muito dedicados. Também agradeço profundamente aos médicos que aceitaram trabalhar, mesmo na situação que a saúde se encontrava. Nos esforçamos muito para melhorar a saúde tanto para a população, quanto para os profissionais.

“Toda essa nova reestruturação vem ao encontro daquilo que o prefeito Murilo Zauith pediu. Com o respaldo dele, em todos os momentos estamos contando com o apoio e incentivo da Prefeitura”.

Junho de 2015 | 13

CORPO&MENTEEntrevista

Page 14: 19ª edição revista corpo e mente

*Josélia Ferraz Soares - Psicóloga ClínicaCRP 14/03214-6Mestre em Psicologia da Saúde, Docente UniversitáriaEspecialista em Psicologia Escolar e EducacionalPedagoga-Especialização em Educação Especial com mais de 20 anos de Atuação.

Terapia de Adultos e Crianças com base na Psicanálise

(67) 3422-8752Av. Joaquim Teixeira Alves, 1540

Edifício CED. 9º AndarSala 92 – Dourados - MS

Os múltiplos significados trazidos pelos sujeitos através de seus sintomas, na busca por terapia *Josélia Ferraz Soares

N a atualidade, as pessoas procu-ram ajuda psicológica com dife-rentes queixas relativas a algum

transtorno do sentimento de identidade, com sentimentos de baixa autoestima, o que, por sua vez, gera em escalada cres-cente o surgimento de quadros depres-sivos e também de indivíduos estressa-dos, com alto grau de angústia livre (a alta incidência do pânico pode ser um exemplo disso).

Outros transtornos que prevalecem nos pacientes da atualidade referem--se a personalidades do tipo falso self; com transtornos narcisistas e patologias regressivas, como o são os psicóticos, os boderline, os perversos, os somati-zadores, os que sofrem de transtornos alimentares (como bulimia e anorexia nervosa). Podemos ainda citar, que estão aparecendo de forma muito intensa, o sofrimento psíquico, que gira em torno das carências, provenientes das faltas e falhas que se instalaram nos primórdios do desenvolvimento infantil e determi-nam a formação de vazios do ego.

O paciente pode trazer a sua queixa na forma de um sintoma, que é um esta-do de sofrimento que o mesmo acusa, e do qual está querendo livrar-se.

Pode acontecer da pessoa manifes-tar o seu sintoma aos outros, como por exemplo, (alcoolismo, mudança de con-duta, alguma evitação fóbica, etc), porém isso pode estar tão encoberto que o pa-ciente, aparentemente, não está perce-bendo e está sofrendo.

O termo caráter designa um estado organizado da mente e da conduta que pode resultar harmônico e saudável, mas também pode acontecer que, por mais sofrimentos que ele possa estar causando aos outros e cometendo pre-juízo para si próprio, muitas vezes muti-lando suas capacidades, o sujeito pode

procurar desculpas e racionalizações bem engendradas para não enxergar o que pode estar ocultando nas suas repe-tições nas quais ele se sustenta.

Podemos exemplificar, com um cará-ter obsessivo de uma pessoa bem adap-tada e até bem-sucedida, mas que sofre um enorme desgaste pelo seu medo de cometer algum erro, por mínimo que seja, ao mesmo tempo em que impõe igual intolerância às falhas dos outros.

Muitas vezes o paciente revela que possui um excesso de ansiedade, que aparecem por equivalentes somáticos, (como uma opressão precordial, taqui-cardia, dispneia suspirosa, sensação de uma “bola no peito”), como por uma indefinida e angustiante sensação do medo de que possa vir a morrer, enlou-quecer, ou da eminência de alguma tra-gédia.

Muitas vezes, a ansiedade que pode descompensar a harmonia psíquica in-terna, nem sempre é visível ou percep-tível, porque, por meio dos mais diferen-tes recursos defensivos que constituem os mais diversos tipos de negação da referida ansiedade, o sujeito pode estar impregnado de uma ansiedade latente sem que ela seja manifesta. Mas quando tem que enfrentar uma situação fóbica de forma direta, a ansiedade pode vir à tona, de forma ruidosa, aquela angústia que estava latente, aparentemente ine-xistente. Como exemplo disso pode ser uma fobia frente às avaliações escolares, ter de falar em público, fazer uma via-gem etc.

Por saber da irracionalidade de seus sintomas, o indivíduo fóbico desenvolve uma “técnica de dissimulação”, porque há um elevado grau de culpa, vergonha e humilhação diante de seus temores ilógicos. Em certas fobias, como as claus-trofóbicas e as agorafóbicas, sempre

existe uma escolha de pessoas que se prestam ao papel de “acompanhantes” e de continuadores da mesma fobia. Essa é a razão pela qual determinadas ca-racterísticas fóbicas, em certas famílias, perpetuam-se durante gerações.

Por outro lado, um aspecto etiológi-co significativo da fobia é o que se refere à identificação da criança com a fobia dos pais, ou de um deles, sendo mais frequente com a mãe. É comum atribuir à criança o papel de proteger a fobia de solidão dos pais, construindo, à custa de um investimento fóbico no filho, aquilo que chamamos de seguro-solidão.

Por isso a fobia na criança, deve-se procurar entender o tipo de discurso dos pais, que podem ser repletos de significados fóbicos, nas quais, acima de tudo, prevalecem palavras, “cuidado”, é “perigoso”, “faz mal”, “evita chegar perto”, etc, que refletem uma excessiva carga de identificações projetivas dos temores dos pais na mente da criança.

A forma como cada pessoa se coloca perante a vida depende de sua história pessoal e como a mesma foi percebida ao longo de seu desenvolvimento, pois o sintoma traz em si a marca do que não é consciente para aquele que sente.

14 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Psicanálise

Page 15: 19ª edição revista corpo e mente
Page 16: 19ª edição revista corpo e mente

Durante muito tempo, a infertilidade do casal era atribuída apenas à mulher, sendo a única responsável pela ausên-cia de filhos. A categoria casal infértil foi criada por se tratar de um corpo híbrido incapaz de conceber.

Apesar de não ser um problema fí-sico ou ameaçar a vida do indivíduo, a infertilidade está relacionada com pro-blemas emocionais, psíquicos e sociais, por implicar a interrupção do projeto de vida das pessoas envolvidas.

Entende-se como infertilidade con-jugal a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais frequentes sem o uso de método contraceptivo. Atinge 10% a 20% dos casais e destes, 50% ne-cessitam de reprodução assistida. Esses índices vêm aumentando principalmen-te entre mulheres com mais de 35 anos de idade, pela mudança no seu compor-tamento reprodutivo. Adiar o desejo re-produtivo em favor da vida profissional aumenta o risco de aparecimento de doenças ginecológicas que podem di-minuir a fertilidade, como infecções tu-bárias e endometriose, além da diminui-ção da reserva ovariana. No homem, há piora da qualidade seminal por causa do consumo excessivo de álcool, tabagismo e maior tempo de exposição a fatores ambientais, como pesticidas, radiação, metais pesados e alguns medicamentos.

Infelizmente não há um exame es-pecífico para avaliar a capacidade re-produtiva da mulher, já que são vários

os fatores envolvidos na concepção, desde psíquicos, como a ansiedade, até distúrbios orgânicos agudos e crônicos. Mesmo para os casais ditos “normais” a probabilidade mensal de gestação gira em torno de 20% ao mês. Ou seja, engra-

vidar não é tão fácil quanto parece!Graças ao avanço da medicina, téc-

nicas de reprodução assistida foram de-senvolvidas e vêm aumentando a taxa de fecundidade dos casais. Tais técnicas exigem uma estimulação hormonal ova-riana da mulher para obter um número maior de oócitos, ao invés de um oócito único como no ciclo natural. O resultado da obtenção de mais oócitos gera maior número de embriões disponíveis e, por conseguinte, aumenta as taxas de ges-tações múltiplas. Na fertilização in vitro, em que embriões são transferidos para o útero da receptora (mãe), há normati-zação do conselho federal de medicina para o número de embriões a serem transferidos, de acordo com a idade ma-

terna. Mulheres de até 35 anos podem receber até dois embriões, mulheres entre 36 e 39 anos, até três embriões, e entre 40 e 50 anos, até quatro embriões.

Outros benefícios da reprodução as-sistida são para casos especiais como doação compartilhada, em que uma mu-lher em tratamento para engravidar doa parte de seus óvulos para uma mulher mais velha em troca do custeio de parte do seu tratamento. Também são benefi-ciados pela técnica os casais homoafeti-vos e pessoas solteiras, uma demanda da sociedade moderna.

Em breve, a segunda maior cidade do nosso estado, Dourados, será sede do Centro de Reprodução Humana da Grande Dourados, formado por uma equipe de profissionais capacitados para atender, investigar e assistir essa parce-la da população que necessita de trata-mento especializado. Aguardem!

Onde Encontrar, pág. 58

“Graças ao avanço da medicina, técnicas de reprodução assistida foram desenvolvidas e vêm aumentando a taxa de fecundidade dos casais”.

*Dra. Karine Silveira Pedroso SantosCRM: 4482/MSFormada em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,Residência médica em ginecologia e obstetrícia pela Associação de Amparo à Maternidade e à Infância,Pós-graduação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia Transabdominal, Transvaginal, Doppler e 3D e Medicina Interna

*Dra. Karine Silveira Pedroso Santos

Infertilidade conjugal

16 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Reprodução assistida

Page 17: 19ª edição revista corpo e mente
Page 18: 19ª edição revista corpo e mente

* Dra. Fernanda Soares de Oliveira Alencar Fisioterapeuta. Crefito: 9/139366-F

Instrutora de Pilates TerapêuticoDra. Evelyse Thiê Ishiy

Fisioterapeuta. Crefito: 13/144749-FInstrutora de Pilates Terapêutico

Tel. (67) 3421-0175Rua Albino Torraca, 1.049

Vila Progresso - Dourados-MS

Como otimizar sua aula de Pilates

A o contrário do que muitos pen-sam, Pilates não é só alongamen-to, mas sim uma modalidade de

exercício que requer concentração, coor-denação, força, equilíbrio e flexibilidade, além de muita disciplina e interação en-tre o corpo e a mente. É executado de forma lenta, leve, com poucas repetições, mas com excelência dos movimentos. Logo, quando executado de forma cor-reta pode trazer inúmeros benefícios ao seu corpo, sua mente e sua forma física. Para tal, é necessário ficar atento, pois há alguns detalhes imprescindíveis para um bom rendimento e resultado satisfatório.

Aqui vão algumas dicas para um bom aproveitamento das aulas:

1. Primeiramente, verifique se seu instrutor é um fisioterapeuta e/ou educa-dor físico (profissionais habilitados para tal prática), se este realizou um curso de formação em Pilates e se ele pratica e se mantém atualizado na área.

2. Informe ao seu instrutor sobre suas lesões e necessidades específicas. Observe se ele tem se preocupado em solucioná-las através dos exercícios pro-postos e se tem proporcionado uma evolução, dando dicas ou adaptando os exercícios de acordo com suas necessi-dades.

3. Seja crítico e exija que seu ins-trutor o corrija sempre para execução de um movimento perfeito e não fique chateado quando ele o fizer.

4. Observe se sua aula está ade-quada para seu nível, mas sem subes-timar-se quanto a sua capacidade. Um instrutor consciente não irá pedir o im-possível ao aluno, por isso concentre-se e tente realizar algumas repetições antes de desistir e dizer que não consegue.

5. Opte por Studio que tenha ava-liações periódicas para que você possa comparar e quantificar sua evolução. Uma coisa é achar algo, outra é ver resul-tados através de dados, medidas e fotos.

6. Para obtenção de resultados

satisfatórios é necessário que você pra-tique o Pilates regularmente, logo uma vez na semana pode ser prazeroso, mas dificilmente modificará a musculatura do corpo. Uma frequência de duas vezes na semana é indicada para tratamento, e três vezes para melhora da forma física, quatro vezes ou mais para alunos prati-cantes que estejam em nível avançado da técnica.

7. Deixe que seu instrutor ma-nipule os aparelhos e molas para você, pois ele foi treinado para isso, preste mui-ta atenção ao entrar e sair de cada apa-relho, respeite seus limites.

Observados estes aspectos, é necessário que você tenha uma noção crítica do seu desempenho e passe a observar o que acontece durante suas aulas. É importante se ater a algumas atitudes que vão ajudar a refletir:

1. Fique sempre atento às instru-ções do professor;

2. Organize seu corpo antes de ini-ciar os movimentos;

3. Nunca deixe de respirar;4. Não tenha pressa! Realize os mo-

vimentos de forma lenta e precisa. Pilates é sinônimo de qualidade de movimento e não de quantidade;

5. Ensine seu corpo a controlar o movimento. Nem sempre a dificuldade em realizar um exercício ocorre por falta de for-ça, Concentre-se!

6. Tencione apenas o músculo ne-cessário e mantenha os demais relaxados. Não se agarre no colchonete ou em outra base de apoio!

7. Mantenha o abdome sempre contraído, se perceber que perdeu a tensão, organize-se novamente. Ao contrário sua coluna pode pagar caro por isso.

8. Aprenda a conhecer seu próprio corpo e informe o professor sobre descon-forto.

9. Não se importe com o desempe-nho do seu colega, compare seus resulta-

dos com você mesmo.10. Observe sua postura, sua pelve,

seus ombros, mantenha sempre organiza-dos em posição neutra.

11. Sua alimentação é a base de tudo. Se uma pessoa não se alimenta bem, os resultados vão demorar ou nem irão apare-cer. Não espere milagres!

12. Tente não se atrasar para as aulas, pois qualquer atraso você poderá perder exercícios importantes, dificultando seu pro-gresso.

13. Se você é um aluno faltoso não reclame se não estiver tendo resultado.

14. Tornar-se atleta em uma semana é impossível. Esculpir o corpo leva tempo, disciplina e dedicação. Não queira milagres!

15. Não faça a aula com preguiça, lembre-se sempre que Pilates não é para relaxar e sim para revigorar.

Feito isso o progresso é garantido. Dessa forma o Bem Estar Studio Pilates estará sem-pre a sua disposição. Boa aula de Pilates a todos. Malhe sempre com prazer e diversão..

*Dra. Fernanda Soares de Oliveira Alencar

18 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Fitness

Page 19: 19ª edição revista corpo e mente
Page 20: 19ª edição revista corpo e mente

Meu filho tem TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos trans-tornos mais comuns na infância e ado-lescência. Atinge cerca de 6,5% das crian-ças e 2,7% dos adolescentes, sendo três vezes mais comum no sexo masculino.

Trata-se de um transtorno do neuro-desenvolvimento, de etiologia multifato-rial, com grande influência do fator gené-tico. Há redução do controle da função de inibição do comportamento no cé-rebro, com desequilíbrio de substâncias neuroquímicas.

Caracteriza-se por sintomas de desa-tenção, hiperatividade e impulsividade. Não há necessidade de haver os três sin-tomas simultaneamente. Estes devem ocorrer em dois ou mais contextos, causar interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional e es-tar presente antes dos 12 anos de idade.

As crianças e os adolescentes, por-tadores de TDAH com frequência são menos conscientes de seus sintomas mal adaptativos que aqueles que con-vivem com eles. Em geral são trazi-dos ao consultório médico, por pais, devido ao mal comportamento ou a problemas escolares.

Os sintomas de hiperatividade e im-pulsividade tendem a melhorar com o amadurecimento cerebral, porém os sintomas de desatenção permanecem. Nos adultos, a prevalência do transtorno chega a 2,5%.

As crianças não tratadas têm risco

aumentado de pior desempenho esco-lar, repetências, suspensões e expulsões. Nos adolescentes ocorrem dificuldades nas relações familiares ou com seus pares, ansiedade, depressão, uso preco-ce de substancias proibidas, agressão e desvio de conduta.

Além desses problemas, o portador de TDAH tem maior risco de ter comor-bidades (duas ou mais doenças ao mes-mo tempo):

Transtornos Disruptivos (de compor-tamento): 50 a 80%

Transtorno de Ansiedade: 25%Transtorno de Aprendizagem: 25%Transtorno de Humor (depressão e

transtorno bipolar): 20%Não há exame laboratorial especifico

para TDAH. O diagnóstico é feito a partir de entrevista médica com os familiares/cuidadores e o paciente, além de escalas de avaliação, feitas por médicos especia-lizados no assunto.

O tratamento visa restabelecer o desenvolvimento normal da criança e do adolescente (desempenho escolar, habilidades cognitivas, convívio social,...), além de evitar a evolução para o trans-torno de conduta. Inclui o uso de me-dicações, psicoeducação, programa de treinamento para os pais e intervenção no âmbito escolar.

*Dr. Hugo Akio Kimura

*Dr. Hugo Akio KimuraCRM-MS 6603Psiquiatra Geral e Infantil

Especialista em Saúde Mental da Infância e AdolescênciaTitulo de Especialista em Psiquiatria Geral pela ABP/AMBTitulo de Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP/AMB

Onde Encontrar, pág. 58

O tratamento da TDAH deve ser feito por especialista e visa restabelecer o desenvolvimento normal da criança e do adolescente.

“Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Não há necessidade de haver os três sintomas simultaneamente.”

20 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Psicodiagnóstico

Page 21: 19ª edição revista corpo e mente
Page 22: 19ª edição revista corpo e mente

Entenda o que é Bexiga Hiperativa, sintomas e tratamento da doença*Dr. Amauri Antonio Espósito

O que é?É a contração involuntária do mús-

culo da bexiga, durante seu enchimento com urina.

Quando não tem causa definida, chama-se Bexiga Hiperativa Idiopática. Quando é resultado de doença neuro-lógica, como Derrame, Alzheimer, Pa-rkinson e Traumatismo Raquimedular, é dita Neurogência.

Quais são os sintomas?Principalmente urgência que é a ne-

cessidade súbita de ir ao banheiro e por vezes acompanhada de dor.

Outro sintoma é frequência aumen-tada, que para mulher, significa ir mais de 8 vezes ao banheiro durante o dia. A incontinência de urgência é a neces-sidade súbita de ir ao banheiro seguida de perda de urina. Ir muitas vezes ao to-alete, à noite, é outro sintoma (duas ou mais vezes).

Qual é a incidência de Bexiga Hipe-rativa?

Estima-se que a incidência seja de 16% dos homens e 17% das mulheres acima de 60 anos. Ocorre também em jovens.

Quais os principais problemas que a Bexiga Hiperativa causa?

A Bexiga Hiperativa tem impacto

social muito importante, com compro-metimento físico, social e psicológico. A qualidade de vida é extremamente afeta-da e por isso é importante o tratamento precoce.

Como é feito o diagnóstico?Através da história clíni-

ca, onde a paciente relata os seus sintomas e pela avalia-ção urodinâmica.

Como é feito o trata-mento de portadoras de Bexiga Hiperativa?

Através de modificação comportamental, com mic-ções programadas, e de ho-rário (a cada duas horas) e o controle da ingestão de lí-quidos e da urgência. Evitar bebidas como café, chás, re-frigerantes, achocolatados, produtos com aspartame sucos cítricos e álcool. Evite alimentos à noite que retêm líquido como melancia e melão. Parar de tomar líqui-dos pelo menos três horas

antes de dormir. Prefira alimentos com alto teor de fibra. O intestino ressecado pode interferir na capacidade de conter urina, pois fezes acumuladas pressionam a bexiga. Há também o tratamento me-dicamentoso, prescrito por médico espe-cialista no assunto.

*Amauri Antonio EspósitoCRM 2648-MSFormado pela Faculdade de Medicina de Catanduva SPEspecialidade urologia

Onde Encontrar, pág. 58

“Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 60 anos, a Bexiga Hiperativa também atinge alguns jovens. O tratamento precoce é fundamental em qualquer faixa etária”.

“A Bexiga Hiperativa tem impacto social muito importante, a qualidade de vida é extremamente afetada e por isso é importante o tratamento precoce.”

22 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Urologia

Page 23: 19ª edição revista corpo e mente
Page 24: 19ª edição revista corpo e mente

Vínculo entre pais e filhos: necessidade de laços acolhedores diante de desafios

*Adriana Garritano Dourado

Ao buscar definições sobre o termo violência, têm-se vários significados, po-rém todos eles com remissão a “obrigar, envergar, humilhar, danificar”, entre ou-tros.

Ao longo das várias gerações da humanidade, o significado de infância transformou-se em valorizações, na me-dida em que também houve o avanço das ciências da psicologia do desenvol-vimento, neurologia, psiquiatria e peda-gogia que conseguiram demonstrar o quanto podem ser complicadas e, por vezes, inúteis e ineficientes medidas edu-cativas com incidência de violência para a criança. Ainda se ouve, atualmente, no senso comum de que “eu apanhei e nunca fui traumatizado” ou então “só um tapa não dói”: falas de pais que tiveram em sua geração de criança, reprimendas do tipo “só de olhar, eu já tinha que ficar quieto”, ou ainda “eu só via a cinta presa na porta e já obedecia! ”

As gerações mudaram, nossas crian-ças estão mais inteligentes e questio-nadoras, por isso também exigem pais mais informados e que necessitam de estratégias mais eficientes com os mes-

mos que, como consequência de nossa sociedade contemporânea, estão mais individualistas e capitalistas, necessitan-do de mais valores educativos baseados no “SER” ao invés do “TER”.

Confesso que esta não é uma tarefa das mais fáceis, porém ao tentar educar um filho, é hora de os pais tentarem res-gatar as próprias crianças que foram e redimensioná-las emocionalmente, as acolherem, considerando o fato de que são estas mesmas crianças “passadas” que surgem quando os pais lidam com seus filhos. “Crianças passadas”, feridas egoicamente, tendem a criar filhos super-protegidos ou negligenciados em suas necessidades genuínas, ou então com uma tarefa de darem conta, emocional-mente, do que seus pais não consegui-ram resolver no passado, criando sem se darem conta, crianças inseguras e com fragilidades em sua maneira de se perce-ber e também de perceber o mundo.

O grande problema envolvendo o uso de violência com o filho é compre-ender que a obediência surge através do medo e não pelo vínculo de confiança que, precisa ser firmado, concretizado e

alimentado com amor no relacionamen-to com eles. Vínculos entre pais e filhos necessitam de laços acolhedores dian-te de desafios: todo mundo sente raiva, tristeza, medo, etc., Mas, saber conduzir com o filho, até onde ele pode ir quan-do está bravo com alguém ou queren-do fazer suas próprias regras sem medir esforços é que faz com que pais preci-sem agir com equilíbrio, coerência, além de muita paciência. Quais pais não têm uma história de violência na infância? Mas o que eles trazem de suas histórias passadas que possam ajudar a compre-ender o que eles precisam “cuidar” em si mesmos para saber agir com autorida-de, sem usar da violência com os filhos?

Bem, aqui fica o convite...experimen-tar, se informar e agir com coerência é uma boa estratégia, afinal, como dizia William Wordsworth: “A criança é o pai do Homem”, mas não se referindo ao fato do filho dar conta das projeções de seus pais, mas da criança, emocional-mente bem cuidada, que também dará conta de ser um bom pai ou boa mãe, com consequentes gerações cada vez mais equilibradas.

*Adriana Garritano DouradoCRP 14/01879-0Psicóloga especialista em Gestalt-terapia e PsicopedagogiaAtendimento a crianças e adolescentes

Fone: 3421-0799Rua Firmino Vieira De Mattos, 2180, Clínica Santa Helena.

“As gerações mudaram, nossas crianças estão mais inteligentes e questionadoras, por isso também exigem pais mais informados e que necessitam de estratégias mais eficientes.”

24 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Comportamento

Page 25: 19ª edição revista corpo e mente
Page 26: 19ª edição revista corpo e mente

A Saúde Mental da mulher moderna

A pós grandes avanços sociais, conquistados pelas mulheres, elas ganharam espaços, entra-

ram no mercado de trabalho e estão compartilhando funções tradicional-mente feitas pelo homem. No entanto, se por um lado estes avanços têm suas compensações, por outro, ainda dei-xam a desejar comprometendo a sua saúde.

A verdade é que, economicamente, as mulheres continuam ganhando me-nos e muitas vezes são mais cobradas que os homens. Chega o final do dia,

em geral, ela assume papel principal ou, até mesmo, a única responsável por planejar e executar uma série de ativi-dades domésticas, sem receber ajuda significativa de seu companheiro e dos filhos, acumulando assim múltiplos papeis: mãe, esposa, filha, profissional, dona-de-casa.

Existem também os fatores fisioló-gicos, como a TPM, gravidez ou inferti-lidade, depressão pós-parto, menopau-sa, e os emocionais, ligados às relações afetivas, como conflitos conjugais, do-enças de familiares, problemas com os

filhos. Tudo isso, resulta em sobrecarga que afeta fortemente a saúde das mu-lheres.

Se não bastasse, elas ainda sofrem com a pressão imposta pela indústria da “beleza”, para o alcance de padrões estéticos cada vez mais distantes da re-alidade. Também é importante desta-car que, infelizmente, muitas mulheres ainda são vítimas de abusos sexuais, violência doméstica e preconceitos, en-tre outros.

Hoje já é possível observar algumas mudanças na nossa cultura machista.

O acúmulo de papeis em seus ambientes de trabalho, aliado à dupla jornada, com os afazeres

domésticos, envolvendo múl-tiplas funções, tem levado as

mulheres a apresentar sintoma-tologia frequentemente ligada ao

estresse.

*Rôneo Reis Machado

26 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Doença da atualidade

Page 27: 19ª edição revista corpo e mente

A cada dia se vê mais a valorização e o respeito pelo trabalho feminino, bem como alguns raros exemplos de ho-mens que deixam o conforto do sofá para cuidar da casa e dos filhos. Mas ainda falta muito para se aproximar do ideal.

As consequências dessa conjun-tura familiar e social há tempos são percebidas nos consultórios médicos e/ou nos serviços de psicologia. Cada vez mais elas procuram ajuda para minimizar as suas angús-tias, apresentando queixas como sen-sação permanente de cansaço, desmo-tivação, alteração do padrão de sono, irritabilidade, intolerância, dores de

cabeça, tremores, suor excessivo, do-res estomacais, sensação de aperto no peito, falta de ar e outros sintomas que devem servir de alertas para se investi-gar um possível quadro de depressão e/ou ansiedade.

Este desgaste físico e emocional, se não controlado, além de desencadear

doenças, pode atingir propor-ções catastróficas, como desestru-turação familiar, incapacidade para o trabalho e até mesmo o suicídio.

Diante disso, agora o desafio é como harmonizar

esse emaranhado de funções rotinei-ras, onde as nossas bravas trabalhado-ras estão presas? Como conciliar essa diversidade de tarefas para executá-las

de maneira satisfatória e de forma me-nos desgastante?

Para isso, não há uma fórmula má-gica, mas de um modo geral podemos pensar em uma série de medidas a se-rem tomadas nos âmbitos da família, do empregador e do poder público, tais como: divisão do trabalho domés-tico, aumento da disponibilidade e da qualidade de creches e escolas em período integral, onde as mães deixem seus filhos com segurança enquanto trabalham, maior flexibilidade na jorna-da de trabalho, ampliação da assistên-cia médica e psicológica, por parte da empresa.

Todos esses caminhos ajudam na prevenção e evitam o desgaste. No entanto, existem situações em que, ne-cessariamente, precisam ser diagnos-ticadas e tratadas por profissionais da área da saúde.

Elas procuram ajuda para minimizar as suas angústias, apresentando queixas como sensação de cansaço, desmotivação, alteração do padrão de sono, irritabilidade, intolerância, dores de cabeça, tremores, suor excessivo, dores estomacais, aperto no peito e falta de ar.

O desafio é como harmonizar esse emaranhado de funções rotineiras, onde as nossas bravas trabalhadoras estão presas.

Rôneo Reis MachadoCRM-MS 7517

Médico formado em 2008 pela Instituição de Ensino Superior: FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

Residência Médica em Psiquiatria na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande - Rio Grande – RS

Onde Encontrar, pág. 58

Junho de 2015 | 27

CORPO&MENTEDoença da atualidade

Page 28: 19ª edição revista corpo e mente

28 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Odontologia Estética

T er um sorriso bonito é uma maneira eficiente de melhorar a autoestima. Na Odontologia

moderna temos diversos tratamen-tos com resultados concretos e

efetivos na busca pelo sorriso perfeito. Muitos dos tratamen-tos, além da melhoria da saú-de bucal, incorporam princi-palmente a preocupação com a estética.

A nova aposta da Odontologia Estética são as lentes de contato den-tais. Chamamos esse tipo de procedimento de len-tes de contato, por se tratarem de capas de porcelana, extrema-mente finas e discre-tas, parecidas com lentes de contato para os olhos.

Com espessu-ra variável entre 0,2 e 0,3 milíme-tros, as lentes de contato dentais são lâminas mui-to delgadas, de cerâmica cimen-tadas sobre a parte frontal do dente, indicadas para quem bus-ca um sorriso mais harmônico

e belo. São usadas de maneira eficien-te, também, na cor-reção de pequenas imperfeições como

diastemas (den-tes separa-dos), dentes quebrados , d e s a l i n h a -dos, desgas-tados e com sinais de en-

velhecimento. A grande vantagem do tratamen-

to é a maior preservação das estru-turas naturais dos dentes. Diferente-mente das facetas de porcelana, as lentes de contato exigem mínimo desgaste do dente, às vezes, depen-dendo do caso, esta técnica não re-quer nenhum desgaste dos elemen-tos dentais, se tornando assim uma técnica simples, conservadora e prin-cipalmente indolor.

Uma estrutura aparentemen-te tão fina e delicada, imagina que se trata de algo frágil e descartável, mas na verdade é exatamente o con-trário, pois as lentes de contato se unem aos dentes naturais através da cimentação formando uma unidade sólida, forte e duradoura.

Lentes de contato: opção conservadora na recuperação de sorrisos

Eficientes, as lentes de contato dentais são usadas para a harmonização do sorriso.

Dr. Walter Vinicius Schoenherr CRO-MS 3511

Cirurgião Dentista - ImplantodontiaGraduado pela UFMSEspecialista em Implantodontia pelo Esquadrão de Saúde da BaseAérea (Campo Grande-MS)Cirurgia Avançada Reconstrutiva NECO(Araçatuba-SP)Reabilitação Oral e Prótese

CLÍNICA VITTA(67) 3032–0060Rua Monte Alegre, 2.150 – Vila Progresso

Page 29: 19ª edição revista corpo e mente
Page 30: 19ª edição revista corpo e mente

O gosto que tanto agrada ao pala-dar do brasileiro vem do sal, da gordura e, também, do açúcar.

Esses ingredientes entram muito cedo em nossa dieta, geralmente, em excesso, o que é pior, pois acabam se tornando prejudiciais à saúde. Além disso, masca-ram o verdadeiro gosto dos alimentos, especialmente, dos legumes, que são mais suaves.

Mesmo assim, muitas pessoas não abrem mão da culinária tradicional por achar que comida natural é sem gosto, não mata a fome. Daí porque muita gen-te abandona as dietas, tanto para ema-grecer quanto para controlar doenças, como hipertensão, diabetes e outras, decorrentes de uma alimentação não balanceada. Mas é preciso desmistificar esse conceito.

Um prato nutritivo e saudável não precisa ser insonso. Aliás, deve ter sabor. Pesquisas na área de nutrição e biologia molecular mostram que o gosto natural dos alimentos sacia a fome. Os sabores dos legumes, das frutas, dos grãos e das carnes, por exemplo, deixam uma sensa-ção mais duradoura de saciedade e pra-zer. E nem é preciso comer muito.

O segredo está no preparo adequa-do, para se realçarem os sabores pró-prios de cada um. Ao contrário disso, a gordura interfere na parte do cérebro que regula a saciedade, levando a pes-soa a comer mais do que deveria para se satisfazer.

De acor-do com Maria Luna Ulrich, em-presária e cul inar is ta douradense, proprietária do “Aroma N a t u r a l ” , além disso, as pessoas comem mais do que preci-sam por outros motivos – ansiedade, por exemplo. Então, se a pessoa não mudar seus hábitos alimentares, continuará acumulando problemas de saúde, pen-sando que está se alimentado bem.

“O alimento tem que ser fonte de saú-de”, diz Maria que, com sua filosofia de trabalho, criou uma marca diferenciada

em Dourados, no setor de refeições prontas, “o nosso ideal é oferecer saúde e bem-estar às pessoas por meio do alimento”, afirma. Por isso, o restaurante ofe-rece mais do que refei-ções delivery, suporte em educação alimen-tar.

A própria dieta padrão do Aroma Na-tural, que vem no marmitex trivial, é um convite irresistível à mudança de hábitos. Mas é no atendimento especializado que o restaurante preencheu uma lacuna que faltava em Dourados, fornecendo

dietas específicas para perda ou ganho de peso e para pessoas diabéticas e hi-pertensas, por exemplo.

“A gente atende à particularidade de cada cliente”, ressalta a empresária, “mas a priori, é bom que a pessoa traga o seu cardápio, seja avaliada por um nutricio-nista ou passe por nossa avaliação”, es-clarece. No Aroma Natural, o cliente con-ta com a assessoria de nutricionistas no planejamento de cardápios completos, inclusive, para crianças.

O restaurante fornece todas as refei-ções do dia para o cliente, balanceadas conforme os objetivos do programa nu-tricional. Agora, se você busca apenas uma alternativa saudável de almoço, você tem o marmitex do Aroma Natural como opção, mas atenção: é preciso fa-zer o pedido com antecedência.

Alimentação saudável tem Aroma Natural

A empresária Maria Ulrich trabalha com o conceito de que o alimento deve ser fonte de saúde e criou uma alternativa em Dourados para quem quer fugir do tradicional e melhorar sua alimentação.

Restaurante conta com a assessoria de nutricionistas para fazer avaliação nutricional e elaborar dietas especiais.

30 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Vida Saudável

Page 31: 19ª edição revista corpo e mente

A nutricionista Bruna Mary de Oliveira é a responsável técnica pela cozinha do restaurante Aroma Natural.

Adaptar-se à alimentação balanceada e menos calórica leva menos tempo do que se pensa, na verdade, uma semana, em média.

M aria Ulrich traz para o Aroma Natural o mesmo cuidado que tem com a própria saúde. A

comida é preparada praticamente sem óleo e com o mínimo de sal. Em seu lu-gar, entram as especiarias. “Nós usamos, realmente, tudo natural”, reforça, “nosso molho é de tomate, em nossos tempe-ros usamos uma diversidade de espe-ciarias – pimenta branca, pimenta síria, sálvia, tomilho, orégano, alecrim... uma infinidade – tudo para manter o gosto na comida com base no natural, sem a necessidade de aditivos”, explica a culi-narista.

Como empresária, ela conta como decidiu investir no ramo. “O Aroma Na-tural surgiu por causa da minha paixão pela cozinha, sou apaixonada pela mani-pulação e cocção do alimento, e gosto do alimento saudável”, confidencia. Em nome dessa paixão, ela também acom-panha de perto o processo de produção.

O peixe não pode passar do ponto, os legumes têm tempo certo de co-zimento, assim como os cereais e os grãos, a fim de se preservarem o sabor e os valores nutricionais e funcionais de

Adaptação aos sabores naturais

Um prato natural deve deixar boas lembranças, nunca uma sensação de peso e indisposição. Para algumas pes-soas, comer bem é “passar mal”, depois da refeição. Então, como mudar os hábi-tos alimentares de uma vida inteira? Em mais de dois anos servindo pessoas que passaram a ter restrições de sal, açúcar, gordura ou simplesmente querendo emagrecer, Maria Ulrich garante que a adaptação para a comida mais leve é tranquila e segura.

Em geral, o tempo de adaptação é bem curto. “A primeira semana é de adaptação, a pessoa pode sentir fome, depois disso não, porque as calorias indi-cadas na dieta são a que ela precisa co-mer, o organismo se adapta. Os relatos são unânimes, alguns clientes nem con-

Culinária com ciência e paixão

cada ingrediente. “Nós utilizamos, sobre-tudo nas dietas, os alimentos funcionais, que vão além do valor nutritivo básico, eles fazem bem à saúde, são anti-infla-matórios, antioxidantes, termogênicos, enfim, eles oferecem muito mais que um simples alimento”, diz Maria.

Todos os dias cedinho, Maria e sua equipe de nutricionistas e cozinheiras recomeçam esse trabalho no Aroma Natural, para assegurar aos clientes uma alimentação de qualidade superior, e não só a comodidade da comida pronta.

Não só a arte de usar bem os tem-peros, mas principalmente os ingre-dientes fazem o diferencial na cozinha do Aroma Natural. Arroz, integral e co-mum; grãos, como feijão, lentilha, er-vilha, soja; massas, verduras, legumes, frutas e carnes. Tudo é selecionado e de primeira qualidade.

Todo dia, o cliente recebe alimen-tos dos principais grupos, em combi-nações balanceadas, entre proteínas, carboidratos, sais minerais e vitami-nas. A variação também é uma regra, tanto nas dietas especiais, quanto no marmitex trivial.

Nas receitas de peixes, por exem-plo, entram camarão e peixes como salmão, tilápia, pirarucu e pintado. “Além de peixes, a gente manda fran-go e a carne bovina, que é uma pre-ferência na cidade, mas é a que ser-vimos em menor quantidade, já que nas dietas é a menos indicada”, diz Maria Ulrich.

É assim que, usando ingredientes frescos e de procedência, especiarias e temperos, e um grande conheci-mento em nutrição que o Aroma Natural faz de um simples marmitex uma fonte de saúde para os clientes.

seguem mais comer a porção enviada para uma refeição”, assegura.

Maria conta que o cliente do Aroma Natural se preocupa com sua saúde e quer manter uma boa forma física. Essa predisposição mental também ajuda na adaptação a uma alimentação pouco calórica e menos condimentada que a tradicional – mais saborosa.

Os ingredientes são as estrelas

Junho de 2015 | 31

CORPO&MENTEVida Saudável

Page 32: 19ª edição revista corpo e mente

D esenvolver nas crianças, desde bebês, hábitos saudáveis de alimentação. Isso pode ser um

problema para pais que trabalham fora. A pedido, o Aroma Natural de-senvolveu a Linha Kids de alimenta-ção natural, para dar esse suporte aos pais. “Começamos atendendo aos adultos com necessidades de dietas e, há pouco tempo, os pais começa-ram a pedir uma alimentação tam-bém para às crianças”, disse Maria Ulrich.

Ela explica que a vontade deles é de que os filhos aprendam a comer de forma saudável e que levem esse hábito para a vida adulta. O atendi-mento é feito a crianças com seis meses de idade em diante. Em mui-tos casos, a questão não é só de for-mar hábitos, mas sim de reeducação alimentar, geralmente, por motivo de sobrepeso da criança.

“No caso, a exigência é que se faça uma avaliação nutricional antes”, ressalva a empresária, dizendo que criança não faz dieta para ficar em forma, “na verdade, criança deve ter refeição balanceada, fazer dieta só se existir uma necessidade diagnostica-da por especialista”, observa.

Aroma Natural Kids

Maria Ulrich com a filha Sofia, que adora o cookie artesanal de milho - tem também de manteiga - feito no Aroma Natural, sob encomenda, para substituir bolachas e biscoitos industriais para crianças.

NUTRICIONISTAS

Bruna Mary CRN-MS 3:43495/P

Janaina de Oliveira CRN-MS 28633

(67) 3032 - 4114www.aromanatural.net

Rua Hayel Bom Faker, 3.603 - Dourados-MS (Esquina com a Monte Alegre)

Sementes, grãos integrais, carnes brancas, frutas e verduras compõem um cardápio que contém ingredien-tes termogênicos e substâncias es-senciais para o controle da taxa de glicemia, vitaminas, proteínas, Ômega 3, contribuindo para a prevenção e redução do risco de doenças cardio-vasculares.

Existe um quinto sabor, descrito como gosto denso, profundo e dura-douro. É o umami, um sabor delicado que é apurado durante o cozimen-to lento e da combinação de certos alimentos. Este sabor foi descober-to em 1950, pelo professor Kikunae Ikeda, da Universidade de Tóquio, ao estudar um tradicional caldo de legu-

mes japonês, o Dashi. Mais recente-mente, foi comprovada a existência de milhões de receptores de umami em nossa língua, além dos recepto-res gustativos para o doce, o salga-do, o azedo e o amargo. Entretanto, condimentos fortes, sal, açúcar e gor-dura, por exemplo, podem “apagar” esse sabor.

É saudável saber

32 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Vida Saudável

Page 33: 19ª edição revista corpo e mente
Page 34: 19ª edição revista corpo e mente

O corpo da mulher, durante a ges-tação, vai sofrendo alterações de modo que fique adaptado no

momento em que o bebê dá sinais de que está pronto para nascer. Durante o período, o corpo irá desenvolver-se e se adaptar naturalmente, independente da escolha de parto da mulher.

Devido a essas alterações, no perío-do, a gestante poderá desenvolver des-confortos, queixas álgicas em algumas partes do corpo, sendo a mais comum à região lombo-sacro, irradiando para o nervo ciático, em alguns casos.

Com o decorrer da gestação o bebê vai se desenvolvendo, a mulher ganha peso, e naturalmente altera o centro de gravidade o que dificulta manter o

*Newelen Garcia

Doula, Fisioterapeuta Esp. em Saúde da Mulher e Neonato, com habilitação Internacional em Kinesiotaping

equilíbrio. Sendo assim, as articulações e estruturas musculares sentem esta adaptação.

A preparação para o parto trata essas alterações comuns da gravidez, alongando, fortalecendo e relaxando os grupos musculares específicos, asso-ciado à ginástica íntima que fortalece o assoalho pélvico. Isso tudo ameniza os desconfortos e previne as dores mus-culares e lombares que normalmente ocorrem durante a gestação.

O Pilates para gestante é especifico e deve ser monitorado por fisioterapeu-ta especialista na área. Assim, o resul-tado é rápido e a grávida mantém sua qualidade de vida, e bem-estar apropria-do para os nove meses de gestação.

Exercícios orientados de Pilates fortalecem os músculos do assoalho pélvico, prevenindo a incontinência urinária decorrente da gestação. Os alongamentos e posturas realizados durante a aula amenizam os desconfortos da gestante.

Pilates para gestantePreparando a grávida para o parto

STUDIO FISIO(67) 9619-2469 / 3032-9978

Rua Quintino Bocaiuva, 1.294Jd América - Dourados - MS

34 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Saúde da Mulher

Page 35: 19ª edição revista corpo e mente
Page 36: 19ª edição revista corpo e mente

Como identificar o sofrimento da criança e ajudá-la na busca de novos caminhos

Assim como os adultos, as crianças também apresentam dificuldades pessoais, daí a necessidade da psicoterapia, que geralmente é feita através da ludoterapia.

Q uantas vezes os pais não enten-dem seus filhos pequenos, não percebem claramente o que está

se passando e o que há de errado com eles? Assim como os adultos, as crian-ças também apresentam dificuldades pessoais e demonstram sentimentos e emoções de acordo com cada faixa etária. A psicoterapia infantil é o cami-nho que leva os pais a identificar o sofri-mento da criança e ajuda-la na busca de novos caminhos. A psicoterapia infantil trabalha com o lúdico terapêutico onde, através do brincar, as crianças têm me-lhores condições de expressar seus sen-timentos como: frustração, insegurança, agressividade e seus medos e tristeza, entre outros. A Psicóloga Clínica, Jessyka Matiussi Mendonça tem atendido a inú-meros pais que a procuram, buscando respostas para suas dúvidas, em relação ao comportamento de seus filhos. No entanto os questionamentos em relação à psicoterapia infantil ainda são grandes, daí a publicação das respostas para as dúvidas mais comuns.

O que é Psicoterapia Infantil e qual seu objetivo?

A psicoterapia infantil é o atendi-mento específico de crianças que visa, assim como o de adultos, a identificação de possíveis conflitos vivenciados pela criança que podem estar relacionados à ordem de algum sintoma.

A ludoterapia é uma forma de psicoterapia para crianças, feita por meio de brinquedos específicos, em um espaço próprio. Psicóloga Jéssyka Matiussi Mendonça

36 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Psicoterapia infantil

Page 37: 19ª edição revista corpo e mente

Como funciona a Psicoterapia Infantil?

A psicoterapia em crianças é ge-ralmente feita através da ludoterapia, ou seja, a terapia por meio de brinque-dos específicos em um espaço pró-prio para isto, além da verbalização quando possível.

É importante que os pais ou respon-sáveis estejam presentes em orientação a fim de fazer um acompanhamento evolutivo da criança com a finalidade de manter seus comportamentos e em constante desenvolvimento, ou seja, os pais também têm fundamental impor-tância para a manutenção do progresso terapêutico durante e após a finalização do processo.

Crianças que apresentam problemas sociais, de aprendizagem, agressividade, agitação excessiva, apatia, distúrbios de alimentação ou no desenvolvimento, ou ainda quando a escola faz o encaminha-mento por motivos diversos, devem ser conduzidas para terapia.

Quais situações os pais podem identificar como sendo necessária a intervenção de um psicólogo?

Um exemplo simples pode ser en-contrado em crianças que sofrem mui-to para aceitar mudanças significativas, como por exemplo: a necessidade de trocar de escolinha e fazer novas ami-zades; uma possível separação dos pais; ou ainda, aceitar que os pais terão outro filho e que terá que aprender a dividir as atenções e o espaço dentro do lar.

Toda criança que passa por situa-ção de mudança precisa de terapia?

Algumas crianças demonstram al-gum tipo de alterações em suas atitu-des e/ou psicológico, sendo passagei-ras diante de algumas circunstâncias, adaptando-se rapidamente. Porém, existe também, um número significativo de crianças que não consegue falar e superar as dificuldades que encontram. Essas crianças começam a mostrar por meio de atitudes e reações, como por exemplo: dificuldade de aprendizagem, retraimento social, choro frequente e agressividade.

Qual o papel dos pais e da família no processo de tratamento psicoló-gico da criança?

O papel dos pais ou demais cuidado-

res da criança é fundamental no desen-volvimento de um tratamento psicoló-gico bem-sucedido. Primeiramente, é o adulto que tem a função de reconhecer que algo não está bem com a criança, através de alterações e atitudes diferen-tes que começam a surgir. Geralmente a primeira consulta com o psicólogo é agendada com os pais da criança. Esta primeira con-sulta é de suma importância, visto que, é através dela que os pais podem relatar a queixa ini-cial. Desse modo, é por meio dos pais que o psicólo-go pode investigar possíveis situações presentes no dia-a-dia da criança que podem estar associadas aos problemas que ela vem enfrentando.

Qual a importância do brincar na clínica?

A criança é um ser em desenvolvi-mento e a partir do brincar vai construin-do suas experiências de se relacionar com o mundo de maneira ativa. Assim, o brincar possibilita que a criança consiga se comunicar e expressar seus desejos, vontades, fantasias, conflitos, sentimen-tos, ideias e angústias, fazendo um inter-câmbio entre o real e o imaginário. Tudo isso por meio do simbólico. Desse modo, a criança se desenvolve emocionalmen-te criando vínculo afetivo, ressignifican-do vivências conflituosas, lidando com limitações e frustrações.

Qual a idade mínima para uma criança fazer terapia? E como é a te-rapia com crianças pequenas?

A idade não deve ser impeditiva

para procurar um psicólogo, deve ser percebido algum problema no desen-volvimento, e geralmente os pais notam alguns distúrbios em idade escolar, onde a socialização faz-se necessária. Cada psicólogo tem um estilo próprio de tra-balhar com crianças pequenas. Quando a criança tem menos de 3 anos, geral-

mente as primei-ras entrevistas são feitas com os pais e, dependendo da compreensão sobre o processo da criança, os ca-minhos distintos. Uma possibilidade é se fazer algumas sessões com a

criança para conhecê-la e avaliar a ne-cessidade ou não de encaminhamento para profissionais de outras áreas. Após essas sessões, retorna-se aos pais que geralmente descrevem as dificuldades que vêm enfrentando na relação com o filho (a), ajudando a compreender o sig-nificado do comportamento da criança e a refletir sobre como oferecer, para a criança, os cuidados que ela precisa.

Quanto tempo costuma durar o processo de psicoterapia?

É difícil precisar o tempo do proces-so terapêutico porque cada pessoa apre-senta uma necessidade única e singular.

“... brincar possibilita que a criança consiga se comunicar e expressar seus sentimentos e angústias ...”

Jessyka Matiussi MendonçaPsicóloga Clínica - CRP: 14/06316-3

(67) 3422-9991 / 9271-3771Rua Hayel Bom Faker, 3755. (Esquina Ponta Porã) Dourados-MSE-mail: [email protected] ao São Francisco.

“Existe um número significativo de crianças que não consegue falar e superar as dificuldades que encontram.”

Junho de 2015 | 37

CORPO&MENTEPsicoterapia infantil

Page 38: 19ª edição revista corpo e mente

Ganhar peso no inverno? Só se você quiser.

Ao contrário do que muitos pensam, emagrecer no inverno é mais fácil que no ve-rão. Através do Treinamento Funcional, a nova febre entre as celebridades, a aca-demia Lifepró te ajuda a queimar calorias.

* Mariana Franco de Souza

Estudos mostram que, com a baixa da temperatura, aumenta o metabolismo e, consequentemente, aumenta o ape-tite por comidas gordurosas, tais como, doces, massas, frituras e etc. Isso é uma resposta do organismo para aumentar a gordura corporal e, assim, ter o isola-mento térmico. A partir daí vem o mito de que no inverno as pessoas gastam menos energia e tendem a ganhar peso.

Sendo assim, no inverno o metabolis-mo AUMENTA. É isso aí, ao contrário do que muitos pensam, ele aumenta! Por-tanto, o inverno é a época perfeita para eliminarmos os quilinhos extras que nos acompanham e tanto nos incomodam.

Durante um exercício, o metabolis-mo aumenta significativamente, pois o corpo necessita de energias extras para suprir esse gasto calórico. Então, os nu-trientes são quebrados pela contração muscular, gerando calor e elevando a temperatura corporal final. Com isso nos-so corpo aumenta a produção de calor quando a temperatura ambiente estiver baixa. Para reagir a situação de frio o or-

ganismo também eleva sua produção metabólica de calor, sendo uma forma do nosso corpo manter sua temperatura normal regulada.

Pelo fato de bebermos mais água no verão, e comermos menos vezes, pensa-mos que nesta estação emagrecemos mais que no inverno, já que sentimos menos fome. Ao sentirmos menos fome e mais sede, muitas vezes evitamos con-sumir alimentos em excesso e, assim, conseguimos manter o peso, o que de fato não significa emagrecimento. Essa é a grande diferença do inverno que, pela baixa temperatura, nosso corpo gasta mais energia para manter aquecido e, consequentemente, sentimos mais fome e menos sede.

Dessa forma, se mantermos uma atividade regular e a alimentação ade-quada no inverno, com certeza os resul-tados de emagrecimento nessa estação serão melhores do que no verão. Assim a academia LIFEPRÓ te convida para conhecer seu Treinamento Físico Fun-cional onde, diferentemente das acade-

mias convencionais, nós não utilizamos máquinas.

Nosso corpo precisa ser respeitado pelas suas funções e mobilidades. As atividades físicas devem ser realizadas visando uma execução perfeita de mo-vimento natural, evitando as lesões. O Treinamento Funcional tem como obje-tivo resgatar os movimentos naturais do desenvolvimento humano, como correr, pular, empurrar, puxar, saltar, agachar e lançar de forma gradual e periódica.

Com isso, nossos treinamentos me-tabólicos te ajudam a ter ainda mais um gasto calórico significativo para o seu resultado. Ele é composto por um cir-cuito de exercícios dinâmicos e de alta intensidade, respeitando o limite de cada pessoa em relação à idade, condiciona-mento físico e sexo.

“O inverno é a época perfeita para eliminarmos os quilinhos extras que nos acompanham e que tanto nos incomodam.”

*Mariana Franco de SouzaCREF – 004043-G/MSGraduada em Educação Física pela Universidade da Grande Dourados – UNIGRAN;Qualificada em Treinamento Físico Funcional, pela Academia Bpro, Porto Alegre – RS;Capacitada em Avaliação Funcional Level 1, pela Functional Moviment System – FMS, Balneário Camboriú – SC.

38 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Metabolismo

Page 39: 19ª edição revista corpo e mente
Page 40: 19ª edição revista corpo e mente

Kumon, um estudo eficaz e independente para o seu filho

O Kumon é um método de ensino que desenvolve alunos autodidatas. Por meio de um material didático autoins-trutivo e uma orientação individualizada, os alunos adquirem concentração, auto-confiança, disciplina, responsabilidade e são estimulados a encarar os desafios como uma oportunidade para seu cres-

cimento. Não existe mágica, tampouco milagre, o que existe é o respeito à indivi-dualidade e ao ritmo de desenvolvimen-to de cada aluno.

MATERIAL DIDÁTICOO material didático do Kumon é

autoinstrutivo e permite que o aluno adquira, naturalmente, a capacidade de

aprender por si mesmo. O grau de com-plexidade dos exercícios aumenta grada-tivamente e, sem se dar conta, o aluno chega aos exercícios mais complexos, pois o material é estruturado de forma que um conteúdo seja base para o outro.

Rosemeire Donomae - OrientadoraKumon - Unidade Donomae-Centro3421-1100 - 3021-3353 - 9621-5501Rua Aquidauana, 813 – 1º Andar – Vila LiliDourados, MS

CURSOS OFERECIDOS PELO MÉTODO

INGLÊS

O material de Inglês foi elaborado, es-pecialmente, para alunos brasileiros, evo-luindo gradativamente para desenvolver uma elevada capacidade de leitura e in-terpretação de textos, inclusive de obras clássicas da literatura estrangeira, a fim de que os alunos possam “ler o mundo com seus próprios olhos”. O material também acompanha CDs gravados por falantes nativos, desenvolvendo no alu-no a capacidade de ouvir e proporcionar corretamente os sons do idioma.

PORTUGUÊS

O curso de Língua Prática do méto-do Kumon desenvolve nos alunos a ca-pacidade de ler e compreender os mais variados textos. Nosso material didático trabalha com conteúdos que vão desde a alfabetização até o estudo da síntese, visando à formação de leitores críticos. O curso proporciona aos alunos o contato com mais de 400 textos de distintos gê-neros literários e oferece uma biblioteca com mais de 60 títulos da literatura na-cional e estrangeira, que fazem parte da nossa Bibliografia Recomendada.

MATEMÁTICA

O curso de Matemática aborda conteúdos que vão desde a noção de quantidade e sequência numérica (fase pré-escolar) até aplicações de derivadas e integrais (estudadas no nível superior). O objetivo do curso é desenvolver no aluno uma sólida capacidade de cálculo, raciocínio lógico e de análise numérica, levando-o a estudar conteúdos do Ensi-no Médio o quanto antes, por meio do autodidatismo.

www.kumon.com.br

ATINGIR OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO O QUANTO ANTES

O nosso desejo é que todo aluno, por meio do estudo autodidata, ultra-passe os conteúdos da série escolar e estude os conteúdos do Ensino Médio o quanto antes. Isso lhe proporcionará mais facilidades nos estudos e tempo para se dedicar a outras atividades,

como ler, praticar esportes, viajar, entre outras. Além disso, terá desenvolvido uma postura autodidata que lhe dará condições de ingressar na universidade de sua escolha, superar os desafios e desbravar o seu infinito potencial, con-tribuindo para uma sociedade melhor.

40 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Aprendizado

Page 41: 19ª edição revista corpo e mente
Page 42: 19ª edição revista corpo e mente

S e você é daquelas pessoas que se preocupam com a saúde do seu corpo, sem deixar de lado a boa

forma, certamente já ouviu falar nessas duas modalidades, o Pilates e Treino In-tervalado (Interval Training). Separados eles agregam grandes benefícios à saú-de, contudo, a Clínica Vitta, através da Dra. Teresa Cristina Rosa Schoenherr, inova e traz com exclusividade a combi-nação dessas duas práticas, ampliando os seus efeitos, resultando no bem estar físico e na perda de peso, tudo em um único treino.

A Dra. Teresa Cristina já praticava as duas modalidades, mas de forma sepa-rada, o que exigia muito tempo. Foi aí que ela resolveu unir as duas, só que em um único treino. “Um dos principais ob-jetivos era oferecer uma opção para os alunos que não tem disponibilidade de tempo. São uma hora e vinte de treino, onde eles têm os benefícios das duas modalidades. É ideal, também, para os que não gostam de academia”, explica.

Diversos estudos comprovam a efi-cácia do Treino Intervalado na perda de peso. De formato dinâmico, ele é bastan-te motivador e, quando praticado com intensidade leve a moderada, pode ser indicado para iniciantes, principalmente cardiopatas, devido à possibilidade de se realizar um volume total de exercício maior do que o treino continuo, uma vez que os intervalos de recuperação contri-buem para menor fadiga muscular.

As aulas se iniciam com o Pilates Clássico, utilizando aparelhos e acessó-rios, com a duração de 50 minutos. Logo em seguida vem o Treino Aeróbico Inter-

valado, com duração de meia hora. “O Treino Intervalado não invade o trabalho do Pilates, mas sim amplia os seus resulta-dos, possibilitando o gasto ca-lórico que não é o foco do Pila-tes. Ele ainda tem a vantagem de continuar queimando ca-loria até quatro horas após a atividade física”, ressalta Dra. Teresa Cristina.

Primando pelo bem-estar de seus alunos, Studio Clínica Vitta une as duas modalidades em um treino dinâmico e eficaz, resultando no condicionamento físico e perda de peso.

“O Treino Intervalado não invade o trabalho

do Pilates, mas sim amplia os seus resultados”.

42 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Condicionamento Físico

Pilates e Treino Intervalado, saúde e boa forma juntos

Page 43: 19ª edição revista corpo e mente

Teresa Cristina Rosa SchoenherrCREF 365-G / CRN 15.510

Graduada em Nutrição pela UCDB

Graduada em Educação Física pela UFMS

Pós graduada em Obesidade e Emagrecimento - UVA - RJ

Formação Completa em Pilates - Universidade Estácio de Sá – MS

Instrutora de Pilates aéreo by Vanessa Romo. Escudela Power Pilates. Madrid, Espanha.

Horário das aulas: de segunda à sexta-feira,

das 6h30 às 20h30.

A combinação dos treinos é indica-da para homens e mulheres de todas as idades e em qualquer condição física. Como são individualizadas, as ativida-des são adaptadas à necessidade de cada aluno, tudo sob a orientação de profissional especializado na área.

Benefícios do Pilates• Combate ao Stress,• Melhora da postura,

• Alívio de todas as tensões e dores crônicas,

• Trabalha a respiração,• Fortalece órgãos internos,• Dá mais flexibilidade, tônus e força

muscular,• Estimula a coordenação motora e a

concentração,• Melhora o desempenho em diversos

esportes,• Previne fraturas provenientes da

osteoporose,• Contribui para a reabilitação de

diversas patologias.

Benefícios do Treino Intervalado• Queima a gordura abdominal,• Aumenta a capacidade do organis-

mo de queimar gordura,• Traz benefícios ao coração,• Aumenta a capacidade do corpo

de transportar oxigênio durante o

exercício,• Mesmo após o treino, o corpo continua

queimando gordura,• Estimula a produção hormonal,• Você perde peso, mas não perde

músculos.

(67) 3032–[email protected]

Rua Monte Alegre, 2.150 – Vila Progresso

Dourados MS

A estrutura do Studio Clínica Vitta possibilita treinos personalizados, que atendam às necessidades de cada aluno.

Junho de 2015 | 43

CORPO&MENTE

Page 44: 19ª edição revista corpo e mente

A farmácia desenvolveu uma linha de compostos energéticos voltada às ne-cessidades mais comuns entre consumi-dores de todas as idades.

Os energéticos para revigorarem o corpo são a base dos suplementos e as opções oferecidas no mercado consumi-dor, nos últimos anos, evidenciam o fato de que estamos vivendo uma verdadeira crise energética corporal.

Consumidos, com frequência, por pessoas de todas as idades que desem-penham atividades que exigem esforço físico ou mental, como profissionais que trabalham exaustivamente, estudantes e atletas, os energéticos estimulam o metabolismo. Funcionam como desinto-xicadores e, através do fígado, facilitam a eliminação de substâncias prejudiciais para o nosso corpo.

Atenta às demandas de sua clientela, a Farmácia Posanga desenvolveu uma linha de compostos energéticos voltada

às necessidades mais co-muns entre os seus con-sumidores.

Entre os componen-tes do Max Sex 600 e do Composto Energético está o Ginseng, indicado para a melhora da circu-lação sanguínea; previne a gripe; diminui o estresse e o cansaço físico e men-tal; auxilia na redução da pressão arterial e é esti-mulante sexual.

De formulação própria, os energéti-cos Posanga são identificados pelo alto padrão de qualidade que vai da compra de matéria-prima à entrega do produto final.

COMPOSTO TERMOGÊNICOIndicado para atletas: Queima

gordura e é revigorante de energia; proporciona disposição e ganho de massa muscular

Composição: L tirosina, Cafeína, Chá verde, Citrus, Picolinato de cromo, Selê-nio, Turkesterona

MAX SEX 600Indicado para a melhora da libido,

cansaço físico e mental e aumenta a dis-posição sexual

Composição: Ginseng panax, Maca Tribullus terrestris e Mucuna

COMPOSTO ENERGÉTICOIndicado para o cansaço físico

e mental do dia a dia, causado pelo stress; a falta de disposição e a fraque-za. Também funciona como tônico geral do organismo.

Composição: Vitamina C, Vitami-na E, Guaraná, Catuaba, Ginseng e Marapuama.

(67) 3423-4076Av. Weimar Gonçalves Torres, 1.666

Centro - Dourados [email protected]

Curta nossa Fanpagefacebook/posanga

Energéticos naturais by Posanga

44 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Suplementos

Farmacêutica Proprietária: Yara Rigotti - CRF 810

Farmacêutica Responsável:Camila P. Alonso - CRF 1551

Page 45: 19ª edição revista corpo e mente

Nós registramos os melhores momentos da sua vida

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL E FILMAGEM EM ESTÚDIO E EXTERNAS

casamentos • nascimentos • aniversários • bodas • book de modelos eventos empresariais e acadêmicos • documentários

Page 46: 19ª edição revista corpo e mente

Comer é fundamental para a sobre-vivência. E comer bem e corretamente é essencial para uma boa qualidade de vida. Somos precisamente o que come-mos, visto que os alimentos que dia-riamente consumimos têm influências diretas no funcionamento do nosso or-ganismo, cérebro, pele, olhos, estado de espírito e na forma como vivemos o dia--a-dia. Viver bem começa na boca!

O certo não é simplesmente comer pouco (o que pode causar um déficit de nutrientes), é preciso cautela para não diminuir a quantidade de nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso corpo.

Nutrientes, são substâncias químicas contidas nos alimentos e incorporadas pelo organismo. Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) são aqueles de que precisamos em maior quantidade e os micronutrientes (vitami-nas e sais minerais) são aqueles que, em pequenas doses, já surtem efeito fisiológi-co no nosso corpo. O ideal é pensar sem-pre nos nutrientes de que o corpo precisa, e não apenas no prazer que sentimos no ato de comer. É importante escolher ali-mentos que contenham substâncias que fornecem energia para o corpo.

Hábitos alimentares adequados pro-porcionam ao organismo humano con-dições para uma vida saudável, acres-centando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e pautada na moderação. Não existem alimentos proi-bidos (para a comunidade sadia) ou mi-lagrosos. O segredo está no bom senso.

Por isso é bom estar atento ao que estamos ingerindo, além de cuidar des-de cedo da alimentação das crianças,

insistindo com elas sobre a adoção de hábitos saudáveis que serão revertidos em qualidade de vida.

A alimentação é um prazer que precisa ser saboreado e compartilhado com pessoas das quais gostamos, por-tanto é importante fazer das refeições um momento alegre para ser lembrado posteriormente, e não apenas o gesto mecânico de saciar a fome. Não é sen-sato comer rapidamente qualquer coisa, é preciso valorizar a vida, realmente ali-mentando-nos adequadamente, proven-do nosso corpo e espírito de elementos dos quais necessitam.

Seguir uma dieta saudável é simples-

mente mudar o nosso estilo de vida… para sempre! Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode come-çar a adotar hoje – não tem de fazê-los todos ao mesmo tempo – mas comece devagar, introduzindo um novo hábi-to saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor do que alguma vez pen-sou. Pois, é que isto de comer saudável, também é um ciclo vicioso, só que este faz-lhe bem! O seu Corpo e Mente agra-decem. Venha ter uma Vida Leve!

Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo condições para uma vida saudável.

Comer bem faz bemUma alimentação saudável e saborosa faz toda a diferença. Em Dourados a Vida Leve está transformando a vida de muitas pessoas que se preocupam com sua saúde e bem estar.

*Barbara Falcão Mendes Graciano e Ana Paula Frediani Tirelli

*Barbara Falcão Mendes GracianoCRN3: 41313Graduada em Nutrição pela instituição UnigranPós-graduada em Nutrição Esportiva- FIB-BrasiliaGraduada em Farmácia pela instituição UnigranPós-graduada em Análises Clínicas pela instituição Unic-CuiabáConsultora em Segurança Alimentar

*Ana Paula Frediani TirelliCRN3: 43298/PGraduada em Nutrição pela instituição UnigranPós Graduanda em Nutrição Esportiva pela instituição Uninter- Campo GrandeGraduada em Publicidade e Marketing pela instituição Unigran

46 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Qualidade de vida

Refeições Balanceadas

Vida Leve

Page 47: 19ª edição revista corpo e mente
Page 48: 19ª edição revista corpo e mente

Benefícios da Dermopuntura para as linhas de expressão Inovadora e de resultados eficientes, a técnica vem despertando interesse por eliminar estrias e linhas de expressão facial

Sabemos que as marcas de expres-são, especialmente ao redor dos olhos, chamados pés de galinha e o famoso bi-gode chinês, assim como as estrias têm incomodado cada vez mais as mulheres. Seja qual for o nome que se dá, o fato é que com o passar do tempo, as rugas são inevitáveis. No entanto, nos últimos anos, o mercado de tratamentos estéti-cos tem avançado de maneira rápida e tem se tornado grande aliado de mulhe-res que buscam preservar a beleza es-tética e estarem bem consigo mesmas.

Técnica inovadora e de excelentes re-sultados, a Dermopuntura tem sido uma excelente alternativa no tratamento de rugas e estrias.

Em Dourados, a Dermopuntrurista

e designer facial, Drª Fernanda Gauna, especialista em micropigmentação da pele, tem realizado procedimentos, com total segurança, e de resultados satisfa-tórios aos seus pacientes. Falando com propriedade sobre dermopuntura, ela responde às dúvidas mais comuns entre as pessoas que procuram por seus tra-tamentos:

“Apenas profissionais licenciados pela Mag Estética podem exercer o tratamento, devido aos protocolos únicos.”

Studio Dermo FGDra. Fernanda GaunaEspecialista Corretiva, Estética e Paramédica.

R. Cerzósimo Souza, 900, Interfone 301. Prédio ANACÃ. (esquina Av. Weimar) Dourados MS.

67 9981-2337 / 9217-1309/dermopigmentacaoecia

Com resultados satisfatórios e duradouros, a dermopuntura diminuir rugas e linhas de expressões, deixando a feição mais jovem e natural.

48 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Dermopigmentação

Page 49: 19ª edição revista corpo e mente

Aparência jovial, sem perder a naturalidadeO que é Dermopuntura?

Como é desenvolvida a técnica?

Existe uma faixa etária em que estes tratamentos são mais indicados?

A técnica pode ser comparada a cirurgia e botox?

Pode-se fazer a micropigmenta-ção (camuflagem) em estrias?

Quanto tempo demora uma sessão e qual tempo de trata-mento?

É necessário que se faça a ma-nutenção do tratamento?

Há contraindicações?

Quanto aos tons de pele, favore-ce algum?

Existe diferença entre Dermo-puntura e Micropuntura?

Em relação a eficiência do tratamento, depende de cada cliente?

Em quanto tempo os resultados já aparecem?

Drª Fernanda Gauna: É um trata-mento totalmente inovador no âmbito da melhora facial. O objetivo primordial da técnica é atenuar rugas, linhas de ex-pressões e as estrias.

A técnica consiste na estimulação mecânica com aparelho denominado dermógrafo, cujo será acoplado a uma haste de polipropileno especialmen-te desenvolvida para o procedimento, que vai estimular a região tratada para desencadear um processo natural de inflamação e implantar colágeno e elas-tina. Ao defender-se do processo inva-sivo, a pele trabalha intensamente para regenerar-se, produzindo novos tecidos que irão preencher a área anteriormente desgastada com o surgimento de novas células, já diferentes do aspecto anterior.

Esta técnica poderá ser realizada em qualquer idade e em todos os tipos de pele, o ideal é que se inicie quando houver percepções de sinais de desgas-tes, muitas vezes, não só do fator idade e sim da exposição solar. Quanto antes submeter-se ao tratamento, como em tudo na vida, só tendem a ter resultados ainda melhores. O número de sessões pode variar de três a dez, dependendo do caso e dos resultados que se espera obter. O intervalo obrigatório entre as aplicações é de 15 a 20 dias. Todo o pro-cedimento é muito tranquilo.

O custo (ao menos comigo) é muito relevante. Além disso, dos métodos para estes fins ele é o mais atual, rápido e satisfatório que os tratamentos antigos. Tudo porque seus resultados são dura-douros e, principalmente, não “esticam a pele” ou “paralisam” as expressões faciais como no caso das cirurgias e das aplica-ções de toxina. O paciente continua com suas expressões, porém, com uma pele mais jovial e viçosa, dignas da melhor idade.

Eu, particularmente, não recomendo essa técnica. Com o passar dos anos, a cor se altera e vai dar diferença da pele original. Quando houver exposição ao Sol também haverá diferença, devido à pele do corpo ser mais seca que a do rosto, o pigmento dura mais tempo no corpo e acaba envelhecendo, podendo alterar esse tom e chegar a um tom es-verdeado. Já em cicatrizes e vitiligo, que são as minhas especialidades paramédi-cas o pigmento não altera-se, pois é uma pele que já perdeu por completo a for-mação de sua melanina natural.

Uma sessão em estímulos tem a du-rabilidade de 1 hora. O tratamento será indicado especificamente a cada pacien-te, após minuciosa Consulta Avaliativa. Em média, estima-se melhoras significa-tivas na Segunda sessão, e dependendo de cada caso o tratamento pode atingir o equivalente a 5, 10 ou 15 sessões nos casos mais extremos.

Como em todos os demais tratamen-tos de melhoria estética, este também necessitará de manutenções para que os resultados sejam mantidos. Variando conforme cada caso, estas manutenções poderão ser indicadas mensalmente ou em meses alternados.

Apenas nos casos de pessoas diabé-ticas e que possuam algum problema de coagulação. Nos demais casos, as únicas precauções que uma pessoa submetida à técnica deve ter é não tomar sol, sem-pre ter a mãos filtro solar e não ingerir alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, mamão, abóbora, manga den-tre outros. O que pode causar uma colo-ração amarelada na região do tratamen-to, durante o período de cicatrização.

A genética do paciente, a raça, a ida-de e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento. Porém, todos po-dem ser submetidos a melhoras obten-

A tecnologia da Dermopuntura é Inovadora, advinda da Micropuntura. É mais uma Especialização do profissional operante. Foi desenvolvida pelo Institu-to Mag Estética – Escola de Formação Técnica Profissional e é quem possui a patente para habilitar. Vale lembrar que apenas profissionais licenciados por este Instituto podem exercê-lo devido a pro-tocolos únicos.

Esta resposta imunológica tem in-terferência de diversos fatores sim, mas, mesmo nos piores pró-diagnósticos há considerável e perceptível melhora na região estimulada.

Diversos fatores da rotina e do per-fil do paciente podem interferir, por isso trata-se de um tratamento personaliza-do, exclusivo, onde a Consulta Avaliativa é de suma importância para conheci-mento do caso específico. No entanto, há uma estimativa a ser exemplificada. Em um máximo de cinco sessões, uma mulher entre 50 e 60 anos de idade es-tará satisfeita com os resultados.

Os resultados são evidenciados já a partir da segunda sessão em estímulos.

As rugas surgem devido ao fato do co-lágeno e a elastina tornarem-se enrije-cidos devido à redução de fibras elásti-cas ocorrida com o aumento da idade. Existem as rugas profundas, comum em idade superior a 45 anos, rugas fininhas, comum em idade não muito avançada e as linhas de expressões que surgem com movimentos faciais repetitivos. A Dermopuntura age diretamente nestas linhas. Em caso de rugas, o tratamento não é definitivo, pois, na natureza huma-na o processo de envelhecimento infeliz-mente é contínuo, assim, indicam-se ape-nas maiores cuidados. De cinco a seis meses após o tratamento, as atenuações continuam sendo resolvidas com as ma-nutenções, só que as sessões serão so-mente de manutenção, uma por mês, ou até mesmo em meses alternados.

do bons resultados. Além disso, quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, maio-res as chances de que os resultados se-jam positivos.

Junho de 2015 | 49

CORPO&MENTEDermopigmentação

Page 50: 19ª edição revista corpo e mente

Thenda Presentes.

Uma loja, muitas possibilidades.

A loja mais completa da cidade em artigos para artesanato, com diversificada linha de presentes e decoração.

Prestes a completar 15 anos, a Then-da Presentes, em novo espaço, amplo e aconchegante, amplia aos

clientes de Dourados e região, possibili-dades para presentear e decorar. Como novidade, surpreende a todos com uma infinidade de produtos para artesanato e diversas oficinas.

Essas oficinas são pensadas para pessoas que desejam ingressar no mun-do do artesanato (lazer, presentear, deco-rar ou comercializar) e para aquelas que possuem experiência, mas que anseiam conhecer novos materiais e técnicas. As oficinas de artesanato são de curta dura-ção, geralmente, de um a três períodos. Até o momento, novas e experientes ar-tesãs aprenderam em nossas oficinas a utilizar texturas e materiais novos, a apli-car papeis e técnicas de Scrap Decor e, também, o Patchwork Embutido.

A Thenda também oferece consul-toria em decoração, para que o cliente personalize o ambiente, respeitando seu estilo e garante aos artesãos as orien-

Fechos e Pés para caixasResinas Apliques em MadeiraTecidos para PatchworkTecidos AdesivadosPapéis para Scrap Decor e DecopageLinha de pincéisTintas e Texturas

Opções em materiais

Materiais para BiscuitFitas / Laços e Flores de tecidoDiversificada linha da Tok E CrieFerramentas para PatchworkManta Acrílica / R1 e R2Botões DecorativosEstêncilCarimbosE.V.A. decorado

Av. Joaquim Teixeira Alves, 2.219Centro – Dourados, MS

Fone: 67 I 3422-6158

tações necessárias para que adquiram produtos adequados as suas necessida-des, desde a cola até o tecido ideal.

Na Thenda é assim, tudo o que você precisa, em um único lugar, pensado ex-clusivamente em você.

50 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Variedades

Page 51: 19ª edição revista corpo e mente
Page 52: 19ª edição revista corpo e mente
Page 53: 19ª edição revista corpo e mente
Page 54: 19ª edição revista corpo e mente

Gráfica Editoração: Qualidade e tecnologia são a chave do sucessoOs irmãos Aguinaldo e Reginaldo Pinotti, adquiriram a Xerox Versant 2100, úni-ca no Estado e a segunda máquina no Brasil que permite impressões em grande quantidade em pouco tempo.

O atendimento personalizado é um dos diferenciais da Editoração, para melhor atender seus clientes.

com o legado que construímos. Mesmo

os que não são da família também tra-

balham focados, visando sempre o bom

atendimento, ou seja, o melhor para nos-

sos clientes”, disse.

Atualmente a Editoração atende a um

público diversificado, que vai de empre-

sas, com volumes maiores de serviços a

individuais, como impressão de lembran-

ça e convites, por exemplo. Além disso,

eles mantem parceria com as principais

gráficas convencionais da cidade e sem-

pre que elas recebem demandas volta-

das para gráfica rápida, encaminham as

impressões para a Editoração. “É impor-

tante salientar que existe diferença entre

gráfica rápida e a convencional. Isso vai

desde as características dos equipa-

mentos, até a velocidade na impressão.

Na realidade, a gráfica rápida veio para

aprimorar o padrão do serviço oferecido

por uma gráfica convencional, não para

competir pois o mercado existe para os

dois tipos de serviços”, afirma Aguinaldo.

A maioria das pessoas já sonhou

em ter um negócio próprio, mais

do que isso, poder trabalhar com

o que se gosta e oferecer um bom pro-

duto. Há cerca de 30 anos esse era o so-

nho dos irmãos Aguinaldo e Reginaldo

Pinotti. Na época,

ainda eram ado-

lescentes quando

decidiram trabalhar

no seguimento grá-

fico e, mesmo sem

muita experiência,

começaram a ide-

alizar um sonho de

menino, mas que se

consolidou como uma empresa respei-

tada e de referência no ramo, a Gráfica

Rápida Editoração.

“Começamos com serviço de artes

gráficas e a parte de impressão era ter-

ceirizada, o que gerava um gasto muito

grande. Então compramos uma máqui-

na para nós e, por falta de conhecimento,

adquirimos uma que não atendia nossas

necessidades. No inicio tivemos muito

prejuízo (risos), mas aprendemos com os

erros e conseguimos reverter à situação”,

conta o empresário Aguinaldo Pinotti.

A partir daí os irmãos começaram a

investir na área

gráfica e logo sur-

giu uma parceira

com a marca Xe-

rox, o que pos-

sibilitou ampliar

seus trabalhos e

melhor atender

as demandas.

Com clientes

fiéis e a credibilidade de um bom serviço,

em 2007, Aguinaldo e Reginaldo abriram

a Gráfica Rápida Editoração onde boa

parte da família trabalha junto para pre-

servar a qualidade e o bom atendimento,

como conta Aguinaldo. “Hoje 50% dos

colaboradores são da família, isso por-

que todos tem a mesma preocupação

A Gráfica Rápida Editoração se consolidou como empresa de sucesso, referencial em Dourados e região.

54 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Empreendedorismo

Page 55: 19ª edição revista corpo e mente

Junho de 2015 | 55

CORPO&MENTEEmpreendedorismo

Impressora Xerox Versant 2100, para mais qualidade e rapidez

R. Pedro Rigotti, 402, Jd São Pedro

Com a resolução Ultra HD, o equipamento imprime os detalhes da imagem extremamente nítidos e cores vibrantes

A Gráfica Rápida Editoração tem um novo investimento que chega para aprimorar, ainda mais, o serviço

prestado. Com a aquisição da Impressora Xerox Versant 2100 é possível fazer muito mais por seus clientes. Essa é a segunda máquina em todo o Brasil e única no Es-tado com capacidade de impressão supe-rior às que tem no mercado.

Ideal para trabalhos de última hora que precisam ser impressos em grande quantidade e em pouco tempo, como relata Marcelo Medeiros - Gerente Re-gional de Vendas da Xerox. “Ela tem a capacidade de imprimir 100 páginas por minuto, combinando rapidez, qualidade para trabalhos com imagem e automati-zação de rotinas para trazer mais produ-tividade ao ambiente da Gráfica Rápida com baixo investimento”, afirma. A Ver-sant 2100 vem para mudar a realidade da gráfica rápida. O que antes levava até um dia para ficar pronto, agora pode ser feito em meia hora. Diminuindo gastos e otimizando o serviço prestado.

A máquina permite variados servi-ços. Com ela é possível, produzir diver-sos materiais de marketing, impressão

suas ideias e receber atenção exclusiva.Planos futurosToda essa história de trabalho e realiza-

ção exige um novo passo para a empresa. Com o intuito de oferecer maior comodi-dade aos seus clientes, os empresários se preparam para a construção de uma sede própria, com amplo estacionamento e mais espaço. “Isso é o que falta para ofe-recer mais qualidade aos nossos clientes, é um investimento em longo prazo, mas que já estamos nos preparando para isso”, finaliza Aguinaldo.

de fotos, folhetos, e produtos especiais. Ela imprime com diferentes tipos de pa-pel, sejam eles foscos, brilhantes, com e sem revestimento, adesivos, cartões, en-tre outros. Tudo isso com a resolução Ul-tra HD, que deixa os detalhes da imagem extremamente nítidos.

A Editoração ainda faz impressões di-gitais, convites e cartões personalizados, panfletos, banners, impressão a laser, ade-sivos, cartões de visita, cópias coloridas, entre muitos outros.

Atendimento personalizadoPara Aguinaldo Pinotti, a satisfação

do cliente é prioridade na Editoração, para isso eles investem em novas tec-nologias visando aprimorar o serviço e atender às necessidades com qualidade. “Nesse sentido, a cada um ou dois anos, investimos em tecnologia para melhorar a qualidade e a rapidez dos nossos servi-ços”, ressalta.

O atendimento personalizado tam-bém é um diferencial da Editoração. Para isso, a empresa dispõe de mesas individu-alizadas para o atendimento, e não o bal-cão como na maioria das gráficas. Assim o cliente fica mais à vontade para expor

Page 56: 19ª edição revista corpo e mente
Page 57: 19ª edição revista corpo e mente
Page 58: 19ª edição revista corpo e mente

58

CORPO&MENTE

ONDE ENCONTRARGINECOLOGISTA/OBSTETRA

Dra Karine Silveira Pedroso SantosCRM: 4482/MSGinecologista e Obstetra(67) 3421-0751 I 3421-7826 I 9971-7154Rua: Firmino Vieira de Matos, 1.141Vl. Progresso - Dourados-MS

UROLOGISTA

Dr. Amauri Antonio EspósitoCRM 2648-MSUrologista(67) 3422-2644 I 3422-1306Rua João Rosa Góes, 1.025Dourados-MS

PSIQUIATRAS

Dr. Hugo A. KimuraCRM/MS: 6603Psiquiatra Geral e Infantil(67) 3033-2266Rua João Rosa Góes, 1.193Vila Progresso - Dourados-MS

Dr. Rôneo Reis MachadoCRM-MS 7517Psiquiatra(67) 9833-4050Clínica São Marco - Sala 11Rua Major Capilé, 1.422 - Dourados-MS

ESTETICISTA

Dermopigmentação e CiaDra. Fernanda GaunaEspecialista Corretiva, Estética e Paramédica(67) 9981-2337 I 9217-1309R. Cerzósimo Souza, 900, Interfone 301Prédio ANACÃ (esquina Av. Weimar G. Torres)Dourados-MS

PSICÓLOGAS

Adriana Garritano DouradoCRP 14/01879-0Psicóloga especialista em Gestalt-terapia e PsicopedagogiaAtendimento a crianças e adolescentes(67) 3421-0799Rua Firmino Vieira de Mattos, 2.180Clínica Santa Helena - Dourados-MS

Jessyka Matiussi MendonçaCRP: 14/06316-3 Psicóloga Clínica (67) 3422-9991 I 9271-3771Rua Hayel Bom Faker, 3.755 (esquina R. Ponta Porã) - [email protected]

*Conveniada ao São Francisco

Josélia Ferraz SoaresCRP-14/03214-6Psicóloga – Terapia adultos e crianças(67) 3422-8752 I 9926-3195R. Joaquim T. Alves, 1540 – CED 9º andar Sala 92 - Dourados -MS

ACADEMIA/STUDIO

Bem Estar Studio Pilates(67) 3421-0175Rua Albino Torraca, 1.049Vila Progresso - Dourados/MS

Dra. Evelyse Thiê IshiyCrefito: 13/144749FFisioterapeutaInstrutora de Pilates Terapêutico

Dra. Fernanda Soares de Oliveira AlencarCrefito: 9/139366FFisioterapeutaInstrutora de Pilates Terapêutico

_____________________

LifePró(67)3423-2146 I 9600-9715Rua Dr. Nelson de Araújo, 84Jardim América (anexo ao salão Espelho Meu)www.lifeproms.com.br

Mariana Franco de SouzaCREF – 004043-G/MSGraduada em Educação FísicaQualificada em Treinamento Físico FuncionalCapacitada em Avaliação Funcional Level 1

_____________________

Studio Fisio (67) 9619-2469 / 3032-9978Rua Quintino Bocaiuva 1.294 Jardim AméricaDourados-MS

Dra. Newelen GarciaFisioterapeuta Esp. em Saúde da Mulher e NeonatoDoula (Pré-parto, parto e pós-parto)

CLÍNICAS

Clinica Vitta(67) 3032–0060Rua Monte Alegre, 2.150Vila Progresso - [email protected]

Dr. Walter Vinicius SchoenherrCRO-MS 3511Cirurgião DentistaEspecialista em Implantodontia

Teresa Cristina Rosa SchoenherrCREF 365-G / CRN 15.510Graduada em NutriçãoGraduada em Educação Física

_____________________

UniimagemUnidade de Diagnóstico por Imagem(67) 3420-5500Rua Ciro Melo, 2.059Vl. Tonani - Dourados-MSResponsável TécnicoDr. Clementino de Barros Wanderley Jr.CRM-MS: 377

Corpo Clínico

Dra. Ana Maria Abdo WanderleyDr. Claudio August Abdo WanderleyDr. Clementino de Barros Wanderley Jr.Dr. Donato Parra GilDr. Evandro Eduardo CanhaçoDr. Fuad HaddadDra. Rosimeire M. PereiraDr. Thales Querne de Carvalho

Consulte mais profissionais em nosso site:www.revistacorpoemente.com.br facebook.com/revistacorpoementetwitter.com/corpoementems

Referência

Page 59: 19ª edição revista corpo e mente
Page 60: 19ª edição revista corpo e mente

Top Related