Transcript
Page 1: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Colégio Adventista de Porto Velho

Módulo II: História da arte

Professora: GerlândiaMesquita Disciplia: Artes

Aluno(a):_______________________________________________

1-Arte na Pré-História

A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 a.C.

Não há nenhum documento escrito revelando algo sobre esse período. Pesquisadores, antropólogos e historiadores, por meio da arqueológia, fizeram estudos para desvendar os povos que viviam nessa época. Nos primórdios da humanidade, a formação da Terra, de acordo com os cientistas, é de cinco bilhões de anos. Já o início da vida na Terra começou a se formar depois de um bilhão de anos. E foi evoluindo. A Pré-História, conhecida também como Idade da Pedra ou Paleolítico Superior, foi o período mais longo da época, é dividido em três períodos:

Paleolítico Inferior – até 500.000 a.C. (caça e e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos,

controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos);

Paleolítico Superior – aproximadamente 30.000 a.C. (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim,

ossos, pedra e madeira);

Neolítico – por volta do ano 10.000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato,

construção de pedra e a primeira arquitetura), de 5.000 até 3.500 a.C. surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois.

As primeiras manifestações artísticas foram encontradas no Paleolítico Superior ou Idade da Pedra Lascada.

Idade da Pedra Lascada

O naturalismo era a forma dos primeiros artistas da Pré-História registrarem aquilo que viam.

Muitos dos desenhos se assemelhavam aos desenhos infantis, mas as técnicas reproduzidas por eles não devem ser encaradas dessa forma. Como principal característica da arte, temos o naturalismo. Naquele tempo o artista desenhava aquilo que ele estava vendo, e isso pode ser notado através das pinturas deixadas nas cavernas, ou pinturas rupestres. Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam.

Uma das explicações sobre isso é que as pinturas eram feitas por caçadores que acreditavam em princípios mágicos: se fizessem a pintura de um animal na parede, poderiam capturá-lo no dia seguinte.

Page 2: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Técnicas na Idade da Pedra Lascada

Mãos em negativo – feitas com argila no interior das cavernas, começaram a desenhar e pintar animais.

O motivo era que através da pintura de animais, feita por caçadores, eles poderiam capturá-lo no momento de sua caça.

Interpretação da natureza – suas imagens produzidas nas cavernas revelam traços de força e

movimentos para figuras de animais selvagens, como os bisontes e traços mais leves e frágeis, como cavalos.

Escultura – as mulheres eram as mais reproduzidas nas esculturas. Nelas, encontramos uma mulher com ventre e quadris volumosos, seios grandes e a cabeça se juntava ao corpo. Ex.:

Vênus de Savinhano;

Vênus de Willendorf.

Instrumentos – utilizavam para fazer as pinturas óxidos minerais, osso, carvão, sangue de animais e

vegetais e também o pó proveniente da trituração de pedras para fazer as mãos em negativo.

Idade da Pedra Polida

Homem começa uma revolução no último período da Pré-História (Neolítico ou Idade da Pedra Polida), por volta do ano de 10 000 a. C.

Nesse período eles criavam armas e instrumentos com pedra polida, fato que deu o nome ao período. Com êxito, é o período em que eles começam a domesticar animais e dão os primeiros passos na agricultura. Além disso, os objetos com cerâmica, a fiação, o artesanato e a arquitetura começam a compor o cotidiano do homem na Pré-História. Os povos passaram a formar famílias e foi feita a divisão do trabalho.

Técnicas da Idade da Pedra Polida

Técnica de tecer panos;

Fabricação de cerâmicas;

Arquitetura: construção das primeiras casas;

Técnicas para a produção do fogo;

Trabalho com metais.

A partir dessa revolução, os homens se transformaram em camponeses, trocaram o sentido de caça pela livre abstração e racionalização, ou seja, a arte deixou de ser natural e passou a ser mais geométrica e simples. Surgiu, então, a primeira transformação da história da arte. Nessa época, os trabalhos cotidianos eram representados e sentia-se a necessidade de dar movimento às imagens.

Vê-se nas imagens, a representação de danças, relacionadas as suas crenças, a criação de figuras leves, rápidos, pequenas e com pouca cor. A partir desses desenhos começou a surgir a escrita pictográfica.

Escrita pictográfica: a representação de seres e ideias, através do desenho.

Outro fato era a produção de cerâmicas: a beleza era considerada e não apenas a utilidade do objeto. Ex.: Ânfora em terracota, da Dinamarca, e o Vaso escandinavo em terracota, encontradas na Escandinava e na Sardenha.

Idade dos Metais

Page 3: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Geralmente, as esculturas em metais eram representadas por guerreiros, mulheres cheias de detalhes que mostravam roupas e armas utilizadas no período.

Os homens que antes moravam em cavernas passaram a construir suas próprias casas. As mais conhecidas são os nuragues, os dolmens.

Técnicas da Idade dos Metais

A técnica da cera perdida;

Método da forma de barro.

Monumentos em Destaque

Stonehenge na Inglaterra, considerada uma dos monumentos mais impressionantes do período, é

um mistério;

Templo de Gdantija, em Malta;

Cromeleque do Alamendres, Portugal.

2-Arte: Idade Antiga

O período da Idade Antiga se estende de 4000 a.C. 476 d.C. Já haviam vestígios de civilizações bastante avançadas, mostrando estruturas de sociedades escravistas e de servidão coletiva.

O povo era marcado por uma realidade mística: a religiosidade dos egípcios, as buscas gregas pela perfeição, o retorno da natureza humana até a fundação do cristianismo e a religião oficial do Império Romano, por exemplo.

Esse período iniciou com a escrita avançada e se estendeu até a queda do Império Romano do Ocidente.

Arte Egípcia

A arte egípcia foi marcada pela escrita avançada que consistia na criação de símbolos, os hieróglifos. Sendo politeístas e crendo na vida após a morte, sua arte era voltada para a criação de túmulos para faraós, estátuas de deuses, vasos antigos e uma arquitetura baseada em suas crenças.

Arte Grega

A arte grega representava o homem como centro da perfeição e das obras de arte. Eram realizadas pinturas, estátuas, edificações e outros monumentos que valorizavam o ser humano em todos os aspectos.

Arte Romana

Influenciados pela cultura Etrusca, a arte romana estava baseada na cultura greco-helenística. Foi uma arte fundamental que ajudou na preservação da arte grega. Ela se destacou, principalmente, na arquitetura com a construção de monumentos grandiosos, como teatros, templos, casas, etc.

Arte Paleocristã

A arte paleocristã era baseada em Jesus Cristo, de forma a difundir os seus ensinamentos para os povos. Teria começado na Judeia, uma província de Roma, e logo em seguida se disseminou para todo o Império Romano.

Arte Bizantina

A arte bizantina está baseada na reprodução das culturas greco-romana e oriental. Foi uma das mais expressivas no período governado pelo Imperador Justiniano.

Page 4: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

3-Arte: Idade Média

Esse período, conhecido com Idade Média ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453.

No contexto histórico que começou na Europa, o Império Romano do Ocidente sofreu uma invasão bárbara, no século V, e houve uma decadência da cultura. Seus princípios eram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupação com as figuras humanas. Até o governo de Carlos Magno a cultura greco-romana quase desapareceu.

Como o Império havia decaído, a Igreja começou a exercer sua influência sobre o Estado e o governo ficou nas mãos de Carlos Magno, um imperador do Ocidente, coroado pelo papa Leão III. No Império Carolíngio foram produzidos manuscritos ilustrados e também objetos de arte, criados nas oficinas relacionadas ao rei.

A Igreja Católica influenciou bastante na arte medieval. Ensinamentos da Bíblia eram reproduzidos nas pinturas, nos vitrais das igrejas, em livros e esculturas. Eles eram criados para ensinar a população sobre religião, pois a maior parte das pessoas eram analfabetas, sendo a educação, um privilégio apenas da nobreza. Depois da morte de Carlos Magno, as atividades culturais deixaram de ser o centro do Império, sendo realizadas apenas nos monastérios.

Arte Românica

A arte românica era um estilo artístico criado dentro de oficinas e surgiu nos séculos XI e XII, na Europa. Deixou vestígios de sua arte, principalmente, na arquitetura, que era uma das mais valorizadas no período, com a criação de grandiosas basílicas românicas que muitas vezes eram chamadas de fortaleza de Deus e castelos.

Arte Gótica

A arte gótica prevaleceu no século XVI quando os bárbaros invadiram o Império Romano. Era caracterizada pela criação das abóbadas de arcos cruzados, arcos quebrados, vitrais, dentre outros. Na pintura, o destaque maior eram a reprodução da realidade.

Arte Idade Moderna

Idade Moderna é o período compreendido entre 1453 a 1789 - data que marca o início da Revolução Francesa.

Os principais acontecimentos que marcaram o período foram expansão marítima, reforma religiosa, renascimento, absolutismo, iluminismo, revolução francesa.

Essa arte acontece em meio a grandes transformações, com parte da história do Ocidente. Em 1453, temos a queda do Império com a tomada dos turcos pela capital Constantinopla. Esse foi um período de muitas transições, de revoluções e substituição do sistema feudal para o sistema capitalista.

O Renascimento, sem dúvida, foi um dos movimentos que mais influenciou a arte moderna. E não somente, a arte, mas nas áreas científicas, filosóficas, literárias, urbana e comercial.

No final da Idade Média, a arte moderna já se iniciava, sendo uma forma de preparação para o renascimento de um novo marco na história da arte.

Renascimento

O Renascimento é um período da história da arte que revolucionou várias áreas do conhecimento, trazendo novamente o retorno da arte greco-romana. A pintura renascentista foi uma das que se destacou, revelando grandes talentos e obras de artes impressionantes.

Page 5: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Barroco

O Barroco teve inicio na Itália e foi uma arte focada na valorização dos elementos das artes anteriores e também das emoções e sentimentos humanos. Foi neste período que aconteceu a Reforma Protestante e a Contrareforma que influenciou muito neste estilo.

Rococó

O Rococó valorizava os traços decorativos e ornamentais. Era voltada para a nobreza, um público que apreciava demasiadamente a ornamentação de seus espaços.

4-Arte: Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é o período que inicia na Revolução Francesa (1789), fato esse que modificou

toda a história política e social da França, com as diversas manifestações artísticas que surgiram, e vai até os dias atuais. Os principais acontecimentos que marcaram a Idade Contemporânea foram:

- Revolução Francesa;

- Primeira Guerra Mundial;

- Segunda Guerra Mundial;

- Guerra Fria.

A globalização já estava acontecendo e o iluminismo, uma corrente filosófica que acreditava na razão do homem e não na religiosidade se propagou. Foi também nesse período que ocorreram as Grandes Guerras e a revolta de artistas através da arte.

Neoclassicismo

O Neoclassicismo se dedicou ao retorno dos princípios gregos, romanos e renascentistas. Esse movimento surgiu na Europa no século XVIII e trouxe novas formas de produção artística, principalmente, com o governo de Napoleão.

Romantismo

O Romantismo era um estilo de arte caracterizado pela oposição à arte neoclássica. Os artistas acreditavam que uma obra de arte deveria expressar o estilo do artista. Surgiu na Alemanha, nas últimas décadas do século XVIII.

Realismo

O Realismo teve como principal influencia a Industrialização e predominou entre 1850 e 1900. Tinha como característica o retrato da realidade e os diversos temas sociais e se destacou principalmente na pintura francesa.

Impressionismo

O Impressionismo foi um importante movimento que transformou a arte do século XX. Se baseava na observação minunciosa da luz sob os objetivos, suas variações e como elas poderiam aparecer na tela dos pintores impressionistas.

Page 6: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

5-Arte do século XX

Expressionismo

Esse movimento esteve em oposição ao Impressionismo e focou mais nas sensações que a arte proporcionava. Ele mostrou os sentimentos humanos e suas preocupações no início do século XX. Esse movimento ora fora esquecido, ora lembrado no decorrer do século por causa das sensações que o mesmo proporcionava.

Ele surgiu na Alemanha, em Dresden, entre 1904 e 1905. Seus participantes foram Ernest Ludwig Kichner (1880-1938), Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976) e Erich Heckel (1883-1970), juntos formavam o grupo chamado Die Brüche na tradução, significa A Ponte.

Suas características são:

Representação dos sentimentos humanos através de linhas e cores. Algo que já vinha sendo

trabalhado por Van Gogh, em que cor e deformação mostravam o interior do homem moderno;

Deformação da realidade;

Pessimismo em relação ao mundo;

Fuga das regras tradicionais da arte;

Melancolia.

Edvard Munch (1863-1944) - sua obra mais destacada foi 'O grito', por causa da expressão das linhas,

cores e seres que mostravam as angústias do homem moderno; Outra obra é 'Cinco Mulheres na Rua', em que retratava como era a burguesia.

Fauvismo ou Fovismo

Esse movimento surgiu em 1905, em Paris e foi fruto de uma crítica no Salão de Outono, por Louis Vauxcelles. Jovens foram chamados de fauve, que significa feras, pelas suas pinturas agressivas com cores puras.

Formas simplificadas;

Utilização de cores puras (tal como são nos tubos de tinta);

As pinturas não representam a realidade (cores e figuras são sugestão dos artistas).

Artistas do Fauvismo

André Derain (1880-1954);

Othon Friesz (1879 – 1949);

Maurice de Vlaminch (1876 – 1958);

Henri Matisse (1869-1954) – ele foi uma das maiores expressões do estilo e procurou mostrar as

formas das figuras, sem se preocupar com a realidade e as cores. Um exemplo é a obra 'Natureza-

Page 7: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

morta com Peixes Vermelhos' (1911). A composição era organizada de acordo com as cores puras e

algumas figuras da obra.

Apesar disso, muitos autores fauvistas não foram aceitos ao apresentarem suas obras.

Cubismo

O cubismo surgiu de uma obra feita por Cézanne, que retratava a natureza com figuras geométricas. Outros artistas do estilo se aprofundaram e buscaram mostrar os objetos como se estivessem abertos. Assim, ele evoluiu para dois tipos: o Cubismo analítico e o Cubismo sintético.

Cubismo Analítico (1908-1911) – desenvolvida por Picasso e Braque:

Seu estilo era a utilização de poucas cores;

Definição de um tema apresentado em todos os ângulos;

Perda da realidade, sendo impossível reconhecer as figuras.

Cubismo Sintético – fugia dessa perda de realidade, mas ainda buscava retratá-la de várias formas. Foi

chamado, também, de colagem, porque eles colocavam tudo o que podiam, como letras, números, vidros, etc., com o intuito de criar novos efeitos e despertar a atenção.

Principais Artístas do Cubismo

Pablo Picasso(1881-1973) – ele era um gravador e escultor e introduziu várias técnicas ao estilo:

- na fase azul(1901-1904) retratou tristeza e melancolia;

- na fase rosa(1905-1907) retratou acrobatas e arlequins.

Outra técnica advinda da arte africana foi a elaboração da estética cubista. Ele deformava todas as partes do corpo humano e destruia a harmonia das formas. Retratou isso em sua obra Les Demoiselles d'Avignon. Ele começou a retratar obras sobre a realidade dos conflitos e guerras, em seu famoso mural, Guernica (1937). Por último, em suas gravuras, de 1907 a 1972, suas obras gravadas eram expressivas com o desenho, opondo claro e escuro.

Georges Braque (1882-1963) – para ele, a pintura não era uma descrição da realidade. Ele passou

pela fase do Cubismo analítico, sendo destaque a obra 'O Português'. E, após 1913, passou a

representar os objetos pelo Cubismo sintético, destacando as partes significativas da obra.

Fernand Léger (1881-1995) – representava um novo cubismo: para ele, as máquinas e o

crescimento industrial, do final do século, eram tão importantes quanto uma escultura. Com isso, um

novo mundo pode ser construído. Uma obra que enfatiza isso é 'Elementos Mecânicos' e o

'Tipógrafo'. Em 1925, com seu contrato com o arquiteto Le Corbusier, descobre a importância dos

murais e procura superar a diferença entre uma obra e um desenho industrial.

Características do Cubismo

Utilização de formas geométricas nas obras;

Falta de perspectiva (três dimensões dos seres);

Page 8: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Estética cubista (destruição da harmonia e decomposição da realidade).

Abstracionismo

Surgiu de uma tela de Wassily Kandinsky (1866-1944), chamada Batalha. Na pintura, abstracionista não há relação entre a realidade, cores e formas. Conhecem essa técnica os pintores Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Gontcharova (1881-1962), russos que valorizavam a relação com as cores, mas não com o tema da obra.

Já em 1912, Vladimir Tatlin (1885-1956), em viagem a Paris, gostou das colagens cubistas e resolveu

implantar no novo estilo: pintura em relevo com vários materiais e figuras abstratas, dando origem ao Construtivismo. Os escultores Antoine Pevsner (1886-1962) e Naum Gabo (1890-1977), juntamente com Tatlin, criaram várias peças abstratas, dando-lhes o nome de construções ao invés de esculturas.

A Revolução Russa, em 1922, acabou com o construtivismo. Tatlin se ligou a ela, Gabo e Pevsner

deixaram o país, quando o governo revolucionário fechou os ateliês dos artistas. Mas, logo depois, em 1931, eles dão origem ao movimento chamado Criação Abstrata. A partir das primeiras pesquisas, logo começou a fazer parte da pintura moderna, e duas tendências surgiram em seguida:

Abstracionismo sensível ou informal – predominam os sentimentos e emoções e as cores são

associadas com elementos da natureza. Por exemplo, a obra Domingo, de Kandinsky.

Abstracionismo Geométrico – cores e formas são organizadas de acordo com as composições

geométricas. Por exemplo, as obras de Piet Mondrian: ele buscava a essência dos objetos que se

harmonizam com o universo. Retratada em 'Árvore Vermelha'.

A partir das décadas de 20 e 30, linhas diagonais e curvas foram trocada por horizontais e verticais

que, juntamente às cores, trouxeram equilíbrio às obras.

Em busca de outras tendências da pintura do século XX, se destacaram, novos estilos que caracterizaram as primeiras décadas do século XXI. Valorizavam a velocidade das máquinas e do cotidiano e as tendências produzidas pela cultura industrializada.

Futurismo

O futurismo é um estilo influenciado pelo movimento literário Manifesto Furista, criado por Filippo Tommaso Marinetti, em 1909. Ele era um poeta e escritor italiano que sugeriu às pinturas a velocidade

das máquinas e a exaltação do futuro. Para os pintores desse estilo, os artistas não tinham essa visão de futuro. Com outro manifesto, criado por Umberto Boccioni, Luigi Russolo, Carlo Carrà, Giacomo Balla e Gino Severini, em 1910, Milão, nas obras eram representadas os movimentos em si. Usaram cores, retas, curvas que dessem ideia de velocidade. Ex.: peça em bronze 'Formas Únicas de Continuidade no Espaço', do escultor Umberto Boccioni.

Page 9: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Os estudos de Freud sobre psicanalismo e a política mostravam a complexidade da sociedade moderna. Em crítica à cultura europeia, surgiram:

Pintura Metafísica – uma pintura que mostrava a falta de sentido da sociedade contemporânea: mistério,

luzes, objetos, sombras e cores intrigantes. Tinha como principal artista, Giorgio De Chirico (1888-1979), um pintor italiano, com suas obras 'O Enigma da Chegada' e 'O Regresso do Poeta'.

Dadaísmo

Artistas e intelectuais franceses e alemães se reuniram em oposição à Primeira Guerra. Foram para Zurique, na Suíça, e em 1916, criaram o Dada, cujo significado é cavalo de pau, palavra encontrada por Hugo Ball e Tristan Tzara num dicionário alemão-francês. Assim como o nome, a arte não significava nada, da mesma forma que a guerra.

Características do Dadaísmo

Elementos fugiam do racional e eram combinados por acaso;

Os artistas negavam a sua cultura e representavam um protesto;

Obras utilizavam a colagem para retratar o estilo, com críticas e sátiras à desordem da Europa;

Eles utilizavam o princípio do automatismo psicológico, proposto por Freud, em que “os atos

praticados pelos homens são automáticos e independentes de um encadeamento de razões lógicas.”

Isso deu origem ao Surrealismo, do escritor e poeta André Breton (1896-1966), na França, em 1924.

Nesse novo estilo, as obras eram representações ilógicas do subconsciente, como imagens vistas em sonhos ou alucinações. Às vezes, representavam aspectos da realidade em excesso, com elementos inexistentes. Um dos principais artistas desse estilo é Salvador Dali (1904-1989).

Essa pintura deu origem às duas tendências: Figurativa, com os artistas, Salvador Dali e Marc Chagall e abstrata, com Joan Miró e Max Ernest.

Nos grandes centros urbanos industrializados, com a recuperação da Segunda Guerra, a indústria estava a todo o vapor. O consumismo começou a fazer parte da sociedade no início da segunda metade do século XX. Veja as expressões que mais se destacaram:

Op Art

Expressão do inglês, optical art, que significa arte óptica. Victor Vasarelyn é o responsável por iniciar

essa arte através da plástica do movimento. As pinturas possuem representações de figuras geométricas e cores, preto e branco ou coloridas. Toda a obra sugeria o movimento e era uma arte que estava em constante mudança.

Suas pesquisas se desenvolveram na década de 60, cuja manifestação para exposição coletiva se deu no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1965. Outro artista importante é Alexander Calder (1898-1976), na criação de móbiles associando-os aos retângulos das telas de Mondrian sugerindo movimento.

Chamada de Mobile em Dois Planos, de início o observador podia movimentá-los; depois de 1932, ele verificou que a simples ação do vento podia fazer isso.

Pop Art

Page 10: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Pop Art, no português, significa arte popular, surgiu nos Estados Unidos, por volta de 1960 e atingiu

vários lugares do mundo.

Os artistas retratavam o dia a dia das grandes cidades norte-americanas, relacionando a arte com a vida comum. O tema dessa arte eram símbolos da grande massa consumidora e da era industrializada, ou seja, aquilo que fazia sucesso.

Destaques:

Marilyn Monroe, uma ilustração feita por Andy Warhol, com o método de produção em série de cores e repetição de imagens

6-Arte Brasileira

A arte brasileira surgiu da mistura de outros estilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais

de 5 mil anos, até a arte primitiva. Ela também foi influenciada pelo estilo artístico de outras sociedades.

Dentre elas, temos a arte da Pré-História brasileira, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território e tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Outra a ser citada é a arte indígena, na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 milhões de índios. Atualmente, esse número foi reduzido, assim como parte de sua cultura.

Outra arte brasileira a ser citada é a do Período Colonial. O Brasil transformou-se em colônia de

Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construções simples, como as feitorias, várias vilas, engenhos de açúcar como representação da arte. Após a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, foi necessária a construção de casas para os colonizadores.

Na invasão dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no início de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos holandeses. Apesar dos portugueses terem defendido o Brasil de invasores, estes ainda conseguiram instalar-se. Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura holandesa.

Outro estilo que surgiu foi o Barroco, ligado ao catolicismo. A influência da Missão Artística Francesa, no

início do século XIX, quando a família real veio ao Brasil foi intensa. A população começou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da família real e algumas imagens dos índios brasileiros.

A Pintura Acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).

Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo.

Após a Semana de Arte Moderna, vários artistas começaram a desenvolver um estilo próprio de pintura, sendo a arte mais valorizada no país.

A arte brasileira surgiu da mistura de outros estilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais de 5 mil anos, até a arte primitiva. Ela também foi influenciada pelo estilo artístico de outras sociedades.

Dentre elas, temos a arte da Pré-História brasileira, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território e tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Outra a ser citada é a arte indígena, na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 milhões de

índios. Atualmente, esse número foi reduzido, assim como parte de sua cultura.

Outra arte brasileira a ser citada é a do Período Colonial. O Brasil transformou-se em colônia de

Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construções simples, como as feitorias, várias vilas, engenhos de açúcar como representação da arte. Após a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, foi necessária a construção de casas para os colonizadores.

Na invasão dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no início de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos holandeses. Apesar dos portugueses terem defendido o Brasil de invasores, estes ainda conseguiram instalar-se. Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura holandesa.

Outro estilo que surgiu foi o Barroco, ligado ao catolicismo. A influência da Missão Artística Francesa, no

início do século XIX, quando a família real veio ao Brasil foi intensa. A população começou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da família real e algumas imagens dos índios brasileiros.

A Pintura Acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).

Page 11: 1-Arte na Pré-Históriaimages.educacaoadventista.org.br/siteescola/sites/ro/portovelho/... · 1-Arte na Pré-História A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada

Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo.

Após a Semana de Arte Moderna, vários artistas começaram a desenvolver um estilo próprio de pintura, sendo a arte mais valorizada no país.

7-Arte Popular

Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura, etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas e etc. Basicamente, é a arte do povo, sendo o Brasil, um dos principais celeiros de inúmeros artistas criativos da história do país. A cultura popular é a principal raíz dessa arte.

O artista popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte. Muitas vezes de maneira solitária, em alguns casos com ajuda da família. De maneira geral, não consegue sobreviver e sustentar família somente dos trabalhos artísticos realizados. Os principais compradores e revendedores da arte popular são feiras e mercados.

Uma escultura, por exemplo, pode ser utilizada na igreja (culto católico aos santos), como item de decoração em casas ou até para brincadeiras infantis


Top Related