Download - 02 05 2014

Transcript
Page 1: 02 05 2014
Page 2: 02 05 2014

Ânimos acirrados

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Dois mil e quatorze está apenas começando, maso discurso de nossas autoridades já é de campanhaeleitoral. A troca de farpas entre lideranças dos gover-nos estadual e federal foi intensa no ano passado, e seintensificou ainda mais no início deste. Isso já dá umamostra do quanto a eleição será acirrada.

Na segunda-feira (03), no Show Rural Coopavel, opresidenciável Aécio Neves, em seu discurso, soltou overbo, criticando duramente a sua possível adversárianas urnas, em outubro, Dilma Rousseff e seu governo.Com tal postura, ele deixa claro que não vai dar molezaao clã petista; vai pra cima da forma que puder.

Beto Richa e Alvaro Dias, também pré-candida-tos, respectivamente ao Governodo Paraná e ao Senado da Repú-blica, emendaram as críticas fei-tas por Aécio e acusam o governofederal de judiar do Paraná me-ramente por questões políticas.Ressaltaram o quanto isso é in-justo com o Estado que ocupa aquinta colocação em termos decontribuição com receitas para aUnião, mas é apenas o 23º colo-cado na Federação em receberverbas federais.

É um discurso “pegando pe-sado” atrás do outro. No fim desemana já havia ocorrido umcerto estresse entre Beto e Gleisi Hoffmann, duranteuma solenidade de entrega de moradias em Umuara-ma, em razão de mudança na ordem dos discursos. Ogovernador seria o último a discursar, mas o cerimo-nial, organizado pela Caixa Econômica Federal, foialterado, e a então ministra pôde encerrar a solenidade,aproveitando a oportunidade para fazer duras críticasao tucano, que ficou sem chances de defesa.

No Show Rural, Beto deu o troco, reclamou de todaa situação, mas num tom ameno. Ele tenta manter umdiscurso mais cordial, pois, segundo disse, elevar otom é desnecessário, já que beira ao desespero.

A questão é que quando a briga política é grande,qualquer pronunciamento que seja é o suficientepara irritar os adversários, que buscam sempre

devolver na mesma moeda.Com o desligamento de Gleisi da Casa Civil e o seu

retorno ao Senado, abrindo mais possibilidades paraela se dedicar à campanha no Paraná, é certeza que oclima vai ficar ainda mais apimentado.

Esperamos que a campanha em si não fiquerestrita a acusações, tanto de um lado como de outro.Richa e companhia alegando que é injusto o governonão ter liberado nenhum financiamento ao Paraná, eque por isso o Estado passa por situações delicadasem termos financeiros; e Gleisi e demais petistasengrossando o coro de que o Paraná só não foicontemplado com empréstimos por não estar “enqua-

drado na Lei de Responsabilida-de Fiscal” e por falta de projetos.

Todo mundo sabe que cadaum tem lá as suas razões e interes-ses. Mas a não liberação de finan-ciamentos não pode servir de des-culpa para tudo agora; como tam-bém não é justo o governo federalmassacrar o Estado somente por-que ele é chefiado por um integran-te da oposição. Ao dificultar ascoisas para o governador, estáprejudicando o povo paranaense.

Esperamos que nossas autori-dades, os políticos em geral e ospré-candidatos optem por uma cam-panha limpa, e não a deixem en-

trar no lastimável caminho do troca-troca de acusações.Lançar propostas interessantes, boas ideias e bonsprojetos, um plano de governo encorpado e preocupadocom o povo e seu entorno é o melhor rumo a ser seguido.

Não queremos campanhas mornas, sem debates eembates, apenas não queremos que elas fiquem focadasna troca de acusações e bombardeios desnecessários,que nada acrescentam para o eleitor.

Ainda é tempo de refletir sobre a melhor postura a seradotada. Os candidatos que optarem por tão somenteatacar e contra-atacar, creio, sairão perdendo nas urnas.As pessoas, ao menos a maioria delas, não aguentamdiscurso vazio, retaliações políticas e falsos argumentos.Podemos ter um nível muito melhor em nossas campa-nhas, e é isso que esperamos ver em 2014.

EVOLUÇÃO MENTALÉ animador o que estamos assistindo no Brasil.

Apesar das ameaças, da força da mídia e da cargapesada contida nas declarações das autoridadesgovernamentais, a população não sossega e conti-nua batendo na mesma tecla: não aceitamos maisa corrupção. Queremos que a promessa de outubrode 2007, quando o Brasil foi escolhido para a sededa Copa do Mundo, seja cumprida, isto é, que nãohaja dinheiro público metido neste negócio. E estainsistência popular de se manifestar está deixandoo governo em pânico. Chega-se ao absurdo deacusar os manifestantes de falta de patriotismo.Imbecilidade maior não pode haver, afinal, nossosgovernantes são os manifestantes de outrora, dostempos dos governos militares, quando foram acu-sados de falta de patriotismo por lutarem em buscade um ideal, que era um sistema democrático degoverno para o país. Nada mais democrático do quea manifestação popular, direito garantido na Cons-tituição. Querer impedir, distorcer ou até desvirtu-ar o sentido das manifestações populares é deuma boçalidade inaceitável. Até os “rolezinhos”,manifestação que não tem conotação política,está assustando o governo. E já se fala emmedidas extremas para garantir que não hajamanifestações durante a Copa do Mundo. Dizemque elas podem comprometer a imagem do Brasilperante os visitantes. Compromete muito mais aimagem do Brasil os engarrafamentos de queserão vítimas nas grandes cidades quando aquiestiverem para a Copa, já que as obras prometi-das não foram realizadas. É provável que milharesvivam experiências traumáticas nos aeroportos,pois em dias de grande movimento a situação ficacaótica, imagina então o que será quando cente-nas de milhares de turistas aqui aportarem.

E nós brasileiros, diante da imensa carga tribu-tária que pesa sobre nossos ombros, estamospercebendo que é possível fazer mais, se jogarmosfora menos. Mas precisamos avançar mais. Nesteprocesso de evolução mental e aprimoramento doespírito crítico, precisamos usar esta força paraprovocar mudanças em outros setores. Muitosreclamam de certos programas de televisão. É fácilresolver o problema. Televisão cada um liga edesliga quando quiser. O controle está em nossasmãos. Achas que a novela não tem uma mensagemconstrutiva como você gostaria, mude o canal.Achas que o BBB é uma porcaria, não assista. Sevocê abre uma janela e a paisagem é feia, não fiqueolhando e reclamando. Vá para outra janela quetenha uma paisagem melhor. Achas que no Face-book tem muita bobagem, mas o que você estápostando lá? Ele é um fantástico e democráticomeio de comunicação social, permite interagir commilhares de pessoas do mundo inteiro. Por que nãoutilizá-lo como espaço cultural para debates, estu-dos, troca de informações e divulgação de temasrelevantes? Claro, também serve para interagir comfamiliares e amigos. Mas o bom ou mau usodepende de cada um.

Mais uma prova de como a sociedade desenvolveuseu senso crítico foi a cobrança dos gastos dacaravana da presidente Dilma na recente viagem daSuíça para Cuba e dos investimentos feitos por lá noporto de Mariel. Aliás, nossa presidente ir a Cubareverenciar Fidel Castro é ignorar a evolução humana.

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

[email protected]

Ainda é tempo de refletir sobre amelhor postura a ser adotada. Oscandidatos que optarem por tãosomente atacar e contra-atacar,creio, sairão perdendo nas urnas.As pessoas, ao menos a maioriadelas, não aguentam discurso

vazio, retaliações políticas e falsosargumentos. Podemos ter umnível muito melhor em nossas

campanhas, e é isso queesperamos ver em 2014

Page 3: 02 05 2014

Diretor-presidente da Ferroeste, João VicenteBresolin Araujo: “A elaboração final deste edital é

competência do governo federal, o qual estádando uma segurada neste projeto, por enquanto”

Maria Cristina Kunzler

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,05 DE FEVEREIRODE 2014

Comentário do dia - I“Se o PT do PB (Paulo Bernardo) quer fazer haraquiri no Paraná, tudo bem. Mastomem bastante saquê para doer menos”. Do senador Roberto Requião (PMDB).

Comentário do dia - II“A reforma ministerial da presidenta Dilma começou bem!”. Opinião do

senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Notícia ruim aosetor produtivo

O governo federal pretende licitar, neste ano, dois trechos de ferrovias no Brasil.No entanto, neste primeiro momento não está prevista a ampliação do ramalferroviário no Paraná. Notícia ruim para o setor produtivo. A informação é dodiretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo, em entrevista ao OPresente. O projeto de expansão da Ferroeste contempla uma ferrovia saindo deCascavel até Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, e também deGuarapuava até Paranaguá, fazendo uma nova descida da Serra do Mar, mantendocurvas mais abertas e rampas menos inclinadas.

Com isso, a ferrovia no Estado abrangerá 1,1 mil quilômetros e será maismoderna. Como consequência, diz Bresolin, a produção do Oeste do Paraná podeser escoada mais facilmente. “Mas é um projeto do governo federal e que ainda nãotem previsão de lançamento”, comenta. “O governo estadual e a Ferroeste continu-am subsidiando o governo federal com todo tipo de informação que necessitam.Porém, a elaboração final deste edital é competência do governo federal, o qual estádando uma segurada neste projeto, por enquanto”, acrescenta o dirigente.

O diretor-presidente da Ferroeste reforça que a expansão do ramal ferroviário éessencial para escoar a produção agrícola. Ele lembra que as ferrovias atuais são muitoantigas. “Hoje a maior parte da produção acaba sendo escoada pelas rodovias,aumentando muito o custo do frete logístico de um ponto para outro. O resultado daprodução não fica 100% com o produtor rural, que é o que deveria acontecer”, expõe.

Visitaconfirmada

A visita da agora senadora Gleisi Hoffmann (PT) aoShow Rural Coopavel está confirmada para amanhã (06).Às 13h30 haverá entrega de máquinas do PAC a algunsmunicípios da região, cuja solenidade ela participará. O quedeixa muitos curiosos é em relação ao seu discurso e se vaise voltar novamente a fazer críticas ao governo estadual,como fez no fim de semana.

Esse nãoé caminho

A visita do presidenci-ável Aécio Neves (PSDB)a Cascavel, na segunda-feira (03), ocasião em queconcedeu a sua primeiraentrevista coletiva nesteano, durante o ShowRural Coopavel, deixoualgo bem claro para opúblico presente. Ele vaipara cima da presidentaDilma Rousseff (PT) nacampanha.

Em vez de falar depropostas e seu projetopara o Brasil, optou emvárias oportunidadespor criticar o governo dapetista. Para liderançasaliadas ao governadorBeto Richa (PSDB) e aopartido tucano, esse nãoé o melhor caminho a se-guir. Ao menos foi essa aopinião de algumas pes-soas depois da coletiva.

Cotovelada nopresidente do STF

O vice-presidente da Câmara dos Deputados,André Vargas (PT-PR), tem sido muito criticadoesta semana. O motivo? Ele sugeriu na segunda-feira (03), durante uma troca de mensagens pelocelular enquanto participava da cerimônia de aber-tura do ano legislativo, que gostaria de dar “umacotovelada” no presidente do Supremo TribunalFederal, Joaquim Barbosa, que estava ao seu ladonaquele momento.

Na troca de mensagens, o interlocutor do petistapergunta: “Ele puxou conversa com você?”. Vargasresponde: “Não”. A pessoa questiona: “E aí? Não vaiquebrar o gelo não? Nem um olá? Pergunta pra ele sevai assinar a prisão do j. paulo?”, numa alusão aodeputado condenado no julgamento do mensalão,João Paulo Cunha (PT-SP). Vargas responde: “Dauma cutovelada (sic)”. Procurado mais tarde, o depu-tado petista afirmou: “Não tenho nada a comentar,mas essa mensagem existe”.

Segundatentativa

O Departamento Na-cional de Infraestruturade Transporte (Dnit) pu-blicou um novo edital paraa construção da segundaponte sobre o Rio Paranápara ligar o Brasil ao Pa-raguai. A empresa ou oconsórcio vencedor da li-citação em Regime Dife-renciado de ContrataçõesPúblicas (RDC) deverá serconhecido no dia 27 demarço. A concorrênciaanterior foi considerada“fracassada” por não seter chegado a um acordoquanto ao valor mínimoestimado pelo governo fe-deral para a obra.

Coincidência ouperseguição política?

Essa tem sido a pergunta que muitos têm feito sobre o comportamento dopresidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa,contra integrantes do PT. Enfim, coincidência ou não, ele incluiu na primeirasessão criminal do STF de 2014, que ocorre amanhã (06), o julgamento deprocesso contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministroda Casa Civil, José Dirceu, que está preso por envolvimento no mensalão. Zecaresponde a processo por suposto crime eleitoral.

Contorno OesteO vereador João Marcos Gomes apresentou, na sessão ordinária da

Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, na segunda-feira (03),requerimento solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) que envie para a Casa de Leis uma cópia do projeto de construção doContorno Oeste, que ligará as rodovias BR-163 e PR-467.

O vereador justifica o pedido explicando que assim será possível o PoderLegislativo verificar com exatidão quais as propriedades que margearão ocontorno, assim como a localização exata dos respectivos acessos.

Page 4: 02 05 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Paraná economizaria R$ 14bilhões com novo indexador

Governadores querem que Senado agilize tramitaçãodo projeto de lei que foi aprovado pela Câmara dos

Deputados em outubro do ano passado

DÍVIDA

Constatações preocupantes Estranha coincidência ocorre agora que mudaram os métodos

nacionais de pesquisa sobre empregos no Brasil. Nas últimas

avaliações feitas pelo sistema anterior, Pesquisa Mensal de Empre-

go (PME), os números eram mais alentadores. Teríamos apenas 5%

de desempregados, com a criação de dois a três milhões de empregos

por ano, o que não batia com o crescimento de apenas 2% em média

auferido na última década, podendo caracterizar como avaliadas

apenas as admissões sem contabilizar as demissões. Ao mudar para

a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), trimestral, os

números ficaram mais próximos da realidade: 7,5%. O mesmo

levantamento aponta que 38,5% da população em idade de trabalhar

não tem ocupação e nem procura emprego, o que mostra a estranha

coincidência referida ao início. Correspondem a 61,3 milhões de

brasileiros, número praticamente igual ao de beneficiários de progra-

mas como Bolsa Família. Seria isso um sintoma de acomodação, ou

a eterna discussão sobre tais programas terem apenas a porta de

entrada, não estimulando a procura da saída! Isso num momento em

que as previsões, de um mundo sacudido desde 2008 por violenta

crise, apontam para crescimentos que poderão chegar a 3,7%,

quando, por aqui, o econômico é rebaixado para 2,5% em 2014. Some-

se a isso os juros praticados no Brasil, a inflação preocupante e a

queda dos investimentos produtivos - estádios não se enquadram -

para alertar autoridades e povo de que alguma coisa precisa ser feita.

Quem sabe, repetir aqui, a proposta famosa da frase de Kennedy, que

há 50 anos cobrou dos americanos: "Não pergunte o que o país pode

fazer por você; diga o que você pode fazer pelo seu país!".

Mosca azulA exemplo do que ocorreu com José Dirceu, ao início do governo

Lula, e com Antonio Palocci, no de Dilma Rousseff, a ida de Aloizio

Mercadante para a chefia da Casa Civil o credencia para desde já ser

apontado como possível candidato ao Planalto em 2018. A hipótese

precipitada não é bem vista por alguns petistas, mas o governador

cearense Cid Gomes, que esteve com Mercadante nos últimos dias,

achou-o “muito mais diplomático”.

Gesto infelizEsta coluna, que já teceu

elogios ao deputado André Var-

gas, pelas brilhantes ocupações

de espaço que vem alcançando

no cenário petista nacional, não

pactua com a sua deselegância

ao levantar o punho cerrado,

gesto dos mensaleiros apena-

dos, diante do ministro Joaquim

Barbosa, na abertura dos traba-

lhos legislativos. Estava ali, a

convite, o presidente do Supre-

mo Tribunal Federal, não o rela-

tor do mensalão. Assim como

André era na solenidade o vice-

presidente da Câmara, não ape-

nas deputado do PT.

Questão de estiloA situação vivida no fim de

semana, com Beto e Gleisi se

digladiando publicamente, pro-

vocou uma intervenção curiosa

de Roberto Requião, chamando a

atenção de ambos, em estilo jo-

coso, mas sem perder a oportu-

nidade para um chiste, bem ao

seu estilo. Alguma coisa como:

“Para crianças brincarem bas-

tam uma 'Barbie' e um 'Fanton'".

“Sacolinha”rentável

Já deve estar entrando no ar

o site pedindo apoio a José Dir-

ceu para arcar com os R$ 676

mil da multa que lhe foi imposta

no julgamento do mensalão.

Receberá ainda a diferença

entre o que Delúbio pagou

(R$ 466.888,90 mais correção)

na sexta-feira (31) e o arrecada-

do. Provavelmente sobra sufi-

ciente, sem novas contribui-

ções, pois a “sacolinha petista”

passada em favor do ex-tesou-

reiro, hoje presidiário e funcio-

nário da CUT, até sexta já ultra-

passara R$ 1 milhão.

ExposiçãoVitrine importante do agro-

negócio sul-americano, o

Show Rural da Coopavel é tam-

bém momento para a confra-

ternização de políticos impor-

tantes com a classe que mo-

vimenta o setor agropecuário

brasileiro, sustentáculo de há

muito da balança de paga-

mentos do país, com seus

crescentes recordes de pro-

dução e exportação. Na se-

gunda-feira (03) lá estiveram

o pré-candidato tucano Aécio

Neves e o governador Beto

Richa. Ainda nesta semana,

Gleisi Hoffmann, virtual can-

didata petista ao governo, ago-

ra de volta ao Senado, deverá

marcar presença.

O governador Beto Richadefendeu ontem (04), em Brasí-lia, a aprovação do projeto deLei 238/13 que altera o indexa-dor das dívidas de Estados emunicípios com a União. A me-dida significaria uma economiade R$ 14 bilhões para o Paraná,explicou Richa durante reuniãocom o presidente do Senado Fe-deral, Renan Calheiros, que tevea participação de governado-res de vários Estados.

Os governadores, lideradospelo gaúcho Tarso Genro, pedi-ram a Renan urgência na tra-mitação do projeto de lei que foiaprovado pela Câmara dos De-putados em outubro do ano pas-sado. A proposta é que a corre-ção da dívida seja feita com baseno Índice de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA), acrescidade 4% de juros ao ano, ou pelataxa Selic. A que for menor.

Com a mudança, a dívida doParaná com a União cairia deR$ 31 bilhões para R$ 17 bilhõesaté 2028. Mensalmente, a econo-mia seria de R$ 20 milhões. “Sen-ti preocupação dos governado-res para que seja efetivamenteaprovado o acordo de reestrutu-ração das dívidas dos Estados emunicípios. Todos estão sufoca-dos e sem capacidade de investirdiante de uma dívida que é impa-gável”, afirmou Beto Richa.

O parâmetro usado pelo go-verno federal para correção dasdívidas de Estados e municípi-os é o Índice Geral de Preços -Disponibilidade Interna (IGP-DI), acrescido de 6% a 9% dejuros ao ano. “São juros muitosaltos, que inviabilizam as fi-nanças dos Estados e prejudi-cam novos investimentos”,avalia o governador. Ele expli-cou que, entre 2000 e 2010, o

IGP-DI teve uma variaçãoquase três vezes maior que acorreção da poupança do período.

O paranaense lembrou que oEstado contraiu uma dívida deR$ 5 bilhões em 1998. Já pagouR$ 11 bilhões, mas, por causados juros e encargos, ainda deveR$ 9,3 bilhões. “Isso é impagá-vel. É um problema que atingevários Estados. A União nãopode ser um agiota dos Estados,não é admissível”, completou.

Richa afirmou que a aprova-ção do projeto de lei é um direitodos Estados e municípios e defen-deu um novo pacto federativo.“São conhecidas as dificuldadespor que passam os Estados, sacri-ficados por desonerações fiscaisde receitas compartilhadas im-postas pela União de forma unila-teral, que trouxeram como resul-tado a redução dos repasses fede-rais aos entes federados”, afirmou.

Dnit inclui Contorno Oeste de Cascavelno projeto de duplicação da BR-163

O Departamento Nacionalde Infraestrutura e Transporte(Dnit) oficializou ontem (04), aogabinete do deputado estadualElton Welter (PT), a inclusãodos 17,4 quilômetros do Con-torno Oeste de Cascavel no pro-jeto de duplicação da BR-163.

De acordo com o chefe deEngenharia da Superintendên-

cia Regional do Dnit no Para-ná, engenheiro Max Cancian, aduplicação dos 88,9 quilôme-tros incluindo o Contorno Oes-te de Cascavel ao distrito deMarmelândia/Realeza serápor meio do Regime Diferenci-ado de Contratação (RDC), quedeve acontecer ainda na pri-meira quinzena de abril.

Conforme o engenheiro, aobra será divida em duas eta-pas. A primeira será no trechode Cascavel a Marmelândia e asegunda entre Toledo e Mare-chal Cândido Rondon. No pro-jeto de duplicação já estão in-clusas todas as obras de aces-sos em ambos os trechos, comopassarelas e viadutos.

Governador Beto Richa participou ontem (04) de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros: seprojeto for aprovado, dívida do Paraná com a União cairia de R$ 31 bilhões para R$ 17 bilhões até 2028

Ricardo Almeida

Page 5: 02 05 2014

Novo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, recebeu o cargo oficialmentedas mãos de antecessora Gleisi Hoffmann em cerimônia no Planalto

Wilson Dias/Agência Brasil

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Implementar projetos será principal tarefa, diz MercadanteNovo ministro assumiu ontem (04) o cargo no lugar de Gleisi Hoffmann, que volta para o Senado

CASA CIVIL

Em cerimônia de transmis-são de cargo no Palácio doPlanalto, realizada ontem(04), o ministro da Casa Civil,Aloizio Mercadante, recebeuda ex-ministra Gleisi Hof-

fmann a chefia da pasta. Mer-cadante disse que sua atuaçãoserá marcada por muito tra-balho e discrição e terá comomodelo a gestão da presidentaDilma Rousseff no período que

chefiou a Casa Civil.O ministro disse que sua

principal tarefa será asseguraro cumprimento dos projetosdo governo e citou programasde diversas áreas, como o Mais

Médicos, o Pronatec, a redu-ção do desmatamento, e asconcessões na área de infraes-trutura. “Na chefia desta casaque tem a função crítica decoordenar a implantação eavaliação de políticas de go-verno, vou me dedicar a servirum governo que vem trans-formando profundamente oBrasil, que tem consciênciaque tem um rumo correto, umprojeto histórico, propostasviáveis e um profundo com-promisso social”, disse.

A economia foi um temaamplamente abordado no dis-curso de Mercadante, que ci-tou o compromisso do go-verno com o controle da in-flação e o crescimento doemprego. “Neste novo Bra-sil, a responsabilidade comas contas públicas não estádissociada da responsabilida-de social, como ocorria emoutros tempos”, declarou.

Mercadante ainda desta-cou a solidez da democracia

brasileira e citou as manifes-tações de junho. “As grandesmanifestações de junho for-taleceram ainda mais nossajovem democracia”, expôs.

Ao fazer um balanço desua atuação ao longo de qua-se três anos na Casa Civil, aex-ministra Gleisi Hoffmanncitou o plano de concessõespúblicas de infraestruturaque, segundo ela, demons-trou ser possível equilibrarretorno de investimentos commodicidade tarifária. “Não éfácil fazer mudanças, o pro-grama de investimento emlogística é prova disso, assimcomo o PAC (Programa deAceleração do Crescimento)foi. Os interesses de quem nãoquer mudar quase sempre semanifestam com estridência,enquanto o interesse pela re-novação tem mais dificulda-des de garantir aliados, Hápressões, há conflitos e nemtodos os interesses são conci-liáveis”, discursou.

Page 6: 02 05 2014

FALTA DE LUZ

Falha nacional deixa 548 mil sem energia no ParanáCorte no fornecimento durou 1h35 e o sistema foi reestabelecido às 15h38.

Em Marechal Rondon, um total de 1.110 consumidores ficou sem luz

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Em torno de 548 mil con-sumidores do Paraná, ou 13%dos 4,1 milhões atendidos pelaCopel, ficaram sem energiaelétrica por 1h35 na tarde deontem (04). A informação éda empresa. Em MarechalCândido Rondon, um totalde 1.110 consumidores ficousem luz por cerca de 55 minu-tos. Todas as regiões do Esta-do foram afetadas, além deoutras cidades das regiões Sule Sudeste. Mais de um milhãode consumidores ficaram semenergia em todo o país.

Uma falha no sistema teveinício às 14h03, quando foiinterrompido parte da trans-missão de energia entre oNorte e o Sudeste do país.

No Paraná a falta de energiasó terminou às 15h38, quan-do o Operador Nacional doSistema Elétrico (ONS) au-torizou a estatal paranaensea religar o sistema.

Ontem, o secretário-exe-cutivo do Ministério de Mi-nas e Energia, Márcio Zim-mermann, descartou que afalha registrada esteja relaci-onada com o aumento doconsumo de energia nas últi-mas semanas, provocado pelocalor. Mais de três milhões deconsumidores foram afetadosem 11 Estados. Em São Pauloforam 1,2 milhão, segundo aEletropaulo. No Rio, 880 mil,informaram as concessioná-rias Light e Ampla. “(A falha

no fornecimento de energia)não tem nada a ver com es-tresse do sistema”, disseZimmermann, durante en-trevista coletiva na sede doMinistério de Minas e Ener-gia, em Brasília.

No início da entrevista, eleafirmou que o sistema elétri-co brasileiro é “equilibrado” eque não existe risco de faltarenergia no Brasil devido àfalta de chuva e queda nonível dos principais reserva-tórios de hidrelétricas.

O secretário, porém, nãosoube informar o que provo-cou o apagão de ontem. Se-gundo ele, o Operador Naci-onal do Sistema Elétrico ain-da apura a causa.

Produção industrialregistra queda de 3,5%

A produção da indústriacresceu apenas 1,2% em 2013diante de um cenário de em-presários e consumidorespouco confiantes para inves-tir e consumir, juros maisaltos, invasão de produtosimportados e crédito em de-saceleração.

O resultado, divulgadoontem (04) pelo Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE), é melhor do que ode 2012, quando o setor regis-trou retração de 2,5%. Aindaassim, economistas não enxer-gam uma recuperação, aindamais porque a expansão de2013 se deu sobre uma basemuito fraca.

O desempenho da indús-tria no ano passado se aproxi-mou das previsões de analis-tas, que esperavam um cresci-mento pouco superior a 1%.

O que surpreendeu mesmode modo negativo foi a fortequeda da produção em dezem-bro, quando a indústria teveretração de 3,5% na compara-ção com novembro. Foi o piorresultado mensal desde de-zembro de 2008 (-12,2%), perí-odo no qual o país ainda sentiacom força os impactos da criseglobal detonada naquele ano.

Em novembro de 2013, aprodução havia recuado 0,6%frente a outubro - o dado ori-ginal apontava uma queda de0,2%, mas foi revisado parauma taxa ainda mais negati-va. Já em relação a dezembrode 2012, houve queda de 2,5%,interrompendo três meses se-

guidos de crescimento da pro-dução nesse tipo de compara-ção. O resultado foi ainda omenor desde março do anopassado (-3,3%).

SETORESEm 2013, os setores com as

altas mais expressivas foramos de veículos (7,2%), refino depetróleo e álcool (7,3%) e má-quinas e equipamentos (6,1%).Já as quedas de destaque fica-ram com edição e impressão(10,2%), farmacêutica (9,7%) eindústria extrativa (-4,1%).

O forte tombo da indústriaem dezembro, por sua vez, foiditado pelas retrações de im-portantes segmentos, comoveículos (17,5%), máquinas eequipamentos (6,2%), farma-cêutica (11,7%) e refino de pe-tróleo e álcool (4,3%). Dos 27setores pesquisados, apenascinco registraram crescimen-to em relação a novembro.

2014Para 2014, analistas espe-

ram ainda um ano difícil parao setor e com baixo crescimen-to diante de juros ainda emexpansão e crédito escassopara o consumo. Há ainda oreceio de piora do mercado detrabalho.

Outro foco de atenção é como câmbio. É que a desvaloriza-ção do real provocada pela cri-se de confiança em países emer-gentes ajuda setores exporta-dores, mas eleva os custos deprodução de ramos que depen-dem de insumos importados.

Região Sul lidera endividamento das famíliasA região Sul registrou o

maior nível de endividamen-to no ano passado. De acordocom os dados da Confedera-ção Nacional do Comércio deBens, Serviços e Turismo(CNC), divulgados ontem(04), 76% das famílias do Sultinham dívidas em 2013. Ape-sar de ser a maior taxa, inclu-sive acima da média nacional(62,5%), o resultado significarecuo ante o nível observadoem 2012 na região (78,6%).

Já o Sudeste registrou omenor porcentual de endivi-damento entre as famílias em2013. A CNC observou que56,3% das famílias tinham dí-vidas no ano passado, o maiornível já registrado para a re-gião desde que a pesquisa foi

iniciada, em 2010, mas aindaabaixo da média nacional. Em2012, o endividamento haviaficado em 53,9% na região.

O endividamento das fa-mílias também subiu nas trêsdemais regiões medidas pelaPesquisa de Endividamento eInadimplência do Consumi-dor (Peic): Norte (57,8% para68,2%), Nordeste (58,9% para65,8%) e Centro-Oeste (59,8%para 67,8%).

INADIMPLÊNCIAApesar de a região Sul ter o

maior nível de famílias comdívidas, a inadimplência émaior na região Norte. Segun-do a CNC, 25,9% dos endivi-dados da região Norte tinhamcontas em atraso em 2013. No

ano anterior, esse porcentualera de 20%. O nível ainda ficouacima da taxa de inadimplên-cia nacional, de 21,2%.

Já o Sudeste, além de regis-trar o menor porcentual deendividamento, reúne melho-res pagadores. Nesta região,o nível de inadimplência bai-xou a 18,8% em 2013 (o me-nor da série iniciada em 2010),depois de se posicionar em19,6% em 2012.

A inadimplência tambémcaiu no Sul (25,8% para 21,9%)e ficou estável no Nordeste(23,4% tanto em 2012 quantoem 2013). No Centro-Oeste, oporcentual de famílias comcontas em atraso aumentoude 17,5% em 2012 para 18,9%em 2013.

Inca estima 576 mil novoscasos de câncer em 2014

O Instituto Nacional doCâncer (Inca) divulgou ontem(04) a previsão para o surgi-mento de novos casos da doen-ça em 2014. Se não houvermudança de alguns hábitos dobrasileiro e nem investimen-tos em prevenção, o Inca esti-ma que 576 mil novos casos dadoença podem ser diagnosti-cados neste ano.

De acordo com levantamen-to do órgão, o câncer de pele - dotipo não melanoma, deve ser o

mais diagnosticado na popula-ção, com previsão de surgimentode 182 mil novos casos, seguidode tumores na próstata (69 mil),no caso de homens, e câncer demama (57 mil), no caso de mulhe-res. Em seguida estão cânceres decólon e reto e de pulmão.

Apesar da previsão de diag-nóstico de mais de meio milhão denovos casos, os especialistas doInca alertam que uma vida sau-dável, livre do fumo, com práticasregulares de exercício e sem o con-

sumo excessivo de bebidas alco-ólicas, pode ajudar a reduzir aestimativa pela metade.

Com exceção do câncer depele, a maioria dos novos casosda doença deve aparecer emhomens, que têm mais chancede desenvolver câncer de prós-tata, pulmão, cólon e reto, estô-mago e cavidade oral. Nas mu-lheres, depois do câncer demama, tendem a ser mais fre-quentes os de colón e reto, colodo útero, pulmão e tireoide.

Deputado paranaense éacusado de quebra de decoro

A bancada do PSDB na Câ-mara Federal deverá pedir aabertura de um processo porquebra de decoro parlamentarcontra o vice-presidente daCasa, deputado federal AndréVargas (PT-PR). Na segunda-feira (03), o petista aproveitoua reabertura dos trabalhos doLegislativo para provocar opresidente do Supremo Tribu-nal Federal (STF), JoaquimBarbosa, erguendo o punhocerrado como protesto contra

o processo do mensalão.Segundo o novo líder dos

tucanos na Câmara, deputadofederal Antonio Imbassahy (BA),o gesto infringe o Código de Éticada Casa, segundo o qual é res-ponsabilidade dos parlamenta-res “tratar com respeito e inde-pendência os colegas, as autori-dades, os servidores da Casa e oscidadão com os quais mantenhacontato no exercício da ativida-de parlamentar, não prescindin-do de igual tratamento”.

Page 7: 02 05 2014

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

“Bom relacionamento entrepoderes fortalece a democracia”

Para governador, respeito às instituições e entre ospoderes no Estado tem contribuído para os avanços que

o Paraná tem conquistado nos últimos anos

BETO RICHA

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Globoesporte.com (@globoesportecom)Radar da Seleção: Paulinho, Lucas e Jô vão bem. Robinho é vaiado

na Itália http://glo.bo/1gIVeSw

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Corinthians: torcedores organizados planejavam quebrar perna de

Alexandre Pato e Emerson http://jb.com.br/.egpq

Mensalão: Gilmar Mendes acha que MPF deve investigar doações paramultas e alega indícios de "lavagem de dinheiro" http://jb.com.br/.egqg

G1 (@g1)Aeroportos de sete sedes da Copa estão com capacidade acima de

85% http://glo.bo/1bqccRn

Lancenet! (@lancenet)Botafogo re je i ta proposta de c lube turco por Dór ia -

http://nolance.net/1ihZXr5

Faeg Senar (@SistemaFaeg)Embarque de carne de frango do Brasil sobe 3,8% em janeiro

ante 2013. Leia mais: http://bit.ly/Luu97a

Globo Rural (@Globo_Rural)Clima seco e quente atrapalha soja em todo o país, com exceção

de Mato Grosso http://glo.bo/1j7aIQO

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Aposentado, Juninho mira carreira de técnico ou dirigente,

mas sem pressa.

PMDB Nacional (@PMDB_Nacional)Câmara está pronta para dar resposta às demandas da população,

diz Henrique Alves.

Humberto Costa (@humbertocostapt)Senador do PT-PE

Tenho certeza que os novos ministros darão uma enorme contribuiçãopara que continuemos a avançar no Brasil http://dld.bz/dgYrb

AD Comunicação (@AD_Comunicacao)Auditoria do TCU aponta defeitos na execução do Minha Casa Minha Vida.

Veja (@Veja)Produção industrial cai 3,5% em dezembro: pior resultado em 5 anos

http://goo.gl/0FV418

Agência Senado (@Agencia_Senado)Joaquim Barbosa prega diálogo entre os Poderes da República

http://ow.ly/tgdKr

GloboNews (@canalglobonews)Câncer de pele deve ser o mais comum entre os brasileiros em

2014, aponta o Inca - http://glo.bo/MrhoLg #GloboNews

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Frente Frita! Ônibus em SP não foram incendiados, entraram emcombustão!

Folha de S.Paulo (@folha_com)“Vice é candidato quem decide, e o candidato é Campos”, diz Marina

Silva. http://uol.com/bbdsYG

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Enquanto Brasil sofre com seca, chuvas e neve assolam Europa e

EUA http://bit.ly/1bqez6w #TerraCiência

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Petraglia diz à ACP que novo orçamento da arena deve chegar aR$ 330 milhões.

Governador Beto Richae o presidente daAssembleia, Valdir

Rossoni, durante possedo desembargador

Edson Luiz Vidal Pintocomo novo presidente

do TRE-PR, e dodesembargador Jucimar

Novochadlo na Vice-Presidência eCorregedoria

O governador Beto Richaparticipou, na noite de segun-da-feira (03), em Curitiba, dacerimônia de posse do presiden-te do Tribunal Regional Eleito-ral do Paraná (TRE-PR), desem-bargador Edson Luiz Vidal Pin-to. O novo presidente cumprirámandato no biênio 2014/2015,em substituição ao desembar-gador Rogério Coelho.

Na mesma solenidade foiempossado o novo vice-presi-dente do Tribunal, o desembar-gador Jucimar Novochadlo, quetambém responderá pela Cor-regedoria. A nova diretoria doTRE-PR será responsável pelacondução das eleições de 2014.“Temos a certeza que a novacúpula vai comandar o Tribu-

nal e as próximas eleições comtotal isenção e respeito à socie-dade”, afirmou Beto Richa.

O governador reforçou aimportância do respeito àsinstituições e entre os poderesno Estado. “Isso tem contribu-ído para os avanços que o Pa-raná tem conquistado nos úl-timos anos. Buscamos a har-monia entre os poderes e o bomrelacionamento para que pos-samos também fortalecer a de-mocracia”, destacou.

O presidente do TRE-PR dis-se que as expectativas para omandato é de um relaciona-mento republicano entre ospoderes, e que o Tribunal estáde portas abertas para o diálo-go com todos os partidos, cores,

ideologias, com os governantese com aqueles que dirigem nãoapenas o Estado e com os legis-ladores de um modo geral.“Também desejamos que as pró-ximas eleições transcorram namaior serenidade e com tran-quilidade e que, principalmen-te, os eleitores façam uma refle-xão muito profunda e votem deforma conscientemente”, afir-mou Vidal Pinto.

Sobre o processo eleitoraldeste ano, o governador disseesperar que os candidatos aoExecutivo e ao Legislativo serespeitem e se concentrem ape-nas em conquistar o voto pormeio de propostas, ideias e deum plano de governo que aten-da os interesses da sociedade.

Conselho apresenta propostas paramelhorar sistema prisional brasileiro

A secretária da Justiça, Cida-dania e Direitos Humanos doParaná, Maria Tereza Uille Go-mes, apresenta hoje (05) ao mi-nistro da Justiça, José EduardoCardozo, um documento comações concretas para superar osproblemas enfrentados pelo sis-tema penitenciário nacional.

Intitulado Agenda Propo-sitiva, o documento do Conse-lho Nacional de Secretários Es-taduais de Justiça, Cidadania,Direitos Humanos e Adminis-tração Penitenciária (Consej),presidido por Maria Tereza,aponta 21 prioridades que de-verão ser seguidas por todos

os poderes e demais institui-ções envolvidas no processode execução penal no Brasil.

O documento será apresen-tado e discutido com o minis-tro José Eduardo Cardozo du-rante reunião do Consej, hoje àtarde. O mesmo documento foiapresentado ontem (04) ao Con-selho Nacional da OAB, reuni-do em Brasília. “Nossa propos-ta é fazer um grande pacto en-tre todas as instituições da áreada Justiça, onde cada qual faráa sua parte para superarmosesse problema nacional queenvolve a todos”, afirma MariaTereza Uille Gomes.

De acordo com ela, a gestãoprisional vai além da constru-ção de estabelecimentos penaise a responsabilidade deve serdividida entre diversos atores.Para a paranaense, uma dasquestões da superlotação car-cerária é a absoluta falta detrabalho interinstitucional in-tegrado. “Precisamos envolvera todos, Poder Executivo, Po-der Judiciário, Ministério Pú-blico, Defensoria Pública, OAB,Conselho Penitenciário, visan-do reduzir a superlotação nospresídios e implementar pro-cessos efetivos de ressocializa-ção do apenado”, diz.

Orlando Kissner/ANPr

Page 8: 02 05 2014
Page 9: 02 05 2014

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 POLÍTICA

Administração faz remanejamento de secretáriosMudanças ocorrem a partir do pedido

de afastamento do secretário de Finanças, Lairton Meinerz

PATO BRAGADO

O prefeito Arnildo Riegerreassumiu a Prefeitura de PatoBragado no último sábado (1º) e,por conta do pedido de retornodo secretário de Finanças, Lair-ton Meinerz, ao cargo de profes-sor, teve que promover um re-manejamento de secretários.

Lairton assumiu a Secretariade Finanças no início do atualmandato, mas por questões par-ticulares e alegando a necessi-dade de cuidados médicos, emfunção de um acidente com motoque sofreu ano passado, apre-sentou na segunda-feira (03) umrequerimento de exoneração.

Com a decisão, o prefeitoreuniu a equipe e, em comumacordo com os demais integran-tes do primeiro escalão, optou-se pelo remanejamento.

Assim, no cargo de Lairtonserá empossado John JefersonWeber Nodari, que respondia,até então, pela Secretaria de Ad-

ministração e, em seu lugar, oassessor de Governo e Planeja-mento, Luiz Alberto Rosinski.Já o cargo de Rosinski será ocu-pado pelo vice-prefeito LeomarRohden (Mano).

Rieger explica que com oremanejamento não irão ocor-rer novas despesas com folhade pagamento, inclusive dovice-prefeito, que tem muitaexperiência na vida pública ecujo salário se mantém o mes-mo como assessor de Governoe Planejamento. “Teremosuma economia, sem grandesalterações e pessoas experien-tes. O Lairton se esforçou mui-to para continuar, mas em pri-meiro lugar ele precisa cuidarda sua saúde”, pontuou.

Os decretos de exoneraçãoforam publicados ontem (04)e os de nomeação, obedecen-do à legislação, serão divul-gados hoje (05).

Prefeito ArnildoRieger: "Com o

remanejamento nãoirão ocorrer novas

despesas com folhade pagamento.

Também não haverágrandes alterações epessoas experientes

permanecem naequipe"

Arquivo/OP

Page 10: 02 05 2014

10 | O PRESENTE POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Vereadores pedem conclusão da Avenida das TorresJoão Marcos Gomes e Josoé Pedralli sugerem que seja feita a ligação da

via até a Avenida Írio Welp, nas proximidades da Unioeste

MARECHAL RONDON

Os vereadores João Mar-cos Gomes e Josoé Pedralliapresentaram indicação emconjunto, na sessão do PoderLegislativo de segunda-feira(03). Eles solicitam à Prefeitu-ra de Marechal Cândido Ron-don que viabilize a conclusãodas obras de construção daAvenida Expedicionário OttoGrings (Avenida das Torres),ligando a mesma diretamenteà Avenida Írio Welp, nas pro-ximidades da Unioeste.

Atualmente, uma das extre-

midades da Avenida das Torresestá interligada à Rua Pernam-buco, o que inviabiliza a circu-lação de veículos pesados queprecisam transpor a Avenidadas Torres até a Avenida ÍrioWelp e vice-versa. João Marcose Josoé informam que a RuaPernambuco é estreita e plane-jada apenas para o fluxo deveículos leves. Portanto, enten-dem os vereadores que a con-clusão da Avenida das Torres,ligando-a diretamente à Aveni-da Írio Welp, é um projeto im-

portante para o município.“É preciso considerar tam-

bém a ocorrência de acidentesde trânsito, assim como o fatoda região ser um bairro uni-versitário, com grande fluxode estudantes, motocicletas eveículos”, destacam os edis.

A indicação encaminhadaao governo municipal estáacompanhada de um abaixo-assinado com 255 assinaturasde pessoas que residem outrabalham nas proximidadese que apoiam a indicação.

Elmir Port pede instalação degaleria pluvial na Rua Loni Lang

A Câmara de MarechalCândido Rondon aprovou,na segunda-feira (03), indica-ção do vereador Elmir Port,

que pede à administraçãomunicipal que instale galeriapluvial na Rua Loni Lang,localizada no Loteamento

Recanto dos Pássaros.Conforme o vereador, é

necessária intervenção urgen-te do Poder Executivo muni-cipal no sentido de canalizartoda a água da chuva queescorre pela referida via pú-blica. “Tal situação gera enor-mes valetas, o que dificulta oacesso dos moradores até suascasas, sem contar o perigooferecido aos pedestres e ci-clistas”, alerta.

Durante a sessão, tambémfoi aprovado requerimento deautoria de Elmir, que solicitaao Serviço Autônomo deÁgua e Esgoto (Saae) que for-neça um mapa ou memorialdescritivo informando quaisvias públicas da zona urbanade Marechal Cândido Ron-don já contam com a rede deesgoto em funcionamento.

Vereador Elmir Port: “É necessária intervenção urgente no sentido decanalizar toda a água da chuva que escorre pela referida via pública”

Cristiano Viteck

Marcio Rauber quer credenciamentodo Hospital Municipal ao SAS

Com o objetivo de ga-rantir que o Hospital Mu-nicipal Dr. Cruzatti dispo-nibilize atendimento peloSistema de Atendimento àSaúde (SAS) aos servidoresestaduais que atuam emMarechal Cândido Rondon,o vereador Marcio Rauberapresentou requerimento,na sessão de segunda-feira(03), sugerindo que a pre-feitura cadastre a institui-ção hospitalar junto ao Go-

verno do Estado.O SAS é um benefício

concedido pelo governo es-tadual, sem qualquer con-trapartida financeira do ser-vidor, garantindo ampla co-bertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalarem todo o Paraná. O benefí-cio é válido tanto para oservidor estadual efetivo,seja ele ativo ou inativo,como ao militar, incluindodependentes e pensionistas.

“Como em MarechalCândido Rondon há umconsiderável número deservidores estaduais, comoprofessores da rede esta-dual de ensino, policiaismilitares, os funcionáriose professores da Unioeste,entre outros, seria de fun-damental importância via-bilizar o atendimento aosmesmos através do Hospi-tal Municipal Dr. Cruzat-ti”, defende Marcio.

RETORNO DAS SESSÕES EM SANTA HELENAO Presente

A Câmara de Vereadores de Santa Helena retomou, na segunda-feira(03), as sessões ordinárias. O primeiro encontro semanal de 2014

contou com a presença do prefeito Jucerlei Sotoriva. Ele foi convidadoa usar a tribuna. Na oportunidade, vários questionamentos foramapresentados pelos parlamentares ao chefe do Poder Executivo

municipal. Entre os assuntos abordados estiveram os investimentosfeitos ao longo do último ano, o Programa Gestão Compartilhada, asparcerias, execução de obras e o que está planejado para execução

em 2014, bem como o orçamento municipal. Também foramapresentadas algumas indicações, todas aprovadas.

Ila defende recuperaçãoasfáltica em bairros rondonenses

A exemplo das obras dereperfilamento asfáltico re-alizadas nas ruas e aveni-das da região central de Ma-rechal Cândido Rondon, opresidente da Câmara deVereadores, Ilario Hofstaet-ter (Ila), sugere ao governomunicipal que estenda ainiciativa aos bairros. Opedido foi oficializado nasessão do Poder Legislativode segunda-feira (03), atra-vés de indicação.

Conforme o vereador-presidente, a ampliação des-ta melhoria para demaisruas da cidade trará gran-des benefícios para a comu-

nidade e resolverá por umlongo período os inúmerosproblemas decorrentes dahistórica falta de manuten-ção no pavimento das viaspúblicas. “Logicamente háum grande custo envolvi-do nesta ação. Mas o Exe-cutivo municipal pode aci-onar os deputados que re-presentam este municípionas esferas federal e estadu-al, o que permitiria a inclu-são de emendas no Orça-mento da União ou a for-malização de convênio como Governo do Estado, o quereduziria os custos para amunicipalidade”, destaca.

Presidente daCâmara de

Vereadores, IlarioHofstaetter: “O

Executivo municipalpode acionar osdeputados que

representam estemunicípio

para reduzir oscustos para a

municipalidade”

Cristiano Viteck

Page 11: 02 05 2014

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Irregularidades geram devolução de R$ 4 mi em Santa HelenaTribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas de um convênio entre

o município e o Instituto Confiancce. Recursos foram repassados em 2010

JUSTIÇA

O Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR)julgou irregulares as contasde um convênio (processonº 250956/11) entre o municí-pio de Santa Helena e o Insti-tuto Confiancce, determinan-do a devolução integral do va-lor repassado: R$ 4.712.503,42.A decisão, da qual cabe recur-so, foi tomada na sessão de 29de janeiro da Segunda Câmarade Julgamentos do Tribunal.

Os recursos foram repassa-dos em 2010. Os objetivos doTermo de Parceria eram oapoio a ações de educação nasescolas e creches municipais,realização de escolinhas des-portivas, organização de cam-peonatos, capacitação de pro-fessores e realização de proje-tos educativos. A instruçãoda Diretoria de Análise deTransferências (DAT) e o pa-recer do Ministério Públicode Contas (MPC) concluírampela irregularidade das con-tas devido à falta de docu-mentos que comprovariam ocumprimento dos objetivosdo convênio.

No total, a análise técnicadas contas apontou a ausên-cia de 19 documentos e relató-rios, de responsabilidade daOscip (Organização da Socie-dade Civil de Interesse Públi-co), da administração muni-cipal ou de ambas. Entre elesestão extratos bancários desaldos e da aplicação financei-ra dos recursos; relação dasatividades executadas pelosfuncionários pagos com o di-nheiro da parceria e cópia dorelatório de acompanhamen-to e fiscalização das ativida-des pela prefeitura. Sem essesdocumentos, na avaliação doTCE, tornou-se impossível aanálise da correta aplicaçãodo dinheiro repassado.

A devolução dos recursosé de responsabilidade solidá-ria entre o Instituto Confi-ancce, as presidentes da Oscipno ano de 2010 (Claudia Apa-recida Gali e Clarice Louren-ço Theriba) e a prefeita deSanta Helena naquele exercí-cio, Rita Maria Schimidt. Ovalor deverá ser corrigidomonetariamente entre as da-

tas do repasse e da efetivadevolução.

O TCE também aplicoumultas administrativas, combase no Artigo 87 de sua LeiOrgânica (Lei ComplementarEstadual 113/2005). ClaudiaGali recebeu duas sanções,que somam R$ 3.191,26, devi-do à falta de comprovação decumprimento dos objetivosdo Termo de Parceria e pordeixar de encaminhar, no pra-zo fixado, os documentos einformações solicitadas peloTribunal.

Rita Schimidt também re-cebeu duas multas, no mes-mo valor, por não encami-nhar os documentos ao TCEe por deixar de cumprir odever de fiscalizar a execuçãodo convênio. Clarice Theribafoi multada em R$ 145,10, pornão enviar documentação re-lativa ao período em que pre-sidiu a Oscip, que é sediadaem Curitiba.

Cabe Recurso de Revis-ta da decisão, a ser anali-sado pelo Pleno do Tribu-nal de Contas.

Quatro-pontense recebehomenagem benemérita

Em solenidade realizadana última sexta-feira (31), aCâmara de Vereadores deQuatro Pontes fez a entregado título de Cidadão Benemé-rito a Godofredo Sulzbach.Com 90 anos, ele é descen-dente direto de Johan Sulz-bach, imigrante alemão queaportou no Rio Grande doSul em 1825, sendo assenta-do em Estrela. Godofredo é oprimeiro filho dentre 14; ain-da jovem apresentou-secomo voluntário, na épocadurante a 2ª Guerra Mundi-al, permanecendo no Exér-cito Brasileiro por três anos,destes, oito meses entrinchei-rado na praia do Cassino,em Rio Grande.

Godofredo veio ao Para-ná no ano de 1958. O destinoda família Sulzbach era En-

Autoridades durante a entrega do título de CidadãoBenemérito a Godofredo Sulzbach

tre Rios, mas a chuva havialevado a balsa do Rio SãoFrancisco Falso. Seu pai,então, comprou uma casana “Vila” de Quatro Pontes,depois uma chácara na saí-da para Novo Sarandi.

Conforme a presidente daCâmara, Cleunice Majolo, éimportante valorizar pessoascomo Godofredo, que, segun-do ela, com muita garra ser-viu seu país na Segunda Guer-ra. "Exemplo de patriotismo,seu Godofredo recebe mereci-damente a comenda de Cida-dão Benemérito devido aosseus anos de dedicação aopaís, e também ao municípiode Quatro Pontes, servindocomo exemplo e inspiração;sinônimo, de luta, batalha,suor, serviço e conquistas atoda a população", ressalta.

Divulgação

Jucenir prestigia 1ª sessãoda Câmara em Palotina

O prefeito Jucenir Stentz-ler, cumprindo o que determi-na a Lei Orgânica municipal,participou da primeira sessãoordinária da Câmara de Vere-adores de Palotina, na segun-da-feira (03). Ele usou a tribu-na, onde ressaltou o objetivode consolidar as metas da ad-ministração visando o bem dacoletividade. O prefeito con-clamou os vereadores a conti-

nuarem trabalhando e noexercício de suas atividadesajudarem neste propósito.

“Temos certeza que, assimcomo nós no Executivo, osvereadores também querem omelhor para Palotina. Tive-mos muitas conquistas em2013 e vislumbramos muitomais para este ano de 2014”,declarou o prefeito, ao salien-tar que muitos projetos de-

mandaram sessões extraordi-nárias. “Pedimos que os vere-adores continuem deliberan-do os projetos com dedicaçãoe rapidez para atender aosanseios da comunidade”, des-tacou Jucenir, que esteveacompanhado do vice-prefei-to Idenir Pedrinho Brum(Chico Brum). Também par-ticiparam da sessão vários se-cretários municipais.

Prefeito Jucenir Stentzler participou da sessão de segunda-feira (03) e fez uso da tribuna

Divulgação

REUNIÃO COM SECRETÁRIOSDivulgação

O prefeito Ricardo Endrigo conduziu ontem (04) a primeira reunião do anocom os secretários municipais, juntamente com a vice-prefeita Delcir

Aléssio. Os diretores das secretarias também participaram da reunião, queteve como objetivo tratar dos projetos e obras em andamento em

Medianeira e das perspectivas de cada secretaria para 2014. Durante areunião, Endrigo também falou sobre as mudanças ocorridas nassecretarias e apresentou os novos secretários de Agricultura, AlcirBombassaro, de Cultura, Maria Elena Barp, e de Desenvolvimento

Econômico, Rudimar Consoni, e o novo ouvidor municipal, Alencar Colussi.

Page 12: 02 05 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Mil quilômetros de estradas são recuperados em RondonNos próximos dias, trabalhos voltam a ser desenvolvidos em locais pontuais em propriedades e estradas secundárias

OPERAÇÃO SAFRA

Desde o início do mês dedezembro a Secretaria de Via-ção e Serviços Públicos deMarechal Cândido Rondontrabalha na recuperação dasprincipais vias do interior domunicípio. O programa, de-nominado de Operação Sa-fra, chega ao início do mês defevereiro com cerca de milquilômetros de estradas járecuperadas, com patrola-mento, cascalhamento empontos com maior necessida-de e compactação.

A equipe esteve organi-zada de forma que as má-quinas trabalhassem cercade 12 horas por dia, perfa-zendo um total de 20 quilô-metros de estradas recupe-radas diariamente.

O secretário da pasta,Adriano Cottica, faz uma ava-liação positiva dos trabalhos.Ele explica que, conforme oprevisto, o programa deve serfinalizado nos próximos dias,sendo que, agora, a equipeestá atuando em pontos já

recuperados, que foram dani-ficados com as fortes chuvasregistradas no fim do anopassado e início deste ano.“Parabenizo a equipe peloempenho e dedicação demons-trados na realização dos ser-viços. Conseguimos alcançaro objetivo, que era de até o fimdo mês de janeiro fazer umgiro por todo o município.Nesta semana, ainda, estamosfazendo alguns retoques emestradas que sofreram algunsdanos devido às chuvas. Asafra está no auge e as estra-das estão em boas condições”,ressalta Adriano.

Sobre a sequência dos tra-balhos no interior, o secretá-rio destaca que os serviços demelhorias em estradas irãocontinuar, especialmente emlocais pontuais de maior ne-cessidade, que não foram fei-tos durante a Operação Safra,como em estradas secundáriase acessos à propriedades.

Adriano menciona aindaque a pasta não atua somen-

te no interior. Segundo ele,outras frentes desenvolvemtrabalhos de igual importân-cia na sede do município, oque demanda de tempo egrande número de colabora-dores. O secretário destaca o

Equipe esteve organizada de forma que as máquinas trabalhassem cerca de 12 horas por dia,perfazendo um total de 20 quilômetros de estradas recuperadas diariamente

serviço de terraplanagempara mais 200 casas popula-res, previsto em contrato, quedeve ser realizado pelo mu-nicípio, e a remoção de mate-riais no antigo bairro Ceval.“Os serviços na sede também

não param. Temos váriasfrentes e todas trabalhandoem ritmo acelerado desde odia 03 de janeiro, quando davolta do recesso. Com certe-za 2014 será mais um anobastante produtivo”, avalia.

Ademir Herrmann

Page 13: 02 05 2014

Iniciada obra de construção de viadutos e passarelas na BR-163Investimento será de R$ 56,2 milhões e a previsão de conclusão é até agosto de 2015

MARECHAL RONDON

O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Tiveram início na segunda-feira (03) as obras de construçãode viadutos e passarelas que com-põem a adequação da passagemurbana na rodovia BR-163 emMarechal Cândido Rondon.

O valor total da obra é deR$ 56,2 milhões e a previsãode conclusão constante decontrato é até 23 de agosto doano que vem. A execução estáa cargo da Construtora Cas-

Trecho em obras conta com cerca de 8,5 mil metros de extensão, abrangendodesde o portal rondonense até o trevo a Guaíra, próximo à Sorasa

tilho em consórcio com a Cas-tellar Engenharia, sob super-visão do Departamento Naci-onal de Infraestrutura deTransportes (Dnit). Os res-ponsáveis têm objetivo deacelerar os trabalhos, confor-me as condições do tempo, paraconcluir a construção até mes-mo antes do prazo estipulado.

A previsão é de que cerca de80 pessoas, entre operários, en-genheiros e outros profissio-

nais, trabalhem na obra atésua conclusão.

Nessa semana acontece oserviço de terraplanagem e, nospróximos dias, deve ter início aexecução da construção em si.

O trecho em obras conta comcerca de 8,5 mil metros de exten-

são, abrangendo desde o portalrondonense até o trevo a Guaíra,próximo à Sorasa Truck Center.O local contará com dois viadu-tos, uma marginal e quatro pas-sarelas. O objetivo é garantir maissegurança para os transeuntes emoradores da área urbana que é

cortada pela rodovia federal. Aspassarelas ficarão localizadas es-trategicamente em locais demaior fluxo de pedestres, em áre-as que dão acesso aos bairros.

Toda a extensão aindacontará com ciclovia e fai-xa de pedestres.

Nesta semana está sendo feito o serviço de terraplanagem na área que vai abrigar os viadutos

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Page 14: 02 05 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

A falta de experiência nãoserá problema na hora de en-contrar o primeiro empregopara os 40 adolescentes queintegram a nova turma doJovem Aprendiz das coopera-tivas Copagril, Sicredi e Fri-mesa, em Marechal CândidoRondon. Desde o último dia20, os 31 jovens que foramselecionados pela Copagrilpara fazer parte da iniciativajá estão inseridos no dia a diada cooperativa, mas o iníciooficial do programa foi namanhã do último sábado (1°),com a primeira aula da turma.

Neste ano, o módulo deabertura foi ministrado peloprofessor Jerri Antonio Lan-garo, mestre em Letras - Lin-guagem e Sociedade. Mas, nodecorrer do programa, há tam-bém módulos mais específi-cos, como Princípios da Qua-lidade Aplicada ao Trabalho,Informática Básica, Emprega-bilidade e Empreendedorismoe Introdução à Administra-ção. Com isso, os jovens ad-quirem conhecimento teóri-co aliado à prática no merca-do de trabalho, em diferentesfunções administrativas.

Em Marechal Rondon,esta já é a quarta turma doJovem Aprendiz das trêscooperativas e o programaconta com apoio do ServiçoNacional de Aprendizagemdo Cooperativismo (Sescoop/PR). Além disso, tem parce-ria com a Faculdade Lutera-na Rui Barbosa (Falurb), que

é responsável pelas aulas, dis-ponibilizando estrutura físi-ca e professores.

Durante a abertura, ocoordenador do programa naFalurb, Gesuino Lizzoni, des-tacou que há grande interes-se pelo Jovem Aprendiz, masapenas algumas vagas sãodisponibilizadas. “Vocês re-almente estão tendo umaoportunidade única e devemaproveitá-la”, disse ele aosalunos. O gerente adminis-trativo-financeiro da Co-pagril, Jaime Vilani, e oencarregado dos RecursosHumanos, Nilvo Kühler, fa-laram sobre as responsabili-dades de cada jovem, tanto naempresa quanto na sala deaula, e comentaram sobre aimportância do trabalho e doaprendizado no desenvolvi-mento das pessoas. “Tirem omáximo proveito que vocêspuderem, aprendam com oscolegas de trabalho, obser-vem os bons exemplos, quevocês terão um início da car-reira profissional muito bem-sucedido”, declarou Vilani.

O programa terá duraçãode dois anos, com aulas aossábados e uma carga horáriade trabalho de 20 horas sema-nais. Todos os integrantesrecebem bonificação financei-ra e têm acesso a benefícioscomo vale-alimentação e pla-no de saúde, e, ainda, têm achance de serem contratadospelas empresas ao final do tem-po de preparação.

Divulgação

40 adolescentes integram nova turma do Jovem AprendizEles trabalharão por dois anos nas cooperativas Copagril, Sicredi e Frimesa

OPORTUNIDADE

Início oficial do programa ocorreu no sábado (1°), com a primeira aula da turma

Divulgação

RESULTADOO atual encarregado do

almoxarifado do centro ad-ministrativo da Copagril,Eduardo Fernando Riffel, éum dos bons resultados doJovem Aprendiz. Ele inte-grou a turma de 2008 e, an-tes mesmo de finalizar o pro-grama, conseguiu a efetiva-ção. No começo, ele enfren-tou diversas dificuldades.“Eu morava em Iguiporã evinha todos os dias de ôni-bus, ganhava um dinheirodo meu pai para complemen-tar e fazia alguns bicos. Eupraticamente pagava para

trabalhar, mas sabia que iavaler a pena, eu vinha peloconhecimento e pela oportu-nidade que estava tendo”, re-lembra.

Eduardo ainda conta quefoi o primeiro emprego que eleteve. “Eu não tinha familiari-dade nenhuma com o traba-lho daqui, tinha até vergonhade atender ao telefone. Mas

Inscrições ao Miss QuatroPontes 2014 iniciam hojeEstão abertas a partir de

hoje (05) até o próximo dia 15as inscrições ao Miss QuatroPontes 2014, evento no qualserá eleita a representante dabeleza do município. O con-curso será realizado no dia 17de maio, ocasião em que a atualMiss, Flávia Hachmann, trans-mitirá a coroa à sua sucessora.

De acordo com a chefe daDivisão de Cultura, CamilaTheobald, as inscrições são

gratuitas e podem ser feitasjunto à Casa da Cultura.“Podem participar meninascom 17 anos completos até adata do concurso, além demorar ou que tenham fami-liares residindo na cidade.Outras exigências para par-ticipar é que as candidatassejam solteiras e não tenhamfilhos, cuja idade máxima éde 23 anos”, informa.

Para se inscrever é necessáriolevar docu-mentos deidentificaçãocomo CPF eRG originais.Caso a can-didata tenhamenos de 18anos, é preci-so apresen-tar autoriza-ção dos pais.

Adriane Kappes

Chefe da Divisão deCultura, Camila

Theobald: "Podemparticipar meninas

com 17 anoscompletos até a

data do concurso,além de morar ou

que tenhamfamiliares residindo

na cidade"

Carnês do IPTU serão entregues apartir de segunda-feira em Toledo

Os carnês para o paga-mento do Imposto Predial eTerritorial Urbano (IPTU)referente ao exercício fiscalde 2014 do município deToledo começarão a ser en-tregues pelos Correios a par-tir de segunda-feira (10).Segundo o secretário da Fa-zenda, Neuroci Frizzo, oscontribuintes que quitaremseus débitos em impostos etaxas à vista, até o dia 10 demarço, terão um descontode 6% sobre o imposto.Quem preferir parcelar po-derá fazer em até dez vezes,sem desconto, com o pri-

meiro vencimento para o dia10 de março e no décimo diados meses subsequentes. “Oscarnês para os imóveis edifi-cados em Toledo e nos distri-tos de Novo Sarandi, Dez deMaio e Vila Nova serão entre-gues a domicílio. Os proprie-tários de terrenos baldios lo-calizados na sede do municí-pio devem retirar seus carnêsna prefeitura. Os boletos dosimóveis não edificados locali-zados nos distritos de NovoSarandi, Dez de Maio e VilaNova deverão ser retiradosna sede da administração dis-trital de cada distrito. Para as

demais localidades do inte-rior, os proprietários dosimóveis edificados e não edi-ficados devem retirar seuscarnês na associação dos mo-radores,” explicou.

A partir dessa primeirasemana de fevereiro, o con-tribuinte também poderá im-primir a segunda via do car-nê do IPTU, que estará dis-ponível no site do municí-pio: www.toledo.pr.gov.br.Para acessar a segunda via,o proprietário deverá entrarno portal do município einformar o número de regis-tro do imóvel.

com o suporte das aulas e doscolegas de trabalho, que meensinaram muito, eu fui ad-quirindo autoconfiança”, com-pleta. Atualmente, é ele quemcolabora com o aprendizadodos novos jovens que passampelo setor e que têm, assimcomo Eduardo teve, umagrande oportunidade ao co-meçar a carreira profissional.

Page 15: 02 05 2014

Sessenta e quatro produto-res de Mercedes aguardam, des-de o ano passado, o recebimentodo pagamento do dinheiro refe-rente ao Programa de Aquisiçãode Alimentos (PAA), na modali-dade Compra Direta, vinculadoao Ministério do Desenvolvi-mento Social (MDS) e operadopela Companhia Nacional doAbastecimento (Conab). Trata-se de uma ação que compra pro-dutos da agricultura familiarpara repassá-los a entidadescarentes e filantrópicas, comoescolas, creches, asilos.

O repasse do recurso foi in-terrompido porque, em setem-bro de 2013, a Conab do Paranáfoi alvo de uma operação daPolícia Federal, cujo objetivo eraconter desvios justamente noPrograma de Aquisição de Ali-mentos. Devido a isso, o progra-

ma foi paralisado, o que inclui opagamento aos produtores. Emdezembro, o Conselho Estadualdo Desenvolvimento Rural eAgricultura Familiar (Cedraf)se reuniu para começar a discu-tir novas regras para o PAA.Contudo, as decisões partirãode Brasília.

Para discutir a situação deMercedes, que é semelhante amuitas outras cidades, a pre-feita Cleci Loffi se reuniu, naúltima semana, em Curitiba,com o secretário estadual doTrabalho, Emprego e EconomiaSolidária, Luiz Claudio Roma-nelli, tendo em vista que a pas-ta coordena o Compra Diretano Paraná. O objetivo foi obtermais informações sobre o con-vênio que a prefeitura mantémcom a Conab, na ordem deR$ 279 mil por ano, a partir do

qual consegue atender escolas,creches, Projeto Piá e escolinhasesportivas com os produtos daagricultura familiar. “Hoje háum risco muito sério de nãohaver mais esse convênio”, la-menta a mandatária. “A prefei-tura está desde o mês de agostode 2013 sem receber recursos.Os produtores já entregarampara a prefeitura os produtos,mas não receberam. Fui até Cu-ritiba para pedir que fossemliberados ao menos o dinheirodos produtos já entregues. Cadaprodutor recebe em torno deR$ 450 por mês com a entregados seus produtos ao municí-pio dentro deste programa.Além disso, também pedi a con-tinuidade do programa em2014”, informa.

Na oportunidade, a prefei-ta fez questão de explicar todasituação do Compra Direta nomunicípio. Ela também infor-mou ao secretário que ocorreuuma vistoria em Mercedes paraverificar o funcionamento doprograma. “As entregas dosprodutos realmente estão per-feitas. Tivemos somente umaressalva, que já foi modifica-da. Foi solicitada a contrata-ção de uma pessoa através daAssociação de Produtores deMercedes para poder receberos produtos. Mas com relaçãoà qualidade os alimentos estão100%”, elogia.

De acordo com Cleci, o anode 2014 iniciou sem que o Po-der Executivo tenha a certezada continuidade do programaou não. “Setenta por cento danossa merenda depende doCompra Direta. Se o convêniofor interrompido a prefeitura

precisará arcar com isso. O im-pacto para o município serámuito grande, pois passaria deR$ 200 mil o montante que te-ríamos de desembolsar todosos anos dos cofres públicos, emespecial da Secretaria de Edu-cação, para poder manter essaalimentação”, revela.

EXEMPLOA prefeita lembra que os ali-

mentos produzidos e a meren-da servida aos alunos se torna-ram um exemplo. Prova disso éque no ano passado a prefeiturarecebeu a visita de represen-tantes de três países, que esti-veram em Mercedes para verde perto como funciona o pro-grama, de que forma as crian-ças são atendidas e como osprodutores produzem os ali-mentos que são fornecidos noCompra Direta. “Essaspessoas saíram con-tentes com o resulta-do”, enaltece.

Por outro lado, achefe do paço munici-pal lamenta que agorao município corre o ris-co de não ter mais o pro-grama. “Eu vejo isso deuma forma muito ne-gativa, pois os produ-tores estarão deixandode receber esse valorpor mês (em médiaR$ 450)”, opina.

PROJETO-PILOTODurante a visita a

Curitiba, o secretárioestadual garantiu paraa prefeita que será for-malizado um convênioentre o município e o

O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Compra Direta corre risco de ser interrompido em MercedesPara evitar que isso ocorra, governo estadual propôs ao município formalizar

um novo convênio que pode servir de projeto-piloto ao Paraná

Governo do Estado. E mais, ainiciativa servirá de projeto-pi-loto para que o trabalho possater continuidade em Mercedes,ou seja, os produtores possamcontinuar entregando seus pro-dutos e as crianças continuemrecebendo uma alimentação dequalidade.

O ofício para formalizaressa nova parceria já foi envi-ado ao governo estadual háuma semana. Atualmente, oCompra Direta abrange 64 pro-dutores. Neste convênio, no en-tanto, serão atendidos 40 pro-dutores. “Caso esse convênionão ocorra, a prefeitura preci-sará tirar esse recurso (mais deR$ 200 mil) de outros investi-mentos previstos para não in-terromper a alimentação nasnove entidades. Isso seria mui-to negativo”, conclui Cleci.

Setenta por cento da merenda escolar de Mercedes depende do programa Compra Direta:se convênio for interrompido a prefeitura precisará arcar com mais este custo

Prefeita de Mercedes, Cleci Loffi: “Caso esseconvênio na ocorra, a prefeitura precisará tirar

esse recurso (mais de R$ 200 mil) de outrosinvestimentos previstos para não interromper

a alimentação nas nove entidades”

Maria Cristina Kunzler

Divulgação

Page 16: 02 05 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

CUTÂNEAS

Cresce incidência de infecções de pele no verãoAtendimento de casos em consultórios médicos aumenta entre 30 e 40%, principalmente em pediátricos

Sol, calor, verão, roupasleves e curtas. Nesta época doano, as pessoas estão maisexpostas a eventuais raspõese machucados, já que o con-texto favorece práticas exter-nas como pescaria, acampa-mento, passeios, praia, pisci-

Médico pediatra Toshio Yoshioka: “Espremer o local onde há uma infecção de pele, arranharou cutucar com agulha pode ser um fator de risco para gerar complicações”

na, atividades esportivas, en-tre outras. Por esse motivo, énesse período que ocorre umaumento na incidência de ca-sos de infecções de pele (cutâ-neas). “No consultório cons-tatamos um crescimento decerca de 30% a 40% no núme-

ro de casos atendidos”, infor-ma o médico pediatra rondo-nense Toshio Yoshioka.

Segundo ele, principal-mente as crianças acabam fi-cando mais expostas a agres-sões externas na pele devidoàs atividades próprias da fai-xa etária. Porém, o médicolembra que as pessoas em ge-ral podem cair, se machucar,levar picada de mosquito, seespetar com espinho ou ou-tro objeto, etc.

O profissional ressalta queé importante tomar alguns cui-dados quando a agressão cu-tânea ocorrer, caso contráriopode se tornar uma infecção eesta, por sua vez, pode evoluirpara uma contaminação dosangue, ou outra parte docorpo, por bactéria. “A pri-meira recomendação é fazer ahigienização do local utilizan-do água. No verão, eu aindaindicaria que as pessoas prefe-rissem fazer uso de sabonetesbactericidas”, salienta Toshio.

Outra medida domésticaque pode ser adotada, confor-me o médico, é aplicar produ-to antisséptico sobre o ma-chucado, pois poderá evitarque o mesmo infeccione.

O pediatra explica que asinfecções de pele são benignase que, em geral, não geramconsequências drásticas des-de que adotados procedimen-tos corretos. “Existem três ti-pos de infecção de pele: causa-das por bactérias, fungos ouvírus”, salienta.

BACTÉRIASAs infecções de pele gera-

das por bactérias podem serfurúnculo, erisipela, pioder-mite ou impetigo, expõe omédico.

As principais bactérias cau-sadoras dos problemas de pelesão a stafilococos e a strepto-cocos. A primeira delas éconsiderada a mais preo-cupante para a Medicina,pois tem maior resistên-cia a antibióticos. “Ape-

sar de ambas serem bactériasencontradas em meio à co-munidade, a stafilococos maisresistente encontra-se princi-palmente em ambiente hospi-talar”, esclarece Toshio.

SINTOMASQuando a pessoa se machu-

ca deve observar o local, quepode ficar quente, vermelho,doer e até mesmo haver a for-mação de pus, quando se esta-belece o processo infeccioso.

Para evitar infecção, alémda limpeza com água é extre-mamente relevante a pessoanão espremer o local ou feri-da, não coçar, arranhar oucutucar com agulha. “Essapostura se torna fator de ris-co para gerar complicações”,alerta Toshio.

Quando há ocorrência defebre é recomendado que opaciente procure atendimen-to médico. Nesse estágio, otratamento é realizado comantibiótico. “Na grande mai-oria dos casos o medicamentoresolve o problema”, assegu-ra o pediatra.

AGRAVAMENTOConforme o médico, uma

infecção de pele simples podegerar lesões em rins, pulmõesou ossos. “Isso ocorre quan-do a bactéria que estava nolocal da infecção ataca o or-ganismo por viaoral ou pelos a n g u e ” ,enfatiza.

A p e s a r

de ser pouco comum, no casode atingir os pulmões, a bac-téria causa uma pneumoniagrave. Se atingir os rins cau-sará uma nefrite, podendo atémesmo ser fatal. Nos ossos, abactéria pode até deixar a pes-soa aleijada. Ou ainda, quan-do a bactéria passa da pelepara o sangue, pode geraruma infecção generalizada(sepsis) e levar à morte. “Umainfecção local pode levar abactéria ao sangue e depoisela se aloja em vários órgãos,cérebro, intestino, rim, bexi-ga”, expõe, lembrando quesão casos raros.

As bactérias são transmis-síveis pelo contato direto coma pessoa infectada ou mesmoatravés de banho de piscina,por exemplo.

VÍRUS E FUNGOSAs infecções virais que

ocorrem na pele surgem naforma de verrugas. Já as in-fecções fúngicas aparecem naforma de micoses. Em am-bos os casos é mais difícil oproblema ir para a correntesanguínea. Esse tipo de com-plicação ocorre em casos depessoas com baixa imunida-de, tais como portadores deAids, tuberculose ou que es-tejam fazendo tratamentocom quimioterapia.

Vírus e fungos também sãotransmissíveis a partir do con-tato direto e piscina, especial-

mente no caso das micoses.O tratamento de micose

é feito com pomadas anti-micóticas, enquanto dasverrugas é feito com cau-

terização ou subs-tâncias cauteri-zantes, que de-vem ser reco-mendadas por

profissionaismédicos porse trataremde casos es-pecíficos.

Ca

rin

a

Rib

eir

o/O

P

Page 17: 02 05 2014

ÁRIES: O momento é propí-cio para unir forças, respei-tando as diferenças. O quevocê tem dificuldade deaceitar em si, poderá proje-

tar como conflito nos relacionamentos.

TOURO: Dia em que deveestar atento às demandasdo trabalho e da saúde. Per-ceba colegas como colabo-radores e não como pessoas

com quem você entra em disputa.

GÊMEOS: Amor e amiza-de, afeto expresso e afetorecebido, faces da mesmamoeda. Um dia que enalte-ce a cooperação, mas tam-

bém a singularidade das pessoas.

CÂNCER: Dia em que odesafio está em harmoni-zar as demandas pessoaise profissionais. Na carrei-ra são favoráveis novas

atitudes e propósitos.

LEÃO: Conversando vocêse entenderá com as pes-soas, mesmo que os con-ceitos sejam completamen-te diversos. Não teime

apenas no que você considera correto.

VIRGEM: Hoje é um bomdia para refletir se os seusvalores se harmonizam comos das pessoas. Finanças,talentos, parcerias e indivi-

dualidade são temas em foco hoje.

LIBRA: Mudanças nosrelacionamentos têm sidoa tônica dos últimos tem-pos. Mude, inove, renove.É importante praticar a co-

operação, mas ter responsabilidade.

ESCORPIÃO: A saúde e osrelacionamentos são áreasque muito têm ensinado.Tenha uma visão diferentesobre qualidade de vida. Téc-

nicas alternativas ajudam no bem-estar.

SAGITÁRIO: Amor que sejaamigo, companheiro e querespeite as diferenças é oque você quer. O dia favo-rece o equilíbrio entre as

demandas pessoais e trabalho conjunto.

CAPRICÓRNIO: Colabo-rar é fundamental, paranão criar atritos desne-cessários nas relações de

trabalho. Você está desenvolvendo maisa própria individualidade.

AQUÁRIO: Fale, expresse.Mas aceite as ideias quesejam completamente di-ferentes das suas. Confli-tos ocorrem se insiste ape-

nas em seus pontos de vista. Concilie.

PEIXES: Ser mais autôno-mo e independente é impor-tante, mas isso não o eximede colaborar. Foco em ques-tões financeiras e nos acor-

dos em situações de divergência.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

Bolo de leitecondensado

Modo de preparo:Preaqueça o forno a 180ºC. Em um liquidificador, batatodos os ingredientes, começando pelos líquidos e depoisos secos. Transfira para uma forma untada e enfarinhada,leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até queesteja dourado.

Ingredientes:1 lata de leite condensadoMesma medida da lata de

leite2 ovos inteiros2 colheres (sopa) de man-

PAPAGAIO SURDOO cara entrou na loja de animais e pediu ao dono.- Eu quero comprar um papagaio, mas quero um que

não fale palavrão.O dono da loja foi aos fundos, trouxe um e disse ao

homem:- Esse aqui é perfeito, ele é surdo, não vai aprender

a dizer nenhum palavrão.O cara levou o papagaio embora.Passados uns dois meses, o cara voltou com o

papagaio e disse ao dono.- Eu trouxe seu papagaio de volta, você me enganou,

me disse que ele não falava palavrão porque ele é surdo,e agora toda vez que eu chego em casa, ele me chamade corno.

O dono olhou bem pra ele e respondeu:- É, meu amigo, ele é surdo, mas enxerga muito bem.

teiga sem sal1 xícara de açúcar2 xícaras de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermen-

to em pó1 pitada de sal

QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 17

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (05)

Anita faz um discurso agressivo eBen se culpa pelo estado da menina.Caetano diz a Abelardo que precisaráde sua ajuda em um esquema na prisão.Todos ajudam na reforma do casarão.Hernandez afirma a Vera e Ronaldoque os médicos liberaram o filho para oconvívio social. Antônio seduz Anita.Bernardete revela que tem um capitalguardado e propõe sociedade a Vera.Antônio finge querer recomeçar suaamizade com Ben. Maura afirma a Her-nandez que Antônio pode ficar em suacasa. Guilherme se surpreende com onamoro de João Luiz e Raissa. Sofia eBen se aproximam.

JOIA RARATereza mente para William sobre o

estado de Lili. Heloísa se afasta deThomaz. William se desespera com apossibilidade de Lili ter entrado na má-quina da felicidade. Júlia se emocionaquando Flávio volta para casa. LC re-clama da demora de Marlon nas pesqui-sas. Marlon observa Lili. Marcelo flagraÁlvaro e Inês juntos. Fátima sonha comRafa. Tereza consegue regalias naprisão e provoca irritação nas presas.Hermes agradece a Bigode pela prote-ção a Tereza. Álvaro conversa comThomaz e Marcelo sobre seu envolvi-mento com Inês. Marlon anima Lili parair a um luau na Comunidade.

EM FAMÍLIALaerte surpreende Helena e

eles brigam. Ramiro ouve os gri-tos da filha, mas não encontra osobrinho no quarto. Helena eLaerte dormem juntos. Chica eSelma passam por uma turbu-lência no avião e se desespe-ram. Helena humilha Laerte nafrente dos colegas de escola eShirley o critica. Maria e Neidinhapedem para Virgílio tomar cuida-do com Laerte. Helena enfrentaa professora para defender onamorado e Shirley se irrita.Chica conhece Ricardo no avião.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Davi ouve Aurora e Décio conver-sando e descobre que só conseguiuo emprego no clube por causa dela etermina o casamento. Viktor contrataBibiana como babá de Heitor. Ernestacusa Manfred na frente do delega-do, mas ele nega tudo. Davi volta amorar na pensão. Joel procura Auro-ra, que chora em seu ombro. Tavinhodorme com Gaia e Toni. Os policiaisencontram papeis queimados no quar-to de Manfred, que inventa uma des-culpa para eles. Sonan sugere umtratamento natural a um freguês, queacaba não comprando nenhum remé-dio na farmácia.

ATRAI MULHERESDois colegas de trabalho estão comentando sobre

seus relacionamentos.- Eu ando muito sozinho, quero achar uma mulher legal...- Pois a situação anda difícil pra todo mundo.- As coisas eram mais fáceis antes, quando éramos

jovens. Quando eu era mais novo, a mulherada vivia atrásde mim!

Surpreso, o sujeito pergunta:- Sério? Você era o garanhão da escola? Não acredito!

Explica isso direito...Ele responde:- Não é que eu era garanhão...- Ah, deixa disso! Não seja humilde.- A verdade é que eu era ladrão de bolsas.

Page 18: 02 05 2014

18 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUARTA-FEIRA,

05 DE FEVEREIRO DE [email protected]

Dia 05: Elio Muller

Dia 05: Jaqueline Bredlau

Dia 05: Joceni Torriano

Dia 05: Jose Pereira de Camargo

Dia 05: Loreni Thomé

Dia 05: Margarete Carpenedo Rheinheimer

Dia 05: Selésia Dambrós

Dia 05: Simoni Ernst

Dia 05: Vitorino Rigo

Dia 05: Zenilda Zimmermann

Ieda Maria Esteves, Vania Flavia Saraiva e a presid

Club Santa Helena, Marilaine Manica Brod, em re

Arquivo pessoal

Eloiza, mãe

orgulhosa da

filha Carolina

Hoff, aqui no

dia de sua

formatura em

Odontologia,

em Cascavel.

Parabéns!

CURSO SOBRE GESTÃO SECRETARIAL MODERNATendo como público-alvo secretárias, recepcionistas, telefonistas e atendentes, a

Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realizanos dias 22 de fevereiro e 08 de março o curso “Gestão Secretarial Moderna”. Oinvestimento é de R$ 75 para associados e estudantes e R$ 100 para demais interessados.O curso terá como instrutora Rosana Ostapeche Lovo, especialista em AdministraçãoEstratégica em Gestão Executiva de Negócios. Mais informações e inscrições naAcimacar ou pelo telefone (45) 3284-5704.

UNILA:PREENCHIMENTO

DE VAGASOCIOSAS

Está aberto o processo deseleção para o preenchimentode vagas ociosas nos cursos degraduação da Universidade Fe-deral da Integração Latino-Ame-ricana (Unila), nas modalidadesde Transferência, Complemen-tação de Estudos e Aproveita-mento de Diploma. Podem par-ticipar do processo de seleçãocandidatos brasileiros e estran-geiros, desde que se enqua-drem nos critérios previstos noedital 010/2014. As inscriçõespara as modalidades de Trans-ferência e Complementação deEstudos já estão abertas e de-vem ser feitas até o dia 21 defevereiro, pelo site da Unila.

JANEIRO HISTÓRICOJaneiro bateu novo recorde do turismo de Itaipu, que

fechou com 64.955 visitantes, público 7,6% superior aoregistrado no mesmo período em 2013, quando 60.335pessoas passaram pelos atrativos da usina.

Na ponta do lápis, este aumento significou 4.620visitantes a mais que no mesmo mês de 2013, o maiormovimento de janeiro desde o início da cobrança devisitas turísticas, iniciada em 2007.

Page 19: 02 05 2014

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 SOCIAL

Leila Fotografias

a presidente do Rotary

d, em recente evento

O Presente

João Livi

Prestigiando o Dia de Campo daCopagril, recentemente, Guido Herpich,Marcio Buss, Valdemar Kaiser, Ricardo

Chapla, Elio Rusch e Elói Podkowa

MESTRADO

EM HISTÓRIACandidatos interessados em partici-

par do processo de seleção do Progra-ma de Pós-graduação, strictu sensu, emHistória, ofertado no campus de Mare-chal Cândido Rondon da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (Unioeste)têm até hoje (05) para efetuar as inscri-ções. O programa oferece 21 vagas paraas linhas de pesquisa Trabalho eMovimentos Sociais, Práticas Culturaise Identidades e Estado e Poder. Suaárea de concentração - História, Podere Práticas Sociais - afirma-se como umespaço de produção do conhecimentohistoriográfico em diferentes perspecti-vas e abordagens. Mais informaçõesestão disponíveis no edital publicadono site www.unioeste.br/pos/historia/ou pelos telefones (45) 3284-7878 ou(45) 3284-7900.

Grasielly eGuilhermevon Borstelcom a filha

Brunaposando

para a lentede Leila

Page 20: 02 05 2014

20 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

MISSAL

23º Regionalito segue hoje com três jogos no futsalDisputas acontecem a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes 25 de Julho.

Jogos têm sequência durante a semana

As atividades esportivasseguem a todo vapor no mu-nicípio de Missal. No últi-mo domingo (02) foi reali-zada a Caminhada de Ve-rão, com participação de 108pessoas, com trajeto que ini-ciou em frente à prefeitura efoi concluído no TerminalTurístico de Vila Natal. Oprefeito Adilto Luis Ferra-ri, secretários municipais evereadores estiveram entreas autoridades que presti-giaram a programação. Che-gando à praia artificial, acomunidade participou datradicional Festa dos Nave-gantes, como parte das fes-tividades alusivas ao 31ºaniversário de emancipaçãodo município.

Nesta semana, a progra-mação continua com a reali-zação do 23º Regionalito, comdisputas em oito modalida-des. De acordo com o diretordo Departamento de Espor-

Treinos do basquete masculinosão reiniciados em Toledo

Com o objetivo de dispu-tar as principais competiçõesoficiais em nível regional eestadual, os atletas da equipede basquetebol masculino derendimento da Secretaria deEsporte e Lazer de Toledo re-tomaram os treinamentos nasegunda-feira (03).

Segundo a professora Lour-des Kappes, que comanda ostrabalhos, neste mês os profes-sores estarão visitando as esco-

las para a divulgação dos locaise horários do projeto. “As esco-lhinhas de iniciação e os núcle-os de formação de base paracrianças e adolescentes, queacontecem nos bairros do mu-nicípio, retornam às atividadesna quarta-feira (12)”, afirmou.

Neste ano, o projeto daprefeitura, em parceria com aAbatol/Ninfa/Incomar, temvárias competições previstas,como a Liga Oeste, Campeo-

nato Estadual, Copa Unimed,Taça Paraná, Jogos da Juven-tude e os Jogos Abertos doParaná, sendo que as dispu-tas deste último serão realiza-das em Toledo. Os interes-sados podem ter mais infor-mações sobre o projeto no sitewww.abatol.com.br ou noGinásio de Esportes Jaime Zeni,no Jardim Porto Alegre, onde oatendimento acontece todos osdias a partir das 13 horas.

tes, Décio Rohde, são 598 atle-tas que disputam as modali-dades de futsal categoria sub-10, feminino e masculino ida-de livre, 40 anos masculino;futebol sete categoria 50 anosmasculino; bolão masculino;bocha de carpe masculino ebocha de areia masculino.“São 48 equipes em todas as

Arquivo/OP

Diretor do Departamento de Esportes de Missal, Décio Rohde: “São 48equipes em todas as modalidades e categorias em disputa, sendo que a finalno futsal acontecerá no dia 22 e nas demais modalidades nos dias 14 e 15”

modalidades e categorias emdisputa, sendo que a final nofutsal acontecerá no dia 22 enas demais modalidades nosdias 14 e 15”, explica.

Três jogos movimentamhoje (05) o Regionalito namodalidade de futsal, a partirdas 19 horas, no Ginásio deEsportes 25 de Julho.

Campeonato de Vôlei de Areiaencerra o Festival de VerãoChegou ao fim no do-

mingo (02) o 1º Festival deVerão de Quatro Pontes, comdisputas na modalidade devôlei de areia em duplas. Nacategoria feminino, o 1º lu-gar foi conquistado porDulce e Andréa, o 2º porLeila e Liliane e o 3º porDjessica e Laura. Já o mas-culino teve como vencedo-res o prefeito Paulo Feyh eGuilherme, em 2º ficaram Ti-ago e Adelar e em 3º Evan-dro e Adriel. O domingo foimovimentado por 36 jogos e18 duplas participantes.

As atividades do Festivalde Verão foram disputadasno futevôlei, futebol de areia,

vôlei de areia e recreações, emparceria com a Divisão deCultura e com o Departa-mento de Saúde. O chefe daDivisão de Esportes, Jean Ca-ramore, agradece o empenhode todos os envolvidos naorganização e aos participan-tes pelos jogos realizados naPraça Cristo Rei em três finsde semana seguidos. “Ocor-reu tudo dentro do previsto ea avaliação que nós podemosfazer é muito boa. Foi umaoportunidade de promoveras modalidades e proporcio-nar algo positivo nos fins desemana em nosso município,a partir de competições sau-dáveis”, disse.

Prefeito Paulo Feyh na entrega da premiação à duplaque venceu no naipe feminino: Andréa e Dulce

Adriane Kappes

Rondonenses sobem ao pódio na Corrida de San BlásApós um breve período

sem competir, um grupo deatletas que integra a Associa-ção de Corredores de Mare-chal Cândido Rondon (Acor-re Rondon) participou no úl-timo domingo (02) da Corri-da Internacional de San Blás,realizada em Ciudad del Este,Paraguai. Devido aos treinose à boa preparação, todos osatletas conquistaram lugaresno pódio.

Isoldi Kolm ficou em 2º lugarna categoria 45 a 49 anos, FábioRech obteve o 3º lugar na catego-ria 15 a 19 anos, Maura Silva

conquistou o 2º lugar na catego-ria 30 a 34 anos, Nilton BrunoLeonhardt ficou em 3º na cate-

goria 50 a 54 anos e AntônioPeixoto conquistou o 3º lugarna categoria 65 a 69 anos.

Isoldi Kolm, Fábio Rech, Maura Silva, Nilton Leonhardte Peixoto com os troféus conquistados

Divulgação

Page 21: 02 05 2014

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

PARANAENSE

TCW envia ofício sugerindo mudança do horário de jogoAtletas do clube enfrentam no domingo (09) a equipe do Cianorte, no Estádio 14 de Dezembro

As altas temperaturas queestão sendo registradas emtodo o Paraná têm sido umfator preocupante para a di-retoria do Toledo ColôniaWork (TCW). Os termôme-tros estão alcançando marcasque chegaram a 39ºC com sen-sação térmica de mais de 40ºC.Pensando no bem-estar dosatletas e também da torcida, opresidente do Porco, Irno Pi-cinini, encaminhou ofício àFederação Paranaense de Fu-tebol (FPF) pedindo a altera-ção do horário do jogo diantedo Cianorte, das 17 horaspara as 19 horas. A partidaestá marcada para domingo(09), no Estádio Municipal 14de Dezembro.

“Em razão da forte estia-gem em nossa região e dasaltas temperaturas verificadasem todo o Paraná, principal-mente na região Oeste do Es-tado, onde a temperatura nasombra é registrada de 39ºC a40ºC no horário das partidas,resolvemos enviar esse pedi-do, contando com o bom sen-

so da Federação para mudaro horário do jogo”, revelou.

O presidente argumentouainda que o forte calor pre-judica a arrecadação. “Per-demos muito com a renda,pois nas arquibancadas des-cobertas, onde fica a maiorparte do público que vai aoestádio, a temperatura doconcreto fica a aproxima-damente 55ºC, o que tornaimpossível alguém sair de

casa para assistir a uma par-tida de futebol nessas condi-ções”, completou.

Conforme Picinini, as al-tas temperaturas vêm preju-dicando também os atletasque disputam uma partidade 90 minutos sob um solescaldante. “É desumanover o que está acontecendocom estes profissionais,mesmo com as paradas téc-nicas”, finalizou.

Divulgação

Rondonenses se classificamem 3º lugar no handbeach

Depois de três partidas re-alizadas no último sábado (1º)e domingo (02), com resulta-do de uma vitória e duas der-rotas, a equipe de handebolcategoria masculino adulto deMarechal Cândido Rondonclassificou-se em 3º lugar na1ª etapa do Circuito Parana-ense de Handebol de Areia(Hanbeach), realizada no mu-nicípio de Paranaguá.

A equipe Handebol Mare-chal Cândido Rondon/RádioDifusora/Buffet Três Passos/Rondotec Informática/UltraSistemas é formada pelos atle-tas Alexandre StapenhorstHansen, Augusto Daniel Va-loto, Cassiano Vorpagel,Charleo Ruan Schneider, Der-li Ozir Stein, Eduardo AndréKottwitz, Fernando Daniel

Henz Volpato, Gabriel Hen-rique Bersch, Marco AntônioHoffmann Nacke e Tiago Ale-xandre Valer Seibert.

O primeiro confronto dosatletas rondonenses foi coma equipe de Marialva, quandoforam vencidos por 2 sets a 1.No segundo jogo os rondo-nenses venceram o time deAntonina por 2 sets a 1, en-quanto a terceira e última par-tida teve placar de 2 a 0 paraParanaguá. A classificação foia seguinte: Paranaguá em 1ºlugar, Marialva em 2º, Mare-chal Rondon em 3º e Antoni-na em 4º lugar. A próximaetapa acontecerá nos dias 15 e16 no município de Ubiratã edeve reunir dez equipes. Osatletas rondonenses partici-parão das quatro etapas.

Escolinhas de iniciação de judôreiniciam trabalhos na segunda-feira

As escolinhas de judô daSecretaria de Esportes e Lazerde Toledo retornam aos treina-mentos na segunda-feira (10).Os trabalhos são comandadospelos técnicos desportivos Jú-nior Gimenez e William Gime-nez e acontecem no CentroOlímpico Arnoldo Bohnen, noJardim Santa Maria; nos cen-tros da Juventude Márcio An-tonio Bombardelli, no JardimEuropa; e Mariana Luiza vonBorstel, no Jardim Coopagro;na Escola Municipal de Verea-dor José Pedro Brum, no Mara-

canã; e na Casa de Maria, noJardim Europa.

William destaca que o obje-tivo é oferecer às crianças umaocupação saudável e, com o de-senvolvimento dos trabalhos,levar os pequenos atletas paraas competições oficiais, comocampeonatos estaduais, Jogosda Juventude do Paraná e Jo-gos Abertos. Além dos locaisque já possuem treinos, Willi-am informa que existe a previ-são de abertura de mais doispolos neste ano, em locais aserem definidos.

Treinos esportivos começam napróxima semana em São MiguelCrianças e adolescentes in-

teressados em participar dasescolinhas esportivas de SãoMiguel do Iguaçu podem se ins-crever nas modalidades de ba-dminton, futebol, futsal, han-debol, karatê e voleibol. Os trei-namentos iniciam na segunda-feira (10) no município. Todasas modalidades são oferecidasnas categorias masculino e fe-

minino, sendo que os cadeiran-tes têm participação especialno handebol sobre rodas.

Conforme explica a secre-tária municipal de Cultura,Esportes e Turismo, CatiusciaMilioli Presa, todas essas ofici-nas e atividades são gratuitas.“A criança que pratica ativi-dades esportivas, além de es-tar ocupando seu tempo, pode

estar desenvolvendo um talen-to”, salienta.

A Secretaria de Cultura, Es-portes e Turismo conta comapoio do governo municipalpara que os atletas participemde campeonatos municipais, es-taduais e nacionais, entre elesdisputas em jogos oficiais. Maisinformações podem ser obtidaspelo telefone (45) 3565-2429.

SECRETARIA DE ESPORTES REPASSA MATERIAISJean Zeni

O secretário de Esporte eLazer de Marechal Cândido

Rondon, Roberto Braatz,acompanhado pelos

profissionais Guilherme PratesRoma, Jean Zeni e Renato

Rohsler, repassou ontem (04)materiais esportivos comobolas, coletes e cones para

atendimento nas escolinhas domunicípio e para serem

usados no treinamento dasequipes de rendimento que

disputarão os Jogos Abertos doParaná (JAPs) e os Jogos da

Juventude do Paraná (Jojups).Os atletas do basqueteestiveram presentes naentrega dos materiais.

Presidente doTCW, Irno

Picinini: “Emrazão das altastemperaturas

verificadas emtodo o Paraná,

resolvemosenviar esse

pedido,contando com obom senso da

Federação paramudar o horário

do jogo”

Atletas do handebol masculino adulto, que conquistaramo 3º lugar na 1ª etapa do Circuito Paranaense

Divulgação

Page 22: 02 05 2014

ATLÉTICO-PR

Técnico quer elenco com “cabeça fria” diante dos peruanosDepois da derrota por 2 a 1 no jogo de ida, em Lima, o Furacão precisa de uma vitória

por 1 a 0 na Vila Capanema para ficar com a vaga na Libertadores

22 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Cabeça fria. É o principalpedido do técnico espanholMiguel Ángel Portugal aosjogadores do Atlético-PR paraa decisiva partida de hoje (05),às 22 horas, contra o Spor-ting Cristal, na Vila Capane-ma, pela fase preliminar daCopa Libertadores. A preo-cupação do treinador é que osjovens atletas rubro-negrosnão caiam nas provocaçõesdo time peruano.

“É o jogo do ano para oAtlético-PR. É a primeira vezque vamos jogar em casa.Todos os jogadores também

já sabem que para ganhar éimportante o apoio da torci-da. Mas é importante, sobre-tudo, que o time tenha a cabe-ça fria e que faça um jogo cominteligência”, afirma o treina-dor, que espera participaçãoativa do torcedor rubro-ne-gro. “A participação do torce-dor nessa partida tem que sermuito grande. Os nossos joga-dores são jovens e necessitamdesse apoio da torcida. Comele, tenho certeza de que fare-mos uma grande partida”,completa o espanhol, que fazhoje sua segunda partida ofi-

cial pelo Atlético-PR.Depois da derrota por 2 a 1

no jogo de ida, em Lima, oAtlético-PR precisa de umavitória por 1 a 0 na Vila Capa-nema para ficar com a vagado grupo 1 do torneio, que jáconta com Vélez Sarsfield (Ar-gentina), The Strongest (Bo-lívia) e Universitario (Peru).

Em caso de gol dos perua-nos, a vitória rubro-negraterá de ser por pelo menosdois gols de diferença. Umnovo 2 a 1, favorável aos bra-sileiros, leva a decisão da vagaaos pênaltis.

Santos quita 2ª parcela com Intere Damião pode estrear amanhãEnfim, a estreia de Lean-

dro Damião está próxima deacontecer com a camisa doSantos. Ontem (04) o clubepagou a segunda parcela, novalor de R$ 10,5 milhões, dacompra dos direitos do joga-dor ao Internacional. Ago-ra, o Peixe aguarda apenas aliberação do nome do futurocamisa 9 no Boletim Infor-mativo Diário (BID) da Con-federação Brasileira de Fute-bol (CBF). A regularizaçãodeve ocorrer até hoje (05).

Como o pagamento da se-gunda parcela era a únicapendência para a liberação,Damião já poderá estrearamanhã (06), às 21 horas,contra a Linense. O ex-joga-dor da Seleção Brasileira foiapresentado no dia 09 de ja-neiro e tem participado nor-malmente dos treinos. O téc-nico Oswaldo de Oliveira, porsua vez, avisou que ele podeentrar no time para ocupar avaga de Gabriel, artilheirodo Santos no Paulistão.

Jorge Wagner acredita que bola paradapossa decidir a favor do Botafogo

Paciência: esta é a receitapara o Botafogo vencer o De-portivo Quito (EQU), hoje(05), às 22 horas, no Maraca-nã, no jogo de volta da pri-meira fase da Copa Liberta-dores, acredita Jorge Wagner.Após perder o primeiro con-fronto na semana passada,por 1 a 0, os alvinegros preci-sam vencer por dois ou maisgols de diferença para entrarna fase de grupos.

“Temos que fazer o primeirogol. Temos que fazer o nossojogo e não podemos fugir dasnossas características. Não im-porta se o gol vai sair no inícioou no fim do jogo. Temos que

ter calma para obter essa classi-ficação”, disse o atleta.

Com a saída de Seedorf,Jorge Wagner, que foi contra-tado no fim do ano passado,se tornou a grande referênciano meio-campo do Botafogo.Uma das principais caracte-rísticas do meia são as co-branças de faltas e escanteios.Ele reconheceu que este é aprincipal jogada do time dotécnico Eduardo Hungaro.

Especialista neste fundamen-to, Jorge acredita que poderáser decisivo contra os equatori-anos. “É o forte da nossa equi-pe. Espero que saia o gol destamaneira, temos jogadas ensaia-

das também. Quem sabe conse-guimos nossa classificação debola parada. Sabemos que é oforte do nosso time, fiz um golno Carioca. Isso pode definiros jogos para o nosso time.Espero ter algumas oportuni-dades para que possamos con-seguir a classificação”, disse ele.

Se o placar da primeirapartida se repetir, a classifica-ção será decidida nas cobran-ças de pênaltis. O time quedeve iniciar o confronto noMaracanã terá: Jefferson; Edil-son, Bolívar, Dória e JulioCesar; Marcelo Mattos, Ga-briel, Lodeiro, Jorge Wagnere Daniel; e Ferreyra.

Abel encaminha time reservado Inter com três volantes

O Internacional está defi-nido para o duelo da noite dehoje (05) na Boca do Lobo,contra o Pelotas. O técnicoAbel Braga montou a equipereserva com três volantes deorigem no meio-campo, já quenão conta com o meia AlanPatrick, com desconfortomuscular na coxa direita. Gla-destony, destaque do timesub-23, e Eduardo Sasha ga-nham chance.

O comandante iniciou otrabalho de ontem (04) ins-truindo taticamente os joga-dores. A equipe terá a mesmaformação do time titular, comum tripé no meio e três ata-

cantes. O time teve Agenor;Cláudio Winck, Índio, Er-nando e Raphinha; JoãoAfonso, Gladestony e Augus-to; Eduardo Sasha, Otávio eWellington Paulista. Já ossuplentes trabalharam comAlisson; Thales, PV e Alef;Caio, Carlinhos, Alex Santa-na, Valdívia, Alan Ruschel;Murilo e Aylon. Augustomarcou dois gols.

Os titulares serão poupa-dos nesta rodada. Este grupose dividiu entre um minicole-tivo no campo do Centro deTreinamentos colorado e ati-vidades na academia. O jogode hoje acontece às 22 horas.

Volante Augusto (à direita) deve iniciar confronto na Boca do Lobo

Alexandre Lops

Page 23: 02 05 2014

PROTESTO

Paralisação do Paulista depende de apoio dos clubesBom Senso FC e Sapesp decidiram interromper a competição até receberem garantias de

que terão condições mínimas de segurança para jogadores, funcionários e torcedores

QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES O PRESENTE | 23

O Campeonato Paulista podeparar no fim de semana, masdepende de um apoio generali-zado e do que vão dizer as auto-ridades. Depois de um grupo detorcedores ter invadido o centrode treinamentos do Corinthians,no último sábado (1º), Bom Sen-so FC e o Sindicato de AtletasProfissionais do Estado de SãoPaulo (Sapesp) decidiram pro-testar e interromper a competi-ção até receberem garantias deque terão condições mínimas desegurança para jogadores, fun-

cionários e torcedores. Para isso,no entanto, eles ainda precisamafinar os últimos detalhes.

Como revelou ontem (04) oblog do jornalista Paulo Vini-cius Coelho, a greve já está arti-culada. Bom Senso FC e Sapespalinharam os procedimentos emreunião realizada na sede do sin-dicato. “Nós, junto com o Sindi-cato, estamos procurando lega-lidade para a paralisação docampeonato. Esse é o desejo detodos os jogadores. Não pode-mos continuar com uma situa-

ção do jeito que está. Um jogadornão pode ser atacado no lugarem que ele trabalha”, disse Pau-lo César, ex-lateral de Fluminen-se e Santos, que representou oBom Senso FC na reunião.

O primeiro passo está sendonotificar as partes envolvidas.Todos os clubes do Paulista,assim como a própria Federa-ção Paulista de Futebol (FPF),estão recebendo um documen-to do sindicato alegando quenão há segurança para os joga-dores, e que providências de-

vem ser tomadas. Além disso,as notificações também chega-rão à Delegacia Regional do Tra-balho, ao Ministério Público doTrabalho, ao Ministério Públi-co Criminal e à Secretaria deSegurança Pública. Em todos oscasos, os jogadores pedem pro-vidências depois da invasão aoCT do Corinthians.

“Vamos aguardar uma res-posta. Se eles derem uma res-posta satisfatória, aumentan-

do a segurança dos atletas efuncionários, aí não vamos fa-zer nada. Eles precisam respon-der até o fim da semana. Nóstambém vamos fazer um BOsobre as agressões, para que osjogadores sejam parte doinquérito e possam acompa-nhar o andamento do caso nofuturo”, explica o presidente doSapesp, Rinaldo Martorelli, queestá trabalhando em conjuntocom o Bom Senso.

Corintianos planejavam quebrar perna de Pato e EmersonO plano dos torcedores or-

ganizados que invadiram o CTJoaquim Grava, no último sá-bado (1º), era cometer atos maisviolentos do que o ocorrido. Deacordo com o jornal Estado de S.Paulo, os invasores tinhamcomo intenção agredir jogado-

res do Corinthians, e algunsvândalos tinham como meta“quebrar a perna” dos atacan-tes Alexandre Pato e Emerson.

Os jogadores se esconderamnos vestiários enquanto os tor-cedores invadiam e depreda-vam o CT. Funcionários foram

agredidos e o presidente do clu-be, Mário Gobbi, relatou que oatacante Paolo Guerrero foi “es-ganado”. Os vândalos aindaroubaram celulares e danifica-ram os carros do auxiliar depreparação física Flávio Furlane do zagueiro Paulo André.

Josimar faz exames para fechar com PalmeirasO volante Josimar está

muito próximo de ser reforçodo Palmeiras. O jogador doInternacional cumpre a últi-ma etapa antes de fechar suaida por um ano para o clubepaulista. Os gaúchos o libera-ram do treinamento de ontem(04) e ele realizou exames emSão Paulo antes de finalizar atransferência.

As negociações entre Inter ePalmeiras vieram à tona na se-gunda-feira (03). O meio-cam-pista perdeu espaço com a con-tratação de Aránguiz, o retor-no de Augusto da Chapecoensee a ascensão de Gladestony,destaque do time sub-23 e queserá titular colorado hoje (05),contra o Pelotas. No time alvi-verde, também terá concorrên-

cia complicada, principal-mente com Wesley.

Aos 27 anos, Josimar já tra-balhou com o técnico GilsonKleina na Ponte Preta, quandoesteve também emprestadopelo time colorado. Tem boarelação com o comandantealviverde. O contrato do vo-lante com o Inter se encerra aofinal de 2015.

Rogério Ceni pode ser punido por lance com ValdiviaA tentativa de Rogério Ceni

de acertar o meia chileno Valdi-via e o atacante Alan Kardecapós o primeiro gol do Palmei-ras no clássico de domingo (02)pode render um gancho ao go-leiro. O procurador do Tribunalde Justiça Desportiva (TJD) deSão Paulo, Antônio Carlos Mec-cia, solicitou as imagens do lan-ce e vai analisar se cabe puniçãoao capitão são-paulino. Se con-siderar que houve infração, eleprometeu fazer uma denúncia.

No lance, Ceni tenta passaruma rasteira em Valdivia e acer-ta Kardec com o ombro. O assun-to repercutiu, mas foi minimiza-do inclusive pelo palmeirense ecausou até revolta no São Paulo.

A imagem da televisão mostra que primeiro Rogério Ceni tenta acertar o meiachileno Valdivia com um chute e depois dá de ombro no atacante Alan Kardec

Reprodução

Page 24: 02 05 2014

24 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 25: 02 05 2014

Um lugar especial: minha casa, minha cidade.Uma inspiração: Deus.Para me divertir: estar entre amigos e familiares,

onde me sinta bem.Para espantar a tristeza: pensar o quanto a vida

é maravilhosa!Perfume: J’adore.Mando bem quando: vejo meu trabalho contribu-

indo para o desenvolvimento e os avanços dos meuspacientes.

Um sonho: acreditar sempre em um mundo me-lhor para todos.

Em casa adoro: descansar.Atividades atuais: além do meu trabalho no Con-

sultório Psicopedagógico, sou professora no curso deformação de docentes no Colégio Humberto de Alen-car Castelo Branco; também sou integrante do RotaryClube e do Conselho da Mulher Empreendedora.

Dica de beleza: estar de bem com a vida. Valorizartudo em nossa vida.

A moda agora é: aquela que você se sinta bem.Desço do salto: com injustiça, desonestidade e

falta de reconhecimento.O que me enche de orgulho: minhas conquistas

pessoais e profissionais e também ter tido a oportu-nidade de trabalhar na Escola de Educação BásicaZilda Arns Neumann (Apae), podendo participar econtribuir na vida de pessoas muito especiais.

Preciso melhorar: sempre.Seu lema é: ser feliz.Família: melhor coisa da vida.Amigos: são essenciais.Uma boa lembrança: minha infância.Filosofia de vida: aproveitar a vida todos os dias,

ser feliz.Ser psicopedagoga é: contribuir para a supera-

ção do não aprender adormecidos em muitos. Atuarem diferentes campos de ação, situando-se tanto naárea da saúde quanto na educacional, compreenden-do as variadas dimensões da aprendizagem humanaque ocorrem em todos os espaços e tempos sociais.O psicopedagogo atua de forma preventiva e terapêu-tica e tem como papel principal ser um mediador detodo este processo.

Para se destacar como psicopedagoga é preci-so: estudar e se dedicar continuamente.

Maior desafio encontrado na profissão que atua:a popularização da psicopedagogia. Seria fundamen-tal que ela deixasse de ser restrita a clínicas e insti-tuições de ensino particulares, ou seja, a uma deter-minada classe social e se tornasse uma práticacomum, disponível em todas as instituições de ensi-no. Aprender a aprender é tarefa essencial, masmuitos não aprendem, sofrem o fracasso nesta hu-mana ação e, com isso, dificuldades de aprendiza-gem e exclusão social tornam-se resultados do pro-cesso educacional como um todo, o que de fato nãoé a sua missão.

Nota 10 para Santa Helena: cidade maravilhosa,com ótima qualidade de vida.

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Wood’s

05/02 - LEO & GIBA

08/02 - DAVI & FERNANDO

Bielle Club

07/02 - RIO 40 GRAUS

08/02 - ATÉ QUE A LUA VIRE SOLW/ ELEKFANTZ

Hooligans Pub

06/02 - JACK JOHNSON &JASON MRAZ

07/02 - METALLICA COVER

08/02 - U2 POP

Ministterio Club

08/02 - SPYZER

FOZ DO IGUAÇU:

Wood’s

07/02 - ALEXANDRE NUNES

08/02 - CLEBER & CAUAN

MEDIANEIRA

Queen’s Pub

07/02 - MUNHOZ & MARIANO

Aruba Café

08/02 - CONRADO &ALEKSANDRO

SANTA HELENA

Balneário Terra das Águas

08/02 - CÁCIO & MARCOS + DJPINKY E BANDA 2001

TOLEDO

Empório Santa Maria

07/02 - ADSON & ALANA

Abbey Road Pub

08/02 - CAPITAL INICIAL COVER

Garden

08/02 - MI_DERRUBA -CERVEJADAUNIVERSITÁRIA OPEN BAR

08/02 - THE DEEP HOUSE MAFIA

Flash da Semana

VOCÊ SABIA?

DIA DO GRÁFICOO dia 07 de fevereiro foi a data escolhida

para homenagear o gráfico em razão de umagreve realizada por esses profissionais no ano de1923, em São Paulo, onde reivindicavam melho-res condições de trabalho e salários mais justos.O movimento obteve sucesso e marcou a basesindical do país, tendo sido liderado por João daCosta Pimenta. O trabalho do profissional gráficoé de imprimir panfletos de propagandas, cartõesde visita, convites, notas fiscais, livros, revistase jornais, além de etiquetas, embalagens e ban-ners. Também são responsáveis por produção deartigos de papelaria e cartonagem. Os primeirosserviços impressos foram criados por JohannesGutenberg (1398-1468), através de um código deimpressão feito por letras em alto relevo e metá-licas, a que chamaram de tipos, próprias para fixara tinta. Foi ele o responsável pelo aperfeiçoamen-to das técnicas de impressão, sendo o primeiro apublicar a bíblia sagrada, através da impressão de300 páginas por dia. Com a evolução, as formasde impressão se tornaram mais modernas e maiságeis, tornando a profissão de gráfico importanteferramenta para as comunicações, para o jorna-lismo, para divulgar ideias.

Fonte: internet

DESTAQUE O Presente

Centro de Treinamentos N1 foi inaugurado no domingo (02), em Santa Helena.

Na foto, os empresários Marlon Pedroso Mine e Rafaela Gazziero, juntamente

com Andre e Deli Mine. Parabéns pelo novo empreendimento, sucesso!

O Presente

Vereadores santa-helenenses voltaram aos trabalhos nasegunda-feira (03), quando realizaram a primeira sessão ordinária

de 2014, no auditório Plinio Walquir Angeli.

Arquivo pessoal

A linda família Goeller, de Santa Helena, festejou na sexta-feira (31) o

aniversário da supermãe Marli Minatti Goeller. Felicidades!

Page 26: 02 05 2014

PREJUÍZOS

Fogo destrói plantações em Rondon e PalotinaBombeiros alertam para o clima seco, que favorece a aparição de novos

focos; prejuízos passam de R$ 200 mil em um único caso

26 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Um incêndio ambientalem uma plantação de soja,às margens da BR-163, emMarechal Cândido Rondon,consumiu na tarde de on-tem (04) cerca de um alquei-re de soja. A área plantada édo produtor rural ValdemarWorpagel, que é mais umdos prejudicados com asqueimadas. Na segunda-fei-ra (03), foram registradostrês incêndios no municípiode Palotina. Somente emuma das situações, o prejuí-zo deve passar de R$ 200 mil.

O fogo de ontem, próxi-mo ao portal de entrada dacidade, teria começado de-pois que um cabo de altatensão, que passa às mar-gens da plantação, teria serompido e provocado faís-cas, que iniciaram as cha-mas. Em poucos minutos,as labaredas se espalharame uma coluna de fumaçadava para ser vista a quilô-

metros de distância. “Eu iriacolher a soja amanhã (hoje),mas acabou acontecendoisso. Ainda não calculei oprejuízo, mas a área deveter aproximadamente umalqueire”, diz o agricultorrondonense.

Outros três incêndios am-bientais causaram prejuízosna tarde de segunda-feira(03), desta vez em Palotina.Até um avião foi utilizadopara controlar as chamas,que atingiram áreas de sojana região e queimaram umacolheitadeira. Os focos fo-ram registrados entre às14h15 e às 17 horas.

De acordo com o Corpode Bombeiros local, a situa-ção ainda é de risco e a popu-lação precisa tomar cuida-dos para não provocar no-vas queimadas. A vegetaçãoseca e o clima quente pro-porcionam um ambiente fa-vorável à aparição de novos

Aviãodespeja

água paraconter

avanço daschamas

focos. Bombeiros de Paloti-na tiveram que pedir apoiopara combater o fogo. O pri-meiro foi identificado na lo-calidade de Vila Paraíso, ondeuma área já colhida de sojade aproximadamente 20 al-queires foi queimada.

Outro foi registrado nasproximidades do abatedou-ro da C. Vale, onde uma co-lheitadeira pegou fogo e aca-bou incendiando as palhasda soja. O fogo atingiu uma

mata próxima e as equipesusaram caminhões e tambémum avião, que despejou águasobre o local.

No Bairro Catarinense,cerca de 20 alqueires de sojapronta para colher foramconsumidos pelo fogo, cau-sando prejuízo que podepassar de R$ 200 mil. EmMaripá, o Corpo de Bombei-ros de Palotina também aten-deu a incêndio ambiental emuma lavoura.

No ano, os bombeiros dePalotina já combateram 11incêndios ambientais. Para acorporação de Marechal, essefoi o sexto combate. A DefesaCivil de Palotina e regiãoalerta a população para quetome muito cuidado, poiscom a seca, qualquer descui-do pode provocar mais in-cêndios. Em caso de emer-gência, a solicitação é paraligar o mais rápido possívelpara os telefones 199 ou 193.

Portal Palotina

Homem é executadocom 27 tiros em FozUm homem que era in-

vestigado por vários crimesna região de Foz do Iguaçumorreu na noite de segun-da-feira (02), depois de seratingido por 27 tiros dearmas de três calibres dis-tintos. O crime aconteceuno Loteamento ParqueTrês Fronteiras, em frenteà casa da vítima, identifica-da como Luiz Carlos Wich-necki, de 25 anos.

Um veículo parou em fren-te à casa da vítima. Três ho-mens desceram do carro, teri-

am se identificado como poli-ciais e começaram a atirar. Nolocal, foram encontrados car-tuchos de armas calibre novemilímetros, calibre 12 e ponto45. Parte do corpo do jovemfoi dilacerado por conta dapotência das armas utilizadasna execução.

Luiz Carlos era investiga-do por diversos crimes nafronteira. O último deles seriaa participação direta no rou-bo a um malote de um hotelde luxo, na Avenida das Ca-taratas, em Foz.

Área de soja foi consumida pelo fogo na tarde de ontem (04),deixando prejuízo que pode chegar a R$ 20 mil

Giuliano De Luca/OP

1,2 TONELADA DE MACONHADivulgação

A Polícia Federal apreendeuontem (04) quase 1,2 toneladade maconha na região de SãoMiguel do Iguaçu. Os policiaisencontraram 1.175 quilos do

entorpecente em meio à mata,às margens do Lago de Itaipu,na localidade de Vila Bananal.

A droga foi encaminhada àDelegacia de Polícia Federalem Foz do Iguaçu. Na noiteanterior (03), os policiais da

mesma delegacia haviamapreendido, em Foz do

Iguaçu, cerca de cem caixasde cigarros contrabandeadosdo Paraguai. As caixas com o

produto foram encontradas emuma residência desabitada, noJardim América. Em ambas as

ações, ninguém foi preso.

Page 27: 02 05 2014

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 POLICIAL

Três irmãos são suspeitos de roubo em frente a bancoPara a polícia, não restam dúvidas de que eles cometeram o crime; investigações

seguem para saber o papel de cada um deles no delito

MARECHAL RONDON

Três irmãos são os princi-pais suspeitos de um roubocometido na manhã de on-tem (04), em frente à agênciado Banco do Brasil, em Mare-chal Cândido Rondon. APolícia Civil ouviu os elemen-tos na tarde e início da noite,depois que um dos acusadosfoi capturado pouco tempoapós o crime. A polícia quersaber a real participação detodos os membros da famíliae se eles estão ligados a outroscrimes. Eles permanecem de-tidos para averiguação.

“Não resta dúvidas de queeles praticaram o roubo. Ainvestigação quer idealizar aconduta de cada um no cri-me”, disse um policial queprefere não ser identificado.

Eles foram localizados de-pois que um dos supostos as-saltantes foi preso, após prati-car uma modalidade de rouboconhecida como cavalo louco.A ação funciona da seguinte

forma: o bandido escolhe umavítima - geralmente mulherescom bolsas -, passa a pé corren-do por ela e arranca a bolsa àforça, fugindo em seguida. Foio segundo crime do gênero emMarechal Rondon neste ano.

Dos três, dois são suspei-tos de participação direta noepisódio. O crime aconteceupor volta das 10h30, quan-do a vítima chegava ao ban-co com sua bolsa, que con-tinha dentro um malote comdinheiro de uma empresa.Um dos elementos, usandocapacete, se aproximou earrancou a bolsa da mulher efugiu em seguida.

Um segundo elemento oaguardava nas proximidadescom uma moto, usada nafuga. A Polícia Militar foi mo-bilizada e conseguiu chegar aum suspeito. A Civil deteveos outros dois, não foi divul-gada a quantidade de dinhei-ro que havia no malote. Polícia Militar chegou a um dos suspeitos, que levou a outros dois acusados

AquiAgora.net

Bandidosassaltam lojaem Guaíra

Um estabelecimento da Lo-jas Colombo foi assaltado namanhã de ontem (04), no cen-tro de Guaíra. Dois elementosteriam chegado ao local em umamoto Honda Titan de cor verdee anunciado o roubo. Eles esta-vam armados e obrigaram o ge-rente a entregar o dinheiro.Policiais militares de Guaíraforam acionados e realizaramrondas em diversos pontos dacidade na tentativa de prenderos autores, mas até o fim datarde os suspeitos não haviamsido localizados, identificadosou presos. A quantia em di-nheiro levada pelos marginaisnão foi divulgada.

Notificaçõesde trânsitoaumentam 230%

O número de notificações detrânsito feitas pela Polícia Militar(PM) em Palotina em janeiro des-te ano aumentou mais de 230%em relação ao mesmo período de2013. Os dados foram divulgadospela PM local, que disse ter inten-sificado as fiscalizações para redu-zir o número de acidentes no mu-nicípio, retirar suspeitos de circu-lação e inibir ações criminosas.

No primeiro mês do ano foramlavradas 180 multas, contra 54em janeiro de 2013. Ao todo, 16veículos foram apreendidos, con-tra oito retirados das ruas no pri-meiro mês do ano passado. Para ocomandante do 3º Pelotão, tenen-te Anderson Luis Aparecido, oresultado reflete a intensificaçãodas operações de trânsito.

Conforme Aparecido, além dasblitze de trânsito, que continuamem fevereiro, novas operações debatidas policiais e abordagens es-tão sendo programadas. “O obje-tivo é diminuir ainda mais osíndices de criminalidade no mu-nicípio”, expõe. “O comando daPolícia Militar de Palotina agra-dece a todos que fornecem infor-mações anônimas, que auxiliammuito o trabalho da polícia”, re-força solicitando mais denúncias.

PRF apreende carro com cigarros contrabandeadosNo fim da tarde de se-

gunda feira (03) a PolíciaRodoviária Federal (PRF)baseada em Guaíra apre-endeu um veículo carrega-do com cigarros contraban-deados do Paraguai. O fla-grante aconteceu na BR-272,em Francisco Alves, duran-te patrulhamento de rotina.

Os policiais se depararamcom um comboio de auto-móveis transitando em ati-tude suspeita. Ao perceber apresença dos rodoviários, oscondutores dos veículos ini-ciaram fuga em alta velocida-de. Foi feito acompanhamen-

to a um dos veículos, umHyundai I30 com placas deAmericana (SP), que foi aban-donado pelos ocupantes.

Dentro do carro os polici-ais encontraram diversos pa-

cotes de cigarros. O veículoapresenta indícios de adul-teração dos sinais identifi-cadores. A ocorrência foi en-caminhada à Receita Fede-ral em Guaíra.

Após perseguição, contrabandistas abandonaram o veículo com a carga

Divulgação

SEIS PRESOS PELA PFA Polícia Federal em Cascavelapreendeu na madrugada de ontem(04) aproximadamente 40 caixas decigarros contrabandeados doParaguai. A apreensão ocorreu emdiligências de rotina para ocombate aos crimestransfronteiriços, na BR-369, emUbiratã. Seis homens que faziam ocarregamento da carga em doiscarros, em uma propriedade rural,foram presos. Quatro veículos foramapreendidos, além de R$ 34 mil emespécie. Todos foramencaminhados para a Delegacia daPolícia Federal em Cascavel.

Divulgação

Page 28: 02 05 2014

O Show Rural Coopavel,realizado pela CooperativaCoopavel, em Cascavel, chegahoje (05) ao seu terceiro dia.Até agora o evento já recebeu72.781 pessoas. Foram 27.430na segunda-feira (03) e mais45.351 ontem (04). Até a sexta-feira (07), cerca de 200 mil pes-soas devem passar pelo Par-que Tecnológico. Todo essepúblico participa da progra-mação em busca de tecnologi-as diversas para produçãoagrícola e pecuária. Boa partedelas, no entanto, tem foco emuma única questão: as lagar-tas da soja, especialmente aHelicoverpa armígera.

Em praticamente todas asempresas e instituições que atu-am com agricultura a questãodo manejo integrado de lagar-

tas está sendo tratado de algu-ma forma. A intenção é promo-ver a prevenção e evitar perdasmilionárias, como já sofreramalgumas regiões da Bahia, porconta da Helicoverpa, e maisrecentemente em outros Esta-dos. Até nos Estados onde ain-da não há ataques agressivosos reflexos são notáveis. Deacordo com o pesquisador daFundação Chapadão, Germi-son Vital Tomquelski, que estáno Show Rural a convite daBayer CropScience, no MatoGrosso do Sul, no atual cicloda soja, os custos de produçãoaumentaram em cerca de 10%por conta de medidas preventi-vas às lagartas e principalmen-te à H.armígera. Ele mencionaque os produtores chegaram afazer de três a cinco aplicações

para evitar perdas pela açãodas pragas.

MEDIDASE, por conta disso, as medi-

das de prevenção se espalham,com ações de manejo integra-do, desenvolvimento de se-mentes resistentes, produtospara eliminar as lagartas e téc-nicas para aplicação corretados produtos. A Monsantoestá promovendo no ShowRural, por exemplo, a IntactaRR Pro, a nova geração trans-gênica que promete resistên-cia a lagartas. Segundo o ge-rente de Biotecnologia Sul daempresa, Guilherme Lobato,essa nova geração RR garantenão apenas resistência às la-gartas, mas agrega tambémprodutividade.

O cuidado com a aplicação,no momento e da formacorretos são abordagens queestão sendo dadas por empre-sas de diferentes setores. A Mas-sey Ferguson está reunindogrupos de produtores parapalestras em que eles são ori-entados sobre precisão em apli-cação de produtos, apontan-do detalhes que vão desde amanutenção do equipamentoaté o dosador correto. A estra-tégia também está sendo apli-cada pela Jacto, que trouxe aoevento o especialista em Tec-nologia de Aplicação WalterWagner Mosquini. Ele alertaque o produtor pode estar des-perdiçando produtos por nãoinvestir em pequenos detalhes

que fazem toda a diferença nahora da aplicação.

Deriva de defensivos e cor-reta aplicação para eficiênciano combate a lagartas tam-bém estão sendo debatidosno Show Rural Coopavel noestande da Dow AgroScien-ce. O especialista e professorMarco Antonio Gandolfo fazalertas sobre a responsabili-dade do produtor para o su-cesso de suas aplicações, ci-tando que há detalhes queestão totalmente sob contro-le do agricultor.

LANÇAMENTOA Embrapa, por sua vez,

apresenta em seu estande açõesde controle biológico e aplica-ção de áreas de refúgio. O en-genheiro agrônomo SilvioTorres, da Embrapa Milho eSorgo, alerta o agricultor de

que a implantação de áreas derefúgio é uma prevenção aodesenvolvimento de pragasresistentes à tecnologia Bt. Eledestaca que o refúgio, tantona soja quanto no milho, sãoatualmente indispensáveispara garantia de vida longaaos transgênicos. Inclusive, aEmbrapa Soja lançou ontem,no Show Rural Coopavel, asua mais nova cultivar de soja,a BRS 359RR. A solenidadecontou com a presença do pre-sidente da Coopavel, DilvoGrolli, do chefe-geral da Em-brapa Soja, José Renato Bou-ças Farias, e do presidente daFundação Meridional, LuizMeneghel Neto. A nova culti-var já está à disposição para ociclo 2014/2015. Ela é indicadapara as regiões Norte, Oeste eNoroeste do Paraná, bemcomo regiões Sul e Centro-sul do

Page 29: 02 05 2014

Mato Grosso do Sul, além daregião de Paranapanema (SP).Farias explicou que trata-se deuma soja precoce para semea-dura antecipada, favorecendoo produtor que planta milhosafrinha na sequência à olea-ginosa. Conforme ele, a culti-var tem crescimento indeter-minado e alto potencial pro-dutivo, com bom desempenhoem áreas com altitudes acimade 600 metros. Também reúneresistência a alguns nematói-des, com alta qualidade fitos-sanitária. A rotação de cultu-ras é indicada pelos técnicoscomo um meio que tambémcolabora para controle de pra-gas e doenças.

Mas os debates em tornodo controle de lagartas con-tinuam no Show Rural Co-opavel. A Associação Brasi-leira de Sementes e Mudas(Abrasem) promove hoje eamanhã (06), no auditórioprincipal do Parque Tecno-lógico, às 15 horas, palestrasobre Manejo Integrado dePragas.

A Expedição Safra tambémpromove hoje, ao fim do dia,encontro técnico com produ-tores, profissionais do agrone-gócio e jornalistas que estãoparticipando do Show Rural.O evento será na fazenda Mar-colin, no município de Catan-duvas, a 15 quilômetros da fei-

ra. Serão apresentados relató-rios das viagens da expedição etratados assuntos diversos,entre eles, como não poderiadeixar de ser, as lagartas.

E tem mais, coletiva com aimprensa está marcada pelaBasf, para discutir estratégiasde ação de combate à lagarta eprincípios ativos que estão àdisposição do mercado brasi-

leiro para impor ações eficien-tes. Como se vê, o que nãofalta no Show Rural Coopavelsão discussões acerca do con-trole de pragas, ou melhor, delagartas. O que não se vê, sãoelas, todas controladas por tec-nologias apresentadas noevento. As informações com-pletas você vê na próxima edi-ção de O Presente Rural.

Page 30: 02 05 2014

O Terminal Turístico de VilaNatal, em Missal, será palco do14º Desafio Internacional de Pes-ca à Corvina, que será realizadono sábado (08) e domingo (09).Idealizado pela Associação Ná-utica de Pesca Esportiva de Mis-sal (Anpemi), o evento tem comoparceiros o Lions Clube, Provo-par e Artemi, contando comapoio do governo municipal eda Itaipu Binacional. O desafiode pesca integra as comemora-ções alusivas ao 31º aniversáriode emancipação político-admi-nistrativa de Missal, comemo-rado no último sábado (1º).

Este ano o evento vai ofere-cer como prêmios aos partici-pantes cerca de R$ 35 mil. Estaé a premiação geral e serádividida entre os participan-tes da barqueata e os da pesca.Todos os prêmios serão entre-gues a partir de sorteios reali-zados no sábado e no domin-go. Além disso, serão sortea-dos brindes e os pescadoresdas dez maiores corvinas se-rão premiados com troféus.

Os R$ 35 mil que serão en-tregues em premiação serãodistribuídos da seguinte ma-neira: R$ 1,5 mil, R$ 1 mil,R$ 500 e R$ 400 aos participan-tes da barqueata. Já no sorteio apremiação será de R$ 10 mil,R$ 5 mil, R$ 3,5 mil, R$ 2 mil,R$ 1,5 mil, R$ 1 mil, dois prêmi-os de R$ 800 e quatro de R$ 500.

Mesmo com o baixo níveldas águas do Lago de Itaipu, aexpectativa dos organizadoresé de que em torno de 250 equipes

participem do desafio interna-cional. “Esperamos atingir estenúmero de equipes. É claro quedependemos do tempo, porémtemos a certeza de que repetire-mos o sucesso das edições ante-riores, principalmente nos que-sitos organização e transparên-cia”, afirma o presidente daAnpemi, Fernando Willers.

O valor da inscrição por equi-pe é de R$ 280 até sexta-feira

30 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Desafio Internacional deve reunir 250 equipes em MissalInscrições custam R$ 280 até sexta-feira (07); no evento valor sobe

para R$ 330. Serão distribuídos R$ 35 mil em premiação

PESCA À CORVINA

(07) e no evento custará R$ 330.As inscrições podem ser feitasem Missal pelos telefones (45)3244-1338 (João) e 3244-1205(Lala); em Medianeira pelo (45)3264-3129 (Márcio) e 3264-4763 (Comin). Também será re-alizado o torneio de pesca in-fantil de barranca, com iníciomarcado para as 09 horas dedomingo, cujas inscrições po-dem ser realizadas na hora.

Divulgação

PROGRAMAÇÃOSÁBADO (08)

16h00 Barqueata (cidade/praia)18h00 Entrega de kits21h00 Jantar22h00 Sorteio de prêmios

DOMINGO (09)06h00 Café colonial07h30 Largada para a pesca09h30 Pesca infantil de barranca12h00 Almoço14h00 Retorno da pesca15h00 Sorteio de prêmios

Abertas inscrições ao concurso Miss MercedesEstão abertas as inscrições

para o Concurso Miss Mercedes2014. As interessadas podemfazer a inscrição gratuitamentena Casa da Cultura até o próxi-mo dia 14.

Conforme o regulamento doconcurso, podem se inscrevercandidatas acima de 18 anos(segundo determinação judici-al e completos até a data dainscrição) e até 24 anos; sendoque devem residir no municí-pio; ser solteira, não ter contra-ído matrimônio/união estável enão ter filhos.

O desfile acontecerá no dia30 de abril, no pavilhão do Clu-be Grêmio, a partir das 21h30.As candidatas concorrerão aostítulos de Miss Mercedes, 2ª MissMercedes, 3ª Miss Mercedes,

além de Miss Simpatia (por meiode voto secreto entre as candi-datas) e Miss Fotogenia (a par-tir do voto pelo site da prefeitu-ra). As candidatas desfilarão emtraje temático, traje de banho etraje de gala.

PREMIAÇÃOAs misses eleitas terão pre-

miação. A Miss Mercedes rece-berá uma viagem com acompa-nhante para o Beto CarreiroWorld, mais uma joia no valorde R$ 350. A 2ª Miss Mercedesganhará uma viagem comacompanhante para o ParqueAquático de Itaipulândia, maisuma joia no valor de R$ 100; a3ª Miss terá direito a viagemcom acompanhante para Par-que Aquático de Itaipulândia,

mais uma joia no valor deR$ 100; a Miss Simpatia e aMiss Fotogenia, por sua vez,também viajarão com acom-panhante para o Parque Aqu-ático de Itaipulândia.

Além disso, a Miss Mercedesterá a oportunidade de concor-rer ao Concurso Miss Paraná.

REUNIÃOO evento é uma realização

da Secretaria de Educação eCultura e do Departamento deCultura, com o apoio da admi-nistração municipal.

Para as interessadas seráfeita uma reunião para escla-recimentos sobre regulamen-to e demais assuntos pertinen-tes, neste sábado (08), às 13h30,na Casa da Cultura.

Codem discutealterações no PlanoDiretor de Maripá

Os representantes doConselho de Desenvolvi-mento de Maripá (Codem)estiveram reunidos na se-gunda-feira (03) para discu-tir e avaliar propostas dealterações de leis complemen-tares que compõem o PlanoDiretor do município. Osmembros do conselho fo-ram nomeados através dodecreto nº 108, de 15 de ou-tubro de 2013, atuandocomo órgão colegiado denatureza consultiva, delibe-rativa e de apoio à fiscaliza-ção responsável pelo acom-panhamento, controle daimplementação e gestão doPlano Municipal de acordocom a lei nº 971, de 30 deagosto de 2013.

A reunião foi conduzidapelo presidente do conselho,Rodrigo André Schanoski, ena oportunidade foram cria-das propostas de alteração daLei Complementar nº 43 de19 de junho de 2013, que tra-

ta do uso do solo rural. ParaSchanoski, as alterações sãonecessárias pelo municípioestar em desenvolvimento e aocupação do solo rural - queé a maior fatia territorial domunicípio - precisa ser pen-sada de acordo com o cresci-mento, “levando em conside-ração as tendências e aquiloque poderá promover o de-senvolvimento sustentável domunicípio”.

As decisões tomadas fo-ram transformadas em re-soluções e serão encaminha-das ao prefeito AndersonBento Maria, para subsidiarprojetos de lei que passarãopor apreciação dos vereado-res. “Este conselho, emborajovem, está proposto a dis-cutir o atual Plano Diretor,buscar assessoramento téc-nico se necessário, no intui-to de corrigir as atuais fa-lhas para tornar esta ferra-menta cada vez mais práticae eficaz”, finaliza Schanoski.

Integrantes do Codem em reunião: maior fatia do território municipal,o uso do solo rural deve ser pensado de acordo com o crescimento

Divulgação

Presidente daAnpemi,

FernandoWillers:

“Temos acerteza de querepetiremos osucesso das

ediçõesanteriores,

principalmentenos quesitos

organização etransparência”

Page 31: 02 05 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOBronislava Machaiewski Hunemeier torna

público que requereu ao IAP Licença de Operaçãopara atividade de suinocultura, sistema de crecháriopara 3200 leitões, implantada no lote rural n° 208-A,linha São Bernardo, distrito de São Roque, municípiode Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃODelcio Scheffler torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação Nº 13986 para atividade desuinocultura, sistema de terminação para 700 ani-mais, com validade até 11/12/2017, implantado nolote rural nº 06/B, linha Boa Esperança, município deEntre Rios do Oeste, Estado do Paraná.

Edição 3771 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 02 05 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3771 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 33: 02 05 2014

Temperatura: 35º/19º Temperatura: 34º/19º Temperatura: 35º/20º Temperatura: 34º/20º Temperatura: 35º/22ºTemperatura: 34º/20º

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,59m², c/ 3 quartos, sala de es-tar, cozinha, bwc, garagem co-berta, portão elet., Ed. Tancre-do Neves, Lot. Canadá, R$110.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, vendo, c/cozinha planejada, mesa demármore e tanque de lavar rou-pa, no Cond. Canadá, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

APARTAMENTOS, vendo,novos, em construção, R. RioGrande do Norte, próx. ao Car-tório Eleitoral, ótima localiza-ção, valor a combinar. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m² + 68m²edícula, terreno 13x34,5, Lot.Parque Ecológico, ótima locali-zação, documentação prontap/ financiamento, R$275.000,00, preço de ocasião.Tr. (45) 3254-3083 com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, suíte,bwc, demais dependências,edícula p/ festas 45m², aba emconcreto, acabamento em ges-so, telha esmaltada, boa locali-zação, R$ 250.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

CASA, vendo, 100m², c/ salacomercial 25m², 3 quartos, sala,cozinha, lavand., garagem,mais casa de 35m² p/ funcio-nários, terreno 14x50, R. Goi-ás, R$ 290.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 124m², c/ laje,3 quartos, 2 bwc, sala, cozi-nha, lavand., garagem p/ 2 car-ros, churrasq., R$ 190.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², usa-da, c/ 2 quartos, sala, cozinha,2 bwc, área de serviço, gara-gem, em Novo Horizonte, R$125.000,00, aceito veículo outerreno no negócio. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², alve-naria, forro de madeira, telha-do eternit, terreno 12x34, Av.Irio Jacob Welp, Jd. Primave-ra, R$ 175.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 130m², c/ 9comodos, 2 portões elet . ,área de festas, edícula 48m²,garagem fechada, R. Tuli-pas, nº 277, Jd. Higienópo-lis, R$ 210.000,00. Tr. (45)8811-7990 ou 9988-7316com Sandra.

CASA, vendo, 140m², alve-naria, c/ 4 quartos, 2 bwc, ga-ragem, lavand., demais de-pendências, terreno murado,R$ 155.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA , vendo, 156m²,nova, c/ laje, 3 quartos, suíte,sala de estar, sala de tv, cozi-nha, lavand., bwc, garagem,jd. de inverno, terreno inteiro,Lot. Porto Seguro, R$250.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 57m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, terreno 115m², Lot.São Francisco, R$ 105.000,00pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 58m², nova,esquina, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,varanda, Lot. Porto Seguro,R$ 110.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65m² + 14m²varanda e lavand., seminova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, lavand., bwc, Lot.Wollstein, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², nova,esquina, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., jd. de in-verno, Lot. Caminhos do Sol, R$135.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ 3 quartos, sala, cozinha,bwc, Jd. Líder, R$ 70.000,00 àvista. Tr. (45) 9988-8532 comNilton.

CASA, vendo, 70m², c/ 2quartos, sala de estar, cozinha,área de serviços, bwc, gara-gem coberta, pintura nova, Lot.Nova América, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,lavand. fechada, terreno deesquina, R. Nossa Senhora daPenha, Lot. Santa Felicidade, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,w w w . l o c a l i z a f a c i lnegocios.com.br.

CASA, vendo, 80m², c/ 2quartos, sala de estar, cozinha,lavand., bwc, garagem, jd. deinverno, terreno 128m², Lot.Marcopolo, R$ 215.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m², alvena-ria, forro pvc, terreno 12x36, R.Dom João VI, Jd. Alvorada, óti-ma localização, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 230.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 3254-1718 ou 9972-5013 com Imobiliária Bier. Creci2390.

CASA, vendo, alvenaria, c/3 quartos, 2 salas, cozinha, 2bwc, lavand., garagem p/ 2 car-ros, churrasq., semi mobiliada,R. 7 de Setembro, Jd. Alvorada,valor a combinar, aceito casaou terreno de menor valor. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743,w w w . l o c a l i z a f a c i lnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox. 100m²,de esquina, c/ 3 quartos, sala,cozinha, lavand., 2 bwc, ga-ragem, terreno 400m², R. 12 deOutubro esq. c/ R. Paraíba, nº2470, próx. ao Sesc, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox. 160m²,c/ 2 quartos, suíte, sala, cozi-nha, lavand., bwc, garagem,terreno 334m², R. 31 de Mar-ço, nº 2465, Cond. Guarujá,Bairro Franckfurt, próx. aoSAMU, R$ 180.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223, Cre-ci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,2 bwc, sala grande, cozinha,lavand., garagem fechada p/ 4carros, terreno 12x42, Lot. BoaVista, R$ 170.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, 2, 90m²cada, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand., bwc, garagem,Lot. Wollstein, estão alugadas,R$ 240.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, alvenaria, c/135m² e 125m², terreno 600m²,R. Minas Gerais, nº 5434, Bair-ro Vila Gaúcha, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diversosBairros, MCR, a partir de R$90.000,00, pelo programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diversosLoteamentos, valor a combinar,pelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, valor a com-binar, programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir, JFI n v e s t i m e n t o s ,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo,14.250m², c/ benfeitorias, do-cumentação em dia, 50m doasfalto, próx. frigorífico deaves da Copagril, R$300.000,00, c/ entrada + pra-zo. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, CreciJ03479.

CHÁCARA, vendo, 2 alq., c/benfeitorias, 1.000m da vila deMargarida, valor a combinar. Tr.(45) 9986-1838 com Rosane.

CHÁCARA, vendo, 3.000m²,c/ casa em alvenaria 80m², 2kmdo asfalto, saída p/ Toledo, óti-ma localização, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo,3.000m², no perímetro urba-no, em MCR, a partir de R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.local izafaci lnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA , vendo,56.000m², de 1ª, c/ benfeito-rias em alvenaria, chiqueirop/ 300 suínos, água corren-te, pode fazer açudes, R$275.000,00. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Cre-ci 6630-F.

CHÁCARA, vendo, c/ rio, re-serva legal, terra plana, idealp/ lazer e moradia, 200m do as-falto, 2.700m de MCR, valor acombinar, estudo proposta oufinanciamento próprio. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDA, vendo, 3.363hectares, planta 2.350, já culti-vada, energia elét., c/ 3 casas,demais benfeitorias, c/ máqui-nario p/ plantio, colheita e ma-nutenção, em São José do Xin-gú, Mato Grosso, 8km da cida-de, 35km da Gargil, R$24.000.000,00, aceito imóveisno Paraná, São Paulo, SantaCatarina e região. Tr. (45) 9991-5266 com Darlei.

FAZENDA, vendo, 355 hec-tares, planta 320, pronta p/plantio de soja, energia elét., c/2 casas, demais benfeitorias,em São José do Xingú, MatoGrosso, próx. a cidade, R$2.500.000,00, aceito imóveis naregião de Cuiabá ou Tocantins.Tr. (45) 9991-5266 com Darlei.

PRÉDIO, vendo, comercial/residencial, c/ apartamento330m², sala comercial 320m²,anexo barracão 200m², gara-gem 100m², R. 7 de Setembro,nº 1744, MCR, centro, valor acombinar. Tr. (45) 9965-1830.

QUITINETES, vendo, 9, 32m²cada, c/ 2 quartos, sobre 2 ter-renos de 360m² cada, escritu-rado, R. Pastor Meyer, nº 1120,Lot. Universitário, R$650.000,00. Tr. (45) 9106-9267ou 9907-2566.

TERRA, compro, na região,valor a combinar, dou 2 casasem MCR no negócio + diferen-ça. Tr. (45) 8843-7393 ou 9830-3479.

Page 34: 02 05 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias,valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restante po-treiro, Linha Boa Vista, próx. aSão José do Iguaçú, valor: 600scs de soja o alq., sem troca.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Cre-ci 2390.

TERRA, vendo, 2,8 alq., plan-ta 1,8, sem benfeitorias, na re-gião da Linha Arara, próx. aMCR, doc. toda em dia, R$115.000,00, preço de ocasião,pode ser parcelada. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 2.4 alq., 4kmdo aeroporto, valor a combinar.Tr. (45) 3254-8362 com Jurema.

TERRA, vendo, 22 alq., 20em pastagem, ideal p/ lavouraou eucaliptos, boa topografia,3km da BR 272, Vila Guarani,Terra Roxa, valor a combinar.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimen-tos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 3,09 alq.,planta 2,45 alq., ideal p/ plantiode Eucalipto, Linha Boa Vista,12km do aeroporto, R$150.000,00, aceito terreno emMCR. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários,seminovos, 15x130, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hecta-res, com barracão e moradia,toda plana e em pasto, 190 kmde Unaí, MG, 300 km de Brasí-lia, R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região oucarreta. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Spera-fico, próx. ao Portal de MCR,sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 46 alq., 38mecanizados, terra mista, c/benfeitorias em alvenaria, águacorrente, na região de Paloti-na, valor: 1.400 scs de soja.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., 50%em planta, restante pasto e re-serva, c/ benfeitorias em alve-naria, água corrente, vertente,próx. a MCR, 1.500m do asfal-to, R$ 300.000,00, aceito ter-reno ou casa em Quatro Pon-tes. Tr. (45) 3254-1345 ou8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., 50%mecanizados, restante pasto ereserva, sem benfeitorias, boaaguada, pode fazer açudes,próx. a Nova Santa Rosa, va-lor a combinar, aceito casa bemlocalizada em MCR até de mai-or valor. Tr. (45) 3254-1345 ou8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., empastagem, c/ casa em alvena-ria, 100m², chiqueiro p/ 400suínos, 2.000m da BR163, próx.a Samolé, Linha Flor da Serraentrada p/ Linha 3 Voltas, Qua-tro Pontes, R$ 300.000,00 àvista, aceito casa, caminhão outerrenos até R$ 150.000,00. Tr.(45) 9982-2786 com Claudio.

TERRA, vendo, 55 alq., plan-ta 30, restante em pasto, parteda terra plana, próx. a São Ro-que, valor: 60.000 scs de soja,aceito prédio em troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., planta4,5 alq., sem benfeitorias, óti-ma de água, Linha Ajuricaba,4,5km do asfalto, R$420.000,00. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRA, vendo, 6,5 alq., plan-ta 5,5, c/ casa em alvenaria de100m² c/ laje, galpão pré-mol-dado 12x20, galpão 9x20, SãoLuiz, Mercedes, R$ 600.000,00,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRA, vendo, 9,9 alq., de2ª boa, planta 6,5 alq., c/ casamista, barracões, Linha Bel-monte, 1.500m da pedra irre-gular, R$ 620.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 12x36,Lot. Trentine, fundos do mer-cado novo da Copagril, R$85.000,00. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENO, vendo, 12x40,frente p/ o sol nascente, Lot.Priesnitz, 150m da veterináriado Ari, valor a combinar. Tr. (45)9914-9921 ou 3254-4297 comÉdi Luiz.

TERRENO, vendo, 14,60x30,murado, R. Tocantins, entre R.Castelo Branco e R. Tiraden-tes, centro, 500m da rotatóriada bandeira, R$ 140.000,00. Tr.(45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo, 20x20, R.Rio Grande do Norte, centro,ao lado da JBS isufilmes, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENO, vendo, 25x20, naAvenida, em Porto Mendes, R$80.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos,nº 359, Lot. Wollstein, ao ladodo mercado, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 316m²,14,40x22, Lot. São Francis-co, valor a combinar. Tr. (45)9989-8802.

TERRENO, vendo, 362,5m²,12,5x39, Lot. Vale Verde, saí-da p/ Foz do Iguaçu, R$68.000,00, aceito carro comoparte de pgto. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Priesnitz, 4 quadrasda veterinária do Ari, R$115.000,00. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir, JFI n v e s t i m e n t o s ,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 400m²,meio, de esquina, em Merce-des, centro, valor a combinar.Tr. (45) 8804-2308.

TERRENO, vendo, 448,5m²,13x34,5, R. Ingrun Seyboth,Parque Ecológico, ótima locali-zação, R$ 125.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo,484,375m², 12,5x38,75, Lot.Monte Carlo, em frente ao mer-cado novo da Copagril, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENO, vendo, 500m², c/2 casas, alvenaria, R. Vitória,nº 763, Jd. Alvorada, em frenteao Colégio Érico Verissimo, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 55x60,ideal p/ comércio, frente p/ BR,saída p/ Pato Bragado, R$630.000,00. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENO, vendo, 732m²,18,30x40, Lot. Roda D'Água,valor a combinar. Tr. (45) 9834-8917.

TERRENO, vendo, 750m²,15x50, Lot. Santa Maria, próx.ao Jd. Primavera, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimen-tos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, próx.Posto Tonin e mercado Copa-gril, ótima localização, R$57.000,00. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir, JFI n v e s t i m e n t o s ,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, área re-sidencial, no centro, MCR, va-lor a combinar, preço de oca-sião. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00 de en-trada e restante entre 40 a 60meses. Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ asfal-to, luz, água, Residencial BoaVista, Porto Mendes, valor acombinar, entrada + parcela-mento próprio. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, próx.ao centro, valor a combinar,parcelamento próprio. Tr. (45)9968-4052 ou 3254-2148 comJuliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, valor a combinar, em até60 parcelas. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Dreyer, Quatro Pontes, valor acombinar, entrada + saldo c/parcelamento próprio. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/ Pla-nalto, valor a combinar, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, 2 bwc, cozinha, áreade serviços, R. Dom Pedro I, nº405, próx. ao Allmayer e postoStop, centro, R$ 710,00. Tr.(45) 3284-1325 ou 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais dependênci-as, central de gás, portão elet.,porteiro elet., garagem, R. JoséBonifácio, nº 164, Ed. Alexan-dre Henrique, R$ 730,00 +condomínio. Tr. (45) 3254-0328ou 9978-0142 com Alexandra.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais dependênci-as, parabólica coletiva, Ed. To-nin, R$ 510,00. Tr. (45) 3254-0298 ou 9914-4354 com Si-mone.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais dependênci-as, parabólica coletiva, gara-gem coberta, portão elet., co-zinha c/ mobilia, R. Rio de Ja-neiro, nº 600, Ed. Maria Izabel,R$ 750,00. Tr. (45) 3254-0298ou 9914-4354 com Simone.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 3 quartos, sala, de-mais dependências, R. Pernam-buco, nº 1623, 30m da Unioes-te, R$ 580,00. Tr. (45) 9969-8051.

APARTAMENTO, alugo, R.Independência, nº 1019, R$700,00. Tr. (45) 9981-3999com Arnaldo.

CASA, alugo, fundos, c/ 2quartos, R. Independência, nº1480, próx. a praça Willy Bar-th, centro, p/ casal sem filhos,R$ 420,00. Tr. (45) 3254-6160ou 8805-2728.

CASA, alugo, semi mobilia-da, c/ 4 quartos, suíte, cozinhae quarto de casal c/ móveisembutidos, área de festas, ga-ragem, portão elet., interfone,R. XV de Novembro, nº 1741,próx. ao centro de eventos,valor: 2 salários mínimos. Tr.(45) 8819-8200 ou 3254-9070.

CASAS, alugo, c/ 2 ou 3quartos, valor a combinar. Tr.(45) 8404-1596 com Eloi.

FAZENDA, arrendo, 1.750hectares p/ plantio, c/ casanova, barracão p/ maquinário,documentada, em São José doXingú, Mato Grosso, valor: 6scs de soja por hectare a par-tir do 3º ano, anuência total c/2 anos de carência. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. ao centro, valora combinar. Tr. (45) 9913-1604ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, demais depêndencias, pa-rabólica coletiva, garagem co-berta, portão elet., R. EspíritoSantos, nº 501, Res. Michelle,R$ 360,00. Tr. (45) 3254-0298ou 9914-4354 com Simone.

QUITINETE, alugo, no cen-tro, valor a combinar. Tr. (45)9938-5408.

QUITINETE, alugo, térreo, c/laje, 1 quarto, sala/cozinha,bwc/lavand. c/ box, garagemcoberta p/ moto, portão elet.,sistema de segurança, pontop/ parabólica, internet wi-fi, p/1 pessoa ou casal sem filhos,R$ 450,00, incluso água, luz einternet. Tr. (45) 9974-9794.

SALA COMERCIAL, alugo,R$ 724,00. Tr. (45) 9817-4973com Dilson.

SALA COMERCIAL, alugo,R. Pernambuco, nº 1623, próx.a Unioeste, R$ 700,00. Tr. (45)9969-8051.

ASTRA HATCH 1.8, vendo,ano 2000, branco, 8v, comple-to, rodas aro 17 do Vectra Eli-te, valor a combinar. Tr. (45)9982-7554.

AZERA, vendo, ano 2011,prata, 40.000km, placa A, 2ºdono, impecável, R$ 59.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

BLAZER ADVANTAGE, ven-do, ano 2006/07, azul, gasoli-na, ar, DH, R$ 32.000,00. Tr.(45) 9961-2670 ou 3254-9143.

CAMINHÃO 1113, vendo,ano 73, Turbo Clima, DH, truca-do, turbinado, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 3281-1103 (comercial) ou 9966-1996(a noite).

CAMINHÃO, vendo, ano2005, Mercedes Benz 1620,truck, c/ ou sem baú, valor acombinar. Tr. (45) 9915-3870com Luiz.

CAMINHÃO, vendo, Ford7000, motor Mercedes, 5 mar-chas, toco, graneleiro, valor acombinar. Tr. (45) 9908-5898ou 9109-6251.

CELTA 1.0, vendo, ano2008/09, prata, 2 portas, arcond., revisado, ótimo estadode conservação, valor a com-binar. Tr. (45) 9829-3262 ou9998-6564.

CELTA SUPER 1.0, vendo,ano 2004, prata, placa A, 2ºdono, manual, chave cópia, R$13.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

CITROEN C3 1.4, vendo, ano2011, prata, completo, rodasliga leve originais, placa A,nota, manual, 50.000km, pneusnovos, 2º dono, R$ 27.000,00.Tr. (45) 9914-1350.

CIVIC LXS 1.8, vendo, ano2009, preto, flex, completo,automático, couro, airbag, abs,sensor de estacionamento,ipva 2014 pago, 59.000km, úni-co dono, R$ 48.800,00. Tr. (45)9986-9262.

CIVIC LXS, vendo, ano2008, cinza metal, completo,60.000km, R$ 38.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

CLIO EXPRESSION 1.0, ven-do, ano 2004, cinza metal, arcond., travas, alarme, R$12.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

CLIO HATCH 1.6, vendo, ano2006, cinza metal, completo,todo revisado, valor a combi-nar, à vista ou R$ 4.000,00 deentrada + 30 parcelas de R$680,00. Tr. (45) 9972-0270.

CLIO, vendo, ano 2013/14,vermelho, 0km, básico, entre-go emplacado, R$ 23.000,00.Tr. (45) 9802-5224 com Mar-con.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2009, preto, flex, comple-to, couro, airbag, abs, ar digi-tal, computador de bordo, ro-das liga leve, cibié, 40.000km,única dona, R$ 48.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

COROLLA XEI, vendo, ano2004, preto metal, completo,couro, câmbio, 2º dono, R$27.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

CORSA GL, vendo, ano 94/95, azul, trava elét., vidro elét.,limpador e desembaçador tra-seiro, licenciamento até 2014pago, R$ 5.500,00. Tr. (45)8842-5802 ou 8809-5000 comSadi ou Mariza.

CORSA WIND SEDAN, ven-do, ano 2000, c/ ar cond., valora combinar, troco por carro demenor valor. Tr. (45) 9966-7013.

CROSSFOX G2 1.6, vendo,ano 2010/11, prata, completo,manual, revisado, c/ garantia,valor a combinar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim) comMárcio.

Page 35: 02 05 2014

O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 05/02/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 06/02/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

DODGE RAM 2500, vendo,ano 2004/05, preto, cabine du-pla, automático, completa, re-visada, c/ garantia, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2118 ou8805-2129 (tim) com Márcio.

ELBA, vendo, ano 96, azulmetálico, completa, bom esta-do, R$ 5.500,00. Tr. (45) 9919-8565 com Cicero.

ESCORT, vendo, ano 88/88,álcool, todo revisado, impecá-vel, valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

EXPLORER XLT, vendo outroco, ano 97/97, preto, valor acombinar. Tr. (45) 9915-4911.

F-1000, vendo, ano 98, bran-ca, motor mwm 29, 5 pneusseminovos, R$ 38.000,00. Tr.(45) 9802-5224 com Marcon.

FUSION, vendo, ano 2013/13, preto, 8.900km, valor acombinar. Tr. (45) 9965-2960.

GOL 1.0, vendo, ano 2012/13, prata, completo, única dona,18.000km, todo revisado, valora combinar. Tr. (45) 8811-7183com Kelli.

GOL POWER 1.6, vendo,ano 2008, prata, completo,pneus novos, valor a combinar.Tr. (45) 9974-9922.

GOL POWER, vendo, ano2000/01, 16v, 4 portas, R$13.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

GOL SPECIAL 1.0, vendo,ano 2002, 8v, básico, impecá-vel, R$ 10.000,00. Tr. (45)9919-6646 ou 9994-1949 comMauro.

HILUX SRV CD, vendo, ano2008, preta, completa, automá-tica, pneus novos, uso pas-seio, impecável, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

KA 1.0, vendo, ano 2009,prata, completo, 2ª dona, R$19.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

KA GL, vendo, ano 99/00,motor Rocam, R$ 9.500,00,aceito Biz. Tr. (45) 9949-0030com Simone.

KANGOO 1.6, vendo ou tro-co, ano 2003, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 9962-7900.

MERIVA PREMIUM 1.8, ven-do, ano 2011, prata, flex, com-pleto, automático, rodas ligaleve, cd original, cibié,23.000km, única dona, impecá-vel, R$ 37.800,00. Tr. (45)8803-6565.

MONDEO GUIA 2.0, vendo,ano 2003/03, preto pérola,completo, automático, revisa-do, c/ garantia, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2118 ou8805-2129 (tim) com Márcio.

MONTANA LS, vendo, ano2011, branca, completa, airbag,vidros elét., abs, 40.000km, pla-ca A, R$ 29.000,00. Tr. (45)9936-7227 com Julio.

PAJERO HPE 3.2, vendo,ano 2012/12, branco pérola,completo, automático, 7 pas-sageiros, revisado, c/ garan-tia, valor a combinar. Tr. (45)3254-2118 ou 8805-2129 (tim)com Márcio.

PALIO ELX 1.4, vendo, ano2010, completo, ar, direção,airbag, revisado, valor a com-binar. Tr. (45) 9936-5937.

PARATI TOUR 1.0, vendo,ano 2002, 16v, direção, tra-va, faról de neblina, ar quen-te, desembaçador, R$13.500,00. Tr. (45) 9929-9661.

PASSAT 1.8, vendo, ano99, prata, completo, câmbioautom., todo revisado, R$13.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

PICK UP CORSA 1.6, ven-do, ano 97, prata, R$12.000,00 à vista. Tr. (45)9988-8532.

PICK UP STRADA FIRE,vendo, ano 2010/11, c/ arcond., vidro elét. , alarme,som, DH, 44.000km, R$27.000,00. Tr. (45) 8809-6574com Gilmar.

PICK UP STRADA, vendo,prata, cabine estendida, ar,airbag, DH, 76cv, proteção,caçamba, ótimo estado, R$17.000,00 à vista. Tr. (45)9988-8532.

S10 EXECUTIVA CD 2.4,vendo, ano 2011, preta, flex,completa, toda revisada, im-pecável, R$ 52.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

SANDERO EXPRESSION1.0, vendo, ano 2012, preto,completo, 26.000km, R$26.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

SAVEIRO SURF , vendo,ano 2008, prata, completa,R$ 26.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

SCENIC 1.6, vendo, ano2003, preto, completo, airbagduplo, ót imo estado, R$17.800,00, aceito carro oumoto de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

SCENIC PRIVILEGE, ven-do, ano 2005/05, top de linha,todo revisado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9911-9596.

SONIC SEDAN LTZ 1.6 ,vendo, ano 2012/12, branco,completo, 4 portas, c/ garan-tia até 2015, valor a combi-nar. Tr. (45) 9911-8383 comFabiana.

SORENTO EX, vendo, ano2009, prata, completo, cou-ro, 170hp, d iesel , R$68.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

STRADA FIRE 1.4, vendo,ano 2007, cabine estendida,f lex, DH, ar cond., R$25.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, cabine es-tendida, flex, completa, R$27.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

TOYOTA RAV 4 , vendo,ano 2008, prata, completo,automático, 4x4, único dono,impecável, R$ 55.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

VECTRA CD, vendo, ano95/96, completo, ar, direção,v idros, faróis regulaveis,bancos de couro, automáti-co, impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 9834-8917.

VERACRUZ 3.8 , vendo,ano 2009/10, prata, v6, com-pleto, revisado, c/ garantia,valor a combinar. Tr. (45)3254-2118 ou 8805-2129(tim) com Márcio.

BIZ 100 ES , vendo, ano2005, c/ partida elét., rodasliga leve, ótimo estado, valora combinar, parcelo pgto. Tr.(45) 9942-2738.

BIZ 125 ES, vendo, ano2011/12, preta, flex, valor databela fipe. Tr. (45) 9925-1334ou 3282-1315 com Marlei.

BIZ 125, vendo, ano 2010,c/ partida, R$ 4.700,00. Tr. (45)8806-7237 (tim).

BROS 150 ES, vendo, ano2012, preta, c/ manual, chavereserva, 5.300km, revisada, R$7.000,00. Tr. (45) 9930-8685.

BROS NXR 150, vendo, ano2006, R$ 4.300,00. Tr. (45)9953-5366 com Jair.

CBX 750 FOUR INDY, ven-do, ano 93, preta e cinza, es-portiva, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9834-8917.

CG 125 ESD, vendo, ano2003, verde, freio a disco, par-tida elét., impecável, R$2.900,00. Tr. (45) 9972-0270.

CG FAN 125, vendo, ano2006, vermelha, R$3.200,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

CG FAN 125, vendo, ano2008, prata, R$ 3.600,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN 125, vendo, ver-de, R$ 2.500,00 à vista. Tr. (45)9988-8532.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimo es-tado, R$ 4.300,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009/09, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9954-5328com Fabiani.

CG TITAN, vendo, ano 2003,prata, bem conservada, R$3.000,00. Tr. (45) 9954-5328com Fabiani.

FALCON, vendo, ano 2012/13, vermelha, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 9954-5328 com Fabiani.

FAZER 250 LIMITED EDITI-ON, vendo, ano 2007/08, baixakm, alarme presencial, únicodono, ótimo estado, R$7.200,00. Tr. (45) 9920-4808com Maico.

LEAD , vendo, ano 2011,rosa, 7.000km, R$ 4.500,00. Tr.(45) 9971-8119.

NEO 115 AT, vendo, ano2009/10, preta, ótimo estado,R$ 4.800,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

SHINERAY, vendo, ano 2012,preta, R$ 4.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

TWISTER, vendo, ano 2004,pneus novos, ótimo estado, R$5.000,00. Tr. (45) 9919-8565com Cicero.

TWISTER, vendo, ano 2007/08, preta, impecável, valor acombinar, troco por carro demaior valor. Tr. (45) 9982-0048ou 9924-3432.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, R$ 3.300,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, completa, todarevisada, R$ 3.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, R$ 3.200,00. Tr.(45) 9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 K , vendo, ano2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 K , vendo, ano2005/05, vermelha, bem con-servada, R$ 3.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K , vendo, ano2008/08, preta, R$ 3.500,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K , vendo, ano2010/11, vermelha, R$4.500,00. Tr. (45) 9954-5328com Fabiani.

YBR 125 K , vendo, ano2012/13, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9954-5328com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, amarela, R$6.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e assistência técni-ca de aparelhos e antenas pa-rabólicas e digitais, az-box, az-américa, bravo +, bravissimo,etc, atendo MCR e região, inte-ressados. Tr. (45) 9934-4624com Gilson.

AUTO FALANTE, vendo,novo, sub 12", Buster, c/ sus-pensão, R$ 90,00. Tr. (45) 9944-4415.

BARCO, vendo, 5m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARRACÃO, vendo, 110m²,R$ 90.000,00. Tr. (45) 9951-0170.

BARRACÃO, vendo, pré-moldado, novo, 15x12, c/ co-bertura metálica, entrego ins-talado, valor a combinar. Tr.(45) 9969-9004.

CENTRÍFUGA, vendo, Mue-ller, R$ 110,00. Tr. (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, in-teressados. Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FARMÁCIA , vendo, com-pleta, p/ retirar do local, emSão Clemente, Santa Helena,valor a combinar. Tr. (45)9995-4853.

FILHOTES, vendo, Shih-tzu, vacinados, desvermina-dos, valor a combinar. Tr. (45)3254-3025 com Nelli.

GALPÃO, vendo, 40x12,todo em madeira, desmonta-do, c/ telha de barro, valor acombinar. Tr. (45) 8835-9045.

JET SKI VX700, vendo, ano2008/08, completo, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor acombinar, parcelo em 10x semjuros. Tr. (45) 3254-4140.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, completa, adulto e in-fantil, anos no mercado, óti-ma localização, Av. Rio Gran-de do Sul, centro, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-6232 comCarlos.

MANGUEIRAS , vendo,usadas, p/ irrigação por go-tejamento, valor a combinar.Tr. (45) 3281-1224 com Nel-son.

MERCEARIA, vendo, com-pleta, c/ açougue e padaria,casa em anexo, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

MOTOR, vendo, ano 2010,Mercury 40hp, 3 cilindros, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, de popa,Suzuki 15, ano 96, valor acombinar. Tr. (45) 8827-8757com Gregório.

OFERTA DE TRABALHOp/ aux i l ia r de consul tór ioodontológico, c/ experiência,interessadas. Tr. (45) 9973-3608.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de mecânica, idademínima 16 anos, interessa-dos. Tr. (45) 9936-5937 ou3254-1772.

OFERTA DE TRABALHO p/marmoreiro, c/ ou sem expe-riência, R. Rio Grande do Sul,nº 5980, interessados. Tr.(45) 3254-5816 ou 9967-5251.

OFERTA DE TRABALHO p/perfumista e motoboy, possuirmoto, p/ farmácia, período no-turno, interessados. Tr. (45)9970-7220.

RODA, vendo, aro 16, ori-ginal do Estilo, c/ pneu meiavida, valor a combinar. Tr. (45)8804-2308.

VENDO, livraria e papelaria,c/ clientela formada, em PatoBragado, centro, valor a com-binar. Tr. (45) 9915-2772.

VENDO, restaurante e pi-zzaria, em Nova Mutum, MatoGrosso, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 8832-2323 ou (65) 9671-9642.

BEZERROS , vendo, 22,mestiços, c/ 9 meses, valor acombinar. Tr. (45) 3284-7788ou 9958-6566 com Dionisioou Jair.

COLHEITADEIRA, vendo,New Holland 8040, c/ 2 plata-formas, valor a combinar, es-tudo parcelamento. Tr. (45)9908-5898 ou 9109-6251.

OVELHAS, compro, valor acombinar. Tr. (45) 9905-7260.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9994-0190 ou 9135-5492.

RETROESCAVADEIRA ,vendo, ano 87, Case, 580H,revisada, trabalhando, R$30.000,00. Tr. (45) 9969-9004.

Page 36: 02 05 2014

Top Related