dossie apresentação 2012

40
!

Upload: espaco-t-associacao

Post on 21-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Dossie Apresentação 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Dossie Apresentação 2012

!

Page 2: Dossie Apresentação 2012

FELICIDADE

Felicidade é serFelicidade é estarFelicidade é amarFelicidade é tocar alguém,e sentir e amar e beijar e cheirar e“rasgar” esse alguém até dois serem umFelicidade é estar sóFelicidade é ouvir o silêncioFelicidade é perceber o vazio e conseguir tocá-loFelicidade é olharFelicidade é falar com os olhosFelicidade é chorarFelicidade é transmitir no exterior o nosso interiorFelicidade é nascer e não entender a morteFelicidade é acreditar nos outros apesar de estar sóFelicidade é lutar pela nossa identidade qualquer que ela seja emostrar aos outros a nossa verdadeFelicidade é lutar pela vida quando a morte nos come partes do corpoFelicidade é entender que a Terra é um ponto no Universo e nós pensamosFelicidade é gostar de ser imperfeito num Mundo onde somos mortaisFelicidade é arrepiar-nos com a própria mãoFelicidade é deixarmo-nos levar pelas emoções dos outrosFelicidade é ouvir o Hino Nacional Ou uma balada esentir o sangue quente a correr nas veiasFelicidade é entender que a diferença entre ricos e pobressão adereçosFelicidade é alterar os conceitosFelicidade é viver a três porque a dois é poucoFelicidade é dormir a pensar e viver a sonharFelicidade é dormir no sofá e comer na camaFelicidade é transformar a TV num aquário eo carro num banco de jardim ea gravata num guardanapo eo bidé numa floreira epintar uma parede com estrelas do céu eperceber que o nosso mundo é só nossoFelicidade é ter prazer sem erecçãoFelicidade é gritar por amorFelicidade é chegar ao fim e morrer com alguém ao lado que nos dá a mão enos fecha as pálpebras com a mesma mão que nos dá calorFelicidade é tanta coisa e tanta gente pensa que é impossível.

Jorge OliveiraPresidente Espaço t

Page 3: Dossie Apresentação 2012

O PRIMEIRO SONHO

Sonhava-se... que seria possível lutar por um mundo melhor, mais justo e integrador.

Sonhava-se... que seria possível transformar homens em príncipes.

Sonhava-se... com uma mudança social da comunidade, pela aceitação das minorias e dos di-ferentes grupos socialmente desfavorecidos.

Foi por este sonho que o Espaço t nasceu, em 1994, pelas mãos de Jorge Oliveira, em conjunto com um grupo de pessoas que também acreditavam nesses valores.

No ano de 1998 o Espaço t passou a instituição particular de solidariedade social com fins de saúde.

O trabalho do Espaço t baseia-se em dois grandes vectores principais, por um lado visa o en-quadramento do indivíduo em actividades artístico-culturais e/ou formativas (formais ou não formais), de modo a estimular as capacidades expressivas e desenvolver o investimento em si próprio.

Ao fomentar a criatividade como linguagem comum, o Espaço t pretende despertar nos seus alunos uma participação social activa, consciente e livre. Desta forma, o trabalho que é desen-volvido diariamente nas instalações desta instituição agrega diferentes áreas de intervenção inter-relacionadas:Os ateliers de expressão artística são complementados por um acompanhamento psicológico diário.Paralelamente, o departamento de emprego promove a inserção profissional de todos aqueles que se encontram em situação de desemprego ou similar.Através do departamento de formação e projectos acreditado pela DGERT e do CNO, dá-se oportunidade a adultos com baixa escolaridade poderem desenvolver, certificar as suas com-petências.As brigadas Espaço t têm por missão levar as actividades desta instituição a outras entidades.

Page 4: Dossie Apresentação 2012

Ao longo de 18 anos de existência, o Espaço t tem de-senvolvido um trabalho pioneiro e inovador, ao pro-mover a integração de um grupo muito diferenciado de indivíduos utilizando a arte como processo tera-pêutico.O trabalho do Espaço t baseia-se em dois grandes vec-tores: - Enquadramento do indivíduo em actividades artístico – culturais e/ou formativas (formais ou não formais), de modo a estimular as capacidades expres-sivas e desenvolver o investimento em si próprio. Ob-jectivo: Modificar as atitudes, os valores e as aptidões, promovendo uma mudança positiva do estilo de vida, desenvolvendo a auto-estima e o auto conceito.Num mesmo espaço físico, indivíduos portadores de diferentes patologias e entre os “ditos normais” (ino-vador por não se restringir a um grupo especifico), partilham saberes, vivências e limitações, num pro-cesso dinâmico de terapia pela arte promovido atra-vés dos ateliês de expressão artística. Os ateliês são dirigidos a grupos heterogéneos, numa perspectiva de integração total dado que o Espaço t e o “t” signi-fica todos, é um espaço aberto que não se restringe a um grupo delimitado, tendo unicamente como alvo o ser humano.Numa perspectiva integrada e dinâmica as três áre-as do Espaço t (Social, Cultural, Formativa) têm como objectivo apoiar a (re)integração na vida activa e pro-

fissional de grupos desfavorecidos através da concep-ção, promoção e execução de projectos formativos, culturais e sociais. Assim na área social, existe um Gabinete de Psicologia que promove o apoio inter-ateliês, através da realiza-ção semanal de Dinâmicas de Grupo, com o objectivo de promover a reflexão sobre o trabalho desenvolvi-do nos ateliês e o treino de competências pessoais e sociais. Este gabinete promove ainda, consultas indi-viduais sempre que necessário. Organiza e promove outras actividades, como espaços de encontro, debate e reflexão.Porque esta instituição pretende chegar sempre a novos públicos, criaram-se as Brigadas Espaço t que levam actividades lúdicas - terapêuticas a instituições que dificilmente por questões logísticas e outras te-riam acesso, seguindo a filosofia de fazer chegar a to-dos a arte como forma de expressão e despertar na população o interesse por actividades de carácter so-ciocultural e de hábitos de vida saudáveis.O Espaço t conta ainda com uma Linha Urgência que surge como resposta à crescente necessidade de, por um lado, informar a população sobre o Espaço t e as actividades que nele decorrem e, por outro, apoiar te-lefonicamente as pessoas que atravessem momentos de crise e situações de angústia.Através do Departamento de Formação e Projectos e

Page 5: Dossie Apresentação 2012

o Centro Novas Oportunidades direcciona as activi-dades educativas e formativas a grupos carenciados, dotando-os de competências pessoais e profissionais. Estes departamentos actuam com um objectivo: O combate à exclusão social pela integração profis-sional, certificação e melhoraria de competências. A grande ambição destes departamentos é a de imple-mentar uma verdadeira Escola Total onde se preconi-ze a formação-acção, enquanto forma de organização da formação centrada em metodologias dinâmicas que valorizem a aprendizagem e constituam elemen-tos facilitadores da autonomia e do desenvolvimento pessoal.A área cultural pretende promover uma mudança social, com vista à aceitação da diferença e do outro, utilizando para isso, a divulgação da cultura Espaço t. O mote que preside à actuação desta instituição é o “Somos a Fada que Transforma Homens em Príncipes e A Bola de Neve onde Ideias se Transformam em Pro-jectos de Sonho”. Para tal, produz uma série de pro-jectos culturais, cujos protagonistas são alguns dos 500 utilizadores dos diferentes ateliês da instituição. São disso exemplo: o Corpo Evento: Ciclo de Espectá-culos em Teatro e Dança que apresenta publicamente em salas de referência as criações artísticas desenvol-vidas pelos ateliês de teatro e expressão corporal; a Revista Espaço Con(tacto) editada em negro áudio e

O Espaço t...

Braille, resulta dos ateliês de fotografia, pintura jor-nalismo e escrita criativa e de artigos e imagens de personalidades convidadas. Esta publicação, pioneira em Portugal quer pela utilização do Braille quer pela particularidade das pessoas envolvidas na sua produ-ção é produto de design universal que procura chegar a todos sem excepção; Exposições, Congressos Inter-nacionais e publicação de livros, cujos temas abordam a problemática da exclusão/inclusão social. O deno-minador comum a todos estes projectos é o da trans-versalidade e pluralidade dos intervenientes e da sua qualidade, independentemente do perfil dos protago-nistas em causa.O Espaço t acredita que a limitação seja ela física, mental, social ou outra qualquer não é impeditiva de um trabalho artístico com qualidade e ao mesmo tempo terapêutico.

Page 6: Dossie Apresentação 2012

O trabalho da Espaço t baseia-se em dois grandes vec-tores:

- Enquadramento do indivíduo em actividades artisti-co-culturais e/ou formativas (formais ou não formais), de modo a estimular as capacidades expressivas e de-senvolver o investimento em si próprio.Objectivo: modificar as atitudes, os valores e as apti-dões, promovendo uma mudança positiva do estilo de vida, desenvolvendo a auto-estima e o auto-conceito.- Promover a mudança social, com vista à aceitação da diferença pela sociedade, utilizando, para isso, a divul-gação da cultura Espaço t.

O Espaço t:- Fomenta relações de confiança duradouras assentes

Declaração de Missão

no princípio da seriedade e cumprimento dos vectores acima mencionados;- Acredita que o que faz, influencía a qualidade de vida das pessoas. Por isso os(as) colaboradores(as) sentem-se motivados(as) no trabalho realizado;- A mudança contínua que assegura a melhoria da or-ganização depende do esforço, dedicação e vontade de cada um. Para isso promove o rigor e a exigência com os(as) colaboradores(as) e com os(as) outros(as).

“Se cada um(a) de nós melhorar um pouco todos os dias, temos a garantia de que cada vez seremos me-lhores, serviremos melhor o nosso público e teremos cada vez mais motivação naquilo que fazemos.” Jorge Oliveira, Presidente do Espaço t

Page 7: Dossie Apresentação 2012

Actualmente, o Espaço t conta com 21 colaboradores(as) especializados(as) a tempo inteiro que pertencem aos quadros da Instituição ou que se encontram a contrato de trabalho a termo certo. Colaboram ain-da, no âmbito das actividades formativas, outros(as) técnicos(as) em regime de prestação de serviços. A maioria dos(as) colaboradores(as) possui habilita-ções ao nível da Licenciatura.

Orgãos Sociais Assembleia – Geral- Presidente – Joaquim da Rocha Maciel- 1.º Secretário – João Ferreira- 2.º Secretário – Carla Alexandra Alves

Recursos Humanos | Organograma

Conselho Fiscal- Presidente – Eugénio Paterno Dias- 1.º Vogal – Ricardo Peixe- 2.º Vogal – Manuel Moutinho Direcção- Presidente – Jorge Oliveira- Vice – Presidente – Rosa Isabel Cruz- Tesoureiro – José Manuel Nogueira- Secretário – Maria de Fátima Sequeira- Vogal – Alexandra Aires

Assembleia Geral

Conselho Fiscal

Direcção

Director Jorge Oliveira

Secretária Executiva Cristina Afonso

Maria José Bom

Miguel Ângelo Sousa IRS

Assessoria/DEM Lúcia Leite

Francisco Ferreira

Mário Machado Paula Araújo

DAF Susana Belo

DQ M.ª João Ferrero

DJ/DRH Rosa Cruz

DCI Cláudia Oliveira

Leonel Morais Miguel Novo

Fátima Lambert Francisco Moreira

DI Francisco Moreira

DLT Nuno Ferreira

Delfino Manica Marta Escudeiro Bruno Oliveira Formadores/as Voluntários/as

DE Isabel Lago

DBET/LU Marta Escudeiro Formadores/as Voluntários/as Técnicos/as

DFP Filipa Paiva

Isabel Marques

Elisabete Rodrigues Francisco Moreira

Dénis Sousa Sónia Veiga

Mª João Calisto Susana Natálio

Inês Melo Marta Alves Paula Araújo

João Pedro Gomes António Ramalho Formadores/as Voluntários/as

IRS

SEDE FORMAÇÃO

Ginásio Elisabete Rodrigues

Nuno Ferreira

Bruno Oliveira Formadores/as

Delegação da Trofa Carla Alves

Domingos Mendes Marta Escudeiro Formadores/as

TROFA

Page 8: Dossie Apresentação 2012

FORMAÇÃO E PROJECTOSDepartamento de Formação e ProjectosCentro de Novas Oportunidades

CULTURADepartamento de Comunicação e Imagem

FORMAÇÃO E PROJECTOSDepartamento de Formação e ProjectosCentro de Novas Oportunidades

CULTURADepartamento de Comunicação e Imagem

O Espaço t assenta em três pilares que interagem en-tre si, com vista à obtenção dos objectivos propostos por esta Instituição:

ACÇÃO SOCIALDepartamento Lúdico-TerapêuticoDepartamento de Emprego Departamento Brigadas Espaço t Departamento Linha Urgência Espaço t

O Espaço t assenta em três pilares que interagem en-tre si, com vista à obtenção dos objectivos propostos por esta Instituição:

ACÇÃO SOCIALDepartamento Lúdico-TerapêuticoDepartamento de Emprego Departamento Brigadas Espaço t Departamento Linha Urgência Espaço t

Caracterização do Âmbito de Intervenção da Instituição

Page 9: Dossie Apresentação 2012

ACÇÃO SOCIAL

· Departamento Lúdico-Terapêutico (DLT)

O DLT promove, semanalmente, mais de duas deze-nas de ateliês: Musicoterapia; Teatro Especial; Sensi-bilização para a arte, desenho e pintura; Canto; Edu-cação Física; Expressão Musical; Expressão Corporal; Expressão Corporal Especial; Dramaturgia; Informáti-ca; Teatro Terapêutico; Fotografia; Inglês; Pintura; Tai Chi Liao Fa; Teatro; Jornalismo; Escrita e Afectos; XY – Educação para a Cidadania; “Recriando o Mundo”; “Arte de Viver”.

Estes ateliês são dirigidos a grupos heterogéneos, numa perspectiva de integração total.Também dentro deste departamento o Espaço t pos-sui um Gabinete de Psicologia que promove o apoio inter-ateliês, através da realização semanal de Dinâ-micas de Grupo, com o objectivo de promover a re-flexão sobre o trabalho desenvolvido nos ateliês e o treino de competências pessoais e sociais. Este gabinete promove ainda, consultas individuais sempre que necessário.

O DTL também organiza e promove outras activida-des, como: - Espaço de encontro- Espaço de debate e reflexão- Gabinete de Ligação à Comunidade- Ludoteca- Centro Internet / Espaço Internet- Biblioteca- Laboratório de Fotografia

O Espaço t inscreveu desde o início da sua actividade, nas actividades do DLT cerca de 3000 utentes.

Número totalde novos/asutentes inscritos/aspor anos,no DepartamentoLúdico-Terapêutico (Porto) do Espaço t

Número totalde novos/asutentesinscritos/aspor anos,na filial da Trofa

Page 10: Dossie Apresentação 2012

Font

e: R

evis

ta E

spaç

o Co

n(ta

cto)

nº 1

3 | F

otog

rafia

de

Raul

Cru

z

Page 11: Dossie Apresentação 2012

Departamento Brigadas do Espaço t

Este departamento tem por objectivo disseminar a criação de ateliês junto de outras instituições tera-pêuticas, ou outras, que solicitem a execução dos mesmos fora da realidade física do Espaço t. Trata-se de uma reaplicação no exterior de cursos e Workshops desenvolvidos por esta instituição.

Desde 2003 até 2012 as brigadas já percorreram insti-tuições como:- Associações de Estudantes - Colégios- Estabelecimentos Prisionais - Centros Educativos - Escolas Superiores - Clínicas- Juntas de Freguesia, entre outras.

Departamento de Emprego (DE)

O Espaço t possui um departamento que dá apoio aos(às) utentes na procura de emprego ou formação profissional.

Incluem-se, nas actividades do DE, sugestões e apoio logístico para a elaboração de Curriculum Vitae, de cartas de candidatura espontânea e de cartas de resposta a anúncios. Ainda neste âmbito, são dadas algumas noções do que é uma entrevista de traba-lho, das expectativas que são depositadas nos(as) candidatos(as) e da melhor forma de se comportar numa situação desse tipo. Uma vez conseguida a colocação do(a) utente, o DE não cessará o contacto, nem com a entidade empregadora ou Centro de For-mação, nem com o(a) próprio(a) utente até que a sua inserção esteja realmente terminada. O Departamento de Emprego, deu continuidade à sua actividade financiada pelo IEFP, através da criação do GIP – Gabinete de Inserção Profissional.

Utentes atendidos /as desde 1997 até 2010

Page 12: Dossie Apresentação 2012

Caracterização do Âmbito de Intervenção da Instituição

- Departamento Linha Urgência - 707 201 076

Trata-se de um serviço telefónico que surge como resposta à necessidade de apoiar telefonicamente as pessoas que atravessem momentos de crise e situa-ções de angústia (depressão, tentativas de suicídio, exclusão, etc).Este é um meio rápido e confidencial de fornecer in-

formações, apoio e/ou encaminhamento para os nos-sos serviços e/ou serviços de outras instituições. As chamadas são atendidas por psicólogos, que avaliam o estado da pessoa e a encaminham para as institui-ções adequadas aos casos apresentados.

Page 13: Dossie Apresentação 2012

Formação e Projectos

- Departamento de Formação e Projectos (DFP)O DFP assume como missão específica apoiar a (re)in-tegração na vida activa e profissional de grupos des-favorecidos através da concepção, promoção e execu-ção de projectos formativos.

Ao direccionar as suas actividades educativas e for-mativas a grupos carenciados, dotando-os de compe-tências pessoais e profissionais, este departamento actua com um objectivo: O combate à exclusão social pela integração profissional.

Paralelamente a estas actividades, o DFP promove ac-ções de formação contínua (seminários, workshops, acções de sensibilização) dirigidas a técnicos(as) de saúde e técnicos(as) da área social.

A grande ambição deste departamento é pois a de implementar uma verdadeira Escola Total onde se preconize a formação-acção, enquanto forma de or-

ganização da formação centrada em metodologias dinâmicas que valorizem a aprendizagem e consti-tuam elementos facilitadores da autonomia e do de-senvolvimento pessoal. Relativamente ao número de formandos(as) inscritos(as) desde o arranque do DFP em 2001, até 2011 é cerca de 1600.

Page 14: Dossie Apresentação 2012

Caracterização do Âmbito de Intervenção da Instituição

- Centro de Novas Oportunidades (CNO)

O Centro Novas Oportunidades é uma valência do Espa-ço t, financiado pelo Prodep III e sob tutela da Direcção Geral de Formação Vocacional.O Centro Novas Oportunidades Reconhece, Valida e Cer-tifica Competências adquiridas ao longo da vida.Todas as pessoas são portadoras de saberes e competên-cias que adquirem no seu dia-a-dia em contexto formal e informal (no seio da família, no trabalho, com os(as) amigos(as), etc). Pela apresentação da sua experiência de vida e com a ajuda de profissionais especializados(as) é possível identificar competências/conhecimentos que podem, posteriormente, ser certificados.

Page 15: Dossie Apresentação 2012

CULTURA

Departamento de Comunicação e Imagem (DCI)Este departamento é responsável pela elaboração e divulgação da acção cultural do Espaço t, de forma, a que o trabalho diário desenvolvido seja sedimentado no exterior, estabelecendo-se canais de comunicação com os media, as instituições e a sociedade em geral.

A realização de eventos artísticos, culturais e sociais permite reflectir sobre aquilo que é a “cultura Espaço t”, sensibilizando a população em geral para problemas sociais e grupos de risco.

Neste sentido, as acções do DCI passam por:

REVISTA Espaço Con(tacto)No dia 18 de Março de 1998, foi editado o primeiro número da Revista Espaço Con(tacto). Desde então, foram publicados 18 números, com periodicidade se-mestral e distribuídos em todo o território nacional.

Conta com a colaboração de profissionais de diferen-tes áreas que, voluntariamente e muitas das vezes com recursos precários, fazem desta revista um meio de comunicação, com qualidade, para todos(as).

É nesse sentido que a “Espaço Con(tacto)” é editada em negro, Braille e em formato áudio, possibilitando a uma maior diversidade de pessoas, fácil acesso a um vasto leque de informações actualizadas e de âmbitos diversificados.

Os conteúdos da “Espaço Con(tacto)” respeitam sem-pre a temáticas que estimulem a curiosidade, a refle-xão e a sensibilidade de quem a concebe e dos seus /suas leitores(as).

O último número da revista Espaço Con(tacto), encon-tra-se disponível para download no site do Espaço t - www.espacot.pt

Page 16: Dossie Apresentação 2012

CORPO EVENTO – Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança

Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança, que anual-mente é apresentado ao público, em que sete grupos de teatro e dança do Espaço t, têm oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolvem no seio destes ateliês. Este ciclo conta ainda com a participação de grupos convidados que desenvolvem um trabalho si-milar ao do espaço t.No dia 26 de Junho de 1998 estreou, no Ballet-Teatro

Auditório, a peça “Alcatifa”, com encenação de Joc-lécio Azevedo e interpretação dos(as) alunos(as) do ateliê de teatro do Espaço t: dava-se início ao Corpo: Evento Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança.Desde então, o Espaço t realiza anualmente este ciclo, presentemente na 15ª edição.

Caracterização do Âmbito de Intervenção da Instituição

Font

e: R

evis

ta E

spaç

o Co

n(ta

cto)

nº 1

3 | F

otog

rafia

de

Vito

r Hug

o Po

ntes

Page 17: Dossie Apresentação 2012

Galeria Espaço t

A Galeria de Arte do Espaço t pretende com a realiza-ção de 6 exposições anuais, ser um espaço de conver-gência de diferentes tipos de Arte, desde a arte “mar-ginal” até à arte contemporânea.É assim um laboratório de experimentação artística, tendente à criação de novos conceitos de Arte, nome-adamente: a arte como forma de comunicação trans-versal entre diferentes públicos; a arte como forma de integração de grupos, numa sociedade cada vez mais segregada e segregadora.O estético está lá, nós queremos ir para além dele...

Edifício Escola EB1 n. 25 da SéRua do Sol, n. 14 – 4000-527 Porto

Page 18: Dossie Apresentação 2012

Uma galeria de arte contemporânea com um fim bem definido: apresentar arte contemporânea Portuguesa nesse espaço, dentro de outro espaço, onde cada ex-posição será uma fusão de espaços podendo mesmo emergir num só espaço.Com este conceito pretendemos criar uma nova visão do Espaço t, como local onde outros públicos, outros seres podem mostrar a sua arte, desta vez não tera-pêutica mas sim uma arte no sentido mais real do ter-mo que forçosamente será também terapêutico, pois tudo o que produz bem-estar ao individuo que o cria é terapêutico.Com o apoio de várias galerias, de artistas e da Co-missária e amiga Fátima Lambert, temos o projecto construído para que ele possa nascer de um espaço e valorizar novos conceitos estéticos contribuindo para a interacção de novos públicos no espaço com os pú-blicos já existentes promovendo assim, e mais uma vez a verdadeira inclusão social, sem lamechices, mas com sentimento, estética e cruzamentos sensoriais humanos entre todos.Queremos que com esta Quase Galeria o Espaço t abra as portas ainda mais para a cidade como ponto de partida para criar sinergias de conceitos, opiniões e interacções entre humanos com o objectivo com que todos sonhamos – A Felicidade.

Jorge Oliveira (Presidente e Fundador do Espaço t)

QUASEGALERIARua do Vilar, 544050-625 Porto

[email protected] | www.espacot.ptSeg. a Sexta das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h

Page 19: Dossie Apresentação 2012

A Galeria Itinerante Espaço t tem como objectivo des-pertar na população o interesse pela arte e dar a opor-tunidade a novos artistas de exporem o seu trabalho em locais que normalmente lhes estão vedados.A Galeria Itinerante Espaço t segue a filosofia de fa-zer chegar a todos a arte como forma de expressão e como instrumento de trabalho.

Page 20: Dossie Apresentação 2012
Page 21: Dossie Apresentação 2012

United NationsEducational, Scientific and

Cultural Organization

CLUBE UNESCO ESPAÇO T

O Clube Unesco Espaço t baseia-se nos seguintes pi-lares:Promoção de uma cidadania mais consciente e parti-cipativa, incutindo aos/às seus/suas destinatários/as uma alteração de mentalidades e de comportamentos;Enquanto Instituição de Apoio à Integração Social, de-monstrar a sua responsabilidade social e participação cívica, adoptando políticas ambientais;Contribuir de forma activa para a consciencialização das metas de Quioto, bem como para o seu cumpri-mento.As atribuições do Clube Unesco Espaço t passam por colaborar e/ou cooperar com instituições locais, re-gionais, nacionais e transnacionais, nas acções e reali-zações que tem ligação com os objectivos da Unesco, em particular com a Comissão Nacional da Unesco; suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela Unesco, procurando e promovendo os meios efi-cazes para atingir os mesmos; contribuir para a pro-moção do exercício de uma cidadania mais consciente e participativa em torno das questões ambientais.Em junho foi formalmente constituída a Federação Portuguesa das Associações, Centros e ClubesUNESCO (FPACU).

Das vinte associações, clubes e centros Unesco exis-tentes em Portugal, onze constituem os órgãos so-ciais da Federação: Centro Unesco Mar Uno; Clube Unesco Educação Artística; Centro Unesco Imagem, Som e Criatividade; Clube Unesco Espaço t; Centro Unesco Casa da Terra; Clube Unesco Aldeia das Ciên-cias; Centro Unesco Ciência, Arte e Engenho; People to Democracy; Centro Unesco Oficinas do Convento; Clube Unesco; Jovens Vozes de Lisboa e Clube Unesco Para a Interculturalidade.Com a união destas 11 associações, centros e clubes, pretende-se chegar a todos os clubes e centros Unes-co nacionais, para que de uma forma mais eficiente se possa atingir os objectivos prosseguidos pela UNES-CO. Será também um objectivo desta Federação tra-balhar em parceria e consonância com a Comissão Nacional da Unesco.Segundo o Presidente do Clube Unesco Espaço t, que agora acumula o cargo de presidente da direcção da FPACU, Jorge Oliveira, “com a criação desta Federação iremos dar expressão ao diálogo, propondo-nos com a nossa iniciativa e dimensão contribuir para os objec-tivos do milénio, combatendo através de princípios e éticas deontológicas, de forma, a criarmos um mundo mais holístico para todos, sem excepção”.

Page 22: Dossie Apresentação 2012

Homem T

Page 23: Dossie Apresentação 2012

Em 2009, no ano em que o Espaço t comemorou 15 anos de existência sob o mote “Somos a fada que transforma Homens em “Príncipes” e a bola de neve onde ideias se transformam em projectos de sonho!”, o Espaço t de-senvolveu um projecto denominado Homem T.Este projecto visou, lutar pela inclusão de todos os seres humanos numa perspectiva Total, não havendo assim segregação positiva ou negativa.Para dar forma a este projecto o Espaço t convidou 100 artistas a intervir num dos 100 modelos em fibra de vi-dro, do tamanho de um Homem médio, pedindo-lhes que representassem no modelo que lhes foi fornecido, o seu conceito de Homem T.O projecto iniciou-se com um laboratório de criação ar-tística, no nº 64 da Avenida dos Aliados, onde os artistas deram forma aos 100 Homens.Terminado este processo, os Homens foram transpor-tados para as três plataformas centrais da Avenida dos Aliados, onde ficaram expostos durante os meses de Ju-lho e Agosto de 2009.

Os Homens T ficaram espaçados entre si sensivelmen-te 5 metros, em linhas intercaladas com três e dois Ho-mens.Para que este projecto pudesse ficar registado no tempo, foi produzido este catálogo com todas as no-tas biográficas dos autores, uma sinopse da obra e as imagens das respectivas obras.No decorrer dos dois meses da exposição, foram dis-tribuídos flyers em Português e Inglês para que todo o público pudesse ser sensibilizado para o conceito do Homem T.No dia 19 de Setembro às 15:00h, também na Avenida dos Aliados, os 100 Homens foram levados a leilão.O Espaço t procurou com este projecto promover uma reflexão sobre a necessidade de um novo paradigma social, não esquecendo dois outros aspectos como a promoção de uma exposição de arte pública e através das obras de arte, promover o auto-financiamento do Espaço t.

Page 24: Dossie Apresentação 2012

Homem T

Page 25: Dossie Apresentação 2012

O Homem t é um projecto que se pretende de conti-nuidade. Assim, o conceito Homem t foi utilizado em 2010 na exposição “A Árvore de Natal onde Homens e Mulheres são as estrelas” (Porto – Avenida dos Alia-dos) e em 2011 nas exposições “L´Homme t” (realizada na cidade francesa de St. Avertin) e “A Árvore de Natal, onde o Homem encontra o Homem” (Porto – Avenida dos Aliados).Pretendemos no futuro levar o Homem t a cada vez mais pessoas e lugares.

Homem T - projecto de intervenção socio-cultural

Page 26: Dossie Apresentação 2012
Page 27: Dossie Apresentação 2012

O SEGUNDO SONHO

Apesar de existir desde 1994, o Espaço t não possuía um espaço próprio, funcionando a sua sede no 2º andar da Escola EB1 nº 25 – Primária da Sé (Rua do Sol, 14) cedida pela Câmara Municipal do Porto.

Era um sonho ter um local próprio da associação onde se promovesse a cultura do Es-paço t e se reunissem todas as valências para em conjunto continuar o trabalho com maior empenho e qualidade de forma a criar uma COMUNIDADE DE INSERÇÃO para os utentes.

Assim, o Espaço t promoveu uma candidatura ao FEDER através do Programa Opera-cional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, para aquisição de uma casa na Rua do Vilar 54, Porto.

O projecto na casa da Rua de Vilar passou por um estudo exaustivo inicial, na procu-ra e entendimento das necessidades da própria instituição, e na materialização das mesmas no local que, face à sua pré-existência, exigiu de todos esforço e tempo de reflexão.

O valor global foi na ordem dos 962.000,00euro, sendo da responsabilidade do Espaço t contribuir com 100.000,00euro.

Foi necessário...

Reabilitar e restaurar a casa; Adequá-la aos actuais padrões de conforto; Garantir total e plena utilização por todos os possíveis utentes; Reconvertê-la ao novo programa e às actuais exigências de utilização; - Definir uma estratégia de intervenção formal, meto-dológica e programática de modo a respeitar e promover o conjunto da casa.

Em Novembro de 2006 iniciaram-se os trabalhos de reconstrução e remodelação do edifício, ficando concluída em Março de 2008, sendo inaugurada pela Exma. Sra. Mi-nistra da Saúde, Dra. Ana Jorge.

A reabilitação do imóvel cedo passou a ser uma referência a nível nacional, tendo sido atribuída em 2008 Menção Honrosa O Prémio Municipal “João de Almada” 2008, ins-tituído pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e que tem como objectivo «incentivar e promover a recuperação de edifícios representativos do património arquitectónico da cidade, visando distinguir o melhor exemplo de reabilitação».

Page 28: Dossie Apresentação 2012
Page 29: Dossie Apresentação 2012

O TERCEIRO SONHO

INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO ESPAÇO t NA TROFA

O Espaço t – Trofa está em funcionamento desde Março de 2001. A apoiar a delegação estão um animador sociocultural com funções de coordenador, um animador do Espaço t Porto, uma assistente social, um psicólogo, um relações públicas, um director e 7 formadores para os diferentes ateliês de que dispomos.

Os ateliês em funcionamento nas instalações da delegação são: Pintura, Expressão Musical (Guitarra Clássica), Fotografia, Jornalismo, Expressão Plástica e Arte com Papel, consultas de apoio psicológico e formação, e uma galeria de arte “Galeria Itinerante”.

Page 30: Dossie Apresentação 2012
Page 31: Dossie Apresentação 2012

NOVOS SONHOS

ABERTURA DAS FILIAIS DE LISBOA E GUIMARÃES DO ESPAÇO TO Espaço t propõe-se criar 2 novas delegações, onde se agreguem diferentes valências e cuja finalidade será a promoção para inclusão de pessoas em situação ou risco de exclusão. Uma visão de uma sociedade integradora em espaços diferentes, inclusivos das diferenças, para o despertar da comunidade e dirigidos a todos sem excepção.Com a aberturas das Filiais de Lisboa e Guimarães do Espaço t, pretendemos proporcionar apoio psicológico e social à população em geral e a todos/as aqueles/as que, por diversas ra-zões, se encontram em situação de exclusão e/ou vulnerabilidade social. Propomo-nos fomen-tar e acompanhar ao longo do seu processo, o desenvolvimento estrutural das pessoas, desen-volvendo competências ao nível relacional, social e pessoal. Para promover a aquisição destas competências desenvolveremos um conjunto de actividades que passarão por:(a) Desenvolver um conjunto de actividades lúdico-terapêuticas como: Pintura, Oficina de Ideias, Escrita Criativa, Expressão Plástica, Expressão Musical, Teatro, Fotografia, entre outras actividades, que permitam adquirir conhecimentos e competências pessoais que, posterior-mente, possam desenvolver, nomeadamente, em questões de criação do próprio emprego. Estas actividades serão realizadas nas delegações da instituição e em instituições parceiras. Pretendemos criar duas galerias com exposições bimensais, intituladas Galeria Espaço Lisboa e Galeria Espaço Guimarães. Todos/as os/as alunos/as, terão ainda acesso a uma Ludoteca e as consultas de psicologia. As consultas de psicologia terão como principais objectivos promover o auto conhecimento de quem somos e a clarificar muitas das escolhas, fomentando a pos-sibilidade de escolhermos comportamentos mais positivos. Todas as consultas de psicologia deverão auxiliar os/as utentes a tornarem-se pessoas mais autónomas, com uma maior auto estima, maior auto conhecimento, maior capacidade de serem felizes e de levarem uma vida com menos conflitos interiores.(b) Apoio Psicológico e Social(c) Criar oportunidades de certificação e formação profissional, bem como, encaminhar e infor-mar quem nos procura sobre o mercado de trabalho e/ou formação profissional;

Page 32: Dossie Apresentação 2012

CENTRO DE IMAGEMTendo por base o conhecimento que o Espaço t tem do concelho do Porto e demais concelhos da área metropolitana, na realidade da inserção social, constatámos haver várias realidades que importa começar a combater. A dificuldade de inserção de pessoas com problemas bio-psico-sociais, e o facto de os jovens não encontrarem na região a resposta para os seus anseios, levou-nos a ter este sonho de criar um Centro de Imagem. O Centro de Imagem procurará fomentar o auto-conceito e a auto-confiança.Em resumo, a ideia fundamental da concretização deste sonho é não alimentar o corpo, mas antes o ego, com todos os benefícios sociais que dai poderão advir. O Centro de Imagem, pretende disponibilizar uma “clínica de bem-estar”, onde se poderá ir ao cabeleireiro, ao dentista, ao centro de consultoria de imagem pessoal, ao psicólogo e ao nutri-cionista. Todos estes serviços serão gratuitos ou a custos reduzidos consoante a disponibilidade financeira das pessoas que procurarem este centro.

Os Objectivos PrioritáriosO que confere, de certo modo, algum carácter inovador ao Centro de Imagem é o facto do caminho a percorrer ser o inverso do seguido por outras instituições. A ideia da criação de um Centro de Imagem – é o de atingir os seguintes objectivos prioritários:• Combater a pobreza e a exclusão social, através da inserção ou reintegração• Incentivar, os utentes a melhorarem a sua imagem • Apoio psicológico e social• Iniciativas que visem a participação em acções de natureza cultural e recreativa;• Estimular a auto-confiança e incentivar os utentes para o cuidado da sua imagem.

Page 33: Dossie Apresentação 2012

Prémios Espaço t

Ao longo dos anos o Espaço t tem sido distinguido em diferen-tes áreas de intervenção, com a atribuição de prémios e men-ções honrosas, das quais destacamos: - Menção Honrosa “Igualdade é Qualidade”, atribuída pela Co-missão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – 2010/11; - Prémio Infante D. Henrique atribuído pela Confraria das Tri-pas à Moda do Porto - 2008; - 3º. Prémio Hospital do Futuro, na Categoria de Serviço Social – 2008;- Nomeação para o prémio internacional Raymond Georis Price : The Mercator Found, pela Fundação Calouste Gulbenkian - 2007; - Prémio “Igualdade é Qualidade”, atribuído pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - 2006;- Prémio Albino Aroso, atribuído pela Associação para o Pla-neamento Familiar, pela intervenção e criatividade do Espaço t na concepção de uma brochura dirigida aos invisuais - 2005;- Prémio Albino Aroso, atribuído pela Associação para o Pla-neamento Familiar, pela intervenção do Espaço t na área do Planeamento Familiar - 2004; - Menção Honrosa “Igualdade é Qualidade” - 2004; - Prémio Manuel Lopes – Menção Honrosa na categoria de Boas Práticas, atribuído pelo IEFP - 2001; - Prémio Saber +, atribuído pela Associação Nacional de Educa-ção e Formação de Adultos – 2001; - Prémio do Concurso Nacional de Boas Práticas de Educação e Formação de Adultos, atribuído pela Associação Nacional de Educação e Formação de Adultos - 2000.

Page 34: Dossie Apresentação 2012

ESPAÇO T NO TEMPO

1994 FUNDAÇÃO DO ASSOCIAÇÃO ESPAÇO T1994 1ª EXPOSIÇÃO ESPAÇO T1995 “DO PÉ PARA A MÃO – EXPOSIÇÃO DE SAPATOS DE GENTE FA-MOSA”1996 “CAVALO DE FERRO EM FORMATO XL” – EXPOSIÇÃO DE FOTO-GRAFIA, ESTAÇÃO DE S. BENTO1996 “DESORDEM AMOROSA” – PEÇA DE TEATRO – BALLET TEATRO1997 “O OUTRO LADO DA NUDEZ” – EXPOSIÇÃO DE ARTE: TEXTO, PINTURA E INSTALAÇÃO – C. C. CAPITÓLIO1997 “QUEM DÁ MAIS?” I LEILÃO – ATENEU COMERCIAL DO PORTO1997 CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EMPREGO – UNIVA, EM AR-TICULAÇÃO COM O IEFP1997 “SEGUNDA PELE” – PEÇA DE TEATRO – SEIVA TRUPE1998 ESPAÇO T É RECONHECIDO COMO INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, COM FINS DE SAÚDE1998 “QUEM DÁ MAIS POR ESTE PEDAÇO DE GENTE?” II LEILÃO1998 REVISTA CON(TACTO) N.º 11998 CORPO EVENTO I CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DAN-ÇA – COOPERATIVA DO POVO PORTUENSE1998 REVISTA CON(TACTO) N.º 21999 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DR. JORGE SAMPAIO, VISITOU O ESPAÇO T NO ÂMBITO DE UMA PRESIDÊNCIA ABERTA À CIDADE DO PORTO.1999 “ANJO NÚ – EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS” – MUSEU DO CARRO ELECTRICO1999 “QUEM COMPRA O ANJO?” III LEILÃO – MUSEU DO CARRO ELECTRICO1999 CORPO EVENTO II CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – MUSEU DO CARRO ELECTRICO1999 REVISTA CON(TACTO) N.º 31999 CRIAÇÃO DA LINHA URGÊNCIA ESPAÇO T2000 1.º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T “A ARTE PODE SER TERAPÊUTICA?” - SEMINÁRIO DE VILAR2000 PRÉMIO DO CONCURSO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS, ATRIBUÍDO PELA ASSOCIA-

ÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS2000 LANÇAMENTO DO LIVRO “PASSOS” DE VALENTINA MOTTURA2000 CORPO EVENTO III CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO GUERRA JUNQUEIRO2000 REVISTA CON(TACTO) N.º 5 INTITULADA “LÍNGUAS”2000 REVISTA CON(TACTO) N.º 4 INTITULADA “QUEM TEM MEDO DE EXTRATERRESTRES”2001 PRÉMIO MANUEL LOPES – MENÇÃO HONROSA NA CATEGORIA DE BOAS PRÁTICAS, ATRIBUÍDO PELO IEFP2001 PRÉMIO SABER +, ATRIBUÍDO PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS.2001 CERTIFICAÇÃO DO ESPAÇO T ENQUANTO ENTIDADE FORMA-DORA2001 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO “ESPAÇO T INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA” COM A DURAÇÃO DE 3 ANOS, DESENVOLVIDO NO BAIRRO DAS CAMPINAS, BAIRRO FONTE DA MOURA, BAIRRO PINHEI-RO TORRES, ZONA DA SÉ E FONTAÍNHAS2001 LANÇAMENTO DO LIVRO “A LINGUAGEM DA LUZ” DE VALENTI-NA MOTTURA E NUNO FERREIRA2001 “DI-VISÕES – UMA EXPOSIÇÃO PARA OS INVISUAIS E PARA OS OUTROS”, QUARTEL BOM PASTOR2001 CRIAÇÃO DA FILIAL DA TROFA2001 CORPO EVENTO IV CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – COOPERATIVA DO POVO PORTUENSE2001 REVISTA CON(TACTO) N.º 6 INTITULADA “OBSESSÕES”2001 CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E PROJECTOS ESPAÇO T2002 MENÇÃO HONROSA “IGUALDADE É QUALIDADE”, ATRIBUÍDA PELA COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO.2002 “KID5” - INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA, PORTO E TROFA2002 “PORTUGAL CONTEMPORÂNEO” - INTERVENÇÃO FOTOGRÁFI-CA, PORTO E PENAFIEL E TROFA2002 “OLHAR OS OUTROS” – INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA, FACHA-DAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E JARDIM DA CORDOARIA2002 LANÇAMENTO DO CATÁLOGO “OLHAR OS OUTROS“

Page 35: Dossie Apresentação 2012

2002 2.º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T: “ O ONÍRICO, A ARTE E A TERAPIA” - SEMINÁRIO DE VILAR2002 CORPO EVENTO V CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – TEATRO CAMPO ALEGRE2002 REVISTA CON(TACTO) N.º 7 E 8 INTITULADAS “CULTURA DO PORTO” E “ROSTOS”2003 LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “DI-VISÕES“2003 “QUEM COMPRA O OUTRO?” IV LEILÃO – ORDEM DOS MÉDI-COS2003 “VOLTA AO PORTO EM 180 DIAS” – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRA-FIA DE LAURA COVARSI - JUP2003 3.º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T: “ O SILÊNCIO, O RUÍDO E TUDO O RESTO” - SEMINÁRIO DE VILAR2003 CORPO EVENTO VI CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRET2003 REVISTA CON(TACTO) N.º 10 INTITULADA “A DEFICIÊNCIA É PUBLICA”2003 COMUNICAÇÃO DE DESPEJO DAS LOJAS DO CAPITÓLIO, CEDI-DAS AO ESPAÇO T ATRAVÉS DE UM CONTRATO DE COMODATO2004 “PRÉMIO ALBINO AROSO”, ATRIBUÍDO PELA ASSOCIAÇÃO PARA O PLANEAMENTO FAMILIAR, PELA INTERVENÇÃO DO ESPAÇO T NA ÁREA DO PLANEAMENTO FAMILIAR2004 MENÇÃO HONROSA “IGUALDADE É QUALIDADE”, ATRIBUÍDA PELA COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO2004 MUDANÇA DE INSTALAÇÕES DA SEDE DO ESPAÇO T, DO C.C.CAPITOLIO PARA A ESCOLA EB1 DA SÉ2004 ABERTURA DE DOIS CENTROS DE INTERNET ABERTOS À CO-MUNIDADE2004 ABERTURA DE GINÁSIO EQUIPADO COM BALNEÁRIOS PARA OS UTENTES DO ESPAÇO T2004 ABERTURA DE UM LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA COM CAPA-CIDADE PARA 10 ALUNOS2004 “CUECAS DE GENTE – EXPOSIÇÃO DE CUECAS DE GENTE FA-MOSA”, PORTO2004 “CRIAR UM LUGAR” – INTERVENÇÃO PÚBLICA DE ARTE CON-

TEMPORÂNEA, ESTAÇÃO METRO CASA DA MÚSICA, LOJAS DE S. CA-TARINA E ESTAÇÃO DE S. BENTO2004 10X10 V LEILÃO – ORDEM DOS MÉDICOS2004 “POR DENTRO DA BOLA” – INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA, 10 ESTÁDIOS DO EUROPEU DE FUTEBOL2004 CORPO EVENTO VII CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDAGARRET2004 REVISTA CON(TACTO) N.º 11 INTITULADA “LOUCOS POR TI”2004 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO “DIFERENTES REALIDADES, IGUAIS OPORTUNIDADES”2004 LANÇAMENTO DO LIVRO “ACTOS / ACTAS”2004 JANTAR DE GALA “10 ANOS ESPAÇO T”, PORTO PALÁCIO HO-TEL2005 “PRÉMIO ALBINO AROSO”, ATRIBUÍDO PELA ASSOCIAÇÃO PARA O PLANEAMENTO FAMILIAR, PELA INTERVENÇÃOE CRIATIVIDADE DO ESPAÇO T NA CONCEPÇÃO DE UMA BROCHURA DIRIGIDA AOS INVISUAIS2005 LANÇAMENTO DO LIVRO “OS DITOS NORMAIS” DE JORGE OLI-VEIRA2005 POR UMA CA(U)SA VI LEILÃO – ORDEM DOS MÉDICOS2005 4.º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T: “ SEXO, ARTE E TERAPIA” SEMINÁRIO DE VILAR2005 CORPO EVENTO VIII CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPALALMEIDA GARRET2005 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 12 INTITULADAS “SIMPLISI-DADE”2005 ABERTURA DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES ESPAÇO T2005 MUDANÇA DE INSTALAÇÕES DA FILIAL DA TROFA2005 CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE QUALIDADE DO ESPAÇO T2005 IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJECTOS CLIQUE SOLIDÁRIO E GE-RAÇÃO MILLENIUM NA AREA DAS COMPETENCIAS BÁSICAS EM TEC-NOLOGIAS DE INFORMAÇÃO2005 O ESPAÇO T É ESCOLHIDO COMO UMA DAS ENTIDADES NA-

Page 36: Dossie Apresentação 2012

CIONAIS, BENEFICIÁRIAS DO PROJECTO COWPARADE2006 PRÉMIO “IGUALDADE É QUALIDADE”, ATRIBUÍDO PELA CO-MISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO2006 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO “+ MULHER - PARA UMA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES”2006 “ESCOLHER UM SENTIDO” – INTERVENÇÃO CULTURAL E AR-TÍSTICA, SEDE DO ESPAÇO T AINDA EM RUÍNAS.2006 “TRANSFORMAR IDEIAS EM TIJOLOS” VII LEILÃO – ORDEM DOS MÉDICOS2006 CORPO EVENTO IX CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRET2006 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO “ CRESCER & SABER” NO ÃM-BITO DO PROGRAMA ESCOLHAS 3ª GERAÇÃO2006 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 13 INTITULADAS “ARTES MARGINAIS”2006 JANTAR DE GALA “AINDA UM SONHO COM TIJOLOS” - PORTO PALÁCIO HOTEL2007 NOMEAÇÃO PARA O PRÉMIO INTERNACIONAL RAYMOND GE-ORIS PRICE: THE MERCATOR FOUND - PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN2007 “CEM PRATOS COM HISTÓRIA PARA MUDAR A HISTÓRIA DE ALGUNS” VIII LEILÃO – ATENEU COMERCIAL DO PORTO2007 5.º CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T: “MORTE, CULTU-RA E ARTE” - SEMINÁRIO DE VILAR2007 CORPO EVENTO X CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA - – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRET2007 LANÇAMENTO DA CAMPANHA “ROSTOS POR UMA CAUSA” – ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A CONSTRUÇÃO DA SEDE DO ES-PAÇO T2007 “DO PORTO PARA O MUNDO PEDAÇOS DE UM MANIFESTO” – INTERVENÇÃO DE ARTE PUBLICA INSERIDA NO ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADE PARA TODOS – ESTAÇÃO DE ME-TRO DA CASA DA MÚSICA2007 O ESPAÇO T DISPONIBILIZA SERVIÇO DE IMPRESSÃO EM BRAILLE2008 MENÇÃO HONROSA O PRÉMIO MUNICIPAL “JOÃO DE ALMA-DA”, INSTITUÍDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO (CMP) E QUE TEM COMO OBJECTIVO «INCENTIVAR E PROMOVER A RECUPERAÇÃO DE EDIFÍCIOS REPRESENTATIVOS DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO

DA CIDADE, VISANDO DISTINGUIR O MELHOR EXEMPLO DE REABILI-TAÇÃO».2008 INAUGURAÇÃO DA NOVA COMUNIDADE DE INSERÇÃO DO ES-PAÇO T NO PORTO PELA MINISTRA DA SAÚDE EXMA. SRA. DR.ª ANA JORGE2008 INAUGURAÇÃO DA QUASE GALERIA2008 “DE UNS PARA OUTROS” IX LEILÃO – ORDEM DOS MÉDICOS2008 EXPOSIÇÕES NA QUASE GALERIA DE CATARINA MACHADO | DE-BORAH SANTIAGO | VASCO BARATA | PEDRO SARAIVA | YONAMINE CATARINA SARAIVA | PEDRO VALDEZ CARDOSO | RUTE ROSAS |RO-DRIGO AMADO | GRAÇA PEREIRA COUTINHO2008 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ITINERANTE DE CARLOS ALBERTO FER-REIRA GOMES | SABIRA KALDAROVA | COLECTIVA DE ALUNOS |MIRA2008 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ESPAÇO T DE CONCEIÇÃO MOREIRA | CARTAS DO MUNDO | CARLOS GOMES | COLECTIVA DE ALUNOS2008 PRIMEIRAS CERTIFICAÇÕES DE NÍVEL SECUNDÁRIO NO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES ESPAÇO T2008 CRIAÇÃO DO CLUBE UNESCO ESPAÇO T2008 3º LUGAR PRÉMIO HOSPITAL DO FUTURO - SERVIÇO SOCIAL2008 CORPO EVENTO XI CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DAN-ÇA – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRET2008 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 14 INTITULADAS “GUIA PARA UM SEROPOSITIVO DE SUCESSO”2008 ACTIVIDADES DO CLUBE UNESCO ESPAÇO T: COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS INOCENTES VITIMAS DE AGRESSÃO | COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO | “QUE RUMO PARA O PLANETA? CONTRIBUTO PARA UM DIÁLOGO.” COM JOÃO FÉLIX PRAIA | COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO ES-PAÇO T - “14 ANOS DE INCLUSÃO PELA ARTE” COM JORGE OLIVEIRA | PALESTRA “PORTO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” COM LUÍS OLI-VEIRA RAMOS E COLAÇO ANTUNES | COMEMORAÇÃO DO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS COM ANTÓNIO MARTINS DE ALMEIDA | CONVER-SA COM RODRIGO AMADO E LÚCIA MARQUES INTITULADA “CLOSE, EVEN CLOSER” | “QUE RUMO PARA O PLANETA? CONTRIBUTO PARA UM DIÁLOGO II” COM JOÃO PRAIA | COMEMORAÇÃO DO DIA UNI-VERSAL DA CRIANÇA | COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES | CO-MEMORAÇÃO DO DIA DOS DIREITOS HUMANOS COM LUÍSA NETO

Page 37: Dossie Apresentação 2012

| CONVERSA COM GRAÇA PEREIRA COUTINHO E LEONOR NAZARÉ INTITULADA “HOUSE HUNTING & FINDING?”2008 COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO T - “14 ANOS DE INCLUSÃO PELA ARTE” COM JORGE OLIVEIRA2008 PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE, ATRIBUÍDO PELA CONFRARIA DAS TRIPAS À MODA DO PORTO2008 ACTIVIDADES DO CLUBE UNESCO ESPAÇO T: CONVERSA COM MARGARIDA MARQUES – “CICLO DA ÁGUA” – CICLO CONVERSAS SOLTAS | CONVERSA COM EUGÉNIO MONTEIRO – “CIDADANIA EUROPEIA” – CICLO CONVERSAS SOLTAS | CONVERSA “OS ANÕES NÃO CHEGAM AO MULTIBANCO”, NO AUDITÓRIO DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS – CICLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE? | CONVERSA COM COLECTIVO AFRONTAMENTOS – CICLO QUASE CONVERSAS | “OS SURDOS NÃO OUVEM CONCERTOS”, NA CASA DA MÚSICA – CI-CLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE? | “HISTÓRIA DAS CIDADES E UR-BANISMO” COM JORGE CARVALHO – CICLO CONVERSAS SOLTAS | CONVERSA COM CRISTINA ATAÍDE – CICLO QUASE CONVERSAS | “A PAISAGEM NO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO” COM JOSÉ CAN-GUEIRO - CICLO CONVERSAS SOLTAS | “OS CEGOS NÃO PODEM VER ARTE” NO MUSEU SOARES DOS REIS – CICLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE? | CONVERSA COM MÓNICA DE MIRANDA – CICLO QUASE CONVERSAS | “O BELO” COM FÁTIMA LAMBERT – CICLO CONVER-SAS SOLTAS | “AS PROSTITUTAS EXISTEM PORQUE OS OUTROS GOSTAM” NO HOTEL EUROSTAR DAS ARTES – CICLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE? | “MIGUEL TORGA” COM ANABELA OLIVEIRA – CI-CLO CONVERSAS SOLTAS | CONVERSA COM NUNO SOUSA VIEIRA – CICLO QUASE CONVERSAS | “OS TOXICODEPENDENTES NÃO SÃO CONFIÁVEIS” NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT – CICLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE? | “A LITERATURA NO CINEMA PORTUGUÊS” COM ANABELA OLIVEIRA | CONVERSA COM DANIEL MELIM – CICLO QUASE CONVERSAS | “UM MUNDO PERFEITO” NA SEDE DO ESPAÇO T - CICLO AFINAL QUE MUNDO É ESTE?2008 “HOMEM T – UM PROJECTO DE FELICIDADE” – EXPOSIÇÃO DE ARTE PUBLICA, AVENIDA DOS ALIADOS, PORTO2008 LANÇAMENTO CATALOGO DA EXPOSIÇÃO “HOMEM T – UM PROJECTO DE FELICIDADE” – HOTEL INFANTE SAGRES2008 INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA FILIAL DA TRO-FA E GALERIA ITINERANTE

2008 6ª CONGRESSO INTERNACIONAL ESPAÇO T: “O DESEJO” - SE-MINÁRIO DE VILAR2008 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 15 INTITULADA “O DESEJO”2008 JANTAR DE GALA “15 ANOS ESPAÇO T”, HOTEL INFANTE SA-GRES2008 EXPOSIÇÕES NA QUASE GALERIA DE ANTÓNIO REGO | COLEC-TIVO AFRONTAMENTOS | CRISTINA ATAÍDE | MÓNICA DE MIRANDA | NUNO DE SOUSA VIEIRA | DANIEL MELIM2008 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ESPAÇO T DE MARGARIDA ANTÓNIO | RITA FERNANDES | MARTA GONÇALVES | COLECTIVA DE ALUNOS | SVETLANA TOMNIKOVA2008 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ITINERANTE DE JOÃO PEREIRA | JOA-NA FOLHADELA | MÁRIO AMBRÓZIO | EDGAR VIEIRA | COLECTIVA DE ALUNOS | PAULO PACHECO2008 ABERTURA DO GIP – GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL2010 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 16 INTITULADA “MAIS IGUALDADE”2010 REVISTA ESPAÇO CON(TACTO) N.º 17 INTITULADA “SER TOTAL”2010 EXPOSIÇÕES NA QUASE GALERIA DE ANA TELHADO | PEDRO KALIAMBAI | RUI HORTA PEREIRA | TATIANA MACEDO, RACHEL KOR-MAN E HELENA MARTINS-COSTA | ATELIÊ FIDALGA | LUÍS NOBRE | ALMUDENA FERNANDEZ2010 ACTIVIDADES DO CLUBE UNESCO ESPAÇO T: CICLO DE CON-VERSAS AFINAL QUE MUNDO É ESTE: AINDA BEM QUE EXISTEM OFFSHORES | NUM CASAMENTO GAY HÁ SEMPRE UMA MULHER | NAS REDES SOCIAIS NUNCA ESTAMOS SOZINHOS |OS ENLATADOS ACABAM COM A POBREZA | A FELICIDADE É O ÓPIO DO POVO | UM MUNDO QUASE PERFEITO2010 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ESPAÇO T DE DENIS NECRASOV | DE-NIS SOUSA | JOÃO P. GOMES | Mª JOSÉ BASTOS | ROSA PAÍS | SÓNIA COUTO | COLECTIVA DE ALUNOS2010 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ITINERANTE DE PAULO SEARA | CAR-LOS PÉ-LEVE | PATRÍCIA SÁ CARNEIRO | COLECTIVA DE ALUNOS | NUNO FERREIRA 2010 CORPO EVENTO XII CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – PEQUENO AUDITÓRIO2010 PROJECTO + IGUALDADE – CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO NO AMBITO DA IGUALDADE DO GENERO E PREVENÇÃO DA VIOLÊN-

Page 38: Dossie Apresentação 2012

CIA DOMÉSTICA EM TODAS AS CAPITAIS DE DISTRITO2010 PROJECTO SER TOTAL NO AMBITO DO ANO EUROPEU DO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL2010 LANÇAMENTO DO ROTEIRO PARA POBRES E NÃO SÓ2010 LANÇAMENTO DO LIVRO 15 ANOS A TRANSFORMAR HOMENS EM PRINCIPES2010 ÁRVORE DE NATAL ESPAÇO T NA AVENIDA DOS ALIADOS – PORTO – 1000 HOMENS T2011 “HOMEM T – UM PROJECTO DE FELICIDADE” – EXPOSIÇÃO DE ARTE PUBLICA, ST. AVERTIN, FRANÇA2011 EXPOSIÇÕES NA QUASE GALERIA DE ANA PÉREZ-QUIROGA | JOSÉ BECHARA | RITA CASTRO NEVES | RODRIGO OLIVEIRA | ALEJAN-DRO SOMASCHINI | COLECTIVA HOMENAGEM A PAULO REIS2011 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ESPAÇO T DE JOANA VALENTE | CO-LECTIVO PENTÁGONO | COLECTIVA ANUAL DE ALUNOS | ALVARO FERNANDES | COLECTIVA APPDA – NORTE2011 EXPOSIÇÕES NA GALERIA ITINERANTE DE RAQUEL COSTA | AR-NALDO MACEDO | ANA ARAUJO SILVA | ANUAL DE ALUNOS2011 CORPO EVENTO XIII CICLO DE ESPECTÁCULOS EM TEATRO E DANÇA – RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – PEQUENO AUDITÓRIO2011 ÁRVORE DE NATAL ESPAÇO T “ONDE O HOMEM ENCONTRA O HOMEM” NA AVENIDA DOS ALIADOS – PORTO2011 CICLO DE CINEMA EM SAÚDE MENTAL - AUDITÓRIO DA BIBLIO-TECA ALMEIDA GARRETT2011 LEILÃO ESPAÇO T – AINDA HÁ MUITO A SONHAR, AJUDE-NOS A CONCRETIZAR2011 LEILÃO ESPAÇO T – A ARTE CONTRA A CRISE2011 CRIAÇÃO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ASSOCIAÇÕES CEN-TROS E CLUBES UNESCO2011 EXPOSIÇÃO ARTABOOS NO PALACETE PINTO LEITE2011 CLUBE UNESCO ESPAÇO T PRESIDE À FEDERAÇÃO PORTUGUE-SA DE ASSOCIAÇÕES CENTROS E CLUBES UNESCO2011 ACTIVIDADES DO CLUBE UNESCO ESPAÇO T: CONVERSA COM MARIO CLAUDIO | CONVERSA COM RICHARD ZIMLER | CONVERSA COM ANA LUISA AMARAL | CONVERSA COM RODRIGO OLIVEIRA| JORNADAS DO PATRIMÓNIO2011 PROJECTO + SAÚDE NO AMBITO DA PREVENÇÃO DA OBESIDA-DE E SAUDE ORAL

Page 39: Dossie Apresentação 2012

Parceiros / Apoios

- Metro do Porto, S.A- Lidergraf, SA- Ivity brand Corp.- Intercontinental – Porto Palácio das Cardosas- António Marinho, Lda.- M. Sousa Ribeiro - Material de Belas Artes Lda.- Hotel Infante Sagres- CISION- Cetilg- Tecnilíngua- Protokol- Porto Palácio Hotel- CP, Comboios de Portugal, E.P.E.- Filipe Serrão Leiloeiros- Comunicarte- ServicePack- Unicer - Bebidas, SA- Q’riaideias- Flymedia Audiovisuais, Lda- Reclamos Nascimentos- Laskasas Interiores- Bottom Line-Ativism- Caixa Geral de Depósitos- Alicantina- RTP- SIC- Rádio Nova- Jornal de Noticias

Organismos Estatais- Centro Regional da Segurança Social- Instituto de Emprego e Formação Profissional- Direcção Geral de Formação Vocacional- Autoridade Nacional para a Qualificação- Comissão para a Igualdade e Qualidade- Instituto para a Reabilitação, IP- Rivoli Teatro municipal, Porto- Porto Lazer, EM- Câmara Municipal do Porto- Câmara Municipal da Trofa- Junta da Freguesia da Sé- Instituto Português da Juventude- Delegação Regional da Cultura – Norte- Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo

Fundações / Ordens- Fundação JB Fernandes Memorial Trust - Fundação da Juventude- Fundação Calouste Gulbenkian- Fundação de Serralves- Fundação Belmiro de Azevedo- Fundação Axa Corações em Acção- Ordem dos Médicos- Fundação Portugal Telecom

Empresas- Grupo RAR- Videocontacto- Pedras e Pêssegos- Tintas Cin

Page 40: Dossie Apresentação 2012

Espaço TAssociação para Apoio à Integração Social e Comunitáriawww.espacot.pt

SedeRua do Vilar, n.º 54 | 54A4050-625 Portot | [+351] 22 608 19 19|20|21 f | [+351] 22 543 10 41 [email protected]

Linha Urgência 707 201 076

Formação e Projectos / CNO Espaço tRua do Sol, n.º 14, 2º andar4000-527 Porto t | [+351] 223 403 712/14 223 403 812/13/14 f | [+351] 223 403 713 [email protected] [email protected]

Delegação da Trofa Rua Infante D. Henrique, 246 /2484785-353 Trofa t | [+351] 252 416 336 f | [+351] 252 416 337espaç[email protected]