domingo, 19 de marÇo de 2017 ano 51 ediÇÃo nº 12...

24
VIVER LAGOINHA Diaconato Lagoinha: servir por algo maior. PÁGINAS 14 E 15 PAÍS DA SEMANA Israel: interceda pela paz e unidade es- piritual. PÁGINA 17 AGENDA Domingo, às 8h30, tem escola domi- nical no Templo. PÁGINA 21 DOMINGO, 19 DE MARÇO DE 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 12 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

Upload: trinhtruc

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIVER LAGOINHADiaconato Lagoinha: servir por algo maior. PÁGINAS 14 E 15

PAÍS DA SEMANAIsrael: interceda pela paz e unidade es-piritual. PÁGINA 17

AGENDADomingo, às 8h30, tem escola domi-nical no Templo. PÁGINA 21

DOMINGO, 19 DE MARÇO DE 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 12 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

INSTAGRAMwww.instagram.com/igrejabatistadalagoinha

SIGA @lagoinha_com

FACEBOOKwww.facebook.com/igrejalagoinha

YOUTUBEwww.youtube.com/user/IBL10100 PAÍSES QUE

ACOMPANHARAM OS CULTOS DA ÚLTIMA SEMANA

Brasil, Estados Unidos, Portugal, Japão, França, Itália, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Angola, Cabo Verde, Holanda, Irlanda, Austrália, Espa-nha, Argentina, Canadá, Chile, Paraguai, Uru-guai, México, Panamá, Bélgica, Moçambique, Noruega e Coreia do Sul.

ASSUNTO MAIS COMENTADO NAS REDES SOCIAIS DA LAGOINHA: ORDENAÇÃO DO PR. MÁRCIO VALADÃO NOS 60 ANOS DE HISTÓRIA DA NOSSA IGREJA

https://www.facebook.com/IgrejaLagoinha/posts/1324471160947749

DESTAQUE DA SEMANA: AGORA LAGOINHA TEM UMA LIVE NO FACEBOOKToda sexta-feira, às 17h, a nossa igreja realiza, no Facebook e no Instagram, uma transmissão ao vivo discutindo um tema relevante para o Reino. Já foram discutidos os temas “Carnaval”, “A Mulher no Século 21”, “Segurança Pública x Segurança Divina” e “Voluntariado”. Mais de 30 mil pessoas já foram alcançadas por este projeto, que está apenas no começo!

319 de março de 2017

ÍNDICE

ESTUDO DE CÉLULAMelquisedeque é um dos per-sonagens mais enigmáticos da Bíblia, traz consigo mais de uma definição pelos biblistas. Entenda quem era esse personagem e seja edificado.

VIGÍLIA Às sextas-feiras. Hora: das 23:30 às 6 horasLocal: Tabernáculo (Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão - BH)Informações: (31) 98458-9025 (Pr. Joaquim) 3429-9450; e-mail: [email protected]

ARTIGOO sangue de Jesus é a nossa pro-teção. Devemos evitar o pecado a todo custo, mas se ele acontecer, a solução está no arrependimen-to e na confissão (1João 1.7,9; 2.1).

11

4

19

FÉO que existe entre você e Deus jamais se acabará, jamais será corroído. Entre você e Deus há uma aliança real, um vínculo, uma ligação que jamais será quebrada.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

EDITORIAL

Nesta edição temos o enorme prazer de apresentar duas pre-

ciosas oportunidades: a primeira é a nova fase do projeto SUPER

JUNTOS, você está desafiado a abençoar e ser abençoado. A outra

é o dia do voluntário na nossa igreja. Nesta segunda-feira (20),

teremos o privilégio de compreender o que é e como é servir na

Lagoinha. Boa leitura!

4 19 de março de 2017

REVISTA ATOS HOJERua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão . CEP 31110-440 | Belo Horizonte - MG

SIGA @lagoinha_com

FACEBOOKwww.facebook.com/igrejalagoinha

INSTAGRAMwww.instagram.com/igrejabatistadalagoinha

YOUTUBEwww.youtube.com/user/IBL10100

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

A Revista ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPRESIDENTE: Pr. Márcio ValadãoDIRETOR DE COMUNICAÇÃO:Pr. Richarde GuerraJORNALISTA:Priscilla Vieira PRODUTORA EDITORIAL:Renata GioriPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO:Junio AmaroREVISORA:Adriana SantosCOLABORADORES:Thales Violante, Raphael Lacerda, Pra. Ângela Valadão, Operation World, Pr. Emerson Caetano, Francys Thaylla Marques Gomes, Pr. André Valadão, Ultimato, Raquel Carsi, Enoque Caló, Pr. Anísio Renato de Andrade.IMPRESSÃO:

www.promoartes.com.br(31) 3486-2696TIRAGEM: 21.000 exemplaresCONTATO COM A REDAÇÃO:[email protected] COMERCIAL:Sabrina Marra (31) 98793-9922

EXPEDIENTE

A realidade do evangelho é, sem dúvi-da alguma, uma história de amor, supera-ção, na qual Deus nos mostra que Ele é o Deus da segunda, terceira, quarta, quinta chances. E essa constatação se dá em to-das as manhãs, nas quais as misericórdias dele se renovam sobre as nossas vidas.

Refletindo acerca do curso da nossa vida, podemos concluir que todos nós já nascemos morrendo. Um paradoxo. Ver-dade. O cronômetro de toda pessoa quan-do nasce passa a contar regressivamen-te. É um fato na nossa vida, mas mesmo dentro dessa realidade, Deus mostra que, mesmo no ventre materno, Ele tem um plano preparado para cada um de nós, conforme o salmista Davi declarou: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos to-dos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ha-via ainda” (Salmos 139.16).

É verdade que durante essa caminha-da terrena que fazemos, com tantos afa-zeres e responsabilidades, pode acontecer que a tecla off seja acionada, fazendo com que nos esqueçamos de quem verdadeira-mente somos, da nossa realidade. Você é bem mais do que um rosto bonito refleti-do no espelho. Bem mais do que essa pes-soa com a qual convive desde a infância, quando então passou a entender melhor quem era e se conhecer. Da infância à adolescência e à fase adulta, foram feitas muitas descobertas e uma delas é a que mais assusta algumas pessoas, a da mor-te, de que o coração um dia vai parar de bater. Mas quando conhecemos Jesus, a grande e mais preciosa descoberta é a de que com Ele não há morte, mas vida, e vida eterna. O corpo que você pode ver e tocar acaba, entretanto, o que existe entre você e Deus vai além do que se deteriora. O que existe entre você e Deus jamais se acabará, jamais será corroído. Entre você e Deus há uma aliança real, um vínculo, uma ligação que jamais será quebrada, pois Ele declarou para si mesmo que não desiste de você, e isso implica em cuida-dos.

O Senhor declarou para si mesmo que cuidará de você enquanto viver. Que es-

ALIANÇA ETERNA

Pr. André Valadão

tará com os olhos abertos sobre você em todo o tempo. Essas declarações são pro-messas de Deus, as quais Ele cumpre e cumprirá, pois é sempre fiel. Deus decre-tou, fez um pacto, um laço, uma aliança conosco por meio de cada uma dessas de-clarações. Tudo isso é muito sério e valo-roso; logo, a nossa vida cristã não pode ser firmada em cima de uma emoção – cho-rar, rir, sentir arrepios –, mas em cima da Verdade, da Palavra de Deus. Se fizermos uma relação acerca das diferenças entre o evangelho de Cristo e as outras religiões, veremos que ele não está “preocupado” com momentos ou em apresentar um bom desempenho. O evangelho consiste numa vida inteira. E aquele que já enten-deu isso percebe que esse viver é cercado por uma “redoma”, uma aliança, como o anel que o marido e a esposa carregam no dedo desde o momento em que se casam.

Ele é o símbolo da união, e mesmo que não esteja fisicamente no dedo por alguma circunstância, o compromisso feito um dia diante de Deus e dos homens não é desfeito pela ausência dele. Assim é a aliança com o Senhor, não temos o anel, mas temos muito mais, a Palavra do próprio Deus. Temos um pacto com Ele, o qual não será quebrado e muito menos desfeito. No capítulo 15, versículo 1 do livro de Gênesis, encontramos o registro da aliança que o Senhor fez com Abrão e que se estendeu a nós, leia com atenção: “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.” Deus disse a Abrão que Ele seria a proteção dele, como se fosse um arco, uma bolha.

519 de março de 2017

Querido leitor(a), no evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. To-mais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Você pode estar cansado, sobrecarregado por conta de conflitos, desemprego, problemas no casamento ou qualquer outro relaciona-mento, e, por conta disso, buscando alí-vio na bebida, nas drogas, no WhatsApp e Facebook, ou em tantas outras coisas, mas afirmo, somente Jesus pode trazer o alívio, porque tudo isso que te oprime e pesa, Ele levou sobre si na cruz do Cal-vário. Jesus olha com compaixão e com grande amor e orienta entregar sobre Ele todo o cansaço. Não importa como você esteja, porque não existe nada na sua vida que não seja importante para Deus e que Ele não possa abençoar, mu-dar e transformar, para que você possa realmente viver o sonho Dele, e, assim,

prosseguir muito bem ainda neste mês de março.

Jesus diz ainda: “Achareis descanso para vossas almas”, sabe esse descanso físico, que uma noite de sono refaz ou um dia na praia resolve? Não é dele que es-tou falando, mas de um cansaço na alma, que te acompanha, que está sempre so-bre você, esmagando-te. Isso, porque esse cansaço não é fruto do seu suor, mas é o cansaço da sua alma e apenas Jesus pode aliviar, só Ele pode te dar o perdão para você ficar livre de toda culpa, só Ele pode apagar os seus pecados.

Querida ovelha, não adianta você cor-rer de um lado para outro, ser bem-suce-dida financeiramente ou ter saúde física, porque se o seu espírito não estiver ligado ao Espírito de Deus, por meio de Jesus, não adianta, você não conseguirá viver plenamente com o cansaço espiritual.

O Senhor termina dizendo: “Porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve”. O jugo é quando dois animais andam juntos, bois e cavalos, e se coloca o jugo, ou seja, a canga, uma ligada à outra para fazer

PROFETIZANDO VIDA

JESUS ACOLHE AQUELE QUE ESTÁ SOBRECARREGADO

Pr. Márcio Valadã[email protected]

uma única tarefa. Desse modo, o jugo de Jesus é suave, porém alguns pensam que se forem cristãos de verdade perderão o prazer da vida, não terão mais colorido algum, além, de dizerem que é difícil se-guir os mandamentos da Bíblia, mas, pelo contrário, sua vida só será vida quando você estiver caminhando com Jesus, o res-to é apenas o resto, e quando você seguir os mandamentos é que ficará livre desse peso. Lembre-se que somente Jesus pode mudar isso a partir do momento em que você se voltar para Ele e se converter. Não é o fato de você conhecer Jesus no seu in-telecto, mas tê-lo em sua vida reinando, então, será isso que fará toda diferença.

Deus abençoe!

Foto

: Fac

eboo

k la

goin

ha c

entr

o

6 19 de março de 2017

■ DATA ■ HORA ■ LOCAL

19 de março(domingo)

13h e 15h Templo

17h Salão CEU

26 de março(domingo)

13h e 20:30 Templo

■ PARA RECEBER A CEIA DO SENHOR EM SUA CASA,

LIGUE PARA A PASTORA DILZA (31) 98793-1532.

Para se transferir para a nossa igreja: (31) 3429-

9450 / 98489-2535

Atualizar seus dados: (31) 3429-9490 / 3429-

9491 ou [email protected]

Para comunicar o nascimento de filho, casamento

ou falecimento de parente: (31) 3429-9400 / 98793-

2299

Casa Pastoral: (31) 3429-9400

Telefone da Paz: (31) 3429-9550

Central de Inscrições: (31) 3429-9453

Pastores de plantão: (31) 98402-7156 (Pastor)

(31) 98402-1676 (Pastora)

Visita aos enfermos: (31) 98577-0320.

■ CASAMENTOS

■ TELEFONES ÚTEIS

■ CEIA DO SENHOR

■ INTEGRAÇÃO

■ BATISMOS

Ademar Soares Brito, Adriene Paula Nogueira da Silva, Airton Cosme Siqueira, Alexandre do Espírito Santo, Aline Cassia-na Camilo Ferreira, Amanda Gomes Figuei-redo Ferreira, André Guimarães Linhares Araújo, André Luiz Revert Gonçalves, An-tônio Alves Ferreira, Aparecida Marques, Aurivan Mary Silva de Paula, Beatriz Maria da Conceição, Brenda Ludmila Marinho Lopes da Silva, Cássio Epifanio Cordeiro Machado, Célio dos Santos Reis, Cláudia Jacqueline Felipe, Cristiane Fernandes Tei-xeira Oliveira, Cristiane Lomeu Kviatkoski, Cristiane Teixeira de Oliveira, Deyse Lúcia Alves de Sousa, Dione Regis Maciel, Elias Coelho do Nascimento Júnior, Elisângela de Fátima Gonçalves Lopes, Elizabeth Gui-marães de O.N. Mariani, Ericles Peres da Silva, Esnita Mksiam Ferreira do Espírito Santo, Eufânia Gomes Ferreira, Everton da Silva Serafim, Fabiane Flávia Macieira, Fa-bio Jesus de Oliveira, Fabricia Rodrigues de Souza, Fernanda Ferraz Rodrigues, Filipe Daniel Pina Martins, Gabriel Salomo Mar-celino Vaz, Gelton Alves Ventura, Geralda Ângela Farias Serafim, Gilmar Jacques dos Santos, Gilson Vogel Silva, Greison Rodri-gues Tomas, Heloiza Helena das Dores Reis, Iana Pereira Clemente, Isabela Rayssa Marques Santana, Ivanildo Rodrigues Al-ves, Jaderson Ricardo Costa da Silva, Janine Matos Soares Rosa, Jenifer Tamires M. L. da Silva Nascimento, Jéssica Kênia de Souza, Jéssica Moreira da Silva, Jodelly Dias Pinto Martins, Jonatas Mares Costa, Josiane He-lena da Costa Fernandes, Juliete Lourenço de Jesus Lima, Júlio César Ganda Martins, Kelvyn Willias Ferreira Novais, Kenderson

Rezende de Freitas, Keziah Maciel Lopes, Kleber Ferreira da Silva, Larissa Stéfani de Souza Amaral, Leanderson Kviatkoski, Leonardo Marinho dos Santos, Lilia Apa-recida de Castro, Lucas Dias Nascimento, Lucinéia Barbosa Silva Revert, Luiz Alberto Silva Matis, Luiz Eustaquio Linhares Araú-jo, Luiz Henrique Nobi Mariani, Luiza Gui-marães Linhares Araújo, Manoel Leandro Silva de Oliveira, Mara Cristina Moreira Rosa, Marcelo Tadeu Braga, Marco Antô-nio Rosa Queiroz, Margarida Fonseca, Ma-ria de Lourdes Guimarães Araújo, Maria do Socorro Costa Marques, Maria Justinia-na Rodrigues, Maxwell Douglas de Souza Freitas, Maycon Henrique Brito da Silva, Michele Aparecida de Lima Cunha, Mirian Valverde Martins, Mônica Almeida de Sou-sa, Nathalia Martinelle Silva, Nilson Bene-dito do Santos, Nilza Maria Nogueira Silva, Paula Fernanda Brasil de Oliveira, Priscila Teodoro Soares Reis Silva, Raiane Camila Rodrigues Leão, Renata do Carmo Lopes, Rita Rodrigues de Sousa Alves, Romilson Lopes de Sousa, Sandro Faustino de Sousa, Sara Rita Mota Machado Cordeiro, Sérgio Lopes da Silva, Silvana Aparecida de Oli-veira Soares, Silvestre José da Silva, Simone Jaqueline da Silva, Tânia Mara Xavier de Araújo Siqueira, Vanderlaine Raimunda Martins da Silva, Vanessa Dalila Melo To-mas, Vanessa Matinelle Felix da Silva, Vanil-za Conceição Fonseca, Vera Horta Duarte Alvarenga, Vera Lúcia Silva Costa, Victória Teixeira Leal, Vinícius Lomeu Kviatkoski, Viviane Tomas Marques, Wiliton de Jesus Cunha, William Douglas da Silva e Yasmin Marques da Silva Valentim.

Carlos Alberto Salgado e Grazielle Santos Soares, 25 de março (sábado), 17h, Tabernáculo - Lagoinha.

Davi Belisário de Almeida Júnior e Larissa Caroline Lopes Ribeiro, 25 de março (sábado), 21h, Salão CEU - Lagoinha.

Bruno Abranches Vaz de Melo e Thais Stein Mundim, 25 de março (sábado), 16h, Sete Lagoas.

Adailsa Souza Santos da Rocha, Álvaro Eduardo Pires de Souza, Ana Clara Souza Du-tra, Ariano César Feitosa e Silva, Celeste Ainda de Souza Lima, Chacon Ricelle de Oliveira, Daina Aparecida Bitencourt, Danilva Lopes, Edenilcia do Rosário Silva, Fernando Wagner Leão, Karine Santos Oliveira, Leydiane de Oliveira Barreto, Lorenzo Isaia, Luciana Guima-rães Bahia Mascarenhas, Maria Clara Parreiras Moura, Marilene de Fátima Camilo, Marisa Terezinha de Souza, Matheus Bahia Vargas, Milagros Isaia, Paloma Isaia, Rebeca Pires Dutra, Regina Célia Lopes de Souza, Tatiane Viera Dutra Nunes e Vandeir Ferreira da Paz.

ALELUIA! Pela graça do Senhor hoje somos:

74.706 OVELHAS NA LAGOINHA

24 PESSOAS BATIZADAS

108PESSOAS INTEGRADAS

“Que alegria receber você em nossa igreja. Seja bem-vindo à família de Deus!” Se você deseja se batizar ou se integrar à nossa igreja, ligue para o pastor Leandro

Martins: (31) 98489-2535

NESTA SEMANA

719 de março de 2017

Em Lucas 5 os discípulos viveram uma experiência de abun-dância sobre medida na empresa de pesca deles. Antes, Cristo entra no barco de Pedro, literalmente, no espaço em que Pedro ganhava seu pão de cada dia.

Permitir a presença de Cristo em nossos negócios é muito bom, é experimentar uma segurança que se manifestará até mesmo nos momentos mais turbulentos, afinal, Cristo afirmou: “A minha paz vos dou, e não a dou baseada nos princípios de negócios deste mundo, mas está baseada e sustentada por minha palavra, por minha pessoa”.

Interessante que liberar o barco para Cristo era abrir mão de ir para casa descansar, afinal, tiveram uma noite exausta e sem nenhum sucesso. Depois de Pedro emprestar seu barco ele rece-be uma instrução: “Voltem a pescar e agora joguem a rede em águas mais profundas”. Pedro até poderia escolher não seguir a instrução, mas ratifica quando diz: Como és tu que está man-dando, sobre a sua ordem obedeceremos. Pronto e feito. Barco abarrotado de peixes chegando quase a sucumbir. A salvação dos barcos repletos de peixes estava no convite para os barcos vazios, a fim de que nestes pudessem dividir, compartilhar, re-partir a provisão que acabara de receber.

Percebe que se eles não tivessem compartilhado a porção que acabara de receber, todos teriam ido a pique. Porém, assim

como podemos morrer com os barcos cheios por ter dificulda-de em repartir com os barcos vazios, os donos dos barcos vazios também poderão morrer por falta de provisão. Como assim? Será que tem alguém com um barco vazio que rejeitaria um con-vite para receber uma provisão tão especial como esta? Afinal, o que levaria um exímio e experiente pescador não receber pei-xes? Um sentimento chamado orgulho não permite receber das mãos de outros as provisões que necessitamos.

Você já tentou oferecer ajuda a uma pessoa com necessida-de? Você tem certeza que ela precisa, porém, ao ser abordada responde: não preciso, estou bem. Está bem coisa alguma, você precisa da provisão, porém seu estado de espírito orgulhoso é o bloqueio para não receber as bênçãos que foram providenciadas por Deus por meio de alguns pescadores experientes. Por isso, o alerta serve para os dois grupos: pessoas com seus barcos cheios poderão morrer se não souberem compartilhar, assim como pes-soas com seus barcos vazios também poderão morrer por não permitirem ser ajudadas.

� Enoque Caló

Fale sobre esse tema com o pastor Célio Fernando – (31) 98477-0034 ou com Inês – 98469-1511.

Foto

s: F

aceb

ook

Lago

inha

cen

tro

PERIGO: BARCOS CHEIOS E BARCOS VAZIOS“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo tra-balhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes” (Lucas 5.5).

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

DÍZIMOS

8 19 de março de 2017

ORAÇÃO

No sermão do monte, quando Jesus trouxe luz às verda-des do Antigo Testamento, ampliando a sua compreensão, ali estava, diante dele, uma grande multidão. Homens e mu-lheres de várias camadas sociais, de diferentes níveis inte-lectuais, de diferentes faixas etárias, e ouviam os ensinos do Mestre.

E o Senhor dizia: “quando orares...” Jesus sabia que a ora-ção, principalmente na cultura do povo judeu, era um costu-me diário. Eles estavam acostumados a orar antes de comer, consagrando o alimento, e tinham orações prontas para algu-mas ocasiões dentro do Judaísmo. Por causa disso, Ele disse:

“quando orares...” Quem poderia orar? Somente os judeus? Somente os que faziam parte da linhagem de Israel? A quem Deus ouviria para responder sua oração?

Pelas Escrituras, podemos verificar facilmente que o nos-so Deus é um Deus de amor e que não faz acepção de pessoas. Ele ama a todos e deseja o bem para todos, conforme está es-crito: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.3-4). Deus quer que todos os homens o conheçam e tenham plena comunhão com Ele.

Foto

: Fac

eboo

k La

goin

ha

Foto

: Fac

eboo

k la

goin

ha

919 de março de 2017

Dia / 19 MT 18.18-35; NM 7; 8; EC 6

Dia / 20 MT 19.1-15; NM 9; 10; EC 7

Dia / 21 MT 19.16-30; NM 11; 12; EC 8

Dia / 22 MT 20.1-16; NM 13; 14; EC 9.1-12

Dia / 23 MT 20.17-34; NM 15; 16; EC 9.13; 10.20

Dia / 24 MT 21.1-27; NM 17; 18; EC 11.1-8

Dia / 25 MT 21.28-46; NM 19; 20; EC 11.9; 12.14

■ LEITURA DIÁRIA

DO

MIN

GO

■ Mateus 22.37“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.

SEG

UN

DA

■ 2 Coríntios 5.20 “De sorte que somos embaixadores em nome de Cris-to, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”.

TERÇ

A

■ Tiago 4.8“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Pu-rificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo do-bre, limpai o coração”.

QU

ART

A

■ Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

QU

INTA ■ Deuteronômio 30.19

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a mal-dição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência (...)”.

SEX

TA ■ Deuteronômio 30.20 “(...) amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.

Sáb

ad

o

■ Salmos 25.14“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

MEMORIZE UM VERSÍCULO POR DIA

■DEUS

Pra. ângela Valadão

Quando o rei de Nínive recebeu a notícia de que se-riam totalmente destruídos por causa de seus pecados, ordenou um jejum total para todos, até mesmo para os animais da cidade. E removeu suas vestes reais, colocan-do sobre o corpo pano de saco, e cinza sobre a cabeça, em atitude de arrependimento e quebrantamento diante da mensagem do profeta Jonas. Os ninivitas reconheceram a grandeza de Deus e sua bondade em avisá-los quanto ao castigo que viria sobre aquela geração se não houvesse arrependimento. Eles honraram o Deus de Israel e cre-ram na sua palavra. E Deus se inclinou para remover o castigo e abençoar aquele povo outrora tão perverso e arrogante. Deus ouviu um povo idólatra e que não me-recia perdão, porque Ele é bom e atenta para o coração humilde e contrito em sua presença.

Qualquer pessoa pode orar. Pode orar em qualquer lugar, em qualquer posição. Com os olhos abertos ou fe-chados. Ajoelhado, deitado, assentado, em pé, de mãos erguidas, de mãos postas, sozinho, em dupla, em grupo, na igreja, no monte, em casa, no carro, na escola, no trân-sito, no quarto, com as janelas abertas, no escuro, ao ama-nhecer, ao anoitecer, de madrugada, à meia noite. Todos podem orar. Deus quer ter comunhão com todos. É essa comunhão que limpa o coração, que purifica nosso inte-rior, que ilumina nossos olhos, que nos dá a direção, que nos alegra nos momentos mais difíceis, que nos dá a paz e a segurança mesmo que atravessemos o vale da sombra da morte.

Portanto, caro leitor, ore. Ao acordar. De manhã. Ao meio dia. De tarde. Quando o sol se põe. Quando a noite chega. Quando a escuridão reina. Ore em todo o tempo. Se o sono foi embora, ore. Se o sono chegou, ore. Se acor-dou com saúde, ore. Se acordou sentindo mal, ore. Se tem muita coisa para fazer no dia, ore. Se não tem nada para fazer, ore. Se estiver com vontade, ore. Se não estiver com vontade, ore também. Ore com fé, com gratidão, com sin-ceridade, com humildade, com o reconhecimento de que você está diante de Deus e que Ele nos ama e perdoa. Ele nos ensina, exorta, adverte e consola. Ore com entendi-mento. Ore como criança diante do Pai. A oração é para todos. A oração é para mim e você. Portanto, aproveite e ore agora mesmo!

Ligue para o pastor Marco Túlio e fale sobre esse assunto (31) 98402-1586.

10 19 de março de 2017

Referência bíblica: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14.18-20).

Exposição do texto: Melquisedeque é um dos personagens mais enigmáticos da Bíblia, traz consigo mais de uma definição pelos biblistas, é tema de muita discussão para sabermos quem era esse personagem. Uma das coisas mais fantásticas nesse tex-to, é que aprendemos que a Bíblia muitas vezes auto se explica, e nessa passagem podemos buscar ajuda do escritor de Hebreus para nos trazer mais detalhes em sua passagem de Hebreus 7.1-3. Vejamos algumas informações importantes: Melquisedeque não é um nome e sim uma sigla, em que temos dois nomes no hebraico, Melech que significa Rei, e “Tsedek”, que quer dizer “justiça”. Ele era sacerdote do Deus altíssimo e rei de Salém, que quer dizer “paz”, não tinha genealogia nem princípio de dias, nem fim de existência e foi feito semelhante ao filho de Deus e permanece sacerdote eternamente. Trouxe pão e vinho, e se mostrou superior a Abraão, em que o mesmo lhe pagou o dízimo muito antes da lei ser recebida por Moisés.

Discussão:1) Afinal, quem era Melquisedeque?2) Como podemos usar essa passagem para defender nossa fé?

Objetivo: compreender que Jesus pode e é o Sumo Sacerdote (Hebreus 3.1), que fez expiação uma vez só por todos os pecados da humanidade, não sendo da linhagem de Arão, mas de uma classe superior de sacerdócio.

Contexto: os ensinamentos dessa passagem Gn 14.18-20 nos

Melquisedeque LIÇÃO 2 DO NOVO LIVRO DE CÉLULAS “ALEGREM-SE”!

ESTUDO DE CÉLULA

trazem as seguintes lições:

Lição 1: Melquisedeque é uma tipologia de Cristo e de seu sacerdócio eterno e universal. De acordo com fragmentos encon-trados na caverna 11 de Qumran (manuscritos do mar morto), Melquisedeque ocupava uma elevada posição no reino celestial na teologia de Qumran. Ele estava associado à libertação do juí-zo divino, com um dia da expiação, que estava ligado ao último jubileu, que remete as 70 semanas de Daniel (Dn 9.24-27). Vemos que Melquisedeque não foi uma invenção dos cristãos para dar suporte ao sacerdócio de Jesus e sim um relato de Moisés, a quem foi dado o serviço de anunciar Cristo (João 5.46).

Lição 2: vemos claramente que Melquisedeque era superior a Abraão, pois o mesmo lhe pagou dízimos e foi abençoado, quem abençoa é o superior e não o inferior. Vemos que Melquisedeque é de uma classe sacerdotal superior, e Davi mesmo disse no Salmo messiânico 110.4, que o messias seria de um sacerdócio superior segundo a ordem de Melquisedeque.

Lição 3: em 1 Pedro 3.15 é dito que devemos estar preparados para respondermos (apolagai no grego), defendermos nossa fé. E essa passagem junto ao Salmo 110.4 nos dá embasamento para dizermos em alta voz: Jesus Cristo é o messias e sacerdote de nossa salvação, que entrou no Santo dos Santos e fez expiação uma vez por todas (Hebreus 10.10), tirando toda culpa e acusação que nos eram impostas, um sacrifício perfeito, nos abrindo caminho direto ao Pai. Hoje, por meio do sangue sacrificial de Jesus, temos acesso direto a Deus, o véu se rasgou de cima a baixo (Mateus 27.51).

Conclusão: temos a certeza da veracidade e autoridade de Jesus como nosso grande salvador, temos Cristo cumprindo seu pa-pel de Sumo Sacerdote, mesmo sendo da tribo de Judá, pois ele é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, uma ordem supe-rior à de Arão, que descendia de Levi. E fez mais perfeito sacrifício, porque fez num santuário não construído por mãos humanas, mas um tabernáculo celestial.

Aplicação: vemos claramente uma questão em que o cristão pode ter dificuldades ao ser questionado sobre a sua fé. Isso exige estudo das Escrituras. Você deve se alimentar diariamente do ver-dadeiro alimento, que é a Bíblia. Dedique-se ao estudo das Escritu-ras, pois esta ação traz para você somente benefícios e te protege de heresias e doutrinas que podem desviá-lo da verdade. Não abra mão de estudar a sua Bíblia.

� Thales Violante

Para mais informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.

o novo livro de células “alegrem-se” JÁ ESTÁ À VENDA NA SEARA LIVRARIA. ADQUIRA JÁ O SEU!

1119 de março de 2017

QUER SABER ONDE TEM UMA CÉLULA PERTO DA SUA CASA?Ligue para a Casa de GC’S: (31) 3429-1350 / 99392-4204 / 98463-5250.

IMPACTO VIDA PARA ADOLESCENTESINSCRIÇÕES ABERTAS PARA O IMPACTO VIDA DESTINADO A ADOLESCENTES DE 13 A 17 ANOS. Data: de 31 de março a 2 de abril.Local: Pousada do Sossego, em Juatuba – MG.Faça a sua inscrição antecipadamente e não deixe para a últi-ma hora. Documentos necessários para a inscrição: cópia dos documentos (RG e CPF). As inscrições serão feitas na Central de Inscrições (Rua Ipê, 345 – São Cristóvão - esquina com Rua Araribá), de segunda sexta-feira, das 9 às 18h.

Informações com Ludmila (31) 98793-1078 / 3429-9453.

ESTUDO DE CÉLULA PARA ADOLESCENTES: RACISMO

A intolerância é um dos males que assombra nosso mundo há muito tempo, desde os tempos bíblicos até os dias de hoje. Porém, esse assunto tem sido discutido na atualidade, uma vez que em pleno século XXI, casos de discriminação racial tem crescido em todo o mundo. Como cristãos, precisamos saber o que o evangelho tem a dizer a respeito do racismo, para assim nos posicionarmos diante dessa questão. Vamos conversar sobre isso!

Se você não recebeu o material completo da lição de célula de adolescentes, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

LIÇÃO DE GC DE ADOLESCENTES

CFC - LAGOINHA SEDEMATURIDADE

RESPONSÁVEL DIA HORÁRIO LOCAL DATA DE INÍCIO

LEONARDO ESTRELLA SÁBADO 16H ESPAÇO EBENÉZER AINDA HÁ VAGAS

TREINAMENTO

RESPONSÁVEL DIA HORÁRIO LOCAL

RAFAEL DAMIÃO SÁBADO 16H ESPAÇO EBENÉZER AINDA HÁ VAGAS

RICARDO BADKE TERÇA 19:30H ESPAÇO EBENÉZER AINDA HÁ VAGAS

PRIMEIROS PASSOS / JORNADA DA ALIANÇA

RESPONSÁVEL DIA HORÁRIO LOCAL

REJANE APARECIDA SÁBADO 16 ÀS 17H ESPAÇO EBENÉZER AINDA HÁ VAGAS

Foto

: Ado

lesc

ente

s La

goin

ha

12 19 de março de 2017

VIVER LAGOINHA

Nossa igreja se im-porta com o que as famílias têm recebido de con-teúdo em suas casas, por meio dos canais de TV, Rádio e Inter-

net, por isso a Rede Super tem o papel de transmitir a mensagem de Cristo por meio de programas e notícias que inspiram a vida das pessoas. Quem é telespectador da Rede Super e acompanha os cultos pre-sencialmente ou até mesmo pela internet conhece e, provavelmente, já se cadastrou no Super Juntos.

O Super Juntos é um projeto que acre-dita na transformação da sociedade a par-tir da difusão de conteúdos que envolve a prática dos princípios cristãos. É basi-camente um canal de doações, em que o contribuinte tem um benefício próprio e contribui para que muitas famílias sejam

abençoadas. O projeto acabou de passar por uma grande reestruturação, para que os filiados sejam atendidos da melhor for-ma. Monaliza Cordeiro e Ana Paula Go-mes estão agora à frente do Super Juntos e comentam sobre as principais novidades: “Queremos proporcionar comodidade e benefícios às pessoas, para que façam as doações de forma segura, estruturada, contando com muita tecnologia e um ex-celente atendimento. Pensaremos o tem-po todo nos filiados, nas melhorias e nas ações de expansão. Vamos executar as tarefas com alta qualidade, valorizando o filiado, pois um depende do outro para que o planejamento seja um sucesso e os objetivos sejam alcançados”.

A essência do projeto, fundamentada em transformar vidas, foi mantida, po-rém, aperfeiçoada com a implantação do modelo de gestão profissional, a fim de fazer com que todos acreditem e se sin-tam responsáveis pela causa de ajudar o

NOVO SUPER JUNTOS, PENSAR

DIFERENTE, FAZER DIFERENTEProjeto é reestruturado e ganha força para alcançar transformação na sociedade de acordo com princípios e valores estabelecidos por Deus

Foto

s: J

unio

Am

aro

1319 de março de 2017

VIVER LAGOINHA

próximo. O novo Super Juntos agora tem a mesma estrutura de grandes projetos de filiação do Brasil e do exterior. Desenvol-vido e formulado para o nosso segmento, será possível oferecer um portal de servi-ços, informações, estrutura física, atendi-mento online e muito mais. O objetivo é se tornar o maior projeto estruturado no mundo, engajado na transformação da sociedade, alcançando milhares de filia-dos no Brasil e no exterior, executando missões para ajudar pessoas e oferecendo boa estrutura de atendimento, seja virtual ou física.

Outra grande novidade é que os filia-dos terão excelentes benefícios. Além de contribuir para o fortalecimento do proje-to, o filiado terá uma rede exclusiva com mais de 1.500 lojas parceiras, oferecendo até 55% de desconto. Os filiados poderão receber 30% de desconto na conta dos melhores restaurantes; conquistar pontos Super na adesão ao projeto por meio da contribuição, por indicação de um amigo e no mês de aniversário, de acordo com o programa de recompensas; e trocar pon-tos por passagens aéreas, prêmios, crédito em combustível, experiências exclusivas e muito mais. A equipe responsável pelo Super Juntos já planeja ações em todo Bra-

sil e no exterior em busca de cadastros, missões e divulgação: “Juntos vamos ser a maior família unida em prol do próximo e ainda teremos benefícios exclusivos”, ressalta Monaliza.

O site do novo Super Juntos entrou no ar no último dia 7 e já ganha novas ade-sões. Todos que já são doadores precisam realizar o cadastro no site para continuar doando e poder usar os benefícios que o projeto proporciona, além de receber a carteirinha de filiação. Ao fazer o cadas-tro o doador terá acesso exclusivo ao site, poderá acompanhar suas doações, emitir boletos, pagar no cartão, acompanhar no-tícias, tudo via portal, com muitos bene-fícios, comodidade e transparência. Para se tornar um filiado basta acessar o site www.superjuntos.com.br seguindo os passos: 1 – clicar em “quero participar”; 2 – realizar o cadastro; 3 – escolher uma das opções de filiação; e 4 – efetuar a oferta.

Se preferir, você pode comparecer à central de relacionamento, que funciona no prédio da Comunicação da Lagoinha, à Rua Manoel Macedo, 406, e fazer o ca-dastro pessoalmente. Após o pagamento das despesas de funcionamento e ope-ração do projeto, os recursos levantados serão utilizados para investir na melhoria

da Rede Super, para transmitir com mais qualidade a Palavra do Senhor e nas ações para transformar vidas em todo Brasil e exterior. O espaço físico no prédio da Comunicação Lagoinha funcionará para atendimento express: tirar dúvidas, fazer as doações, emitir carteiras, atendimento a empresas que desejam ser parceiras, ouvir sugestões, setor de atendimento online via Facebook, e-mail e WhatsApp. “Pretendemos fazer um grande canal de atendimento online e proporcionar mais comodidade ao filiado, sem precisar sair de casa e do trabalho, recebendo toda assistência onde estiverem”, comentam Monaliza e Ana Paula, que finalizam com um convite: “Faça parte da família Super Juntos, filie-se, contribua e tenha benefí-cios exclusivos, sua ajuda fortalece nossa missão!”.

Mais informações ou dúvidas, envie mensagem para [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 97145-4139, ou ligue para 3324-0820. Atendi-mento de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

� Renata Giori

Foto

s: J

unio

Am

aro

14 19 de março de 2017

VIVER LAGOINHA

SERVIR POR ALGO MAIOR

Foto

s: T

hale

s Vi

olan

te e

Arq

uivo

Min

isté

rio

Em nossa igreja sempre que chegamos em algum culto, vemos muitos diáconos e dia-conisas prontos para nos ser-vir com um sorriso no rosto.

Eles fazem parte do Diaconato Lagoinha, ministério de serviço e apoio. O diácono é alguém que se coloca à disposição da igre-ja como servo desta, para servi-la, e que também presta serviços diretos a minis-térios de Deus em favor dos homens. Ob-servamos na vida de Jesus, “ministro da circuncisão” (Romanos 15.8), na de Paulo e Apolo, “servos e ministros da Palavra” (1 Coríntios 3.5), e na de Paulo e Timóteo, “servos e ministros da Palavra” (Filipen-ses 1.1), exemplos de servos de Deus que exerceram o diaconato com zelo e amor.

São os diáconos que, com disposição em servir, chegam à igreja bem antes do culto começar, recepcionam os irmãos, informam sobre as reuniões, cultos e ho-rários, acomodam a todos que chegam para as reuniões, servem água, oferecem a revista Atos Hoje, o envelope para dízi-mos e ofertas e papel para pedido de ora-ção. Além disso, os diáconos auxiliam os pastores durante o culto, contribuindo na distribuição de folhetos informativos, pe-didos de oração, coleta de dízimos e ofer-tas, socorro aos enfermos ou acidentados,

dentre outras várias atividades. Na Lagoi-nha temos 1.000 diáconos, sendo que 500 servem na sede e os outros nas Lagoinhas Bairro. Existe até uma equipe de diáconos para separar o Atos Hoje, que chega na sede aos sábados, às 17:30, divide as revis-tas que vão para cada Lagoinha Bairro e ainda serve no culto da Juventude à noite. Há também outra equipe de diáconos que prepara a Ceia do Senhor servida nos cul-tos. No primeiro domingo do mês, ela che-ga à sede às 5h e no segundo domingo, às 6h. Os diáconos cortam os pães, enchem os cálices com o suco de uva, distribuem o material nas bandejas e depois o reco-lhem, limpam e guardam. São várias equi-pes, que a cada semana são escaladas para atender às reuniões. A divisão da quanti-dade de diáconos por culto é estabelecida pela demanda, e em todos os cultos em nossa igreja têm diáconos. O Diaconato Lagoinha tem a preocupação em cuidar dos diáconos. Além de servir, eles são acompanhados por meio das células de diáconos às quartas, quintas e sextas-fei-ras, que acontecem na Casa do Diaconato. Existem várias células que funcionam na residência de alguns diáconos. O minis-tério oferece também plantões pastorais durante a semana, para aqueles diáconos que necessitam de aconselhamentos e

Da esquerda para a direita: Lucas Picote e o Pr. Leonardo Arcoverde e ao centro Camila Noah

1519 de março de 2017

VIVER LAGOINHA

Foto

s: T

hale

s Vi

olan

te e

Arq

uivo

Min

isté

rio

atendimentos. O Diaconato realiza várias outras atividades, como, por exemplo: presta atendimento a respeito de aposen-tadoria e pensões aos membros da igreja por meio do diácono Antônio Jorge; en-contro geral administrativo com Palavra, louvor e oração para assuntos internos e palestra para os diáconos em meses alter-nados, para que possam ser ministrados. Além disso, o Diaconato leva a Ceia aos lares e realiza visitas a hospitais quando há uma solicitação, e está desenvolvendo o projeto denominado “Mais Gente – Uma casa em movimento”, composto por sete departamentos: administrativo (que cui-da da área administrativa, como cadas-tros e controle de presença dos diáconos), zeladoria (preza pelo zelo do diácono rea-lizando ligações para os diáconos aniver-sariantes, visita e culto nos lares; oração e intercessão; discipulado; ensino, comuni-cação e eventos. Todos os departamentos são compostos por diáconos e diaconisas, sendo que cada área tem um líder.

Muitas pessoas amam servir a Deus e também aos irmãos, como é o caso da irmã Helena de Sena, 61 anos, membro da nossa igreja há 24 e diaconisa há 18, que tem muita alegria em servir na Lagoi-nha. Há 38 anos é casada com o diácono Amílcar, líder da equipe de diáconos aos domingos, às 18 horas. O dois servem jun-tos e são pais de Daniel, 34, e Débora, 30. Em 2012, Helena realizou uma cirurgia cardíaca e posteriormente sofreu um aci-dente vascular cerebral (AVC) isquêmico, o que afetou o cerebelo e a parte frontal do rosto, impedindo-a de abrir os olhos e sem equilíbrio para se movimentar. Mes-mo utilizando uma cadeira de rodas para se locomover, dona Helena não perde a alegria de servir: “Sou muito feliz em ser diaconisa e fazer parte dessa família. Aqui tenho amigos desde que me converti. Te-mos uma célula em nossa casa desde 1994 e grandes amigos na igreja. Somos gratos

a Deus e ao nosso pastor Márcio, que nos acolheu e cuida de nós até hoje”, conta a irmã Helena. O Diaconato Lagoinha está sob a responsabilidade do pastor Leonar-do Arcoverde, que conta com o auxílio do obreiro e gestor Lucas Picote e de Camila Noah, obreira e responsável pelo planeja-mento do ministério. O Diaconato conta também com a presença de três outros pastores e também diáconos: Valdir Ave-lar, Wagner Dias e Theodomar Brito. O Diaconato é responsável pelos “Achados e perdidos” da nossa igreja. Se você per-deu alguma coisa em nossa igreja e deseja verificar se alguém entregou para um di-ácono, basta comparecer à sala dos diáco-nos, anexa ao Templo, durante o horário dos cultos e verificar se seu pertence está lá, pois os objetos não procurados dentro de um mês são doados. “O diácono é peça fundamental na igreja. Estamos com ins-crições abertas para a Escola de Diáconos, para aquele que deseja se tornar diácono, tanto na sede quanto nas Lagoinhas Bair-ro, com aulas aos sábados, às 14 horas, no Salão Esperança. Você que é membro da Lagoinha há mais de um ano, frequenta uma célula, está regularizado matrimo-nialmente, tem carta de autorização do líder da célula e já participou do Encon-tro com Deus, nossas portas estão abertas para você. Será uma grande alegria rece-bê-lo para juntos trabalharmos na edifi-cação do reino de Deus”, afirma o pastor Leonardo Arcoverde.

O Diaconato Lagoinha está localiza-do à Rua Ipê, 314 – São Cristóvão – BH, das 13 às 21 horas. Mais informações: Pr. Leonardo Arcoverde (31) 98793-2050 / Lucas Picote 98878-0249 / Casa da Diaco-nia 3309-3220.

� Priscilla Vieira

Irmã Helena de Sena

Diácono separando a Revista Atos Hoje

Preparação da Ceia do Senhor

16 19 de março de 2017

1719 de março de 2017

População: 8,3 milhões. Capital Jerusalém: (809,112) mas não é reconhecida internacionalmente Cristãos: 149.000. Cristãos evangélicos: 31.000 Maior religião: Judaica Religião que mais cresce: sem religião

A autoridade Palestina, embora sob a administração de Israel, é tratada separa-damente. A sociedade israelense perma-nece profundamente dividida em ques-tões como o processo de paz, as soluções para o problema palestino, o futuro dos assentamentos judaicos nos territórios disputados e o futuro de Jerusalém e das colinas de Golã.

O interesse pelo evangelho aumen-tou dentro de Israel, especialmente entre judeus, e de maneira significativa nos úl-timos anos. Pelo menos 12.000 judeus re-conhecem Jesus como seu Messias. Judeus messiânicos são agora parte inegável da sociedade israelense, mas o crescimento também traz perseguição. O retorno de judeus a Israel foi um período significa-tivo na história judaica; muitos o veem como cumprimento de profecia.

A igreja cristã em Israel é fragmen-tada. Cerca de 80% são árabes, 8% são judeus e 12%, estrangeiros. Eles adoram em mais de 120 comunidades de fala he-braica, assim como em congregações em russo, amárico (Etiópia) e vários idiomas europeus. Existem 5 grupos católicos, 9 ortodoxos mais de 20 denominações pro-testantes/independentes (e mais de 100 agências missionárias), todos coexistindo dentro de Israel.

Os dois lados do conflito árabe-isra-elense clamam pela terra, e todos os esfor-

ISRAEL

ços humanos para resolver esse conflito já falharam. O crescimento da população palestina, a força do Hezbollah, as amea-ças da Al-Qaeda e os comentários agressi-vos do Irã apontam todos para um poten-cial problema futuro. Ao mesmo tempo, uma mudança silenciosa nas relações en-tre judeus messiânicos e árabes cristãos também cresce dentro da Terra Santa. Por meio de várias iniciativas, esses dois gru-pos buscam um caminho para a reconci-liação e a amizade. Eles dão exemplo para o restante da região, mas alguns questio-nam ou até mesmo se opõem a esses de-senvolvimentos.

Os ultraortodoxos haredis são apenas 10% da população, mas possuem forte influência política. São como fariseus modernos, que observam e preservam com rigor suas leis e sua identidade re-ligiosas. Os judeus etíopes (Beta Israel) chegaram como imigrantes mais de uma década atrás. Agora são, em sua maior parte, uma subclasse pobre e urbana. Um pouco menos de 2.000 deles (do total de 120.000) são crentes messiânicos. Mais de 90% dos árabes são muçulmanos. Mas os árabes também compõem a maioria dos cristãos na Terra Santa. Eles enfrentam pressão de todos os lados, uma vez que os israelenses os discriminam, os islamitas os perseguem e a comunidade internacio-nal ignora amplamente a situação deles. A comunidade dos drusos é fechada aos de fora, mas um pequeno movimento na di-reção de Jesus se iniciou no meio deles. Os 8 milhões de judeus fora de Israel vivem, principalmente, nos Estados Unidos, na antiga União Soviética e em outras nações do Ocidente. Talvez 100.000 deles tenham agora elos com congregações messiânicas

e um número ainda maior frequente ou-tras igrejas cristãs. Este ano é carregado de simbolismo em Israel e na Palestina, com aniversários de fatos que marcaram região: 100 anos da Declaração de Bal-four, 70 anos do plano da ONU de partilha da Palestina, 50 anos da ocupação da Fai-xa de Gaza por Israel, 30 anos da Primeira Intifada e 10 anos da divisão palestina e do bloqueio a Gaza. As autoridades is-raelenses comemoram a reunificação de Jerusalém, que consideram desde então sua capital eterna e indivisível, porém não reconhecida pela comunidade inter-nacional. Cada parte tenta reafirmar suas posturas e buscar apoios para sua causa. Um ano de lembranças que marcam a tragédia de uma região que, um século depois, nutre poucas esperanças de con-seguir uma paz duradoura.

■ Ore por ousadia no testemunho e per-severança na fé, a despeito da oposição;

■ Ore pela restauração espiritual da na-ção (Romanos 11.25-31 );

■ Ore por unidade espiritual que possa superar divisões históricas, conflitos ét-nicos, origem nacional e diferentes inter-pretações da Bíblia;

■ Ore para que Jesus possa também tra-zer reconciliação entre israelitas e pales-tinos;

■ Ore para que as igrejas gentias tenham mais sensibilidade para com o remanes-cente judaico dentro da igreja global;

■ Ore pela Lagoinha Jordânia, que tem sido um canal abençoador nas proximida-des de Israel;

■ Ore pela paz em Israel.

� Operation World

PAÍS DA SEMANA

Foto

: Tha

les

Viol

ante

18 19 de março de 2017

FAMÍLIA

BRASIL É NÚMERO 1 EM CASAMENTOS INFANTIS NA AMÉRICA LATINA

A cada ano, 15 milhões de meninas em todo o mundo se casam antes de com-pletar 18 anos. Atualmente, mais de 700 milhões de mulheres casadas firmaram a relação de matrimônio antes de chegar a essa idade. Os números são de um novo relatório do Banco Mundial, que apresen-tou o documento na quinta-feira (9), em Brasília, em parceria com a ONU Mulhe-res e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

No Brasil, 3 milhões de jovens de 20 a 24 anos tiveram o matrimônio formaliza-do antes da maioridade. O número — que é o maior da América Latina e o 4º mais alto do mundo em valores absolutos — re-presenta 36% do total de mulheres dessa faixa etária, casadas. Os dados sobre a conjuntura brasileira foram estimados pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher, do Ministé-rio da Saúde, em 2006, e contextualizados globalmente pelo Fundo das Nações Uni-

das para a Infância (UNICEF) e pela orga-nização não governamental Pro mundo.

O grande problema é que meninas que se casam antes dos 18 anos têm mais chances de se tornarem vítimas de vio-lência doméstica”, explica Paula Tavares, autora do estudo e especialista em Desen-volvimento do Setor Privado do Banco Mundial. Até o fim da próxima década, se nada for feito, outras 142 milhões de me-ninas terão se casado em diferentes par-tes do planeta.

A especialista acrescentou que 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é direcionado a gastos diretos e indiretos com a violência doméstica. Além de uma maior exposição à agressões dentro de casa, essa população também está sujeita a menores índices de escolaridade, maior incidência de gravidez na adolescência, maiores taxas de mortalidade mater-no-infantil e pobreza. Segundo Paula, o casamento infantil no Brasil atingiu as

proporções atuais em parte porque a lei permite que meninas se casem a partir dos 16 anos de idade, desde que haja o consentimento parental.

Nossa igreja possui um ministério que desenvolve vários projetos e cursos que beneficiam as relações familiares. O propósito é que os lares sejam edificados e cresçam na intimidade com o Senhor, gerando impacto de transformação na sociedade. Fique por dentro, se envolva! Ore para que as famílias se desenvolvam debaixo da unção e da perfeita vontade de Deus. Que os casamentos sejam concreti-zados, fundamentados e moldados segun-do os princípios do Criador. Interceda por essas meninas que passam por violência doméstica e para que as previsões sejam mudadas pela intervenção de Deus.

� Redação Atos Hoje

Fonte: Ultimato

PARTICIPE DO CULTO DE RENOVAÇÃO DE VOTOS DE CASAMENTODestinado aos casais que comemo-ram aniversário de casamento entre os meses de dezembro a março.Data: 23 de março, quinta-feira.Horário: 20 horas. Local: Templo.

Mais informações: (31) 3429-9400 / 98793-2550 – Pâmela de Oliveira/ e-mail: [email protected].

MINISTÉRIO FINANÇAS LAGOINHA – INSCRIÇÕES ABERTAS!Dinheiro e casamento - para casais e noivos. Início: 16 e 17 de abril; domingos das 16 às 18 horas e segundas-feiras das 19:30 às 22 horas;Mulher que prospera - para mulheres adultas, casadas ou não. Início: 22 de março; às quartas-feiras das 14:30 às 16:30 horas;Negócios à luz da Bíblia - para empresários, administradores, profissionais liberais. Início dia 9 de abril; segundas das 19:30 às 22 horas; Local: novo prédio do Carisma (Rua Manoel Macedo, 308 – São Cristóvão).

Informações: (31) 3429-9400 – Lagoinha Família / 98547-9444 – Tereza. E-mail: [email protected].

Um alerta às famílias sobre os malefícios do casamento precoce

1919 de março de 2017

ARTIGO

SEGURANÇA ESPIRITUAL

Vivemos preocupados com a possi-bilidade de acessos indevidos às nossas residências. Por isso, colocamos muros, grades, cercas elétricas, travas, trancas, sensores, alarmes, câmeras e cães, mas como está nossa segurança espiritual?

Muitos se preocupam com olho gordo, feitiço e objetos consagrados, mas a nossa preocupação não deve ser com essas coisas. Há quem queira se proteger com ferradura, pé de coelho, sal grosso, rosa ungida e ou-tros amuletos, mas precisamos saber o que a Bíblia nos ensina sobre os verdadeiros riscos e proteções. Deus disse a Caim: “O pe-cado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” (Gênesis 4.7). Esse é o ponto principal da questão. O mal não invade nossas vidas por acaso ou sem razão, mas entra pela porta. O acesso se dá por meio de permissões e tolerâncias inde-vidas. Hoje em dia, as portas se abrem com um click, uma palavra, um olhar.

Está escrito: “Não deis lugar ao Diabo” (Efésios 4.27). Ele pode ser ladrão, mas não é arrombador. O ser humano decide se abre a porta ou não. Satanás não pode nos destruir, a não ser que permitamos. Deus poderia ter dito a Caim: “Deixa que eu resolvo. Colocarei todos os anjos à sua volta”. Não foi assim. Se alguém entrar

na minha casa, a culpa não é da polícia. Existe uma proteção angelical ao nosso redor (Salmo 34.7), mas quando o assunto é pecado, a responsabilidade é nossa. O pecado dá direitos a Satanás. Em seguida, sua atuação dependerá de cada caso espe-cífico, variando da opressão à possessão.

Diante dos atuais aparatos de seguran-ça, os ladrões usam artifícios para conse-guirem o acesso desejado. O intruso pode vir disfarçado, com uma roupa bonita, um sorriso no rosto e um presente nas mãos. “E não é maravilha, porque o próprio Sa-tanás se transfigura em anjo de luz” (2Co 11.14). Ele oferece vantagens e prazeres.

A Bíblia diz que o Diabo entrou em Judas Iscariotes (Lucas 22.3; João 13.27). Embora estivesse perto de Jesus, aquele discípulo deu lugar ao maligno. A porta estava aberta, pois ele roubava o dinheiro das ofertas e nunca se arrependeu nem pediu perdão (João 12.6). Judas perdeu to-das as oportunidades de conserto.

O inimigo pode parecer um visitan-te agradável, mas, depois que entra, não quer sair mais, principalmente quando é convidado em rituais de ocultismo. Ele é como um vírus invisível e letal que se ins-tala no organismo para levá-lo à morte. Mesmo quando são expulsos, os demô-

nios fazem de tudo para voltar (Mateus 12.43).

Portanto, feche a porta para o mal e abra para Cristo, que nos diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20). Portanto, receba-o na sua vida hoje mesmo. “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1.12). Jesus limpa a casa e coloca o inimigo para fora.

Quando Deus instituiu a páscoa, os isra-elitas foram ordenados a passarem o san-gue do cordeiro nos umbrais de suas portas. Assim, o anjo da morte não poderia entrar em suas casas. O sangue de Jesus é a nossa proteção. Devemos evitar o pecado a todo custo, mas se ele acontecer, a solução está no arrependimento e na confissão, antes que seja tarde (1João 1.7,9; 2.1). Nossas es-colhas, decisões, palavras e ações são portas abertas ou fechadas. Escolha o bem. Esco-lha Cristo todo dia.

� Pr. Anísio Renato de Andrade

Ligue e converse sobre esse assunto com o Pr. Anísio: (31) 98754-5733.

20 19 de março de 2017

ESPERANÇA EM DEUSOlá! Deus te abençoe em nome de Jesus neste Ano da Ale-

gria. Gostaria de compartilhar com você uma palavra para este tempo que vivemos. A cada dia as más notícias têm tentado in-vadir nossa mente e nosso coração, por meio dos noticiários e até mesmo das circunstâncias que tentam nos mostrar que não há esperança de melhoria. No entanto, Deus nos diz por meio de sua Palavra em Isaías 41.10: “Não temas porque eu sou contigo. Não te assombres porque eu sou o teu Deus. Eu te fortaleço e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel”.

O medo e a incerteza do amanhã tentam roubar nossa con-fiança no Senhor, mas precisamos compreender que a esperan-ça e a energia que vêm de Deus nos impulsiona a amar e ter fé.

Sem esperança teremos conhecimento dos fatos, mas nada esperaremos. Sem a esperança a fé enfraquece e o amor se es-

fria. Pois a esperança é a mola propulsora que nos impulsiona para um futuro que almejamos, baseado na Palavra que Deus liberou sobre nós, aleluia!

Qual o quadro que você visualiza para o seu futuro? Você consegue enxergar? Tem esperança de viver o futuro? O escritor da carta aos hebreus declara no capítulo 6, versículo 19, que te-mos essa esperança como âncora para nossa alma, firme e segu-ra. Portanto, não temas, creia na Palavra de Deus para sua vida, e não se esqueça: “A maioria das coisas importantes do mundo foi realizada por pessoas que continuaram tentando, quando aparentemente não havia mais nenhuma esperança”. (Dale Car-negie).

Que o Senhor te abençoe poderosamente!

PALAVRA DO REGIONALFo

tos:

Fac

eboo

k La

goin

ha N

ova

Lim

a

Pr. Emerson Caetano

21

AGENDACENTRAL DE INSCRIÇÕESSe você acessa a Internet, faça inscrição para muitos eventos da igreja diretamente no site: eventos.lagoinha.com é mais fácil e prático!

2119 de março de 2017

� CULTO ELASData: 22/3Tema: “A mulher cristã e o empreende-dorismo”Palestrante: Daniela CostaLocal: Capela (Rua Araribá, 430 – São Cristóvão – BH)Horário: 15h

Informações: Pra. Madalena (31) 98445-1473.

� SALÃO DE BELEZA OÁSISAgenda aberta para marcação de corte, escova, hidratação, tinturas, relaxamen-tos, balayage, luzes, entre outros.O Salão de Beleza Oásis é um dos minis-térios da nossa igreja e está localizado à Rua Angico, 283 – São Cristóvão – BH

Para agendar seu horário, ligue (31) 3449-6700, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

� CULTO RISPA - MÃES SUPERANDO PERDASData: 20/3Horário: 19hLocal: Espaço Elas - Rua Be-beribe, 133 - São Cristóvão

Informações: Leila Mar-tins (31) 98829-3302; e-mail: [email protected]

� CURSO MULHER ÚNICACurso voltado para potencia-lizar a identidade da mulher em Deus e levá-la a ter um tempo para cuidar e enten-der aquilo que Ele tem para ela.Data de Início: 3/4 e 4/4Horários: segunda-feira, às 19h e terça-feira, às 14h30 e 19hLocal: Espaço Elas - Rua Be-beribe 133 - São Cristóvão

Informações: Ana Cristina (31) 99206-0140

� CURSO DE EXCEL AVANÇADOPeríodo das inscrições: 20 a 24 de mar-ço, na Fundação Oásis, das 8h às 11h e das 13:30 às 16:30h, à Rua Angico, 283, São Cristóvão.Previsão para início das aulas: 10 de abrilCurso: segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h

Mais informações: Naiara (31) 3449-6704Atenção: adolescente com 16 anos terá que trazer o responsável e o mesmo de-verá apresentar carteira de identidade.Documentação necessária: identidade,-comprovante de endereço, histórico es-colar e certificado do curso de informáti-ca básica, sendo xerox e original.

� CURSO DE MULTIMÍDIA COM INTRODUÇÃO AO PUBLISHERPeríodo das inscrições: 20 a 24 de mar-ço, na Fundação Oásis, das 8h às 11h e das 13:30 às 16:30h, à Rua Angico, 283, São Cristóvão.Previsão para início das aulas: 3 de abrilCurso: segundas e quartas-feiras, das 9:30 às 11h

Mais informações: Naiara (31) 3449-6704Atenção: adolescente com 16 anos terá que trazer o responsável e o mesmo de-verá apresentar carteira de identidadeDocumentação necessária: identida-de, comprovante de endereço, histórico escolar e certificado do curso de informá-tica básica, sendo xerox e original.

� PROJETO SOCIAL EM ESCO-LAS PÚBLICASO ministério Terra Fértil, projeto social que oferece atividades de esporte e artes em escolas públicas de Belo Horizonte, necessita de pessoas com habilidades em pintura, música, dança, teatro e esportes para realizar as atividades. Se você tem interesse e deseja fazer parte dessa obra, participe da próxima capacitação que acontecerá no dia 25 de março.

Mais informações: Danielle (31) 98772-2528 / 99373-9713; e-mail: [email protected]

� ESCOLA DE DIÁCONOS Para você que deseja ser diácono ou dia-conisa na sede ou nas Lagoinhas Bairro.Aulas aos sábados, das 14h às 17h, no Sa-lão Esperança.Pré-requisitos: Ter no mínimo um ano de membresia na Lagoinha; Ser membro de uma célula; Estar regular matrimonial-mente, ter carta de autorização do líder da célula e ter participado do Encontro com Deus.

Informações: Pr. Leonardo Arcoverde (31) 98793-2050 / Lucas Picote 98878-0249 / Casa da Diaconia 3309-3220

� ESCOLA DOMINICALData: todos os domingos, às 8:30.Local: Templo da Lagoinha sede, com a pastora Nelma Jardim Gomes.

Informações: Pr. Dervy Gomes (31) 99970-6292

� ESTÂNCIA PARAÍSOMoriá: 29 de março a 1 de abril; 4 a 7 de abril; 10 a 13 de abril e de 27 a 30 de abrilRenovo: 20 a 27 de março; 3 a 10 de abril e de 17 a 24 de abrilInscrições: www.estanciaparaiso.org.br

Informações: (31) 3508-5588 (Aline ou Amanda), e-mail: [email protected]

� REUNIÃO HOMENS QUE ORAMData: todo sábado, das 5 às 7h, na Cape-la (Rua Araribá, 535 – São Cristóvão – BH)O encontro é marcado por momentos de ministração da Palavra, louvor e interces-são. Nossos pastores esperam por você. Convide seus amigos!

Mais informações: pastores Marco Túlio (31) 98402-1586 / Charles Campos 98445-1162 e Arlênio Leal 98453-2342.

22 19 de março de 201722 19 de março de 2017

O Congresso Internacional Adoração, Intercessão e Missão está chegando, será entre os dias 13 e 15 de abril. Um dos marcos da história do Diante do Trono é a realização dos congressos anuais, cerca de 180 mil pessoas já participaram desses congressos desde o ano 2000. Devido à sua importância em nossa igreja, conta-mos aqui um pouquinho da história da musicalidade que caracteriza a Lagoinha como referência na área de louvor e artes.

A Lagoinha tem um longo relacio-namento com a adoração. Desde sua inauguração, em 1957, diversos grupos de coral e dança surgiram. O primeiro grupo de coral, Silas Gerson, nasceu em 1959, e era regido por Carmem Machado. O nome dado ao grupo foi uma homena-gem a Silas, um dos integrantes que na época faleceu em um acidente de carro. Em meados de 1960, esse grupo foi o res-ponsável pela gravação do 1º disco vinil da igreja, “Oh! Exaltai Comigo a Deus”. A venda do LP serviu de recursos para

ajudar na construção do Tabernáculo. Depois foram surgindo outros grupos de coral, são eles: Martim Lutero, Sara, Êxo-dus, Gênesis, Apocalipse, Júbilo e Renovo. Os corais sempre faziam e se destacam até hoje pelas lindas cantatas

O coral Gênesis foi fundado por Theonila, mãe da pastora Renata Vala-dão, ela cantou por toda sua vida e sua família se tornou um referencial para muitas pessoas, inclusive, para Robson Carlos Lopes de Oliveira, mais conhecido como Robinho, membro da nossa igreja desde 1972. O coordenador dos coros e regente dos corais que se apresentam hoje, Kerygma e El Shamah, completou no ano passado 40 anos de ministério em nossa igreja. Robinho sabe e defende a importância do ministério de louvor para a Lagoinha: “O ministério, que é exerci-do por meio dos coros, tem uma grande importância nas celebrações da igreja, seja nos cultos, casamentos, formaturas ou eventos festivos da cidade. Em cada apresentação buscamos trazer a presen-

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores

adorarão o Pai em espírito e em verdade (...)” (João 4.23)

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

ça de Deus por meio da música cantada em várias vozes femininas e masculinas. Durante as apresentações do coro temos a oportunidade de receber a ministração da Palavra em forma de canto”.

Na década de 70, a música começava a se expandir e dar seus primeiros passos para ser o que podemos chamar de um marco para a igreja. Já em meados de 80, uma explosão de novos compositores abriram espaço para o evangelismo mun-dial. Com muito trabalho, nossa igreja fez parte disso. “A história da Lagoinha é uma geração passando para outra gera-ção os frutos do seu trabalho”, afirma o pastor Márcio Valadão.

Na década de 90, Robinho e Sérgio Gomes abriram uma escola de música na igreja. Sérgio preparava os instru-mentistas, e Robinho, os cantores. Nesse contexto surgiu o El Shamah, coral em que Ana Paula Valadão Bessa cresceu musicalmente. Nesse período, nossa igreja já contava com 300 irmãos que serviam no ministério de louvor. Com a gravação do primeiro CD do Diante do Trono, em 1998, nossa igreja ganhou uma exposição nacional enorme e o principal, muitas vidas para Jesus. Grandes nomes em destaque no mundo musical hoje, desenvolveram seus dons e talentos em nossa igreja, inclusive, André e Mariana Valadão, João Lúcio e Helena Tannure, Nívea e Gustavo Soares. Todos trabalha-ram de forma intensa para construir o Ministério de Louvor da nossa igreja, tornando-o modelo para muitos ministé-rios dentro e fora do país.

A Lagoinha não chegou aqui por acaso, tudo é fruto da bondade e da graça do Senhor. A força da música é real em nossa história, porque é ministrada com qualidade e prioriza sempre a Palavra. “O Espírito Santo sempre nos levará a agir de modo a honrar a Jesus e a condu-zir a igreja do Senhor, para que ela, real-mente, possa traduzir pelo louvor e pela adoração aquilo que agradará a Deus, o Pai”, ressalta Pr. Márcio Valadão.

� Redação Lagoinha

UM BREVE RELATO SOBRE O LOUVOR NA NOSSA IGREJA

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU!

ANUNCIE NO ATOS HOJELIGUE PARA SABRINA MARRA (31) 98793-9922

ACESSE: WWW.LAGOINHA.COM

24 12 de março de 2017

Está chegando o Dia do Voluntário em nossa igreja. Você que serve na Lagoinha está convocado para esta reunião, dia 20 de março, às 19h30, no Templo, quando receberemos uma palavra especial trazida pelo pastor Costa Neto, programe-se e não perca!

Todo voluntário deve participar, será um encontro de todos aqueles irmãos que servem de alguma forma em nossa igreja, seja em um dos 200 ministérios que temos, líder de GC, su-pervisor, superintendente, ministros de louvor, diáconos ou outro. Todos os voluntários estão convocados para este evento.

Vamos nos capacitar, equipar e nos inspi-rar a respeito dessa cultura do voluntariado, de fazer para Deus as coisas com amor, com o coração, para que a igreja seja servida da melhor forma, para que mais e mais ela cumpra o seu papel aqui na Terra, o de servir pessoas. “Afinal, Jesus não veio para ser servido, mas para servir, então, não nos resta outra coisa senão também servir pessoas por meio dos nossos dons e talentos.

Tudo aquilo que podemos doar em favor do próximo, precisa ser feito de coração. O pastor Costa Neto, da Igreja Videira, em Fortaleza, ministrará neste grande dia. Ele tem feito um trabalho sensacional em todas as áreas e em especial nessa cultura do vo-luntariado, de gerar milhares de voluntários que servem na igreja. Costa Neto tem um trabalho espetacular a respeito de volun-tariado. Ele estudou muito sobre o assunto nos últimos anos e tem muita autoridade e capacidade para falar a respeito. Voluntários da Lagoinha, a presença de vocês é impres-cindível para nós. Contamos com todos, para que possamos crescer a cada dia para a honra e glória do Senhor”, comenta o Pr. Flavinho Marques.

Irmão, participe desse encontro e deixe o Senhor te usar para ser um instrumento nas mãos dele. Convide seus amigos que tam-bém são voluntários em nossa igreja. Que Deus te abençoe poderosamente!

Mais informações a respeito da reu-nião, ligue para o pastor Flavinho Marques (31) 98793-7701.

CONVOCAÇÃO